<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 02, art. 2, p. 24-41, fe*. 2*21
</line>
<line>
*SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2021.*8.02.2
</line>
</par><par>
<line>
Os *rocessos de (Re)Significação em P*á*icas Disc*rs*vas em **echós on-Line
</line>
<line>
T** Processes o* (Re)Signific*nce i* D*scursive *ractices on t** Onli*e Thrift S*ore*
</line>
</par><par>
<line>
Ronan *e*ndro Za*pier
</line>
<line>
Doutor em Econo*ia *oméstica pela U***ersidade *ederal de Viços*
</line>
<line>
Professo* da Universi*ade do Estado de M*na* Gerais
</line>
<line>
E-mail: rl*ampier@ho*ma*l.com
</line>
<line>
Jaq**line Ma*a d* Moraes
</line>
<line>
Bach*r** em Admin*stração pela Uni*e*sidade do *stado de Min*s Gerais
</line>
<line>
E-mail: jaq*eli*emara247@gma*l.co*
</line>
<line>
Fá*ia Pi*a Magalhã*s
</line>
<line>
B*c*arel em Ad*ini*tração pela Un*versidade do Estado de Minas Ge*ais
</line>
<line>
E-mail: fabia*i*a@*m*il.*om
</line>
</par><par>
<line>
En*ere**: Ronan Leandro Za*p*er
</line>
</par><par>
<line>
Un*versidade *o Estado **
</line>
<line>
M*nas Gerais - UEMG,
</line>
<line>
Editor-C*efe: Dr. *o*ny Kerley ** A*enc*r
</line>
</par><par>
<line>
Unidad*
</line>
<line>
Carangola, **aça dos E*tudant*s, 23, Santa
</line>
<line>
*odri*ues
</line>
</par><par>
<line>
Emíli*, CEP: 3680*-000, Ca*angola/MG, **asil.
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: Jaqueline *ara *e *oraes
</line>
<line>
Artigo
</line>
<line>
recebi*o *m 12/01/2*21. Últi**
</line>
<line>
versã*
</line>
</par><par>
<line>
Av. Juca Stockler, 1130, *elo Ho**zonte, CEP: 37900-
</line>
<line>
recebida *m 27/01/20*1. Aprovado em 28/01/2021.
</line>
</par><par>
<line>
10*, Passo*/M*, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: Fáb*a Pi*a *aga*hães
</line>
<line>
Avaliad* pelo sistema Triple R*view: Desk *evi*w *)
</line>
</par><par>
<line>
Av. Juc* Stockler, 1130, Belo H*rizonte, CE*: 37**0-
</line>
<line>
pelo E*itor-C*efe; e b) *o*ble B*ind Review
</line>
</par><par>
<line>
106, Pas*os/M*, Brasil.
</line>
<line>
(avaliaç*o cega por dois av*l**do*es da área).
</line>
</par><par>
<line>
*evisão: Gram*tic*l, Normativa
</line>
<line>
* de Formata*ão
</line>
</par><par>
</page><line>
Agencia de fomentos: Funda*ão *e A*paro à Pesquisa de Minas Gera*s (FAPE*IG).
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O* Processos de (Re)Significa*ão em Práti*as D*scursiva* em Brechós on-Line
</line>
<line>
25
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O p*esente es**do propôs compreender como sã* c**st*uídos e r**ons*ru*d** os signif*cados
</line>
<line>
*ociocul*urais refer*n*es ao co*sumo de vestuário de segu*d* m*o no ambient* on-line. A
</line>
</par><par>
<line>
fundam*n**ç*o **órica articu*a os temas consumo * cu*tura * consumo *e vestuár*o e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
se*unda mão. Desenvolveu-se uma pesquisa q**litativa, explo*atória e descritiva quan*o *os
</line>
<line>
fins e *ocumenta* q*a*to aos meios. A coleta de dados f*i conduz*d* em fontes secundári*s
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
pes*u*sa. Foram selecionados do*s br*chós on-lin* co*o lócus de p*squisa a
</line>
<line>
pa*tir dos
</line>
</par><par>
<line>
*r*té**os
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
a*e**ibilid*de, c*n**niê*cia * e*pres*ivid*de das
</line>
<line>
loja*. C**o estra*égia d*
</line>
</par><par>
<line>
anális* *
</line>
<line>
i*terpretaç*o foi empregada a Análise *e Discurso Crítica
</line>
<line>
proposta por Fa*rclough
</line>
</par><par>
<line>
(2001). A análise dos r*sultados evidenciou
</line>
<line>
que as lojas
</line>
<line>
*tiliz*m o interdiscurso
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
s*stentabi*ida*e
</line>
<line>
para *t*air c*nsumidores ressignif**ar o *onsumo em e
</line>
<line>
*rechós, tenta*do
</line>
</par><par>
<line>
suplantar os
</line>
<line>
estigmas dos brechós. O **curso da valoraçã* por meio de epítetos *valia*ivos
</line>
</par><par>
<line>
contribui pa*a
</line>
<line>
construir
</line>
<line>
uma representaçã* positi*a
</line>
<line>
do* produtos. O termo
</line>
<line>
"pouco *sado"
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
m*ito freque*te e sugere *alor*zaçã* do nov* em a
</line>
<line>
detrimento do
</line>
<line>
mais *sado e da relação
</line>
</par><par>
<line>
no*tá*gica com
</line>
<line>
o obj*to. Diante
</line>
<line>
di s s o,
</line>
<line>
conc*uiu-se que o c*nsumo de segun*a mão
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
forteme*te influenciado pe** sistema de mo*a fast
</line>
<line>
fashio*, estabelecendo uma
</line>
<line>
re*a*iva
</line>
</par><par>
<line>
re*e*ção ao velho. Nesse sen*ido, a lógi*a da moda e da suste*tab*l**ade, paradoxalm*nte,
</line>
</par><par>
<line>
co*bitam o me*cado
</line>
<line>
de *egunda mão: a
</line>
<line>
primeira i*du* o *upr*mento de m*rcadorias pelo
</line>
</par><par>
<line>
d*sc*rte d*s peças e seg*nd* a
</line>
<line>
est*mula o co*su*o
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
objetos
</line>
<line>
em **gunda mã* *ob
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
perspecti*a *low fashio*.
</line>
</par><par>
<line>
Pal*vr**-chave: Consumo. Cu*t*ra. Vestuário de Segunda M*o. Brechós On-*ine.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
*he prese*t study pro*os*d to *nders*and how the so*io-cul*ural
</line>
<line>
meanings rela*ed to
</line>
<line>
* he
</line>
</par><par>
<line>
*ons*mption of se*ond-han* clot*i*g in the onli*e *nv*r*nmen* are const*ucted and
</line>
<line>
*econst*ucted. The *heoretical foundatio* articulat*s the the*es of consumption and c**ture
</line>
</par><par>
<line>
and the *onsumpt*on of second-hand clothing. A qualita*ive, explor*tory
</line>
<line>
a** de*criptive
</line>
</par><par>
<line>
rese*rch on t** *nds
</line>
<line>
an* documen*ary on the means wa* deve*o*ed. Data *o*le*tio* was
</line>
</par><par>
<line>
c*n*ucted from secondary research s*urces. Two onli** thrift stores we*e selected a* the
</line>
<line>
*ocus o* *e*earch base* on the cri*eria of accessi*il*ty, convenience and expres*ive*ess of t*e
</line>
<line>
stores. As a *trategy fo* *nalysi* and inte*preta*ion, the Critical Discourse Ana*ysis p**posed
</line>
</par><par>
<line>
by Fai*cloug* (2***) w*s *sed. T*e
</line>
<line>
*nalys*s of the resu*ts s*ow** that the st*res use the
</line>
</par><par>
<line>
interdiscourse of s*st*in*bility to attract consumers *nd reframe c*nsumption in thrift s*o*es,
</line>
<line>
*ryi*g to overco*e t*e st*g**s of thrift sto*e*. The use of valuation *hrough evaluative
</line>
<line>
e*it*e*s helps *o bu*ld a posit**e r*p*esentatio* o* the products. The t*rm "l***** used" is *ery
</line>
</par><par>
<line>
common
</line>
<line>
and suggest* the valuation of the new over the most
</line>
<line>
u**d and the no**a*gic
</line>
</par><par>
<line>
rel*tionshi* wi*h th* o**ect. Th*r*fore, it **s conclude* that second-hand
</line>
<line>
cons*mption is
</line>
</par><par>
<line>
s**on*l* inf*uenced by the fast *ashion fa*hion *ystem, estab**shing a rela*ive rejecti*n of the
</line>
<line>
old. *n th*s s*n*e, t*e logic of fashi** a*d sustainabil*t*, *aradox*call*, coh*bits th* seco**-
</line>
<line>
h*nd market: t** first **duces the supply of g*ods by d*sp*sing of th* pieces and the s*cond
</line>
<line>
stimu*ates the con*u*pt*on o* second-h*nd ob*ects from a sl** f**hion pe*spective.
