<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 03, art. 12, p. 260-27*, m*r. 2*21 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*21.18.03.*2 </line>
</par>
<par>
<line> Revisão Sistemática das Produ*õ*s do Labor*tó*io de P**quisa em Psico**gia Ambient*l </line>
<line> Systemati* Revi*w *f the Prod*ctions of the **sear*h Laborat*ry i* Envir*n*ental P*ychology </line>
</par>
<par>
<line> Fábio Pinh*ir* Pacheco </line>
<line> Doutor*** em Psicol*gia pela Univer*idade Fed*ral do Ceará </line>
<line> *estre em Psicolo*ia *ela Universida*e Federal *o C*ará </line>
<line> E-mai*: *fabiop*nh*iro@gmail.co* </line>
<line> L**za Erida* Elmiro Martins d* S*usa </line>
<line> Douto*ado em Psico*ogia da Universid*de F*deral do Cear*, For*al*za </line>
<line> Me*tra em Pol*ti*a* Públicas * Soc*edade pela Uni*ersidade Estadual do Ceará </line>
<line> E-ma*l: luizaeridan@g*a*l.*o* </line>
<line> Zu*mira *ure* *a Cruz Bonfim </line>
<line> Dou*o*ado P*icologia S*cial pel* *o*tifícia Universidade C*tólic* d* São Paulo </line>
<line> **s*ra e* Psicolo*ia pela Uni**rsidade *e Brasí*ia </line>
<line> E-mail: z*laur*a@gmail.co*. </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: Fábio *inheiro P**heco </line>
</par>
<par>
<line> Av. </line>
<line> da </line>
<line> *niversidade, </line>
<line> 2*62, </line>
<line> B*n*ica </line>
<line>-</line>
<line> Área </line>
<line> 2 </line>
<line> do </line>
<line> Centro </line>
</par>
<par>
<line> d* </line>
<line> H*manida*es </line>
<line>-</line>
<line> Bloc* </line>
<line> *idáti*o </line>
<line> Prof. </line>
<line> Ícaro de </line>
<line> Sousa </line>
<line> E*itor-C**fe: Dr. Tonny Kerley de Alen*ar </line>
</par>
<par>
<line> Morei*a, CEP: 60.020-180 - Fortaleza, *eará. B*a*il. </line>
<line> Rodrig*es </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: Lu*z* Eri*an Elmiro Mar*ins de Sousa </line>
</par>
<par>
<line> Av. </line>
<line> da </line>
<line> Univ*rsidade, </line>
<line> 2*62, </line>
<line> B*n*ica </line>
<line>-</line>
<line> Ár*a </line>
<line> 2 </line>
<line> do </line>
<line> Centro </line>
<line> Artigo r*cebido em 0*/02/**21. Últi*a </line>
<line> vers*o </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> Hu*a*idad*s </line>
<line>-</line>
<line> Bloco </line>
<line> Didático </line>
<line> P*of. </line>
<line> Í*aro de </line>
<line> Sousa </line>
<line> rec*bida em 24/02/2021. *p**va*o em 25/02/2*21. </line>
</par>
<par>
<line> Moreira, C*P: 60.*20-180 - Forta*eza, Ceará. B*asil. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Zulmira Áurea *a C*uz *onfim </line>
<line> Avaliado pelo sistema *riple *evi*w: a) Desk Review </line>
</par>
<par>
<line> Av. </line>
<line> da </line>
<line> Univer*idade, </line>
<line> 2762, </line>
<line> *enf*ca </line>
<line>-</line>
<line> Área </line>
<line> 2 </line>
<line> d* </line>
<line> Centro </line>
<line> pelo Editor-Chefe; e b) Do*ble Blind **view </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> Humanidades </line>
<line>-</line>
<line> Bloco </line>
<line> Did*t**o </line>
<line> P*of. </line>
<line> Ícaro ** </line>
<line> Sou*a </line>
<line> (a*a**ação cega *or doi* avaliad*res da área). </line>
</par>
<par>
<line> M*r*ira, CEP: *0.020-180 - Fortaleza, Ceará. *r*s*l. </line>
<line> Revisão: Gr*matical, Normat*v* * d* F**matação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Revi*ão Sistemática da* Pr*duçõ*s do Labo*atório de *esquis* em Psicologia Ambiental </line>
<line> 261 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Es** artigo apresen*a uma revisão sistemátic* d*s produç*es do Labo*a*ó*io de Pesquisa </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> Psicologia A*biental *o *rograma de Pós-Gradu*ção em P*i*ologia da Universidade F*der*l </line>
<line> do Ceará. D*sc*te as persp*ctivas teó*icas, as *e*át**as e*t*d**as e os m*tod*s **ota*os d*s </line>
<line> *stud*s rea*izados ent*e **03 e 202*. A Psic*logia A**i*ntal e a Psi*ologia Social são as </line>
</par>
<par>
<line> prin*ipais bases teóricas. A metodologi* é de maioria </line>
<line> qualitativa, co* abordagem </line>
</par>
<par>
<line> multimétodos, utiliza*do-se o *nstrumento Gerador d* Mapas Afe*ivo* e a Ent*e*ista *omo </line>
<line> ferramentas de col**a de *ados. A Anál*se de Conteúd* é a principal abordagem de trabalho </line>
</par>
<par>
<line> da* *nformações. Concl*i-se que as pesquisas *borda* temáticas de cont*xtos </line>
<line> diversos, </line>
</par>
<par>
<line> produzindo con*ecimen*o </line>
<line> a </line>
<line> p*rtir </line>
<line> das demandas emer*entes </line>
<line> d* sociedade, *emarcando *ma </line>
</par>
<par>
<line> pr*duçã* inter*isciplinar e ética, pol*ticamente engajad* ac*rca da relaçã* pessoa-ambiente. </line>
<line> Pal*vras-chave: P*icologia Ambi*ntal. Revisão s*stemática. Pós-grad**ção. Locus. </line>
<line> ABS*RACT </line>
<line> This art*cle presents a system*t*c revi*w *f the productions of t*e Researc* Laboratory in </line>
<line> Env*ron*e**al Psychology i* the Gr*duate Pro*ram in P*ychology at the Federa* Un*v*rsi*y </line>
<line> of Ceará. *t discusses the t*eo*etic*l perspecti*es, *he th*mes stud*ed *nd the methods a**pted </line>
</par>
<par>
<line> in t** studies </line>
<line> reali*e* between </line>
<line> 20*3 an* 20**. Environmental P*y*hology and Social </line>
</par>
<par>
<line> Psycho*ogy are the m*in theoretic*l founda*ions. The me*ho*olo*y has a *ualitative m*jorit*, </line>
<line> with a multi-method *ppro*ch, *sin* the Affecti*e Maps G*nera*i*g Questionn*i*e a*d *he </line>
<line> In*erview as *ata colle*tion to*ls. Conten* Analysis is the main ap*roach to an*lysing </line>
</par>
<par>
<line> i*formation. is conclude* *hat the rese*rch was r*alized in different contexts, produ*ing It </line>
</par>
<par>
<line> know*edge f**m t*e emerging dem*nds of s***ety, de*arcatin* </line>
<line> an interdiscipli*ary a*d </line>
<line> *n </line>
</par>
<par>
<line> ethic*l-*ol*tic*l pos*t*on engaged in production about t*e person-envir**ment relationsh*p. </line>
<line> Keywords: E*vir*nment** P*ychology. S*stematic *eview. Postgrad*at*. Locus. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *8, n. 0*, art. 12, p. *60-278, mar. 20*1 </line>
<line> www4.fsan**.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. P. *achec*, L. E. E. M. Sousa, Z. A. C. Bonfim </line>
<line> 262 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTR*DUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> * *rograma de P*s-Grad*a*** e* P*icol*g*a da Un*versidade F*der*l d* *eará </line>
<line> (PPGP-U*C) surgiu em 2003, 30 anos após o in*ci* do *urso de graduação, com sua pri*eira </line>
<line> turma d* doutorado em 2015 (BAR*O* et *l, 20*9). O program* co*ta c*m **ês linhas de </line>
<line> pe*q*isa: 1) Teorias e Práti*as da Psicanálise, qu* re*l*za inve*tig*ções teór**as * c*ínicas </line>
</par>
<par>
<line> sob*e *onstituição do su*eit*, ****s de org*nização psíquica e pro*essos sintomáticos a </line>
<line> patológicos; 2) Su**ito e Cultu** n* Socied*de Conte*po*âne*, f** um deb*t* crític* * ético </line>
</par>
<par>
