<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 1, art. 2, p. 24-38, jan. *0*2 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2022.1*.1.2 </line>
</par>
<par>
<line> A Leg*timidade da Acreditação Hospit*l*r </line>
<line> The Legi*im*cy of H**pital Accredi**tion </line>
</par>
<par>
<line> Tiago M*rtins Ramos *a Sil*a </line>
<line> *estre em A*ministração **la UN*GRANRIO </line>
<line> A*ali*ta de G*s*ão em Sa*de da Fundação Oswal*o C*uz </line>
<line> E-mail: tiagom***ins.fiocr*z@gmail.com </line>
<line> Clay*on Pereir* Gonçalves </line>
<line> D*utor em Administ*aç*o pela UNIGRANR*O </line>
<line> Profess*r d* Univers**ade Fed*ra* de Rondônia </line>
<line> *-m**l: clayto*.goncalves@unir.b* </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: Ti*go Martins R*mos da Silva </line>
</par>
<par>
<line> Funda*ão O*waldo Cruz, In*tit*to *erna*des Figue*ra - </line>
<line> *d*tor-Chefe: *r. To*ny Kerley de Al*ncar </line>
</par>
<par>
<line> Avenida Rui Barbosa, 716, Fl*mengo, CEP: 22250*2*, </line>
<line> R*d*ig*es </line>
</par>
<par>
<line> Ri* de J**eiro, RJ - Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> En*e*eço: C*ayton Pere*ra Gonça**e* </line>
<line> Artigo recebido em 21/07/*021. Úl*i*a </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> U**v*rsi*ade Fede*al de Rondô**a - Avenid* Rotary </line>
<line> *ecebida e* 10/08/*021. Aprov*do em 11/0*/2021. </line>
</par>
<par>
<line> C*ub, 3756, Ja**im Social, *EP:76981283, Vi*hen*, R* </line>
</par>
<par>
<line> - Brasil. </line>
<line> Avaliado pel* s*stema T*iple Re**ew: Des* Review a) </line>
<line> pelo Editor-C*efe; e b) **uble Blind Review </line>
<line> (avalia*ão cega p*r dois avaliadores da áre*). </line>
<line> Revis*o: *ramatica*, Normativ* e de *o*mat*ção </line>
</par>
<par>
<line> . </line>
</par>
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<line> A Legitim*dade da Acreditação H*spitalar </line>
<line> *5 </line>
</par>
<par>
<line> RE*U*O </line>
</par>
<par>
<line> Nest* artigo, buscamos ide*tificar a f*nt* *e legit*midad* que ba*i*ou a a*oção </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Acreditaç*o Ho*pitalar em quat*o hospitais do Ri* d* *an*iro, além d* aferir se su* ado*ão se </line>
<line> alinha*a a questõe* de eficiência organizacion*l. U*il*zando-se dos conceitos de Sco*t (1995) </line>
</par>
<par>
<line> *obr* </line>
<line> t i pos de </line>
<line> legitimidade, rea*izamos uma *esq*isa compo*ta </line>
<line> por entrevistas </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> profund*dade e que**ionários semiestruturados </line>
<line> c*m **st*res e fun**oná*io*. O **sultado </line>
</par>
<par>
<line> m*strou *ue a legi*imidade nor*a*iva mel*or explicou a adoção da ac*e*i*ação hospit*lar em </line>
</par>
<par>
<line> hospitai* p**l*c** e privados </line>
<line> do *io de Janeiro. As bu*ca* por v*lores </line>
<line> no*mativos </line>
</par>
<par>
<line> s*cialme*te aceitos, </line>
<line> como </line>
<line> qualidade do atendime**o e segurança do *aciente, determinaram </line>
</par>
<par>
<line> os *b*etivos d*s hospita*s *d*tantes da acreditação hospit*lar. A bus*a *or eficiência també* </line>
</par>
<par>
<line> restou </line>
<line> *o*provada, evidenciando qu* mes*o </line>
<line> em ambien*es *ltamente i*stitucion*lizado*, </line>
</par>
<par>
<line> c*mo ** cas* d*s **spitai* acr*d**ado* (Rue* e *cott, *998), a *ficiência *o** ir de en*ontro </line>
<line> * busca p** l*gitimidad*, destituindo as práticas *e certificação hospitalar como me*os mitos </line>
<line> organizacionais. </line>
<line> P*LAVRAS-CHAVE: Legitimidade. Acred*tação *ospitalar. Hospitais. *rganizaç*es. </line>
<line> E*iciên*i*. </line>
<line> ABST*ACT </line>
</par>
<par>
<line> In this article, we s**ght *o identify *he source of l*gitimacy that </line>
<line> guided the adoption of </line>
</par>
<par>
<line> H**pital Accreditat*on in four hospitals *n Rio d* Janeiro, in additi*n to assessing whether its </line>
<line> ado*tion wa* ali*ned with issues of orga*izatio*al efficie*cy. Using Sc*tt's (1*95) co*cepts </line>
<line> *bout types of legitima*y, we conducted a sur*ey *onsisting of *n-depth interviews a*d semi- </line>
</par>
<par>
<line> struc*ured </line>
<line> question*aires with man*gers and employees. **e result show*d normative </line>
</par>
<par>
<line> l*gitimacy best explai*e* the ad*p*ion of hospital accre*itation i* public and privat* hos*i**ls </line>
<line> in Rio de Jane*ro. The *earch for *ociall* accepted normative va*ue*, s*ch a* quality o* care </line>
<line> and patient *af*ty, de*ermined the *oa*s of h*spitals *ha* adopted hospit** accredi**tion. The </line>
<line> searc* f*r efficien*y wa* al** proven, evidenci*g *hat even in highly instit*tionalized </line>
<line> *nvironments, *s in the c*se of accre*it*d ho*pital* (Ruef and Scot*, 1998), e*ficiency can go </line>
<line> aga*nst t*e s*arc* for legitim*cy, dism*ssin* h*spital cert*f*ca*i*n pra*tices as m*re </line>
<line> organi*ationa* myths. </line>
<line> KEY*ORDS: Legitimacy. Hospi*al Accredi*ation. Ho*pitals. Organizations. **ficiency. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Tere*ina PI, v. 19, n. 1, art. 2, p. 24-38, jan. 2022 </line>
<line> www4.*sanet.com.b*/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. M. *. Silva, C. P. Gonça*ves </line>
<line> 26 </line>
</par>
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<line> 1 ***RODUÇ*O </line>
</par>
<par>
<line> Hospit*is públicos e priv*dos v*m *assand* p*r m*dan*as ao *o*go dos anos, visando </line>
<line> principalme*te a uma melhor** do atendimento à *opulação e a *ons*quent* *e*itimidade *e </line>
</par>
<par>
<line> seus pro*essos de trabal*o. E* </line>
<line> pesquisa realizada pela D*taf*lha, a pe*ido do Conse*ho </line>
