<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 03, art. 13, p. 279-29*, m*r. 2*21
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*21.18.03.*3
</line>
<line>
Estado do Conhecimento Sobre J*v*ntudes e C*ns*mo
</line>
<line>
Sta** of Knowledge A**ut Youth and *onsumption
</line>
</par><par>
<line>
*eona*d* Brião de O*iveira
</line>
<line>
Gradu**do em *iências S*cia*s na Un*v*rsidad* Federal do Rio Grand* do *ul
</line>
<line>
E-mail: leocie***asocial@g*ail.com
</line>
<line>
Victor H*go Nedel O*iveira
</line>
<line>
Dout*r em Educação pel* Po*tifícia Univer*idade Cat*li*a do Rio G**nde do S*l
</line>
<line>
P*ofessor da U*i**rsidade *ederal do Rio Gra*d* do Sul
</line>
<line>
E-ma*l: victor.juv*ntudes@gmail.com
</line>
</par><par>
<line>
E*der*ço: Leonardo B*ião *e O*ivei*a
</line>
<line>
Editor-C*ef*: D*. Tonny Ker*ey d* Alencar
</line>
</par><par>
<line>
UFRGS - *v. Bento Gonçalves, 9500, prédio 4*815,
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
g*b*n*t* 21*, Agro*omi*, *EP: 91.509-900, Port*
</line>
</par><par>
<line>
A*egre/*S, Brasil.
</line>
<line>
Ar*igo rece**d* em 10/02/2021. Última
</line>
<line>
vers*o
</line>
</par><par>
<line>
Ende*e*o:
</line>
<line>
Victor H**o *ede* Oliveir*
</line>
<line>
recebida e* *2/02/2021. *provad* em 23/02/20*1.
</line>
</par><par>
<line>
UFR*S - Av. Bento *onçalve*, 9500, p*édio 4381*,
</line>
</par><par>
<line>
*abinete 2*0, Agronomia, CE*: 91.5*9-*00, Porto
</line>
<line>
Avaliado pe*o *istema *riple R**iew: De*k Review a)
</line>
</par><par>
</page><line>
Alegre/RS, Br*sil.
</line>
<line>
pe** Editor-Chefe; e b) Double Bl*nd Revie*
</line>
<line>
(avaliação cega por dois a*aliad*r*s da área).
</line>
<line>
R*visão: Gra*ati*a*, Nor*ativa e de For*atação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. B. Oliveira, V. H. *. Oliveira
</line>
<line>
*80
</line>
</par><par>
<line>
R*S*MO
</line>
</par><par>
<line>
O pr*sente trabalho comp*eende a con*tr**ão do Es*ado de *onhec*m*nto a*erca do tema
</line>
<line>
\juven*ude* e consumo\, reali*ada a partir de tr*b**ho* selecion*dos na Bibli*tec* Digital
</line>
</par><par>
<line>
Bra*ileira de T*ses e Dissertações (BDTD). A met*do*og*a
</line>
<line>
consistiu no levantamento
</line>
</par><par>
<line>
*iblio*ráf*co, realizado sobre a base d* dados da BD*D, co*figurado *ob o recorte temporal
</line>
<line>
entre os *nos de 201*-*019 e utilizando-se, para as bus*a*, *as *alavras-**ave: *ov*n*,
</line>
<line>
*uventude*, consu*o e consu*ismo. Para se*e*ionar o* trabalhos que surgiram d* b*s*a,
</line>
<line>
realizou-s* uma leitura flu*u**t*, r**ultando em oi*o trabalhos. Desta*a-s* nos r*sultado* uma
</line>
<line>
maior*a de dis*ertações em relação às teses, a majorit**iedade das Ciên*ias Sociais nos
</line>
</par><par>
<line>
trabalho*, a *redomin*ncia das
</line>
<line>
i*s*i*uições públicas
</line>
<line>
pelas quais a* pesquis*s *artiram, bem
</line>
</par><par>
<line>
como par* o finan*i*mento delas, e os temas ide*tid*de e mídia, q*e f*ram os mais *bordados
</line>
</par><par>
<line>
p*las pes*u*sa*. *ess* f*r**, pode-se *onc*u** que *s in*t*tuiç*es pú*licas têm u*
</line>
<line>
p**el
</line>
</par><par>
<line>
impo*tante *ara as p**q*isas no cam*o das juventudes; que as Ci*ncias Sociais possuem um
</line>
<line>
interess* maior sobre o tema quando co*parado a outras áreas, e que isso se *eflet* nos
</line>
<line>
referenciais teó*icos e mét*dos *tiliz*d*s; e qu* os temas relacionados * *uve*tude e cons*mo
</line>
<line>
estão volt*dos, principalmente, para as questões r**acionadas à ident*dade e as mídias.
</line>
<line>
Pala*ras-ch*ve: Juventudes. Jov*ns. Consumo. Consumismo. Estado *e Conhe*ime*to.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
The presen* work co*prises the *onstructi*n of t*e Sta*e of Kn*wledge on the theme \you*hs
</line>
<line>
and consumption\, *ar*ied out from w*rks selected at the B*azilian Dig*tal Library of *heses
</line>
<line>
and Diss*rtations (BDTD). The m**hodology con*isted of a bib*iographic survey, car*i*d out
</line>
<line>
o* t*e BDTD database, confi*ured unde* the time frame bet*een *h* *ears 2015-2019 a*d
</line>
<line>
usin*, for the se*rches, t*e keywords: young peopl*, yo*t*, con*umption a*d consumerism.
</line>
<line>
To *el*ct th* jobs that em*rg*d fro* the sear*h, a *luctuating rea**ng was pe**ormed,
</line>
<line>
resulti*g *n eight job*. The *es**ts stand out in th* m*jority of dissertations *n relation t* the
</line>
<line>
theses, th* majorit* of Social S*ie*ces *n the w*rks, the predo*inanc* of public institut*ons
</line>
<line>
t*ro*gh w*ich the rese*rches s*arte*, a* well as for t*e*r f*n*ing, a*d the them*s identit* and
</line>
</par><par>
<line>
med*a, which we*e most
</line>
<line>
covered by resea*ch. Thus, it
</line>
<line>
c*n be conc*uded
</line>
<line>
that public
</line>
</par><par>
<line>
insti**tions have a* importa*t role for research in the field of yo*th; that the *ocial **ie*ces
</line>
<line>
have a grea*er inte***t on th* subject *hen compared to ot*er ar*a*, and tha* t*is *s re*lect*d
</line>
<line>
*n the theoretical references an* methods used; a** that themes rela*ed to youth a*d
</line>
<line>
co*sumpt**n *re mainly f*cused on i*sues related to *de*tity and the media.
</line>
<line>
Keyword*: You*hs. Youn*. Consumptio*. Consumeri**. State o* Knowled*e.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 18, n. 03, art. 13, p. 279-29*, mar. 20**
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/r*v***a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*s*ado d* C*nheci*ento Sobre J*ven*ud** e Consumo
</line>
<line>
2*1
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A juventude é uma *at*go*ia social há muito tempo dada, *elas mídias *radicionais e
</line>
<line>
pelo se*s* co*um, c*mo homogên*a, p*ssi*a * *ransgressora, *i*da que em termos esté*icos
</line>
<line>
e de consumo, é ti*a c*m* um mode*o a s* persegui*. *st* v*são estigm*t*zadora e, ao mesmo
</line>
<line>
t*mpo, *****aditór*a - na medida em que outro* pontos são exaltados - é superficial di**te de
</line>
</par><par>
<line>
todas
</line>
<line>
**
</line>
<line>
p*oblemá*icas his*ór*cas * s**iais q*e *emetem * *uestões ge*acionais, de classe
</line>
</par><par>
<line>
so*ial, de cont**to *c*nôm*co e político, etc (O*IVEIRA et *l, 201*; OLIVEIRA, 20**).
