<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 12, art. 6, p. 107-123, *e*. 20*1 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*1.18.12.6 </line>
</par>
<par>
<line> *ivência de Estressores Psicoss*c*ais no Tra*al*o Doce**e em Escolas Pú**icas </line>
<line> Experi*nce of Psych*soci*l *tressors *n Teaching Wo** in Pu*lic Schoo*s </line>
</par>
<par>
<line> Le*ícia d*s *antos R*sa </line>
<line> Graduada em Ciênc*a e *conomia pela UN***L-MG </line>
<line> Disce*te do Curso de Ad*inistraç*o Pública da *NIFAL-MG </line>
<line> E-mail: sr*sa*.leticia@gmail.c*m </line>
<line> Virgíni* Do*izete de **rvalho </line>
<line> *si*ologia Soci*l **la Unive*sidade Federal d* R*o Grande d* Norte </line>
<line> Docen*e do Instituto de C*ênc*as Sociais Ap*ica*as *a UNI*AL-MG </line>
<line> E-mai*: vi*g*niadcarv*lho@*mail.com </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ço: Letícia dos Santos Rosa </line>
<line> Edit*r-Chefe: Dr. Tonny *e*l*y *e A*enca* </line>
</par>
<par>
<line> Fac**dade Santo Agost*n*o - Av. V*lter Alenc*r, </line>
<line> 666, </line>
<line> Rod**g*es </line>
</par>
<par>
<line> São Pedro, CEP: 64.019-62*, Teres*n*/PI, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> **d*reç*: Virgíni* Donizete d* *arvalho </line>
<line> *rtigo r*cebido em *4/11/2*21. </line>
<line> Última </line>
<line> *ersão </line>
</par>
<par>
<line> Un*versi*ade Feder** de Alfena* - Av. Celina Ferr*ira </line>
<line> *e*ebida em 08/12/2021. Ap*o*ado em 0*/12/2021. </line>
</par>
<par>
<line> **toni, 4*00, Padre Vítor, CEP: 37.0*8-395, </line>
</par>
<par>
<line> V**ginha/MG, Brasil. </line>
<line> Avaliado *elo sist*ma Triple Review: Desk Rev*ew a) </line>
<line> pe*o *ditor-Che*e; e b) Doubl* Bli*d *evi*w </line>
<line> (avaliação c*ga por dois avaliador*s da área). </line>
<line> R*vis*o: *ramat*cal, Normativa e de Fo*matação </line>
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<line> L. S. *os*, *. D. Carva*ho </line>
<line> 108 </line>
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<line> *ESUMO </line>
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<line> * p*esen*e trabalho teve co*o ob*etivo analisar *s estressores ps*c**so*iais </line>
<line> pres*ntes no </line>
</par>
<par>
<line> trab*lho *os docentes *a educação *ásica da rede estadual no Sul *e M*na* Gerais, avaliando </line>
</par>
<par>
<line> as diferen*as </line>
<line> de p*rce*ção dos estressores de aco*do com o gên*ro e * nível de </line>
<line> r*nda. A </line>
</par>
<par>
<line> população se constituiu *e 790 doce**es atuantes em 20 escolas da re*e **ta*ual sul m**eir* e </line>
</par>
<par>
<line> a *m**tra, não pr*babil*stica po* conveniênc*a, *nvolve* um total de </line>
<line> 452 docentes. E*t*s </line>
</par>
<par>
<line> *esponderam * um formulário s*c**d*m**ráfico e labo*al e à Escala para A*al*ação *e </line>
<line> Estres*ores Psic*ssocia*s no Contexto Laboral (EAEPCL). As inform**ões foram trata*as por </line>
<line> meio da utilização *e *écnicas *statísti*a* d*scritivas e inferenciais, com* o cálcul* d* </line>
</par>
<par>
<line> frequências, médias, *esvio p*d*ão, testes t e análises de </line>
<line> c*rre*ação. Os </line>
<line> res*lt*dos obtido* </line>
</par>
<par>
<line> indicaram *ue não h*u*e d**ere*ç* d* </line>
<line> *ercepç*o so*r* *s es*res*o*es en*re pr*fessores </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> s**o femin*no e ma*culino * *s *stressore* mais destacados na perce*ção dos participantes, </line>
<line> como um todo, *oram a sobrecarga de papéis, * conflito trabalho-família, a pres*ão do g*au de </line>
<line> responsabilida*e e a inseg*ran*a na ca*r*ira. A*ém disso, dentre esses, o **ico *stressor c*ja </line>
<line> percepção *e mostrou associada ao nível de renda f** aquele que tratou *a insegurança na </line>
<line> car*eira. </line>
<line> P*lavras-chave: Estr*ssores Psicossociais. Docent*s. Educa*ão B*sica. Escolas Públicas. </line>
<line> *BSTRAC* </line>
<line> The aim of t*e study was *o ana*yze t*e psyc*osocial stressors in t*e work of basic educ*ti*n </line>
</par>
<par>
<line> teachers fr*m the state educatio* system, work*ng in the south*rn </line>
<line> region of Mi*as Gerais, </line>
</par>
<par>
<line> evaluati** the differen*es in the perc*ption of stressors ac*o*ding t* g*nder and income level. </line>
<line> *he popula*ion consisted of 7*0 te*c**rs working in 20 *chool* in the sou*hern st*te of Minas </line>
</par>
<par>
<line> Gerais and </line>
<line> t*e n*n-*rob*bilistic *onvenience samp*e i*volv*d a total of 4*2 t*ache*s. They </line>
</par>
<par>
<line> an*we*ed a sociodemog**phic and **rk form and the *c*le for Asse*sme*t o* *sychosocial </line>
<line> Str*s*ors in the Work Context (EA*PCL). The info*mation was tr*ated usi*g descript*ve *nd </line>
<line> i*feren*ial statisti*al tec*niques, such as calc*lati*g f*equ*ncies, means, *tandar* devi*t*ons, t </line>
</par>
<par>
<line> tests a*d </line>
<line> *or*e*atio* analysis. </line>
<line> *he result* obtain*d indicat*d </line>
<line> that there was no </line>
<line> diff*rence in </line>
</par>
<par>
<line> th* percept*on of stressors </line>
<line> betwee* *emale and ma*e teache*s and the most prominent </line>
</par>
<par>
<line> stressors i* the partic*pants' **rc*ption, as a whol*, were ro** *verlo*d, work-fa*ily conflict, </line>
</par>
<par>
<line> resp*nsib*l*ty and </line>
<line> c*r*er *eve*opme*t. *urthermore, among these, the </line>
<line> only *tressor whose </line>
</par>
<par>
<line> **rception was ass*ciated with *he l*vel of </line>
<line> **c*me was the o*e that dea*t with </line>
<line> career </line>
</par>
<par>
<line> de*el*pment. </line>
</par>
<par>
<line> Keywords: Psychosoc*al S*ressor*. Teachers. Ba*ic Educati**. Public *chools. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*resina, v. 18, n.12, art. 6, p. 107-123, dez. *021 </line>
<line> ww**.fsanet.com.b*/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> ***ê*c*a de E*t*essor*s Psicossoc*ais *o T**balho Doce*te em Escolas Públicas </line>
<line> 109 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INT*OD*ÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> A ausência de condições dign*s de trabalh* nas organizações é um* d*s r*zõe* que </line>
</par>
<par>
<line> contri*ui *ara *c**ionar o estres*e *cupacional. Segundo *aschoal </line>
<line> e Tamayo (200*), </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> e*t*esse é c*nce*tuado qua**o a* e*igências d* t*abalho são perceb*das **** *xcessi*as pelos </line>
<line> indivíduos, se *onstituindo em fatores que tendem a le**r a um maior **s*aste fí*ico e/ou </line>
<line> p*ic*lóg*c*, *esult*n*o em con**quências n*gativas para o trabal*ador. Nas úl**ma* d*cad*s, </line>
</par>
<par>
<line> tem se observado </line>
<line> *m crescen*e int*resse no est**o do tema (e.g. A*AÚJO; GRAÇA; </line>
</par>
<par>
<line> A*AÚJO, 2003; F*RO; P*RE*R*, 20*3; ZANELLI, </line>
<line> 2015), d**a * dimensão </line>
<line> que e*s* </line>
</par>
<par>
<line> *roblem*tica *em a*sumind* nas s**i*dades. </line>
</par>
<par>
<line> Adem**s, as pe**uisas têm sinalizad*, a parti* de *vidência*, que em certas ca*egorias </line>
