<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 5, art. 7, p. 110-128, m*i. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.18.5.7 </line>
<line> Ed*cação para a Sustentabilidade A*o*dando a Or*it*logia **ravés do Filme "**o" Como </line>
<line> Ferra*enta Lúdica </line>
<line> *duca*i*n for Sust*inability Ap**oach*ng Ornith*log* Throu*h *he Movi* "Rio" as a Playful </line>
<line> Tool </line>
<line> *ai* Pereira Dias </line>
<line> Gr***ado em Ciê*cias Biológica* pela Facu*dade Unilag*s </line>
<line> E-mail: caio.pd@ho*ma*l.com </line>
<line> Douglas Vi*ira Barbo*a </line>
<line> D*utorado ** Sistem*s d* Gestão Sust*n**veis pel* Universidade Fe*e*al Flumin*nse </line>
<line> Mestre e* Engenharia de Bio*sis*emas pela Uni*ers*da*e Fed*ral Flumi*en*e </line>
<line> *rofessor *a Fa*uldade Lusófo*a do Rio de Janeiro </line>
<line> E-mail: dougla*barboza@id.uff.b* </line>
<line> A*d*é *ui* Bato*li S**tos </line>
<line> Doutorado em *n*ino e* Biociênci*s e Saúde **l* Instituto Oswaldo Cruz </line>
<line> *estre *m *aúde públ**a *ela *undação *swaldo Cru* </line>
<line> *rofesso* da Fund*ção de Apo*o à Es*ola Técni*a do Esta*o do Ri* de Janeir* </line>
<line> *-mail: bato*lisantos@gmai*.com </line>
<line> *o*o Batista Lopes Coel*o *únior </line>
<line> D*utorad* *m Ensi*o em Biociências e Saú*e pelo **stituto Oswaldo Cruz </line>
<line> Mes*re em Din*mica dos Oceanos e da Terr* pela U*i*ersidade *ederal Fl*min*n*e </line>
<line> Pr*fessor da Fun*ação Educacional da R*gião dos L*gos </line>
<line> *-m*il: coe*hobioj@gmail.com </line>
<line> Fer*anda Neves *iv**ro </line>
<line> Dout*ra em B*ologi* M*rinh* pela Universidad* Fed*ral Fluminense </line>
<line> *-mail: fernandasi*i**o@g*ail.com </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: Caio P*rei*a Dias </line>
<line> Rua Ri* do Limão, S/N, *EP: 28970-000, Araruama/RJ, </line>
<line> Bras*l. </line>
</par>
<par>
<line> E*de*eço: </line>
<line> Douglas Vieira Barboza </line>
</par>
<par>
<line> U*ivers*dad* Federal Fluminense - Rua Pa*so da Pátri*, </line>
</par>
<par>
<line> 156 *loco E sal* 329 - São Domingos, CEP: 24210-240, </line>
<line> *ditor-Che**: Dr. Tonny Kerley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Nit*r**/RJ, *rasil. </line>
<line> Ro**igu*s </line>
</par>
<par>
<line> E*d**eço: </line>
<line> André *uiz Ba*ouli San*os </line>
</par>
<par>
<line> Fundação *e *poio à E*cola Técnica do Estado do *i* d* </line>
<line> Artigo rece*ido em 28/04/2021. *l**m* </line>
<line> v**são </line>
</par>
<par>
<line> Janeiro - R*a Capitão Nunes, S/N - *EP: *8990-*01, </line>
<line> receb*da em 03/05/*021. Apr*vado em 04/05/2021. </line>
</par>
<par>
<line> Saquarema/RJ, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> E**ereço: </line>
<line> Joao Bati*ta Lopes Coelho Júnior </line>
<line> Av*l*ado pelo *istema Tr*p*e *eview: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> Fundação E*ucacion*l *a Região dos Lagos - Av. *úlia </line>
<line> pe*o *ditor-Chefe; e b) Double </line>
<line> Bli*d Re*iew </line>
</par>
<par>
<line> Kubits*he* - Jardim Fla*boyant, CEP: *8905-00*, C*bo </line>
<line> (**ali*ç*o **ga por d*is a*a**ado*es d* á*ea). </line>
</par>
<par>
<line> Fr*o/RJ, B*asil. </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ç*: </line>
<line> *ernand* Neves *iviero </line>
<line> **v*são: Gramat*cal, Normativa e de Format*ção </line>
</par>
<par>
<line> Museu Nacional - Quinta da Boa Vi*ta S/N - São </line>
</par>
<par>
<line> Cristovão (41,88 km) 2*940-040 Rio </line>
<line> de Janeiro, RJ </line>
</par>
<par>
<line> Brasil. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ed*cação *ara a Sustentabilida*e Abordan*o a O*nitol*g*a Atr*vés do Filme "Rio" Como Fe**ame*ta Lúdica 1*1 </line>
<line> RESUMO </line>
<line> A pre*cupação com as questões ambientais e a* *ções sustentávei* têm crescido na soci*dade </line>
</par>
<par>
<line> v*sando que os recur*os não se esgotem </line>
<line> para as geraç*es futu*as, m*s desenvolver uma </line>
</par>
<par>
<line> cult*ra fort* em prol da s*stentabil*dade *epen*e de aç*es relativas à educaçã* dentro </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> escola, co* as *amílias e com * comunidade. Deste mo*o, o presente *studo objetiv*u </line>
</par>
<par>
<line> elaborar uma </line>
<line> *roposta de utiliza**o do filme "Rio" *omo estratég*a de educação para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> su*t*ntabi*i*ade no ensino de biolo*ia, aborda*do, principalment*, a ca*t**a de aves e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> tráf*co de a*imais, ass*nto pol*mico e discutido atual*en*e, *om p*oposta de *acilitar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ampli*r o </line>
<line> *ebat*. Assim foram *ea*izad*s levant*me*tos bibliográf**os, docum**tais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> audiovi*u*is. Como res*lta*o, é **azida uma propos*a *e guia do educador para o u*o do filme </line>
<line> pa*a o estudo da o*nitolog*a como apoi* às *ues*ões re*ativas ao amb*ente e * sociedade. </line>
<line> Palavra*-chav*: De*env*lvimento Su*tentáv*l. Edu*a*ão Ambienta*. E*si*o *e Ciê*cias. </line>
<line> ABST*ACT </line>
<line> The co*cern wi*h environ*ental issues and susta*nable acti*ns has gr*wn in society aiming </line>
</par>
<par>
<line> th** resources a*e not exh*usted for future generations, but de*eloping a </line>
<line> s*rong </line>
<line> c**tu*e for </line>
</par>
<par>
<line> sustaina*ility d***nds on *ctions r*lated to educatio* with*n *he scho*l, *it* fam*lies </line>
<line> *n* </line>
</par>
<par>
<line> with the community. Thus, the pres*nt study aimed ** elaborate a prop*sal for the u*e of *he </line>
