<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 03, art. 2, p. 29-48, ma*. 2*21
</line>
<line>
*SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2021.*8.03.2
</line>
</par><par>
<line>
O S*rviço Público e o Teletrabalho n* A*ministra*ão *úblic* *ederal Brasil**ra em Tempos *e
</line>
<line>
Covid-19
</line>
<line>
Th* Publ*c *ervice an* Teleworking ** the B*azilian F*der*l Publ*c *dminis*ration in Covid-19
</line>
<line>
Ti*es
</line>
</par><par>
<line>
*ndré Luiz Traja** *os Santos
</line>
<line>
*outorando em En*enharia d* Produção e S*stemas pelo Cent*o F*deral de Educaç*o Tecnoló*ic* Celso Su**ow da Fo*se*a
</line>
<line>
Mestre em G*s**o e Estra*égia pela Univer*i*ade Feder*l Rural do Ri* de Janeiro
</line>
<line>
E-mail: e*tra*ano@gmail.com
</line>
<line>
*ugu*to *a Cun*a Reis
</line>
<line>
Dou*or*d* em Engenh*ria *e Produção pel* Pontifícia Universidade Cató*ica do Rio de Jan*i*o
</line>
<line>
*r*fe*sor p*lo C**tro Federal de Ed*c*ção T*cnológica *elso Suc**w *a Fonseca
</line>
<line>
E-mail: augusto.*eis@ce*e*-rj.br
</line>
</par><par>
<line>
Ende**ç*: And*é Luiz Tr*jano dos Sa**os
</line>
<line>
Edito*-Chefe: D*. Tonny Ker*ey de *lencar
</line>
</par><par>
<line>
Ce*tro
</line>
<line>
Fede*al
</line>
<line>
de E*ucação
</line>
<line>
Te**ológica
</line>
<line>
C*lso
</line>
<line>
Suckow
</line>
<line>
Rod*igu*s
</line>
</par><par>
<line>
*a
</line>
<line>
Fonseca
</line>
<line>-</line>
<line>
CEFET/RJ.
</line>
<line>
Ru* G*neral
</line>
<line>
C*nabarr*,
</line>
<line>
*85
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Mar*canã, Rio de Janeiro - RJ, *0271-2**. Brasil.
</line>
<line>
Artigo recebido e* 11/02/202*. Última versão
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: A*gusto *a *unha Reis
</line>
<line>
*ecebida e* 24/0*/2*21. A*rovado em 25/0*/2021.
</line>
</par><par>
<line>
Centro
</line>
<line>
Federal
</line>
<line>
d* Educação
</line>
<line>
*ecn*l*gica
</line>
<line>
C*lso
</line>
<line>
Suckow
</line>
</par><par>
<line>
da
</line>
<line>
Fonsec*
</line>
<line>-</line>
<line>
CEFET/RJ.
</line>
<line>
Ru* Ge**ral
</line>
<line>
Can*barro,
</line>
<line>
*85
</line>
<line>-</line>
<line>
Ava*i*do pe*o sistema Triple R*vie*: Desk Review a)
</line>
</par><par>
</page><line>
Ma*acanã, Rio de Jane*r* - *J, 2*271-204. Br*sil.
</line>
<line>
pelo Edi*or-C*efe; e b) Doubl* Blind Revi*w
</line>
<line>
(avaliação cega por dois ava*ia*or*s da área).
</line>
<line>
Revisão: Gramatical, *ormat*va e *e Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. T. Santos, A. C. *eis
</line>
<line>
30
</line>
</par><par>
<line>
RESU*O
</line>
</par><par>
<line>
Co* o avanço d* Covid-19 por todo o mundo, o tele*rabalho s* *ornou uma estratégia eficaz
</line>
</par><par>
<line>
p*r* *an*tenção d** ati*id*d** das organ*zaçõe* que se vi*am obrigada* a *umprir
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
distanciamento social p*r *a*sa dos risco* de contaminaçã*
</line>
<line>
p**a *o** doença. Nesse
</line>
</par><par>
<line>
*ontexto, esse arti*o t*ve co*o objeti*o investi*ar a
</line>
<line>
per*epção dos colaboradores da
</line>
</par><par>
<line>
administr**ão pública fede*al quanto à
</line>
<line>
prática do tel*t*abalho i*posta
</line>
<line>
pel* d*s*anciamento
</line>
</par><par>
<line>
social em face da p*ndemia d* n*vo coronavírus. Como *straté*i* de pesquisa foi utilizad* a
</line>
</par><par>
<line>
me*odologia
</line>
<line>
S*rv*y
</line>
<line>
numa abor*agem quant*tativa, *e*do **lic*d* q**stioná*io e*t**tur*do
</line>
</par><par>
<line>
c*m* inst*umen*o de coleta *e **dos dur*nte os *eses de **r*l a junho de *020, tendo como
</line>
<line>
amostra os *olaboradores da administração pú*lica federal. Foram obtidas *51 respostas das
</line>
<line>
quais 76,72% de col*borad*res que atuam de forma *fetiva e 2*,28% c*mo não *f*tiva. *
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa revelou que 9*,*3%
</line>
<line>
do* responden*es estão exec*tando suas atividades
</line>
</par><par>
<line>
remotamente,
</line>
<line>
na **rma parcial (n=107) o* na forma integral (n=3*2). Dent*e as
</line>
<line>
vantagens
</line>
</par><par>
<line>
apo*tadas
</line>
<line>
pela prática
</line>
<line>
do teletra*alho, de*tac*-se
</line>
<line>
a não necessidade de *esloca*ento
</line>
</par><par>
<line>
(88,50%) c*mo a princi*al va*tage* do exe*cício dessa prática, se*uida pela flexibil*da*e de
</line>
<line>
horário (6*,79%) e a qualidade de vi*a (60,43%). Como p*squisas futur*s em profundid*de,
</line>
</par><par>
<line>
este trabalho su**re a realizaç*o de
</line>
<line>
estudos r*lacionados à cultura *r*aniza*i*nal,
</line>
</par><par>
<line>
produtividade a
</line>
<line>
p*rtir de in*icadores de desem*enh* e **agnóstico da di*ponib*lidade de
</line>
</par><par>
<line>
*nfraes*rutura recursos e
</line>
<line>
tecn*ló*i*os p*esentes
</line>
<line>
n*s organizações p*bl*cas p*ra a prática *o
</line>
</par><par>
<line>
t*letr*balho.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*av*as-chave: Teletr**alho. Ser**ço Público. Cov*d-*9. Coronaví*us (S*RS-**V-2).
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
With *h* advancement
</line>
<line>
of Covid-19 a*ound the wor*d, teleworkin* has
</line>
<line>
beco*e an effect*ve
</line>
</par><par>
<line>
*tra*egy to *aintain the a*tivit*es of organization* that *av* bee* forced to co*ply wit* soci*l
</line>
</par><par>
<line>
*istance due *o *he *i*ks of *ontamina*ion by the *ew dise*se. In this *ontext, this
</line>
<line>
article
</line>
</par><par>
<line>
ai*ed to inves*igate th* perception of employe** of the feder*l public *dministration
</line>
<line>
regarding the pract*ce of telew*rking **po*ed by social di*tance i* **e face *f the pan*emic
</line>
</par><par>
<line>
of the new cor*navi*u*. As a res*a*ch *tra*egy, t*e *urvey methodology was used in
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
q*antitative ap**oach, and a struct*red questio*nai*e was a**l*ed
</line>
<line>
as a data *ollectio*
</line>
</par><par>
<line>
instrument dur*ng *he months of April to June 2*20, w*th the s*mple of
</line>
<line>
empl*yees of
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
**deral p*blic adm*nistr*tion. With 451 responses were ob*ained, ** which 76.72% w*re fro*
</line>
</par><par>
<line>
e***o*e*s who *o*k effe*tively and
</line>
<line>
2*.28% w*re **t effectiv*. The survey revealed that
</line>
</par><par>
<line>
95.13% o* re*po*dents are performing their a*tivities re*otely, in partial form (*=1*7) o* in
</line>
<line>
f*ll form (n=32*). Am*ng t*e **vantages poin*e* out by the practice o* teleworking, there i*
</line>
<line>
no *e*d for co*mut*ng (88.50%) as **e m*i* advantage *f *xercising this pr*cti**, ***lowed
</line>
<line>
b* flexible working hour* (69.79%) and quality of life (60, 43%). As future **-depth rese**c*,
</line>
<line>
this wo*k sugges*s c*ndu*t**g stud*e* relate* *o organiza*ional culture, produc*ivity base* *n
</line>
</par><par>
<line>
p*r*orm*nce indicators an* diagnosi*
</line>
<line>
of th* availabili** of infrastr*cture and te*hnologica*
</line>
</par><par>
<line>
res*ur*e* pr*sent in public o**a*izations for t*e **actice *f tel*wor*ing.
