<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 1, art. 2, p. 24-38, jan. *0*2
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2022.1*.1.2
</line>
</par><par>
<line>
A Leg*timidade da Acreditação Hospit*l*r
</line>
<line>
The Legi*im*cy of H**pital Accredi**tion
</line>
</par><par>
<line>
Tiago M*rtins Ramos *a Sil*a
</line>
<line>
*estre em A*ministração **la UN*GRANRIO
</line>
<line>
A*ali*ta de G*s*ão em Sa*de da Fundação Oswal*o C*uz
</line>
<line>
E-mail: tiagom***ins.fiocr*z@gmail.com
</line>
<line>
Clay*on Pereir* Gonçalves
</line>
<line>
D*utor em Administ*aç*o pela UNIGRANR*O
</line>
<line>
Profess*r d* Univers**ade Fed*ra* de Rondônia
</line>
<line>
*-m**l: clayto*.goncalves@unir.b*
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Ti*go Martins R*mos da Silva
</line>
</par><par>
<line>
Funda*ão O*waldo Cruz, In*tit*to *erna*des Figue*ra -
</line>
<line>
*d*tor-Chefe: *r. To*ny Kerley de Al*ncar
</line>
</par><par>
<line>
Avenida Rui Barbosa, 716, Fl*mengo, CEP: 22250*2*,
</line>
<line>
R*d*ig*es
</line>
</par><par>
<line>
Ri* de J**eiro, RJ - Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
En*e*eço: C*ayton Pere*ra Gonça**e*
</line>
<line>
Artigo recebido em 21/07/*021. Úl*i*a
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
U**v*rsi*ade Fede*al de Rondô**a - Avenid* Rotary
</line>
<line>
*ecebida e* 10/08/*021. Aprov*do em 11/0*/2021.
</line>
</par><par>
<line>
C*ub, 3756, Ja**im Social, *EP:76981283, Vi*hen*, R*
</line>
</par><par>
<line>
- Brasil.
</line>
<line>
Avaliado pel* s*stema T*iple Re**ew: Des* Review a)
</line>
<line>
pelo Editor-C*efe; e b) **uble Blind Review
</line>
<line>
(avalia*ão cega p*r dois avaliadores da áre*).
</line>
<line>
Revis*o: *ramatica*, Normativ* e de *o*mat*ção
</line>
</par><par>
</page><line>
.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Legitim*dade da Acreditação H*spitalar
</line>
<line>
*5
</line>
</par><par>
<line>
RE*U*O
</line>
</par><par>
<line>
Nest* artigo, buscamos ide*tificar a f*nt* *e legit*midad* que ba*i*ou a a*oção
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Acreditaç*o Ho*pitalar em quat*o hospitais do Ri* d* *an*iro, além d* aferir se su* ado*ão se
</line>
<line>
alinha*a a questõe* de eficiência organizacion*l. U*il*zando-se dos conceitos de Sco*t (1995)
</line>
</par><par>
<line>
*obr*
</line>
<line>
t i pos de
</line>
<line>
legitimidade, rea*izamos uma *esq*isa compo*ta
</line>
<line>
por entrevistas
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
profund*dade e que**ionários semiestruturados
</line>
<line>
c*m **st*res e fun**oná*io*. O **sultado
</line>
</par><par>
<line>
m*strou *ue a legi*imidade nor*a*iva mel*or explicou a adoção da ac*e*i*ação hospit*lar em
</line>
</par><par>
<line>
hospitai* p**l*c** e privados
</line>
<line>
do *io de Janeiro. As bu*ca* por v*lores
</line>
<line>
no*mativos
</line>
</par><par>
<line>
s*cialme*te aceitos,
</line>
<line>
como
</line>
<line>
qualidade do atendime**o e segurança do *aciente, determinaram
</line>
</par><par>
<line>
os *b*etivos d*s hospita*s *d*tantes da acreditação hospit*lar. A bus*a *or eficiência també*
</line>
</par><par>
<line>
restou
</line>
<line>
*o*provada, evidenciando qu* mes*o
</line>
<line>
em ambien*es *ltamente i*stitucion*lizado*,
</line>
</par><par>
<line>
c*mo ** cas* d*s **spitai* acr*d**ado* (Rue* e *cott, *998), a *ficiência *o** ir de en*ontro
</line>
<line>
* busca p** l*gitimidad*, destituindo as práticas *e certificação hospitalar como me*os mitos
</line>
<line>
organizacionais.
</line>
<line>
P*LAVRAS-CHAVE: Legitimidade. Acred*tação *ospitalar. Hospitais. *rganizaç*es.
</line>
<line>
E*iciên*i*.
</line>
<line>
ABST*ACT
</line>
</par><par>
<line>
In this article, we s**ght *o identify *he source of l*gitimacy that
</line>
<line>
guided the adoption of
</line>
</par><par>
<line>
H**pital Accreditat*on in four hospitals *n Rio d* Janeiro, in additi*n to assessing whether its
</line>
<line>
ado*tion wa* ali*ned with issues of orga*izatio*al efficie*cy. Using Sc*tt's (1*95) co*cepts
</line>
<line>
*bout types of legitima*y, we conducted a sur*ey *onsisting of *n-depth interviews a*d semi-
</line>
</par><par>
<line>
struc*ured
</line>
<line>
question*aires with man*gers and employees. **e result show*d normative
</line>
</par><par>
<line>
l*gitimacy best explai*e* the ad*p*ion of hospital accre*itation i* public and privat* hos*i**ls
</line>
<line>
in Rio de Jane*ro. The *earch for *ociall* accepted normative va*ue*, s*ch a* quality o* care
</line>
<line>
and patient *af*ty, de*ermined the *oa*s of h*spitals *ha* adopted hospit** accredi**tion. The
</line>
<line>
searc* f*r efficien*y wa* al** proven, evidenci*g *hat even in highly instit*tionalized
</line>
<line>
*nvironments, *s in the c*se of accre*it*d ho*pital* (Ruef and Scot*, 1998), e*ficiency can go
</line>
<line>
aga*nst t*e s*arc* for legitim*cy, dism*ssin* h*spital cert*f*ca*i*n pra*tices as m*re
</line>
<line>
organi*ationa* myths.