<line> sobr* a cultura </line>
<line> tardo-moder*a, abordand* *s s*b*eti*idades contempor*neas afet*das p*lo </line>
</par>
<par>
<line> consumo, a* *ídias as nov*s tecnologi*s, as experi*nci*s d* c*mp*eensão do tempo ** </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> formas de cont*o** </line>
<line> e regul*ção s*cia*; e 3) Proc*ssos **i*ossociais * *ulner**ilidades </line>
</par>
<par>
<line> Sociais, qu*, a parti* da </line>
<line> *sicologi* social, investi*a as </line>
<line> intera*ões sociais *o*st*tut*vas do </line>
</par>
<par>
<line> hu*ano, r*fletindo tem**i**s como o </line>
<line> *rabalho, comporta*entos * cul*uras organ*zacio*a*s, </line>
</par>
<par>
<line> r**açõe* dos sujeitos com a com*nid*de e o ambiente, *b*ang*ndo c**textos de d*sigua**ades </line>
<line> **ciais e s*u* ef*i*os psicossociais so*re o bem-estar ind**i*ual e *ol*tiv* (LI*A et al, 2018; </line>
<line> B*RR*S; A*TUNES; *ELL*, **20). </line>
<line> Segun*o Barros et *l. (20*9), a especificidade que integra as linhas e arti*ula o *PGP- </line>
</par>
<par>
<line> UFC </line>
<line> à graduação </line>
<line> é a vincul*ção das pesquisas à at*ação extensionista, "[...] c*jo </line>
</par>
<par>
<line> aprof*ndamento teórico * ci**tífico, *o* sua ve*, respal*a a compr*en*ã* e *onst*ução </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> c*nhe*i*ento* acerca do proces*o de subjetiva*ão na </line>
<line> **cied**e *ont**porâne*" (p. </line>
<line> *49). </line>
</par>
<par>
<line> Ness* </line>
<line> sentido, há uma or*en*açã* </line>
<line> da* pesq*is*s para a "[...] problematização de ques*ões </line>
</par>
<par>
<line> **v*lvendo polític*s *e vulnera**lidade social e s*us diversos *feitos, a partir </line>
<line> ** difere*te* </line>
</par>
<par>
<line> p*isma* teóric*-me*o*ológic*s" (BARROS et al., 2019, *. 154). </line>
</par>
<par>
<line> Ade**is, o pro**ama m*ntém víncu*o *streito </line>
<line> *om a gradua*ão a parti* da </line>
<line> *elação </line>
</par>
<par>
<line> en*re as lin*as de *e*q*isa e os n*cleos e lab*rató*ios do Departamento de Psicol*gia (Lima </line>
</par>
<par>
<line> et a*, 20*8). A </line>
<line> l*nha *e Teorias * Práti*as da *sicanálise relaciona-se com o Núcl*o </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Estudos sob*e Drogas (NUCED) e a* Progr**a Clí*ica, Estética e P*lít*ca do C**dado. À </line>
</par>
<par>
<line> linha Sujei*o e C*ltura </line>
<line> n* *ociedade Co*temporâne*, vinculam-se o L*b*ratório </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> P*ico*o**a em Subj*tividade e Socied*de (LAPSUS), G*upo I*te*dis*iplinar o </line>
<line> de E*tud**, </line>
</par>
<par>
<line> Pes*uisas e Interve*ções em *sico*ogia S*c**l Crítica (PARALAXE) e o Grupo de Pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> Nex*s/NE. Por fi*, linha Pr*cess*s Psicoss*c*ais * Vulnerab*lidade* So*iais **lac*ona-se a </line>
</par>
<par>
<line> com o *úcle* Ce**ense d* E*tudos Pes*ui*as sobre a Criança (NUCEPEC), o Núcleo e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Psicol**i* Comunitá*i* (NUCO*), </line>
<line> o Núcleo de Psicolo*ia do Trabalh* (NUTR*), </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *abo**t*rio </line>
<line> de Psicolog** Am*iental (LO**S), * La*o*atório C*are*s* de P*icom*tria </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Ter*sina, v. 18, n. 03, art. 12, p. 26*-278, mar. 2021 </line>
<line> ww*4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *evisão Si*temátic* das Pro**ções do Laborat*rio *e Pesquisa *m Psicologia Amb*ental </line>
<line> 263 </line>
</par>
<par>
<line> (LA*EP) e o G**po de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclus** Soci*l </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> S*bje*ivação (VIESES) (BARROS; ANTUNE*; MELLO, *020). </line>
</par>
<par>
<line> Neste trabalho, enfatizamos a re*açã* do *PGP-*FC c*m o LOCUS, *ste surgido em </line>
</par>
<par>
<line> 20**, faze*** parte d* </line>
<line> Departament* *e P*icologia da *FC. O laborat*rio constrói um* </line>
</par>
<par>
<line> perspectiva so*ioambient*l, por *eio de uma visã* psicosso*ial * sóciohistó*ica, para </line>
<line> co*preender a rela*ão pesso*-amb*ente, abrangendo as d*mensõe* fí**ca, *ocial, c*lt*ral, </line>
</par>
<par>
<line> psicológ*ca e *olítica, </line>
<line> direciona**o seus estudos e </line>
<line> inte*ve*ções às demandas emerge*tes da </line>
</par>
<par>
<line> *ociedad*. Se*s aspectos teó*ic*-metodológicos são interdiscip*inare*, por *o*side**r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> com*l*xi*ade dos fenô**nos estudados </line>
<line> e a mult*pl*cidade de fatores env*l*idos </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> interações p**s*a-*mbiente (E**LI; PEL*SO, 2011), estabe*ec*ndo rede* de atuação *om as </line>
<line> *reas da Psicologia, Educação, Geografia, Arquitetura e o*tr*s dis*iplin*s. </line>
</par>
<par>
<line> *a Psicol*gi*, </line>
<line> fundamenta-se pri*cipalm**te, </line>
<line> nos </line>
<line> pressupos*o* teóri*os </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> metodoló*icos da Psi*ologi* Social l*tino-americana (LA*E, 19*9; *AR*ÍN-BARÓ, 2011) </line>
</par>
<par>
<line> *n*relaçad* aos da Psicologia </line>
<line> Amb*ental de base </line>
<line> transacio*al*sta (*ÁR*IA-MIRA, 199*; </line>
</par>
<par>
<line> BOMFIM, 20*0). A af*tividade é a categori* </line>
<line> nor*eadora </line>
<line> de pesquisa * in*ervenção </line>
</par>
<par>
<line> (*AW*IA, 2011), justificando-se pe*a nece*sidade de </line>
<line> desestabilizar as cláss*cas dicotomia* </line>
</par>
<par>
<line> d*s c*ências sociais, t*is *omo subje*iv* e objetivo, ext*rno e **t**no, </line>
<line> coletivo e </line>
<line> individual, </line>
</par>
<par>
<line> qu*litativo e quan*itativo, etc., configurando uma d*me*são étic*-política da </line>
<line> ação </line>
</par>
<par>
<line> transformador*, sendo p*ssí*el, por m**o de*a, anális* a *uperaç*o d*s de*igualdade* </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> soci*i* (BO*FIM, *010; SAWAIA, 2011). N*ste sentido, par*e da noção de que existe uma </line>
<line> *o*dut* territ*ria*, onde * indivíd*o constr*i * si mesmo como identidade na rela*ão *o* o </line>
</par>
<par>
<line> es*aço, </line>
<line> transforma*do-o e sendo tr*ns*o*ma*o </line>
<line> po* ele, **ri*uindo sig*ifi*ado e sentido às </line>
</par>
<par>
<line> sua* vivências. </line>
</par>
<par>
<line> O LOCUS desen**lve ações *xtensionista* jun** * comunid*de </line>
<line> *niversitária e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> so*iedade *m geral, com *emá*ica* vo*tadas p*ra a r*lação pessoa-ambi*nte, tendo como </line>
<line> propó*ito a me*horia *a qualidade de vida e o *xercício da cidadania. Há o de*envolvim*nto e </line>
</par>
<par>
<line> a aplicação d* novas </line>
<line> metodo*ogi*s de *nve*tigação e </line>
<line> d* *ntervenção, al*m da construção de </line>
</par>
<par>
<line> proce*sos de ensi** sob*e a educa*ão ambient*l, c*labora*do no se*tido da ampliação e/o* </line>
<line> criação de comp*rtame*t** pr*-amb*enta**. </line>