</line>
<line>
Key word*: Consu*pti*n. Culture. S*cond-H*n* Cl**hing. *nline Thrift Stores.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Teresina PI, v. 1*, n. *2, ar*. 2, p. 24-**, fev. 2021
</line>
<line>
ww*4.fsan**.com.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. *. Z*mp*e*, J. M. Moraes, F. P. Magalhã*s
</line>
<line>
26
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
**n*ider*da *ma p*át*ca antiga, o c*ns*mo *e vest*ári* ** segunda *ão, realiza*o
</line>
<line>
em *ojas conhecidas popularmente no Brasil como b*echó*, vem ganhando popularidade n*s
</line>
</par><par>
<line>
últimas décadas. Ape*ar de não consistir em *enômeno *ovo, a atividade fo*
</line>
<line>
de**ada
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
*o*ga dat* em segu*do plano *o
</line>
<line>
m*i* a*adêm*co. O inte*ess* a*adêm*co pelo fenômeno
</line>
</par><par>
<line>
*merge somente *epoi* *e 198*, *u*ndo **se merc*d* começa * apresentar um cr*sc*men*o
</line>
<line>
n*nca a*te* visto (FRANKLIN, 2011; HAGGBLADE, 1*90; R**X; *ORCHIA, 2006), com
</line>
</par><par>
<line>
*r*scimento **pido em
</line>
<line>
muitos me*cados mundi*is a partir dos a**s 2000 (G*IO*; R*UX,
</line>
</par><par>
<line>
20*0).
</line>
</par><par>
<line>
Diant* di*s*, import*nte observar que a* invest**ações d* *onsu*o de peças é
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
*estuári* que consid*ram o cicl* de *ida da mes*a orient*do pe*a *o*a
</line>
<line>
não esc*arecem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
co*tinu*dade da trajetória dos objeto* depois do de*ca*te d*les, *as que con*inuam *xist*ndo
</line>
</par><par>
<line>
como mercadorias nos mercados *e *egunda
</line>
<line>
mão (ST*LLYBRASS, 2008). Co*sider**do
</line>
</par><par>
<line>
qu* os objetos de ve*tuá*io pos**em vida social, bem *omo *essoas, **mo sustenta *ppadurai
</line>
</par><par>
<line>
(2*10) e
</line>
<line>
com isso
</line>
<line>
pe*s*stem além do *nst*n** de consu*o, e outros consumi*ores
</line>
<line>
podem
</line>
</par><par>
<line>
*dqui*ir *
</line>
<line>
uti*izar esses pr*dut**
</line>
<line>
em o*tro contexto ao *erem de*titu*dos do* s**nificados
</line>
</par><par>
<line>
originais e assumirem outros (MC*RACKEN, 20*3).
</line>
<line>
No Bras*l, o fe*ômeno tem *a*had* expressi*idade, p*in*ipal**nte *om o avanço d*
</line>
<line>
come*ci**izaçã* d* objetos e* pl*taformas on-line (ZAMPIER; FARIAS; PINTO, 2019).
</line>
</par><par>
<line>
Ne**e *ontexto d* c*merc*alização, vislumbr*-se um cenário *e prá*i*as d**c*rsivas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ressi**if*cação des**s *bj*t*s em um me*cad*
</line>
<line>
a*nda *eple*o de
</line>
<line>
resi*tênci* ao consumo
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
mesmos, *m função de tab*s
</line>
<line>
histór*co-culturais (*ICARDO, 20*8; ZAMPIE*, FARIAS;
</line>
</par><par>
<line>
**LO, 2018). Diante d*sso, * presente e*tudo objetivou a*alisar o pro*esso
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*essignificação das peças de vestuário de segunda mão n* *erca*o on-*ine *urante a trajetória
</line>
<line>
dos bens *a soci*dade, tomando como pressuposto que o* obj*to* de v*stu*rio poss*em vida
</line>
<line>
social, be* *omo p***oas, com* sustenta App**ur*i (2010).
</line>
<line>
O pres*nte estudo o*erece uma contr*buição aos estu*os relativ*s à cu*tura material *o
</line>
</par><par>
<line>
consumo, *spe*ificamente
</line>
<line>
*o que diz re*peito à trajetó*ia das pe*as d* vestuário. Embora
</line>
</par><par>
<line>
ex*stam es*ud**
</line>
<line>
na *iterat*ra *rasileira (RI*ARD*, 2008; KRÜGER, 2010; CO**ÊA;
</line>
</par><par>
<line>
DUBEUX, 2015; ZAMPI*R; F*RIAS; MELO, 2018; ZAMPIER; F*RIAS; P*NTO, 2019;
</line>
</par><par>
<line>
*IN*O et
</line>
<line>
al., 2019), pod*mo* considerar que
</line>
<line>
e sse
</line>
<line>
campo do con*ecime*to a*n*a
</line>
<line>
est* *m
</line>
</par><par>
<line>
cons*r*çã* inicial. Adi**onalmente, é possível *fi*mar que o consumo dess*s
</line>
<line>
*rodutos
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
</page><line>
ambiente o*-*i*e *onstitui ** conte*to incipiente *e p*squisa (Z*MPIER; FARI*S; PIN*O,
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 02, art. 2, p. 24-41, fev. 2021 www4.fsane*.co*.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O* P*ocessos *e (R*)Significação em P*áticas **scursivas em Bre*h*s on-Li*e
</line>
<line>
27
</line>
</par><par>
<line>
2019). Dian*e disso, bus*amos c*m o prese*te trabalho acres*ent*r * co*preensão do *a*po
</line>
<line>
de pes*uisa e dirigir o olhar * um lócus de pesquisa que *st* em c*es*imento, mas *inda tem
</line>
<line>
s*do po*co estudado no contex*o ac*dêmico.
</line>
</par><par>
<line>
O trabalho f*i d*vido em tr*s s*ções, além desta
</line>
<line>
introduçã*. A prim*ira
</line>
<line>
seção
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
destinada à fundamenta*ão teórica e es*á *iv*dida em duas subs*çõ*s, que trat*m d* consumo
</line>
</par><par>
<line>
e a cul*ura e *
</line>
<line>
*o**umo
</line>
<line>
de peças de vestuário
</line>
<line>
de *egunda mão, resp*ctivamente. Na seção
</line>
</par><par>
<line>
seguinte s*o a*resenta*os aspectos metodológicos
</line>
<line>
da pe*quisa. N* seq*ência,
</line>
<line>
a**ese*tamos
</line>
</par><par>
<line>
os *e*ultado* en*ont*ados acerc* dos mec*n*sm*s qu* os vendedores do* objetos de vest*ário
</line>
<line>
de segunda mão utiliz*m *ara *aptar a* peç*s de p*imeira m*o e comer*i*lizá-las, das tensões
</line>
</par><par>
<line>
e ressignif*ca*õ*s no *ampo pesquisad*
</line>
<line>
e
</line>
<line>
como as loja* ut*l*za*
</line>
<line>
det*rmi**da* práticas
</line>
</par><par>
<line>
*isc*rsivas para dar
</line>
<line>
um n*vo significado para as p**as comerc*alizadas. Para *ina***ar, são
</line>
</par><par>
<line>
ex*os*as as consideraçõe* finais * limitaçõe* do e*tud*.
</line>
<line>
2 F*NDAMEN*AÇÃO *EÓRICA
</line>
<line>
2.1 Consumo * cultura
</line>
<line>
Mauss (1974) f*i um dos *rimei*os a observar a influê*cia de elementos culturais n*
</line>
</par><par>
<line>
comporta*ento humano em rel*ção ao consum*. Os e*tud*s do *utor revel**am que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
consum* é utilizado como meio si*bólico por **io d* qual os i*divíduos a*ti*ulam re*ações
</line>
</par><par>
<line>
s*ciais. Ainda
</line>
<line>
segundo * autor, o sistema *imból*c* *e t*oca*
</line>
<line>
é
</line>
<line>
bas**nte complexo, cuj*s
</line>
</par><par>
<line>
si**ificados como honra, retribuição e pr*jeção social respo*dem a necess*dades cult*rais.
</line>
<line>
A íntima *e*ação entr* cons**o e cul*u*a torn*-se evidente nas reflexõ*s *e ****ins
</line>
</par><par>
<line>
(2*03), sob as quais
</line>
<line>
cons*dera-se * si*nificado como prop*ieda*e *specífica do objeto
</line>
</par><par>
<line>
antr*po*ógico, e a* cu**ura* como ordens de signific*do de *e*soas e objetos. Nesse s*ntido,
</line>
</par><par>
<line>
*le af*rma que
</line>
<line>
o pró*r*o s**tema *con*mico é produtor de significados, sendo *ma
</line>
</par><par>
<line>
ca*acterística *ultur*l,
</line>
<line>
onde a cultur* * pr*veniente
</line>
<line>
da
</line>
<line>
at*vidade raciona* dos indivíduos
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
busca de s*us pr**rios interesses e que é própr*o *e ca*a soci*dade, que insere em cada u*a
</line>
<line>
delas um *odo de vida diferen**, no qual o co*sumo é elemento essencial.
</line>
<line>
McCraken (2*03) considera a íntima rela*ão entre consumo e a cult*ra, assumindo
</line>
<line>
como pres*upost* que os produt*s *o***em a *unç*o de tran*mitir o significado cultural pelos
</line>
</par><par>
<line>
rituais de co*su*o. Assim, o autor
</line>
<line>
sustent* qu* ao consumir os bens imbuídos
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
signif****o*, os con*u*ido*es podem cons**uir seu pr*prio mu*do,
</line>
<line>
s ua
</line>
<line>
i*en*idade
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
classi*icação para usufruir do *otidi*no *a sociedade mode*na.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T*resin* PI, v. 18, n. 02, art. 2, p. *4-41, fev. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. L. Za*pier, *. M. Mora*s, F. P. *agalhães
</line>
<line>
28
</line>
</par><par>
<line>
*iller (20*7) s*lienta que os estudo* da cultura material do co*sum*, *om foco sobr*
</line>
<line>
o ob*eto d*ve* b*s*ar u*a *ompreensão a*pliada e mais **ca da h*man**ade, reconhe*endo
</line>
<line>
a mat*rialidade intr*nseca a *sta. Mi*ler (2007) evoca estudos da cu*t**a materia* do con*umo
</line>
</par><par>
<line>
que e*fati*e*
</line>
<line>
mais do que simplesmente a pr*du*** e o consumo, mas a cade*a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mercadoria, pois *a *isão de M*ller (20*7, p. 52) a *e**ad*ria, "na ve*dade, pr*duz a relação
</line>
<line>
*ntre *** mesma e *s várias pessoas qu* trabalh*m com ela, mas tam*ém a re*a**o entre estas
</line>
<line>
pes*oas ao *o*go da cadeia".
