<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 4, art. 7, p. 125-140, a*r. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.4.7 </line>
<line> Re*lidade virtual e estratégias no *e*or de arma*en*gem pa** prevenir acid**tes </line>
<line> Virtual *eality and s*rate*i*s in the st*rage sector t* *reve*t acciden*s </line>
</par>
<par>
<line> Da*rley J*n*o Neves *e Souza </line>
<line> Graduação em *ng*nharia Ambient** * Sanitári* pela Faculdade *rasileir* UNIVIX </line>
<line> E-mai*: danrleyjns@gmai*.co* </line>
<line> Catia de Sousa L*urenço </line>
<line> Gr*du*ção em En**nharia *mb*ental e Sani*á**a pela Fa*uldade Brasilei*a *NIVIX </line>
<line> E-ma*l: catia.engc*vil@gmail.com </line>
<line> Rogé*io Z*non da Silvei*a </line>
<line> Do*to* em Ad*inistraç*o p*l* Universi*ade *ederal de Mina* Gerais </line>
<line> Professor permanente d* Universidade F*d*r*l *o E*píri*o Sa**o </line>
<line> E-mail: rogerio.s*l*eira@*du.ufes.br </line>
<line> M*rcelo Ca**e*ari Miguel </line>
<line> Graduação em *dmini*t*ação pela **i*ers*dade Fed*ral do Espí**to Santo </line>
<line> *-mail: ma*celo.migu*l@edu.*fes.b </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Danr*ey Jun*o Neves de **uza </line>
</par>
<par>
<line> Unive*sidade Federa* de L*v*as - Aquenta Sol, CEP: </line>
</par>
<par>
<line> 37*0*-900, Lav*as/MG, Br**il. </line>
<line> Edi*or-Chefe: Dr. Tonny Kerl*y de Al**car </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Catia de Sou*a Louren*o </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> Universidad* do Est*d* de Minas G*rais/Unid*de </line>
</par>
<par>
<line> C*á*dio - *odovia MG 260 *3, CEP: 35530-000, </line>
<line> Artigo *ecebido e* 14/0*/2*21. Últ*ma </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Cláudio/MG, *rasil. </row>
<row> Ende*eç*: *ogério *anon d* Silve*r* </row>
<row> Univ*rsidade Federal d* Esp*rito Santo, Cent*o de </row>
<row> Ciências Jur*d**as * Econômic*s.Avenida Fe*nan*o </row>
<row> Ferrari - de *40 a 626 - lad* par, Jardim da Penha </row>
<row> 29060220 - *it*ri*, ES - Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> recebida em 27/05/20*1. Apro*ado *m 28/05/2021. </row>
<row> Avaliado pelo s*stema Trip*e Re*iew: a) Desk *eview </row>
<row> pelo Editor-Chefe; e b) Dou*le Blind R**iew </row>
<row> (avaliação cega por dois av*l**do*es da áre*). </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *nde*eç*: M**celo Cald*rari M*guelUni*ersidade do </line>
<line> *e*isão: Gr*matical, Normativa </line>
<line> e de Fo*m*t*ção </line>
</par>
<par>
<line> Estado d* Minas Gerais/Un*d**e *l**dio - Rodovia M* </line>
</par>
<par>
<line> 260 33, CEP: 35530-00*, Cl*udio/*G, Brasil. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. J. N. Souza, C. *. Louren*o, R. Z. Silveira, M. C. Miguel </line>
<line> 126 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Com o **escimento acel*rado da tecnologia, o uso d* R*alidade *irtual ve* s* t*rnando cada </line>
</par>
<par>
<line> vez mais signific*tivo. A re*l*dade </line>
<line> virtual visa cr*ar simu*a*ões nas quais o usuário in*era*e </line>
</par>
<par>
<line> com objet*s e* um ambient* </line>
<line> virtual. Os *reinam*n*os ** seg*r*n** orient*m os </line>
</par>
<par>
<line> *o**bor*dor*s </line>
<line> *e </line>
<line> uma *mpre*a a exercer *s **ividad*s </line>
<line> de m o*o </line>
<line> segur*, *a*a que não </line>
<line> ha*a </line>
</par>
<par>
<line> ocorrências de acident*s. Contudo, a realidade </line>
<line> virtual empr*gada em treinamentos para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *revenção de acidentes no ambient* de tra*alho visa aumentar a p*rcepção d*s co*abora*o*es </line>
<line> e c*m isso evitar os aciden**s de *eterminad* atividade. O p*esente trabalho tem como </line>
</par>
<par>
<line> objetivo ver**icar a aplicabili*ade no uso da Realida*e Virt*al </line>
<line> no desenvolvim*nto </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> pessoas na identifica*ão dos r*sco* em atividades de armaz*nagem n* setor de lo*ística. O </line>
<line> es*udo é *asea*o em um *studo de caso para o qua* foram realizadas e*tr*vistas com os </line>
<line> *uncionários no seto* de armazena*em de uma empre*a localizada n* Serra ES. A partir da* </line>
<line> *ntrevistas r*alizadas, pod*-se observar que a maio*i* dos fu*c*onários acreditam qu* o uso </line>
<line> da re*lidade virtual é b*néf*c* *anto para a empr*sa qua*to para os *uncion*rios. Portanto, </line>
<line> conclui-*e q*e * apl*cabilida*e da Realidade vi*tu*l na e*presa pode t*az*r com* benefíc*o </line>
<line> u*a melhor imagem * *aior com**titividade no *e*cado, além d* ser *ec**hecida como que </line>
<line> i*v*ste em um ambiente de trab*lho seguro. </line>
<line> P*lavras-chave: *ealidad* Virtual. Tr*in*men*os. Seg*rança. Virtua*idade. *nteratividade. </line>
<line> ABS*RACT </line>
</par>
<par>
<line> * i t * t he </line>
<line> *ccelerated *rowth o* tech*o*ogy, the use o* V*rt*a* Real*ty has </line>
<line> bec*me </line>
</par>
<par>
<line> increa*ingly s*gnifican*. Virtual reality aims t* create sim*lations *here the user interact* </line>
<line> *ith objects *n a virtu*l environment. Safety training guid*s employee* of a co**an* to carry </line>