</par>
<par>
<line> fil* "*i*" as an educa*ion strat*gy for sustaina*il*ty in </line>
<line> the teaching of biolo*y, ma*nly </line>
</par>
<par>
<line> add*essing the c*pture of bi**s and th* traffic*ing of *nimals, a controversial subjec* and </line>
<line> cu**ently discu*sed, wi*h * **o*o*al to *a*ilita*e and expand *he d*ba**. Thus, bibli*graphical, </line>
<line> documentary and aud*ov*su*l surveys were carried out. As * result, a pro*osal is made for an </line>
<line> edu*a*or'* gui*e to the use *f f*lm f*r **e study of orni*h*logy to support issu*s related to the </line>
<line> envi*on*e*t and so*iet*. </line>
<line> Keywords: **st*i*able Devel*p*ent. Environmenta* edu*****n. Scien*e teaching </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 18, n. 5, art. 7, p. 110-128, mai. 2021 </line>
<line> www4.**anet.com.br/**v*sta </line>
</par>
</page>
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<par>
<line> C. P. D*as, D. V. Bar*oz*, A. L. B. *a**os, J. B. L. *o*lho Jun**r, F. N. Sivier* </line>
<line> 112 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Segu*do Majumda*, *ho*a* e Sa*da (2020), a Educação *ara Suste*tabi*idade tem a </line>
<line> c**o objetivo c*iar consciê*cia e desen*olv*r c*n*ec*mentos sobre qu**t*es relacionad*s ** </line>
<line> desenv*lvim*nto *ustent*vel, m** t*mbém desen**lver a**nos, escolas e comuni*ades pa*a </line>
</par>
<par>
<line> q*e sejam ca*azes </line>
<line> de pensar c*iticament*, inovar e for*e*er *olu*ões para *adrõ*s de vida </line>
</par>
<par>
<line> mais **s**ntávei*, a partir de valore* e moti*açã* para agire* nas su*s *id** pess*ais, na sua </line>
<line> comunidade * tam*ém na escala gl*b*l, ag*ra e n* *uturo. </line>
<line> Para *ima et **. (2020), **a educaç*o *ar* a *ustentabilidade tr*ta-se de fator pos**i*o </line>
<line> par* o c*esc*me*to de sabere* qu* de*em ser *sti***ados a pa*tir do ambi*nte *scolar, onde </line>
</par>
<par>
<line> os educadores tenham o papel de ori*ntar *s alunos de maneira dinâmica, *nstigando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> produção *e conhecimento inter*sses que *ragam e </line>
<line> ações bené*ic** não som*n*e para * </line>
<line> seu </line>
</par>
<par>
<line> des*nvolvim*nt* p*s*oal, m*s também *ara *o*ieda*e como um todo. </line>
<line> Con*iderando que a *duca**o par* * s*ste**abilid*d* trata d* aprendizagem pa*a p*nsa* </line>
<line> e a*ir de *od* a garantir o bem-estar das geraçõ*s fu**r*s, tendo consciê*c*a de que o m**o </line>
<line> ambiente, a soci*dade e a econ*mia possuem uma **tercon*xã*, a *igur* 1 busca *em*n*trar </line>
<line> qu* as políticas dess*s áreas **tão lig**as de *odo indiss*l*to. </line>
<line> Figur* 1 - Intercon*xão das tr*s d*mensões d* desenvo*vime*t* s*stentáv*l </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Bar*oza e* al., 2019 </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, *rt. 7, p. 110-128, *ai. *021 </line>
<line> *ww4.*sanet.com.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ed*cação para a Sustentabilidade Abo*d*ndo a Ornitol*gia Através do Fi*me "Rio" **mo Fe*ramenta Lúdica *13 </line>
<line> D*senvo**er as práticas de e*sin* nas esc**as focado no *eio ambien*e colabora com * </line>
<line> f*rmação de in*iví*u** respons*veis, capazes de de*idir e atua* no me*o s*cio*mbiental, de </line>
<line> m*nei** que *e comprometa co* a vida e *om o b*m-esta* g**al. Para isso, são necessários </line>
</par>
<par>
<line> mais do que con*eitos e in*ormaçõe*, a ins*ituição </line>
<line> p*e*isa *e dispor d* atitud*s, c*m </line>
</par>
<par>
<line> for**ção *e valores aç*es e </line>
<line> m*is **ática* d* que teóri*as, *ara que o aluno desenvolva </line>
</par>
<par>
<line> empatia em relação * *o*servação *m*ient*l (DE SOUSA et al., 2011). </line>
<line> * uso de filmes *m sal* d* aul* *ã* busca um propós**o a*ravés da c**r*sp*n*ência </line>
<line> en*re f*t*s e r*pres*ntações *or ima*ens e narrativas que c*nseguem despe*tar sent*mentos e </line>
<line> pren*er a atenç*o. Supõe-s* que são **a maneira pela q*al o* produtore* expressam suas </line>
<line> i*eias, concep*ões so**e temas, problemas atuais, um jeito diferente de conhece* *ue é d*do </line>
<line> a*rav*s da maneira como as sociedad*s se pr*duzem visualmente (MARTINS, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> Faz*r us* de *ilm*s co*o mecani*mo de educação su**re um* **ática </line>
<line> p*dagógica </line>
</par>
<par>
<line> dia**gi*a, pois dá a ch*nce de uma re*ação transpare*te entre </line>
<line> quem en*ina e quem a*rend*, </line>
</par>
<par>
<line> sem que ambas a* partes mo*opo*izem o saber (*LENCAR, 200*). </line>
</par>
<par>
<line> De acordo com Pi*elli (200*), as a*es são um importante *rupo </line>
<line> na *bo**ag*m da </line>
</par>
<par>
<line> edu*aç*o ambiental, p*is t*ndem a acentuar nos **vens uma espécie de v*nc*lo afetivo com a </line>
<line> fauna, se*do um r*levante *ri*cípio para a se*si*ilização, um dos princípios de um* educa*ão </line>
<line> t*a*sfor**dora. </line>
<line> D*s*e m*do, ficou def**ida a questão nortead*ra *a pesquisa, para preen*h*r na área de </line>
<line> Educação p**a * s*stentabi**dade, l*gada principa*me*te ao pri*ma ambient*l, ass*m a questão </line>
</par>
<par>
<line> que guiou as </line>
<line> discussões deste trabalho é: O us* de *ilme* pode s*r *ma estra*ég*a </line>
</par>
<par>
<line> educacional mot*vadora ** ensino fundamen*a* para f*vorecer a con*trução do c*nheci*ento, </line>
<line> val*rização e conserv*ção *m*ie*tal com enfo*u* na avifa*na e em seus ecossiste*as? </line>
</par>
<par>
<line> Logo, </line>
<line> o </line>
