<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 5, art. 3, p. 31-48, mai. *0*1 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2021.1*.5.3 </line>
<line> Moti*ação e Engajamento dos Estudant*s *e Ciência* Co*tábei*: *m Estudo sobre * </line>
<line> *plicabilid*de da Escala *e Mar*i* 2016 </line>
<line> Moti*ation and Eng**emen* of Accoun*ing *tuden*s: * Study o* the Applicability o* th* Martin </line>
<line> Scale 20** </line>
</par>
<par>
<line> *arlos Jos* dos Santos </line>
<line> Mest*e em ciênc*as contábei* UERJ </line>
<line> Atua no merc*do *inanceiro </line>
<line> E-mai*: carlosjo*es*ntos6@gm**l.com </line>
<line> Ma*cu* Brauer Gome* </line>
<line> P** doutor e* Administração E*a*e/FGV </line>
<line> Dout*r em Adminis*ração de Empresas *ela *undação Getú*io V*rg*s </line>
<line> Pro*essor da U*RJ *o *urso de Ad*ini*tração </line>
<line> E-mail: m*rcusbrauer@gmail.com </line>
<line> Francisc* José dos Santos *l*e* </line>
<line> D*ut*r em C*nta**lidade USP </line>
<line> Profe*s*r da U*RJ no curso *e Contab**i*ade </line>
<line> E-mail: profrancisco*ose@gm*i*.com </line>
<line> Marce**o *oma*i Dias </line>
<line> Do*tor em Admi**stração *bape/FG* </line>
<line> Professo* da Un*versidad* Positiv* no cur*o de Admin**tração </line>
<line> E-m*il: marcello.ro*ani@*p.*du.br </line>
<line> Rodrigo Azeved* C*rdoso </line>
<line> M*stre em **minis*ração Universidade E*tácio ** Sá </line>
<line> Professor na Universi*ade Está*io de Sá no curso de Admini*traçã* </line>
<line> E-*ail: Rodri*o.cardoso@*sta*i*.br </line>
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<line> E*dereço: Carlo* José dos Santos </line>
</par>
<par>
<line> UERJ: </line>
<line> R*a São Fran*isc* X*vier, 5*4 - Maracanã / Rio </line>
</par>
<par>
<line> de Jan*iro - CEP 205*0-0**. Brasil. </line>
<line> *ditor-*hefe: D*. T*nny K*rley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> En*ere*o: </line>
<line> Marcus Brauer *omes </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> U*R*: </line>
<line> *ua *ão Franci*co Xavier, 52* - Mar*canã / Rio </line>
</par>
<par>
<line> de J*neiro - CEP 2*550-013. Brasil. </line>
<line> Artigo recebi*o e* 21/*2/2021. Última versão </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: </line>
<line> Franc*sco *osé dos Santos Alves </line>
<line> receb*da em 12/03/2*21. A*rovado em *3/03/2021. </line>
</par>
<par>
<line> UERJ: </line>
<line> Rua São Francisc* Xavier, 52* - *aracanã / Rio </line>
</par>
<par>
<line> de Janeiro - CEP 205*0-**3. B*asil. </line>
<line> Ava**ado *el* s**tema Trip*e Revi*w: Desk Re*iew a) </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: </line>
<line> *arcell* Romani Dias </line>
<line> pelo Editor-C*e*e; * b) Double Bli*d Review </line>
</par>
<par>
<line> Rua Car*o* *h*m*, *7, Irati Paran* PR - CEP 84500- </line>
<line> (avali*çã* cega *or dois a*aliadore* da área). </line>
</par>
<par>
<line> *00. Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> Rodrigo Azevedo Ca**oso </line>
<line> Revisão: Gra*atical, Normativa e de For*a*ação </line>
</par>
<par>
<line> Rua *a Conceiç*o, *3*, Centro / Niterói - RJ - CEP </line>
<line> 24020-08*. Brasil. </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> C. *. S*ntos, M. B. Gomes, F. J. S. Alv*s, M. R. Dia*, R. *. Cardoso </line>
<line> 32 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O estud* sob*e motivaçã* e e*gajamento *os estudan*es, seja *m *ua**uer *í*e* *cadêmi*o, </line>
<line> se*p** ser* um g*a*de de*afio, *aja vista o* i**meros f*tores *ue pode* *f*tar os estu*antes. </line>
<line> Sendo assim, este tr*balho busca analisar e mensurar os *rincipais fatores que infl*enciam a </line>
<line> motivação e o engajament* dos es*udantes de Ciências C*ntábeis e* trê* insti*u*ções *e </line>
<line> ensino superior. Para **nto, *oram reali*adas pesquis*s com 281 alunos em três universidades </line>
<line> ** cidade de Niterói - *J, sendo que 220 formu*ários *oram considerado* válidos, sem </line>
<line> rasuras. A pesquis* se deu a*rav*s de um questionário, em *apel e e* sala de aul*, a partir da </line>
<line> *scal* para *otiva*ão e engajamento de And*ew Martin (2016), com o* al*nos matricul*dos </line>
</par>
<par>
<line> entre primeiro e *itavo perío*o. Os dados fora* tratados esta*isticamente de aco**o com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> método *esenvolvido *elo autor da escala. Os *e*ultad*s *ermitiram verificar, *ediante </line>
</par>
<par>
<line> a*álises quantitat*vas, *u* *odas as </line>
<line> premiss*s posi*ivas, tant* para mo*ivação quanto para </line>
</par>
<par>
<line> eng*ja*e*to, a*resentar*m seus escores ac*ma *a méd*a e quase tod*s o* aspe*tos nega*iv*s </line>
</par>
<par>
<line> ficaram abaix* *a média. C**o </line>
<line> conclusão do *s*udo, mesmo e* se t*at**do de contexto </line>
</par>
<par>
<line> di*e*so ao da pesquisa origina* realizado </line>
<line> p*r Martin (2016), *s result*dos </line>
<line> aprese*ta*os d* </line>
</par>
<par>
<line> modo g*ral foram com *orrel*ção dos construtos *e </line>
<line> alt* or*em, c*rroborando *nclusi*e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> te*r*a apresenta*a *a r*v*são d* literatu*a. </line>
</par>
<par>
<line> Palavra*-chave: M*tivação. E*gajamento. Ciências Co*tábeis. Est*dantes. </line>
<line> A*STRACT </line>
<line> The study of stu**nt motivati*n and eng*gement, whether at any academic leve*, will alway* </line>
<line> be a ma**r c*allenge, given *he many ***tors t*at can af*ect students. Thus, *his p*p*r seeks *o </line>
</par>
<par>
<line> *na*yze *nd me*s*re the main factors that influen*e the motivati** and engagement o* </line>
</par>
<par>
<line> accounting *tud*nts in </line>
<line> **r*e </line>
<line> higher ed*cation in*titutions. For t*at, *e conducted research </line>
</par>
<par>
<line> with *81 s*udents *t three univ*rsities in **e city o* Niteroi - *J, and 2*0 forms were </line>
<line> considered valid, w*thout **asures. The r*searc* w** *o*e *hrou*h * quest*onnaire, pap*r an* </line>
<line> cl**sroom, from *he scale for motivation and eng*ge*en* of Andrew Martin (2016), with </line>
</par>
<par>
<line> st*dents enrol*ed </line>
<line> between </line>
<line> the first a*d *ig*th p*riod. The da*a w*re t*e**ed statistica*l* </line>
</par>
<par>
<line> according to the met*od developed by the a*th*r *f the sc*le. T*e results **lo*e* to verify, </line>
<line> t*r*ugh quantitative *nal****, *hat all *he positive premises f*r both motivation and </line>
<line> engagement, pres**ted their s**r*s above *verage a*d a*mos* a** negat*v* aspect* *ere below </line>
</par>
<par>
<line> a*erage. As conclusion o* the </line>
<line> study, e**n i* a *ont*xt different from *hat of the *rigi*al </line>
</par>
<par>
<line> research **rried out by *artin (2016), t*e results p*ese*te* i* ge*eral were with c**r*lation of </line>
<line> high *r**r const*ucts, *orr*borati*g eve* *o *he theory p**sente* *n the literature rev*ew. </line>