<line> out th*ir acti***ies sa*ely, so th*t there are no acci*ents. *o*ever, th* v*rt*al r*alit* u*ed in </line>
</par>
<par>
<line> training to prevent accide*ts in the work e**ironment aims to *ncrease the *erc*ption ** </line>
</par>
<par>
<line> e*ployees an* thereby a*oid accidents i* a p*rticular activity. The </line>
<line> pre*ent *ork aim* to </line>
</par>
<par>
<line> verify </line>
<line> th* applicabi**ty in th* use of Vi*tual R*ality in the development </line>
<line> of peo*le in t** </line>
</par>
<par>
<line> identifica*ion of *i*** i* s*orag* a*tivit*es in the log*sti*s s**tor. The stu*y is based on a case </line>
</par>
<par>
<line> study where i*te*vi*ws were </line>
<line> conducted with emplo*ees in the st*rage sector of a compa*y </line>
</par>
<par>
<line> *oc*ted *n Serra ES. F*om *he i*t**views conduct*d, *t </line>
<line> can be seen that mos* employees </line>
</par>
<par>
<line> believe t*at *h* use of </line>
<line> v*rtu*l reality ** be*e*icial for b*t* the company and th* emp*****s. </line>
</par>
<par>
<line> There*ore, it is concluded tha* the applicability of Virtual Reality ** the compan* *a* bring a* </line>
</par>
<par>
<line> a benefi* a b*tte* i**ge </line>
<line> and *r*ater </line>
<line> co**etitivene*s in the market, in addi*ion to bein* </line>
</par>
<par>
<line> *ec*g*ize* as investing in a s*fe work en*iron*ent. </line>
<line> Keyword*: *irtual real*ty. Training*. Safety. Vir*ual*ty. *n*er*ctivity. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, **r*sina, v. 19, n.4, art. *, p. **5-140, ab*. 2022 </line>
<line> *ww4.*sanet.c*m.br/r**i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Realida** virtu** e estratégias no set*r de arm*ze*agem para *revenir aciden*es </line>
<line> 127 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INT*ODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Ao pa*s*r d*s an*s, o aumen*o da m*o de obra não q**l**icada t*ouxe consigo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pre*cupaç*o co* a saúde e se*uranç* n* am**ente *e trabalho, exigindo, </line>
<line> a*sim, * </line>
</par>
<par>
<line> conscientiza*ã* e a p*rtic**ação dos co*abora**res e </line>
<line> **pregado*e* pa*a *tender às normas </line>
</par>
<par>
<line> reg*lamentadoras, a f** d* prev*ni* aci*en*es e melhora* a q*al*dade d* vid* ** ambient* de </line>
<line> trabalh*. </line>
</par>
<par>
<line> Chi*venato (2020) cita que o aumento das inovações e d* proc*ssamento </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> informações so*re a prevenção dos ris*os profissionais tor*ou indis*ensável a valoriz*çã* *a </line>
</par>
<par>
<line> quali*a*e de vi*a, da saú*e e do con*or*o *o </line>
<line> *raba*hador. Pa*a o p*s*uisa*or, as medidas </line>
</par>
<par>
<line> ado*adas tiveram c*mo pr**cipa** o*jet**os a eli*i*ação da* causas </line>
<line> das doenç*s </line>
</par>
<par>
<line> p*ofi*si*nais, * re*ução dos efeitos prejudiciais o*asi**a*os pelo trabalh*, a </line>
<line> *revenção ** </line>
</par>
<par>
<line> agravamento de d*enças e de le*ões através de e**udos e o*se*v*ções *os novo* pr*c*ssos ou </line>
<line> *ateriais a serem u*ilizad**. </line>
<line> Segund* *asci*ento, Carva*h* e Costa (2*08), com o con*tante cre*ci*ento e </line>
<line> des*nvolvim*nto d*s *e*nologia*, principal*ente *s computacionais, os seres hum*nos </line>
<line> podem vi*en*iar *itu*ções sem s*a expo*ição *ireta, usufruindo a oportunidade d* </line>
</par>
<par>
<line> d*sempenhar at*vidades reais em *mbien**s </line>
<line> vir*uais, o </line>
<line> que s e </line>
<line> pod* con*eitua* </line>
<line> *omo </line>
</par>
<par>
<line> Realidade Vir*ual (*V). Tais t**nologias ta*bém ajudam *s práticas vol*a*as para dive*sas </line>
</par>
<par>
<line> *r**s, inclui*do-se as ciências d* saúde, dent*o dos *ro*ess*s interventi*os, n* </line>
<line> *poi* </line>
</par>
<par>
<line> diagnóstico, em *rocess*s ter*pêuti*o* * no gerenciamento e educação em saúde (NUNES *t </line>
<line> al., 2011). </line>
<line> A *ealidad* virt*al, além de *t*miz*r e propor*ionar a* em*rega** e em*regador uma </line>
<line> *aior *om**idade, *x*õe de form* vi*tual e segura a realidade das atividades que e**c*tam e </line>
<line> os ri*c*s que *odem estar present*s no dia a dia n* ambi*n*e de **a*alho, sem compro**te* a </line>
<line> integri**d* fí*i*a de seus *mpr*g*dos, *lém d*sso, o tre*namen*o com RV auxilia na red*ção </line>
<line> de recurso* e no fato* segurança (RO*RIGUES JÚ*IOR, 2021). </line>
</par>
<par>
<line> *ntão, o p**blema que motiv* ess* estudo é sa*er qual o impacto *a </line>
<line> utilizaçã* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> rea**dade virtual em treinamentos para evitar acidentes e o **sto b*nef*cio *ara a empresa? </line>
</par>
<par>
<line> A realidade vir*ual (RV) *ostra situações com as </line>
<line> quais o traba*had*r s* dep*ra </line>
</par>
<par>
<line> d*ariamen*e e a ideia do uso d* *ecno***ia serv* simplesment* *ar* mostrar os r*scos que o </line>
</par>
<par>
<line> co*aborador </line>
<line> pode e*carar e conscie*tizá-lo de f*rma s*mples e prátic*, para que c*mec* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> tomar as </line>
