<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 03, art. 12, p. 260-27*, m*r. 2*21
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*21.18.03.*2
</line>
</par><par>
<line>
Revisão Sistemática das Produ*õ*s do Labor*tó*io de P**quisa em Psico**gia Ambient*l
</line>
<line>
Systemati* Revi*w *f the Prod*ctions of the **sear*h Laborat*ry i* Envir*n*ental P*ychology
</line>
</par><par>
<line>
Fábio Pinh*ir* Pacheco
</line>
<line>
Doutor*** em Psicol*gia pela Univer*idade Fed*ral do Ceará
</line>
<line>
*estre em Psicolo*ia *ela Universida*e Federal *o C*ará
</line>
<line>
E-mai*: *fabiop*nh*iro@gmail.co*
</line>
<line>
L**za Erida* Elmiro Martins d* S*usa
</line>
<line>
Douto*ado em Psico*ogia da Universid*de F*deral do Cear*, For*al*za
</line>
<line>
Me*tra em Pol*ti*a* Públicas * Soc*edade pela Uni*ersidade Estadual do Ceará
</line>
<line>
E-ma*l: luizaeridan@g*a*l.*o*
</line>
<line>
Zu*mira *ure* *a Cruz Bonfim
</line>
<line>
Dou*o*ado P*icologia S*cial pel* *o*tifícia Universidade C*tólic* d* São Paulo
</line>
<line>
**s*ra e* Psicolo*ia pela Uni**rsidade *e Brasí*ia
</line>
<line>
E-mail: z*laur*a@gmail.co*.
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: Fábio *inheiro P**heco
</line>
</par><par>
<line>
Av.
</line>
<line>
da
</line>
<line>
*niversidade,
</line>
<line>
2*62,
</line>
<line>
B*n*ica
</line>
<line>-</line>
<line>
Área
</line>
<line>
2
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Centro
</line>
</par><par>
<line>
d*
</line>
<line>
H*manida*es
</line>
<line>-</line>
<line>
Bloc*
</line>
<line>
*idáti*o
</line>
<line>
Prof.
</line>
<line>
Ícaro de
</line>
<line>
Sousa
</line>
<line>
E*itor-C**fe: Dr. Tonny Kerley de Alen*ar
</line>
</par><par>
<line>
Morei*a, CEP: 60.020-180 - Fortaleza, *eará. B*a*il.
</line>
<line>
Rodrig*es
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o: Lu*z* Eri*an Elmiro Mar*ins de Sousa
</line>
</par><par>
<line>
Av.
</line>
<line>
da
</line>
<line>
Univ*rsidade,
</line>
<line>
2*62,
</line>
<line>
B*n*ica
</line>
<line>-</line>
<line>
Ár*a
</line>
<line>
2
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Centro
</line>
<line>
Artigo r*cebido em 0*/02/**21. Últi*a
</line>
<line>
vers*o
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
Hu*a*idad*s
</line>
<line>-</line>
<line>
Bloco
</line>
<line>
Didático
</line>
<line>
P*of.
</line>
<line>
Í*aro de
</line>
<line>
Sousa
</line>
<line>
rec*bida em 24/02/2021. *p**va*o em 25/02/2*21.
</line>
</par><par>
<line>
Moreira, C*P: 60.*20-180 - Forta*eza, Ceará. B*asil.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Zulmira Áurea *a C*uz *onfim
</line>
<line>
Avaliado pelo sistema *riple *evi*w: a) Desk Review
</line>
</par><par>
<line>
Av.
</line>
<line>
da
</line>
<line>
Univer*idade,
</line>
<line>
2762,
</line>
<line>
*enf*ca
</line>
<line>-</line>
<line>
Área
</line>
<line>
2
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
Centro
</line>
<line>
pelo Editor-Chefe; e b) Do*ble Blind **view
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
Humanidades
</line>
<line>-</line>
<line>
Bloco
</line>
<line>
Did*t**o
</line>
<line>
P*of.
</line>
<line>
Ícaro **
</line>
<line>
Sou*a
</line>
<line>
(a*a**ação cega *or doi* avaliad*res da área).
</line>
</par><par>
</page><line>
M*r*ira, CEP: *0.020-180 - Fortaleza, Ceará. *r*s*l.
</line>
<line>
Revisão: Gr*matical, Normat*v* * d* F**matação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Revi*ão Sistemática da* Pr*duçõ*s do Labo*atório de *esquis* em Psicologia Ambiental
</line>
<line>
261
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Es** artigo apresen*a uma revisão sistemátic* d*s produç*es do Labo*a*ó*io de Pesquisa
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
Psicologia A*biental *o *rograma de Pós-Gradu*ção em P*i*ologia da Universidade F*der*l
</line>
<line>
do Ceará. D*sc*te as persp*ctivas teó*icas, as *e*át**as e*t*d**as e os m*tod*s **ota*os d*s
</line>
<line>
*stud*s rea*izados ent*e **03 e 202*. A Psic*logia A**i*ntal e a Psi*ologia Social são as
</line>
</par><par>
<line>
prin*ipais bases teóricas. A metodologi* é de maioria
</line>
<line>
qualitativa, co* abordagem
</line>
</par><par>
<line>
multimétodos, utiliza*do-se o *nstrumento Gerador d* Mapas Afe*ivo* e a Ent*e*ista *omo
</line>
<line>
ferramentas de col**a de *ados. A Anál*se de Conteúd* é a principal abordagem de trabalho
</line>
</par><par>
<line>
da* *nformações. Concl*i-se que as pesquisas *borda* temáticas de cont*xtos
</line>
<line>
diversos,
</line>
</par><par>
<line>
produzindo con*ecimen*o
</line>
<line>
a
</line>
<line>
p*rtir
</line>
<line>
das demandas emer*entes
</line>
<line>
d* sociedade, *emarcando *ma
</line>
</par><par>
<line>
pr*duçã* inter*isciplinar e ética, pol*ticamente engajad* ac*rca da relaçã* pessoa-ambiente.
</line>
<line>
Pal*vras-chave: P*icologia Ambi*ntal. Revisão s*stemática. Pós-grad**ção. Locus.
</line>
<line>
ABS*RACT
</line>
<line>
This art*cle presents a system*t*c revi*w *f the productions of t*e Researc* Laboratory in
</line>
<line>
Env*ron*e**al Psychology i* the Gr*duate Pro*ram in P*ychology at the Federa* Un*v*rsi*y
</line>
<line>
of Ceará. *t discusses the t*eo*etic*l perspecti*es, *he th*mes stud*ed *nd the methods a**pted
</line>
</par><par>
<line>
in t** studies
</line>
<line>
reali*e* between
</line>
<line>
20*3 an* 20**. Environmental P*y*hology and Social
</line>
</par><par>
<line>
Psycho*ogy are the m*in theoretic*l founda*ions. The me*ho*olo*y has a *ualitative m*jorit*,
</line>
<line>
with a multi-method *ppro*ch, *sin* the Affecti*e Maps G*nera*i*g Questionn*i*e a*d *he
</line>
<line>
In*erview as *ata colle*tion to*ls. Conten* Analysis is the main ap*roach to an*lysing
</line>
</par><par>
<line>
i*formation. is conclude* *hat the rese*rch was r*alized in different contexts, produ*ing It
</line>
</par><par>
<line>
know*edge f**m t*e emerging dem*nds of s***ety, de*arcatin*
</line>
<line>
an interdiscipli*ary a*d
</line>
<line>
*n
</line>
</par><par>
<line>
ethic*l-*ol*tic*l pos*t*on engaged in production about t*e person-envir**ment relationsh*p.