<line> objetivo princ*pa* do t*ab*lho se deli*eou por el*bora* um guia do educador </line>
</par>
<par>
<line> so*re </line>
<line> o *ilme "Rio" para promo*er * educação *ar* a sustentabilidade com en*oque </line>
</par>
<par>
<line> a*biental, através do tema centraliz*dor de preserv*ç*o o*nitológica. </line>
</par>
<par>
<line> Visa*do *o alcance *o o*jetivo </line>
<line> propos*o nes** t**balho, foram utilizados </line>
<line> com* </line>
</par>
<par>
<line> recursos metod*lógicos: a levantamento </line>
<line> biblio*rá*ico </line>
<line> de </line>
<line> co*teúdos publicados </line>
<line> por fontes </line>
</par>
<par>
<line> id*neas e a *bse*vação c**dad*sa em mai* d* uma ses*ão *o fi*me a ser uti*izado p*r* o g*ia </line>
</par>
<par>
<line> d* educador, além </line>
<line> da *eitura de suas </line>
<line> c*racterísticas técnicas, r*s*nha* e </line>
<line> conte*dos </line>
</par>
<par>
<line> *elac*onados a *le. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T*resina PI, v. 18, n. 5, art. 7, p. 110-128, mai. *02* </line>
<line> w*w4.f*anet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. P. Dias, D. V. B*rb*z*, A. L. *. San*os, J. *. *. Co*lho Junio*, F. N. S*viero </line>
<line> 114 </line>
</par>
<par>
<line> 2 REVISÃO *E LITERATURA </line>
</par>
<par>
<line> Grande par** dos educa*ores baseiam s*us m***dos em pr*ti*as pedagógicas que </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> torna*am </line>
<line> um padrã*, abs*rvi*as *e quand* pass*ram pela escola ou *ransmitidas pelos </line>
</par>
<par>
<line> c*legas m*is exp*rientes. Contudo, há pr*fessores que se interessam p*r um traba*ho docente </line>
<line> mais en*ajado, profes*ore* que *erc*bem o senti** mais amplo de s*us métodos em explicita* </line>
<line> seus ideai* (*IBA*EO, 1983). </line>
<line> N* tendência *ra*iciona*, a pedag*gia se mostra acentu*da por um ensino *umaní*t**o, </line>
</par>
<par>
<line> d* for*a </line>
<line> gen**alizada, no qual o *lun* * moldado para alcançar, por esforço pr*prio, sua </line>
</par>
<par>
<line> realizaçã* </line>
<line> pessoal. Os c*nteúdos, os *rocedimento* d*dáticos, a *igur* *o prof*s*or não *êm </line>
</par>
<par>
<line> nenhuma relação </line>
<line> com o *o*i****o </line>
<line> do e*tudante e muito </line>
<line> men*s com su* re*lidade social, </line>
</par>
<par>
<line> pred*mina*d* somente palavra a </line>
<line> de quem *ec*ona, </line>
<line> j unt * </line>
<line> de * *a </line>
<line> do*trina, e uma atenção </line>
</par>
<par>
<line> excl*siva*e*te intelectual (LIBAN*O, 1983). </line>
</par>
<par>
<line> *egun*o Demo (2000 a*u* CO**A; BAR*OS, 2*14), manter o interesse e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> curiosidade d* uma t*rma no conteú*o pode *er um grande de**fi* para o educado*, trazendo </line>
</par>
<par>
<line> probl*mas para a escola devido à fa*ta de **azer provocada pela inadequ*ç*o </line>
<line> do *mbien*e </line>
</par>
<par>
<line> escolar às </line>
<line> expectativ*s sociais * culturais do disce**e, </line>
<line> pois mesm* que a maior parte </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> processo de apren*izagem seja responsabili*ade do aluno, o professor *ontinua sendo parte </line>
<line> cr*cial p*ra o estímulo *e*s**. </line>
<line> *ant*s e S*lva (2011) *ugerem que o lúdico, quando utilizado pelo docent* co*o </line>
</par>
<par>
<line> estratégia de </line>
<line> ensino, *ev* trazer curiosidade, prender * *tenção, ****i*ar os a*u*os </line>
<line> a </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> interessar** pelo que e*tá send* propos*o, f*cilitando a co*preensão do conteúdo le*ionad*, </line>
<line> de*xando-os entreti*os, curio*o* e conc*ntrados. </line>
</par>
<par>
<line> Dentre *antos recursos </line>
<line> didáticos </line>
<line> que podem s*r </line>
<line> uti*izad*s pelo *rof*ssor a fim de </line>
</par>
<par>
<line> *portuni*ar * facilitar o process* de aprendizado, destacam*s o u** </line>
<line> do cinema em *ala </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> aul*, po*s *e*mo s*b*ndo que as cen*s são montada*, * magia * o en**ntamento do *luxo de </line>
<line> im*gens fazem o esp*ctador *eagir *obre a própria realidade, co*f**me Guerra (*006 ap*d </line>
<line> COSTA; B*RROS, *0*4). </line>
<line> De acordo com Pietrocola (20*4), p***cipalmente ao estud*r ciências, a imagina*ã* e a </line>
<line> curio*idade t*ndem a *s**r b*stante p*esente*, logo as ativi*ades ***ntífic*s tornam-se </line>
<line> interes*antes qu*ndo são capazes *e aguç*r **l sentimento. Des*a mane*r*, por intermédio *a </line>
<line> imagi*ação, há um *elhor entendimen*o dos assuntos abordados, ge*ando, assim, mais </line>
<line> estímulos p*ra continuar ap*endend*. O inter*sse *erve então de b*se pa*a *s ativid*des, que </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, *. 18, n. 5, ar*. 7, p. 11*-12*, mai. 2021 www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ed*cação *ara a Sus*en*abilidade Abordando a *rnitolo*ia At*a*és do Fil*e "Rio" C*mo F*rramenta Lúdica 115 </line>
<line> nã* s*ri*m instiga*oras *aso fo*sem meramente diretas e v*st*s apenas com* p*rte d* </line>
<line> curríc*lo *sco*ar. </line>
</par>
<par>
<line> Os veículos info*mais de ensino vêm *anhando espaç* e nota-se que desd* cedo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> televis*o *e faz presente n* vida dos jov*ns, d*spertando * olha* *urioso, se mostrando </line>
<line> fund*mental no d*senvo**imen*o de novas perc*pções e útil na *ntrodução dos primeiros </line>
<line> conheci*entos científi*os, de uma forma lúdica (RUSSO, 2011). </line>
<line> Partindo do p**ncí**o de que a educação é aci*a d* *udo u*a forma de construir e </line>