<line> Keyw*rd*: Motivati*n. Engagement. Ac*ounting Sc*ences. Stude*t. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, T*resina, v. *8, n. 5, a*t. 3, p. 31-48, mai. 2**1 </line>
<line> **w4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os *rimei*os M*ços de Mina*: A Poes*a *rc**e Bra*ileira como Conjuraç*o </line>
<line> 33 </line>
</par>
<par>
<line> * INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O c*n*eit* de mo**vação poss*i pelo **nos q**tro defi*i*õe*, q*ando está ligado </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> um *iés organizacio**l </line>
<line> *eceb* a s*gui*te: "*onjunto de </line>
<line> v*ri*ve*s que a*iva* * *onduta e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> orientam </line>
<line> e* det*rminado sentido para poder alcançar um </line>
<line> objeti*o" (FIT*, 1999, p. 77). </line>
</par>
<par>
<line> Falcão e Rosa mencio*am que "O termo motivaç*o é derivado do verbo e* latim "mo*ere". </line>
<line> A ideia de movi*en** aparec* e* muita* defini*ões e, rel*ci*n*-s* ao fa*o da moti*açã* </line>
</par>
<par>
<line> l*var u*a </line>
<line> pessoa a fazer </line>
<line> a*go, mantendo-a n* ação </line>
<line> * *juda**o-* </line>
<line> a co**letar t*r*fas" </line>
</par>
<par>
<line> (FAL*ÃO; ROSA,2008). </line>
<line> A pro*os*a de *st*do so*re *otivação do estudante torna-se e*car**g*da em aumentar </line>
</par>
<par>
<line> a* c*enças ind**iduais e </line>
<line> pessoai*, uma vez que o *esultado permi**rá cria* a c*p*cida*e de </line>
</par>
<par>
<line> res*lu*ã* de prob*emas sugeridos, al*m da int**ferênc** posi*iva no esta*o *mociona* dos </line>
</par>
<par>
<line> estuda*tes em cas*s d* insucess*s e també* tem g*a*d* </line>
<line> potenci*l para alav*ncar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> engajamento dos alunos nas at*vidades est*da*tis (*ARD*SO, 2017). </line>
<line> Ma*tin (20*3) des*nvolveu e aprovou uma escala que me*e *oncomitante*ente no </line>
<line> formato r*alçad* * moti*ação e o engajam*nto *e estu**ntes do ensino sup*rio*. Divers** </line>
</par>
<par>
<line> pesquisas </line>
<line> i*ternacion*is, como Martin (*0*9), Wagner (201*), Li (2*1*) *in e Wang * </line>
</par>
<par>
<line> (2015), foram elabor*das a parti* da Es*al* de M*tivação e Eng*jam**to p*ra Universitár*os </line>
<line> (Mart*n, 201*), no ent*n**, não foram efetivadas pesquisas no Brasil c*m a escala *a área de </line>
</par>
<par>
<line> *iênc*as contáb*i*, ape*as alguns *studos *ob*e mot**açã* em </line>
<line> alunos do *nsin* su**rior </line>
</par>
<par>
<line> r*l*tivo ao cu*so *e Ciências Contábeis já foram feitos, embora a**d* sejam pou*o*, conf*rme </line>
<line> constatado atr*vés de pesqui*as re*l*zad** n*s bases Spell e A**ad. </line>
</par>
<par>
<line> * escala de **r*in *0*6 se dife*enc*a *or c*nseg*ir reali*ar </line>
<line> uma *onte para os </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa*ores avaliare* os princ*pais fatores *ue envolv*m a motiv*ção e o e**ajamento dos </line>
<line> al*nos *e contabil*dade. A escala de M*rtin (2016) fo* pouco **ilizada no Brasil, quanto mais </line>
<line> trabalhos utilizarem es** ferr*men*a me*hor, pois ela é capaz de aprese*tar ce*tas evidências </line>
<line> sobre a situação da m*tiv*çã* e en*aja*ento dos *lunos. </line>
<line> A pesquisa ** just***ca ness* número baixo ** es*udos sobre m*tivação e en*ajamento </line>
<line> espec*ficamente da ár*a de Ciênci*s Con*ábeis. Partind* de um obje*ivo *laro, o estud* busca </line>
<line> sabe* quais os princi*ais fato*es q*e influenciam a moti*ação e o *ng**am*nto. Qua*s s*riam </line>
</par>
<par>
<line> os princ*pai* fatores a influenc**r os estudantes de co*ta*ilidade? Recorrendo à es*ala </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *artin (20*6) p*ra obter a resp*st*, num país que anda </line>
<line> negligenciado </line>
<line> *o ques*to p*s*uisa* </line>
</par>
<par>
<line> *ue abo*d*m o* impactos da **tivação no engajamen*o d*s educandos. </line>
<line> Rev. FSA, Te*e*ina PI, v. 18, n. 5, art. 3, p. 31-4*, *a*. 2*21 www4.fs**et.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. J. Sa*to*, M. B. Gomes, *. J. S. Alves, M. R. *ias, R. *. Cardoso </line>
<line> 34 </line>
</par>
<par>
<line> O objetivo deste artigo é estudar e analisar *s p*inci*ais fa*o*es que in*lu*nciam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> motivação * engaja**nto dos estudant*s *e Ciên*ias Contábei* em três ins*ituiç*es de o </line>
</par>
<par>
<line> en*ino superior. Para *ant*, f*ra* realizadas *e*quisas c*m 281 alunos, </line>
<line> nas turma* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> primeiro até o oitavo *er*odo *e t*ês univers*dades na c*dade *e Niterói RJ, a partir - </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> esc*la para motivação e *ng*jamento d* An*rew Martin (2016). </line>
</par>
<par>
<line> Este estud* tem o i*tuito de contribuir para três impo*tantes segmen*o*: Pa*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> literatura, tr*ze*do uma pes*ui*a, utilizando e*cala ** M**tin 2016, sobre motivação a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ngajamento de e*tudantes do curso de ciências c*nt*beis, até *ntão não estudada no Brasil na </line>
<line> ár*a contá*il; P*ra as in**itu*ções de e*s*no supe*io* e do*entes na ár*a contá*i*, no *ent*do de </line>
<line> mostrar os p*ntos fortes (con*trutos positivos) e fracos (*o*str*tos neg*tiv*s) de s*us aluno*, </line>
</par>
<par>
<line> permiti*d* identificar em que quesito cada *ni*e*sid*de e </line>
<line> docente </line>
<line> dev*m trabalhar p*ra </line>
</par>
<par>
<line> *e*en*olv*r me**or*as com o ob*eti*o de aumentar com qu*lidade a motivação e eng**amento </line>
</par>
<par>
<line> do* discentes e Pa*a os ***nos, mens*ra*do os principais fa*ores qu* influenci*m su* a </line>
</par>
<par>
<line> mo*iv*ção </line>
<line> e en*ajam*nto, a fim de melhor*r o desempenho indiv*dual no* estud*s, </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvendo habi*idades e estratégias de apre*dizagem, a*indo pro ativamen*e na busca do </line>
<line> s*ces*o. </line>
<line> 2 F*NDA*ENTAÇÃO TE**ICA </line>
<line> 2.1 Motivaç*o dos Estudantes do níve* superior </line>
<line> P**a os *utores L*catelli, Bz*ne*k e Guim*rães (20*7), o que incrementa o a*mento </line>
</par>
<par>
<line> da motiva*ão em e*t**an*es é * fato ** compreenderem q*e o d**empenho </line>
<line> individual nos </line>
</par>
<par>
<line> estudos dete*minará o próprio </line>
<line> fu*uro, conside*ando que te*ham maior </line>
<line> mot*v*ção para </line>
</par>
<par>
<line> c*nseg**rem me*h*res re*ornos. Desta maneira, a mo*i*a*** *ossi*ilita aos </line>
<line> estudant*s uma </line>
</par>
<par>
<line> ga*a d* escolhas de soluçõ*s que *o*sequentemente, permitir*o </line>
<line> d*cisões l*gí**mas, *riando </line>
</par>
<par>
<line> resultados </line>
<line> acei*ávei*, h*ja vista pela condiçã* de aum*nto </line>
<line> d*s níveis de i*t*re**e e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *omp*eensão. </line>
