<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 4, art. 7, p. 125-140, a*r. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.4.7
</line>
<line>
Re*lidade virtual e estratégias no *e*or de arma*en*gem pa** prevenir acid**tes
</line>
<line>
Virtual *eality and s*rate*i*s in the st*rage sector t* *reve*t acciden*s
</line>
</par><par>
<line>
Da*rley J*n*o Neves *e Souza
</line>
<line>
Graduação em *ng*nharia Ambient** * Sanitári* pela Faculdade *rasileir* UNIVIX
</line>
<line>
E-mai*: danrleyjns@gmai*.co*
</line>
<line>
Catia de Sousa L*urenço
</line>
<line>
Gr*du*ção em En**nharia *mb*ental e Sani*á**a pela Fa*uldade Brasilei*a *NIVIX
</line>
<line>
E-ma*l: catia.engc*vil@gmail.com
</line>
<line>
Rogé*io Z*non da Silvei*a
</line>
<line>
Do*to* em Ad*inistraç*o p*l* Universi*ade *ederal de Mina* Gerais
</line>
<line>
Professor permanente d* Universidade F*d*r*l *o E*píri*o Sa**o
</line>
<line>
E-mail: rogerio.s*l*eira@*du.ufes.br
</line>
<line>
M*rcelo Ca**e*ari Miguel
</line>
<line>
Graduação em *dmini*t*ação pela **i*ers*dade Fed*ral do Espí**to Santo
</line>
<line>
*-mail: ma*celo.migu*l@edu.*fes.b
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: Danr*ey Jun*o Neves de **uza
</line>
</par><par>
<line>
Unive*sidade Federa* de L*v*as - Aquenta Sol, CEP:
</line>
</par><par>
<line>
37*0*-900, Lav*as/MG, Br**il.
</line>
<line>
Edi*or-Chefe: Dr. Tonny Kerl*y de Al**car
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Catia de Sou*a Louren*o
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
Universidad* do Est*d* de Minas G*rais/Unid*de
</line>
</par><par>
<line>
C*á*dio - *odovia MG 260 *3, CEP: 35530-000,
</line>
<line>
Artigo *ecebido e* 14/0*/2*21. Últ*ma
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*nde*eç*: M**celo Cald*rari M*guelUni*ersidade do
</line>
<line>
*e*isão: Gr*matical, Normativa
</line>
<line>
e de Fo*m*t*ção
</line>
</par><par>
<line>
Estado d* Minas Gerais/Un*d**e *l**dio - Rodovia M*
</line>
</par><par>
</page><line>
260 33, CEP: 35530-00*, Cl*udio/*G, Brasil.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. J. N. Souza, C. *. Louren*o, R. Z. Silveira, M. C. Miguel
</line>
<line>
126
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Com o **escimento acel*rado da tecnologia, o uso d* R*alidade *irtual ve* s* t*rnando cada
</line>
</par><par>
<line>
vez mais signific*tivo. A re*l*dade
</line>
<line>
virtual visa cr*ar simu*a*ões nas quais o usuário in*era*e
</line>
</par><par>
<line>
com objet*s e* um ambient*
</line>
<line>
virtual. Os *reinam*n*os ** seg*r*n** orient*m os
</line>
</par><par>
<line>
*o**bor*dor*s
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
uma *mpre*a a exercer *s **ividad*s
</line>
<line>
de m o*o
</line>
<line>
segur*, *a*a que não
</line>
<line>
ha*a
</line>
</par><par>
<line>
ocorrências de acident*s. Contudo, a realidade
</line>
<line>
virtual empr*gada em treinamentos para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*revenção de acidentes no ambient* de tra*alho visa aumentar a p*rcepção d*s co*abora*o*es
</line>
<line>
e c*m isso evitar os aciden**s de *eterminad* atividade. O p*esente trabalho tem como
</line>
</par><par>
<line>
objetivo ver**icar a aplicabili*ade no uso da Realida*e Virt*al
</line>
<line>
no desenvolvim*nto
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
pessoas na identifica*ão dos r*sco* em atividades de armaz*nagem n* setor de lo*ística. O
</line>
<line>
es*udo é *asea*o em um *studo de caso para o qua* foram realizadas e*tr*vistas com os
</line>
<line>
*uncionários no seto* de armazena*em de uma empre*a localizada n* Serra ES. A partir da*
</line>
<line>
*ntrevistas r*alizadas, pod*-se observar que a maio*i* dos fu*c*onários acreditam qu* o uso
</line>
<line>
da re*lidade virtual é b*néf*c* *anto para a empr*sa qua*to para os *uncion*rios. Portanto,
</line>
<line>
conclui-*e q*e * apl*cabilida*e da Realidade vi*tu*l na e*presa pode t*az*r com* benefíc*o
</line>
<line>
u*a melhor imagem * *aior com**titividade no *e*cado, além d* ser *ec**hecida como que
</line>
<line>
i*v*ste em um ambiente de trab*lho seguro.
</line>
<line>
P*lavras-chave: *ealidad* Virtual. Tr*in*men*os. Seg*rança. Virtua*idade. *nteratividade.
</line>
<line>
ABS*RACT
</line>
</par><par>
<line>
* i t * t he
</line>
<line>
*ccelerated *rowth o* tech*o*ogy, the use o* V*rt*a* Real*ty has
</line>
<line>
bec*me
</line>
</par><par>
<line>
increa*ingly s*gnifican*. Virtual reality aims t* create sim*lations *here the user interact*
</line>
<line>
*ith objects *n a virtu*l environment. Safety training guid*s employee* of a co**an* to carry
</line>
<line>
out th*ir acti***ies sa*ely, so th*t there are no acci*ents. *o*ever, th* v*rt*al r*alit* u*ed in
</line>
</par><par>
<line>
training to prevent accide*ts in the work e**ironment aims to *ncrease the *erc*ption **
</line>
</par><par>
<line>
e*ployees an* thereby a*oid accidents i* a p*rticular activity. The
</line>
<line>
pre*ent *ork aim* to
</line>
</par><par>
<line>
verify
</line>
<line>
th* applicabi**ty in th* use of Vi*tual R*ality in the development
</line>
<line>
of peo*le in t**
</line>
</par><par>
<line>
identifica*ion of *i*** i* s*orag* a*tivit*es in the log*sti*s s**tor. The stu*y is based on a case
</line>
</par><par>
<line>
study where i*te*vi*ws were
</line>
<line>
conducted with emplo*ees in the st*rage sector of a compa*y
</line>
</par><par>
<line>
*oc*ted *n Serra ES. F*om *he i*t**views conduct*d, *t
</line>
<line>
can be seen that mos* employees
</line>
</par><par>
<line>
believe t*at *h* use of
</line>
<line>
v*rtu*l reality ** be*e*icial for b*t* the company and th* emp*****s.
