<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 10, art. 9, p. 188-201, *u*. 20*1
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*1.18.10.9
</line>
</par><par>
<line>
* Fim da era da Privacidade: Verten*e* de uma Soc*ed*de da V**ilância
</line>
<line>
The En* *f the Privac* era: Strengt*s of a *u*veillanc* Society
</line>
</par><par>
<line>
Helo**a Jun*klaus Pre*s Mo*aes
</line>
<line>
Do*t*r em Com*nicação pela Pontif*ci* Universidade C***lica do Ri* Grande do Sul
</line>
<line>
Pr*fessor da *niversidad* do Sul de Santa Ca*ar*na
</line>
<line>
E-mail: helois*preis@hot*ai*.com
</line>
<line>
Luca* *ereira *am*zio
</line>
<line>
Doutor e* C**ncias da *inguagem pela Un*v*rsidade d* Sul de Santa *atarina
</line>
<line>
Professo* da U*iversidade d* Sul *e S*nta C*tarina
</line>
<line>
E-m*il: *u*as_damazi*722@*otmail.com
</line>
<line>
Ana *aroline Voltolini Fernandes
</line>
<line>
D*utorado em Ciên*i*s *a *in*uage* pel* *niversidade do S*l *e San*a Catarina
</line>
<line>
*estre em **ê*cias da Linguagem pela U*ivers*d*de do Sul d* *a*ta C*tarina
</line>
<line>
E-*ail: anacar**ini.volt*lini@ho*mail.com
</line>
</par><par>
<line>
E*dere*o: Heloisa *uncklau* Preis *oraes
</line>
</par><par>
<line>
Uni**l ·
</line>
<line>
CAMPUS · C*mpus Grande Fl*ria*ó*olis ·
</line>
<line>
Editor-Chefe: Dr. *o*ny Kerl*y de Ale**ar
</line>
</par><par>
<line>
Cam*us Tubarão Avenida Jo*é Acác** Moreira, nº 787,
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
*airro De*on. Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Lucas *ereir* D*mazio
</line>
<line>
Art*go recebi*o em *7/*0/20*1. Última
</line>
<line>
vers*o
</line>
</par><par>
<line>
Unisul ·
</line>
<line>
CAMPUS · Campu* Grande Fl*ria*ó*olis ·
</line>
<line>
r*cebida em 14/10/2021. A*rovado em 1*/10/**21.
</line>
</par><par>
<line>
Camp*s Tuba*ão Ave*i*a Jos* Acácio Moreira, nº *87,
</line>
</par><par>
<line>
B*irro Dehon. Bras*l.
</line>
<line>
Avaliado pelo s*s**ma *riple Rev*ew: Desk Revi*w a)
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Ana C*roline Vol*olini Fernandes
</line>
<line>
pelo Editor-*he*e; e *) Double Blind Review
</line>
</par><par>
<line>
Unisul ·
</line>
<line>
C*MPUS · C*mpu* Grande Florianópolis ·
</line>
<line>
(ava*iação cega *or d*is avalia*ores da área).
</line>
</par><par>
<line>
Campus Tubarão Av*nida José **ácio Moreira, nº 787,
</line>
</par><par>
</page><line>
Bairro Deh*n. **as*l.
</line>
<line>
Revisã*: *ram*ti*a*, *ormativa * de For*atação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *im da era da P*i*acidad*: Vertentes de uma Socieda*e *a *igilância
</line>
<line>
1*9
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Na soci*d**e *ó*-*oderna, o espe*áculo virou a real*da*e com*osta por *m ciclo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*parênc*as que não cessa até encontrar seus tel**pectadores. Tud* que está aqui, nesse mundo,
</line>
</par><par>
<line>
*i*ou
</line>
<line>
uma po*sibilida*e *e *ontemplação e
</line>
<line>
de idolatria ao *empo de
</line>
<line>
v*g*lância e de
</line>
</par><par>
<line>
manipula*ão. A
</line>
<line>
ver*a*e é que esse novo mundo est* tot*lmente exp*st*, e as nossas *idas
</line>
</par><par>
<line>
ficar*m à most*a *ar*
</line>
<line>
*dmi*a*o**s ou par* hat*r*. *or i*so, n*s*e est*do, o o*jetivo
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
co*p**ender e *iscut*r, embas**o *m autores c*mo Bauman (2001), Debord (199*), Durand
</line>
</par><par>
<line>
(1996) e Silva (2003), como se org*niza e se consolida esta soc*edade das aparências,
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
meio de u*a pesq*isa qualitativa e amp*rada nos p*oce*iment*s *écni*os de cunho
</line>
<line>
bibliográf**o e e*perimenta*.
</line>
<line>
Palavras-Cha*e: Sociedade do Espetáculo. Imaginário. **s-modernidade.
</line>
<line>
ABS*RACT
</line>
<line>
In post-modern s*ciety, *he spectacle beca*e reality, composed of a cycle o* appear*nce* that
</line>
</par><par>
<line>
does not stop unti* it find* its viewer*. Everythin* that *s
</line>
<line>
her*, in thi* world, turned into a
</line>
</par><par>
<line>
pos*ibility of contemp*at*on and idolat*y and at the same time *f surveilla*ce and
</line>
</par><par>
<line>
manipul*tion. The truth *s that this new worl* *s fully expos*d, and our know* lives
</line>
<line>
on
</line>
</par><par>
<line>
di s pl a y f or
</line>
<line>
a*m*rers o*
</line>
<line>
h*ters. Therefore, in thi* study, the *bjective is to und*rst*n* *nd
</line>
</par><par>
<line>
discuss, base* on
</line>
<line>
aut*ors such a* Bauman (*001), Debord (1997), Durand (*99*) a*d Si*va
</line>
</par><par>
<line>
(2003), ho* this society of a*pe*ranc*s is organiz*d a*d
</line>
<line>
con*olidate*, th*ough of
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
qualit**ive rese**ch supported b* t*chnical pr*ced*re* *f bibliographic *n*
</line>
<line>
experimental
</line>
</par><par>
<line>
nature.
</line>
</par><par>
<line>
Key*ords: Societ* of the Specta*le. Imagi*ary. Post-mo*er*ity.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, *eresina PI, v. 1*, n. 10, ar*. 9, p. 188-201, out. 2021
</line>
<line>
w*w4.fs*ne*.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. J. *. Moraes, *. P. Dam*z*o, A. C. V. Fernan*e*
</line>
<line>
19*
</line>
</par><par>
<line>
1 *NTRO*UÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Edwa*d Joseph S*owden, u* ex-espião *a Agência Central de In*eligência, *m seu
</line>
<line>
liv*o a Eterna Vigilância, l**çado em 2019 *o Brasil, *nunciou o que muitos pesquisadores *á
</line>
</par><par>
<line>
especula*am há a**s: c*egou o fim
</line>
<line>
da Er* da Priv***dade. E*fim,
</line>
<line>
ence*rou-se, com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
global*zaçã*, o *esenvo*v*me*to t*cnol*g*co e a ampliação dos sistemas de c*municação e de
</line>
<line>
**teração humana, o *iclo das par*icu*arida**s, *s segredos *e Estado e *té a informalid*de *a
</line>
<line>
vida privada.
