<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 8, art. 12, p. 226-244, *g*. 20*1 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*1.18.8.12 </line>
</par>
<par>
<line> * Investimento Público na Agricu*t*ra Famili*r: O *ronaf ** Piauí (2016-201*) </line>
<line> *ublic Inves*ment in Fami*y Agr*c*lture: Pro*af in Piauí (20**-2019) </line>
</par>
<par>
<line> *onceição *e Ma*ia Sou*a *atista *osta </line>
<line> Doutorando pel* Pr*grama de Pós-Gra***ção em Pol*ticas Públicas *ela UFPI </line>
<line> M*stre em Polí*icas Públicas pe*a U*iversidade Fed*ral do Pia*í </line>
<line> A*sistent* *ocial j*nt* à Secretari* d* *stado do *iauí. </line>
<line> E-mail: ceica_*a*ista28@ya*oo.com.br </line>
<line> Mas*lene Rocha Viana </line>
<line> D*uto*a em Ciências *ela *on*ifíc*a Univers*da*e *atólica d* São *aulo </line>
<line> Professo*a Universidade Federal do Piau* e do Programa de *ó*-G*a*ua*ão em *olí**cas Públicas da U*P* </line>
<line> E-mai*: masilene.r*cha@ufpi.**u.*r </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Endereço: Conceição de *aria S*u*a Batista **s*a </row>
<row> Ru* Delfim M*reira, 2370, **urival P*rente. </row>
<row> C*P:64.023-28*, Tere*ina-PI, Bra*il. </row>
<row> Ender*ço: Mas*lene Roch* *iana </row>
<row> Rua I*iranga, 1620, Ed. *lha*b*a, apto 701. Horto </row>
<row> Flor*s*al. CEP: 6*.049-912, **resin*-PI, Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> Editor-Chef*: Dr. Ton** Kerley de Alencar </row>
<row> Rodrig*es </row>
<row> Artig* recebido em 01/07/2021. Últ*ma ver*ã* </row>
<row> recebida *m 14/07/202*. Apr*v*do e* 15/07/2021. </row>
<row> Ava*iado pelo sistema Tri*le Review: *) Des* R*view </row>
<row> p*lo Editor-Chefe; e b) Do*ble Blind R*vi** </row>
<row> (avalia*ão ceg* por do*s *vali*dores da área). </row>
<row> Revi*ão: G*amatical, Norma*iva e de Formataç*o </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * *nv*stimento *úblico na Ag*icu*tura Famili*r: O Pronaf n* Piauí (2016-2019) </line>
<line> 227 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> An*li*e d* Agricultura Familiar no Pia*í com f*co n* desempenho do Pronaf no pe*íodo de </line>
</par>
<par>
<line> 201* a 20*9, tomando *omo referência os recursos ap*icados na* *tividades </line>
<line> agrícolas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pecuár*a*. * pe*quisa fo* *rod*zi*a * *artir de r*visão *ibliogr*fica em prod*ç*es acad*micas </line>
<line> e análise de docume*t*s, *m especial o* dados da Matriz *o **é*i** Rural do Banc* Central </line>
<line> do Brasil. *s r*sult*dos indi*aram a pro*minênc*a de contratos e recursos acessados no **auí </line>
</par>
<par>
<line> em subprogr*mas como o "microcrédito" e * "m*is </line>
<line> alime*to", dirigi*o* a *gricultores </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> baixa renda, so*ressain*o-*e um baixo desempenh* do prog*a*a para fazer frente aos </line>
</par>
<par>
<line> de*afi*s no mundo d* pr*dução e rep*odução da v*da na ag*i*ul**ra d* b*s** famili*res </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> **auí. </line>
</par>
<par>
<line> *ala*r*s-cha*e: Pro*af. Agricul*u** Famili*r. Polí*ica Púb**c*. </line>
</par>
<par>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> A*alysis of Family Farming *n Piauí with a focus on Pronaf's perf*rmance in the period from </line>
</par>
<par>
<line> 20*6 to 2019, taking as reference the r*sourc*s invested in a </line>
<line> agricu*tural and *ive*tock </line>
</par>
<par>
<line> a*t*viti*s. The research was prod**ed f*om a litera*ure review in </line>
<line> *cademic productions and </line>
</par>
<par>
<line> document ana**sis, especially da*a from the Rural Cred*t Matr*x of the Central Ba*k of </line>
<line> Brazil. The results indica*ed the p*omi*ence of contracts and r*source* accessed i* Piauí in </line>
</par>
<par>
<line> su*prog*ams s*ch </line>
<line> as "m*crocredit" and "more foo*", aimed at low-income *ar*ers, with a </line>
</par>
<par>
<line> low *erformance of the pr*gram to face *he challenges *n the world of p*oduction. and </line>
<line> repro**ction of life *n family-base* agriculture in Piauí. </line>
<line> *e* words: *r*naf. Family Farming. Pu*lic Polic*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 18, *. 8, **t. 12, p. 226-244, ago. *021 </line>
<line> ww*4.fsanet.c*m.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. M. S. B. Costa, M. R. Viana </line>
<line> *28 </line>
</par>
<par>
<line> * I*TRO*UÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O Pro*rama Nacional de *or*alec*mento da Agr*cu*tura *amiliar (*ro*af) é parte da </line>
<line> his**ria da ag**cultura famil*a* no Brasil a *art*r d* *omento que o Esta*o *riou uma linha de </line>
<line> crédito *oltada para *tender as dem*ndas dos *gricultor*s f*mil*ares, e*tes que por mu*to </line>
<line> tem*o ficaram à margem d*s ben*fí*ios *a política a*rícola, *á que * c*édito não er* a*es*í*el </line>
</par>
<par>
<line> à g*ande maio*ia dos agr*cultor*s de baixa *enda. Esses trabalhado*es </line>
<line> do campo, *or vezes </line>
</par>
<par>
<line> *esprovidos até mesmo d* *cesso à prop*iedade d* terra e desenvolvendo suas ativida*es com </line>
</par>
<par>
<line> baix* </line>
<line> acess* *s t*cnologias, for*m em qua** *oda a h*stória b*asileira desprov*dos d* </line>
</par>
<par>
<line> i*centiv*s * cr*dit*s púb*i*os (COSTA; VIANA, 2021). </line>
<line> No entanto, a p*rtir da criaçã* *o Pronaf em 1996, e *a instituiç*o, em *006, da **i </line>
</par>
<par>
<line> *ue definiu *s diretri*es para a formul*çã* da Política Nacional da Ag*icu*tura Fa*iliar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Empr*endimento* *amilia*es Rurai*, oport*nidades de acesso a crédito for*m aber**s </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> esse p*blico. *o***i*, d* lá pa*a *á as pe*quisas indi*am a *ep**dução das d*sigualdades no </line>
</par>
<par>
<line> acesso a </line>
<line> crédit*s, r*pr*duzindo-se muitas desiguald*des regiona*s e </line>
<line> profundos óbices n* </line>
</par>
<par>
<line> c*mi*ho d* desiderat* de *ort*l**er a agricultu*a *amiliar como demand*m trabalhadores de </line>
<line> e*ta*o* que, com* o Pi*uí, ainda o**en*a* muitos ind*c*dores de pobreza e *isé*** ** campo. </line>
<line> O *studo aqui apresentad* está focado na "oferta" pública de crédi** à Agricult**a </line>
</par>
<par>
<line> *amilia* no Piauí * to*a co*o **ferên*i* os recu**os do Prona* aplicados nas </line>
<line> ativid*des </line>
</par>
<par>
<line> agríco**s e *e*uár*as no Estado no per*odo de 201* a 201*. O presente a**igo constit*i parte </line>
</par>
<par>
<line> dos e*forços de </line>
<line> u* a </line>
<line> pe*qu*s* vo*tada </line>
<line> para anali**r *s novas determ*n**ões da p*oduç*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> r*produç*o da A**i*ultura Fam**iar fr**te à dinâmica do agro*egócio, </line>
<line> *om </line>
<line> * foco </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> r*lações de traba*ho, uso e ocu*ação da terr* e * qu*stã* socioam*ient*l, desenvolvi** a **rtir </line>
<line> de *bordagem qualita*iva, e u*ili*ando varia*as téc*i*as ** prod*ção de dados1. </line>
</par>
<par>
<line> O texto a *egu*r está estrutu*a*o de *orma * *xplicitar *esta s**ão </line>
<line> os </line>
<line> **ementos </line>
</par>
<par>
<line> *n*ro*u*órios, seguidos da pa*te concernente a* *e*eren*ia* teó*ic*, onde situam*s o *on*exto </line>
</par>
<par>
<line> d* eme***ncia e as*ectos mais *era*s </line>
<line> da trajetória do Programa em tempos de </line>
<line> avanço </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> ori*ntação neoliberal e de </line>
<line> cresc*mento das demandas do* movimentos sociais </line>
<line> n* </line>
<line> campo, de </line>
</par>
<par>
<line> *orma consolidar o* ag**cultor*s *amili*res com* sujeito* de *i*e*tos e * </line>
<line> alvos da *ten*ã* </line>
</par>
<par>
<line> públ*ca, via Pronaf. </line>