<line> in*ciativas c*rretas diante a* uso de Eq*ipa*ento de Proteção Col*tiva (EP*), </line>
</par>
<par>
<line> Re*. *SA, *eresin* PI, *. 19, n. 4, art. 7, p. 12*-140, *br. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.**m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. J. N. Souz*, C. S. *ourenço, R. Z. Silveira, M. C. M*guel </line>
<line> 1*8 </line>
</par>
<par>
<line> Equipa*en*o de Proteção I*di*idual (EPI) e outras medidas de seg*rança *m se* a*bien** </line>
<line> de tra*a*ho. </line>
<line> *o longo dos a**s, a realidade virtual *em *anhando grande espaç* n*s ambientes de </line>
<line> ensino, **i* p*rmite mai** inter*tividade com a *rá*ica e teo*ia dentro e *ora d* sala de aula, </line>
<line> garantindo um maior envolvimento dos estu*an*es. As*im, San*o* (2007, p.4) r*la*a que a </line>
<line> "realidade v*rtual p**encializa troca* g*obais, *roduções glo*ais, o imagi*ário g*obal\. </line>
<line> Seg*ndo Rodrigues Jun*or (2*2*), a r*alidade vir*u*l vem sen*o utilizada para cria* </line>
</par>
<par>
<line> simulações de incêndio* e d*mai* tr*gédias, </line>
<line> aux*liando os </line>
<line> *suár*os a como </line>
<line> agir diante </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> sit*ações de riscos. Med*an*e simulaç*es, *orna-se possível que o usuá*io com*reenda o que </line>
<line> poderá ser feito, para s* proteger. Acre*i*a-s* que por meio da re*li*ade virtu*l s*ja possível </line>
<line> um* situ**ã* *e risco individualmente, de *odo que se tenha* melhores resultados quando </line>
<line> se *st*ver dian*e de uma situação real, sem trazer *isco re*l pa*a o usuá**o. </line>
<line> Se*do assim, * p*esente *ra*alh* tem como ob*etivo v*r*fi*ar a *plicabilidade d* uso da </line>
<line> realidad* virtual no desenvolvimen*o *as p*ssoas n* ide*tifi*ação de r*scos em a*i*idades de </line>
<line> armazenagem numa empr*sa *e *ogí*tica. </line>
<line> 2 FUNDAMEN*AÇÃO TEÓRICA </line>
<line> *.1 R*a*id*de V*rtu** </line>
<line> Co*ceitua-se *eal*dade Virtual (RV) o us* de tecnologias e interf**es com o us*ário </line>
</par>
<par>
<line> para cria* o </line>
<line> ef***o de </line>
<line> ambi*nt*s virtuais, contend* </line>
<line> objeto* interativ*s co* sen*aç*o a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pr*senç* tridimensional, a*resentando gráfico* que con*edem a *nteração do usuário c*m </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ambiente tecnológico, rec*iando ao m*ximo a sensação de *mbiental rea* (LES*ON, 1*96 </line>
<line> a*ud NETTO; MA**ADO; OLIVEIRA, 2*02). </line>
</par>
<par>
<line> A realidade virtual p*de ser apli**da </line>
<line> e* cinco ár*as específ*ca*: </line>
<line> jogos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ntrete*imento, simulação e t*einamento, tele*resen*a * *is*ali*ação * *omunicação </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> dis*ânc** (GRIMES, 1991). Dessa forma, entende-se qu*: </line>
</par>
<par>
<line> Apesar da área de en*reteniment* ser a alava*ca do interes*e *o grande p*blic* *ela </line>
<line> re*l*dade v*rtual, a maior parte das t*c*o****as in*vadoras ainda vem d* setore* </line>
<line> co*prometidos com o us* prof*s*ional. Com um software de r*al*dade vir*ua* </line>
</par>
<par>
<line> *ofi*ticado, pode-se modelar m*quin*r*os, veículos e disposi*ivos, s*mula*do </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> comport*m*nt* *eal d* equ*pamento. Isto economiza dinheiro, cicl*s de </line>
</par>
<par>
<line> d*senvolvimen*o e per*ite que se efet**m </line>
<line> s*ssões de trein*mento com o prod*to </line>
</par>
<par>
<line> virtual [] O avanço das pesq*isas ** realidade virtual está disp*n*bil*zando </line>
<line> *erramentas de hardware * software *ada vez mais podero**s ocasiona*do, </line>
<line> consequentemente, um elevado inte*esse industrial e um númer* crescente de </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 19, n.4, art. 7, p. 125-14*, abr. 20*2 www4.fsanet.*o*.b*/**vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Re*lidade v*rtual e estratégias no setor de armazenagem para *re*enir acidentes </line>
<line> 129 </line>
</par>
<par>
<line> usu*ri*s e aplicações. (VALERIO NETTO; **HARA; PO***; *O*ÇALVE* </line>
<line> F*LHO, *998, p.112-113). </line>
<line> D* *cordo Cor*êa e Nun*s (2009), p*ra *onsiderar RV p*ecisa ter a junção de trê* </line>
<line> fator*s: I*teração, o ambien*e reage s*g*ndo a i*teração do usuá*io; Envolvimento, o grau de </line>
<line> comprometi*ento *o usu*rio em *ma a*licação, e a I*ersão, a s*ns*ção de estar present* em </line>
<line> um ambiente virtual. </line>
<line> A r*ali**de virtual p*de s*r div*di*a *m * gru*o*: imersiva e nã*-imersiva, con**rme </line>
<line> as *igu**s abaixo. </line>
<line> Fig*ra 01 - Real*dade imersiva </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Blo* IFA, 20*9 </line>
<line> Na Realidade Virtual imer*i** (figura 1) u*iliza*-se equip*ment*s *ais como: </line>
<line> capacete ou óculos H*D (H*** Mounted Device); fone* e luvas, que possibil*t*m a sensa*ão </line>
<line> de co*pleta *m**sã* em um amb*ente vi*tual e permit*m um m***r campo *e visão para quem </line>