</par>
<par>
<line> A motivação no contexto educac*onal *contece </line>
<line> quan*o </line>
<line> os al*nos assumem </line>
</par>
<par>
<line> re**on*abilidades e c*nseguem conduz*r também parte do processo d* apre**izado, </line>
</par>
<par>
<line> alcançando ou não o </line>
<line> suc*s*o em *uas bu*cas, a atitude </line>
<line> proativa e* alunos é u*a questão </line>
</par>
<par>
<line> central n* </line>
<line> *ssunto. A mo*ivação para a aprendizagem </line>
<line> depende t*mbém de estímulos que </line>
</par>
<par>
<line> vise* </line>
<line> alcançar melhores </line>
<line> resu*tados. Para Krause et al. (*018), "o c*nhecimento i*p*c** </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> tom*da d* decisõe* e atividades </line>
<line> organizacionais, além de oferecer a </line>
<line> *as* para a criação de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Te*esina, v. 18, n. 5, art. 3, p. 31-48, mai. 20** </line>
<line> www4.fs****.c*m.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O* Primeiros Mo**s de Minas: * Poesia *rcade B*as*leira como Con*uração </line>
<line> 35 </line>
</par>
<par>
<line> novos conheci*entos, </line>
<line> *rá*icas, atitudes e t*ndência*". Q*ando u* aluno encontra-*e </line>
</par>
<par>
<line> motivado acontece maior desenvolv*ment* das h*bilid*des * compreensã* dos cont*úd*s. </line>
<line> Cabe aos docentes c*mpreenderem como auxili*r da **lhor forma n* bus*a por *ov*s </line>
<line> *a*ili*a*es e estratég*as de aprendi**gem (CA*MO; C**MO, 2018). </line>
<line> Falc*o e Rosa (20*8) realizaram um *studo c*m estu*antes calouros no curso de </line>
<line> A*m**istração *e inst*tuições *úbli*a* e privadas do Rio de Janeiro. O *st***nte da </line>
<line> universidade *rivada geralmente i*i*ia seus e*tudos c*m vida *r**is*ional at*va, o que *m </line>
<line> alguns caso* trab***a num se*mento que sequer ti*ha dado a *hance de se aper*eiçoa*. O **e </line>
</par>
<par>
<line> ocorre na práti*a é que *e*se momento o est*dante e*tá na sala *e aula para consol*dar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento ou meram*nte para obter o título de gr*duação. Os estud*ntes de *nivers*dad*s </line>
</par>
<par>
<line> públicas nor*alme*t* passam u* bom tempo estudando e* c*rsos pr*para*ór*os </line>
<line> para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> vestibu*ar, e </line>
<line> ao ingressarem *a univ*rsidade * ca*ga horária de estudos é *ão exten*a, que </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *i*am impos*ibili*ado* de alcançar o primeiro *m*re*o. </row>
</column>
<par>
<line> 2 .2 </line>
<line> Motiv*ção d*rante * Processo de Ensino-Apren*iz*gem </line>
<line> A pesqui*a *e Fal*ão e Ros* (20*8) de*onstrou como os est*dantes ingressan*es do </line>
</par>
</par>
<par>
<line> curso de A*ministração apr*sentavam moti*a*ões distintas, d*pendendo do *êne*o, </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> mulher*s exi**am maior motivação do que *s homens. Um *studo ** Hega*ty (2010) alcanç*u </line>
<line> resultados o*de apareciam fatores como idade e *xperiência pro*issional para a motivação do </line>
<line> aluno de cursos e**olv**do negócios como a cont*bi**dade. * autor constatou como os </line>
<line> estudantes de educação eram geralmente mai* mo*i*ado* do que os aluno* d* graduaçõ*s da* </line>
<line> áreas de negócios. </line>
<line> Estudo realiza*o por Lopes, Pinheiro e Silva (20*3) demo*s*r*u como exis*ia* </line>
</par>
<par>
<line> diferenças signif*cativas nos </line>
<line> **veis de m*t*vação entr* alun** de instituições púb*i*as </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> privadas dos cursos d* Ciê*cias Contábeis na Bahia. Os *esqu*sadore* </line>
<line> encont*aram como </line>
</par>
<par>
<line> resultado diferença pouco significativa na ocorrência da *otivação entre os a*unos. Po*ém, * </line>
</par>
<par>
<line> mesmo *s**do *pon*ou </line>
<line> para diferenças significativ*s qua*do se trata*a de *at*r*s como </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> gênero, período do cur*o e i*a*e d*s dis**nt*s. </line>
</par>
<par>
<line> No olhar aca*êmic*, *otivaç*o é um con*ei*o que a*arca diversas </line>
<line> conotaç*e* *u construtos sig*ifi*ativament* relacionados à aprendiz*ge* e a* </line>
<line> desenvolvimento educ*tivo e que *em gerado m*ltiplas perspectivas de estud*. </line>
</par>
<par>
<line> Comp*eende* os f*tores relaci**ados ao e*vol*imento dos est*dantes com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> apr*ndizagem esc*lar é um* tarefa c**siderada *omplexa, tendo em vis*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pl*ra*i*ade d*s e*ementos presente* na situ**ão. Ne*sa pers**ctiva, a motivaç*o </line>
</par>
<par>
<line> t*m si*o e*cara*a co*o um* variável *nte*veniente que, a*ran*endo </line>
<line> elemento* </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, *. 18, n. 5, art. 3, *. 31-48, mai. 2021 *w*4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. J. Santos, M. B. *omes, F. *. S. Alves, M. R. Dias, R. *. Cardoso </line>
<line> 36 </line>
</par>
<par>
<line> internos * *ituaci*nais, **rmite a com*reen*ão d* envol*imento ind*vid*al </line>
<line> (F*LCÃO; ROSA, 2008). </line>
<line> Autor*s *omo *ilk**mann, *is*her * Virgillit* (201*, p. 2) def**em a mo*ivação </line>
</par>
<par>
<line> acad*mica d* segu*n** forma: "pode ser en***dida *omo a moti**ção para </line>
<line> de*idir </line>
<line> pelos </line>
</par>
<par>
<line> estudos *niver*it*r*os e par* c**tinuar co* os estudo* universit*rios", devendo ser explicada </line>
</par>
<par>
<line> c*mo a </line>
<line> em*ção e a raz** para o *lu*o levar adiante seu* estu*os. Da*oglio et al. (20*6) </line>
</par>
<par>
<line> m*nciona como os est*dos mais recentes **m lançado mão de ins*rumento* de ava*iação </line>
</par>
<par>
<line> pad*onizados para </line>
<line> a*aliar a motivaç** nos diferente* </line>
<line> níve*s ** ens*n*. O **tud* atu** *stá </line>
</par>
<par>
<line> cada </line>
<line> vez mais *ultidisciplinar, espec**listas de difer*ntes </line>
<line> campos c*mo matemá*ica, </line>
</par>
<par>
<line> psi*ologia, ciên*ias sociais, educação e ec*nomia muitas **zes participam de pesq*isas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> equipe voltados pa*a an**ises qu*litativas e quantit*tivas (PEREIRA et al, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> *ão é incomum a pr*sen*a de alu*os apáticos, dis*o**os a se dedic*rem no mínimo, </line>
</par>
<par>
<line> visando </line>
<line> *penas ao </line>
<line> diploma no final </line>
<line> do curso, voltando seu ap*e*dizado para uma *ituação </line>
</par>
<par>
<line> apen** m*rc*ntil, **quecendo que a motiva*ão *epende também da emoção. Re*liza* </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> curso ape*as </line>
<line> com </line>
<line> i*t*resses profissionais é um </line>
<line> fat*r </line>
<line> q*e desmotiva s*m o *r*prio alun* </line>