</par>
<par>
<line> transformar valores, e </line>
<line> deve ser inserida </line>
<line> de </line>
<line> man*ir* q*e in*tigue </line>
<line> os </line>
<line> aluno* a </line>
<line> *ontinuar </line>
</par>
<par>
<line> *pre*dendo, ainda que não seja fácil con*tatar, dependendo do tema, os fi*mes aj*d*m </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> amadurec*me*to e na formação dos *deais (SILVE**A, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 * E*ucação Amb*enta* </line>
</par>
<par>
<line> *oureiro (2004) descre*e* a educação ambiental com* um v*ículo educativo onde se </line>
<line> po*e ent*nder de *odo est*uturado as dimensões ambientais e sociais, problematizar a </line>
<line> realidad* e buscar as raízes d* crise c*vi*izató*i*. </line>
</par>
<par>
<line> *al*ndo *m pouco da Política nacional de ed*caçã* ambiental (*NEA), *ra*a-*e </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento de um pr*ces*o *nc*usiv* *a q*estão ambien*al na **ucação, *ue ocorr*u d* </line>
</par>
<par>
<line> forma *rogressiva no </line>
<line> decorre* d* </line>
<line> *ouco mais de vint* ano* de </line>
<line> investi*as coordenadas por </line>
</par>
<par>
<line> parte *os *du*adores ambientais, com *deias à im*lementaçã* de uma nova ética no que diz </line>
<line> resp*ito à *ocied*de b*asileira e à n**ureza (LA*RAR*UES, 2002). </line>
<line> Diant* do reconhecime*to mundial so*re o aum*nto dos p**blemas qu* atingem o meio </line>
</par>
<par>
<line> ambie*te, o t*ma *d*caçã* am*iental se adequa n*o só à </line>
<line> po**tica </line>
<line> *e </line>
<line> conse**ação, como </line>
</par>
<par>
<line> també* ve* gan*an*o cad* vez *ais *spaço na á*ea p*dagógica. Nas ú*tim*s décadas, desd* </line>
</par>
<par>
<line> a C*nferência de Es*ocolmo, em *972, desenvol*i*ento o </line>
<line> da educa*ão ambiental para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *btenç*o de </line>
<line> determinad*s valores, habilidad** e atitu*es é r**onhecido c*mo se*do </line>
</par>
<par>
<line> n*cessá*io o esclar*cim*nto *o indivíduo em sua in*e*açã* com * *atur*za * sua *onservaçã* </line>
<line> (RAM*S, 2001). </line>
<line> **nsar e* práticas so*iais e* uma s*t**ção marcada pela ***trui*ão do ambi**te e do </line>
</par>
<par>
<line> seu e*ossistema, requer u*a nece*sá*i* intera*ã* *om a </line>
<line> produ*ão de conc*pções sobr* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> educação ambiental. A grand*za amb*ental aju**a-se co*ti*uamente abrangend* um co*junt* </line>
</par>
<par>
<line> de atores do m*nd* educacional, enfa*izando o </line>
<line> posicion**ento dos diversos s*stemas d* </line>
</par>
<par>
<line> conhe*imento, a q*alificação </line>
<line> de p*ofissionais e a **munidade univ*rsit*r** num* v*s** </line>
</par>
<par>
<line> int*rdi***plinar (JACOBI, 20*3). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, *. *, art. 7, p. 110-128, ma*. 2021 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. *. Dias, D. V. Barb*za, A. L. B. Santos, J. B. L. Coelho J*nior, F. N. Sivie** </line>
<line> 116 </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Ramos (2001), *m relação à educação ambi*nta*, *s conce*tos de meio </line>
</par>
<par>
<line> ambiente </line>
<line> * ecologia se cruzam em um* relação de </line>
<line> impo*tân*ia fund*mental, que vem </line>
</par>
<par>
<line> a*m**tando na pro*orção que vão sendo in*orporados por diferentes áreas da sociedade e do </line>
</par>
<par>
<line> *o*hecimento, com d*ferentes sig**f*ca*os. Pr**cipalmente quando me*o a*biente </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> considerado sinô*imo d* natureza. </line>
</par>
<par>
<line> A e*cola é u* l*gar beneficiado por assentar *on*xões e inform*çõ*s, *ando </line>
</par>
<par>
<line> opor*unidade para </line>
<line> **tabel**e* condições e m*ios que estimulem os estu*a*tes * forma**m </line>
</par>
<par>
<line> opiniões e posturas cidadãs, c*rto* de sua* obri*ações *, *r*ncipalmente, se sentirem como </line>
<line> parte do *e*o ambient*. A educ*ç*o formal *o*tinua sen*o uma ferram*nta impor*ante para * </line>
<line> desenvolvimento de p*inc****s que se c*mprometam co* a su*te*tabilidade ecológic* e soci** </line>
<line> (LIMA, 2020). </line>
<line> 2.2 As aves como tema *entral das ações de educa**o ambie*tal </line>
<line> O as**n*o *as aves pode s*r acresc*do na E*u*aç*o *mbienta* *om diferentes </line>
</par>
<par>
<line> a*or*agens al*m de uma simples observação. C*mo p*r exem*l*: ex*ursões guiadas </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *u*eus e parqu*s ambientais, **aboraç*o de jogo* **ucativos, uti*i**ndo **ças </line>
<line> *axidermizadas, a*re*entando fot*grafias, elabo*ação de cartilhas e guias p**a recon*e*ime*to </line>
<line> *e espécies. Sugere-se até mesm* que o tema pode ser utilizado em a*l*s de músic*, em </line>
<line> função d* convergência *ntre a melod** do canto das ave* e os sons criados *el*s </line>
<line> ins*rumentos musicais (Baptista; K*i*ter, 2005). </line>
<line> Costa (2007) sustenta que as ave* são um *timo grupo par* e**lorar a Educaç*o </line>
</par>
<par>
<line> A*bient** e* propósit* de suas q*alidades </line>
<line> a*radáve**, sua *i*ersidade, riq*eza * po* </line>
</par>
<par>
<line> facilmente serem o**ervadas. </line>
</par>
<par>
<line> Observar *ves se resume em "c*lecionar avi*tament*". Ob*ervar na nat*reza *romove </line>
</par>
<par>
<line> uma confo*ta*te atividade de lazer e passa*empo, oc*sionando aos adeptos esta prática a </line>
<line> ganhos nã* só *ec*eativos como também científicos (Baptista; *eister, 200*). </line>
