Mercado de Trabalho Piauiense e Educação Profissional: Necessidades da Ocupação / Piaui's Job Market and Professional Education: Needs of Occupation
Abstract
Examinam-se as características e comportamento do mercado de trabalho piauiense com o propósito de identificar demanda e tendências de formação profissional. Investiga-se, para o Estado do Piauí, o nível e sensibilidade da ocupação às variações econômicas por grupamento de atividades, a existência de tendências de ocupação pelas atividades econômicas e as exigências de formação profissional para o exercício das ocupações. Realiza-se estudo longitudinal e descritivo, de método estatístico, com objetivo de analisar a relação entre as variáveis mercado de trabalho, atividades econômicas e necessidades de formação profissional da ocupação. Verificaram-se características e tendências próprias do mercado de trabalho piauiense, por grupamentos de atividades, face à dinâmica econômica. Evidenciou-se a existência de quantitativos de necessidades de formação profissional diversos, segundo as exigências de qualificação dos grandes grupos ocupacionais, a participação dos grupamentos econômicos no total da ocupação e o tipo de formação profissional – qualificação profissional de livre oferta e técnico de nível médio.
Palavras-chave: Mercado de Trabalho. Formação Profissional. Grandes Grupos Ocupacionais. Grupamentos de Atividades Econômicas.
ABSTRACT
It examines the characteristics and behavior of the piauiense labor market with the purpose of identifying demand and trends of professional training. For the State of Piauí, the level and sensitivity of occupation to economic variations by group of activities, the existence of occupation trends due to economic activities and the requirements of professional training for the exercise of occupations are investigated. A longitudinal and descriptive study of a statistical method is carried out with the objective of analyzing the relationship between the variables labor market, economic activities and professional training needs of the occupation. It was verified characteristics and tendencies specific to the occupation of Piaui by groups of activities, facing the economic dynamics. It was evidenced the existence of quantitative needs of diverse professional training, according to the qualification requirements of large occupational groups, the participation of economic groups in the total occupation and the type professional training – free offer professional qualification and secondary level technician.
Keywords: Labour Market. Vocational Training. Large Occupational Groups. Groups of Economic Activities.
References
AREND, M.; SINGH, G.; BICHARRA, J. Mudança estrutural redutora da produtividade: o falling behind brasileiro. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, 44., 2016, Foz do Iguaçu, Paraná. Anais... Foz do Iguaçu: Anpec, 2016.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 23 fev. 2021.
______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 23 fev. 2021.
______. Lei Complementar nº 150, de 1º de junho de 2015. Dispõe sobre o contrato de trabalho doméstico. Brasília, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/Lcp150.htm. Acesso em 23 fev. 2021.
______. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Brasília, 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2017-pdf/77451-cnct-3a-edicao-pdf-1/file. Acesso em: 23 fev. 2021.
______. Emenda Complementar nº 103, de 12 de novembro de 2019. Brasília, 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc103.htm. Acesso em: 21 jul. 2021.
______. Ministério da Educação. Cursos da EPT. Brasília, 2021. Disponível em: portal.mec.gov.br/cursos-da-ept/cursos-da-ept-apresentacao. Acesso em: 21 jul. 2021.
BICHIR, Renata. Para além da “fracassomania”: os estudos brasileiros sobre implementação de políticas públicas. In: MELLO, Janine; RIBEIRO, Vanda Mendes, MOTTA, Gabriella; BONAMINO, Alice; DE CARVALHO, Cynthia Paes (org.). Implementação de Políticas Públicas e atuação de gestores públicos – experiências recentes das políticas das desigualdades. Brasília: IPEA, 2020. p. 21-41. Disponível em: www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/200601_implementacao_miolo_cap01.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.
CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES: CBO – 2010. Brasília: MTE, SPPE, 2010. 3ª ed.
CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES: CBO – 2010. Brasília, 2021. Disponível em: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/downloads.jsf. Acesso em: 02 ago. 2021.
CARDOSO JÚNIOR, José Celso; HAMASAKI, Cláudia Satie. Padrões de Desenvolvimento, Mercado de Trabalho e Proteção Social: a experiência brasileira entre as décadas liberal (1990) e desenvolvimentista (2000). Texto para discussão 2021. IPEA. Brasília: 2014. Disponível em: td_2021.pdf (ipea.gov.br). Acesso em: 26 abr. 2021.
MACEDO, Fernando César de; PORTO, Fernando Rodrigues. Evolução Regional do Mercado de Trabalho no Brasil (2000-2018): apontamentos para a política nacional de desenvolvimento regional (PNDR). Texto para Discussão nº 2652. IPEA: 2021. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_2652.pdf Acesso em: 28 mar 2021.