</par>
<par>
<line> perceber, tra**lhar e **r*ar o mínimo re*uerido para a aprovação é *l*men*o cons**nte na </line>
<line> história de muitos aluno* (FAL*ÃO; ROS*,2008). </line>
</par>
<par>
<line> * .3 </line>
<line> Esca** d* Martin2016 </line>
<line> Desenvolver uma forma de m*d*r simultâ*ea e se*a*adament* a *otivação </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> engajament* dos disce*tes do </line>
<line> ens*no superior é propost* de m*** *e uma déc*da do </line>
</par>
<par>
<line> pesquis*dor *ar*in, com trabalhos sobr* o assu**o em Martin (2003) </line>
<line> e </line>
<line> Martin (2009), *oi </line>
</par>
<par>
<line> possível desenvolver **lidar u*a escal* *u* d* conta das nec*ssidade* e </line>
<line> da pr*p*st*. A </line>
</par>
<par>
<line> *esquisa **is recente de Ma*ti* (2016) apr*senta a Escala de Motivação e *nga*ament* p*ra </line>
</par>
<par>
<line> *niversitários, c*m *oucos trab*lhos interna**onais a*rangend* </line>
<line> * *esmo tipo de </line>
</par>
<par>
<line> m*t**olo**a. A p*squisa mais à fre*te, *valiará atr*vés de uma anál*se mais específica, quais </line>
<line> e **mo os pr*n*ipa*s f*tores interferem na motivaç*o e engajamento dos alunos da gra*u*ção </line>
<line> em con*abilidade. * escala, por ser *elativamen** recente aprese*tada em trabalho *o a*o de </line>
</par>
<par>
<line> 2*16, ainda desconhecida no Bras*l, *ua aplicação pode trazer importantes *ontri*uições é </line>
</par>
<par>
<line> para a *e**uração </line>
<line> de poss*ve*s lacu**s *ue trazem *rejuízo* para motiv*ção e en**jam*n*o </line>
</par>
<par>
<line> dos alunos. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, Te*esina, v. 18, n. 5, art. 3, p. 3*-*8, mai. 2021 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *s Primeiros M*ços de M*na*: A Poesia Árc*de Br*sileira como Con*ur*ção </line>
<line> 37 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 1 - Teorias princ*pais e o* construtos associados </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: CARDOSO, 2017 </line>
<line> No *ri*ei*o trabalho abordando esse tipo de escala, Ma*tin (2003) co*seguiu </line>
<line> **resentar e validar sua esc*la, *ensurando ao m*s*o tem*o e *eparadam*nte a mo*ivação e </line>
<line> o eng*j*mento, esp**ific*mente do en*ino superi*r. *pós di*ers*s pesquisas reco*rerem ao </line>
<line> ti*o de mensura*ão e*tabelecido pelo pesquisador, o mesmo apr*sen*ou em 2016, a Escala de </line>
<line> Motivação e Engajament* para Univ*r*itários, *o *rabalho *s alunos são d*vididos em **ês </line>
</par>
<par>
<line> tipol*g*as: 1-a*uno orientad* ao sucesso, 2- a*uno aves*o ao fracasso e 3 </line>
<line> aluno que ac*ita </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> fracasso. </line>
</par>
<par>
<line> Na p*ime*ra *ipologia, dos alunos *rienta*os *o s*ce*so, o pesquisador constatou q*e </line>
<line> *ão *essoas o*imistas, com posturas o*imi*tas * p*oativas no qu* ta*ge aos es*udos. Nu** </line>
<line> adversi*a*e, são menos p*opensos a se abaterem, **m resiliênc*a e energia apo*tam pa*a um* </line>
<line> perspectiva de futuro mai* o*imist* (MAR*IN,2016); </line>
<line> No segu*do t*po, ficam cara*teriz**os o* a***os co*trá*i*s à po*sibilidade de fra*asso, </line>
</par>
<par>
<line> p*rém, essa negação acaba </line>
<line> por deixá-los </line>
<line> ainda ma*s ans*os*s, com </line>
<line> receio de f*acassa*em, </line>
</par>
<par>
<line> colo*and* em *úvida sua própria ca*acida*e para superação. Nesses casos, a negação * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> receio do fracasso de certa </line>
<line> fo*ma ac**am </line>
<line> por distanciar mais o sucess*, pois </line>
<line> num a </line>
</par>
<par>
<line> adversidade qualquer, eles acabam afetad*s, perdendo opo*tunid*des * muit** </line>
<line> ve*es s* </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Te*esina PI, v. *8, n. 5, art. 3, p. 31-48, mai. 2021 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. J. Santo*, M. B. Gomes, F. J. S. A**es, M. R. *ias, R. A. Cardoso </line>
<line> *8 </line>
</par>
<par>
<line> autossabotando Os indivíduos l*caliz**os na segun*a div*são es**bele*ida por Martin (2016), </line>
<line> *icam caracte*izados por comportamentos co** * procrastin**ão e até a desistência do cu*s*. </line>
<line> O terc*iro tipo *e a*unos parece ser o caso on*e deveríamos ter maior atenção, sã* os </line>
<line> alunos *ue ac**tam o fracasso, s*m motivação para os estudos, ao co*trário do s*gundo </line>
<line> grupo, acabam *or não temerem f*ac**sar. Além de não *dotarem estratégias *e pres*rvaç*o, </line>
<line> tamb*m praticam a autosabota*e*. </line>
</par>
<par>
<line> O sucesso ou fracasso *odem ter causas com as seguint*s c*racterísti*as, o loc*l, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> estabilidade e o c*nt**le. O contr*le *stá relaci*nado a* aluno, sua capacidade para *l*an*ar o </line>
<line> su*es*o, porém, é apr*sentada nas avali**ões *u* os estudan*es p*recem pouco *onfiantes em </line>
</par>
<par>
<line> relação * </line>
<line> ele. *presentam qu*se nen*u* </line>
<line> controle em relação a* amb*ente externo, não </line>
</par>
<par>
<line> acreditam na *rópr*a c*pacidad* para evitar * fracasso. Numa *ia *e mã* dupla, a ins*gu*a*ça </line>
</par>
<par>
<line> ac*ba por comprometer tanto o en*aj*men*o com* a *otivaç*o, assim como * controle </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> comprom*t*do pela def**iência motiva*ional. </line>
</par>
<par>
<line> Martin (2016) a*onta para a *cor**ncia de uma incapacidade *e auto av**iação </line>
<line> pos*t*va *or estu*a*tes *epois de realiz*rem algo. A fé do estudante no futuro atr*vés *o </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento adquir*** que *erá ú*il para sua vida *o* pr*ximos </line>
<line> anos é </line>
<line> algo relevante </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> cotidiano dos e*t*dos. Segundo os estudos de Ma*tin, isso se r*flet* no c*tidiano educacional, </line>
<line> qua*do o ot*mism* é ineren*e ao al*no, o mesmo a*aba ** apre*entand* c*m m*i* inter*sse </line>
</par>
<par>
<line> e* sua f*rmação, não esmorecer d**nte da* a*versidades. N* estudo m*is recente, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *esquisado* constatou nas situações o*de o est*dan*e é mais p*rsist*nt*, estudo se* saber o </line>
</par>
<par>
<line> destino *e determinado conhec*ment*, a busca *or determinado </line>
<line> *ssunto acontece de forma </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *em sent**o, apó* a de*coberta do que se **ata realmente, consegue visual*zar um* a*licação </row>
<row> para aquilo, de f**ma eficiente (*ARTIN,2016). </row>
</column>
<par>
<line> 3 </line>
<line> METODOLOGIA </line>
<line> A pesquisa classi*ica-se quan** a sua abordage* de **rma quantitativ*, sendo </line>
</par>
<column>
<row> classif*c*da *ua**o a*s fin* com* des*ritiva, *ois e**õe caract*r*st*cas do fenômen* es*uda*o </row>
<row> (VERGARA, 200*). </row>