</par>
<par>
<line> Na s*quência, apont*mos a **todo**g*a </line>
<line> de**nvolvi*a *ara pro*ução do artigo e o* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> re*ult*do* e dis*us*ão, seção na qual analisamos o des*mpe**o *o crédito do Pro*a* no Piauí, </row>
</column>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> * *ludida pesquisa *tendeu aos r*quisitos das Re**luções *o C*n*elho *aciona* de *a*de que t*atam de </row>
<row> pesquisa c*m seres **manos, t**do si*o submetid* e *provada *elo Comitê *e Ética em *es*uisa da UF*I. </row>
</column>
</par>
<column>
<row> Rev. FSA, *eres*n*, v. *8, n. 8, art. 1*, p. 226-244, ag*. 2021 *ww4.fsanet.com.br/revista </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Inv*stimento Pú*li*o na *gri*ultura Fa*iliar: * Pron*f no Piauí (2016-2019) </line>
<line> 229 </line>
</par>
<par>
<line> no período </line>
<line> d* 2*16 2019, com es*ecial atenção ao* a </line>
<line> acha**s rel*tivos a investi*ent*s, </line>
</par>
<par>
<line> quan**dade de contratos * sub*rogram**. Seguem-se a e*sa seção as *otas </line>
<line> conclusi*a* </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> intuito d*, à lu* d* *iálogo c*m literatura anal*sada, a </line>
<line> apon*ar a r*le*ânc*a do acesso ao </line>
</par>
<par>
<line> *réd**o pa*a os agricultor*s famil*ares, *ado ao *u**ro de </line>
<line> pobreza rural do Estado, </line>
</par>
<par>
<line> identificand* a proemin*ncia do i*vest*mento na a*r*cul*ura famil*ar em </line>
<line> su*pr*gram** </line>
</par>
<par>
<line> esp*cíficos dir*gido* </line>
<line> a a**icult*r*s de baixa *en*a, ao tempo em que </line>
<line> sobressai um </line>
</par>
<par>
<line> desempenho de pe**e*a monta </line>
<line> pa*a *azer *rente aos desafios *ue se fazem re*lida*e *o </line>
</par>
<par>
<line> mu**o *a produção e rep**du*ão da vida ** a*ri*u*tor fami*iar *m *olo *iaui*nse. </line>
<line> 2 REF*RENCI*L TEÓRICO </line>
<line> Os trabalha*ores do campo, e* particu*ar os campone*es da lida *a roça qu* tiram d* </line>
<line> *uas atividades *rod*tivas os al*mentos para a sub*istência e r*produ**o do núcleo familiar, </line>
</par>
<par>
<line> são, de longa data, uma categoria </line>
<line> sub**tern*zad*, mui*as vezes invisibilizada </line>
<line> qua*to obt*r a </line>
</par>
<par>
<line> respostas públicas para suas dem*nda* e n*ces*ida*es socia*s e econômicas. Em **ande ***te </line>
</par>
<par>
<line> do </line>
<line> sé*ulo XX, o Estad* </line>
<line> *ra*ileiro inve*tiu em polít*cas assentadas </line>
<line> *m uma perspecti*a </line>
</par>
<par>
<line> nacional *esen*olvimentista *ue em muit* des*onsiderou a* distintas </line>
<line> *xpressões da qu*stão </line>
</par>
<par>
<line> soc*al n* campo. </line>
</par>
<par>
<line> Porém, o ocaso d* último *er**do *utorit*ri* e os anos que s* seg*iram comportaram </line>
</par>
<par>
<line> m**imentos sociais ati*os *a cena pública fazendo a*ançar * </line>
<line> process* de *edemocratiza*ão </line>
</par>
<par>
<line> *o Brasil, tempo em que novos atore* </line>
<line> entra*am e* c*na. No **nal do* a*os *980, os </line>
</par>
<par>
<line> traba**adores e os pobres nas *id*des, muitas vezes sem t*t*s, migrados do campo, er** o* </line>
</par>
<par>
<line> m*is expres**vos su*eitos das luta*; </line>
<line> no* anos 199* os trabalh*dore* rurais sem-terra, com </line>
</par>
<par>
<line> inovações em seus repertórios pol*ti*os, co* </line>
<line> ocupa*õ*s e acamp*me*tos que </line>
<line> irrompiam </line>
</par>
<par>
<line> *riativ**ente desfraldan*o * bande*ra da reforma *grária ous*vam sa*udir o Es*ado para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> velho pr*ble*a *a c*ncentração *u*diária e * abandono dos trabalh*dores pobres do "mundo </line>
<line> ru*al". </line>
<line> *uan*o F*rnando Hen*ique Card*so as*umiu o governo do Bras*l er* crescente a onda </line>
<line> de *io*ência con*ra *rabalhadores em geral e as *cupaç*es como mecanismos de acesso à terr* </line>
</par>
<par>
<line> propiciaram u* a*me*to do debate em to*no *a reforma </line>
<line> *gr*ria. Dois </line>
<line> fatos *arca**m ** </line>
</par>
<par>
<line> primeiros anos do seu gover*o: os massacres d* Corumbiara, em Rondônia, e o de El*or*do </line>
</par>
<par>
<line> dos Ca*ajás, no Pará, resultando em morte* de trab*lha*ores, e a **líc*a sendo </line>
<line> v*s*a como </line>
</par>
<par>
<line> r*sp*nsá*el pelos ma*sacres, *e*s a*os s* transformando e* violência inst*tucionalizada </line>
<line> (SCHNEIDER; *R*SA, 2*15). </line>
<line> Rev. F*A, Te*esin* PI, v. 18, n. 8, *rt. 12, p. 22*-2*4, ago. 2021 www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. *. B. Co*ta, M. R. Viana </line>
<line> 230 </line>
</par>
<par>
<line> E*se era, em part*, o c*n*ri* em q*e br**am </line>
<line> *s </line>
<line> novas re*pos*as </line>
<line> públicas </line>
<line> aos </line>
</par>
<par>
<line> pro*lemas emergentes na con**ntura pol*tica, econômic* e so***l dos ano* 19*0 e que faz </line>
<line> emergir, e* 1996, o P*onaf resso*ndo *o mu*do *ural co*o imp*rtante ferrament* de crédito </line>
</par>
<par>
<line> ao agricu*tor </line>
<line> fam*liar e *irmando incorporaçã* da categoria a </line>
<line> agricultura f*miliar à a*enda </line>
</par>
<par>
<line> pública. Mas q*em olhava </line>
<line> par* aqu*la </line>
<line> c*nju*tura pensa**o que </line>
<line> o process* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> democratização segu*ria "em berç* *spl*ndido", lo*o debruçou-*e e* mais </line>
<line> um *apítul* da </line>
</par>
<par>
<line> história </line>
<line> polític* brasileira de c*ntrov*r**as </line>
<line> * </line>
<line> pro*etos **líticos em dispu*a, já **e agenda a </line>
</par>
<par>
<line> neoliberal chega como uma a*alanche reconfigu*ando as forç*s política* em disputa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> e*c*minhando-*e heg**onica*e*te nas *rientações no Estado br*s*l****, malg*ado o desenho </line>
</par>
<par>
<line> norma*ivo for*ad* na constituição br*sile*r* de 1988, </line>
<line> nascido de um proc*ss* alinhad* </line>
<line> ao* </line>
</par>
<par>
<line> *ecl*mos de participação e de*ocra*i*ação da vida pública. </line>
</par>
<par>
<line> D*start*, no âm*ito da gestã* p*bl**a, des*aca-*e nesse período o processo </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> conduzi* o paí* ao receituár*o neol*beral, promove**o a *ua inserção no *ercado global e * </line>
</par>
<par>
<line> adoção pelo Estado de medid*s de p**vatização e de redução dos </line>
<line> ga*t*s so*iais, </line>
</par>
<par>
<line> i*plementando, portanto, u*a polític* subordinada aos in**resses do c*pital internacional e </line>
<line> de orientação *eoliberal, na medida em que * Estado assumia, conform* indica Bravo (2006, </line>
<line> p. 100), * papel *e mínimo para * t*a***ho e *áxi*o para o m*rcado, deixando de "ser o </line>
</par>
<par>
<line> responsável direto pelo d*se*volvimento econômico * so*ial" e se tornando </line>
<line> promotor </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> r**ulador, ** **a*sferi* p*ra o *etor privado ** atividad*s que an*es eram *ua *ompetência. </line>
<line> Co* efeito, esse é o espaço-te*po em q*e s* dá a gênese da agr*cultura *a*iliar *omo </line>
</par>
<par>
<line> categoria/c*nceito e como alvo de </line>
<line> políticas públi*as, em *ue el* se fir*a co*o </line>
<line> tese, como </line>
</par>
<par>
<line> p*radigma * co*o política com progr*ma específico (COSTA, VIAN*, 202*), *u seja, uma </line>
<line> co*jun*ura s*ci*-p*l*tic* e *conômica de r*direcioname**o das f*nçõ** do Estado, co* fortes </line>
<line> de*erminações da P*lítica *e Ajus*e Neoliberal2. </line>
<line> Foram indisc*t**elmente a*os de a*teraçõe* na di*â*ica do mundo rural. Favareto </line>
</par>
<par>
<line> (2*06) ***nta que </line>
<line> no início dos *nos de 1990, o projeto *o*ítico ta*to da Co*feder*ç** </line>
</par>
