<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 10, art. 9, p. 188-201, *u*. 20*1 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*1.18.10.9 </line>
</par>
<par>
<line> * Fim da era da Privacidade: Verten*e* de uma Soc*ed*de da V**ilância </line>
<line> The En* *f the Privac* era: Strengt*s of a *u*veillanc* Society </line>
</par>
<par>
<line> Helo**a Jun*klaus Pre*s Mo*aes </line>
<line> Do*t*r em Com*nicação pela Pontif*ci* Universidade C***lica do Ri* Grande do Sul </line>
<line> Pr*fessor da *niversidad* do Sul de Santa Ca*ar*na </line>
<line> E-mail: helois*preis@hot*ai*.com </line>
<line> Luca* *ereira *am*zio </line>
<line> Doutor e* C**ncias da *inguagem pela Un*v*rsidade d* Sul de Santa *atarina </line>
<line> Professo* da U*iversidade d* Sul *e S*nta C*tarina </line>
<line> E-m*il: *u*as_damazi*722@*otmail.com </line>
<line> Ana *aroline Voltolini Fernandes </line>
<line> D*utorado em Ciên*i*s *a *in*uage* pel* *niversidade do S*l *e San*a Catarina </line>
<line> *estre em **ê*cias da Linguagem pela U*ivers*d*de do Sul d* *a*ta C*tarina </line>
<line> E-*ail: anacar**ini.volt*lini@ho*mail.com </line>
</par>
<par>
<line> E*dere*o: Heloisa *uncklau* Preis *oraes </line>
</par>
<par>
<line> Uni**l · </line>
<line> CAMPUS · C*mpus Grande Fl*ria*ó*olis · </line>
<line> Editor-Chefe: Dr. *o*ny Kerl*y de Ale**ar </line>
</par>
<par>
<line> Cam*us Tubarão Avenida Jo*é Acác** Moreira, nº 787, </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> *airro De*on. Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Lucas *ereir* D*mazio </line>
<line> Art*go recebi*o em *7/*0/20*1. Última </line>
<line> vers*o </line>
</par>
<par>
<line> Unisul · </line>
<line> CAMPUS · Campu* Grande Fl*ria*ó*olis · </line>
<line> r*cebida em 14/10/2021. A*rovado em 1*/10/**21. </line>
</par>
<par>
<line> Camp*s Tuba*ão Ave*i*a Jos* Acácio Moreira, nº *87, </line>
</par>
<par>
<line> B*irro Dehon. Bras*l. </line>
<line> Avaliado pelo s*s**ma *riple Rev*ew: Desk Revi*w a) </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: Ana C*roline Vol*olini Fernandes </line>
<line> pelo Editor-*he*e; e *) Double Blind Review </line>
</par>
<par>
<line> Unisul · </line>
<line> C*MPUS · C*mpu* Grande Florianópolis · </line>
<line> (ava*iação cega *or d*is avalia*ores da área). </line>
</par>
<par>
<line> Campus Tubarão Av*nida José **ácio Moreira, nº 787, </line>
</par>
<par>
<line> Bairro Deh*n. **as*l. </line>
<line> Revisã*: *ram*ti*a*, *ormativa * de For*atação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *im da era da P*i*acidad*: Vertentes de uma Socieda*e *a *igilância </line>
<line> 1*9 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Na soci*d**e *ó*-*oderna, o espe*áculo virou a real*da*e com*osta por *m ciclo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *parênc*as que não cessa até encontrar seus tel**pectadores. Tud* que está aqui, nesse mundo, </line>
</par>
<par>
<line> *i*ou </line>
<line> uma po*sibilida*e *e *ontemplação e </line>
<line> de idolatria ao *empo de </line>
<line> v*g*lância e de </line>
</par>
<par>
<line> manipula*ão. A </line>
<line> ver*a*e é que esse novo mundo est* tot*lmente exp*st*, e as nossas *idas </line>
</par>
<par>
<line> ficar*m à most*a *ar* </line>
<line> *dmi*a*o**s ou par* hat*r*. *or i*so, n*s*e est*do, o o*jetivo </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> co*p**ender e *iscut*r, embas**o *m autores c*mo Bauman (2001), Debord (199*), Durand </line>
</par>
<par>
<line> (1996) e Silva (2003), como se org*niza e se consolida esta soc*edade das aparências, </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> meio de u*a pesq*isa qualitativa e amp*rada nos p*oce*iment*s *écni*os de cunho </line>
<line> bibliográf**o e e*perimenta*. </line>
<line> Palavras-Cha*e: Sociedade do Espetáculo. Imaginário. **s-modernidade. </line>
<line> ABS*RACT </line>
<line> In post-modern s*ciety, *he spectacle beca*e reality, composed of a cycle o* appear*nce* that </line>
</par>
<par>
<line> does not stop unti* it find* its viewer*. Everythin* that *s </line>
<line> her*, in thi* world, turned into a </line>
</par>
<par>
<line> pos*ibility of contemp*at*on and idolat*y and at the same time *f surveilla*ce and </line>
</par>
<par>
<line> manipul*tion. The truth *s that this new worl* *s fully expos*d, and our know* lives </line>
<line> on </line>
</par>
<par>
<line> di s pl a y f or </line>
<line> a*m*rers o* </line>
<line> h*ters. Therefore, in thi* study, the *bjective is to und*rst*n* *nd </line>
</par>
<par>
<line> discuss, base* on </line>
<line> aut*ors such a* Bauman (*001), Debord (1997), Durand (*99*) a*d Si*va </line>
</par>
<par>
<line> (2003), ho* this society of a*pe*ranc*s is organiz*d a*d </line>
<line> con*olidate*, th*ough of </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> qualit**ive rese**ch supported b* t*chnical pr*ced*re* *f bibliographic *n* </line>
<line> experimental </line>
</par>
<par>
<line> nature. </line>
</par>
<par>
<line> Key*ords: Societ* of the Specta*le. Imagi*ary. Post-mo*er*ity. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, *eresina PI, v. 1*, n. 10, ar*. 9, p. 188-201, out. 2021 </line>
<line> w*w4.fs*ne*.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. J. *. Moraes, *. P. Dam*z*o, A. C. V. Fernan*e* </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> 1 *NTRO*UÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Edwa*d Joseph S*owden, u* ex-espião *a Agência Central de In*eligência, *m seu </line>
<line> liv*o a Eterna Vigilância, l**çado em 2019 *o Brasil, *nunciou o que muitos pesquisadores *á </line>
</par>
<par>
<line> especula*am há a**s: c*egou o fim </line>
<line> da Er* da Priv***dade. E*fim, </line>
<line> ence*rou-se, com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> global*zaçã*, o *esenvo*v*me*to t*cnol*g*co e a ampliação dos sistemas de c*municação e de </line>
<line> **teração humana, o *iclo das par*icu*arida**s, *s segredos *e Estado e *té a informalid*de *a </line>
<line> vida privada. </line>
<line> Agora, nós, se*es h*manos, o*cecados pel*s nossas ap**ências *nérgica*, pelos *ossos </line>
</par>
<par>
<line> afazeres profissionais * pelos **lausos alhe*os </line>
<line> dos *o***r* d* plan*ã*, estam*s expostos, </line>
</par>
<par>
<line> c*mpl*ta**nte </line>
<line> despid*s, dos pés à cabeça, prontos para s*rm*s a*ados ou odiados, </line>
</par>
<par>
<line> criticados o* ovacionado*, para quem quiser alfi*e*ar *u in*lar os noss*s e*os n*o **o </line>