</line>
<line>
KEY*ORDS: Legitimacy. Hospi*al Accredi*ation. Ho*pitals. Organizations. **ficiency.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Tere*ina PI, v. 19, n. 1, art. 2, p. 24-38, jan. 2022
</line>
<line>
www4.*sanet.com.b*/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. M. *. Silva, C. P. Gonça*ves
</line>
<line>
26
</line>
</par><par>
<line>
1 ***RODUÇ*O
</line>
</par><par>
<line>
Hospit*is públicos e priv*dos v*m *assand* p*r m*dan*as ao *o*go dos anos, visando
</line>
<line>
principalme*te a uma melhor** do atendimento à *opulação e a *ons*quent* *e*itimidade *e
</line>
</par><par>
<line>
seus pro*essos de trabal*o. E*
</line>
<line>
pesquisa realizada pela D*taf*lha, a pe*ido do Conse*ho
</line>
</par><par>
<line>
Federal ** Medici*a em
</line>
<line>
2014, *ais da *etade dos entrevistados quali*icou o **stema
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
saú*e bras*l***o *o* nota *b*ixo de * de um total d* 10 p*nt**. Para os não *suários do SUS,
</line>
<line>
o resultado foi a*nd* pi*r: 60% avaliaram a saúde no Bras*l com nota ab*ixo de 5. Para Jorge
</line>
<line>
et a*. (2*13), * Bra*il sofre co* au*ent* d* *astos na saúde *ú*lica, além de problem*s com
</line>
<line>
o crescimento e * fi*a*ciamen*o da *ede priva** de *a*de. Esses fa*o*es têm dificultad* ain**
</line>
<line>
***s a busc* pela eficiência e qual*dade dos serviços de saúde.
</line>
</par><par>
<line>
Visando a um **mento da
</line>
<line>
ef**i*ncia da *ualidad* no* ser*i**s da sa*d*, um dos e
</line>
</par><par>
<line>
**canismos q*e tem
</line>
<line>
conquistado
</line>
<line>
esp*ço
</line>
<line>
dentro
</line>
<line>
d**
</line>
<line>
or*a*iza*ões hospitalares *ão
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
cert*fica*os de qualid**e
</line>
<line>
chamados d* acreditaçã* hospitala*. Acr*di*a*ão *ospitalar é um
</line>
</par><par>
<line>
p**c*sso voluntári* e **o gover*amen*al r*alizad* por o**a*izações se* *ins lu**ativos, que
</line>
<line>
avaliam a* organi*aç*es hospit*lares por meio d* uma série d* requisitos *n*ol*end* aspecto*
</line>
<line>
de se*urança do pac**n** e do fun*ionário, padrões t*cnico*, ger*nciais, ent*e outr*s
</line>
<line>
(*LO**O et a*., 2014). Após a avaliação *eal*zada pela orga*i*açã* acre**tadora, o ho*pital
</line>
</par><par>
<line>
**quir* * certifi*a*ão *e *ospital
</line>
<line>
acreditado, *aso consiga atin**r
</line>
<line>
*s pad*õe* exi*id*s pela
</line>
</par><par>
<line>
mesma. *st* tr*balho *ons***rou duas *nstituiçõ*s ac*editadoras em
</line>
<line>
hospitais brasileiros:
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Organi*ação *acional de Acreditação (ONA) e * Consórcio Brasileir* de Acreditação (CBA).
</line>
</par><par>
<line>
A a*oção cad* vez mais frequent* de**e proce*s* de acr*ditaçã*
</line>
<line>
hospita*ar
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
*r*aniz*ções de s*úde *r*sile*ras já motivou es*udos acadêmic*s sob** o
</line>
<line>
ass**t*, com* *s
</line>
</par><par>
<line>
traba*h*s de Man*o et
</line>
<line>
al .
</line>
<line>
(2012), Jorge *t a* (201*) e A*onso *t a*. (2014). Entretanto,
</line>
</par><par>
<line>
trabalhos busc*ndo **e*tificar a legit*m*dade dess** certificações a*nda permane*em raros.
</line>
</par><par>
<line>
Este tr**alho
</line>
<line>
te* co*o *bjet*vo iden*if*c*r as raz*es que levaram as o*ganiza**es
</line>
</par><par>
<line>
hosp**alar*s a aderire* a* process* de certifi*ação hosp*ta*ar. Utiliz*ndo o tra*alho *e *c*tt
</line>
</par><par>
<line>
(1995), b*scamos ana*isar * fonte legitimadora da acredi*ação hospit*la*,
</line>
<line>
com *oco
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
organiz*ção ho*pita*ar adotante. Para alcançar objetiv* c*tado, realiza*os entrevistas o
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
</page><line>
prof**dida*e e questionári*s se*iestr**urados com gestor*s e f*ncioná**os de quatro
</line>
<line>
*ospitais a*reditados do R*o *e Janeiro.
</line>
<line>
Ap*s es*a **troduçã*, o conceito teóric* de legitim*dade * br*vem*nte abordado. *m
</line>
<line>
se**ida, *nformações sob*e o proc*sso d* acred*t**ão hospitalar são explicitadas. O trabalho
</line>
<line>
*ev. FSA, Ter*sina, v. 19, *.1, art. *, p. 24-38, jan. *0*2 ww*4.fsanet.c*m.br/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Leg**imi*ade da Acred*taçã* Ho**itala*
</line>
<line>
2*
</line>
</par><par>
<line>
segue com *s e*plicações metodológicas da pesquisa e, em seg**d*, os result*d*s são
</line>
<line>
*xpostos. Uma conclu*ão com uma sín*ese d*s *cha**s *inaliza a pesqu**a.
</line>
<line>
2 *EFERÊNCI** T*ÓR*C*
</line>
<line>
2.1 Legit*mid*d* das *rgan*zações
</line>
<line>
S*gundo *ossoni (2016), a utiliza*ão do conceito *e legiti*idade dentro *o context*
</line>
<line>
organiz*cional **m início com Par*ons (*956,1960), ao *ituar organizaç*es como imer*as em
</line>
<line>
u* *eterminado ambiente social, que contém sistemas de val**es qu*, con*equ*ntemente, são
</line>
<line>
compartilhado*. Quand* o novo institucionalismo avança de*tro *os *stu*os o*ganizac*onais,
</line>
<line>
em meados d** anos **, *om trab*lhos como o de **rr*w (1974), Zucke* (1977), entre
</line>
<line>
o*tros, o estudo so*re legitimidad* ganha notó*ia im*ortância, rean*lisando o *onc*ito sob os
</line>
<line>
pi*ares de Web*r (1991,2009). Para *ossoni (2*16), d*is motivos fundamen*am essa
</line>
</par><par>
<line>
*ev**it*ção: a im*os*ibilidade de *ani*ulação da legitimi**de sob
</line>
<line>
uma visão da te*ri* da
</line>
</par><par>
<line>
dependência de recur*os; e a a*ência da *ro*oção da legiti*id*de por atores locais, ao invés
</line>
<line>
de u*a visã* mai* a*pla d* *oncei*o, *bo*dada princi**lmente pelo velho ins*it*cionalismo.