</par>
<par>
<line> Federal ** Medici*a em </line>
<line> 2014, *ais da *etade dos entrevistados quali*icou o **stema </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> saú*e bras*l***o *o* nota *b*ixo de * de um total d* 10 p*nt**. Para os não *suários do SUS, </line>
<line> o resultado foi a*nd* pi*r: 60% avaliaram a saúde no Bras*l com nota ab*ixo de 5. Para Jorge </line>
<line> et a*. (2*13), * Bra*il sofre co* au*ent* d* *astos na saúde *ú*lica, além de problem*s com </line>
<line> o crescimento e * fi*a*ciamen*o da *ede priva** de *a*de. Esses fa*o*es têm dificultad* ain** </line>
<line> ***s a busc* pela eficiência e qual*dade dos serviços de saúde. </line>
</par>
<par>
<line> Visando a um **mento da </line>
<line> ef**i*ncia da *ualidad* no* ser*i**s da sa*d*, um dos e </line>
</par>
<par>
<line> **canismos q*e tem </line>
<line> conquistado </line>
<line> esp*ço </line>
<line> dentro </line>
<line> d** </line>
<line> or*a*iza*ões hospitalares *ão </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> cert*fica*os de qualid**e </line>
<line> chamados d* acreditaçã* hospitala*. Acr*di*a*ão *ospitalar é um </line>
</par>
<par>
<line> p**c*sso voluntári* e **o gover*amen*al r*alizad* por o**a*izações se* *ins lu**ativos, que </line>
<line> avaliam a* organi*aç*es hospit*lares por meio d* uma série d* requisitos *n*ol*end* aspecto* </line>
<line> de se*urança do pac**n** e do fun*ionário, padrões t*cnico*, ger*nciais, ent*e outr*s </line>
<line> (*LO**O et a*., 2014). Após a avaliação *eal*zada pela orga*i*açã* acre**tadora, o ho*pital </line>
</par>
<par>
<line> **quir* * certifi*a*ão *e *ospital </line>
<line> acreditado, *aso consiga atin**r </line>
<line> *s pad*õe* exi*id*s pela </line>
</par>
<par>
<line> mesma. *st* tr*balho *ons***rou duas *nstituiçõ*s ac*editadoras em </line>
<line> hospitais brasileiros: </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Organi*ação *acional de Acreditação (ONA) e * Consórcio Brasileir* de Acreditação (CBA). </line>
</par>
<par>
<line> A a*oção cad* vez mais frequent* de**e proce*s* de acr*ditaçã* </line>
<line> hospita*ar </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> *r*aniz*ções de s*úde *r*sile*ras já motivou es*udos acadêmic*s sob** o </line>
<line> ass**t*, com* *s </line>
</par>
<par>
<line> traba*h*s de Man*o et </line>
<line> al . </line>
<line> (2012), Jorge *t a* (201*) e A*onso *t a*. (2014). Entretanto, </line>
</par>
<par>
<line> trabalhos busc*ndo **e*tificar a legit*m*dade dess** certificações a*nda permane*em raros. </line>
</par>
<par>
<line> Este tr**alho </line>
<line> te* co*o *bjet*vo iden*if*c*r as raz*es que levaram as o*ganiza**es </line>
</par>
<par>
<line> hosp**alar*s a aderire* a* process* de certifi*ação hosp*ta*ar. Utiliz*ndo o tra*alho *e *c*tt </line>
</par>
<par>
<line> (1995), b*scamos ana*isar * fonte legitimadora da acredi*ação hospit*la*, </line>
<line> com *oco </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> organiz*ção ho*pita*ar adotante. Para alcançar objetiv* c*tado, realiza*os entrevistas o </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> prof**dida*e e questionári*s se*iestr**urados com gestor*s e f*ncioná**os de quatro </line>
<line> *ospitais a*reditados do R*o *e Janeiro. </line>
<line> Ap*s es*a **troduçã*, o conceito teóric* de legitim*dade * br*vem*nte abordado. *m </line>
<line> se**ida, *nformações sob*e o proc*sso d* acred*t**ão hospitalar são explicitadas. O trabalho </line>
<line> *ev. FSA, Ter*sina, v. 19, *.1, art. *, p. 24-38, jan. *0*2 ww*4.fsanet.c*m.br/rev*st* </line>
</par>
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<page>
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<line> A Leg**imi*ade da Acred*taçã* Ho**itala* </line>
<line> 2* </line>
</par>
<par>
<line> segue com *s e*plicações metodológicas da pesquisa e, em seg**d*, os result*d*s são </line>
<line> *xpostos. Uma conclu*ão com uma sín*ese d*s *cha**s *inaliza a pesqu**a. </line>
<line> 2 *EFERÊNCI** T*ÓR*C* </line>
<line> 2.1 Legit*mid*d* das *rgan*zações </line>
<line> S*gundo *ossoni (2016), a utiliza*ão do conceito *e legiti*idade dentro *o context* </line>
<line> organiz*cional **m início com Par*ons (*956,1960), ao *ituar organizaç*es como imer*as em </line>
<line> u* *eterminado ambiente social, que contém sistemas de val**es qu*, con*equ*ntemente, são </line>
<line> compartilhado*. Quand* o novo institucionalismo avança de*tro *os *stu*os o*ganizac*onais, </line>
<line> em meados d** anos **, *om trab*lhos como o de **rr*w (1974), Zucke* (1977), entre </line>
<line> o*tros, o estudo so*re legitimidad* ganha notó*ia im*ortância, rean*lisando o *onc*ito sob os </line>
<line> pi*ares de Web*r (1991,2009). Para *ossoni (2*16), d*is motivos fundamen*am essa </line>
</par>
<par>
<line> *ev**it*ção: a im*os*ibilidade de *ani*ulação da legitimi**de sob </line>
<line> uma visão da te*ri* da </line>
</par>
<par>
<line> dependência de recur*os; e a a*ência da *ro*oção da legiti*id*de por atores locais, ao invés </line>
<line> de u*a visã* mai* a*pla d* *oncei*o, *bo*dada princi**lmente pelo velho ins*it*cionalismo. </line>
</par>
<par>
<line> Mas o que é *e*itimidade? Diversos a**o*e* expusera* </line>
<line> *efini*ões </line>
<line> sobre o </line>
<line> ter*o </line>
</par>
<par>
<line> d*ntro da p*rspectiva *eoin*titucionalista. Meyer e Rowan </line>
<line> (1977), apesar de não </line>
</par>
<par>
<line> aprese*ta*em um* defin*ç*o sobre l*gi*imidade, ressalta*am sua i**ortância </line>
<line> para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> s*b*evivê*cia das organ*zações. Mey*r e Sco*t (1983) de*inem legitimidad* com* o *ra* de </line>
</par>
<par>
<line> suporte </line>