<par>
<line> Na*ional do* Trabal*adores na Agr*cult*** (Contag) *uanto no Departame*to Nacio*al Rural </line>
<line> da Cent*al Úni*a **s Trabalhadores (*UT) se e*c*ntrava em crise, *mbas co* dilemas q*e </line>
<line> exigiam readequ*ções e atualizações. Em 1995, * Contag se filiou à CUT, em um p*ocesso </line>
<line> que repr*sentou "*ma soma *e es*orços contra a *mpla*t*ção do mo*elo neoliberal", </line>
</par>
<par>
<line> enten*e*do que j*ntas </line>
<line> *od*riam desencadea* uma ampla mobiliza*ão par* barrar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<column>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> Ta* política foi implanta*a no gove*no de *e*nando Co*lor de *ell* e aprofundada nos gove*n*s d* Fernando </row>
<row> *enri*ue Car*oso, juntamente com o proc*ss* de reestrut*r*ção p*odutiv* do *api*al. Os efeitos combi*ados </row>
<row> de ambos prod*ziram consequ*ncias profundas *ara a classe tr*b*lhadora brasil*ira (ANTUNES, *011). </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Tere*ina, v. **, n. 8, art. 12, p. 226-244, ago. 2021 </line>
<line> *ww4.fsanet.*om.br/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Investimento *úblico na Agri*ultura Familiar: O Pronaf no Piauí (*016-2019) </line>
<line> 231 </line>
</par>
<par>
<line> con*olidação do neoliberalismo e "apresentar alt**nat**as às reformas estrutu*ai* *ue o P*ís </line>
<line> necessita" (CONTAG, 1995, p.95). </line>
<line> Na época, essas duas grandes organizaçõ*s h*v*am c*nstruído traj*t*rias robu*tas, </line>
</par>
<par>
<line> *final a Contag apresentava, confo*me relembra Favareto (2006, </line>
<line> p.38), "*ma est*u*u*a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> invejá*el *apilaridade" com 3.2*0 sindicato* *ficialm*n*e existent*s e ad**irido </line>
</par>
<par>
<line> "reconhecimen*o *ocial </line>
<line> como organização s*ndi*al </line>
<line> progressista [e com] </line>
<line> capa*idad* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> inte*locuçã* com o Estado em diversos níveis". Por seu turno, o novo sindicalismo "tamb*m </line>
</par>
<par>
<line> gozava de forte re*onheci*en*o soci*l, </line>
<line> **an*e ca*acidade de expressão e mobilizaç*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ap*esentava c*nte*do* e *ráticas renovadores da trad*ção *i*di*al. To**vi*, isso não impe*iu </line>
<line> qu* * Contag *niciass* es*e perí*do, "sofrendo o desgaste *e **a forma de se rela*ion*r com o </line>
</par>
<par>
<line> Esta*o" e a dificuldade em promo*er *tu*lizações mais profund*s </line>
<line> em seu pr*jeto sindi*al, </line>
</par>
<par>
<line> "seja nas suas bandeiras de lu*a, sej* nas su*s fo*mas organiza**vas, seja *as c*racterística* da </line>
</par>
<par>
<line> ação sindica* ainda em muit* </line>
<line> pautad* </line>
<line> pelo leg**ismo". Para *avareto, "no caso da ve*tent* </line>
</par>
<par>
<line> cu*i*ta, os *im*tadores estavam n* dificu**ade e* firmar-** como o interloc*to* pri*il*giad* </line>
<line> per*nte * Estado e e* amp*iar sua inserç*o en*re os sindicat*s d* base contaguia*a </line>
<line> (FAVARET*, 2006, p.38). </line>
<line> Com e*e*to, como asseve*a Favareto (2006, p. 39), * histó*ica bandeira da *eforma </line>
</par>
<par>
<line> agrária da Co**ag foi </line>
<line> p*ogre**ivamente e*vazi*da o* assum*da por outr* </line>
<line> ato* soc*al, o </line>
</par>
<par>
<line> Movimento dos Tr*b*lha*ore* *urai* Se* Ter*a (MST), o que p*de s* expli**r </line>
<line> "tant* aos </line>
</par>
<par>
<line> méritos *neren*es a e*s* *ovimento, suas es***tégi*s, sua vita**dade e repr*sentatividade, </line>
</par>
<par>
<line> com* també* ao *x*essivo *e**lismo com *ue federa*ões e a próp*ia Contag tratavam </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> tema". O MS* foi o g*ande movi**nto so*ia* dos anos 1990, reatu*liza*do a l*ta e a bandeir* </line>
</par>
<par>
<line> do *ampo, com atos polí*icos robustos e </line>
<line> es**atégias distintas *e pautar *eus </line>
<line> in*eresses, </line>
</par>
<par>
<line> c*ntribuindo </line>
<line> par* </line>
<line> gerar incremen**s nas </line>
<line> política* volt*d** par* o* a**ent*men*** para e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> agricult*ra familiar. </line>
</par>
<par>
<line> É nesse sent**o que Wanderley (*014, p.31) afirm* ter cresc*do ness* década </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> org*nização de camponeses co* vistas à afir**ção da autonomia dos ag*icultores familiares, </line>
</par>
<par>
<line> "co*sid**ando-os *ortadores de uma exp*riência </line>
<line> camponesa, que o* tornam capazes </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> as*umir, so* outros moldes, o *r**resso da agr*cultura e do meio </line>
<line> rura* brasileiro". Segundo </line>
</par>
<par>
<line> ela, o agricultor familiar nã* é *m sujeito passi*o, na medida em **e *on*trói **a história em </line>
</par>
<par>
<line> um </line>
<line> emara*ha*o campo de forças e faz </line>
<line> isso "*ecor*endo à sua pr*pria ex*e*iência </line>
</par>
<par>
<line> (camponesa) e procurand* ad*ptar-se" aos no*os "*e*afios </line>
<line> do d*senvolvimen** rural" </line>
</par>
<par>
<line> (**N*ERLEY, 2003, p.5*). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 8, *r*. 12, p. *26-244, **o. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. M. S. *. Costa, *. R. Via*a </line>
<line> 232 </line>
</par>
<par>
<line> E**u*nto as organizações do campo se mobili*a*am e const*uíam s*a* reivind*c*ções </line>
<line> por m*io das manif*stações, n* academia, *omo indicam Niederle, *ial** * *onterat* (2014), </line>
</par>
<par>
<line> eram pro*uzi*os *onhecimentos tanto p*ra dar **stentação às ações do Estado </line>
<line> *omo para </line>
</par>
<par>
<line> contribuir no en**ndimen*o do lug** e *a *mportância d* agricul*ura fa*i*ia* e* face </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> n**essidade de amp*ia* a oferta *e alimentos3. </line>
</par>
<par>
<line> No que se refere *o us* da den*m*na*ão de agricultor *a*iliar, Pico*otto e Medeir** </line>
<line> (2017) in*icam que *** 1990, para o De*a**ame**o Na*ional Rural da CU* a i*entidade </line>
<line> pr*dominante era *equeno produtor. Somente p** ocasiã* d* II C*ng*esso Nacional do </line>
<line> DNTR/CUT, rea*izado em 1993, a construção de um P*o*eto Alter*ativo de De*envolvimento </line>
<line> *om a priorid**e do fortalecim*nto da agricultu*a f*mili*r foi o tema central da discuss*o. * </line>
<line> consagração da categoria agricultur* famil*ar, para os auto*e*, *correu em 1995, *or *ficác** </line>
</par>
<par>
<line> d* mobiliza*ão dos "Gr*tos da Terr*" e de out**s ev*n*os de pequeno* </line>
<line> pro*ut*res que se </line>
</par>
<par>
<line> realizar** em diferentes par*es do país4. </line>
</par>
<par>
<line> Na seq*ência de reco*hecime*to *a agricultu*a fam*liar e criação do *ro*af em 1996, </line>
<line> ocorre a criação do *inisté*io do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Secret*ri* da </line>
<line> *gricultura Familiar (SAF) em 1999. Em 2006, já n* governo de *ula, é in**ituída a Lei da </line>
</par>
<par>
<line> Agricultur* Fa*iliar, reconhe*e*do a c*te*oria soci*l de agr*cultor </line>
<line> famil*a*, definind* *ua </line>
</par>
<par>
<line> es*rutura con*eitual e </line>
<line> ba*i*ando a* pol*ticas públicas p*ra este gru*o social (SCH*EID*R; </line>
</par>
<par>
<line> GRISA, 2015). No entanto, entendemos, como P*col*tto (2014, p.65), que tal reconhecimento </line>
<line> não deve *er entend*d* "como uma *e*a consid*ração formal *a categori*, *autada e* l*is e </line>
<line> p*líticas públ*cas, mas como u* process* complexo de construção de g*upos ou categoria* </line>
</par>
<par>
<line> soc*ai* rurais inferioriza*as hist*ri*am*nt* em luta por fazer-se reconhec*r *re*te a outr*s e </line>
<line> atores e perante o Es*ado". </line>
</par>
<par>