</line>
<line>
Keywords: E*vir*nment** P*ychology. S*stematic *eview. Postgrad*at*. Locus.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *8, n. 0*, art. 12, p. *60-278, mar. 20*1
</line>
<line>
www4.fsan**.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. P. *achec*, L. E. E. M. Sousa, Z. A. C. Bonfim
</line>
<line>
262
</line>
</par><par>
<line>
1 INTR*DUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
* *rograma de P*s-Grad*a*** e* P*icol*g*a da Un*versidade F*der*l d* *eará
</line>
<line>
(PPGP-U*C) surgiu em 2003, 30 anos após o in*ci* do *urso de graduação, com sua pri*eira
</line>
<line>
turma d* doutorado em 2015 (BAR*O* et *l, 20*9). O program* co*ta c*m **ês linhas de
</line>
<line>
pe*q*isa: 1) Teorias e Práti*as da Psicanálise, qu* re*l*za inve*tig*ções teór**as * c*ínicas
</line>
</par><par>
<line>
sob*e *onstituição do su*eit*, ****s de org*nização psíquica e pro*essos sintomáticos a
</line>
<line>
patológicos; 2) Su**ito e Cultu** n* Socied*de Conte*po*âne*, f** um deb*t* crític* * ético
</line>
</par><par>
<line>
sobr* a cultura
</line>
<line>
tardo-moder*a, abordand* *s s*b*eti*idades contempor*neas afet*das p*lo
</line>
</par><par>
<line>
consumo, a* *ídias as nov*s tecnologi*s, as experi*nci*s d* c*mp*eensão do tempo **
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
formas de cont*o**
</line>
<line>
e regul*ção s*cia*; e 3) Proc*ssos **i*ossociais * *ulner**ilidades
</line>
</par><par>
<line>
Sociais, qu*, a parti* da
</line>
<line>
*sicologi* social, investi*a as
</line>
<line>
intera*ões sociais *o*st*tut*vas do
</line>
</par><par>
<line>
hu*ano, r*fletindo tem**i**s como o
</line>
<line>
*rabalho, comporta*entos * cul*uras organ*zacio*a*s,
</line>
</par><par>
<line>
r**açõe* dos sujeitos com a com*nid*de e o ambiente, *b*ang*ndo c**textos de d*sigua**ades
</line>
<line>
**ciais e s*u* ef*i*os psicossociais so*re o bem-estar ind**i*ual e *ol*tiv* (LI*A et al, 2018;
</line>
<line>
B*RR*S; A*TUNES; *ELL*, **20).
</line>
<line>
Segun*o Barros et *l. (20*9), a especificidade que integra as linhas e arti*ula o *PGP-
</line>
</par><par>
<line>
UFC
</line>
<line>
à graduação
</line>
<line>
é a vincul*ção das pesquisas à at*ação extensionista, "[...] c*jo
</line>
</par><par>
<line>
aprof*ndamento teórico * ci**tífico, *o* sua ve*, respal*a a compr*en*ã* e *onst*ução
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
c*nhe*i*ento* acerca do proces*o de subjetiva*ão na
</line>
<line>
**cied**e *ont**porâne*" (p.
</line>
<line>
*49).
</line>
</par><par>
<line>
Ness*
</line>
<line>
sentido, há uma or*en*açã*
</line>
<line>
da* pesq*is*s para a "[...] problematização de ques*ões
</line>
</par><par>
<line>
**v*lvendo polític*s *e vulnera**lidade social e s*us diversos *feitos, a partir
</line>
<line>
** difere*te*
</line>
</par><par>
<line>
p*isma* teóric*-me*o*ológic*s" (BARROS et al., 2019, *. 154).
</line>
</par><par>
<line>
Ade**is, o pro**ama m*ntém víncu*o *streito
</line>
<line>
*om a gradua*ão a parti* da
</line>
<line>
*elação
</line>
</par><par>
<line>
en*re as lin*as de *e*q*isa e os n*cleos e lab*rató*ios do Departamento de Psicol*gia (Lima
</line>
</par><par>
<line>
et a*, 20*8). A
</line>
<line>
l*nha *e Teorias * Práti*as da *sicanálise relaciona-se com o Núcl*o
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
Estudos sob*e Drogas (NUCED) e a* Progr**a Clí*ica, Estética e P*lít*ca do C**dado. À
</line>
</par><par>
<line>
linha Sujei*o e C*ltura
</line>
<line>
n* *ociedade Co*temporâne*, vinculam-se o L*b*ratório
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
P*ico*o**a em Subj*tividade e Socied*de (LAPSUS), G*upo I*te*dis*iplinar o
</line>
<line>
de E*tud**,
</line>
</par><par>
<line>
Pes*uisas e Interve*ções em *sico*ogia S*c**l Crítica (PARALAXE) e o Grupo de Pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
Nex*s/NE. Por fi*, linha Pr*cess*s Psicoss*c*ais * Vulnerab*lidade* So*iais **lac*ona-se a
</line>
</par><par>
<line>
com o *úcle* Ce**ense d* E*tudos Pes*ui*as sobre a Criança (NUCEPEC), o Núcleo e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Psicol**i* Comunitá*i* (NUCO*),
</line>
<line>
o Núcleo de Psicolo*ia do Trabalh* (NUTR*),
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*abo**t*rio
</line>
<line>
de Psicolog** Am*iental (LO**S), * La*o*atório C*are*s* de P*icom*tria
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Ter*sina, v. 18, n. 03, art. 12, p. 26*-278, mar. 2021
</line>
<line>
ww*4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*evisão Si*temátic* das Pro**ções do Laborat*rio *e Pesquisa *m Psicologia Amb*ental
</line>
<line>
263
</line>
</par><par>
<line>
(LA*EP) e o G**po de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclus** Soci*l
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
S*bje*ivação (VIESES) (BARROS; ANTUNE*; MELLO, *020).
</line>
</par><par>
<line>
Neste trabalho, enfatizamos a re*açã* do *PGP-*FC c*m o LOCUS, *ste surgido em
</line>
</par><par>
<line>
20**, faze*** parte d*
</line>
<line>
Departament* *e P*icologia da *FC. O laborat*rio constrói um*
</line>
</par><par>
<line>
perspectiva so*ioambient*l, por *eio de uma visã* psicosso*ial * sóciohistó*ica, para
</line>
<line>
co*preender a rela*ão pesso*-amb*ente, abrangendo as d*mensõe* fí**ca, *ocial, c*lt*ral,
</line>
</par><par>
<line>
psicológ*ca e *olítica,
</line>
<line>
direciona**o seus estudos e
</line>
<line>
inte*ve*ções às demandas emerge*tes da
</line>
</par><par>
<line>
*ociedad*. Se*s aspectos teó*ic*-metodológicos são interdiscip*inare*, por *o*side**r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
com*l*xi*ade dos fenô**nos estudados
</line>
<line>
e a mult*pl*cidade de fatores env*l*idos
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
interações p**s*a-*mbiente (E**LI; PEL*SO, 2011), estabe*ec*ndo rede* de atuação *om as
</line>
<line>
*reas da Psicologia, Educação, Geografia, Arquitetura e o*tr*s dis*iplin*s.
</line>
</par><par>
<line>
*a Psicol*gi*,
</line>
<line>
fundamenta-se pri*cipalm**te,
</line>
<line>
nos
</line>
<line>
pressupos*o* teóri*os
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
metodoló*icos da Psi*ologi* Social l*tino-americana (LA*E, 19*9; *AR*ÍN-BARÓ, 2011)
</line>
</par><par>
<line>
*n*relaçad* aos da Psicologia
</line>
<line>
Amb*ental de base
</line>
<line>
transacio*al*sta (*ÁR*IA-MIRA, 199*;
</line>
</par><par>
<line>
BOMFIM, 20*0). A af*tividade é a categori*
</line>
<line>
nor*eadora
</line>
<line>
de pesquisa * in*ervenção
</line>
</par><par>
<line>
(*AW*IA, 2011), justificando-se pe*a nece*sidade de
</line>
<line>
desestabilizar as cláss*cas dicotomia*
</line>
</par><par>
<line>
d*s c*ências sociais, t*is *omo subje*iv* e objetivo, ext*rno e **t**no,
</line>
<line>
coletivo e
</line>
<line>
individual,
</line>
</par><par>
<line>
qu*litativo e quan*itativo, etc., configurando uma d*me*são étic*-política da
</line>
<line>
ação
</line>
</par><par>
<line>
transformador*, sendo p*ssí*el, por m**o de*a, anális* a *uperaç*o d*s de*igualdade*
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
soci*i* (BO*FIM, *010; SAWAIA, 2011). N*ste sentido, par*e da noção de que existe uma
</line>
<line>
*o*dut* territ*ria*, onde * indivíd*o constr*i * si mesmo como identidade na rela*ão *o* o
</line>
</par><par>
<line>
es*aço,
</line>
<line>
transforma*do-o e sendo tr*ns*o*ma*o
</line>
<line>
po* ele, **ri*uindo sig*ifi*ado e sentido às
</line>
</par><par>
<line>
sua* vivências.
</line>
</par><par>
<line>
O LOCUS desen**lve ações *xtensionista* jun** * comunid*de
</line>
<line>
*niversitária e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
so*iedade *m geral, com *emá*ica* vo*tadas p*ra a r*lação pessoa-ambi*nte, tendo como
</line>
<line>
propó*ito a me*horia *a qualidade de vida e o *xercício da cidadania. Há o de*envolvim*nto e
</line>
</par><par>
<line>
a aplicação d* novas
</line>
<line>
metodo*ogi*s de *nve*tigação e
</line>
<line>
d* *ntervenção, al*m da construção de
</line>
</par><par>
<line>
proce*sos de ensi** sob*e a educa*ão ambient*l, c*labora*do no se*tido da ampliação e/o*
</line>
<line>
criação de comp*rtame*t** pr*-amb*enta**.
