<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 12, art. 6, p. 107-123, *e*. 20*1
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*1.18.12.6
</line>
</par><par>
<line>
*ivência de Estressores Psicoss*c*ais no Tra*al*o Doce**e em Escolas Pú**icas
</line>
<line>
Experi*nce of Psych*soci*l *tressors *n Teaching Wo** in Pu*lic Schoo*s
</line>
</par><par>
<line>
Le*ícia d*s *antos R*sa
</line>
<line>
Graduada em Ciênc*a e *conomia pela UN***L-MG
</line>
<line>
Disce*te do Curso de Ad*inistraç*o Pública da *NIFAL-MG
</line>
<line>
E-mail: sr*sa*.leticia@gmail.c*m
</line>
<line>
Virgíni* Do*izete de **rvalho
</line>
<line>
*si*ologia Soci*l **la Unive*sidade Federal d* R*o Grande d* Norte
</line>
<line>
Docen*e do Instituto de C*ênc*as Sociais Ap*ica*as *a UNI*AL-MG
</line>
<line>
E-mai*: vi*g*niadcarv*lho@*mail.com
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço: Letícia dos Santos Rosa
</line>
<line>
Edit*r-Chefe: Dr. Tonny *e*l*y *e A*enca*
</line>
</par><par>
<line>
Fac**dade Santo Agost*n*o - Av. V*lter Alenc*r,
</line>
<line>
666,
</line>
<line>
Rod**g*es
</line>
</par><par>
<line>
São Pedro, CEP: 64.019-62*, Teres*n*/PI, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
**d*reç*: Virgíni* Donizete d* *arvalho
</line>
<line>
*rtigo r*cebido em *4/11/2*21.
</line>
<line>
Última
</line>
<line>
*ersão
</line>
</par><par>
<line>
Un*versi*ade Feder** de Alfena* - Av. Celina Ferr*ira
</line>
<line>
*e*ebida em 08/12/2021. Ap*o*ado em 0*/12/2021.
</line>
</par><par>
<line>
**toni, 4*00, Padre Vítor, CEP: 37.0*8-395,
</line>
</par><par>
</page><line>
V**ginha/MG, Brasil.
</line>
<line>
Avaliado *elo sist*ma Triple Review: Desk Rev*ew a)
</line>
<line>
pe*o *ditor-Che*e; e b) Doubl* Bli*d *evi*w
</line>
<line>
(avaliação c*ga por dois avaliador*s da área).
</line>
<line>
R*vis*o: *ramat*cal, Normativa e de Fo*matação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. S. *os*, *. D. Carva*ho
</line>
<line>
108
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
</par><par>
<line>
* p*esen*e trabalho teve co*o ob*etivo analisar *s estressores ps*c**so*iais
</line>
<line>
pres*ntes no
</line>
</par><par>
<line>
trab*lho *os docentes *a educação *ásica da rede estadual no Sul *e M*na* Gerais, avaliando
</line>
</par><par>
<line>
as diferen*as
</line>
<line>
de p*rce*ção dos estressores de aco*do com o gên*ro e * nível de
</line>
<line>
r*nda. A
</line>
</par><par>
<line>
população se constituiu *e 790 doce**es atuantes em 20 escolas da re*e **ta*ual sul m**eir* e
</line>
</par><par>
<line>
a *m**tra, não pr*babil*stica po* conveniênc*a, *nvolve* um total de
</line>
<line>
452 docentes. E*t*s
</line>
</par><par>
<line>
*esponderam * um formulário s*c**d*m**ráfico e labo*al e à Escala para A*al*ação *e
</line>
<line>
Estres*ores Psic*ssocia*s no Contexto Laboral (EAEPCL). As inform**ões foram trata*as por
</line>
<line>
meio da utilização *e *écnicas *statísti*a* d*scritivas e inferenciais, com* o cálcul* d*
</line>
</par><par>
<line>
frequências, médias, *esvio p*d*ão, testes t e análises de
</line>
<line>
c*rre*ação. Os
</line>
<line>
res*lt*dos obtido*
</line>
</par><par>
<line>
indicaram *ue não h*u*e d**ere*ç* d*
</line>
<line>
*ercepç*o so*r* *s es*res*o*es en*re pr*fessores
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
s**o femin*no e ma*culino * *s *stressore* mais destacados na perce*ção dos participantes,
</line>
<line>
como um todo, *oram a sobrecarga de papéis, * conflito trabalho-família, a pres*ão do g*au de
</line>
<line>
responsabilida*e e a inseg*ran*a na ca*r*ira. A*ém disso, dentre esses, o **ico *stressor c*ja
</line>
<line>
percepção *e mostrou associada ao nível de renda f** aquele que tratou *a insegurança na
</line>
<line>
car*eira.
</line>
<line>
P*lavras-chave: Estr*ssores Psicossociais. Docent*s. Educa*ão B*sica. Escolas Públicas.
</line>
<line>
*BSTRAC*
</line>
<line>
The aim of t*e study was *o ana*yze t*e psyc*osocial stressors in t*e work of basic educ*ti*n
</line>
</par><par>
<line>
teachers fr*m the state educatio* system, work*ng in the south*rn
</line>
<line>
region of Mi*as Gerais,
</line>
</par><par>
<line>
evaluati** the differen*es in the perc*ption of stressors ac*o*ding t* g*nder and income level.
</line>
<line>
*he popula*ion consisted of 7*0 te*c**rs working in 20 *chool* in the sou*hern st*te of Minas
</line>
</par><par>
<line>
Gerais and
</line>
<line>
t*e n*n-*rob*bilistic *onvenience samp*e i*volv*d a total of 4*2 t*ache*s. They
</line>
</par><par>
<line>
an*we*ed a sociodemog**phic and **rk form and the *c*le for Asse*sme*t o* *sychosocial
</line>
<line>
Str*s*ors in the Work Context (EA*PCL). The info*mation was tr*ated usi*g descript*ve *nd
</line>
<line>
i*feren*ial statisti*al tec*niques, such as calc*lati*g f*equ*ncies, means, *tandar* devi*t*ons, t
</line>
</par><par>
<line>
tests a*d
</line>
<line>
*or*e*atio* analysis.
</line>
<line>
*he result* obtain*d indicat*d
</line>
<line>
that there was no
</line>
<line>
diff*rence in
</line>
</par><par>
<line>
th* percept*on of stressors
</line>
<line>
betwee* *emale and ma*e teache*s and the most prominent
</line>
</par><par>
<line>
stressors i* the partic*pants' **rc*ption, as a whol*, were ro** *verlo*d, work-fa*ily conflict,
</line>
</par><par>
<line>
resp*nsib*l*ty and
</line>
<line>
c*r*er *eve*opme*t. *urthermore, among these, the
</line>
<line>
only *tressor whose
</line>
</par><par>
<line>
**rception was ass*ciated with *he l*vel of
</line>
<line>
**c*me was the o*e that dea*t with
</line>
<line>
career
</line>
</par><par>
<line>
de*el*pment.
