<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 03, art. 13, p. 279-29*, m*r. 2*21 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*21.18.03.*3 </line>
<line> Estado do Conhecimento Sobre J*v*ntudes e C*ns*mo </line>
<line> Sta** of Knowledge A**ut Youth and *onsumption </line>
</par>
<par>
<line> *eona*d* Brião de O*iveira </line>
<line> Gradu**do em *iências S*cia*s na Un*v*rsidad* Federal do Rio Grand* do *ul </line>
<line> E-mail: leocie***asocial@g*ail.com </line>
<line> Victor H*go Nedel O*iveira </line>
<line> Dout*r em Educação pel* Po*tifícia Univer*idade Cat*li*a do Rio G**nde do S*l </line>
<line> P*ofessor da U*i**rsidade *ederal do Rio Gra*d* do Sul </line>
<line> E-ma*l: victor.juv*ntudes@gmail.com </line>
</par>
<par>
<line> E*der*ço: Leonardo B*ião *e O*ivei*a </line>
<line> Editor-C*ef*: D*. Tonny Ker*ey d* Alencar </line>
</par>
<par>
<line> UFRGS - *v. Bento Gonçalves, 9500, prédio 4*815, </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> g*b*n*t* 21*, Agro*omi*, *EP: 91.509-900, Port* </line>
</par>
<par>
<line> A*egre/*S, Brasil. </line>
<line> Ar*igo rece**d* em 10/02/2021. Última </line>
<line> vers*o </line>
</par>
<par>
<line> Ende*e*o: </line>
<line> Victor H**o *ede* Oliveir* </line>
<line> recebida e* *2/02/2021. *provad* em 23/02/20*1. </line>
</par>
<par>
<line> UFR*S - Av. Bento *onçalve*, 9500, p*édio 4381*, </line>
</par>
<par>
<line> *abinete 2*0, Agronomia, CE*: 91.5*9-*00, Porto </line>
<line> Avaliado pe*o *istema *riple R**iew: De*k Review a) </line>
</par>
<par>
<line> Alegre/RS, Br*sil. </line>
<line> pe** Editor-Chefe; e b) Double Bl*nd Revie* </line>
<line> (avaliação cega por dois a*aliad*r*s da área). </line>
<line> R*visão: Gra*ati*a*, Nor*ativa e de For*atação </line>
</par>
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<par>
<line> L. B. Oliveira, V. H. *. Oliveira </line>
<line> *80 </line>
</par>
<par>
<line> R*S*MO </line>
</par>
<par>
<line> O pr*sente trabalho comp*eende a con*tr**ão do Es*ado de *onhec*m*nto a*erca do tema </line>
<line> \juven*ude* e consumo\, reali*ada a partir de tr*b**ho* selecion*dos na Bibli*tec* Digital </line>
</par>
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<line> Bra*ileira de T*ses e Dissertações (BDTD). A met*do*og*a </line>
<line> consistiu no levantamento </line>
</par>
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<line> *iblio*ráf*co, realizado sobre a base d* dados da BD*D, co*figurado *ob o recorte temporal </line>
<line> entre os *nos de 201*-*019 e utilizando-se, para as bus*a*, *as *alavras-**ave: *ov*n*, </line>
<line> *uventude*, consu*o e consu*ismo. Para se*e*ionar o* trabalhos que surgiram d* b*s*a, </line>
<line> realizou-s* uma leitura flu*u**t*, r**ultando em oi*o trabalhos. Desta*a-s* nos r*sultado* uma </line>
<line> maior*a de dis*ertações em relação às teses, a majorit**iedade das Ciên*ias Sociais nos </line>
</par>
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<line> trabalho*, a *redomin*ncia das </line>
<line> i*s*i*uições públicas </line>
<line> pelas quais a* pesquis*s *artiram, bem </line>
</par>
<par>
<line> como par* o finan*i*mento delas, e os temas ide*tid*de e mídia, q*e f*ram os mais *bordados </line>
</par>
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<line> p*las pes*u*sa*. *ess* f*r**, pode-se *onc*u** que *s in*t*tuiç*es pú*licas têm u* </line>
<line> p**el </line>
</par>
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<line> impo*tante *ara as p**q*isas no cam*o das juventudes; que as Ci*ncias Sociais possuem um </line>
<line> interess* maior sobre o tema quando co*parado a outras áreas, e que isso se *eflet* nos </line>
<line> referenciais teó*icos e mét*dos *tiliz*d*s; e qu* os temas relacionados * *uve*tude e cons*mo </line>
<line> estão volt*dos, principalmente, para as questões r**acionadas à ident*dade e as mídias. </line>
<line> Pala*ras-ch*ve: Juventudes. Jov*ns. Consumo. Consumismo. Estado *e Conhe*ime*to. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> The presen* work co*prises the *onstructi*n of t*e Sta*e of Kn*wledge on the theme \you*hs </line>
<line> and consumption\, *ar*ied out from w*rks selected at the B*azilian Dig*tal Library of *heses </line>
<line> and Diss*rtations (BDTD). The m**hodology con*isted of a bib*iographic survey, car*i*d out </line>
<line> o* t*e BDTD database, confi*ured unde* the time frame bet*een *h* *ears 2015-2019 a*d </line>
<line> usin*, for the se*rches, t*e keywords: young peopl*, yo*t*, con*umption a*d consumerism. </line>
<line> To *el*ct th* jobs that em*rg*d fro* the sear*h, a *luctuating rea**ng was pe**ormed, </line>
<line> resulti*g *n eight job*. The *es**ts stand out in th* m*jority of dissertations *n relation t* the </line>
<line> theses, th* majorit* of Social S*ie*ces *n the w*rks, the predo*inanc* of public institut*ons </line>
<line> t*ro*gh w*ich the rese*rches s*arte*, a* well as for t*e*r f*n*ing, a*d the them*s identit* and </line>
</par>
<par>
<line> med*a, which we*e most </line>
<line> covered by resea*ch. Thus, it </line>
<line> c*n be conc*uded </line>
<line> that public </line>
</par>
<par>
<line> insti**tions have a* importa*t role for research in the field of yo*th; that the *ocial **ie*ces </line>
<line> have a grea*er inte***t on th* subject *hen compared to ot*er ar*a*, and tha* t*is *s re*lect*d </line>
<line> *n the theoretical references an* methods used; a** that themes rela*ed to youth a*d </line>
<line> co*sumpt**n *re mainly f*cused on i*sues related to *de*tity and the media. </line>
<line> Keyword*: You*hs. Youn*. Consumptio*. Consumeri**. State o* Knowled*e. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 18, n. 03, art. 13, p. 279-29*, mar. 20** </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/r*v***a </line>
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<line> *s*ado d* C*nheci*ento Sobre J*ven*ud** e Consumo </line>
<line> 2*1 </line>
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<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
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<line> A juventude é uma *at*go*ia social há muito tempo dada, *elas mídias *radicionais e </line>
<line> pelo se*s* co*um, c*mo homogên*a, p*ssi*a * *ransgressora, *i*da que em termos esté*icos </line>
<line> e de consumo, é ti*a c*m* um mode*o a s* persegui*. *st* v*são estigm*t*zadora e, ao mesmo </line>
<line> t*mpo, *****aditór*a - na medida em que outro* pontos são exaltados - é superficial di**te de </line>
</par>
<par>
<line> todas </line>
<line> ** </line>
<line> p*oblemá*icas his*ór*cas * s**iais q*e *emetem * *uestões ge*acionais, de classe </line>
</par>
<par>
<line> so*ial, de cont**to *c*nôm*co e político, etc (O*IVEIRA et *l, 201*; OLIVEIRA, 20**). </line>
<line> Apesar de mu*tos problem*s, fenômeno* e ex*er*ê*ci*s serem compart**h*dos por muitos </line>
<line> *o**ns, tais *onst*taç*es não p*dem s* *o*nar uma bar**ira pa** entender a diversid*de dess* </line>
</par>
