<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 7, art. 8, p. 124-136, j*l. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.18.7.8
</line>
</par><par>
<line>
Ap*icação Econômica da Rodagem Tri*l* em Veícul*s d* Carga: **tudo de Caso
</line>
<line>
Ec**omic Applic*tion of Axe i* Carg* V*hicles: Ca*e Study
</line>
</par><par>
<line>
Paulo **ulos *ilho
</line>
<line>
Mest*ado *m Enge*h*ria de P*odução pela Univers*da*e Paulista
</line>
<line>
Grad***ão em Enge*haria Civil pel* Universi*ade Paulist*
</line>
<line>
E-mail: pa.boulos@h*tm*il.com
</line>
<line>
Irenilza *e Alencar *ää*
</line>
<line>
Doutora ** Engenh*ri* Agrícola pe*a **chigan S*ate University
</line>
<line>
P*o*essora da *niversidad* Paulista
</line>
<line>
E-mail: ir*nil*a@gmail.com
</line>
</par><par>
<line>
En*ere*o: P*ulo B*ulos Filh*
</line>
<line>
Ed*t*r-Chefe: Dr. *onn* Kerley de Alen*ar
</line>
</par><par>
<line>
Av.
</line>
<line>
Paulista,
</line>
<line>
900
</line>
<line>-</line>
<line>
Bela
</line>
<line>
Vista,
</line>
<line>
Sã*
</line>
<line>
Paulo -
</line>
<line>
SP, 01310-
</line>
<line>
R*d*i*u*s
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
A*.
</line>
<line>
Pauli*t*,
</line>
<line>
900
</line>
<line>-</line>
<line>
Bela
</line>
<line>
V**t*,
</line>
<line>
São
</line>
<line>
*aulo -
</line>
<line>
SP, 0*310-
</line>
<line>
recebi** em 27/06/2*21. Apro*ado em 28/0*/2021.
</line>
</par><par>
</page><line>
*00. Brasil.
</line>
<line>
*valiado *elo si*tema Trip** Review: a) D*sk Review
</line>
<line>
pelo *dit*r-*hefe; e b) Double Blind *e*iew
</line>
<line>
(ava*iação c**a por d*is avaliadores da áre*).
</line>
<line>
Revis**: Gramatical, Normativa e d* Formata*ão
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. Boulos Filho, I. A. Nääs
</line>
<line>
1*4
</line>
</par><par>
<line>
RESU*O
</line>
</par><par>
<line>
*ste traba*ho aprese*ta u* e*tud*
</line>
<line>
de caso para o *esenvolvimento da an*lise comp*rat*v*
</line>
</par><par>
<line>
que av*lia um trajeto
</line>
<line>
de tra*sporte de s*ja **b um asp*cto di*erenc*a*o. Foi *imulada
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
adição d* um p*eu extra ao eixo *uplo padrão prec*n**ad* pelas nor*as brasilei*as e *oi
</line>
<line>
feito um e*tudo compa*ativo relacionando carga e c*st* do *rete em um trecho pré-
</line>
</par><par>
<line>
identif*cado d* uma *odovia passando pelo esta*o do Mato Gr*sso * Mato Gros*o
</line>
<line>
do Sul,
</line>
</par><par>
<line>
indo da cidade de Lucas *o Rio Verd* *té a estação ferroviária de Ro*d**óp*lis, rota **tre *
</line>
</par><par>
<line>
pr*d**or e a ferr*via qu* direcio*a a carga ao
</line>
<line>
p*r*o. Atrav*s dos resultados, foi poss*v*l
</line>
</par><par>
<line>
*ntender que *ste tipo de eixo *o* *o*a**m tripla se to*na interessante n* as*ecto *inancei*o
</line>
</par><par>
<line>
do custo *o trans*orte permitindo, em um mesmo frete,
</line>
<line>
uma q**ntidade de carg* maior
</line>
</par><par>
<line>
gerando o mesmo dan* a* pavimen*o, sem prej*d*c*r a vida útil do pavimento, inic*almente
</line>
<line>
*r*jetado para durar de* anos.
</line>
<line>
Ke*w*rds. Desenvolvimento. Eco*ômi*a. Transpor*e. E*xo. Tripla.
</line>
<line>
A*STRACT
</line>
</par><par>
<line>
Thi* work
</line>
<line>
pr*s*nt* * cas* s*u** to deve*op a *o**ara*ive *n*lysi* that *valuates a *o*
</line>
</par><par>
<line>
*ranspo*tatio* route u**e* a differen* aspect. An extra tire was s*mulated to be added to the
</line>
<line>
standard *ouble axle recommended by B*azilian norms, and a comparative s*udy wa* made
</line>
<line>
relating load an* cost frei*ht o* a pre-i*e*tifi*d stretch of highway th**ugh *he state of *ato
</line>
<line>
Grosso, an* Mato Grosso do Sul, from the city of Luca* *o Rio Verde to the R*ndonópolis
</line>
</par><par>
<line>
train st*tion, t*e route
</line>
<line>
between th* producer and the railroad tha* direct* the *argo to the
</line>
</par><par>
<line>
port. Throug* the res*lts, it was p*ssible to u*ders*and
</line>
<line>
t*at thi* type of axle with tripl*
</line>
</par><par>
<line>
wheels becomes int*re*ting in the fi*ancial aspect of the *ost
</line>
<line>
of trans*ort, allowing, i* the
</line>
</par><par>
<line>
same freig*t, a greater amount o* *oad generati*g the same dam*ge to the pavement, wit*o*t
</line>
<line>
affe*t*ng the pavement's usef*l life, whi*h was initially de*ign*d ** last ten years.
</line>
<line>
K*yword*. Developm*nt. Econ*mic. Transport. Axle. Tri*le.