<line> Dentre os princi*ais **ojetos do laboratório, destacam-se o P*ojeto de Extensão V*da </line>
</par>
<par>
<line> no Campus, *ue trabalh* ações de melh*r*a da quali*ade d* *ida </line>
<line> de *l*nos, pr*fessores </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> demais funci*n*r*** *o amb*ente universitári*; Projet* de *xtensão Diagnósti*o-açã* </line>
</par>
<par>
<line> P*icossocial pela Identif*ca*ão dos Ma*as **eti*os, </line>
<line> voltado </line>
<line> para o diagnó*tico </line>
</par>
<par>
<line> *ó*ioeconômico, infraes*rutur*l, psi*ossocial e a*b*en**l em c*mun*dades da cidade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *8, n. 03, *rt. 12, p. 260-278, *ar. 202* www4.fsanet.co*.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. P. Pache*o, L. E. E. M. Sousa, Z. A. C. *onfim </line>
<line> 264 </line>
</par>
<par>
<line> Fortaleza; Projet* de Ex**nsão Nas Trilhas </line>
<line> da Psicolog*a *mbi*ntal, q*e </line>
<line> visa facilitar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> acess* dos usuár*os dos campi univer**tários aos *rocessos de apropriação e identific*ção dos </line>
</par>
<par>
<line> espaços de Fortale*a, utilizando como ferra*enta das trilhas urban*s e eco*ógicas; e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Pro*r*m* **cus, *ue d*senvolv* ações interdisciplinares, tendo suas atividade* de *esquisa e </line>
<line> extensão, des*e 2*15, voltadas para etnias indí**nas. </line>
<line> Con****r*ndo a h*s*óri* do LOCUS, este **tigo obje*iva ana*isar as *ro*uções </line>
<line> acadêmi*as do Laboratório de Pes*uisa e* Ps*cologia Ambient*l, desenv*l*idas n* Programa </line>
<line> de Pós-*raduação em Psicologia da Universid*de Fe*eral *o Cear*. A pa*tir de uma re*isão </line>
<line> sis*em*tica, apresentam-se a* principais perspectiva* teó**cas, as temát*cas *e est*do * o* </line>
<line> m*tod*s *resentes nas *issertações * *eses p*odu**das entre 20*3 e 2020. </line>
<line> 2 M*TODOLOGIA </line>
<line> Trat*-se de um* revis*o sistemática, que consiste *m ** método qu* ampli* buscas </line>
</par>
<par>
<line> s*bre d*t*rminada temática, </line>
<line> possibili*an** * construção de um tra*alho reflexivo e </line>
<line> crí*i*o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> parti* da sist*matiz*ç** do *aterial * ser ana*isado (COSTA; Z*LTOW***, 2014). A b*sca </line>
</par>
<par>
<line> foi realizada n* site </line>
<line> do R*positório Inst*tucio*a* *a Universidade F*deral *o *eará, tendo </line>
</par>
<par>
<line> como *ecorte *emporal d* 01 de janeiro de 20*3 a 31 de dezembro de 2020. </line>
<line> Par* a seleção dos materiais, for*m adotados como *ritéri*s de inc*usã*: I) dissertação </line>
<line> */ou te*e *rientad* pela professora coor*e*adora d* Locu* e p*ofessora do PPGP-*FC; e II) </line>
<line> os textos est*rem in*egralme*te *isponíveis no Reposit*rio Inst*tuci*n*l da UFC. O* crité*ios </line>
<line> *e exclusão foram: I) trab*l*os *epetidos. *oram *ealiz*dos 25 estudos, tendo sido * pr*meiro </line>
<line> publi*a*o em 2*06 e o úl*im* em 2*20. Estes foram orga*izados em uma plan*lha do Excel, </line>
</par>
<par>
<line> co*forme autoria, tí*ulo e ano de def*s*, posturas teóri*as, temática* </line>
<line> de e*tudo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> proc*dime**os metodológicos adotad*s. A avaliaç*o, </line>
<line> sínt**e e in*erpretação fi*al dos dados </line>
</par>
<par>
<line> se *eu com base na estatística descri*iva e análise de *onteúdo categorial de Bardin (1977). </line>
<line> 3 RESULTAD** E DI**USSÕES </line>
<line> A partir da orga*iz**ão e a*álise dos dados, as informações foram agrupadas em três </line>
<line> principais s*bs*ç*es, a *aber: I) postura* t*óricas, qu* rev*la o posicionamento ético-políti*o </line>
</par>
<par>
<line> dos referenciais teóricos u*iliza*o* n*s pesquisa*; II) </line>
<line> *s temáticas de </line>
<line> pesq*isa, que desc**ve </line>
</par>
<par>
<line> os pri*c*pais objet*vos e **ntextos de estudos; e *s *rocedimentos metodológ*cos, *ue </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 03, *rt. 12, *. 260-278, *ar. 2021 *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Revisão Sistemática das Produções do Labor*tório de Pesquisa e* Psicol*gi* Ambie*t** </line>
<line> 26* </line>
</par>
<par>
<line> apr*senta os percursos e recursos uti*izad*s pelos pes*uis*do*e* para o delineamento e </line>
<line> desenv*lvi*e*to *a pes**is*. A seguir, disc*te-se **da subs*ção. </line>
<line> 3.1 As *os*uras t*óricas e o posicioname*t* *tico-político </line>
<line> A p*rti* da análise *os temas abordados pelo L*CU*, pe*cebe-se o foco nos estud*s </line>
<line> voltado* à compreen*ão da relação pessoa-ambiente, r*mete*do-se à *sic*logia Ambien**l, a </line>
</par>
<par>
<line> parti* de </line>
<line> u* olhar psicoss*cial, </line>
<line> dialógico * </line>
<line> dialético, co* forte i*fluênci* *a Psicolo*ia </line>
</par>
<par>
<line> Social de base sóc*o-his*ór*c* (LANE, *98*) </line>
<line> pautada </line>
<line> na concep*ão da ci**cia p*icológ**a </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvida *or *ygo*sk* (1996) *ue r*mpe *om as dico*omi*s do modelo car*esi*no. Desse </line>
</par>
<par>
<line> m odo, </line>
<line> c*mp*eende como o ind*víduo con*trói sua subj*t*vidade </line>
<line> em uma r*lação dialética </line>
</par>
<par>
<line> en*re ele * a sociedade e su*s instituições, cons**eradas *omo a**ientes. </line>
<line> Par* Mose* (199*), o obje*o de estudo *a Ps*col*gia Ambiental é o ind*v*duo *m se* </line>
</par>
<par>
<line> *onte*to, *u se*a, as inter-r*laç*es </line>
<line> das **ssoas *o ambiente f*sico e *ocia*. C** a visão e </line>
</par>
<par>
<line> transac***alis*a, evidenc**-se o entorn* como uma dimensão d* ident*da*e *os indi*í**os nos </line>
<line> qua*s interag*m fatores p*icossociais, sóciofísicos e *istór*co-cultur**s (BOMF*M, 2*10). A </line>
</par>
<par>
<line> aproximação en*re a P*icol*gia Social de *as* sócio-histórica e *sicologia Ambien**l de a </line>
</par>
<par>
<line> visão transac*onalist* </line>
<line> busca *ompreend*r o encontro do i*divíduo com o am**ente. Nessa </line>
</par>
<par>
<line> int*rfac*, o **gar *e *p**sen*a co** *arte constituti*a da subjetividade, </line>
<line> de ma**ira </line>
<line> que os </line>
</par>
<par>
<line> afeto* ele relacion*dos estão *incula*os às histór*as e às identidades dos su*eitos e ao a </line>
<line> en**entamento das situaçõ*s cotidianas nos diverso* amb**ntes. </line>
<line> A a*etividade é a catego*ia primordial das pesqu*sas realizadas, *m es*ecial, o* afetos </line>
</par>
<par>
<line> em relaç*o </line>
<line> **s </line>
<line> lugares. Pa*a Sawaia (2011, p.100), afe*ividade, enquanto a integração das a </line>
</par>
<par>
<line> emoções e dos *e*timentos é ente*dida como "[...] a to**l*da*e e a c** emocional que </line>
<line> impreg*a a *xistência do ser humano". Ba*eada *a filosofia *e Espin*s*, na sociologia de </line>
</par>
<par>
<line> Agnes Heller * na *sicologia de *ev *y*otsky, aut*ra construiu * *oncei** d* afetividade * </line>