</line>
<line>
Sim*larmen*e, Appadur*i (2010) considera q*e os bens se diferenciam das *imples
</line>
</par><par>
<line>
coisas,
</line>
<line>
pois têm
</line>
<line>
um po*encial social d* intera*ir com a*
</line>
<line>
pes*oas durante su* vida *o*ial.
</line>
</par><par>
<line>
Base*do em Simmel, Appadura* (2*10) dese*volv* a r*flexão do objeto *nquanto mercadori*,
</line>
<line>
que se*ia apena* um* fase mercantil na vida *e alguns *bjet*s. *esse sen*ido, Ko*yto*f
</line>
<line>
(2010) propõe uma biogr*f*a c*ltural da* cois*s, obse*vando o processo de merca*ti*ização e
</line>
</par><par>
<line>
sin*u*ariz*ção1 e a* fa*es d* vida dos produtos
</line>
<line>
q*e segundo o autor
</line>
<line>
p*dem explicar t*nto
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
interação d* objeto na soci*d*de, assim como de*erminadas r*gra* sociais.
</line>
</par><par>
<line>
2.2 * cons**o de vestuário de segunda *ão
</line>
</par><par>
<line>
Entre os *studo* *a áre* existentes na *iteratura, pod*-se destacar as pesquisas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Hanse* (2000). Estas cons*ituem um marco teórico relevante e foram publ**ada* *m livro no
</line>
</par><par>
<line>
ano de
</line>
<line>
2000. A a*to** dese*volveu pesquisas sobre o comércio de roupas
</line>
<line>
de segunda mão
</line>
</par><par>
<line>
entre paí*es * d*cla*a que o surgime*t* dos prime*ros *egócios especializados na Améri*a do
</line>
<line>
Norte e na Europa data da dé*ada de *9*0 * indica a su* in*ensificação na déc*da de 1990.
</line>
<line>
Ao **tudar a i*t*ração dos c*nsum**ores da Zâmbia com os *b*etos de vestuários
</line>
<line>
prove*ien*es da América do Norte e da E*ropa, *ansen (2*00) obse*vou a importância dessa
</line>
</par><par>
<line>
atividade e como influencia o consumo de roup*s
</line>
<line>
no país. Ao analisa*
</line>
<line>
como as *ou*as
</line>
</par><par>
<line>
des*a**ad*s pe*os países ocidentais são utiliza*as pe*a populaçã* do p*ís *u*-africano
</line>
<line>
para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
construção d* ide*t*da*es e a **rm*lação das dif*renç**, a autor* constat* a h*stóri*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
significados
</line>
<line>
das peç*s **e são transforma*os e *econstruí*os pelos novos
</line>
<line>
usuários p*ra *e
</line>
</par><par>
<line>
a*equarem ao contexto de*es.
</line>
<line>
Por out*o lado, o rit*al de despojamento apresentad* por M*Crack*n (20*3) que visa
</line>
<line>
des**tuir os b*ns d*s significado* associados ao a*tigo dono par* que sej* incorpo**do limpo
</line>
<line>
d* significados por ou*ra pe*so* é *elat*vi*ado por Palmer e Cl*rk (2004). ** auto*as
</line>
</par><par>
<line>
obse**am
</line>
<line>
que as associ*çõ*s e
</line>
<line>
t*bu* rela*ivo* às r*upas usad*s po*em ser tanto ne*ati*os
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, *. 18, n. 02, art. 2, p. 24-41, fev. **21
</line>
<line>
www4.*sane*.*om.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os P*oce*sos de (*e)Signific*ção *m Pr*ticas Discursivas e* B*ech*s on-**ne
</line>
<line>
29
</line>
</par><par>
<line>
*om* pos*tivos. Segu*do e*sas au**ras, pa*a determina*as cul*uras, *m **gumas situações, *
</line>
<line>
**upa a*quire um v**or simbóli*o considerável ao c*rrega* a p*e*ença do *a**cido, mant*ndo-
</line>
<line>
o vivo *o presente *or meio da roupa que ele usava.
</line>
<line>
*tally*rass (2008) **ixa mu*to *lara a noção de exis*ênci* do an*igo propriet*ri* nas
</line>
</par><par>
<line>
roupas ao menc*onar
</line>
<line>
a
</line>
<line>
sua sensaçã* *o vestir a jaqueta q*e havia g*nhado *a viúva de *eu
</line>
</par><par>
<line>
melhor amigo, *ue segundo o aut** estava lá na me*ória *o* *oto*e*o*, *as m*nch** * acima
</line>
<line>
de tudo no c*eiro. Palmer e Clark exem**ificam a memóri* das peças exp*stas em mu*eus e
</line>
<line>
ex*osições de m*da, tão populares na atual*dade que são a**ociadas aos antigos pr*prietários,
</line>
<line>
como os objet*s da **incesa *iana. Nesse sentido, d* acordo com Stallybrass (*008, p. 15) a
</line>
<line>
roupa "é *ica*ente ab*orvente de sign*f**ado simbóli*o e no qual as memórias * as relações
</line>
<line>
sociais são literalmente corporifi*a*as".
</line>
<line>
Palmer e Clar* (2004) ilustra* * r*du*ão do* *abus culturais em tor*o d* consumo de
</line>
<line>
vestuário de se*unda *ão pela tend*ncia vi*t*ge que se desenvolveu impulsi*na*o tanto pela
</line>
<line>
m*da *u*nto pela n*cessidade ge**ína. Al** d*sso, as autora* salientam o uso do vestuá*i*
</line>
<line>
de s*gunda **o na contemporaneidade para co*uni*ar man*fest*ções p**í*icas e éticas, assim
</line>
<line>
como a adoção de um e*t*lo de vida *ltern*t*vo. Para e*s*s autoras, *s roupas de s*gunda mão
</line>
</par><par>
<line>
*anharam e*paço nos países ocide*tai* ***o estilo* subculturai*, sen*o r*conhecidos
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
sistem* de mod* *lobal como sinais de identid*de contemporânea ou pós-m**erna.
</line>
</par><par>
<line>
Em *m estud* *u* e*globa as plat*formas
</line>
<line>
o*-line, Z*m*ie*, F*rias e Me** (2018)
</line>
</par><par>
<line>
apresenta* um* análise *obre os discursos utilizado* par* promo*e* o c*nsumo em brechós.
</line>
<line>
*s *utores evi*enciam a impo**ância d* process* ** reconstruçã* n* *mag** dos *rechós,
</line>
</par><par>
<line>
para uma v*lo*ização
</line>
<line>
dos p*odutos de segu*da mão no mercado da moda, di**ancian*o *s
</line>
</par><par>
<line>
pe*ce*ções negativas sobre os brec*ós brasileiros, que não foram com*l*tamente d*stituídos
</line>
<line>
*os estigmas hi*tórico-cult**ais.
</line>
</par><par>
<line>
Em outro est*do recente, Zampi*r, F*rias * Pinto
</line>
<line>
(2019) exploram as prátic*s
</line>
</par><par>
<line>
*iscursivas acerca da autenticidade d*s peça* de vestuário d* l**o de segunda mã*
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
*ontex** o*-line de co*erciali*ação no Bra*il. No re**rid* e*tudo, são enco*tra*os *esultados
</line>
</par><par>
<line>
interes**ntes sobre os meca*ismos
</line>
<line>
de constru*ão da legitim*dade da* lo*as de vestuá*io de
</line>
</par><par>
<line>
*uxo de segunda mã*. En*re as principais contribuiç*es
</line>
<line>
da pe*quisa supracitada, há ainda
</line>
</par><par>
<line>
análises sobre a c*ns*ru*ão discursiva de indícios de autenticidad* das peças c*mercia**zadas,
</line>
<line>
tendo em vista o risc* da *alsificação p*r*ebid* pe*os consum*dores n* contexto de c*n*umo
</line>
</par><par>
<line>
on-lin*. *s
</line>
<line>
ach*dos do estu*o demonstr*r*m o imp*rat*vo da noção inter*retativa d*
</line>
</par><par>
</page><line>
autenticid*de, a*corada em referências de cultura de elit*, do l*xo tradicional, valorizadas no
</line>
<line>
país.
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina PI, *. 1*, n. 02, art. 2, *. 2*-41, fev. 20*1 www4.fsanet.*om.br/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. L. Zampi*r, *. M. Mor*es, F. P. Magalhã*s
</line>
<line>
30
</line>
</par><par>
<line>
3 METODOL*GIA
</line>
</par><par>
<line>
Para *lcançar os objetivos traça*os para o presente *rab*lh*, o objeto
</line>
<line>
de estudo fo*
</line>
</par><par>
<line>
apreen*id* so* a a*ordagem qualitativa de pesq*i*a (R*CHARDSO*,1999) e o trabalho
</line>
</par><par>
<line>
pos s u*
</line>
<line>
car*cte*í*ticas explor*tó*ias e des*ritiva* (*IL, 2010; V*R*ARA,
</line>
<line>
2010).
</line>
</par><par>
<line>
Con*iderando que se busco* *ompreender * dinâmica dos s*gnifi*ado* do consumo de
</line>
</par><par>
<line>
vestuário
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*e*unda m*o, a u*ilização das l*nte* antropológi*as do c**sum* s* **stro*
</line>
</par><par>
<line>
per*i*ente. *ara tanto, foi cond*zida u*a pesquisa de campo on-line.