</line>
<line>
Apesar de mu*tos problem*s, fenômeno* e ex*er*ê*ci*s serem compart**h*dos por muitos
</line>
<line>
*o**ns, tais *onst*taç*es não p*dem s* *o*nar uma bar**ira pa** entender a diversid*de dess*
</line>
</par><par>
<line>
ca*egoria so*ial, ainda mais q*ando essa
</line>
<line>
h*mogeneizaç*o * ap*ssi*ação ins*ituc*onal e
</line>
</par><par>
<line>
ideoló**c* *
</line>
<line>
impost* e forçada sobre os
</line>
<line>
*ovens, *e ma*eira a cond*ciona-*o* de**ro de *ma
</line>
</par><par>
<line>
estrutura social. S*bre *sso, já dizia Pa*s (*990, *. 151): "[...] a **ventude de*e ser o**ada n**
</line>
<line>
apenas n* s*a a*a*ente unidade, mas tam*ém na sua diversi**d*.". A par*ir *aí, t*rn*-se
</line>
<line>
necessár*o u* ol*ar sob*e as ***entudes *ue as quali*iqu*m sob diversos aspectos da
</line>
</par><par>
<line>
realidade que as ati*gem, o* seja, os aspectos econômicos, *ultural, social,
</line>
<line>
polít*co,
</line>
</par><par>
<line>
contextual, entre u*a infini*ade de outros aspe*to*.
</line>
</par><par>
<line>
* fato é q*e * juven*ude dev* ser enca*ad*, a*t*s de t*do, como u*a co*p*exa
</line>
<line>
c*nstrução social, * como tal, sua co*cepç** vari** m*ito **rante o* d*ferent*s períodos das
</line>
<line>
so*ie*ade*, se*do qu* em *empos passados ela nem existira (*AIS ** a*, 2017). Dayrell (20*3,
</line>
</par><par>
<line>
*. 41) já assi**lava parte dessa *deia:
</line>
<line>
"Constr*ir uma definiçã* *e juven*ud* n*o é fá*il,
</line>
</par><par>
<line>
prin*ip*l*ente po*que os critérios q*e a cons**tuem sã* *istó*icos e cult*r*is. " Sendo *ssim,
</line>
</par><par>
<line>
não há *omo pensá-*a c*mo uma
</line>
<line>
cat*goria es*átic* e
</line>
<line>
*a*ural das *ociedades, *as
</line>
<line>
co*o
</line>
</par><par>
<line>
produto destas.
</line>
</par><par>
<line>
As discussõe* mais avança*as *ess* def*nição de j*ventu*e est*belecem o plural da
</line>
</par><par>
<line>
palavra (SANTOS *t *l, 2019), ou seja, * juventude
</line>
<line>
passo* a ser v**ta a p*rtir de sua
</line>
</par><par>
<line>
plur*lid*de, pro**cando, assim, recon*eci*ento o
</line>
<line>
d* *ue não exist* apenas uma *uventude,
</line>
</par><par>
<line>
mas v*r*as juventud*s em *m **smo espa*o de tempo e ao long* da históri*.
</line>
<line>
Já o d*ba*e so*re consumo, te* se m**tra*o potente nas ci*ncias h*mana*,
</line>
</par><par>
<line>
princ*p**mente quando o capitalismo começou a incor*orar fort*mente a
</line>
<line>
p*opag*nda
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
t*t*ca d* fomentar *sta prá*ic*, inte**ifi*ando o fenôm*no pe*o q**l se ch*m* de consum*sm*
</line>
</par><par>
<line>
- ou cultura do consumo (FONTANELLE,
</line>
<line>
2017). O consu**, c*mo a
</line>
<line>
antro*o*ogia *em
</line>
</par><par>
<line>
historicamente *emonstrado, é *lgo c*m*m a t**a* as sociedades h**an*s, enquant*
</line>
</par><par>
<line>
*n*en*i*o como o u*o da*
</line>
<line>
c*isa* (seja *ara nece*sidad*s biológicas ou
</line>
<line>
cultu*ais), mas toma
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Tere*ina PI, v. 18, n. 03, *rt. 13, p. 279-*98, mar. 20*1
</line>
<line>
www4.f**net.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. B. *liveira, V. H. *. Oliveira
</line>
<line>
282
</line>
</par><par>
<line>
uma *orma
</line>
<line>
difere*te qua**o se o realiza no capitalismo, onde
</line>
<line>
tudo é passível de vir**
</line>
</par><par>
<line>
merc*dor*a. Em *uitas sociedades o consumo a*arece *obre diversas práticas, às vezes sen*o
</line>
</par><par>
<line>
fu*da*ent*l pa*a manute*ção social, mas o c**ital***o a
</line>
<line>
irá
</line>
<line>
e*evar consumo **ve*s
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
extremo*. No século XI*,
</line>
<line>
Marx (1867) já diz*a que "A riqueza d*s sociedad*s em q*e
</line>
</par><par>
<line>
domina o modo-*e-produçã* cap*talista apr*senta-se co*o uma
</line>
<line>
"imensa acu*ulação d*
</line>
</par><par>
<line>
mer*adorias". O resultado *esse mo*o d* *ro*ução e e*ti*ulo ao consum* do s*stema
</line>
<line>
capitalista * * cultura do consumo, m*is *onhecida como consumis*o. O con*umismo, e*tã*,
</line>
<line>
é um fenômeno m*is *rofundo na vida dos indivíduos, p*is est* se t*r*a cen**al nas *e*aç*es
</line>
</par><par>
<line>
sociais e* *azão de seu significa*o s*mbólico. É através do c*n*umo que se formam
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
id**t*d*des, que se **entra *m
</line>
<line>
grupos, que se *ef*nem
</line>
<line>
posi*ões sociai*, que s* possibilita o
</line>
</par><par>
<line>
acesso a determinados espaços e que, em úl*im* anál*se, per*i*e que se p*ss* exercer o papel
</line>
<line>
de *idadão.
</line>
<line>
** sociedades cont*m*orâne*s estão mergu*hadas em um *éculo *m que o co*sumo é
</line>
<line>
uma prática *ent*a* na *ida dos indi*í*uos, de ta* maneira que há uma rel*ção de sobreposição
</line>
<line>
do p*pe* do c*ns*mo sobre a c*dadania, n* medi*a em que a segunda subj*z da *rimeira.
</line>
</par><par>
<line>
A lógica do *on*umo nos mo*de* da sociedade capitalista *egue a* leis
</line>
<line>
de seus
</line>
</par><par>
<line>
mercados, sendo estes, p*r razões orgân*c*s, e*pansionistas. Os *ov*ns, dentro
</line>
<line>
*e s *a
</line>
</par><par>
<line>
dependência *istê**c* *aseada
</line>
<line>
no consumo, são usado* como ferrament* dessa expansão,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ponto de eles m*sm*s se torn*em mercadoria (BACKES, 2016). Na for*a de mer*ado*ia, o
</line>
<line>
jov** é be* visto, na *e*ida em q*e e*e é o *adrão idea* de imag*m * de *ele*ionadas
</line>
</par><par>
<line>
caracte*ísticas. Fora de*se mundo, os jovens são
</line>
<line>
norm*l*ent* tratad*s so*
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
ó* i c a
</line>
</par><par>
<line>
redu*ionista, *e*ativa, apassivadora, que o estigm*ti*a * o ho*ogeneíza.
</line>
</par><par>
<line>
A etap* em que se prod*z e*t*do *e co*hec**en*o, por sua v*z, pr*posta por este o
</line>
<line>
tra*alho, busca estruturar e* *m determi*ado espaço de t*mpo *** conexão *e d*álogo dos
</line>
</par><par>
<line>
autores d*
</line>
<line>
área
</line>
<line>
de *studo (juve*tud*s e c*ns*mo) com s*as id*ias de pesquisa, ao *esmo
</line>
</par><par>
<line>
tempo
</line>
<line>
em que est*belece *ma rel*ção de reflexividade *ntre autor e leitor-pesquisa*or,
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
medi*a em que surgem mai* questioname*tos, *acu*as, v*riáveis,
</line>
<line>
et*., * se compreende*.