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, *eresina, v. *8, n. 7, art. 8, p. 124-136, *ul. *021
</line>
<line>
w*w4.fsanet.co*.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aplica*ão *conômica da Rod**em Tripl* *m Veículos de C*r*a: Estudo de *aso
</line>
<line>
*25
</line>
</par><par>
<line>
* *NTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
As dem*n*as do cenário econômico m*ndial exige* cada vez mais *timizaç*o dos
</line>
</par><par>
<line>
custo* ad*qua*ão téc*ica para atin*ir mel*ores resultados, bu*cand* su*erá*it na relaçã* e
</line>
<line>
custo/*ucro *a *alança come*c*al. *e*te co*texto, apa*eceu a nec*ssidad* de reinve*ção de
</line>
</par><par>
<line>
mecanismos já co*siderados *onsagra*os
</line>
<line>
no mercado e estudos **ra adaptaçõ*s mais
</line>
</par><par>
<line>
fa*oráveis as novas demandas. No mercad* de veículo* comer**ai* pode ser encon*rada um*
</line>
</par><par>
<line>
**trutu*a que vem *endo utilizada pa*a tra*s*orte
</line>
<line>
de *a*ga *á an*s e, fa*e*do uma análise
</line>
</par><par>
<line>
rápida, verificou-*e a possibilid**e de um novo estud* de distribu*ção *e carg* *o *avimento
</line>
<line>
a*ravés da p*essão exercida *el*s pneus, que, por extensão, be*efi*iaria a *uantidade d* carga
</line>
<line>
a ser **anspor*ada por u* mesmo *aminhão em um mesmo frete, geran*o o mes** dano no
</line>
<line>
pavi*ento d* e***u*u*a usu*l *tiliz*da na norma a*ual *e c**ga de balan*a.
</line>
</par><par>
<line>
A norma vigente utiliza um eix* pa*rã* de rodagem dupla com 8,2 e um t
</line>
<line>
s*ftware
</line>
</par><par>
<line>
prec*nizado que trabalha c*m * te*ria *os element*s
</line>
<line>
f*nit*s **ra verificar a* r*ações das
</line>
</par><par>
<line>
cargas de t*ação e compressão, co*fo*m* os devi*os m*teriais a**ic*d*s, nas camad*s
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
estrutura do pav*men**.
</line>
</par><par>
<line>
* **jetivo *o presente estudo, visa*do uma melhor otimização do frete e dis**ibuição
</line>
</par><par>
<line>
da **r*a sobre *
</line>
<line>
pavimen*o, f*i re*l**ar um s*m*lado da **ição de mai* um pneu no eixo
</line>
</par><par>
<line>
padrão *dotando um* *im*l*ção *e carga e utilizan*o a teoria *os el*mentos fini**s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
equações *e fadiga pre*onizadas p*lo D*R/S* e *NI*, para prever os r**u*tados no topo d*
</line>
<line>
p**imento, *m sua *ida *til e po*sibi**d*des de incr**ento d* *arga.
</line>
<line>
1 REFERENCIAL T*ÓRICO
</line>
<line>
1.* Te*ria dos el*mentos finitos * validação *a investiga*ã* at*avé* da sua ut*liza*ão
</line>
</par><par>
<line>
Nos padrõe* *c**tos par*
</line>
<line>
projetos do Depar*ament* Nac*onal de Inf*aestr*t*ra
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
Tran*portes - DNIT
</line>
<line>
e DNER, sua* rep*esentantes es*a*uai* conf**me o Manual *e
</line>
</par><par>
<line>
Pavi**ntaç** - IPR - 719 (2*0*) ou *P-*E-P00/001 - Projetos de *avimentação a
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
**R/*P, est*be*ece *ue * eixo simple* pa*rã* de rod*s du***s de 80 kN * a pressão d*
</line>
</par><par>
<line>
con*ato pneu/pavimento
</line>
<line>
de 0,56 MPa. Estes
</line>
<line>
valores são *btid*s baseados na metodologia
</line>
</par><par>
<line>
am*ricana da AASHTO (1993).
</line>
</par><par>
<line>
*s estruturas de um pro*eto de pa*imento foram vali*ad** atravé*
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
softw*re
</line>
</par><par>
<line>
comp*taciona* So*t*a*e Els*m5 - Elast*c Sy*t*m e
</line>
<line>
os *alores do número * (tráfego
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Te**sina, *. *8, *. 7, ar*. *, p. 124-13*, j*l. 2021
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. *ou*os Fi*ho, *. A. Nääs
</line>
<line>
126
</line>
</par><par>
<line>
rodovia) serão validad*s po* *q*ações de fadiga
</line>
<line>
*c*itas pelo **R/SP e DNIT (2006).
</line>
</par><par>
<line>
Se*undo Lin et a*. (2016), o módulo di**mico fo* re*o*heci*o como u*a p*o*riedad*
</line>
<line>
objetiva e sensív*l do mat**ial par* *roje*ar e avalia* s*stemas d* pavimento. *ara medir *om
</line>
</par><par>
<line>
*recisão o *ódulo el*stic* i* s*tu (Eq. 1) pa*a avaliaçã* da qu*lidade não destrutiva
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pavi*entos de asf*lt*, med*çõe* de campo d* densi*ade (q) *ia eletromagnética medidor
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
P*ra Li *t a*. (201*) o modelo Elem*nto* *ini*os captura com s*cesso
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
cara*terís*i**s do modelo constitutivo para cada camada
</line>
<line>
d* paviment* e a inter*ção e*tre
</line>
</par><par>
<line>
difer*n*es c*madas e co*dições *e l*mite*. *om o *evido desen*olvi*en** de mod*l*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Eleme*to* Finitos, novas pesquisas serão realizadas pa** r*troanáli*e *e mód*los de camada
</line>
</par><par>
<line>
usand* a combinação *e ban*o *e da**s *
</line>
<line>
partir da análi** de *E direta t**n*ca* e
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
inteli*ênc*a *rti*icia*. Kim et al. (*018) de*endem que o efeito de d*ferentes conf*guraçõe* de
</line>
<line>
tensões no*mais de co*tato sob*e o dese**enho de sulcos d* sob*eposições *e concreto
</line>
<line>
asfál*ico camadas *e BGS m**ias e rígidas no modelo de Elementos Finitos, baseado em **a
</line>
<line>
est*utu*a re*l do pavimento gerado, e a cama*a de co*creto asfáltico foi simulada como u*
</line>
<line>
sis*em* de m*ter*al visco*lástico e viscop**stic*. ** seguin*es inferênci** po*em ser extra*das
</line>
<line>
dessas s*mulações.