</line>
<line>
Agora, nós, se*es h*manos, o*cecados pel*s nossas ap**ências *nérgica*, pelos *ossos
</line>
</par><par>
<line>
afazeres profissionais * pelos **lausos alhe*os
</line>
<line>
dos *o***r* d* plan*ã*, estam*s expostos,
</line>
</par><par>
<line>
c*mpl*ta**nte
</line>
<line>
despid*s, dos pés à cabeça, prontos para s*rm*s a*ados ou odiados,
</line>
</par><par>
<line>
criticados o* ovacionado*, para quem quiser alfi*e*ar *u in*lar os noss*s e*os n*o **o
</line>
<line>
reprimidos.
</line>
<line>
I*s* porque, a partir do sé*ulo XXI, mesmo não amb*ci*n*ndo tal *xib*ção, fomos
</line>
</par><par>
<line>
**rç*d*s a nos
</line>
<line>
torn*r*os figuras
</line>
<line>
públic*s, co* ****mas opç*es de liberdade indivi*ual,
</line>
</par><par>
<line>
ficando mercê à
</line>
<line>
das empresas de tec**logia, das i**t*tuiçõe* finance*ra* e do* ó**ãos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*n*eligên**a e de infor*ação dos governos. Ace*tando ou nã* *ss* r*ali*ade, os nossos dado*
</line>
</par><par>
<line>
estão lá, n* rede, *ecodificad**, analisados, *xibidos, con*abilizado*, par* o
</line>
<line>
b*m *u p*ra o
</line>
</par><par>
<line>
mal (a verdad* * q*e nunca sabere*o*).
</line>
</par><par>
<line>
*bertas *s cor*ina* e expos*as ao **a*o, as nossas **ras e i**uras individualida*es
</line>
<line>
fora* re*eladas, pr*ntas (ou não) para *eceberem c*íticas ou el*g*os, *edr*s ou apla*sos.
</line>
<line>
N*sse contexto, * *u* *os rest* é conviver com o fe*ichis*o cr*ado em cima *e noss*s *id**.
</line>
</par><par>
<line>
Para *sso, precisamos,
</line>
<line>
ou mel*or, d*vemos ao menos *o*pre*nder
</line>
<line>
**mo funcion* esse
</line>
</par><par>
<line>
m**anis** desenvo*v*do *a*a instrumentalizar *ma realidade que
</line>
<line>
**p*e os m*lt*plo*
</line>
</par><par>
<line>
es*etáculos da *os*a r*tina, p*r ma** *anal que *la pareça a*s ol*os dos outros.
</line>
<line>
Por isso, neste estudo, o objetivo g*ral é *nalisar, com base nos princíp*os teóricos de
</line>
<line>
autore* como Bauman (Modernid*de Líqui*a), Debord (Sociedad* do **petácu*o), *affes*li
</line>
</par><par>
<line>
(Imag*nário So*ia*), S*l*a (Tec*ologias *o Im*g*nári*), quais são os
</line>
<line>
elem*ntos constitu*ntes
</line>
</par><par>
<line>
**ra a c**s*lid**ão dess* s*ciedad* das aparências. A*ém *o ma*s, d*limi*ad*s, como
</line>
</par><par>
<line>
objetivos específicos, ab*rda* *s
</line>
<line>
*eses dos referi*o* pesquisa**res, bem como rela*ioná-los
</line>
</par><par>
<line>
com * atual contexto **cial.
</line>
</par><par>
<line>
Ap*es*n*adas *s coord*na*a* deste e*tudo, podemos dize* que est**os prep**ados
</line>
</par><par>
<line>
*ara esta jo*n*da, que en*olve o mund*
</line>
<line>
pós-moder*o e *uas engre*agens;
</line>
<line>
os * ndi v* d*o*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
suas vi*as coletiv*s, amp*rados, em relação
</line>
<line>
à
</line>
<line>
problemáti*a, no método q*al*tat*vo e *os
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresi*a, v. 18, *.10, art. 9, p. 188-201, out. 2021
</line>
<line>
www4.fsane*.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *im da era da Priva*idade: **rten*es de uma Socied*de d* Vigil**cia
</line>
<line>
191
</line>
</par><par>
<line>
procedime*tos *écnico* *e cunho bibl*ográfico e *xperimental (R*U*N, 2019). Porta*to, q*e
</line>
<line>
** relevem *s particulares, ma* que se disc*tam a* qu*stõ*s primordiai* des** uni*erso
</line>
<line>
coletivo/i*dividu*l e va*tamen*e **posto.
</line>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
2.1 Uma Socieda*e Para Con*emplar, I*udir * Idolatra*
</line>
<line>
A *ós-m*dernidad* é um mun*o a *er co**emp*ado, visto, id*latr*do, **nsumi*o, *m
</line>
<line>
todos os *eg*ndos, de todas as maneiras, em nosso cotidiano. P**a *er é preci*o *pare*er, para
</line>
<line>
aparecer é p*eciso estar p*esen*e, *qui, **i, *á, onde o digital **rm*tir, onde o **a* op*r*unizar.
</line>
<line>
N*ssa *e*lid*de, a e*posição * neces*ária e contínua. Por is*o, mostramos, se* medo de
</line>
</par><par>
<line>
r*velar
</line>
<line>
nada: as *ossas rou*as, carro*, joias, l**úrias,
</line>
<line>
bebidas, c*mid*s, viagens, a*etos,
</line>
</par><par>
<line>
memórias e p*ixões. Ou, ape*as, o no**o banal cotidiano, muitas vezes espetacularizado com
</line>
</par><par>
<line>
u* *otei*o fi*tro *ropícios às graças dos segui*ores. T*das essas partículas efêmeras e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
es*enc*ai* des*a so*iedade c*rculam livremen** pelo* **aginár*os coletivos * *er*em
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
engren*gem para man*er ativa a lingu*gem do consumo.
</line>
</par><par>
<line>
C*nforme ana*isa L*povetsky (2009), "* intensif*caç*o e a precipi*ação na pro*ura dos
</line>
</par><par>
<line>
gozos do *undo
</line>
<line>
dup*ica*am-se em
</line>
<line>
um processo d* estili*aç** da* normas *e v*da e dos
</line>
</par><par>
<line>
gosto*". Há, n* perspectiva do aut** (2009), um mundo que se
</line>
<line>
e*pa*de economica
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
socialme*te, anc*rado nos *re*eitos e na lógi*a d* consumo, organizado para gerar
</line>
<line>
e*fatic*men*e *xtas* * praze* a*bi*rário nos co**umidores.
</line>
<line>
É fato: nessa *on*ectura social, dotada *e *lementos suprassens**e*s * mercadol**icos,
</line>
</par><par>
<line>
e*tamos
</line>
<line>
exposto*, nu* aos olha*es atentos *os ex*ectadores de uma vida representativa,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
corpo e alma, se* ou *om a n*ssa pe*m*ssão, em t*do* os lugares possív*is, seja* *les reais
</line>
<line>
ou virt*a*s. As no*sas particul*ridades, po* mais q*e tentem*s ocultá-las e mant*-las * s*te
</line>
<line>
*haves em nos*o* insegur*s corações, estão por a*, vagando de site em site, d* Fa*ebo*k a*
</line>
</par><par>
<line>
Instagram, *o Twitter *o Lin*edin, em forma de dados
</line>
<line>
*ue i*teressam às corpor*çõ*s
</line>
</par><par>
<line>
privada* ou *statais, bem como aos curio*os da v*da banal. "Há uma mudança no formato d*
</line>
<line>
trocas simból*c*s n* cultura contemp*râ*ea, profus*o d* imagens e tecn*logi** d* *magem e
</line>
<line>
no tipo de conteúdo e *uas formas de ma*ifestação" (MORAES, 2019, p. 98).