<line> Usar av** como um atributo do turism* ec*lógico deve se* e*tuda*o n* visão do </line>
<line> d*senvol*imento suste*t*vel, visto **e se m*stra como u*a prática i*d*vidua* e di*erenciada, </line>
</par>
<par>
<line> por at*nder a um </line>
<line> nú*ero </line>
<line> limitad* de v*sitantes, estipulados pela própria estr*tur* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> fragilidade do meio onde é desenvolvido, al*m de surgi* c*mo uma al*e*nativa m*is </line>
<line> apropriad* para equil**rar o des*n*olvi*ento econômi*o à conservaç*o ambien*al </line>
<line> (RUSCHMANN 1997 apud LOPE*; SANTOS, 2004). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Ter*si*a, v. 18, n. 5, art. 7, p. 110-128, *ai. 2021 </line>
<line> *ww*.fs*ne*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Educação para * S*st*ntabili*ade Abordando a Ornito*ogi* Atr*v*s do Filme "Rio" *om* Ferrame*ta Lúdi** 117 </line>
<line> 2.3 O u*o *e filmes na e*ucação ambiental </line>
<line> A av**iação dos fi*mes se discern* confo*me o *ue se quer explorar de seu c*n*eúdo, </line>
</par>
<par>
<line> s*ndo *nteressante f*zê-l*, pois o profes*or pre**sa e*t** *pto p*ra a *p*icaç*o </line>
<line> dessa </line>
</par>
<par>
<line> ferrament*, poden*o, assim, direcionar esse recurso a favor de su*s aul*s e *o aluno. </line>
</par>
<par>
<line> O cinema*ográfi*o está i*tim*me*te relacionado com a *ercep*ão de mundo. Os </line>
</par>
<par>
<line> acontecimentos no geral, s*mpre foram retratados em filme*, faze**o </line>
<line> com que as </line>
<line> obras </line>
</par>
<par>
<line> fossem reprod*zidas no imaginário dos cinéfilos. Assim, muito da pe*cepção histór*ca </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> h*man*dade **lv*z es**ja marca*a pelo con*ato com as imagens cinematográficas (DUARTE, </line>
<line> 2002 apud COE*HO; VIANA, 2011). **mo di*se Cipolini (20*8 apud COELHO; VIANA, </line>
</par>
<par>
<line> 2011), em passag*m de </line>
<line> um **s seus estu*os so*re uti**zaçã* do cinema na educaç*o, </line>
</par>
<par>
<line> constata-se *ue desde a invenção do cinema, o ***mo tem sido r**ratado como fonte de </line>
<line> pesqu*s*, e desd* então mu*to *e tem discutido a seu res*eito. </line>
</par>
<par>
<line> É relevante que a educação am*iental pe*sada **mo práticas e va*ores das </line>
<line> pessoas </line>
</par>
<par>
<line> também seja pen*ada de modo *ue suas ações afete* direta e indire*am**te a natureza. </line>
<line> (H*MES; FRISON; ARAÚJO, 201*). Adema*s, fil*es em s*la de aula, como ferramen*a *e </line>
</par>
<par>
<line> ensino, na criação de *ma educação crítica, tendem a b*sc*r a transfor*ação de *titudes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> valores do* es**dantes em *el*ção ao meio *mbien*e. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Krasilchik (2004), * B*ol*gia é u*a d*s matérias m*is importantes e d**nas </line>
<line> *o *econhecim*nto *os alunos, ou *ma das disciplinas ma*s ir*elevantes e p*uco in*e*essantes, </line>
<line> dependendo *o qu* for transmitido e de como isso * feit*. </line>
<line> O o*jetivo d* longas que m*stram a realid*de *mbi*ntal é just*me*t* a con*trução de </line>
</par>
<par>
<line> uma responsabilid*de *col*gica. *s*im, espe*a-se ensinar *alores qu* sensibi*i*em para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ad**ão de uma postu*a crítica e ativa, qu* vá além do c*nhe**mento básico da questão, p*is </line>
</par>
<par>
<line> "a </line>
<line> apre**izagem </line>
<line> am*i*nt*l trans*o*mad*ra pode se benef*ciar da emergência </line>
<line> d e novos </line>
</par>
<par>
<line> conceitos * mét*dos das disciplinas am***nta*s e da *laboração de mé*o*os *edagógicos para </line>
<line> a transmissão do saber ambie*t*l" (LEFF, 2001). </line>
<line> Para entender a r*alidade no g*ral, é *ece*sário que o histórico soc*al sej* leva*o em </line>
<line> cons*deraç*o, uma vez qu* a ap**caçã* de meto*o*og*a* alter*ativ*s é um* rota para este </line>
</par>
<par>
<line> entendi**nto, co*o * uso do cinema, *ue apres*nta </line>
<line> grande p*tencial pa*a a formação do </line>
</par>
<par>
<line> pensamento *rítico, *efl*xivo e tr*nsfor*ad*r, posto qu* por entre o cine*a, é plausível se </line>
</par>
<par>
<line> permi*ir a t*abalha* imaginação, sen*ibilidade, a </line>
<line> criatividad*, além de **rese*tar *iferentes </line>
</par>
<par>
<line> visõe* *e mundo. (CABRERA, 2006). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina P*, v. *8, n. 5, art. 7, p. 110-128, mai. 202* </line>
<line> *ww4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. P. Dias, D. V. Barboza, A. L. B. Santos, J. B. L. *oelho Juni**, F. N. Siviero </line>
<line> 118 </line>
</par>
<par>
<line> * DE**NVOLVIMENTO </line>
<line> Com* o objetivo des*a *es*ui** é p*opor *ma f*rma *e educa* para * *ustentab*l*da*e a </line>
<line> partir do pr*sm* amb*ental com o us* de um filme, o método utili*ado se baseo* na pes*uisa </line>
</par>
<par>
<line> biblio*r*fica e d*cumental, tendo ut*l*zado o Portal periód*c*s CAPES (*oordenaç*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Aperfe*çoam**to </line>
<line> d* Pe*soa* d* *ível Superior) ini*ialmente e conseq*entemente a b*se </line>
</par>
<par>
<line> Scop*s (Elservie*) * o Google Scholar. </line>
<line> Além das l*itur*s, agr*pamen*os, re*umos e organização *e*lizados sobr* *s referênc*as </line>
</par>
<par>
<line> *ibliográfic*s, fi*o* def**ido </line>
<line> qu* se utilizaria um filme no format* de animação e *pós </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> b*s*a *m um serviço de s*rea**ng * observações de alguns trailers, *e optou pelo film* "Rio", </line>
</par>
<par>
<line> fato que </line>