<line> ético-política, consider*n*o-o f*ndame**al para a transformação da soci*dad*, na med*da em </line>
</par>
<par>
<line> *ue atu* *o*re </line>
<line> os sujeitos como uma força libertad*r* ou escrav*zador*, f*mentand* </line>
</par>
<par>
<line> m*vimentos *e inclusão-e*clusão. Al*m do carát*r mediacional na cons*itu**** do psiqu*smo </line>
<line> (LANE, 2006), * afe*iv*dade é tomada como uma *apaci**de de o indivíduo transforma* seus </line>
<line> instintos na consci**cia, atr*buindo-** s*g*ificados, med*ando as a*ecçõe* a *ar*i* dos sign** </line>
<line> construídos so*ia*mente, po*endo aumentar e diminuir a su* pot*ncia d* a*ão * as suas </line>
<line> implicaç*e* psicossoc*ais no encont** com os o*tros e as ***sas (SAWAIA, 20*1). </line>
<line> **v. FS*, *ere*ina PI, v. 18, n. 03, art. *2, p. *60-278, mar. 20*1 www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. P. Pacheco, L. E. E. *. *ousa, Z. A. *. B*nfi* </line>
<line> 26* </line>
</par>
<par>
<line> À categoria afetividade rel*cionam-se as categorias simboli*m* de espaço (*OL; </line>
<line> VALERA, 1*99), apropriaçã* do espaço (PO*, *996), identidade *e lugar (PROSHANS*Y, </line>
<line> 1*78), es*ima de lugar (BOMFIM, 2010), ajuda*d* a compreender o modo como os lugares </line>
<line> co*stitu*m os sujeitos c*m ** quais se ident*fi*am e qu* *s *dentific*, em um pro*esso de </line>
<line> afe*ação re**pro*a, * constroem mo*os d* su*jetivação. Há o dest**ue para a categori* social </line>
<line> estima de *ugar (BOMFIM, 2*10), cons*de*ada basilar *os es*udos do laborató*io, *om a qual </line>
<line> se pode avaliar a apr*priaçã*, identificação e implicação do indivíduo com * lu*ar. *sta </line>
<line> estima pode ser potencializadora, leva*do a ações d* transf**mação e libertação; como po*e </line>
<line> s*r despotencia*i*ador*, ca*acteriza*do uma v*vência de pad*c*mento, pas**vida*e e servidã*. </line>
<line> 3.2 As temát*c*s das p*squ*sas e o compromis*o social </line>
<line> Co* base na orga*iza*ão e categorização dos dados, foram encon*rad*s 25 </line>
<line> dissertações. Destas, 18 (72%) foram desenvo*vidas por *u*heres, en*u*nto 07 (28%) *oram </line>
<line> realiza*as por home**. As pesqu*s*s têm *emáticas div*rsas, envolve*do a rela*ão pessoa- </line>
<line> ambiente e indiví*uo-sociedade, bem c*mo a *rt*culação da Psicolog*a nas di*er*as *ol*ticas </line>
<line> Públicas, a exemplo de e*t*do* voltado* aos direitos de idosos, *e ad*les*e*tes e jovens, d* </line>
</par>
<par>
<line> in*ígenas, d* </line>
<line> pessoa* *om defic*ê*cias </line>
<line> visual * </line>
<line> auditiva, e de pessoas ** situação de *ua. </line>
</par>
<par>
<line> Temas relac*onado* ao d*reito à cidade e à moradia, à *i*ração *ura*-urbana e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> desa*rop*iação do espa*o. Há ta**ém </line>
<line> p*s***sas c*m en*o*ue </line>
<line> na* Políticas de Saúd*, </line>
</par>
<par>
<line> volta*as para a formação e </line>
<line> práxis do psicólogo nos </line>
<line> d*vers*s t*rritórios de </line>
<line> at*ação, co*o </line>
</par>
<par>
<line> centr*s de *te*ção psicossocial, ce*tros e *esidências de saúde da Família, no hospi*al, etc. </line>
<line> Dentre as temáticas dest*cada*, *ncontra-se a relação entre a est*ma de lugar, moradia </line>
</par>
<par>
<line> e a participação social, articul*da à ideia de in*erven*ão n* </line>
<line> espa** ur*ano. ** estudos *e </line>
</par>
<par>
<line> Alencar (*010) e Lima (2010) buscaram demonstrar que os sentimentos de *ovens em rela**o </line>
</par>
<par>
<line> à co*unidade onde r*sidem </line>
<line> repercute diretamente na p*rtici**ção destes *m ati*idade* </line>
</par>
<par>
<line> *omun*tárias. Ou seja, quan*o mais sentim*ntos de agradabilidade segur***a e </line>
<line> em suas </line>
</par>
<par>
<line> co**nidades, maior potência pa*a * </line>
<line> atuaç*o e trans*or*ação </line>
<line> destas, vice-versa. F*rlani e </line>
</par>
<par>
<line> (2007) e Ferreira (2006) obser*aram as in*luên**as dos ambiente* (rural e </line>
<line> urbano) sobre os </line>
</par>
<par>
<line> projetos *e vida de jo*ens, </line>
<line> identificando *s oportunidade* </line>
<line> de **abalho e de for*ação </line>
</par>
<par>
<line> profissional co*o fato*es de *egura*ça e permanência no luga* o*de moram ou de emigraç*o </line>
<line> na busca por melhores condiç*es *e vida. A part*cipaçã* comunitária foi tem* do **abalho de </line>
<line> *ab*al (2015), que *studo* a inter-relação entre o mod* d* vi*a comu*it*rio, baseado *m </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. *8, n. 0*, a*t. 12, p. 260-27*, mar. *021 www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Revi*ão S*stemática da* Produ*õ*s do Laboratório de Pe*qui*a em Psicologia Ambiental </line>
<line> 267 </line>
</par>
<par>
<line> *aços *e s*lidarie*ade e cooper*ção, e a atuação *os *ora*ores de uma *om*n*dade *raieira </line>
<line> nos processos reivi*di*ató*ios d* l*ta e par*icipação po*ítica e so*ial. </line>
</par>
<par>
<line> A rel*ç*o com a cida** o sofrimento u*bano relacionado à* formas de u*o e d* * </line>
<line> ocupação, foi tratado por *az (2016) q** se debruç*u *ob*e o sofr*m*nto * as vulnerabili*ades </line>
<line> inerentes ao enfrentamento coti*ian* da exclusão e da desigu***ade *e pes*oas em situação *e </line>
</par>
<par>
<line> *ua. *este sentido caminhou o estudo de Sousa (2017), </line>
<line> n* q*al analisou a estima de jove*s </line>
</par>
<par>
<line> em relação * cida*e de *ortaleza, apontando a art*culaç*o ent*e o modo d* vida n* cidade e o </line>
<line> a*oec**ento *síquic*, e* es*e*ial ao *enôm*no do *uicídio. O ambiente cit**ino ta*b*m foi </line>
</par>
<par>
<line> objeto d* Silva (20*9), que buscou *onhecê-lo a *artir </line>
<line> da afetividade de se*s habit*nte*, </line>
</par>
<par>
<line> investi*ando o *ap*l da paisa*em urbana, demon*trando </line>
<line> como esta extr*pola </line>
<line> * s ua </line>
</par>
<par>
<line> mat*rialidade e ade*tra em questões subjetiv*s, evoca**o afe*ivi*ades. </line>
<line> Ribeiro (201*) *xaminou a existência de afetos (*es)pot*n*ializadores que </line>
<line> facili**m/dificultam *s processos de apropriação e de identifica*ão de morad**es em relação </line>
</par>
<par>
<line> a* ba**ro onde vivem. Por *ua </line>
<line> vez, Bertini </line>
<line> (*0*6), </line>
<line> p*sq**so* os af*tos *e id*sos qua*to </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> **ntro da ci*a*e d* Fortaleza, dem*ns*ran*o o impacto da* transformações urbanas *os </line>
</par>
<par>
<line> sentimen*os </line>
<line> de i*osos, consid*r*dos tes*emunhas vivas do p*r*urso cultural, histó*i*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> urba*ístico de*te lugar. O *úbli** ido*o t*mbé* f** </line>
<line> alvo das pesquisa* </line>
<line> de Ponte (2010) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Vie*ra (2012), os qua*s anali*aram </line>
<line> os afe**s vinculados à relação ido*o-abr*go/si*uação </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> abr*gamento, abordando *s *ondições de m**adia (Lares *e L*nga Permanên*ia) c*m * nív** </line>