<line> pr*fissionais *s*e p*obl*ma tende * ser m*is crítico (JO**S** et al., 20*5; GOMES et al., </line>
</par>
<par>
<line> 2006) e *entre *las *e encontra * docên*i*. Va**ados *êm sido os estudos </line>
<line> que *oca*izaram </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> estre*s* </line>
<line> lab*ral v**enciado pe*os doc**tes, e**ecialme*t* da*u*les que atuam na educ*ção </line>
</par>
<par>
<line> básica (e. g. KOU**O*SI; AL*XO*OUL*S, 2*16; PEREIRA N*TO; *ON*ERO- </line>
</par>
<par>
<line> SA*TOS; ***IVIDADE, *019; VALLE; R*IMÃ*; MALVEZZI, 2011), os </line>
<line> quais </line>
</par>
<par>
<line> desempenham </line>
<line> um papel es*enci*l nas sociedades. Alguns acha*os de levantamentos </line>
</par>
<par>
<line> a*teriores contribuem, *ntretan*o, para elucidar qu* es** questã* t*m se mo*trado </line>
<line> e*pecialm*nt* p*o*lemá*ica no ce*ári* b*asil*iro. </line>
<line> O movimento d* intensificaç*o do t**balh* *o*ent* *ue cara*t*riza a a*uação desses </line>
<line> pro*is*ion*is *o paí*, a q*al se manifesta seja por maior ca*ga h**á*ia ou mesmo pelo *a*or </line>
</par>
<par>
<line> número ** papéis os quais d*vem desempe*har, </line>
<line> consideran**-se as </line>
<line> de*ic*ê*cias *as </line>
</par>
<par>
<line> inst*tu*ç*es, </line>
<line> espe*ialmente das esco*as públ**as, em te**os da *isponibil*d*de de equ*pes </line>
</par>
<par>
<line> multid*sciplina*es *e apoio ao *rofesso* (ARAÚ*O; *I*HO; MASSO*, 2019; ASSUN*ÃO; </line>
</par>
<par>
<line> AB*EU, 2019), contribuem na </line>
<line> geração *e diferente* fo*tes *e te*são no tra*alho. </line>
<line> E*tas </line>
</par>
<par>
<line> ú*timas se referem ao </line>
<line> que é </line>
<line> denominad* </line>
<line> n* literatura c*mo estressores o*upaci**ais </line>
</par>
<par>
<line> (C*OPER; DEWE. O\DRIS*OLL, *001), os </line>
<line> **ais se encontram n* gên*se do pr**esso de </line>
</par>
<par>
<line> estr*sse, podend* ocasionar rea*õ*s das mais di*ere*t** naturez*s, </line>
<line> desde aquelas de *rdem </line>
</par>
<par>
<line> psico*ógic*, qu*nto *ísica ou comp*rta**nta* (COOPER; DEWE. O\DR*SCOLL, 2*01; JE*; </line>
<line> BRITT, *0**). </line>
</par>
<par>
<line> Tais estressores, portanto, se mostram asso*iados a vá*ios </line>
<line> aspe*tos d*safiador*s *o </line>
</par>
<par>
<line> tr*balho e no *ue tang* </line>
<line> ao* doce**es </line>
<line> b*asileiros p*dem e*ta* *endo p*o*uzidos a p*rt*r da </line>
</par>
<par>
<line> própria precariedade das condições labo**i* a que se en*o*tram *ubmetidos. A título *e </line>
</par>
<par>
<line> ilustração, *s res*l*ado* *a </line>
<line> *esquisa Teachi** an* Learning **t*rn*t*onal Sur*ey - T*L*S </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*resina P*, v. 18, n. 1*, art. 6, p. 107-123, dez. 2021 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. S. Rosa, V. D. Car*alho </line>
<line> 110 </line>
</par>
<par>
<line> r*ferente* aos ano* *e 2013 e 2018 (OEC*, 201*; 2019) traze* dados que indica*, de forma </line>
<line> com*arati** a outros países, as dificuldades com que se defrontam os **ofes*ore* no B*asil. </line>
</par>
<par>
<line> As informações para o an* de 201*, por exemplo, (OECD, 2014), apontaram que </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> pr*fe*sor*s br*sileiro* se encontravam e**re aq***es que d*spendiam mai** te*po em </line>
</par>
<par>
<line> ativid*des de ensin* (seis </line>
<line> horas a mai* do que média de a </line>
<line> *utros país*s par*icipantes </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> p*squisa), </line>
<line> al*m de *utras como c*rreção de t*abalhos e orien*ação de a*uno* (10% a 22% </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mais </line>
<line> que a méd*a TALIS). *ua **rg* horári* fo* inferior aos *ema*s apenas em termos d* </line>
</par>
<par>
<line> *tividades administ*at*vas. As salas de aula no pa*s se mo*traram m*is *heias (31 aluno* po* </line>
<line> sala, comparados à média de 24 alu*os por *ala, *m *utro* *aíses) * o* do*entes relat**am </line>
</par>
<par>
<line> demandar 20% </line>
<line> do temp* de *ula para manutenção d* </line>
<line> d*sciplina entre os alu**s (*o*tra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> médi* *e 13% em *utros países). Q*an*o aos dad*s relativo* ao an* de 2018 (TALIS 2018 - </line>
<line> OECD, 2019), sinalizaram que apenas 11% d*s d*cent*s no Br*s*l consid*ra*am sua </line>
<line> profissão s*cialme**e valorizada, con*r* a médi* de 26% daquele* de outros p*íses. </line>
<line> T*is dados *ontribuem para re*let*r *ob*e a relevânc*a *e estudo* sobre o tema no </line>
</par>
<par>
<line> Brasil, *om o </line>
<line> intuito de clarific*r c*mo e*se *roblema te* se caract*riza*o em diferentes </line>
</par>
<par>
<line> regiõ*s do *aís. Adicionalment*, au*ores como *ra*jo, Pinho e Masson (2019) têm d*scuti*o, </line>
<line> ao proporem uma agenda para os est*dos na área, que *l*um*s questões como a *is*ussão das </line>
</par>
<par>
<line> *if*renças de gêne*o na r**a**o entre saúde trabalho prec*sam estar mais e </line>
<line> *resentes </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> pesquisas. Assim, c*m b*se no exp*sto e </line>
<line> compreendendo-se, </line>
<line> ainda, os d*sdobra*ent*s </line>
</par>
<par>
<line> indes**áve*s que o es*r*sse ocu*ac*ona* pode ocasi*nar tan*o *m t*rmo* de produção de ma*- </line>
</par>
<par>
<line> estar dos traba*hadores, quanto </line>
<line> de prejuíz*s *o de*empenh* das *nsti*uições (P*IVA; </line>
</par>
<par>
<line> GOME*; H*LAL, 2015), o que nesse caso específ*co *i*nif*cam prejuízos p*ra a própria </line>
<line> q*al*d*de *o en*ino, **i f*rmulado o *bje*ivo da presente pes*uisa. Este consistiu em a**lisar </line>
</par>
<par>
<line> os </line>
<line> e*tressores psi*oss***ais pres*nt*s no trabalho dos </line>
<line> do*entes d* educação b*sic* da r*de </line>
</par>
<par>
<line> *stadua* no Su* </line>
<line> de Minas </line>
<line> Gerais, av*liando as diferença* de perc*pção d*s estressores de </line>
</par>
<par>
<line> acor*o com o gênero e o nível de rend*. A inclusã* dessa última vari*vel se pautou *elo *ato </line>
</par>
<par>
<line> *e qu* tem sido ta**ém pouco explo*ada nos estudos sobre o </line>
<line> e*tresse ocu**cio*al, não </line>
</par>
<par>
<line> ob*tante a con*ri*uição q*e pode r*presentar no sentid* </line>
<line> de se refletir s*bre o p*p** qu* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> re*uner**ão pode </line>
<line> estar </line>
<line> des*mpe**ando nesse processo, </line>
<line> principalmente *o se considerar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> es*udo de Birol*m et al. (2019) *ue observou a *x*stência d* uma r**ação e*t*e a per*epção de </line>
<line> baixa remunera*ã* c** * *raba*ho de alta exigênci* entre d*ce*tes da educação bás*ca. </line>
<line> Pa*a * seu desenvolvimento, o es*ud* tomou co*o b**e o m*delo de Cooper, Dewe e </line>
</par>
<par>
<line> O\Dr*scol* (2*01) </line>
<line> que propuseram sei* </line>
<line> princ*pais </line>
<line> *ategorias d* e*tr**sore* ocu*acionais, </line>
</par>
<par>