<line> reprimidos. </line>
<line> I*s* porque, a partir do sé*ulo XXI, mesmo não amb*ci*n*ndo tal *xib*ção, fomos </line>
</par>
<par>
<line> **rç*d*s a nos </line>
<line> torn*r*os figuras </line>
<line> públic*s, co* ****mas opç*es de liberdade indivi*ual, </line>
</par>
<par>
<line> ficando mercê à </line>
<line> das empresas de tec**logia, das i**t*tuiçõe* finance*ra* e do* ó**ãos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *n*eligên**a e de infor*ação dos governos. Ace*tando ou nã* *ss* r*ali*ade, os nossos dado* </line>
</par>
<par>
<line> estão lá, n* rede, *ecodificad**, analisados, *xibidos, con*abilizado*, par* o </line>
<line> b*m *u p*ra o </line>
</par>
<par>
<line> mal (a verdad* * q*e nunca sabere*o*). </line>
</par>
<par>
<line> *bertas *s cor*ina* e expos*as ao **a*o, as nossas **ras e i**uras individualida*es </line>
<line> fora* re*eladas, pr*ntas (ou não) para *eceberem c*íticas ou el*g*os, *edr*s ou apla*sos. </line>
<line> N*sse contexto, * *u* *os rest* é conviver com o fe*ichis*o cr*ado em cima *e noss*s *id**. </line>
</par>
<par>
<line> Para *sso, precisamos, </line>
<line> ou mel*or, d*vemos ao menos *o*pre*nder </line>
<line> **mo funcion* esse </line>
</par>
<par>
<line> m**anis** desenvo*v*do *a*a instrumentalizar *ma realidade que </line>
<line> **p*e os m*lt*plo* </line>
</par>
<par>
<line> es*etáculos da *os*a r*tina, p*r ma** *anal que *la pareça a*s ol*os dos outros. </line>
<line> Por isso, neste estudo, o objetivo g*ral é *nalisar, com base nos princíp*os teóricos de </line>
<line> autore* como Bauman (Modernid*de Líqui*a), Debord (Sociedad* do **petácu*o), *affes*li </line>
</par>
<par>
<line> (Imag*nário So*ia*), S*l*a (Tec*ologias *o Im*g*nári*), quais são os </line>
<line> elem*ntos constitu*ntes </line>
</par>
<par>
<line> **ra a c**s*lid**ão dess* s*ciedad* das aparências. A*ém *o ma*s, d*limi*ad*s, como </line>
</par>
<par>
<line> objetivos específicos, ab*rda* *s </line>
<line> *eses dos referi*o* pesquisa**res, bem como rela*ioná-los </line>
</par>
<par>
<line> com * atual contexto **cial. </line>
</par>
<par>
<line> Ap*es*n*adas *s coord*na*a* deste e*tudo, podemos dize* que est**os prep**ados </line>
</par>
<par>
<line> *ara esta jo*n*da, que en*olve o mund* </line>
<line> pós-moder*o e *uas engre*agens; </line>
<line> os * ndi v* d*o* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> suas vi*as coletiv*s, amp*rados, em relação </line>
<line> à </line>
<line> problemáti*a, no método q*al*tat*vo e *os </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresi*a, v. 18, *.10, art. 9, p. 188-201, out. 2021 </line>
<line> www4.fsane*.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *im da era da Priva*idade: **rten*es de uma Socied*de d* Vigil**cia </line>
<line> 191 </line>
</par>
<par>
<line> procedime*tos *écnico* *e cunho bibl*ográfico e *xperimental (R*U*N, 2019). Porta*to, q*e </line>
<line> ** relevem *s particulares, ma* que se disc*tam a* qu*stõ*s primordiai* des** uni*erso </line>
<line> coletivo/i*dividu*l e va*tamen*e **posto. </line>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓRICO </line>
<line> 2.1 Uma Socieda*e Para Con*emplar, I*udir * Idolatra* </line>
<line> A *ós-m*dernidad* é um mun*o a *er co**emp*ado, visto, id*latr*do, **nsumi*o, *m </line>
<line> todos os *eg*ndos, de todas as maneiras, em nosso cotidiano. P**a *er é preci*o *pare*er, para </line>
<line> aparecer é p*eciso estar p*esen*e, *qui, **i, *á, onde o digital **rm*tir, onde o **a* op*r*unizar. </line>
<line> N*ssa *e*lid*de, a e*posição * neces*ária e contínua. Por is*o, mostramos, se* medo de </line>
</par>
<par>
<line> r*velar </line>
<line> nada: as *ossas rou*as, carro*, joias, l**úrias, </line>
<line> bebidas, c*mid*s, viagens, a*etos, </line>
</par>
<par>
<line> memórias e p*ixões. Ou, ape*as, o no**o banal cotidiano, muitas vezes espetacularizado com </line>
</par>
<par>
<line> u* *otei*o fi*tro *ropícios às graças dos segui*ores. T*das essas partículas efêmeras e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> es*enc*ai* des*a so*iedade c*rculam livremen** pelo* **aginár*os coletivos * *er*em </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> engren*gem para man*er ativa a lingu*gem do consumo. </line>
</par>
<par>
<line> C*nforme ana*isa L*povetsky (2009), "* intensif*caç*o e a precipi*ação na pro*ura dos </line>
</par>
<par>
<line> gozos do *undo </line>
<line> dup*ica*am-se em </line>
<line> um processo d* estili*aç** da* normas *e v*da e dos </line>
</par>
<par>
<line> gosto*". Há, n* perspectiva do aut** (2009), um mundo que se </line>
<line> e*pa*de economica </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> socialme*te, anc*rado nos *re*eitos e na lógi*a d* consumo, organizado para gerar </line>
<line> e*fatic*men*e *xtas* * praze* a*bi*rário nos co**umidores. </line>
<line> É fato: nessa *on*ectura social, dotada *e *lementos suprassens**e*s * mercadol**icos, </line>
</par>
<par>
<line> e*tamos </line>
<line> exposto*, nu* aos olha*es atentos *os ex*ectadores de uma vida representativa, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> corpo e alma, se* ou *om a n*ssa pe*m*ssão, em t*do* os lugares possív*is, seja* *les reais </line>
<line> ou virt*a*s. As no*sas particul*ridades, po* mais q*e tentem*s ocultá-las e mant*-las * s*te </line>
<line> *haves em nos*o* insegur*s corações, estão por a*, vagando de site em site, d* Fa*ebo*k a* </line>
</par>
<par>
<line> Instagram, *o Twitter *o Lin*edin, em forma de dados </line>
<line> *ue i*teressam às corpor*çõ*s </line>
</par>
<par>
<line> privada* ou *statais, bem como aos curio*os da v*da banal. "Há uma mudança no formato d* </line>
<line> trocas simból*c*s n* cultura contemp*râ*ea, profus*o d* imagens e tecn*logi** d* *magem e </line>
<line> no tipo de conteúdo e *uas formas de ma*ifestação" (MORAES, 2019, p. 98). </line>
</par>
<par>
<line> Sim, é *ne*ável que *stamos vivendo em uma sociedade *ncorad* </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> r*presen**tiv*dade. Apa*e*er, expl*na*, mid*atizar, de m*do alar*a*te * qua*e nunca casual, </line>
<line> ut*lizando os cana*s de comunicação que estão *m *oss*s mãos s* tor*ou um *nstrume*to de </line>
</par>
<par>
<line> soc*a*ização, de afetividade e, muitas </line>
<line> v*ze*, d* luc*atividade. Isso *orque, existe *a </line>