</line>
</par><par>
<line>
Então, as análises produ*idas por es** pes*uisa, vis*m produzir *ma *íntese *e uma am*stra
</line>
</par><par>
<line>
das
</line>
<line>
discussões *ais recentes so*re o
</line>
<line>
te*a, * *im *e pr*move* *sclarecimentos
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
que**ionamentos.
</line>
</par><par>
<line>
O tema de pesquisa
</line>
<line>
propos*o por este trabalho (*uventudes c*nsumo) e
</line>
<line>
nos *xpõe
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
uma det*r*inada con*untu** histó*i*o-soci*l, com diferentes posiçõ*s * f****s,
</line>
<line>
qu e * e
</line>
</par><par>
</page><line>
compreendem em um *spaço. O* in*eresses dos difere*tes a*o*es da trama social, desse m*do,
</line>
<line>
*uitas ve*es ** enc*ntram nas entrelinhas e *efle*e* também nas produções *o camp*
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina, v. *8, *. 03, **t. 13, p. *79-2*8, mar. 2021 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Es*ado d* Conheciment* Sobre *uventudes e Co**um*
</line>
<line>
283
</line>
</par><par>
<line>
acadêmico. *ntão, cabe ressa*tar que a construção do esta*o de c**hecimento busca também
</line>
<line>
anal*s*r e r*fleti* sobre conjuntura sistê*ica da qua* as partes que a atra**ssam devem *er de
</line>
</par><par>
<line>
interesse dos pesquisadores;
</line>
<line>
Mo*osini e Fernandes (2014, p.15*) assinalam isso
</line>
<line>
quando
</line>
</par><par>
<line>
f*lam: "[...] faz-se necessário c*nside*ar que a const*u*ã* ** uma *rod*ção cien*ifica está
</line>
<line>
relacionada não só à pessoa/pesquisad*r q*e a produz, mas a influên*ia* da instituição na qual
</line>
<line>
está i**erida, d* ***s *m que v*v* e de *uas relações **m a perspe*tiva gl*bal.
</line>
<line>
O es*ad* de conhecimen*o, então, tem papel fundam*ntal p*ra * pesquisador e pa*a a
</line>
</par><par>
<line>
pesqu*s*, princ*palmente na fas* exploratória
</line>
<line>
de um trabalho acadêmi*o, na m*dida *m que
</line>
</par><par>
<line>
p*odu* um
</line>
<line>
panorama *o assunt* a s*r pesquisado, e é
</line>
<line>
defi*ido
</line>
<line>
por Morosini e Fernan*es
</line>
</par><par>
<line>
(2**4, p.155) nos se*uin*es te*mo*: "I*e*tif*c*ção, registro, *ategorizaçã*
</line>
<line>
*ue
</line>
<line>
lev*m
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
r**lexão e à sín*ese sobre * produção cient*fica de *ma det*rminada área, em um determin*d*
</line>
<line>
*spaço de t*mpo, co*gregand* peri*d*cos, teses, dissertações e liv*os ***re uma temática
</line>
<line>
espe*ífica".
</line>
<line>
Tendo em vista *u* o estado *e conhe*iment* v**a t*mbém ess* promoç*o de novos
</line>
</par><par>
<line>
con*ecim***os, a par*ir dos apontamento* que se fa*ão neste
</line>
<line>
estudo *cerca *o **ma
</line>
</par><par>
<line>
juventudes e c*nsumo, *e*tará se lançar n*vas pro*lemática* e lacunas a se expl*rar,
</line>
<line>
promovendo, assim, o dese*volvimento científico, ain*a mais no tema ju*entude* e consu*o,
</line>
<line>
um *ema, sem dúvida*, muit* c*mplexo.
</line>
<line>
2 *ETODOLOGIA
</line>
<line>
Para a rea*i*ação de*te tr*ba*ho utilizou-se do *evantamento bibli*gráfi*o (GIL, 200*),
</line>
<line>
qu* consiste na busca de li*ros, revi*tas, a*t*gos, tese* e diss*rta*ões, os quais são delimi*a*os
</line>
<line>
*ob uma sér*e de f*tores, *ais como recorte tempora*, id*oma, tipo de t*a*alho, *alavra*-ch*ve,
</line>
<line>
e*c., a fim de se atingir *om a melhor qualid*de o objeto que *e pesquisa.
</line>
<line>
Escol*eu-se a Bibliot*c* Digital Brasil*ira de Teses * Dis*ertações (B*TD),
</line>
</par><par>
<line>
or**nizada pelo
</line>
<line>
Instituto Br*sileiro de *nform**ão em *iência e Tecno*ogia (IBICT), que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
uma instituição governamental q*e, segundo o seu s*te, tem
</line>
<line>
a missão de "promover
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
competência, o des**vol**mento de recursos e a in*ra**trut*ra de informação em ciência
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
tecnologia
</line>
<line>
para
</line>
<line>
a produção, socializaç*o e *n*egr*ção do conheci*e*to cientí*ico
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
tecnológico".
</line>
</par><par>
<line>
A busca na BDTD foi do *ipo avançada, consistiu em pes*uisar *o* a* e
</line>
<line>
palavras-
</line>
</par><par>
<line>
*ha*e: jovens, juventude*, consumo e co**umismo,
</line>
<line>
n*s *ampos de bu*ca, va**ando as suas
</line>
</par><par>
<line>
ordens,
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
m*neira a maximizar o
</line>
<line>
alcan*e ao* trabalhos dos temas de int*ress*. Outro f*ltro
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 03, art. 13, p. 279-298, mar. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. B. Oliveira, V. H. N. Ol*veira
</line>
<line>
2*4
</line>
</par><par>
<line>
a*licad* r**er*-se a* recorte temporal da pesquisa, que *oi de*imitado en*re o* an*s *e 2015 a
</line>
<line>
2019.
</line>
<line>
Para selecionar *s tr*b*lh*s, rea**zo*-se uma leitur* flut**nte em t*dos aque*es
</line>
<line>
*rabal*os em que os resumos apr*s**tavam conteúdo r*lac*onado com o *ema em questão. Ao
</line>
</par><par>
<line>
final, de
</line>
<line>
*1 r*su*tados, somente oito tra*alhos for*m selecion*dos
</line>
<line>
por se alinharem ao tema
</line>
</par><par>
<line>
da p*squi*a. O
</line>
<line>
pro*ess* de análise no* *rabalho* sel*cionados divi*iu-se em três par*es
</line>
</par><par>
<line>
principai*, que abr*gavam gr**icos, text*s e quadros, a fim de se *rgan*za* m*lhor *s
</line>
<line>
d*dos
</line>
</par><par>
<line>
obt i dos .
</line>
</par><par>
<line>
A prim*ira par** trat*-se de um **adro que contém *od*s os *ra*alho* sel*cio*ados e
</line>
</par><par>
<line>
inf*rma *ome o
</line>
<line>
do (a) autor (*), o tí*ulo do trabalh*, o a*o que foi public*do, o nível
</line>
</par><par>
<line>
*cadêmico e a u*i*ersidade. A seg*nda parte abrange o* dados *uantitativos, q*e exploram os
</line>
<line>
tipos d* *rabalh* (diss**tação ou te*e), as i*sti*uiçõe* de ensino e *ina*cia*ento envolvidas, o
</line>
</par><par>
<line>
an* d* pub*ica**o
</line>
<line>
dos *ra*alh*s, o conceit* CAP*S
</line>
<line>
dos P**s de
</line>
<line>
or*gem
</line>
<line>
dos trab*lhos e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
regi*o ** origem (Norte, Sul, ***este, *tc)
</line>
<line>
deles t**bém. Já
</line>
<line>
a ter*eira parte
</line>
<line>
explora
</line>
</par><par>
<line>
*ualit*ti*a*ente os *e**ltados, de *aneira a e*trair os mé*odos e técnicas utilizados p*los
</line>
</par><par>
<line>
tr*balhos, se** objet*vo* principais, os tema* mais *aten*es,
</line>
<line>
as palavra*-ch*ve que mais se
</line>
</par><par>
<line>
dest*cam etc.