</line>
<line>
Key*ords: **l*work. Publi* *ervic*. *ovid-19. Coronavirus (*ARS-CoV-*).
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teres*na, v. 18, n. 03, art. 2, p. *9-48, mar. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.*o*.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Serv*ço Pú*lico e o Telet**b**ho na Ad*inistração Públi*a Fede*al B*asileira e* Tempo* d* Co**d-19
</line>
<line>
3*
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Em dezem*ro d* 2019, foi detec*a*o em *uhan, ** China, um no*o tipo ** coro**vírus
</line>
<line>
(SA*S-*oV-*) q*e provoca uma doença *espiratória gra** d*nomi*ad* de C*vi*-19. Com a
</line>
</par><par>
<line>
noti*ic*çã* de mai* de 1**
</line>
<line>
*il casos *onfirmado* em p*íses de todos os continentes, em
</line>
</par><par>
<line>
março de 2020 a O*gani*ação Mundial
</line>
<line>
da Saúde (OMS) dec*arou a pandemia da Cov*d-19.
</line>
</par><par>
<line>
Para retardar a ev*lução e o *ontágio pela nova *oe**a, diver*o* paíse*
</line>
<line>
adotar*m o
</line>
</par><par>
<line>
dista*ci*m*n*o soc*al como m*did* d* saúd* pública. Diante d*sso,
</line>
<line>
a prática d*
</line>
</par><par>
<line>
dist**ciam**t* soc**l como p*o*ocolo p*ra retardar o ava*ço *a do*nç* foi i*po*ta a diversas
</line>
<line>
empresas pelo mund* com* *o*ma de prevenção *a *ransmiss** da Covid-19 (AQUIN* et al.,
</line>
<line>
2020; GA*CIA; DUARTE, 2020).
</line>
<line>
**tes mes*o d* p*ndem*a de Cov*d-1*, p*squisa* oficiais mostram *ue a ado**o do
</line>
</par><par>
<line>
tel**raba*ho
</line>
<line>
tem aume*t*do como u* todo na
</line>
<line>
últ*ma década. * In*tituto de *esquisa
</line>
</par><par>
<line>
*conô*i*a *plicada (*PEA) em conj*nto c*m o Instituto Brasileiro de Ge*grafia e Est*tí*tic*
</line>
</par><par>
<line>
(IBG*)
</line>
<line>
apresent*ram em *020
</line>
<line>
u* estudo em que demonstra o percentu*l *e indivíduos
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
ocupações viáv*is de s**em re*lizadas via tel*tra*alho (I**a,
</line>
<line>
2020). De acordo co*
</line>
<line>
ess*s
</line>
</par><par>
<line>
insti**tos, pelas ca*acterísti*as de seu merca*o *e trabalho, o *ras*l **ssui, na m*dia, um
</line>
</par><par>
<line>
percentual *e pessoas c*m pot*nc*al d* teletrabalh* de c**ca d* 22,70%, que
</line>
<line>
corres*onde
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
2*,8 mil*ões de *e**oas segundo esse estudo. De acordo o estudo d* IPEA, numa *ista de 8*
</line>
</par><par>
<line>
país*s, o
</line>
<line>
Brasil *c*pou * 45ª posiç*o, com 25,*5% d* ocup**ão e* teletrabal*o. Ent*e
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
*oze pa*s*s da Améri*a L*tina que constam do estudo (Brasil,
</line>
<line>
Bolívia, Chi**, E* Salvador,
</line>
</par><par>
<line>
*q*ador, *uatemala, Guiana, Ho*duras, México, *anam*, R*púb**c* Dominicana e Ur**ua*),
</line>
<line>
o Brasil o**p*u a *e*ceira po*içã*, p*óxi*o ao C*ile, 25,74% * Urugu*i, 27,28% (Dingel &
</line>
<line>
Neiman, 2*20; Góes et al., 20*0).
</line>
</par><par>
<line>
Em outr* pesquisa rea*izada em 2*16 pela S*ciedad* *rasileira de Te*etr*balho
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Tel*vendas
</line>
<line>
(SOBRATT), e* conjunto co* a SAP C**sultoria em RH,
</line>
<line>
denominada de
</line>
</par><par>
<line>
"Home Office Brasil", aponto* *ue 66% *as m*is d*
</line>
<line>
300 empresas brasileiras de *ifere*tes
</line>
</par><par>
<line>
segmentos e portes pesquisadas *ons*de*am o *ele*rabalho *omo ferramenta p**a
</line>
<line>
enf***tar
</line>
</par><par>
<line>
épo*as de crise ec**ôm*ca (SOBRATT, 2*16). A pesquis* revelou que no p*ríodo
</line>
<line>
de doi s
</line>
</par><par>
<line>
an*s entre
</line>
<line>
201* e 201* houve aumento *e 50% no núm*ro
</line>
<line>
d* empresas
</line>
<line>
qu* buscaram
</line>
</par><par>
<line>
i*plantar a práti*a do tele*rab*lho,
</line>
<line>
apoiada nos avan*os tecn*ló**co*. Já em 20*0, n*m
</line>
</par><par>
<line>
levantamen*o da *undação Dom Cabral (**C) e da consultoria Gr*nt *hornton Brasil,
</line>
</par><par>
<line>
realiza*o entr* os dias 2*/03 * 05/04/2020, ouvi*do *05 profissionais de 18
</line>
<line>
estados
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, T*res*n* PI, v. 1*, *. 03, art. *, p. *9-4*, mar. 2021 www*.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. T. S*ntos, A. C. Reis
</line>
<line>
32
</line>
</par><par>
<line>
brasil*i*os, constataram que 54% **l*s *uerem con**nuar e* home office ap*s a
</line>
<line>
*andemia
</line>
</par><par>
<line>
(*DC & Grant Th*rnto* Brasil, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
Nesse cenário, cabe também destacar que a tr*ns*ção t*cnoló*i*a, impuls*on*da pela inovação
</line>
<line>
e *endênc**s globais, cria ba*e* tecno*ógicas oport*nizando no*os for*atos de t*abalho. O
</line>
</par><par>
<line>
desenvol*ime*t*
</line>
<line>
te*nológico se *o*tra
</line>
<line>
um fa*ilitador nas trocas
</line>
<line>
d* informações cada vez
</line>
</par><par>
<line>
ma*s v*loz*s, c*iando assi* espaço pa*a o de*envolvimento
</line>
<line>
de nova* for*as de trabalho,
</line>
</par><par>
<line>
como * tr*balho rem*to (*OSENFIELDI; DE ALVESI, 2011). *iante *isso, um dos desafios
</line>
<line>
das organizaç*es como um todo *e* si*o as recorrentes *od*ficações *mp*stas pelo avan*o
</line>
<line>
tec**l**ico e agora pelo novo vírus o* quais impactam *iretamente no tradicional mod*lo *e
</line>
<line>
trabal*o (BARROS; SILVA, 2010; FONSECA; PÉRE*-NEBRA, 2*12; L*ITE et a*., *017;
</line>
<line>
*ESSENGE*; G*CHWIND, *01*; ROC*A; AMADOR, 20*8).