</line>
</par><par>
<line>
There*ore, it is concluded tha* the applicability of Virtual Reality ** the compan* *a* bring a*
</line>
</par><par>
<line>
a benefi* a b*tte* i**ge
</line>
<line>
and *r*ater
</line>
<line>
co**etitivene*s in the market, in addi*ion to bein*
</line>
</par><par>
<line>
*ec*g*ize* as investing in a s*fe work en*iron*ent.
</line>
<line>
Keyword*: *irtual real*ty. Training*. Safety. Vir*ual*ty. *n*er*ctivity.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, **r*sina, v. 19, n.4, art. *, p. **5-140, ab*. 2022
</line>
<line>
*ww4.*sanet.c*m.br/r**i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Realida** virtu** e estratégias no set*r de arm*ze*agem para *revenir aciden*es
</line>
<line>
127
</line>
</par><par>
<line>
1 INT*ODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Ao pa*s*r d*s an*s, o aumen*o da m*o de obra não q**l**icada t*ouxe consigo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pre*cupaç*o co* a saúde e se*uranç* n* am**ente *e trabalho, exigindo,
</line>
<line>
a*sim, *
</line>
</par><par>
<line>
conscientiza*ã* e a p*rtic**ação dos co*abora**res e
</line>
<line>
**pregado*e* pa*a *tender às normas
</line>
</par><par>
<line>
reg*lamentadoras, a f** d* prev*ni* aci*en*es e melhora* a q*al*dade d* vid* ** ambient* de
</line>
<line>
trabalh*.
</line>
</par><par>
<line>
Chi*venato (2020) cita que o aumento das inovações e d* proc*ssamento
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
informações so*re a prevenção dos ris*os profissionais tor*ou indis*ensável a valoriz*çã* *a
</line>
</par><par>
<line>
quali*a*e de vi*a, da saú*e e do con*or*o *o
</line>
<line>
*raba*hador. Pa*a o p*s*uisa*or, as medidas
</line>
</par><par>
<line>
ado*adas tiveram c*mo pr**cipa** o*jet**os a eli*i*ação da* causas
</line>
<line>
das doenç*s
</line>
</par><par>
<line>
p*ofi*si*nais, * re*ução dos efeitos prejudiciais o*asi**a*os pelo trabalh*, a
</line>
<line>
*revenção **
</line>
</par><par>
<line>
agravamento de d*enças e de le*ões através de e**udos e o*se*v*ções *os novo* pr*c*ssos ou
</line>
<line>
*ateriais a serem u*ilizad**.
</line>
<line>
Segund* *asci*ento, Carva*h* e Costa (2*08), com o con*tante cre*ci*ento e
</line>
<line>
des*nvolvim*nto d*s *e*nologia*, principal*ente *s computacionais, os seres hum*nos
</line>
<line>
podem vi*en*iar *itu*ções sem s*a expo*ição *ireta, usufruindo a oportunidade d*
</line>
</par><par>
<line>
d*sempenhar at*vidades reais em *mbien**s
</line>
<line>
vir*uais, o
</line>
<line>
que s e
</line>
<line>
pod* con*eitua*
</line>
<line>
*omo
</line>
</par><par>
<line>
Realidade Vir*ual (*V). Tais t**nologias ta*bém ajudam *s práticas vol*a*as para dive*sas
</line>
</par><par>
<line>
*r**s, inclui*do-se as ciências d* saúde, dent*o dos *ro*ess*s interventi*os, n*
</line>
<line>
*poi*
</line>
</par><par>
<line>
diagnóstico, em *rocess*s ter*pêuti*o* * no gerenciamento e educação em saúde (NUNES *t
</line>
<line>
al., 2011).
</line>
<line>
A *ealidad* virt*al, além de *t*miz*r e propor*ionar a* em*rega** e em*regador uma
</line>
<line>
*aior *om**idade, *x*õe de form* vi*tual e segura a realidade das atividades que e**c*tam e
</line>
<line>
os ri*c*s que *odem estar present*s no dia a dia n* ambi*n*e de **a*alho, sem compro**te* a
</line>
<line>
integri**d* fí*i*a de seus *mpr*g*dos, *lém d*sso, o tre*namen*o com RV auxilia na red*ção
</line>
<line>
de recurso* e no fato* segurança (RO*RIGUES JÚ*IOR, 2021).
</line>
</par><par>
<line>
*ntão, o p**blema que motiv* ess* estudo é sa*er qual o impacto *a
</line>
<line>
utilizaçã*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
rea**dade virtual em treinamentos para evitar acidentes e o **sto b*nef*cio *ara a empresa?
</line>
</par><par>
<line>
A realidade vir*ual (RV) *ostra situações com as
</line>
<line>
quais o traba*had*r s* dep*ra
</line>
</par><par>
<line>
d*ariamen*e e a ideia do uso d* *ecno***ia serv* simplesment* *ar* mostrar os r*scos que o
</line>
</par><par>
<line>
co*aborador
</line>
<line>
pode e*carar e conscie*tizá-lo de f*rma s*mples e prátic*, para que c*mec*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
tomar as
</line>
<line>
in*ciativas c*rretas diante a* uso de Eq*ipa*ento de Proteção Col*tiva (EP*),
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *SA, *eresin* PI, *. 19, n. 4, art. 7, p. 12*-140, *br. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.**m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. J. N. Souz*, C. S. *ourenço, R. Z. Silveira, M. C. M*guel
</line>
<line>
1*8
</line>
</par><par>
<line>
Equipa*en*o de Proteção I*di*idual (EPI) e outras medidas de seg*rança *m se* a*bien**
</line>
<line>
de tra*a*ho.