<line> es*iver uti*izando, ou seja, a *ealid*d* *irtual imersiva *ransp*r*a o usuário tota*mente p*ra o </line>
<line> domín*o da aplicação, faz*ndo com que ele se sinta comp*etamente imerso no mundo vi*tual, </line>
<line> interagin*o com se*s objet*s e s*ntindo suas re*ções, *t*avés dos *ispositivos </line>
<line> multiss*n*oriais. (*IBEI*O; Z*RZAL, 2011) </line>
</par>
<par>
<line> A Reali*ade Virtual </line>
<line> não-ime*siva (f*gura 2) em*re*am-se monitores para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> v*sualiza*ão do *o*teúdo tr*dimen*ion*l, demonstrando menor c*s*o e *aior faci*idad* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> uso. *esse modo, realidade virt*al * </line>
<line> não imersiv* t*ansp*rta o us*ár*o pa*cialmente para o </line>
</par>
<par>
<line> do*ínio da aplicação, *reservando se* senso de presenç* no mundo real, e*q*anto atua no </line>
<line> mun*o virtual. (PI*HO; K*RNER) (KOVAR; *OURA**VA, et al.) (BAILER; ALVES, </line>
<line> 2018) </line>
<line> *ev. FSA, Tere*ina PI, *. *9, n. 4, a*t. 7, p. 125-140, abr. *022 www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. J. N. Souza, C. S. Louren*o, R. Z. Silveira, M. C. *iguel </line>
<line> 130 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 02 - Realidade não-imersiva </line>
</par>
<par>
<line> Fo**e: On**ia, 2015 </line>
<line> No Brasil, a RV su*gi* *a déc*da de 1990, sendo incentivada pelo avanço tecnológico </line>
</par>
<par>
<line> e pela </line>
<line> exposiç*o d* p*squ*sadores a nova* t*cnologia* e in*ciativas individuais, sistemas </line>
</par>
<par>
<line> d*stribuídos, sistemas de tempo *eal in*e*r*ndo áreas m*lt*disciplinares que </line>
<line> *nvolviam </line>
</par>
<par>
<line> co**utação g*á*ica, relaçã* huma**-computador, computa*ã* de alto desempenho, </line>
<line> temát*cas *ducacionais e de saúde em g*ral. (K*RNER, 20*8) </line>
<line> 2.2 Tre*namentos </line>
<line> O treinamento é definido pelo esforço aplicado pelas organ*zações para conced*r </line>
<line> oport*ni*ades d* a**en*iza*em aos seus integrantes. Entre as f*nali*ades mais t*adi*io*a*s </line>
</par>
<par>
<line> do treinamento, estão aquel*s re*a*io*adas * *de*tificação e à *uper**ão </line>
<line> de de*iciênci*s n* </line>
</par>
<par>
<line> desem*enho </line>
<line> dos trabalhadore*, à **eparação de trab*lha*ores para n*vas funções e ao </line>
</par>
<par>
<line> retreina*en*o p*ra adaptação da mão de o*ra à intro*ução de nov*s tecnologias no trabalho. </line>
<line> (BORG*S-AND*ADE; OL*VEI*A-CASTRO, 1996) </line>
<line> ** treinam*nto* de segurança d* trabalho têm co*o objetivo or*entar o* funcion**ios </line>
<line> para q*e exerçam suas ativi*ades *m s*g*ranç*, ev*tando os riscos e p*rmitin** que a*am de </line>
</par>
<par>
<line> fo**a segura em cond*çõ*s pe*ig*sas. O* tre*nam*ntos </line>
<line> pode* ser *ealizados de </line>
<line> v*ria* </line>
</par>
<par>
<line> formas, sendo e*as *m Workshop, </line>
<line> dinâ*icas, comp*rtilhamento* d* conteúdos e os </line>
</par>
<par>
<line> *reinamentos forma*s. </line>
</par>
<par>
<line> Na se*urança do traba*ho, existem normas re**lament*dora* (*Rs) que esta*elec*m </line>
<line> re*ras e d*finem algu*as c*ndi*ões de trabalho com r*s*os d* aci**ntes. *ss*s no*mas visam </line>
</par>
<par>
<line> g*ran*ir a in**grida*e física, men*al e a s*úde </line>
<line> d*s **laboradores. De a***do co* a NR- </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, *eresina, v. 1*, n.4, art. 7, p. 125-140, abr. *022 </line>
<line> ww*4.f*a*et.com.b*/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Real*dade virt*al e estrat*gias no setor de armazenagem *ara pr*venir aci**ntes </line>
<line> 1*1 </line>
</par>
<par>
<line> 1.*.1(2020), o empregador *ever* ofer*cer capacita*ão * treinamento em Se*urança e Saúde </line>
<line> no T**balho dos trabalha*ores em c*nform*dade com o *isposto nas NRs. </line>
<line> *as 36 NR´s atualm**te vigentes, 14 *R´s ci*a* * nec*s*i**de d* apl***r </line>
<line> treinamentos, s*ndo que 3 NR´s têm como obr**atoriedade apl*car treiname*to para to*os, </line>
<line> em qu*lquer ramo d* atividade, que são as NR´s 1,* e 7. </line>
<line> Segundo a N* * (2020), a empresa tem como *brigação mostrar ao cola*ora**r todos </line>
<line> *s riscos existentes *o ambiente ao qual ele es*ará exposto. Alé* dis*o, deixa* de modo claro </line>
<line> qu*i* *ão as medida* adotadas para preven*r acidentes e doenças de trabalho. </line>
<line> A NR 5 (2019) trata-*e *a constituição *e Comissão In**r*a d* Prev**ção de </line>
<line> Acidentes. A emp*es* deverá fornecer treiname*tos p*ra todos os m*mbros d* C*PA, sendo </line>
<line> titulares e suplente*. Le*brando que se * em*r*sa tiver a*é 19 funcioná**os, ela **o *recisa </line>
<line> const*tuir uma CIPA completa. </line>
<line> A N* 7 (*018) *efere-** do Programa de Controle Médico *e Sa*de Ocu*acio*al, que </line>
<line> **d*ca que todas as empresas deverão ofere*e* treiname*tos de *r*meiros s*c*rros anua*mente </line>
<line> para o* funcioná*ios da emp*esa. </line>
<line> Dependendo do ram* da a****dade da e*presa, são acr*sce*ta*os outros treinament*s </line>