<par>
<line> ca*egoria so*ial, ainda mais q*ando essa </line>
<line> h*mogeneizaç*o * ap*ssi*ação ins*ituc*onal e </line>
</par>
<par>
<line> ideoló**c* * </line>
<line> impost* e forçada sobre os </line>
<line> *ovens, *e ma*eira a cond*ciona-*o* de**ro de *ma </line>
</par>
<par>
<line> estrutura social. S*bre *sso, já dizia Pa*s (*990, *. 151): "[...] a **ventude de*e ser o**ada n** </line>
<line> apenas n* s*a a*a*ente unidade, mas tam*ém na sua diversi**d*.". A par*ir *aí, t*rn*-se </line>
<line> necessár*o u* ol*ar sob*e as ***entudes *ue as quali*iqu*m sob diversos aspectos da </line>
</par>
<par>
<line> realidade que as ati*gem, o* seja, os aspectos econômicos, *ultural, social, </line>
<line> polít*co, </line>
</par>
<par>
<line> contextual, entre u*a infini*ade de outros aspe*to*. </line>
</par>
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<line> * fato é q*e * juven*ude dev* ser enca*ad*, a*t*s de t*do, como u*a co*p*exa </line>
<line> c*nstrução social, * como tal, sua co*cepç** vari** m*ito **rante o* d*ferent*s períodos das </line>
<line> so*ie*ade*, se*do qu* em *empos passados ela nem existira (*AIS ** a*, 2017). Dayrell (20*3, </line>
</par>
<par>
<line> *. 41) já assi**lava parte dessa *deia: </line>
<line> "Constr*ir uma definiçã* *e juven*ud* n*o é fá*il, </line>
</par>
<par>
<line> prin*ip*l*ente po*que os critérios q*e a cons**tuem sã* *istó*icos e cult*r*is. " Sendo *ssim, </line>
</par>
<par>
<line> não há *omo pensá-*a c*mo uma </line>
<line> cat*goria es*átic* e </line>
<line> *a*ural das *ociedades, *as </line>
<line> co*o </line>
</par>
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<line> produto destas. </line>
</par>
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<line> As discussõe* mais avança*as *ess* def*nição de j*ventu*e est*belecem o plural da </line>
</par>
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<line> palavra (SANTOS *t *l, 2019), ou seja, * juventude </line>
<line> passo* a ser v**ta a p*rtir de sua </line>
</par>
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<line> plur*lid*de, pro**cando, assim, recon*eci*ento o </line>
<line> d* *ue não exist* apenas uma *uventude, </line>
</par>
<par>
<line> mas v*r*as juventud*s em *m **smo espa*o de tempo e ao long* da históri*. </line>
<line> Já o d*ba*e so*re consumo, te* se m**tra*o potente nas ci*ncias h*mana*, </line>
</par>
<par>
<line> princ*p**mente quando o capitalismo começou a incor*orar fort*mente a </line>
<line> p*opag*nda </line>
<line> como </line>
</par>
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<line> t*t*ca d* fomentar *sta prá*ic*, inte**ifi*ando o fenôm*no pe*o q**l se ch*m* de consum*sm* </line>
</par>
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<line> - ou cultura do consumo (FONTANELLE, </line>
<line> 2017). O consu**, c*mo a </line>
<line> antro*o*ogia *em </line>
</par>
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<line> historicamente *emonstrado, é *lgo c*m*m a t**a* as sociedades h**an*s, enquant* </line>
</par>
<par>
<line> *n*en*i*o como o u*o da* </line>
<line> c*isa* (seja *ara nece*sidad*s biológicas ou </line>
<line> cultu*ais), mas toma </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Tere*ina PI, v. 18, n. 03, *rt. 13, p. 279-*98, mar. 20*1 </line>
<line> www4.f**net.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. B. *liveira, V. H. *. Oliveira </line>
<line> 282 </line>
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<line> uma *orma </line>
<line> difere*te qua**o se o realiza no capitalismo, onde </line>
<line> tudo é passível de vir** </line>
</par>
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<line> merc*dor*a. Em *uitas sociedades o consumo a*arece *obre diversas práticas, às vezes sen*o </line>
</par>
<par>
<line> fu*da*ent*l pa*a manute*ção social, mas o c**ital***o a </line>
<line> irá </line>
<line> e*evar consumo **ve*s </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> extremo*. No século XI*, </line>
<line> Marx (1867) já diz*a que "A riqueza d*s sociedad*s em q*e </line>
</par>
<par>
<line> domina o modo-*e-produçã* cap*talista apr*senta-se co*o uma </line>
<line> "imensa acu*ulação d* </line>
</par>
<par>
<line> mer*adorias". O resultado *esse mo*o d* *ro*ução e e*ti*ulo ao consum* do s*stema </line>
<line> capitalista * * cultura do consumo, m*is *onhecida como consumis*o. O con*umismo, e*tã*, </line>
<line> é um fenômeno m*is *rofundo na vida dos indivíduos, p*is est* se t*r*a cen**al nas *e*aç*es </line>
</par>
<par>
<line> sociais e* *azão de seu significa*o s*mbólico. É através do c*n*umo que se formam </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> id**t*d*des, que se **entra *m </line>
<line> grupos, que se *ef*nem </line>
<line> posi*ões sociai*, que s* possibilita o </line>
</par>
<par>
<line> acesso a determinados espaços e que, em úl*im* anál*se, per*i*e que se p*ss* exercer o papel </line>
<line> de *idadão. </line>
<line> ** sociedades cont*m*orâne*s estão mergu*hadas em um *éculo *m que o co*sumo é </line>
<line> uma prática *ent*a* na *ida dos indi*í*uos, de ta* maneira que há uma rel*ção de sobreposição </line>
<line> do p*pe* do c*ns*mo sobre a c*dadania, n* medi*a em que a segunda subj*z da *rimeira. </line>
</par>
<par>
<line> A lógica do *on*umo nos mo*de* da sociedade capitalista *egue a* leis </line>
<line> de seus </line>
</par>
<par>
<line> mercados, sendo estes, p*r razões orgân*c*s, e*pansionistas. Os *ov*ns, dentro </line>
<line> *e s *a </line>
</par>
<par>
<line> dependência *istê**c* *aseada </line>
<line> no consumo, são usado* como ferrament* dessa expansão, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ponto de eles m*sm*s se torn*em mercadoria (BACKES, 2016). Na for*a de mer*ado*ia, o </line>
<line> jov** é be* visto, na *e*ida em q*e e*e é o *adrão idea* de imag*m * de *ele*ionadas </line>
</par>
<par>
<line> caracte*ísticas. Fora de*se mundo, os jovens são </line>
<line> norm*l*ent* tratad*s so* </line>
<line> um a </line>
<line> ó* i c a </line>
</par>
<par>
<line> redu*ionista, *e*ativa, apassivadora, que o estigm*ti*a * o ho*ogeneíza. </line>
</par>
<par>
<line> A etap* em que se prod*z e*t*do *e co*hec**en*o, por sua v*z, pr*posta por este o </line>
<line> tra*alho, busca estruturar e* *m determi*ado espaço de t*mpo *** conexão *e d*álogo dos </line>
</par>
<par>
<line> autores d* </line>
<line> área </line>
<line> de *studo (juve*tud*s e c*ns*mo) com s*as id*ias de pesquisa, ao *esmo </line>
</par>
<par>
<line> tempo </line>
<line> em que est*belece *ma rel*ção de reflexividade *ntre autor e leitor-pesquisa*or, </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> medi*a em que surgem mai* questioname*tos, *acu*as, v*riáveis, </line>
<line> et*., * se compreende*. </line>
</par>
<par>
<line> Então, as análises produ*idas por es** pes*uisa, vis*m produzir *ma *íntese *e uma am*stra </line>
</par>
<par>
<line> das </line>
<line> discussões *ais recentes so*re o </line>