<line> quais sejam: fatores associa*os à n*tureza do tra*alho; p*péis organiza**on*is; </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 18, n.12, art. 6, *. 107-123, dez. 2021 www4.fsanet.*om.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Vivência de Estressor*s *sic*ssoci*is no Trabalho Docente e* Escolas P*blicas </line>
<line> 111 </line>
</par>
<par>
<line> relacio**mento inte*pessoal no trabalho; insegurança na c*rreira; conflito trabalho-*amília </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> característic*s organizacionais. A op*ão pel* referido mod*l* p***ici*u a a*ordagem </line>
<line> *e um </line>
</par>
<par>
<line> número mais amplo de </line>
<line> estressores comparativ*me*te aos demais estudos </line>
<line> b*as*leiros (e.g. </line>
</par>
<par>
<line> BIROLIM et al., 2019; P**EIRA et **., **1*; ), uma ve* q*e bo* parte desses **timos têm *e </line>
<line> funda*entado *o m*delo Demanda/C*ntrole de Karasek, o qual *ão aba*ca *iscussões como </line>
<line> i*seguran*a *a carr*ira e conflito t*abalho-família, por exemplo, apesar de *e con*titu*rem em </line>
</par>
<par>
<line> *ues*ões relevan*es para a *om*reensão do </line>
<line> processo </line>
<line> *e </line>
<line> estresse </line>
<line> na atualidade *as </line>
</par>
<par>
<line> o**anizações. </line>
</par>
<par>
<line> 2. *EFE*ENCI*L T*Ó*I*O </line>
</par>
<par>
<line> Sa*d* mental no tra*alho pode ser **mpree*did* *omo bem-esta* e felicid*de no </line>
</par>
<par>
<line> ambiente l*boral. Q*ando n*o há experiências </line>
<line> positiva*, o **divíduo p*de </line>
<line> sof*er com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> e*tres*e *o seu local de trabalho. Esse t*po ** *stresse ocorre quan*o a demanda de trabal*o * </line>
<line> vista co*o situa*ão est*e**or*, dificul*ando o a*o de enfrenta*ento ***ividua* e causando </line>
</par>
<par>
<line> impacto* </line>
<line> negativ*s (PASCHOAL; TAMA*O, 2004). * p**tir do advento da *eestr*t*ração </line>
</par>
<par>
<line> produtiv* e as mud*nças que i*plicou </line>
<line> no mundo do *rabalho, </line>
<line> os modelos de gestã* se </line>
</par>
<par>
<line> diferenciaram, com maior *oco no trabalho *m equip*, aument* da d*manda por trab*lhad*r*s </line>
<line> de múlt*plas aptidões e altas *a*as de em*rego *em*orário, os quais c*ntribuíram para re*ultar </line>
<line> *m elevaç*o d*s taxas de estresse lab*ral. Expr*ssão *s*a não som*nte us*da p*ra designar o </line>
<line> processo, *a* ta*bém o conj*nto d* reaçõ*s físicas e psíquicas pro*oc*das pela viv*n*ia de </line>
<line> *ondiçõ*s a*ver*as no ambiente orga*izacional (FERREI*A; ASSMAR, 2008). </line>
<line> H*storicamente, as *esquisas sobr* o *stresse labora* tiveram iní*io n*s anos de 19*0 e </line>
<line> 19**, com temas como fadiga e hi*iene menta*, pois f**am mo*dados pelos re*uerimentos da </line>
</par>
<par>
<line> *rimeira Guerra Mundial e refleti*m mudanças soci*econômicas da </line>
<line> época, abrindo brecha </line>
</par>
<par>
<line> para pesq**sa p**cológica no trabalho (C*OP**; </line>
<line> DEWE; *\DRISCOLL, 2001). Na </line>
</par>
<par>
<line> Psicologia, o conceito evoluiu no sentido de se ente*de* q*e a r*ação dos sujei*o*, com </line>
<line> respo*tas *iversas mediante a mesma condiçã*, demandava que fossem conside*adas a* </line>
<line> d*f*renças ind*vi*uais que intervinh*m entre o est**ssor e su* r*spectiva r*ação (**ZARUS, </line>
<line> 1993). Tal persp*c*iva, denominada transaci*nal, *mergiu com o modelo de estr*sse e *oping, </line>
<line> d* Lazaru* e Folkman, consistindo em um clássico na literatura da área (FOLKMAN, 19*4) e </line>
</par>
<par>
<line> trazendo </line>
<line> para o c*nceito </line>
<line> *e e*tress* u** ca*act*rística </line>
<line> relacional, que se manife*ta na </line>
</par>
<par>
<line> *nteração e*tre * in*i*íduo o ambiente. Tal interaçã* e </line>
<line> po* e * e r </line>
<line> *u não **al*ada pelo </line>
</par>
<par>
<line> indi*íduo **mo algo *ue exced* se*s recu*sos pessoais, gerando u*a **brecarga que ven*a a </line>
<line> R*v. FSA, Teres*na PI, v. 18, n. 12, art. 6, p. 107-123, *ez. *02* www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. S. Rosa, *. D. Carvalho </line>
<line> *12 </line>
</par>
<par>
<line> ameaçar o seu bem-estar, de mod* que o *ignif*cad* de dado event* *á-se por u* cha*ado </line>
</par>
<par>
<line> processo d* avaliação cogn*tiva, o qual se *ompõe d* duas </line>
<line> eta**s, a saber, a *valiação </line>
</par>
<par>
<line> primária e * aval*aç*o *ecun*ár*a. Na primeira, aval*a-se o si**ific*do que a**ume uma troca </line>
</par>
<par>
<line> co* o a*bie*te *m ter*os d* con*equência* par* o bem-estar </line>
<line> e </line>
<line> na *egu*da avaliam-se </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> re*ursos para faze* face àque*a condição. </line>
</par>
<par>
<line> As*i*, a perspectiva *ransacional infor*a o est*esse como </line>
<line> uma es*écie de \estado </line>
</par>
<par>
<line> cogni**vo </line>
<line> dinâ*ico\, e* *m </line>
<line> processo *ontí*uo d* inter*ção sujeit*-amb*ent* (SAMPAIO; </line>
</par>
<par>
<line> GALASSO, 201*; M*RIN; </line>
<line> *UBÉ, **09; CO*PE*; DEW*; O\DRISCOLL, *001), *e </line>
</par>
<par>
<line> modo **e não é *ropriedade *penas *o ind*v**uo e nem tampouco ***ente *o ambient*. *al </line>
<line> caracte*ística orientada a* proce*so, *l*m de ind*c** a referid* dinamici*ade, também *ponta </line>
</par>
<par>
<line> que a interação é bidir*ciona*, ou seja, ta**o o suj*it* como ambiente atua* o </line>
<line> um s*bre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *utro. </line>
</par>
<par>
<line> A partir *a e*ergência de tal pe*spectiva, a aborda**m transacional pas*ou a nort*ar </line>
<line> uma *érie de pe*quisas, contrib*indo com um novo **har para o ente*dime*t* *o fe*ô*e** </line>
</par>
<par>
<line> (COO*ER; D***; O\DRISCOLL, 2001). P*rtindo de </line>
<line> tal abordagem, **oper </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> colabora*ores (e. g. COOPE*; MARSHALL, *976; COO*ER; DEWE; O\DRI*COLL, </line>
<line> 2001) propuseram um m*delo que busc** explicitar as fontes d* tensão laboral, elencand* os </line>
<line> p**ncipai* estressores e descr*vendo a relevância de se *nfatizar nas pe*qui*as a per*epção do </line>
</par>
<par>
<line> sujeit* </line>
<line> s**re a medida e* que se sentiam por ele* afetados (COOPER; DEWE; </line>
</par>
<par>
<line> O\DRISCOLL, 2001). </line>
<line> Nessa verte*t*, os referidos au*ores reunira* *m *on*unto ** estressores clássic*s, </line>
</par>
<par>
<line> q*e j á </line>
<line> vinham sendo estudado* </line>
<line> por </line>
<line> v*rios autore*. Os estr*s*ores relacionados ao papel na </line>
</par>
<par>
<line> *rg*nização, por e*em*l*, estão pre*entes desde o* *rimei**s </line>
<line> *studos no </line>
<line> cam*o, sendo os </line>
</par>
<par>
<line> mais evidencia*o* nas </line>
<line> *esqui**s. Envolvem comportamentos dem*nda* em uma *ada e </line>
</par>
<par>
<line> *cupaç**, q*e podem </line>
<line> trazer situações de ambiguida*e, </line>
<line> *onflito, s*breca*g* (COOPER; </line>
</par>
<par>