</par>
<par>
<line> de sat*sfação dos </line>
<line> idosos residentes, be* como </line>
<line> os proce*sos </line>
<line> de *p*o*riação do espaç* e su* </line>
</par>
<par>
<line> *el*ção com o envelhecimento. Ainda e* relação ao ambie*te abrigo, Ribei** (2008) </line>
</par>
<par>
<line> i*vestigou os *fe*os de adolesce*tes </line>
<line> q*anto à s*a família </line>
<line> de orig*m, d*stacando pape* o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> i**tit*ição com* mediador* de af**os e *e direitos, capa* de potenciali**r ou despot*ncializar </line>
</par>
<par>
<line> para a conquista </line>
<line> e a *fetiv*çã* </line>
<line> do di*eito à </line>
<line> conv*vên*ia familiar * comunitári*. </line>
</par>
<par>
<line> A questão dos conf*itos fun*iário* fo* *nvestigada por P*ch**o (201*), que analisou a* </line>
</par>
<par>
<line> *mplicações p*icossociais decorre*tes da* disputa* de </line>
<line> poder adv*ndos do pr*cesso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> d*sapropriaç*o de u*a c*muni*ade, ale*tan** que *s *nt*rvenções *rba*ísticas e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> es*eculação imobiliária acentuam </line>
<line> o caráte* segr*gacionista do desenvolvimen*o </line>
<line> ur***o, </line>
</par>
<par>
<line> impactando * vida </line>
<line> da parcela pobre da população </line>
<line> que se torna alvo de desap*opriações o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> remo*ões. N*s*a m*sma direção, ma* no context* rural, **rtins (*020) se *ebru*ou sobre os </line>
</par>
<par>
<line> processos de </line>
<line> de*apro*riação c**pulsória pelas obras *e um p*ojeto públ*co *s práticas e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> resist*ncia desenvo*vid*s pel* população. Já Band*i*a (2012) analisou as con*ruên*ias </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> incong*uências </line>
<line> entr* *s diretrizes </line>
<line> urbanística* </line>
<line> *e um *lano de hab*taç*o e reabi*itação </line>
</par>
<par>
<line> ela*orado pelo pod*r *úblico * </line>
<line> os *fetos e as expe*tat*va* d*s m*radores de*te espaço. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, T*resin* PI, *. 1*, n. 03, art. 12, p. 260-278, mar. 2021 </line>
<line> www4.fsane*.co*.*r/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. P. Pacheco, L. E. E. *. Sousa, Z. A. C. *onfim </line>
<line> 2*8 </line>
</par>
<par>
<line> A discussão entre afetividade e ambiência *e trabalho nas polí*icas de saúde foi t*ma </line>
</par>
<par>
<line> das pesq*i*as d* F*itosa (2014) e Sil** (201*), na* qua*s se discutir*m </line>
<line> os *fetos q**nto às </line>
</par>
<par>
<line> p**í*icas e espaços de atuação de psicólogos nas Residênc**s Integrad*s de S*úde da F*mília e </line>
<line> nas Equ*pes de Saú*e d* Fam**ia, respe*tivamen**, e seus impactos na formação e *a práxis </line>
<line> profissi*nal. Com olhar semelh*nte, *é*ix (2011) i*vestigou a perspectiva dos tr**a*hador*s </line>
<line> dos **ntros de A*ençã* Psicossocial. O* **tu*os evid*nc*aram u*a estima de lug*r </line>
<line> des**tencial*zadora associ*da à* *ond*ç*es d* gestão do serviço e de trabalho, à p*eca*ie*ad* </line>
</par>
<par>
<line> labora*, * i**o*ogia que ampara a *emanda pelo serv*ç* * * p*á*ica pro*ission*l </line>
<line> oferecida </line>
</par>
<par>
<line> nesses *ocais. O ponto *e v*sta do usuário foi abordado na an*lise de Barreto (2017) *cerca da </line>
<line> estima *e *ug*r das pessoas *tendidas pelo Cen*ro de Saúde d* Famíl*a, na qual d**endeu que </line>
</par>
<par>
<line> conh*c*r os a*eto* sobre o amb**n*e amplia as </line>
<line> p*ssibilida*es d* a*õe* e serviço* *ais </line>
</par>
<par>
<line> efi*azes, uma *ai*r </line>
<line> implicação *o usuári* com *m mo*o de vive* saudável, </line>
<line> bem como </line>
</par>
<par>
<line> comuni*ades mais p*rticipativa*, au*ônomas * empoderadas c*m o seu *roces*o d* sa*de. </line>
</par>
<par>
<line> O am*iente ho**italar f*i alvo das in*estigações de Pinheiro (*00*), que anal*sou </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> i*fluên*ia d*sse ambie*te n*s manifest*çõe* e exp*e*sõe* d* *or *or pa*i**tes *ncológic**, e </line>
</par>
<par>
<line> L*ma (2013), que relacion*u *orte aos **ntime*tos e à* *moções a </line>
<line> das profiss*onais de </line>
</par>
<par>
<line> ps*cologia na *nter-relação co* o am**ente </line>
<line> do hospital enquanto local de t*ab**ho. </line>
</par>
<par>
<line> Quanto às nec*ssida*es espec*ais, Martins (*015) discutiu a relação en**e * estima de </line>
</par>
<par>
<line> *ugar e as cond*ções de acessi*ilida*e </line>
<line> dos espaços, demons*rando i*p*cto *as vivências o </line>
</par>
<par>
<line> urbanas d* pes*oas c*m defici*ncia *isu*l com* afetos (des)poten*ializadores d* sua a*ão na </line>
</par>
<par>
<line> cidade. N*s*a me*ma </line>
<line> direção, or*en*ou-se Augusto </line>
<line> (20*6), ao ab**d** as condições </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ace*sibilidade de alu*os su*dos e* </line>
<line> relação ao ambiente ac*dêmi*o, </line>
<line> questionando se as </line>
</par>
<par>
<line> po*íticas de inclus*o *ão suficie*tes *ara to*nar * univers*dade aces*ível. A partir dos a*tores, </line>
<line> o lugar e suas cond*ções *e usufruto e de ac*ssibilidade são ent*ndidos como *m* dimens*o </line>
<line> imp*rtante n* dialé*ica exclusão-*nclusã* das pess*as com deficiênci*. </line>
</par>
<par>
<line> O amb*ente e*portivo foi pesq*isado por Vian* (*009), </line>
<line> que estudou as *moções </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> atletas de co*peti*ão d* diversas modalidades. Por meio da </line>
<line> articulação entre a Psicologia </line>
</par>
<par>
<line> *mbient*l e a Psic*l*gia do Esporte, verifico*-se *ue </line>
<line> um a </line>
<line> v*nculaç*o posi*i*a com o </line>
</par>
<par>
<line> a**iente é poten*ializado*a *as ações *os indivíduos, *elhorando o desempenh*, *em *om* </line>
<line> sinalizando a **cessidade que *écnico* e ps*cólogo* desportivos planejem o e*vol*imen*o *os </line>
<line> at*e*as, *tentando para q*estões socioemocionais ** am*iente esp*rtivo *e co*petição. </line>
<line> Embor* defen*idas de*tro *o rec*rte tempora* de*ta pesqui*a, h* uma diss*rtação </line>
</par>
<par>
<line> (M*LO, 201*) e du*s teses (FEIT*SA, </line>
<line> 2*19; PA*E*TE, 2020) ainda não indexadas no </line>
</par>
<par>
<line> R*positório Instituci*nal *, por isso, não es*ão integradas na análise f*na* deste trabalho. No </line>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 18, n. 03, *rt. 12, p. 260-278, mar. 2*2* www4.fsanet.c*m.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Revi*ão *istemática d*s *ro*uçõ*s ** La*oratór*o de P*squisa em Psicologia Ambient*l </line>
<line> 2*9 </line>
</par>
<par>
<line> entanto, *or *ncontrarem-se menc***a**s no L*t*es da co*rd*nador* do LO*US, e devido à </line>
</par>
<par>
<line> i**or*ân**a d*s estudos </line>
<line> rea*izad*s, s*rão </line>
<line> ap*esentados brevemen*e nesta se*ão. Em sua </line>