<line> p*s - </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, T*res**a P*, v. 18, n. 10, ar*. 9, p. 1*8-201, out. 2021 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. J. P. M**aes, L. P. Dam*zio, A. C. V. Fernan*es </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> *odernid*de, *onforme já anuncia*a Debor* (1997), um fet*chi*mo a*ud* e nada d*sado *ela </line>
<line> imagem, pela re*resentação do bem-es*ar soci*l, que a*meja espetaculariza* a vida: </line>
</par>
<par>
<line> O espetáculo apresent*-se como um* enorme </line>
<line> positivid*de indiscutí*el e *nac*ssí*el. </line>
</par>
<par>
<line> Ele nada **is diz senão qu* "o que aparece é bom, o que é *om aparece". * *tit*de </line>
<line> que el* exige por p*in*ípio é e*ta acei*ação passiva que, na v*rdade, ele já obt*ve pel* </line>
<line> s** ma*eir* de ap**ecer sem réplica, *elo **u monopólio da aparência. </line>
<line> Para o autor (*997), as estruturas s*ciais foram *omadas pel* teatralidad* e *s formas </line>
</par>
<par>
<line> a*tênt**as de e*p*essão *os indivíduos e das inst*t*i**** cede*am espaço </line>
<line> à </line>
<line> pura ilu*ão </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> re*re*entatividade. Em de*orrê*c*a disso, surge, </line>
<line> na concepçã* te*rica do e*tu**oso *rancês, </line>
</par>
<par>
<line> um espaço artifi*iali*a*o e superficial, que é u*a vast* fábr*ca de aliena*ã* e d* *resc*men*o </line>
<line> econômico, chamada de Sociedade do Es*etác*lo: </line>
<line> O espetácu*o, comp*eendido na sua **ta*idade, é ao mesm* tempo o resulta*o e o </line>
</par>
<par>
<line> projeto do modo de produ*ão ex**tente. Ele </line>
<line> não é </line>
<line> um suplemento *o *und* real, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ua decoração readicion*da. É o cora*ão da irrealidade d* *ociedade r*al. Sob todas </line>
<line> as suas formas particula*es, informação ou propagan*a, publicidade ou consum* </line>
<line> direto de divertiment*s, o esp*táculo const*t*i * **del* pre*ente da v*da socialmente </line>
<line> dominante. Ele é a afirmação onipr*se*te da escolha já feita n* pr*dução, e o seu </line>
</par>
<par>
<line> corolário o cons**o. Forma * </line>
<line> ***t*údo do *s*etá*ulo </line>
<line> são, ident**amente, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> j*stific*ção tot*l d*s condições e d*s fins do sistema existe*te. O es*et*culo </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> também a pr*sença pe*m*nente *esta justifica*ão, enquanto ocupação da parte </line>
<line> princi*al do *empo *ivido *ora *a produção m*derna. (DE*OR*, 1997, p. 23) </line>
<line> Debord (1997) *firma, em sua análise, que e*sa s**iedade soli*ifi*a sua* ed*f*c*çõe* </line>
</par>
<par>
<line> c*nceituais ba*eada </line>
<line> nas info**alida*es e **s enfeites d* </line>
<line> aparênci*. A linguagem est*tica, </line>
</par>
<par>
<line> po*encia*izada ao máximo, sempre sedu*o** e persuas*va, por *eio </line>
<line> dos e*xos m*d*áticos, </line>
</par>
<par>
<line> assume um importante *ap** *e </line>
<line> nesse mundo das múl*iplas realidades: cr*a* exclusi*as </line>
</par>
<par>
<line> repr*senta*õ** e e*timular * consum* no espectado* visl***rado. </line>
<line> As*im, nesse contexto d* plurali*ade imagética e *omíni* d* *spetáculo, confo*me a </line>
<line> pe*s*ectiva deboard*ana, qua*quer elem*nto simbólico vir* objeto de adoração, de consu*o e </line>
<line> de paixão excessiva. Por i*so, elencamos, ba*eados n*s conce*tos *o autor (1997), um* list* </line>
<line> d* formas c*ntemplativas, recorr*n*emente *dola*ra*as na Sociedade d* Espetáculo e que </line>
<line> ge*am uma *ipnose s*ns*rial nos indivíduos: </line>
<line> A e*tética c*rpor*l: *s mídias *ontem*orâ*eas, impulsionadas pel* d*gi*alização, </line>
<line> *ermi*iram q*e as nossas vidas privada* se *ornassem pú*l*cas. N*sse mun*o d*git*l, </line>
<line> no qual o espetácu*o é a regra, a razão e * prazer, os noss*s corpos, exposto* a todos, </line>
<line> tornar*m-*e componentes d* adoração, de *ult* e de desejo. *fina*, *s nossos corpos, </line>
</par>
<par>
<line> mesmo </line>
<line> de m*do involun*ário, o**cial*zam-se como ins*rumentos </line>
<line> de co*sumo diário </line>
</par>
<par>
<line> por pessoas que nem im*ginamos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 18, n.10, art. 9, p. 188-201, out. 2021 </line>
<line> www4.fsa**t.co*.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Fim da era da *ri**cida*e: Vertentes de uma Sociedade da Vigilância </line>
<line> 193 </line>
</par>
<par>
<line> A estética do luxo: </line>
<line> mos*ra*, n* soc*edade do espet*c*lo, que é pa*te d* processo de </line>
</par>
<par>
<line> consolidação desse s*stema simbólico </line>
<line> de vida. Nesse *aso, pa*a *u*tos indiví*uo*, </line>
</par>
<par>
<line> todas as riquezas d*vem aparece* (*uadros r*r*s, </line>
<line> aparelho* de úl**ma geração, peças </line>
</par>
<par>
<line> de g*i*es), nas suas mídias sociai*, nos *ventos sociais ou em </line>
<line> outro* mome*tos </line>
</par>
<par>
<line> rep*esenta*ivos. Ser rico é ser visto. </line>
</par>
<par>
<line> A estética da juventude: envelhecer </line>
<line> ou parece* velho é impróprio, a*tiquad*, </line>
</par>
<par>
<line> ul*rapas*a**. O p*bli*o, que deseja sempre mais e sempre a*ora, q*er contemp*ar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ov*, o *tual, o jovem, o herói, nunca o pa*sad*, o *el*o, o an**go. * que se foi tem </line>
<line> *ouco **lor, o qu* está por *ir * a merc*doria do momento, por is*o * *spetacular, raro </line>
<line> * uma *onte quase *nfinita de veneração. </line>
</par>
<par>
<line> A es*ét*ca *os relacionamentos: ne*sa socied*de, não bast* ter amigos, é fundamental ter os </line>
<line> *migo* certo*. Pre*isam ser indi**duos que *lev*m seu status, fa*oreçam-no frent* aos </line>
</par>
<par>
<line> espectad*res, </line>
<line> que *mpulsio**m sua imag*m, sua simbologia da f*lici*ad* e *o suc*ss*. Ao </line>
</par>
<par>
<line> lado daqueles q*e são be* *uced*dos, é fá**l parecer algué* id*al e *e i*agem *gra*áve*. </line>
</par>
<par>
<line> Ao discor*er s*bre </line>
<line> essa categ*riz*ção da Socieda*e d* Espetáculo, pod*mos ainda </line>
</par>
<par>
<line> *firmar, para c*n*ribuir com ess* temática, que exist*m outr*s formas expres*ivas circulantes </line>
</par>
<par>
<line> no **io soci*l. Iss* *e justific* porq*e es*amos e* um ambient* fér*il e </line>
<line> *róspero para </line>
</par>
<par>
<line> prolif*r*ção *e es**tica* qu* nar*am e expõem *s an*eios s**iais. A*inal, </line>