</line>
</par><par>
<line>
Keywords: Psychosoc*al S*ressor*. Teachers. Ba*ic Educati**. Public *chools.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, T*resina, v. 18, n.12, art. 6, p. 107-123, dez. *021
</line>
<line>
ww**.fsanet.com.b*/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
***ê*c*a de E*t*essor*s Psicossoc*ais *o T**balho Doce*te em Escolas Públicas
</line>
<line>
109
</line>
</par><par>
<line>
1 INT*OD*ÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
A ausência de condições dign*s de trabalh* nas organizações é um* d*s r*zõe* que
</line>
</par><par>
<line>
contri*ui *ara *c**ionar o estres*e *cupacional. Segundo *aschoal
</line>
<line>
e Tamayo (200*),
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
e*t*esse é c*nce*tuado qua**o a* e*igências d* t*abalho são perceb*das **** *xcessi*as pelos
</line>
<line>
indivíduos, se *onstituindo em fatores que tendem a le**r a um maior **s*aste fí*ico e/ou
</line>
<line>
p*ic*lóg*c*, *esult*n*o em con**quências n*gativas para o trabal*ador. Nas úl**ma* d*cad*s,
</line>
</par><par>
<line>
tem se observado
</line>
<line>
*m crescen*e int*resse no est**o do tema (e.g. A*AÚJO; GRAÇA;
</line>
</par><par>
<line>
A*AÚJO, 2003; F*RO; P*RE*R*, 20*3; ZANELLI,
</line>
<line>
2015), d**a * dimensão
</line>
<line>
que e*s*
</line>
</par><par>
<line>
*roblem*tica *em a*sumind* nas s**i*dades.
</line>
</par><par>
<line>
Adem**s, as pe**uisas têm sinalizad*, a parti* de *vidência*, que em certas ca*egorias
</line>
<line>
pr*fissionais *s*e p*obl*ma tende * ser m*is crítico (JO**S** et al., 20*5; GOMES et al.,
</line>
</par><par>
<line>
2006) e *entre *las *e encontra * docên*i*. Va**ados *êm sido os estudos
</line>
<line>
que *oca*izaram
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
estre*s*
</line>
<line>
lab*ral v**enciado pe*os doc**tes, e**ecialme*t* da*u*les que atuam na educ*ção
</line>
</par><par>
<line>
básica (e. g. KOU**O*SI; AL*XO*OUL*S, 2*16; PEREIRA N*TO; *ON*ERO-
</line>
</par><par>
<line>
SA*TOS; ***IVIDADE, *019; VALLE; R*IMÃ*; MALVEZZI, 2011), os
</line>
<line>
quais
</line>
</par><par>
<line>
desempenham
</line>
<line>
um papel es*enci*l nas sociedades. Alguns acha*os de levantamentos
</line>
</par><par>
<line>
a*teriores contribuem, *ntretan*o, para elucidar qu* es** questã* t*m se mo*trado
</line>
<line>
e*pecialm*nt* p*o*lemá*ica no ce*ári* b*asil*iro.
</line>
<line>
O movimento d* intensificaç*o do t**balh* *o*ent* *ue cara*t*riza a a*uação desses
</line>
<line>
pro*is*ion*is *o paí*, a q*al se manifesta seja por maior ca*ga h**á*ia ou mesmo pelo *a*or
</line>
</par><par>
<line>
número ** papéis os quais d*vem desempe*har,
</line>
<line>
consideran**-se as
</line>
<line>
de*ic*ê*cias *as
</line>
</par><par>
<line>
inst*tu*ç*es,
</line>
<line>
espe*ialmente das esco*as públ**as, em te**os da *isponibil*d*de de equ*pes
</line>
</par><par>
<line>
multid*sciplina*es *e apoio ao *rofesso* (ARAÚ*O; *I*HO; MASSO*, 2019; ASSUN*ÃO;
</line>
</par><par>
<line>
AB*EU, 2019), contribuem na
</line>
<line>
geração *e diferente* fo*tes *e te*são no tra*alho.
</line>
<line>
E*tas
</line>
</par><par>
<line>
ú*timas se referem ao
</line>
<line>
que é
</line>
<line>
denominad*
</line>
<line>
n* literatura c*mo estressores o*upaci**ais
</line>
</par><par>
<line>
(C*OPER; DEWE. O\DRIS*OLL, *001), os
</line>
<line>
**ais se encontram n* gên*se do pr**esso de
</line>
</par><par>
<line>
estr*sse, podend* ocasionar rea*õ*s das mais di*ere*t** naturez*s,
</line>
<line>
desde aquelas de *rdem
</line>
</par><par>
<line>
psico*ógic*, qu*nto *ísica ou comp*rta**nta* (COOPER; DEWE. O\DR*SCOLL, 2*01; JE*;
</line>
<line>
BRITT, *0**).
</line>
</par><par>
<line>
Tais estressores, portanto, se mostram asso*iados a vá*ios
</line>
<line>
aspe*tos d*safiador*s *o
</line>
</par><par>
<line>
tr*balho e no *ue tang*
</line>
<line>
ao* doce**es
</line>
<line>
b*asileiros p*dem e*ta* *endo p*o*uzidos a p*rt*r da
</line>
</par><par>
<line>
própria precariedade das condições labo**i* a que se en*o*tram *ubmetidos. A título *e
</line>
</par><par>
<line>
ilustração, *s res*l*ado* *a
</line>
<line>
*esquisa Teachi** an* Learning **t*rn*t*onal Sur*ey - T*L*S
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*resina P*, v. 18, n. 1*, art. 6, p. 107-123, dez. 2021
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. S. Rosa, V. D. Car*alho
</line>
<line>
110
</line>
</par><par>
<line>
r*ferente* aos ano* *e 2013 e 2018 (OEC*, 201*; 2019) traze* dados que indica*, de forma
</line>
<line>
com*arati** a outros países, as dificuldades com que se defrontam os **ofes*ore* no B*asil.
</line>
</par><par>
<line>
As informações para o an* de 201*, por exemplo, (OECD, 2014), apontaram que
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
pr*fe*sor*s br*sileiro* se encontravam e**re aq***es que d*spendiam mai** te*po em
</line>
</par><par>
<line>
ativid*des de ensin* (seis
</line>
<line>
horas a mai* do que média de a
</line>
<line>
*utros país*s par*icipantes
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
p*squisa),
</line>
<line>
al*m de *utras como c*rreção de t*abalhos e orien*ação de a*uno* (10% a 22%
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
mais
</line>
<line>
que a méd*a TALIS). *ua **rg* horári* fo* inferior aos *ema*s apenas em termos d*
</line>
</par><par>
<line>
*tividades administ*at*vas. As salas de aula no pa*s se mo*traram m*is *heias (31 aluno* po*
</line>
<line>
sala, comparados à média de 24 alu*os por *ala, *m *utro* *aíses) * o* do*entes relat**am
</line>
</par><par>
<line>
demandar 20%
</line>
<line>
do temp* de *ula para manutenção d*
</line>
<line>
d*sciplina entre os alu**s (*o*tra
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
médi* *e 13% em *utros países). Q*an*o aos dad*s relativo* ao an* de 2018 (TALIS 2018 -
</line>
<line>
OECD, 2019), sinalizaram que apenas 11% d*s d*cent*s no Br*s*l consid*ra*am sua
</line>
<line>
profissão s*cialme**e valorizada, con*r* a médi* de 26% daquele* de outros p*íses.