<line> c*l*ural de u*a organização. De acor*o com Suchman (1995), legit*mi*ade * um* </line>
</par>
<par>
<line> percepção </line>
<line> *u suposiç*o gen*ralizada de que as açõ*s de *ma entidade são des*já*eis ou </line>
</par>
<par>
<line> apr*pr*adas dentro de uma estrutu*a </line>
<line> de no*mas, valores, </line>
<line> crenças e convicções s*cialmente </line>
</par>
<par>
<line> con*t*uí*as. Apesar do conc*it* de Schuma* se* amplamente ac*ito n* *a**o, ele ainda não </line>
<line> define o que v*m a ser uma organ*zação legítima (ROSSONI, 2016). Se*un*o Rosson* </line>
<line> (2016), "uma organização é consider*da legí*ima *uando s**s el*mentos s*o *uporta*os *or </line>
</par>
<par>
<line> p*incípios e*trutur*i* </line>
<line> ac*ito* no sistema socia*". Em outras palav*as, organizações legítima* </line>
</par>
<par>
<line> s*o aq*elas qu* pos*uem p*incípio* e prátic*s *ue são amplamente aceitas pela s*ci*d*de n* </line>
<line> qual estão inse*idas. </line>
<line> Para Sco*t (2*0*), a l*git*mid**e n*o é simple*men*e um recurso que pod* ser </line>
<line> comprado ou trocado, **s percebi*o, com ajuda de l*is, r***as, apoio *xt*rno e estruturas </line>
<line> cu*turais-*ognitivas. *ian*e da *om*lexida*e que *nvolve identific*r a legitimidade nas </line>
<line> *rática* organ*zacionais, vários aut*res separaram-na em dimensõe* analític*s. Aldrich e Fiol </line>
<line> Re*. FSA, Teresina *I, v. 1*, n. 1, a*t. 2, p. *4-38, jan. 202* *ww4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. M. R. Silva, C. P. Go*çalves </line>
<line> 28 </line>
</par>
<par>
<line> (1**4), Hu*t e Aldri*h (1996) clas*if*caram a </line>
<line> *egitim*dade em </line>
<line> sociopolíti*a e cognitiva; </line>
</par>
<par>
<line> Al*rich e *u** (20*6) ac*esce**aram uma terceir* dim**são: aprendizagem; Archibald </line>
</par>
<par>
<line> (2004), Str*ker (1994) e Suchman (1*95) criaram d*mensões co*o Cultural, Mo*a* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Pragmát*ca. Ap**ar das *i*ersas *lassificações existen*e*, t**** elas *endem a seguir </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> mod*lo dese*vo*vido por Scott (1995), *ue di*t*ngue a legitimidade em re*ul*tória, no*ma**va </line>
<line> e *ultural-cognitiva (ROSS*NI, 20*6). </line>
<line> * legitimidade regula*ória é *quel* que se basei* e* re**as be* def*nidas. </line>
</par>
<par>
<line> Organizações legítimas, segund* pila* regulador, se*uem re*ras o </line>
<line> definida* *o r*spectivo </line>
</par>
<par>
<line> camp* social no qual e*tão inseridas (SCOTT, 2008; RO*SONI, **16). </line>
<line> Já a legitimidade normati*a *omp*eende *m sistema social normat*vo, compos*o por </line>
<line> normas e valor**. Organizaç*es são legítimas quando seguem norma* prescritas e valores </line>
<line> soci*lmente aceitos e desejá*eis (RUEF, SCOTT, 1998; SCO*T, 2008). </line>
<line> *or fim, a legit*m*d*** cul*ura*-cogniti*a, que é o ponto central na distinção entre </line>
</par>
<par>
<line> velho e </line>
<line> n*oi*stitucionalismo, base*a-s* em </line>
<line> padrões culturais e cogni**vos tom**** c*mo </line>
</par>
<par>
<line> cer*o* pel* sociedade, de **rma </line>
<line> que a o*ganiza*ão é con*id*rada legítima *e </line>
<line> atende a esses </line>
</par>
<par>
<line> anseios * posiç*es *a sociedade (RUEF, *COTT, 199*; S*OTT, 20*8). </line>
<line> A busca por leg*timidade, entretanto, pode muitas vez*s res*ltar *m prát*cas *ue </line>
</par>
<par>
<line> divergem *os demai* ob*etivos organizacio*ais, sendo realizadas </line>
<line> ape*as c**imonialmen*e </line>
</par>
<par>
<line> (ME*ER; RO*AN, *9*7). *eye* R*wan (1977) argu*entam que mui**s mito* ger**os e </line>
<line> por prát*cas organ*zacionais part*culare* e difu*didos por redes relacionai* t** legitimi*ade </line>
<line> ba*eada na s*posi*ã* de que são racionalmente efe*iv**. *ntretanto, muitas pr*ticas legítimas </line>
</par>
<par>
<line> são *o*iadas po* organi*ações, *o**an*o-as isom*rficas, *em </line>
<line> necessari*ment* **ver </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> *valiação racional *as suas c*nsequências (DI*AGGIO; *O**LL, 1983). </line>
<line> Segundo D*Maggi* e *owell (1983), açõe* eram im*tadas nas *rganizações por s*rem </line>
<line> consideradas legítima*. Entretanto, a sua eficiênci* e eficácia já nã* eram ma*s quest*ona*as, </line>
<line> gerando dec*sões *o*adas sem * amparo fidedigno da r*c*onalid*de. Ai*da *e acordo com os </line>
<line> au*ores, quando prátic*s se to*nam alta*en*e institucionalizada* acabam f*ncio*a*do como </line>
<line> m*tos, es*eci*lmente em organizaçõe* a*ta*ente inst*tuci*naliz*das. Diante do exposto, ser* </line>
<line> po*sível uma bu*c* por l*gitimi*ad* sem *esviar dos objetiv*s principais da Or*anização? </line>
<line> 2.2 A A*reditação Hospi*alar </line>
<line> No campo d* s*úde, a busca por q*alidade tev* iní*io nos Esta*os Un**os, nas </line>
<line> primeiras décadas *o século XX, * essa p**tica *xpandiu-se por *odo o mundo (FEL*MAN et </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.1, art. 2, *. 24-38, jan. 2022 ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Legitimidade da Acre**taç** Hospitalar </line>
<line> 29 </line>
</par>
<par>
<line> al, 2005). A *ri**ira a*aliação de qualidade realizada em 1918 apontou que menos de 15% </line>
<line> das or*an*z*çõe* hospitalares *m*ricanas e*tav*m dentro dos critérios previamen*e definidos </line>
<line> como aceitáveis. </line>
</par>
<par>
<line> O* proce*s*s </line>
<line> *e avaliaçã* fo*am sendo aprimorad*s até que em </line>
<line> 1**1 foi cri*d* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> primeira *omis**o Conjunta de Acredi*a*ão dos Hospitais (CCAH) e fo* for*ada pela união </line>