DRIABE, Sônia Miriam. O Welfare State no Brasil: características e perspectivas. Caderno de Pesquisa nº 8. Unicamp: 1993. Disponível em: sociologiajuridica.files.wordpress.com/2011/10/o-welfare-state-no-brasil-caracterc3adsticas-e-perspectivas-sonia-draibe.pdf. Acesso em: 26 abr. 2021.
DEDECCA, Salvadori. A redução das desigualdades e seus desafios. Texto para discussão 2031. IPEA: 2015. Disponível em: www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/Agenda_Publica/td_2031.pdf. Acesso em: 26 abr. 2021.
IBGE-INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Metodologia do Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv81634.pdf. Acesso em: 02 ago. 2021.
______. Sistema de Contas Nacionais Brasil 2017: Notas técnicas. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101680_informativo.pdf. Acesso em: 11 mar. 2021.
______. Sistema de Contas Nacionais Brasil 2018: Informativo. Rio de Janeiro, 2020a. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101766_informativo.pdf. Acesso em: 11 mar. 2021.
______. Produto Interno Bruto dos Municípios 2018. Rio de Janeiro, 2020b. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101776_informativo.pdf. Acesso em: 29 jan. 2021.
______. Sistema de Contas Regionais Brasil 2018: Notas técnicas. Rio de Janeiro, 2020c. Disponível em: liv101765_notas_tecnicas.pdf (ibge.gov.br). Acesso em: 11 mar. 2021.
______. Sistema de Contas Regionais Brasil 2018: Tabelas. Rio de Janeiro, 2020d. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/contas-nacionais/9054-contas-regionais-do-brasil.html?=&t=resultados. Acesso em: 11 mar. 2021.
______. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Notas técnicas – Versão 1.8. Rio de Janeiro, 2021a. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101733_notas_tecnicas.pdf. Acesso em: 19 mar. 2021.
______. Sistema IBGE de Recuperação Automática - SIDRA. Rio de Janeiro, 2021b. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/home/ipp/brasil. Acesso em: 29 jan. 2021.
______. Microdados. Rio de Janeiro, 2021c. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/9171-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-mensal.html?=&t=microdados. Acesso em: 19 ago. 2021.
______. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: medidas de subutilização da força de trabalho no Brasil. Rio de Janeiro, 2021d. Disponível em: https://ftp.ibge.gov.br/Trabalho_e_Rendimento/Pesquisa_Nacional_por_Amostra_de_Domicilios_continua/Trimestral/Novos_Indicadores_Sobre_a_Forca_de_Trabalho/pnadc_202101_trimestre_novos_indicadores.pdf. Acesso em: 06 ago. 2021.
INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo Educacional 2020: Sinopse Estatística da Educação Básica 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados. Acesso em: 09 ago. 2021.
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA-IPEA. Emprego e oferta qualificada de mão de obra no Brasil: projeções para 2011. Comunicado do IPEA nº 89. IPEA, 2011. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/3574/1/Comunicados_n89_Emprego.pdf. Acesso em: 26 abr. 2021.
KUBRUSLY, Lucia Silva. A população ocupada e a renda no Brasil: encontros e desencontros. Revista Economia e Sociedade. Campinas, v. 20, n. 3 (43), p. 567-600, dez. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/j/ecos/a/hSfjDv8JQ9MRBxdk8MdjFFm/?format=pdf. Acesso em: 30 de abril. 2021.
LEUVEN, E.; OOSTERBEEK, H. Overeducation and mismatch in the labor market. In: HANUSHEK, E.; WELCH, F. (Ed.). Handbook of the economics of education. v. 4. Amsterdam: Elsevier Science, 2013. p. 283-326. Disponível em: http://ftp.iza.org/dp5523.pdf. Acesso em: 12 mar. 2021.
McGUINNESS, S. (2006). Overeducation in the labour market. Journal of Economic Surveys, 20(3):387–418. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/4991843_Overeducation_in_the_Labour_Market. Acesso em: 01 jun. 2021.
MATTEI, Lauro. Emprego Agrícola: cenários e tendências. Revista Estudos Avançados. São Paulo, vol. 29, n. 85, p. 35-52, set/dez, 2015. Disponível em: 0103-4014-ea-29-85-00035.pdf (scielo.br). Acesso em: 20 mar. 2021.
MONTEIRO NETO, Aristide; SILVA, Rafhael de Oliveira. Desconcentração Territorial e Reestruturação Regressiva da Indústria no Brasil: padrões e ritmos. Texto para Discussão nº 2402. IPEA: 2018. Disponível em: https//www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/Tds/td_2402.pdf. Acesso em: 07 abr. 2021.
MORETTIN, Pedro A.; BUSSAB, Wilton de O. Estatística Básica. Editora Saraiva: 6ª ed. 2010.