<line> em uma r*alida*e </line>
</par>
<par>
<line> esp*t**ular, sempre há o q** *e mos*rar, sempr* *á algo novo *ara se cultuar. </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 O V*cio Da *ig*l*ncia: Um *e**jo Compul*ivo Pela I*agem </line>
</par>
<par>
<line> A pós-m*dernidade é um estado de cons*ante v*gilância. ** algor*tm*s indicam </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> estam*s obc*cado* pelo espetác*lo. *eja um simples alm*ço, uma reunião ent** amigos, uma </line>
</par>
<par>
<line> visita a *m parent* doent* </line>
<line> ou </line>
<line> uma vit*ria no </line>
<line> campeona*o da </line>
<line> escola, quer**os </line>
</par>
<par>
<line> incessante*ente *s**tac*l*r**ar a *ida, ***trar nossas cent*nas de máscaras sociais, **ssos </line>
<line> impulsos h*donistas, nos*as narrat*vas sim*áticas e ult*assensíveis. Almejamos, m*diados </line>
<line> pela h**erexposição proporci*nada devido ao surgiment* das **dias so*iais, sermos os pais e </line>
<line> *s mães do ano, os atletas e *s atletas imbat*vei*, os empr*sários e as empr*s**ias de suces*o e </line>
</par>
<par>
<line> as famílias mais pe*feitas do </line>
<line> universo, que </line>
<line> nunca cansam de rememorar *e*s momentos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> eu*oria e de luxú**a. </line>
</par>
<par>
<line> *es*a soc**dade do consumo, a vida *ir*u uma vitrine e tudo está à m*stra. *udo </line>
<line> aparece * tudo qu*r *parecer. Por isso, o cotidiano s* tr*nsformou em u*a f*r*a de consu*o </line>
<line> irresistív** para t**o* os indivíduo*. A imagem de qualquer cida*ã* é co*sumid*, *sada, </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 10, *rt. 9, *. 188-20*, out. 2*21 www*.*s*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. J. P. Moraes, L. P. Damazi*, A. *. V. Fernand*s </line>
<line> 194 </line>
</par>
<par>
<line> a*a*a ou odia*a, *ontempla*a ou deturba*a, aplaudi*a e </line>
<line> descar*ada, sucessivamente, </line>
</par>
<par>
<line> s*gun** **ós segun*o, milésimo ap*s mi*és*mo. Em outras palavras, *xiste </line>
<line> **a compra </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> uma venda </line>
<line> do nos s o </line>
<line> p*rticular e do nosso colet**o em um c*mércio ** d*d*s e de </line>
</par>
<par>
<line> informa*ões </line>
<line> que s* quer l*c*ar </line>
<line> *o* o nosso s** e </line>
<line> estar, com o </line>
<line> nos*o s*rrir cho*ar, e </line>
<line> com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> nosso presente e o no*so f*turo. </line>
<line> P*r* re*ratar esse conte*t* histórico, *encionamos a**uns exe*plos de c***umo </line>
<line> imagétic*, q** oco**em n*s diais de hoje: </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Co*su*ir o espetác*lo para se entr*ter: o entretinimento a fon** de luz é </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> *spe*ác*lo. A diversão é o que move esse *undo das aparências. E esse mundo </line>
<line> *ã* existe se* diversão, s*m aplausos e se* mostrar o sh** business dos se*s </line>
</par>
<par>
<line> protagonistas, *ue </line>
<line> *omos *odos nós, em nossas vidas, lutan*o *elas nossas </line>
</par>
<par>
<line> sobrevivências nesse lug*r de oc*pação de espaç*s **aginários. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Con*um*r o esp**á*ulo para s*cializa*: queremos s*ber, o qu**to a*t*s, sobre </line>
</par>
<par>
<line> a vida *aqu*la *elebridade, daquel* *osso ídolo, mas </line>
<line> tam*ém aproveitamos </line>
</par>
<par>
<line> *ara espiar a v*da daqu*le *ntigo rival, *aque*e antagonista, qu* a </line>
<line> q*alquer </line>
</par>
<par>
<line> momento pode comenta* um equí*oco, e nós, é claro, estaremos lá para criticá- </line>
<line> l o. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> C*ns*mi* o espetáculo para se sentir: se não somos vis*os, se não ap*recemo* </line>
<line> *ara aqueles que queremos o* pa*a aqueles que r*j*itam*s n*o nos sent*mos </line>
</par>
<par>
<line> viv*s, contemplad*s *ocialmen**. Noss*s discurso* </line>
<line> evaporam, f*c*mos </line>
</par>
<par>
<line> pe*did*s, deslocados des*e lugar, ond* quer que apa*eça*os diariamente. </line>
</par>
<par>
<line> Bauman (2001, p. 95), diante de*sa a*ual situação, comenta que </line>
<line> nos tempos pós- </line>
</par>
<par>
<line> mode*nos, "não se *o*pra apen*s *omida, sa*atos, automóv*is ou itens ** mobiliá*i*. Há </line>
<line> bu*ca ávida e sem *im por novos e*emplos a*erfeiçoados e por receitas *e vida [...]". Para o </line>
<line> autor (*001), *á s*mpre razões necessá*ias e su*ic*en*es *ara ir às compras e consumir o *u* </line>
</par>
<par>
<line> es*á à venda *os shoppings </line>
<line> centers d* lux*, nos *a*ares dos subú*bi*s ou </line>
<line> nas p*atelei**s </line>
</par>
<par>
<line> midiát*c*s. Os consumi*ores, em sua leitura, bu**am, pelo meno* uma vez, fugind* do med* </line>
</par>
<par>
<line> do e*ro e da agonia </line>
<line> diária da pró*r*a exis*ênc*a, um sentiment* de c*nfiança, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pe*tenci**nto * d* **tabi*ida*e: </line>
</par>
<par>
<line> *inda *ue possa ser algo m*is, o co*prar compulsivo é também um ritual feito à lu* </line>
<line> do di* pa*a exorcizar as h*rrenda* apariç*es d* in*erteza e da insegura*ça que </line>
<line> *ssombram as noites. É, de fato, um ritual di*rio: os exorcismos precisam ser </line>
<line> *epet**os diariamente, porque quase na*a é posto nas prateleiras dos supermercados </line>
<line> sem um c*rimbo como "mel*or con*umi* ante* *e", e *orq** o tipo de *erteza à </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 18, n.10, art. 9, p. 188-201, out. 2021 www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O F** da er* da Privacidad*: Vertentes de uma Sociedade da Vig*lânci* </line>
<line> *95 </line>
</par>
<par>
<line> venda na* loja* pouco **iant* para cortar as raíz*s da insegura*ça, que foram o que </line>
<line> levou o compr***r a visitar a* *ojas. (BAUMAN, 2001, p. 105) </line>
<line> A von*a*e de co*sumir, na *is*o do autor, é compulsiva. D*sse modo, ao olharmos </line>
</par>
<par>
<line> desse ponto d* vista soc*ológ**o, sobretudo par* </line>
<line> esta década, impulsionada pelo g*obalizado </line>
</par>
<par>
<line> *os sistemas de info*mação, notamos q*e o **tual de consum* volta-se para a imagem *o </line>
</par>
<par>
<line> indi*íduo, *uitas *ezes </line>
<line> transformado em he*ó* ou em vilão, por meio de *m público </line>
</par>