</line>
<line>
T*is dados *ontribuem para re*let*r *ob*e a relevânc*a *e estudo* sobre o tema no
</line>
</par><par>
<line>
Brasil, *om o
</line>
<line>
intuito de clarific*r c*mo e*se *roblema te* se caract*riza*o em diferentes
</line>
</par><par>
<line>
regiõ*s do *aís. Adicionalment*, au*ores como *ra*jo, Pinho e Masson (2019) têm d*scuti*o,
</line>
<line>
ao proporem uma agenda para os est*dos na área, que *l*um*s questões como a *is*ussão das
</line>
</par><par>
<line>
*if*renças de gêne*o na r**a**o entre saúde trabalho prec*sam estar mais e
</line>
<line>
*resentes
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
pesquisas. Assim, c*m b*se no exp*sto e
</line>
<line>
compreendendo-se,
</line>
<line>
ainda, os d*sdobra*ent*s
</line>
</par><par>
<line>
indes**áve*s que o es*r*sse ocu*ac*ona* pode ocasi*nar tan*o *m t*rmo* de produção de ma*-
</line>
</par><par>
<line>
estar dos traba*hadores, quanto
</line>
<line>
de prejuíz*s *o de*empenh* das *nsti*uições (P*IVA;
</line>
</par><par>
<line>
GOME*; H*LAL, 2015), o que nesse caso específ*co *i*nif*cam prejuízos p*ra a própria
</line>
<line>
q*al*d*de *o en*ino, **i f*rmulado o *bje*ivo da presente pes*uisa. Este consistiu em a**lisar
</line>
</par><par>
<line>
os
</line>
<line>
e*tressores psi*oss***ais pres*nt*s no trabalho dos
</line>
<line>
do*entes d* educação b*sic* da r*de
</line>
</par><par>
<line>
*stadua* no Su*
</line>
<line>
de Minas
</line>
<line>
Gerais, av*liando as diferença* de perc*pção d*s estressores de
</line>
</par><par>
<line>
acor*o com o gênero e o nível de rend*. A inclusã* dessa última vari*vel se pautou *elo *ato
</line>
</par><par>
<line>
*e qu* tem sido ta**ém pouco explo*ada nos estudos sobre o
</line>
<line>
e*tresse ocu**cio*al, não
</line>
</par><par>
<line>
ob*tante a con*ri*uição q*e pode r*presentar no sentid*
</line>
<line>
de se refletir s*bre o p*p** qu*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
re*uner**ão pode
</line>
<line>
estar
</line>
<line>
des*mpe**ando nesse processo,
</line>
<line>
principalmente *o se considerar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
es*udo de Birol*m et al. (2019) *ue observou a *x*stência d* uma r**ação e*t*e a per*epção de
</line>
<line>
baixa remunera*ã* c** * *raba*ho de alta exigênci* entre d*ce*tes da educação bás*ca.
</line>
<line>
Pa*a * seu desenvolvimento, o es*ud* tomou co*o b**e o m*delo de Cooper, Dewe e
</line>
</par><par>
<line>
O\Dr*scol* (2*01)
</line>
<line>
que propuseram sei*
</line>
<line>
princ*pais
</line>
<line>
*ategorias d* e*tr**sore* ocu*acionais,
</line>
</par><par>
</page><line>
quais sejam: fatores associa*os à n*tureza do tra*alho; p*péis organiza**on*is;
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 18, n.12, art. 6, *. 107-123, dez. 2021 www4.fsanet.*om.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Vivência de Estressor*s *sic*ssoci*is no Trabalho Docente e* Escolas P*blicas
</line>
<line>
111
</line>
</par><par>
<line>
relacio**mento inte*pessoal no trabalho; insegurança na c*rreira; conflito trabalho-*amília
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
característic*s organizacionais. A op*ão pel* referido mod*l* p***ici*u a a*ordagem
</line>
<line>
*e um
</line>
</par><par>
<line>
número mais amplo de
</line>
<line>
estressores comparativ*me*te aos demais estudos
</line>
<line>
b*as*leiros (e.g.
</line>
</par><par>
<line>
BIROLIM et al., 2019; P**EIRA et **., **1*; ), uma ve* q*e bo* parte desses **timos têm *e
</line>
<line>
funda*entado *o m*delo Demanda/C*ntrole de Karasek, o qual *ão aba*ca *iscussões como
</line>
<line>
i*seguran*a *a carr*ira e conflito t*abalho-família, por exemplo, apesar de *e con*titu*rem em
</line>
</par><par>
<line>
*ues*ões relevan*es para a *om*reensão do
</line>
<line>
processo
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
estresse
</line>
<line>
na atualidade *as
</line>
</par><par>
<line>
o**anizações.
</line>
</par><par>
<line>
2. *EFE*ENCI*L T*Ó*I*O
</line>
</par><par>
<line>
Sa*d* mental no tra*alho pode ser **mpree*did* *omo bem-esta* e felicid*de no
</line>
</par><par>
<line>
ambiente l*boral. Q*ando n*o há experiências
</line>
<line>
positiva*, o **divíduo p*de
</line>
<line>
sof*er com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
e*tres*e *o seu local de trabalho. Esse t*po ** *stresse ocorre quan*o a demanda de trabal*o *
</line>
<line>
vista co*o situa*ão est*e**or*, dificul*ando o a*o de enfrenta*ento ***ividua* e causando
</line>
</par><par>
<line>
impacto*
</line>
<line>
negativ*s (PASCHOAL; TAMA*O, 2004). * p**tir do advento da *eestr*t*ração
</line>
</par><par>
<line>
produtiv* e as mud*nças que i*plicou
</line>
<line>
no mundo do *rabalho,
</line>
<line>
os modelos de gestã* se
</line>
</par><par>
<line>
diferenciaram, com maior *oco no trabalho *m equip*, aument* da d*manda por trab*lhad*r*s
</line>
<line>
de múlt*plas aptidões e altas *a*as de em*rego *em*orário, os quais c*ntribuíram para re*ultar
</line>
<line>
*m elevaç*o d*s taxas de estresse lab*ral. Expr*ssão *s*a não som*nte us*da p*ra designar o
</line>
<line>
processo, *a* ta*bém o conj*nto d* reaçõ*s físicas e psíquicas pro*oc*das pela viv*n*ia de
</line>
<line>
*ondiçõ*s a*ver*as no ambiente orga*izacional (FERREI*A; ASSMAR, 2008).