MUSSE, Isabel & MACHADO, Ana Paula. Perfil dos indivíduos que cursam educação profissional no Brasil. Revista Economia e Sociedade. Campinas, v. 22, n. 1 (47), p. 237-262, abr. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/j/ecos/a/TNp4Gqsy8NCymtpWvNNfhrm/?format=pdf. Acesso em 02 mai. 2021.
NERI, Marcelo Cortes. (Coord). A educação profissional e Você no Mercado de Trabalho. Rio de Janeiro: FGV/CPS, 2010. Disponível em: http://www.institutovotorantim.org.br/wp-content/uploads/2017/10/a-educacao-profissional-e-voce-no-mercado-de-trabalho.pdf. Acesso em: 02 abr. 2021.
OLIVEIRA, Tiago; PRONI, Weishaupt. Estratégia de Crescimento Econômico e Mercado de Trabalho no Brasil. Revista Brasileira de Economia Social e do Trabalho. Campinas, 2019, v. 1. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rbest/article/view/12426/7891. Acesso em: 27 abr. 2021.
REIS, Maurício Cortez; AGUAS, Marina. Educação Profissional, Exigências da Ocupação e Rendimentos do Trabalho no Brasil. Texto para Discussão nº 2446. IPEA: 2019. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/8982/1/TD_2446.PDF. Acesso em: 05 mar. 2021.
REIS, Maurício Cortez. Os Ensinos Público e Privados no Brasil e a Incidência de sobre-educação no Mercado de Trabalho. Texto para Discussão nº 2558. IPEA: Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/Tds/200430_td%202558%20_web.pdf. Acesso em: 16 mar. 2021.
SEVERINI, E.; ORELLANO, V. O efeito do ensino profissionalizante sobre a probabilidade de inserção no mercado de trabalho e sobre a renda no período pré-PLANFOR. Economia, n. 11, v. 1, 155-174, 2010.
SILVA, Pedro Luiz Barros ; MELO, Marcus André. O Processo de Implementação de Políticas Públicas no Brasil: características e determinantes da avaliação de programas e projetos. Campinas: Núcleo de Estudos de Políticas Públicas – UNICAMP. Caderno de Pesquisa, n. 48, outubro, 2000. Disponível em: < http://governancaegestao.files.wordpress.com/2008/05/teresa-aula_22.pdf>. Acesso em: 21 jan. 2013.
SILVA NETO, José Tavares da; PASSOS, Guiomar de Oliveira. (2015). Análise da implementação dos Institutos Federais de Educação no Piauí: escolha de municípios e cursos. Revista Do Serviço Público, 66(1), 75 - 95. https://doi.org/10.21874/rsp.v66i1.416. Acesso em: 18 mai. 2021.
SOUZA, Bruno Almeida; OLIVEIRA, Camilla Araújo Coelho; SANTANA, Júlio Carlos Oliveira de; VIANA NETO, Luís Antônio da Cunha; SANTOS, Débora de Goes. Análise dos Indicadores do PIB Nacional e PIB da Indústria da Construção Civil. Revista de Desenvolvimento Econômico. Salvador, vol. 17, n. 31, p. 140-150. Disponível em: http://revistas.unifacs.br/index.php/rde/article/view/3480. Acesso em: 21 mar. 20221.
SCHNEIDER, Eduardo Miguel. Dinâmica da estrutura ocupacional, requisitos de contratação e uma proposta de tipologia de ramos de atividade segundo a qualificação profissional. In: Rede de Pesquisa, Formação e Mercado de Trabalho. Volume I. Cap. 5. IPEA, 2014. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/abdi-ipea-volume1.pdf
SINGER, Julio M.; NOBRE, Juvência S.; ROCHA, Francisco Marcelo M. Análise de Dados Longitudinais. USP: 2018. Disponível em: http://www.ime.usp.br/~jmsinger/MAE0610/Singer&Nobre&Rocha2018jun.pdf. Acesso em: 22 set. 2021.
TSAI, Y. Returns to overeducation: a longitudinal analysis of the U.S. labor market. Economics of Education Review, v. 29, p. 606-617, 2010.
VIEIRA Filho, José Eustáquio Ribeiro & COSTA, Edwar Martins. Processo Migratório Rural-Urbano e Mercado de Trabalho. In: Vieira Filho, José Eustáquio Ribeiro (org.). Diagnósticos e desafios da agricultura brasileira. Rio de Janeiro: IPEA, 2019. p. 189-205. Disponível em: 191126_diagnostico_e_desafios_da_agricultura_brasileira.pdf (ipea.gov.br). Acesso em: 20 mar. 2021.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.11.5
Refbacks
- There are currently no refbacks.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)