<par>
<line> desconhecido, que ov*ci*na seu viver *o anali*ar seu dia-a-dia a part*r </line>
<line> d* *ma tela de </line>
</par>
<par>
<line> *ma*tphone ou d* monit*r de um computador. </line>
</par>
<par>
<line> Por veze*, p*ns*mos em *ug*r dessa real*dade espetacular, **sat*v*r as nossas *ont*s </line>
<line> nos meio di*itais e desacelerar a *one*tividade com *s outr*s, *as a vontade de saber, d* se </line>
<line> e*treter, de saborear com muita g*la e d* vi*iar a vid* alheia é mai*r, é convenient* e c*usa </line>
</par>
<par>
<line> *m prazer im*ns*r*vel. P*rque, após anos imersos nesse *ni*ers* acel*r*do e </line>
<line> ado*icado </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> inf*rmação, sa*emos que *s*e produto e**ecial, embalad* com os mais perfeit*s enfeites *e </line>
</par>
<par>
<line> se**ção, é encantador </line>
<line> demais p*ra não se* *onsumido. *f*na*, ele é, pa*a *uit*s ou para </line>
</par>
<par>
<line> quase t*dos, tudo o que existe e tudo o que há no ag*ra e *o amanhã, de acordo com B***an </line>
<line> (2*21, p. 1*3-114): </line>
<line> Numa socie*a*e s*nóptica de viciados em comprar/assistir, os po*r*s não podem </line>
</par>
<par>
<line> desviar os olhos; *ão há mais pa*a ond* olh*r. Quanto maior a liberdad* na tel* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> qua*to mais s*dutor*s as tentaç*es q** eman*m das vi*r*ne*, e *ais pr*fund* o </line>
<line> sen*ido da realidade empob**cida, t*n*o mais irresi*tível se *orna o desej* de </line>
<line> experim*ntar, ainda que por um momen*o fugaz, * êxt*se da esc*lha. </line>
</par>
<par>
<line> Po*ta*to, vigiar *ornou-se, de fato, * que existe, o essencia*, a luz *a escur*dão, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> esperança *o existir ou, em outro modo *e dizer, * *rópr*o se*tido da vida. O esp**áculo é, </line>
<line> atualmente, o alimento d* reali*a*e, aquilo que nutre o ser h**ano de energi* social, capaz </line>
</par>
<par>
<line> de encher a alma </line>
<line> do cidadão de b*m </line>
<line> com fetic**s de amor de suc*ss* * fazer da vida um e </line>
</par>
<par>
<line> *onho que pode s*r *xp*ri**nt*do fr*me a*ós f*ame. </line>
<line> 3 RE*ULTA**S E DISCUS*Õ*S </line>
<line> 3.* Imaginário So*ia* e Es*etaculariza*ão </line>
<line> O ser humano é movido po* imagens e po* tudo o *ue sensoria*m*nte apr*z seus </line>
</par>
<par>
<line> sentidos. Mi*i*tizar a </line>
<line> vida e torná-l* a*raente </line>
<line> *erante a s*ciedade p*rece **r qu*se *ma </line>
</par>
<par>
<line> m*s**o para aqueles que *ivenciam a pós-mod*rnidade. Do pr*zer est*tico e desp**posital ao </line>
<line> aspecto mercad*lógi*o, as i*agens *ovem * vida das pessoas e d* n*ssa sociedad*, *magens </line>
<line> ess*s q*e são dotadas *e um* a*ter**ridad* e possuem o Imaginário como deno*inador </line>
<line> funda*ental. *a*a *e Bon (apud LEGRO* et a*., *01*), a coletividade pensa e se organi*a </line>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. 18, n. 10, art. 9, p. **8-201, o*t. 2021 www4.f*an*t.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. J. P. M*raes, L. P. *amazio, A. C. V. Ferna*de* </line>
<line> 196 </line>
</par>
<par>
<line> por imagen*, as qu**s se *erpetua* continua*ente **rav*s de mitos que sã* ressuscitado* *or </line>
<line> meio de f*tos sociais capazes de cativa* consc*ên*ias e *bsedar esp*rit*s. </line>
<line> Nesse cont*xto, segundo *unenburger (2007, p. *2), "o imagi*ário n*o s**isfaz </line>
<line> tão-soment* as **cess*dades da sensi**lidade e do pe*samento, realizando-s* igual*ente em </line>
</par>
<par>
<line> a*ões, ao dar-lh*s os funda*entos, mot*vos, fins, e ao *otar *ge*te de *m dinam*smo, ** o </line>
<line> um* f*rç*, de um entu*ias*o para realiz*r seu conteúdo". Essa capacidade que o Imag*nári* </line>
<line> possui de homogeneizar pensa*ent**, *moções e, por c*nseguinte, a própria sociedade, torna- </line>
</par>
<par>
<line> o uma importante ferra*enta de orga*izaç*o soc*a*. É p*r meio do imagi*ário que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*nsciê**ia ind*vidua* se fu*de na consciência coletiv* e com *la passa * *rganizar o real: </line>
</par>
<par>
<line> O imag*nári* intervém e* to*os os processos de soc*alização por*ue o* afet*s </line>
</par>
<par>
<line> governam as cren*a* e </line>
<line> os desejos, estimula* a açã* dos sujeito* e determinam ** </line>
</par>
<par>
<line> movimento universal no se** do q*al se combi*am a* caracte*ísticas de *ase da </line>
</par>
<par>
<line> existên*i* na sua t*ta*idade [...] Os elos </line>
<line> q*e </line>
<line> un*m e* p*of*ndidade os *ndivíduo* </line>
</par>
<par>
<line> re*ult*m da si*ul*a*eidade </line>
<line> de sua convicção ou de sua paix*o, c**a um* d*s </line>
</par>
<par>
<line> consciências e*tando cer*a de que * ideia ou a vontade é partilhada no mesmo </line>
<line> mome*to por uma infinida*e de seus semelhan*es (LEGROS e* a*., 201*, p. *7-48). </line>
<line> Essa caract**íst*ca *lur*l e singular i*ere*te ao im**inário **o*re porque, segundo </line>
</par>
<par>
<line> Durand (1996; 2014), o imaginário de um **divíduo ou *e uma </line>
<line> *iviliz*ção assume for*a </line>
</par>
<par>
<line> simbóli*a p*r me** da aglut*nação do* *ados históricos, sociológic*s e culturais, com a* </line>
</par>
<par>
<line> pulsões individuai* sub*e*ivas, de m*do que convergência desses do** p*los, ou *eja, a* * </line>
<line> informaç*es or*undas do meio e a* **ls*es subj*ti*as con*tituiriam o qu* auto* *enomino* de </line>
<line> trajeto ant*opo**gic*. E*sa c*municação entre o objetivo e o sub*eti*o é * qu* faz com **e ** </line>
</par>
<par>
<line> i*agens, os símbolo* mitos ganhem pot*n*** n* m*io soci*l, pois t*dos reconhecem e se * </line>
</par>
<par>
<line> reconhecem n*s </line>
<line> i*agens e mitos que continuamente *manam do cotidiano. N*sse sentido, </line>
</par>
<par>
<line> Maf*e*ol* menciona que (*pud SILVIO et </line>
<line> al., 20*4) o Imaginár*o seri* uma força, **a </line>
</par>
<par>
<line> espécie de am*l*ama </line>
<line> q*e pe*meia as rel**õ*s tribais e q*e se torna u* ace*v* co*um de </line>
</par>
<par>
<line> emoç**s, lembr*nças, afe*os, </line>
<line> *stilos de vid* e, por ess* raz*o, to*na-se um a*lomerado </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> bens imateri*is compart*lhado </line>
<line> pela hu*an*dade e a* mesmo tempo re*ponsá*el </line>
<line> por *or*á-l* </line>
</par>
<par>