<line> te*a, * *im *e pr*move* *sclarecimentos </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> que**ionamentos. </line>
</par>
<par>
<line> O tema de pesquisa </line>
<line> propos*o por este trabalho (*uventudes c*nsumo) e </line>
<line> nos *xpõe </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> uma det*r*inada con*untu** histó*i*o-soci*l, com diferentes posiçõ*s * f****s, </line>
<line> qu e * e </line>
</par>
<par>
<line> compreendem em um *spaço. O* in*eresses dos difere*tes a*o*es da trama social, desse m*do, </line>
<line> *uitas ve*es ** enc*ntram nas entrelinhas e *efle*e* também nas produções *o camp* </line>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. *8, *. 03, **t. 13, p. *79-2*8, mar. 2021 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Es*ado d* Conheciment* Sobre *uventudes e Co**um* </line>
<line> 283 </line>
</par>
<par>
<line> acadêmico. *ntão, cabe ressa*tar que a construção do esta*o de c**hecimento busca também </line>
<line> anal*s*r e r*fleti* sobre conjuntura sistê*ica da qua* as partes que a atra**ssam devem *er de </line>
</par>
<par>
<line> interesse dos pesquisadores; </line>
<line> Mo*osini e Fernandes (2014, p.15*) assinalam isso </line>
<line> quando </line>
</par>
<par>
<line> f*lam: "[...] faz-se necessário c*nside*ar que a const*u*ã* ** uma *rod*ção cien*ifica está </line>
<line> relacionada não só à pessoa/pesquisad*r q*e a produz, mas a influên*ia* da instituição na qual </line>
<line> está i**erida, d* ***s *m que v*v* e de *uas relações **m a perspe*tiva gl*bal. </line>
<line> O es*ad* de conhecimen*o, então, tem papel fundam*ntal p*ra * pesquisador e pa*a a </line>
</par>
<par>
<line> pesqu*s*, princ*palmente na fas* exploratória </line>
<line> de um trabalho acadêmi*o, na m*dida *m que </line>
</par>
<par>
<line> p*odu* um </line>
<line> panorama *o assunt* a s*r pesquisado, e é </line>
<line> defi*ido </line>
<line> por Morosini e Fernan*es </line>
</par>
<par>
<line> (2**4, p.155) nos se*uin*es te*mo*: "I*e*tif*c*ção, registro, *ategorizaçã* </line>
<line> *ue </line>
<line> lev*m </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> r**lexão e à sín*ese sobre * produção cient*fica de *ma det*rminada área, em um determin*d* </line>
<line> *spaço de t*mpo, co*gregand* peri*d*cos, teses, dissertações e liv*os ***re uma temática </line>
<line> espe*ífica". </line>
<line> Tendo em vista *u* o estado *e conhe*iment* v**a t*mbém ess* promoç*o de novos </line>
</par>
<par>
<line> con*ecim***os, a par*ir dos apontamento* que se fa*ão neste </line>
<line> estudo *cerca *o **ma </line>
</par>
<par>
<line> juventudes e c*nsumo, *e*tará se lançar n*vas pro*lemática* e lacunas a se expl*rar, </line>
<line> promovendo, assim, o dese*volvimento científico, ain*a mais no tema ju*entude* e consu*o, </line>
<line> um *ema, sem dúvida*, muit* c*mplexo. </line>
<line> 2 *ETODOLOGIA </line>
<line> Para a rea*i*ação de*te tr*ba*ho utilizou-se do *evantamento bibli*gráfi*o (GIL, 200*), </line>
<line> qu* consiste na busca de li*ros, revi*tas, a*t*gos, tese* e diss*rta*ões, os quais são delimi*a*os </line>
<line> *ob uma sér*e de f*tores, *ais como recorte tempora*, id*oma, tipo de t*a*alho, *alavra*-ch*ve, </line>
<line> e*c., a fim de se atingir *om a melhor qualid*de o objeto que *e pesquisa. </line>
<line> Escol*eu-se a Bibliot*c* Digital Brasil*ira de Teses * Dis*ertações (B*TD), </line>
</par>
<par>
<line> or**nizada pelo </line>
<line> Instituto Br*sileiro de *nform**ão em *iência e Tecno*ogia (IBICT), que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> uma instituição governamental q*e, segundo o seu s*te, tem </line>
<line> a missão de "promover </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> competência, o des**vol**mento de recursos e a in*ra**trut*ra de informação em ciência </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> tecnologia </line>
<line> para </line>
<line> a produção, socializaç*o e *n*egr*ção do conheci*e*to cientí*ico </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> tecnológico". </line>
</par>
<par>
<line> A busca na BDTD foi do *ipo avançada, consistiu em pes*uisar *o* a* e </line>
<line> palavras- </line>
</par>
<par>
<line> *ha*e: jovens, juventude*, consumo e co**umismo, </line>
<line> n*s *ampos de bu*ca, va**ando as suas </line>
</par>
<par>
<line> ordens, </line>
<line> d* </line>
<line> m*neira a maximizar o </line>
<line> alcan*e ao* trabalhos dos temas de int*ress*. Outro f*ltro </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 03, art. 13, p. 279-298, mar. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. B. Oliveira, V. H. N. Ol*veira </line>
<line> 2*4 </line>
</par>
<par>
<line> a*licad* r**er*-se a* recorte temporal da pesquisa, que *oi de*imitado en*re o* an*s *e 2015 a </line>
<line> 2019. </line>
<line> Para selecionar *s tr*b*lh*s, rea**zo*-se uma leitur* flut**nte em t*dos aque*es </line>
<line> *rabal*os em que os resumos apr*s**tavam conteúdo r*lac*onado com o *ema em questão. Ao </line>
</par>
<par>
<line> final, de </line>
<line> *1 r*su*tados, somente oito tra*alhos for*m selecion*dos </line>
<line> por se alinharem ao tema </line>
</par>
<par>
<line> da p*squi*a. O </line>
<line> pro*ess* de análise no* *rabalho* sel*cionados divi*iu-se em três par*es </line>
</par>
<par>
<line> principai*, que abr*gavam gr**icos, text*s e quadros, a fim de se *rgan*za* m*lhor *s </line>
<line> d*dos </line>
</par>
<par>
<line> obt i dos . </line>
</par>
<par>
<line> A prim*ira par** trat*-se de um **adro que contém *od*s os *ra*alho* sel*cio*ados e </line>
</par>
<par>
<line> inf*rma *ome o </line>
<line> do (a) autor (*), o tí*ulo do trabalh*, o a*o que foi public*do, o nível </line>
</par>
<par>
<line> *cadêmico e a u*i*ersidade. A seg*nda parte abrange o* dados *uantitativos, q*e exploram os </line>
<line> tipos d* *rabalh* (diss**tação ou te*e), as i*sti*uiçõe* de ensino e *ina*cia*ento envolvidas, o </line>
</par>
<par>
<line> an* d* pub*ica**o </line>
<line> dos *ra*alh*s, o conceit* CAP*S </line>
<line> dos P**s de </line>
<line> or*gem </line>
<line> dos trab*lhos e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> regi*o ** origem (Norte, Sul, ***este, *tc) </line>
<line> deles t**bém. Já </line>
<line> a ter*eira parte </line>
<line> explora </line>
</par>
<par>
<line> *ualit*ti*a*ente os *e**ltados, de *aneira a e*trair os mé*odos e técnicas utilizados p*los </line>
</par>
<par>
<line> tr*balhos, se** objet*vo* principais, os tema* mais *aten*es, </line>
<line> as palavra*-ch*ve que mais se </line>
</par>
<par>
<line> dest*cam etc. </line>
</par>
<par>
<line> Cabe ressa**ar que, apesar das tr*s secçõe* de res*ltados, po*e-se separá-los t*mbém </line>
</par>
<par>
<line> em duas par**s: o quadro de tr*balh*s **lec*o*a**s e a *nál*** quantitativa (pr*meira </line>
<line> parte) </line>
</par>
<par>
<line> traçariam u* *anorama dos cam*os científic*s, conside*ando, as*im, os aspect*s externos ao </line>