</line>
</par><par>
<line>
Cabe ressa**ar que, apesar das tr*s secçõe* de res*ltados, po*e-se separá-los t*mbém
</line>
</par><par>
<line>
em duas par**s: o quadro de tr*balh*s **lec*o*a**s e a *nál*** quantitativa (pr*meira
</line>
<line>
parte)
</line>
</par><par>
<line>
traçariam u* *anorama dos cam*os científic*s, conside*ando, as*im, os aspect*s externos ao
</line>
<line>
conteúdo em *i dos trabalh** selecionados; enquant* que a análise qualitativ* (seg**da part*)
</line>
</par><par>
<line>
reflete justamente *obre aquilo que não foi a*rofundado na pr*mei*a: o
</line>
<line>
cont*údo produzido
</line>
</par><par>
<line>
p*l** pesquisas.
</line>
</par><par>
<line>
3 *ESULTADOS E DISCUSSÕ*S
</line>
</par><par>
<line>
No quadro que segue podemos observar os trabalh*s *elecionados na *iblioteca
</line>
<line>
Di**t*l d* Tese* * Dissertações (BDTD), in*or*ando sobre o (a) autor (a), títul*, ano, n*vel
</line>
<line>
(mestrad* ou dout*r*do) e universidade. Cabe reforç*r q*e foram selec*on*d*s somente
</line>
<line>
*rabalhos pub**cados **t*e 2015 a 2019.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, v. 18, n. 03, art. *3, *. 279-*98, mar. **21
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Es*ado *o Conh*cime*to Sob** J*ventudes e Consumo
</line>
<line>
285
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 1 - trabal*o* selecion*dos
</line>
</par><par>
<line>
No*e
</line>
<line>
*ítulo
</line>
<line>
An*
</line>
<line>
N*vel
</line>
<line>
Unive*sidade
</line>
</par><par>
<line>
BARR*IRO, Rafae* Garcia
</line>
<line>
En*re Redes: Juventudes, A*bie**** Virtuai* e Vidas Entre*ida*
</line>
<line>
20*9
</line>
<line>
Doutorado em Terapi* Ocupa**onal
</line>
<line>
Universidade Federal d* São Carlos
</line>
</par><par>
<line>
BRANDÃO, Deyse ** Fátima *o Amara**e
</line>
<line>
*o*sumo como exp*riência *ocial: *x*er*m*ntações, **vências e práti*as *a cultur* pop em um coletivo juvenil
</line>
<line>
20*5
</line>
<line>
Me*trado *m *nt*opologia
</line>
<line>
Univer*i*ade Federa* da Paraíba
</line>
</par><par>
<line>
BR**IL, Wene* da Silva
</line>
<line>
* **letivo fora d* e**o: ju**ntu*e organizada, pro*uç*o, circulaçã* e consumo cult*ral
</line>
<line>
2015
</line>
<line>
Mestrado em Socio**gia
</line>
<line>
Uni*e*sid*de *ederal de Sergipe
</line>
</par><par>
<line>
COSTA, Gise*e Maria Marino
</line>
<line>
As músicas veicul*d*s pelas mí*ias entre j*vens: consumo, t*ndências e c**portamentos
</line>
<line>
20*5
</line>
<line>
Doutorado em Ed*ca*ão
</line>
<line>
Un*versidade Federal de Minas Ge*a*s
</line>
</par><par>
<line>
MORAES, Maria Cristina Bravo de
</line>
<line>
As It-g*rls e o "*uê" mais de luxo: * c**tura, juventud* e m*diaçã*
</line>
<line>
*0*7
</line>
<line>
Mestrad* em Comun*cação Soci*l
</line>
<line>
Ponti**cia *n*versidade Ca*óli*a d* Rio de Janeiro
</line>
</par><par>
<line>
PETE**SSI, Felipe Robert*
</line>
<line>
O mosaico das ide*tificações j*venis v*a c*nsumo: um est*do de *ntropologia urb*na * m um s hoppi ng de Ribeirão Pre*o/SP
</line>
<line>
201*
</line>
<line>
Mestrado em Ciências Sociais
</line>
<line>
Universidade E*ta*ua* Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
</line>
</par><par>
<line>
SOUZA, Iza*ela Janete *e
</line>
<line>
Andar**hos Contemporâneos em Bel*m, a *etrópole da Am*z*nia: C*ns*mo, Juvent*des e So*iabilidade n* e*a dos Shop**ngs C*nters
</line>
<line>
2017
</line>
<line>
*outorado e* C*ência* Soc*ais
</line>
<line>
Pontifícia U*iversidad* Católica do *io d* Janeiro
</line>
</par><par>
<line>
TOMAZ, Cícero José
</line>
<line>
Sociedade de c*nsu*o e juventude: uma análise as partir das práti*as de cons*m* e identi*a*e dos jov*ns vinculado* ao Fundo de **nanciam*n*o Est*dantil
</line>
<line>
2016
</line>
<line>
M*strado em Con*umo, Coti*iano e Desenvolvimento Soc*al
</line>
<line>
Universidade F*der*l R*ral de Pernambuco
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Elab*ra*o p*lo* autores (2021)
</line>
<line>
Pode-se observa* n*st* quadro q*e há uma igualdade de gê*ero *a me*i*a em que há
</line>
<line>
uma *is*ribuiçã* de 4 tra**lhos par* o *ênero femin*no e o masculino, o que m**tra, nesse
</line>
<line>
ca*o, que não há, apa*entem*nte, *m problema de gênero vincu*a*a ao in*ere*se de pesquisa
</line>
<line>
*om o *ema juventud*s e con**mo; e*q***to qu*, se t*a*ando *e referencial bib*iográ*ico dos
</line>
<line>
trabalhos selecionados, veremos uma *aior*a d* autores do gêne*o mascu*ino, o qu* ref*et*,
</line>
</par><par>
<line>
por sua vez, uma
</line>
<line>
desig*aldad* histórica em determinados campos cien*íficos. Observa-se
</line>
</par><par>
</page><line>
também que as *reas **s ciências sociais são majorit*rias; no entanto, tendo em vista as outras
</line>
<line>
áreas que su*giram, percebe-*e o int*res*e mul**di*cip**nar ao te*a.
</line>
<line>
Os gráfi*os a seguir buscam explorar, para além do conteúdo em si, das *bras
</line>
<line>
selecio**das, u* panorama da pr*dução acadêmica sob as delimitaç*es de i**eresse des*a
</line>
<line>
pes*uisa.
</line>
<line>
R**. FSA, T*resina PI, v. 18, n. 03, ar*. 13, p. 279-298, ma*. 2021 www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. Oliveira, V. H. *. *liveira
</line>
<line>
286
</line>
</par><par>
<line>
Este gráfico r*f*re-se a*s tipos d* tr*balhos selecionados, qu* basicamente se
</line>
<line>
delimitam em dois *ipos: tese *u dis**rtação.
</line>
<line>
Gráfico * - tipo de trabalho
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborad* pelos auto*es (2021)
</line>
<line>
Nesse gráfi*o é possível obs*rv** que as dissert*ções, que estão relaci*nadas *o
</line>
<line>
mes*rado, s*maram 5 trabalhos; enqua*t* que as teses, que remet*m ao doutorado, somaram 3
</line>
<line>
traba*ho*. Sendo assim, *á mais m*stres sobre o respec*iv* *ema desta *es*uisa do que
</line>
<line>
*outor*s.
</line>
<line>
O gráfico seguinte infor*a * an* de pub*ic*ção de cada o*ra selecionada, le**ran*o
</line>
<line>
*ue a pesqui*a fo* realizada n* BDTD, onde, através de u*a bu*ca avançada, r*alizo*-s* um
</line>
<line>
recorte temporal d* 5 an*s: 2015 a 2019.