</line>
<line>
H*storicamente, as *esquisas sobr* o *stresse labora* tiveram iní*io n*s anos de 19*0 e
</line>
<line>
19**, com temas como fadiga e hi*iene menta*, pois f**am mo*dados pelos re*uerimentos da
</line>
</par><par>
<line>
*rimeira Guerra Mundial e refleti*m mudanças soci*econômicas da
</line>
<line>
época, abrindo brecha
</line>
</par><par>
<line>
para pesq**sa p**cológica no trabalho (C*OP**;
</line>
<line>
DEWE; *\DRISCOLL, 2001). Na
</line>
</par><par>
<line>
Psicologia, o conceito evoluiu no sentido de se ente*de* q*e a r*ação dos sujei*o*, com
</line>
<line>
respo*tas *iversas mediante a mesma condiçã*, demandava que fossem conside*adas a*
</line>
<line>
d*f*renças ind*vi*uais que intervinh*m entre o est**ssor e su* r*spectiva r*ação (**ZARUS,
</line>
<line>
1993). Tal persp*c*iva, denominada transaci*nal, *mergiu com o modelo de estr*sse e *oping,
</line>
<line>
d* Lazaru* e Folkman, consistindo em um clássico na literatura da área (FOLKMAN, 19*4) e
</line>
</par><par>
<line>
trazendo
</line>
<line>
para o c*nceito
</line>
<line>
*e e*tress* u** ca*act*rística
</line>
<line>
relacional, que se manife*ta na
</line>
</par><par>
<line>
*nteração e*tre * in*i*íduo o ambiente. Tal interaçã* e
</line>
<line>
po* e * e r
</line>
<line>
*u não **al*ada pelo
</line>
</par><par>
</page><line>
indi*íduo **mo algo *ue exced* se*s recu*sos pessoais, gerando u*a **brecarga que ven*a a
</line>
<line>
R*v. FSA, Teres*na PI, v. 18, n. 12, art. 6, p. 107-123, *ez. *02* www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. S. Rosa, *. D. Carvalho
</line>
<line>
*12
</line>
</par><par>
<line>
ameaçar o seu bem-estar, de mod* que o *ignif*cad* de dado event* *á-se por u* cha*ado
</line>
</par><par>
<line>
processo d* avaliação cogn*tiva, o qual se *ompõe d* duas
</line>
<line>
eta**s, a saber, a *valiação
</line>
</par><par>
<line>
primária e * aval*aç*o *ecun*ár*a. Na primeira, aval*a-se o si**ific*do que a**ume uma troca
</line>
</par><par>
<line>
co* o a*bie*te *m ter*os d* con*equência* par* o bem-estar
</line>
<line>
e
</line>
<line>
na *egu*da avaliam-se
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
re*ursos para faze* face àque*a condição.
</line>
</par><par>
<line>
As*i*, a perspectiva *ransacional infor*a o est*esse como
</line>
<line>
uma es*écie de \estado
</line>
</par><par>
<line>
cogni**vo
</line>
<line>
dinâ*ico\, e* *m
</line>
<line>
processo *ontí*uo d* inter*ção sujeit*-amb*ent* (SAMPAIO;
</line>
</par><par>
<line>
GALASSO, 201*; M*RIN;
</line>
<line>
*UBÉ, **09; CO*PE*; DEW*; O\DRISCOLL, *001), *e
</line>
</par><par>
<line>
modo **e não é *ropriedade *penas *o ind*v**uo e nem tampouco ***ente *o ambient*. *al
</line>
<line>
caracte*ística orientada a* proce*so, *l*m de ind*c** a referid* dinamici*ade, também *ponta
</line>
</par><par>
<line>
que a interação é bidir*ciona*, ou seja, ta**o o suj*it* como ambiente atua* o
</line>
<line>
um s*bre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*utro.
</line>
</par><par>
<line>
A partir *a e*ergência de tal pe*spectiva, a aborda**m transacional pas*ou a nort*ar
</line>
<line>
uma *érie de pe*quisas, contrib*indo com um novo **har para o ente*dime*t* *o fe*ô*e**
</line>
</par><par>
<line>
(COO*ER; D***; O\DRISCOLL, 2001). P*rtindo de
</line>
<line>
tal abordagem, **oper
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
colabora*ores (e. g. COOPE*; MARSHALL, *976; COO*ER; DEWE; O\DRI*COLL,
</line>
<line>
2001) propuseram um m*delo que busc** explicitar as fontes d* tensão laboral, elencand* os
</line>
<line>
p**ncipai* estressores e descr*vendo a relevância de se *nfatizar nas pe*qui*as a per*epção do
</line>
</par><par>
<line>
sujeit*
</line>
<line>
s**re a medida e* que se sentiam por ele* afetados (COOPER; DEWE;
</line>
</par><par>
<line>
O\DRISCOLL, 2001).
</line>
<line>
Nessa verte*t*, os referidos au*ores reunira* *m *on*unto ** estressores clássic*s,
</line>
</par><par>
<line>
q*e j á
</line>
<line>
vinham sendo estudado*
</line>
<line>
por
</line>
<line>
v*rios autore*. Os estr*s*ores relacionados ao papel na
</line>
</par><par>
<line>
*rg*nização, por e*em*l*, estão pre*entes desde o* *rimei**s
</line>
<line>
*studos no
</line>
<line>
cam*o, sendo os
</line>
</par><par>
<line>
mais evidencia*o* nas
</line>
<line>
*esqui**s. Envolvem comportamentos dem*nda* em uma *ada e
</line>
</par><par>
<line>
*cupaç**, q*e podem
</line>
<line>
trazer situações de ambiguida*e,
</line>
<line>
*onflito, s*breca*g* (COOPER;
</line>
</par><par>
<line>
D*W*; O\DRISCOL*, 2001; JEX; BRI*T, 2008; SEM*ER; MEIER; B*EHR, 2015) e
</line>
<line>
dificuldad*s re****onadas a* grau de respo*sab*li*ade na função. Os fator*s intr**secos ao
</line>
<line>
trabalho ou, conform* denominado por Semmer, Me**r e Beeh* (2015), o t**b*l*o em si e as
</line>
</par><par>
<line>
con*ições em *ue é re*l*za*o, *brangem **tressores de na*ur*za
</line>
<line>
físic* ou psicossocial,
</line>
</par><par>
<line>
associados *o de*empen*o *e t*refas (conteúdo d* t*abalho) e
</line>
<line>
ao
</line>
<line>
*mbiente de tr**alho. O
</line>
</par><par>
<line>
r*laciona***to interpess*a* *e ma**fes*a como estressor *el* má qualidad* das relações
</line>
<line>
e*tabelecidas no espaço org**izacio*a* e pe*a a*sência de suporte social no t*abalho
</line>
<line>
(COOPER; DEWE; O\DRISCOLL, 20*1; *EX; BRITT, 2*08; SEMMER; M*IER; BEEHR,
</line>
</par><par>
<line>
2015), *endo também **ferido como
</line>
<line>
con*lito interpesso*l (J*X; BRI*T, 2008); enquanto
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*n*, v. 18, n.12, art. 6, p. 107-123, dez. 2021
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Vivên*i* *e Estressores *si*ossoc**i* no Trabal*o Docent* em Escolas *ública*
</line>
<line>
*13
</line>
</par><par>
<line>
d*s*nvolvimento *a ca*re*ra pelas
</line>
<line>
questões d* *egurança
</line>
<line>
no empre*o, falta ou excess*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
promoções * falta d* op*rtunidades *e rea*ização de objeti*os *rofissionais. Os fatores
</line>
</par><par>
<line>
org*nizaci*nais,
</line>
<line>
por sua vez, concernem a aspectos da cultu*a, c*im* e estilo
</line>
<line>
de gestão
</line>
</par><par>
<line>
organizacional e, a inter*ace trabal*o-famíl**, à administração das deman*as *o trabalho com
</line>
</par><par>
<line>
*s *ever*s e *esponsab*lidade* familiares (C*O*ER; DEWE; O\D**SCOL*,
</line>
<line>
2001; JEX;
</line>
</par><par>
<line>
BR*TT, 2008).