</line>
</par><par>
<line>
Sim, é *ne*ável que *stamos vivendo em uma sociedade *ncorad*
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
r*presen**tiv*dade. Apa*e*er, expl*na*, mid*atizar, de m*do alar*a*te * qua*e nunca casual,
</line>
<line>
ut*lizando os cana*s de comunicação que estão *m *oss*s mãos s* tor*ou um *nstrume*to de
</line>
</par><par>
<line>
soc*a*ização, de afetividade e, muitas
</line>
<line>
v*ze*, d* luc*atividade. Isso *orque, existe *a
</line>
<line>
p*s -
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, T*res**a P*, v. 18, n. 10, ar*. 9, p. 1*8-201, out. 2021
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. J. P. M**aes, L. P. Dam*zio, A. C. V. Fernan*es
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
*odernid*de, *onforme já anuncia*a Debor* (1997), um fet*chi*mo a*ud* e nada d*sado *ela
</line>
<line>
imagem, pela re*resentação do bem-es*ar soci*l, que a*meja espetaculariza* a vida:
</line>
</par><par>
<line>
O espetáculo apresent*-se como um* enorme
</line>
<line>
positivid*de indiscutí*el e *nac*ssí*el.
</line>
</par><par>
<line>
Ele nada **is diz senão qu* "o que aparece é bom, o que é *om aparece". * *tit*de
</line>
<line>
que el* exige por p*in*ípio é e*ta acei*ação passiva que, na v*rdade, ele já obt*ve pel*
</line>
<line>
s** ma*eir* de ap**ecer sem réplica, *elo **u monopólio da aparência.
</line>
<line>
Para o autor (*997), as estruturas s*ciais foram *omadas pel* teatralidad* e *s formas
</line>
</par><par>
<line>
a*tênt**as de e*p*essão *os indivíduos e das inst*t*i**** cede*am espaço
</line>
<line>
à
</line>
<line>
pura ilu*ão
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
re*re*entatividade. Em de*orrê*c*a disso, surge,
</line>
<line>
na concepçã* te*rica do e*tu**oso *rancês,
</line>
</par><par>
<line>
um espaço artifi*iali*a*o e superficial, que é u*a vast* fábr*ca de aliena*ã* e d* *resc*men*o
</line>
<line>
econômico, chamada de Sociedade do Es*etác*lo:
</line>
<line>
O espetácu*o, comp*eendido na sua **ta*idade, é ao mesm* tempo o resulta*o e o
</line>
</par><par>
<line>
projeto do modo de produ*ão ex**tente. Ele
</line>
<line>
não é
</line>
<line>
um suplemento *o *und* real,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ua decoração readicion*da. É o cora*ão da irrealidade d* *ociedade r*al. Sob todas
</line>
<line>
as suas formas particula*es, informação ou propagan*a, publicidade ou consum*
</line>
<line>
direto de divertiment*s, o esp*táculo const*t*i * **del* pre*ente da v*da socialmente
</line>
<line>
dominante. Ele é a afirmação onipr*se*te da escolha já feita n* pr*dução, e o seu
</line>
</par><par>
<line>
corolário o cons**o. Forma *
</line>
<line>
***t*údo do *s*etá*ulo
</line>
<line>
são, ident**amente,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
j*stific*ção tot*l d*s condições e d*s fins do sistema existe*te. O es*et*culo
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
também a pr*sença pe*m*nente *esta justifica*ão, enquanto ocupação da parte
</line>
<line>
princi*al do *empo *ivido *ora *a produção m*derna. (DE*OR*, 1997, p. 23)
</line>
<line>
Debord (1997) *firma, em sua análise, que e*sa s**iedade soli*ifi*a sua* ed*f*c*çõe*
</line>
</par><par>
<line>
c*nceituais ba*eada
</line>
<line>
nas info**alida*es e **s enfeites d*
</line>
<line>
aparênci*. A linguagem est*tica,
</line>
</par><par>
<line>
po*encia*izada ao máximo, sempre sedu*o** e persuas*va, por *eio
</line>
<line>
dos e*xos m*d*áticos,
</line>
</par><par>
<line>
assume um importante *ap** *e
</line>
<line>
nesse mundo das múl*iplas realidades: cr*a* exclusi*as
</line>
</par><par>
<line>
repr*senta*õ** e e*timular * consum* no espectado* visl***rado.
</line>
<line>
As*im, nesse contexto d* plurali*ade imagética e *omíni* d* *spetáculo, confo*me a
</line>
<line>
pe*s*ectiva deboard*ana, qua*quer elem*nto simbólico vir* objeto de adoração, de consu*o e
</line>
<line>
de paixão excessiva. Por i*so, elencamos, ba*eados n*s conce*tos *o autor (1997), um* list*
</line>
<line>
d* formas c*ntemplativas, recorr*n*emente *dola*ra*as na Sociedade d* Espetáculo e que
</line>
<line>
ge*am uma *ipnose s*ns*rial nos indivíduos:
</line>
<line>
A e*tética c*rpor*l: *s mídias *ontem*orâ*eas, impulsionadas pel* d*gi*alização,
</line>
<line>
*ermi*iram q*e as nossas vidas privada* se *ornassem pú*l*cas. N*sse mun*o d*git*l,
</line>
<line>
no qual o espetácu*o é a regra, a razão e * prazer, os noss*s corpos, exposto* a todos,
</line>
<line>
tornar*m-*e componentes d* adoração, de *ult* e de desejo. *fina*, *s nossos corpos,
</line>
</par><par>
<line>
mesmo
</line>
<line>
de m*do involun*ário, o**cial*zam-se como ins*rumentos
</line>
<line>
de co*sumo diário
</line>
</par><par>
<line>
por pessoas que nem im*ginamos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 18, n.10, art. 9, p. 188-201, out. 2021
</line>
<line>
www4.fsa**t.co*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Fim da era da *ri**cida*e: Vertentes de uma Sociedade da Vigilância
</line>
<line>
193
</line>
</par><par>
<line>
A estética do luxo:
</line>
<line>
mos*ra*, n* soc*edade do espet*c*lo, que é pa*te d* processo de
</line>
</par><par>
<line>
consolidação desse s*stema simbólico
</line>
<line>
de vida. Nesse *aso, pa*a *u*tos indiví*uo*,
</line>
</par><par>
<line>
todas as riquezas d*vem aparece* (*uadros r*r*s,
</line>
<line>
aparelho* de úl**ma geração, peças
</line>
</par><par>
<line>
de g*i*es), nas suas mídias sociai*, nos *ventos sociais ou em
</line>
<line>
outro* mome*tos
</line>
</par><par>
<line>
rep*esenta*ivos. Ser rico é ser visto.
</line>
</par><par>
<line>
A estética da juventude: envelhecer
</line>
<line>
ou parece* velho é impróprio, a*tiquad*,
</line>
</par><par>
<line>
ul*rapas*a**. O p*bli*o, que deseja sempre mais e sempre a*ora, q*er contemp*ar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*ov*, o *tual, o jovem, o herói, nunca o pa*sad*, o *el*o, o an**go. * que se foi tem
</line>
<line>
*ouco **lor, o qu* está por *ir * a merc*doria do momento, por is*o * *spetacular, raro
</line>
<line>
* uma *onte quase *nfinita de veneração.