<line> conteúdo em *i dos trabalh** selecionados; enquant* que a análise qualitativ* (seg**da part*) </line>
</par>
<par>
<line> reflete justamente *obre aquilo que não foi a*rofundado na pr*mei*a: o </line>
<line> cont*údo produzido </line>
</par>
<par>
<line> p*l** pesquisas. </line>
</par>
<par>
<line> 3 *ESULTADOS E DISCUSSÕ*S </line>
</par>
<par>
<line> No quadro que segue podemos observar os trabalh*s *elecionados na *iblioteca </line>
<line> Di**t*l d* Tese* * Dissertações (BDTD), in*or*ando sobre o (a) autor (a), títul*, ano, n*vel </line>
<line> (mestrad* ou dout*r*do) e universidade. Cabe reforç*r q*e foram selec*on*d*s somente </line>
<line> *rabalhos pub**cados **t*e 2015 a 2019. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 18, n. 03, art. *3, *. 279-*98, mar. **21 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Es*ado *o Conh*cime*to Sob** J*ventudes e Consumo </line>
<line> 285 </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 1 - trabal*o* selecion*dos </line>
</par>
<par>
<line> No*e </line>
<line> *ítulo </line>
<line> An* </line>
<line> N*vel </line>
<line> Unive*sidade </line>
</par>
<par>
<line> BARR*IRO, Rafae* Garcia </line>
<line> En*re Redes: Juventudes, A*bie**** Virtuai* e Vidas Entre*ida* </line>
<line> 20*9 </line>
<line> Doutorado em Terapi* Ocupa**onal </line>
<line> Universidade Federal d* São Carlos </line>
</par>
<par>
<line> BRANDÃO, Deyse ** Fátima *o Amara**e </line>
<line> *o*sumo como exp*riência *ocial: *x*er*m*ntações, **vências e práti*as *a cultur* pop em um coletivo juvenil </line>
<line> 20*5 </line>
<line> Me*trado *m *nt*opologia </line>
<line> Univer*i*ade Federa* da Paraíba </line>
</par>
<par>
<line> BR**IL, Wene* da Silva </line>
<line> * **letivo fora d* e**o: ju**ntu*e organizada, pro*uç*o, circulaçã* e consumo cult*ral </line>
<line> 2015 </line>
<line> Mestrado em Socio**gia </line>
<line> Uni*e*sid*de *ederal de Sergipe </line>
</par>
<par>
<line> COSTA, Gise*e Maria Marino </line>
<line> As músicas veicul*d*s pelas mí*ias entre j*vens: consumo, t*ndências e c**portamentos </line>
<line> 20*5 </line>
<line> Doutorado em Ed*ca*ão </line>
<line> Un*versidade Federal de Minas Ge*a*s </line>
</par>
<par>
<line> MORAES, Maria Cristina Bravo de </line>
<line> As It-g*rls e o "*uê" mais de luxo: * c**tura, juventud* e m*diaçã* </line>
<line> *0*7 </line>
<line> Mestrad* em Comun*cação Soci*l </line>
<line> Ponti**cia *n*versidade Ca*óli*a d* Rio de Janeiro </line>
</par>
<par>
<line> PETE**SSI, Felipe Robert* </line>
<line> O mosaico das ide*tificações j*venis v*a c*nsumo: um est*do de *ntropologia urb*na * m um s hoppi ng de Ribeirão Pre*o/SP </line>
<line> 201* </line>
<line> Mestrado em Ciências Sociais </line>
<line> Universidade E*ta*ua* Paulista "Júlio de Mesquita Filho" </line>
</par>
<par>
<line> SOUZA, Iza*ela Janete *e </line>
<line> Andar**hos Contemporâneos em Bel*m, a *etrópole da Am*z*nia: C*ns*mo, Juvent*des e So*iabilidade n* e*a dos Shop**ngs C*nters </line>
<line> 2017 </line>
<line> *outorado e* C*ência* Soc*ais </line>
<line> Pontifícia U*iversidad* Católica do *io d* Janeiro </line>
</par>
<par>
<line> TOMAZ, Cícero José </line>
<line> Sociedade de c*nsu*o e juventude: uma análise as partir das práti*as de cons*m* e identi*a*e dos jov*ns vinculado* ao Fundo de **nanciam*n*o Est*dantil </line>
<line> 2016 </line>
<line> M*strado em Con*umo, Coti*iano e Desenvolvimento Soc*al </line>
<line> Universidade F*der*l R*ral de Pernambuco </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Elab*ra*o p*lo* autores (2021) </line>
<line> Pode-se observa* n*st* quadro q*e há uma igualdade de gê*ero *a me*i*a em que há </line>
<line> uma *is*ribuiçã* de 4 tra**lhos par* o *ênero femin*no e o masculino, o que m**tra, nesse </line>
<line> ca*o, que não há, apa*entem*nte, *m problema de gênero vincu*a*a ao in*ere*se de pesquisa </line>
<line> *om o *ema juventud*s e con**mo; e*q***to qu*, se t*a*ando *e referencial bib*iográ*ico dos </line>
<line> trabalhos selecionados, veremos uma *aior*a d* autores do gêne*o mascu*ino, o qu* ref*et*, </line>
</par>
<par>
<line> por sua vez, uma </line>
<line> desig*aldad* histórica em determinados campos cien*íficos. Observa-se </line>
</par>
<par>
<line> também que as *reas **s ciências sociais são majorit*rias; no entanto, tendo em vista as outras </line>
<line> áreas que su*giram, percebe-*e o int*res*e mul**di*cip**nar ao te*a. </line>
<line> Os gráfi*os a seguir buscam explorar, para além do conteúdo em si, das *bras </line>
<line> selecio**das, u* panorama da pr*dução acadêmica sob as delimitaç*es de i**eresse des*a </line>
<line> pes*uisa. </line>
<line> R**. FSA, T*resina PI, v. 18, n. 03, ar*. 13, p. 279-298, ma*. 2021 www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. *. Oliveira, V. H. *. *liveira </line>
<line> 286 </line>
</par>
<par>
<line> Este gráfico r*f*re-se a*s tipos d* tr*balhos selecionados, qu* basicamente se </line>
<line> delimitam em dois *ipos: tese *u dis**rtação. </line>
<line> Gráfico * - tipo de trabalho </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborad* pelos auto*es (2021) </line>
<line> Nesse gráfi*o é possível obs*rv** que as dissert*ções, que estão relaci*nadas *o </line>
<line> mes*rado, s*maram 5 trabalhos; enqua*t* que as teses, que remet*m ao doutorado, somaram 3 </line>
<line> traba*ho*. Sendo assim, *á mais m*stres sobre o respec*iv* *ema desta *es*uisa do que </line>
<line> *outor*s. </line>
<line> O gráfico seguinte infor*a * an* de pub*ic*ção de cada o*ra selecionada, le**ran*o </line>
<line> *ue a pesqui*a fo* realizada n* BDTD, onde, através de u*a bu*ca avançada, r*alizo*-s* um </line>
<line> recorte temporal d* 5 an*s: 2015 a 2019. </line>
<line> Gráfico 2 - ano de pu*lica*ão </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Ela*orado pelos *utores (2021) </line>
<line> Po*em*s ob*ervar nest*s r*s*ltad*s que a maioria dos trabalhos *oi *ubl*cada *o* anos </line>
<line> de *015 e 2017; en*uanto que *m 2016 e 2*1* temos some**e uma tese em ca*a ano. Em um </line>
</par>
<par>
<line> cenário d* </line>
<line> vácuo de pr*duç** acadêmica tem-se o ano de </line>
<line> 2*18, que, </line>
<line> da** que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> fina*c*am*nto de p*s*uis*s vem cada vez ma*s diminuindo no Brasil, possivelmente </line>
<line> *orr*bora com o cenário de te***nci* de qu*da nas pesquisa* e* ge*al, portanto, sendo uma </line>
<line> vítima dessa queda de pr*d*ção e financiamento cientí*ico. </line>
<line> Rev. FSA, T*resi*a, v. 1*, n. 03, art. 13, p. 279-298, mar. 202* www4.f*anet.*om.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Es*ado do Conh*cim**to So*re Juve*t*de* e *onsum* </line>
<line> 287 </line>
</par>
<par>
<line> N*ste g*áfico reuniram-se as in**ituiç*e* onde foi prod*zido cad* trabalho </line>
<line> se*ecionado, a *im de produzir um panorama *cerca d*s in*tituiçõ*s acad*mi*as de orig*m </line>
<line> dos trabalhos. </line>