</line>
<line>
Profu*didade de sulco *a camada de *oncr*to asfáltico s*b normal r*ali*ta tensões d*
</line>
<line>
contato é c*rca de 1,5 vezes m*ior que a *rof*ndidade do sulco sob *stress* no**al
</line>
<line>
*niform*me*te distribuí*o;
</line>
<line>
A d*stribuição do estr**se normal deve depen*er *a localização transver*al com *eu
</line>
<line>
máxim* na *ireção transv*rs*l centro da área de contato, a fim d* garan*ir a
</line>
<line>
*r*fund**ade má*i*a d* sulco no cen**o da área de contato;
</line>
<line>
A m*gn*tude da profundidade *a *otina na camada de con**e*o *sfáltico * *eralm*nte
</line>
<line>
inversame*te *roporci*nal à rigid*z do C*mada de BGS;
</line>
<line>
A tensão viscoplástica está localizada na p*rt* infe*ior da *a*ada de co*cr*to
</line>
</par><par>
<line>
asfáltico
</line>
<line>
quan*o a cama** BGS não está comp*c*ada. A l*calização da *egião se
</line>
</par><par>
</page><line>
mo*e para * meio do c*ncreto asfáltico *uan*o * ca*ada BGS esti*e* rígida. E*sas
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. *8, n. 7, art. 8, p. 124-136, jul. 202* ww*4.fs*ne*.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aplica*ão Ec*nômica da Rodagem Tri*la e* Veículos de Carga: E*tu*o de Caso
</line>
<line>
1*7
</line>
</par><par>
<line>
s*mulações revelaram que o d*sempe*ho na estrutura de
</line>
<line>
pavimentos de co*creto
</line>
</par><par>
<line>
asfálti*o *ep*nde fortemente d*s p*opriedad*s d* camada BGS, bem *omo a
</line>
<line>
**n**guração do contato de estre*se. O desempenho *a camada de concreto asfáltico
</line>
<line>
* al*erado pe*a variação das propriedades do B*S e da ca*ada *e suble**o.
</line>
<line>
1.1. * Agroneg*c*o e o Tra*sp*rte
</line>
<line>
* modal rodo*iário é * p*in*ipa* meio de transpor*e de cargas no Br*sil. Ao longo das
</line>
<line>
décadas de *9*0 e 2*00, esse *oda* repr*sentou m*is de 60% d* t*tal de cargas transportadas
</line>
</par><par>
<line>
no p*ís (*P*A, 20*0). Excluindo tra*sporte de fer*o q*e *
</line>
<line>
oc*rre *or f**ro*ia,
</line>
<line>
as rodo*ias
</line>
</par><par>
<line>
*espondem por mais d* 70% da carga geral. Na déca** de 50, o mod*l rodoviário r*spo***a
</line>
<line>
por 38% d* tr*nsporte de cargas n*cionai* (BNDES, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
*ara *ilv* & D\A*osto (20*3), um s*stema de transpor*e eficiente minimiz* custos
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
aumen*a a competitividade d* soja brasileira no mercado G*obal. Exis*e uma necessidade *e
</line>
</par><par>
<line>
formulação *e pl*nos *str*tégicos de **nhecimento da*
</line>
<line>
demandas e investiment*s
</line>
<line>
para este
</line>
</par><par>
<line>
**ste*a. Para Sa*tos Pereir* (20*9), o segm*nto de s*ja como commodities *grícolas se e
</line>
<line>
de*taca s*n** de *und*ment** importância par* set**es industriais, de alimentação, e gera*ão
</line>
<line>
de energia. Foi ve*ificado que *s fluxos de *xportação de *o*a concent*am-se **s moda*s
</line>
<line>
*odovi*rio, ferroviário e hidro*i*r** **e se i*terligam aos recin*os alfa*de*ários portuários.
</line>
</par><par>
<line>
A*sis e* a* (2019) citam
</line>
<line>
os obstáculos *xi*tentes n* pr**ess*
</line>
<line>
de escoamento do
</line>
</par><par>
<line>
agrone*ócio, *x*mplificando os custo*
</line>
<line>
como o *rans*orte como se*d* o a**nte r*dut*r
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
competitividade nas exportações. *á War*er (2015) cita
</line>
<line>
q* e a
</line>
<line>
heg*monia do Brasi* *om*
</line>
</par><par>
<line>
maior exporta*or de soja do mun*o está ameaçada devido ao cu*to e à
</line>
<line>
**cassez de
</line>
<line>
planos
</line>
</par><par>
<line>
sustentáve*s *e tr*nspor*e. O transporte de carga b*asileiro * feito em grande par**
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
caminh*es e os pneus têm uma vida útil (N) que var*a.