<line> D*W*; O\DRISCOL*, 2001; JEX; BRI*T, 2008; SEM*ER; MEIER; B*EHR, 2015) e </line>
<line> dificuldad*s re****onadas a* grau de respo*sab*li*ade na função. Os fator*s intr**secos ao </line>
<line> trabalho ou, conform* denominado por Semmer, Me**r e Beeh* (2015), o t**b*l*o em si e as </line>
</par>
<par>
<line> con*ições em *ue é re*l*za*o, *brangem **tressores de na*ur*za </line>
<line> físic* ou psicossocial, </line>
</par>
<par>
<line> associados *o de*empen*o *e t*refas (conteúdo d* t*abalho) e </line>
<line> ao </line>
<line> *mbiente de tr**alho. O </line>
</par>
<par>
<line> r*laciona***to interpess*a* *e ma**fes*a como estressor *el* má qualidad* das relações </line>
<line> e*tabelecidas no espaço org**izacio*a* e pe*a a*sência de suporte social no t*abalho </line>
<line> (COOPER; DEWE; O\DRISCOLL, 20*1; *EX; BRITT, 2*08; SEMMER; M*IER; BEEHR, </line>
</par>
<par>
<line> 2015), *endo também **ferido como </line>
<line> con*lito interpesso*l (J*X; BRI*T, 2008); enquanto </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*n*, v. 18, n.12, art. 6, p. 107-123, dez. 2021 </line>
<line> www4.fsan*t.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Vivên*i* *e Estressores *si*ossoc**i* no Trabal*o Docent* em Escolas *ública* </line>
<line> *13 </line>
</par>
<par>
<line> d*s*nvolvimento *a ca*re*ra pelas </line>
<line> questões d* *egurança </line>
<line> no empre*o, falta ou excess* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> promoções * falta d* op*rtunidades *e rea*ização de objeti*os *rofissionais. Os fatores </line>
</par>
<par>
<line> org*nizaci*nais, </line>
<line> por sua vez, concernem a aspectos da cultu*a, c*im* e estilo </line>
<line> de gestão </line>
</par>
<par>
<line> organizacional e, a inter*ace trabal*o-famíl**, à administração das deman*as *o trabalho com </line>
</par>
<par>
<line> *s *ever*s e *esponsab*lidade* familiares (C*O*ER; DEWE; O\D**SCOL*, </line>
<line> 2001; JEX; </line>
</par>
<par>
<line> BR*TT, 2008). </line>
</par>
<par>
<line> Tal *o*elo es*á se*do empregado par* o desenvol*imento dess* est*do e suas </line>
</par>
<par>
<line> contribuições seguem relevant*s, da*o que na atualidade o estresse ocupacional s*gue </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> u* p*oblema q*e *tinge </line>
<line> ca*a vez mais a </line>
<line> po*ulação den**o das org*n*zaçõ*s de </line>
<line> trabalho, </line>
</par>
<par>
<line> *rejudicando * bem-esta* do trabalhador e gerando im*actos nas institu*çõe*. Co*siderando- </line>
<line> se que a ma*oria do* in*iv*du*s passa a maior parte do tempo *m *eu *ocal de t*abalho, e em </line>
</par>
<par>
<line> muitos caso* est*s nã* s* encontram em *m a*biente p*opício **ra uma bo* s*úde física </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ental (WEBER et al., 2015), **m-se a dimens*o que assume es*e prob*ema. </line>
</par>
<par>
<line> *efletindo mais especific*m*nte so*re o *mbito da docên*ia, s*gundo Reis et *l. </line>
</par>
<par>
<line> (2005), ** pro*e***res, p*r te*e* </line>
<line> cont*to direto com as pe*soas e *erem alto teor </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> responsabilidades, estão m*is pr*pe*sos a conflitos *m seu di* a dia e a* exc*ss* de trabalho, </line>
</par>
<par>
<line> tais com* dupla *u tripla jornada e </line>
<line> até problemas com est*dantes que podem ir de ameaças </line>
</par>
<par>
<line> v*rbai* *té físicas. Martins (2007) denota *ue muito além da desvalorização, têm-se outros </line>
</par>
<par>
<line> fator*s que atuam na o*igem d* </line>
<line> est*esse **ss* cat**oria ocu*acional, c*mo a infraestrutura </line>
</par>
<par>
<line> precária das escolas e deficiências </line>
<line> *m termos de ma**rial *idático, que co*tribuem para </line>
</par>
<par>
<line> deteriorar o desemp*nho de**e profissi*nal. T*is fat**es, qu* </line>
<line> podem assumir a con*ição </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> estre*sores ocupacionais, quando ex***sivos </line>
<line> contr**uem para desencadear dano* à *aúde </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ambém à q*al*dade das relações socia*s, prejudicando a interação profe*sor-aluno. </line>
</par>
<par>
<line> *dema**, cumpre destaca* que, a exemplo do que </line>
<line> ocorre no mun*o do trabal*o, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> modo geral, em qu* a </line>
<line> questão das de*ig**ldades de gêne*o representam </line>
<line> dom í ni *s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> opo*tuni*ades d*ferentes para homens e m*l*eres, no setor educaci*nal essa se manifesta de </line>
<line> difer*nt*s maneiras. P*imeira*ente pela predominâ*ci* *e mulhere* qu* ocupam o ca*go de </line>
</par>
<par>
<line> d*centes na educação básica. *m *ma *esqui*a r*alizada pel* Unesco (2004) sobre **rfi* o </line>
</par>
<par>
<line> *os profess*res, *oi constata*o que mais de 80% deles s*o </line>
<line> do </line>
<line> *exo feminino. *lém di*s*, a </line>
</par>
<par>
<line> concentração de mul*ere* tende a ser maior na educação b*sica *e </line>
<line> n*vel fund*mental, com </line>
</par>
<par>
<line> u*a presença mas*ul*na </line>
<line> m*ior no níve* mé*i* e no </line>
<line> e*sino superior, sendo que essa </line>
</par>
<par>
<line> *om*nân*ia fe*i*ina tem *xplicação h*stórica. S*gundo Ar*ú*o et al. (2006), </line>
<line> ** Brasil </line>
</par>
<par>
<line> mulher*s foram "convidadas" * exercer a f*nçã* *e professoras, isso porqu* entende*-*e que </line>
</par>
<par>
<line> o ato *e *du*ar era d* </line>
<line> e*tri*a responsabili*ade feminina, relacionando a profissã* </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. **, *rt. 6, *. 107-1*3, dez. 2021 </line>
<line> www4.f*a*et.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. S. Rosa, V. D. Carvalho </line>
<line> 114 </line>
</par>
<par>
<line> atividad*s *aternas, ou seja, cuidado com *s outros. Nev*s, Bri*o e M*niz (2019) destacam </line>
<line> que: </line>
<line> Fre*te à ne*essi*ade prog*essiv* de expansã* da r**e de e*sino br*s*le*r*, </line>
<line> decor*ente *o pro*esso de urbanização e i**ustri*l*zação em curs*, verific*-se que </line>
<line> os hom*ns se retir*m gradualmente no início d* século *X do *xercíci* da doc*nc*a </line>
<line> no Ensin* Fundamental, qu* passa a ser considera*o com* "trabal*o de mulher". </line>
</par>
<par>
<line> Cont*do, o processo de </line>
<line> feminiza*ão do ma**stér*o se *eve não apenas à p**latina </line>
</par>
<par>
<line> presença maciça das mul*eres, m*s *ambém por se atrelar a ce**a maneira tid* como </line>
<line> feminina de percebê-lo e exercê-lo, sedi*entando as**m um determina*o t**o de </line>
<line> fazer (NEVES; B*ITO; MUNIZ, 2019, *.2). </line>
</par>
<par>
<line> *bs*rv**do * frag*lid*de q*e ofíci* prop**ciona e o f*t* de * </line>
<line> que, em sua gran*e </line>
</par>
<par>
<line> m*ior*a, as mulheres *icam responsáveis pelo t*abalho domé*tico, a*ém do trabal*o </line>
</par>
<par>
<line> *emuner*do, o que caracteri*a * jornada </line>
<line> dupl a </line>
<line> de tra*a*ho, essa *arga horá*ia maior p*de </line>
</par>
<par>
<line> fa**rec*r a *erc*p**o maior de estress*res entre as mulhe*es. Como refle*os dess* excessiva </line>