</par>
<par>
<line> para **e os colaboradores fiquem ci*ntes dos riscos </line>
<line> da determ**ada ati*idade q** i*ã* </line>
</par>
<par>
<line> realizar. As d*mais NR´s *ue exi*e* </line>
<line> tr*i*amentos **o: NR 6 - Treinamen*o p*ra o uso d* </line>
</par>
<par>
<line> Equipamentos Individuais d* Seg*rança (*P*); NR *0 - Treinamento pa*a *egurança </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> Instalações * *erviço* Elétric**; *R 11 - Treiname*t* *ara **ans*orte, Movimentaç*o, </line>
<line> A*mazenagem e *anuseio de Mat*riais; NR 12 - Treinamento de **guranç* n* Tra*al*o em </line>
</par>
<par>
<line> Máquinas </line>
<line> e Equipamentos; *R 13 - Treinamento para Caldeira, V*s*s de Press*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Tubulaç*o; NR 18 - Treinam*nto para Con**ções e Meio Ambi*nte de Trabalho n* In*ústr*a </line>
<line> da Construção; NR 20 - Treiname*t* para Segurança e Saúde no Trabalho com *nflam*veis e </line>
<line> Combust*v**s; NR 23 - Treinam*nt* para P**t*ção Contr* Incêndi*s; NR 33 - Trei*amento </line>
<line> **ra S*g*rança e Saúde *os T*ab*lhos em Espaços Con**nados; NR 35 - Treina*ento para </line>
</par>
<par>
<line> Trabal*os </line>
<line> em Altura; N* 36 - Trei*am*nto para Seg*ranç* e Saúde no Trabal*o </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> Empresas de Abate e Processa*ento de *arnes e Derivados. </line>
<line> 2.3 Realidade Virtual em Tre*na*en*os </line>
</par>
<par>
<line> Atualmente para ter vantagens </line>
<line> competit*vas, torna-s* necess**io modernização </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> sistem* pr*dutivo das emp*e*as, ut*li*ando equi*amento* mais sofisti*a*os e moder**s, </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> q*al exigem u*o de mão de o*r* com gr*u de *specialização m*ior. Questi*nando os o </line>
<line> Re*. FSA, *eresina PI, v. 19, n. 4, art. 7, p. 125-140, abr. 2022 ww*4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. J. N. Souza, C. S. Lourenço, R. Z. Si*veira, M. C. M*g*el </line>
<line> 132 </line>
</par>
<par>
<line> mé*o*os tradi*ionais de ens*no e treina**nto, essa *s*ecia*ização maior *ecessita da </line>
<line> t*ansferê*cia de maior e mais complexa *uantidade de conh*cim*nt*, de forma mais eficie*te </line>
<line> em me*or *em*o (L*BÃO; PORTO, 1997). </line>
<line> Para explicar *e*ho*, na área d* treinamento e simulaç*o, te*os c*m* um exemplo de </line>
<line> *pl*cação mi*itar qu* *imula um* c*bine de aviã* de combate, desenvolv**a pela Briti*h </line>
<line> Aerospace Re*l no tr*ina*ento dos cadetes britânic*s (*ALAWS*Y, 19*3). Outro trabal*o </line>
<line> na *rea de simula*ão e tr**nam*n** *m avi*es d* c*mbat* é citado por McCar*y et al. (*994). </line>
<line> A utilização de RV em treinamentos pode t*r com* va*tagem o aumento * eficiê*cia </line>
</par>
<par>
<line> dos *suá*io* na percepção dos ris*os e co* isso evitá-los. Com o novo cenário mundia*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> utilização dessa tecnologia *e tor** essencial, trazendo segurança, *onfiança e praticidade aos </line>
<line> que utilizam (RODRIGUES *ÚNIOR, 2021). Sen*o assi*, ent*nde-s* *ue: </line>
<line> * ter** Realida*e Virtual (*V) nasceu na década de 1980, seu pai é Jaron Lanier, </line>
<line> músico, des*nhista, escri**r e ci*ntista da comp*tação (KRUEGER, 1991). Lanier, </line>
<line> eleito *ela re**sta Times e* 2010, *ma das **0 pes*oas mais influente* do mundo, </line>
<line> desi*nou a tecnologia de computado* **e usa repres**tações tridimensionais d* </line>
</par>
<par>
<line> t*rreno*, pessoas, *ex*uras, características c*imáticas, </line>
<line> móveis, veículos, roupas, </line>
</par>
<par>
<line> *cessório* pess**is dentre outro* objetos, simulando ambientes re*is a fim de </line>
<line> f*vorecer a interati*idade humano-co*pu**dor através de *tividades intuitiva* [] </line>
<line> Há div*rsas *tuaçõ*s da realidade virtual, e*e*plos podem ser citado*: modalidades </line>
<line> de ensino a distâ*ci*; simuladore* de voo d*s cursos preparatór*os; **muladore* de </line>
<line> *arros das a*toesc*las; indústria do entreten*m*nt* com se*s f*lmes e jogos </line>
<line> *onstruídos com mo**lag*m *D (tridimen*ion*l) (SEGUNDO; AR*ÚJO; DIAS, </line>
<line> 2018, p.95). </line>
<line> A apl*caç*o da realidad* virtu*l *m treinamentos pode r*duz*r a mobilização de </line>
</par>
<par>
<line> recursos ne*essá*io* para cap*citar equip*s de colaborad*re* </line>
<line> em u*a empresa e, *om *s*o, </line>
</par>
<par>
<line> per*itindo observar as reações d*s t*aba*hado*e* em situ*ções de risc*s. Além de p*der </line>
</par>
<par>
<line> dimi*u*r os custos ** processo, o uso *os simuladores pod* também red*zir </line>
<line> * *isco </line>
</par>
<par>
<line> operacional do trei*amento e **mentar a e*i*iê*cia do t*e*nam*nto. (RODRIGUES J*NIOR, </line>
<line> 2021). </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Nunes (2011), quanto ma*s in*erativo o treinamento, ***s o u*uári* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> relacionará c*m * at*vidade real, mas não adianta criar um ambiente *u *tividade relevante </line>