</line>
</par><par>
<line>
Assim, *o* o o*jet*vo de captar junt* aos colaborado*es
</line>
<line>
da administração
</line>
<line>
públ i * a
</line>
</par><par>
<line>
*ede*al qual * per*epçã* frente à *doção da *r*tica do teletrabalho como estra*ég*a *e
</line>
</par><par>
<line>
di*tanciamento
</line>
<line>
so*ial, esse trab*lh* f*i e*tru*ura** em *eu primei*o ca*ítulo com as
</line>
</par><par>
<line>
discus*ões
</line>
<line>
teóricas sobre o con**ito de tel*trabalho, além *as s*** implica*õe* para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
administraç*o públi*a. Seguido d* cap*tul* do* aspect*s met*dológicos, discor*endo sobre as
</line>
<line>
estrat*gias de *esqui*a, coleta e análise de d*dos. No terceiro capítulo, cui*ou-se da an*lise e
</line>
<line>
discussão d*s dados colet*dos *om u*a ab*rdagem est**ística descri*iva e, por fim, o capítulo
</line>
<line>
d*s conclusõ**, abr*ndo camp* para estud*s f*turos e* profun*idade aplicados ao
</line>
<line>
t*letrabalho na a*minis*r**ão *úbl*ca br**ileira.
</line>
<line>
2 REFEREN*IAL **ÓRICO
</line>
<line>
2.1 A Covid-19 e a prática do telet*abalho na Administ*ação Públic* Federal br*sileira
</line>
</par><par>
<line>
A par*i*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
adoção *o
</line>
<line>
dis**nciam*n*o soci*l como medida
</line>
<line>
não farmac*l*g*** *e
</line>
</par><par>
<line>
com*ate ao novo coronav*rus, as o*ga*izações se deparam *om um* n*va realidade frente às
</line>
</par><par>
<line>
re*aç*es de tra*al** com *eus colaboradores. E par* mini*i*ar os impactos
</line>
<line>
desse
</line>
</par><par>
<line>
d*stanc*amen*o frente à no*a *ea**dade, *s or*anizações adotaram o
</line>
<line>
home
</line>
<line>
office ou
</line>
</par><par>
<line>
te*etra*alho
</line>
<line>
como reg*a ness* relação. A term**ol*gia teletraba*ho como uma vari*ncia ao
</line>
</par><par>
<line>
popular home office *em
</line>
<line>
de**nição
</line>
<line>
diversa na literatura *u* via*ilizo* a realização de
</line>
</par><par>
</page><line>
inúmera* tarefas d*stante do local fís**o de trabal*o, impulsionado pelo avanço da tecnol*gia.
</line>
<line>
Quanto à sua definição, * termo teletrabalho ori*ina-se do inglês teleco*mutin* ou telework,
</line>
<line>
R*v. *S*, **res*na, v. *8, n. 03, art. *, p. 29-48, mar. 2021 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Serviç* Pú*lico e o Teletrabalho n* Ad*inistração Pública Federal **asilei** ** T*mpos d* C*vid-*9
</line>
<line>
33
</line>
</par><par>
<line>
sendo Jac* *. Nilles co*sidera*o seu cr*ad*r (BERGAMASCHI *t al., 2018; FILARDI et al.,
</line>
<line>
20*0; MEND*S e* al., 2020).
</line>
<line>
Para Nill*s (1975), o t*l*traba*ho é aquele que l*va o trabalho aos trabalhadores, em
</line>
<line>
ve* de le*ar es*es ao t*aba*ho. Van Sell e *acobs (19*4) d*finem teletrabalho *omo aquele que
</line>
<line>
é caracter*zad* *ela utiliza*ão d* comp*ta*o*e* e eq*i*amentos de te*ecomunicaçõ** para
</line>
<line>
t*aba**ar em casa ou *m um local *emoto, um ou mais *ias por *emana. *á Illegems e Verbeke
</line>
</par><par>
<line>
(2004) ap*n**m teletra*alho c*mo sendo * trab*l*o remunerado a partir o
</line>
<line>
de cas*, de
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
*scritório satélite, *e um centro de teletr*b*lho ou de *ualque* outra *s**çã* de traba*ho fora
</line>
<line>
*o escritório *rinc***l. Pérez, *ánchez e Carnicer (2*07) defin*m o teletrabalh* como f*r**
</line>
</par><par>
<line>
alternativa de o*ganiz*ç*o do trabalho cu*as cara*terístic*s
</line>
<line>
permitem o uso da *ecnologia
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
informação da* telecomunicações pelos co*aboradores a pa*tir de s*u domic*lio *u de e
</line>
<line>
lugares r*moto*. F*nner e Ro*off (2010) e Rosenfield * A*ves (201*)) conc*rd*m que o
</line>
</par><par>
<line>
teletraba*ho pode ser definid* como a*uele rea*iz*do a distância com a
</line>
<line>
uti*ização d*
</line>
</par><par>
<line>
tecn*l*gia da in*ormaç*o. Pa*a Rafalski e Andrade (20*5) * te*etrabalh* se ca*acter*za pelo
</line>
<line>
desempenho das at*vi*ades profis*i*nais *o mesmo *mb*ent* em que se reside.
</line>
<line>
Nes*e sentido, segundo * Organização I*ternacional do T*abalho (OIT) o te*e*rabalho
</line>
</par><par>
<line>
é qualq*er trabalho *eal*zado longe *os es**itórios, no qual o trabalh*dor não man*ém
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
c**tato *essoal com seu* colegas, mas po*e comunicar-se com eles
</line>
<line>
por meio do* recursos
</line>
</par><par>
<line>
tecno*ógicos disponíveis. Para efeito desse trabal**, ado**u-se a definição de tele*ra**lho
</line>
<line>
c*mo sendo a execução de atividades realizadas, de forma parcial ou int*gr*l, *or c*laborador
</line>
</par><par>
<line>
que *s*eja exerc*ndo-*s
</line>
<line>
com auxílio da tecnologia em loc*l diverso do espaço físico
</line>
<line>
de s*u
</line>
</par><par>
<line>
empr*g*d*r.
</line>
</par><par>
<line>
A adminis*ra*ão pública não está *mune aos ava**os tecno*ó*icos que re*onfi**ram as
</line>
</par><par>
<line>
atuais relaçõ*s *e trabalho a
</line>
<line>
qual já
</line>
<line>
se mos*ra
</line>
<line>
p*opícia a discutir e aprova* norm*s para
</line>
</par><par>
<line>
o*iciali*ar prática do a
</line>
<line>
teletrabalho. Prova disto é
</line>
<line>
que já existem há mais de
</line>
<line>
uma *écada
</line>
</par><par>
<line>
experiência* da impl*me*tação *o **le*rab*lho em órgãos públicos. No setor
</line>
<line>
pú*lico
</line>
</par><par>
<line>
*rasileiro, * Ser*iç* F*deral de Processamento de Da*os (S*r*ro) *oi o p**ne*ro ao adotar o
</line>
</par><par>
<line>
*elet**balho d* modo abr*ng*nte e e*truturado em
</line>
<line>
2005. Outr*s **gãos públicos ta*bém *á
</line>
</par><par>
<line>
propuser*m a implantação
</line>
<line>
do teletr*ba*ho: *eceita Federal, em 2012, *dvocacia *eral da
</line>
</par><par>
<line>
Uni*o (AGU), 2011, Tribunal Superior do *raba*ho (TST), *012, * Instituto Na**onal
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
P*opr*edade Industr*al (INPI), 2016, o Tr*bunal
</line>
<line>
de Just*ça do Es*ado do Ri* *e Janeiro -
</line>
</par><par>
</page><line>
*JRJ, 2016, entre outro* (BERG*MA*C*I et a*., 20*8; FILARDI et al., 202*; MENDES **
</line>
<line>
al., 20*0).