<line> del**eou a p*squisa, cons*de*ando o estudo d*s ave* para ed*cação para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sust*nt*bilidade com e*foqu* *mbi*ntal. </line>
<line> O fi*me "Rio" foi *scol**do p*ra ser trabalha*o em sala de aul* *omo guia do </line>
<line> *ducador, por ser uma animação q*e, além *e s* pass*r no Brasil, *rat* de diversos *ssuntos </line>
<line> rel*cionados à conser*ação amb*ental, *m e**ecífico das espé*ie* *a avi*auna. Após assi**ir </line>
<line> ao filme em *etalhes, foi possível *efini* a melhor *orma de usá-l* como uma f*rramenta *ara </line>
<line> o ensino *e ciê*ci*s em s*la de au*a e p**a a e*u*aç*o para a su*ten*abilidade. </line>
<line> Pa*a a elaboração das atividades do guia, for*m sel*cionadas cenas do filme, que de </line>
<line> *lgu** *aneira abord*m conceitos em ciências ou temas que poderiam ser utilizado* para a </line>
<line> práti*a de e*ucaç*o *ar* a sustentabil*dade, confo*me pod** ser ob*ervad*s nas *iguras de 2 </line>
<line> a 9. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 1*, n. 5, art. 7, p. **0-128, mai. 2021 </line>
<line> www4.fsa*et.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *du*ação para a Sustentab*lidade Abord*ndo * Orni*ologia Através do *i*me "Rio" Como Ferrament* Lúdi*a 119 </line>
<line> Figura * - Cena apresen**da em 3:57, mostra um caminhã* *om u* carregame*to d* </line>
</par>
<par>
<line> pássaro* sendo leva*os para Minnes*t*. </line>
<line> Fonte: R*o (2*11) </line>
<line> Com a cena da *igu*a 2, * p*ss*vel indaga* aos aluno* de *nde *les cr*em *u* aquelas </line>
<line> aves vieram e por qual proces*o p**sar*m *ara chegar a Minn*sota, faze*do com q*e os </line>
<line> educandos façam uma reflexão de maneira *utônoma sobre os an*mais que não são en*êmicos </line>
<line> de u*a *egi*o * são transporta**s pa*a e*tas, *eja por comér*io l*gal ou i**gal. </line>
<line> Fig**a * - Cena apresentada em 8:40, Dr Túlio Monteiro diz à Linda **e sua Arara *lu </line>
<line> é o *ltimo m*cho da espécie * viajou 10.*00*m co* * missão d* levá-lo a* *io de </line>
<line> Janeiro, para acasalar c*m a última fêmea da *spécie, a Jade. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: R*o (20*1). </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Te*esina PI, v. 18, n. 5, art. 7, p. 110-128, ma*. *0*1 </line>
<line> www4.*sane*.*om.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. P. *ias, D. V. Barboza, A. *. *. *an*os, J. B. L. C*el*o Juni*r, F. N. Siviero </line>
<line> 12* </line>
</par>
<par>
<line> A par**r da Cena *epresentada n* Fig**a 3, é *o*sív*l discutir a importância do </line>
<line> conhe*ime*to *a B*odiver**d**e, *á que Linda tinha * última Ararinha *z** *a*h* e não </line>
<line> ti*ha cons*iência disso. </line>
<line> Figur* 4 - Cena aprese*ta*a em 11:22, Blu tenta voar em uma ten*ativa falha e perceb* </line>
<line> que seria bom pr* e*e v*ajar até o Rio *e Janeiro. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Ri* (2011) </line>
<line> Com a re*resen*ação na Fi**ra 4, cabe discu*i* como * vid* em cativei** o* a </line>
<line> "domestica*ão" de anima*s si*v*st*es traz da**s para a* suas hab*li*ades. </line>
<line> Figura 5 - *ena apre*ent*da e* 15:15, já n* Rio de Janeiro, no laborat*rio são </line>
<line> mos*radas alguma* av*s em tra*amento. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: R*o (2011). </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, *er*si*a, v. 18, n. *, art. 7, p. 11*-*28, mai. 20*1 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Educação *ar* a Susten*abili*ade Ab*rda*do a Ornit*log*a Através d* Fil*e "Rio" *o*o Fe*r**en*a Lúd*c* *21 </line>
<line> A *igura 5 po** se* utilizada para deba*e* a necess**ade de *edes d* *poio aos animais </line>
<line> sil*estres e co*o o impacto * estes pode afet*r a v**a humana. </line>
<line> Figura 6 - Cena apresentada e* 18:**, Blu é introduzi*o no re*into de J*de (A ararinh* </line>
<line> azul fêmea). </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Rio (2011) </line>
</par>
<par>
<line> * *i*ura 6 poss*bilita a refl*xão sobre rein*erção *e animais silvestre* em seu a </line>
<line> *a*ita* natural. </line>
<line> Figura 7 - Cena ap*ese*tada *m 24:53, re*rata*do a *robl*mática do tráfic* de aves, </line>
<line> quando * meni*o Fernando le*a *s ar*ras até os tra*ic*ntes. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Rio (2*11) </line>
<line> A Fi**r* * pode trazer o debat* de como as questõe* soci*is e e*onômicas podem estar </line>
<line> a*rela*as ao impacto ambienta*, exemplificando *o* a questão d* trá*ico de *nim*is e </line>
<line> Rev. F*A, Teresin* PI, v. 18, n. 5, art. 7, p. 110-*28, mai. 2021 www4.fsanet.c*m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. P. Dias, D. V. B*rboza, A. L. B. Santos, J. B. L. *oelho Junio*, F. *. Sivier* </line>
<line> 122 </line>
</par>
<par>
<line> p*ssibili*ando o *profundamen*o da dis*ussão de *omo esses três pon*os es*ão </line>
<line> int*rconectados. </line>
<line> Fig*ra 8 - Cena apres**tada em 01:24:32, qua*do Blu finalmente apre*de a v*ar e *iz </line>
<line> que não é um avestruz, ressaltando a importância da identidade p*ópria. </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Rio (2*1*) </line>
<line> A Figura 8 ajuda a reforç*r a* questõ*s relat*vas à d*m*sticaç** de animais si*vestres, </line>
<line> p*r*a de habi*idades e sua re*nserção dificultosa n* *ei* am*iente, servind* *omo revisão </line>
<line> do* debate* ant*riores. </line>
<line> *igura 9 - Cena apresentada *m 01:*6:31, m*s*ra Li*d*, Tú*io e Fernando co* a camisa </line>
<line> do "Blu bird Sanct**ry". </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Rio (2*11) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, T*resina, v. 18, n. 5, a*t. 7, p. 11*-128, mai. *021 </line>