<row> Como o objetivo principa* do estudo é e*tende* a motivação * e*gajame*to dos alunos </row>
</column>
</par>
<par>
<line> do Cu*s* </line>
<line> de Ciências Contábe*s, * base de </line>
<line> *ados foi f*rmada por *luno* *o re*er*do c*r**, </line>
</par>
<par>
<line> inscritos entre o *rimeiro e oitavo p*ríodo, de três *nstitu*ções de ens**o superior da cidade de </line>
<line> Nit*rói-R*. Após * tabul*ção d*s respostas, aplico*-s* a escala de Ma**in (2016). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, *eresina, v. 18, n. *, art. *, p. *1-48, **i. 2021 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Prim*iros Moços de *inas: A *o*s*a Árcade Brasil*ira **mo *onjuração </line>
<line> 39 </line>
</par>
<par>
<line> O tratamento dos qu*stionários envo*veu a análise co**arati*a das inform*çõ*s, de </line>
<line> acordo com * técn*ca Mart*n (2016), mediante a*ui*ição, pelo site *ifel**g Ac*ievemen* </line>
<line> Group, que *pres**te o *nunciado Motiv*tion and Engag**ent Scale: R*search Student </line>
<line> Version UNIVE*SITY/C*LL*GE Pa*k. </line>
<line> Mediante *ole*a e tabulaçã* das informa*ões obtidas pela a*licação *os que*ti**ários, </line>
<line> calculou-s* a m**ia da* variáveis ide**ificadas, com * intuito de calcular a*guns í*dices, qu* </line>
</par>
<par>
<line> permitiram *valiar os *esultado* individual*zado* pa*a cad* constr*to. C** o su*o*te </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> softwar* Mic*osoft Excel, f*i calculada a correlação entre cada cons*ruto *esquisado, a fim de </line>
<line> comparar as *nfo***ções com a teo*ia de Martin (2016). </line>
<line> 4 RESULTADOS E ANÁLISES </line>
<line> As informações apr*sentadas fo*am ex*raíd*s *o q*estionário ap*icado à amo*tra, </line>
<line> or**ndo da *ES-UC (M*RTIN, *016). Este questionário é co*post* de 44 afi**ativas com </line>
<line> respostas *m esc*la Likert d* 7 p*ntos, em que as respost*s variam de 1 a *, ond* 1 é di*cordo </line>
<line> fortemente * 7 * concordo fortemente. </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> amos*ra foi colet*da durante os **ses </line>
<line> de outubro e novembro d* *017, *omposta </line>
</par>
<par>
<line> po* 220 *lunos de *rês Univer*idades </line>
<line> da cida*e *e Niter*i-R*, sendo 43% (94 alu*os) </line>
</par>
<par>
<line> e*tu*a*te* da Univers*dade "A"; 33% (7* al*nos) *a Univ*rs*d*de "B" e 25% (54 alunos) da </line>
<line> Universidade "C". A a*os**a ap*e*entou 131 alunos *o sexo mas*ulino e *9 do sexo </line>
<line> feminino. No tocante à idade dos resp*ndentes, a faixa etá*ia foi dividida em *inco categ*r*as </line>
<line> d* a*ordo com as info**açõ*s: (1*7 al*nos entre 18-2* ano*); (55 alun** entre 2*-*8 *nos); ( </line>
<line> 13 alunos entre 38-48 anos); (4 alunos entre 48-58 anos) * (* aluno entr* 58-68 *nos). </line>
<line> Out*a informação o*tida, com r*la*ão à **lineaçã* da amost**, é a questão do período </line>
<line> cursad* pelos respondent*s. A maior parte dos re*pon*e*tes está *o sexto, oitavo e sétimo </line>
<line> períod*, *e*pecti*amen** represen*ando *8 (26%), 45 (20,5%) e 44 (20%), ***al*zando 1*7 </line>
<line> (6*%), o que p*rmite inferir *ue a a**stra é ma*ura em termos d* com**ome*i*ent* com as </line>
</par>
<par>
<line> respostas. Por fim, </line>
<line> 73 (33%) dos r*spo*de*te* estão c**s**d* entre o primeiro * quinto o </line>
</par>
<par>
<line> período. </line>
</par>
<par>
<line> *p** * a*r*sentaç*o </line>
<line> da amo*tra, </line>
<line> os dados foram t*atados de for*a a *ermitir que os </line>
</par>
<par>
<line> escores obtidos d* acordo com metodolo*ia de Martin (201*) f*ss*m a </line>
<line> interpret*dos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> analisados c*nforme tabe*a abai*o: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T**esina PI, v. 18, n. 5, *r*. 3, p. 31-*8, ma*. 2021 </line>
<line> www4.f**n*t.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. J. Santo*, M. B. G*m*s, F. *. S. Alves, M. R. **as, R. A. Ca*doso </line>
<line> 40 </line>
</par>
<par>
<line> T*be*a 1 - Escores po* constru*o </line>
</par>
<par>
<line> Co*str*to </line>
<line> Escor* </line>
</par>
<par>
<line> Planejamento </line>
<line> 7 0 ,8 2 % </line>
</par>
<par>
<line> Gestã* dos Estudo* </line>
<line> 8 2 ,9 7 % </line>
</par>
<par>
<line> Persist*nc*a </line>
<line> 7 7 ,2 5 % </line>
</par>
<par>
<line> A*siedade </line>
<line> 7 5 ,3 5 % </line>
</par>
<par>
<line> M*do do F*acass* </line>
<line> 4 0 ,* 4 % </line>
</par>
<par>
<line> C*ntrol* do incer** </line>
<line> 5 8 ,8 9 % </line>
</par>
<par>
<line> Aut*s sabotagem </line>
<line> * 5 ,9 9 % </line>
</par>
<par>
<line> Desengajamento </line>
<line> 3 5 ,4 * % </line>
</par>
<par>
<line> Au*o eficác*a </line>
<line> 8 5 ,3 5 % </line>
</par>
<par>
<line> *alor d* Esc*la </line>
<line> 9 0 ,3 8 % </line>
</par>
<par>
<line> Or*ent. *ara o domin*o </line>
<line> 9 2 ,* 4 % </line>
</par>
<par>
<line> Méd*a </line>
<line> * 8 ,6 5 % </line>
</par>
<par>
<line> *o**e: O *utor, *0**. </line>
<line> O va*or médio e**re *odos os escores foi d* 6*,65%. Assim, ** escor*s acim* *esse </line>
<line> valor são consi*erados "for*es" e inferi*res a este de pou*a "fo**a" para a motivação e o </line>
<line> engajamento do* es**dantes. </line>
<line> Grafica*ente, d* acordo c*m a adequaçã* na Mandala de Martin (2016), **s*rva-se a </line>
<line> se*uinte distri*uição de cada e*ement* da motivação e engaj*mento d*s *stu*antes de </line>
<line> graduação em Ci*nci*s Con*ábeis: </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*res*na, v. 1*, n. 5, art. 3, p. 31-48, mai. *021 </line>
<line> www4.fsane*.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> Os Pr*m*iro* Moços de Mina*: A P*esia Árcade Bra*ileir* *o** Conjuração </row>
<row> Figura * - Mandala de Martin </row>
<row> *esul*ados *presentados de acordo *om </row>
<row> a m*ndala de Martin(2016) </row>
<row> Pl*nejamento </row>
</column>
<par>
<line> Orien*. p*raodomíni* </line>
<line> Ges*ão dos*stu*os </line>
</par>
<par>
<line> Valor *a Escola </line>
<line> P*rsistência </line>
</par>
<par>
<line> Auto-e*icácia </line>
<line> Ansiedade </line>
<line> Desen*ajam*nto </line>
<line> Medo do Fraca*so </line>
<line> Autossabotagem </line>
<line> C*ntrole do in*e*to </line>
</par>
<par>
<line> Font*: O aut*r, 2018. </line>
</par>
<column>
<row> 41 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *s resu*tados encont*ados na *esquisa *emonstram uma sim*lari*ade co* os estudos </line>
<line> reali*ados por: Braue*, *ardoso e Pinheiro, (*017); e por Martin (2016). Is*o é, al*os í*dices </line>
<line> para os construtos positivos do engajamento e motivação, al*m de bai*os índic*s *ara os </line>
<line> construtos negat*vo*. Tal com*aração *ode se* a*alisad* *om base no grá*ico abaix*. </line>
<line> F*gura 3 - Ma*dala comparat*va com outros estudos </line>
</par>
<par>
<column>
<row> O**en*. pa*a o </row>
<row> domínio </row>
<row> Val** da Escola </row>
<row> Auto-*ficáci* </row>
<row> Des*ngajam*nt </row>