</line>
</par><par>
<line>
Mas o que é *e*itimidade? Diversos a**o*e* expusera*
</line>
<line>
*efini*ões
</line>
<line>
sobre o
</line>
<line>
ter*o
</line>
</par><par>
<line>
d*ntro da p*rspectiva *eoin*titucionalista. Meyer e Rowan
</line>
<line>
(1977), apesar de não
</line>
</par><par>
<line>
aprese*ta*em um* defin*ç*o sobre l*gi*imidade, ressalta*am sua i**ortância
</line>
<line>
para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
s*b*evivê*cia das organ*zações. Mey*r e Sco*t (1983) de*inem legitimidad* com* o *ra* de
</line>
</par><par>
<line>
suporte
</line>
<line>
c*l*ural de u*a organização. De acor*o com Suchman (1995), legit*mi*ade * um*
</line>
</par><par>
<line>
percepção
</line>
<line>
*u suposiç*o gen*ralizada de que as açõ*s de *ma entidade são des*já*eis ou
</line>
</par><par>
<line>
apr*pr*adas dentro de uma estrutu*a
</line>
<line>
de no*mas, valores,
</line>
<line>
crenças e convicções s*cialmente
</line>
</par><par>
<line>
con*t*uí*as. Apesar do conc*it* de Schuma* se* amplamente ac*ito n* *a**o, ele ainda não
</line>
<line>
define o que v*m a ser uma organ*zação legítima (ROSSONI, 2016). Se*un*o Rosson*
</line>
<line>
(2016), "uma organização é consider*da legí*ima *uando s**s el*mentos s*o *uporta*os *or
</line>
</par><par>
<line>
p*incípios e*trutur*i*
</line>
<line>
ac*ito* no sistema socia*". Em outras palav*as, organizações legítima*
</line>
</par><par>
</page><line>
s*o aq*elas qu* pos*uem p*incípio* e prátic*s *ue são amplamente aceitas pela s*ci*d*de n*
</line>
<line>
qual estão inse*idas.
</line>
<line>
Para Sco*t (2*0*), a l*git*mid**e n*o é simple*men*e um recurso que pod* ser
</line>
<line>
comprado ou trocado, **s percebi*o, com ajuda de l*is, r***as, apoio *xt*rno e estruturas
</line>
<line>
cu*turais-*ognitivas. *ian*e da *om*lexida*e que *nvolve identific*r a legitimidade nas
</line>
<line>
*rática* organ*zacionais, vários aut*res separaram-na em dimensõe* analític*s. Aldrich e Fiol
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina *I, v. 1*, n. 1, a*t. 2, p. *4-38, jan. 202* *ww4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. M. R. Silva, C. P. Go*çalves
</line>
<line>
28
</line>
</par><par>
<line>
(1**4), Hu*t e Aldri*h (1996) clas*if*caram a
</line>
<line>
*egitim*dade em
</line>
<line>
sociopolíti*a e cognitiva;
</line>
</par><par>
<line>
Al*rich e *u** (20*6) ac*esce**aram uma terceir* dim**são: aprendizagem; Archibald
</line>
</par><par>
<line>
(2004), Str*ker (1994) e Suchman (1*95) criaram d*mensões co*o Cultural, Mo*a*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Pragmát*ca. Ap**ar das *i*ersas *lassificações existen*e*, t**** elas *endem a seguir
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
mod*lo dese*vo*vido por Scott (1995), *ue di*t*ngue a legitimidade em re*ul*tória, no*ma**va
</line>
<line>
e *ultural-cognitiva (ROSS*NI, 20*6).
</line>
<line>
* legitimidade regula*ória é *quel* que se basei* e* re**as be* def*nidas.
</line>
</par><par>
<line>
Organizações legítimas, segund* pila* regulador, se*uem re*ras o
</line>
<line>
definida* *o r*spectivo
</line>
</par><par>
<line>
camp* social no qual e*tão inseridas (SCOTT, 2008; RO*SONI, **16).
</line>
<line>
Já a legitimidade normati*a *omp*eende *m sistema social normat*vo, compos*o por
</line>
<line>
normas e valor**. Organizaç*es são legítimas quando seguem norma* prescritas e valores
</line>
<line>
soci*lmente aceitos e desejá*eis (RUEF, SCOTT, 1998; SCO*T, 2008).
</line>
<line>
*or fim, a legit*m*d*** cul*ura*-cogniti*a, que é o ponto central na distinção entre
</line>
</par><par>
<line>
velho e
</line>
<line>
n*oi*stitucionalismo, base*a-s* em
</line>
<line>
padrões culturais e cogni**vos tom**** c*mo
</line>
</par><par>
<line>
cer*o* pel* sociedade, de **rma
</line>
<line>
que a o*ganiza*ão é con*id*rada legítima *e
</line>
<line>
atende a esses
</line>
</par><par>
<line>
anseios * posiç*es *a sociedade (RUEF, *COTT, 199*; S*OTT, 20*8).
</line>
<line>
A busca por leg*timidade, entretanto, pode muitas vez*s res*ltar *m prát*cas *ue
</line>
</par><par>
<line>
divergem *os demai* ob*etivos organizacio*ais, sendo realizadas
</line>
<line>
ape*as c**imonialmen*e
</line>
</par><par>
<line>
(ME*ER; RO*AN, *9*7). *eye* R*wan (1977) argu*entam que mui**s mito* ger**os e
</line>
<line>
por prát*cas organ*zacionais part*culare* e difu*didos por redes relacionai* t** legitimi*ade
</line>
<line>
ba*eada na s*posi*ã* de que são racionalmente efe*iv**. *ntretanto, muitas pr*ticas legítimas
</line>
</par><par>
<line>
são *o*iadas po* organi*ações, *o**an*o-as isom*rficas, *em
</line>
<line>
necessari*ment* **ver
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
</page><line>
*valiação racional *as suas c*nsequências (DI*AGGIO; *O**LL, 1983).
</line>
<line>
Segundo D*Maggi* e *owell (1983), açõe* eram im*tadas nas *rganizações por s*rem
</line>
<line>
consideradas legítima*. Entretanto, a sua eficiênci* e eficácia já nã* eram ma*s quest*ona*as,
</line>
<line>
gerando dec*sões *o*adas sem * amparo fidedigno da r*c*onalid*de. Ai*da *e acordo com os
</line>
<line>
au*ores, quando prátic*s se to*nam alta*en*e institucionalizada* acabam f*ncio*a*do como
</line>
<line>
m*tos, es*eci*lmente em organizaçõe* a*ta*ente inst*tuci*naliz*das. Diante do exposto, ser*
</line>
<line>
po*sível uma bu*c* por l*gitimi*ad* sem *esviar dos objetiv*s principais da Or*anização?