<column>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> Nie*e*le, Fialho e Co*te*ato dest*cam o es**do FAO/IN*R*, de 1994, deno*inado "Diretrizes de P**ítica </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Agrár*a </line>
<line> e Desenvolvi*ento S*ste*tável", como o primeiro dese*h* da pol*tic* de agricultur* fam*liar. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo *les, "a n**ida*e ***zida *or e*s* estu*o, conjugada a uma s*rie de *udanças políticas em curso nos </line>
<line> anos 1990, fez *om qu* o E*tado incorpora*se um no*o refer*nci*l d* desenvolvimento ru*al. O re*ultado do </line>
<line> diálogo entre academia, gover*o e movimentos sindicais foi a c*iaçã* *o Programa Nacional de Fortale*imento </line>
<line> da Agricultura Familiar (Pronaf), cujo reconh*cimento suste*tou-se *a ca*acid**e d* agr**ultura f*miliar em </line>
<line> *bsorver a mão de obra rural e ampliar a oferta de alimentos" (*014, p.14). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 4 </row>
</column>
<column>
<row> Os ev**tos d* jornada do "Gri*o da Terra Brasil" ao longo de mais d* duas d**adas </row>
</column>
<column>
<row> foram *omen*os de </row>
</column>
</par>
<par>
<line> f**tale*imento da luta e das *rganizações. *o longo dos anos as organizaçõ** *oram qualif**ando tanto </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> conteúdo quan*o * forma *e aprese*ta*ão das reivindicações, m*terializadas em um documento, den*minado </line>
<line> de "*auta ** Reivindicaçõe* do Movimento Sindical de trabal*adores e Tr*balhadoras Rurais (*STTR)", </line>
<line> entregue n* di* *a manifestaçã*, ao governo federal. Na *ltima *diçã* do "Gri*o da Terra Brasil", em 2016, * </line>
<line> p*uta de reivindicação *oi voltada para o "investiment* em *olíticas es*rutura*tes capazes de gerar *mp**gos, </line>
<line> distr*bu*r renda, red*zir as *esigualdades sociais e un*v*rs*lizar *s d*reitos de op*rtunidades para o* *uje*t*s </line>
</par>
<par>
<line> viverem t*aba*harem com di*nidade no meio rural" e *com*anhada de uma *lanil*a *rçamentária tratand* e </line>
<line> es*ecificamente do crédito de fo*tale*im*nto da Ag*icultura Fa*iliar (CONTAG, 2*16, *.2). </line>
<line> Re*. FSA, Teresi*a, v. *8, *. 8, art. *2, p. 226-244, ago. 2021 www4.fsane*.co*.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *nvesti*ento Públic* na Agricu*tura Fam*l*ar: O Pronaf ** Piauí (2016-201*) </line>
<line> 233 </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Picolo*to (2014, p.64), *sse **conhecimento como uma ca*egoria </line>
</par>
<par>
<line> s**iopolíti*a *co*reu de </line>
<line> t*ê* for*as distintas, ma* complementares entre si: "a </line>
<line> primeira di* </line>
</par>
<par>
<line> res*eito ao aumento de </line>
<line> sua i***rtâ*cia p*lítica e dos ato*e* qu* se constituíram como seus </line>
</par>
<par>
<line> representantes" co* f*rmação a </line>
<line> da Federação </line>
<line> dos Tr*balhadores *a Agr*cul*ura Familiar </line>
</par>
<par>
<line> (FETRAF), mas t*mbém c*m a re*rientaç*o polí*ica da Cont*g, qu* *asso* a fazer </line>
<line> *s * </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *a*egori* agri*ulto* familiar. A segunda </line>
<line> for** aludi*a *or Picolotto *iz respe*to "ao </line>
</par>
<par>
<line> reconh*cimento in*titucional propiciado pe*a defin*ção *e espaço* no Est*do, </line>
<line> *riação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *olíticas públi*as e pela Lei da Agricu*tura *amilia*", ao que o autor ac*escenta uma terceira </line>
</par>
<par>
<line> for*a, o fato ** ter o*orr*do uma "reversão d** valorações negativas que eram </line>
<line> *tribu*d*s </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> este modelo de agricu**ura, tais como: *trasada, ineficiente e inadequada" (grifos d* autor). </line>
<line> A per**ectiva de uma a*ri**ltura inferior, l*mbra Picolott* (2*14), * hi**ór*ca no </line>
</par>
<par>
<line> *ras*l. So* o aspec*o soc**econômic*, e*a f*i considerada *em </line>
<line> *mpo*tância tanto </line>
<line> *ara </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Estado como para as c*asses domin*ntes e *o se desenvo*v*r foi su*sidiária dos inte*e*ses da </line>
</par>
<par>
<line> grande explor*ç*o agrop*cuária. As*im, exerce* o pap** de s*cu*dár*a **s regiões onde </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pr*dução </line>
<line> agrícola fo* destinada pa*a expor*ação, mesmo </line>
<line> **oduzindo o alimento para a* </line>
</par>
<par>
<line> popu*açõe* das ci*ades * sua mão de obra serv*n*o como reserv* *ara atende* ao* interesses </line>
</par>
<par>
<line> d*s gr*n*es e**loraç*es. Ou </line>
<line> seja, "a invisibilidade soci*econômica e p*lític* d* </line>
<line> a*ricultura </line>
</par>
<par>
<line> de ba*e fa**li*r </line>
<line> foi fruto de um longo processo d* subjugação e, em m*itos casos, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> de**ndênc*a da grande a*ri*ultura de expo*taçã*" que, ass*ntada na grande p*op*iedade, foi </line>
<line> dom*nant* *m to*a a histó*ia brasil*ira e ** imp*s como modelo so*ialmente reco**ecido </line>
<line> (PICO*OTTO, 2014, p.65). </line>
</par>
<par>
<line> Mas o Pronaf comp*rtava * pr*mess* de crédito * for*alecimento *a </line>
<line> agricultu*a </line>
</par>
<par>
<line> familiar. Teria c*mprido e*sa tar*fa?* *o processo de est*ut**ação *a política, o Pr**af viveu </line>
<line> uma t*ajetória de muitas mu*anças *om vista* a atender pr*ncipalme*te as dema*das </line>
</par>
<par>
<line> apresen*adas </line>
<line> *el*s org*nizaçõ*s do **mpo. *o* is*o, o Estado *mpl*ou </line>
<line> os recurso* </line>
</par>
<par>
<line> financeiros, reduziu os juros, aumentou o* valo*es financiados e os limites da *end* **uta dos </line>
<line> agric*ltores para que estes pudessem ser enquadrados nas linhas d* crédito. Ess*s mud*nças </line>
</par>
<par>
<line> *e*or*eram, </line>
<line> conforme *risa (2012, p. *84), </line>
<line> "do </line>
<line> a**endiz*do ori*ntad* pelas políticas </line>
</par>
<par>
<column>
<row> públicas, *e mod*ficaçõe* *olíticas no fórum de c*muni*ades de pol*ti*a pública e da entrada </row>
<row> *e novos atore* nes*e esp*ço, envolvendo mai* o* menos conflitos e dia*ogan*o em diferen*es </row>
</column>
<par>
<column>
<row> 5 </row>
</column>
<column>
<row> Há uma vas** literatura tratando dess* *emá*ica que no m*men*o não nos *abe focar a*ui, embora ao tr*t*r de </row>
<row> um P*og*ama com duas dé*ada* e m*i* de *tuação, ess* é uma inda*aç*o de *undo d* to*o *sforço para </row>
<row> analisar seus contornos. *ss* * uma *n*agação, obviamen*e, aliment*u inúme*as pesquisas. Para quem deseje </row>
<row> um balanço dos *feitos do Programa *o Brasil, pode enco*trar nos tr*b*lho* d* Carneiro, Palm e **var*ng* </row>
<row> (201*) e Mattei, (2010) *ont*ibuiçõ** valios**. N*ssas produções podem ser localizadas fontes úteis q** </row>
<row> analisam o *rona* por dif*rentes ângulo* de intere*se. </row>
</column>
</par>
<column>
<row> *ev. F**, Teresin* PI, v. 18, n. 8, **t. 12, p. 226-244, ago. 2021 www4.fsa*et.com.br/revista </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. *. S. B. Costa, M. R. Viana </line>
<line> 234 </line>
</par>
<par>
<line> *rau* c*m o refer*ncial institucionalizado"6, m** t*mbém d*s "crí**cas ao ref*renc*al </line>
<line> produtivist* ** Pr*grama" n* bu*ca de c*nstruir alter*ativ**, "como for*m os casos da </line>
<line> cr*açã* *o Pr*n*fin*o, dos grupos do Programa (A, B, C, D e E), da* "lin*as *er*es" e, mai* </line>
<line> *e**n*emente, do Pronaf *ustentável". </line>
<line> Anal*s***o * f*nciona*ento do *ronaf, Aquino e Schn*ider (2011, p. 30*) ap*ntaram </line>
<line> que o Programa "se transfo*mou em um importante *nstrumento de f*n*nc*amento públi*o </line>
<line> para os agricult*res familia*es do B*asil, cont**o o modelo dist*i*uiçã* e ap*icação dos </line>
<line> **c*rsos do prog*ama aprese*tou *m *ié* concentr**or, seto*ial e pro*ut*vista", de apre*entar </line>