<line> *ráfico 3 - instituição *e pub*icação </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Elaborado *elos autores (2021) </line>
</par>
<par>
<line> Pode-se *bserva* *esse *ráf*co que duas </line>
<line> regiõ** do </line>
<line> país se destacam: sudeste </line>
</par>
<par>
<line> (ama*elo) e n*r*este (vermelho); enquanto **e </line>
<line> outras não </line>
<line> t*veram trabalhos para se </line>
</par>
<par>
<line> selecionar. A unive*sidade que **is teve produç*o f** a PUC-RJ, que se enc*ntra na região </line>
<line> *u*es*e. C** is*o, pod*-se v*rif*car que, *ndep**dente da r*g*ão, * maior parte da* </line>
<line> un*ver*idades são pú*licas, valendo destaque a*enas à PUC-RJ, *o Sude*te, que é priv*d* e </line>
<line> que te*e o maior número de *r*duções. </line>
<line> O gráfico a se*u*r obtev*, através d* última av*liaç** qua*ri*nal *a **PES realizada </line>
<line> em 2*17, os conceitos de *ada PPG de ori*em dos t*abalhos se**cionados. </line>
<line> Gráfico 4 - concei*o CAP*S </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Elab*rado *elos autores (2021) </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, Teresina P*, *. 18, n. 03, art. 1*, p. 2*9-298, mar. 2021 </line>
<line> *ww4.*s*net.**m.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. B. Oliveira, V. H. N. Oliveira </line>
<line> 28* </line>
</par>
<par>
<line> Pode-se obser*ar, ent*o, *u* notoriamente t*mos * *ai*ria dos PPGs com nota quatro. </line>
</par>
<par>
<line> Tend* em vista a seguin*e classificaçã* *e conc*itos: de 1 a </line>
<line> 2, d*se*penho ruim (não </line>
</par>
<par>
<line> *prov*do pela *APES); </line>
<line> de 3 a 5, desem*en*o satisfatóri*; de 6 a *, *ese*penho ex*elente, </line>
</par>
<par>
<line> co*segu*-*e af*rir que a maiori* dos PPGs tem um **sempenho e*tre o satisfatório e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> excelen*e, enqu*nt* que s* um tem dese*pen*o ruim na ava*iação da CAP*S. </line>
</par>
<par>
<line> Esse gráfico mos*ra a freq*ência *os **abalhos de acord* co* *s reg*ões de origem, </line>
<line> p**as quais fora* identificadas atrav*s das l*calizaç*es das insti*uições ac*dêmicas. </line>
<line> G*áfico 5 - regi*o do p*ís </line>
</par>
<par>
<line> *onte: *labora*o pe**s au*o*es (*021) </line>
<line> Os res*lta*os deste gráf*co mostram que a maioria dos trabalhos se *once*tra na </line>
<line> região Sudeste, totaliz*ndo *. ** o restante, 3, n* região Nordeste. Nas outras regiões não </line>
<line> houve trabalhos sel*cionados de*tro d*s del*m*ta*ões temporais * temáticas *a pesq**sa. </line>
<line> Por*anto, a *egiã* Sudeste demonstra maior i*tere*se no tem* *uventudes e consumo q*ando </line>
<line> *omparado n*me*icamente ao Nordeste. </line>
<line> * presente grá*ico *xplo*a nos trabalhos o f*n*nciamento ou a ausênc*a des*e, sendo </line>
<line> este *uporte norma**ente possibilitado atrav** de b*lsa de pesq*isa. </line>
<line> *ráfico 6 - *inanciame*to </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabo*a*o pelos *ut*res (2021) </line>
<line> Rev. FS*, Ter*si*a, *. 18, *. 03, art. 13, p. 2*9-298, mar. 2*21 *ww4.*sanet.*om.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Estado do Conhecimento Sobre *uv**tud*s * Consumo </line>
<line> 289 </line>
</par>
<par>
<line> Obse*vamos nes*e gráfi*o que 5 trabalhos (duas teses e três dissertaç*es) foram </line>
<line> financiad*s por bolsas de pes*uisa, enqua*t* que *s *utros três trab**hos (*is*ert*ções), não. </line>
<line> Send* ass*m, vemos **e a maio**a *os trabalhos foi financiada por bolsas de pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> N**te último g*áfic*, explor*m-se as agência* financia*or*s da* *olsas de </line>
<line> *esquisa, </line>
</par>
<par>
<line> **ptadas nos trabalhos seleci*nados. Nota-se que o *otal de 5 trabalhos f*nan*i*dos já ex*lui </line>
<line> aqueles outros três do grá**c* anter*or qu* *ão aprese*tara* financiamento. </line>
<line> ***fi*o 7 - agên*ia *a bols* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabora*o pel** autores (*021) </line>
<line> Observa-se *ue, d** cin*o *rab*lhos vinculados às bolsas, todas f*ram *AP*S </line>
<line> (C*ordena**o ** A*erfeiçoamento d* Pessoal de Nível *u***i*r), *om exce*ão de um* tese, </line>
<line> em 2015, que era *MCD (Programa *in*iro de Capacitação Docente). Amba*, CAPES e </line>
</par>
<par>
<line> PMCD, recebem *inanciamento g*v*rn*mental, porta*to, público, </line>
<line> reforç*ndo, assim, o q*e </line>
</par>
<par>
<line> temo* visto em a**uns dos gráfic*s *nter*ore*: a importân**a *as institui*ões públic*s pa*a * </line>
<line> pe*quisa cie**ífica. </line>
<line> A *nálise q*al*tativa consi*tiu em se*eci*nar *m conjun*o de dados através de dist*ntas </line>
</par>
<par>
<line> técni*as </line>
<line> e métodos, o*de *s dados *aptados advêm *a prod*ção te*tu*l d*s trab*lhos </line>
</par>
<par>
<line> sel**ionados, *om exceção d* gráfico que objetiva os *ét*dos de pe*quisa *tiliz*dos *as </line>
<line> obras s*lec*onadas. Seg*em a*aixo *s *ado* o**id*s. </line>
</par>
<par>
<line> Com* p**mei*a parte da **ál*se qualitativa, reun*r*m-se toda* </line>
<line> *s pala*ras-ch**e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cada trabalho se*ecionado e *ormulou-se *ma nuvem de pala*ras **las quais, de acordo com a </line>
<line> variação de *eu **manho, expressa* a freq*ência em *ue aparecem *os trabalhos. Quanto </line>
</par>
<par>
<line> maio* * t*manho das *alavras, mais *ezes </line>
<line> elas apar*cerem; *uanto menor o tamanh* delas, </line>
</par>
<par>
<line> m*n*s fr*quência elas tiveram. Pa*a ta*to, fe*-se uso da *erra*ent* disp*nibilizada no si*e: </line>
<line> wordart.com. O *esul*ado da reuniã* d*s pa*avras-chave e*tá *a imagem de pala*ras ab**x*. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. *8, n. 03, art. 13, p. 279-29*, mar. 2*21 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. B. Oli*eira, V. H. N. Oliveira </line>
<line> 290 </line>
<line> F*gura 1 - palavras-c*a*e dos traba*hos </line>
</par>
<par>
<line> *onte: E*abo*ado pelo* autores (2*21) </line>
<line> Como podemos ob*ervar nesta técnica de r*pres*ntação visual, jo*ens, juventudes e </line>
<line> con*umo são as pa*a*ras que *ais s* destaca*, segui*as de identid*de, juve*tude, pob*e, </line>
<line> rico, coletivos, e*c. O de*taque *as palavras jove*s, juventudes e **nsumo, em função de *eu </line>
<line> tamanho, mostra de ce*ta fo*ma q*e os trabalhos selecionados estão alinhados com o tema de </line>
<line> estudo p*oposto* por esta *e*quisa, ao mesmo tempo em q*e a*rega co* outras *alavr*s *ue </line>
<line> abre* *aminhos para * investig*ç*o de dete*minados outro* aspectos sobre os dois **ma* </line>
<line> pr*ncipais, tais c**o identidade, s*ciabil*dad*, mediaç*o e coletivos. </line>
<line> O quadro de o*jet*vos p*o*õe-se *m *eu*ir todos os obje*ivos principais das pesq**sa* </line>
<line> selecion*das pa*a fi*s de análise, da*o que o* objeti*os r*flet*m tendência* po*íticas e </line>