</line>
</par><par>
<line>
2 METODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
Uma verifi*ação comparativa
</line>
<line>
foi re*lizada
</line>
<line>
através
</line>
<line>
de
</line>
<line>
uma v*são cu*to/capacidad*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
c***a, qu*ndo *oi feita *ma simulação de valores de frete de
</line>
<line>
uma viagem de
</line>
<line>
u* ve*culo de
</line>
</par><par>
</page><line>
carga. Para este *st*do, foram levados em consider**ão os se****t*s fato*e*:
</line>
<line>
Tra*eto (km);
</line>
<line>
Rev. FSA, **resina, v. 1*, n. 7, art. 8, *. 124-136, *ul. *021 www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. Boulos F*lho, I. A. *ää*
</line>
<line>
128
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Valor do fret* (R$);
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Valor n*m*nal da *arga transport*da (t);
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Valor de carga de balança oficial *ara o *eícu*o (t);
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Val*r de *arga calcul*do neste *ro*eto (t).
</line>
</par><par>
<line>
Conforme os val*res encontrados com o uso *e um* *erceira rod* for*ando *m e*x*
</line>
<line>
t*ipl*, o *studo verifi*ou que, para at**gir um *esm* *úmero de sol*citações *o eixo padrão
</line>
<line>
pe*mitido, *xiste *ma equivalência de 42% em rel*ç** ao número * (que se *elacion* à vid*
</line>
<line>
ú*il do pneu) e 15% em relação à cap*ci***e de sobrecarga apli*ada à carga de projet* p*ra
</line>
<line>
dez an*s. Sendo *ssim, p*o**e-s* uma simu*ação de *ma viagem de u* cami***o com um*
</line>
</par><par>
<line>
carga de soja que vi*ja de Luc*s do Rio Verde, no *stado
</line>
<line>
*o **to Grosso, até o po*to de
</line>
</par><par>
<line>
R*n*onópolis, també*
</line>
<line>
no esta*o Mato
</line>
<line>
Gro*so (Figura 1),
</line>
<line>
onde fi*a o terminal ferroviário
</line>
</par><par>
<line>
qu* liga o estado ao Porto de San*os, no estado de S*o Paulo.
</line>
<line>
*igura 1 - *raj*to proposto pa*a a si*u*ação de c*rga com eixo duplo e ei*o *riplo.
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: G*og*e Maps (2020)
</line>
<line>
Foram *onsiderados o cust* de fre*e por ton*la*a e a distância (Figura 2).
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Te*esin*, v. *8, n. 7, art. 8, *. 124-13*, jul. *021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*v*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aplicaçã* Econ*mica d* Rodagem Tripla em Veícul*s d* Carga: Estud* d* Caso
</line>
<line>
*29
</line>
</par><par>
<line>
Figu*a 2 - *reç* do frete por tonela*a.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
eixo com rodag** tri**a obteve-se o mesmo valo* de *,*5 x
</line>
<line>
10* apresentado no eixo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
rodagem dupla
</line>
<line>
com uma sobrecarga de 15%,
</line>
<line>
aprese*ta*o* no g*áfico a seguir, *u*os dados
</line>
</par><par>
<line>
f*ram *oletados das Tabelas 1 e 2. Pode-se a*icionar uma tolerância de 7,5% p*evist* n* l*i, o
</line>
<line>
que gera*ia *6,12%. Aplicando o val*r médio de pr**o de fret* R$*7,50 por ton*lada
</line>
</par><par>
<line>
**resentada na Figura *, t*m-se duas situações disti*tas *erem a
</line>
<line>
analisadas: (1) no prim*iro
</line>
</par><par>
<line>
c*so, o don* da carg* possui seu próprio transporte, fato que resultaria no incremento de
</line>
<line>
1*,12% de carga líquida *o camin*ão *m um me*m* *re*e.
</line>
<line>
(2) N* segundo caso, o frete sendo tercei*izad*, o agente tr*nsp*rt*d*r poderia
</line>
<line>
acrescer, ao mesmo f*ete, * q*an*idad* *e 1*,12% a mais em to*elad* * recebe*ia este v*lo* a
</line>
<line>
mais *o pagamento. Ressalta-s* q** o dono da carga ta*bém *eria favor*cido, pois teria mais
</line>
<line>
soja *m p*so * cada viagem.
</line>
<line>
Nas Tabela* 1 e 2 encon*ram-se os re*ultados obtidos, comparando-se *s res*ltado* de
</line>
<line>
n*mero N e a sobr**arga adi*ion*da de 5 em 5 % para * eixo padrão e o e*xo de tripla
</line>
<line>
r*dagem.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Ter**ina, v. 18, n. 7, *rt. 8, p. 124-136, jul. 2021
</line>
<line>
*ww4.f*an*t.*om.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
Peso
</line>
<line>
Pe*o
</line>
<line>
De*le
</line>
<line>
Life
</line>
<line>
Dano
</line>
<line>
h
</line>
<line>
V*da Ú*il Danva(r1./
</line>
<line>
o
</line>
<line>
v
</line>
<line>
V*da *til
</line>
<line>
Dano(1/10
</line>
</par><par>
<line>
Sob*ecarga
</line>
<line>
To*al
</line>
<line>
Total
</line>
<line>
xão D*f*exão Extensio*
</line>
<line>
(1/10
</line>
<line>
(x10-
</line>
<line>
h
</line>
<line>
10
</line>
<line>
v
</line>
</par><par>
<line>
(%)
</line>
<line>
Eixo
</line>
<line>
Ro*a
</line>
<line>
(x10- N*dm (% Ref.
</line>
<line>
ano
</line>
<line>
4cm/c
</line>
<line>
D*f. Horiz.
</line>
<line>
(x10-
</line>
<line>
Def. Horiz.