</line>
<line>
2.2 A A*reditação Hospi*alar
</line>
<line>
No campo d* s*úde, a busca por q*alidade tev* iní*io nos Esta*os Un**os, nas
</line>
<line>
primeiras décadas *o século XX, * essa p**tica *xpandiu-se por *odo o mundo (FEL*MAN et
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.1, art. 2, *. 24-38, jan. 2022 ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Legitimidade da Acre**taç** Hospitalar
</line>
<line>
29
</line>
</par><par>
<line>
al, 2005). A *ri**ira a*aliação de qualidade realizada em 1918 apontou que menos de 15%
</line>
<line>
das or*an*z*çõe* hospitalares *m*ricanas e*tav*m dentro dos critérios previamen*e definidos
</line>
<line>
como aceitáveis.
</line>
</par><par>
<line>
O* proce*s*s
</line>
<line>
*e avaliaçã* fo*am sendo aprimorad*s até que em
</line>
<line>
1**1 foi cri*d*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
primeira *omis**o Conjunta de Acredi*a*ão dos Hospitais (CCAH) e fo* for*ada pela união
</line>
<line>
de diversas *ssoc*ações n* área de *aúde. Um ano depois, estava lançado o primeiro programa
</line>
</par><par>
<line>
de acreditação *hamado de
</line>
<line>
Joint Com*ssion o* Ac*edita*i** of *osp*tals (JCAH).
</line>
<line>
Esse
</line>
</par><par>
<line>
programa surgiu de *ma in*ciativa pr*vad* e v*l*ntária, entretanto propicio* uma *a*or
</line>
<line>
*egul**ão *or meio de lei* e pro**amas de *iscaliz*çã* no cam*o da saúde nos Estados
</line>
</par><par>
<line>
U*i**s.
</line>
<line>
Desde então, os p*drõ*s de qualid*de exigidos estão cada ve* ma*s e*evados
</line>
</par><par>
<line>
(FELDMAN et al, 20*5; ALONSO e* al, 2014).
</line>
</par><par>
<line>
No B*asil, a busca pela categorizaçã* dos h*spita*s, as*im como avali**ão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
mens*raç*o de padrões mí*imos de qualida*e tiveram ori*em prer*ogativa ** Órgãos do *
</line>
</par><par>
<line>
Estado. Segundo Alon*o
</line>
<line>
et a*. (20*4), * prim*ir* trabalho voltado *ara qua**dade *a a
</line>
</par><par>
<line>
orga**zação hospital*r f*i em *93*, quan*o fo*
</line>
<line>
ela*orada uma *ich*
</line>
<line>
para avaliaçã* da
</line>
</par><par>
<line>
q*alidade hospi*al*r
</line>
<line>
para a extinta *omissão d* Assistência *o*pitalar do Min*stério da
</line>
</par><par>
<line>
Saúde.
</line>
</par><par>
<line>
Des*e entã*, diversas inici*tivas ocorreram, por** o avanç* era m**oso. Soment* em
</line>
</par><par>
<line>
19*9, qu*ndo a O*ganização *und*al d* Saúde (OMS) deu signif*c*tiv* imp**tânc*a
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
*cre*itação par* o de*envol**mento *a qualidade *a saúd* na Am*r**a Latina, esse pro***so
</line>
<line>
ga*hou força ** país. Após e*se fato, quatro Esta*os (São *au*o, *io de Ja*e**o, Rio Gran*e
</line>
<line>
do Sul e P*raná) alava*caram projetos e encontros e*tre as*ociações ** área d* sa*de,
</line>
<line>
buscando desenv*lver * idei* da acreditaç*o n* Brasil. Em 1998, é cr*ado o CBA,
</line>
<line>
represen**nte brasileira da J*int Comm*ssion *nternati*nal.
</line>
</par><par>
<line>
Um ano depoi*, é a vez da ONA, org**ização tipica*ente *a**ona*, c*i**a ap*s
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
l***amento do manual *rasileiro de acreditaç**. Desde então,
</line>
<line>
as d*as organizaç*es citada*
</line>
</par><par>
<line>
acima s*o as princip*is instituições acredit*doras no país. **aixo, elaboramos um qua*ro
</line>
<line>
para melhor visualiza* o av**ço da bu*ca pela qualidade no *ampo da saúde:
</line>
<line>
Quadro 1 - Cr*nologia do proc*sso *e acred*tação hospital*r
</line>
</par><par>
<line>
**o
</line>
<line>
Estados Un*dos
</line>
<line>
Brasil
</line>
<line>
Realizada *rimeira Avaliação de Hospitais - de
</line>
</par><par>
<line>
1918
</line>
<line>
692 hospi*a*s, apenas 89 estã* dentro dos
</line>
<line>
pa**õ*s e*tabe**cidos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin* PI, *. 19, n. 1, art. 2, p. 24-38, jan. 2022
</line>
<line>
ww*4.fsa*et.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. M. R. *i*va, C. P. Gonçalves
</line>
<line>
30
</line>
</par><par>
<line>
Criação pel* Co*égio America*o d* C*rurgiões
</line>
</par><par>
<line>
*924
</line>
<line>
do Progra** de Pad**n*zação Hospit*lar -
</line>
<line>
P P H.
</line>
</par><par>
<line>
Elaboração de fic*a *ara
</line>
<line>
*valia**o da qualidade
</line>
</par><par>
<line>
1935
</line>
<line>
hospitalar *ara * extin*a Com*ssão d* *s*istência
</line>
<line>
Hospitalar do Ministério da *a*de.
</line>
<line>
1o.Cong*esso N*c*onal do C*p*tulo Bras*leiro do
</line>
<line>
Cri*da a prime*ra Comiss*o Conjunta de Colégio *nte****ional de *irurgiões re*liz*do *m
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*a*ç*do o primeiro
</line>
<line>
*rograma *e acre*i*aç*o
</line>
</par><par>
<line>
*952
</line>
<line>
cham**o de Joint Comis*io* on Acred*tation of
</line>
<line>
Hospitals.
</line>
<line>
Publica*ão d* Decre*o *54*5 de 1956
</line>
</par><par>
<line>
1956
</line>
<line>
est*b*lecendo pa*rões para cla**ificaç*o de
</line>
<line>
Orga***ações de Saúd*.
</line>
<line>
P**lic**ão d* Accreditation M*nu*l for
</line>
</par><par>
<line>
1970
</line>
<line>
Ho*pital estabel*cendo padrões de qualidad*
</line>
<line>
*ais ele*a*os.
</line>
</par><par>
<line>
N*me *a organização
</line>
<line>
mudou de Joint
</line>
</par><par>
<line>
*omission
</line>
<line>
on Acreditation of Hos*i*als
</line>
</par><par>
<line>
(JCAH)
</line>
<line>
p *r a
</line>
<line>
Joint
</line>
<line>
Co*misson
</line>
<line>
on
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
(JCAH*) - co*
</line>
<line>
nova* atividades inseridas,
</line>
</par><par>
<line>
amplia*d* o campo de atuação.