<line> **rga de trabalho, que se trad*z em f*lta d* tempo *ivre *ara descansar, dorm*r * se alimentar </line>
</par>
<par>
<line> **m, ocorrem o* de*dobramentos *obr* s*úde, **ntre o* quais costumam ser elencados a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *nsiedade, </line>
<line> os t*ansto*n*s *entais comuns, o *urn**t e *ma série de sintomas físicos, com </line>
</par>
<par>
<line> *estaque para as d*res osteomuscu**res e o* problemas v*ca*s (ARAÚJO et al., 2*06). </line>
<line> No *ue tang* às questões de re*da/*emuneração, tr*ta-se ** uma *ariável *ujos </line>
<line> refl*xos s**re a *ercepção de est*essores por do**ntes da edu*ação básica não têm sido muito </line>
<line> *xplor*do* nos e*tudos. Pesq*isa *e Birolim et *l (2019) obser*ou que houve relaç*o entre a </line>
</par>
<par>
<line> *ercep*ão ** baixa remuneraç*o </line>
<line> p** part* de docentes co* * variável tra*alho de alta </line>
</par>
<par>
<line> exigênci*, prese*te no mod*lo de Karase*, o </line>
<line> que segu*do os auto*es seria com*reen*ív*l, </line>
</par>
<par>
<line> haj* vista q*e os **ofe*s*re* da educaç*o bá*ica, para aufe*ir um incremento em sua renda, se </line>
<line> veem na co*diçã* de ter que acumular um grande n*mer* ** turmas e muit*s vezes em mais </line>
</par>
<par>
<line> de uma escola, ocasionando a já referida sobre*arga de trab*lho e *umen*a*do </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> vulnerabilid*de aos prob*emas d* *aúde. N*sse se*tido, *studo de Machado e Limongi (*019), </line>
<line> e*bora não **nham estudado especi*icam*nte os estr*ss*res no trabalho docen*e, verificara* </line>
</par>
<par>
<line> a as*ocia*ão de renda com pro*l*mas de saúde </line>
<line> normalme*te li*ados ao estr*sse, como </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> tr**stornos mentais comuns, re**rça*do os achad*s de *irolim e* al. (2019) e fo*talecendo a </line>
<line> im*o*tância *e i*cluir essa var*áve* no* e*tu*os. </line>
<line> 3. METODO*OGIA </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> est*do *rat*-se </line>
<line> de u*a p*s*uisa descritiva e quantitativa, para * qu** for*m </line>
</par>
<par>
<line> *tilizadas técni*as </line>
<line> padron*zadas (q*estionários) para a coleta das informações j*nto aos </line>
</par>
<par>
<line> participan*es. A população se c*nstituiu d* 7*0 do*e*tes atuantes em ** esc*la* da r*de </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sin*, v. 18, n.12, **t. 6, p. 107-**3, *ez. 2021 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Vivência de Estres**res Psicos*ocia*s no Tra*alho Docente e* Escolas P*bl*cas </line>
<line> **5 </line>
</par>
<par>
<line> estadu*l, situad** na região no Sul de Minas Gera*s. A amostra, não pro*abilística </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> conv*niê*c*a, ou seja, *quela que reúne indivíduos </line>
<line> di**o*íveis *ara a **alização *o </line>
<line> est*do, </line>
</par>
<par>
<line> não tendo sid* **le*ionado* po* crité*ios estatísti*os (FR**TAG, 2018), *nvolveu um tot*l de </line>
</par>
<par>
<line> **2 </line>
<line> do*e*tes, *ue atuavam em 19 das </line>
<line> 20 escolas con*ata*as *ar* os proc**i**n*os </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> levantamen*o de informações. * p***i* s*ciodem*gráfic* dos </line>
<line> docentes desta *mostra se </line>
</par>
<par>
<line> car*ct*rizou por uma faixa etária predo*inante de </line>
<line> 31 50 anos; s*ndo a maioria do *e*o a </line>
</par>
<par>
<line> *eminino (72%), co* variação salaria* de 1 a salári*s-míni*os. Desses **centes, grande * </line>
<line> p*rte p*ssu*a especial**a*ão (52%) e cargo *fetivo (63%), s*ndo * m*io*ia atuand* *m mais </line>
<line> d* uma esco*a (5*,2%). </line>
</par>
<par>
<line> Os </line>
<line> instrume*tos util*zad*s pa*a o levan*amento de informações fo*am a Escala *ara </line>
</par>
<par>
<line> Avaliaçã* de *stress*res Psicossoc*ais no *ontex*o L*bo*al (EAE*CL) e um fo**ulário </line>
<line> s*ciodemográ*ico e laboral. Este últim* ap*esentou *ma sér*e de qu*stõ*s, que fora* des*e a </line>
</par>
<par>
<line> s ua </line>
<line> idad*, sex*, rend* e *íve* d* *sc*lari*a**, até *úmero de e**ol*s em que atuava o </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> mo*e*to da pes**isa. A E*EPCL, p** sua vez, </line>
<line> trata-se de in*trumento c*nstruído p*r </line>
</par>
<par>
<line> Ferreira et al. (*015), **mando </line>
<line> como </line>
<line> base o modelo de Cooper, De*e e *\*riscoll (2001) </line>
</par>
<par>
<line> pa*a o est*do de est*essores, o qu*l apresenta 35 itens que s** a*ocados em *ete fatores </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> dimensões (con*lito e *mbiguidade </line>
<line> de papéi*; sobrec*r*a de *apéis; falta de suporte s*cia*; </line>
</par>
<par>
<line> inse*urança n* carr*ira; *alta *e autonomia; conf*ito trabalho-f*míli*; pressão do gr*u </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> re*ponsabilida*e). T*is dimensões se*ão des**i**s na seção de anális* e resultados. As </line>
<line> re*post*s aos *tens são dadas por meio *e uma *scala do tipo Likert, co* um intervalo de 6 </line>
<line> *o*tos, onde 1 s* ref*re a "Nu*ca m* afeta" e 6 * "Sempre me *feta". </line>
<line> Os dados util*zados neste trabalho sã* part* de um projeto mai*r, intitulado "Docent*s </line>
<line> e Saúde Psí*u*ca no Tr*balh*", o qual fo* regis*rado no Comit* de Étic* em Pesqu*sa da </line>
</par>
<par>
<line> instituição * qual *e enco*tra </line>
<line> vinculado, </line>
<line> so* número 3.156.20*. * coleta desses dad*s foi o </line>
</par>
<par>
<line> realizada entre *s mes*s de *evereiro e junho, </line>
<line> do ano </line>
<line> de 2019, de forma presencial nas </line>
</par>
<par>
<line> escolas, faz*ndo uso *e questi*n*rios impressos, que fora* di*tribuí*os aos </line>
<line> d*cente*, </line>
</par>
<par>
<line> a*ompanh**os de </line>
<line> instruç*es </line>
<line> para </line>
<line> o s*u *reenchi*ento. A todos os *articipantes </line>
<line> foi </line>
</par>
<par>
<line> apre**nt*do </line>
<line> * termo de </line>
<line> conse**imento livre </line>
<line> e *sclare*ido *ara ass*natura, em que foi </line>
</par>
<par>
<line> assegur*da a *ua </line>
<line> li*r* </line>
<line> part*c*pa*ão bem </line>
<line> como a con*idencialidade da pesqui**. Ao *inal </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> pr*cesso, *esu*tou um total de *52 que*tionár*os </line>
<line> p*eenc*idos, tendo s*do </line>
<line> *ecessári* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> e*clusão d* 14 deles *or irr*gul*ridades no p*een*hime*t*. </line>
</par>
<par>
<line> As análises estatísticas util*zadas foram processa*as p*lo </line>
<line> programa SP*S (Statistical </line>
</par>
<par>
<line> Package for </line>
<line> *oc*al Science), em sua vers*o 21. Foram desenvol*idos cálculos de m*d*as </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*es*na PI, v. 18, n. 12, a*t. 6, *. 107-123, dez. 20*1 </line>
<line> *ww*.fsa*e*.*om.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. S. R*sa, V. D. Carvalho </line>
<line> 116 </line>