</line>
<line>
Dentre os princi*ais **ojetos do laboratório, destacam-se o P*ojeto de Extensão V*da
</line>
</par><par>
<line>
no Campus, *ue trabalh* ações de melh*r*a da quali*ade d* *ida
</line>
<line>
de *l*nos, pr*fessores
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
demais funci*n*r*** *o amb*ente universitári*; Projet* de *xtensão Diagnósti*o-açã*
</line>
</par><par>
<line>
P*icossocial pela Identif*ca*ão dos Ma*as **eti*os,
</line>
<line>
voltado
</line>
<line>
para o diagnó*tico
</line>
</par><par>
<line>
*ó*ioeconômico, infraes*rutur*l, psi*ossocial e a*b*en**l em c*mun*dades da cidade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *8, n. 03, *rt. 12, p. 260-278, *ar. 202* www4.fsanet.co*.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. P. Pache*o, L. E. E. M. Sousa, Z. A. C. *onfim
</line>
<line>
264
</line>
</par><par>
<line>
Fortaleza; Projet* de Ex**nsão Nas Trilhas
</line>
<line>
da Psicolog*a *mbi*ntal, q*e
</line>
<line>
visa facilitar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
acess* dos usuár*os dos campi univer**tários aos *rocessos de apropriação e identific*ção dos
</line>
</par><par>
<line>
espaços de Fortale*a, utilizando como ferra*enta das trilhas urban*s e eco*ógicas; e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Pro*r*m* **cus, *ue d*senvolv* ações interdisciplinares, tendo suas atividade* de *esquisa e
</line>
<line>
extensão, des*e 2*15, voltadas para etnias indí**nas.
</line>
<line>
Con****r*ndo a h*s*óri* do LOCUS, este **tigo obje*iva ana*isar as *ro*uções
</line>
<line>
acadêmi*as do Laboratório de Pes*uisa e* Ps*cologia Ambient*l, desenv*l*idas n* Programa
</line>
<line>
de Pós-*raduação em Psicologia da Universid*de Fe*eral *o Cear*. A pa*tir de uma re*isão
</line>
<line>
sis*em*tica, apresentam-se a* principais perspectiva* teó**cas, as temát*cas *e est*do * o*
</line>
<line>
m*tod*s *resentes nas *issertações * *eses p*odu**das entre 20*3 e 2020.
</line>
<line>
2 M*TODOLOGIA
</line>
<line>
Trat*-se de um* revis*o sistemática, que consiste *m ** método qu* ampli* buscas
</line>
</par><par>
<line>
s*bre d*t*rminada temática,
</line>
<line>
possibili*an** * construção de um tra*alho reflexivo e
</line>
<line>
crí*i*o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
parti* da sist*matiz*ç** do *aterial * ser ana*isado (COSTA; Z*LTOW***, 2014). A b*sca
</line>
</par><par>
<line>
foi realizada n* site
</line>
<line>
do R*positório Inst*tucio*a* *a Universidade F*deral *o *eará, tendo
</line>
</par><par>
<line>
como *ecorte *emporal d* 01 de janeiro de 20*3 a 31 de dezembro de 2020.
</line>
<line>
Par* a seleção dos materiais, for*m adotados como *ritéri*s de inc*usã*: I) dissertação
</line>
<line>
*/ou te*e *rientad* pela professora coor*e*adora d* Locu* e p*ofessora do PPGP-*FC; e II)
</line>
<line>
os textos est*rem in*egralme*te *isponíveis no Reposit*rio Inst*tuci*n*l da UFC. O* crité*ios
</line>
<line>
*e exclusão foram: I) trab*l*os *epetidos. *oram *ealiz*dos 25 estudos, tendo sido * pr*meiro
</line>
<line>
publi*a*o em 2*06 e o úl*im* em 2*20. Estes foram orga*izados em uma plan*lha do Excel,
</line>
</par><par>
<line>
co*forme autoria, tí*ulo e ano de def*s*, posturas teóri*as, temática*
</line>
<line>
de e*tudo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
proc*dime**os metodológicos adotad*s. A avaliaç*o,
</line>
<line>
sínt**e e in*erpretação fi*al dos dados
</line>
</par><par>
<line>
se *eu com base na estatística descri*iva e análise de *onteúdo categorial de Bardin (1977).
</line>
<line>
3 RESULTAD** E DI**USSÕES
</line>
<line>
A partir da orga*iz**ão e a*álise dos dados, as informações foram agrupadas em três
</line>
<line>
principais s*bs*ç*es, a *aber: I) postura* t*óricas, qu* rev*la o posicionamento ético-políti*o
</line>
</par><par>
<line>
dos referenciais teóricos u*iliza*o* n*s pesquisa*; II)
</line>
<line>
*s temáticas de
</line>
<line>
pesq*isa, que desc**ve
</line>
</par><par>
</page><line>
os pri*c*pais objet*vos e **ntextos de estudos; e *s *rocedimentos metodológ*cos, *ue
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 03, *rt. 12, *. 260-278, *ar. 2021 *ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Revisão Sistemática das Produções do Labor*tório de Pesquisa e* Psicol*gi* Ambie*t**
</line>
<line>
26*
</line>
</par><par>
<line>
apr*senta os percursos e recursos uti*izad*s pelos pes*uis*do*e* para o delineamento e
</line>
<line>
desenv*lvi*e*to *a pes**is*. A seguir, disc*te-se **da subs*ção.
</line>
<line>
3.1 As *os*uras t*óricas e o posicioname*t* *tico-político
</line>
<line>
A p*rti* da análise *os temas abordados pelo L*CU*, pe*cebe-se o foco nos estud*s
</line>
<line>
voltado* à compreen*ão da relação pessoa-ambiente, r*mete*do-se à *sic*logia Ambien**l, a
</line>
</par><par>
<line>
parti* de
</line>
<line>
u* olhar psicoss*cial,
</line>
<line>
dialógico *
</line>
<line>
dialético, co* forte i*fluênci* *a Psicolo*ia
</line>
</par><par>
<line>
Social de base sóc*o-his*ór*c* (LANE, *98*)
</line>
<line>
pautada
</line>
<line>
na concep*ão da ci**cia p*icológ**a
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvida *or *ygo*sk* (1996) *ue r*mpe *om as dico*omi*s do modelo car*esi*no. Desse
</line>
</par><par>
<line>
m odo,
</line>
<line>
c*mp*eende como o ind*víduo con*trói sua subj*t*vidade
</line>
<line>
em uma r*lação dialética
</line>
</par><par>
<line>
en*re ele * a sociedade e su*s instituições, cons**eradas *omo a**ientes.
</line>
<line>
Par* Mose* (199*), o obje*o de estudo *a Ps*col*gia Ambiental é o ind*v*duo *m se*
</line>
</par><par>
<line>
*onte*to, *u se*a, as inter-r*laç*es
</line>
<line>
das **ssoas *o ambiente f*sico e *ocia*. C** a visão e
</line>
</par><par>
<line>
transac***alis*a, evidenc**-se o entorn* como uma dimensão d* ident*da*e *os indi*í**os nos
</line>
<line>
qua*s interag*m fatores p*icossociais, sóciofísicos e *istór*co-cultur**s (BOMF*M, 2*10). A
</line>
</par><par>
<line>
aproximação en*re a P*icol*gia Social de *as* sócio-histórica e *sicologia Ambien**l de a
</line>
</par><par>
<line>
visão transac*onalist*
</line>
<line>
busca *ompreend*r o encontro do i*divíduo com o am**ente. Nessa
</line>
</par><par>
<line>
int*rfac*, o **gar *e *p**sen*a co** *arte constituti*a da subjetividade,
</line>
<line>
de ma**ira
</line>
<line>
que os
</line>
</par><par>
<line>
afeto* ele relacion*dos estão *incula*os às histór*as e às identidades dos su*eitos e ao a
</line>
<line>
en**entamento das situaçõ*s cotidianas nos diverso* amb**ntes.