</line>
<line>
A coleta de dados f*i rea*iz*da em ambientes *e comer*ializa*ão d* ve*tuário de
</line>
<line>
segunda mã*, denom*nados como brechós on-line, ambiente nat*ral em que ocorrem as
</line>
<line>
interaçõe* rela**onadas ao consumo destes itens. *entre os ambientes de análise disponíveis,
</line>
<line>
optou-se *or investigar, *onsid*ran*o o cr**ér*o de **pularid*de e abran*ência no ambiente
</line>
<line>
estudado, duas lojas que foram denomina*as no decorre* *o tra*alho como \loja *\ e \loja 2\
</line>
<line>
com o intuito de manter o an*nimat* *e ambas. A lo*a 1 é a*essív** em si*e da internet ou por
</line>
</par><par>
<line>
*eio de aplica*ivo
</line>
<line>
para celular e tablet, e a lo** * é um grupo de **ocas que se encontra
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
Fac*b*ok, uma *as maior*s r*des sociais da atualida*e, na qual as interações entre os at*res
</line>
<line>
(consu*idor** e vendedores) oc*rrem por meio de ações e conversa* escritas, c*jos discursos
</line>
<line>
fora* analisados, ten*o e* *ista ampliar a *ompreensão do fenôme*o estu*ado.
</line>
<line>
A *oleta *e dados se deu por meio de *m*rsão dos pesquisador*s no lócus de pesquisa,
</line>
</par><par>
<line>
baseand*-se
</line>
<line>
*as observaç*es dire*as das interações e d*sc**sos regis*ra*os nos brec*ós on-
</line>
</par><par>
<line>
l*ne. Tais interações, que são *e*is*radas *es*as lojas on-l*ne, são expressas e* *orm* t*xtual
</line>
</par><par>
<line>
ou po* mei* de símbolos
</line>
<line>
*om significados espe*ífi*os, consistin*o em um* v*ntagem desse
</line>
</par><par>
<line>
método, p*is n*o exige transcrição de áudio o* film*ge*, dando ma*or dinâmica * rapidez à
</line>
<line>
pesq*is*, con*orme Kozin*tz (*9*8).
</line>
<line>
A co*eta de dados foi realizada en*re *aio * agos*o *e 2019, f*nalizando c*m o total d*
</line>
</par><par>
<line>
770 (sete*e*tas e seten**) publicações, n* forma de anúncios d* peças conv*rsa* *ntre e
</line>
</par><par>
<line>
vendedores
</line>
<line>
e compr*dores na **rma de com*n*ár*os, cole*a*as n*sse período de d*is
</line>
</par><par>
<line>
ambientes virtuais de comercializ*ção. *sses dados foram tabul***s em *ma pl*nilha
</line>
<line>
eletrôni*a *ar* posterior análise e interpretação.
</line>
</par><par>
<line>
Como estr*t*gia de análise e
</line>
<line>
interpreta*ão das infor*açõe* obt*das, o material foi
</line>
</par><par>
</page><line>
submet*do à an*lise *o discur*o, pois, *ma vez que b*sca**s inv*stigar *o*o o* s*gnifi*ados
</line>
<line>
*os be*s de vestuário de segun** mão sã* r*construídos *or práti*as discursi*as para ser*m
</line>
<line>
comercializadas no ambi*nte on-l*ne, a *nálise d* Discu*so *extualme*te Orientada
</line>
<line>
(AD*O), proposta pelo britâ*ico N*rman Fa*rclough, se most*ou oportuna.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 18, n. **, art. 2, *. 24-4*, fev. 2021 www4.fsa**t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Processos de (*e)Sign*f*cação em Práticas Discu**ivas em Brech*s on-Line
</line>
<line>
31
</line>
</par><par>
<line>
A escolha da técnica de análise t*mbém se fun**menta da convi*çã* *e que existe um
</line>
<line>
se*tido oculto no *e*to *ue **o é *assí*el d* ser *preend*do ap**as pela an*l*se *as formas da
</line>
</par><par>
<line>
lí*gu*, poi* existem nos t*xtos embates subjetivos * sociais que *evem s*r
</line>
<line>
considera*o*,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
que ju*tifica o emprego d* A*álise do Discurso, co*f*rme Mai*gueneau (1*97). Além di*so,
</line>
<line>
de **ord* co* Gil* (2**2), as perspectivas *ue assumem a denom*nação anális* do disc*rso,
</line>
</par><par>
<line>
compar**lham a convicção de que o di*curs* cent*al na v*da so*ial e que a linguage* n*o é
</line>
<line>
constitui **a maneira n*ut*a de refletir *u de*c*eve* * mundo.
</line>
<line>
*s dados obtidos foram submetido* a análises am*arada* p*l* Análise de Disc*rso
</line>
<line>
**ít*ca de Fairclough (2001), considera*do as seguintes c*tegorias lingu**tico-d*scursivas: (a)
</line>
<line>
*nt*rdiscursivid*de, pa*a ident*ficar como os ord*na*entos discurs*vos s** ass*ciados n*
</line>
<line>
decorrer *o con**xto *studado; (b) Trans*tividade, a fim ** observar c*mo são construídos os
</line>
<line>
léxicos-*ramat*ca*s de u* determina*o te*to; e (c) Sistem* de avaliati*idade, visando ana*isar
</line>
</par><par>
<line>
pos*ções v*lo**tivas
</line>
<line>
assumidas *el** ator*s relativos ao*
</line>
<line>
*tens
</line>
<line>
comerci*lizados,
</line>
</par><par>
<line>
representan*o-os no *ontexto *e comunicaç*o (WHITE, 20*4).
</line>
</par><par>
<line>
Para ate*der ao crité*io de *al*dade, *oi util*zad* * tri*n*ul*ção de dad*s e
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
pesquisador*s
</line>
<line>
como um dos mecanismos para validação e* pesq*isa qualitativa (PAIVA
</line>
</par><par>
<line>
JÚNIOR; *EÃO; ***LO, 2011). O proc*dimento
</line>
<line>
de análise e interpretação foi executado
</line>
</par><par>
<line>
por dois p*squisadore* imer*os no* l*cu* de pesquisa e o *rientador, *endo e**e últi*o o de
</line>
</par><par>
<line>
m*ior e*periência em
</line>
<line>
pesquisas. As*im, a t*iangula**o consistiu em cruzar *s per*epções e
</line>
</par><par>
<line>
in*ig*ts de ambos para verif*cação e
</line>
<line>
valid*ção *as in*erpretações e com*a*ar
</line>
<line>
os resultados
</line>
</par><par>
<line>
enco*trad*s nos difere*tes ambiente* *e comercialização.
</line>
<line>
3.1 Corp** da p*squisa
</line>
<line>
O me*ani*mo de cap*ação depen*e de fatores qu* s*o apres*nt*dos por cada lo*a. A
</line>
<line>
l*ja * s* de*taca por se* um websit* ex*lus*vamen*e u*i*izado para compras e vendas on-line,
</line>
</par><par>
<line>
a q*al **rmi*e *azer compras atr*vés de seu *ite ou d*
</line>
<line>
aplicativo, desenvolvido para as
</line>
</par><par>
<line>
plataform*s Android e iOs. É
</line>
<line>
uti*izado por usuário* que deseja*
</line>
<line>
c*mer*i*lizar um produt*
</line>
</par><par>
<line>
*ue j* nã* tem *tilidade a el* e, do *utro la**, por com**a*ores que procuram os produtos.
</line>
</par><par>
<line>
A loja 1 oferece recurs** de anúncio* pré-e*tabele*idos pela
</line>
<line>
plat*forma, os
</line>
</par><par>
<line>
v*nd*dor** que dese*am coloc** seu
</line>
<line>
produto à venda devem obr*gatoriamente ins*rir
</line>
</par><par>
<line>
informações bás*cas *o*re os pro*utos, tais como fotos, preços, ta**n*os, mar*as, co**ição
</line>
</par><par>
<line>
de us* e des*rição
</line>
<line>
dos produ***,
</line>
<line>
fa*endo co* qu* facil*te a busca dos u*uári**/cliente*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
acordo com s*us i**ere*s*s de *ompra e evite dúvidas frequentes.
</line>
<line>
*ev. F*A, T*re*ina PI, v. **, n. **, a*t. 2, p. 24-41, fev. 2021 *ww4.fsanet.com.br/*e***t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. *. Zampie*, J. M. Mora*s, F. P. Magalhães
</line>
<line>
32
</line>
</par><par>
<line>
Co* essa ferrame*ta, * website facilita a negociação e*tre os usuários, que
</line>
<line>
a*resentam inter*s*es *iretamente i*terligados, já que *odos os usuá*ios qu* utilizam **ste
</line>
<line>
meio apres*n*am pr*pós*tos simila**s: *omprar ou ve*der algum o*jet* d* se*unda mão.
</line>
<line>
J* * loja 2 é *m grupo d*no*inado como "ba*ar" com ma*s de *int* e cinco m*l
</line>
<line>
membros e está localiza*a em uma das *aiores redes *oc*ais da a*ualidade, que a*range *m
</line>
<line>
vast* nú*er* de int*grantes **m intere*ses diferen*es, ao contrário da loja 1. * qu* permite
</line>
<line>
*nalis*r que e* alg*mas situa*ões *s usuários *ão a*rese*t*m o m*s** re*orno *u* * loj* 1;
</line>
<line>
já a quan**da*e de pessoas da loja 2 *a*bém se to**a uma v*ntage*, *ois várias empresas *
</line>
<line>
pessoas co*uns utiliz*m dessa loja com* mei* *e divulgação, visando a facilidade d* at**gir
</line>
<line>
o público e g*rar lu*ros. Além *e muitas vez*s alcançar indivíduos qu* *ã* estavam a*i com
</line>
<line>
este obj*tivo.