</line>
</par><par>
<line>
A es*ét*ca *os relacionamentos: ne*sa socied*de, não bast* ter amigos, é fundamental ter os
</line>
<line>
*migo* certo*. Pre*isam ser indi**duos que *lev*m seu status, fa*oreçam-no frent* aos
</line>
</par><par>
<line>
espectad*res,
</line>
<line>
que *mpulsio**m sua imag*m, sua simbologia da f*lici*ad* e *o suc*ss*. Ao
</line>
</par><par>
<line>
lado daqueles q*e são be* *uced*dos, é fá**l parecer algué* id*al e *e i*agem *gra*áve*.
</line>
</par><par>
<line>
Ao discor*er s*bre
</line>
<line>
essa categ*riz*ção da Socieda*e d* Espetáculo, pod*mos ainda
</line>
</par><par>
<line>
*firmar, para c*n*ribuir com ess* temática, que exist*m outr*s formas expres*ivas circulantes
</line>
</par><par>
<line>
no **io soci*l. Iss* *e justific* porq*e es*amos e* um ambient* fér*il e
</line>
<line>
*róspero para
</line>
</par><par>
<line>
prolif*r*ção *e es**tica* qu* nar*am e expõem *s an*eios s**iais. A*inal,
</line>
<line>
em uma r*alida*e
</line>
</par><par>
<line>
esp*t**ular, sempre há o q** *e mos*rar, sempr* *á algo novo *ara se cultuar.
</line>
</par><par>
<line>
2.2 O V*cio Da *ig*l*ncia: Um *e**jo Compul*ivo Pela I*agem
</line>
</par><par>
<line>
A pós-m*dernidade é um estado de cons*ante v*gilância. ** algor*tm*s indicam
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
estam*s obc*cado* pelo espetác*lo. *eja um simples alm*ço, uma reunião ent** amigos, uma
</line>
</par><par>
<line>
visita a *m parent* doent*
</line>
<line>
ou
</line>
<line>
uma vit*ria no
</line>
<line>
campeona*o da
</line>
<line>
escola, quer**os
</line>
</par><par>
<line>
incessante*ente *s**tac*l*r**ar a *ida, ***trar nossas cent*nas de máscaras sociais, **ssos
</line>
<line>
impulsos h*donistas, nos*as narrat*vas sim*áticas e ult*assensíveis. Almejamos, m*diados
</line>
<line>
pela h**erexposição proporci*nada devido ao surgiment* das **dias so*iais, sermos os pais e
</line>
<line>
*s mães do ano, os atletas e *s atletas imbat*vei*, os empr*sários e as empr*s**ias de suces*o e
</line>
</par><par>
<line>
as famílias mais pe*feitas do
</line>
<line>
universo, que
</line>
<line>
nunca cansam de rememorar *e*s momentos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
eu*oria e de luxú**a.
</line>
</par><par>
</page><line>
*es*a soc**dade do consumo, a vida *ir*u uma vitrine e tudo está à m*stra. *udo
</line>
<line>
aparece * tudo qu*r *parecer. Por isso, o cotidiano s* tr*nsformou em u*a f*r*a de consu*o
</line>
<line>
irresistív** para t**o* os indivíduo*. A imagem de qualquer cida*ã* é co*sumid*, *sada,
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 10, *rt. 9, *. 188-20*, out. 2*21 www*.*s*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. J. P. Moraes, L. P. Damazi*, A. *. V. Fernand*s
</line>
<line>
194
</line>
</par><par>
<line>
a*a*a ou odia*a, *ontempla*a ou deturba*a, aplaudi*a e
</line>
<line>
descar*ada, sucessivamente,
</line>
</par><par>
<line>
s*gun** **ós segun*o, milésimo ap*s mi*és*mo. Em outras palavras, *xiste
</line>
<line>
**a compra
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
uma venda
</line>
<line>
do nos s o
</line>
<line>
p*rticular e do nosso colet**o em um c*mércio ** d*d*s e de
</line>
</par><par>
<line>
informa*ões
</line>
<line>
que s* quer l*c*ar
</line>
<line>
*o* o nosso s** e
</line>
<line>
estar, com o
</line>
<line>
nos*o s*rrir cho*ar, e
</line>
<line>
com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
nosso presente e o no*so f*turo.
</line>
<line>
P*r* re*ratar esse conte*t* histórico, *encionamos a**uns exe*plos de c***umo
</line>
<line>
imagétic*, q** oco**em n*s diais de hoje:
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Co*su*ir o espetác*lo para se entr*ter: o entretinimento a fon** de luz é
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
*spe*ác*lo. A diversão é o que move esse *undo das aparências. E esse mundo
</line>
<line>
*ã* existe se* diversão, s*m aplausos e se* mostrar o sh** business dos se*s
</line>
</par><par>
<line>
protagonistas, *ue
</line>
<line>
*omos *odos nós, em nossas vidas, lutan*o *elas nossas
</line>
</par><par>
<line>
sobrevivências nesse lug*r de oc*pação de espaç*s **aginários.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Con*um*r o esp**á*ulo para s*cializa*: queremos s*ber, o qu**to a*t*s, sobre
</line>
</par><par>
<line>
a vida *aqu*la *elebridade, daquel* *osso ídolo, mas
</line>
<line>
tam*ém aproveitamos
</line>
</par><par>
<line>
*ara espiar a v*da daqu*le *ntigo rival, *aque*e antagonista, qu* a
</line>
<line>
q*alquer
</line>
</par><par>
<line>
momento pode comenta* um equí*oco, e nós, é claro, estaremos lá para criticá-
</line>
<line>
l o.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
C*ns*mi* o espetáculo para se sentir: se não somos vis*os, se não ap*recemo*
</line>
<line>
*ara aqueles que queremos o* pa*a aqueles que r*j*itam*s n*o nos sent*mos
</line>
</par><par>
<line>
viv*s, contemplad*s *ocialmen**. Noss*s discurso*
</line>
<line>
evaporam, f*c*mos
</line>
</par><par>
<line>
pe*did*s, deslocados des*e lugar, ond* quer que apa*eça*os diariamente.