</line>
<line>
Gráfico 2 - ano de pu*lica*ão
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Ela*orado pelos *utores (2021)
</line>
<line>
Po*em*s ob*ervar nest*s r*s*ltad*s que a maioria dos trabalhos *oi *ubl*cada *o* anos
</line>
<line>
de *015 e 2017; en*uanto que *m 2016 e 2*1* temos some**e uma tese em ca*a ano. Em um
</line>
</par><par>
<line>
cenário d*
</line>
<line>
vácuo de pr*duç** acadêmica tem-se o ano de
</line>
<line>
2*18, que,
</line>
<line>
da** que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
fina*c*am*nto de p*s*uis*s vem cada vez ma*s diminuindo no Brasil, possivelmente
</line>
<line>
*orr*bora com o cenário de te***nci* de qu*da nas pesquisa* e* ge*al, portanto, sendo uma
</line>
<line>
vítima dessa queda de pr*d*ção e financiamento cientí*ico.
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resi*a, v. 1*, n. 03, art. 13, p. 279-298, mar. 202* www4.f*anet.*om.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Es*ado do Conh*cim**to So*re Juve*t*de* e *onsum*
</line>
<line>
287
</line>
</par><par>
<line>
N*ste g*áfico reuniram-se as in**ituiç*e* onde foi prod*zido cad* trabalho
</line>
<line>
se*ecionado, a *im de produzir um panorama *cerca d*s in*tituiçõ*s acad*mi*as de orig*m
</line>
<line>
dos trabalhos.
</line>
<line>
*ráfico 3 - instituição *e pub*icação
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Elaborado *elos autores (2021)
</line>
</par><par>
<line>
Pode-se *bserva* *esse *ráf*co que duas
</line>
<line>
regiõ** do
</line>
<line>
país se destacam: sudeste
</line>
</par><par>
<line>
(ama*elo) e n*r*este (vermelho); enquanto **e
</line>
<line>
outras não
</line>
<line>
t*veram trabalhos para se
</line>
</par><par>
<line>
selecionar. A unive*sidade que **is teve produç*o f** a PUC-RJ, que se enc*ntra na região
</line>
<line>
*u*es*e. C** is*o, pod*-se v*rif*car que, *ndep**dente da r*g*ão, * maior parte da*
</line>
<line>
un*ver*idades são pú*licas, valendo destaque a*enas à PUC-RJ, *o Sude*te, que é priv*d* e
</line>
<line>
que te*e o maior número de *r*duções.
</line>
<line>
O gráfico a se*u*r obtev*, através d* última av*liaç** qua*ri*nal *a **PES realizada
</line>
<line>
em 2*17, os conceitos de *ada PPG de ori*em dos t*abalhos se**cionados.
</line>
<line>
Gráfico 4 - concei*o CAP*S
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Elab*rado *elos autores (2021)
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *SA, Teresina P*, *. 18, n. 03, art. 1*, p. 2*9-298, mar. 2021
</line>
<line>
*ww4.*s*net.**m.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. B. Oliveira, V. H. N. Oliveira
</line>
<line>
28*
</line>
</par><par>
<line>
Pode-se obser*ar, ent*o, *u* notoriamente t*mos * *ai*ria dos PPGs com nota quatro.
</line>
</par><par>
<line>
Tend* em vista a seguin*e classificaçã* *e conc*itos: de 1 a
</line>
<line>
2, d*se*penho ruim (não
</line>
</par><par>
<line>
*prov*do pela *APES);
</line>
<line>
de 3 a 5, desem*en*o satisfatóri*; de 6 a *, *ese*penho ex*elente,
</line>
</par><par>
<line>
co*segu*-*e af*rir que a maiori* dos PPGs tem um **sempenho e*tre o satisfatório e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
excelen*e, enqu*nt* que s* um tem dese*pen*o ruim na ava*iação da CAP*S.
</line>
</par><par>
<line>
Esse gráfico mos*ra a freq*ência *os **abalhos de acord* co* *s reg*ões de origem,
</line>
<line>
p**as quais fora* identificadas atrav*s das l*calizaç*es das insti*uições ac*dêmicas.
</line>
<line>
G*áfico 5 - regi*o do p*ís
</line>
</par><par>
<line>
*onte: *labora*o pe**s au*o*es (*021)
</line>
<line>
Os res*lta*os deste gráf*co mostram que a maioria dos trabalhos se *once*tra na
</line>
<line>
região Sudeste, totaliz*ndo *. ** o restante, 3, n* região Nordeste. Nas outras regiões não
</line>
<line>
houve trabalhos sel*cionados de*tro d*s del*m*ta*ões temporais * temáticas *a pesq**sa.
</line>
<line>
Por*anto, a *egiã* Sudeste demonstra maior i*tere*se no tem* *uventudes e consumo q*ando
</line>
<line>
*omparado n*me*icamente ao Nordeste.
</line>
<line>
* presente grá*ico *xplo*a nos trabalhos o f*n*nciamento ou a ausênc*a des*e, sendo
</line>
<line>
este *uporte norma**ente possibilitado atrav** de b*lsa de pesq*isa.
</line>
<line>
*ráfico 6 - *inanciame*to
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: Elabo*a*o pelos *ut*res (2021)
</line>
<line>
Rev. FS*, Ter*si*a, *. 18, *. 03, art. 13, p. 2*9-298, mar. 2*21 *ww4.*sanet.*om.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Estado do Conhecimento Sobre *uv**tud*s * Consumo
</line>
<line>
289
</line>
</par><par>
<line>
Obse*vamos nes*e gráfi*o que 5 trabalhos (duas teses e três dissertaç*es) foram
</line>
<line>
financiad*s por bolsas de pes*uisa, enqua*t* que *s *utros três trab**hos (*is*ert*ções), não.
</line>
<line>
Send* ass*m, vemos **e a maio**a *os trabalhos foi financiada por bolsas de pesquisa.
</line>
</par><par>
<line>
N**te último g*áfic*, explor*m-se as agência* financia*or*s da* *olsas de
</line>
<line>
*esquisa,
</line>
</par><par>
<line>
**ptadas nos trabalhos seleci*nados. Nota-se que o *otal de 5 trabalhos f*nan*i*dos já ex*lui
</line>
<line>
aqueles outros três do grá**c* anter*or qu* *ão aprese*tara* financiamento.
</line>
<line>
***fi*o 7 - agên*ia *a bols*
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabora*o pel** autores (*021)
</line>
<line>
Observa-se *ue, d** cin*o *rab*lhos vinculados às bolsas, todas f*ram *AP*S
</line>
<line>
(C*ordena**o ** A*erfeiçoamento d* Pessoal de Nível *u***i*r), *om exce*ão de um* tese,
</line>
<line>
em 2015, que era *MCD (Programa *in*iro de Capacitação Docente). Amba*, CAPES e
</line>
</par><par>
<line>
PMCD, recebem *inanciamento g*v*rn*mental, porta*to, público,
</line>
<line>
reforç*ndo, assim, o q*e
</line>
</par><par>
<line>
temo* visto em a**uns dos gráfic*s *nter*ore*: a importân**a *as institui*ões públic*s pa*a *
</line>
<line>
pe*quisa cie**ífica.
</line>
<line>
A *nálise q*al*tativa consi*tiu em se*eci*nar *m conjun*o de dados através de dist*ntas
</line>
</par><par>
<line>
técni*as
</line>
<line>
e métodos, o*de *s dados *aptados advêm *a prod*ção te*tu*l d*s trab*lhos
</line>
</par><par>
<line>
sel**ionados, *om exceção d* gráfico que objetiva os *ét*dos de pe*quisa *tiliz*dos *as
</line>
<line>
obras s*lec*onadas. Seg*em a*aixo *s *ado* o**id*s.