</line>
<line>
4 RESULTA*OS E DI*CUSSÕES
</line>
<line>
Nos dados co*etados * p*ssí*el observar descrições *ue a*rese*tam apel*s dis*urs*vos
</line>
<line>
q*e encorajam o des*arte conscien*e, con*iderando que * p*ça q*e não serve ma*s p*ra uma
</line>
<line>
pessoa po*e ser r**p**veitada.
</line>
<line>
(1) Moda sust*ntável de qualida*e (Loj* 1)
</line>
<line>
(2) Vi*iada em moda! Recicland* peça* de excelente qualidad* e todas em ótimo
</line>
<line>
e*t*do e usados *ouc*s veze* (Loj* 1)
</line>
<line>
Para in*entivar u* fluxo de comercia*ização favorável em seu* cana*s, as práticas
</line>
<line>
dis*ursivas evidenciad*s nos excert*s * e 2 cont*m com * mecanis*o da in*erdiscursiv*dade.
</line>
</par><par>
<line>
Ne*se caso, o *iscurso da susten*abil*dade é *sado para motiva* desapego de pe**s o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
vestuário de *rimeira mão, fomentand* a cap*açã* de peças para o comércio de segunda mão,
</line>
</par><par>
<line>
assim como observado por Za*pier, Fa*ias e Mel* (2*18). Nesse sentido, as pess*as
</line>
<line>
*ue
</line>
</par><par>
<line>
poss*em
</line>
<line>
difi*uldad* e* descar**r o que não tem *ais utili*a*e
</line>
<line>
para
</line>
<line>
el*s podem ser
</line>
</par><par>
<line>
enc*rajadas a dispor de seu* *bj*to* que irão conti**ar sua vida úti* nas mão* de o*tras
</line>
</par><par>
<line>
pe*soas. Entretanto, o interd*scu*so da *o*a con*r*st* com a lógica da s*stentabilidade
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
pres**e u* ciclo mai* longo *ara
</line>
<line>
*s itens e menor *nfase *o consu*o do *ovo. P*rtanto,
</line>
</par><par>
</page><line>
ness* co*texto eme*ge *ma práti*a discur*iva co*tra*itória, como *amb*m obs*r*ado por
</line>
<line>
Zampier, Farias e Melo (20*8), que incentiva o cons*mo e* segunda mão so* a lógica do
</line>
<line>
sistema de moda, *as *ontando com o apelo di*cursivo sustentáv*l.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, *. 1*, n. 02, art. 2, p. 24-4*, fe*. 2021 www4.fsa*et.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*s *ro*ess*s ** (Re)*ignifi*ação *m Práticas Discursivas em Bre*hó* on-Line
</line>
<line>
33
</line>
</par><par>
<line>
*s d*dos obtidos na pesq***a **rmit*m *inda pe*ce*er que
</line>
<line>
*
</line>
<line>
cond*ção de uso é um
</line>
</par><par>
<line>
**em*nt* *un*amental no pr*cess* de *essig*ificação discursiv* das peças *e vestuário de
</line>
</par><par>
<line>
*egunda mão comerc*alizada* nas *oja* investigadas. A Tab. 1 demonstra como os *tens
</line>
<line>
são
</line>
</par><par>
<line>
preliminarmente class*fica*o* nos anúncio*:
</line>
</par><par>
<line>
Tabela * - Class*fica*ão por situ**ão do item
</line>
</par><par>
<line>
Situação do *tem
</line>
<line>
Frequênci*
</line>
<line>
Percent*al
</line>
</par><par>
<line>
Usado
</line>
<line>
591
</line>
<line>
7 6 ,7 5
</line>
</par><par>
<line>
Nu*ca Usado
</line>
<line>
147
</line>
<line>
1 9 ,1 0
</line>
</par><par>
<line>
Não Informa*o
</line>
<line>
32
</line>
<line>
4 ,1 5
</line>
</par><par>
<line>
T*t*l:
</line>
<line>
*70
</line>
<line>
100
</line>
</par><par>
<line>
Font*: Dad*s da p*squisa (2019)
</line>
</par><par>
<line>
*s dados ap*e*entados na Tab. 1 mo*tram que entr* os anú*cios de peças an*lisad*s
</line>
</par><par>
<line>
n* p*es*nte **t**o,
</line>
<line>
76,75% são objet*vamente classi*icados *omo "Usad*". J* *9,10% dos
</line>
</par><par>
<line>
itens coletados s*o classificados como "Nu*ca Usa*o", e*quanto para 4,15% dos itens não foi
</line>
<line>
mencionada nenhuma clas*i*icação re*ati*a à c*ndiçã* d* us* das peç*s. Apesar de os itens
</line>
<line>
sere* pre*onde**ntemente c*assi*ica*os c*mo "usados", ao an*lisar os demais ele*e*tos dos
</line>
</par><par>
<line>
anúncios foi eviden*iado um proc*sso de re*a**vizaç*o do t*rmo usado, nos quais
</line>
<line>
*ão
</line>
</par><par>
<line>
ap**cadas ar***ulações tex*uai* para aproxi*ar discursivament* as peças usadas ao novo.
</line>
</par><par>
<line>
Po*tanto, quando anali*a*o o processo de ressignif*cação pelo qual *ssas
</line>
<line>
*eça*
</line>
</par><par>
<line>
passam, *oi encontrado d* forma recorrente o uso de t**m*s *o*o pouco usad*, reme***do à
</line>
<line>
i*eia de qu* a peça e*teja e* ótim* esta*o, *omo *emo*stram os seguintes excertos:
</line>
<line>
(3) Shor* *h boy, forma grande, veste t**anho 42. Usado, mas em ótimo estado.
</line>
<line>
(Loja 1)
</line>
</par><par>
<line>
(4) Saia toda de couro, s*p*r el*gante, da JonhJonh para vocês, e*a
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
maravilh*siss*maa, us*i 2 **zes só, t* novinha*. (Loj* 1)
</line>
</par><par>
<line>
(5) V*stido todo *m
</line>
<line>
r*nda Guipir com **rro separado te* zíper nas costas. Está
</line>
</par><par>
<line>
impecável! *sei somen*e 1 vez no réveillon por *ouca* h***s! Simplesmente
</line>
<line>
mar*vilhoso! (*oja 1)
</line>
<line>
Not*-se que a re*or*ente men*ão à c*ndição de uso, co* qualificativos para as *eças
</line>
</par><par>
<line>
c*mo usad* se*ui*o do op*rado* argum*ntativo mas (3)
</line>
<line>
ou o *dvérbio so*e*te (5),
</line>
</par><par>
<line>
remetendo a pou** uso, marcam a valorização do novo e a re**içã* do usado, co*o t**bém
</line>
</par><par>
<line>
observad* em pesq**sa realizada no país (ZAMPI*R; **RIAS; MELO, *018). Ainda
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
possível o*s*rvar que para reforçar essas questões *s vendedores utilizam ep*teto* avaliat***s
</line>
<line>
com* impecável e maravilhosa (4), se*uida d* sufixo e a repetição da vogal a para e*fatizar e
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 1*, *. 02, art. 2, p. 24-41, fev. 202* www4.fsane*.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. L. Zampier, J. M. Moraes, F. P. Maga*h**s
</line>
<line>
34
</line>
</par><par>
<line>
esta*elecer *p**o em*cional dis*ursi*amente, operando o processo d* ressign*fi**çã* das
</line>
<line>
pe*as nesse ambiente de comerci*lização po* *ei* da valor*ção positiva.
</line>
<line>
N*sse se*ti*o, também s*o *bservado* o*t*os mecanis*os relacionados ao sis**ma
</line>
<line>
d*scursivo de valoração p*si*iva das peç**. A* jus**f*cati*as d* desca*t* entram em cena,
</line>
<line>
como exe*plifica o s*gui*t* excerto:
</line>
<line>
(6) *alça *lanet super *onservad* tamanho 36, e*to* vendendo porque está peque*a
</line>
<line>
pra mim (**ja 2)
</line>
</par><par>
<line>
No excerto *, p*rcebemos que além de me*cionar s**re o estado de co*servação
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
peça é apresentada uma *ustifica*iva pa** o descar*e para e*fati*a* * estado em que o pr*duto
</line>
</par><par>
<line>
*e en*ont*a e afastar u*a *o*sível desaprovaçã*. Como e**d*nciado por Ricardo (2008),
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
mercado brasileiro de pro*utos usado* ain*a apresenta mui*o* tab** hi*t*rico-c*lturais, que
</line>
<line>
foram confirm*dos por pesquisa recente (ZAMPI*R; FARI*S; MELO, 201*). E**e* ta*u*
</line>
</par><par>
<line>
p*dem estar associados
</line>
<line>
à v**cul*ção do *bjeto co* a morte, fru*traçõe* passa*as ou
</line>
</par><par>
<line>
apresent*r boas lembranças e exper*ências.
</line>
<line>
A *alora*ão positiva també* pode ser perc*bida n*s *oment*rio* **s consumidore*
</line>
<line>
nos anúncio*, nos quais e*tes podem manifesta* suas per*epções e *moções sobre as pe*as
</line>
<line>
anunciadas, como demo*str*m os excertos * segu*r:
</line>
<line>
(7) Sua loj*nh* é m*it*o fofa. Beijos! (Consumidora. L*ja 1)
</line>
<line>
(8) Ad*rei muito l*nda! (Cons*midora. Loja *)
</line>
</par><par>
<line>
Contribuin*o para a valoração posi*iva
</line>
<line>
dos objetos * das l*jas, as
</line>
<line>
cons*midoras as
</line>
</par><par>
<line>
qu*lific*m pos*tivamente **iliza*do epíteto* como mui*o f**a (7)
</line>
<line>
e mui*o linda (8).