<line> i*eo*ógicas d* pesquis*dor (So*ian*, 2004). </line>
<line> Quadro * - obj*tivo* </line>
</par>
<par>
<line> A*tor, data </line>
<line> Objetivo Geral da Inve*tigação </line>
</par>
<par>
<line> BARREIRO, 201* </line>
<line> Ana*isar e discuti* o uso das "redes sociais dig*ta*s" como ferramenta par* expressão dos modo* de vida juvenis, da* j*ventudes, bus*an*o entender, at*av*s dos influen*i*do*es d*g**ai*, aspect*s da s*ciabilidade nestes espaços, f*ca*izando se*s r*sultados no que tan** *o* *oven* d* grupos *op*lares *rban*s. </line>
</par>
<par>
<line> BRANDRÃO, 20** </line>
<line> An*li**r, a *artir do cons*mo, as *el*ções j*venis dentro da cult*ra pop no S*udio Made in PB. </line>
</par>
<par>
<line> *RASIL, 2015 </line>
<line> Analis*r a forma *e or*ani*ação contemporânea desse coletivo (Fo*a do Eixo), no que diz respeito à pro*ução, *i*culação e co*sumo cu*tural. </line>
</par>
<par>
<line> *OSTA, *015 </line>
<line> Invest**ar o papel das canções *as mídias no co*idiano d* alunos que frequen*am escolas de ensino básico. </line>
</par>
<par>
<line> M*RAES, 201* </line>
<line> C*m*reender o c*nsu*o sob * perspectiv* cultural, *o*siderando possív*is contextos *ociai*. </line>
</par>
<par>
<line> PETENUSSI, 2017 </line>
<line> *denti*ic*r *s p*áti**s, **bitos e bens de c*nsumo que atuam *omo med*adores d* i**ntificações por parte do* jovens que frequentam o *hoppi*g d* Ribeirão Preto/SP. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 03, art. 13, p. 279-298, m*r. *021 </line>
<line> www4.f*ane*.com.*r/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Es*ado do C*nhecimento Sobre Juven*ude* e Con**mo </line>
<line> 291 </line>
</par>
<par>
<line> SOUZ*, 2017 </line>
<line> *nal*sar * sociabilidad* juvenil nos espaço* d*s Shopping Centers. </line>
</par>
<par>
<line> TOMAZ, 20*6 </line>
<line> Analisar a* relaçõe* e**re con*umo e *uventude, identifi*ando * *stabele***do, com foco n* for*ação de iden*idade, uma reflexão *obre este campo, a partir d* percepção de joven* d*s classes de baixa renda. </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Elaborado p*los a*tor*s (2021) </line>
<line> V*rifica-se, num pr*meiro momento, que a maiori* *o* t*a*alhos tem um* </line>
<line> preo***ação *aior em a*alisar *s obje*os de *uas p*s*uis*s, já *ue investigar, compreender e </line>
<line> ident**icar são ações que aparec** uma só vez, mostrando que há, principalmente, um esforço </line>
<line> em de*d*bra* e dar sentido aos fenômenos li*ados ao cons*mo ju*enil. D* to**s os obj*tivos </line>
<line> ge*ais, *inc* (BRANDÃO, BR*SI*, TOMAZ, MORAES e **TENUSSI) se comp*ometem </line>
</par>
<par>
<line> em analisar </line>
<line> diretamente * consumo, e*quanto os outros três s*bran*e* (**STA, SOUZA </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> BARREIR*) possuem *bjetivo* mais abra*ge*tes, onde * cons*mo aparece ou de *orma </line>
<line> indireta e/ou inevi*ável. T*mbém ca*e r*ss*ltar q*e cha*a a ate*ção o interesse d* pesquisar </line>
</par>
<par>
<line> *m *hoppings e mídias s**iais, que possivelmente se dá por esse* *spa*os serem </line>
<line> pe*sa**s </line>
</par>
<par>
<line> significat*vament* *ara o consumo. </line>
</par>
<par>
<line> Nesta parte p*d**os observ*r uma tabe*a que conté* u* levantamento dos autores </line>
<line> selecionad* nas referências bibliog*áfic*s de cada *** das o*to obras captadas para este </line>
<line> t*abalh*, bem como suas áreas de pesquisa. Cada *utor (a) da lista ocupa u* lugar es**cífico </line>
<line> por ter quatr* vezes ou ma*s r*ferenciadas, independente se a obra se *e**tia ou nã*. Abaixo </line>
</par>
<par>
<line> *a**ém s* </line>
<line> pode ver qu* há du*s categorias pelas quais os a*tores fo*am **qu*drado*: </line>
</par>
<par>
<line> juventudes e consumo. </line>
<line> Quadro * - lista dos p**nc*pais aut*res </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> ALMEIDA, Ma*ia Isa*el </line>
<line> *ducação </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> B*R*OSA, Lívia </line>
<line> *n*r*pologia </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> BO*RDIEU, Pierre </line>
<line> Sociolog** </line>
</par>
<par>
<line> Juv*ntudes </line>
<line> DAYRELL, Juarez </line>
<line> E*uc*ção (vincul**a * áre* *a *ocio*ogi*) </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> FEIXA, *a*les </line>
<line> Antropologia </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> NOVA*S, Regina </line>
<line> An*rop*l*gia </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> PAIS, J*sé Ma*hado </line>
<line> Sociol*gia </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> APPAD*RAI, Arjun </line>
<line> An*ro*ologia </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> BAUDRILLAR, Jean </line>
<line> Soc*ologia </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> C**PBELL, Colin </line>
<line> An*r*pologia </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> CANCLINI, Nest*r Garcia </line>
<line> **tropologia </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Con*umo </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 03, art. 1*, p. 279-298, m*r. 2021 </line>
<line> **w4.fsane*.com.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. *. *liveira, V. H. N. Oliv*ira </line>
<line> 2*2 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> DO*GLA*, Mary </line>
<line> Antrop*l*g*a </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> FEATHERSTONE, Mik* </line>
<line> Socio**g*a </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> ROCHA, Everardo </line>
<line> Antropologia </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pel*s autores (2*21) </line>
<line> A*alisando essa t*b*la o**er*a*os que, *m relação a gênero, temos 4 m*lheres em </line>
</par>
<par>
<line> relação a 10 homens, o q*e reto*na a uma de*i**a*da*e *i*tórica em muitos campos </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> ciê*cia. Os *ois </line>
<line> camp*s, o das juve*tudes e * do con*umo, tiveram o m*smo número </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> autores; por *utro lad*, vemos </line>
<line> * predominância da* </line>
<line> áreas das ciê*cias s*c*ais, o q*e </line>
</par>
<par>
<line> de***stra que o tema *uventudes e *onsumo est* significativament* present* nessas á*eas do </line>
<line> conhecimen*o. </line>
</par>
<par>
<line> O presente quadro orga*iza *s </line>
<line> diferentes *stra*égias de c*le*a d* da*os utilizados </line>
</par>
<par>
<line> pelos trabal*os de ac*rdo com sua *requênc*a, de maneira * objetivar e*sas informações. </line>
<line> Quadr* 4 - estratégia de *olet* de coleta d* dados </line>
</par>
<par>
<line> Princi*ais es*raté*ias de cole** de dad*s </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Oficina d* ativida*es </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *egistr*s Imagét*cos </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Conv*rsas Informaci**ais </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Revisão Biblio**áfia </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Entrevista </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> Observação d* Camp* </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *laborad* pelos a*to**s (2021) </line>