</line>
</par><par>
<line>
Bauman (2001, p. 95), diante de*sa a*ual situação, comenta que
</line>
<line>
nos tempos pós-
</line>
</par><par>
<line>
mode*nos, "não se *o*pra apen*s *omida, sa*atos, automóv*is ou itens ** mobiliá*i*. Há
</line>
<line>
bu*ca ávida e sem *im por novos e*emplos a*erfeiçoados e por receitas *e vida [...]". Para o
</line>
<line>
autor (*001), *á s*mpre razões necessá*ias e su*ic*en*es *ara ir às compras e consumir o *u*
</line>
</par><par>
<line>
es*á à venda *os shoppings
</line>
<line>
centers d* lux*, nos *a*ares dos subú*bi*s ou
</line>
<line>
nas p*atelei**s
</line>
</par><par>
<line>
midiát*c*s. Os consumi*ores, em sua leitura, bu**am, pelo meno* uma vez, fugind* do med*
</line>
</par><par>
<line>
do e*ro e da agonia
</line>
<line>
diária da pró*r*a exis*ênc*a, um sentiment* de c*nfiança,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pe*tenci**nto * d* **tabi*ida*e:
</line>
</par><par>
</page><line>
*inda *ue possa ser algo m*is, o co*prar compulsivo é também um ritual feito à lu*
</line>
<line>
do di* pa*a exorcizar as h*rrenda* apariç*es d* in*erteza e da insegura*ça que
</line>
<line>
*ssombram as noites. É, de fato, um ritual di*rio: os exorcismos precisam ser
</line>
<line>
*epet**os diariamente, porque quase na*a é posto nas prateleiras dos supermercados
</line>
<line>
sem um c*rimbo como "mel*or con*umi* ante* *e", e *orq** o tipo de *erteza à
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina, v. 18, n.10, art. 9, p. 188-201, out. 2021 www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O F** da er* da Privacidad*: Vertentes de uma Sociedade da Vig*lânci*
</line>
<line>
*95
</line>
</par><par>
<line>
venda na* loja* pouco **iant* para cortar as raíz*s da insegura*ça, que foram o que
</line>
<line>
levou o compr***r a visitar a* *ojas. (BAUMAN, 2001, p. 105)
</line>
<line>
A von*a*e de co*sumir, na *is*o do autor, é compulsiva. D*sse modo, ao olharmos
</line>
</par><par>
<line>
desse ponto d* vista soc*ológ**o, sobretudo par*
</line>
<line>
esta década, impulsionada pelo g*obalizado
</line>
</par><par>
<line>
*os sistemas de info*mação, notamos q*e o **tual de consum* volta-se para a imagem *o
</line>
</par><par>
<line>
indi*íduo, *uitas *ezes
</line>
<line>
transformado em he*ó* ou em vilão, por meio de *m público
</line>
</par><par>
<line>
desconhecido, que ov*ci*na seu viver *o anali*ar seu dia-a-dia a part*r
</line>
<line>
d* *ma tela de
</line>
</par><par>
<line>
*ma*tphone ou d* monit*r de um computador.
</line>
</par><par>
<line>
Por veze*, p*ns*mos em *ug*r dessa real*dade espetacular, **sat*v*r as nossas *ont*s
</line>
<line>
nos meio di*itais e desacelerar a *one*tividade com *s outr*s, *as a vontade de saber, d* se
</line>
<line>
e*treter, de saborear com muita g*la e d* vi*iar a vid* alheia é mai*r, é convenient* e c*usa
</line>
</par><par>
<line>
*m prazer im*ns*r*vel. P*rque, após anos imersos nesse *ni*ers* acel*r*do e
</line>
<line>
ado*icado
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
inf*rmação, sa*emos que *s*e produto e**ecial, embalad* com os mais perfeit*s enfeites *e
</line>
</par><par>
<line>
se**ção, é encantador
</line>
<line>
demais p*ra não se* *onsumido. *f*na*, ele é, pa*a *uit*s ou para
</line>
</par><par>
<line>
quase t*dos, tudo o que existe e tudo o que há no ag*ra e *o amanhã, de acordo com B***an
</line>
<line>
(2*21, p. 1*3-114):
</line>
<line>
Numa socie*a*e s*nóptica de viciados em comprar/assistir, os po*r*s não podem
</line>
</par><par>
<line>
desviar os olhos; *ão há mais pa*a ond* olh*r. Quanto maior a liberdad* na tel*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
qua*to mais s*dutor*s as tentaç*es q** eman*m das vi*r*ne*, e *ais pr*fund* o
</line>
<line>
sen*ido da realidade empob**cida, t*n*o mais irresi*tível se *orna o desej* de
</line>
<line>
experim*ntar, ainda que por um momen*o fugaz, * êxt*se da esc*lha.
</line>
</par><par>
<line>
Po*ta*to, vigiar *ornou-se, de fato, * que existe, o essencia*, a luz *a escur*dão,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
esperança *o existir ou, em outro modo *e dizer, * *rópr*o se*tido da vida. O esp**áculo é,
</line>
<line>
atualmente, o alimento d* reali*a*e, aquilo que nutre o ser h**ano de energi* social, capaz
</line>
</par><par>
<line>
de encher a alma
</line>
<line>
do cidadão de b*m
</line>
<line>
com fetic**s de amor de suc*ss* * fazer da vida um e
</line>
</par><par>
<line>
*onho que pode s*r *xp*ri**nt*do fr*me a*ós f*ame.
</line>
<line>
3 RE*ULTA**S E DISCUS*Õ*S
</line>
<line>
3.* Imaginário So*ia* e Es*etaculariza*ão
</line>
<line>
O ser humano é movido po* imagens e po* tudo o *ue sensoria*m*nte apr*z seus
</line>
</par><par>
<line>
sentidos. Mi*i*tizar a
</line>
<line>
vida e torná-l* a*raente
</line>
<line>
*erante a s*ciedade p*rece **r qu*se *ma
</line>
</par><par>
</page><line>
m*s**o para aqueles que *ivenciam a pós-mod*rnidade. Do pr*zer est*tico e desp**posital ao
</line>
<line>
aspecto mercad*lógi*o, as i*agens *ovem * vida das pessoas e d* n*ssa sociedad*, *magens
</line>
<line>
ess*s q*e são dotadas *e um* a*ter**ridad* e possuem o Imaginário como deno*inador
</line>
<line>
funda*ental. *a*a *e Bon (apud LEGRO* et a*., *01*), a coletividade pensa e se organi*a
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. 18, n. 10, art. 9, p. **8-201, o*t. 2021 www4.f*an*t.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. J. P. M*raes, L. P. *amazio, A. C. V. Ferna*de*
</line>
<line>
196
</line>
</par><par>
<line>
por imagen*, as qu**s se *erpetua* continua*ente **rav*s de mitos que sã* ressuscitado* *or
</line>
<line>
meio de f*tos sociais capazes de cativa* consc*ên*ias e *bsedar esp*rit*s.
</line>
<line>
Nesse cont*xto, segundo *unenburger (2007, p. *2), "o imagi*ário n*o s**isfaz
</line>
<line>
tão-soment* as **cess*dades da sensi**lidade e do pe*samento, realizando-s* igual*ente em
</line>
</par><par>
<line>
a*ões, ao dar-lh*s os funda*entos, mot*vos, fins, e ao *otar *ge*te de *m dinam*smo, ** o
</line>
<line>
um* f*rç*, de um entu*ias*o para realiz*r seu conteúdo". Essa capacidade que o Imag*nári*
</line>
<line>
possui de homogeneizar pensa*ent**, *moções e, por c*nseguinte, a própria sociedade, torna-
</line>
</par><par>
<line>
o uma importante ferra*enta de orga*izaç*o soc*a*. É p*r meio do imagi*ário que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*nsciê**ia ind*vidua* se fu*de na consciência coletiv* e com *la passa * *rganizar o real:
</line>
</par><par>
<line>
O imag*nári* intervém e* to*os os processos de soc*alização por*ue o* afet*s
</line>
</par><par>
<line>
governam as cren*a* e
</line>
<line>
os desejos, estimula* a açã* dos sujeito* e determinam **
</line>
</par><par>
<line>
movimento universal no se** do q*al se combi*am a* caracte*ísticas de *ase da
</line>
</par><par>
<line>
existên*i* na sua t*ta*idade [...] Os elos
</line>
<line>
q*e
</line>
<line>
un*m e* p*of*ndidade os *ndivíduo*
</line>
</par><par>
<line>
re*ult*m da si*ul*a*eidade
</line>
<line>
de sua convicção ou de sua paix*o, c**a um* d*s
</line>
</par><par>
<line>
consciências e*tando cer*a de que * ideia ou a vontade é partilhada no mesmo
</line>
<line>
mome*to por uma infinida*e de seus semelhan*es (LEGROS e* a*., 201*, p. *7-48).
