Motivação e Engajamento dos Estudantes de Ciências Contábeis: Um Estudo sobre a Aplicabilidade da Escala de Martin 2016 / Motivation and Engagement of Accounting Students: A Study on the Applicability of the Martin Scale 2016
Abstract
O estudo sobre motivação e engajamento dos estudantes, seja em qualquer nível acadêmico, sempre será um grande desafio, haja vista os inúmeros fatores que podem afetar os estudantes. Sendo assim, este trabalho busca analisar e mensurar os principais fatores que influenciam a motivação e o engajamento dos estudantes de Ciências Contábeis em três instituições de ensino superior. Para tanto, foram realizadas pesquisas com 281 alunos em três universidades na cidade de Niterói - RJ, sendo que 220 formulários foram considerados válidos, sem rasuras. A pesquisa se deu através de um questionário, em papel e em sala de aula, a partir da escala para motivação e engajamento de Andrew Martin (2016), com os alunos matriculados entre primeiro e oitavo período. Os dados foram tratados estatisticamente de acordo com o método desenvolvido pelo autor da escala. Os resultados permitiram verificar, mediante análises quantitativas, que todas as premissas positivas, tanto para motivação quanto para engajamento, apresentaram seus escores acima da média e quase todos os aspectos negativos ficaram abaixo da média. Como conclusão do estudo, mesmo em se tratando de contexto diverso ao da pesquisa original realizado por Martin (2016), os resultados apresentados de modo geral foram com correlação dos construtos de alta ordem, corroborando inclusive à teoria apresentada na revisão da literatura.
Palavras–chave: Motivação. Engajamento. Ciências Contábeis. Estudantes.
ABSTRACT
The study of student motivation and engagement, whether at any academic level, will always be a major challenge, given the many factors that can affect students. Thus, this paper seeks to analyze and measure the main factors that influence the motivation and engagement of accounting students in three higher education institutions. For that, we conducted research with 281 students at three universities in the city of Niteroi - RJ, and 220 forms were considered valid, without erasures. The research was done through a questionnaire, paper and classroom, from the scale for motivation and engagement of Andrew Martin (2016), with students enrolled between the first and eighth period. The data were treated statistically according to the method developed by the author of the scale. The results allowed to verify, through quantitative analyzes, that all the positive premises for both motivation and engagement, presented their scores above average and almost all negative aspects were below average. As conclusion of the study, even in a context different from that of the original research carried out by Martin (2016), the results presented in general were with correlation of high order constructs, corroborating even to the theory presented in the literature review.
Keywords: Motivation. Engagement. Accounting Sciences. Student.
Palavras–chave: Motivação; Engajamento; Ciências Contábeis; Estudantes.
References
CARDOSO, Rodrigo Azevedo Motivação e engajamento dos estudantes de administração: análise e aplicação da escala de motivação e engajamento com graduandos de uma instituição de ensino superior do estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2017.
CARMO, Carlos Roberto Souza; Carmo, Renata de Oliveira Souza, Motivação para aprendizagem no ensino superior: um estudo envolvendo o estágio curricular, alunos da modalidade presencial e alunos do curso a distância. Carmo Cadernos da Fucamp, v.13, n.18, p. 70-90/2014.
DAVOGLIO; SANTOS; LETTNIN. Validação da Escala de Motivação Acadêmica em universitários brasileiros. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.24, n. 92, p. 522-545, jul./set. 2016
FALCÃO, D. F.; ROSA, V. V.. da. Um estudo sobre a motivação dos Universitários do curso de administração: uma contribuição para gestão acadêmica no âmbito público e privado. In: Encontro da associação nacional de pós-graudação e pesquisa em administração, 32., 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2008.
FITA, E. C.. O professor e a motivação dos alunos. In: TAPIA, J. A.; FITA, E. C. A motivação em sala de aula: o que é, como se faz. 4. ed. São Paulo: Loyola, 1999.
GUIMARAES, S. É. R.; BORUCHOVITCH, E.. O estilo motivacional do professor e a motivação intrínseca dos estudantes: uma perspectiva da teoria da autodeterminação.
Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v.17, n.2, p.143-150, 2004.
HEGARTY, N. L.. Application of the Academic Motivation Scale to Graduate School Students. The Journal of Human Resource and Adult Learning, [S.l], v. 6, n. 2, p. 48-55, dec. 2010. Disponível em:
http://www.hraljournal.com/Page/6%20Niall%20Hegarty.pdf. Acesso em: 17 out. 2018.
KRAUSE, M.G.; CUNHA, C.J; DANDOLINE, G.A. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 8, número especial, p. 39-54, out. 2018.
LI, X. Chinese University students' motivation and engagement: their antecedents and outcomes. 2013. 291 f .Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade de Hong Kong. Hong Kong, 2013.
LOCATELLI, A.; BZUNECK, J.; GUIMARÃES, S. 2007 A Motivação de Adolescentes em Relação com a Perspetiva de Tempo Futuro. Psicologia: Reflexão e Crítica (20) 2. pp.268-76.
LOPES, L. M. S.; PINHEIRO, F. M. G.; SILVA, A. D. R. da. Aspectos da motivação intrínseca e extrínseca: uma análise com discentes de Ciências Contábeis da Bahia na perspectiva da Teoria da Autodeterminação. In: CONGRESSO DA ASSONCIAÇÃO. Cadernos da Fucamp, v.13, n.18, p. 70-90/2014
MARTIN, A. J. How to motivate your child for school and beyond. Sydney: Bantam, 2003.
MARTIN, A. J. Motivation and engagement across the academic life span a developmental construct validity study of elementary school, high school, and university/college students. Educational and psychological measurement, v. 69, n. 5, p. 794-824, 2009.
MARTIN, A. J. The motivation and engagement workbook. 16. ed. Sidney: Lifelong Achivement Group, 2016.
PERREIRA et al. Administração de Produção e Operações: Evolução, Conceito e Interdisciplinaridade com as demais. Áreas Funcionais. XII Seget, 2015.
WAGNER, E. Academic Motivation in College Students from Romania, Hungary and Germany. A Cross-Cultural investigation. Transylvanian Journal of Psychology, v. 13, n. 2, p. 121-164, 2012.
WILKESMANN, U.; FISCHER, H.; VIRGILLITO, A. Academic motivation of students: the German case. Dortmund: Technische Univertat Dortmund; 2012. (Discussion papers, 02-2012).
YIN, H.; WANG, W. Undergraduate students’ motivation and engagement in China: an exploratory study. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 41, n. 4 p. 601- 621, 2015.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.5.3
Refbacks
- There are currently no refbacks.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)