<row> o </row>
</column>
<column>
<row> Planejamento </row>
</column>
<column>
<row> Gestão *os </row>
<row> E*tudo* </row>
<row> P*rsis*ê*ci* </row>
<row> Ansiedade </row>
<row> Medo *o </row>
<row> Fracasso </row>
</column>
<column>
<row> (BRAUER; CARDOS*; </row>
<row> *IN*EIRO, 2017) </row>
<row> (*ARTIN, *016) </row>
<row> *roprio Autor </row>
</column>
</par>
<par>
<line> A*tossa*otage </line>
<line> C*ntr*ledo </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> incerto </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: O *utor, 2018. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, Teres*na PI, v. 18, *. 5, art. 3, *. 31-4*, mai. 2021 </line>
<line> www*.fsa*et.co*.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. J. Santos, M. B. Gomes, F. J. S. A*ves, M. R. Dias, R. A. Cardoso </line>
<line> *2 </line>
</par>
<par>
<line> An*lisando a figu*a 3, entende-se que os constr*to* positivos para motiv*ção e </line>
<line> engajamento e*ibem comportamen*o *nálogo, até me*mo *a flutuação e*tr* os valores, </line>
<line> es*a*do *emp*e ** va*ores de*cobe*tos por Martin (2016) abaixo dos *al*res encon*ra*os </line>
<line> nesta pesquisa. J*, **s **nstr*t*s negat*vo* para m*tiva*ão e engajame**o, o *om**rt*mento </line>
<line> se mant*ve, ex*et* pelos *onstrutos medo do fr*casso e de*engajamento. </line>
<line> C*ncernente aos con*trutos p*r un*ver*idade, a tabela abaixo apresenta a comp*ração </line>
<line> dos escores entre as três u*iver*i*ades pesqui*adas: </line>
<line> Ta*ela 2 - C*nstr*to por univ**sidade </line>
</par>
<par>
<line> Construto </line>
<line> Uni*ersida de "A" </line>
<line> Uni*ersida d* "B " </line>
<line> Universida de "C" </line>
<line> Ín*ice </line>
<line> "A " </line>
<line> "B " </line>
<line> "C" </line>
</par>
<par>
<line> Planejamento Gestão *os Estud*s *e*sistência *nsi*dade *edo do Fraca*so Contro*e *o incerto Autos sa*otagem Desen*ajame*to Auto eficáci* Valor *a E*c*la *rie**. p**a o domínio </line>
<line> 1 9 ,6 4 * 3 ,1 4 2 1 ,6 8 2 0 ,9 8 1 1 ,* 2 1 6 ,9 0 1 * ,7 1 9 ,4 9 2 4 ,* 7 * * ,8 1 2 6 ,3 4 </line>
<line> 1 7 ,6 8 1 7 ,0 1 1 9 ,3 1 1 4 ,7 * 1 8 ,4 3 2 4 ,0 0 2 2 ,2 6 1 9 ,8 2 2 2 ,8 6 * 2 ,0 6 2 1 ,* 2 </line>
<line> 1 * ,3 7 1 5 ,6 3 1 5 ,5 6 1 1 ,4 3 2 0 ,5 2 1 6 ,2 6 2 2 ,0 2 1 7 ,1 1 1 3 ,1 7 1 8 ,0 2 2 2 ,6 7 </line>
<line> 0 ,0 3 5 7 5 *é*ia </line>
<line> 7 0 ,2 1 % 8 2 ,* 2 % 7 7 ,* 1 % 7 5 ,* 0 % 4 1 ,1 9 % * 0 ,* 3 % 4 * ,4 5 % 3 3 ,9 2 % * 6 ,4 1 % 9 2 ,2 7 % 9 4 ,1 7 % 6 9 ,0 3 % </line>
<line> 6 3 ,2 1 % 6 * ,8 2 % 6 * ,0 2 % 5 2 ,* * % 6 5 ,8 9 % 8 5 ,8 0 % 7 * ,5 9 % 7 0 ,* 5 % 8 1 ,* 3 % 4 3 ,* 0 % 7 6 ,2 2 % 6 8 ,1 0 % </line>
<line> 6 9 ,2 * % 5 5 ,8 8 % 5 5 ,6 1 % 4 0 ,8 5 % 7 3 ,3 5 % * 8 ,* 3 % 7 8 ,7 2 % 6 1 ,1 7 % 4 7 ,0 7 % 6 4 ,4 2 % 8 1 ,0 3 % 6 2 ,* 2 % </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: O aut*r, 2018. </line>
<line> O v*l** médio *ntre *odos os escores da u*iver**dade "A" fo* ** 69,03% (acima d* </line>
<line> méd*a geral); da Un*versidade "B" foi de 6*,10% (abaixo da média geral, n* entanto, bem </line>
</par>
<par>
<line> próxim*); e *a Universidade "C"foi de 62,*2% </line>
<line> (abaixo da médi* gera*). Ass*m, os </line>
<line> esc*res </line>
</par>
<par>
<line> acima desse *alor são considerados "for**s" * i*f*riores a est* de po*** "forç*" para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Ter*sina, v. *8, n. 5, a*t. 3, p. 3*-4*, mai. *021 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Primei**s Moços de Minas: A Poesia Á**ade Brasileira como Conjuração </line>
<line> 43 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> motivação e o engajamen*o *os e*tudantes. A tabela abaixo faz e*sa classifi*ação *ara ca*a </row>
<row> u**versid*de. </row>
<row> Tabel* 3 - Cl*ssi*icação do c*ns*ruto por unive**idade </row>
</column>
<par>
<line> Alta Orde* </line>
<line> Construto </line>
<line> "A" </line>
<line> "B " </line>
<line> "C " </line>
</par>
<par>
<line> Engajamento </line>
<line> Plan*jamento </line>
<line> F*rte </line>
<line> Fraco </line>
<line> Forte </line>
</par>
<par>
<line> positi*o </line>
<line> Ges*ã* **s Estudos </line>
<line> Forte </line>
<line> Fra*o </line>
<line> Fraco </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> P*rsistên*ia </line>
<line> Forte </line>
<line> F*rt* </line>
<line> Fraco </line>
</par>
<par>
<line> Mo*ivaç*o </line>
<line> Ansiedade </line>
<line> For*e </line>
<line> Fraco </line>
<line> Fraco </line>
</par>
<par>
<line> negativa </line>
<line> M*do do F*acasso </line>
<line> *ra*o </line>
<line> F*aco </line>
<line> Fo*te </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Co*trole *o incerto </line>
<line> Fraco </line>
<line> F*rte </line>
<line> Fraco </line>
</par>
<par>
<line> E*g*jamento </line>
<line> Autossabo**gem </line>
<line> Fraco </line>
<line> Forte </line>
<line> Forte </line>
</par>
<par>
<line> negativo </line>
<line> Desen**jam*nto </line>
<line> Fraco </line>
<line> F*rt* </line>
<line> *raco </line>
</par>
<par>
<line> Motivaç*o </line>
<line> Auto-e**cácia </line>
<line> Forte </line>
<line> Forte </line>
<line> Fraco </line>
</par>
<par>
<line> po*i**va </line>
<line> Valor d* Escola </line>
<line> Fo*te </line>
<line> Fraco </line>
<line> Fo*t* </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Orientação para o domínio </line>
<line> Forte </line>
<line> Forte </line>
<line> *orte </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 6 9 ,0 3 % </line>
<line> 6 8 ,1 0 % </line>
<line> 6 2 ,3 2 % </line>
</par>
<column>
<row> Fonte: * auto*, 2018. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> O ún*** cons*ruto que </line>
<line> obteve </line>
<line> a mesma class*ficaç*o nas três universidades foi </line>
</par>
<par>
<line> orient*ção para o domínio, iss* mostra u* *omportamento difer*nte entre a* un*versidades. </line>
<line> Isso nos permite fazer uma *n**ise comp*rativa, *o**ece*do, assim, me*idas *orretivas para </line>
<line> cada univers*dade. </line>
</par>
<par>
<line> A Un*ve**id*de "A" se *estaca nos construtos posit*vos de gest** do* </line>
<line> estudos, </line>
</par>
<par>
<line> *ersistência, a*toefi*ác*a, valor da </line>
<line> *s*ola e orie*t*ç*o para o dom*nio. Em relação aos </line>
</par>
<par>
<line> cons**uto* negativos, também se des*ac* no requisi** a*sie**d*. Os </line>
<line> al*nos * gesto*e* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Universidade "B" </line>
<line> prec*sam desenv*lve* m*lhorias n*s con*trutos posi*ivos de en*ajamento, </line>
</par>
<par>
<line> ta*s q*ais: planejamento e gestão </line>
<line> d*s estudo*; *os construtos *e*ativos: controle do inc*rto, </line>
</par>
<par>
<line> auto**abotagem e dese*gajamento; além disso, na motivação *ositiva n* tocan** ao valor *a </line>
</par>
<par>
<line> escol*. É </line>
<line> pos*í**l ver que os aluno* e adm*nis*rad*res do </line>
<line> curso *e *i*ncias Contábeis </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *niver**d*de "C" precisam desenvolver políticas de melhorias n* gestão dos </line>