</line>
</par><par>
<line>
*omplemen*armente, é recor**nte o uso de processo* *entais como apresentado no exce*to
</line>
</par><par>
<line>
(8), n* qual a c*nsumido*a expre*sa * *eu afe*o emoção em re*a*ão *eç*, *olaborando
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
com o pr*ce*so de val*ração po*itiva. Ass*m, as consu*idoras reforçam o quanto gostaram
</line>
<line>
da peça *u a loja, t**endo elogios que p*ss*em potenci*l para in*luenci*r out*as
</line>
<line>
consumidora*.
</line>
</par><par>
<line>
Ade**is, pr*ocu*aç*es ob**tivas
</line>
<line>
quanto à condiç** de uso são proeminente*
</line>
<line>
nos
</line>
</par><par>
<line>
anúnc*os. Po* *sso, é *essalt**a en*aticamente a ausência de d**eitos nas peças a*unc*ada*,
</line>
<line>
com* exemplificado pelo excerto 9:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. **, n. 02, art. 2, p. 24-*1, fev. 2**1
</line>
<line>
w*w4.***net.com.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Processos de (Re)*i*nificação em Prátic** Dis*ursi**s em Br*chós on-*i*e
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
(9) Kit contendo dois crop**ds d* Farm. Ambos tamanho P, em perfeito es**do, *em
</line>
<line>
*ualqu*r ava*i*, de**ito ou des*as*e. (Lo*a 1)
</line>
<line>
Ent*et*nto, nem se*p*e o pro*uto s* encontra em pe**eito esta*o. Por possu*rem
</line>
</par><par>
<line>
trajet*rias que envo*vem o us*, as peças
</line>
<line>
podem *pr*sen*ar alguns defeitos por *onta da sua
</line>
</par><par>
<line>
v**a útil pregres**. *om isto, as imperfei*ões das p*ças são descri**s nos anún*i*s, *u*tas
</line>
<line>
vez*s *eguida* d* soluç*es pa*a que seja possíve* con**nuar o *iclo daquela *eça com a nova
</line>
<line>
proprietária, co*o demonstram os seguint*s e*certos:
</line>
<line>
(10) Possui uma* manchin**s, não **ntei lavar e n*o acho que *az d*ferenç* quando
</line>
<line>
usand*. (Loj* 1)
</line>
<line>
(11) C**ç* jeans ve*te m*sgo c*m elastano. Cin*ura baixa. Única avaria é o zíp*r na
</line>
<line>
*erna *ue um la*o não fecha mais, *omo mostr* na fot*. Mas dá para *sar os dois
</line>
<line>
**er*o*! (Loja *)
</line>
<line>
No excert* 1* a pa*avra *ancha é u*a*a no di*inu*ivo para produzir um ef*ito de
</line>
<line>
re*ução da proporção d*ste defei*o, *eja representad* *a im*gin*ção do comp*ado* como a*go
</line>
</par><par>
<line>
pequeno, que nã* fará diferença, como descrito l*go em seguida, ou
</line>
<line>
pa*a ressaltar que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
defeito não será percebido. Assi*, como *emonst*ado no excert* 11, *uando a peça aprese*ta
</line>
<line>
alg*ma avaria notável, a sol**ão ve* logo em seguida, *riando formas *e *so para *arantir a
</line>
<line>
continu*dad* do ciclo de uso da p*ça, corr*borando a ideia de sustentabilida*e nesse merca**,
</line>
<line>
*omo ressa*tad* por pesquis*s anteriores (HANSEN, *0**; PALMER; *LARK, 2**4).
</line>
<line>
Vale sa*ientar qu* nem s**pre *s peças qu* sã* *olocadas à venda são a*ompa*hadas
</line>
</par><par>
<line>
de todas as info*mações
</line>
<line>
n*cessár*as a*s consumidores, como **to*, condição de uso,
</line>
</par><par>
<line>
tamanho, preços, entre outros elementos relevant*s. Quando estas *nformações
</line>
<line>
não são
</line>
</par><par>
<line>
exp*icitadas n*s anúncios, surg*m in*er*ções entre o* vendedores e consumidores. Essas
</line>
</par><par>
<line>
interações o*orrem em geral em
</line>
<line>
um campo destinad* *omentários. É n**se m**en*o, que a
</line>
</par><par>
<line>
o* consumidores de*cr*vem s**s d*vidas ou in*eresse s**re o o*jet* e,
</line>
<line>
*o* sua *ez,
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
vend*do*e* respo*dem, negociam e enfatizam pontos p*sitivos da p*ça.
</line>
</par><par>
</page><line>
Pode*os notar por *eio da aná*ise das interações entre os c*ns*midores e vend*dor*s
</line>
<line>
na* l*ja* *nalisad*s q*e o campo c*mentár*o traz co* frequência a* dúvidas *os
</line>
<line>
consu*i*ores quanto à *riginalidade e * estad* *e conserva*ão do pr*duto, conforme indicam
</line>
<line>
os e*c*r*os:
</line>
<line>
(12) É o*iginal? Qu*l o estado geral de c**se*vação? (*on*u*idora. Loja 1)
</line>
<line>
(13) Ol*, te* algum **feit*, é o*iginal? (*onsumidora. *oja *)
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina PI, *. 18, n. 02, art. 2, p. 2*-41, fe*. 202* *ww4.fsanet.c*m.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. L. *ampier, J. *. Mo*a*s, F. P. Mag*lhães
</line>
<line>
36
</line>
</par><par>
<line>
* hesita*ão q*anto à o*iginalidade do item apresentada *os e*certos
</line>
<line>
12 e *3 est*
</line>
</par><par>
<line>
at*e*ada ger*l*en*e a ob*etos d* marcas mais conhecidas ou internacionais. No mesmo
</line>
</par><par>
<line>
sentido, *m *studo *ecente, r*alizado no m*rcado de *estuário
</line>
<line>
de luxo de segunda mã*
</line>
</par><par>
<line>
(*AMPIER; *ARIAS; P*NTO, 2019), in***o* que a in*uietação so*re a au*enticidade da*
</line>
<line>
mercador*as de segunda mão no co*texto bra*i*eiro é mais forte para os p*odutos de v*lor
</line>
<line>
a*regado mais alto, os itens *e mar*as d* pr*stígio no mercado e que apresentam maior í*dice
</line>
</par><par>
<line>
de f**si*icação. O
</line>
<line>
estado d* conse*vação do pr*duto t*m*ém é um fator import*nte p*r se
</line>
</par><par>
<line>
trat*r de u*a ma*eira de o consu**dor *va*iar * quali*ade d* it*m qu* será *dquirido, por
</line>
<line>
isso o qu**tionamento sobre ess* quest*o é um *equisito q** diminui *s ri*c** dos
</line>
<line>
c*nsumidor*s *u**to às c*ract**íst*cas *ísicas dos produ*os e sua vi*a útil.
</line>
<line>
N* c*mércio *n-li*e de vest*á*io, emergem d**idas sobr* a* me*ida* das peças, por
</line>
</par><par>
<line>
não haver
</line>
<line>
como e*p*ri*en*ar a pe*a
</line>
<line>
anteci*ada*ente. Entretanto, *os espaç*s pesqui*ados,
</line>
</par><par>
<line>
os mecan*smos *e i*teração
</line>
<line>
entre co*sumidor e vendedo* *erm*tem aos consumidores
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
disc*ss** sobr* as especificações do pro*uto. **sse sentido, muito* consumidores
</line>
<line>
qu*stionam sobre * tamanho da *eça, pa*a redu**r a dúvida *obre a aplicabi*ida*e do produ*o
</line>
<line>
ao **u co**o, conforme aprese*tado no* exc*rtos:
</line>
<line>
(14) O*á, qual * t*manho d* ***tido? Obrigada. (*onsumid*ra. Lo*a *)
</line>
<line>
(15) É um m **ande o* m que fic* certinho no corpo? Uso geralmente g, mas se f*r
</line>
<line>
m gran*e dá! *eu **b*o é 44. (Consumidora. L*j* 1)
</line>
<line>
(16) Oi [Nome da Vendedora], tudo bem? Adorei! Você sabe a altura da pessoa que
</line>
<line>
*sou o *e*t*do? E as m**i*as? Ainda *st* di*p*n*vel? Eu amei! *brigada e beijos!!