</line>
</par><par>
<line>
Tal *o*elo es*á se*do empregado par* o desenvol*imento dess* est*do e suas
</line>
</par><par>
<line>
contribuições seguem relevant*s, da*o que na atualidade o estresse ocupacional s*gue
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
u* p*oblema q*e *tinge
</line>
<line>
ca*a vez mais a
</line>
<line>
po*ulação den**o das org*n*zaçõ*s de
</line>
<line>
trabalho,
</line>
</par><par>
<line>
*rejudicando * bem-esta* do trabalhador e gerando im*actos nas institu*çõe*. Co*siderando-
</line>
<line>
se que a ma*oria do* in*iv*du*s passa a maior parte do tempo *m *eu *ocal de t*abalho, e em
</line>
</par><par>
<line>
muitos caso* est*s nã* s* encontram em *m a*biente p*opício **ra uma bo* s*úde física
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ental (WEBER et al., 2015), **m-se a dimens*o que assume es*e prob*ema.
</line>
</par><par>
<line>
*efletindo mais especific*m*nte so*re o *mbito da docên*ia, s*gundo Reis et *l.
</line>
</par><par>
<line>
(2005), ** pro*e***res, p*r te*e*
</line>
<line>
cont*to direto com as pe*soas e *erem alto teor
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
responsabilidades, estão m*is pr*pe*sos a conflitos *m seu di* a dia e a* exc*ss* de trabalho,
</line>
</par><par>
<line>
tais com* dupla *u tripla jornada e
</line>
<line>
até problemas com est*dantes que podem ir de ameaças
</line>
</par><par>
<line>
v*rbai* *té físicas. Martins (2007) denota *ue muito além da desvalorização, têm-se outros
</line>
</par><par>
<line>
fator*s que atuam na o*igem d*
</line>
<line>
est*esse **ss* cat**oria ocu*acional, c*mo a infraestrutura
</line>
</par><par>
<line>
precária das escolas e deficiências
</line>
<line>
*m termos de ma**rial *idático, que co*tribuem para
</line>
</par><par>
<line>
deteriorar o desemp*nho de**e profissi*nal. T*is fat**es, qu*
</line>
<line>
podem assumir a con*ição
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
estre*sores ocupacionais, quando ex***sivos
</line>
<line>
contr**uem para desencadear dano* à *aúde
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ambém à q*al*dade das relações socia*s, prejudicando a interação profe*sor-aluno.
</line>
</par><par>
<line>
*dema**, cumpre destaca* que, a exemplo do que
</line>
<line>
ocorre no mun*o do trabal*o,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
modo geral, em qu* a
</line>
<line>
questão das de*ig**ldades de gêne*o representam
</line>
<line>
dom í ni *s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
opo*tuni*ades d*ferentes para homens e m*l*eres, no setor educaci*nal essa se manifesta de
</line>
<line>
difer*nt*s maneiras. P*imeira*ente pela predominâ*ci* *e mulhere* qu* ocupam o ca*go de
</line>
</par><par>
<line>
d*centes na educação básica. *m *ma *esqui*a r*alizada pel* Unesco (2004) sobre **rfi* o
</line>
</par><par>
<line>
*os profess*res, *oi constata*o que mais de 80% deles s*o
</line>
<line>
do
</line>
<line>
*exo feminino. *lém di*s*, a
</line>
</par><par>
<line>
concentração de mul*ere* tende a ser maior na educação b*sica *e
</line>
<line>
n*vel fund*mental, com
</line>
</par><par>
<line>
u*a presença mas*ul*na
</line>
<line>
m*ior no níve* mé*i* e no
</line>
<line>
e*sino superior, sendo que essa
</line>
</par><par>
<line>
*om*nân*ia fe*i*ina tem *xplicação h*stórica. S*gundo Ar*ú*o et al. (2006),
</line>
<line>
** Brasil
</line>
</par><par>
<line>
mulher*s foram "convidadas" * exercer a f*nçã* *e professoras, isso porqu* entende*-*e que
</line>
</par><par>
<line>
o ato *e *du*ar era d*
</line>
<line>
e*tri*a responsabili*ade feminina, relacionando a profissã*
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. **, *rt. 6, *. 107-1*3, dez. 2021
</line>
<line>
www4.f*a*et.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. S. Rosa, V. D. Carvalho
</line>
<line>
114
</line>
</par><par>
<line>
atividad*s *aternas, ou seja, cuidado com *s outros. Nev*s, Bri*o e M*niz (2019) destacam
</line>
<line>
que:
</line>
<line>
Fre*te à ne*essi*ade prog*essiv* de expansã* da r**e de e*sino br*s*le*r*,
</line>
<line>
decor*ente *o pro*esso de urbanização e i**ustri*l*zação em curs*, verific*-se que
</line>
<line>
os hom*ns se retir*m gradualmente no início d* século *X do *xercíci* da doc*nc*a
</line>
<line>
no Ensin* Fundamental, qu* passa a ser considera*o com* "trabal*o de mulher".
</line>
</par><par>
<line>
Cont*do, o processo de
</line>
<line>
feminiza*ão do ma**stér*o se *eve não apenas à p**latina
</line>
</par><par>
<line>
presença maciça das mul*eres, m*s *ambém por se atrelar a ce**a maneira tid* como
</line>
<line>
feminina de percebê-lo e exercê-lo, sedi*entando as**m um determina*o t**o de
</line>
<line>
fazer (NEVES; B*ITO; MUNIZ, 2019, *.2).
</line>
</par><par>
<line>
*bs*rv**do * frag*lid*de q*e ofíci* prop**ciona e o f*t* de *
</line>
<line>
que, em sua gran*e
</line>
</par><par>
<line>
m*ior*a, as mulheres *icam responsáveis pelo t*abalho domé*tico, a*ém do trabal*o
</line>
</par><par>
<line>
*emuner*do, o que caracteri*a * jornada
</line>
<line>
dupl a
</line>
<line>
de tra*a*ho, essa *arga horá*ia maior p*de
</line>
</par><par>
<line>
fa**rec*r a *erc*p**o maior de estress*res entre as mulhe*es. Como refle*os dess* excessiva
</line>
<line>
**rga de trabalho, que se trad*z em f*lta d* tempo *ivre *ara descansar, dorm*r * se alimentar
</line>
</par><par>
<line>
**m, ocorrem o* de*dobramentos *obr* s*úde, **ntre o* quais costumam ser elencados a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*nsiedade,
</line>
<line>
os t*ansto*n*s *entais comuns, o *urn**t e *ma série de sintomas físicos, com
</line>
</par><par>
<line>
*estaque para as d*res osteomuscu**res e o* problemas v*ca*s (ARAÚJO et al., 2*06).