</line>
<line>
Rev. FS*, *eresina PI, v. 18, n. *3, a*t. 2, p. *9-4*, mar. 2*21 w*w4.f*anet.com.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. T. Santos, *. C. Re*s
</line>
<line>
34
</line>
</par><par>
<line>
A implemen*aç*o de forma
</line>
<line>
ampla *essa moda*idade de trab*l*o na administr*ção
</line>
</par><par>
<line>
pública não é um* taref* simples, já que o *eletrabalho ainda s* *presen*a com* *ampo abert*
</line>
</par><par>
<line>
para *stu*os das *ais divers*s ár*as. T*davia,
</line>
<line>
as restrições *m*ost*s pe** dist*nc*ame*to
</line>
</par><par>
<line>
social e* fac* da
</line>
<line>
pan**mia da *ovid-19 impô* a cent*nas d* m**hares
</line>
<line>
de colabor***res d*
</line>
</par><par>
<line>
serviço p**lico a prát*ca do teletrabalho *omo fo*ma *e *anter a* a**vidades
</line>
<line>
e*tatais em
</line>
</par><par>
<line>
*uncioname*to (LEITE et al., 2017; MENDES et a*., 2020).
</line>
</par><par>
<line>
N* Brasil, em * *e feve*ei*o de 2020, foi sancio*ada a *ei n°1*.979, que dispõ* so*re
</line>
</par><par>
<line>
as medidas para
</line>
<line>
*nfrentamento da e**demia da Covid-19, ta*s como me*idas d*
</line>
</par><par>
<line>
distanci*mento (Brasil, 20*0b). Par tal, dentr* *s medidas toma*as fr*n** à im*o*i**o do
</line>
<line>
*ist***iamento social, a*otou-se como regra a prát**a do teletrabal*o, parcial ou i*tegral, pa*a
</line>
<line>
os col*boradores d* administração pública, j* prevista no a**abouço legal (Brasil, 20*8). No
</line>
<line>
governo federal, por e*emp**, foram e*tabelecidas diretr*zes para a adoção do tele*rabalho
</line>
<line>
parcia* e in*egral e* toda administr*ç** pública (Bra*il, 2020a).
</line>
</par><par>
<line>
Nesse contex*o de pandemia da nova e
</line>
<line>
realidade de trabalho impo*t* pela circulaçã*
</line>
</par><par>
<line>
do novo
</line>
<line>
coron**í*us *o Bra**l, identificar elemen*os * partir da percepção dos pr*prio*
</line>
</par><par>
<line>
colaborado*es da ad*i*istração pública federal qua*to * prática do te*et*a*alho é fun*amental
</line>
</par><par>
<line>
para **ntrib**ç*o da discussã* da efetiva a
</line>
<line>
implementaç*o
</line>
<line>
*ess* modal**ade de trabalho na
</line>
</par><par>
<line>
própria admi*ist*ação p*blic*.
</line>
</par><par>
<line>
3 METO**L*GIA
</line>
</par><par>
<line>
A nova realidade imposta aos colab*r*dores da a*minis*r*ção públ*c* brasilei*a
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
enfrent*ndo dos de*afios
</line>
<line>
pro*ostos pela pandemia d* Cov**-**, tal como *
</line>
<line>
distanciame*to
</line>
</par><par>
<line>
s*ci*l, intensificou a apli*ação
</line>
<line>
d* *odalidade teletrabalho com* prática nas relações de
</line>
</par><par>
<line>
t**balho. D*ante di**o, *s*a pesquisa te*e como ob*etivo *n*es*i*ar qual a **rcepção dos
</line>
<line>
col*bo*adores d* administração pública fede*al q*anto à *r*ti*a do teletrabalh* i*posta pelo
</line>
<line>
*istanciamen** social *m face da ***demia da Covi*-1*.
</line>
<line>
*s pe**uis*dores optaram po* um* abordagem q*antitativa de *atureza exploratória, a
</line>
</par><par>
<line>
qu** busca c*n*ece* as *ropriedades
</line>
<line>
de determinado *enômeno, proporcionando maior
</line>
</par><par>
<line>
f*m*liaridad* com a reali*ade, com vistas * torná-lo mai* *xplícito atrav*s de um
</line>
<line>
estudo
</line>
</par><par>
<line>
emp*ri*o (CRE*WELL, 2014; ROESCH, 2013; VERGARA, *0*4). Como estratégia de
</line>
</par><par>
<line>
coleta de dados, os *esqui*adores se util*z**am da metodolo*ia *urvey **r *eio de
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
q*estioná*io
</line>
<line>
estrutu*ado, que, ** aco*d* com Vergara (2*12), s*o ú*eis quando se quer
</line>
</par><par>
<line>
c**parar grandes núm*ros de
</line>
<line>
respostas *ecebidas,
</line>
<line>
ten*o como
</line>
<line>
a*os*ra colabora*ores
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. *8, n. *3, art. 2, p. 29-48, mar. 2021
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Serviço Público e o Teletrabalho na *dm*ni*tração Pública Federal Brasileira em Temp*s de Covid-1*
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
atua**o na administração públic* fe*eral em todo o B*a*il. Pa*a t*l,
</line>
<line>
o
</line>
<line>
questi*nário,
</line>
</par><par>
<line>
c*nfeccionado *o *oogle For**, ferr*menta grat*ita dispon*v*l na in*ern*t, cuja finalidad* é
</line>
<line>
gerar for*ulários cap*zes *e serem remetidos a um determinado grupo *e pe*soas, foi divido
</line>
</par><par>
<line>
em três eixos temáticos, são e*es: 1. Aspec*o* relacio*a*os à atua*ão
</line>
<line>
profissio*al
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
colab**ador; 2. As*e*tos r*lacionados à *tuação na mod*lidade d* teletrabalho; e 3. Aspectos
</line>
<line>
d*mográficos dos re*pon*en*es. A partir dessa div*são foi *os*ív*l f*zer a correlação entre a
</line>
<line>
atua*ã* pr*fission*l do colaborador e a sua *orm* de a*u*ção durante o *er*odo de co*eta de
</line>
<line>
d**os.
</line>
</par><par>
<line>
Para v*l*dação do que*tionário aplicado, el* *oi
</line>
<line>
testado a
</line>
<line>
*im
</line>
<line>
de seguir as
</line>
</par><par>
<line>
*ecome*daç*es que observam a
</line>
<line>
necessid*d* da rea*iza*ão de pré-teste* com *inco
</line>
</par><par>
<line>
colabor*dores ** adm*n***raçã* púb*i*a fed*ral para ajustar o *uesti*nário a questões
</line>
</par><par>
<line>
ignoradas pelos pesquisad*res, a*si* como colocaçõe* de difí*il comp*een*ão, *empo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
resposta ou q*alque* outra observação
</line>
<line>
que
</line>
<line>
possa melhorar a c*leta dos dados dos
</line>
</par><par>
<line>
respondente* (HAIR ** et al., 2014; TORINI, 2016; VERGARA, 2*12).
</line>
<line>
Em seguida, o questionário foi disponibilizado p*r um período de *ois me*es, e*tre
</line>
<line>
a**il * jun** de 2020, m*ses consi*erados como o pico da doença no Brasil, sendo enviado o
</line>
</par><par>
<line>
link *ara obtenção **s res*ostas através *e e-mail, redes sociais como Linked*n, Twit**r
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
grupos d* What*App e T**egra*. Destaca-se que o que*tionário on-l*ne é a melhor forma de
</line>
<line>
coletar d***s de indivíd**s que estejam em locais div*r*os ou d* difícil *ce*so físico,
</line>
</par><par>
<line>
evitando-se
</line>
<line>
de*locamentos dos
</line>
<line>
pesquisadores e r*duzindo c*stos **m a pesquisa (Tor*ni,
</line>
</par><par>
<line>
2016).