<line> *ww4.f*anet.com.br/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Educaç*o p*ra a Sust*ntabili*ade Ab*rda*do a Ornitol*gia *trav*s *o Filme "Rio" Como Ferramenta Lúd*ca 123 </line>
</par>
<par>
<line> Nesta última ce*a re*resentada na F*gura 9 </line>
<line> pode-se construir a i*ei* de que existem </line>
</par>
<par>
<line> muitos *roblemas a serem en*rentados quando s* f*la em sustent*bi*idade, mas que *om </line>
<line> *sforço avanç*s *ão *ons*g**do* e resul*ados *atisfatórios são alcançados. </line>
<line> *es*mo do Film* </line>
<line> O f*lme "Rio" foi produzi** *e** 20th *e*tury e F*x e *lue Sk* Stud*os e dirigido **r </line>
</par>
<par>
<line> C*rl** Sa*danha, sendo </line>
<line> u*a ani*aç*o lanç*da em 2011, nela é </line>
<line> retr*tada a his*ória de uma </line>
</par>
<par>
<line> ara*inha-azul (Cyanops*tta spix*i) ch*mad* Blu, que ao nascer foi capturada na flor*sta do Rio </line>
<line> de Janeiro e levada par* a ilh* d* Minnesota, n*s Estad*s Unid*s. Lá, a *rarinha fo* *riada por </line>
<line> Linda, sua pr*tetora, que cui*ava muit* bem da ave e tinha mu*to carinho pelo animal. A vida </line>
<line> *e Blu e Li*d* m*dou quando *m or*itól*go brasilei*o contato* L*nda dizendo que Bl* era o </line>
</par>
<par>
<line> último m*cho da *spécie e que, no R*o de </line>
<line> Ja*ei*o, *ob *ua t**e**, encontrava-se a *ltima </line>
</par>
<par>
<line> fêmea viv*, a Jade. E*tão Lind* e **u partiram para o Rio e tev* início a história dessa* duas </line>
<line> a*es *untas, que demoraram a se entender e passaram por diversas *v*nturas no *ome*to e* </line>
<line> que fo*a* ca*turada* por uma quadrilha que ve*dia *ves r**as. </line>
<line> Guia do E*ucad*r </line>
<line> O p*opó*ito do guia é co*djuvar na utilizaç*o *o filme "Rio" como material di*ático </line>
<line> nas au*as de ciê*c**s. Ness* cont*xto, Rosa (2000) sobre-*xced* *ue "o prof***or deve ter e* </line>
</par>
<par>
<line> men*e, quando uti*iza recursos audio*isuais, qual é matriz a </line>
<line> cul*ural a partir da qua* f*i </line>
</par>
<par>
<line> construída a obra que va* ser exibida, qua* é a su* pró*ria mat*iz cultural e o m*do como estas </line>
<line> duas matrize* *e *e*a*ionam". </line>
<line> A BNCC (*017) s***enta *ma refor*a na edu*ação b*asil*ira, j* q*e bu*ca o*ientar os </line>
</par>
<par>
<line> currículos escolares pa** </line>
<line> que o ensino do Brasil se a**nhe à qualidade dos sistemas </line>
</par>
<par>
<line> educacionais do exterior, dan*o *rio*idade, conforme o documento, à i*ualdade, à di*ersi*ade </line>
</par>
<par>
<line> e à *nt**ridade *a educaç*o. Lo*o, es*era-se que o *so *os filmes em sa** de </line>
<line> aula como </line>
</par>
<par>
<line> mat*rial didático, contribua para a e*olução de*sa educação de qualida*e. </line>
</par>
<par>
<line> Est* g*** tem como objetivo c*ntral a c*nservaç*o das aves, *ns*rindo a e*ucaç*o </line>
</par>
<par>
<line> ambiental de u*a forma lúdica, para que a*sim au*ilie no *ra*al*o do pr*fess*r </line>
<line> em sa*a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> aula, acerca d*s ensiname*t*s nas aulas de ciênc**s. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 5, art. 7, p. 110-1**, mai. *021 www4.fs*ne*.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. P. Dias, D. *. *arboza, A. L. B. Santos, J. B. L. Coel*o **nior, F. N. Si*iero </line>
<line> 124 </line>
</par>
<par>
<line> F*ram seleci*n*das oito cenas do filme (Figuras 2 a 9) nas *uais são tratados alguns </line>
<line> *once*tos em Ci***ias e *ssuntos importantes para se*em abo*dados pela educação ambiental. </line>
<line> Tais *enas servirão de base *ara as at**idades propostas ne*te trabalh*. </line>
<line> O g*ia é destinado aos professores do Ensi*o **ndament*l II, em e*p**ífi*o do sétimo </line>
<line> */ou no*o ano, com o qual é possível des*nvolver*os ** ha*ilida*es em Ciências previstas na </line>
<line> B*CC (2017), con**rm* observa*o no Quadro 1. Co*tudo, o *ui* também po*e *er adapta*o </line>
</par>
<par>
<line> *a*a outros an*s do Ensino Fundamenta*, *u En*ino Médio, por se tratar </line>
<line> d* um *uia para a </line>
</par>
<par>
<line> e**c*ção **b*enta*. </line>
</par>
<par>
<line> Apó* uma br*v* introdução sobre a imp*rtância da *duc*ç*o ambient*l, o pr*fessor </line>
</par>
<par>
<line> deve*á passar p*ra a turma o f*lm* "Rio", para que se aprofundem n* tema e co**eçam </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> person*g*ns para a confecção das *tividad** a seguir: </line>
</par>
<par>
<line> Quadro * - Habilidades previstas na BNCC e qu* podem ser *esenv**vidas co* o guia </line>
<line> d* educ*d** do filme "Rio" </line>
</par>
<par>
<line> Ano d* Esco*ari*ade </line>
<line> *ixo Temátic* </line>
<line> O*j*tos de conheciment* </line>
<line> Habil**a*es </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 7° ano EF </row>
<row> 9° ano EF </row>
</column>
<column>
<row> Vida e Evolução </row>
<row> Vida e Evolução </row>
</column>
<column>
<row> Div*rsidade de *cos*istemas (EF07CI*8) *val**r c*m* </row>
</column>
<par>
<line> Fenôm*nos naturais e </line>
<line> os impactos *rovocados por </line>
</par>
<par>
<line> impactos ambien*ais </line>
<line> ca*ástrofes *a**r*is *u </line>
<line> *u*anças nos componentes </line>
<line> f**ico*, bioló*icos ou s*ciais </line>
<line> de um *cossis*ema af*tam </line>
<line> suas popul*ções, podendo </line>
<line> ameaçar ou p*ovocar a </line>
<line> *xtinç*o de espécies, </line>
<line> alte*ação de hábit*s, </line>
<line> migr*ç*o etc. </line>
</par>
<par>
<line> P*ese***ção da </line>