<line> sem que *aja uma inte*ação, *sso *eria mais próximo de um tr*iname*to co*vencion*l por </line>
<line> v*deo não usu*rui**o do g*ande be*e*íc*o *a tecn*logi* em qu*stão. </line>
<line> De acordo com a OIT (**ganiz*ç*o Internacio*al do Tra*alho), aciden*e de trabal*o é </line>
</par>
<par>
<line> todo o acontecimento in*sperad* e </line>
<line> im*revisto, *nclui*do *s atos de v*olência, deriva*o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> trabalho ou com el* asso*iado, re*ultando em uma l*são corporal, uma doença o* a morte, ** </line>
<line> um ou *ári*s colaboradores. </line>
</par>
<par>
<line> **v. FSA, Teresina, v. 19, n.4, art. 7, p. 125-1*0, abr. 2*2* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Realidade vi*tual e estratégias no setor de armazenagem *ara preven** acidentes </line>
<line> 133 </line>
</par>
<par>
<line> * ME**DOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> Este tra*alho optou por *m* in*es**ga*ão do </line>
<line> *ipo *stu*o de cas*; e, Yin (**01) e </line>
</par>
<par>
<line> Campo*, M*gu*l e Carvalho (20*8) a*ont*m que esse tip* de diagnóstico refere-se * uma </line>
<line> estraté*ia de p*squisa que c*m*reende *m método que envol*e *udo em abordagens </line>
<line> es*e*íficas *ara busca * coletas d* dado* *ara *er*m an*l**ados. </line>
<line> Essa metodol*gia é uma das mais a*equadas para * objeti*o deste tra**lho. Para tanto, </line>
<line> foi adotado *omo i*stru*ento d* cole*a de dados question*r*o com pergunt** fechadas, </line>
<line> r*la*ionadas ao us* da r*a*ida** virtu*l em treinamentos focados em aci*entes do trab*lho, </line>
<line> co* o* d*dos de uma reali*ade **pr*sarial. Destarte, Barilli, Ebecke* e Cunha (2011) </line>
</par>
<par>
<line> apon*am que a RV pode s** </line>
<line> apree*dida </line>
<line> como o \n*me *enérico\ que re*rese*ta uma </line>
</par>
<par>
<line> t*cnologia em </line>
<line> que e*tã* sendo agrupad*s mei** atr*vés </line>
<line> dos q*ais se pod* visu**iza* </line>
</par>
<par>
<line> (sensação de ime*são, percepção ** estar dent*o do ambiente), explorar/manipu*ar (sen*aç*o </line>
<line> de n*vegação) e i*ter*gir (ação de p*rticipar e c*municar no meio tr*dimensi*nal co* ca**is </line>
<line> multissensor*ai*) *om da*os complexos e* *empo real. </line>
<line> O es*udo de caso foi realiz*do no s*tor de ar*azenagem de *ma empres* de </line>
<line> Logíst*ca, localiza*a na c*da*e da S*rra - ES, n* mês ** abr*l *e 2*21. </line>
<line> 3.1 Cara*ter*zação do Loca* da Pesquisa </line>
<line> A empresa estudada localiza-*e em P*rtal de Jacaraípe, Serra - ES. A em*res* </line>
</par>
<par>
<line> **rnece produt*s e serviços de qualidade para o pequeno e médio </line>
<line> varejo do est*do, </line>
</par>
<par>
<line> estabele*endo *ma re*a*ão *ntre a indústr*a e o mercad*. A pesq**sa foi *ealiz*da no *etor de </line>
</par>
<par>
<line> armazenagem </line>
<line> que at*alme*te tem ap**ximadamente 55 funci*nári*s, entre sep*ra*ores, </line>
</par>
<par>
<line> conferentes, ope*ador de empil*ade*ra, ge*ente e encarregad*s, *endo a maioria do sexo </line>
<line> *ascu*ino, com idad* média de 30 an**. A vizinhança em torno da em**esa * caracteri*ada </line>
<line> *omo resi*encial, pos*uindo alguns e*p*eendim*nt*s em torno. </line>
<line> A esc*lha *o l*c*l d* pesquisa f*i pertine*te *or j* ser fu*ci*n*rio, e que este estudo </line>
<line> pode contribuir *ar* * emp*e*a, a qual ainda não *plica tre*nament* para os funcionários. </line>
<line> 4 RESULTADO E DISCUSSÃ* </line>
</par>
<par>
<line> Com base nos dados o*tidos, a partir das </line>
<line> *ntrevista* r*ali*a*as com os funcio**rio* </line>
</par>
<par>
<line> da *mpr*sa, com o intuí*o de *erific** a aplic**i*idade </line>
<line> do uso da realidade </line>
<line> virtual para o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres**a PI, v. 19, n. 4, a*t. 7, p. 1*5-140, ab*. 2022 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. J. *. *ouza, C. S. L*urenço, R. *. *ilveira, M. C. Miguel </line>
<line> 134 </line>
</par>
<par>
<line> desenv*lvimento na ident*ficação dos riscos d* aci*e*tes, fora* obtidos os resultados que </line>
<line> são **u*trado* na fi**ra 03 abai*o: </line>
<line> Fig*ra 03 - Indicativ** *o c*nhecer * do *er ace*so à Realidade *irtu** </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Da*os de pesquisa (*021). </line>
<line> **mo o*s*rva*o na figura 03, a maioria dos entrev*sta*os *on*ece a re**i**d* virtual, </line>
<line> o que cor*esponde a 76%, os ou*r** *4% *ã* conhec*m a real*dade virtual. </line>
<line> Na fig*ra 04 pode-se n*ta* que 60% dos entrevistados não tiv*ram acesso à realida*e </line>
<line> virtual, 30% del*s *iv*ram, mas por di*ersão em jogos, e ap*nas 3% tivera* acess* </line>
<line> profissi**al. </line>
<line> Diante diss*, n*ta-se *ma r*lação entr* *s *ráficos, vis*o que, mesmo * mai*r*a d*s </line>
<line> entrevi**ados co*hecendo * re*lidade virtu*l, soment* 40% t*ver*m acesso * essa tecnologia, </line>
<line> sendo pa*a diversão * profissiona*, ma* o acess* profissional *oi de s*mente *%, o q*e l*va a </line>
<line> co*cluir qu* *pesar de *er seu uso pr*fissional, ainda sim seu *so *redomin*nte é p*ra </line>