</line>
</par><par>
<line>
Com* p**mei*a parte da **ál*se qualitativa, reun*r*m-se toda*
</line>
<line>
*s pala*ras-ch**e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
cada trabalho se*ecionado e *ormulou-se *ma nuvem de pala*ras **las quais, de acordo com a
</line>
<line>
variação de *eu **manho, expressa* a freq*ência em *ue aparecem *os trabalhos. Quanto
</line>
</par><par>
<line>
maio* * t*manho das *alavras, mais *ezes
</line>
<line>
elas apar*cerem; *uanto menor o tamanh* delas,
</line>
</par><par>
<line>
m*n*s fr*quência elas tiveram. Pa*a ta*to, fe*-se uso da *erra*ent* disp*nibilizada no si*e:
</line>
<line>
wordart.com. O *esul*ado da reuniã* d*s pa*avras-chave e*tá *a imagem de pala*ras ab**x*.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. *8, n. 03, art. 13, p. 279-29*, mar. 2*21
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. B. Oli*eira, V. H. N. Oliveira
</line>
<line>
290
</line>
<line>
F*gura 1 - palavras-c*a*e dos traba*hos
</line>
</par><par>
<line>
*onte: E*abo*ado pelo* autores (2*21)
</line>
<line>
Como podemos ob*ervar nesta técnica de r*pres*ntação visual, jo*ens, juventudes e
</line>
<line>
con*umo são as pa*a*ras que *ais s* destaca*, segui*as de identid*de, juve*tude, pob*e,
</line>
<line>
rico, coletivos, e*c. O de*taque *as palavras jove*s, juventudes e **nsumo, em função de *eu
</line>
<line>
tamanho, mostra de ce*ta fo*ma q*e os trabalhos selecionados estão alinhados com o tema de
</line>
<line>
estudo p*oposto* por esta *e*quisa, ao mesmo tempo em q*e a*rega co* outras *alavr*s *ue
</line>
<line>
abre* *aminhos para * investig*ç*o de dete*minados outro* aspectos sobre os dois **ma*
</line>
<line>
pr*ncipais, tais c**o identidade, s*ciabil*dad*, mediaç*o e coletivos.
</line>
<line>
O quadro de o*jet*vos p*o*õe-se *m *eu*ir todos os obje*ivos principais das pesq**sa*
</line>
<line>
selecion*das pa*a fi*s de análise, da*o que o* objeti*os r*flet*m tendência* po*íticas e
</line>
<line>
i*eo*ógicas d* pesquis*dor (So*ian*, 2004).
</line>
<line>
Quadro * - obj*tivo*
</line>
</par><par>
<line>
A*tor, data
</line>
<line>
Objetivo Geral da Inve*tigação
</line>
</par><par>
<line>
BARREIRO, 201*
</line>
<line>
Ana*isar e discuti* o uso das "redes sociais dig*ta*s" como ferramenta par* expressão dos modo* de vida juvenis, da* j*ventudes, bus*an*o entender, at*av*s dos influen*i*do*es d*g**ai*, aspect*s da s*ciabilidade nestes espaços, f*ca*izando se*s r*sultados no que tan** *o* *oven* d* grupos *op*lares *rban*s.
</line>
</par><par>
<line>
BRANDRÃO, 20**
</line>
<line>
An*li**r, a *artir do cons*mo, as *el*ções j*venis dentro da cult*ra pop no S*udio Made in PB.
</line>
</par><par>
<line>
*RASIL, 2015
</line>
<line>
Analis*r a forma *e or*ani*ação contemporânea desse coletivo (Fo*a do Eixo), no que diz respeito à pro*ução, *i*culação e co*sumo cu*tural.
</line>
</par><par>
<line>
*OSTA, *015
</line>
<line>
Invest**ar o papel das canções *as mídias no co*idiano d* alunos que frequen*am escolas de ensino básico.
</line>
</par><par>
<line>
M*RAES, 201*
</line>
<line>
C*m*reender o c*nsu*o sob * perspectiv* cultural, *o*siderando possív*is contextos *ociai*.
</line>
</par><par>
<line>
PETENUSSI, 2017
</line>
<line>
*denti*ic*r *s p*áti**s, **bitos e bens de c*nsumo que atuam *omo med*adores d* i**ntificações por parte do* jovens que frequentam o *hoppi*g d* Ribeirão Preto/SP.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 03, art. 13, p. 279-298, m*r. *021
</line>
<line>
www4.f*ane*.com.*r/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Es*ado do C*nhecimento Sobre Juven*ude* e Con**mo
</line>
<line>
291
</line>
</par><par>
<line>
SOUZ*, 2017
</line>
<line>
*nal*sar * sociabilidad* juvenil nos espaço* d*s Shopping Centers.
</line>
</par><par>
<line>
TOMAZ, 20*6
</line>
<line>
Analisar a* relaçõe* e**re con*umo e *uventude, identifi*ando * *stabele***do, com foco n* for*ação de iden*idade, uma reflexão *obre este campo, a partir d* percepção de joven* d*s classes de baixa renda.
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Elaborado p*los a*tor*s (2021)
</line>
<line>
V*rifica-se, num pr*meiro momento, que a maiori* *o* t*a*alhos tem um*
</line>
<line>
preo***ação *aior em a*alisar *s obje*os de *uas p*s*uis*s, já *ue investigar, compreender e
</line>
<line>
ident**icar são ações que aparec** uma só vez, mostrando que há, principalmente, um esforço
</line>
<line>
em de*d*bra* e dar sentido aos fenômenos li*ados ao cons*mo ju*enil. D* to**s os obj*tivos
</line>
<line>
ge*ais, *inc* (BRANDÃO, BR*SI*, TOMAZ, MORAES e **TENUSSI) se comp*ometem
</line>
</par><par>
<line>
em analisar
</line>
<line>
diretamente * consumo, e*quanto os outros três s*bran*e* (**STA, SOUZA
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
BARREIR*) possuem *bjetivo* mais abra*ge*tes, onde * cons*mo aparece ou de *orma
</line>
<line>
indireta e/ou inevi*ável. T*mbém ca*e r*ss*ltar q*e cha*a a ate*ção o interesse d* pesquisar
</line>
</par><par>
<line>
*m *hoppings e mídias s**iais, que possivelmente se dá por esse* *spa*os serem
</line>
<line>
pe*sa**s
</line>
</par><par>
<line>
significat*vament* *ara o consumo.
</line>
</par><par>
<line>
Nesta parte p*d**os observ*r uma tabe*a que conté* u* levantamento dos autores
</line>
<line>
selecionad* nas referências bibliog*áfic*s de cada *** das o*to obras captadas para este
</line>
<line>
t*abalh*, bem como suas áreas de pesquisa. Cada *utor (a) da lista ocupa u* lugar es**cífico
</line>
<line>
por ter quatr* vezes ou ma*s r*ferenciadas, independente se a obra se *e**tia ou nã*. Abaixo
</line>
</par><par>
<line>
*a**ém s*
</line>
<line>
pode ver qu* há du*s categorias pelas quais os a*tores fo*am **qu*drado*:
</line>
</par><par>
<line>
juventudes e consumo.
