Evolução dos Cursos Tecnológicos da Área de Gestão e Negócios nos Institutos Federais / Evolution of Technological Courses in the Management and Business Area at the Federal Institutes
Abstract
Os cursos tecnológicos constituem um tipo de curso da educação superior do sistema de educação profissional brasileiro que têm crescido continuamente nos últimos anos, nas instituições públicas e privadas, mas nessa última, principalmente. O presente estudo tem como objetivo geral analisar o crescimento na implantação de cursos tecnológicos da área de Gestão e Negócios, na modalidade presencial, nos Institutos Federais da Região Nordeste. Pesquisa de natureza aplicada, abordagem do problema sob o método quantitativo, com propósito exploratório. A técnica empregada para a coleta dos dados foi a pesquisa documental, realizada através de consulta ao Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, em seguida foi realizada uma pesquisa no Sistema e-MEC, com 11 Institutos Federais sediados na Região Nordeste. Em relação aos períodos de criação, 2016 a 2020, foi o que teve o maior número de cursos implantados (33%), seguido de 2000-2005 e 2011 a 2015 (27%). Percebeu-se que entre os 15 cursos implantados no período de 2000 a 2020, Processos Gerenciais foi o que se destacou (20%). Verificou-se que as capitais ainda são as cidades que oferecem o maior número de cursos (40%). Conclui-se que os cursos ofertados por essas instituições são bem avaliados pelo MEC, dos quais 47% possuem o conceito 4 e 13% possuem o conceito máximo, 5.
Palavras-chave: Curso Superior. Educação. Gestão. Negócios. Tecnólogo.
ABSTRACT
Technological courses are a type of higher education course in the Brazilian professional education system, which has grown steadily in recent years, in public and private institutions, but in the latter, mainly. This study aims to analyze the growth in the implementation of technological courses in the area of Management and Business, in person, at Federal Institutes in the Northeast Region. Research of an applied nature, approach to the problem, under the quantitative method, with exploratory purpose. The technique used for data collection was documentary research, carried out through consultation in the National Catalog of Higher Technology Courses, then a survey was carried out in the e-MEC System, with 11 Federal Institutes based in the Northeast Region. In relation to the creation periods, 2016 to 2020, it was the one that had the largest number of courses implemented (33%), followed by 2000-2005 and 2011 to 2015 (27%). It was noticed that among the 15 courses implemented in the period from 2000 to 2020, Management Processes was the one that stood out (20%). It was found that the capitals are still the cities that offer the largest number of courses (40%). It is concluded that the courses offered by these institutions are well evaluated by the MEC, where 47% have the concept 4 and 13% have the maximum concept, 5.
Keywords: Higher Education. Education. Management. Business. Technologist.
.
References
ANDRADE, Andrea de Farias Barros. Cursos Superiores de Tecnologia: um estudo de sua demanda sob a ótica dos estudantes. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade de Brasília, UNB. Brasília, p. 152. 2009. Disponível em: . Acesso em 29 jan. 2021.
BEUREN, Inse Maria (organizadora). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 2003.
BRASIL. Portaria MEC nº. 10, de 28 de julho de 2006. Aprova, em extrato, o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. (2006a). Disponível em: . Acesso em: 02 fev. 2021.
CAZAROTTI, Mauro Lúcio Batista; BERNARDES, Sueli Teresinha de Abreu. Cursos superiores de tecnologia: fundamentos, controvérsias & desafios. Revista on line de Política e Gestão Educacional. v. 22, n. 3, set./dez. 2018.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da. Metodologia científica. 6. ed São Paulo: Prentice Hall, 2007.
ENÉAS, Regina Maria. Cursos superiores de tecnologia: algumas considerações sobre a construção de sua identidade no mercado de trabalho brasileiro. Ponto-e-Vírgula : Revista de Ciências Sociais, 11: 77-89, 2012.
FAVRETTO, Juliana; MORETTO, Cleide Fátima. Os cursos superiores de tecnologia no contexto de expansão da educação superior no Brasil: a retomada da ênfase na educação profissional. Educ. Soc., Campinas , v. 34, n. 123, p. 407-424, June 2013.
GADOTTI, M. Trabalho e educação numa perspectiva emancipatória. In: Fórum mundial de educação profissional e tecnológica, 2., 2012, Florianópolis.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 220p. 2008.
KAUARK, F. S.; MANHÃES, F. C.; MEDEIROS, C. H.. Metodologia da pesquisa: um guia prático. Itabuna: Via Litterarum Editora, 2010.
MARIN, Andrea Cristina; JUNGER, Alex Paubel; ASSAYAG, Rosana Matsushita; AMARAL, Luiz Henrique. Cursos superiores tecnológicos no brasil: o crescimento da modalidade de ensino superior nos últimos anos. Revista Humanidades e Inovação v.6, n. 2 – 2019.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CNST - Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia - 3ª Edição (Portaria nº 413, de 11 de maio de 2016).
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC. 2020. Disponível em: . Acesso em 30 jan. 2021.
STECE, Vanderleia; CEGAN, Edilaine; LIMA, Thereza Cristina Souza; BOGUSLAWSKI, Ana Maria. Características dos Cursos Superiores de Tecnologia e Bacharelado em Secretariado: Um Estudo com Base na Interpretação das Diretrizes Curriculares. GeSec - Revista de Gestão e Secretariado. v. 5, n. 1, 2014.
VELHO, Adriana Galli. Diferenciais competitivos dos cursos superiores de tecnologia pela percepção dos acadêmicos. Revista da FAE. v. 13, n. 2, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.5.2
Refbacks
- There are currently no refbacks.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)