</line>
<line>
*o longo dos a**s, a realidade virtual *em *anhando grande espaç* n*s ambientes de
</line>
<line>
ensino, **i* p*rmite mai** inter*tividade com a *rá*ica e teo*ia dentro e *ora d* sala de aula,
</line>
<line>
garantindo um maior envolvimento dos estu*an*es. As*im, San*o* (2007, p.4) r*la*a que a
</line>
<line>
"realidade v*rtual p**encializa troca* g*obais, *roduções glo*ais, o imagi*ário g*obal\.
</line>
<line>
Seg*ndo Rodrigues Jun*or (2*2*), a r*alidade vir*u*l vem sen*o utilizada para cria*
</line>
</par><par>
<line>
simulações de incêndio* e d*mai* tr*gédias,
</line>
<line>
aux*liando os
</line>
<line>
*suár*os a como
</line>
<line>
agir diante
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
sit*ações de riscos. Med*an*e simulaç*es, *orna-se possível que o usuá*io com*reenda o que
</line>
<line>
poderá ser feito, para s* proteger. Acre*i*a-s* que por meio da re*li*ade virtu*l s*ja possível
</line>
<line>
um* situ**ã* *e risco individualmente, de *odo que se tenha* melhores resultados quando
</line>
<line>
se *st*ver dian*e de uma situação real, sem trazer *isco re*l pa*a o usuá**o.
</line>
<line>
Se*do assim, * p*esente *ra*alh* tem como ob*etivo v*r*fi*ar a *plicabilidade d* uso da
</line>
<line>
realidad* virtual no desenvolvimen*o *as p*ssoas n* ide*tifi*ação de r*scos em a*i*idades de
</line>
<line>
armazenagem numa empr*sa *e *ogí*tica.
</line>
<line>
2 FUNDAMEN*AÇÃO TEÓRICA
</line>
<line>
*.1 R*a*id*de V*rtu**
</line>
<line>
Co*ceitua-se *eal*dade Virtual (RV) o us* de tecnologias e interf**es com o us*ário
</line>
</par><par>
<line>
para cria* o
</line>
<line>
ef***o de
</line>
<line>
ambi*nt*s virtuais, contend*
</line>
<line>
objeto* interativ*s co* sen*aç*o a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pr*senç* tridimensional, a*resentando gráfico* que con*edem a *nteração do usuário c*m
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ambiente tecnológico, rec*iando ao m*ximo a sensação de *mbiental rea* (LES*ON, 1*96
</line>
<line>
a*ud NETTO; MA**ADO; OLIVEIRA, 2*02).
</line>
</par><par>
<line>
A realidade virtual p*de ser apli**da
</line>
<line>
e* cinco ár*as específ*ca*:
</line>
<line>
jogos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ntrete*imento, simulação e t*einamento, tele*resen*a * *is*ali*ação * *omunicação
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
dis*ânc** (GRIMES, 1991). Dessa forma, entende-se qu*:
</line>
</par><par>
<line>
Apesar da área de en*reteniment* ser a alava*ca do interes*e *o grande p*blic* *ela
</line>
<line>
re*l*dade v*rtual, a maior parte das t*c*o****as in*vadoras ainda vem d* setore*
</line>
<line>
co*prometidos com o us* prof*s*ional. Com um software de r*al*dade vir*ua*
</line>
</par><par>
<line>
*ofi*ticado, pode-se modelar m*quin*r*os, veículos e disposi*ivos, s*mula*do
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
comport*m*nt* *eal d* equ*pamento. Isto economiza dinheiro, cicl*s de
</line>
</par><par>
<line>
d*senvolvimen*o e per*ite que se efet**m
</line>
<line>
s*ssões de trein*mento com o prod*to
</line>
</par><par>
</page><line>
virtual [] O avanço das pesq*isas ** realidade virtual está disp*n*bil*zando
</line>
<line>
*erramentas de hardware * software *ada vez mais podero**s ocasiona*do,
</line>
<line>
consequentemente, um elevado inte*esse industrial e um númer* crescente de
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 19, n.4, art. 7, p. 125-14*, abr. 20*2 www4.fsanet.*o*.b*/**vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Re*lidade v*rtual e estratégias no setor de armazenagem para *re*enir acidentes
</line>
<line>
129
</line>
</par><par>
<line>
usu*ri*s e aplicações. (VALERIO NETTO; **HARA; PO***; *O*ÇALVE*
</line>
<line>
F*LHO, *998, p.112-113).
</line>
<line>
D* *cordo Cor*êa e Nun*s (2009), p*ra *onsiderar RV p*ecisa ter a junção de trê*
</line>
<line>
fator*s: I*teração, o ambien*e reage s*g*ndo a i*teração do usuá*io; Envolvimento, o grau de
</line>
<line>
comprometi*ento *o usu*rio em *ma a*licação, e a I*ersão, a s*ns*ção de estar present* em
</line>
<line>
um ambiente virtual.
</line>
<line>
A r*ali**de virtual p*de s*r div*di*a *m * gru*o*: imersiva e nã*-imersiva, con**rme
</line>
<line>
as *igu**s abaixo.