</line>
<line>
**r. vida
</line>
<line>
N* d m
</line>
<line>
vi**
</line>
<line>
Nadm
</line>
<line>
2mm)
</line>
<line>
(Re*. ESRD
</line>
<line>
*cm/c*)
</line>
<line>
(Ref. ES*D
</line>
<line>
útil)
</line>
<line>
(kgf)
</line>
<line>
(k*f)
</line>
<line>
ES*D
</line>
<line>
va*.)
</line>
<line>
m)
</line>
<line>
útil)
</line>
<line>
8,2tf)
</line>
<line>
8,2tf)
</line>
<line>
8,2tf)
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
4*
</line>
<line>
7,55*+07
</line>
<line>
1 ,* *
</line>
<line>
1 ,0 0
</line>
<line>
2 ,* 3 7
</line>
<line>
*,47E+*6
</line>
<line>
1 ,0 0
</line>
<line>
1 ,0 0
</line>
<line>
2 ,8 * 8
</line>
<line>
4,2*E+07
</line>
<line>
1 ,0 *
</line>
<line>
* ,0 0
</line>
<line>
8 .2 0 *
</line>
<line>
2.050,00
</line>
</par><par>
<line>
5
</line>
<line>
44
</line>
<line>
5,*0E+07
</line>
<line>
0 ,* 7
</line>
<line>
1 ,3 0
</line>
<line>
* ,2 * *
</line>
<line>
7,36E+06
</line>
<line>
0 ,8 7
</line>
<line>
1 ,1 5
</line>
<line>
3 ,0 * *
</line>
<line>
*,41E+0*
</line>
<line>
0 ,8 0
</line>
<line>
1 ,2 5
</line>
<line>
8 .6 * *
</line>
<line>
2.152,50
</line>
</par><par>
<line>
10
</line>
<line>
4*
</line>
<line>
4,50E+07
</line>
<line>
0 ,6 0
</line>
<line>
1 ,6 8
</line>
<line>
2 ,3 0 9
</line>
<line>
*,45E+06
</line>
<line>
* ,7 6
</line>
<line>
* ,3 *
</line>
<line>
3 ,1 8 0
</line>
<line>
2,7*E+**
</line>
<line>
0 ,6 4
</line>
<line>
1 ,5 6
</line>
<line>
9 .0 * 0
</line>
<line>
2.255,00
</line>
</par><par>
<line>
1*
</line>
<line>
48
</line>
<line>
3,54E+07
</line>
<line>
0 ,* 7
</line>
<line>
2 ,1 4
</line>
<line>
2 ,3 9 3
</line>
<line>
5,69E+06
</line>
<line>
0 ,6 7
</line>
<line>
1 ,4 9
</line>
<line>
3 ,3 2 1
</line>
<line>
*,23E+07
</line>
<line>
* ,5 2
</line>
<line>
1 ,9 1
</line>
<line>
9 .4 3 *
</line>
<line>
*.357,50
</line>
</par><par>
<line>
*0
</line>
<line>
5*
</line>
<line>
2,51E+07
</line>
<line>
0 ,3 3
</line>
<line>
3 ,0 1
</line>
<line>
2 ,4 7 4
</line>
<line>
*,07E+0*
</line>
<line>
0 ,6 0
</line>
<line>
1 ,* 7
</line>
<line>
3 ,4 6 1
</line>
<line>
1,83E+07
</line>
<line>
* ,4 3
</line>
<line>
* ,3 3
</line>
<line>
9 .8 4 0
</line>
<line>
2.460,00
</line>
</par><par>
<line>
25
</line>
<line>
5*
</line>
<line>
2,01E+07
</line>
<line>
0 ,2 7
</line>
<line>
3 ,7 5
</line>
<line>
2 ,5 5 *
</line>
<line>
*,53E+06
</line>
<line>
0 ,5 3
</line>
<line>
1 ,8 7
</line>
<line>
3 ,6 0 0
</line>
<line>
1,*2E+07
</line>
<line>
0 ,3 6
</line>
<line>
* ,8 1
</line>
<line>
10.2*0
</line>
<line>
2.562,50
</line>
</par><par>
<line>
3*
</line>
<line>
55
</line>
<line>
1,63E+07
</line>
<line>
0 ,2 2
</line>
<line>
4 ,6 *
</line>
<line>
2 ,6 3 2
</line>
<line>
4,08E+06
</line>
<line>
0 ,4 8
</line>
<line>
* ,* 8
</line>
<line>
3 ,7 4 0
</line>
<line>
1,27E+07
</line>
<line>
0 ,* 0
</line>
<line>
3 ,3 7
</line>
<line>
*0.**0
</line>
<line>
2.6*5,*0
</line>
</par><par>
<line>
**
</line>
<line>
57
</line>
<line>
1,*3E+0*
</line>
<line>
* ,* 8
</line>
<line>
5 ,6 7
</line>
<line>
2 ,7 0 8
</line>
<line>
3,69E+06
</line>
<line>
* ,4 4
</line>
<line>
2 ,3 0
</line>
<line>
3 ,8 7 9
</line>
<line>
1,07E+07
</line>
<line>
0 ,2 5
</line>
<line>
4 ,0 *
</line>
<line>
*1.070
</line>
<line>
2.767,50
</line>
</par><par>
<line>
40
</line>
<line>
5*
</line>
<line>
1,10E+07
</line>
<line>
0 ,1 4
</line>
<line>
6 ,9 *
</line>
<line>
2 ,7 8 2
</line>
<line>
3,35E+*6
</line>
<line>
0 ,4 0
</line>
<line>
2 ,5 *
</line>
<line>
4 ,0 1 8
</line>
<line>
9,01E+06
</line>
<line>
* ,2 1
</line>
<line>
4 ,7 4
</line>
<line>
11.480
</line>
<line>
2.870,00
</line>
</par><par>
<line>
45
</line>
<line>
61
</line>
<line>
9,*6E+06
</line>
<line>
0 ,1 2
</line>
<line>
8 ,3 4
</line>
<line>
2 ,* * 4
</line>
<line>
3,07E+06
</line>
<line>
0 ,3 6
</line>
<line>
2 ,7 6
</line>
<line>
4 ,1 5 6
</line>
<line>
7,6*E+06
</line>
<line>
0 ,1 8
</line>
<line>
5 ,5 7
</line>
<line>
11.890
</line>
<line>
2.972,50
</line>