<line> coesa. *obre ess* *essonân*ia que o imag*nário suscita e faz com q*e a *umanida*e adot* </line>
<line> postu*as c*muns, Wune*bur*er (2007) afi*ma: </line>
<line> [...] p*r um l*d*, o im*g**ár*o é o e*p**ho d* nossas em**õe*, aquilo em que nossas </line>
<line> *m*gens ref**tem de *ato o e**ado de nosso corpo, de *ossa const*tuição </line>
<line> neu*obiológica seg*ndo * *ocabulário atual; por outro lado, o im*gi**rio excita em </line>
</par>
<par>
<line> nó* resso*âncias i*teriores de *razer e desprazer, pois um* *m*gem menta*, </line>
<line> assim </line>
</par>
<par>
<line> como um* realidade ext*rna, po*e provocar efeitos s*bre a se*s*bil*dade, agir sobre </line>
<line> o humor, f*zer *asce* sentime*tos d* tri*teza *u de alegria. A pró*ria força das </line>
<line> R*v. FSA, *eresina, v. 18, n.*0, *rt. 9, *. 188-201, out. 20*1 w*w4.fsanet.com.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * F** da era da Privacida*e: Vertentes de uma *ocie*ade d* Vigilância </line>
<line> 197 </line>
</par>
<par>
<line> imagen* pode *ransformar sentiment*s em paixões cega* a *onto de pri*ar o *ujeit* </line>
<line> de t*do espír*to crític* (WUNENBURGER, 2007, *. 66-67). </line>
</par>
<par>
<line> Essa capacidade qu* o Ima*inário possui em *ongregar </line>
<line> pessoas, em*ções </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ansei*s * faz ser *m imp*rtante m*diado* simbólico, </line>
<line> po*s atrav*s das ima*ens narrativas e </line>
</par>
<par>
<line> q*e del* </line>
<line> emana* é </line>
<line> possível confe*ir sentido </line>
<line> à </line>
<line> pr**ria existência e </line>
<line> a* real. Esse </line>
</par>
<par>
<line> compartilha*ento *o vi*ido ganhou relevo na contemporaneidade, quando a necessidade de </line>
<line> s*r visto * de se exp*r *unca pareceu estar tão f*rt*mente r*lacion*da à pr*p*ia sobr**ivência </line>
<line> (merc*ntilizaç*o *a imagem * de bens de cons*mo por meio dela). Parece**s v*ve* em um </line>
</par>
<par>
<line> momento h**tórico </line>
<line> em que a *magem p*sso*l ganho* </line>
<line> vida própria e se sobrepô* ao p*ópri* </line>
</par>
<par>
<line> i*diví*u*, de *odo que podería*os supor que sem ela, em alg**as *ituações, *ssenc*alm*nte </line>
<line> as de teor m*netár*o, o ser h*man* "não e*iste" social*en*e. </line>
<line> Segundo *ra*jo e Ribe*ro (2015, p. *4), "a nov* cul*ura proporc*ona *o ind*v*duo </line>
</par>
<par>
<line> uma infinidade de experiên*ias, e quotidiano pass* a se* o </line>
<line> vivido segun*o um consumo </line>
</par>
<par>
<line> bulímico, devi*o à *ntensificação das of*rtas e à circulação *lucinante de bens * s*rviços, bem </line>
<line> co*o a* aumento expo*en*ial da circul*ç*o d*s pe*s**s e *a infor*ação". * </line>
<line> parecer/exibir/mostrar ser, te* e f*zer, torno*-se *ais importante do q** *f**ivam*n*e ser, te* </line>
<line> e f*zer. A b*sca d*senfreada po* *en* de **ns*mo, pela neces*idad* de *iver e* um estado </line>
<line> edênico co*stante, pa*ece guiar o viv*r contemporâneo. O *ato é que * ima*iná*io individual e </line>
</par>
<par>
<line> coletivo é permeável: i*agens primitivas são </line>
<line> constante*ente *e*tualizadas *ispost*s de e </line>
</par>
<par>
<line> a*ordo *om interes**s mais ou menos domina*tes: a eternida*e da vida *edonística relega*a </line>
</par>
<par>
<line> anteriormente a um </line>
<line> paraíso *ost mort*m, *o* trocada at*alm*nte p*r </line>
<line> prazeres e*êmeros </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> s*c*ssivos facilment* adquiridos e* prate*eiras, gadgets, l*kes, </line>
<line> et*. Al*á*, co*for** </line>
</par>
<par>
<line> d**creveu Wunenbu*ger (2007), nossa s*ciedad* vive con*i**amente um culto mítico </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *inheiro: </line>
</par>
<par>
<line> [...] tudo deve ser av*liado *om *elação à quantidade. A vocação santa de cada um, </line>
</par>
<par>
<line> então´, é a </line>
<line> de s*b*r na vida (s*lf m*n ma*de) e de *n*iq*ecer (to *ake money). Se </line>
</par>
<par>
<line> sem dúvida p*de e*por a* *al, o dinhei*o pod* </line>
<line> ao c*ntr*rio tornar mel*or seu </line>
</par>
<par>
<line> possuidor ca*o *enha sido bem ganho, em virtu*e da boa gest*o dos neg*c**s [...] A </line>
<line> riq*eza g*nha transforma-se a*sim n**a pedra f***sofal que no* apr*xima da </line>
<line> perf*ição divina [...] (WUNENB*RGER, 2007, p. 85). </line>
<line> Nesse conte*to, corroborando no*s* olhar, Sironneau (2003) esc*arece que os </line>
<line> ind*vídu*s sã* impeli*os por forças so*iais que transcendem sua p**p*i* i*dividualid*de, po* </line>
</par>
<par>
<line> **io de *strutur*s que já *xisti*m </line>
<line> ant*s del*s. *egu*do o *utor, as ações sociais são </line>
</par>
<par>
<line> simbólic** na medida em que são norte**as por intenções permeadas por um conjunto </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*n* PI, v. *8, n. 10, art. 9, p. 188-201, out. 2021 www*.fsanet.com.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. J. P. *or**s, L. P. Dam*zio, A. C. V. F*rna*des </line>
<line> *98 </line>
</par>
<par>
<line> regras, n*rm*s e valores, res**nsáveis por cri*r e organizar a cultura. Essas for*as </line>
<line> sociai*, </line>
</par>
<par>
<line> conforme já mencionam*s, pos*u** *undamento na a-hist*ricidad* das imag*ns e narra*iv*s </line>
<line> fundam*ntai*, que reatualiza*as, conferem sentido às p*ática* sociai*: "o i*ag*nário *omum * </line>
<line> vário* indivíduos, ativ*do pelos pr*c*ssos de identifica**o interindividual, pode, portanto, </line>
</par>
<par>
<line> aju**r a f*zer reinar *um* *ociedade um e*tre aco**o dos corpos - </line>
<line> e, </line>
<line> por consegui*t*, *os </line>
</par>
<par>
<line> espíri*os - que fac*lita a vida *a*ional" (WUNENBURGER, 2007, p. 70). </line>
<line> Essa coesã* social que o imaginário p*opor*iona é po***cial*zada pelas </line>
</par>
<par>
<line> tecnologias, que, c*mo ver*mos no próximo item, são responsávei* pela </line>
<line> proliferação de </line>
</par>
<par>
<line> *magens e **rrativas que circul*m no meio so*ia*. É por meio dessas tecnologias que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ima*i**rio se in*ensifi*a, **ist*liza-se se e </line>
<line> *rans*orma, contribuindo na mediaç*o das tro*as </line>
</par>
<par>
<line> **mb*licas </line>
<line> *ntre o participar e o </line>
<line> coletiv*, tal como Du**nd (*996; 2014) *ropôs em seu </line>
</par>
<par>
<line> co*ceito *e t*ajeto ant*o*ológico. </line>