<line> (EF09CI1*) Justificar * </line>
</par>
<par>
<line> biodivers*dade </line>
<line> importância da* unidade* de </line>
<line> conse*vação para a </line>
<line> prese*vação da </line>
<line> biodiversidad* e do </line>
<line> *atrimônio na*iona*, </line>
<line> consider*nd* os *if*rentes </line>
<line> tipos de unidades (pa*ques, </line>
<line> re*ervas e flo*estas </line>
<line> na*ionais), as po*ulações </line>
<line> hum*nas e as atividades a </line>
<line> el*s relacionados. </line>
</par>
</par>
<par>
<line> *onte: *NCC (2017) </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, *. 18, n. 5, a*t. 7, p. 1*0-128, mai. 20** </line>
<line> www4.f*anet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E*uc**ão para * Sustent*bilidade *bordando a Orni**logia Através do Fil** "Rio" Como Ferramenta Lúdica 125 </line>
<line> A*guma* Ativid*des Prop*stas </line>
<line> 1ª *ti**dade: R*da de convers* e *eb*te* *obre a biodiversidad* br*sileira * as causa* </line>
<line> da extinç*o de espéc*es. </line>
</par>
<par>
<line> 2ª Atividade: Pesquisa com alunos da esc*la sobre * *aptura e </line>
<line> criação d* </line>
<line> an*mais </line>
</par>
<par>
<line> silve*tres + que*tionár*o sob*e o tema, buscand* cor**laçã* com *s c*nas d** filmes. </line>
<line> 3ª Atividade: O**anizar uma saída de cam*o junto co* a cla**e em t*rno da e**ola, </line>
</par>
<par>
<line> *om o objetivo </line>
<line> de observar a**s e catalogar as e*péc*es. P*ra i*so será necessário o uso de </line>
</par>
<par>
<line> alguns ma*eriais com*: *inóculo, can*ta, cad**no, *ro***or solar e r*pel*nte de insetos (caso </line>
<line> *e*essário), câmera foto**áfi*a ou c**ular. </line>
<line> O *rofess*r *everá dividir a turma em gru**s co*forme a quantidade de alunos, dentr* </line>
</par>
<par>
<line> *ss*s, c*da gru*o ter* </line>
<line> u*a p**soa respo*sá*el p*las an*ta*ões. Este d*p*nderá *e </line>
</par>
<par>
<line> inf*rmações </line>
<line> dos co**gas que es*arão obser*ando e foto*rafando as av*s, para q*e possam </line>
</par>
<par>
<line> elenc*-la* </line>
<line> tax*nomicamente. O grupo qu* ao final do e**rcício conseg*** catalogar mais </line>
</par>
<par>
<line> esp*cies, gan*a o direito de e**olher o te*a *a *r*xima at*v*dade. </line>
<line> 4ª *t*vidad*: Fora *a escola, entrevis*ar a**gos e f*miliares com * intuito de entender </line>
<line> sua visão *obre o que é a educação am*ie*tal e registrar suas *piniões **bre o **e acham da </line>
</par>
<par>
<line> cul*ura de pre*der *ves em g*iola. Feito is*o, as*isti* *u*to com os *esm*s o fi*me </line>
<line> "Rio" </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> novame*te entrevistá-los, com a inten*ão d* obte* uma mud*nça positiva em *elação a s*us </line>
<line> pon*os de vista *obre a capt**a d* a*es. </line>
<line> 4 C*NSIDERAÇ*E* FIN*IS </line>
<line> De *cordo co* a *ntenç*o in*cial de elaborar uma pr*posta de *tilização do filme </line>
<line> "*io" como es*r*tégia de educaçã* *ara * sus*entabilid*de n* ensin* de ciências em fo*ma de </line>
<line> guia do educador, é possíve* concluir que o obj*tivo foi alcançado, visto que este trabalho </line>
</par>
<par>
<line> troux* prop*stas de </line>
<line> *iscussões de*tr* da temática e orien*ações *ara que o educador </line>
</par>
<par>
<line> dese**olva *tividades em pr*l da sustentab*l*dade se *aseando no caso da* ave* e sua relação </line>
<line> com o *mbient* e a sociedade. </line>
<line> Assim é esperado que e*te trabalho p***a esclare*er e*tudantes e p*ofissionais e que as </line>
<line> *t**idades *prese**adas sej*m úteis co*o uma **rra*enta de en*in*. *ois a utilização de </line>
</par>
<par>
<line> me*odol*gias envolvendo </line>
<line> ludi*idade pr*nde e de*per*a a atenção e </line>
<line> curiosi**de </line>
<line> *os </line>
<line> alunos </line>
</par>
<par>
<line> mais novos, logo permitem ao educador um acesso mais des*ontraído nas a*ordagens </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 18, *. 5, art. 7, p. 110-128, m*i. 20*1 w*w4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. P. Dias, D. V. Barboza, A. L. B. Santos, J. B. L. Coe*ho Junior, F. N. Siviero </line>
<line> 126 </line>
</par>
<par>
<line> assuntos m**s polêmicos e c**ple**s. A*sim o ma*erial proposto t*ve *ambé* * in*enção de </line>
<line> es*imular o **o de t*cno*o*i*s pa*a a*ingir*m o *b*etivo *edagógico. </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
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<line> Como Referenciar est* Ar*igo, conforme ABNT: </line>
<line> DI*S, C. P; BARBOZA, D. *; SANTOS, A. L. B; COELHO JUNI*R, J. B. L; SI*I*RO, F. N. </line>
<line> Educação para a *ustentabili*a*e Abo*dando a Ornito*ogia At**vés d* Fi*me "Rio" Com* Fe*rame*t* </line>
<line> Lúd*ca. *ev. FSA, Teresina, *.1*, n. 5, **t. 7, p. 110-1**, mai. **21. </line>
</par>
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<line> Contribuiç*o dos Aut*re* </line>
<line> *. P. Dias </line>
<line> D. *. Barbo*a </line>
<line> A. L. B. S*ntos </line>
<line> J. B. L. Coelho Junior </line>
<line> F. N. Siviero </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e planejament*. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) a***ise e i*terpretação dos da*o*. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) e*a*o*ação do *asc*nho ou na *evisão crítica do conteú*o. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> *) pa*ticipação *a aprovação da versão **nal *o *anus*rito. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teres*na, v. 18, n. 5, art. 7, p. 110-128, mai. 2*2* </line>
<line> www4.fs*net.c*m.br/revist* </line>
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