<line> de diversas *ssoc*ações n* área de *aúde. Um ano depois, estava lançado o primeiro programa </line>
</par>
<par>
<line> de acreditação *hamado de </line>
<line> Joint Com*ssion o* Ac*edita*i** of *osp*tals (JCAH). </line>
<line> Esse </line>
</par>
<par>
<line> programa surgiu de *ma in*ciativa pr*vad* e v*l*ntária, entretanto propicio* uma *a*or </line>
<line> *egul**ão *or meio de lei* e pro**amas de *iscaliz*çã* no cam*o da saúde nos Estados </line>
</par>
<par>
<line> U*i**s. </line>
<line> Desde então, os p*drõ*s de qualid*de exigidos estão cada ve* ma*s e*evados </line>
</par>
<par>
<line> (FELDMAN et al, 20*5; ALONSO e* al, 2014). </line>
</par>
<par>
<line> No B*asil, a busca pela categorizaçã* dos h*spita*s, as*im como avali**ão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> mens*raç*o de padrões mí*imos de qualida*e tiveram ori*em prer*ogativa ** Órgãos do * </line>
</par>
<par>
<line> Estado. Segundo Alon*o </line>
<line> et a*. (20*4), * prim*ir* trabalho voltado *ara qua**dade *a a </line>
</par>
<par>
<line> orga**zação hospital*r f*i em *93*, quan*o fo* </line>
<line> ela*orada uma *ich* </line>
<line> para avaliaçã* da </line>
</par>
<par>
<line> q*alidade hospi*al*r </line>
<line> para a extinta *omissão d* Assistência *o*pitalar do Min*stério da </line>
</par>
<par>
<line> Saúde. </line>
</par>
<par>
<line> Des*e entã*, diversas inici*tivas ocorreram, por** o avanç* era m**oso. Soment* em </line>
</par>
<par>
<line> 19*9, qu*ndo a O*ganização *und*al d* Saúde (OMS) deu signif*c*tiv* imp**tânc*a </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *cre*itação par* o de*envol**mento *a qualidade *a saúd* na Am*r**a Latina, esse pro***so </line>
<line> ga*hou força ** país. Após e*se fato, quatro Esta*os (São *au*o, *io de Ja*e**o, Rio Gran*e </line>
<line> do Sul e P*raná) alava*caram projetos e encontros e*tre as*ociações ** área d* sa*de, </line>
<line> buscando desenv*lver * idei* da acreditaç*o n* Brasil. Em 1998, é cr*ado o CBA, </line>
<line> represen**nte brasileira da J*int Comm*ssion *nternati*nal. </line>
</par>
<par>
<line> Um ano depoi*, é a vez da ONA, org**ização tipica*ente *a**ona*, c*i**a ap*s </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> l***amento do manual *rasileiro de acreditaç**. Desde então, </line>
<line> as d*as organizaç*es citada* </line>
</par>
<par>
<line> acima s*o as princip*is instituições acredit*doras no país. **aixo, elaboramos um qua*ro </line>
<line> para melhor visualiza* o av**ço da bu*ca pela qualidade no *ampo da saúde: </line>
<line> Quadro 1 - Cr*nologia do proc*sso *e acred*tação hospital*r </line>
</par>
<par>
<line> **o </line>
<line> Estados Un*dos </line>
<line> Brasil </line>
<line> Realizada *rimeira Avaliação de Hospitais - de </line>
</par>
<par>
<line> 1918 </line>
<line> 692 hospi*a*s, apenas 89 estã* dentro dos </line>
<line> pa**õ*s e*tabe**cidos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, *. 19, n. 1, art. 2, p. 24-38, jan. 2022 </line>
<line> ww*4.fsa*et.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. M. R. *i*va, C. P. Gonçalves </line>
<line> 30 </line>
</par>
<par>
<line> Criação pel* Co*égio America*o d* C*rurgiões </line>
</par>
<par>
<line> *924 </line>
<line> do Progra** de Pad**n*zação Hospit*lar - </line>
<line> P P H. </line>
</par>
<par>
<line> Elaboração de fic*a *ara </line>
<line> *valia**o da qualidade </line>
</par>
<par>
<line> 1935 </line>
<line> hospitalar *ara * extin*a Com*ssão d* *s*istência </line>
<line> Hospitalar do Ministério da *a*de. </line>
<line> 1o.Cong*esso N*c*onal do C*p*tulo Bras*leiro do </line>
<line> Cri*da a prime*ra Comiss*o Conjunta de Colégio *nte****ional de *irurgiões re*liz*do *m </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1951 </row>
</column>
<column>
<row> Acreditação do* Hospi**is, chamada de CCAH. </row>
</column>
<column>
<row> São Paulo, e*tabelecendo padrões par* *entro </row>
<row> C*rúrgic*. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *a*ç*do o primeiro </line>
<line> *rograma *e acre*i*aç*o </line>
</par>
<par>
<line> *952 </line>
<line> cham**o de Joint Comis*io* on Acred*tation of </line>
<line> Hospitals. </line>
<line> Publica*ão d* Decre*o *54*5 de 1956 </line>
</par>
<par>
<line> 1956 </line>
<line> est*b*lecendo pa*rões para cla**ificaç*o de </line>
<line> Orga***ações de Saúd*. </line>
<line> P**lic**ão d* Accreditation M*nu*l for </line>
</par>
<par>
<line> 1970 </line>
<line> Ho*pital estabel*cendo padrões de qualidad* </line>
<line> *ais ele*a*os. </line>
</par>
<par>
<line> N*me *a organização </line>
<line> mudou de Joint </line>
</par>
<par>
<line> *omission </line>
<line> on Acreditation of Hos*i*als </line>
</par>
<par>
<line> (JCAH) </line>
<line> p *r a </line>
<line> Joint </line>
<line> Co*misson </line>
<line> on </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1987 </row>
</column>
<column>
<row> *ccreditati** of Healthcare O*ganization </row>
</column>
</par>
<par>
<line> (JCAH*) - co* </line>
<line> nova* atividades inseridas, </line>
</par>
<par>
<line> amplia*d* o campo de atuação. </line>
<line> Realizado um convên*o com a *rganização Pa*- </line>
<line> A**ricana de Saúd* - OP*S, a Fed**a*ão </line>
<line> Latino-*merican* de Hospita*s e o Min**tér*o *a </line>
</par>
<par>
<line> 1990 </line>
<line> Saúde </line>
<line> p*ra e*ab*rar o Manual </line>
<line> de Padr**s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1992 </row>
</column>
<column>
<row> Acredita*ão para América L*tina. </row>
<row> Realiza*o o prim*ir* seminário n*cion*l de </row>
<row> Acreditação *m B*asília. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Comissão </line>
<line> Nacional </line>
<line> de </line>
<line> *ualida*e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Produtividade </line>