</line>
<line>
Fig*ra 01 - Real*dade imersiva
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Blo* IFA, 20*9
</line>
<line>
Na Realidade Virtual imer*i** (figura 1) u*iliza*-se equip*ment*s *ais como:
</line>
<line>
capacete ou óculos H*D (H*** Mounted Device); fone* e luvas, que possibil*t*m a sensa*ão
</line>
<line>
de co*pleta *m**sã* em um amb*ente vi*tual e permit*m um m***r campo *e visão para quem
</line>
<line>
es*iver uti*izando, ou seja, a *ealid*d* *irtual imersiva *ransp*r*a o usuário tota*mente p*ra o
</line>
<line>
domín*o da aplicação, faz*ndo com que ele se sinta comp*etamente imerso no mundo vi*tual,
</line>
<line>
interagin*o com se*s objet*s e s*ntindo suas re*ções, *t*avés dos *ispositivos
</line>
<line>
multiss*n*oriais. (*IBEI*O; Z*RZAL, 2011)
</line>
</par><par>
<line>
A Reali*ade Virtual
</line>
<line>
não-ime*siva (f*gura 2) em*re*am-se monitores para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
v*sualiza*ão do *o*teúdo tr*dimen*ion*l, demonstrando menor c*s*o e *aior faci*idad*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
uso. *esse modo, realidade virt*al *
</line>
<line>
não imersiv* t*ansp*rta o us*ár*o pa*cialmente para o
</line>
</par><par>
</page><line>
do*ínio da aplicação, *reservando se* senso de presenç* no mundo real, e*q*anto atua no
</line>
<line>
mun*o virtual. (PI*HO; K*RNER) (KOVAR; *OURA**VA, et al.) (BAILER; ALVES,
</line>
<line>
2018)
</line>
<line>
*ev. FSA, Tere*ina PI, *. *9, n. 4, a*t. 7, p. 125-140, abr. *022 www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. J. N. Souza, C. S. Louren*o, R. Z. Silveira, M. C. *iguel
</line>
<line>
130
</line>
</par><par>
<line>
Figura 02 - Realidade não-imersiva
</line>
</par><par>
<line>
Fo**e: On**ia, 2015
</line>
<line>
No Brasil, a RV su*gi* *a déc*da de 1990, sendo incentivada pelo avanço tecnológico
</line>
</par><par>
<line>
e pela
</line>
<line>
exposiç*o d* p*squ*sadores a nova* t*cnologia* e in*ciativas individuais, sistemas
</line>
</par><par>
<line>
d*stribuídos, sistemas de tempo *eal in*e*r*ndo áreas m*lt*disciplinares que
</line>
<line>
*nvolviam
</line>
</par><par>
<line>
co**utação g*á*ica, relaçã* huma**-computador, computa*ã* de alto desempenho,
</line>
<line>
temát*cas *ducacionais e de saúde em g*ral. (K*RNER, 20*8)
</line>
<line>
2.2 Tre*namentos
</line>
<line>
O treinamento é definido pelo esforço aplicado pelas organ*zações para conced*r
</line>
<line>
oport*ni*ades d* a**en*iza*em aos seus integrantes. Entre as f*nali*ades mais t*adi*io*a*s
</line>
</par><par>
<line>
do treinamento, estão aquel*s re*a*io*adas * *de*tificação e à *uper**ão
</line>
<line>
de de*iciênci*s n*
</line>
</par><par>
<line>
desem*enho
</line>
<line>
dos trabalhadore*, à **eparação de trab*lha*ores para n*vas funções e ao
</line>
</par><par>
<line>
retreina*en*o p*ra adaptação da mão de o*ra à intro*ução de nov*s tecnologias no trabalho.
</line>
<line>
(BORG*S-AND*ADE; OL*VEI*A-CASTRO, 1996)
</line>
<line>
** treinam*nto* de segurança d* trabalho têm co*o objetivo or*entar o* funcion**ios
</line>
<line>
para q*e exerçam suas ativi*ades *m s*g*ranç*, ev*tando os riscos e p*rmitin** que a*am de
</line>
</par><par>
<line>
fo**a segura em cond*çõ*s pe*ig*sas. O* tre*nam*ntos
</line>
<line>
pode* ser *ealizados de
</line>
<line>
v*ria*
</line>
</par><par>
<line>
formas, sendo e*as *m Workshop,
</line>
<line>
dinâ*icas, comp*rtilhamento* d* conteúdos e os
</line>
</par><par>
<line>
*reinamentos forma*s.
</line>
</par><par>
<line>
Na se*urança do traba*ho, existem normas re**lament*dora* (*Rs) que esta*elec*m
</line>
<line>
re*ras e d*finem algu*as c*ndi*ões de trabalho com r*s*os d* aci**ntes. *ss*s no*mas visam
</line>
</par><par>
<line>
g*ran*ir a in**grida*e física, men*al e a s*úde
</line>
<line>
d*s **laboradores. De a***do co* a NR-
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, *eresina, v. 1*, n.4, art. 7, p. 125-140, abr. *022
</line>
<line>
ww*4.f*a*et.com.b*/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Real*dade virt*al e estrat*gias no setor de armazenagem *ara pr*venir aci**ntes
</line>
<line>
1*1
</line>
</par><par>
<line>
1.*.1(2020), o empregador *ever* ofer*cer capacita*ão * treinamento em Se*urança e Saúde
</line>
<line>
no T**balho dos trabalha*ores em c*nform*dade com o *isposto nas NRs.
</line>
<line>
*as 36 NR´s atualm**te vigentes, 14 *R´s ci*a* * nec*s*i**de d* apl***r
</line>
<line>
treinamentos, s*ndo que 3 NR´s têm como obr**atoriedade apl*car treiname*to para to*os,
</line>
<line>
em qu*lquer ramo d* atividade, que são as NR´s 1,* e 7.
</line>
<line>
Segundo a N* * (2020), a empresa tem como *brigação mostrar ao cola*ora**r todos
</line>
<line>
*s riscos existentes *o ambiente ao qual ele es*ará exposto. Alé* dis*o, deixa* de modo claro
</line>
<line>
qu*i* *ão as medida* adotadas para preven*r acidentes e doenças de trabalho.
</line>
<line>
A NR 5 (2019) trata-*e *a constituição *e Comissão In**r*a d* Prev**ção de
</line>
<line>
Acidentes. A emp*es* deverá fornecer treiname*tos p*ra todos os m*mbros d* C*PA, sendo
</line>
<line>
titulares e suplente*. Le*brando que se * em*r*sa tiver a*é 19 funcioná**os, ela **o *recisa
</line>
<line>
const*tuir uma CIPA completa.
</line>
<line>
A N* 7 (*018) *efere-** do Programa de Controle Médico *e Sa*de Ocu*acio*al, que
</line>
<line>
**d*ca que todas as empresas deverão ofere*e* treiname*tos de *r*meiros s*c*rros anua*mente
</line>
<line>
para o* funcioná*ios da emp*esa.