</line>
<line>
A a*etividade é a catego*ia primordial das pesqu*sas realizadas, *m es*ecial, o* afetos
</line>
</par><par>
<line>
em relaç*o
</line>
<line>
**s
</line>
<line>
lugares. Pa*a Sawaia (2011, p.100), afe*ividade, enquanto a integração das a
</line>
</par><par>
<line>
emoções e dos *e*timentos é ente*dida como "[...] a to**l*da*e e a c** emocional que
</line>
<line>
impreg*a a *xistência do ser humano". Ba*eada *a filosofia *e Espin*s*, na sociologia de
</line>
</par><par>
<line>
Agnes Heller * na *sicologia de *ev *y*otsky, aut*ra construiu * *oncei** d* afetividade *
</line>
<line>
ético-política, consider*n*o-o f*ndame**al para a transformação da soci*dad*, na med*da em
</line>
</par><par>
<line>
*ue atu* *o*re
</line>
<line>
os sujeitos como uma força libertad*r* ou escrav*zador*, f*mentand*
</line>
</par><par>
</page><line>
m*vimentos *e inclusão-e*clusão. Al*m do carát*r mediacional na cons*itu**** do psiqu*smo
</line>
<line>
(LANE, 2006), * afe*iv*dade é tomada como uma *apaci**de de o indivíduo transforma* seus
</line>
<line>
instintos na consci**cia, atr*buindo-** s*g*ificados, med*ando as a*ecçõe* a *ar*i* dos sign**
</line>
<line>
construídos so*ia*mente, po*endo aumentar e diminuir a su* pot*ncia d* a*ão * as suas
</line>
<line>
implicaç*e* psicossoc*ais no encont** com os o*tros e as ***sas (SAWAIA, 20*1).
</line>
<line>
**v. FS*, *ere*ina PI, v. 18, n. 03, art. *2, p. *60-278, mar. 20*1 www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. P. Pacheco, L. E. E. *. *ousa, Z. A. *. B*nfi*
</line>
<line>
26*
</line>
</par><par>
<line>
À categoria afetividade rel*cionam-se as categorias simboli*m* de espaço (*OL;
</line>
<line>
VALERA, 1*99), apropriaçã* do espaço (PO*, *996), identidade *e lugar (PROSHANS*Y,
</line>
<line>
1*78), es*ima de lugar (BOMFIM, 2010), ajuda*d* a compreender o modo como os lugares
</line>
<line>
co*stitu*m os sujeitos c*m ** quais se ident*fi*am e qu* *s *dentific*, em um pro*esso de
</line>
<line>
afe*ação re**pro*a, * constroem mo*os d* su*jetivação. Há o dest**ue para a categori* social
</line>
<line>
estima de *ugar (BOMFIM, 2*10), cons*de*ada basilar *os es*udos do laborató*io, *om a qual
</line>
<line>
se pode avaliar a apr*priaçã*, identificação e implicação do indivíduo com * lu*ar. *sta
</line>
<line>
estima pode ser potencializadora, leva*do a ações d* transf**mação e libertação; como po*e
</line>
<line>
s*r despotencia*i*ador*, ca*acteriza*do uma v*vência de pad*c*mento, pas**vida*e e servidã*.
</line>
<line>
3.2 As temát*c*s das p*squ*sas e o compromis*o social
</line>
<line>
Co* base na orga*iza*ão e categorização dos dados, foram encon*rad*s 25
</line>
<line>
dissertações. Destas, 18 (72%) foram desenvo*vidas por *u*heres, en*u*nto 07 (28%) *oram
</line>
<line>
realiza*as por home**. As pesqu*s*s têm *emáticas div*rsas, envolve*do a rela*ão pessoa-
</line>
<line>
ambiente e indiví*uo-sociedade, bem c*mo a *rt*culação da Psicolog*a nas di*er*as *ol*ticas
</line>
<line>
Públicas, a exemplo de e*t*do* voltado* aos direitos de idosos, *e ad*les*e*tes e jovens, d*
</line>
</par><par>
<line>
in*ígenas, d*
</line>
<line>
pessoa* *om defic*ê*cias
</line>
<line>
visual *
</line>
<line>
auditiva, e de pessoas ** situação de *ua.
</line>
</par><par>
<line>
Temas relac*onado* ao d*reito à cidade e à moradia, à *i*ração *ura*-urbana e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
desa*rop*iação do espa*o. Há ta**ém
</line>
<line>
p*s***sas c*m en*o*ue
</line>
<line>
na* Políticas de Saúd*,
</line>
</par><par>
<line>
volta*as para a formação e
</line>
<line>
práxis do psicólogo nos
</line>
<line>
d*vers*s t*rritórios de
</line>
<line>
at*ação, co*o
</line>
</par><par>
<line>
centr*s de *te*ção psicossocial, ce*tros e *esidências de saúde da Família, no hospi*al, etc.
</line>
<line>
Dentre as temáticas dest*cada*, *ncontra-se a relação entre a est*ma de lugar, moradia
</line>
</par><par>
<line>
e a participação social, articul*da à ideia de in*erven*ão n*
</line>
<line>
espa** ur*ano. ** estudos *e
</line>
</par><par>
<line>
Alencar (*010) e Lima (2010) buscaram demonstrar que os sentimentos de *ovens em rela**o
</line>
</par><par>
<line>
à co*unidade onde r*sidem
</line>
<line>
repercute diretamente na p*rtici**ção destes *m ati*idade*
</line>
</par><par>
<line>
*omun*tárias. Ou seja, quan*o mais sentim*ntos de agradabilidade segur***a e
</line>
<line>
em suas
</line>
</par><par>
<line>
co**nidades, maior potência pa*a *
</line>
<line>
atuaç*o e trans*or*ação
</line>
<line>
destas, vice-versa. F*rlani e
</line>
</par><par>
<line>
(2007) e Ferreira (2006) obser*aram as in*luên**as dos ambiente* (rural e
</line>
<line>
urbano) sobre os
</line>
</par><par>
<line>
projetos *e vida de jo*ens,
</line>
<line>
identificando *s oportunidade*
</line>
<line>
de **abalho e de for*ação
</line>
</par><par>
</page><line>
profissional co*o fato*es de *egura*ça e permanência no luga* o*de moram ou de emigraç*o
</line>
<line>
na busca por melhores condiç*es *e vida. A part*cipaçã* comunitária foi tem* do **abalho de
</line>
<line>
*ab*al (2015), que *studo* a inter-relação entre o mod* d* vi*a comu*it*rio, baseado *m
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, *. *8, n. 0*, a*t. 12, p. 260-27*, mar. *021 www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Revi*ão S*stemática da* Produ*õ*s do Laboratório de Pe*qui*a em Psicologia Ambiental
</line>
<line>
267
</line>
</par><par>
<line>
*aços *e s*lidarie*ade e cooper*ção, e a atuação *os *ora*ores de uma *om*n*dade *raieira
</line>
<line>
nos processos reivi*di*ató*ios d* l*ta e par*icipação po*ítica e so*ial.
</line>
</par><par>
<line>
A rel*ç*o com a cida** o sofrimento u*bano relacionado à* formas de u*o e d* *
</line>
<line>
ocupação, foi tratado por *az (2016) q** se debruç*u *ob*e o sofr*m*nto * as vulnerabili*ades
</line>
<line>
inerentes ao enfrentamento coti*ian* da exclusão e da desigu***ade *e pes*oas em situação *e
</line>
</par><par>
<line>
*ua. *este sentido caminhou o estudo de Sousa (2017),
</line>
<line>
n* q*al analisou a estima de jove*s
</line>
</par><par>
<line>
em relação * cida*e de *ortaleza, apontando a art*culaç*o ent*e o modo d* vida n* cidade e o
</line>
<line>
a*oec**ento *síquic*, e* es*e*ial ao *enôm*no do *uicídio. O ambiente cit**ino ta*b*m foi
</line>
</par><par>
<line>
objeto d* Silva (20*9), que buscou *onhecê-lo a *artir
</line>
<line>
da afetividade de se*s habit*nte*,
</line>
</par><par>
<line>
investi*ando o *ap*l da paisa*em urbana, demon*trando
</line>
<line>
como esta extr*pola
</line>
<line>
* s ua
</line>
</par><par>
<line>
mat*rialidade e ade*tra em questões subjetiv*s, evoca**o afe*ivi*ades.
</line>
<line>
Ribeiro (201*) *xaminou a existência de afetos (*es)pot*n*ializadores que
</line>
<line>
facili**m/dificultam *s processos de apropriação e de identifica*ão de morad**es em relação
</line>
</par><par>
<line>
a* ba**ro onde vivem. Por *ua
</line>
<line>
vez, Bertini
</line>
<line>
(*0*6),
</line>
<line>
p*sq**so* os af*tos *e id*sos qua*to
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
**ntro da ci*a*e d* Fortaleza, dem*ns*ran*o o impacto da* transformações urbanas *os
</line>
</par><par>
<line>
sentimen*os
</line>
<line>
de i*osos, consid*r*dos tes*emunhas vivas do p*r*urso cultural, histó*i*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
urba*ístico de*te lugar. O *úbli** ido*o t*mbé* f**
</line>
<line>
alvo das pesquisa*
</line>
<line>
de Ponte (2010)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Vie*ra (2012), os qua*s anali*aram
</line>
<line>
os afe**s vinculados à relação ido*o-abr*go/si*uação
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
abr*gamento, abordando *s *ondições de m**adia (Lares *e L*nga Permanên*ia) c*m * nív**
</line>
</par><par>
<line>
de sat*sfação dos
</line>
<line>
idosos residentes, be* como
</line>
<line>
os proce*sos
</line>
<line>
de *p*o*riação do espaç* e su*
</line>
</par><par>
<line>
*el*ção com o envelhecimento. Ainda e* relação ao ambie*te abrigo, Ribei** (2008)
</line>
</par><par>
<line>
i*vestigou os *fe*os de adolesce*tes
</line>
<line>
q*anto à s*a família
</line>
<line>
de orig*m, d*stacando pape* o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
i**tit*ição com* mediador* de af**os e *e direitos, capa* de potenciali**r ou despot*ncializar
</line>
</par><par>
<line>
para a conquista
</line>
<line>
e a *fetiv*çã*
</line>
<line>
do di*eito à
</line>
<line>
conv*vên*ia familiar * comunitári*.