</line>
<line>
Realizado um convên*o com a *rganização Pa*-
</line>
<line>
A**ricana de Saúd* - OP*S, a Fed**a*ão
</line>
<line>
Latino-*merican* de Hospita*s e o Min**tér*o *a
</line>
</par><par>
<line>
1990
</line>
<line>
Saúde
</line>
<line>
p*ra e*ab*rar o Manual
</line>
<line>
de Padr**s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Comissão
</line>
<line>
Nacional
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*ualida*e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Produtividade
</line>
<line>
em Saúde CNQPS lançada pelo -
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
Congresso Internacional de Qualidade
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
A*sistênci* à *aúde em B*d*peste - La*çamento
</line>
</par><par>
<line>
1998
</line>
<line>
*o Programa **asileir* d* Acre*itação.
</line>
</par><par>
<line>
Criaç*o do Consórci* Brasile*ro
</line>
<line>
de Acreditação
</line>
</par><par>
<line>
- CBA.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, T*r*si*a, v. 19, n.1, a*t. 2, p. 24-38, jan. 2022
</line>
<line>
www4.f*ane*.com.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Legi*im*dade da A*redita**o Hospit*l*r
</line>
<line>
31
</line>
</par><par>
<line>
A ONA def*ne acreditação hospi**lar como um s*stema de avali*ção e c*rti*icação da
</line>
<line>
qualidade dos se*v*ços de *aúd*, cujo caráter é *min*ntemente edu*ativo, **lun*á***, sem
</line>
<line>
f*nal*d*de fi*calizadora ou reg*latór*a.
</line>
<line>
O processo de acreditação envolve toda a eq*ipe d* or*anização hospi*alar, in*luindo
</line>
<line>
*édi*os, *nfermeiros, técnico*, diret*res, administradores, etc. As organizaçõ*s avaliadoras
</line>
</par><par>
<line>
seguem um rigoro*o man**l que contém uma série de protoc*los que
</line>
<line>
devem ser seguidos
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
risca para que a organiz*ção seja certi*icada. *nqu*nto
</line>
<line>
a **A c*rti**ca a orga*ização
</line>
</par><par>
<line>
ho*pitalar como acreditada ou não acreditada, a ONA as certif*ca em até três **veis: *ível 1:
</line>
<line>
seguran*a; Nível 2: segurança e organização * Nível *: *egurança, o*gani*ação e **átic*s de
</line>
</par><par>
<line>
gestão de quali*ade. Caso a org*nização não alcance o padrão m***mo do Nível 1,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*onsiderada não acreditad* (O*A, 2014; *BA, 2011).
</line>
</par><par>
<line>
E*te *rocesso de acreditação *ifere dos demais por ser de exclus*vidade da *rea d*
</line>
</par><par>
<line>
*aúde, envolvend* não somente padrões mais fortes
</line>
<line>
*e ética e mo*alidade, mas também
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
aspectos mais *éc**cos e eficazes (*NA, 2014; CBA, 2011). Além d* expos*o, tra*a-se de *m
</line>
<line>
processo de alto custo *i*anceiro, não obrigató*io e sem incentivos fiscais po* pa*te dos entes
</line>
<line>
*statai*.
</line>
<line>
Diante do exposto, qu*l o **pel legit*ma*or da práti*a de ac*editação hospitalar,
</line>
<line>
segu*d* os *rópri*s a*otantes? A ac*editação hospita**r ag* d* forma alta*ent*
</line>
<line>
institucio*alizada e funciona co*o um *ito objetiva*do ape*a* legitimidade?
</line>
</par><par>
<line>
Para re*pon*er a essas questões, utilizamo* como
</line>
<line>
*as* para aná*ise os pilar*s
</line>
</par><par>
<line>
legitimador*s d* Sco*t (1995), com a *eg*i*te de*inição constitutiva e opera*io*al d*
</line>
<line>
cada
</line>
</par><par>
<line>
*a*egoria:
</line>
</par><par>
<line>
*uadro 2 - Cate*orias ana*íticas
</line>
</par><par>
<line>
C*t*goria
</line>
<line>
Defi**ção Constitut*va
</line>
<line>
Definição Opera*ional
</line>
</par><par>
<line>
Legi*imi**de Regulatória
</line>
<line>
Nasce da c*nformid**e de regra* e*pl*citas e*i*ida* por Órgãos ofic*ais ou reguladores e reconhecidas pel* sis*ema social (Ruef; Scott, 1***; Sco*t, 199*, 2008). Exemplo: Le*s * re*ulamentos que são seguidos e reconhecidos.
</line>
<line>
Ho*p*tais que adotam a Acreditaç*o Hospitala* p ar a *ump*ir determinada regra, lei *u regu*amen*o.
</line>
</par><par>
<line>
Legiti*idade *ormativa
</line>
<line>
O*igi**-se do *econhe*i*en*o *elo am*ient* no qu*l a organização está in**rida, d* q*e determinad* ação alc*nça valores * normas ace*tos e desejáveis.
</line>
<line>
Hospitai* que ado*am a *credita*ão Hos*it*lar p ar a s*tisfazer norma* e valores de clientes *u sta*eholde*s dentro do seu a*biente.
</line>
</par><par>
<line>
Legitimidade Cul*ural-Co**itiv*
</line>
<line>
Con*iderada aquela q** é aceita
</line>
<line>
Hospitais que adotam a
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, *e*esina PI, v. 19, n. 1, art. 2, p. 24-3*, *an. 2022
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. M. R. Silva, C. P. Gonçalves
</line>
<line>
3*
</line>
<line>
pelo ambie**e de forma pres*mi**;
</line>
<line>
Acreditação
</line>
<line>
Hos*italar
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
uma *r*ti*a t**ad* como *ert* e
</line>
<line>
en*endere* ser u** prática
</line>
</par><par>
<line>
i*e*ia*amente reconh*ci*a co*o
</line>
<line>
indispensá*el, sem margens para
</line>
</par><par>
<line>
tal pe*o sistema so*ial.
</line>
<line>
qu*stionament*s * dúvida*.
</line>
<line>
É
</line>
<line>
tomada como cert*.