</line>
<line>
Quadro * - lista dos p**nc*pais aut*res
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
ALMEIDA, Ma*ia Isa*el
</line>
<line>
*ducação
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
B*R*OSA, Lívia
</line>
<line>
*n*r*pologia
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
BO*RDIEU, Pierre
</line>
<line>
Sociolog**
</line>
</par><par>
<line>
Juv*ntudes
</line>
<line>
DAYRELL, Juarez
</line>
<line>
E*uc*ção (vincul**a * áre* *a *ocio*ogi*)
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
FEIXA, *a*les
</line>
<line>
Antropologia
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
NOVA*S, Regina
</line>
<line>
An*rop*l*gia
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
PAIS, J*sé Ma*hado
</line>
<line>
Sociol*gia
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
APPAD*RAI, Arjun
</line>
<line>
An*ro*ologia
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
BAUDRILLAR, Jean
</line>
<line>
Soc*ologia
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
C**PBELL, Colin
</line>
<line>
An*r*pologia
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
CANCLINI, Nest*r Garcia
</line>
<line>
**tropologia
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 03, art. 1*, p. 279-298, m*r. 2021
</line>
<line>
**w4.fsane*.com.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. *. *liveira, V. H. N. Oliv*ira
</line>
<line>
2*2
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
DO*GLA*, Mary
</line>
<line>
Antrop*l*g*a
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
FEATHERSTONE, Mik*
</line>
<line>
Socio**g*a
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
ROCHA, Everardo
</line>
<line>
Antropologia
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado pel*s autores (2*21)
</line>
<line>
A*alisando essa t*b*la o**er*a*os que, *m relação a gênero, temos 4 m*lheres em
</line>
</par><par>
<line>
relação a 10 homens, o q*e reto*na a uma de*i**a*da*e *i*tórica em muitos campos
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
ciê*cia. Os *ois
</line>
<line>
camp*s, o das juve*tudes e * do con*umo, tiveram o m*smo número
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
autores; por *utro lad*, vemos
</line>
<line>
* predominância da*
</line>
<line>
áreas das ciê*cias s*c*ais, o q*e
</line>
</par><par>
<line>
de***stra que o tema *uventudes e *onsumo est* significativament* present* nessas á*eas do
</line>
<line>
conhecimen*o.
</line>
</par><par>
<line>
O presente quadro orga*iza *s
</line>
<line>
diferentes *stra*égias de c*le*a d* da*os utilizados
</line>
</par><par>
<line>
pelos trabal*os de ac*rdo com sua *requênc*a, de maneira * objetivar e*sas informações.
</line>
<line>
Quadr* 4 - estratégia de *olet* de coleta d* dados
</line>
</par><par>
<line>
Princi*ais es*raté*ias de cole** de dad*s
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Oficina d* ativida*es
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*egistr*s Imagét*cos
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
Conv*rsas Informaci**ais
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
Revisão Biblio**áfia
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
Entrevista
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
Observação d* Camp*
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *laborad* pelos a*to**s (2021)
</line>
<line>
*omo podemos v*r, *nt*o, a **servação de campo é o m*to*o mais ut*lizado, s*guida
</line>
<line>
por *ntrevist*. Tais métodos são comuns às ciências human*s, com des**que para as ciênci*s
</line>
<line>
s*ciais, o que *ostra a f*rte pre*ença *estas áreas sob*e o t**a juv*ntu*es * cons**o.
</line>
<line>
O quadro de conclusõ** abaixo foi criado a par*ir da sele*ão, po* *arte *o pesqu**ado*,
</line>
<line>
de frases que chamaram a at**ção nas conclusõ*s/co*sid*raç*es finais e também pelos temas
</line>
<line>
em com*m que surgi**m na leitura *esta p**te *os ***balhos. Cab* res*altar que a tabela
</line>
<line>
p*s*ui suas limitações, n* *edi*a em q** deter*inados *e*as foram discutidos ao long* *o
</line>
</par><par>
<line>
tr*balho, porém, não
</line>
<line>
foram discutidos n** co*cl*sões; s*ndo
</line>
<line>
a*s*m, p**e ser errô*eo *ize*
</line>
</par><par>
<line>
que ta* te*a não tenh* s*do dis*utid* no trabalho.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *SA, Teresi*a, v. 18, n. 03, ar*. 13, p. 279-298, *ar. 2021
</line>
<line>
www4.f*anet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Est*do *o Co*hecimento Sobre Juven*udes e Consu**
</line>
<line>
293
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 5 - qu***o de conclusões
</line>
</par><par>
<line>
Pri*cipais t*mas
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Autores
</line>
<line>
se**cionado
</line>
<line>
s
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
*a* c*n*lusões
</line>
<line>
*r*ndão, 20*5
</line>
<line>
*rasil, *015
</line>
<line>
C*sta, 2015
</line>
<line>
Tomaz, 201*
</line>
<line>
Mor**s, 2017
</line>
<line>
*etenussi, 201*
</line>
<line>
Souza, 2017
</line>
<line>
Barreiro, 2019
</line>
</par><par>
<line>
Juve*tudes, identidade e cons*mo.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>-</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
Juventudes, c*dadania * *onsu**.
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>
X
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
A relação en*re as mídi*s e j*ventud*s.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>-</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
A re*açã* entr* *e*nologia * juv*ntud*s.
</line>
<line>-</line>
<line>
X
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
Contrib*ição ao campo da Educação.
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
P*nto* em ab*rto par* se desenvolver *m futuras *esqui*as.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>-</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Elabo**do *e*os au*ores (2021)
</line>
<line>
* d*fíc*l ess* tipo de c*t*goriz*ção *os trabalhos atuando s*mente so*re suas
</line>
</par><par>
<line>
conclusões *ado rique*a *e seus conteúdos, ** ent*nto, * possível a*rav*s dess* à
</line>
<line>
tabela
</line>
</par><par>
<line>
percebe* a abrangência dos trabalhos na *íntese de todas as *uas discussões, bem como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ausência destas, suas pr*ocup*ções
</line>
<line>
pr*ncipais e o qu* ma*s for possível se ab*trair * partir
</line>
</par><par>
<line>
desses dados. Se**indo * análise, podemo* observar logo *e *nício q*e
</line>
<line>
t odos de
</line>
<line>
alguma
</line>
</par><par>
<line>
f*rma *ontribuíram para * debate *obre juventudes e consumo, o que mos*ra o alinhame***
</line>
<line>
correto e * con*ribuição de*ses trabalhados sel*c**nados p*ra o te** desta pe*quisa. Os d*is
</line>
</par><par>
<line>
pr**eir*s
</line>
<line>
assunto* ma** abordados nas conclu*ões s* referem questão da à
</line>
<line>
i*entidad*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
consu*o e à *elação entre as mídi** e j*ventudes. Consecutivamente temos a discussão sobre
</line>
</par><par>
<line>
tecnologia* e juventudes e *idadania e consumo. Qua*to à contri*uição à Educaçã*,
</line>
<line>
tem*s
</line>
</par><par>
<line>
s*mente dois t*abalhos com essa preocupação.
</line>
<line>
Quase todos os tr*balhos deixaram sugestões
</line>
</par><par>
<line>
de pesq**sa em aberto, o q** per**te *nvesti*ações futuras so*re *s tem**.
</line>
<line>
4 C*NSIDERAÇÕ*S FINAIS
</line>
<line>
**a pes*uis* q*e *e pr*põ* const*ui* o *stado *e conhecimento tem como objetivo
</line>
</par><par>
<line>
*evantar as d*scussõ*s mais recen*es sobre u* determinado assunto, limita*o a
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na P*, v. 18, *. 0*, ar*. *3, p. 279-29*, ma*. 2021 www4.*sanet.c*m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. B. Oliveir*, V. H. N. Oliv*ira
</line>
<line>
294
</line>
</par><par>
<line>
d*t*rminado espa*o de tempo e que r*velam ** tendência* de tal á*ea de estudos. Para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
constr*ç*o *o
</line>
<line>
estad* de conhec*mento também é nece**ár*o traç*r
</line>
<line>
u* p*norama de tal
</line>
</par><par>
<line>
amb*en*e de pr**ução *e c*nhecim*nto, que pode *xtr**asar para
</line>
<line>
escalas *nternaciona*s de
</line>
</par><par>
<line>
a*áli**.