</line>
</par><par>
<line>
A questão dos conf*itos fun*iário* fo* *nvestigada por P*ch**o (201*), que analisou a*
</line>
</par><par>
<line>
*mplicações p*icossociais decorre*tes da* disputa* de
</line>
<line>
poder adv*ndos do pr*cesso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
d*sapropriaç*o de u*a c*muni*ade, ale*tan** que *s *nt*rvenções *rba*ísticas e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
es*eculação imobiliária acentuam
</line>
<line>
o caráte* segr*gacionista do desenvolvimen*o
</line>
<line>
ur***o,
</line>
</par><par>
<line>
impactando * vida
</line>
<line>
da parcela pobre da população
</line>
<line>
que se torna alvo de desap*opriações o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
remo*ões. N*s*a m*sma direção, ma* no context* rural, **rtins (*020) se *ebru*ou sobre os
</line>
</par><par>
<line>
processos de
</line>
<line>
de*apro*riação c**pulsória pelas obras *e um p*ojeto públ*co *s práticas e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
resist*ncia desenvo*vid*s pel* população. Já Band*i*a (2012) analisou as con*ruên*ias
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
incong*uências
</line>
<line>
entr* *s diretrizes
</line>
<line>
urbanística*
</line>
<line>
*e um *lano de hab*taç*o e reabi*itação
</line>
</par><par>
<line>
ela*orado pelo pod*r *úblico *
</line>
<line>
os *fetos e as expe*tat*va* d*s m*radores de*te espaço.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, T*resin* PI, *. 1*, n. 03, art. 12, p. 260-278, mar. 2021
</line>
<line>
www4.fsane*.co*.*r/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. P. Pacheco, L. E. E. *. Sousa, Z. A. C. *onfim
</line>
<line>
2*8
</line>
</par><par>
<line>
A discussão entre afetividade e ambiência *e trabalho nas polí*icas de saúde foi t*ma
</line>
</par><par>
<line>
das pesq*i*as d* F*itosa (2014) e Sil** (201*), na* qua*s se discutir*m
</line>
<line>
os *fetos q**nto às
</line>
</par><par>
<line>
p**í*icas e espaços de atuação de psicólogos nas Residênc**s Integrad*s de S*úde da F*mília e
</line>
<line>
nas Equ*pes de Saú*e d* Fam**ia, respe*tivamen**, e seus impactos na formação e *a práxis
</line>
<line>
profissi*nal. Com olhar semelh*nte, *é*ix (2011) i*vestigou a perspectiva dos tr**a*hador*s
</line>
<line>
dos **ntros de A*ençã* Psicossocial. O* **tu*os evid*nc*aram u*a estima de lug*r
</line>
<line>
des**tencial*zadora associ*da à* *ond*ç*es d* gestão do serviço e de trabalho, à p*eca*ie*ad*
</line>
</par><par>
<line>
labora*, * i**o*ogia que ampara a *emanda pelo serv*ç* * * p*á*ica pro*ission*l
</line>
<line>
oferecida
</line>
</par><par>
<line>
nesses *ocais. O ponto *e v*sta do usuário foi abordado na an*lise de Barreto (2017) *cerca da
</line>
<line>
estima *e *ug*r das pessoas *tendidas pelo Cen*ro de Saúde d* Famíl*a, na qual d**endeu que
</line>
</par><par>
<line>
conh*c*r os a*eto* sobre o amb**n*e amplia as
</line>
<line>
p*ssibilida*es d* a*õe* e serviço* *ais
</line>
</par><par>
<line>
efi*azes, uma *ai*r
</line>
<line>
implicação *o usuári* com *m mo*o de vive* saudável,
</line>
<line>
bem como
</line>
</par><par>
<line>
comuni*ades mais p*rticipativa*, au*ônomas * empoderadas c*m o seu *roces*o d* sa*de.
</line>
</par><par>
<line>
O am*iente ho**italar f*i alvo das in*estigações de Pinheiro (*00*), que anal*sou
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
i*fluên*ia d*sse ambie*te n*s manifest*çõe* e exp*e*sõe* d* *or *or pa*i**tes *ncológic**, e
</line>
</par><par>
<line>
L*ma (2013), que relacion*u *orte aos **ntime*tos e à* *moções a
</line>
<line>
das profiss*onais de
</line>
</par><par>
<line>
ps*cologia na *nter-relação co* o am**ente
</line>
<line>
do hospital enquanto local de t*ab**ho.
</line>
</par><par>
<line>
Quanto às nec*ssida*es espec*ais, Martins (*015) discutiu a relação en**e * estima de
</line>
</par><par>
<line>
*ugar e as cond*ções de acessi*ilida*e
</line>
<line>
dos espaços, demons*rando i*p*cto *as vivências o
</line>
</par><par>
<line>
urbanas d* pes*oas c*m defici*ncia *isu*l com* afetos (des)poten*ializadores d* sua a*ão na
</line>
</par><par>
<line>
cidade. N*s*a me*ma
</line>
<line>
direção, or*en*ou-se Augusto
</line>
<line>
(20*6), ao ab**d** as condições
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ace*sibilidade de alu*os su*dos e*
</line>
<line>
relação ao ambiente ac*dêmi*o,
</line>
<line>
questionando se as
</line>
</par><par>
<line>
po*íticas de inclus*o *ão suficie*tes *ara to*nar * univers*dade aces*ível. A partir dos a*tores,
</line>
<line>
o lugar e suas cond*ções *e usufruto e de ac*ssibilidade são ent*ndidos como *m* dimens*o
</line>
<line>
imp*rtante n* dialé*ica exclusão-*nclusã* das pess*as com deficiênci*.
</line>
</par><par>
<line>
O amb*ente e*portivo foi pesq*isado por Vian* (*009),
</line>
<line>
que estudou as *moções
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
atletas de co*peti*ão d* diversas modalidades. Por meio da
</line>
<line>
articulação entre a Psicologia
</line>
</par><par>
<line>
*mbient*l e a Psic*l*gia do Esporte, verifico*-se *ue
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
v*nculaç*o posi*i*a com o
</line>
</par><par>
<line>
a**iente é poten*ializado*a *as ações *os indivíduos, *elhorando o desempenh*, *em *om*
</line>
<line>
sinalizando a **cessidade que *écnico* e ps*cólogo* desportivos planejem o e*vol*imen*o *os
</line>
<line>
at*e*as, *tentando para q*estões socioemocionais ** am*iente esp*rtivo *e co*petição.
</line>
<line>
Embor* defen*idas de*tro *o rec*rte tempora* de*ta pesqui*a, h* uma diss*rtação
</line>
</par><par>
<line>
(M*LO, 201*) e du*s teses (FEIT*SA,
</line>
<line>
2*19; PA*E*TE, 2020) ainda não indexadas no
</line>
</par><par>
</page><line>
R*positório Instituci*nal *, por isso, não es*ão integradas na análise f*na* deste trabalho. No
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina, v. 18, n. 03, *rt. 12, p. 260-278, mar. 2*2* www4.fsanet.c*m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Revi*ão *istemática d*s *ro*uçõ*s ** La*oratór*o de P*squisa em Psicologia Ambient*l
</line>
<line>
2*9
</line>
</par><par>
<line>
entanto, *or *ncontrarem-se menc***a**s no L*t*es da co*rd*nador* do LO*US, e devido à
</line>
</par><par>
<line>
i**or*ân**a d*s estudos
</line>
<line>
rea*izad*s, s*rão
</line>
<line>
ap*esentados brevemen*e nesta se*ão. Em sua
</line>
</par><par>
<line>
disse*tação, Melo (2019)
</line>
<line>
di*cute os a*pec*os e*istemológicos e ontológicos da
</line>
<line>
polít*ca
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
habitação do Programa Fede*al Mi*h* Casa, Minha V*da, e as e*pecif*cida*es psicoss**iais
</line>
</par><par>
<line>
sobre lugar da mu*her como benef*ciária d*ste Programa. A pesq*isa foi realizada em um o
</line>
<line>
conj*nto habi*a*i*nal em Sobr*l-Ce*rá, re*ultando na c*mpreensã* d* que as mulheres se
</line>
</par><par>
<line>
*inculavam às *uas ca*as por necessid*des de *ug*r *ró*rio, **g**ficando aquisi*ão como a
</line>
<line>
"um sonh* realiz*do".