</par><par>
<line>
5*
</line>
<line>
63
</line>
<line>
7,**E+06
</line>
<line>
0 ,1 0
</line>
<line>
* 0 ,0 1
</line>
<line>
2 ,9 2 4
</line>
<line>
2,82E+06
</line>
<line>
0 ,3 3
</line>
<line>
3 ,* 1
</line>
<line>
4 ,2 9 4
</line>
<line>
6,57E+06
</line>
<line>
0 ,1 5
</line>
<line>
6 ,5 0
</line>
<line>
12.3*0
</line>
<line>
3.075,00
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: O* aut*res (202*)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, v. **, n. 7, art. 8, p. 124-*36, jul. 2021
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aplicação Econômica da Rodagem Tr*p*a em Veículos de *arga: Estudo d* *a*o
</line>
<line>
1*1
</line>
</par><par>
<line>
Tab**a 2. Resultados (Eixo Ro*ag*m Tripla)
</line>
<line>
Va r . 1 0
</line>
</par><par>
<line>
year
</line>
<line>
Variaç*o
</line>
<line>
Var*ação
</line>
<line>
Dano(
</line>
</par><par>
<line>
Pe*o
</line>
<line>
Peso
</line>
<line>
L*f*
</line>
<line>
Dano
</line>
<line>
o
</line>
<line>
v
</line>
</par><par>
<line>
Sobre
</line>
<line>
Deflexão
</line>
<line>
h
</line>
<line>
Total
</line>
<line>
*ot*l
</line>
<line>
Deflexão
</line>
<line>
Ex*en*i*
</line>
<line>
(1/10
</line>
<line>
h
</line>
<line>
Vida *til Danva(r1./
</line>
<line>
V**a Útil
</line>
<line>
*/*0
</line>
<line>
*0
</line>
<line>
(x10-
</line>
<line>
v
</line>
</par><par>
<line>
carga
</line>
<line>
(x*0-
</line>
<line>
(x10-
</line>
<line>
Def. Horiz.
</line>
<line>
Def. Horiz.
</line>
<line>
v*r.
</line>
<line>
*ixo
</line>
<line>
*oda
</line>
<line>
Na * *
</line>
<line>
n
</line>
<line>
ano
</line>
<line>
Nadm
</line>
<line>
vida
</line>
<line>
4cm/c
</line>
<line>
Nadm
</line>
</par><par>
<line>
(%)
</line>
<line>
2mm)
</line>
<line>
4cm/*m)
</line>
<line>
(Re*. ESRD
</line>
<line>
(R*f. ESR*
</line>
<line>
vida
</line>
<line>
(k**)
</line>
<line>
(k*f)
</line>
<line>
(% Ref.
</line>
<line>
var.)
</line>
<line>
útil)
</line>
<line>
m)
</line>
<line>
8,2tf)
</line>
<line>
8,2tf)
</line>
<line>
útil)
</line>
<line>
ESRD
</line>
<line>
8,2tf))
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
3*
</line>
<line>
1,81E+08
</line>
<line>
2 ,4 *
</line>
<line>
0 ,4 2
</line>
<line>
1 ,7 * 8
</line>
<line>
*,86E+07
</line>
<line>
2 ,2 *
</line>
<line>
0 ,* 6
</line>
<line>
2 ,1 2 4
</line>
<line>
1,88*+08
</line>
<line>
4 ,3 9
</line>
<line>
0 ,2 3
</line>
<line>
8 .2 * 0
</line>
<line>
1.366,67
</line>
</par><par>
<line>
5
</line>
<line>
*8
</line>
<line>
1,33E+08
</line>
<line>
1 ,* 7
</line>
<line>
0 ,5 7
</line>
<line>
1 ,7 6 0
</line>
<line>
1,67E+07
</line>
<line>
1 ,9 8
</line>
<line>
0 ,* 1
</line>
<line>
2 ,2 * *
</line>
<line>
*,*9E+08
</line>
<line>
3 ,5 0
</line>
<line>
* ,2 9
</line>
<line>
8 .6 1 0
</line>
<line>
1.435,0*
</line>
</par><par>
<line>
10
</line>
<line>
4*
</line>
<line>
9,9*E+07
</line>
<line>
1 ,3 2
</line>
<line>
0 ,7 6
</line>
<line>
1 ,8 1 1
</line>
<line>
1,52E+0*
</line>
<line>
1 ,7 9
</line>
<line>
0 ,5 *
</line>
<line>
* ,3 3 2
</line>
<line>
1,20E+08
</line>
<line>
2 ,8 1
</line>
<line>
0 ,3 6
</line>
<line>
9 .0 2 0
</line>
<line>
1.503,3*
</line>
</par><par>
<line>
15
</line>
<line>
42
</line>
<line>
7,55E+07
</line>
<line>
1 ,0 0
</line>
<line>
1 ,0 0
</line>
<line>
1 ,8 6 1
</line>
<line>
1,**E+07
</line>
<line>
1 ,6 3
</line>
<line>
* ,6 2
</line>
<line>
2 ,4 3 6
</line>
<line>
*,*7*+0*
</line>
<line>
2 ,2 9
</line>
<line>
0 ,4 4
</line>
<line>
9 .4 3 0
</line>
<line>
1.*71,67
</line>
</par><par>
<line>
20
</line>
<line>
4*
</line>
<line>
6,61E+0*
</line>
<line>
0 ,* 7
</line>
<line>
1 ,* 4
</line>
<line>
* ,9 0 9
</line>
<line>
1,26E+**
</line>
<line>
1 ,4 9
</line>
<line>
0 ,6 7
</line>
<line>
2 ,5 4 0
</line>
<line>
8,01*+07
</line>
<line>
* ,8 7
</line>
<line>
0 ,5 3
</line>
<line>
9 .8 * 0
</line>
<line>
1.640,00
</line>
</par><par>
<line>
25
</line>
<line>
45
</line>
<line>
5,10E+07
</line>
<line>
0 ,6 8
</line>
<line>