<line> div*rsã*. </line>
<line> Na figura *4, fo* apresenta*o pa*a o en*r*vis*a** se * real*d**e vi*tual pode **r </line>
<line> e*pregada em ambiente* e*presari**s, com i*so for** obtidos os resultad*s abaixo: </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresi*a, v. 19, n.4, art. 7, p. 12*-140, **r. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Rea*id**e virtual e estr*tégia* no setor *e armazenag*m para prevenir acidente* </line>
<line> *3* </line>
</par>
<par>
<line> Figura 04 - * realidade vi*tual pode ser e*prega*a em ambientes empre*ariais? </line>
</par>
<par>
<line> *o*te: D*dos de pesquisa (2021). </line>
</par>
<par>
<line> De a*ord* com a *igura </line>
<line> 05, * real*dad* virt*al pode ser empre*ada em ambient*s </line>
</par>
<par>
<line> emp*esariais par* 8*% dos *ntrevistado*, o q*e pode levar em c*nside**ç** que a maioria </line>
</par>
<par>
<line> perce*e a importância da *ecno*ogia </line>
<line> *os ambientes empresar*ais, i*dependente de seu </line>
</par>
<par>
<line> prev*lente para diver*ã*, os funcion*rio* entre*ist*dos reco*hecem que *ode ser empregada </line>
<line> *ara os ambientes empres*riai* de forma positiv*, trazendo vantagens *ara a empres*. </line>
<line> N* figura *5, os e*trevist*dos ti*eram que resp*nder se * realida*e virtual emprega*a </line>
<line> nos *reina*entos para preve*ção de acident** pode trazer benef*cios para a empresa. Os </line>
<line> r*sult*dos *stão abaixo: </line>
<line> Figura 05 - Você acha que a utilização da realidade virt*al nos t*einamen*o* para a </line>
<line> prevenção de acid*nt*s pode t*azer be*efíci*s *ara a em**esa? </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Dad*s de pesqu*s* (2021). </line>
<line> De a*ordo com a figu*a 06, a realidade virtua* *m t*ei*amentos para p**venção de </line>
</par>
<par>
<line> acid*ntes po*e tr*zer ben*fícios à empresa para 84% d*s en*revi*t*dos, o </line>
<line> *u* re*ulta que </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. 19, n. 4, art. 7, p. 12*-*40, *br. 2022 </line>
<line> ww*4.fsan*t.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. J. N. *ouza, C. *. Louren*o, R. Z. *ilve*ra, M. C. Miguel </line>
<line> *36 </line>
</par>
<par>
<line> *sses func*on*rios com*reendem *ue o us* </line>
<line> da t*cnologia é p*omi*sor n* á*ea </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> treinamentos. Somente 11% d*sseram </line>
<line> que o uso da rea*ida*e virtual não p*de trazer </line>
</par>
<par>
<line> benefícios, prov*ve*mente devido ao seu us* ser predominante p*ra diversão e que a*n*a não </line>
<line> pode ser *mp*egada para ap*ic*r em treiname*t*s. </line>
<line> N* fig*r* *6, o* entrev*stad*s tiveram que indicar quais os *en*fícios qu* a e*presa </line>
<line> tem ao utiliz** * r**lida*e *irtual, *or*m list*dos 4 *enefícios al** de *ei**r p*ra indicarem </line>
<line> *lgum *ut*o bene*ício que não estava l*stado. </line>
<line> Fig*ra 06 - Quais os b*nefícios da empre*a no uso d* Rea*ida*e Virtual? </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Dados de pesquisa (2021). </line>
<line> *e acordo com a figura 07, 35% escolh*ram q*e * uso da reali*ade vir*ual po*e </line>
<line> aum*ntar a segu**nça nos treinamentos * atividades da *mpresa. 2*% escolheram que o us* </line>
<line> pode reduzir o número de acid*ntes, o qu* i*p*ica no aume*to d* índi*e de seguran*a no </line>
<line> ambie*t* de trabalho. Para 1*% dos funcioná*ios en*revistados, o us* da rea*id*d* vi*tua* *o* </line>
<line> *reinamentos re*uz o tempo utili*ado no m*smo, já qu* o **o da tecnologia otimiza o *empo </line>
<line> que seria aplicado *os tre*na*entos realizados atualmente. Para 15% dos entrevistados, o *s* </line>
</par>
<par>
<line> da realid*de v*rtu*l pode *r*ze* </line>
<line> econom*a para a empresa, apesar d* ter </line>
<line> *ue </line>
<line> ad**irir </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> tecn*logi*, </line>
<line> o </line>
<line> us* del* pode </line>
<line> suprir a n*cessidade de outro* </line>
<line> c*stos, como maior número de </line>
</par>
<par>
<line> tr*inadores, es*aços par* </line>
<line> o **einam*nto, e*uipamentos, entre o*tros. **ra 8% </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> e***evistados, n*nhu* dos benefíc*os listados se apli*a com o uso da realidade vi*tual. </line>
</par>
<par>
<line> Na figura 08, </line>
<line> os *n*revistados tiveram que r*sponder se a uti*izaç*o da *ealida*e </line>
</par>
<par>
<line> virtual na pre*enção de acidentes pode tr**e* b*n*fícios ao em*rega**. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FS*, Teresin*, v. 19, n.4, a*t. 7, p. 12*-140, a*r. 202* </line>
<line> w*w4.f*ane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Realidade virtual e **tratégias no setor de arm**enagem para prevenir acidentes </line>
<line> 137 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 07 - Você acha que * u*ili*ação da realidade virtual nos *reinamento* para * </line>
<line> preve*çã* *e acide*tes pode *raz*r be*efícios ao *mp*egado? </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Da**s de pesquisa (20*1). </line>
<line> Para 82% dos funcionários entre*istados, a *tilização da realidad* virt*a* **de trazer </line>