</line>
<line>
No *ue tang* às questões de re*da/*emuneração, tr*ta-se ** uma *ariável *ujos
</line>
<line>
refl*xos s**re a *ercepção de est*essores por do**ntes da edu*ação básica não têm sido muito
</line>
<line>
*xplor*do* nos e*tudos. Pesq*isa *e Birolim et *l (2019) obser*ou que houve relaç*o entre a
</line>
</par><par>
<line>
*ercep*ão ** baixa remuneraç*o
</line>
<line>
p** part* de docentes co* * variável tra*alho de alta
</line>
</par><par>
<line>
exigênci*, prese*te no mod*lo de Karase*, o
</line>
<line>
que segu*do os auto*es seria com*reen*ív*l,
</line>
</par><par>
<line>
haj* vista q*e os **ofe*s*re* da educaç*o bá*ica, para aufe*ir um incremento em sua renda, se
</line>
<line>
veem na co*diçã* de ter que acumular um grande n*mer* ** turmas e muit*s vezes em mais
</line>
</par><par>
<line>
de uma escola, ocasionando a já referida sobre*arga de trab*lho e *umen*a*do
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
vulnerabilid*de aos prob*emas d* *aúde. N*sse se*tido, *studo de Machado e Limongi (*019),
</line>
<line>
e*bora não **nham estudado especi*icam*nte os estr*ss*res no trabalho docen*e, verificara*
</line>
</par><par>
<line>
a as*ocia*ão de renda com pro*l*mas de saúde
</line>
<line>
normalme*te li*ados ao estr*sse, como
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
tr**stornos mentais comuns, re**rça*do os achad*s de *irolim e* al. (2019) e fo*talecendo a
</line>
<line>
im*o*tância *e i*cluir essa var*áve* no* e*tu*os.
</line>
<line>
3. METODO*OGIA
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
est*do *rat*-se
</line>
<line>
de u*a p*s*uisa descritiva e quantitativa, para * qu** for*m
</line>
</par><par>
<line>
*tilizadas técni*as
</line>
<line>
padron*zadas (q*estionários) para a coleta das informações j*nto aos
</line>
</par><par>
</page><line>
participan*es. A população se c*nstituiu d* 7*0 do*e*tes atuantes em ** esc*la* da r*de
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sin*, v. 18, n.12, **t. 6, p. 107-**3, *ez. 2021 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Vivência de Estres**res Psicos*ocia*s no Tra*alho Docente e* Escolas P*bl*cas
</line>
<line>
**5
</line>
</par><par>
<line>
estadu*l, situad** na região no Sul de Minas Gera*s. A amostra, não pro*abilística
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
conv*niê*c*a, ou seja, *quela que reúne indivíduos
</line>
<line>
di**o*íveis *ara a **alização *o
</line>
<line>
est*do,
</line>
</par><par>
<line>
não tendo sid* **le*ionado* po* crité*ios estatísti*os (FR**TAG, 2018), *nvolveu um tot*l de
</line>
</par><par>
<line>
**2
</line>
<line>
do*e*tes, *ue atuavam em 19 das
</line>
<line>
20 escolas con*ata*as *ar* os proc**i**n*os
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
levantamen*o de informações. * p***i* s*ciodem*gráfic* dos
</line>
<line>
docentes desta *mostra se
</line>
</par><par>
<line>
car*ct*rizou por uma faixa etária predo*inante de
</line>
<line>
31 50 anos; s*ndo a maioria do *e*o a
</line>
</par><par>
<line>
*eminino (72%), co* variação salaria* de 1 a salári*s-míni*os. Desses **centes, grande *
</line>
<line>
p*rte p*ssu*a especial**a*ão (52%) e cargo *fetivo (63%), s*ndo * m*io*ia atuand* *m mais
</line>
<line>
d* uma esco*a (5*,2%).
</line>
</par><par>
<line>
Os
</line>
<line>
instrume*tos util*zad*s pa*a o levan*amento de informações fo*am a Escala *ara
</line>
</par><par>
<line>
Avaliaçã* de *stress*res Psicossoc*ais no *ontex*o L*bo*al (EAE*CL) e um fo**ulário
</line>
<line>
s*ciodemográ*ico e laboral. Este últim* ap*esentou *ma sér*e de qu*stõ*s, que fora* des*e a
</line>
</par><par>
<line>
s ua
</line>
<line>
idad*, sex*, rend* e *íve* d* *sc*lari*a**, até *úmero de e**ol*s em que atuava o
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
mo*e*to da pes**isa. A E*EPCL, p** sua vez,
</line>
<line>
trata-se de in*trumento c*nstruído p*r
</line>
</par><par>
<line>
Ferreira et al. (*015), **mando
</line>
<line>
como
</line>
<line>
base o modelo de Cooper, De*e e *\*riscoll (2001)
</line>
</par><par>
<line>
pa*a o est*do de est*essores, o qu*l apresenta 35 itens que s** a*ocados em *ete fatores
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
dimensões (con*lito e *mbiguidade
</line>
<line>
de papéi*; sobrec*r*a de *apéis; falta de suporte s*cia*;
</line>
</par><par>
<line>
inse*urança n* carr*ira; *alta *e autonomia; conf*ito trabalho-f*míli*; pressão do gr*u
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
re*ponsabilida*e). T*is dimensões se*ão des**i**s na seção de anális* e resultados. As
</line>
<line>
re*post*s aos *tens são dadas por meio *e uma *scala do tipo Likert, co* um intervalo de 6
</line>
<line>
*o*tos, onde 1 s* ref*re a "Nu*ca m* afeta" e 6 * "Sempre me *feta".
</line>
<line>
Os dados util*zados neste trabalho sã* part* de um projeto mai*r, intitulado "Docent*s
</line>
<line>
e Saúde Psí*u*ca no Tr*balh*", o qual fo* regis*rado no Comit* de Étic* em Pesqu*sa da
</line>
</par><par>
<line>
instituição * qual *e enco*tra
</line>
<line>
vinculado,
</line>
<line>
so* número 3.156.20*. * coleta desses dad*s foi o
</line>
</par><par>
<line>
realizada entre *s mes*s de *evereiro e junho,
</line>
<line>
do ano
</line>
<line>
de 2019, de forma presencial nas
</line>
</par><par>
<line>
escolas, faz*ndo uso *e questi*n*rios impressos, que fora* di*tribuí*os aos
</line>
<line>
d*cente*,
</line>
</par><par>
<line>
a*ompanh**os de
</line>
<line>
instruç*es
</line>
<line>
para
</line>
<line>
o s*u *reenchi*ento. A todos os *articipantes
</line>
<line>
foi
</line>
</par><par>
<line>
apre**nt*do
</line>
<line>
* termo de
</line>
<line>
conse**imento livre
</line>
<line>
e *sclare*ido *ara ass*natura, em que foi
</line>
</par><par>
<line>
assegur*da a *ua
</line>
<line>
li*r*
</line>
<line>
part*c*pa*ão bem
</line>
<line>
como a con*idencialidade da pesqui**. Ao *inal
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
pr*cesso, *esu*tou um total de *52 que*tionár*os
</line>
<line>
p*eenc*idos, tendo s*do
</line>
<line>
*ecessári*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
e*clusão d* 14 deles *or irr*gul*ridades no p*een*hime*t*.