</par>
<par>
<line> disse*tação, Melo (2019) </line>
<line> di*cute os a*pec*os e*istemológicos e ontológicos da </line>
<line> polít*ca </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> habitação do Programa Fede*al Mi*h* Casa, Minha V*da, e as e*pecif*cida*es psicoss**iais </line>
</par>
<par>
<line> sobre lugar da mu*her como benef*ciária d*ste Programa. A pesq*isa foi realizada em um o </line>
<line> conj*nto habi*a*i*nal em Sobr*l-Ce*rá, re*ultando na c*mpreensã* d* que as mulheres se </line>
</par>
<par>
<line> *inculavam às *uas ca*as por necessid*des de *ug*r *ró*rio, **g**ficando aquisi*ão como a </line>
<line> "um sonh* realiz*do". </line>
<line> Em rel*ç** às teses, a primeira defen*ida no LOCUS foi a de Feit*sa (201*), qu* </line>
<line> abordou os direitos dos povos indígena, compreendendo os *f*tos e os co*fli*os i*plica*o* </line>
</par>
<par>
<line> na* vivênc*as de lideranças indíge*as </line>
<line> a*te as **eaças, prin*ipal*ent*, ao </line>
<line> s*u povo, à sua </line>
</par>
<par>
<line> sob*evivência e à sua cu*t*ra. O estudo explicitou um mo*imento sóci*-históri*o **aléti*o em </line>
<line> q*e se expressam as co*cepç**s das lid***nças sobre o *er i*dígena como *mplicação com a </line>
<line> cul*ura, a ancestralidade e o c*mpromisso com as fu*u*as gerações, impulsionan*o a luta em </line>
<line> defes* da Mã* Ter*a. Já os a*etos despotenc*alizadores relacionam-se **s *o*f*itos intern*s e </line>
</par>
<par>
<line> ex***nos, à *alta de r*conhec*mento * </line>
<line> apoi* e fra*i*iza*ão </line>
<line> d*s laços entre iguais e com </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> lugare*. * tese de Parente (2020) se </line>
<line> de**uçou sobre o fenômeno dos afetos </line>
<line> vivenciados em </line>
</par>
<par>
<line> relação ao *a*rim*nio cultural no contexto da ci*ade de Sobra*-Cear*. No </line>
<line> tra*al**, o autor </line>
</par>
<par>
<line> *present* com* a di*âmica tran*ac*onal de morado**s de áreas urban*s com o </line>
<line> patrimônio </line>
</par>
<par>
<line> cultural, mate*ial ou ima*erial, traz implicaçõe* soci*i* * </line>
<line> *ão só no desenvolvi*ento </line>
</par>
<par>
<line> inf*aestrut*ral, mas no* us*s políti*o-eco*ômicos e no camp* dos afetos. </line>
<line> 3.3 Os procedi*entos *etodol*gi*os: *aptan*o afe*os e lu*ares </line>
<line> Pesquisas "[...] s*o frutos de *e*erminada inserção ** real, nele encontrando suas </line>
<line> raízes e s**s ob*etivos" (MIN*YO, **01 p.18), devend* o métod* *companhar a dinâmica do </line>
</par>
<par>
<line> me*o ** que pesqu*sa se inse*e para resp*n*er às práxis na vida cotidiana pautada * </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> realidade (MONTERO, 200*). Ao an*lisar as ***duçõ*s do Locus, percebeu-se que as </line>
<line> p*squis*s seguiram a historicidade dos fenô*enos, tendo seus métod*s transf**mados </line>
<line> conforme as de*andas soci*is *e apresentavam. </line>
<line> Aproximadamente 52% do* t**balhos u*ilizar*m **men*e essa pers*ecti*a, a saber: </line>
<line> Pinheiro (2009), Ponte (*010), Lima (*01*), *él*x (2011), *ilva (2012), Vieira (2012), Lima </line>
</par>
<par>
<line> (20*3), Feitosa (2**4), M*rtins (20*5), Ribeiro (2015), *az (201*), Au*usto (2016) *i*va e </line>
</par>
<par>
<line> (2019). O* </line>
<line> d*m*is 48%, </line>
<line> além d* </line>
<line> perspectiva qualitat**a, ut*lizaram suporte </line>
<line> estatí*ti*o, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te**s*na P*, *. 1*, n. 03, a*t. 12, *. 260-27*, m*r. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. P. *ach*c*, L. E. E. M. Sous*, Z. A. C. B*nfim </line>
<line> 270 </line>
</par>
<par>
<line> car*cterísti*o das aborda*en* quantitativas: Bertini (200*), Ferreir* (*006), Furlani (20*7), </line>
<line> *ibeiro (2008), Viana (2009), *lencar (2**0), Bandeira (2012), *abral (2015), Sousa (2017), </line>
<line> Barreto (2017), *acheco (20*8) e Mar**ns (2020). É *mporta*te sa*i**tar que todas as </line>
<line> p*squi*as c*m es*atística se *p*e*entaram com o carát*r comp**m*ntar à qualitativa, devendo- </line>
</par>
<par>
<line> se, principalmente, à uti*ização de s*a co*posição integr*l, </line>
<line> *pre**nt* u*a esca*a </line>
</par>
<par>
<line> psicométrica (BOMFIM et a*., 2014). </line>
</par>
<par>
<line> Minayo (2001, p.15) afirma que "[...] * objet* das ciênc*a* *o*ia*s * e*sencialmente </line>
</par>
<par>
<line> qualitat**o", um* </line>
<line> vez qu* as </line>
<line> pesqu*sas buscam *espond*r às qu*stões particu*ares em um </line>
</par>
<par>
<line> nível de realid*de que, ge*almen*e, não pode ser alca*çado pela per*pecti*a *uanti*ati**. *o </line>
<line> entanto, sali*nta que os mé*odos não sã* excludentes ou opos*os, mas se *ompleme*tam de </line>
<line> modo a abran*er a realidade e a romper *ico*omias. Nos est*dos, a*guns auto*es *al*en*aram a </line>
</par>
<par>
<line> importância e potenc*alidad* da </line>
<line> naturez* mista, pr*ncipalment* no que diz re*peito à Escala </line>
</par>
<par>
<line> de Estim* de Lugar e aos Ma*as Af*tivos (CABR*L, 2015; PACHEC*, 2018; M*RTIN*, </line>
<line> 2020). </line>
<line> Quant* *os pro*edimentos *ara a con*tr**ão do co*pus das p*squisas, c*mo mostra o </line>
<line> Quad** 02, o principal métod* *tilizado é o Instrumento Gerado* de Ma*as Afet*vos (IGMA), </line>
</par>
<par>
<line> *parece*do ** </line>
<line> 22 pes*uisas (88%). Este *é*od* fo* *esenvolvido por Bomf*m </line>
<line> (2*10), </line>
</par>
<par>
<line> consi*tindo </line>
<line> em *m modo qua*itativo q*antitativo de coleta e e </line>
<line> análise de </line>
<line> dados, q*e utiliz* </line>
</par>
<par>
<line> *omo síntese inter*re*ativa a com*aração e*tre ima*ens e *inguagens obti*as p** meio </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> de*en*os, me**foras e escores da Esc**a de Estima de Lugar (BOM*IM et al., 20*4). </line>
</par>
<par>
<line> Com* *esul*ado, obt**-se a *onstrução de mapas afetiv** que expressam os </line>
<line> *ent*men*os e *s emoções e a implicação psicossoci*l do indiví**o em relação * um amb**nt* </line>
</par>
<par>
<line> de *** realidade. * IGM* já foi utilizado co* </line>
<line> a*olescentes, adultos, </line>
<line> **oso*, home** e </line>
</par>
<par>
<line> mulh*res. Há p*s*uisas com deficientes visu**s e a*ditivos, pacientes oncológicos, et*., *em </line>
</par>
<par>
<line> *om* aplic*do </line>
<line> em </line>
<line> *i*er**s context*s, c*mo e*colas, *ns*ituições *e *aúde, a*rigo* de longa </line>
</par>
<par>
<line> perma**ncia, comu*idades e ba*rros (zonas *ural e urbana). *bserva-*e que a utiliza*ão *est* </line>
</par>
<par>
<line> instrumento tem contr*buído para o **erfeiçoament* ** método ao longo dos </line>
<line> *nos, por </line>
</par>
<par>
<line> a*pliar os conte**os de apli*a*ã* e * forma c*m* ele é ut*l*zado. </line>
</par>
<par>
<line> N*s pes*uisas, destacam-se *amb** a Entr*vista </line>
<line> (52%), Diár*o de Campo (28%), </line>
</par>
<par>
<line> Grupo Focal/Círcu*o de Cultura (24%) e Observa*ão </line>
<line> *articipante (20%). Além *estes, </line>