</line>
</par><par>
<line>
As respostas obtidas for*m consolid*das no Software Pow*r Bi Desktop da
</line>
</par><par>
<line>
M*cr**oft©, o qual forn*ce diversas formas de *btenç*o de d*dos po* meio de uma
</line>
<line>
ampla
</line>
</par><par>
<line>
varied*d* de fontes de dados par* geração dos gráficos numa aná*is* a partir do u*o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
est*tística
</line>
<line>
descritiva *ue ** vale de da*os *onsolidad*s para *nferir informações de par*e *e
</line>
</par><par>
<line>
d*termi*ad* grupo ao
</line>
<line>
qua* não se tem acesso e* *ua t*t*lidade (FER*EIR*, 2005;
</line>
</par><par>
<line>
ROESCH, *013).
</line>
</par><par>
<line>
Como limitação do
</line>
<line>
*stu*o, a
</line>
<line>
coleta de d*dos po* m*io de questionário
</line>
<line>
o n * i ne *ode
</line>
</par><par>
<line>
gerar cansaço aos respond*ntes *m f*nção do g*ande número *e questões. Nes*e s*nti*o, os
</line>
</par><par>
<line>
pesqui*ad*r*s opt*ram por utilizar um question*ri* obj*tivo, *u* não ult*apassasse
</line>
<line>
o*
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
minutos *ara resp*n*ê-lo, buscan** motivar
</line>
<line>
os par*icipantes da pesqu*sa colocan*o
</line>
<line>
es**
</line>
</par><par>
<line>
informação no preâmbulo *o questi**ário.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, *er*sina PI, *. 1*, n. 03, *rt. 2, p. 29-48, mar. 20*1
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. T. Santos, *. C. Re*s
</line>
<line>
36
</line>
</par><par>
<line>
4 RESULTADOS E DISC***ÃO
</line>
</par><par>
<line>
A *ráti*a do teletrabal*o *oi *dotada como medida urgente em grande parte
</line>
<line>
da*
</line>
</par><par>
<line>
r*lações de trabalho na admin*stração púb*ica b*asi*eira para frear os avanço* da Cov*d-19 n*
</line>
<line>
Brasil. A *rise i*posta pelo *ovo **rona*írus pa*t*u o *i*tanci*ment* soci*l como uma das
</line>
<line>
estratég**s não f*r*acológica pa*a reduzi* a dissemina*ão da doenç* em diversos segmentos
</line>
<line>
da s*ciedad*, ent*e elas as *rgani*aç*es públic*s.
</line>
<line>
Com o objetivo *e investigar a percep*ão do* colabo*adores da admin*stração pública
</line>
<line>
brasile*ra quan** à sua *tua*ão fora do local f**ico de trabalho imposta pelo di*tanci*m*nto
</line>
<line>
social em face da pan**mia da Covid-1*, os pesquisadores utilizaram de questioná*io
</line>
<line>
estrutu**do como instru*en** de coleta de dado* online, tendo c*m* am*st** os *raba*had*res
</line>
</par><par>
<line>
*as dive*sas m**alidades *e *tu*ção no serviço *úb*ico *ederal. Assim,
</line>
<line>
*oram obtidas 451
</line>
</par><par>
<line>
respost*s ao formulá*io dis*onibilizad* o*line no *eríodo de dois mes*s, *ntre abril e junho
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
*0*0, meses *onsidera*os como
</line>
<line>
o p*co da **enç* no *ras*l. **ra melhor análise,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
questionário foi *ubdividido e* três ca*egorias: 1. A**ectos relacionados à atua*ão
</line>
</par><par>
<line>
pr*fiss*onal
</line>
<line>
d* cola*orador; 2. Aspectos r*l*cionados
</line>
<line>
à at**ção na moda*id*de de
</line>
</par><par>
<line>
teletra*alh*; e *. Asp**tos de*ográficos dos respondentes.
</line>
</par><par>
<line>
Qua*to à atuação p*ofiss*o*a*
</line>
<line>
dos que respond*ram
</line>
<line>
** qu*stionário disponibilizado,
</line>
</par><par>
<line>
76,7*% (n=346) atuam como s*rvidor efetivo, **nform* demonstrad* na *igura 1, que é
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
c*labo*ador qu* detém a prerroga*iv* de estabilida*e no c**go, p*eenchid* por meio d*
</line>
<line>
conc**so p*blico.
</line>
<line>
Figura 1 - T*po de atuação e **mpo de atua*ão na administração pública.
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: El*bo*ado p*los autore* a pa*tir dos dado* da pesquisa.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 03, art. 2, *. 29-48, m*r. 2**1
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Serviço Públi** e o Teletraba*ho na Administração P*blica *ederal B*asileira em *empos de C*vid-19
</line>
<line>
37
</line>
</par><par>
<line>
D*sses, dos que *stão
</line>
<line>
*m r*gime *e telet*aba**o, gr*n*e p*rte que at*a
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
*dministraçã* pública tem mais de 10 anos (53,22%), Figura 2, o *ue re*ela um elevado
</line>
<line>
público que est* orb***ndo entre a at*ação no local de trabalho disponibilizado pelo
</line>
</par><par>
<line>
empregador, *á que a liter*tura *evel* s*re* ainda recente* as prática* de
</line>
<line>
tel**rabal*o em
</line>
</par><par>
<line>
or*aniz*ções públicas, e agora, com
</line>
<line>
o* efei*os do dis**nciamento social imp*sto p*la
</line>
</par><par>
<line>
pandemi* da *ovid-19, viu-se no desen*olvimento de *uas *tivi*ades de maneira re*o*a.
</line>
<line>
Figura 2: Tempo de atu*ção n* administra*ão pública do* *ue estão trabalhando em
</line>
<line>
te**tra*alho.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *lab*rado pel*s autores a *artir dos dado* d* pesqui*a.
</line>
</par><par>
<line>
N*sse contexto,
</line>
<line>
q*ant*
</line>
<line>
ao* a*pe*tos relaci*nados à at*aç*o na *odali*ad*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
teletrabalho, buscou conhecer aquel*s q**
</line>
<line>
est*o *tuando em regime *e teletra*alho, se*a
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
forma parcial ou integral, seja com o perc*ntual do que não est* atuando de
</line>
<line>
casa, co*forme
</line>
</par><par>
<line>
Figu*a *.
</line>
</par><par>
<line>
Fig*r* 3 - Atuação em tem**s de *an*emi*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: Elabor*do p*los aut**es a par**r *os dados da pesquisa.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 03, art. 2, p. **-48, mar. 2021 *ww4.f*anet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. T. *antos, A. C. R*is
</line>
<line>
*8
</line>
</par><par>
<line>
De**eende-se *a Figura * *ue, em função do atual cenário *e
</line>
<line>
crise imposta pe*a
</line>
</par><par>
<line>
pandemia da Covid-1*, gra*d* parte do* participantes está atuando e* *a*a de fo*ma in**gral,
</line>
<line>
(71,40%) *uran*e o período de co***a d* dados p*ra * pesqu*sa, seguida pel* atua**o de form*
</line>
</par><par>
<line>
parcial (23,73%) e *or a**ele* q*e
</line>
<line>
nã* estão desenvolvendo suas ativid*des *em*ta*ente
</line>
</par><par>
<line>
(4,8*%). *a** o *rabalho remoto, c*da organização d*f*** a *e*hor for*a de atu*ção de
</line>
</par><par>
<line>
acordo com as *aracterísti*as *as atividades a serem desenvolv*das. Em se tratando
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*rganizações
</line>
<line>
pú*l*ca*, essa definiç*o precisa constar *o regrament* juríd*co para su*
</line>
</par><par>
<line>
*mplementação (*E*GAMA*CHI *t al., 2018; LE**E *t al., 2017).