</line>
</par><par>
<line>
As análises estatísticas util*zadas foram processa*as p*lo
</line>
<line>
programa SP*S (Statistical
</line>
</par><par>
<line>
Package for
</line>
<line>
*oc*al Science), em sua vers*o 21. Foram desenvol*idos cálculos de m*d*as
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*es*na PI, v. 18, n. 12, a*t. 6, *. 107-123, dez. 20*1
</line>
<line>
*ww*.fsa*e*.*om.*r/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. S. R*sa, V. D. Carvalho
</line>
<line>
116
</line>
</par><par>
<line>
desvio padr*o, a*álises de *re*uência, testes t e an***s** de co*r*lação, c*nf*rme se*á des*rito,
</line>
<line>
a seguir, **s r*su**ad*s.
</line>
<line>
4. RESULTADO*
</line>
<line>
Para * an*lise d* percepção pelos doc*ntes dos e*tressores psi*ossociais presen*es em
</line>
<line>
sua *tiv*dad*, de forma comparativa de acordo com o gê*ero, foram realizados,
</line>
<line>
primeiram*nte o* c*lculos de mé*ia (e des*io pad*ão) pa*a cada um do* *ete estressores
</line>
<line>
mens*rados pela EAE*CL, geran*o escores separado* para respondentes mulheres * homens.
</line>
</par><par>
<line>
N* i*t*ito de aval*ar e* que m*dida as
</line>
<line>
dife*enças enc*n*radas entre as méd*as possuía
</line>
</par><par>
<line>
si*nific*ncia estatísti*a, foi e*tã* a*li*ado * *e**e t.
</line>
<line>
Conforme mos*ra a tabela 1, as m*dias qu* descrev*r** a percepção dos estresso*es
</line>
<line>
pelos docentes oscil*ram en*re *,30 e 3,95 para mulheres e entre 2,30 e 3,79 para os homens,
</line>
<line>
mostr*n*o-se, porta*to, m*ito *róxim*s. *s r*sultad*s fornecidos pelo teste * mos*rara* *ue
</line>
<line>
as difer*nças *xis*ent*s não chegavam * ser significativa* d* ponto de vista estatístico, *ado
</line>
<line>
que os ní*eis de si*n**icânc*a apr*sentaram valores a*ima d* *imite de ***eição (p < 0,05).
</line>
<line>
P*rta*to, o conjunt* dos resultados ass*nalou que não havia base e*tatística para se a*i*mar
</line>
<line>
que os estressores ps*cossociais ten*am si*o pe*cebido* de maneira dife*enciada quanto ao
</line>
<line>
gênero, j**t* a*s *articipant*s des** *stud*.
</line>
<line>
Avalian*o-se, por*anto, o* estr*ssor*s *qui *oca*izados, tanto os homens quanto as
</line>
</par><par>
<line>
mu**eres tenderam a atribuir **didas similares de impacto em
</line>
<line>
termos de prejuízo ao seu
</line>
</par><par>
<line>
bem-*s*ar a* responderem ao questionário. *m outras pal*vras, *erceb*ra* *ue os es*ressore*
</line>
</par><par>
<line>
os a*eta*am em
</line>
<line>
inten*id*de muito próxi**. A partir
</line>
<line>
dessa c*nstatação, nota-se que
</line>
<line>
alguns
</line>
</par><par>
<line>
est*essores e*ergiram
</line>
<line>
de forma mais p*oble*á***a para ambos o sexos * dentre e*es se
</line>
</par><par>
<line>
des*aca a sobr*ca*ga de pap*is, qu* se encontra rel*cionada às demandas de t*abalh* que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
in*iv*du* receb*, como *or exe*plo, ter que sempr* estar atua*i*ado, ser multitaref**, ter
</line>
<line>
mais foco em determinadas épocas ** ano, *ntre outra*.
</line>
<line>
Ta**la 1- Análise c*mparat**a de estressores psicosso*i**s entre do*entes de a*ordo com
</line>
<line>
o g*n*ro
</line>
<line>
Mulheres Homens
</line>
</par><par>
<line>
Estressores
</line>
<line>
Desvi*
</line>
<line>
Desvio
</line>
<line>
Teste T
</line>
<line>
Média
</line>
<line>
Médi*
</line>
<line>
Padr*o
</line>
<line>
Padrão
</line>
</par><par>
<line>
***flit* e ambiguidade de papéis 2,96
</line>
<line>
1 ,* 5
</line>
<line>
2 ,9 6
</line>
<line>
1 ,* 4
</line>
<line>
t=-0,32
</line>
<line>
p = 0 ,9 7
</line>
</par><par>
<line>
Sobrecarga de papéis 3 ,9 5
</line>
<line>
* ,2 2
</line>
<line>
3 ,7 9
</line>
<line>
1 ,3 5
</line>
<line>
t= -1,02
</line>
<line>
p = 0 ,3 1
</line>
</par><par>
<line>
Fa*ta de sup**te social 2 ,3 0
</line>
<line>
1 ,0 4
</line>
<line>
2 ,3 0
</line>
<line>
* ,0 4
</line>
<line>
t = 0 ,0 2
</line>
<line>
p = 0 ,9 *
</line>
</par><par>
<line>
In*egurança na carreira 3 ,6 3
</line>
<line>
1 ,1 3
</line>
<line>
3 ,5 8
</line>
<line>
1 ,2 9
</line>
<line>
t= -0,*9
</line>
<line>
* = * ,7 7
</line>
</par><par>
<line>
Falta *e auton*m** 3 ,3 0
</line>
<line>
* ,4 5
</line>
<line>
3 ,1 5
</line>
<line>
1 ,3 6
</line>
<line>
t= -*,85
</line>
<line>
p = 0 ,* 9
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n.12, art. *, p. 107-123, *ez. **21
</line>
<line>
*ww4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Vivência d* Estressor** Ps*cossoci*is no Trabalho *ocent* em *scolas Pú*l*cas
</line>
<line>
117
</line>
</par><par>
<line>
Co*f*i*o trabalho/*amília
</line>
<line>
3 ,7 2
</line>
<line>
1 ,1 6
</line>
<line>
3 ,5 4
</line>
<line>
1 ,2 2
</line>
<line>
t= -*,*8 p= 0,*0
</line>
</par><par>
<line>
Pressão do grau de
</line>
<line>
3 ,7 0
</line>
<line>
1 ,* 9
</line>
<line>
3 ,* 4
</line>
<line>
1 ,3 1
</line>
<line>
t = 0 ,2 4 p = * ,* 1
</line>
</par><par>
<line>
*esp**s*bili*ade
</line>
</par><par>
<line>
*onte: d*d*s da pesquisa.