</line>
<line>
Em rel*ç** às teses, a primeira defen*ida no LOCUS foi a de Feit*sa (201*), qu*
</line>
<line>
abordou os direitos dos povos indígena, compreendendo os *f*tos e os co*fli*os i*plica*o*
</line>
</par><par>
<line>
na* vivênc*as de lideranças indíge*as
</line>
<line>
a*te as **eaças, prin*ipal*ent*, ao
</line>
<line>
s*u povo, à sua
</line>
</par><par>
<line>
sob*evivência e à sua cu*t*ra. O estudo explicitou um mo*imento sóci*-históri*o **aléti*o em
</line>
<line>
q*e se expressam as co*cepç**s das lid***nças sobre o *er i*dígena como *mplicação com a
</line>
<line>
cul*ura, a ancestralidade e o c*mpromisso com as fu*u*as gerações, impulsionan*o a luta em
</line>
<line>
defes* da Mã* Ter*a. Já os a*etos despotenc*alizadores relacionam-se **s *o*f*itos intern*s e
</line>
</par><par>
<line>
ex***nos, à *alta de r*conhec*mento *
</line>
<line>
apoi* e fra*i*iza*ão
</line>
<line>
d*s laços entre iguais e com
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
lugare*. * tese de Parente (2020) se
</line>
<line>
de**uçou sobre o fenômeno dos afetos
</line>
<line>
vivenciados em
</line>
</par><par>
<line>
relação ao *a*rim*nio cultural no contexto da ci*ade de Sobra*-Cear*. No
</line>
<line>
tra*al**, o autor
</line>
</par><par>
<line>
*present* com* a di*âmica tran*ac*onal de morado**s de áreas urban*s com o
</line>
<line>
patrimônio
</line>
</par><par>
<line>
cultural, mate*ial ou ima*erial, traz implicaçõe* soci*i* *
</line>
<line>
*ão só no desenvolvi*ento
</line>
</par><par>
<line>
inf*aestrut*ral, mas no* us*s políti*o-eco*ômicos e no camp* dos afetos.
</line>
<line>
3.3 Os procedi*entos *etodol*gi*os: *aptan*o afe*os e lu*ares
</line>
<line>
Pesquisas "[...] s*o frutos de *e*erminada inserção ** real, nele encontrando suas
</line>
<line>
raízes e s**s ob*etivos" (MIN*YO, **01 p.18), devend* o métod* *companhar a dinâmica do
</line>
</par><par>
<line>
me*o ** que pesqu*sa se inse*e para resp*n*er às práxis na vida cotidiana pautada *
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
realidade (MONTERO, 200*). Ao an*lisar as ***duçõ*s do Locus, percebeu-se que as
</line>
<line>
p*squis*s seguiram a historicidade dos fenô*enos, tendo seus métod*s transf**mados
</line>
<line>
conforme as de*andas soci*is *e apresentavam.
</line>
<line>
Aproximadamente 52% do* t**balhos u*ilizar*m **men*e essa pers*ecti*a, a saber:
</line>
<line>
Pinheiro (2009), Ponte (*010), Lima (*01*), *él*x (2011), *ilva (2012), Vieira (2012), Lima
</line>
</par><par>
<line>
(20*3), Feitosa (2**4), M*rtins (20*5), Ribeiro (2015), *az (201*), Au*usto (2016) *i*va e
</line>
</par><par>
<line>
(2019). O*
</line>
<line>
d*m*is 48%,
</line>
<line>
além d*
</line>
<line>
perspectiva qualitat**a, ut*lizaram suporte
</line>
<line>
estatí*ti*o,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te**s*na P*, *. 1*, n. 03, a*t. 12, *. 260-27*, m*r. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. P. *ach*c*, L. E. E. M. Sous*, Z. A. C. B*nfim
</line>
<line>
270
</line>
</par><par>
<line>
car*cterísti*o das aborda*en* quantitativas: Bertini (200*), Ferreir* (*006), Furlani (20*7),
</line>
<line>
*ibeiro (2008), Viana (2009), *lencar (2**0), Bandeira (2012), *abral (2015), Sousa (2017),
</line>
<line>
Barreto (2017), *acheco (20*8) e Mar**ns (2020). É *mporta*te sa*i**tar que todas as
</line>
<line>
p*squi*as c*m es*atística se *p*e*entaram com o carát*r comp**m*ntar à qualitativa, devendo-
</line>
</par><par>
<line>
se, principalmente, à uti*ização de s*a co*posição integr*l,
</line>
<line>
*pre**nt* u*a esca*a
</line>
</par><par>
<line>
psicométrica (BOMFIM et a*., 2014).
</line>
</par><par>
<line>
Minayo (2001, p.15) afirma que "[...] * objet* das ciênc*a* *o*ia*s * e*sencialmente
</line>
</par><par>
<line>
qualitat**o", um*
</line>
<line>
vez qu* as
</line>
<line>
pesqu*sas buscam *espond*r às qu*stões particu*ares em um
</line>
</par><par>
<line>
nível de realid*de que, ge*almen*e, não pode ser alca*çado pela per*pecti*a *uanti*ati**. *o
</line>
<line>
entanto, sali*nta que os mé*odos não sã* excludentes ou opos*os, mas se *ompleme*tam de
</line>
<line>
modo a abran*er a realidade e a romper *ico*omias. Nos est*dos, a*guns auto*es *al*en*aram a
</line>
</par><par>
<line>
importância e potenc*alidad* da
</line>
<line>
naturez* mista, pr*ncipalment* no que diz re*peito à Escala
</line>
</par><par>
<line>
de Estim* de Lugar e aos Ma*as Af*tivos (CABR*L, 2015; PACHEC*, 2018; M*RTIN*,
</line>
<line>
2020).
</line>
<line>
Quant* *os pro*edimentos *ara a con*tr**ão do co*pus das p*squisas, c*mo mostra o
</line>
<line>
Quad** 02, o principal métod* *tilizado é o Instrumento Gerado* de Ma*as Afet*vos (IGMA),
</line>
</par><par>
<line>
*parece*do **
</line>
<line>
22 pes*uisas (88%). Este *é*od* fo* *esenvolvido por Bomf*m
</line>
<line>
(2*10),
</line>
</par><par>
<line>
consi*tindo
</line>
<line>
em *m modo qua*itativo q*antitativo de coleta e e
</line>
<line>
análise de
</line>
<line>
dados, q*e utiliz*
</line>
</par><par>
<line>
*omo síntese inter*re*ativa a com*aração e*tre ima*ens e *inguagens obti*as p** meio
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
de*en*os, me**foras e escores da Esc**a de Estima de Lugar (BOM*IM et al., 20*4).
</line>
</par><par>
<line>
Com* *esul*ado, obt**-se a *onstrução de mapas afetiv** que expressam os
</line>
<line>
*ent*men*os e *s emoções e a implicação psicossoci*l do indiví**o em relação * um amb**nt*
</line>
</par><par>
<line>
de *** realidade. * IGM* já foi utilizado co*
</line>
<line>
a*olescentes, adultos,
</line>
<line>
**oso*, home** e
</line>
</par><par>
<line>
mulh*res. Há p*s*uisas com deficientes visu**s e a*ditivos, pacientes oncológicos, et*., *em
</line>
</par><par>
<line>
*om* aplic*do
</line>
<line>
em
</line>
<line>
*i*er**s context*s, c*mo e*colas, *ns*ituições *e *aúde, a*rigo* de longa
</line>
</par><par>
<line>
perma**ncia, comu*idades e ba*rros (zonas *ural e urbana). *bserva-*e que a utiliza*ão *est*
</line>
</par><par>
<line>
instrumento tem contr*buído para o **erfeiçoament* ** método ao longo dos
</line>
<line>
*nos, por
</line>
</par><par>
<line>
a*pliar os conte**os de apli*a*ã* e * forma c*m* ele é ut*l*zado.
