A Relação Entre Professores Regentes e o de Música: Implicações na Formação Global do Aluno / The Relationship Between Conducting Teachers and Music Teachers: Implications for Global Student Education
Abstract
Neste trabalho buscamos explicitar questões que possam comprometer o bom relacionamento profissional entre docentes com formação em pedagogia e os docentes de disciplinas específicas, com ênfase no professor de música, debater como estas relações pessoais e profissionais podem interferir diretamente no processo de ensino e aprendizagem. Por meio da pesquisa bibliográfica, procuramos entender os aspectos que podem levar a uma aproximação ou distanciamento de profissionais com mesmo propósito/objetivos de trabalho, assim como entender os elementos culturais e históricos que podem afastar estes profissionais, levando em conta a carga horária, a burocracia, as normas regimentais e o entendimento do papel do professor de música dentro da organização. Assim, percebemos que refletir sobre a identidade do profissional docente pode contribuir para a redução dos ruídos de comunicação, favorecendo a execução de projetos interdisciplinares. Além disso, neste processo de aproximação das práticas docentes, de disciplinas diferentes, dentro da organização/escola, a inteligência emocional pode ser uma importante ferramenta, inclusive para o desenvolvimento pessoal do docente, como também pode ser considerada como um importante conteúdo do currículo oculto. É preciso perceber que o principal beneficiário do bom relacionamento entre os docentes de disciplinas diferentes e seus projetos é o aluno que aprende também através do exemplo.
Palavras-chaves: Identidade Docente. Inteligência Emocional. Comunicação. Interdisciplinaridade. Processo de Ensino e Aprendizagem.
ABSTRACT
In this work we seek to explain issues that may compromise the good professional relationship between teachers with training in pedagogy and teachers of specific disciplines, with an emphasis on the music teacher, to discuss how these personal and professional relationships can directly interfere in the teaching and learning process. Through bibliographic research, we seek to understand the aspects that can lead to an approximation or distancing of professionals with the same purpose / work objectives, as well as to understand the cultural and historical elements that can distance these professionals, taking into account the workload, the bureaucracy, rules of procedure and understanding of the role of the music teacher within the organization. Thus, we realize that reflecting on the identity of the teaching professional, can contribute to the reduction of communication noise, favoring the execution of interdisciplinary projects. Furthermore, in this process of approximation of teaching practices, from different disciplines, within the organization / school, emotional intelligence can be an important tool, including for the personal development of the teacher, as it can also be considered as an important content of the hidden curriculum. It is necessary to realize that the main beneficiary of the good relationship between teachers from different disciplines and their projects is the student who also learns by example.
Keywords: Teaching Identity. Emotional Intelligence. Communication. Interdisciplinarity. Teaching and Learning Process.
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