</line>
<line>
A pa*tir desse l*van*a*en*o, pode-se e**abelec*r as corr*la*ões dos que es*ão atuan*o
</line>
<line>
re*ota*ente com *utros aspectos como temp* de colabor*ção com o serv*ço *úblico, *ipo de
</line>
<line>
atuação, * perce*ção de *ro*ut*vidad*, vantage** e impedi*entos para a*uação remota, dentre
</line>
</par><par>
<line>
out*os. *entre
</line>
<line>
aq*eles q*e estã* des*mpenhand* sua* atividade* em c*sa, al*u*as q*e**õe*
</line>
</par><par>
<line>
fore* d**erm*nantes pa** a s*a atuação na modalid*d* de telet**balho. * princ**al é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
situação atual *rovocada p*la pandemi* da Covid-19, segu*da p**a disponibilidade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
infraestrutu*a d* *I, conforme disp*sto na *abela 1.
</line>
</par><par>
<line>
T*bela 1 - O que m*is contribuiu para a atua**o *m teletra*alho?
</line>
</par><par>
<line>
Contrib*ição para a atu*ção em *eletrabalho
</line>
<line>
Aponta*entos
</line>
<line>
P*r*ent*al
</line>
</par><par>
<line>
Situação atual provo*ada *ela p*ndemia d*
</line>
<line>
360
</line>
<line>
9 * ,2 6 %
</line>
</par><par>
<line>
C*vid-1*
</line>
</par><par>
<line>
Infraestrutura *e TI
</line>
<line>
123
</line>
<line>
3 2 ,8 9 %
</line>
</par><par>
<line>
Or*aniz*ção do meu órg*o *e at*ação
</line>
<line>
106
</line>
<line>
2 8 ,3 4 %
</line>
</par><par>
<line>
*nt*resse por parte *a alta **m**istração
</line>
<line>
81
</line>
<line>
2 1 ,6 6 %
</line>
</par><par>
<line>
Ex*stência de critér*os in*titu*ionais
</line>
<line>
46
</line>
<line>
1 2 ,3 0 %
</line>
</par><par>
<line>
Cultura *rgan*zacional
</line>
<line>
44
</line>
<line>
1 1 ,7 6 %
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *laborado pelos a*t*res a parti* dos *ados d* pes*uisa.
</line>
<line>
Em f*ce da atua* situação imposta *ela pandemia da Covid-19, *ndic*da como a
</line>
<line>
princip*l causa para a intens*ficação do t*l*trabal*o na A*ministr*ção Pú*lica, as polít*cas de
</line>
</par><par>
<line>
a*uação do* colaboradores
</line>
<line>
de*sas o*ganiz*ções devem ser re*istas
</line>
<line>
e realin**das a
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
realidad* antes não testada inte*same*te. A*ém disso, a partir dessas questões, sugere-se que
</line>
<line>
temas com baixa ind*cação c*mo a exis*ê*cia de critérios instit*ci*nais, as*im como * cultu*a
</line>
</par><par>
<line>
*rganiz**ional, possam *er observ*d*s, carece*do de
</line>
<line>
estudos m*is aprofundados
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
c**pr*en*er como esses f**ores impactam *iretam*nte *a decis*o da organização
</line>
<line>
adotar
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
não * tele*r*balh* c*mo *orma permanent* de atuação.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi**, v. 1*, n. 03, art. 2, p. *9-48, ma*. 202* www4.fsanet.co*.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Se*viç* Públ*co e o Teletr*ba*ho na Admi*is*ração Pú*lica Fed*ral Br*sil*ira em Tempo* de C*vid-1*
</line>
<line>
3*
</line>
</par><par>
<line>
Quando perguntado sobre ser ou *ão a favor do exercíci* das *tividades na
</line>
</par><par>
<line>
m*dalidade de
</line>
<line>
teletrabalho, * ma*oria dos respondente* sinaliza ser favor*vel a essa
</line>
</par><par>
<line>
modalid*d* de atuação, se*do *1,95% na forma p*rc*al 32,62% na for*a *nt*gra* c**o e
</line>
</par><par>
<line>
*orma
</line>
<line>
de *tuaç*o. Na Figura 5 observa-se que 76,5*% do* servidor*s e*etivos são a favor
</line>
</par><par>
<line>
d***a **dali*a*e de tra*al*o.
</line>
</par><par>
<line>
Figu*a 5 - Se* a favor ou não ** te*et**ba*ho.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elab*rado *el*s auto*es a partir dos dados *a pesquis*.
</line>
<line>
Essa sinaliza*ão é importante pa*a baliza* as d*cis*es futuras quanto à forma de
</line>
<line>
atuação ne*sa modalidade de trabalho, princ*palm*n*e na adminis*ração p*blica *ue de*e
</line>
<line>
visar à ef**iência como pilar da s*a atuação.
</line>
<line>
Dos q*e estão t*abalhando em casa, 8*,61% dos respondentes indicar*m que ess* t*p*
</line>
<line>
de modalid*de d* trab*lho é bom, fre*te a 14,39% q*e *pontaram ser um mo*elo de atuaçã*
</line>
<line>
ruim. F*gura 6.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina *I, v. *8, *. 03, *rt. 2, *. *9-**, mar. 2021
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. T. Sa*tos, A. C. Re*s
</line>
<line>
**
</line>
<line>
Figura 6 - Sobre a atuação e* casa.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado pe*os aut*re* a partir dos dados da pesquisa.
</line>
<line>
Cabe considerar esse dado n* c*mposição *e po*íti*as de i*p*em*ntação *essa
</line>
</par><par>
<line>
modalidade em face *e ba*reir** a serem enc*ntra*as p*ra o *xercício da mo*alidade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
teletra*a*ho. Nesse sentido, estudos so*re as barrei*as encon*r**as par* impl*mentação a
</line>
</par><par>
<line>
dessa mo*alid**e de trab***o só contrib*iri*m para o deba*e na discussão da ad*ção
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
teletrabalho na ad*inistração públic*.
</line>
</par><par>
<line>
E* função dessa atuação, per*untou-se quanto * perc*pçã* de ganh* ou perda de
</line>
<line>
prod*tividade na execução das a**v*d*d*s em regime d* tele***balh*. De acord* com os 3*4
</line>
</par><par>
<line>
resp*nden*es, pa*a *1,88% *á pe*da de produtividade. Já para 78,12%, ex**te ganho
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
produtividad* *a atuação na modalidade de trabalho a partir de casa, confor*e *igu*a 7.
</line>
</par><par>
<line>
Figura 7 - Percepção de produ*ividade.
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Ela*orado *el** autore* a partir *os d*dos *a pesquisa.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Teresina, v. 1*, *. 03, art. 2, p. 29-48, ma*. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *erviço Pú*lico e o Teletrabalho n* Admi*i***ação Pública Feder*l Brasil*ira em Te*pos de Cov*d-1*
</line>
<line>
41
</line>
</par><par>
<line>
A part*r dos *ados dispostos *a Figura 7, há sinalizaçã* da par*e dos pa*ti*ip*ntes d*
</line>
<line>
que h* ganho *e produtividade * que aument* e* decorrência da atu**ão nessa modalidade de
</line>
<line>
trabalho. Cont**o, um *studo mais *pr**undado desse *uesito **derá confirmar por meio de
</line>
<line>
*n**cadores d* produtiv*dade se tai* d*dos se confirmam ou não.
</line>
</par><par>
<line>
Quanto aos aspe*tos demográficos dos par*icip*ntes da c***ta de *ados
</line>
<line>
da presente
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa, ca*e dest*car a idade dos respondentes, dispos*os na Figura 8.