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Adaptado de Scot* (1*95)
</line>
</par><par>
<line>
3 MET*DOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
P*ra realiz*ção d**ta p*sq*isa, *p**u-se pela estratég*a de estudo qualit*tivo instant*neo
</line>
<line>
(FLI*K, 2008), onde **o coletados, por meio de ent*evis*as, ma*ifest*ções *cerca do objeto
</line>
<line>
de p*s*uisa e realiz**a uma compa*aç*o entre os ach*dos, *o* o ob**tivo d* explicar os fatos
</line>
</par><par>
<line>
e circunstânc*as
</line>
<line>
no momento *a
</line>
<line>
pesq*i*a. *oram seleciona*os h**pi*ais localizados 4
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
cidade do Ri* de Janeiro, sendo *ois acreditado* *ela ON* dois pelo CB*. A e*colha e
</line>
</par><par>
<line>
dessas *uas o*ganiza*ões acreditador*s é *ustificada pe*o fat* *e am*as as cer*ificador*s
</line>
<line>
já
</line>
</par><par>
<line>
e**are* consolidadas n* campo e possuí**m um maior n*mero de clientes. De acordo com
</line>
</par><par>
<line>
*ados e*tr*ídos *os sites de *NA e
</line>
<line>
*BA, as duas ce*tificadora* somadas possuem m*is de
</line>
</par><par>
<line>
380 *ospit*is **reditados e, se co*si**rada* as certificaç**s setoriais, c*mo ambulatórios,
</line>
</par><par>
<line>
labo*atóri*s, entre o*tros, os
</line>
<line>
núme*os ultrap*ssam 1500 *ertificaçõ*s. Som*nt* no Ri*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Jane*ro, m**s de *0 *os*itais pos*uem *ertificação *e acreditação hospitalar válida.
</line>
</par><par>
<line>
O nível *e
</line>
<line>
aná*ise da pesquisa é organizacio*al e ** *nidades de an*lise utilizadas
</line>
</par><par>
<line>
foram os hospitais acreditados pela ONA ou *BA do Estado *o Rio *e Jan*i*o. A*aixo segue
</line>
<line>
qua*ro informa*ivo do* *bjeto* de pes*uisa *nalisados. O período de rea*izaç*o da pesq**sa
</line>
<line>
nas unidades de aná*ise o*orreu entr* ju*ho/2015 e dezembro/201*.
</line>
<line>
Quadro 3 - Cara*ter*stic*s dos objetos de pe*q*isa
</line>
</par><par>
<line>
Hospital
</line>
<line>
Tempo de *unda*ão
</line>
<line>
Personal*dade Jurídic*
</line>
<line>
*empo de Acreditação
</line>
<line>
Organ**açã* Acreditad*ra
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
* 0 ANO S
</line>
<line>
Pr*vado
</line>
<line>
1 4 ANO *
</line>
<line>
O NA
</line>
</par><par>
<line>
B
</line>
<line>
2 6 ANO S
</line>
<line>
Pr*v*do
</line>
<line>
1 4 AN* S
</line>
<line>
O *A
</line>
</par><par>
<line>
C
</line>
<line>
3 9 ANO S
</line>
<line>
Públ*co
</line>
<line>
1 * AN* S
</line>
<line>
*B A
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
7 2 ANO S
</line>
<line>
Púb*ico
</line>
<line>
0 4 ANO *
</line>
<line>
CB *
</line>
</par><par>
<line>
A co*eta de *ad*s *niciou-se com a obtenção dos
</line>
<line>
manuais O*A C**, dos *
</line>
<line>
q*ais
</line>
</par><par>
<line>
foram extraí*as inform*ções so*re o processo de
</line>
<line>
acreditação, envolvendo a so*icitação pela
</line>
</par><par>
<line>
orga*ização hospitala*, formas de a*a*iaç*o, *ases e requisit** mín*mo* par* obtenção
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
</page><line>
c*rti*icado. O **nual da **A *tilizado foi a versão 2014, composto de 159 páginas, di**dido
</line>
<line>
em 5 se*ões q*e avali*m os hospitais *e acordo c*m G*stã* * Lideran*a, Atençã* *o
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.1, art. 2, *. 24-38, jan. 2022 www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Leg*t*midade d* Acreditação Hospitalar
</line>
<line>
33
</line>
</par><par>
<line>
Pa**e*te/Cli*nte, D**gnóstico * Tera*êutica, Apoio Té***co * Abaste*im*nto e A*oito
</line>
<line>
Logístic*. O man**l da CBA u*ilizado foi a v*rsã* *012 *o*pos*o de 296 páginas, dividido
</line>
<line>
em 2 seçõ*s: um* co* pa*rões co* *o** n* paciente e outra *om padrões de adm*n***r*ç*o
</line>
<line>
de ins*ituiçõ*s de saúde. Os manuai* de Acreditaç*o H*spitalar das organizações
</line>
<line>
acre*itadoras ONA e CBA co*centram todos o* p*dr*es que as orga*izações devem seg*ir
</line>
<line>
para se to*narem *creditad**. Esta base de da*o* cont*ibu*u para form**a* os question*rios
</line>
<line>
semie*tru*u*ad*s e as entr**istas e* profund*da*e, uma vez que p*opiciou *ma v*são *rática
</line>
<line>
d* procedimento de avaliaç*o.
</line>
<line>
Em seguid*, foram realiz*da* as entr*vistas em prof*ndida*e com o* av*li*dores,
</line>
<line>
*endo um d* *ada orga*ização acre*itadora, com o objetivo d* en*iquecer * conhe*iment* do
</line>
</par><par>
<line>
p*ocesso de *cre*itação, ass*m co*o
</line>
<line>
san*r
</line>
<line>
*úvi*a* *ue *xist*r**
</line>
<line>
dur*nte a leit**a d*s
</line>
</par><par>
<line>
manuais.
</line>
</par><par>
<line>
Para a terc*i*a etapa d* *esqui*a, fora* *elecionados 4
</line>
<line>
gesto*es, sendo
</line>
<line>
um *e cada
</line>
</par><par>
<line>
hosp*tal participan*e da **squisa. Optou-se pelos gestores dire*am**te envolvidos c*m
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pro*esso de a*reditação, g*ralmente lotados
</line>
<line>
no seto* *e *ualidade *as organizaç*es. Foi
</line>
</par><par>
<line>
desenvo*vido u*
</line>
<line>
roteiro prévio, com 1* questõ*s *ort*adoras, envolvendo as ca*ego*ias
</line>
</par><par>
<line>
a*alítica* pesq*isa*as. Fo*am realizadas um *otal de 04 entr*vist*s em profundi*a*e co* os
</line>
</par><par>
<line>
gestores
</line>
<line>
d* ca*a hospital sele*ionad*, *u* *oram gravadas e tra*scritas, resultan*o
</line>
<line>
em u*
</line>
</par><par>
<line>
tota* de 04 horas e 12 minutos *e áud*o e 22 páginas de texto t*anscrito.
</line>
<line>
Após as *n*revistas e* pro*undid*de, f*ram abor*ados 3 fun*ionários de cada h*spital
</line>
<line>
acreditado, por m*io de *uestionários es*ruturados composto* de 11 questõ*s, * que res*ltou
</line>
</par><par>
<line>
*m 59 pági*as div*didas
</line>
<line>
em 12 fu*cionár*os, sendo *a sua maioria enfe*meir*s e méd*cos,
</line>
</par><par>
<line>
que estavam d*retamente env**vidos com rotina d* implantação da acredi*ação *os h*spitais
</line>
<line>
em que atuam.