<line> di*icu*dad*s em inve*tir em ações que diversif*quem os mei*s de vida das f*mí*ias rur*is e de </line>
</par>
<par>
<line> promove* inova*ões te*no*óg*cas </line>
<line> pa*a se cont**por à lóg*ca do modelo *rodutivista vigente </line>
</par>
<par>
<line> no *am*o brasil*iro. Ne*sa per*pec*iva, apont*ram *s autores: </line>
</par>
<par>
<line> [E* pri*eiro *u*ar] s*s**ma *e inc*n**vos *o Pronaf-c**di*o tem sido orientado * </line>
<line> m*ito mais **ra mas*ifica* * número de contratos *ssinados a *ada ano do q*e para </line>
</par>
<par>
<line> promover * uso </line>
<line> **ansformador dos recursos empresta*os **s </line>
<line> realidades so*iais e* </line>
</par>
<par>
<line> que eles *e inserem. Em *egundo lugar, </line>
<line> [...] o modelo </line>
<line> de a**i*ultura pr*conizado </line>
</par>
<par>
<line> pel* programa está *ntima*ente ligado com lógi*a setor*a* e pr*dutivista do a </line>
<line> padrão de *ese*volv*mento co*venc*ona*. [...] Em te*ceiro lugar, deve-*e considerar </line>
</par>
<par>
<line> q*e ain*a prevalece </line>
<line> n* B*asi* uma "cultura i*st*tucional" que in*iste n* *d**a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> associar o bem-e*tar </line>
<line> dos habitante* do me*o rur*l ao crescimento exclu*ivo </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> atividades agropecuá*ias. Esta visão se*o*ial, resist*nte * mudan*as, é </line>
<line> *ma heran*a </line>
</par>
<par>
<line> históri*a da política agrí*ola adotada nos anos 197* para *romover a modern*zação </line>
</par>
<par>
<line> da agricultur* </line>
<line> nacional e c*n*inua "im*regn*da" na men*e dos m*diadores soc*ais </line>
</par>
<par>
<line> (órg*os de ass*stência técnica e *anco*) encar*egados de massif*car a distribu**ão </line>
<line> dos recursos do *rograma (AQUINO; SCHNEI*ER, 20*1, p. 3*1-332). </line>
</par>
<par>
<line> Assim, os autores inferiram </line>
<line> que o crédito do Pronaf não é sufic*ente pa*a provoc*r </line>
</par>
<par>
<line> *udanças profundas na vi*a d*s agric*ltores *amili*r*s e "no pa**ão sociotécn*co de </line>
</par>
<par>
<line> prod*ç*o que vig*ra no meio rura* brasileiro". Eles assev**am, </line>
<line> *od*via, a </line>
<line> importân**a </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> integraçã* do Pron*f co* outras *olíticas públicas volta*as p*ra o c*m*o, com* a *un*iária, a </line>
</par>
<par>
<line> educaci*nal, a assistência técnic*, * co*ercializ*ção, a m*lho*ia da </line>
<line> infraest*utura *ural e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ifu*ão de *ecnologias *en*s agressi*as *o meio am*iente. </line>
</par>
<par>
<line> As*ociad* a is*o, é importan*e re*salt*r - *omo já sinalizado por Costa e Vi*na (2021), </line>
<line> em análise dos *ado* do censo agrop*cuário de 2017 -, que a agricu*tu*a familiar no Brasil </line>
</par>
<par>
<line> e*colheu em tempos ma*s recentes, "com uma *e*ução de 9,5% no n*me*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> estabele*im*ntos classif*c*do* com* d* *gr*cultur* fami*iar, em relação ao Censo, de 2006" * </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 6 </row>
</column>
<column>
<row> G*isa (2010) r*fe*e-se aos principais ***u** de di*c*ssões, d*ba*es e co*flit*s no contexto ** em*rg**ci* </row>
</column>
<column>
<row> e </row>
</column>
</par>
<par>
<line> estruturaç*o do P*on*f: o da a*ricultura familiar, * científi*o, da comunicaç*o política e o agro*cológic*. A </line>
<line> au*ora *estaca que embora os fóruns fossem reg*lados por diferentes interesse* era p*r*itida a part*cipaçã* de </line>
<line> ato*es so*iais em mai* *e um fórum e essa parti*ipação favore*ia a circ*lação e a defesa das *esmas ideias. </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 18, n. 8, ar*. 1*, p. *26-244, ago. 2*21 w*w4.fs*net.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Inv*s*imento Público na *gricultura F*milia*: O Pronaf no Piau* (2016-2*19) </line>
<line> *3* </line>
</par>
<par>
<line> fo* úni** s**mento a perder m*o de obra (IBGE, 20*9, p.97), o q*e sinali*a **ra um o </line>
<line> expressivo cresci*ento do agronegócio em d*trime*to *a agricultura em bases familiares, </line>
<line> estas que, em geral apre*e*tam-se des*rov*das *os maq*i*ár*os e da t*cnologia moderna, de </line>
<line> cré*ito* para **vestiment*s e pa*a as *uai* o investiment* público se mostra e*c*sso7. </line>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
<line> No que ta*ge aos delin*amentos *e**dológ*cos e *s fontes de dados, o p*esen** artigo </line>
</par>
<par>
<line> f** *roduzido a p*rti* da utilizaç*o de: a) pesquisa bibl*ográfica </line>
<line> em produções ci*ntíficas </line>
</par>
<par>
<line> sobre a </line>
<line> te*á*ica de fontes diversas (pe*iódicos, docume*tos p*bli*os, livr*s), destacando-se </line>
</par>
<par>
<line> *s obras de: Picolotto (2014), F**a*e*o (*006), Aquino e *chne***r (201*), Wanderl*y, (2003, </line>
</par>
<par>
<line> 2*14), Gri*a (201*, 2012) *a*tei (*010), *chneider e Grisa (2015), entre </line>
<line> outros; *) *ados </line>
</par>
<par>
<line> obtidos de análise d* *atriz de Dados do Crédito Rural do Banco Central do Brasil (B*C*N) </line>
<line> qu* produz informações acerca do *rédito Rura* - em es*ecial *ti**zamos a*ui as inf*rma*ões </line>
<line> *obre os rec*rs*s do Pronaf no p**íodo de 2016 a 20*9 - e, de pesquisas do Instituto </line>
<line> Bra*ileiro de *eografia e Estatístic* (IBGE). </line>
</par>
<par>
<line> *e***rte, os contornos da *esquisa *ue </line>
<line> deram *ubstânci* às *nálises *qui e*postas </line>
</par>
<par>
<line> inserem-*e em um esforço de nature*a quan*i-quali*at*vo, *a medi*a em q*e busc*u </line>
</par>
<par>
<line> incorporar dad*s secundár*o* de natureza mensur**iva e estatística, </line>
<line> produzidos por órg**s </line>
</par>
<par>
<line> pú*licos e com*õe ** processo de a*úmulo e* *orno da </line>
<line> temática e parte de *m* *esquisa </line>
</par>
<par>
<line> m*is amplia*a, preocupa*a, *ntre outros objetivos, em buscar as det*rminações dessa polític* </line>
<line> em te*pos rece***s no E*tado do Piauí, que, como unidad* feder*da marcada por longa </line>
<line> história de pob*eza no campo, necessit*va de vol**es significativos d* investime*to *úblico </line>
<line> no fortalecimento da agricult*r* *m bases f*miliar*s, **tre *utros aspe*tos q*e envolvem, </line>
<line> obviamente, qualq*er polít*ca ** de*envol*imento que vise superar as ex*ressões di**in*as da </line>
<line> des*gualdade no ca*po. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 7 </row>
</column>
<column>
<row> Co*ta * Viana (202*) r*lembram o* d*d*s que indic*m que "enquanto na agric**tur* não familiar houve a </row>
<row> cri*çã* de 702 mil p**t*s de **a*alho, * agr*cultu*a *amiliar perdeu um cont*ngente de 2,* mil*õ*s de </row>
<row> traba*hado*es" (IBGE, 2020). * pesquisa *ensitária i*di*ou que "3.897.408 estabelecim*ntos ate**eram aos </row>
<row> crité*i*s da Lei e foram classif*cados co** agricultura fa*iliar, o que representa 77% dos estab*leciment*s </row>
<row> agro**cuários *evanta*os pe*o **nso Agropecuári* 2017" *ue o*upa*am "uma área d* 8* m*lhões de hectares, </row>
<row> o* seja, 2*% *a *rea total dos estabelecimentos agropecuários bra*ileiros" (IB*E, 20*9, p.97). </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*s*na P*, *. 18, *. 8, *rt. 12, p. *26-244, ago. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. M. S. B. Costa, M. R. Vian* </line>
<line> 236 </line>
</par>
<par>
<line> 4 R*SULTADOS * D**C*SS*O </line>
</par>
<par>
<line> * p*ocesso de implementaçã* *o Pr*naf, no *iauí é, em *rande medi*a, conse*uênci* </line>
<line> da mobilizaçã* e organização dos trabal*adores r*rais, c*m forte presença d* Federação do* </line>
<line> Traba*h*dores *a Ag***ultura do Esta*o do Piauí (FE*AG-PI) e dos S*ndicatos de </line>