</par>
<par>
<line> desvio padr*o, a*álises de *re*uência, testes t e an***s** de co*r*lação, c*nf*rme se*á des*rito, </line>
<line> a seguir, **s r*su**ad*s. </line>
<line> 4. RESULTADO* </line>
<line> Para * an*lise d* percepção pelos doc*ntes dos e*tressores psi*ossociais presen*es em </line>
<line> sua *tiv*dad*, de forma comparativa de acordo com o gê*ero, foram realizados, </line>
<line> primeiram*nte o* c*lculos de mé*ia (e des*io pad*ão) pa*a cada um do* *ete estressores </line>
<line> mens*rados pela EAE*CL, geran*o escores separado* para respondentes mulheres * homens. </line>
</par>
<par>
<line> N* i*t*ito de aval*ar e* que m*dida as </line>
<line> dife*enças enc*n*radas entre as méd*as possuía </line>
</par>
<par>
<line> si*nific*ncia estatísti*a, foi e*tã* a*li*ado * *e**e t. </line>
<line> Conforme mos*ra a tabela 1, as m*dias qu* descrev*r** a percepção dos estresso*es </line>
<line> pelos docentes oscil*ram en*re *,30 e 3,95 para mulheres e entre 2,30 e 3,79 para os homens, </line>
<line> mostr*n*o-se, porta*to, m*ito *róxim*s. *s r*sultad*s fornecidos pelo teste * mos*rara* *ue </line>
<line> as difer*nças *xis*ent*s não chegavam * ser significativa* d* ponto de vista estatístico, *ado </line>
<line> que os ní*eis de si*n**icânc*a apr*sentaram valores a*ima d* *imite de ***eição (p < 0,05). </line>
<line> P*rta*to, o conjunt* dos resultados ass*nalou que não havia base e*tatística para se a*i*mar </line>
<line> que os estressores ps*cossociais ten*am si*o pe*cebido* de maneira dife*enciada quanto ao </line>
<line> gênero, j**t* a*s *articipant*s des** *stud*. </line>
<line> Avalian*o-se, por*anto, o* estr*ssor*s *qui *oca*izados, tanto os homens quanto as </line>
</par>
<par>
<line> mu**eres tenderam a atribuir **didas similares de impacto em </line>
<line> termos de prejuízo ao seu </line>
</par>
<par>
<line> bem-*s*ar a* responderem ao questionário. *m outras pal*vras, *erceb*ra* *ue os es*ressore* </line>
</par>
<par>
<line> os a*eta*am em </line>
<line> inten*id*de muito próxi**. A partir </line>
<line> dessa c*nstatação, nota-se que </line>
<line> alguns </line>
</par>
<par>
<line> est*essores e*ergiram </line>
<line> de forma mais p*oble*á***a para ambos o sexos * dentre e*es se </line>
</par>
<par>
<line> des*aca a sobr*ca*ga de pap*is, qu* se encontra rel*cionada às demandas de t*abalh* que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> in*iv*du* receb*, como *or exe*plo, ter que sempr* estar atua*i*ado, ser multitaref**, ter </line>
<line> mais foco em determinadas épocas ** ano, *ntre outra*. </line>
<line> Ta**la 1- Análise c*mparat**a de estressores psicosso*i**s entre do*entes de a*ordo com </line>
<line> o g*n*ro </line>
<line> Mulheres Homens </line>
</par>
<par>
<line> Estressores </line>
<line> Desvi* </line>
<line> Desvio </line>
<line> Teste T </line>
<line> Média </line>
<line> Médi* </line>
<line> Padr*o </line>
<line> Padrão </line>
</par>
<par>
<line> ***flit* e ambiguidade de papéis 2,96 </line>
<line> 1 ,* 5 </line>
<line> 2 ,9 6 </line>
<line> 1 ,* 4 </line>
<line> t=-0,32 </line>
<line> p = 0 ,9 7 </line>
</par>
<par>
<line> Sobrecarga de papéis 3 ,9 5 </line>
<line> * ,2 2 </line>
<line> 3 ,7 9 </line>
<line> 1 ,3 5 </line>
<line> t= -1,02 </line>
<line> p = 0 ,3 1 </line>
</par>
<par>
<line> Fa*ta de sup**te social 2 ,3 0 </line>
<line> 1 ,0 4 </line>
<line> 2 ,3 0 </line>
<line> * ,0 4 </line>
<line> t = 0 ,0 2 </line>
<line> p = 0 ,9 * </line>
</par>
<par>
<line> In*egurança na carreira 3 ,6 3 </line>
<line> 1 ,1 3 </line>
<line> 3 ,5 8 </line>
<line> 1 ,2 9 </line>
<line> t= -0,*9 </line>
<line> * = * ,7 7 </line>
</par>
<par>
<line> Falta *e auton*m** 3 ,3 0 </line>
<line> * ,4 5 </line>
<line> 3 ,1 5 </line>
<line> 1 ,3 6 </line>
<line> t= -*,85 </line>
<line> p = 0 ,* 9 </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n.12, art. *, p. 107-123, *ez. **21 </line>
<line> *ww4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Vivência d* Estressor** Ps*cossoci*is no Trabalho *ocent* em *scolas Pú*l*cas </line>
<line> 117 </line>
</par>
<par>
<line> Co*f*i*o trabalho/*amília </line>
<line> 3 ,7 2 </line>
<line> 1 ,1 6 </line>
<line> 3 ,5 4 </line>
<line> 1 ,2 2 </line>
<line> t= -*,*8 p= 0,*0 </line>
</par>
<par>
<line> Pressão do grau de </line>
<line> 3 ,7 0 </line>
<line> 1 ,* 9 </line>
<line> 3 ,* 4 </line>
<line> 1 ,3 1 </line>
<line> t = 0 ,2 4 p = * ,* 1 </line>
</par>
<par>
<line> *esp**s*bili*ade </line>
</par>
<par>
<line> *onte: d*d*s da pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> Tal resul*ado faz mui*o se*t*do ao exam*nar o *ue discute a *iteratur* da área em </line>
</par>
<par>
<line> te*mo* de intensificação do traba*ho dos </line>
<line> pr**essores (ARAÚJ*; P*NHO; MASSON, 2019; </line>
</par>
<par>
<line> ASSUNÇ*O; ABREU, 2**9), retratada em d*dos como o da referida pesquisa TAL*S 2013 </line>
<line> (OEC*, 2014) q** evidenc*ou como *s doc*n**s no Brasil se pos*cion*vam *om a *aior </line>
</par>
<par>
<line> média d* t*m*o em atividades de e*sino, c**r*ção de trabalhos e </line>
<line> orientação de alunos, </line>
</par>
<par>
<line> quando comp*rados aos d* out*os países. Assim, * r*sul**do *q*i obti*o vem reforçar tais </line>
</par>
<par>
<line> achado* </line>
<line> anteriores, </line>
<line> incluindo o de outr*s estu*os no tema (*.g. **I* et *l., *0*5; VALLE; </line>
</par>
<par>
<line> REIMÃO; MALVEZZI, </line>
<line> **11) e </line>
<line> *inali*ando </line>
<line> que *ssa sobrec*rga tem *ido pe*cebida pelos </line>
</par>
<par>
<line> d*centes atuantes no Sul de *inas Ger*is, ind*pendente do gêner*, como um dos es*resso*e* </line>
<line> que ma*s os ***tam, ocasionan*o-lhes mal-es*ar. </line>
<line> Não se po*e deixar de notar, ain*a, que o co*flito tr*balho-família, que *ambém se </line>
</par>
<par>
<line> colocou </line>
<line> entre o* est*essores mais *esaf*adores pa*a e*se* do*entes, guarda estreita rela*ão </line>
</par>
<par>
<line> com a *obrecarga *e papéis, *ma vez </line>
<line> que es*a última se c*loca como uma </line>
<line> das razõe* pelas </line>
</par>
<par>
<line> quais tal *onfl*to é </line>
<line> produz*do. Isso porqu* o refe*ido e*tressor se **fere à *ificuldad* da </line>
</par>
<par>
<line> pesso* em **minist*ar as dem*ndas de se* trabalho sem </line>
<line> qu* *nterfira no espaço d* *ar e da </line>
</par>
<par>
<line> família, acarretando inse*uran*as como *alta de t*mpo na v*da **ssoal *or causa do tr*b*lh*, </line>
</par>
<par>
<line> di**culdades para </line>
<line> cuidar </line>
<line> *a f*mília de*ido às at*vidades r*munerada* e trabalhar em casa. </line>
</par>
<par>
<line> Esse </line>
<line> resultado salien*a, também, </line>
<line> ** a </line>
<line> das </line>
<line> contribuiçõ*s </line>
<line> d* presente e*tudo ao e*idenci*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> re*evância que ass*me </line>
<line> p**a os d*cen*es * </line>
<line> conf**to trabalho-família, v**iável ainda pouco </line>
</par>
<par>
<line> expl*rada </line>
<line> nos e*tudo* *acio*ais jun** a es*a categoria profissional, </line>
<line> **mo já apontavam </line>
</par>
<par>
<line> A*aúj*, Pin*o e M*sson (2019). </line>