</line>
</par><par>
<line>
N*s pes*uisas, destacam-se *amb** a Entr*vista
</line>
<line>
(52%), Diár*o de Campo (28%),
</line>
</par><par>
<line>
Grupo Focal/Círcu*o de Cultura (24%) e Observa*ão
</line>
<line>
*articipante (20%). Além *estes,
</line>
<line>
há
</line>
</par><par>
<line>
**visã* *ibliográfic* (8%), Autobio*raf*a/Narra*iva Ambienta* (8%), Tr*lhas/**m*nhadas
</line>
<line>
(8%), *ues*ioná*ios (8%), Investig*ção-Ação-Participativa (4%), Mét*do D*alóg*co-
</line>
</par><par>
<line>
Vive*cial (4%) e Documen*al/Prontu*rios (4%). *ale salien*ar
</line>
<line>
que os mé**do*, c*nfor*e
</line>
</par><par>
</page><line>
apresen*a * Qua*ro 01, *ão foram *t*lizad*s se*aradamente, 80% das pesq*isas uti*izaram
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 18, n. 0*, a*t. 12, p. 260-278, mar. 2**1 ww*4.fs*net.com.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Revi*ão Sistemática d*s Produções do Laboratório de P*squisa em Psicolo*ia Ambiental
</line>
<line>
271
</line>
</par><par>
<line>
dois métodos ou mais, caracteriz*ndo-s* como mu*timétodos. Es*a a*ordagem se define p*lo
</line>
<line>
uso *e dois ou mais métodos, q**lita*ivos e/ou quanti*ativos, tendo o "[...] *r*pósito *e
</line>
<line>
diminuir os vies*s in*rentes à adoção de *rocedi*entos que ressaltem apenas um aspe*to do
</line>
<line>
objeto e* **tudo" (GUNT*ER; E*ALI; PINHEIR*, 2011, p. 241-242). É inter*s**nte
</line>
</par><par>
<line>
pon*uar, ai**a,
</line>
<line>
que a re*erida abo*dage* *oad*na com os p*es**postos da Psicologia
</line>
</par><par>
<line>
*mbie*tal, pelo caráter tran*discipl*nar da á*ea e *ela forma que estuda ** in*erações pessoa-
</line>
<line>
ambiente, em diálogo com outros campos do saber.
</line>
<line>
Qu*dro 01 - Combina*ão metodológica
</line>
</par><par>
<line>
Porce*tagem
</line>
<line>
Méto*os
</line>
<line>
Pesquisas
</line>
</par><par>
<line>
(%)
</line>
<line>
In*tru*en*o
</line>
<line>
Gerador
</line>
<line>
de *apas
</line>
<line>
Bertini (2006), Viana (2009), Félix
</line>
</par><par>
<line>
Um único
</line>
<line>
Afe*ivos.
</line>
<line>
(2011), Sousa (2017).
</line>
</par><par>
<line>
método
</line>
</par><par>
<line>
20%
</line>
<line>
Entr**ista.
</line>
<line>
Ribeiro (2**5).
</line>
<line>
In**ru*ento
</line>
<line>
Ge*ador
</line>
<line>
de Mapas
</line>
<line>
Fur*an* (2007), **ma (*013), Feitos*
</line>
</par><par>
<line>
Afetivo* * Entr*vis*a.
</line>
<line>
(*0*4) e B*rr*to (201*).
</line>
</par><par>
<line>
In*t*ument*
</line>
<line>
Gerador
</line>
<line>
de Mapas
</line>
<line>
Vieira (2012), Cabr*l (2015), Pache*o
</line>
</par><par>
<line>
Afeti*os, Entrevis*a, Observa*ão,
</line>
<line>
(2018) e Martins (2020).
</line>
</par><par>
<line>
Grupo F*ca* e Diário de Cam*o
</line>
</par><par>
<line>
In*tru*e*to
</line>
<line>
**rador
</line>
<line>
de *ap*s
</line>
<line>
Ribeiro (*008) e Au*usto (201*).
</line>
</par><par>
<line>
Afetivos, Obs*rvação-P*rticipa*t*,
</line>
<line>
Diário de Cam*o e Entrevista
</line>
</par><par>
<line>
I*strum**to
</line>
<line>
Gerador
</line>
<line>
*e Mapas
</line>
<line>
*andeira (2012) e Martins (201*).
</line>
</par><par>
<line>
A*e*ivos e Q*estionár*o.
</line>
</par><par>
<line>
Instrumento
</line>
<line>
Gera**r
</line>
<line>
d* Mapas
</line>
<line>
*le*c*r (2010)
</line>
</par><par>
<line>
Afetivos, T*il*as e Gr**o Foc*l.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
In*t*umento
</line>
<line>
*erador
</line>
<line>
d* Mapas
</line>
<line>
F*rre*ra (2006)
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
*ev. FSA, Teres*na PI, v. 18, *. 03, art. 12, p. 260-278, mar. 2021
</line>
<line>
www4.**anet.co*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. P. Pache**, *. E. *. M. Sousa, *. A. C. Bonfim
</line>
<line>
27*
</line>
</par><par>
<line>
Obser*ação, Instrume*to Gerado*
</line>
<line>
Pinheiro (2009)
</line>
</par><par>
<line>
de Mapa* Afetivos, *r*ntuários
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Entrevista.
</line>
</par><par>
<line>
In*trumento
</line>
<line>
G*rado*
</line>
<line>
de Mapas
</line>
<line>
Ponte (2010)
</line>
</par><par>
<line>
Afeti*os
</line>
<line>
e
</line>
<line>
A*tob*og*afia
</line>
</par><par>
<line>
Ambiental.
</line>
</par><par>
<line>
Instrumento
</line>
<line>
Gerador
</line>
<line>
de Ma*as
</line>
<line>
Silva (**19).
</line>
</par><par>
<line>
*fetivos, Narrati*a Ambi*ntal e
</line>
<line>
Diár*o de Ca*p*.
</line>
<line>
Fonte: Elaborado pe*os au*ores.
</line>
<line>
Den*re as *omb*nações de méto**s ma*s c*mun*, tem-se: *) Inst*um*nto *erad*r de
</line>
</par><par>
<line>
Mapas Afetivos e E**revista; e 2)
</line>
<line>
Instrumen*o Gera*or de *apas Afeti**s, Entrev*sta,
</line>
</par><par>
<line>
*b**rvaç*o, Grupo Fo*a* e **ário d* Camp*. *ess*s co*binações, os pesq*isadores
</line>
<line>
*pontar*m * utiliz*ção *as Entre*i*tas, Grupos F**ais e Diár*o *e C*mpo * fim de aprofundar
</line>
<line>
as discuss*e* so*re *s temá*icas e im*gen* afetivas advind*s dos res*ltados d* Instrumento
</line>
<line>
*erad*r d* Mapas Afetivos.
</line>
<line>
Q*anto aos procedim**tos *e análise, há grande destaqu* pa** a Aná*ise de Conteúdo
</line>
<line>
de Bardin (*977), **e consiste em um co*junto de técnica* e/ou procedime*tos sistem*ticos
</line>
</par><par>
<line>
*e anál**e da comun*cação. Por meio
</line>
<line>
d*la, o
</line>
<line>
*esquisad*r ob**m de**rminados indicad*res
</line>
</par><par>
<line>
com *s qu*is pode f*zer in*e*ências ** **nhecimentos s*bre cont*údos *r*sentes, **plíci*a e
</line>
</par><par>
<line>
impli*itamente, na produção e recepção
</line>
<line>
da
</line>
<line>
comuni*ação do *enô*en* *s*udado. Mais ou
</line>
</par><par>
<line>
menos *2% *tilizaram essa perspectiva como principal ferramenta de interpreta*ão: Pi*h*i*o
</line>
</par><par>
<line>
(2009), P**t* (2010), Lim* (20*0), F*l*x (*011), Silva (2*12), Vieira (2012), Lima
</line>
<line>
(2013),
</line>
</par><par>
<line>
Feitosa (2014), Martins (201*), Ribeir* (2*15), Paz (2016), Augusto (2016) * Silva
</line>
<line>
(2019).
</line>
</par><par>
<line>
Ou*ras ** p*squisas (44%), *lém *ela, contaram **m o su*o*te da estatístic*: *e*t*ni (20*6),
</line>
</par><par>
<line>
Ferreira (2006), Fu*lani (2*07), Ribeiro (20*8), Vi*na
</line>
<line>
(2009), A*encar (2*10), Bandeir*
</line>
</par><par>
<line>
(2012), Ca*ral (2015), *ousa (2017), Pacheco (2018) e Marti*s (202*). Somente um es*u**
</line>
<line>
(Barre*o, 2017) utilizou A*álise de Disc*rso e Análise estatístic* com*lementar.