<line> benefíci*s ao empr*gado, o qu* pode leva* em *onsider*ção é *ue para esses fu*cionários a </line>
</par>
<par>
<line> realidade </line>
<line> v*rtual *plicad* no* tr*iname*tos p*de tra*er uma maior perc*pção dos ri*c*s nas </line>
</par>
<par>
<line> atividades de**nvolvidas na empresa e com isso preve**ndo * agindo de f*rm* </line>
<line> *orreta no </line>
</par>
<par>
<line> amb*ente de **abalho. Para 18%, não pode tra*e* *enefício*, o que pode *er observa*o * que </line>
<line> para esses funcionários a realida*e só pode ser aplicada par* dive*são, mesm* **e ao l*ngo </line>
<line> dos anos venha crescendo * sua us*bilidade em ambientes empresariai*. </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES FINA*S </line>
</par>
<par>
<line> Se é pos**vel ao mercado visua*izar nessa* no*as configurações um </line>
<line> nicho </line>
</par>
<par>
<line> mercadológ*c*, *ma nova f*rma de o*e**cer *erviços e p*odut*s, conectados </line>
<line> virtualmente; s* é possív*l [...] [v**] no *so de t*cnologias facilidades, aces*o maior </line>
<line> a in**rm*ções e [...] à a*ademia faz-se n*cessá*io *m outro ol*a*, para além *o *u* </line>
<line> atualment* já está posto. [...] É possíve* *res*upor que os novos compor*am*ntos - </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> mer**d* e de **u*rios -, *ons*quent*s *e relações estabeleci*as com as </line>
</par>
<par>
<line> te*nol*g*as digita*s, não *ejam tão som*nte mudan*as de compor*am*ntos de </line>
<line> mercado e de usuário* (TAUFER; F**REIRA, 2019, p. 91*). </line>
</par>
<par>
<line> O *rabalho por meio de obs*rvações, **visão de litera*ura, com a realização </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> entrevista* </line>
<line> com profi*siona** </line>
<line> (funcion*rios do *etor *e **mazenagem) refer*ntes *o us* da </line>
</par>
<par>
<line> r*alidade </line>
<line> vir*u*l *m treinamentos par* preve**ã* de acidentes e com os resultados obtidos, </line>
</par>
<par>
<line> demonstro* que os recu*sos *ecnológicos vê* c*esc**do *e *orma e*ponencial em ambientes </line>
<line> em*resariais, e com a realidade vir*ual nã* é diferen*e, **e*ar *e *u*, para algumas pessoas, </line>
</par>
<par>
<line> a r**lid*de vir*ual seja *ó para dive*são, a ut*lizaç*o da mesma para *azer treinamentos </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> impo*tante e p*de tra*er benefícios par* a empresa. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Ter*s*na PI, v. *9, n. 4, ***. 7, p. 125-140, abr. 2*22 www4.fsan*t.com.br/rev*sta </line>
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<line> D. J. N. Souza, C. S. Lour*nço, R. Z. Si*veira, M. C. *iguel </line>
<line> 138 </line>
</par>
<par>
<line> Contudo, * aplicabilidade da real*dad* virtual em tr*inam*ntos e seu *us*o b*ne*ício </line>
</par>
<par>
<line> podem oferecer infini*as poss*bilidades. * tecnolo*ia disponib*liza inúmer*s aplicativos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> reali*ade virtual que *ontr*buem para a *tilização </line>
<line> no* trein*ment*s. A realida** virtu*l tem </line>
</par>
<par>
<line> um gra*de poten*ia* *ara aum*ntar </line>
<line> a pr*dutivida*e, utilizar melh** o tempo e, </line>
<line> mais </line>
</par>
<par>
<line> import**te, melhorar a conscientização s*bre s*guranç* e, portan*o, reduz*r i**ident*s. </line>
<line> A empresa qu* i*ve*te ** segurança já tem suas *an*agens e, a* aderir a *sse siste*a </line>
<line> em seus t*einamentos, cumprindo a legislação, propo*cionand* *m ambiente de trab*lh* </line>
<line> seguro, est* preocup*da com o *em-es*ar de seus colab*rad**es e p*der* me*hora* *ua </line>
</par>
<par>
<line> imagem como uma emp**sa que investe em segur*nça, traze*do, as**m, mai* client**, </line>
<line> mai* </line>
</par>
<par>
<line> competitividade no merca**, reduzindo gasto* e pe*das *ant* </line>
<line> na produção como </line>
<line> na </line>
</par>
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<line> segurança. </line>
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<line> *omo Refere*ciar este *rtigo, con*orme ABNT: </line>
<line> SOU*A, D. J. N; LOURENÇO, C. S; SILVEIRA, R. *; MIGUEL, M. *. Re*lidade virtu*l e </line>
<line> estratégia* no setor de armazenagem para prevenir acidente*. Rev. FSA, Teresina, v.19, n. 4, art. *, p. </line>
<line> 125-140, abr. 2021. </line>
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<line> Contrib*ição dos Autores </line>
<line> D. J. N. Souz* </line>
<line> C. S. Lourenço </line>
<line> R. Z. *i*veira </line>
<line> M. C. Mig*e* </line>
</par>
<par>
<line> *) concepção e planejam*nto. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) análise e interp*e*açã* *os dados. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) elabora*ão do rascunho ou na *evisão críti*a d* con**údo. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) p***icipação na a**ovaçã* d* versão final d* manusc*ito. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, T*r*si**, v. *9, n.4, art. 7, p. *25-140, abr. *0*2 </line>
<line> *ww4.f*anet.*om.*r/revi*ta </line>
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