<line> em Saúde CNQPS lançada pelo - </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *99* </row>
</column>
<column>
<row> Pu*licação o Comprehensive Accreditation </row>
<row> Ma*ual for Hos*itals - J**HO desenvolve </row>
</column>
<column>
<row> Ministério *a S*úde. </row>
<row> Simpósio "A*r*dita*ão *e Hospita*s e Melh*ria </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> padrões e* n*vel inter**cion*l para apli*ação </row>
</column>
<column>
<row> de Qua*i*ade </row>
</column>
<column>
<row> em *aúd*" com participaçã* de </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> fora do p*ís. </row>
</column>
<column>
<row> duas inst*tui*ões acreditadoras </row>
<row> (EUA e Canadá). </row>
</column>
<column>
<row> internac*ona*s </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Congresso Internacional de Qualidade </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> A*sistênci* à *aúde em B*d*peste - La*çamento </line>
</par>
<par>
<line> 1998 </line>
<line> *o Programa **asileir* d* Acre*itação. </line>
</par>
<par>
<line> Criaç*o do Consórci* Brasile*ro </line>
<line> de Acreditação </line>
</par>
<par>
<line> - CBA. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1999 </row>
<row> F*nte: Adaptado de Fi*ldm*n e* al (2005 </row>
</column>
<column>
<row> Fundação da O*A - Organ*za*ão *ac*onal de </row>
<row> Acreditação. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*r*si*a, v. 19, n.1, a*t. 2, p. 24-38, jan. 2022 </line>
<line> www4.f*ane*.com.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Legi*im*dade da A*redita**o Hospit*l*r </line>
<line> 31 </line>
</par>
<par>
<line> A ONA def*ne acreditação hospi**lar como um s*stema de avali*ção e c*rti*icação da </line>
<line> qualidade dos se*v*ços de *aúd*, cujo caráter é *min*ntemente edu*ativo, **lun*á***, sem </line>
<line> f*nal*d*de fi*calizadora ou reg*latór*a. </line>
<line> O processo de acreditação envolve toda a eq*ipe d* or*anização hospi*alar, in*luindo </line>
<line> *édi*os, *nfermeiros, técnico*, diret*res, administradores, etc. As organizaçõ*s avaliadoras </line>
</par>
<par>
<line> seguem um rigoro*o man**l que contém uma série de protoc*los que </line>
<line> devem ser seguidos </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> risca para que a organiz*ção seja certi*icada. *nqu*nto </line>
<line> a **A c*rti**ca a orga*ização </line>
</par>
<par>
<line> ho*pitalar como acreditada ou não acreditada, a ONA as certif*ca em até três **veis: *ível 1: </line>
<line> seguran*a; Nível 2: segurança e organização * Nível *: *egurança, o*gani*ação e **átic*s de </line>
</par>
<par>
<line> gestão de quali*ade. Caso a org*nização não alcance o padrão m***mo do Nível 1, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *onsiderada não acreditad* (O*A, 2014; *BA, 2011). </line>
</par>
<par>
<line> E*te *rocesso de acreditação *ifere dos demais por ser de exclus*vidade da *rea d* </line>
</par>
<par>
<line> *aúde, envolvend* não somente padrões mais fortes </line>
<line> *e ética e mo*alidade, mas também </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> aspectos mais *éc**cos e eficazes (*NA, 2014; CBA, 2011). Além d* expos*o, tra*a-se de *m </line>
<line> processo de alto custo *i*anceiro, não obrigató*io e sem incentivos fiscais po* pa*te dos entes </line>
<line> *statai*. </line>
<line> Diante do exposto, qu*l o **pel legit*ma*or da práti*a de ac*editação hospitalar, </line>
<line> segu*d* os *rópri*s a*otantes? A ac*editação hospita**r ag* d* forma alta*ent* </line>
<line> institucio*alizada e funciona co*o um *ito objetiva*do ape*a* legitimidade? </line>
</par>
<par>
<line> Para re*pon*er a essas questões, utilizamo* como </line>
<line> *as* para aná*ise os pilar*s </line>
</par>
<par>
<line> legitimador*s d* Sco*t (1995), com a *eg*i*te de*inição constitutiva e opera*io*al d* </line>
<line> cada </line>
</par>
<par>
<line> *a*egoria: </line>
</par>
<par>
<line> *uadro 2 - Cate*orias ana*íticas </line>
</par>
<par>
<line> C*t*goria </line>
<line> Defi**ção Constitut*va </line>
<line> Definição Opera*ional </line>
</par>
<par>
<line> Legi*imi**de Regulatória </line>
<line> Nasce da c*nformid**e de regra* e*pl*citas e*i*ida* por Órgãos ofic*ais ou reguladores e reconhecidas pel* sis*ema social (Ruef; Scott, 1***; Sco*t, 199*, 2008). Exemplo: Le*s * re*ulamentos que são seguidos e reconhecidos. </line>
<line> Ho*p*tais que adotam a Acreditaç*o Hospitala* p ar a *ump*ir determinada regra, lei *u regu*amen*o. </line>
</par>
<par>
<line> Legiti*idade *ormativa </line>
<line> O*igi**-se do *econhe*i*en*o *elo am*ient* no qu*l a organização está in**rida, d* q*e determinad* ação alc*nça valores * normas ace*tos e desejáveis. </line>
<line> Hospitai* que ado*am a *credita*ão Hos*it*lar p ar a s*tisfazer norma* e valores de clientes *u sta*eholde*s dentro do seu a*biente. </line>
</par>
<par>
<line> Legitimidade Cul*ural-Co**itiv* </line>
<line> Con*iderada aquela q** é aceita </line>
<line> Hospitais que adotam a </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, *e*esina PI, v. 19, n. 1, art. 2, p. 24-3*, *an. 2022 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. M. R. Silva, C. P. Gonçalves </line>
<line> 3* </line>
<line> pelo ambie**e de forma pres*mi**; </line>
<line> Acreditação </line>
<line> Hos*italar </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> uma *r*ti*a t**ad* como *ert* e </line>
<line> en*endere* ser u** prática </line>
</par>
<par>
<line> i*e*ia*amente reconh*ci*a co*o </line>
<line> indispensá*el, sem margens para </line>
</par>
<par>
<line> tal pe*o sistema so*ial. </line>
<line> qu*stionament*s * dúvida*. </line>
<line> É </line>
<line> tomada como cert*. </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Adaptado de Scot* (1*95) </line>
</par>