<line> *omo podemos v*r, *nt*o, a **servação de campo é o m*to*o mais ut*lizado, s*guida </line>
<line> por *ntrevist*. Tais métodos são comuns às ciências human*s, com des**que para as ciênci*s </line>
<line> s*ciais, o que *ostra a f*rte pre*ença *estas áreas sob*e o t**a juv*ntu*es * cons**o. </line>
<line> O quadro de conclusõ** abaixo foi criado a par*ir da sele*ão, po* *arte *o pesqu**ado*, </line>
<line> de frases que chamaram a at**ção nas conclusõ*s/co*sid*raç*es finais e também pelos temas </line>
<line> em com*m que surgi**m na leitura *esta p**te *os ***balhos. Cab* res*altar que a tabela </line>
<line> p*s*ui suas limitações, n* *edi*a em q** deter*inados *e*as foram discutidos ao long* *o </line>
</par>
<par>
<line> tr*balho, porém, não </line>
<line> foram discutidos n** co*cl*sões; s*ndo </line>
<line> a*s*m, p**e ser errô*eo *ize* </line>
</par>
<par>
<line> que ta* te*a não tenh* s*do dis*utid* no trabalho. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. *SA, Teresi*a, v. 18, n. 03, ar*. 13, p. 279-298, *ar. 2021 </line>
<line> www4.f*anet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Est*do *o Co*hecimento Sobre Juven*udes e Consu** </line>
<line> 293 </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 5 - qu***o de conclusões </line>
</par>
<par>
<line> Pri*cipais t*mas </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Autores </line>
<line> se**cionado </line>
<line> s </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> *a* c*n*lusões </line>
<line> *r*ndão, 20*5 </line>
<line> *rasil, *015 </line>
<line> C*sta, 2015 </line>
<line> Tomaz, 201* </line>
<line> Mor**s, 2017 </line>
<line> *etenussi, 201* </line>
<line> Souza, 2017 </line>
<line> Barreiro, 2019 </line>
</par>
<par>
<line> Juve*tudes, identidade e cons*mo. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line>-</line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Juventudes, c*dadania * *onsu**. </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line> X </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> A relação en*re as mídi*s e j*ventud*s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line>-</line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> A re*açã* entr* *e*nologia * juv*ntud*s. </line>
<line>-</line>
<line> X </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Contrib*ição ao campo da Educação. </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> P*nto* em ab*rto par* se desenvolver *m futuras *esqui*as. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line>-</line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Elabo**do *e*os au*ores (2021) </line>
<line> * d*fíc*l ess* tipo de c*t*goriz*ção *os trabalhos atuando s*mente so*re suas </line>
</par>
<par>
<line> conclusões *ado rique*a *e seus conteúdos, ** ent*nto, * possível a*rav*s dess* à </line>
<line> tabela </line>
</par>
<par>
<line> percebe* a abrangência dos trabalhos na *íntese de todas as *uas discussões, bem como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ausência destas, suas pr*ocup*ções </line>
<line> pr*ncipais e o qu* ma*s for possível se ab*trair * partir </line>
</par>
<par>
<line> desses dados. Se**indo * análise, podemo* observar logo *e *nício q*e </line>
<line> t odos de </line>
<line> alguma </line>
</par>
<par>
<line> f*rma *ontribuíram para * debate *obre juventudes e consumo, o que mos*ra o alinhame*** </line>
<line> correto e * con*ribuição de*ses trabalhados sel*c**nados p*ra o te** desta pe*quisa. Os d*is </line>
</par>
<par>
<line> pr**eir*s </line>
<line> assunto* ma** abordados nas conclu*ões s* referem questão da à </line>
<line> i*entidad* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> consu*o e à *elação entre as mídi** e j*ventudes. Consecutivamente temos a discussão sobre </line>
</par>
<par>
<line> tecnologia* e juventudes e *idadania e consumo. Qua*to à contri*uição à Educaçã*, </line>
<line> tem*s </line>
</par>
<par>
<line> s*mente dois t*abalhos com essa preocupação. </line>
<line> Quase todos os tr*balhos deixaram sugestões </line>
</par>
<par>
<line> de pesq**sa em aberto, o q** per**te *nvesti*ações futuras so*re *s tem**. </line>
<line> 4 C*NSIDERAÇÕ*S FINAIS </line>
<line> **a pes*uis* q*e *e pr*põ* const*ui* o *stado *e conhecimento tem como objetivo </line>
</par>
<par>
<line> *evantar as d*scussõ*s mais recen*es sobre u* determinado assunto, limita*o a </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na P*, v. 18, *. 0*, ar*. *3, p. 279-29*, ma*. 2021 www4.*sanet.c*m.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. B. Oliveir*, V. H. N. Oliv*ira </line>
<line> 294 </line>
</par>
<par>
<line> d*t*rminado espa*o de tempo e que r*velam ** tendência* de tal á*ea de estudos. Para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> constr*ç*o *o </line>
<line> estad* de conhec*mento também é nece**ár*o traç*r </line>
<line> u* p*norama de tal </line>
</par>
<par>
<line> amb*en*e de pr**ução *e c*nhecim*nto, que pode *xtr**asar para </line>
<line> escalas *nternaciona*s de </line>
</par>
<par>
<line> a*áli**. </line>
</par>
<par>
<line> No caso dest* pesquis*, p*eo*upou-se i*ci*l*ente em *raçar es*e panor*ma a*nda no </line>
<line> i*ício dos resultados, através da pa*te c*m o subtítu*o \grá*ic*s\, *om exce*ã* da *uest*o do </line>
<line> gê*ero dos autores, que foi buscado na tabela anterior a esta par*e. *ode-se *bservar *ma </line>
</par>
<par>
<line> divisão i*ualitár*a em termos de gênero </line>
<line> nos traba**os, pois, *os oito *rabalhos c***u*ados, </line>
</par>
<par>
<line> qu*tro foram pr*duzid*s por pessoas d* gênero fe*inino e os outros </line>
<line> quat*o </line>
<line> do gêner* </line>
</par>
<par>
<line> m*sculino. Por outro lado, em </line>
<line> *elação às r*ferê*cias bibliográficas, obs*rva-s* uma *ai*ria </line>
</par>
<par>
<line> do gênero masculino, o que remonta uma </line>
<line> d*siguald**e h*stória nas ciênc*as, ond* o gênero </line>
</par>
<par>
<line> ma*culin* </line>
<line> h*storicamente teve, * aind* tem maio*ia, co* exc*ção de algumas **tra* ár*as, </line>
</par>
<par>
<line> c*mo: </line>
<line> ped*gogi*, en*erm*gem, n*trição, que estão de </line>
<line> al**ma forma relacionada* aos </line>
</par>
<par>
<line> cu*dado*, e onde as mu**eres são *aio*i*, *usta*ente </line>
<line> pela *o*ã* *recon*eitu**a qu* as </line>
</par>
<par>
<line> c*ndiciona nestes *spaços - o q*e não qu*r *izer qu* ela* nunca es*o*ham estar ge**inamente </line>
</par>
<par>
<line> *e*es. *m se*uida, pode se observar </line>
<line> que des*e* oi*o, a *aiori* (cinco) do* tra*alhos </line>
</par>
<par>
<line> seleciona*os, estav*m em níve* de mestrado; e*quan*o q*e o restante (três), *m </line>