</line>
</par><par>
<line>
Figura 8 - *dade dos **rticipantes por man*festação s*br* a atuação em teletrabalho.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabo*a** pelos au*ores a p*r**r do* dados da pe*quis*.
</line>
</par><par>
<line>
Uma correlação que se pode fa*er a part*r d** da*os con*idos na Figura 8 é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
proporção *a manifest**ão * favor ou *ontrária à ado*ão des*a m*dalidade *e *rabalho, f*e*t*
</line>
<line>
à idade dos *espondentes. O que demo**tra *ue o público de até 40 ano* es*á mais aber** a
</line>
<line>
*cei**r *ovas *orm*s de at*a*ão como o teletrabalho.
</line>
<line>
* estudo rev*la q*e *s partici*ante* da pesquisa *êm, em médi*, 40 anos de id*de,
</line>
</par><par>
<line>
*lém de alta
</line>
<line>
qualificação. A f*rmação a**dêmica dos res*o*dentes, expressa na Fig*ra 9,
</line>
</par><par>
<line>
disp** que a formação d* maioria superou o patamar do ensin* superior *omple**, sendo ao
</line>
</par><par>
<line>
*enos 39,*2%
</line>
<line>
pos*u**or de título de es*ecia*iza*ão/M*A, seguido po* 2*,8*% com
</line>
</par><par>
<line>
mestrado e 10,86% *etent** d* título de doutorado.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 03, art. 2, *. 29-48, mar. 20*1
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. T. S*n*os, A. C. R*is
</line>
<line>
42
</line>
</par><par>
<line>
Figura 9 - Formação aca*êmica e idade dos participante* da pes*uisa.
</line>
</par><par>
<line>
Font*: E**b*ra*o *e*os autores a partir dos d**os d* pesqu*sa.
</line>
<line>
Após a *etomada da* ativid*des ec*nômicas em div*rsas partes do mundo, dive*sas
</line>
</par><par>
<line>
empr*sas se*uem permitindo qu* seus colabor*dores *r*balhe* a pa***r de
</line>
<line>
casa. Muito *e
</line>
</par><par>
<line>
discute so*re os ganho* do teletrabalho. Na l*teratur*,
</line>
<line>
citam-se *lgumas vantagens *ara
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
colaborador na prá*ica *o teletrabal*o com* forma de s* es*ab*le*erem as relações de trabalh*
</line>
<line>
entre o *mpregado e *eu empre*ador. São ela*: melhoria da *oncentração; redução d* nível de
</line>
</par><par>
<line>
estres*e; fle*ibilizaçã* de horários; m*lhori* na qu*lidade de v**a; maio* interação *om
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
famí*ia; **spensa *o desloc*mento do
</line>
<line>
c*laborador ao tr**alho; menos exposiçã*
</line>
</par><par>
<line>
*iolência/stress em deslocament*s; mel*oria da *rodutiv*dade e q*al**ade do *rabalho; meno*
</line>
<line>
i*te*ru**ões (ADERALDO et al., 201*; BA*ROS; SILV*, 2010; BER*AMASCHI e* al.,
</line>
</par><par>
<line>
2018; FI*ARDI
</line>
<line>
et al., 2020; FONNER; ROLOFF, 2010; HERNAND*; PELÁEZ, 2**3;
</line>
</par><par>
<line>
LEITE et al., 2017; N*HA*A et al., 2010; *ÉREZ et a*., 2007).
</line>
</par><par>
<line>
Na*
</line>
<line>
orga*izações públic*s, a d**cuss*o nã* é d*stin** das organizações
</line>
<line>
pri**das. Por
</line>
</par><par>
<line>
isso, conhecer a* vantagen* e fat**es qu* impede* * imp*ementação dessa forma de a**ação
</line>
</par><par>
<line>
no olhar de q*em e*tá v*ven*iando a realidade do trabalho remot*,
</line>
<line>
traz inúme**s
</line>
</par><par>
<line>
contribui*ões pa** o d*ba** *obre o tema *a ad*inistração públic* b*asileira. Nesse sent**o,
</line>
</par><par>
<line>
os *esqu**adore* buscar*m *onhecer o que os
</line>
<line>
participan**s ju*gavam
</line>
<line>
como vantajoso na
</line>
</par><par>
<line>
atuação a p**ti* de *asa, co*form* e*en**ndo na Tab*la *:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Ter*si*a, v. 18, n. 03, a*t. *, p. 29-48, *ar. 20*1
</line>
<line>
www4.fsanet.c**.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Serviço P*blico e o Te*etrabalho na *dminis*ração Pública *ed*ral *rasileira em Tempos de *ovid-19
</line>
<line>
43
</line>
</par><par>
<line>
Ta**la 2 - Vantagens ** *tuação em teletrab*lho.
</line>
</par><par>
<line>
Vant*gens
</line>
<line>
Apontame**os
</line>
<line>
Percen*u*l
</line>
</par><par>
<line>
*ã* necess*d*de de de*l*camen*o
</line>
<line>
331
</line>
<line>
* 8 ,5 0 %
</line>
</par><par>
<line>
Flexibilidad* de h**ário
</line>
<line>
2*1
</line>
<line>
6 9 ,7 9 %
</line>
</par><par>
<line>
Qualid*de de vida
</line>
<line>
226
</line>
<line>
6 0 ,4 3 %
</line>
</par><par>
<line>
Maior foco n* execução das tarefas
</line>
<line>
17*
</line>
<line>
4 5 ,* 5 %
</line>
</par><par>
<line>
Conforto
</line>
<line>
128
</line>
<line>
3 4 ,2 2 %
</line>
</par><par>
<line>
E*tar mais **óxim* *a família
</line>
<line>
121
</line>
<line>
* 2 ,3 5 %
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *lab*rado pe*os autores a p*rti* dos d**o* da pesqu*sa.
</line>
<line>
D*ntre *s vantagens ap*ntadas pela prática do telet*aba*ho, de*taca-se * não
</line>
<line>
necessidad* de desloc*mento (*8,50%) como a p*incipal va**ag*m *o exe*cício des*a *rát*ca,
</line>
<line>
se*uida pel* f*exibi*ida*e de horário (69,79%) e a qua*idade de *ida (60,43%).
</line>
</par><par>
<line>
Já nas difi*uldades e*c*ntradas na atuaç** de m*nei*a
</line>
<line>
remota, Ta*ela *, a pesq*isa
</line>
</par><par>
<line>
aponta para a *ecessidade de adequação de
</line>
<line>
equ*pamentos e infrae*trutura para o exercício
</line>
</par><par>
<line>
dessa modalidade de tra*alho. *os 451 r*spondentes, n=*77 *ndicaram esse fato*
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
d*ficultador para o plen* *xerc*cio do teletrab*lho, seguido po* p*oblema* na comunicação
</line>
<line>
(n=1*1) e a *alta de organizaç*o da rot*na de trabalho (n=129).
</line>
<line>
Tabela 3 - Dificu*dades encont***as na atua*ão e* teletrabal*o.
</line>
</par><par>
<line>
Dificuldades
</line>
<line>
Apon*a**ntos Pe*centu**
</line>
</par><par>
<line>
Equipam*ntos/ Infr*estr**ura *nadequad*s
</line>
<line>
1**
</line>
<line>
4 7 ,3 3 %
</line>
</par><par>
<line>
Problemas de com*nica*ão
</line>
<line>
131
</line>
<line>
3 5 ,0 3 %
</line>
</par><par>
<line>
Falta de or*anizaçã* da roti*a
</line>
<line>
12*
</line>
<line>
3 4 ,4 9 %
</line>
</par><par>
<line>
O convívio fami**ar
</line>
<line>
*25
</line>
<line>
3 3 ,4 2 %
</line>
</par><par>
<line>
Registros das atividades/ações
</line>
<line>
105
</line>
<line>
2 8 ,0 7 %
</line>
</par><par>
<line>
Ausência de supo*te de TI
</line>
<line>
89
</line>
<line>
2 3 ,8 0 %
</line>
</par><par>
<line>
*usência de apoio insti*ucional
</line>
<line>
83
</line>
<line>
* 2 ,1 9 %
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabo*ado *el*s autores a p*rtir dos dados da pesquisa.