<par>
<line> 3 MET*DOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> P*ra realiz*ção d**ta p*sq*isa, *p**u-se pela estratég*a de estudo qualit*tivo instant*neo </line>
<line> (FLI*K, 2008), onde **o coletados, por meio de ent*evis*as, ma*ifest*ções *cerca do objeto </line>
<line> de p*s*uisa e realiz**a uma compa*aç*o entre os ach*dos, *o* o ob**tivo d* explicar os fatos </line>
</par>
<par>
<line> e circunstânc*as </line>
<line> no momento *a </line>
<line> pesq*i*a. *oram seleciona*os h**pi*ais localizados 4 </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> cidade do Ri* de Janeiro, sendo *ois acreditado* *ela ON* dois pelo CB*. A e*colha e </line>
</par>
<par>
<line> dessas *uas o*ganiza*ões acreditador*s é *ustificada pe*o fat* *e am*as as cer*ificador*s </line>
<line> já </line>
</par>
<par>
<line> e**are* consolidadas n* campo e possuí**m um maior n*mero de clientes. De acordo com </line>
</par>
<par>
<line> *ados e*tr*ídos *os sites de *NA e </line>
<line> *BA, as duas ce*tificadora* somadas possuem m*is de </line>
</par>
<par>
<line> 380 *ospit*is **reditados e, se co*si**rada* as certificaç**s setoriais, c*mo ambulatórios, </line>
</par>
<par>
<line> labo*atóri*s, entre o*tros, os </line>
<line> núme*os ultrap*ssam 1500 *ertificaçõ*s. Som*nt* no Ri* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Jane*ro, m**s de *0 *os*itais pos*uem *ertificação *e acreditação hospitalar válida. </line>
</par>
<par>
<line> O nível *e </line>
<line> aná*ise da pesquisa é organizacio*al e ** *nidades de an*lise utilizadas </line>
</par>
<par>
<line> foram os hospitais acreditados pela ONA ou *BA do Estado *o Rio *e Jan*i*o. A*aixo segue </line>
<line> qua*ro informa*ivo do* *bjeto* de pes*uisa *nalisados. O período de rea*izaç*o da pesq**sa </line>
<line> nas unidades de aná*ise o*orreu entr* ju*ho/2015 e dezembro/201*. </line>
<line> Quadro 3 - Cara*ter*stic*s dos objetos de pe*q*isa </line>
</par>
<par>
<line> Hospital </line>
<line> Tempo de *unda*ão </line>
<line> Personal*dade Jurídic* </line>
<line> *empo de Acreditação </line>
<line> Organ**açã* Acreditad*ra </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> * 0 ANO S </line>
<line> Pr*vado </line>
<line> 1 4 ANO * </line>
<line> O NA </line>
</par>
<par>
<line> B </line>
<line> 2 6 ANO S </line>
<line> Pr*v*do </line>
<line> 1 4 AN* S </line>
<line> O *A </line>
</par>
<par>
<line> C </line>
<line> 3 9 ANO S </line>
<line> Públ*co </line>
<line> 1 * AN* S </line>
<line> *B A </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> 7 2 ANO S </line>
<line> Púb*ico </line>
<line> 0 4 ANO * </line>
<line> CB * </line>
</par>
<par>
<line> A co*eta de *ad*s *niciou-se com a obtenção dos </line>
<line> manuais O*A C**, dos * </line>
<line> q*ais </line>
</par>
<par>
<line> foram extraí*as inform*ções so*re o processo de </line>
<line> acreditação, envolvendo a so*icitação pela </line>
</par>
<par>
<line> orga*ização hospitala*, formas de a*a*iaç*o, *ases e requisit** mín*mo* par* obtenção </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> c*rti*icado. O **nual da **A *tilizado foi a versão 2014, composto de 159 páginas, di**dido </line>
<line> em 5 se*ões q*e avali*m os hospitais *e acordo c*m G*stã* * Lideran*a, Atençã* *o </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.1, art. 2, *. 24-38, jan. 2022 www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Leg*t*midade d* Acreditação Hospitalar </line>
<line> 33 </line>
</par>
<par>
<line> Pa**e*te/Cli*nte, D**gnóstico * Tera*êutica, Apoio Té***co * Abaste*im*nto e A*oito </line>
<line> Logístic*. O man**l da CBA u*ilizado foi a v*rsã* *012 *o*pos*o de 296 páginas, dividido </line>
<line> em 2 seçõ*s: um* co* pa*rões co* *o** n* paciente e outra *om padrões de adm*n***r*ç*o </line>
<line> de ins*ituiçõ*s de saúde. Os manuai* de Acreditaç*o H*spitalar das organizações </line>
<line> acre*itadoras ONA e CBA co*centram todos o* p*dr*es que as orga*izações devem seg*ir </line>
<line> para se to*narem *creditad**. Esta base de da*o* cont*ibu*u para form**a* os question*rios </line>
<line> semie*tru*u*ad*s e as entr**istas e* profund*da*e, uma vez que p*opiciou *ma v*são *rática </line>
<line> d* procedimento de avaliaç*o. </line>
<line> Em seguid*, foram realiz*da* as entr*vistas em prof*ndida*e com o* av*li*dores, </line>
<line> *endo um d* *ada orga*ização acre*itadora, com o objetivo d* en*iquecer * conhe*iment* do </line>
</par>
<par>
<line> p*ocesso de *cre*itação, ass*m co*o </line>
<line> san*r </line>
<line> *úvi*a* *ue *xist*r** </line>
<line> dur*nte a leit**a d*s </line>
</par>
<par>
<line> manuais. </line>
</par>
<par>
<line> Para a terc*i*a etapa d* *esqui*a, fora* *elecionados 4 </line>
<line> gesto*es, sendo </line>
<line> um *e cada </line>
</par>
<par>
<line> hosp*tal participan*e da **squisa. Optou-se pelos gestores dire*am**te envolvidos c*m </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pro*esso de a*reditação, g*ralmente lotados </line>
<line> no seto* *e *ualidade *as organizaç*es. Foi </line>
</par>
<par>
<line> desenvo*vido u* </line>
<line> roteiro prévio, com 1* questõ*s *ort*adoras, envolvendo as ca*ego*ias </line>
</par>
<par>
<line> a*alítica* pesq*isa*as. Fo*am realizadas um *otal de 04 entr*vist*s em profundi*a*e co* os </line>
</par>
<par>
<line> gestores </line>
<line> d* ca*a hospital sele*ionad*, *u* *oram gravadas e tra*scritas, resultan*o </line>
<line> em u* </line>
</par>
<par>
<line> tota* de 04 horas e 12 minutos *e áud*o e 22 páginas de texto t*anscrito. </line>
<line> Após as *n*revistas e* pro*undid*de, f*ram abor*ados 3 fun*ionários de cada h*spital </line>
<line> acreditado, por m*io de *uestionários es*ruturados composto* de 11 questõ*s, * que res*ltou </line>
</par>
<par>