<line> *stu*os, </line>
</par>
<par>
<line> persistênci*, m*do d* *ra*a*so, aut*ssabotagem, autoeficácia * orientação para o domínio. </line>
</par>
<par>
<line> Os re*ultad*s também f*r** </line>
<line> a*al*s*d*s em termos de correlaçã* *ntr* os con*trutos </line>
</par>
<par>
<line> d* primeira o*dem da e*cala M*S-UC: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 18, n. 5, art. 3, p. 31-48, m*i. 2021 </line>
<line> ww*4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. J. *antos, M. B. Gome*, F. J. S. Al*e*, M. R. Dia*, R. A. C***oso </line>
<line> 44 </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 4 - *atriz de Cor*elação ent*e os Construtos de Pr*meira Or*em </line>
</par>
<par>
<line> Auto- </line>
<line> V*lor da </line>
<line> Autos </line>
<line> eficá*ia </line>
<line> escola </line>
<line> Orientação Pl*nej*mento Gestão *ersi*tência An*ie*ad* Me*o Controle sabotagem </line>
<line> Desen*ajamen*o </line>
</par>
<par>
<line> Auto-efic*cia </line>
<line> 1,00 </line>
</par>
<par>
<line> V*lor da escol* </line>
<line> 0,42 </line>
<line> 1,00 </line>
</par>
<par>
<line> Orie*tação </line>
<line> 0,35 </line>
<line> 0,60 </line>
<line> 1,00 </line>
</par>
<par>
<line> Plane*amento </line>
<line> 0,12 </line>
<line> 0,34 </line>
<line> 0,*9 </line>
<line> 1,00 </line>
</par>
<par>
<line> *estão </line>
<line> 0,26 </line>
<line> 0,*8 </line>
<line> 0,29 </line>
<line> 0,38 </line>
<line> 1,00 </line>
</par>
<par>
<line> P*rsist*ncia </line>
<line> *,33 </line>
<line> 0,47 </line>
<line> 0,42 </line>
<line> 0,** </line>
<line> 0,39 </line>
<line> 1,0* </line>
</par>
<par>
<line> Ansiedade </line>
<line> *,25 </line>
<line> 0,24 </line>
<line> 0,2* </line>
<line> 0,0* </line>
<line> *,18 </line>
<line> 0,21 </line>
<line> 1,*0 </line>
</par>
<par>
<line> M e do </line>
<line> -0,0* </line>
<line> -0,24 </line>
<line> -0,08 </line>
<line> -0,2* </line>
<line> -0,06 </line>
<line> -0,22 </line>
<line> 0,18 </line>
<line> 1,00 </line>
</par>
<par>
<line> C**trole </line>
<line> 0,03 </line>
<line> -0,11 </line>
<line> 0,04 </line>
<line> -0,18 </line>
<line> *,*8 </line>
<line> -0,11 </line>
<line> 0,35 </line>
<line> 0,53 1,00 </line>
</par>
<par>
<line> Autossabotagem </line>
<line> -*,04 </line>
<line> -0,2* </line>
<line> -0,12 </line>
<line> -0,31 </line>
<line> -*,10 </line>
<line> -0,28 </line>
<line> 0,1* </line>
<line> 0,57 0,43 </line>
<line> *,00 </line>
</par>
<par>
<line> **senga*amento </line>
<line> -0,18 </line>
<line> -0,4* </line>
<line> -0,*7 </line>
<line> -0,*5 </line>
<line> -0,** </line>
<line> -0,36 </line>
<line> -0,08 </line>
<line> 0,45 0,32 </line>
<line> 0,45 </line>
<line> 1,00 </line>
</par>
<par>
<line> *on*e: O autor, *018. </line>
<line> Com b*se na Tabe*a acima, é p*ssível ver que apenas três pares de constr*tos (Valo* </line>
<line> *a Escola e Orienta*ão; *edo e Contr*le; Medo e *utos sa*otag*m) apresentaram *orr**ação </line>
<line> *cim* de *,5, ist* *, uma relação linear mo**rada. Como as outras cor*elações f*ram a**ixo </line>
<line> d* 0,5, pode-** diz*r que a relação linear entr* *s demais constru*os é *rac*, res*ltado oposto </line>
<line> ao encontrado em outro* estudos: Br**er, Cardoso e *inhei**, (20*7) e ***tin (2016). </line>
<line> Se*und* Martin (2016): 1) os fat*r*s positivos entre mo**vaç*o e en**jamen*o devem </line>
</par>
<par>
<line> *e* alta correlação entre si. Co* *ase *a Tabela acima, somente o par valor d* *sc*la </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> orien*ação </line>
<line> *o*su* *lta </line>
<line> corre*aç*o en*re si; 2) *s f*tores neg*t*vos do *ngaj*mento devem te* </line>
</par>
<par>
<line> *orrelaçã* </line>
<line> negativa c*m os fatore* positivos da *otivaç*o e engajament*. E i*so a*onteceu, </line>
</par>
<par>
<line> basta observa* as duas últi**s linhas da Tab*** e as seis primeiras *olunas. 3) *odos os fatore* </line>
</par>
<par>
<line> *egativos *e *o*i*ação </line>
<line> de*e* ter </line>
<line> cor*e*ação n*gati*a ou nula com os fat*res **sitiv*s de </line>
</par>
<par>
<line> motivaçã* e engajamento, isso só não foi o*servado com o construto *ns*edade. </line>
<line> Além disso, pod*-se fazer **ális** a partir dos c*nstrutos *e al*a ordem (*otivação </line>
<line> pos*tiv*, o Eng**a*ento pos*tiv*, a Mot*vação negativ* e o Engajamento negativo). Des*a </line>
<line> fo*ma, a a*álise a*ima fica mais ro*usta e mai* fácil *e interpre*ar. A Tabela **ai*o *pres*nta </line>
<line> a matr*z *e co*rela*ão entre *s*es con*tru*os. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, *. 5, art. 3, p. 3*-48, mai. 2021 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Primeiros **ços *e Mi*as: A Poesia *rca*e Bras*leira como Conju*ação </line>
<line> 45 </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 5 - Matriz de Corre*ação entre os Cons*rutos de Alta Ordem </line>
</par>
<par>
<line> Motivação </line>
<line> Engajament </line>
<line> Motiva*ão </line>
<line> En*ajamen* </line>
</par>
<par>
<line> Positiva </line>
<line> o </line>
<line> Ne*at*va </line>
<line> o </line>
<line> Positivo </line>
<line> Negat*vo </line>
</par>
<par>
<line> Mot*vação </line>
</par>
<par>
<line> Positiva </line>
<line> 1 ,0 0 </line>
</par>
<par>
<line> Eng**amen* </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> 0 ,4 8 </line>
<line> 1 ,0 0 </line>
</par>
<par>
<line> Positi*o </line>
</par>
<par>
<line> Motivação </line>
</par>
<par>
<line> Ne*a*iva </line>
<line> 0 ,0 2 </line>
<line> - * ,1 1 </line>
<line> 1 ,0 0 </line>
</par>
<par>
<line> Engajament </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> - 0 ,3 3 </line>
<line> - * ,3 7 </line>
<line> 0 ,5 4 </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Negativo </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: O au*or, 2018. </line>
<line> Com base na Tabela 5, é possív*l afirmar que * **tivação p*sit*va tem corre*ação </line>
<line> moderada com o e*g**amento *ositi** (0,48), resu*tado cons*sten** com *artin (201*). Al** </line>
<line> disso, os fatores nega*ivos *o engajamento têm cor*elação n*gativa *om o* fatores positivos </line>
<line> d* *ot*vação e engajamento, -0,33 e -0,37, respectivamente. Os fatores negati*os de </line>
</par>
<par>
<line> motivaçã* têm correlação negati*a com os fat*res positivos d* eng*ja*ento (-0,11) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> co*relação quase nula com os fatores positivos de *otivação (0,02). Resultados estes, </line>
<line> con**stentes com Ma**ins(**16). </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> CONSID*RAÇÕES FINAIS </line>
<line> Es*a p*squi** te*e como alvo *nalisar * *ensu*ar o* p*i*cip*is *atore* qu* i*fluen*iam </line>
</par>
<par>
<line> a motivação e o </line>
<line> engajamento do* estudantes *e conta*ilidade na c*dade de Ni*erói-RJ. Para </line>
</par>
<par>
<line> tanto, se fez nece*sá*io utilizar o q*est*oná*i* de **tivação * en*ajamento *e estud*ntes </line>
<line> uni*ersitários (M*S-UC) de Ma*tin (2016). </line>