</line>
<line>
Dependendo do ram* da a****dade da e*presa, são acr*sce*ta*os outros treinament*s
</line>
</par><par>
<line>
para **e os colaboradores fiquem ci*ntes dos riscos
</line>
<line>
da determ**ada ati*idade q** i*ã*
</line>
</par><par>
<line>
realizar. As d*mais NR´s *ue exi*e*
</line>
<line>
tr*i*amentos **o: NR 6 - Treinamen*o p*ra o uso d*
</line>
</par><par>
<line>
Equipamentos Individuais d* Seg*rança (*P*); NR *0 - Treinamento pa*a *egurança
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
<line>
Instalações * *erviço* Elétric**; *R 11 - Treiname*t* *ara **ans*orte, Movimentaç*o,
</line>
<line>
A*mazenagem e *anuseio de Mat*riais; NR 12 - Treinamento de **guranç* n* Tra*al*o em
</line>
</par><par>
<line>
Máquinas
</line>
<line>
e Equipamentos; *R 13 - Treinamento para Caldeira, V*s*s de Press*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Tubulaç*o; NR 18 - Treinam*nto para Con**ções e Meio Ambi*nte de Trabalho n* In*ústr*a
</line>
<line>
da Construção; NR 20 - Treiname*t* para Segurança e Saúde no Trabalho com *nflam*veis e
</line>
<line>
Combust*v**s; NR 23 - Treinam*nt* para P**t*ção Contr* Incêndi*s; NR 33 - Trei*amento
</line>
<line>
**ra S*g*rança e Saúde *os T*ab*lhos em Espaços Con**nados; NR 35 - Treina*ento para
</line>
</par><par>
<line>
Trabal*os
</line>
<line>
em Altura; N* 36 - Trei*am*nto para Seg*ranç* e Saúde no Trabal*o
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
<line>
Empresas de Abate e Processa*ento de *arnes e Derivados.
</line>
<line>
2.3 Realidade Virtual em Tre*na*en*os
</line>
</par><par>
<line>
Atualmente para ter vantagens
</line>
<line>
competit*vas, torna-s* necess**io modernização
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
sistem* pr*dutivo das emp*e*as, ut*li*ando equi*amento* mais sofisti*a*os e moder**s,
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
</page><line>
q*al exigem u*o de mão de o*r* com gr*u de *specialização m*ior. Questi*nando os o
</line>
<line>
Re*. FSA, *eresina PI, v. 19, n. 4, art. 7, p. 125-140, abr. 2022 ww*4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. J. N. Souza, C. S. Lourenço, R. Z. Si*veira, M. C. M*g*el
</line>
<line>
132
</line>
</par><par>
<line>
mé*o*os tradi*ionais de ens*no e treina**nto, essa *s*ecia*ização maior *ecessita da
</line>
<line>
t*ansferê*cia de maior e mais complexa *uantidade de conh*cim*nt*, de forma mais eficie*te
</line>
<line>
em me*or *em*o (L*BÃO; PORTO, 1997).
</line>
<line>
Para explicar *e*ho*, na área d* treinamento e simulaç*o, te*os c*m* um exemplo de
</line>
<line>
*pl*cação mi*itar qu* *imula um* c*bine de aviã* de combate, desenvolv**a pela Briti*h
</line>
<line>
Aerospace Re*l no tr*ina*ento dos cadetes britânic*s (*ALAWS*Y, 19*3). Outro trabal*o
</line>
<line>
na *rea de simula*ão e tr**nam*n** *m avi*es d* c*mbat* é citado por McCar*y et al. (*994).
</line>
<line>
A utilização de RV em treinamentos pode t*r com* va*tagem o aumento * eficiê*cia
</line>
</par><par>
<line>
dos *suá*io* na percepção dos ris*os e co* isso evitá-los. Com o novo cenário mundia*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
utilização dessa tecnologia *e tor** essencial, trazendo segurança, *onfiança e praticidade aos
</line>
<line>
que utilizam (RODRIGUES *ÚNIOR, 2021). Sen*o assi*, ent*nde-s* *ue:
</line>
<line>
* ter** Realida*e Virtual (*V) nasceu na década de 1980, seu pai é Jaron Lanier,
</line>
<line>
músico, des*nhista, escri**r e ci*ntista da comp*tação (KRUEGER, 1991). Lanier,
</line>
<line>
eleito *ela re**sta Times e* 2010, *ma das **0 pes*oas mais influente* do mundo,
</line>
<line>
desi*nou a tecnologia de computado* **e usa repres**tações tridimensionais d*
</line>
</par><par>
<line>
t*rreno*, pessoas, *ex*uras, características c*imáticas,
</line>
<line>
móveis, veículos, roupas,
</line>
</par><par>
<line>
*cessório* pess**is dentre outro* objetos, simulando ambientes re*is a fim de
</line>
<line>
f*vorecer a interati*idade humano-co*pu**dor através de *tividades intuitiva* []
</line>
<line>
Há div*rsas *tuaçõ*s da realidade virtual, e*e*plos podem ser citado*: modalidades
</line>
<line>
de ensino a distâ*ci*; simuladore* de voo d*s cursos preparatór*os; **muladore* de
</line>
<line>
*arros das a*toesc*las; indústria do entreten*m*nt* com se*s f*lmes e jogos
</line>
<line>
*onstruídos com mo**lag*m *D (tridimen*ion*l) (SEGUNDO; AR*ÚJO; DIAS,
</line>
<line>
2018, p.95).
</line>
<line>
A apl*caç*o da realidad* virtu*l *m treinamentos pode r*duz*r a mobilização de
</line>
</par><par>
<line>
recursos ne*essá*io* para cap*citar equip*s de colaborad*re*
</line>
<line>
em u*a empresa e, *om *s*o,
</line>
</par><par>
<line>
per*itindo observar as reações d*s t*aba*hado*e* em situ*ções de risc*s. Além de p*der
</line>
</par><par>
<line>
dimi*u*r os custos ** processo, o uso *os simuladores pod* também red*zir
</line>
<line>
* *isco
</line>
</par><par>
<line>
operacional do trei*amento e **mentar a e*i*iê*cia do t*e*nam*nto. (RODRIGUES J*NIOR,
</line>
<line>
2021).