<line> nível </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> doutora**. Iss* mostra que há a possiblidad* de </line>
<line> **e aqu*les </line>
<line> que produziram em nív*l de </line>
</par>
<par>
<line> **strado possam ain*a expandir o tema *o doutorado - ca*o almejem t*l form*ção. </line>
<line> Em **lação ao r*corte temporal *est* pesquisa, *eri**cou-** que os anos de maio* </line>
<line> produç*o fo*am os de 2*15 a 20*7, *oncent****o, em cada um dos *nos, a pub*icaç*o *e três </line>
</par>
<par>
<line> t**balho*; </line>
<line> ou seja, d*s cinco anos recortados, somente dois tive*am maio* que *m </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *r*balhos. No caso de 20*8, *nde </line>
<line> houve um vácuo de </line>
<line> produção, possivelmente aponta-se </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> falta de fomen*o e fi*a*c*amento ** </line>
<line> c*ências n* Br*si*, r*s*ltando num* tendência de baixa </line>
</par>
<par>
<line> nas produções acadêmicas, ain*a mais n*s *reas da Educação e Ciênc*as Humanas, as *uai* </line>
<line> *ê* recebendo *uit*s ataques e co**es or*a*entais. </line>
</par>
<par>
<line> Em termos **o*r*fico*, somente </line>
<line> em duas re*iões d*s cinco no Bra*il s*rgiram </line>
</par>
<par>
<line> t*abalho*: nordeste e *udeste, * que apon*a um maior interesse dessas re*iôes *or tal tema. O </line>
</par>
<par>
<line> a*b**nte de *rodução mostrou-*e predominan*e dentro </line>
<line> das instituiçõe* púb*icas, as quais </line>
</par>
<par>
<line> det*m 6 t*ab*lhos, enq*anto que a PUC-RJ, * única ins*it*içã* de ensino *ri*ad* na lista, se </line>
<line> destacou co*o a ú*ica c*m dois t*a*alhos sobre o tema. As bolsa* de pesqu*sa, *or su* v*z, </line>
<line> estiveram pre*entes na m*ioria dos trab*lhos (*inco), sendo quase tod*s financiadas *or </line>
<line> institui*ões púb*icas, com destaqu* a CAPES, *om ex*eção do P*CD, *ue se *rata de um </line>
</par>
<par>
<line> pro***ma, </line>
<line> porém, </line>
<line> tam*ém </line>
<line> rec*be </line>
<line> fina*ciamento </line>
<line> p*blico. </line>
<line> Tal </line>
<line> panorama </line>
<line> r*vela, </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FS*, *eresina, v. *8, n. 03, *rt. 13, p. 279-298, mar. 2021 </line>
<line> ww*4.fs*net.com.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E*tad* d* Co*hecim*nto Sobre Juvent*d*s e Consumo </line>
<line> 295 </line>
</par>
<par>
<line> pri*cipal*ente, a importância do fi*anc*amento pú*lico n* pesqui*a, a começar *elo fato d* </line>
<line> que a maio*ia dos trabal*ados selecionados foram fi*anciado*. </line>
<line> Tr*çado, então, o p*norama do ambi*nte de produção de conhecimento no Brasil </line>
</par>
<par>
<line> acerc* do </line>
<line> tema proposto, a próxima *arte busca analisar o que *e tem discutido acerca do </line>
</par>
<par>
<line> *ema juventude* e *onsumo. Juve*t**es e consumo por si só f*zem part* de um amplo debat* </line>
</par>
<par>
<line> (O*IVE**A; LACERD*, 201*; OLIVEIR*, 2019; 2020), que estev* e está na boca </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> g*and** int*l*c*u***, e isso </line>
<line> pode se* *erifi*a*o pela análise *as refe*ênci*s utilizad*s *el** </line>
</par>
<par>
<line> a*tores dos *rabalhos *e*e*iona*os, qu* em *ua mai*ria são *ient**tas *ociais. </line>
<line> Tendo em vi**a * pr**omínio das C*ên*ias **ci**s sobre esse tem*, que se demons*r* </line>
<line> pe*as re*er*nci*s bibliográfic*s des*acada* e* c*da *m dos autore*, justifica-se - pelo menos </line>
</par>
<par>
<line> em pa*te - o *orquê de os mét*dos m*is utilizados nas pesquisas ser*m a ent*evista, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *bs*rvação de campo e a etno*ra*ia. Esses três método* são clássico* nas Ciências Sociais, </line>
<line> p*incipa*m*nte na brasileira, qu* se destaca pe*a *esqu*sa qualitativ*. </line>
<line> Os trab**hos v*ri*m muito em *el*ção a* m*do c*mo *ratam o tema des*a *es**isa, no </line>
<line> en**nto, **de-se traçar di*cussões *om**s, que po*em ser *estac*das das considerações finais </line>
<line> de cada trabalho. Sendo assim, c*am* a at***ão com* os temas identidad* e **dias </line>
<line> (*r*d*cionai* e di*itais) sã* abordados pela maioria d*l*s, * qu* de certa fo*ma corrobora com </line>
<line> as pa**vra* c*aves *ue ci*cundam *s mais *requentes - juventudes, con*u*o e jove*s - na </line>
</par>
<par>
<line> n*vem de pala*ras *lus*rad* nos resultad*s, t*is c*mo sociab*lidade, *de*tidade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> compo*tamento, na medi*a em que se pod** traçar relaç*es diretas </line>
<line> ou indiretas com </line>
<line> estes </line>
</par>
<par>
<line> temas. De certa for**, tais constatações mostram *uais *am*nhos as pe*quisas têm foca*o, e </line>
<line> isso pode *ortear futur*s pesquisas para que aprofun*em aquil* que f*i pesquisado, mas que </line>
<line> ta*bém explorem a* *acunas qu* pos**m ser achad**, por exemplo, naquel*s dimensões *nde </line>
<line> s* pens* não t*r explorado o *u*i*ien*e do *ema. </line>
<line> REFERÊNCI*S </line>
<line> BECK*S, C. O que con*ome o adolesc*nte? 1° ed. *orto Alegre: Edi*ora da **RGS, 2016. </line>
</par>
<par>
<line> BRANDÃO, D. F. A. Consu** co*o exper*ên*ia soc*al: experimentações, v*vências </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> práticas da cu*tur* pop e* um cole*ivo juvenil. Dissertação (*es*r*d* em Antropologia) - </line>
<line> Centro de Ciências *uman*s, *etras e A*tes, U*iversidade Federal *a Paraí*a. João Pessoa, </line>
<line> 2015. </line>
<line> BAR*E*RO, *. *. Entre re*es: juventude*, ambientes virtu**s e vidas entretid**. T*se </line>
<line> (Doutorado em Terapia Ocupacional) - U*iversidad* Federal de São *arlos. São Carlo*, </line>
<line> 20*9. </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, *. 18, n. 03, *rt. 13, p. 27*-2**, mar. *021 www4.fsanet.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. B. Olivei**, V. H. N. Oliveira </line>
<line> 296 </line>
</par>
<par>
<line> BRASIL, W. S. * col***vo for* d* eixo: juventude org*nizad*, produ*ão, circulação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> consumo cultural. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - **iversidade Feder*l *e Sergipe. </line>
<line> S*o Cristóvão, 201*. </line>
<line> CO*TA, G. *. M. A* músicas vei*uladas pe*as mídias *ntre joven*: cons*mo, tendências e </line>
<line> *omportamentos. Tese (Doutorado em Educação) - *ac*lda*e de Educação, Univ*rsi**de </line>
</par>
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<line> X </line>
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<line> 2) an*lise e i*terpretação *os da*o*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração *o ras*unho ou na revisão crítica d* c*nteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) partic*pação na aprovaçã* da vers*o final d* ***us*rito. </line>
<line> X </line>
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