</line>
<line>
A observação de campo ocorreu durante as entr*vistas *om os ges*o*es, assim como
</line>
</par><par>
<line>
durante a a*or*agem ao* funcio*ários *n*olvido*, *uando foi
</line>
<line>
pos*ível
</line>
<line>
obse*v*r a rotin* de
</line>
</par><par>
<line>
trabalho da *rganização, assim como * *un*io*amento de algu** processos obj*tos de
</line>
<line>
a*ali*ção pel*s organizações acredita*ora*.
</line>
<line>
Com b*s* no tr*b*lh* de Meyer e Rowan (*977), elaboramos dois tipo* *e o*jetivos
</line>
</par><par>
<line>
p*etend*dos
</line>
<line>
*ela
</line>
<line>
organizaç*o
</line>
<line>
ao
</line>
<line>
ad*rir
</line>
<line>
ao
</line>
<line>
p*oce*so
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*creditação *os*italar:
</line>
</par><par>
<line>
le*it*midade, c*m
</line>
<line>
o
</line>
<line>
i nt ui * o
</line>
<line>
de
</line>
<line>
se*em
</line>
<line>
a*eitas
</line>
<line>
e
</line>
<line>
resp*ita*as
</line>
<line>
pe*o *mbiente,
</line>
</par><par>
<line>
envolvendo
</line>
<line>
clientes, f*rnecedores e concorr*nte*; eficiência, qu*ndo a organização tem
</line>
</par><par>
</page><line>
como *oc* principal melhorar o *specto técnico da a*ividade que exerc*, c*mo reduzir
</line>
<line>
cu*to*, melhorar pro*ed*mentos, aumen*a* a p*odu*i**da*e, etc.
</line>
<line>
Re*. FSA, T*resina PI, v. 19, n. 1, art. 2, p. 24-38, jan. *02* www4.fsan*t.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. M. R. Sil**, *. P. **nçal*e*
</line>
<line>
34
</line>
</par><par>
<line>
Para *de*tific*ção d*sses objetiv** fo*am **al*zadas pergun*as pr*nc*palme*te aos
</line>
<line>
gestores dos h*spitais c*mo: a). Quando a In*tituição decidiu *dotar a A*red*taç*o
</line>
</par><par>
<line>
Hospitalar no Hospital? b). O que você en*ende
</line>
<line>
como Acreditação Hospital*r? Com*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*efiniria? c). P*r
</line>
<line>
quais *azões *ecid*u-se adotar * *creditação Hospital*r? Tinham outra*
</line>
</par><par>
<line>
opções? d). *or que você conside*a a Acreditação Hospitalar i*portant* p*r* o Hospital? *) O
</line>
<line>
qu* a ins*ituição esp*rava alca*ç*r com a adoção da Ac*editação Hos*itala*?
</line>
<line>
4 RESULTADOS E D*SCUSS*O
</line>
<line>
F*c*u c*nst**a** que o processo d* acreditação ho*pitala*, além de n*o **r
</line>
<line>
obrigatório, também não *ornece nenhum incentiv* fisca* ou *inanceiro por parte do Estado e
</line>
<line>
Órgãos reguladores para a* o*ganizaçõ*s ac*edi*adas. A*é* do *xposto, *rata-se de um
</line>
<line>
processo qu* pod* ser l**go e oneros*, com c*sto* mai*res à medida qu* é necessário mais
</line>
<line>
t*m*o para conclusão da certifi*ação.
</line>
<line>
"O própr*o proces*o ** acred*taçã* é bem caro, a gente te*e que **gar agor* **is de
</line>
<line>
duzent*s mi*" (Gestor - Hosp*tal C).
</line>
</par><par>
<line>
"Eu já vi um hosp*tal que
</line>
<line>
era certificado p*la ISO já
</line>
<line>
havia 8 ano* (...) Q*ando eles
</line>
</par><par>
<line>
entraram para o *rocesso de acre*itaç*o já *inham u*a documentação *oda estruturada
</line>
<line>
e tal. Mas a**d* l*v*ram quase 3 a*os (...) eu ** *ma in*tituiçã* que lev*u 9 ano*. Mas
</line>
<line>
c*m mui*a *ifi*uld*de. " (Avaliadora)
</line>
<line>
Nenhum dos entrevis**dos demonstrou um caráte* *egulatório na escolha da adoção.
</line>
<line>
Todos os gestores indicar*m *bje*ivos mais relacionados a ques*ões técnica*, como *egura*ça
</line>
<line>
** pacien*e e melho*ia d* qua*idade dos p*oc*ssos, descarta**o a hipótese de u*a
</line>
<line>
legitimidade regulatória.
</line>
<line>
"A ge*te entend* acreditação... é como uma *erra*e***. Ela não é modelo. Mod*lo é
</line>
<line>
mode*o de qual*dade, mode*o d* gestão. M*delo *e gestão é um mod*lo de qualidade
</line>
</par><par>
<line>
integra*a e acr*ditaçã* é
</line>
<line>
u*a f*rrame*ta,
</line>
<line>
ac*edita*ão não modelo. Não * mesmo" é
</line>
</par><par>
<line>
(Ges*o* Hospital A).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T**esina, v. 19, n.1, art. 2, p. 24-38, jan. 2022
</line>
<line>
www4.f**net.*om.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A **gitimidade d* Acredi**ção Hospitalar
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
"Decidim*s **otar para *roporcio*ar um
</line>
<line>
compr*m*sso transparente de melhorar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
segura*ça e qualidade do cuidado *o pac*ente" (Ges*** Hosp*tal B).
</line>
<line>
O aspecto cultural-cogn*tivo t*mbém foi pouco presente nas respost*s. A maioria dos
</line>
<line>
funcio*ários co**ecia vagamente o pro*esso de acr*di*ação, enquanto os gestores reforçaram
</line>
<line>
* n**essidad* de alca*ç** que*tões técni*as, po*ém não encararam a certifica*ão como ú*ic*
</line>
<line>
*pç*o, mas c*mo uma escolha. Além do expost*, o processo ** ac*editaçã* no Brasil aind* é
</line>
<line>
muit* re*ente, torn*n*o difícil * i*s*itucional*zação da prática diant* *o cu*to espaço de
</line>
<line>
tempo desde *s a*oções inic**i*.
</line>
<line>
"Nes** é*oca (a*oçã*) o Hosp*t*l já possuía uma caminh*da de oito a*os c*m *utra
</line>
<line>
cert*fica*ão, a NBR ISO 9*01, já com t*dos os proce*so* mapeados e com registros
</line>
<line>
da* ativida**s, planos e polí*i*as bem instituídas."