<line> Trabalh*dores Ru*ais. Desd* que o programa foi *nstituído em todo o terr*tór*o nacional, as </line>
</par>
<par>
<line> *rgan*zações do* tr*ba*ha*ores rurais buscaram capac*tar seu* diretores *ara favo*ecer </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> trab*lhadores na* informações para que p*dessem acessar *s cré*itos. </line>
</par>
<par>
<line> No Pia*í, ao estabele*ermos *ompa*ações da ag**cultu*a familiar *om a não f*mi**ar, a </line>
</par>
<par>
<line> par*ir dos da*os do Cens* Agropecuário </line>
<line> d* *017, constata-se uma e**rutura fundiária </line>
</par>
<par>
<line> concentrada. E*quan*o o núme*o de esta*elecim*nt** da agr*cultura fami*i*r r*pr**enta </line>
</par>
<par>
<line> 80,3% (197.246) do tot*l, a </line>
<line> *ão famil*ar equiv*le a 19,7% (48.*55). Todavi*, quando </line>
</par>
<par>
<line> analisada essa informação relaci*nada ao t**anho da área ocupa*a, a *a agricult*ra famil*ar </line>
<line> repr*sent* 38,4% (3.852.846 ha) d* áre* *otal * a da *ão *amil**r 61,6 % (6.157.011 ha) </line>
<line> (IBGE, 2**7). </line>
<line> No período de 2016 a 20*9, os inves*imen**s em a*ões do P**naf *o Piauí apontam </line>
<line> para um bil**o e quinhentos mi*hõe* de r*ais, *erando 397.882 contratos ou operaçõ*s, como </line>
<line> pode **r verificad* na tab**a 2. * va*** investido *epr*senta apenas 10,7% do *o*tante da </line>
<line> região Nord**te (1* bilh**s) e 1,6% d* valor e* t*do o território nacional (95 **lhõ*s). Já o </line>
<line> número de contratos correspo**e a *2% d* quant*dade *o* co**ratos da r*gi*o No*deste * 6% </line>
<line> d* territór*o *acion*l. </line>
<line> Ess*s dados que exp**ssam um ba*xo investi*ento do Pro*af se vincula* ao </line>
</par>
<par>
<line> movi*ento históric* da *egi*o de baixo acesso ao cré*ito. A Região **rdeste, </line>
<line> no perí*** </line>
</par>
<par>
<line> analisado, embora t*nha real*zado o maior nú**ro de oper*ç*e* (3.*09.470), c*r*espond*n*o </line>
<line> a 53,2%, *s rec*rsos nela investi*os r**resen*aram apenas 1*,7% do total no país, sinalizando </line>
</par>
<par>
<line> *ara uma velha caracterí*ti*a do Pronaf desde seu* primórd**s, con**ntrar seus re*ursos </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> r*giõ*s mais d*senvolvidas. </line>
</par>
<par>
<line> *ABE*A 01 - R**i*es Brasi*eir*s: Rec*rsos aplicado* no Pronaf (2016-2019) </line>
</par>
<par>
<line> Regiões </line>
<line> R*cur*os Ap*icados (*$) </line>
<line> % </line>
<line> Nº de Contratos </line>
<line> % </line>
</par>
<par>
<line> * ul </line>
<line> 5 2 .8 6 9 .9 * 1 .4 1 7 ,8 * </line>
<line> 55 </line>
<line> 1 .6 5 7 .0 4 7 </line>
<line> *8 </line>
</par>
<par>
<line> Sudeste </line>
<line> 1 * .* 8 5 .* 4 * .8 5 1 ,5 * </line>
<line> 17 </line>
<line> 8 0 4 .2 9 2 </line>
<line> *3 </line>
</par>
<par>
<line> *ent*o Oes*e </line>
<line> 6 .8 6 7 .3 4 * .1 * 9 ,7 3 </line>
<line> 7 </line>
<line> 1 * 3 .7 0 * </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> Nordeste </line>
<line> 1 4 .1 1 0 .0 8 8 .3 0 * ,2 4 </line>
<line> 15 </line>
<line> 3 .2 0 * .4 6 1 </line>
<line> 53 </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 18, n. 8, a*t. *2, p. 226-244, ago. 202* </line>
<line> *ww4.*san*t.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Inves*imento Público n* Agricultura Familiar: O Pronaf *o Piauí (2016-2019) </line>
<line> 2*7 </line>
</par>
<par>
<line> Norte </line>
<line> 6 .3 6 9 .1 9 7 .9 8 2 ,8 7 </line>
<line> 6 </line>
<line> 1 9 8 .4 6 0 </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> TOTAL </line>
<line> 9 5 .6 4 7 .7 8 8 .9 2 * .4 9 </line>
<line> 10* </line>
<line> 6 .0 4 2 .9 5 * </line>
<line> 100 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Mat*iz *e Dados do Crédito R*ral do *ACEN (BRASIL, 2020). </line>
<line> É fato **rgam*nte estudado qu*, desde sua prim*i*a décad*, o Pronaf apresent* </line>
</par>
<par>
<line> car*cterística conce*trador* de recursos em áreas mais ao Sul do B*asil, e como </line>
<line> in***a a </line>
</par>
<par>
<line> tabela *nte*ior, que retr*ta dados de 2016 a 201*, e**a reali*ade nã* *em se alt*rando. Aqu*no </line>
<line> e S**nei*er (2011) ao *na**sarem os 12 anos de fun*iona*ento e investimentos *o Pronaf *o </line>
<line> Brasi* ind*cam o viés concentra**r c*mo uma característica marcante da política de crédito do </line>
<line> Pronaf, *final os maior*s beneficiários do pro*rama foram </line>
<line> *s agricultores *ais *ap*talizados e *apazes de oferecer garantias aos bancos (grupo* </line>
</par>
<par>
<line> D e E), ou seja, apenas 9,4% do público </line>
<line> pot**cial dessa pol**ica **bl*ca em 20*6. </line>
</par>
<par>
<line> Enquanto isso, a *ra*ão ma** em*obrecida d* agricul**ra fa*ili*r *o *aís (*ru*os A </line>
</par>
<par>
<line> e B ), </line>
<line> *ep*e*entad* pela esmagadora maioria dos esta*elecimento* rurais (*3,2%), </line>
</par>
<par>
<line> não conse*ue acessa* e/ou manter uma relação estáv*l c*m o sistema ban*ári* </line>
<line> nac*o*al (**UINO; SCH*EI*ER, 2011, p. 3*4). </line>
<line> Ao ana*isar o vo*ume de recurs*s invest*dos no Pi*u*, conforme tab*la abaixo, no ano </line>
<line> *e 2019 **uve uma red*ção tan*o de recursos aplicados qu*n*o *e opera*ões contr*tadas. Ao </line>
<line> comparar c** os *ados d* 20*8, * redução do inves*im*nto re**esen*ou *,5% (14,8 mi*hões) </line>
<line> e os con*rat** 11% (10.500). </line>
<line> TABELA 02 - *iauí: Recurso* apli*ado* * número de co*tratos n* P*on*f (2016-20*9) </line>
</par>
<par>
<line> A*o* </line>
<line> Recurs*s Aplica*os (R$) </line>
<line> % </line>
<line> Nº d* Con*ratos </line>
<line> % </line>
</par>
<par>
<line> 2*16 </line>
<line> 3 0 3 .2 1 8 .0 7 7 ,7 5 </line>
<line> 20 </line>
<line> 1 0 8 .4 4 0 </line>
<line> 2 7 ,0 </line>
</par>
<par>
<line> 2017 </line>
<line> * 8 1 .1 * 3 .6 2 0 ,9 6 </line>
<line> 25 </line>
<line> 1 * 7 .8 4 0 </line>
<line> * 7 ,5 </line>
</par>
<par>
<line> *0*8 </line>
<line> 4 2 3 .3 4 * .4 * 0 ,9 * </line>
<line> 28 </line>
<line> 9 6 .* 3 5 </line>
<line> 2 4 ,0 </line>
</par>
<par>
<line> *019 </line>
<line> 4 0 8 .4 1 1 .0 9 4 ,8 9 </line>
<line> 27 </line>
<line> 8 5 .5 6 7 </line>
<line> 2 1 ,5 </line>
</par>
<par>
<line> TOTAL </line>
<line> 1 .5 1 6 .1 7 0 .2 3 4 ,5 2 </line>
<line> 100 </line>
<line> 3 9 7 .8 8 2 </line>
<line> *0* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *atriz de *ados do Créd*to Rural *o BACEN (BRASIL, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> De acordo c** os </line>
<line> dado* do Banc* Central, o P***í *cessou *ecursos do P*onaf, </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> período de 201* a 2019, atr*vés das seguintes lin*as de créd*t*: Microcrédito, Mais Alime*to, </line>
<line> Custeio, *emiá*ido, Reforma Agrária, Mulh*r, Eco (*ner*ia *enovável), Agroindústria, </line>
<line> Jovem, Agroindús*ria Inve**im*nto e Floresta, to*aliza*do 11 (onze) l*nhas (s*b*rogramas), </line>
<line> conforme *abel* a seguir. </line>
</par>
<par>
<line> *esse *ota*, pode-se observ** que *om*nte * (dois) s*bpro*ra*as (M*croc*édito </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Mais Alimento) **veram </line>
<line> desempenho mai* expre*sivo, *onsideran** que o vol*me d* </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, T*resina PI, *. 1*, n. *, *rt. 12, p. *26-24*, *go. 2*21 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. M. S. *. Costa, M. *. V*ana </line>
<line> 238 </line>
</par>
<par>
<line> *ecu*sos inve*t*dos nos dois **bprogram*s *ep*ese*tou 81% do total. No entanto, o de*t*qu* é </line>
</par>
<par>
<line> p*ra o Mi*rocrédi*o, ta*bém chamado de "Pr*naf B", que *ozinho r*presentou 62,*% </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> va*or *nvestido e 78,4% do *otal de contratos. * *ina*ciamento desse subprogram* é v**tado </line>
<line> *ara as atividades agrope*uár**s e não-agropecuár*as desenvolvida* nos estabelec*mentos das </line>
</par>
<par>