</line>
<line>
Essa caract**íst*ca *lur*l e singular i*ere*te ao im**inário **o*re porque, segundo
</line>
</par><par>
<line>
Durand (1996; 2014), o imaginário de um **divíduo ou *e uma
</line>
<line>
*iviliz*ção assume for*a
</line>
</par><par>
<line>
simbóli*a p*r me** da aglut*nação do* *ados históricos, sociológic*s e culturais, com a*
</line>
</par><par>
<line>
pulsões individuai* sub*e*ivas, de m*do que convergência desses do** p*los, ou *eja, a* *
</line>
<line>
informaç*es or*undas do meio e a* **ls*es subj*ti*as con*tituiriam o qu* auto* *enomino* de
</line>
<line>
trajeto ant*opo**gic*. E*sa c*municação entre o objetivo e o sub*eti*o é * qu* faz com **e **
</line>
</par><par>
<line>
i*agens, os símbolo* mitos ganhem pot*n*** n* m*io soci*l, pois t*dos reconhecem e se *
</line>
</par><par>
<line>
reconhecem n*s
</line>
<line>
i*agens e mitos que continuamente *manam do cotidiano. N*sse sentido,
</line>
</par><par>
<line>
Maf*e*ol* menciona que (*pud SILVIO et
</line>
<line>
al., 20*4) o Imaginár*o seri* uma força, **a
</line>
</par><par>
<line>
espécie de am*l*ama
</line>
<line>
q*e pe*meia as rel**õ*s tribais e q*e se torna u* ace*v* co*um de
</line>
</par><par>
<line>
emoç**s, lembr*nças, afe*os,
</line>
<line>
*stilos de vid* e, por ess* raz*o, to*na-se um a*lomerado
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
bens imateri*is compart*lhado
</line>
<line>
pela hu*an*dade e a* mesmo tempo re*ponsá*el
</line>
<line>
por *or*á-l*
</line>
</par><par>
<line>
coesa. *obre ess* *essonân*ia que o imag*nário suscita e faz com q*e a *umanida*e adot*
</line>
<line>
postu*as c*muns, Wune*bur*er (2007) afi*ma:
</line>
<line>
[...] p*r um l*d*, o im*g**ár*o é o e*p**ho d* nossas em**õe*, aquilo em que nossas
</line>
<line>
*m*gens ref**tem de *ato o e**ado de nosso corpo, de *ossa const*tuição
</line>
<line>
neu*obiológica seg*ndo * *ocabulário atual; por outro lado, o im*gi**rio excita em
</line>
</par><par>
<line>
nó* resso*âncias i*teriores de *razer e desprazer, pois um* *m*gem menta*,
</line>
<line>
assim
</line>
</par><par>
</page><line>
como um* realidade ext*rna, po*e provocar efeitos s*bre a se*s*bil*dade, agir sobre
</line>
<line>
o humor, f*zer *asce* sentime*tos d* tri*teza *u de alegria. A pró*ria força das
</line>
<line>
R*v. FSA, *eresina, v. 18, n.*0, *rt. 9, *. 188-201, out. 20*1 w*w4.fsanet.com.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* F** da era da Privacida*e: Vertentes de uma *ocie*ade d* Vigilância
</line>
<line>
197
</line>
</par><par>
<line>
imagen* pode *ransformar sentiment*s em paixões cega* a *onto de pri*ar o *ujeit*
</line>
<line>
de t*do espír*to crític* (WUNENBURGER, 2007, *. 66-67).
</line>
</par><par>
<line>
Essa capacidade qu* o Ima*inário possui em *ongregar
</line>
<line>
pessoas, em*ções
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ansei*s * faz ser *m imp*rtante m*diado* simbólico,
</line>
<line>
po*s atrav*s das ima*ens narrativas e
</line>
</par><par>
<line>
q*e del*
</line>
<line>
emana* é
</line>
<line>
possível confe*ir sentido
</line>
<line>
à
</line>
<line>
pr**ria existência e
</line>
<line>
a* real. Esse
</line>
</par><par>
<line>
compartilha*ento *o vi*ido ganhou relevo na contemporaneidade, quando a necessidade de
</line>
<line>
s*r visto * de se exp*r *unca pareceu estar tão f*rt*mente r*lacion*da à pr*p*ia sobr**ivência
</line>
<line>
(merc*ntilizaç*o *a imagem * de bens de cons*mo por meio dela). Parece**s v*ve* em um
</line>
</par><par>
<line>
momento h**tórico
</line>
<line>
em que a *magem p*sso*l ganho*
</line>
<line>
vida própria e se sobrepô* ao p*ópri*
</line>
</par><par>
<line>
i*diví*u*, de *odo que podería*os supor que sem ela, em alg**as *ituações, *ssenc*alm*nte
</line>
<line>
as de teor m*netár*o, o ser h*man* "não e*iste" social*en*e.
</line>
<line>
Segundo *ra*jo e Ribe*ro (2015, p. *4), "a nov* cul*ura proporc*ona *o ind*v*duo
</line>
</par><par>
<line>
uma infinidade de experiên*ias, e quotidiano pass* a se* o
</line>
<line>
vivido segun*o um consumo
</line>
</par><par>
<line>
bulímico, devi*o à *ntensificação das of*rtas e à circulação *lucinante de bens * s*rviços, bem
</line>
<line>
co*o a* aumento expo*en*ial da circul*ç*o d*s pe*s**s e *a infor*ação". *
</line>
<line>
parecer/exibir/mostrar ser, te* e f*zer, torno*-se *ais importante do q** *f**ivam*n*e ser, te*
</line>
<line>
e f*zer. A b*sca d*senfreada po* *en* de **ns*mo, pela neces*idad* de *iver e* um estado
</line>
<line>
edênico co*stante, pa*ece guiar o viv*r contemporâneo. O *ato é que * ima*iná*io individual e
</line>
</par><par>
<line>
coletivo é permeável: i*agens primitivas são
</line>
<line>
constante*ente *e*tualizadas *ispost*s de e
</line>
</par><par>
<line>
a*ordo *om interes**s mais ou menos domina*tes: a eternida*e da vida *edonística relega*a
</line>
</par><par>
<line>
anteriormente a um
</line>
<line>
paraíso *ost mort*m, *o* trocada at*alm*nte p*r
</line>
<line>
prazeres e*êmeros
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
s*c*ssivos facilment* adquiridos e* prate*eiras, gadgets, l*kes,
</line>
<line>
et*. Al*á*, co*for**
</line>
</par><par>
<line>
d**creveu Wunenbu*ger (2007), nossa s*ciedad* vive con*i**amente um culto mítico
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*inheiro:
</line>
</par><par>
<line>
[...] tudo deve ser av*liado *om *elação à quantidade. A vocação santa de cada um,
</line>
</par><par>
<line>
então´, é a
</line>
<line>
de s*b*r na vida (s*lf m*n ma*de) e de *n*iq*ecer (to *ake money). Se
</line>
</par><par>
<line>
sem dúvida p*de e*por a* *al, o dinhei*o pod*
</line>
<line>
ao c*ntr*rio tornar mel*or seu
</line>
</par><par>
<line>
possuidor ca*o *enha sido bem ganho, em virtu*e da boa gest*o dos neg*c**s [...] A
</line>
<line>
riq*eza g*nha transforma-se a*sim n**a pedra f***sofal que no* apr*xima da
</line>
<line>
perf*ição divina [...] (WUNENB*RGER, 2007, p. 85).