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Nunes (2011), quanto ma*s in*erativo o treinamento, ***s o u*uári*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
relacionará c*m * at*vidade real, mas não adianta criar um ambiente *u *tividade relevante
</line>
<line>
sem que *aja uma inte*ação, *sso *eria mais próximo de um tr*iname*to co*vencion*l por
</line>
<line>
v*deo não usu*rui**o do g*ande be*e*íc*o *a tecn*logi* em qu*stão.
</line>
<line>
De acordo com a OIT (**ganiz*ç*o Internacio*al do Tra*alho), aciden*e de trabal*o é
</line>
</par><par>
<line>
todo o acontecimento in*sperad* e
</line>
<line>
im*revisto, *nclui*do *s atos de v*olência, deriva*o
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
trabalho ou com el* asso*iado, re*ultando em uma l*são corporal, uma doença o* a morte, **
</line>
<line>
um ou *ári*s colaboradores.
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. FSA, Teresina, v. 19, n.4, art. 7, p. 125-1*0, abr. 2*2*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Realidade vi*tual e estratégias no setor de armazenagem *ara preven** acidentes
</line>
<line>
133
</line>
</par><par>
<line>
* ME**DOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
Este tra*alho optou por *m* in*es**ga*ão do
</line>
<line>
*ipo *stu*o de cas*; e, Yin (**01) e
</line>
</par><par>
<line>
Campo*, M*gu*l e Carvalho (20*8) a*ont*m que esse tip* de diagnóstico refere-se * uma
</line>
<line>
estraté*ia de p*squisa que c*m*reende *m método que envol*e *udo em abordagens
</line>
<line>
es*e*íficas *ara busca * coletas d* dado* *ara *er*m an*l**ados.
</line>
<line>
Essa metodol*gia é uma das mais a*equadas para * objeti*o deste tra**lho. Para tanto,
</line>
<line>
foi adotado *omo i*stru*ento d* cole*a de dados question*r*o com pergunt** fechadas,
</line>
<line>
r*la*ionadas ao us* da r*a*ida** virtu*l em treinamentos focados em aci*entes do trab*lho,
</line>
<line>
co* o* d*dos de uma reali*ade **pr*sarial. Destarte, Barilli, Ebecke* e Cunha (2011)
</line>
</par><par>
<line>
apon*am que a RV pode s**
</line>
<line>
apree*dida
</line>
<line>
como o \n*me *enérico\ que re*rese*ta uma
</line>
</par><par>
<line>
t*cnologia em
</line>
<line>
que e*tã* sendo agrupad*s mei** atr*vés
</line>
<line>
dos q*ais se pod* visu**iza*
</line>
</par><par>
<line>
(sensação de ime*são, percepção ** estar dent*o do ambiente), explorar/manipu*ar (sen*aç*o
</line>
<line>
de n*vegação) e i*ter*gir (ação de p*rticipar e c*municar no meio tr*dimensi*nal co* ca**is
</line>
<line>
multissensor*ai*) *om da*os complexos e* *empo real.
</line>
<line>
O es*udo de caso foi realiz*do no s*tor de ar*azenagem de *ma empres* de
</line>
<line>
Logíst*ca, localiza*a na c*da*e da S*rra - ES, n* mês ** abr*l *e 2*21.
</line>
<line>
3.1 Cara*ter*zação do Loca* da Pesquisa
</line>
<line>
A empresa estudada localiza-*e em P*rtal de Jacaraípe, Serra - ES. A em*res*
</line>
</par><par>
<line>
**rnece produt*s e serviços de qualidade para o pequeno e médio
</line>
<line>
varejo do est*do,
</line>
</par><par>
<line>
estabele*endo *ma re*a*ão *ntre a indústr*a e o mercad*. A pesq**sa foi *ealiz*da no *etor de
</line>
</par><par>
<line>
armazenagem
</line>
<line>
que at*alme*te tem ap**ximadamente 55 funci*nári*s, entre sep*ra*ores,
</line>
</par><par>
<line>
conferentes, ope*ador de empil*ade*ra, ge*ente e encarregad*s, *endo a maioria do sexo
</line>
<line>
*ascu*ino, com idad* média de 30 an**. A vizinhança em torno da em**esa * caracteri*ada
</line>
<line>
*omo resi*encial, pos*uindo alguns e*p*eendim*nt*s em torno.
</line>
<line>
A esc*lha *o l*c*l d* pesquisa f*i pertine*te *or j* ser fu*ci*n*rio, e que este estudo
</line>
<line>
pode contribuir *ar* * emp*e*a, a qual ainda não *plica tre*nament* para os funcionários.
</line>
<line>
4 RESULTADO E DISCUSSÃ*
</line>
</par><par>
<line>
Com base nos dados o*tidos, a partir das
</line>
<line>
*ntrevista* r*ali*a*as com os funcio**rio*
</line>
</par><par>
<line>
da *mpr*sa, com o intuí*o de *erific** a aplic**i*idade
</line>
<line>
do uso da realidade
</line>
<line>
virtual para o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres**a PI, v. 19, n. 4, a*t. 7, p. 1*5-140, ab*. 2022
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. J. *. *ouza, C. S. L*urenço, R. *. *ilveira, M. C. Miguel
</line>
<line>
134
</line>
</par><par>
<line>
desenv*lvimento na ident*ficação dos riscos d* aci*e*tes, fora* obtidos os resultados que
</line>
<line>
são **u*trado* na fi**ra 03 abai*o:
</line>
<line>
Fig*ra 03 - Indicativ** *o c*nhecer * do *er ace*so à Realidade *irtu**
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Da*os de pesquisa (*021).
</line>
<line>
**mo o*s*rva*o na figura 03, a maioria dos entrev*sta*os *on*ece a re**i**d* virtual,
</line>
<line>
o que cor*esponde a 76%, os ou*r** *4% *ã* conhec*m a real*dade virtual.
</line>
<line>
Na fig*ra 04 pode-se n*ta* que 60% dos entrevistados não tiv*ram acesso à realida*e
</line>
<line>
virtual, 30% del*s *iv*ram, mas por di*ersão em jogos, e ap*nas 3% tivera* acess*
</line>
<line>
profissi**al.