<line> há </line>
</par>
<par>
<line> **visã* *ibliográfic* (8%), Autobio*raf*a/Narra*iva Ambienta* (8%), Tr*lhas/**m*nhadas </line>
<line> (8%), *ues*ioná*ios (8%), Investig*ção-Ação-Participativa (4%), Mét*do D*alóg*co- </line>
</par>
<par>
<line> Vive*cial (4%) e Documen*al/Prontu*rios (4%). *ale salien*ar </line>
<line> que os mé**do*, c*nfor*e </line>
</par>
<par>
<line> apresen*a * Qua*ro 01, *ão foram *t*lizad*s se*aradamente, 80% das pesq*isas uti*izaram </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 18, n. 0*, a*t. 12, p. 260-278, mar. 2**1 ww*4.fs*net.com.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Revi*ão Sistemática d*s Produções do Laboratório de P*squisa em Psicolo*ia Ambiental </line>
<line> 271 </line>
</par>
<par>
<line> dois métodos ou mais, caracteriz*ndo-s* como mu*timétodos. Es*a a*ordagem se define p*lo </line>
<line> uso *e dois ou mais métodos, q**lita*ivos e/ou quanti*ativos, tendo o "[...] *r*pósito *e </line>
<line> diminuir os vies*s in*rentes à adoção de *rocedi*entos que ressaltem apenas um aspe*to do </line>
<line> objeto e* **tudo" (GUNT*ER; E*ALI; PINHEIR*, 2011, p. 241-242). É inter*s**nte </line>
</par>
<par>
<line> pon*uar, ai**a, </line>
<line> que a re*erida abo*dage* *oad*na com os p*es**postos da Psicologia </line>
</par>
<par>
<line> *mbie*tal, pelo caráter tran*discipl*nar da á*ea e *ela forma que estuda ** in*erações pessoa- </line>
<line> ambiente, em diálogo com outros campos do saber. </line>
<line> Qu*dro 01 - Combina*ão metodológica </line>
</par>
<par>
<line> Porce*tagem </line>
<line> Méto*os </line>
<line> Pesquisas </line>
</par>
<par>
<line> (%) </line>
<line> In*tru*en*o </line>
<line> Gerador </line>
<line> de *apas </line>
<line> Bertini (2006), Viana (2009), Félix </line>
</par>
<par>
<line> Um único </line>
<line> Afe*ivos. </line>
<line> (2011), Sousa (2017). </line>
</par>
<par>
<line> método </line>
</par>
<par>
<line> 20% </line>
<line> Entr**ista. </line>
<line> Ribeiro (2**5). </line>
<line> In**ru*ento </line>
<line> Ge*ador </line>
<line> de Mapas </line>
<line> Fur*an* (2007), **ma (*013), Feitos* </line>
</par>
<par>
<line> Afetivo* * Entr*vis*a. </line>
<line> (*0*4) e B*rr*to (201*). </line>
</par>
<par>
<line> In*t*ument* </line>
<line> Gerador </line>
<line> de Mapas </line>
<line> Vieira (2012), Cabr*l (2015), Pache*o </line>
</par>
<par>
<line> Afeti*os, Entrevis*a, Observa*ão, </line>
<line> (2018) e Martins (2020). </line>
</par>
<par>
<line> Grupo F*ca* e Diário de Cam*o </line>
</par>
<par>
<line> In*tru*e*to </line>
<line> **rador </line>
<line> de *ap*s </line>
<line> Ribeiro (*008) e Au*usto (201*). </line>
</par>
<par>
<line> Afetivos, Obs*rvação-P*rticipa*t*, </line>
<line> Diário de Cam*o e Entrevista </line>
</par>
<par>
<line> I*strum**to </line>
<line> Gerador </line>
<line> *e Mapas </line>
<line> *andeira (2012) e Martins (201*). </line>
</par>
<par>
<line> A*e*ivos e Q*estionár*o. </line>
</par>
<par>
<line> Instrumento </line>
<line> Gera**r </line>
<line> d* Mapas </line>
<line> *le*c*r (2010) </line>
</par>
<par>
<line> Afetivos, T*il*as e Gr**o Foc*l. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> M*ltimét*dos </row>
</column>
<column>
<row> Método </row>
</column>
<column>
<row> D*aló**co </row>
</column>
<column>
<row> Vivencial, Lima (*010). </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> 80% </row>
</column>
<column>
<row> Círcul* de Cu*tur*, *aminhada </row>
<row> Co*unitári*, D*ár*o de Camp*. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> In*t*umento </line>
<line> *erador </line>
<line> d* Mapas </line>
<line> F*rre*ra (2006) </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *fetivos e Grupo Focal. </row>
<row> Revisão Bib*iog*áfica e Ent*evis*a. </row>
<row> R*v*são Bib*i*gr*fica, *iário *e </row>
<row> Campo, Instrumento Gerador de </row>
<row> Mapas Afetivos e Observação. </row>
</column>
<column>
<row> *i*va (201*) </row>
<row> Paz (2016). </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teres*na PI, v. 18, *. 03, art. 12, p. 260-278, mar. 2021 </line>
<line> www4.**anet.co*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. P. Pache**, *. E. *. M. Sousa, *. A. C. Bonfim </line>
<line> 27* </line>
</par>
<par>
<line> Obser*ação, Instrume*to Gerado* </line>
<line> Pinheiro (2009) </line>
</par>
<par>
<line> de Mapa* Afetivos, *r*ntuários </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Entrevista. </line>
</par>
<par>
<line> In*trumento </line>
<line> G*rado* </line>
<line> de Mapas </line>
<line> Ponte (2010) </line>
</par>
<par>
<line> Afeti*os </line>
<line> e </line>
<line> A*tob*og*afia </line>
</par>
<par>
<line> Ambiental. </line>
</par>
<par>
<line> Instrumento </line>
<line> Gerador </line>
<line> de Ma*as </line>
<line> Silva (**19). </line>
</par>
<par>
<line> *fetivos, Narrati*a Ambi*ntal e </line>
<line> Diár*o de Ca*p*. </line>
<line> Fonte: Elaborado pe*os au*ores. </line>
<line> Den*re as *omb*nações de méto**s ma*s c*mun*, tem-se: *) Inst*um*nto *erad*r de </line>
</par>
<par>
<line> Mapas Afetivos e E**revista; e 2) </line>
<line> Instrumen*o Gera*or de *apas Afeti**s, Entrev*sta, </line>
</par>
<par>
<line> *b**rvaç*o, Grupo Fo*a* e **ário d* Camp*. *ess*s co*binações, os pesq*isadores </line>
<line> *pontar*m * utiliz*ção *as Entre*i*tas, Grupos F**ais e Diár*o *e C*mpo * fim de aprofundar </line>
<line> as discuss*e* so*re *s temá*icas e im*gen* afetivas advind*s dos res*ltados d* Instrumento </line>
<line> *erad*r d* Mapas Afetivos. </line>
<line> Q*anto aos procedim**tos *e análise, há grande destaqu* pa** a Aná*ise de Conteúdo </line>
<line> de Bardin (*977), **e consiste em um co*junto de técnica* e/ou procedime*tos sistem*ticos </line>
</par>
<par>
<line> *e anál**e da comun*cação. Por meio </line>
<line> d*la, o </line>
<line> *esquisad*r ob**m de**rminados indicad*res </line>
</par>
<par>
<line> com *s qu*is pode f*zer in*e*ências ** **nhecimentos s*bre cont*údos *r*sentes, **plíci*a e </line>
</par>
<par>
<line> impli*itamente, na produção e recepção </line>
<line> da </line>
<line> comuni*ação do *enô*en* *s*udado. Mais ou </line>
</par>
<par>
<line> menos *2% *tilizaram essa perspectiva como principal ferramenta de interpreta*ão: Pi*h*i*o </line>
</par>
<par>
<line> (2009), P**t* (2010), Lim* (20*0), F*l*x (*011), Silva (2*12), Vieira (2012), Lima </line>
<line> (2013), </line>
</par>
<par>
<line> Feitosa (2014), Martins (201*), Ribeir* (2*15), Paz (2016), Augusto (2016) * Silva </line>
<line> (2019). </line>
</par>
<par>
<line> Ou*ras ** p*squisas (44%), *lém *ela, contaram **m o su*o*te da estatístic*: *e*t*ni (20*6), </line>
</par>
<par>
<line> Ferreira (2006), Fu*lani (2*07), Ribeiro (20*8), Vi*na </line>
<line> (2009), A*encar (2*10), Bandeir* </line>
</par>
<par>
<line> (2012), Ca*ral (2015), *ousa (2017), Pacheco (2018) e Marti*s (202*). Somente um es*u** </line>
<line> (Barre*o, 2017) utilizou A*álise de Disc*rso e Análise estatístic* com*lementar. </line>
</par>
<par>
<line> No gera*, obt*ve-*e que 96% d*s estudos desen*olvidos </line>