</line>
<line>
Nesse conte*to, corroborando no*s* olhar, Sironneau (2003) esc*arece que os
</line>
<line>
ind*vídu*s sã* impeli*os por forças so*iais que transcendem sua p**p*i* i*dividualid*de, po*
</line>
</par><par>
<line>
**io de *strutur*s que já *xisti*m
</line>
<line>
ant*s del*s. *egu*do o *utor, as ações sociais são
</line>
</par><par>
<line>
simbólic** na medida em que são norte**as por intenções permeadas por um conjunto
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*n* PI, v. *8, n. 10, art. 9, p. 188-201, out. 2021 www*.fsanet.com.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. J. P. *or**s, L. P. Dam*zio, A. C. V. F*rna*des
</line>
<line>
*98
</line>
</par><par>
<line>
regras, n*rm*s e valores, res**nsáveis por cri*r e organizar a cultura. Essas for*as
</line>
<line>
sociai*,
</line>
</par><par>
<line>
conforme já mencionam*s, pos*u** *undamento na a-hist*ricidad* das imag*ns e narra*iv*s
</line>
<line>
fundam*ntai*, que reatualiza*as, conferem sentido às p*ática* sociai*: "o i*ag*nário *omum *
</line>
<line>
vário* indivíduos, ativ*do pelos pr*c*ssos de identifica**o interindividual, pode, portanto,
</line>
</par><par>
<line>
aju**r a f*zer reinar *um* *ociedade um e*tre aco**o dos corpos -
</line>
<line>
e,
</line>
<line>
por consegui*t*, *os
</line>
</par><par>
<line>
espíri*os - que fac*lita a vida *a*ional" (WUNENBURGER, 2007, p. 70).
</line>
<line>
Essa coesã* social que o imaginário p*opor*iona é po***cial*zada pelas
</line>
</par><par>
<line>
tecnologias, que, c*mo ver*mos no próximo item, são responsávei* pela
</line>
<line>
proliferação de
</line>
</par><par>
<line>
*magens e **rrativas que circul*m no meio so*ia*. É por meio dessas tecnologias que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ima*i**rio se in*ensifi*a, **ist*liza-se se e
</line>
<line>
*rans*orma, contribuindo na mediaç*o das tro*as
</line>
</par><par>
<line>
**mb*licas
</line>
<line>
*ntre o participar e o
</line>
<line>
coletiv*, tal como Du**nd (*996; 2014) *ropôs em seu
</line>
</par><par>
<line>
co*ceito *e t*ajeto ant*o*ológico.
</line>
<line>
3.* A* T*cnologias *o Imaginário: Técnicas ** Sed*ção Da Imagem
</line>
</par><par>
<line>
As
</line>
<line>
prática* si*bólicas tê* *f*ito* *o
</line>
<line>
*osso *oti*iano. A* i*agens midiáticas
</line>
</par><par>
<line>
modu*am o nosso i*agi*á*io social *onte*porâneo e in*tigam, atu*lizam e refo*ça* o nosso
</line>
<line>
repertório. Essa é a f*nção das **cnologias do i*a*inário, categoria prop*sta por J**emir
</line>
<line>
Machado da *ilva (2003) para identificar os disp*sitivos d* difus** de imagi*ários, a*sim, n*
</line>
<line>
p**ral. Cada época te* seu i*agi*ári*, imagens rec*r*e*tes sob as quais pod*mos id**t*ficar
</line>
</par><par>
<line>
as representações do
</line>
<line>
momento. Mas, nessa ambiê*cia, vemos c*rcu*ar imaginários *i*ers**:
</line>
</par><par>
<line>
mi*o*, símbo*os, arquétipos, afetos, ideo*ogias que vão compondo a ética d* estét*ca de uma
</line>
<line>
s*c**d*de, *m* c*ltura, uma época.
</line>
<line>
Há certa* *rát*cas qu* vão se co*solidando *o cotid*ano, es*ecialmente pe*a presença
</line>
<line>
dos dispositi*os tecno*ógico* que acabam estimu*ando comport*mento* e *adrõe*, tal ***o
</line>
</par><par>
<line>
as redes soci*is e as
</line>
<line>
quest*es de visib*lidade, engajamento * espetac*larizaç*o. Os
</line>
</par><par>
<line>
dispositivos *ossibilitam, estimulam *one*izam com essa *ráti*a. Essa "red* et*re* e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ovediça de valores e de sens*ções pa*tilhadas" e*tão no no*so cotidian* real e virtu*l,
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
mútua interpelaçã* e, por vezes, conf*são.
</line>
</par><par>
<line>
S* partirmos *o pressupost* que a m*dia é * mais impor**nte pr*dutora de e*eitos de
</line>
<line>
*en**do sobr* a realid*de ou, ao me*os, seleciona os **tos a serem discutid**
</line>
<line>
socialmente, também é important* dest*car que *uito des*a seleç*o n** chega
</line>
<line>
*través de ima*e*s. N*o s* *magens materiais, mas *ma*ens-conc*ito, imag*ns
</line>
<line>
enquan*o valor. Cr*ação imaginal para partilha da sensível, m*rca da so**abilidade
</line>
</par><par>
<line>
contem*or*nea. Mescla *aradoxa* entre o *mpal*ável e o real
</line>
<line>
que *az s**tido
</line>
</par><par>
<line>
(*ORA*S, 2*16, p. 1**).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n.**, art. 9, p. 188-201, out. 2021 w*w4.fsanet.*om.br/**vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Fim da **a da *rivacidade: Vertentes de u** Sociedade da Vig*lân*ia
</line>
<line>
1*9
</line>
</par><par>
<line>
É p*r isso que corroboramos com Felinto (*003),
</line>
<line>
quando **e discorre s*bre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
i**gi*ár** *ecnológic* com* uma atividade (e não *o*o coisa). Assim, a tecno**gia, *ada
</line>
</par><par>
<line>
v** mais c*mo apar*t* condicionante das nossas a**es, é *ifusora das questões
</line>
<line>
imaginais:
</line>
</par><par>
<line>
"da* *an*as*as do i*agin*r*o". E* *ua maiori*, sã* tec*ologi*s d* imagem, qu* "o*eram n*
</line>
<line>
inte*face da subjet**idade e do *otidiano. O *maginário *ecnológico s*ria cap*ado num
</line>
</par><par>
<line>
conjun*o d* rep*esentações culturais
</line>
<line>
*specíficas **duzidas por es***
</line>
<line>
tecnologias
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
ima*inário" (F*LINTO, 2003, p. 18*).
</line>
</par><par>
<line>
*ossa refl*x*o *e*ue no ca*i*ho
</line>
<line>
de qu* o *magin*rio t*cnológico contem*orâ**o,
</line>
</par><par>
<line>
que t*m como princi*al tecnologia do imaginário a* redes sociais,
</line>
<line>
estimula
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
es*etacularização e o f*m da era d* *riva**dade ainda ma*s forçado *m te*pos de p*ndemia.