<line> *nidad*s fami**ares ou em *reas </line>
<line> comunitár*as r*rais. O lim*te d* *ecu**o por agricultor/a </line>
</par>
<par>
<line> *amilia* é no *alor de R$ *.500,00 (*o*s mil e q****entos reais), ma*, indepen*ente*e*te do </line>
<line> nú**ro de o*erações, *sse limite pode ser elevado para até R$ 5.000,*0 (cinco *il r*ai*). * </line>
<line> m*mbro da família res*o*sável para acessar o recurso deve comprovar a renda bruta familiar </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> a*é R$ 23.*0*,0* (vinte e **ê* mil reai*) e a*re*e*t*r a Declara*ão </line>
<line> de Aptidão ao Pronaf </line>
</par>
<par>
<line> (DAP)8. </line>
<line> TABELA 03 - Piauí: Finan*iament* d* Pronaf por Subprograma (*016-2019) </line>
</par>
<par>
<line> Subp*ogr**a*/linha de cr*dit* </line>
<line> Recursos Apl**ados (*$) </line>
<line> % </line>
<line> N* de Contratos </line>
<line> % </line>
</par>
<par>
<line> Mic**c*é*ito </line>
<line> 9 * 1 .0 9 0 .2 7 6 ,0 2 </line>
<line> 6 2 ,6 </line>
<line> 3 1 2 .* 9 9 </line>
<line> 7 8 ,4 </line>
</par>
<par>
<line> *ais alimento </line>
<line> * 8 4 .8 * 6 .9 7 2 ,5 4 </line>
<line> 1 * ,7 </line>
<line> 3 1 .8 0 1 </line>
<line> * ,0 </line>
</par>
<par>
<line> Custeio </line>
<line> 1 * 0 .4 1 5 .2 1 * ,6 6 </line>
<line> 6 ,6 </line>
<line> 1 2 .2 * 7 </line>
<line> 3 ,0 </line>
</par>
<par>
<line> Semiárido </line>
<line> 9 9 .2 8 2 .0 9 1 ,9 1 </line>
<line> 6 ,5 </line>
<line> 2 * .0 4 4 </line>
<line> 6 ,* </line>
</par>
<par>
<line> Reforma Agrá*i* </line>
<line> * 1 .0 0 4 .4 * 4 ,8 2 </line>
<line> 5 ,0 </line>
<line> 1 6 .1 4 6 </line>
<line> 4 ,5 </line>
</par>
<par>
<line> Mu*her </line>
<line> 7 .3 1 2 .3 2 7 ,3 * </line>
<line> 0 ,5 </line>
<line> 1 .3 0 5 </line>
<line> 0 ,1 </line>
</par>
<par>
<line> Eco (Energia Ren*váv*l) </line>
<line> 1 .1 5 4 .6 9 3 ,6 6 </line>
<line> 0 ,0 7 </line>
<line> 1*8 </line>
<line> 0 ,0 * </line>
</par>
<par>
<line> Ag*oindúst*ia </line>
<line> 6 4 4 .3 6 6 ,1 6 </line>
<line> 0 ,0 4 </line>
<line> *0 </line>
<line> 0 ,0 1 </line>
</par>
<par>
<line> Jove* </line>
<line> 2 4 * .3 8 0 ,* 8 </line>
<line> 0 ,0 1 </line>
<line> 56 </line>
<line> 0 ,0 * </line>
</par>
<par>
<line> Ag*oi*dústria (investimento) </line>
<line> * 6 5 .5 * 4 ,8 0 </line>
<line> 0 ,* 1 </line>
<line> 23 </line>
<line> 0 ,0 0 </line>
</par>
<par>
<line> *l*resta </line>
<line> 3 4 .8 9 1 ,1 4 </line>
<line> 0 ,0 0 </line>
<line> 3 </line>
<line> 0 ,0 0 </line>
</par>
<par>
<line> TOT*L </line>
<line> 1 .5 1 6 .1 7 * .2 3 * ,5 2 </line>
<line> 10* </line>
<line> 3 * 7 .8 8 2 </line>
<line> 100 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: B*ASIL. Matr*z de Dados do Cr*dito *ural do BACEN (2020). </line>
<line> É i*portante ress*ltar que ess* linha d* crédito alcanço*, nos 4 (qu*tro) a*os, os 224 </line>
</par>
<par>
<line> *un*cípi*s </line>
<line> do Estado, to***izando 312.0*9 cont*atos, si*alizando p*ra o fato de que a baix* </line>
</par>
<par>
<line> exig*ncia **ra acessa* o cré*ito, resultado da luta do* tra*alhadore*, a*socia*o à m*i*r </line>
</par>
<par>
<line> s*ciali*ação das informa*õ*s sobre o Pronaf, </line>
<line> ac*ssíve*s às organizações dos </line>
<line> tr*bal*adores, </line>
</par>
<par>
<line> tê* contr*buído p*ra aumento *o número d* agricult*res o </line>
<line> familia*es acessarem o "Pronaf </line>
</par>
<par>
<line> B". </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 8 </row>
</column>
<column>
<row> É um *nstrume*to *e identifica*ão e qualifica*ão das Unidades Familiares de Produção Agrária (*FPA) da </row>
<row> agricultura famili*r. Reúne dados pessoais, te*ritoriais e produtivos d* imóvel rural e *a *enda famili*r, </row>
<row> **dendo ser emitida por *rgãos de *ssistência técn*c* ofi**al ou ent*dad*s (sindic*to/associação) </row>
<row> repr*sentativas d*s a*ric**tor*s *a*i***res. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te**sina, v. *8, *. 8, art. 12, p. 226-24*, ago. 202* </line>
<line> www4.*sanet.com.b*/r*vi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Investim*nto Públi*o *a *gric*ltur* Fa*iliar: * Pronaf *o Pia** (201*-2019) </line>
<line> 239 </line>
</par>
<par>
<line> Os dados a**n*am **mbém para o f*to *e o s**pr**rama "Mais Alime*to"9 </line>
</par>
<par>
<line> represen*a* 18,*% de to*o o *ecu*so investido no *iauí *o perí*d*. É *m </line>
<line> c*édito desti*ado </line>
</par>
<par>
<line> para agricultores famil*are* capitalizado*, por i*so não podem pertencer aos </line>
<line> grupo* "A", </line>
</par>
<par>
<line> "A/C" (as*entados/*s d* reforma agrária) e "B" (agr*cu*tores/as com renda br*ta anual de at* </line>
<line> 23 mil reais). Analisand* os dado*, o*serva-se que embora o *olume de recu*s* do cr*dito </line>
</par>
<par>
<line> "Mais Alim*nto" rep**sent* 30% *o </line>
<line> valor to*al *o Mic*o*réd*to, *lcançou, também, </line>
</par>
<par>
<line> *s*ab**eciment** fam**iares nos 224 m*nicípio* do **tado, ma*erial*zados *a contratação de </line>
</par>
<par>
<line> 31.801 operações e a grande maioria dos esta*el*cim***os inv*stiu em atividades *i**das </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *e*u*ria. </line>
</par>
<par>
<line> Em p*oce*so difer*nciado do </line>
<line> desempenho das *i*h*s d* crédito "Mi*rocrédito" </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> "Mais Alim**to", o* d*dos i*dica*am baix* perce*tual de recursos aplicado* e *e opera*ões </line>
</par>
<par>
<line> c*ntratadas *os c*édi*os d*s subprogram*s: R*for*a Agrária*0, Mulhe*11 </line>
<line> * Jovem; linhas d* </line>
</par>
<par>
<line> créditos criad*s para fortal**er os estabel*cimentos familiares dos assentamentos e aumentar </line>
<line> ** condições de melhoria das f*míli*s a*sentadas. *nquanto o crédi*o voltado pa*a a Reforma </line>
</par>
<par>
<line> Ag*ária </line>
<line> obteve um percentual de *% do </line>
<line> monta*te do *ecurso no período, os ou*ros dois </line>
</par>
<par>
<line> crédi**s (Mulher e *ove*) *untos alca**aram menos de 1%. </line>
<line> Toda*ia é importa*te su*linh*r que *sses crédito*, s*g*ndo *s ex*gências do Pro*af, </line>
<line> só p*dem ser ace*sados por agr*cultor*s/as familiares *ssent**os/as e, no período, a polític* </line>
</par>
<par>
<line> *gr*ria não </line>
<line> *oi *riori*ade nem para o governo *ederal e nem para o estad*al, </line>
<line> p*rtan*o, não </line>
</par>
<par>
<line> ho*ve aumento de áreas para a *ef*r*a *grária. É fato que a partir da gestão (2*11-20*4) *o </line>
</par>
<par>
<line> govern* Dilm* o número de famílias *ssenta*as começou a decresce* e *ea**dade agr*ria a </line>
<line> não foi o *entro das preocu**ções do seu govern*. </line>
<line> * i*portante sublinhar que os dados do Ban*o Central d*monstram que o* </line>
<line> subprogramas r*fo*ma agrária * mulher a*cança*am no per*o**, res*ectivamente 53% (12*) e </line>
</par>
<par>
<line> 45% (*02) dos municípi** </line>
<line> piauienses, embora os recu*sos ***ssado* p*los estabelecimen*os </line>
</par>
<par>
<line> fam*liare* tenham </line>
<line> apresentado um baixo índice, conforme aponta a tabela anterior. **sa </line>
</par>
<par>
<line> situação sinal*z* uma "pulver*zação" de recurs*s, o* sej*, mu*tos municíp*os sendo a*endidos </line>
<line> c*m uma peque*a fat*a dos recursos. N* caso do subprograma reforma agrária, 47% (7.57*) </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 9 </row>
</column>
<column>
<row> O *nve*timento é destina*o à i**lan*ação, ampliaçã* ou mo*ernização da es*rutur* das atividades de produ**o </row>
<row> e de *rmaze*amento da *ropr*edade r*ral, aquisição de maquin**ios ag*ícolas, equipamento* e imple*ento*, </row>
<row> aquisi*ão de matrizes, formação e recuper*ção de pastagens, prote*ão e *orre*ão do solo e*c. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> 10 At*nde famílias enquadr*das nos Grupos "A" e "*/*" e o c***ito é destinado exclusivamente as fa*ílias </line>
