Gênero, Sexualidade e Surdez em Pesquisas: Definições e Características / Gender, Sexuality and Deafness in Research: Definitions and CharacteristicsRÍSTICAS
Abstract
Este texto trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estado do conhecimento, que indagou as temáticas de pesquisas que se intitulam dentro da área de conhecimento do gênero, sexualidade e surdez, visando identificar características e definições desse campo. Metodologicamente, as discussões apresentadas neste texto ancoraram-se na pesquisa bibliográfica exploratória, em artigos, dissertações e teses, com recorte temporal de 2015-2020. Objetiva mapear as teses, dissertações e artigos brasileiros produzidos na língua portuguesa, publicados no portal da Capes/MEC, CAPES teses e dissertações, SciELO Brasil e GT 23 da ANPED. Após aplicados os critérios de inclusão/exclusão, foi selecionada uma tese do Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, não foram encontradas pesquisas sobre a temática no Portal de Periódicos CAPES/MEC, SciELO e GT 23 da ANPEd. Considera-se que é preciso potencializar as produções acadêmicas que abordem questões acerca de gênero, sexualidade e surdez, diante da carência de estudos na área.
Palavras-chave: Gênero. Sexualidade. Surdez.
ABSTRACT
This text is a qualitative research, of the state of the art type, which investigated the research topics that are entitled within the area of knowledge of gender, sexuality and deafness, aiming to identify, characteristics and definitions of this field. Methodologically, the discussions in this text presented were anchored in exploratory bibliographic research, in articles, dissertations and theses, with a time frame of 2015-2020. It aims to map Brazilian theses, dissertations and articles produced in the Portuguese language, published on the Capes / MEC website, CAPES theses and dissertations, SciELO Brasil, and GT 23. After applying the inclusion / exclusion criteria, a thesis was selected from the Thesis Catalog and CAPES Dissertations, no research on the topic was found in the CAPES / MEC, SciELO and GT 23 Journal Portal. It is considered necessary to enhance academic productions that address issues about gender, sexuality and deafness, in view of the lack of studies in the area.
Keywords: Gender. Sexuality. Deafness.
References
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Lei Federal 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências.
BRASIL. Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei n o 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras.
ALMEIDA, Djair Lázaro de; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Português como segunda língua: a escrita de surdos em aprendizagem coletiva. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 58, n. 2, 2019.
CARVALHO, Michele Elias de; CAVALCANTI, Wanilda Maria Alves; SILVA, Josiane Almeida da. Teaching of Portuguese to the deaf: an integrative literature review. Journal CEFAC, v. 21, 29 abr. 2019.
DREYER, Lenita Regina de Oliveira. MATEUS, Marcia Aparecida Rodrigues; GONÇALVES, Josiane Peres. Pessoas com surdez e suas relações com a Sexualidade: silenciamentos e descobertas. Revista Textura (ULBRA), Revista de Educação e Letras. v. 20 n. 44, 2018.
FEBVRE, Lucien. Combates pela História. Ed.: 2ª. Editora Presença: Lisboa, 1989.
FERREIRA, Norma. Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano XXIII, n. 79, 2002.
GESSER. Audrei. LIBRAS? Que língua é essa? crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
GESSER. Audrei. Metodologia do ensino em LIBRAS como L2. Universidade Federal de Santa Cataria, Florianópolis, 2010.
GESSER. Audrei. O ouvinte e a surdez: sobre ensinar e aprender a LIBRAS. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
GLAT, Rosana. Saúde sexual, deficiência e juventude em risco. Relatório de consultoria técnica: educação sexual, sexualidade, juventude, deficiência, depoimentos, inclusão social. Rio de Janeiro: Banco Mundial, 2004.
GONÇALVES, Josiane Peres. BARBOSA, Maria Madalena Freitas. Opiniões de mães e profissionais sobre a sexualidade de pessoas com deficiência intelectual. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 10, p. 01-30, 2020.
GOLDFELD, M. A criança surda. São Paulo: Pexus, 1997.
HANSON, Rebecca; RICHARDS, Patricia. Acosadas en terreno: El género, la raza, la nación y la construcción del conocimiento etnográfico. Polis (Santiago), v. 20, n. 59, p. 79–98, maio 2021.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11ª edição. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
IACHINSKI, Luci Teixeira. et al. Libras discipline inclusion in graduation courses: future teacher’s vision. Audiology - Communication Research, v. 24, 28 mar. 2019.
JOB, Jennifer. Factors involved in the ineffective dissemination of sexuality information to individuals who are deaf or hard of hearing. American Annals of the Deaf, 149(3), 264-273. doi:10.1353/aad.2004.0025. 2004.