<line> No que tange à pressão do gr*u de respon**bilidade, ta*bém en**e o* es***ssores mai* </line>
</par>
<par>
<line> des*acados pelos parti*i*antes dessa </line>
<line> pesquis* * igu*lmen** pouco *xplora*o *m </line>
<line> estudos </line>
</par>
<par>
<line> anteriores junto **s do*entes da educação básica, trata de q**st*es *efere*tes a *o*o a* </line>
</par>
<par>
<line> *essoas li*am *uan*o têm r*sp*nsabilid*d* alta o* baix*, </line>
<line> sobre coisas (e**ipamento*, </line>
</par>
<par>
<line> máquinas) o* pessoas. A a*álise da médi* mostra *ue homens e mul*er*s se *entem mais </line>
<line> afetados po* esse estres**r por ter recei* ** cometer erros em se* trabalh* que possam vir * </line>
<line> *er impact* n* v*d* de alun*s */ou cole*a* de tra*alho. </line>
<line> *or fim, destacando-*e, ai**a, entr* os principai* estressores que os responden*es </line>
</par>
<par>
<line> relataram gerar algu* ti*o de incômodo, insegu*ança na c**reir*, *emete a aspec*os de a </line>
<line> Rev. *SA, T*resina *I, v. 18, n. 12, art. 6, *. 107-*23, de*. *0*1 www4.fs*net.*om.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. S. Rosa, *. D. Carvalho </line>
<line> 118 </line>
</par>
<par>
<line> estabilidade *o em*rego, *reocup*ções com as muda*ças no tra*alho, p*rmanência *o cargo, </line>
<line> ent** ou*r*s. Env*lve, porta*t*, uma *iscu*são muit* a*ual, ha*a vi*ta a insegurança que te* </line>
<line> caracte*izado os vínculos i*stitucio*a*s de vários traba**ado*es (C*OPER; DEWE; </line>
<line> O\*RIS*OLL, 20*1), inclusive de bo* parte dos participantes dessa *esquisa, uma vez qu*, </line>
</par>
<par>
<line> como visto, 37% deles atuam em condições de contrat*ção t*mporár*a, caracteriz*nd* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> precariedade de s*as con*ições materiais de tra**lho. </line>
</par>
<par>
<line> Q*anto aos demais *stressores, co*o *alta de *utonomia e, especi*lme*te, conflito </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ambi*uidade *e papéis e falta de suporte social, p*de-se percebe* **e descrev*ram *atores </line>
</par>
<par>
<line> que o* respondentes carac*e**zaram c*mo </line>
<line> que**ões que n*o lhes rep*esen**vam *ncômodo </line>
</par>
<par>
<line> c*m m**ta frequência. </line>
</par>
<par>
<line> Tomand*, por s*a vez, as análises que f*calizar*m a perc*pçã* dos estressores em s** </line>
<line> re*ação com a renda mensal, o coeficiente de correlação de Pearson se *ostrou signif*cativo </line>
</par>
<par>
<line> apenas para o es*ressor que *escreveu </line>
<line> a inse*ura*ça *a carreira (r = -*,25), já que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<column>
<row> associação com o suporte social, embo*a próxima ao limite da rejeição (r = -0,1*; * = 0,06) </row>
<row> não aprese**ou s**ni*icânci* estatística e pa*a o* dema** es*eve muito p*óxima a z**o, </row>
<row> ind*can*o *m* cor*el*ção nu*a (T*b*la 2). </row>
<row> Ta*ela 2- Correlação entre o nível de r*nda e a perce*ção de e*tressores p*icossoci*is </row>
<row> entre docentes </row>
<row> Renda </row>
</column>
<par>
<column>
<row> Estr*ss*res </row>
</column>
<column>
<row> Correlaçã* de </row>
<row> P*ars*n </row>
</column>
<column>
<row> *ig**ficânci* </row>
</column>
</par>
</par>
<par>
<line> Co*flito e am*iguida*e de papé*s </line>
<line> r = -0,06 </line>
<line> p = 0 ,2 5 9 </line>
</par>
<par>
<line> S*brecarg* de papéi* </line>
<line> r = -*,04 </line>
<line> p = 0 ,6 0 2 </line>
</par>
<par>
<line> Falt* de suporte soci*l </line>
<line> r = -0,11 </line>
<line> * = * ,0 5 1 </line>
</par>
<par>
<line> Insegu*ança na *arreira </line>
<line> r = -0,25 </line>
<line> p=0 </line>
</par>
<par>
<line> Falta de au*o*o*ia </line>
<line> r = 0,05 </line>
<line> * = 0 ,4 0 9 </line>
</par>
<par>
<line> Conf*ito trabalho/famíl** </line>
<line> r = 0,*1 </line>
<line> p = 0 ,8 3 * </line>
</par>
<par>
<line> Pr*s*ão do grau de resp*ns*bilid**e </line>
<line> r = -0,0* </line>
<line> p = 0 ,* 9 3 </line>
</par>
<par>
<line> Font*: dados da pes*uis* </line>
</par>
<par>
<line> *eve-se salientar q*e a relação ob*erva*a en**e o nível de r*nda e a in*e*ur*nça </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> ca*re*r* se cara*terizou *omo </line>
<line> neg*tiv*, o que si*aliza que </line>
<line> entre os docentes com me*ore* </line>
</par>
<par>
<line> níveis de r*nda a *er*e*ção do r*f*ri*o est*essor *endeu a ser maior. Tal achado se mostra </line>
</par>
<par>
<line> coerente com a realida*e, *ois em *ondiçõe* de menor ren*a, a insta*ilidade em termos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> permanên**a no car*o e de mu*anças orga***a*ionais *ende a afeta* mais o* sujeitos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresin*, v. 18, n.12, art. 6, p. 107-123, d*z. 2021 www*.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Vivên*ia de Estre*sore* Psicossociais no Trabal*o Doc*nte *m E*colas Públicas </line>
<line> 119 </line>
</par>
<par>
<line> 5. CONSIDERAÇÕES FINAI* </line>
</par>
<par>
<line> O presen** tr*balho teve como o*jetiv* analisar o* estre*s*res psicossociais *rese*tes </line>
</par>
<par>
<line> no tr*balh* dos </line>
<line> *ocentes da </line>
<line> edu**ção *ás*ca d* rede e*tadu*l n* Sul *e Min*s Gerais, </line>
</par>
<par>
<line> avaliando as **ferenças de </line>
<line> percepçã* dos es*ress*res de acor** </line>
<line> com o gên*ro o *í**l de e </line>
</par>
<par>
<line> *enda. Os re*u*t**os obt*dos i**ica*am q*e, ao contrário do *sperado, n*o houve *i*erença *e </line>
</par>
<par>
<line> pe*cepção s*b*e os estress**es entre </line>
<line> p*o*es*ore* do sexo feminino e masculino * q*e a*bo* </line>
</par>
<par>
<line> os gru*os ident*fic*ram como os estre*sores ma*s proble*áticos a sobr*carg* </line>
<line> de *apéis, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> conflito *rabalho-família, a **ess*o do grau de responsabilida*e e * *nseg*rança na carreira. </line>
</par>
<par>
<line> Além di*so, d**tre esses, o único e*tressor cuja per*epção se mostr*u associad* ao </line>
<line> nív*l </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> re**a foi aque*e que tratou da i*seg*rança na c*rre**a. </line>
</par>
<par>
<line> Po**erando sobre tais </line>
<line> *chados, *ump*e reflet*r que c*n*ribuír** **ra a discussão *o </line>
</par>
<par>
<line> tema ta*to ao *o*robora* *iscus*ões ante*iores que já indicavam a sobrecarga de pap*is como </line>
</par>
<par>
<line> *m do* pr**c*pais estressores </line>
<line> e*t*e os docentes (REIS., 2005; VALLE; REIMÃO; </line>
</par>
<par>
<line> MALVEZZI, 2011), quanto no sentido de *raze* n*v*s olhar** s*bre a que*tã* ao *v*d*nciar </line>
<line> o con*lito trabalho-família, a pressão do grau de respon*abilid*d* e a insegurança na carre*ra </line>
</par>
<par>
<line> como estre*sor** </line>
<line> q*e também tê* afe*ado os docent**, </line>
<line> embo*a *stejam, em grande **d*d*, </line>
</par>
<par>
<line> ause*tes das pesquisas *o cont*xto da educaç*o bá*ica. Uma d*s exceç*es se situa *o estud* </line>
</par>
<par>
<line> de Carlo*to et </line>
<line> al. (2018) </line>
<line> que também haviam *dent*ficado o conf*i** traba*ho-família como </line>