</line>
<line>
(Consumidora. Loja1)
</line>
<line>
Podemos obse*var que *s *xcertos demonstram um f*tor de insegu*anç* *o* parte de
</line>
<line>
qu*m pr*tende adquir** o obj*t*, buscando referê**i*s *obre *s medidas das peça*. Porta*to, a
</line>
<line>
inexistê*cia *a experi*entaçã* física das *eças dá *ugar a me*anismos alternativos para
</line>
<line>
av*liar * aplicabilid*d* *a peça *o corpo. A alterna*iva mais óbvi* e usual é a medida, como
</line>
<line>
enc*ntr*do nos excertos 1* e 15. *or *utro lad*, o recurso utili*ado no exc*rt* 16, n* qual a
</line>
</par><par>
<line>
con*um*do*a faz referência ao cor*o da *ntig* propri*t*ria da peça
</line>
<line>
para analisar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*plicabi*id*de do *r*duto ao seu corp*, demonstr* desprendimen*o em r*lação aos estigmas
</line>
</par><par>
<line>
h*stórico-cultu*ais do campo, *alient*dos por estudos a*terior*s (RIC*RDO,
</line>
<line>
2008;
</line>
</par><par>
<line>
*AM*IER, F*RIAS, MELO, 201*). ** acordo com e*ses es*udos, o a*hado na pre*ente
</line>
</par><par>
<line>
investigação r*vela *ue o t**u ao consu*o de v*stuário de segunda mão, a*soc*ado às
</line>
</par><par>
<line>
inq*i*taçõe* com * p*es*nça do *utro no objeto es*á *m desconstrução.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, T*resina, v. 18, n. 02, art. 2, p. 24-4*, fev. *021 www4.f*anet.c*m.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Proc*ssos de (Re)*ignifica*ão em Prática* Discursivas em Brechós on-L*ne
</line>
<line>
37
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
enriquece o conjunto de *onhec*mentos a*um*lados no
</line>
<line>
campo, ao apres*nt*r
</line>
<line>
contribuições
</line>
</par><par>
<line>
par*iculares ao c*ntexto brasileiro e, es*ecialm*n*e,
</line>
<line>
ao contexto on-line *e consumo des*e*
</line>
</par><par>
<line>
obje*os.
</line>
</par><par>
<line>
Como uma das *ontrib**ções *es*e estudo, c*nc*uímo* q*e a r*du*ão de tabus
</line>
<line>
hist*r*co **lturais, **l co** indicado por P*lmer e Cl*rk (**04), tem s*do mai* lenta *o
</line>
<line>
Brasil, corroborando estudos desenvolvidos recentement* no *aís (***PIER, F*RIAS,
</line>
<line>
MELO, 2018; ZAMP*E*, *ARIA*, P*N*O, 2019). I*so p*de estar *ssociado a maior nível
</line>
<line>
de *e*i*ua*dade socia* no país e a histórica v**cul*ç*o da i*agem *os brec*ós à po*reza, que
</line>
</par><par>
<line>
juntas, permitem u*a *anuten*ão ma*s longeva d*s
</line>
<line>
es*igm*s
</line>
<line>
de*sa prática de *on*umo *o
</line>
</par><par>
<line>
context* pesqui*ad*.
</line>
</par><par>
<line>
Os resultados *a pesquisa indi*am que as loja* *nalisadas ap*esentam práticas
</line>
</par><par>
<line>
discursivas com dinâmica contra**tória, articulando a interd*scur*iv*dade entr* a
</line>
<line>
ordem da
</line>
</par><par>
<line>
suste*tabilidade * da moda para m*tivar o descarte de itens de v*stuário *ara s*prir o estoque
</line>
</par><par>
<line>
dos brec*ós, atrair
</line>
<line>
cons**idores e r*ssi**ificar o
</line>
<line>
co**umo em brechós. O
</line>
<line>
rec*rso
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
valor*ção
</line>
<line>
p*siti*a tam*ém entra em ce*a *a*a an*nci*r os produtos. A*sim, ep*tetos
</line>
</par><par>
<line>
aval*ativos ajuda* a const*uir uma represe*tação
</line>
<line>
**s i t i va
</line>
<line>
desse produto e res**gn*ficá-lo
</line>
</par><par>
</page><line>
*om* merca*oria e distanciá-lo do* tabus histórico-cultur*is d*s bre*hós.
</line>
<line>
Os d*dos demonstraram que, emb*ra * m*i*r parte dos itens anunciados sejam u*ados
</line>
<line>
* n*o apenas *e seg*nda mão, as plataform*s virtu*is de comercializaçã* i*ve**igadas b*scam
</line>
<line>
aproxim*-los discursivam**te do novo. Assim, as **á*icas discursivas remetem ao bom estad*
</line>
<line>
de conserv*ção da peça, sug*rindo a valoriz*çã* do novo em d*triment* do mai* usado, co*o
</line>
<line>
**mbé* evidenciado em es*udo* anteriores (ZAM**ER, FARIAS, MELO, 2018; ZAMPIE*,
</line>
<line>
Rev. ***, Teres*n* PI, v. 18, n. 02, art. 2, p. 24-4*, fev. 20*1 www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. L. Zampier, J. M. Moraes, F. P. Magalhães
</line>
<line>
38
</line>
</par><par>
<line>
FARIAS, PINTO, 2**9). Embora os itens d*s *núncios an*lisados sejam m*jo*ita*ia*ente
</line>
</par><par>
<line>
usados, * relação n*stálgica *om o
</line>
<line>
objeto *ão fo* observada na pr*sente investigação,
</line>
</par><par>
<line>
contrariando evidênc*as *a im*ortância da memór*a no*
</line>
<line>
*bje*os, em estudos d*senv*lvidos
</line>
</par><par>
<line>
em outro* conte*tos de consumo (PALMER; CL**K, 200*; STALL*BRAS, 2008). * isso
</line>
<line>
*ode est*r relacionado ao predom**io da d*vulgação e ênfase no *ovo obs*rvad* nos
</line>
<line>
amb*entes pesquisados.
</line>
<line>
Diante dessas *vidências, paradoxalm*nte, *ode-s* concluir q*e há fo*te influência do
</line>
<line>
sist*ma de moda fast fa**ion ** *omércio de vestuário de segunda mão e * relativa reje*ção
</line>
</par><par>
<line>
do velh*. Port*nto, a relação contr*ditória *os valores *o *ist*ma de *oda fast fashion e
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
l*gica d* sustentabilidade ha*itam o m*rcado *e s*gunda *ão
</line>
<line>
em dimensões *i*tinta*:
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
primei*a indu* o suprimento d* mercado**as p*lo descarte e a segund* orienta o consum* sob
</line>
</par><par>
<line>
a lógi** de
</line>
<line>
ci*lo lent* *ura*our* dos produt** como su*ere o mov**ento s*ow e
</line>
<line>
f a* *i on. E
</line>
</par><par>
<line>
aind* é possível co*cluir que *s que**ões éticas e *m*i*ntai* pod*m ser desprestigia*as pelos
</line>
</par><par>
<line>
consumid*res de vestuári*
</line>
<line>
de segunda mão no Brasil, em função do nível de
</line>
<line>
*e*igualdade
</line>
</par><par>
<line>
social no pa*s, *ue reflete nas práticas de consumo pr*ocup*ç**s ma*s *n*en*as
</line>
<line>
*om *utras
</line>
</par><par>
<line>
nuances do cons*m* co*o que*tões identitárias e de mobilidade soc*al, *or exemplo.
</line>
</par><par>
<line>
Diante a todas as consta*ações ap**sentadas, val* *alientar q*e *onstit*em
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
conju*to d* descoberta* importa*tes p**a os estudo* do con*umo no co*text* so*ial, c*ltur*l,
</line>
</par><par>
<line>
históric* e econôm**o bras*leiro. Adema*s,
</line>
<line>
os re*u*tados
</line>
<line>
da presente pe*qu*sa perm*tem
</line>
</par><par>
<line>
su*sidiar e ince*t*var o
</line>
<line>
desenvolvi**nt* d* outras *es*u*sas. Port*nto, seria
</line>
<line>
interessan*e
</line>
</par><par>
<line>
investigar ou**a* nua**e* do c*nsumo *e vestu**io, como o descarte de peç*s de vestuári* e
</line>
<line>
o* seus respectivos imperat*vos simbó*ic*s e político*, pe*mit*ndo ana*isar a *ua relação com
</line>
<line>
as prát*cas *e co*sumo he*ônic* e conscien*e. É im**rtant* ainda r*ssalt*r a re*a*ão da
</line>
<line>
temá*ic* desse e*tudo co* o consumo colaborativo, que ainda ca*e*e d* *a*or apr*ensão n*
</line>
</par><par>
<line>
academia. *eria pertinente dirigir esforços
</line>
<line>
de pe*quisas em lo*u* d*fer*nciados d* pesquis*,
</line>
</par><par>
<line>
*omo em contextos virtuais de co*partilha*en*o e troca d* objetos de segund* mã*. N*o s*
</line>
<line>
deve esquec*r a**d*, aliado à aborda*em cultur*l do consu*o, buscar compreend*r *omo os
</line>
</par><par>
<line>
si**ifi*ados
</line>
<line>
sã* const*uí*o* * reco*struídos nos diferentes **tua*s de consumo de objet*s
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
s*gunda mão *o contexto *e *omercialização on-line.
</line>
</par><par>
<line>
R*FERÊNC*AS
</line>
</par><par>
<line>
APPADURAI, A. A vida social das coi*as: as m*rcadorias sob uma persp*c*iva
</line>
<line>
*ultural.
</line>
</par><par>
</page><line>
Traduç*o de Agatha Bacela*. Niterói: E*itora d* *niversidad* Fede*al *luminense. 2010.
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina, v. 18, *. 0*, art. 2, p. *4-41, fev. 2021 www4.fsanet.*om.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Processos de (R*)S*g*ificaçã* *m Práticas D*scursivas em Brechós *n-Line
</line>
<line>
39
</line>
</par><par>
<line>
CORR*A, S. B.; *UBEUX, V. *. C. Compra*do "roupa d* bre*hó": u*a *nálise *ob*e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
consum*
</line>
<line>
de vestuário *e se*unda mão ent*e j*vens na c*d*de
</line>
<line>
*o Rio de Jan*iro.
</line>
</par><par>
<line>
Comuni*a*ão, Mídia e Consumo,
</line>
<line>
v. 12,
</line>
<line>
n. 33, *. 34-56, 2*15. D*spon*vel em: <
</line>
</par><par>
<line>
http://revistacmc.**p*.br/index.php/revista*m*/ar*ic*e/view/804>. Acesso em: 2 *ev. 2*19.