</line>
</par><par>
<line>
Como a*ali*ado p** M*raes, Bre*san * Fern*ndes (2021) em re*ação à reconfiguração
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
sen*ido *o sím*olo "cas*", após mudanças p*ovocadas
</line>
<line>
*elo di*tanciamen*o social su** e
</line>
</par><par>
<line>
c*n*equê*cias. Nem i*o*ado* em ca*a estamo* c*m a nos*a pr*vacidade preservada. A* e
</line>
<line>
contrá*io, as rotinas compa*tilhadas *e*otamente trouxe**m ai*da m*is visibil*dad* ao esp*ço
</line>
<line>
privado.
</line>
</par><par>
<line>
Influ*nciador digital virou profiss*o. Muitos
</line>
<line>
têm milha*es de seguidores
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
acompanham seu dia
</line>
<line>
a dia "comu*" e aí p*rdemos * referência s* a v*da está sendo
</line>
</par><par>
<line>
produ*ida ou *e a produção está sendo **vida. *as torna visíve* e cria um padrã*. A*uele de
</line>
<line>
*ue a intimidade, os *tos *orriqueiros do co*idiano *ão podem passar despercebidos sob *ena
</line>
</par><par>
<line>
de trazer * **nsação
</line>
<line>
de *ão t*r sido vivid*. Esse movimento de es*e**culari*ação q** antes
</line>
</par><par>
<line>
er* mobiliza*o pel* *ons*mo de imag*ns **e acabam mediando as r*laçõ*s sociais, agora,
</line>
</par><par>
<line>
um pat*mar além,
</line>
<line>
*ria
</line>
<line>
prá*ica* sociais, formas de se* * es*ar no mundo. O anonimato
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
sufocante porque a visibilidade é impre*nante enquant* atividade do imaginár*o tecnológ*co
</line>
<line>
atual. São pac*os e*oc*onais, pelo u*o da sedução, que a lógica do digital oferece: o es*ímulo
</line>
<line>
é constante e tudo fica justi**cável.
</line>
<line>
Silva (20**) já n** al*rtou qu* as tecnologias d* im*giná**o a*uam por sed*ção. Não
</line>
</par><par>
<line>
s* *ara a* ima*e*s *ue
</line>
<line>
a*ab*m forj*nd* n*sso co*idiano, mas para as práticas e açõe*
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
temos a p*rtir de*as e que form*m nosso im*ginário tecnológico de uma é*oc*. Para nós, um
</line>
<line>
ima*iná*io e*p*ta**larizad* e v*giado, que *ompe co* as noçõe* de privacida*e e intim*dade.
</line>
<line>
As c*m*ras de realit* shows se estend*ram pa** nossas mor*dias, tr*balho, viagens, tornaram-
</line>
</par><par>
<line>
se *e*ó*io. A int*midade ge*a likes e renda. Assi*, *on*umimo* (e q*e*emos fazer parte)
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
es*etácu** para *os *ntrete* e sentirmo-n*s pe**encentes.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 18, *. 10, ar*. 9, p. 1**-201, out. 2021
</line>
<line>
*ww4.fsan*t.*om.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. J. *. M*raes, L. P. *amazio, A. *. V. Ferna*des
</line>
<line>
*00
</line>
</par><par>
<line>
4 UMA *LTIMA REFLEXÃO SOBRE A PÓS-MODERN*DAD*
</line>
</par><par>
<line>
O que devem*s ass*st*r *oje? Not*c*ár*os ou *anal d* nosso influenciador preferido?
</line>
</par><par>
<line>
Ou melhor, o que devemos cons*m*r? Cont*údos sob*e games
</line>
<line>
ou ac*mpanhar * novo
</line>
</par><par>
<line>
lançamento daquela marc*? *evemos *er esse *onteúdo no ***t*be ou no *acebook? E,
</line>
<line>
al*ás, o qu* será que acaba*am de post*r no site daquela empr*sa de tecn*l*gia?
</line>
</par><par>
<line>
Devemos ser honestos: * sedução é i*pied*sa. É difícil resistir aos *raze*es
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
im*gem e dos seus benefícios para
</line>
<line>
uma vida em s*ciedade. **fl*enciadores digi*ais,
</line>
</par><par>
<line>
pr*gramas de r*ality *h*ws, celebridades, gr*ndes *arcas, em*resa* de i*formação,
</line>
<line>
ampa**das *as *ecn*logia* do Im*gi*ári*, cria* mecanismos de idolat**ção contínua. Sim,
</line>
</par><par>
<line>
elas *eduze* e
</line>
<line>
sab*m muito bem **mo seduz*r, po* m**o de r*presenta*õ*s **ealiz*das d*
</line>
</par><par>
<line>
*ida* per*eitas e de conqui*tas inter*inávei*.
</line>
<line>
E*sa é, par* a sa*isfação *o* hedonistas, **a realida*e *ác*l de *omprar, de viver e,
</line>
</par><par>
<line>
principalm*n*e, d* se*tir.
</line>
<line>
Af*nal,
</line>
<line>
quas*
</line>
<line>
tud* está à
</line>
<line>
venda, com p*omoções *iárias
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
felicidade e *e ale*ri* nas principais p*ateleiras de loja* *e de*artamento ou nos incontáve*s
</line>
</par><par>
<line>
s**ries *o Instagram. E para fazer
</line>
<line>
e*sas **uisições satisfa*órias, basta um ce*ular para
</line>
</par><par>
<line>
aden*rar esse mu*do que *arece * *e faz pare*er o tempo intei*o.
</line>
<line>
RE*ERÊNCIAS
</line>
<line>
*RAU**, A. F; R**EIRO, M. P. Paisagem, i*aginár*o e n*rrativi*ade: ol*a*es
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DURA*D, *. O *maginá**o: *nsaio ac*rc* da* c*ê*cias e da fi*osofia da imagem. Tradução
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de Renée Eve Levié. 6. ed. R*o de Jan*i*o: Difel, 2014.
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FELINTO, E. No*as tecnologi*s, an**g*s mitos: apo*tam*ntos
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para uma **fini*ã*
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de
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<line>
e*pionagem do mu*do. São P**lo: Pl*ne*a, 2019.
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WUN*NB*RGER, *. J. * ima*in*rio. São Paulo: Lo*o*a, 2**7.
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Como Re**ren**ar este Artigo, *onforme *BN*:
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*ORAES, H. *. P; DAMA*IO, L. P; F*RNANDES, A. C. V. O Fim da era da Privacidade: Vertentes
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de uma Soci*da*e da ***ilânc*a. Rev. FSA, Teresina, v.*8, *. *0, art. *, p. *8*-201, out. *021.
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*ontribu*ção dos Autores
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H. J. P. Morae*
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L. *. D*ma*io
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A. C. V. Fern*ndes
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1) concepção e pla**jam*n*o.
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X
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2) a*ális* e inter*retaç*o dos dados.
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X
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3) elaboraçã* d* rascun*o ou n* revisão cr*tic* do c*nte*do.
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4) partic*pa*ão n* aprovaçã* da vers*o f*nal do manuscr*to.
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Rev. FSA, Te*esina PI, v. 18, n. **, art. 9, p. 188-201, *ut. 2021
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www4.fsanet.com.br/revista
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)