Uso de Ferramentas da Qualidade na Engenharia de Projetos: Uma Análise Bibliométrica / Use of Quality Tools in Project Engineering: A Bibliometric Analysis

Franciele Fernandes Câmara, Rodrigo Randow de Freitas

Abstract


Com o objetivo de fornecer arcabouço teórico para compreender em que estágio de desenvolvimento científico se encontra o tema pesquisado e para nortear esforços em futuros estudos, realizou-se a presente análise bibliométrica em torno do uso de ferramentas da qualidade na gestão de projetos. Foram utilizadas as bases de dados SciELO, Web of Science e Scopus, com as seguintes Tags (português e inglês): “Gestão de Projetos” (Project Management) e “Ferramentas da Qualidade” (Quality tools). Com a aplicação de refinos metodológicos específicos, foi possível estabelecer um portfólio com vinte artigos, a partir dos quais foi realizada análise quantitativa e qualitativa, de modo a apresentar as perspectivas dos autores e suas conclusões acerca do tema. As ferramentas Word Could e Matriz SWOT foram construídas e utilizadas, de modo a apresentar as áreas de estudo que mais publicaram sobre a temática e os pontos positivos e negativos de se utilizar as ferramentas da qualidade na gestão de projetos, respectivamente. Assim, o estudo trouxe à tona a importância do tema abordado, o destaque do uso do Seis Sigma e DMAIC nos trabalhos acadêmicos em diversos setores e como isso reflete no sucesso de projetos, não deixando de mencionar as demais ferramentas da qualidade, gerando assim uma maior construção do conhecimento.

 

Palavras-chave: Bibliometria. Gestão de Projetos. Qualidade.

 

ABSTRACT

 

Investments in training and development programs are steadily increasing in organizations. Along with them, the concern of companies in analyzing the results of their programs grows. This study has the objective of building an evaluation model of training results, proposed for the Coil Finishing area of a Pulp and Paper company, using the Kirkpatrick methodology, which proposes the division of the evaluation into 4 levels, which are: Reaction, Learning, Behavior and Results. The final model is presented, and may guide other studies in the creation of their own models, however, indicators and data should be adapted to each organizational situation, considering their particularities.

 

Keywords: Bibliometric. Project Management. Quality.

 

 

 

 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.1.8

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