Educação para a Sustentabilidade Abordando a Ornitologia Através do Filme “Rio” Como Ferramenta Lúdica / Education for Sustainability Approaching Ornithology Through the Movie “Rio” as a Playful Tool
Abstract
A preocupação com as questões ambientais e as ações sustentáveis têm crescido na sociedade visando que os recursos não se esgotem para as gerações futuras, mas desenvolver uma cultura forte em prol da sustentabilidade depende de ações relativas à educação dentro da escola, com as famílias e com a comunidade. Deste modo, o presente estudo objetivou elaborar uma proposta de utilização do filme “Rio” como estratégia de educação para a sustentabilidade no ensino de biologia, abordando, principalmente, a captura de aves e o tráfico de animais, assunto polêmico e discutido atualmente, com proposta de facilitar e ampliar o debate. Assim foram realizados levantamentos bibliográficos, documentais e audiovisuais. Como resultado, é trazida uma proposta de guia do educador para o uso do filme para o estudo da ornitologia como apoio às questões relativas ao ambiente e à sociedade.
Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável. Educação Ambiental. Ensino de Ciências.
ABSTRACT
The concern with environmental issues and sustainable actions has grown in society aiming that resources are not exhausted for future generations, but developing a strong culture for sustainability depends on actions related to education within the school, with families and with the community. Thus, the present study aimed to elaborate a proposal for the use of the film “Rio” as an education strategy for sustainability in the teaching of biology, mainly addressing the capture of birds and the trafficking of animals, a controversial subject and currently discussed, with a proposal to facilitate and expand the debate. Thus, bibliographical, documentary and audiovisual surveys were carried out. As a result, a proposal is made for an educator's guide to the use of film for the study of ornithology to support issues related to the environment and society.
Keywords: Sustainable Development. Environmental education. Science teaching
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.5.7
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)