</par>
<par>
<line> u* </line>
<line> estressor re*evante para os </line>
<line> docentes d* edu*ação </line>
<line> básica, cump*ind* </line>
<line> es*larecer *ue </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> referidos *utores re*li*ara* estudo de *at*re*a qualitativa, no que ti*era* a pos*ibilid*d* de </line>
<line> ouvir os docentes expre*sarem ve*ba*ment* a* suas principai* fontes de *ensão no traba*ho. </line>
</par>
<par>
<line> Co*siderando, entretan*o, </line>
<line> que depender *os propósit*s das pe*quisas, tanto em t*rmos de * </line>
</par>
<par>
<line> dese*ho, quant* de *aman*o da populaçã* **volvida, a pe*quisa *ualita*iva se torn* inviável, </line>
</par>
<par>
<line> urge consi*erar * pert**ência de q*e o </line>
<line> co*flito trabalho-família *ass* a ser incl*í*o nos </line>
</par>
<par>
<line> l*van*a*en*os qua*titativos sobre *s*ressores junto a e*sa </line>
<line> cat*goria profissional, </line>
</par>
<par>
<line> esp*cia*mente no q*e se re*ere aos *studos epi*emiológi*os que, no B*asil, têm se an*orado </line>
<line> em grande medida no mo*elo de Ka*as*k para o estud* do estresse, se*do que nesse último o </line>
<line> referido estressor não é co*templado. </line>
</par>
<par>
<line> Ademais, a pressã* </line>
<line> do grau de responsabilid*de e a insegurança na carr*ira seguem </line>
</par>
<par>
<line> com* q*estões sile*c**das quando se trata do *studo de *stressores da do*ê*cia ** educaçã* </line>
<line> bás*ca e o pre*ente estudo permit* refletir sob*e s*a im**rtâ*c*a *a** *ma compreens** mais </line>
<line> a*p*iada da questã* do estr*sse n*sse contex*o *e t**b*lho. Nessa *ertente, A*a*j*, Pinh* e </line>
<line> Mas*on (*019) já *aviam i*dica** a ne*essidade de se amp**a* o f**o sobre dete*mi*ado* </line>
<line> *ev. **A, Teresina PI, v. 1*, n. 12, art. 6, p. 107-*2*, de*. 2021 *ww*.fsa*et.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. S. Ro*a, V. D. Ca*v*l*o </line>
<line> 1*0 </line>
</par>
<par>
<line> aspectos d* trabalho como a gestão, a orga*iza*ão e o processo *e tra*alho, quando se trata </line>
</par>
<par>
<line> de estudos s*bre sa*de dos do*en*es, de maneira que se ent*nd* que o presente estud* a </line>
</par>
<par>
<line> trouxe algu*as contribuições ness* sentid* a* identificar </line>
<line> alguns *stressores r*l*cion*dos </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> organiza*ão do tr**alho, *er*ebidos co*o f*nte f*e*uen*e </line>
<line> d* mal-estar entre *o*en**s </line>
</par>
<par>
<line> (estres**res), **presentando, p*rtanto, p*te**ial </line>
<line> par* a prod*ção de *doecimento </line>
<line> entre esses </line>
</par>
<par>
<line> profissionais e relevando a pertin*nc*a de </line>
<line> *** </line>
<line> estud*s futuros venham a c*n**mplá-*o* e* </line>
</par>
<par>
<line> maior m*did*, permiti*do o estabelecimento de u* d*b*te *obre os mes*os. </line>
<line> Ainda, no que se refe**u à c*r*elaç*o obs*rvada e*tre o n*vel de renda e o fator </line>
</par>
<par>
<line> inseg*r*nça </line>
<line> na c*rrei*a, entende-s* tam*ém </line>
<line> u*a co*tribuição do </line>
<line> *st*do n* sentido d* </line>
</par>
<par>
<line> reafir*ar * pertinência </line>
<line> d* inclusão dessa </line>
<line> *ariável soci**emográfica </line>
<line> (r*nda) nas pesquisas </line>
</par>
<par>
<line> sobre o estresse e a saúde docente, **rtalecendo uma via apontad* em es*ud*s anterio*es como </line>
<line> os de Bir*lim et al. (201*) e Machado e Li*ongi (2019) que também analisa*am aspec*os de </line>
</par>
<par>
<line> *emuneração/renda </line>
<line> ao en*ocar, respecti**mente, rel*ção * </line>
<line> *ntre tal va**ável e o trabalho </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *lta exigênc*a e a s*a ass*ciaç*o com a preval*n*i* de t*ans*ornos mentais *omuns *ntre os </line>
<line> pro*essores. </line>
<line> Dent*e as lim*tações do estud*, desta**m-se o uso de abordagem pred**in*ntemen*e </line>
<line> q*antit*tiva, que não possibil*ta um maior aprofundame*to n* disc*ssão qu* seria viabilizado </line>
<line> a part*r d* u*a *bordagem de acesso mais direto à exp*essã* d*s partic*pant*s, de modo que </line>
</par>
<par>
<line> estudos *uturos *odem se beneficiar da *t*li**ção de té*nicas </line>
<line> de tria*gulação metodol**ica </line>
</par>
<par>
<line> que permitam a**a* a realização de entrevistas ou reuniõ*s de grupo f*cal junto aos d*centes à </line>
</par>
<par>
<line> aplica*ão *e </line>
<line> question*rios est*utura*os, como q*e **i aq*i utilizado. Nesse *spe*to o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> instrume**o de pesquisa adotado resi*e ou*** limit*ç*o do estudo, uma vez q*e a EAE*CL, </line>
<line> emb*ra tenha a vantagem de ter se fundamentado em modelo teórico sólido e ap**sentar uma </line>
</par>
<par>
<line> possib*l*dade </line>
<line> de aná*ise de um </line>
<line> número *ai* </line>
<line> amp*o d* estressore* e uma comp*eensão ma*s </line>
</par>
<par>
<line> rica do fe*ômen*, é uma escala de a*licação geral, com </line>
<line> possibilidade </line>
<line> de utiliz*çã* jun*o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> diferentes con*ext** lab*rais, o que limi*a no s*ntido de elucid*r as es*ecificidades do a </line>
</par>
<par>
<line> traba**o nas *ifere*tes categ*rias *cupaci*nais. Assim, novas </line>
<line> escala* *ara a m*nsuração de </line>
</par>
<par>
<line> estress*res no t*abal*o docen*e na educação básica, que apresent*m as mesmas vantagens d* </line>
<line> EAE*CL, al*adas à cont*mplaç*o das especificidade* da profissão são **man***as no sentido </line>
</par>
<par>
<line> de maior avanço na compr*ensão </line>
<line> do proce*so de estre*se ju*to a essa categoria *m estudo* </line>
</par>
<par>
<line> futuros. </line>
</par>
<par>
<line> Po* f*m, de*e-se s*lientar que os ach*do* aqui </line>
<line> o *t i dos </line>
<line> não são general*záveis *ara </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> c*nj*nto do* docentes brasi*e*ros, ap*icando-s* apena* ao caso das ins*ituiçõe* *nvo*vidas, as </line>
<line> quais se situ*ram na região Sul *e Minas Ge**is. De*se modo, **tud*s fu*uros podem </line>
<line> **v. FSA, Te*esina, v. 1*, *.12, art. *, p. 107-1**, dez. 2021 w*w4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ivên**a de Estress*r*s *sico*soc*ais no Trabalho Doc*nte em Escolas Púb*icas </line>
<line> 121 </line>
</par>
<par>
<line> contri*uir para clarificar algumas questões aqui l*v*ntadas, observando em q*e *edida os </line>
<line> resultados seriam replicad*s em o*t**s re*i*e* do *aí*. </line>
<line> RE*ERÊNCIAS </line>
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<line> V. D. Carval*o </line>
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<line> 1) co*cepção e planejamento. </line>
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<line> *) análise e i*terp*et*ção dos d*d*s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> 3) elabo*aç*o do r*scun*o ** na rev**ão crítica do conteú*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> *) participação n* aprovação da versão f*nal do manuscrito. </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)