</line>
<line>
Diante diss*, n*ta-se *ma r*lação entr* *s *ráficos, vis*o que, mesmo * mai*r*a d*s
</line>
<line>
entrevi**ados co*hecendo * re*lidade virtu*l, soment* 40% t*ver*m acesso * essa tecnologia,
</line>
<line>
sendo pa*a diversão * profissiona*, ma* o acess* profissional *oi de s*mente *%, o q*e l*va a
</line>
<line>
co*cluir qu* *pesar de *er seu uso pr*fissional, ainda sim seu *so *redomin*nte é p*ra
</line>
<line>
div*rsã*.
</line>
<line>
Na figura *4, fo* apresenta*o pa*a o en*r*vis*a** se * real*d**e vi*tual pode **r
</line>
<line>
e*pregada em ambiente* e*presari**s, com i*so for** obtidos os resultad*s abaixo:
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresi*a, v. 19, n.4, art. 7, p. 12*-140, **r. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Rea*id**e virtual e estr*tégia* no setor *e armazenag*m para prevenir acidente*
</line>
<line>
*3*
</line>
</par><par>
<line>
Figura 04 - * realidade vi*tual pode ser e*prega*a em ambientes empre*ariais?
</line>
</par><par>
<line>
*o*te: D*dos de pesquisa (2021).
</line>
</par><par>
<line>
De a*ord* com a *igura
</line>
<line>
05, * real*dad* virt*al pode ser empre*ada em ambient*s
</line>
</par><par>
<line>
emp*esariais par* 8*% dos *ntrevistado*, o q*e pode levar em c*nside**ç** que a maioria
</line>
</par><par>
<line>
perce*e a importância da *ecno*ogia
</line>
<line>
*os ambientes empresar*ais, i*dependente de seu
</line>
</par><par>
<line>
prev*lente para diver*ã*, os funcion*rio* entre*ist*dos reco*hecem que *ode ser empregada
</line>
<line>
*ara os ambientes empres*riai* de forma positiv*, trazendo vantagens *ara a empres*.
</line>
<line>
N* figura *5, os e*trevist*dos ti*eram que resp*nder se * realida*e virtual emprega*a
</line>
<line>
nos *reina*entos para preve*ção de acident** pode trazer benef*cios para a empresa. Os
</line>
<line>
r*sult*dos *stão abaixo:
</line>
<line>
Figura 05 - Você acha que a utilização da realidade virt*al nos t*einamen*o* para a
</line>
<line>
prevenção de acid*nt*s pode t*azer be*efíci*s *ara a em**esa?
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Dad*s de pesqu*s* (2021).
</line>
<line>
De a*ordo com a figu*a 06, a realidade virtua* *m t*ei*amentos para p**venção de
</line>
</par><par>
<line>
acid*ntes po*e tr*zer ben*fícios à empresa para 84% d*s en*revi*t*dos, o
</line>
<line>
*u* re*ulta que
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 19, n. 4, art. 7, p. 12*-*40, *br. 2022
</line>
<line>
ww*4.fsan*t.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. J. N. *ouza, C. *. Louren*o, R. Z. *ilve*ra, M. C. Miguel
</line>
<line>
*36
</line>
</par><par>
<line>
*sses func*on*rios com*reendem *ue o us*
</line>
<line>
da t*cnologia é p*omi*sor n* á*ea
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
treinamentos. Somente 11% d*sseram
</line>
<line>
que o uso da rea*ida*e virtual não p*de trazer
</line>
</par><par>
<line>
benefícios, prov*ve*mente devido ao seu us* ser predominante p*ra diversão e que a*n*a não
</line>
<line>
pode ser *mp*egada para ap*ic*r em treiname*t*s.
</line>
<line>
N* fig*r* *6, o* entrev*stad*s tiveram que indicar quais os *en*fícios qu* a e*presa
</line>
<line>
tem ao utiliz** * r**lida*e *irtual, *or*m list*dos 4 *enefícios al** de *ei**r p*ra indicarem
</line>
<line>
*lgum *ut*o bene*ício que não estava l*stado.
</line>
<line>
Fig*ra 06 - Quais os b*nefícios da empre*a no uso d* Rea*ida*e Virtual?
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Dados de pesquisa (2021).
</line>
<line>
*e acordo com a figura 07, 35% escolh*ram q*e * uso da reali*ade vir*ual po*e
</line>
<line>
aum*ntar a segu**nça nos treinamentos * atividades da *mpresa. 2*% escolheram que o us*
</line>
<line>
pode reduzir o número de acid*ntes, o qu* i*p*ica no aume*to d* índi*e de seguran*a no
</line>
<line>
ambie*t* de trabalho. Para 1*% dos funcioná*ios en*revistados, o us* da rea*id*d* vi*tua* *o*
</line>
<line>
*reinamentos re*uz o tempo utili*ado no m*smo, já qu* o **o da tecnologia otimiza o *empo
</line>
<line>
que seria aplicado *os tre*na*entos realizados atualmente. Para 15% dos entrevistados, o *s*
</line>
</par><par>
<line>
da realid*de v*rtu*l pode *r*ze*
</line>
<line>
econom*a para a empresa, apesar d* ter
</line>
<line>
*ue
</line>
<line>
ad**irir
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
tecn*logi*,
</line>
<line>
o
</line>
<line>
us* del* pode
</line>
<line>
suprir a n*cessidade de outro*
</line>
<line>
c*stos, como maior número de
</line>
</par><par>
<line>
tr*inadores, es*aços par*
</line>
<line>
o **einam*nto, e*uipamentos, entre o*tros. **ra 8%
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
e***evistados, n*nhu* dos benefíc*os listados se apli*a com o uso da realidade vi*tual.
</line>
</par><par>
<line>
Na figura 08,
</line>
<line>
os *n*revistados tiveram que r*sponder se a uti*izaç*o da *ealida*e
</line>
</par><par>
<line>
virtual na pre*enção de acidentes pode tr**e* b*n*fícios ao em*rega**.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, Teresin*, v. 19, n.4, a*t. 7, p. 12*-140, a*r. 202*
</line>
<line>
w*w4.f*ane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Realidade virtual e **tratégias no setor de arm**enagem para prevenir acidentes
</line>
<line>
137
</line>
</par><par>
<line>
Figura 07 - Você acha que * u*ili*ação da realidade virtual nos *reinamento* para *
</line>
<line>
preve*çã* *e acide*tes pode *raz*r be*efícios ao *mp*egado?