1 ,4 8
</line>
<line>
1 ,* 5 6
</line>
<line>
1,*6E+07
</line>
<line>
1 ,* 6
</line>
<line>
* ,7 3
</line>
<line>
* ,6 4 4
</line>
<line>
6,61E+07
</line>
<line>
1 ,5 5
</line>
<line>
0 ,6 *
</line>
<line>
1*.250
</line>
<line>
1.708,33
</line>
</par><par>
<line>
*0
</line>
<line>
47
</line>
<line>
3,99E+07
</line>
<line>
0 ,5 *
</line>
<line>
* ,8 9
</line>
<line>
2 ,0 0 1
</line>
<line>
*,07E+07
</line>
<line>
1 ,2 *
</line>
<line>
* ,* 9
</line>
<line>
2 ,7 4 8
</line>
<line>
5,50E+07
</line>
<line>
* ,2 *
</line>
<line>
* ,7 8
</line>
<line>
1*.*60
</line>
<line>
1.*76,67
</line>
</par><par>
<line>
35
</line>
<line>
48
</line>
<line>
3,54E+07
</line>
<line>
* ,4 7
</line>
<line>
* ,1 4
</line>
<line>
2 ,0 4 6
</line>
<line>
9,87E+*6
</line>
<line>
1 ,1 7
</line>
<line>
0 ,8 6
</line>
<line>
2 ,8 5 2
</line>
<line>
4,*1E+07
</line>
<line>
1 ,0 8
</line>
<line>
0 ,9 3
</line>
<line>
11.070
</line>
<line>
1.845,00
</line>
</par><par>
<line>
4*
</line>
<line>
*0
</line>
<line>
2,80E+0*
</line>
<line>
0 ,* 7
</line>
<line>
2 ,6 *
</line>
<line>
2 ,0 * 9
</line>
<line>
9,17E+06
</line>
<line>
1 ,0 8
</line>
<line>
0 ,9 2
</line>
<line>
2 ,9 5 6
</line>
<line>
3,89E+07
</line>
<line>
0 ,* 1
</line>
<line>
1 ,1 0
</line>
<line>
11.480
</line>
<line>
1.913,33
</line>
</par><par>
<line>
45
</line>
<line>
52
</line>
<line>
2,24E+07
</line>
<line>
0 ,3 *
</line>
<line>
3 ,* 7
</line>
<line>
2 ,1 3 1
</line>
<line>
8,56*+06
</line>
<line>
1 ,0 1
</line>
<line>
0 ,9 9
</line>
<line>
3 ,* 6 0
</line>
<line>
3,30E+07
</line>
<line>
0 ,7 7
</line>
<line>
1 ,* 0
</line>
<line>
11.890
</line>
<line>
1.981,**
</line>
</par><par>
<line>
50
</line>
<line>
54
</line>
<line>
1,81E+07
</line>
<line>
0 ,2 4
</line>
<line>
* ,1 7
</line>
<line>
2 ,1 7 2
</line>
<line>
8,00E+06
</line>
<line>
0 ,9 *
</line>
<line>
1 ,0 *
</line>
<line>
3 ,1 6 4
</line>
<line>
*,81E+07
</line>
<line>
0 ,6 6
</line>
<line>
1 ,5 2
</line>
<line>
12.300
</line>
<line>
2.050,00
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: *s autores (2020)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 7, a*t. 8, p. 12*-136, jul. 2021
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ww*4.**anet.com.br/rev*st*
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Rev. F*A, Teresina, *. 18, n. 7, ar*. *, p. 12*-1*6, jul. 2021
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<line>
www*.fsa*et.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aplic**ão Econômica da Ro*agem Tripla em Ve*culos de Carg*: Estudo *e C*so
</line>
<line>
133
</line>
</par><par>
<line>
No est*do do *ixo triplo (Tabel* 1), f*i verificada a existência de
</line>
<line>
*m incre*ento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
42,22% no número N e 15% de acréscimo de sob*ec*rg* para o mesmo dano potencialmente
</line>
<line>
gerado no *avimento.
</line>
</par><par>
<line>
A *igura 3 **dica a comparação de danos * vi*a útil (número N) *m *elaç*o
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
*obrecarg* para
</line>
<line>
pn*us duplos de
</line>
<line>
e*x* único e pn**s tri*los de eixo
</line>
<line>
*nico, devid* à
</line>
<line>
*arga
</line>
</par><par>
<line>
p*drã* no eixo. Verifica-*e que, se uti*izado com a r*dag*m tripla, consegue-se maior vida
</line>
<line>
útil de pn*us, u*ilizando a carga padrão no eixo. Enquanto a Fi*ura 4 ilus*r* a compar*ç*o de
</line>
</par><par>
<line>
dano* à vida útil (nú*ero N) para a **brecarg*
</line>
<line>
p*ra pn*us duplos de e*xo
</line>
<line>
único e pne*s
</line>
</par><par>
<line>
triplo* de eixo único utilizando a c*rga legal no eixo (n*rma *o e*xo brasileiro). Em amb*s os
</line>
<line>
cas*s d* ca*ga* simuladas, os gráficos mostr*m * va*tagem do *so de pneus triplos em e*xo
</line>
<line>
ú*ico, *m* vez que a curv* re*resenta*do este **nário es*á *cima daquel* de eixo único com
</line>
<line>
pneu* *uplos.