<line> n* la*ora*ório util*za* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> A*álise de Conteúdo para *rab*lhar *om as in*o*mações. É </line>
<line> importante desta*ar que </line>
<line> um *os </line>
</par>
<par>
<line> *rinc*p*is motivos pela *scolha da *nálise de Cont*údo d*z respeito à coerênc*a entre essa e o </line>
</par>
<par>
<line> *nstrumento *erador *e Mapas Afetivos, </line>
<line> *ma vez q*e o </line>
<line> IG*A, em sua c*ns*itui*ão, conta </line>
</par>
<par>
<line> com o* **ocedimento* de cod*ficaçã* </line>
<line> e </line>
<line> interpre*ação de dados da Anál*se de </line>
<line> *onte**o </line>
</par>
<par>
<line> (Bomfim, </line>
<line> 2*10). É r*levante, ainda, pontuar q*e al*umas pesq*i*as uti*iza*a* so*tware* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> análises qual*t*tivas e quantitat*vas. Pa*a análises estatística*, Fer*eira (2006), *urlan* (2007), </line>
<line> Re*. FSA, Teresi*a, v. 18, n. 03, a*t. 12, p. 260-2*8, mar. 2021 www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Revis*o Sistem*ti*a das Produçõ*s do Laboratór*o de Pesquisa em Psicologia Ambiental </line>
<line> 273 </line>
</par>
<par>
<line> Ribei*o (2008), Cabral (2015) utiliza*am o Statistical Package *or the Social Sciences (SP*S); </line>
<line> e Sousa (2017) e *a*reto (2017) ut*l**aram, respectivament*, o Micros*ft Excel e o Mplus. *á </line>
<line> *ara **álise qu*lit*tiva, Fei*osa (2014) contou com * auxílio do so*tw*re A**as.t*. </line>
<line> Q*a*t* ** sexo dos part**ipant*s *os estudos, 92% d*s pesqu*sas f*ram desenv*l*id** </line>
<line> t*nto com ho*ens como t*m*é* com m*lher*s. A*enas d*as pesq*isas **ram *esenvolvidas </line>
</par>
<par>
<line> som**t* </line>
<line> co* *m gênero, sen*o a *e Po**e (2**0) com homens; e a d* Lima (2013) com </line>
</par>
<par>
<line> *u*he*es. Em *el*ção * faixa etária, co*form* o Quad*o *5, *0% </line>
<line> d*s pesquisas *oram </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvidas com adul*os e* geral, acima de *8 ano*. Em seguida, aparecem as pesquisa* </line>
</par>
<par>
<line> desen*olvidas *om*nte com </line>
<line> jovens (20%), entre *s 1* a 29 anos; Idosos, acim* de 60 anos </line>
</par>
<par>
<line> (12%); e *dolescentes (12%). Nenhum* pesqui*a *eve o enfoque </line>
<line> sobre q*estões de raç*, </line>
</par>
<par>
<line> g*nero *u orientação s*xual. </line>
</par>
<par>
<line> Em **laçã* ao* lugares d* re*liza*ã* das *es*uisas, 76% delas f*r*m r**lizadas ** </line>
</par>
<par>
<line> cap**al, Fortaleza; s*guido po* 16% ** </line>
<line> interi*r (FERR*IRA, 20*6; CABRAL, 2015; </line>
</par>
<par>
<line> BARRETO, 2017; MARTINS, 2020); e 08% abrangendo inte*io* e ca***al (FUR*ANI, 2007; </line>
<line> FEITOSA, 20*4). ** inte*r*r *s infor*açõ*s sobre a* temáticas das pesquisas, *p*e*en*adas </line>
<line> anter*ormente, com os proced**ent*s *etod*lógi*os adot*dos, é p*ssível compreender mais </line>
<line> a*p*amente, *m con*onância co* os c*nte*tos *sicossociai* do* par*icipante*, a impor*ân*ia </line>
</par>
<par>
<line> da relação e*tre os fenômeno* </line>
<line> de estudo, os m**odos utiliza*os e </line>
<line> os alcances de </line>
<line> cada </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> 4 CONSIDERAÇÕES FI**IS </line>
</par>
<par>
<line> Em 2020, o LOCUS completou *7 ano*. Qu*torze ano* já se passaram d*sde que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pri*eira dissert*ção produzida </line>
<line> dentro do labo*atório f*i def*ndida no Programa de Pó*- </line>
</par>
<par>
<line> Graduação em P**cologia d* Uni**rsidade Fe**ral do Ceará. Ao long* desses anos, *oram </line>
</par>
<par>
<line> *esen*olvi*as 26 dissert*ç*e* e 02 *ese*. Esse trabalho *e </line>
<line> anál*se das prod*ções demarca </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> preser*ação da históri* do lab**atório e reconhece suas co**ri*uições *ie*tífic*s à psicologia, </line>
<line> em espe*ial, às Psicologias Ambi*nta* e Soc*al. Além *e traçar um percurso hist*ri*o, </line>
<line> *e*ático e metodológico do laboratóri*, refl*t* também p*rte d* história do PPGP-UFC, *om </line>
<line> suas *onsequentes contrib*i*õe* *ientífi*as e sociais. </line>
</par>
<par>
<line> O* estudos desenvo**idos abrangem </line>
<line> div**s*s contextos em vulnerabilidades </line>
<line> soci*is, </line>
</par>
<par>
<line> da cidad* ao campo, dos ba*rros nobres às p*ri*erias, das u*iversid*des às *scolas, a*m**and* </line>
<line> analisar e interv*r no* processos psic**sociais que segregam e des*ote***aliza* a* vivências </line>
</par>
<par>
<line> humanas. *erifi*ou-se o *aráter interdisciplinar </line>
<line> voltado para a compreensão dos fenômenos </line>
</par>
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<line> Re*. *SA, Teresina PI, v. 18, *. 0*, art. 12, p. 260-*78, mar. 2021 </line>
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<line> 274 </line>
</par>
<par>
<line> e* suas *otalidades, apr*endendo as dinâmicas físicas, sociocultur*is, *sic*lógicas e polític*s. </line>
</par>
<par>
<line> Em**ra a *aioria das pes*uisa* utilize a mesma *ase te*rica, a natureza qualita**va e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *nstru*ento Gera*or de *apas Af*tivos, observou-se em cad* *ma o ap*ofundamento de </line>
</par>
<par>
<line> cate*orias t*óric*s, o alca*ce de novos territórios de atuaçã*, a adaptação </line>
<line> dos método* </line>
</par>
<par>
<line> uti*izad*s e uma nova *eitur* sobre os fenômenos. </line>
</par>
<par>
<line> As *ontribuições da* *rod***es do LOCUS no PPGP-UFC extrapolam o ca*po da </line>
</par>
<par>
<line> teorizaç*o ao </line>
<line> propor*iona* reflexões sobre um* </line>
<line> práxis </line>
<line> p*ofissiona* é*ico-*olit*camente </line>
</par>
<par>
<line> engajada, *ue *e conc*tena na famosa frase d* Kurt Le*in: "nad* ma*s prát*co do que uma </line>
<line> boa *e*ria". Vê-*e então, a* pesqu*sas se tornare* prática* *e tr*nsformação social, se*a pelo </line>
<line> desenvolv*mento de a**es de *xtensã* *u pe*as a*uações pro**ssiona*s daquel* *uja fo*mação </line>
<line> **i atraves*ada pela vivê*cia no lab*rató**o. </line>
<line> REFERÊNCI*S </line>
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<line> Lab*rat**io de *esquisa e* *sicologia Ambi*ntal. *ev. FSA, Teresi*a, v.18, n. 03, art. 12, p. 260- </line>
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<line> F. P. Pa*heco </line>
<line> L. E. E. M. Sousa </line>
<line> Z. A. C. Bonfi* </line>
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<line> 1) c*ncep*ã* * planej*me**o. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> *) análise e interpreta*ão *os dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) *laboração do rascunho *u ** revisão crí*ica *o *onteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) par*icip*ção na a*rovação *a versão fin*l do manuscrito. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
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<line> R**. FSA, *e*esin*, v. 18, n. 03, art. *2, p. 2*0-278, *ar. 202* </line>
<line> www4.fs*n*t.com.b*/r*vi*ta </line>
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