<line> *m 59 pági*as div*didas </line>
<line> em 12 fu*cionár*os, sendo *a sua maioria enfe*meir*s e méd*cos, </line>
</par>
<par>
<line> que estavam d*retamente env**vidos com rotina d* implantação da acredi*ação *os h*spitais </line>
<line> em que atuam. </line>
<line> A observação de campo ocorreu durante as entr*vistas *om os ges*o*es, assim como </line>
</par>
<par>
<line> durante a a*or*agem ao* funcio*ários *n*olvido*, *uando foi </line>
<line> pos*ível </line>
<line> obse*v*r a rotin* de </line>
</par>
<par>
<line> trabalho da *rganização, assim como * *un*io*amento de algu** processos obj*tos de </line>
<line> a*ali*ção pel*s organizações acredita*ora*. </line>
<line> Com b*s* no tr*b*lh* de Meyer e Rowan (*977), elaboramos dois tipo* *e o*jetivos </line>
</par>
<par>
<line> p*etend*dos </line>
<line> *ela </line>
<line> organizaç*o </line>
<line> ao </line>
<line> ad*rir </line>
<line> ao </line>
<line> p*oce*so </line>
<line> de </line>
<line> *creditação *os*italar: </line>
</par>
<par>
<line> le*it*midade, c*m </line>
<line> o </line>
<line> i nt ui * o </line>
<line> de </line>
<line> se*em </line>
<line> a*eitas </line>
<line> e </line>
<line> resp*ita*as </line>
<line> pe*o *mbiente, </line>
</par>
<par>
<line> envolvendo </line>
<line> clientes, f*rnecedores e concorr*nte*; eficiência, qu*ndo a organização tem </line>
</par>
<par>
<line> como *oc* principal melhorar o *specto técnico da a*ividade que exerc*, c*mo reduzir </line>
<line> cu*to*, melhorar pro*ed*mentos, aumen*a* a p*odu*i**da*e, etc. </line>
<line> Re*. FSA, T*resina PI, v. 19, n. 1, art. 2, p. 24-38, jan. *02* www4.fsan*t.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. M. R. Sil**, *. P. **nçal*e* </line>
<line> 34 </line>
</par>
<par>
<line> Para *de*tific*ção d*sses objetiv** fo*am **al*zadas pergun*as pr*nc*palme*te aos </line>
<line> gestores dos h*spitais c*mo: a). Quando a In*tituição decidiu *dotar a A*red*taç*o </line>
</par>
<par>
<line> Hospitalar no Hospital? b). O que você en*ende </line>
<line> como Acreditação Hospital*r? Com* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *efiniria? c). P*r </line>
<line> quais *azões *ecid*u-se adotar * *creditação Hospital*r? Tinham outra* </line>
</par>
<par>
<line> opções? d). *or que você conside*a a Acreditação Hospitalar i*portant* p*r* o Hospital? *) O </line>
<line> qu* a ins*ituição esp*rava alca*ç*r com a adoção da Ac*editação Hos*itala*? </line>
<line> 4 RESULTADOS E D*SCUSS*O </line>
<line> F*c*u c*nst**a** que o processo d* acreditação ho*pitala*, além de n*o **r </line>
<line> obrigatório, também não *ornece nenhum incentiv* fisca* ou *inanceiro por parte do Estado e </line>
<line> Órgãos reguladores para a* o*ganizaçõ*s ac*edi*adas. A*é* do *xposto, *rata-se de um </line>
<line> processo qu* pod* ser l**go e oneros*, com c*sto* mai*res à medida qu* é necessário mais </line>
<line> t*m*o para conclusão da certifi*ação. </line>
<line> "O própr*o proces*o ** acred*taçã* é bem caro, a gente te*e que **gar agor* **is de </line>
<line> duzent*s mi*" (Gestor - Hosp*tal C). </line>
</par>
<par>
<line> "Eu já vi um hosp*tal que </line>
<line> era certificado p*la ISO já </line>
<line> havia 8 ano* (...) Q*ando eles </line>
</par>
<par>
<line> entraram para o *rocesso de acre*itaç*o já *inham u*a documentação *oda estruturada </line>
<line> e tal. Mas a**d* l*v*ram quase 3 a*os (...) eu ** *ma in*tituiçã* que lev*u 9 ano*. Mas </line>
<line> c*m mui*a *ifi*uld*de. " (Avaliadora) </line>
<line> Nenhum dos entrevis**dos demonstrou um caráte* *egulatório na escolha da adoção. </line>
<line> Todos os gestores indicar*m *bje*ivos mais relacionados a ques*ões técnica*, como *egura*ça </line>
<line> ** pacien*e e melho*ia d* qua*idade dos p*oc*ssos, descarta**o a hipótese de u*a </line>
<line> legitimidade regulatória. </line>
<line> "A ge*te entend* acreditação... é como uma *erra*e***. Ela não é modelo. Mod*lo é </line>
<line> mode*o de qual*dade, mode*o d* gestão. M*delo *e gestão é um mod*lo de qualidade </line>
</par>
<par>
<line> integra*a e acr*ditaçã* é </line>
<line> u*a f*rrame*ta, </line>
<line> ac*edita*ão não modelo. Não * mesmo" é </line>
</par>
<par>
<line> (Ges*o* Hospital A). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T**esina, v. 19, n.1, art. 2, p. 24-38, jan. 2022 </line>
<line> www4.f**net.*om.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A **gitimidade d* Acredi**ção Hospitalar </line>
<line> 35 </line>
</par>
<par>
<line> "Decidim*s **otar para *roporcio*ar um </line>
<line> compr*m*sso transparente de melhorar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> segura*ça e qualidade do cuidado *o pac*ente" (Ges*** Hosp*tal B). </line>
<line> O aspecto cultural-cogn*tivo t*mbém foi pouco presente nas respost*s. A maioria dos </line>
<line> funcio*ários co**ecia vagamente o pro*esso de acr*di*ação, enquanto os gestores reforçaram </line>
<line> * n**essidad* de alca*ç** que*tões técni*as, po*ém não encararam a certifica*ão como ú*ic* </line>
<line> *pç*o, mas c*mo uma escolha. Além do expost*, o processo ** ac*editaçã* no Brasil aind* é </line>
<line> muit* re*ente, torn*n*o difícil * i*s*itucional*zação da prática diant* *o cu*to espaço de </line>
<line> tempo desde *s a*oções inic**i*. </line>
<line> "Nes** é*oca (a*oçã*) o Hosp*t*l já possuía uma caminh*da de oito a*os c*m *utra </line>
<line> cert*fica*ão, a NBR ISO 9*01, já com t*dos os proce*so* mapeados e com registros </line>
<line> da* ativida**s, planos e polí*i*as bem instituídas." </line>
</par>
<par>
<line> "Esc*lhermos * *creditação par* obter </line>
<line> uma maior qualidade no </line>
<line> atend*mento..." </line>
</par>
<par>
<line> (Ges*or hos**tal D). </line>
</par>
<par>
<line> Fic*u evide*ciad* q** o cliente do hosp*tal n*o co*hec* a acreditaç*o *o*pitalar. Os </line>