</line>
</par><par>
<line>
"Esc*lhermos * *creditação par* obter
</line>
<line>
uma maior qualidade no
</line>
<line>
atend*mento..."
</line>
</par><par>
<line>
(Ges*or hos**tal D).
</line>
</par><par>
<line>
Fic*u evide*ciad* q** o cliente do hosp*tal n*o co*hec* a acreditaç*o *o*pitalar. Os
</line>
</par><par>
<line>
stakeho*ders t**b*m demonstraram exercer pouca influência na adoção, *ue distanc*ou o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
questão do mime*i*mo (D**ag*i* e Powe*l, 1983). Entretanto, todos os *estores reforçaram a
</line>
<line>
necessid*de de s* obter val*r** n*rm*t*v*s como mais qualidade e s**ura*ça no a*endimen*o
</line>
<line>
aos pacie*tes, des*acand* a legitimidad* normativa frente a regul*tória e c*ltura*-cognitiva.
</line>
<line>
Isso ev*dencia que as *rgani*a*ões ho*pit***res buscavam a*cançar legi*imidade, ma* também
</line>
</par><par>
<line>
eficiência, p*is os cli*ntes
</line>
<line>
não *nxergavam selo de *creditação, mas as conse*uên*ias o
</line>
</par><par>
<line>
trazida* por e*te. Foram i*en*if*ca*os 34 trechos nas entrevist*s que fa*em referên*ia aos
</line>
<line>
ob*etivos da ac*editação ho*pitalar relacionados * legitimidade o* efic*ência. Dos 3* trechos
</line>
</par><par>
<line>
enco*trado*, 80% es*ão relacio**dos co* eficiênci*,
</line>
<line>
enquant* os **tros 20% *om
</line>
</par><par>
<line>
legit*midade.
</line>
</par><par>
<line>
"El*s (pacientes) não **nhecem (Acreditação **spitalar). Conseguem (pacientes)
</line>
<line>
p*rceb*r a melh*ra, mas nã* por cau*a d* *ma fer*amenta ou pel* s*lo *e a**editação.
</line>
<line>
Agora as pes*oa* vendem...a* depois q*e for acre*itado vai *razer mais gente... traz
</line>
</par><par>
<line>
ninguém" (...) é isso que te *alei,
</line>
<line>
por **emplo, se ele entra* aq*i e ele tive* uma
</line>
</par><par>
</page><line>
puls*irinha *ue ti*er identificad* e to** mund* olh*r a *ulse**inha e ele for no
</line>
<line>
Rev. FS*, *eresina PI, v. 19, n. 1, art. 2, p. *4-38, jan. 20*2 www*.*sane*.com.br/r**ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. M. R. Silva, C. P. Gonçalves
</line>
<line>
36
</line>
</par><par>
<line>
h**pital que não usa, *le v*i fa*ar p*r que ele colocou e esse não? Por que qu*ndo
</line>
<line>
tenho a**rgia um hosp*tal bo**u e *ut** *ão? (Gestor H*spi*al A).
</line>
<line>
"Acho que (objeti*o *a acreditação) para m**ter *ma ma**r orga*ização * u* maior
</line>
<line>
cuidado com os pacien**s. " (Fu*cionário - Hospital B)
</line>
</par><par>
<line>
"Muita. Muitas m**ho*as *m
</line>
<line>
dive*sas f*e*te*. *ais a inte*ra*ão e*tre as *qu*pes, na
</line>
</par><par>
<line>
que*t*o da ed*caçã* do paciente, a g**te realme*te não pres*ava atençã* nesse tipo de
</line>
<line>
*oisa" (Ge*tor - Hospital C)
</line>
<line>
* CO*CLU*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
Considerando que a a*reditação h**pitalar possu* **racterísticas pec*liares
</line>
<line>
e
</line>
<line>
*ouco
</line>
</par><par>
<line>
explorad**, aferir a l*g*t*m*dade de *u* adesão *e*as org*niza*ões de saúde foi o
</line>
<line>
o*jet**o
</line>
</par><par>
<line>
cent*al deste trab*lho.
</line>
</par><par>
<line>
Revisitando os conceitos *egitimadores de Scott (1*95), * legitimidade norma*iva
</line>
<line>
melh** expl**ou a adoção da *creditaç*o ho*pitala* em hospitais *úbl*cos e **i*ados do R*o
</line>
</par><par>
<line>
de *anei*o. As buscas por *alores normativos socialme*te a*eito*, como qu*lidade
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
atend*mento e se*uranç* do pacient*,
</line>
<line>
determina**m o* o*jeti*os dos hos*i*ais *dota*tes
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
ac*e*itaçã* hos*italar. Isso fica mais e*idente q*ando
</line>
<line>
observamos qu* o process* n*o
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
obrigatório, n** ofe*ece *ncentivos *isc*is do E*tado, além de ser r*cente dentro do campo de
</line>
<line>
saúde b*asileiro. Mesmo at*elado ao aspecto normativo, a busca por eficiênci* tamb*m resto*
</line>
<line>
comprovada, e*id*nciando que mesmo e* ambie*tes altamente institu**onal*zados, como no
</line>
</par><par>
<line>
ca*o dos hospitai* a*redita*os (RUEF; SCOTT, 1998), * efi*iência pode ir de e*contro
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
busca por legitimidade,
</line>
<line>
destituin*o as práticas ** *ertifica*ão h*spitalar co*o meros mitos
</line>
</par><par>
<line>
organi*a**onais. É *viden** que os ac*ados dest* pesq**sa s* limitam a* am**ente de saúde e
</line>
<line>
à certi*icaç*o de acreditação hosp*talar. Co*o suges*ão d* trabalhos futuros, a**ed*tamos que
</line>
<line>
estudos envolvendo outras formas de certificação pod*m contribuir p*ra o desenvolvimento
</line>
<line>
d* teoria sob*e legitimidade *as o*ga*izações, pri*cipalmente nas questões referentes ao
</line>
<line>
cerimo*ialismo e à efetividade de tais prá**cas.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter**ina, *. *9, n.*, art. 2, p. 2*-38, jan. 2022
</line>
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<line>
Contribui*ão dos Autores
</line>
<line>
T. M. R. Silva
</line>
<line>
C. *. Gonçalves
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e p*anejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) *n*lise e inter*r**ação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) elab*ração do *ascunho ou na rev*s*o cr**ica do co*teú*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) par*icipação na aprova*ão da versão f*na* do m**usc*i*o.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
***. FSA, Teresina, *. *9, n.1, ar*. 2, *. 24-38, jan. 2022
</line>
<line>
w*w4.fsan*t.com.*r/revista
</line>
</par>Refbacks
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)