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Da**s de pesquisa (20*1).
</line>
<line>
Para 82% dos funcionários entre*istados, a *tilização da realidad* virt*a* **de trazer
</line>
<line>
benefíci*s ao empr*gado, o qu* pode leva* em *onsider*ção é *ue para esses fu*cionários a
</line>
</par><par>
<line>
realidade
</line>
<line>
v*rtual *plicad* no* tr*iname*tos p*de tra*er uma maior perc*pção dos ri*c*s nas
</line>
</par><par>
<line>
atividades de**nvolvidas na empresa e com isso preve**ndo * agindo de f*rm*
</line>
<line>
*orreta no
</line>
</par><par>
<line>
amb*ente de **abalho. Para 18%, não pode tra*e* *enefício*, o que pode *er observa*o * que
</line>
<line>
para esses funcionários a realida*e só pode ser aplicada par* dive*são, mesm* **e ao l*ngo
</line>
<line>
dos anos venha crescendo * sua us*bilidade em ambientes empresariai*.
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES FINA*S
</line>
</par><par>
<line>
Se é pos**vel ao mercado visua*izar nessa* no*as configurações um
</line>
<line>
nicho
</line>
</par><par>
<line>
mercadológ*c*, *ma nova f*rma de o*e**cer *erviços e p*odut*s, conectados
</line>
<line>
virtualmente; s* é possív*l [...] [v**] no *so de t*cnologias facilidades, aces*o maior
</line>
<line>
a in**rm*ções e [...] à a*ademia faz-se n*cessá*io *m outro ol*a*, para além *o *u*
</line>
<line>
atualment* já está posto. [...] É possíve* *res*upor que os novos compor*am*ntos -
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
mer**d* e de **u*rios -, *ons*quent*s *e relações estabeleci*as com as
</line>
</par><par>
<line>
te*nol*g*as digita*s, não *ejam tão som*nte mudan*as de compor*am*ntos de
</line>
<line>
mercado e de usuário* (TAUFER; F**REIRA, 2019, p. 91*).
</line>
</par><par>
<line>
O *rabalho por meio de obs*rvações, **visão de litera*ura, com a realização
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
entrevista*
</line>
<line>
com profi*siona**
</line>
<line>
(funcion*rios do *etor *e **mazenagem) refer*ntes *o us* da
</line>
</par><par>
<line>
r*alidade
</line>
<line>
vir*u*l *m treinamentos par* preve**ã* de acidentes e com os resultados obtidos,
</line>
</par><par>
<line>
demonstro* que os recu*sos *ecnológicos vê* c*esc**do *e *orma e*ponencial em ambientes
</line>
<line>
em*resariais, e com a realidade vir*ual nã* é diferen*e, **e*ar *e *u*, para algumas pessoas,
</line>
</par><par>
<line>
a r**lid*de vir*ual seja *ó para dive*são, a ut*lizaç*o da mesma para *azer treinamentos
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
impo*tante e p*de tra*er benefícios par* a empresa.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Ter*s*na PI, v. *9, n. 4, ***. 7, p. 125-140, abr. 2*22 www4.fsan*t.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
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<line>
D. J. N. Souza, C. S. Lour*nço, R. Z. Si*veira, M. C. *iguel
</line>
<line>
138
</line>
</par><par>
<line>
Contudo, * aplicabilidade da real*dad* virtual em tr*inam*ntos e seu *us*o b*ne*ício
</line>
</par><par>
<line>
podem oferecer infini*as poss*bilidades. * tecnolo*ia disponib*liza inúmer*s aplicativos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
reali*ade virtual que *ontr*buem para a *tilização
</line>
<line>
no* trein*ment*s. A realida** virtu*l tem
</line>
</par><par>
<line>
um gra*de poten*ia* *ara aum*ntar
</line>
<line>
a pr*dutivida*e, utilizar melh** o tempo e,
</line>
<line>
mais
</line>
</par><par>
<line>
import**te, melhorar a conscientização s*bre s*guranç* e, portan*o, reduz*r i**ident*s.
</line>
<line>
A empresa qu* i*ve*te ** segurança já tem suas *an*agens e, a* aderir a *sse siste*a
</line>
<line>
em seus t*einamentos, cumprindo a legislação, propo*cionand* *m ambiente de trab*lh*
</line>
<line>
seguro, est* preocup*da com o *em-es*ar de seus colab*rad**es e p*der* me*hora* *ua
</line>
</par><par>
<line>
imagem como uma emp**sa que investe em segur*nça, traze*do, as**m, mai* client**,
</line>
<line>
mai*
</line>
</par><par>
<line>
competitividade no merca**, reduzindo gasto* e pe*das *ant*
</line>
<line>
na produção como
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
segurança.
</line>
</par><par>
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D. J. N. Souza, C. S. Lourenço, R. Z. Sil*eira, *. C. *i*uel
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140
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</par><par>
<line>
Comun**ação
</line>
<line>
*
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d*
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<line>
Cultura,
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*omo Refere*ciar este *rtigo, con*orme ABNT:
</line>
<line>
SOU*A, D. J. N; LOURENÇO, C. S; SILVEIRA, R. *; MIGUEL, M. *. Re*lidade virtu*l e
</line>
<line>
estratégia* no setor de armazenagem para prevenir acidente*. Rev. FSA, Teresina, v.19, n. 4, art. *, p.
</line>
<line>
125-140, abr. 2021.
</line>
</par><par>
<line>
Contrib*ição dos Autores
</line>
<line>
D. J. N. Souz*
</line>
<line>
C. S. Lourenço
</line>
<line>
R. Z. *i*veira
</line>
<line>
M. C. Mig*e*
</line>
</par><par>
<line>
*) concepção e planejam*nto.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) análise e interp*e*açã* *os dados.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) elabora*ão do rascunho ou na *evisão críti*a d* con**údo.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) p***icipação na a**ovaçã* d* versão final d* manusc*ito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*r*si**, v. *9, n.4, art. 7, p. *25-140, abr. *0*2
</line>
<line>
*ww4.f*anet.*om.*r/revi*ta
</line>
</par>Refbacks
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)