</par>
<par>
<line> stakeho*ders t**b*m demonstraram exercer pouca influência na adoção, *ue distanc*ou o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> questão do mime*i*mo (D**ag*i* e Powe*l, 1983). Entretanto, todos os *estores reforçaram a </line>
<line> necessid*de de s* obter val*r** n*rm*t*v*s como mais qualidade e s**ura*ça no a*endimen*o </line>
<line> aos pacie*tes, des*acand* a legitimidad* normativa frente a regul*tória e c*ltura*-cognitiva. </line>
<line> Isso ev*dencia que as *rgani*a*ões ho*pit***res buscavam a*cançar legi*imidade, ma* também </line>
</par>
<par>
<line> eficiência, p*is os cli*ntes </line>
<line> não *nxergavam selo de *creditação, mas as conse*uên*ias o </line>
</par>
<par>
<line> trazida* por e*te. Foram i*en*if*ca*os 34 trechos nas entrevist*s que fa*em referên*ia aos </line>
<line> ob*etivos da ac*editação ho*pitalar relacionados * legitimidade o* efic*ência. Dos 3* trechos </line>
</par>
<par>
<line> enco*trado*, 80% es*ão relacio**dos co* eficiênci*, </line>
<line> enquant* os **tros 20% *om </line>
</par>
<par>
<line> legit*midade. </line>
</par>
<par>
<line> "El*s (pacientes) não **nhecem (Acreditação **spitalar). Conseguem (pacientes) </line>
<line> p*rceb*r a melh*ra, mas nã* por cau*a d* *ma fer*amenta ou pel* s*lo *e a**editação. </line>
<line> Agora as pes*oa* vendem...a* depois q*e for acre*itado vai *razer mais gente... traz </line>
</par>
<par>
<line> ninguém" (...) é isso que te *alei, </line>
<line> por **emplo, se ele entra* aq*i e ele tive* uma </line>
</par>
<par>
<line> puls*irinha *ue ti*er identificad* e to** mund* olh*r a *ulse**inha e ele for no </line>
<line> Rev. FS*, *eresina PI, v. 19, n. 1, art. 2, p. *4-38, jan. 20*2 www*.*sane*.com.br/r**ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. M. R. Silva, C. P. Gonçalves </line>
<line> 36 </line>
</par>
<par>
<line> h**pital que não usa, *le v*i fa*ar p*r que ele colocou e esse não? Por que qu*ndo </line>
<line> tenho a**rgia um hosp*tal bo**u e *ut** *ão? (Gestor H*spi*al A). </line>
<line> "Acho que (objeti*o *a acreditação) para m**ter *ma ma**r orga*ização * u* maior </line>
<line> cuidado com os pacien**s. " (Fu*cionário - Hospital B) </line>
</par>
<par>
<line> "Muita. Muitas m**ho*as *m </line>
<line> dive*sas f*e*te*. *ais a inte*ra*ão e*tre as *qu*pes, na </line>
</par>
<par>
<line> que*t*o da ed*caçã* do paciente, a g**te realme*te não pres*ava atençã* nesse tipo de </line>
<line> *oisa" (Ge*tor - Hospital C) </line>
<line> * CO*CLU*ÃO </line>
</par>
<par>
<line> Considerando que a a*reditação h**pitalar possu* **racterísticas pec*liares </line>
<line> e </line>
<line> *ouco </line>
</par>
<par>
<line> explorad**, aferir a l*g*t*m*dade de *u* adesão *e*as org*niza*ões de saúde foi o </line>
<line> o*jet**o </line>
</par>
<par>
<line> cent*al deste trab*lho. </line>
</par>
<par>
<line> Revisitando os conceitos *egitimadores de Scott (1*95), * legitimidade norma*iva </line>
<line> melh** expl**ou a adoção da *creditaç*o ho*pitala* em hospitais *úbl*cos e **i*ados do R*o </line>
</par>
<par>
<line> de *anei*o. As buscas por *alores normativos socialme*te a*eito*, como qu*lidade </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> atend*mento e se*uranç* do pacient*, </line>
<line> determina**m o* o*jeti*os dos hos*i*ais *dota*tes </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> ac*e*itaçã* hos*italar. Isso fica mais e*idente q*ando </line>
<line> observamos qu* o process* n*o </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> obrigatório, n** ofe*ece *ncentivos *isc*is do E*tado, além de ser r*cente dentro do campo de </line>
<line> saúde b*asileiro. Mesmo at*elado ao aspecto normativo, a busca por eficiênci* tamb*m resto* </line>
<line> comprovada, e*id*nciando que mesmo e* ambie*tes altamente institu**onal*zados, como no </line>
</par>
<par>
<line> ca*o dos hospitai* a*redita*os (RUEF; SCOTT, 1998), * efi*iência pode ir de e*contro </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> busca por legitimidade, </line>
<line> destituin*o as práticas ** *ertifica*ão h*spitalar co*o meros mitos </line>
</par>
<par>
<line> organi*a**onais. É *viden** que os ac*ados dest* pesq**sa s* limitam a* am**ente de saúde e </line>
<line> à certi*icaç*o de acreditação hosp*talar. Co*o suges*ão d* trabalhos futuros, a**ed*tamos que </line>
<line> estudos envolvendo outras formas de certificação pod*m contribuir p*ra o desenvolvimento </line>
<line> d* teoria sob*e legitimidade *as o*ga*izações, pri*cipalmente nas questões referentes ao </line>
<line> cerimo*ialismo e à efetividade de tais prá**cas. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter**ina, *. *9, n.*, art. 2, p. 2*-38, jan. 2022 </line>
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<line> *omo Referenc*ar este Artigo, conforme ABN*: </line>
<line> SILVA, T. M. *; GO*ÇALVES, C. P. A Le*itimidade da A*reditação Hospitalar. Rev. FSA, </line>
<line> Teresina, v.19, n. 1, ar*. 2, p. 24-38, jan. 2022. </line>
</par>
<par>
<line> Contribui*ão dos Autores </line>
<line> T. M. R. Silva </line>
<line> C. *. Gonçalves </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e p*anejamento. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) *n*lise e inter*r**ação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) elab*ração do *ascunho ou na rev*s*o cr**ica do co*teú*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) par*icipação na aprova*ão da versão f*na* do m**usc*i*o. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> ***. FSA, Teresina, *. *9, n.1, ar*. 2, *. 24-38, jan. 2022 </line>
<line> w*w4.fsan*t.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
</document>

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