<line> 3.* A* T*cnologias *o Imaginário: Técnicas ** Sed*ção Da Imagem </line>
</par>
<par>
<line> As </line>
<line> prática* si*bólicas tê* *f*ito* *o </line>
<line> *osso *oti*iano. A* i*agens midiáticas </line>
</par>
<par>
<line> modu*am o nosso i*agi*á*io social *onte*porâneo e in*tigam, atu*lizam e refo*ça* o nosso </line>
<line> repertório. Essa é a f*nção das **cnologias do i*a*inário, categoria prop*sta por J**emir </line>
<line> Machado da *ilva (2003) para identificar os disp*sitivos d* difus** de imagi*ários, a*sim, n* </line>
<line> p**ral. Cada época te* seu i*agi*ári*, imagens rec*r*e*tes sob as quais pod*mos id**t*ficar </line>
</par>
<par>
<line> as representações do </line>
<line> momento. Mas, nessa ambiê*cia, vemos c*rcu*ar imaginários *i*ers**: </line>
</par>
<par>
<line> mi*o*, símbo*os, arquétipos, afetos, ideo*ogias que vão compondo a ética d* estét*ca de uma </line>
<line> s*c**d*de, *m* c*ltura, uma época. </line>
<line> Há certa* *rát*cas qu* vão se co*solidando *o cotid*ano, es*ecialmente pe*a presença </line>
<line> dos dispositi*os tecno*ógico* que acabam estimu*ando comport*mento* e *adrõe*, tal ***o </line>
</par>
<par>
<line> as redes soci*is e as </line>
<line> quest*es de visib*lidade, engajamento * espetac*larizaç*o. Os </line>
</par>
<par>
<line> dispositivos *ossibilitam, estimulam *one*izam com essa *ráti*a. Essa "red* et*re* e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ovediça de valores e de sens*ções pa*tilhadas" e*tão no no*so cotidian* real e virtu*l, </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> mútua interpelaçã* e, por vezes, conf*são. </line>
</par>
<par>
<line> S* partirmos *o pressupost* que a m*dia é * mais impor**nte pr*dutora de e*eitos de </line>
<line> *en**do sobr* a realid*de ou, ao me*os, seleciona os **tos a serem discutid** </line>
<line> socialmente, também é important* dest*car que *uito des*a seleç*o n** chega </line>
<line> *través de ima*e*s. N*o s* *magens materiais, mas *ma*ens-conc*ito, imag*ns </line>
<line> enquan*o valor. Cr*ação imaginal para partilha da sensível, m*rca da so**abilidade </line>
</par>
<par>
<line> contem*or*nea. Mescla *aradoxa* entre o *mpal*ável e o real </line>
<line> que *az s**tido </line>
</par>
<par>
<line> (*ORA*S, 2*16, p. 1**). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n.**, art. 9, p. 188-201, out. 2021 w*w4.fsanet.*om.br/**vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Fim da **a da *rivacidade: Vertentes de u** Sociedade da Vig*lân*ia </line>
<line> 1*9 </line>
</par>
<par>
<line> É p*r isso que corroboramos com Felinto (*003), </line>
<line> quando **e discorre s*bre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> i**gi*ár** *ecnológic* com* uma atividade (e não *o*o coisa). Assim, a tecno**gia, *ada </line>
</par>
<par>
<line> v** mais c*mo apar*t* condicionante das nossas a**es, é *ifusora das questões </line>
<line> imaginais: </line>
</par>
<par>
<line> "da* *an*as*as do i*agin*r*o". E* *ua maiori*, sã* tec*ologi*s d* imagem, qu* "o*eram n* </line>
<line> inte*face da subjet**idade e do *otidiano. O *maginário *ecnológico s*ria cap*ado num </line>
</par>
<par>
<line> conjun*o d* rep*esentações culturais </line>
<line> *specíficas **duzidas por es*** </line>
<line> tecnologias </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> ima*inário" (F*LINTO, 2003, p. 18*). </line>
</par>
<par>
<line> *ossa refl*x*o *e*ue no ca*i*ho </line>
<line> de qu* o *magin*rio t*cnológico contem*orâ**o, </line>
</par>
<par>
<line> que t*m como princi*al tecnologia do imaginário a* redes sociais, </line>
<line> estimula </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> es*etacularização e o f*m da era d* *riva**dade ainda ma*s forçado *m te*pos de p*ndemia. </line>
</par>
<par>
<line> Como a*ali*ado p** M*raes, Bre*san * Fern*ndes (2021) em re*ação à reconfiguração </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> sen*ido *o sím*olo "cas*", após mudanças p*ovocadas </line>
<line> *elo di*tanciamen*o social su** e </line>
</par>
<par>
<line> c*n*equê*cias. Nem i*o*ado* em ca*a estamo* c*m a nos*a pr*vacidade preservada. A* e </line>
<line> contrá*io, as rotinas compa*tilhadas *e*otamente trouxe**m ai*da m*is visibil*dad* ao esp*ço </line>
<line> privado. </line>
</par>
<par>
<line> Influ*nciador digital virou profiss*o. Muitos </line>
<line> têm milha*es de seguidores </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> acompanham seu dia </line>
<line> a dia "comu*" e aí p*rdemos * referência s* a v*da está sendo </line>
</par>
<par>
<line> produ*ida ou *e a produção está sendo **vida. *as torna visíve* e cria um padrã*. A*uele de </line>
<line> *ue a intimidade, os *tos *orriqueiros do co*idiano *ão podem passar despercebidos sob *ena </line>
</par>
<par>
<line> de trazer * **nsação </line>
<line> de *ão t*r sido vivid*. Esse movimento de es*e**culari*ação q** antes </line>
</par>
<par>
<line> er* mobiliza*o pel* *ons*mo de imag*ns **e acabam mediando as r*laçõ*s sociais, agora, </line>
</par>
<par>
<line> um pat*mar além, </line>
<line> *ria </line>
<line> prá*ica* sociais, formas de se* * es*ar no mundo. O anonimato </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> sufocante porque a visibilidade é impre*nante enquant* atividade do imaginár*o tecnológ*co </line>
<line> atual. São pac*os e*oc*onais, pelo u*o da sedução, que a lógica do digital oferece: o es*ímulo </line>
<line> é constante e tudo fica justi**cável. </line>
<line> Silva (20**) já n** al*rtou qu* as tecnologias d* im*giná**o a*uam por sed*ção. Não </line>
</par>
<par>
<line> s* *ara a* ima*e*s *ue </line>
<line> a*ab*m forj*nd* n*sso co*idiano, mas para as práticas e açõe* </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> temos a p*rtir de*as e que form*m nosso im*ginário tecnológico de uma é*oc*. Para nós, um </line>
<line> ima*iná*io e*p*ta**larizad* e v*giado, que *ompe co* as noçõe* de privacida*e e intim*dade. </line>
<line> As c*m*ras de realit* shows se estend*ram pa** nossas mor*dias, tr*balho, viagens, tornaram- </line>
</par>
<par>
<line> se *e*ó*io. A int*midade ge*a likes e renda. Assi*, *on*umimo* (e q*e*emos fazer parte) </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> es*etácu** para *os *ntrete* e sentirmo-n*s pe**encentes. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 18, *. 10, ar*. 9, p. 1**-201, out. 2021 </line>
<line> *ww4.fsan*t.*om.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. J. *. M*raes, L. P. *amazio, A. *. V. Ferna*des </line>