</line>
<line>
O que se revela da Tab*la 3 são dificuldades que possam se* *bjeto de estud** fut**os
</line>
<line>
*om um ma*or aprofundamen*o d*s que**õe* a eles iner*ntes. Ram** & Amad*r (20*8)
</line>
<line>
*e*tac*m q*e a tec*ol*g*a tem u* papel fundamental na implementa*ão do teletr*balho c*mo
</line>
</par><par>
<line>
forma de a*uação. Log*, diante de um cenário pós-pand*mi* da Covid-19, o pe*sar
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
</page><line>
mo*e*os ** atuação *os *olaborad*res da a*ministr*ção pública n* modalid*de de
</line>
<line>
Rev. *S*, Teresina PI, v. *8, n. 03, art. 2, p. 29-48, *ar. 202* *ww4.fsanet.*om.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. T. Santos, A. C. Reis
</line>
<line>
44
</line>
</par><par>
<line>
t*l*t*abalho *ertament* será intensificad*, *om* se obs*rv* a *artir dos
</line>
<line>
dados c*le*ados,
</line>
</par><par>
<line>
g**nde p*rt*
</line>
<line>
dos col*boradores s*o a
</line>
<line>
f**or da adoção dessa *odalidade co*o for*a de
</line>
</par><par>
<line>
**uação em fun*ão da dis*o*ib*lidade d* re*u*sos tec*ológico*, já que 4*,33% d*s
</line>
<line>
respo*dentes apontam os equipamentos/i*fra*strutura i*adeq*ad*s *omo a pr*n*ip*l cau*a de
</line>
<line>
di*iculdade de implemntação do teletrabalho.
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES *I*AIS
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
c*ise prov*cada pela pa*demia da *ovid-19 transformou as relaçõ** de trab*lhos
</line>
</par><par>
<line>
na* empresas, i***u*ive na a*ministraçã* públi*a brasileira. A*sim, as
</line>
<line>
per*pectivas do
</line>
</par><par>
<line>
exercíci*
</line>
<line>
das ativi*a*es econômicas após a pand*mia devem l*var e* conta as novas
</line>
</par><par>
<line>
modalidad*s de t*aba*ho *ue emergiram no período
</line>
<line>
de distanciament* social e* *ue *
</line>
</par><par>
<line>
teletrabalho su*ge com* uma nova pr*tica p*r* as relações labora*s na a*ministr*ção p*bli*a
</line>
<line>
brasileira.
</line>
<line>
N** últ*mo* ano*, o avan*o da t*cn*log*a via*ilizou a realização d* *númeras tarefas a
</line>
</par><par>
<line>
dis*ância, *rian*o as bases p**a a imple*ent*ç** do
</line>
<line>
te*etrabalh*. A*s**, o pres*nte e**udo,
</line>
</par><par>
<line>
*or m*io de uma abordag*m quantit*tiva, te*d* o quest*oná*io fecha*o *omo instrum**to de
</line>
<line>
cole*a *e d*dos, *olheu informações importan*e* fr*nt* à perc*pção dos *ola*oradores da
</line>
</par><par>
<line>
admi*istraçã*
</line>
<line>
pública *rasileira so*re es*a
</line>
<line>
f*rma de atuação, vi*to que fora impost*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
div*rsos trabalhadores em face *a p**demi* do novo coronavírus.
</line>
<line>
A pes*uis* *bteve 451 respost*s de colaborador*s que atuam na a*ministraç*o públ*ca
</line>
</par><par>
<line>
fed**al, revela*do que 95,13% dos
</line>
<line>
r*spo*dentes es*ava* *xec**ando suas ativida*es
</line>
</par><par>
<line>
remo*ame*te, na for*a parc*a* (23,73%) ou ** **rma integral (7*,40%). Desse*, 85,61% *o*
</line>
<line>
respon**ntes i*dicaram *ue esse tipo de modalidade de trabalho é bo*. Enquan*o qu* 14,**%
</line>
</par><par>
<line>
a*ontaram ser um mode*o *e
</line>
<line>
atuação ruim. Contudo, há de se destacar a
</line>
<line>
percepção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
produtividade e* que
</line>
<line>
p*r* 7*,12% dos p**t*cipante* ho*ve *m *a*ho de produ*ividade na
</line>
</par><par>
<line>
atuação na modalidade de teletrabalh*.
</line>
</par><par>
<line>
Além di*s*, dentre
</line>
<line>
as vantagens apo*tadas pela pr*tic* *o *eletrabal*o de*taca-se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
não n**essi*a*e de deslocament* (*8,*0%) *omo a
</line>
<line>
*rincipal vantage*
</line>
<line>
do exe*cício
</line>
<line>
dessa
</line>
</par><par>
<line>
p*áti*a, seguid* pela fl*xibilidad* de horá*io (69,79%) e * qualidade de vida (60,43%). Outro
</line>
</par><par>
<line>
a*pect* que se pode co*c**ir é qu* a falta de
</line>
<line>
adequa*ão de equipam*ntos e infraestrutura,
</line>
</par><par>
</page><line>
pr*ble*as na comunicaçã* e a f*lt* de organ*zação da rotina *e trabalh* ai*da s*o
</line>
<line>
impedit*vo* pa*a a adoção dessa modali*ade *e tra*alho.
</line>
<line>
Re*. F*A, Teresina, v. 18, n. 03, art. 2, p. 29-*8, mar. 202* ww*4.fsa*e*.com.br/revista
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45
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</par><par>
<line>
Dessa *orma, a p*rtir *a presen*e p*squi*a sugere-se a r***ização de es*udos
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
<line>
profun*idade para *eterminar por meio d* indi*ador** de produt*vida*e se de fato existe
</line>
</par><par>
<line>
ganho *u
</line>
<line>
pe*da de prod*t*vidad* fre*t* ao *xercí*io
</line>
<line>
na modalidade
</line>
<line>
*e *eletrabalho. Além
</line>
</par><par>
<line>
*isso, s*gere-se a realização de e*tud*s do quant* a cult*ra orga*izacional *xerce inf*uência
</line>
<line>
na *ecisão de se a*otar o teletrabalho como fo*ma de atu*çã* do colaborad*r da
</line>
</par><par>
<line>
administr*ção
</line>
<line>
pública no exercício da função pública. Aind* nesse diapasão,
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
levanta*ento
</line>
<line>
dos recursos tecnol*gicos também pode revela* o nível de prep*r*
</line>
<line>
que as
</line>
</par><par>
<line>
organ*z**ões públicas estão pa*a adotar *essa nova modali*a*e de **abalho.
</line>
</par><par>
<line>
C*ntu*o, a contr*buição teórica des*a
</line>
<line>
pesquisa co*si*te n* *mpl*a*ã*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
**nhecimento d* *eletr*b*lho como modal*dade de *raba*ho a atuaçã* e
</line>
<line>
*o c**a*orador
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*dministr*ç*o *úbli*a bra*il*ira lo*ge do ha*itua* *oca* de execução de sua* *t*vi**des. Além
</line>
</par><par>
<line>
de s*bs*dia* *om **dos as decisões *stratégicas *a* or*aniz*çõ*s pú*licas sobre
</line>
<line>
a
</line>
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im*leme*tação *e*s* mo*alidade de t*abalho num cenário pós-pande*ia.
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</par>Refbacks
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