</line>
</par><par>
<line>
No caso dest* pesquis*, p*eo*upou-se i*ci*l*ente em *raçar es*e panor*ma a*nda no
</line>
<line>
i*ício dos resultados, através da pa*te c*m o subtítu*o \grá*ic*s\, *om exce*ã* da *uest*o do
</line>
<line>
gê*ero dos autores, que foi buscado na tabela anterior a esta par*e. *ode-se *bservar *ma
</line>
</par><par>
<line>
divisão i*ualitár*a em termos de gênero
</line>
<line>
nos traba**os, pois, *os oito *rabalhos c***u*ados,
</line>
</par><par>
<line>
qu*tro foram pr*duzid*s por pessoas d* gênero fe*inino e os outros
</line>
<line>
quat*o
</line>
<line>
do gêner*
</line>
</par><par>
<line>
m*sculino. Por outro lado, em
</line>
<line>
*elação às r*ferê*cias bibliográficas, obs*rva-s* uma *ai*ria
</line>
</par><par>
<line>
do gênero masculino, o que remonta uma
</line>
<line>
d*siguald**e h*stória nas ciênc*as, ond* o gênero
</line>
</par><par>
<line>
ma*culin*
</line>
<line>
h*storicamente teve, * aind* tem maio*ia, co* exc*ção de algumas **tra* ár*as,
</line>
</par><par>
<line>
c*mo:
</line>
<line>
ped*gogi*, en*erm*gem, n*trição, que estão de
</line>
<line>
al**ma forma relacionada* aos
</line>
</par><par>
<line>
cu*dado*, e onde as mu**eres são *aio*i*, *usta*ente
</line>
<line>
pela *o*ã* *recon*eitu**a qu* as
</line>
</par><par>
<line>
c*ndiciona nestes *spaços - o q*e não qu*r *izer qu* ela* nunca es*o*ham estar ge**inamente
</line>
</par><par>
<line>
*e*es. *m se*uida, pode se observar
</line>
<line>
que des*e* oi*o, a *aiori* (cinco) do* tra*alhos
</line>
</par><par>
<line>
seleciona*os, estav*m em níve* de mestrado; e*quan*o q*e o restante (três), *m
</line>
<line>
nível
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
doutora**. Iss* mostra que há a possiblidad* de
</line>
<line>
**e aqu*les
</line>
<line>
que produziram em nív*l de
</line>
</par><par>
<line>
**strado possam ain*a expandir o tema *o doutorado - ca*o almejem t*l form*ção.
</line>
<line>
Em **lação ao r*corte temporal *est* pesquisa, *eri**cou-** que os anos de maio*
</line>
<line>
produç*o fo*am os de 2*15 a 20*7, *oncent****o, em cada um dos *nos, a pub*icaç*o *e três
</line>
</par><par>
<line>
t**balho*;
</line>
<line>
ou seja, d*s cinco anos recortados, somente dois tive*am maio* que *m
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*r*balhos. No caso de 20*8, *nde
</line>
<line>
houve um vácuo de
</line>
<line>
produção, possivelmente aponta-se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
falta de fomen*o e fi*a*c*amento **
</line>
<line>
c*ências n* Br*si*, r*s*ltando num* tendência de baixa
</line>
</par><par>
<line>
nas produções acadêmicas, ain*a mais n*s *reas da Educação e Ciênc*as Humanas, as *uai*
</line>
<line>
*ê* recebendo *uit*s ataques e co**es or*a*entais.
</line>
</par><par>
<line>
Em termos **o*r*fico*, somente
</line>
<line>
em duas re*iões d*s cinco no Bra*il s*rgiram
</line>
</par><par>
<line>
t*abalho*: nordeste e *udeste, * que apon*a um maior interesse dessas re*iôes *or tal tema. O
</line>
</par><par>
<line>
a*b**nte de *rodução mostrou-*e predominan*e dentro
</line>
<line>
das instituiçõe* púb*icas, as quais
</line>
</par><par>
<line>
det*m 6 t*ab*lhos, enq*anto que a PUC-RJ, * única ins*it*içã* de ensino *ri*ad* na lista, se
</line>
<line>
destacou co*o a ú*ica c*m dois t*a*alhos sobre o tema. As bolsa* de pesqu*sa, *or su* v*z,
</line>
<line>
estiveram pre*entes na m*ioria dos trab*lhos (*inco), sendo quase tod*s financiadas *or
</line>
<line>
institui*ões púb*icas, com destaqu* a CAPES, *om ex*eção do P*CD, *ue se *rata de um
</line>
</par><par>
<line>
pro***ma,
</line>
<line>
porém,
</line>
<line>
tam*ém
</line>
<line>
rec*be
</line>
<line>
fina*ciamento
</line>
<line>
p*blico.
</line>
<line>
Tal
</line>
<line>
panorama
</line>
<line>
r*vela,
</line>
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<par>
<line>
E*tad* d* Co*hecim*nto Sobre Juvent*d*s e Consumo
</line>
<line>
295
</line>
</par><par>
<line>
pri*cipal*ente, a importância do fi*anc*amento pú*lico n* pesqui*a, a começar *elo fato d*
</line>
<line>
que a maio*ia dos trabal*ados selecionados foram fi*anciado*.
</line>
<line>
Tr*çado, então, o p*norama do ambi*nte de produção de conhecimento no Brasil
</line>
</par><par>
<line>
acerc* do
</line>
<line>
tema proposto, a próxima *arte busca analisar o que *e tem discutido acerca do
</line>
</par><par>
<line>
*ema juventude* e *onsumo. Juve*t**es e consumo por si só f*zem part* de um amplo debat*
</line>
</par><par>
<line>
(O*IVE**A; LACERD*, 201*; OLIVEIR*, 2019; 2020), que estev* e está na boca
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
g*and** int*l*c*u***, e isso
</line>
<line>
pode se* *erifi*a*o pela análise *as refe*ênci*s utilizad*s *el**
</line>
</par><par>
<line>
a*tores dos *rabalhos *e*e*iona*os, qu* em *ua mai*ria são *ient**tas *ociais.
</line>
<line>
Tendo em vi**a * pr**omínio das C*ên*ias **ci**s sobre esse tem*, que se demons*r*
</line>
<line>
pe*as re*er*nci*s bibliográfic*s des*acada* e* c*da *m dos autore*, justifica-se - pelo menos
</line>
</par><par>
<line>
em pa*te - o *orquê de os mét*dos m*is utilizados nas pesquisas ser*m a ent*evista,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*bs*rvação de campo e a etno*ra*ia. Esses três método* são clássico* nas Ciências Sociais,
</line>
<line>
p*incipa*m*nte na brasileira, qu* se destaca pe*a *esqu*sa qualitativ*.
</line>
<line>
Os trab**hos v*ri*m muito em *el*ção a* m*do c*mo *ratam o tema des*a *es**isa, no
</line>
<line>
en**nto, **de-se traçar di*cussões *om**s, que po*em ser *estac*das das considerações finais
</line>
<line>
de cada trabalho. Sendo assim, c*am* a at***ão com* os temas identidad* e **dias
</line>
<line>
(*r*d*cionai* e di*itais) sã* abordados pela maioria d*l*s, * qu* de certa fo*ma corrobora com
</line>
<line>
as pa**vra* c*aves *ue ci*cundam *s mais *requentes - juventudes, con*u*o e jove*s - na
</line>
</par><par>
<line>
n*vem de pala*ras *lus*rad* nos resultad*s, t*is c*mo sociab*lidade, *de*tidade
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
compo*tamento, na medi*a em que se pod** traçar relaç*es diretas
</line>
<line>
ou indiretas com
</line>
<line>
estes
</line>
</par><par>
<line>
temas. De certa for**, tais constatações mostram *uais *am*nhos as pe*quisas têm foca*o, e
</line>
<line>
isso pode *ortear futur*s pesquisas para que aprofun*em aquil* que f*i pesquisado, mas que
</line>
<line>
ta*bém explorem a* *acunas qu* pos**m ser achad**, por exemplo, naquel*s dimensões *nde
</line>
<line>
s* pens* não t*r explorado o *u*i*ien*e do *ema.
</line>
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L. B. Olivei*a
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V. H. N. Olive*ra
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X
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X
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3) elaboração *o ras*unho ou na revisão crítica d* c*nteúdo.
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X
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X
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4) partic*pação na aprovaçã* da vers*o final d* ***us*rito.
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</par>Refbacks
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)