<line> *00 </line>
</par>
<par>
<line> 4 UMA *LTIMA REFLEXÃO SOBRE A PÓS-MODERN*DAD* </line>
</par>
<par>
<line> O que devem*s ass*st*r *oje? Not*c*ár*os ou *anal d* nosso influenciador preferido? </line>
</par>
<par>
<line> Ou melhor, o que devemos cons*m*r? Cont*údos sob*e games </line>
<line> ou ac*mpanhar * novo </line>
</par>
<par>
<line> lançamento daquela marc*? *evemos *er esse *onteúdo no ***t*be ou no *acebook? E, </line>
<line> al*ás, o qu* será que acaba*am de post*r no site daquela empr*sa de tecn*l*gia? </line>
</par>
<par>
<line> Devemos ser honestos: * sedução é i*pied*sa. É difícil resistir aos *raze*es </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> im*gem e dos seus benefícios para </line>
<line> uma vida em s*ciedade. **fl*enciadores digi*ais, </line>
</par>
<par>
<line> pr*gramas de r*ality *h*ws, celebridades, gr*ndes *arcas, em*resa* de i*formação, </line>
<line> ampa**das *as *ecn*logia* do Im*gi*ári*, cria* mecanismos de idolat**ção contínua. Sim, </line>
</par>
<par>
<line> elas *eduze* e </line>
<line> sab*m muito bem **mo seduz*r, po* m**o de r*presenta*õ*s **ealiz*das d* </line>
</par>
<par>
<line> *ida* per*eitas e de conqui*tas inter*inávei*. </line>
<line> E*sa é, par* a sa*isfação *o* hedonistas, **a realida*e *ác*l de *omprar, de viver e, </line>
</par>
<par>
<line> principalm*n*e, d* se*tir. </line>
<line> Af*nal, </line>
<line> quas* </line>
<line> tud* está à </line>
<line> venda, com p*omoções *iárias </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> felicidade e *e ale*ri* nas principais p*ateleiras de loja* *e de*artamento ou nos incontáve*s </line>
</par>
<par>
<line> s**ries *o Instagram. E para fazer </line>
<line> e*sas **uisições satisfa*órias, basta um ce*ular para </line>
</par>
<par>
<line> aden*rar esse mu*do que *arece * *e faz pare*er o tempo intei*o. </line>
<line> RE*ERÊNCIAS </line>
<line> *RAU**, A. F; R**EIRO, M. P. Paisagem, i*aginár*o e n*rrativi*ade: ol*a*es </line>
<line> tran****ciplinares. Sã* Paulo: Za*odon*, 2*15. </line>
<line> BAUM**, Z. Mode*nidade L*quida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. </line>
<line> DEBORD, G. A S*ciedad* do E*pe**c*lo. Rio de Janeiro: Co*t*aponto, 1997. </line>
<line> DURAND, G. Campos do imaginário. Lisboa: Instituto Piaget, 199*. </line>
<line> DURA*D, *. O *maginá**o: *nsaio ac*rc* da* c*ê*cias e da fi*osofia da imagem. Tradução </line>
<line> de Renée Eve Levié. 6. ed. R*o de Jan*i*o: Difel, 2014. </line>
</par>
<par>
<line> FELINTO, E. No*as tecnologi*s, an**g*s mitos: apo*tam*ntos </line>
<line> para uma **fini*ã* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> imaginário Te**o*ó*ico. G*láxia, n.6, out. 2003. p. *65-188. </line>
</par>
<par>
<line> *EGROS, P. et al. S*cio*ogia do i*aginár*o. 2. ed. Tradu*ão de Ed*ardo Por*anova Barros. </line>
<line> Porto Alegre: Sul*na, 20*4. </line>
<line> LIPOVETSKY, *. O **pério *o efêmero: a moda e *eu destino na* sociedades modernas. </line>
<line> São *aul*: Companhia das Le*ras, *00*. </line>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 18, n.10, a*t. 9, p. 188-20*, ou*. 202* www4.fsan*t.c*m.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Fim da era da P*iva*idad*: Verten*e* de uma Sociedade da Vigilâ*cia </line>
<line> 201 </line>
</par>
<par>
<line> M*RA*S, H. J. P. *o* a perspectiva d* imaginár*o: os mitos como *ateg*ria dos estudos da </line>
<line> cu*tura e da mídia. *n: FLORES, Gio*anna G. B*nedetto; NECKEL, N*dia Rég*a Maf*i; </line>
<line> GALLO, S*la*ge Ma*ia Leda. Análi** *o Discurso e* Rede: c*ltura e *ídia. Canpi*as: </line>
<line> Pontes, 2016. </line>
</par>
<par>
<line> _______. O imag*nári* no co**diano: a im*gem c*mo </line>
<line> potência do laço soci*l. In: *INS, </line>
</par>
<par>
<line> Eunic* S*mões; M*RAE*, H*lo*sa Jun*klaus Preis (orgs). *í*ia, Cotidiano e Ima*inári*. </line>
<line> João Pessoa: Editora da U*PB, 2*19. </line>
<line> MORAES, *. J. P; BRE*SAN, L. L; F*RNANDES, A. C. *. Espaço re*onfigura*o: a casa </line>
<line> como s*la de aula e um novo imaginár*o emerge*ci*l pela pandem*a. Revista Educ*ção e </line>
<line> Cultura Contemporânea, v. 18, n. 54, p. 638-653, 202*.Disponível em </line>
<line> http://period*cos.estacio.br/index.php/r*educ/article/view/8914/47*67885 Acesso e*: 2* set. </line>
<line> 2021. </line>
<line> RAU*N. *. *. Roteiros de iniciaçã* científ*ca: os primeiros p*s*os d* *esquisa *ien*ífica </line>
<line> de*de a concepção até a *rodução e a ap*es*nta**o. Pa*h*ç*, U***ul, 2015. </line>
<line> SILVA, *. *. As tec*o*ogias do imagi*ário. Po*to Al*gre: Sulina, *0*3. </line>
</par>
<par>
<line> S**V*O, A. et al. No*ões do Ima*i*á*io: pe*scpe*ti*as de B*chelar*, Dura**, Maf*esoli </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Corbin. Rev**t* Ne**. São Paulo, v. 3, *. 1-1*, 201*. *is**nível em: < </line>
<line> https://r*vistas.pucsp.*r/*ex*/arti*le/*iew/*6760>. Acesso em 2* set. 2*21. </line>
<line> SIR*N*E*U, J. *. Imaginário * sociologia. In: ARAUJO, Albert* Fil*pe; BAPTISTA, </line>
</par>
<par>
<line> Fe*nand* Paulo. Variações sobre o imaginá*io: </line>
<line> dom*nios, teo*iz*ções e práticas </line>
</par>
<par>
<line> hermen*ut*cas. Lisboa: Institut* Piaget, 2003, p. *19-237. </line>
</par>
<par>
<line> SNOWDEN, E. Eterna *igilân*i*: Como montei e desven*ei o maior sis*e*a de </line>
<line> e*pionagem do mu*do. São P**lo: Pl*ne*a, 2019. </line>
<line> WUN*NB*RGER, *. J. * ima*in*rio. São Paulo: Lo*o*a, 2**7. </line>
<line> Como Re**ren**ar este Artigo, *onforme *BN*: </line>
<line> *ORAES, H. *. P; DAMA*IO, L. P; F*RNANDES, A. C. V. O Fim da era da Privacidade: Vertentes </line>
<line> de uma Soci*da*e da ***ilânc*a. Rev. FSA, Teresina, v.*8, *. *0, art. *, p. *8*-201, out. *021. </line>
</par>
<par>
<line> *ontribu*ção dos Autores </line>
<line> H. J. P. Morae* </line>
<line> L. *. D*ma*io </line>
<line> A. C. V. Fern*ndes </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e pla**jam*n*o. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) a*ális* e inter*retaç*o dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboraçã* d* rascun*o ou n* revisão cr*tic* do c*nte*do. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 4) partic*pa*ão n* aprovaçã* da vers*o f*nal do manuscr*to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 18, n. **, art. 9, p. 188-201, *ut. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
</document>

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)