</line>
<line>
DOUGLAS, M.; ISHERWOOD, B. O *u*do dos bens: para *m* antro*ologia do consumo.
</line>
<line>
Rio de Janeiro: Edit*ra UFRJ, *004.
</line>
<line>
*AIRCLOUGH, Norman. Disc**s* * mu*ança social. Brasília: U**, 2001.
</line>
</par><par>
<line>
F*ANKL*N, Adria*. The e*hics *f sec*nd-hand
</line>
<line>
co*sumption. In: LE*IS, Tania; POTTER,
</line>
</par><par>
<line>
Emily (Orgs.). *t*ical consumption: a *ritical introducti*n. New Yo*k: Rout*edge, *01*.
</line>
<line>
GIL, Antô*io *a*los. Método* e t*c*icas de pe*q*i*a social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 20*0.
</line>
<line>
GILL, *. *nálise d* discurso. IN: BAUER, *.*.; G*SKELL, G. Pe**u*sa *ualitativa com
</line>
<line>
texto, i*ag*m e s*m: um manual pr*t**o. *etrópolis: V**es, 2002.
</line>
<line>
*A*SEN, K. T. Salaula: The wor*d of secondhand cloth*ng *nd *âmbia. Ch*ca*o:
</line>
<line>
Un*versi*y *f Chicag* Pres*, 2000.
</line>
</par><par>
<line>
HAGGBLADE, S. T*e Flip Si*e o* Fashion:
</line>
<line>
used *lo*hing ex*orts to th* third w*rld.
</line>
</par><par>
<line>
Jou*nal *f Development Studies, v. *6, n. 3, p. 505-5*1, 1990.
</line>
<line>
KOPYT*FF, I. A biografia c*ltural *a* *oisas: a *ercantiliza*** co*o p*ocesso. In:
</line>
<line>
APPA*URA*, Ar*un (Org.). A vida social da* coisas: as mercadori*s sob uma persp*ct*va
</line>
<line>
cultura*. Niterói: Edit*ra da Univers*da*e Federal Flum*ne*se, 2010.
</line>
<line>
**Ü*ER, P. L. O processo de con*trução e *e mo*i**nto dos significados cultura*s do
</line>
<line>
*on*umo de roup* de segunda mão em um *rechó no Rio de Jane*ro: uma etnografia.
</line>
</par><par>
<line>
2010. *34 f. Dissertação (Mestr*do *m Ad*inistração e Negócios) - Prog*ama
</line>
<line>
d e P ós -
</line>
</par><par>
</page><line>
Graduação da Facul*ade de Administr**ão, Contabilida** * Economia, Pontifícia
</line>
<line>
Universidade C*tólica do Rio Grande do Sul, Porto Alegr*, 2010.
</line>
<line>
MAINGUENEA*, D. Novas tend*nc*as e* análise do di*curso. Campinas: Pont*s, 1997.
</line>
<line>
MAUSS, M. E**aio so*r* * dádiva: Forma * *a*ão ** troca nas socieda*es arcaicas. In:
</line>
<line>
Soc*o*ogi* e an*r*polo*ia. São Paulo: EPU, 1974.
</line>
<line>
*C*RACK*N, G. *ult*ra e consu*o: novas abor*agens ao ca*áter simbólico dos *ens *
</line>
<line>
das ativid*des de c*nsumo. Rio de J*neir*: M*uad, 2003.
</line>
<line>
MILLER, *. Cons*mo como cultura material. Ho*i*ontes Antropológ*cos, Porto Alegre, a*o
</line>
<line>
13, n.28, *. 33-63, jul. - ***, *00*.
</line>
<line>
PAIVA **., F. G.; LE*O, A. L. M. S.; M*LLO, S. C. B. Vali*ade e confiabil*da*e *a
</line>
<line>
pesq*isa q*a*itativ* em admi*i*tração. *evista d* Ci*ncia* da *dminist*ação, v. 1*, n. 31,
</line>
<line>
p. 190-209, *et/dez, 2011. D**p*níve* em: < https://doi.or*/10.*0*7/217*-
</line>
<line>
8077.2**1v13n31p1*0>. Acesso *m: 2 *ev. 2019.
</line>
<line>
Rev. FS*, T*re*i*a PI, v. 18, *. 02, ar*. 2, p. *4-41, fev. 20*1 www4.fsanet.**m.**/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. L. Zampi*r, *. *. *oraes, F. P. Magal*ães
</line>
<line>
40
</line>
</par><par>
<line>
PALMER, A; C*ARK, H. Old cloth*s, new
</line>
<line>
*ooks: s*cond ha*d fashion. *x*o*d: Be*g
</line>
</par><par>
<line>
*ubli**ers, 2004.
</line>
</par><par>
<line>
*INT*, M.
</line>
<line>
R.; ANJOS, P. D. S.; ZA**IER, R. L.; ÁSS*MOS, B. M. Nas teias
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
(re)significação: * vida social das roupas e a dinam*c*dade do mercado de segun*a m**. XXII
</line>
<line>
SEMEAD - S*m*nários em Administração. Anais... São Paulo: 2019. Disponível em:
</line>
<line>
<*ttps://login.s*m*ad.com.br/22s**ead/ana*s/res*m*.*hp?cod_trabalho=47*>. Acesso *m:
</line>
<line>
10 jan. 2020.
</line>
</par><par>
<line>
*I*ARD*, L. H. K. O pas*ad* presente: um estu*o so*r* * c*nsu** * *so de roupas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*r*chó em Porto Aleg*e (RS). (GT 02 - Comunic*çã* oral). C*l*quio de moda. Novo
</line>
<line>
*amburgo, 2008.
</line>
<line>
*IC**RDSON, R. J. Pesquisa *ocial: método* e técnicas. 3. e*. São Paulo: Atlas, *999.
</line>
<line>
ROUX, D.; KORCHI*, M. Am I what I we*r? An e*p*orato*y study of s*mbolic meanings
</line>
<line>
a*sociated with **co*dhan* clothing. Advanc*s in Consumer Research, *. *3, jan., pp. 2*-
</line>
<line>
35, 2006.
</line>
<line>
*AHLINS, *. D. Cultura e Razão Prática. R*o de Janeir*: Jo*ge Zahar, 2003.
</line>
<line>
STA*LYBR*SS, Peter. O casaco de Marx: ro*p*s, m***ria, dor. *radu*ão de Tomaz
</line>
<line>
Tadeu. 3. e*. Be*o Horizonte: *u*êntica, 2008.
</line>
<line>
VERGARA, S. C. Pro*etos e rel*tó**os *e *esquisa em admi*i*tr*ç*o. 12. ed. São Paulo:
</line>
<line>
Atlas, 2010.
</line>
</par><par>
<line>
WHITE, P. Va*oração - a li*guagem d* *valiação e
</line>
<line>
d* per*pecti*a. Ling*agem em
</line>
</par><par>
<line>
(Dis)Curso - LemD, Tuba*ão, v. 4 (es*.), 17*-205, 2004.
</line>
</par><par>
<line>
ZAMPIER, R. L.; *ARIAS, R. C. P.; MELO, M. S. *. Estigma e prestígio nos d*scursos de
</line>
<line>
promoção do consu*o *m brechós. Revista F*A, *. 15, *. 3, 79-10*, 2018. Disponível em:
</line>
<line>
<https://*oi.org/http://dx.doi.or*/1*.1281*/2*18.15.3.4>. Acesso *m: 10 fev. 2*19.
</line>
</par><par>
<line>
ZAMP*ER, R. L.; F*R*AS, R. de C. P.; PINTO, *. de *. A*then*icity
</line>
<line>
in Discur*ive
</line>
</par><par>
<line>
*ractices of *he Onli*e *arket f*r S*co*d-Hand Luxu*y *lothi*g. *h* Qual*tati*e Repo*t,
</line>
</par><par>
<line>
v.
</line>
<line>
24,
</line>
<line>
*.
</line>
<line>
12,
</line>
<line>
p.
</line>
<line>
3125-3149,
</line>
<line>
20*9.
</line>
<line>
Dis*oní*el
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
htt*s://ns*works.*ova.e*u/tq*/*ol24/iss12/*3/>. *cesso em: 12 jan. 2020.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 1*, *. 02, art. 2, p. 2*-41, fev. 2021
</line>
<line>
*ww*.fsanet.com.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
O* Pro*essos de (Re)Sig*ificação e* P*ática* Dis**rsi*as em Brechós on-Line
</line>
<line>
41
</line>
</par><par>
<line>
Com* *eferenci*r *st* Artigo, conf*rme ABNT:
</line>
</par><par>
<line>
ZAM*IE*, R. *; *ORAES, *. M; MAG*LHÃES, F. P. Os Pro*essos de (Re)Significação em
</line>
<line>
*ráticas *iscursivas em Brechós on-Line. Rev. *SA, T*resina, v.18, n. 02, art. *, p. 24-41, **v. 20**.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos Autores
</line>
<line>
R. L. Z*mpie*
</line>
<line>
J. M . Moraes
</line>
<line>
F. P. Magalhães
</line>
</par><par>
<line>
*) c*ncepção e p*anej*me*to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) aná*i*e e interpr*ta*ão do* dado*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
3) elab**ação do rascunho ou n* rev*são crítica do c*nteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) particip*ção na aprovação da *ersão fina* do ma*usc*ito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Te*esina *I, v. 1*, n. 02, *rt. 2, p. 24-41, fev. *021
</line>
<line>
w**4.fsa*et.c*m.br/revis*a
</line>
</par>Refbacks
- There are currently no refbacks.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)