</line>
<line>
Figur* 3 - Comparação d* danos * vid* útil (número N) vs. sobrecarg* p*ra pne*s
</line>
<line>
du*los de eixo úni*o e p*eus triplos d* eixo ú**co d*v*** à car*a pa*r*o no e*xo.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Os autore* (2020)
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, v. 18, n. 7, art. 8, p. 124-136, jul. 2021
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<line>
ww*4.fsa*et.*om.br/revista
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<par>
<line>
P. B*ulos Fi*ho, I. A. Nä*s
</line>
<line>
13*
</line>
</par><par>
<line>
Fi*ura 4 - Comparação de d*nos à v*da útil (número N) vs. sobrecarga para pneu*
</line>
<line>
duplos de eixo único e triplo de *ixo ú**co devido à carga legal no eixo b*asileiro.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Os autores (2020)
</line>
<line>
Estes resultados in*icam que é poss*vel re*uzi* o imp**to *os p**imentos * o custo
</line>
</par><par>
<line>
re*ativo de transporte, considerando a utilização de pneu tr*plo
</line>
<line>
de eixo ún**o. Tor*es et al.
</line>
</par><par>
<line>
(2017) ci*am que o valor
</line>
<line>
de transporte da soj* depen** muito do cu*to do *rete e **rega*os
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
custos baseando-se *a adição
</line>
<line>
de um a
</line>
<line>
t*rc**ra roda ao eixo *adrão de rodagem dupl*
</line>
</par><par>
<line>
preco*izad* pelo D*partamento de Estradas *e *odagem - DER/SP e Depart*mento Nacional
</line>
<line>
de Infraestru*ur* de Transpor*es - DNIT. *oi proposta a distri*ui**o de carga *o p*vimento,
</line>
</par><par>
<line>
ad*ciona*do-se um
</line>
<line>
pneu extra ao eixo d* r*da*em dup*a d* caminhão, tr*nsformando-o em
</line>
</par><par>
<line>
ro**gem
</line>
<line>
*r*pla, o que fo* com*rovado
</line>
<line>
atra*és
</line>
<line>
da teoria dos eleme*tos *initos. Confo*me
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
re*i*ão bibliográfica apr*sen*ada, a preocupação com
</line>
<line>
o
</line>
<line>
transp*rte d* co*moditie* para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
expor*ação no Brasil, *om* a so*a, exige cad*
</line>
<line>
ve* m*is es*udos de
</line>
<line>
viabilidade econômi*a
</line>
</par><par>
<line>
e*tra*égic*s *ara man*er a competi*ividade e * eficáci* d* produção.
</line>
</par><par>
<line>
N**ta rota de 547,6 *m via BR-163, mas cons*derada 670 *m en**e as cidades
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Lucas do Ri* Verde a R**donópoli*, d* on*e
</line>
<line>
parte* o*
</line>
<line>
tre*s para o porto, o c*minhão de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 7, art. 8, p. *24-1*6, jul. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.c**.*r/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*plicação Econô*i*a d* Rodagem Tripla em Veículos de Carga: Estudo de *a*o
</line>
<line>
135
</line>
</par><par>
<line>
soja poderá transport*r a quantida*e de 1*,125 % * mais de carga, aumentando *ssim t*nto a
</line>
<line>
*uantida*e de ca*ga por fret*, bem **mo o v*lor tra*s*or*a*o, bene*icia*do o c*ntratante e ou
</line>
<line>
o transp**tador. *o*siderando um* análise *e sustentab*lidade, pod*-se inferir que haverá
</line>
<line>
meno* desgas*e de *aviment*s.
</line>
<line>
REFE*ÊN*IAS
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AMERI*AN ASSOCIATION *F STATE HIGHWAY AND TR*NSPO*TATION
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**ansporte e o im*ac** na escoação de gr*os exportados
</line>
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*e*o
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B*as**. Re*ista *ari*eña *e
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MAC*ADO, R. S et al. Logí***ca *a BR163 *as *xport*ções de soja da *oope**ucas (MT).
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R*vista FATEC Zo*a Su*, *.5, n.4, *.1-*2, 20*9.
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WARNER, J. South-South cooperatio*: Bra*il*an *oy dipl**a** l*oking East? Food
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S*curity, v7, p.1175-1*8*, **1*.
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<line>
C*mo Refe*enciar *ste Artigo, conform* ABNT:
</line>
<line>
BOULOS F*LH*, P; NÄÄS, I. A. Aplicação Econômica da *odagem Tripla em Veí*ulos de Carga:
</line>
<line>
Es*u*o d* Caso. Rev. FSA, T*resina, v.18, n. 7, art. 8, *. 124-136, jul. 2*21.
</line>
</par><par>
<line>
Con*ribuição **s Autores
</line>
<line>
P. Bou*o* Filh*
</line>
<line>
I. A. N*äs
</line>
</par><par>
<line>
1) concep**o * planejamen*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análi*e e i*t*rp*etação do* *ados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) elabora*ão *o rascunho ou *a revisã* crí*ica *o conteú*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na apr*vação da ve*são final do m*nu*crito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 18, n. *, art. 8, p. *24-*36, *ul. 202*
</line>
<line>
www4.fsa**t.com.br/r*vista
</line>
</par>Refbacks
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This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)