<line> benefic*árias do Pr*gram* Nacional de Reform* Agrária (*NRA), do Prog*a*a Ca*astr* de Terras e </line>
<line> Regula*iz*ção Fu*diária (PCRF) e do Progr*ma Naci*nal de *ré*ito Fu*diário (PNCF). </line>
<line> 11 F*r*alece * Reforma *grári* uma vez que só p*de benef**iar *s mulheres integrant*s das unidades fa*iliares </line>
<line> e**uadr*das nos **upo* "A" ou "*/C", isto é, mul**res das *reas de a**entam*ntos. </line>
<line> R**. FSA, Teres*na PI, v. 18, n. 8, ar*. 12, p. 226-24*, ago. 2**1 www4.fsane*.c*m.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. S. B. Costa, M. R. Viana </line>
<line> 2*0 </line>
</par>
<par>
<line> das operações at*nderam assenta*entos situados em 84% </line>
<line> (101) dos municípios. O rec*r*o </line>
</par>
<par>
<line> destinado a cada um de*s*s municípios foi abaixo de 1 (um) milhão *e rea*s **ra a*e*d*r a* </line>
<line> de*an*as dos agricultores f*m*li*res a*sentados, indicando em um número muito *ed*zido de </line>
<line> operações de crédito na mai*ria dos m**icípios. </line>
</par>
<par>
<line> O sub**ograma Pro*a* Semiár*do </line>
<line> é um inve*tim*nto que se di*ige tant* </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> **fraestrut*ra híd*ica quan*o </line>
<line> par* a p*oduç*o agr*pecuária. C*nforme t**ela 3, r*presentou </line>
</par>
<par>
<line> a*enas 6,*% d* total dos recursos a*li*ados no *eríod*, embora com a c*b*rtura de 96% </line>
<line> (177) do* *un*c*pios pi*ui*n*es da reg*ão semiárida. No entan*o, essa cobertur* *x*res**v* de </line>
</par>
<par>
<line> m*nicíp*os, </line>
<line> apre**ntou volume de recursos * </line>
<line> quantidade (2* mi*) de contratos celebrados </line>
</par>
<par>
<line> m*ito baixo*, in*uficientes *ar* o en*rentam*nto de *ma realidade marcada *ela *obr*za, pela </line>
<line> *once*tração da t*rra e **la mis*ria "que *xplod* nos p*r*odos prol*ng*dos de s*ca" </line>
<line> (SILV*, 2003, p. 368). </line>
<line> Do exposto, fica evidente o *a*xo **s*mpenh* do Pron*f no Estad*, decorrente do </line>
</par>
<par>
<line> baixo percentual de aces*o aos recurs*s *m </line>
<line> * ma </line>
<line> d*stribuiç*o que, his**ricamente, já </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> apresenta desi*ual entre *s r*giões bra*ileiras. No entant*, em*o*a e*casso e aind* um **m*ro </line>
</par>
<par>
<line> pequeno de ag*icultore* familiar*s tendo acesso, acom*a*hando o m**ime*to mais *eral </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> he*e**nia </line>
<line> d* uma agricultura ainda </line>
<line> as**nta*a </line>
<line> na monocultura par* e*po*tação e oc*pando </line>
</par>
<par>
<line> uma g*a*de </line>
<line> propriedade, o crédito *o Prona* </line>
<line> não </line>
<line> deixou de cumprir um papel junt* aos </line>
</par>
<par>
<line> em*reendimentos familiar*s *ue o *cessaram, contr*buindo para reduz*r a pobrez* no camp* * </line>
<line> a desassist*ncia *úb*ica. </line>
<line> 4 CONSIDERA*ÕES FINAIS </line>
<line> No longo *a*inho d* mais de duas décadas de P*onaf, no Bras*l, as organizaçõe* d* </line>
</par>
<par>
<line> t*abalhad**es e </line>
<line> os movim*ntos sociais do campo *iveram um </line>
<line> pap*l im*ortant* para a su* </line>
</par>
<par>
<line> efetivid*de. M*ito* a*ustes a* Pr*grama for*m necessário*, no d*correr dess* tr*jetória, *a*a </line>
</par>
<par>
<line> q*e fossem co*templados *s *iferentes agricultores/*s fami*iar*s, afi*al, como </line>
<line> afirma </line>
</par>
<par>
<line> Wanderl** (2*09), a população </line>
<line> que vi*e *as *re*s rurais é bastante h*ter*gênea quando </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> trata de f*r*as de ocupação d* e*paço, d*s tradições acumuladas e das identid*des afi*mad*s. </line>
<line> É uma população que se **s**nt* das diferentes ativid**es que *esen*olvem e *em em *omum </line>
<line> * cond*ção de agr*cultores terr*toriais, por serem grupos s*c*ais que se constitu*m em função </line>
<line> da referê*cia ao p*trimô*io fa*il*ar e ao pe*te*c*mento a uma *om*n*dade rura*. </line>
<line> A *é*ada de 1990 ficou marcada com a *istór** da criaç*o da política de cr**i*o rural </line>
<line> pa** o* ag*icultores familiares. *mb*ra d*sigualmente *i**r*buído nas re**ões bra*i*eiras e em </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 18, n. 8, art. 12, p. 226-2*4, a*o. 2*21 www4.f*an*t.co*.br/rev*s*a </line>
</par>
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<line> O Inves*imen*o Público na Agric*ltura Fa*il*ar: O Pronaf no *ia*í (2016-2*19) </line>
<line> 241 </line>
</par>
<par>
<line> um p*ís marc*do por p*ofu*das contradições no mun*o rural, o a*esso ao créd*to promovido </line>
<line> pel* Pronaf *i**ificou *portunidade* * *os*ib*lidades abert*s ao *gr*cultor familiar, a par*ir de </line>
<line> diferentes lin*as de créditos *ar* que intent*ssem transfo*mar suas nece*si*ades em projet*s </line>
<line> v*sando à **l*oria de suas unidades *e produç*o. Es*a **lítica tem atingido ainda pou*os e </line>
</par>
<par>
<line> *id* implement*da de forma demasia*amente </line>
<line> desigual se *onsiderarmos os sécul*s de </line>
</par>
<par>
<line> abandono e exclusã* a q*e fo*am submetidos os trabalhad*res do campo. </line>
<line> No Piauí, um Estad* com índices elev**os de pobreza no ***po, a implementação de </line>
</par>
<par>
<line> uma política vo*tada para fortalecimento da agricult*ra familiar tem c*rtamente um *ap*l o </line>
<line> i*portante. Mas *ambém cumprem taref* de grande enve**adura *s **ganizações d** </line>
</par>
<par>
<line> t*ab**hadores </line>
<line> do campo </line>
<line> - n* caso a Fetag e </line>
<line> os ST*s -, *ue a*tic*l*dos c*m outras </line>
</par>
<par>
<line> organizaçõ*s *e âmb*to *aci*nal, const*uíram suas e*tratégias *ara garantir o func*ona*ento </line>
<line> do Pro*af. Espe*ificamente n* perí*d* de 2016 a 2019, o e*tudo *pontou que o movimento do </line>
</par>
<par>
<line> Pr*n*f no Estado levou a *oncentração </line>
<line> de re*ursos e* dois sub****ra*as, fic**do </line>
</par>
<par>
<line> pr*judica*as por baixo *nvestimento ou*ra* </line>
<line> d*manda* da ag*i*ultura *amilia*, e* partic*lar, </line>
</par>
<par>
<line> os su*pr*gram*s r*forma ag*ária e s*miárido. </line>
</par>
<par>
<line> Na v*rdade, as dif**e*tes l*nhas de crédit*s </line>
<line> o*e*ecid*s </line>
<line> pelo **onaf, excet* do a </line>
</par>
<par>
<line> Micr*cr*dito e Mais Al*m*nt*, t*veram u* baix* de*empenho t*nto no que se r**e** *os </line>
</par>
<par>
<line> inv*stiment*s </line>
<line> ***nto em número d* contratos. Ress*lte-se, entreta*to, qu* </line>
<line> os rec*rsos em </line>
</par>
<par>
<line> *uitos sub*r*g*ama* n*m alc**çaram gr*nde *úmero de munic**ios do Est*do e nem as </line>
<line> diferentes categorias d* agricultores familiares do Pr*g*ama em geral. </line>
<line> Nesse cenár*o, p**emos reitera* o *ue dizem Aquino e Schneider (2011, p.336) sobre </line>
</par>
<par>
<line> o credito rural. P*ra </line>
<line> eles, fica * d*safio para o* *ovimen*os so*i**s retomarem o deba*e </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> fut*ro </line>
<line> da agricu*t*ra f*miliar e *am*onesa, visando à r*def*n**ã* do p**** </line>
<line> estratégico d* </line>
</par>
<par>
<line> c*édito rural na co*strução de um "des*nv*lvime*t* que procure comp*tibilizar pr*du**o de </line>
<line> riqueza, equid*de social e va*orização do m*io ambiente". </line>
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<line> C. M. S. B. Cost* </line>
<line> *. R. Viana </line>
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<line> 1) co**ep**o * planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> *) análise * *nterpreta**o dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> *) elabora*ão do rascunho ou na revisão *r*tica do con*eúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) par*icipa*ão na ap*o*ação d* versã* final *o manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)