KUNIN, Johana. Los “medio putos”: masculinidades subalternas y dinámicas de género alternativas en la rural Pampa húmeda argentina (2014-2017). Historia y sociedad, n. 41, p. 69–92, 1 jul. 2021.
LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação de surdos. Caderno Cedes, Campinas, v. 19, n. 46, 1998.
LEBEDEFF, Tatiana Bolivar. Surdez e sexualidade: uma discussão sobre a necessidade de empoderamento linguístico e acesso à informação. 2010.
LONDOÑO-MARÍN, Vanessa. Calle de las guapas: disposición final de otredades negativas o espacio de relaciones sociales provocadoras. LiminaR, v. 19, n. 1, p. 44–56, jun. 2021.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalisata. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidades e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica. 2004.
LOURO, Guacira Lopes. “Pedagogias da sexualidade”. In: ______. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-Posições, v. 19, n. 2, p. 17–23, ago. 2008.
LOURO, Guacira Lopes. Educação e docência: diversidade, gênero e sexualidade. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 3, n. 4, p. 62–70, 2011.
LOPES, Gérison Kézio Fernandes; AGRELLO, Marisa Pascarelli. A Representação Histórico Cultural da Língua de Sinais: Opressão e Repressão. Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho), v. 14, n. 2, p. 86–111, 23 fev. 2017.
MAIA, Ana Claudia Bortolozzi; ARANHA, Maria Salete. Relatos de professores sobre manifestações sexuais de alunos com deficiência no contexto escolar. Interação em Psicologia, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 103-116, 2005.
MAIA, Ana Claudia Bortolozzi. Inclusão e sexualidade: na voz de pessoas com deficiência física. Curitiba: Juruá, 2011.
MAIA, Ana Claudia Bortolozzi. RIBEIRO, Paulo, Rennes Marçal. Desfazendo mitos para minimizar o preconceito sobre a sexualidade de pessoas com deficiências. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.16, n.2, p.159-176, Mai.-Ago, 2010.
MAZA, Luis Mariano de la. Reconocimiento e identidad de género. Veritas, n. 48, p. 103–120, abr. 2021.
MELO, Glenda Cristina Valim. Performativity of race intersected by gender and sexuality in a conversation circle among black women. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 60, p. 6–15, 14 maio 2021.
MOCTEZUMA BALDERAS, Andrea Cristina. Cuerpos performáticos: las prácticas transformistas del Certamen Nuestra belleza gay Cárdenas. La ventana. Revista de estudios de género, v. 6, n. 53, p. 406–440, jun. 2021.
MOREIRA, Sandra Zanetti. A mulher surda e suas relações de gênero e sexualidade. In Skliar, C. (Ed.), A surdez: um olhar sobre as diferenças (pp. 95-103). Porto Alegre: Mediação. 2010.
MÜLLER, Marcia Beatriz Cerutti. Surdez, gênero e sexualidade: um estudo sobre o imaginário social em uma escola de ensino fundamental bilíngue no Sul do Brasil. Tese de Doutorado—Programa de Pós-Graduação em Educação: Universidade La Salle - UNILASALLE, 2017.
ORTOLAN, Lucas de Souza. et al. O Uso de Expressões Pejorativas em Relação a Gênero e Sexualidade na Perspectiva de Futuros Professores. Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho), v. 17, n. 8, p. 149–172, 25 set. 2020.
PERLIN, Gladis; STROBEL, Karin. História cultural dos surdos: desafio contemporâneo. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 2, p. 17-31, 2014.
PRIOSTE, Cláudia Dias. Educação inclusiva e sexualidade na escola – relato de caso. Estilos da Clínica, Vol. 15, n° 1, 14-25. 2010.
SCOTT, Joan Wallach. Gender and politics of history. Columbia University Press, N.Y.,1988. Tradução de Mariza Corrêa, IFCH/Unicamp. Cadernos Pagu (3) 1994: pp. 11-27.
SCOTT, Joan Wallach. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, jul./dez. 1995.
STROBEL, Karen. História da educação de surdos. Universidade Federal de Santa Catarina. Licenciatura em Letras-Libras na modalidade a distância. Florianópolis. 2009.
STROBEL, Karin L. As Imagens do Outro sobre a Cultura Surda. Florianópolis: UFSC, 2008.
TIBA, Içami. Adolescência: O despertador do sexo. São Paulo: Ed. Cortez, 1994.
TREJO, Magnolia Téllez. La construcción de la sexualidad en adolescentes sordos y sordas. Archivos Hispanoamericanos de Sexologia. 2005.
VASCONCELOS, Camila Midori Takemoto. FERREIRA, Lílian Aparecida. A formação de futur@s. Professor@s de educação física: reflexões sobre gênero e sexualidade. Educação em Revista. Belo Horizonte. v. 36, 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.1.7
Refbacks
- There are currently no refbacks.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)