<line> * v*lor médio ent*e todos os escor*s foi d* *8,65%, Martin (*016) enc*ntrou o ponto </line>
</par>
<par>
<line> de corte igua* a *3,*8%. As aná*ises </line>
<line> apon*aram que todos os co**tr*tos po*it*v*s tanto para </line>
</par>
<par>
<line> moti*aç*o quan** para *ng*jament* apresentar*m se** escores acima da m*dia e todos, </line>
</par>
<par>
<line> ex*eto A*sie**de, os aspect*s negati*o* fi*aram aba*xo *a *édia. Is*o é, a </line>
<line> ansi*dade </line>
</par>
<par>
<line> ap*ese*ta esco*e acima da média (75,35%) o que diverge *os d*mais const*utos *eg*t*vos. </line>
</par>
<par>
<line> Em s*n*es*, a mot*vação * </line>
<line> o </line>
<line> engajamento dos estudantes </line>
<line> de Ciências Contábeis na </line>
</par>
<par>
<line> cida*e *e Nite*ói-RJ apr*sentam índi*es dentr* do que se esperava. </line>
<line> Com os resul**dos obt*dos na p*squisa com ** *l*nos, con*luímos que é *ndisp*nsável </line>
</par>
<par>
<line> que haj* melhoria* dos profissionais de *ontabili*a*e na cidade </line>
<line> de Niterói-RJ </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina *I, v. 18, n. 5, art. 3, p. 31-48, mai. 202* </line>
<line> www4.*san*t.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. J. Santos, M. B. Gomes, F. J. S. Alves, M. R. *ias, R. A. Ca**os* </line>
<line> 46 </line>
</par>
<par>
<line> circunstânci*s que </line>
<line> p*ssam gerar *nsied*d* sobre os alunos do c*rso d* Ciência* Cont*bei*. </line>
</par>
<par>
<line> Na esfera acad**ica, *na*isa*do as t*ês un*ve*sid*des c*njuntamente, os princ**ais fatores </line>
</par>
<par>
<line> que influ*nciam * moti*ação o enga**mento do* est*d**tes d* Ciências *o*t**eis sã*: e </line>
<line> ges**o do* est*dos (engajamento *ositivo), p*rsistê*c*a (engaj*men*o positi*o), *nsiedade </line>
<line> (mo**vação neg*t*va), *uto*ficácia (motivação positiva), *a*or *a e*cola (m*tivação *osi*iva) </line>
<line> e orientação *ara o dom*nio (moti*ação positiv*). </line>
<line> Anal*sa*do cada universi*ade podemos concl**r qu*: a Universidade "A" se destaca </line>
</par>
<par>
<line> *os **nstr*tos positivos de </line>
<line> gestão d*s es**dos, persistência, *uto eficácia, val*r da escola </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> or*entação pa*a domí*io. Em r**ação aos c*nstrutos negat*vos, *ambém se d*sta** no o </line>
<line> **esito ansiedade. O* alunos * ges*ores da U*ivers*d*de "B" pre****m desenvolver *elhoria* </line>
<line> nos c*n*trutos **sitiv*s de enga*amento, tais quais: planejamento e gestão d*s estud*s; no* </line>
</par>
<par>
<line> co**t*utos negativos: con*r*le do incerto, autossabotagem e </line>
<line> desengajamento; </line>
<line> além disso, </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> motivaçã* posi*i*a *o tocan** a* </line>
<line> valor da *sc*la, *s </line>
<line> *l*nos e </line>
<line> admin*stradores do curso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Ciências Contábeis da univ*rsidad* "C" *recisam desenvolver po*íticas de mel*ori** </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> gestão dos *stu*os, persistên**a, med* d* fracasso, autos s**o*a*em, au*oeficácia e orien*ação </line>
<line> p*ra o domínio. </line>
</par>
<par>
<line> P*r me*o da Tabe*a de cor*elação apr*sentad* é possív*l ver que </line>
<line> alguns resultados </line>
</par>
<par>
<line> fo*am co*sistentes co* M**tin (20*6). São eles: motiva*ão positiva t*m correlação moderada </line>
</par>
<par>
<line> co* o en*ajamento positi*o (0,4*); os *atores </line>
<line> n*gativos do enga*amento tê* co*rel*ção </line>
</par>
<par>
<line> negat*va *om </line>
<line> *s fatores </line>
<line> positivos da *oti*ação </line>
<line> * engaja*e*to, -0,33 e -0,37, </line>
</par>
<par>
<line> respectivamen*e; os fato*es </line>
<line> *egat*v*s de motivação t*m correla*ão negativa co* os fa*ores </line>
</par>
<par>
<line> pos i t i vos de </line>
<line> en*ajamento (-0,11) </line>
<line> e *orrelação q*ase nul* com os fatores po*itivos *e </line>
</par>
<par>
<line> mot*vação(0,0*). </line>
</par>
<par>
<line> De*sa ma*eira, é possív** *er que, embor* a amos*ra </line>
<line> aqui *studada te*ha sido numa </line>
</par>
<par>
<line> conjunt*ra di*eren** da origin*l, os r*sultados, de modo geral, f*ram *obustos a*s *e Mart*n </line>
<line> (20*6). *st* é, os re*ultados encontr*d*s por meio da matri* de cor*elação dos construtos d* </line>
<line> alt* ordem são *ondiz*ntes co* a teoria ap*esentada *a revisão *a literatura. </line>
</par>
<par>
<line> *ssa pesquisa apresenta imp*rtantes *on*ribuições pr*ticas no tocan*e a quais </line>
<line> pont os </line>
</par>
<par>
<line> os </line>
<line> gestores do curso de Ciências *ontábeis </line>
<line> devem trabalhar *om o objetivo de melhorar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> motivação e o engajament* dos alunos. Bas*a *lhar para os *s**res dos construtos, ta*to </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mod* geral, quanto por *n*ver**dade. </line>
</par>
<par>
<line> Dad* iss*, sugere-s* a replicação deste </line>
<line> *studo </line>
<line> em outr*s c*dad** e </line>
<line> es*a*o* d* </line>
<line> **asil </line>
</par>
<par>
<line> para fin* *e comp*r*ção com os resu*tados e*cont*ados nesta *e*qu**a. *lém disso, *ugere-se </line>
<line> c*n*r*ntar * moti*aç*o e o en*ajamen*o seg**do c*racterísticas in**í*se**s e extrínse*as *os </line>
<line> R**. FS*, *eresina, v. 18, n. 5, a*t. 3, p. 31-48, mai. 2*2* ww*4.fsa*et.*om.b*/revista </line>
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<par>
<line> Os Prim*iros *oços d* M*n*s: A *oesia Árcad* Brasileira como Conjuração </line>
<line> *7 </line>
</par>
<par>
<line> es*udantes, isto é, *egun*o seu gênero, faixa etária e perío*o da fa*uldade a *im *e verificar se </line>
<line> existem *is*repâncias de motiva*ão e engajame*to de acordo com as part*culari*a*es dos </line>
<line> estudantes. </line>
<line> RE*ERÊNCIAS </line>
</par>
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<line> CAR*O*O, R. A. M*tivação e </line>
<line> enga*amento **s est*da*tes de adm*ni*traç*o: *nál*se </line>
<line> * </line>
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<line> e*tudo env*lvendo o estágio curricu*a*, a*un*s da modali*ade presencial e alun** do c*r*o a </line>
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<line> estuda*tes: </line>
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<line> F. J . S . Alves </line>
<line> M. R. Dias </line>
<line> R. A. Cardoso </line>
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<line> 1) *o*ce**ã* e plan*jament*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) an*lise e interpretação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) e*aboração do *a*c*nho *u na revis*o crític* *o conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participaçã* na aprova*ão *a versão f*nal do manuscrito. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
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