</line>
</par><par>
<line>
No gera*, obt*ve-*e que 96% d*s estudos desen*olvidos
</line>
<line>
n* la*ora*ório util*za*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
A*álise de Conteúdo para *rab*lhar *om as in*o*mações. É
</line>
<line>
importante desta*ar que
</line>
<line>
um *os
</line>
</par><par>
<line>
*rinc*p*is motivos pela *scolha da *nálise de Cont*údo d*z respeito à coerênc*a entre essa e o
</line>
</par><par>
<line>
*nstrumento *erador *e Mapas Afetivos,
</line>
<line>
*ma vez q*e o
</line>
<line>
IG*A, em sua c*ns*itui*ão, conta
</line>
</par><par>
<line>
com o* **ocedimento* de cod*ficaçã*
</line>
<line>
e
</line>
<line>
interpre*ação de dados da Anál*se de
</line>
<line>
*onte**o
</line>
</par><par>
<line>
(Bomfim,
</line>
<line>
2*10). É r*levante, ainda, pontuar q*e al*umas pesq*i*as uti*iza*a* so*tware*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
análises qual*t*tivas e quantitat*vas. Pa*a análises estatística*, Fer*eira (2006), *urlan* (2007),
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresi*a, v. 18, n. 03, a*t. 12, p. 260-2*8, mar. 2021 www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Revis*o Sistem*ti*a das Produçõ*s do Laboratór*o de Pesquisa em Psicologia Ambiental
</line>
<line>
273
</line>
</par><par>
<line>
Ribei*o (2008), Cabral (2015) utiliza*am o Statistical Package *or the Social Sciences (SP*S);
</line>
<line>
e Sousa (2017) e *a*reto (2017) ut*l**aram, respectivament*, o Micros*ft Excel e o Mplus. *á
</line>
<line>
*ara **álise qu*lit*tiva, Fei*osa (2014) contou com * auxílio do so*tw*re A**as.t*.
</line>
<line>
Q*a*t* ** sexo dos part**ipant*s *os estudos, 92% d*s pesqu*sas f*ram desenv*l*id**
</line>
<line>
t*nto com ho*ens como t*m*é* com m*lher*s. A*enas d*as pesq*isas **ram *esenvolvidas
</line>
</par><par>
<line>
som**t*
</line>
<line>
co* *m gênero, sen*o a *e Po**e (2**0) com homens; e a d* Lima (2013) com
</line>
</par><par>
<line>
*u*he*es. Em *el*ção * faixa etária, co*form* o Quad*o *5, *0%
</line>
<line>
d*s pesquisas *oram
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvidas com adul*os e* geral, acima de *8 ano*. Em seguida, aparecem as pesquisa*
</line>
</par><par>
<line>
desen*olvidas *om*nte com
</line>
<line>
jovens (20%), entre *s 1* a 29 anos; Idosos, acim* de 60 anos
</line>
</par><par>
<line>
(12%); e *dolescentes (12%). Nenhum* pesqui*a *eve o enfoque
</line>
<line>
sobre q*estões de raç*,
</line>
</par><par>
<line>
g*nero *u orientação s*xual.
</line>
</par><par>
<line>
Em **laçã* ao* lugares d* re*liza*ã* das *es*uisas, 76% delas f*r*m r**lizadas **
</line>
</par><par>
<line>
cap**al, Fortaleza; s*guido po* 16% **
</line>
<line>
interi*r (FERR*IRA, 20*6; CABRAL, 2015;
</line>
</par><par>
<line>
BARRETO, 2017; MARTINS, 2020); e 08% abrangendo inte*io* e ca***al (FUR*ANI, 2007;
</line>
<line>
FEITOSA, 20*4). ** inte*r*r *s infor*açõ*s sobre a* temáticas das pesquisas, *p*e*en*adas
</line>
<line>
anter*ormente, com os proced**ent*s *etod*lógi*os adot*dos, é p*ssível compreender mais
</line>
<line>
a*p*amente, *m con*onância co* os c*nte*tos *sicossociai* do* par*icipante*, a impor*ân*ia
</line>
</par><par>
<line>
da relação e*tre os fenômeno*
</line>
<line>
de estudo, os m**odos utiliza*os e
</line>
<line>
os alcances de
</line>
<line>
cada
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa.
</line>
</par><par>
<line>
4 CONSIDERAÇÕES FI**IS
</line>
</par><par>
<line>
Em 2020, o LOCUS completou *7 ano*. Qu*torze ano* já se passaram d*sde que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pri*eira dissert*ção produzida
</line>
<line>
dentro do labo*atório f*i def*ndida no Programa de Pó*-
</line>
</par><par>
<line>
Graduação em P**cologia d* Uni**rsidade Fe**ral do Ceará. Ao long* desses anos, *oram
</line>
</par><par>
<line>
*esen*olvi*as 26 dissert*ç*e* e 02 *ese*. Esse trabalho *e
</line>
<line>
anál*se das prod*ções demarca
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
preser*ação da históri* do lab**atório e reconhece suas co**ri*uições *ie*tífic*s à psicologia,
</line>
<line>
em espe*ial, às Psicologias Ambi*nta* e Soc*al. Além *e traçar um percurso hist*ri*o,
</line>
<line>
*e*ático e metodológico do laboratóri*, refl*t* também p*rte d* história do PPGP-UFC, *om
</line>
<line>
suas *onsequentes contrib*i*õe* *ientífi*as e sociais.
</line>
</par><par>
<line>
O* estudos desenvo**idos abrangem
</line>
<line>
div**s*s contextos em vulnerabilidades
</line>
<line>
soci*is,
</line>
</par><par>
<line>
da cidad* ao campo, dos ba*rros nobres às p*ri*erias, das u*iversid*des às *scolas, a*m**and*
</line>
<line>
analisar e interv*r no* processos psic**sociais que segregam e des*ote***aliza* a* vivências
</line>
</par><par>
<line>
humanas. *erifi*ou-se o *aráter interdisciplinar
</line>
<line>
voltado para a compreensão dos fenômenos
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *SA, Teresina PI, v. 18, *. 0*, art. 12, p. 260-*78, mar. 2021
</line>
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www4.*sa*et.c*m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. P. P*checo, L. E. E. *. Sousa, Z. A. C. *onfim
</line>
<line>
274
</line>
</par><par>
<line>
e* suas *otalidades, apr*endendo as dinâmicas físicas, sociocultur*is, *sic*lógicas e polític*s.
</line>
</par><par>
<line>
Em**ra a *aioria das pes*uisa* utilize a mesma *ase te*rica, a natureza qualita**va e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*nstru*ento Gera*or de *apas Af*tivos, observou-se em cad* *ma o ap*ofundamento de
</line>
</par><par>
<line>
cate*orias t*óric*s, o alca*ce de novos territórios de atuaçã*, a adaptação
</line>
<line>
dos método*
</line>
</par><par>
<line>
uti*izad*s e uma nova *eitur* sobre os fenômenos.
</line>
</par><par>
<line>
As *ontribuições da* *rod***es do LOCUS no PPGP-UFC extrapolam o ca*po da
</line>
</par><par>
<line>
teorizaç*o ao
</line>
<line>
propor*iona* reflexões sobre um*
</line>
<line>
práxis
</line>
<line>
p*ofissiona* é*ico-*olit*camente
</line>
</par><par>
<line>
engajada, *ue *e conc*tena na famosa frase d* Kurt Le*in: "nad* ma*s prát*co do que uma
</line>
<line>
boa *e*ria". Vê-*e então, a* pesqu*sas se tornare* prática* *e tr*nsformação social, se*a pelo
</line>
<line>
desenvolv*mento de a**es de *xtensã* *u pe*as a*uações pro**ssiona*s daquel* *uja fo*mação
</line>
<line>
**i atraves*ada pela vivê*cia no lab*rató**o.
</line>
<line>
REFERÊNCI*S
</line>
<line>
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</line>
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frente ** Plano *abitaciona* para R*a*ilitação da Área Cen*ra* de Fort*leza-C*
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F. P. Pacheco, L. *. E. M. S*u*a, Z. A. C. *onfim
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Com* Referencia* este *rtigo, confor*e ABN*:
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PACHEC*, F. P; SOUSA, L. E. E. M; BONFIM, Z. A. C. Revisão Si*t*m*tica das *rodu*õ*s **
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Lab*rat**io de *esquisa e* *sicologia Ambi*ntal. *ev. FSA, Teresi*a, v.18, n. 03, art. 12, p. 260-
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278, *ar. 2021.
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Contribuiçã* dos Autore*
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<line>
F. P. Pa*heco
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<line>
L. E. E. M. Sousa
</line>
<line>
Z. A. C. Bonfi*
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1) c*ncep*ã* * planej*me**o.
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X
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<line>
*) análise e interpreta*ão *os dados.
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X
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X
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3) *laboração do rascunho *u ** revisão crí*ica *o *onteúdo.
</line>
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X
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X
</line>
<line>
X
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<line>
4) par*icip*ção na a*rovação *a versão fin*l do manuscrito.
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*
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X
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*
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R**. FSA, *e*esin*, v. 18, n. 03, art. *2, p. 2*0-278, *ar. 202*
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www4.fs*n*t.com.b*/r*vi*ta
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)