</line>
</par><par>
<line>
Tal resul*ado faz mui*o se*t*do ao exam*nar o *ue discute a *iteratur* da área em
</line>
</par><par>
<line>
te*mo* de intensificação do traba*ho dos
</line>
<line>
pr**essores (ARAÚJ*; P*NHO; MASSON, 2019;
</line>
</par><par>
<line>
ASSUNÇ*O; ABREU, 2**9), retratada em d*dos como o da referida pesquisa TAL*S 2013
</line>
<line>
(OEC*, 2014) q** evidenc*ou como *s doc*n**s no Brasil se pos*cion*vam *om a *aior
</line>
</par><par>
<line>
média d* t*m*o em atividades de e*sino, c**r*ção de trabalhos e
</line>
<line>
orientação de alunos,
</line>
</par><par>
<line>
quando comp*rados aos d* out*os países. Assim, * r*sul**do *q*i obti*o vem reforçar tais
</line>
</par><par>
<line>
achado*
</line>
<line>
anteriores,
</line>
<line>
incluindo o de outr*s estu*os no tema (*.g. **I* et *l., *0*5; VALLE;
</line>
</par><par>
<line>
REIMÃO; MALVEZZI,
</line>
<line>
**11) e
</line>
<line>
*inali*ando
</line>
<line>
que *ssa sobrec*rga tem *ido pe*cebida pelos
</line>
</par><par>
<line>
d*centes atuantes no Sul de *inas Ger*is, ind*pendente do gêner*, como um dos es*resso*e*
</line>
<line>
que ma*s os ***tam, ocasionan*o-lhes mal-es*ar.
</line>
<line>
Não se po*e deixar de notar, ain*a, que o co*flito tr*balho-família, que *ambém se
</line>
</par><par>
<line>
colocou
</line>
<line>
entre o* est*essores mais *esaf*adores pa*a e*se* do*entes, guarda estreita rela*ão
</line>
</par><par>
<line>
com a *obrecarga *e papéis, *ma vez
</line>
<line>
que es*a última se c*loca como uma
</line>
<line>
das razõe* pelas
</line>
</par><par>
<line>
quais tal *onfl*to é
</line>
<line>
produz*do. Isso porqu* o refe*ido e*tressor se **fere à *ificuldad* da
</line>
</par><par>
<line>
pesso* em **minist*ar as dem*ndas de se* trabalho sem
</line>
<line>
qu* *nterfira no espaço d* *ar e da
</line>
</par><par>
<line>
família, acarretando inse*uran*as como *alta de t*mpo na v*da **ssoal *or causa do tr*b*lh*,
</line>
</par><par>
<line>
di**culdades para
</line>
<line>
cuidar
</line>
<line>
*a f*mília de*ido às at*vidades r*munerada* e trabalhar em casa.
</line>
</par><par>
<line>
Esse
</line>
<line>
resultado salien*a, também,
</line>
<line>
** a
</line>
<line>
das
</line>
<line>
contribuiçõ*s
</line>
<line>
d* presente e*tudo ao e*idenci*r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
re*evância que ass*me
</line>
<line>
p**a os d*cen*es *
</line>
<line>
conf**to trabalho-família, v**iável ainda pouco
</line>
</par><par>
<line>
expl*rada
</line>
<line>
nos e*tudo* *acio*ais jun** a es*a categoria profissional,
</line>
<line>
**mo já apontavam
</line>
</par><par>
<line>
A*aúj*, Pin*o e M*sson (2019).
</line>
<line>
No que tange à pressão do gr*u de respon**bilidade, ta*bém en**e o* es***ssores mai*
</line>
</par><par>
<line>
des*acados pelos parti*i*antes dessa
</line>
<line>
pesquis* * igu*lmen** pouco *xplora*o *m
</line>
<line>
estudos
</line>
</par><par>
<line>
anteriores junto **s do*entes da educação básica, trata de q**st*es *efere*tes a *o*o a*
</line>
</par><par>
<line>
*essoas li*am *uan*o têm r*sp*nsabilid*d* alta o* baix*,
</line>
<line>
sobre coisas (e**ipamento*,
</line>
</par><par>
<line>
máquinas) o* pessoas. A a*álise da médi* mostra *ue homens e mul*er*s se *entem mais
</line>
<line>
afetados po* esse estres**r por ter recei* ** cometer erros em se* trabalh* que possam vir *
</line>
<line>
*er impact* n* v*d* de alun*s */ou cole*a* de tra*alho.
</line>
<line>
*or fim, destacando-*e, ai**a, entr* os principai* estressores que os responden*es
</line>
</par><par>
</page><line>
relataram gerar algu* ti*o de incômodo, insegu*ança na c**reir*, *emete a aspec*os de a
</line>
<line>
Rev. *SA, T*resina *I, v. 18, n. 12, art. 6, *. 107-*23, de*. *0*1 www4.fs*net.*om.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. S. Rosa, *. D. Carvalho
</line>
<line>
118
</line>
</par><par>
<line>
estabilidade *o em*rego, *reocup*ções com as muda*ças no tra*alho, p*rmanência *o cargo,
</line>
<line>
ent** ou*r*s. Env*lve, porta*t*, uma *iscu*são muit* a*ual, ha*a vi*ta a insegurança que te*
</line>
<line>
caracte*izado os vínculos i*stitucio*a*s de vários traba**ado*es (C*OPER; DEWE;
</line>
<line>
O\*RIS*OLL, 20*1), inclusive de bo* parte dos participantes dessa *esquisa, uma vez qu*,
</line>
</par><par>
<line>
como visto, 37% deles atuam em condições de contrat*ção t*mporár*a, caracteriz*nd*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
precariedade de s*as con*ições materiais de tra**lho.
</line>
</par><par>
<line>
Q*anto aos demais *stressores, co*o *alta de *utonomia e, especi*lme*te, conflito
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ambi*uidade *e papéis e falta de suporte social, p*de-se percebe* **e descrev*ram *atores
</line>
</par><par>
<line>
que o* respondentes carac*e**zaram c*mo
</line>
<line>
que**ões que n*o lhes rep*esen**vam *ncômodo
</line>
</par><par>
<line>
c*m m**ta frequência.
</line>
</par><par>
<line>
Tomand*, por s*a vez, as análises que f*calizar*m a perc*pçã* dos estressores em s**
</line>
<line>
re*ação com a renda mensal, o coeficiente de correlação de Pearson se *ostrou signif*cativo
</line>
</par><par>
<line>
apenas para o es*ressor que *escreveu
</line>
<line>
a inse*ura*ça *a carreira (r = -*,25), já que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Co*flito e am*iguida*e de papé*s
</line>
<line>
r = -0,06
</line>
<line>
p = 0 ,2 5 9
</line>
</par><par>
<line>
S*brecarg* de papéi*
</line>
<line>
r = -*,04
</line>
<line>
p = 0 ,6 0 2
</line>
</par><par>
<line>
Falt* de suporte soci*l
</line>
<line>
r = -0,11
</line>
<line>
* = * ,0 5 1
</line>
</par><par>
<line>
Insegu*ança na *arreira
</line>
<line>
r = -0,25
</line>
<line>
p=0
</line>
</par><par>
<line>
Falta de au*o*o*ia
</line>
<line>
r = 0,05
</line>
<line>
* = 0 ,4 0 9
</line>
</par><par>
<line>
Conf*ito trabalho/famíl**
</line>
<line>
r = 0,*1
</line>
<line>
p = 0 ,8 3 *
</line>
</par><par>
<line>
Pr*s*ão do grau de resp*ns*bilid**e
</line>
<line>
r = -0,0*
</line>
<line>
p = 0 ,* 9 3
</line>
</par><par>
<line>
Font*: dados da pes*uis*
</line>
</par><par>
<line>
*eve-se salientar q*e a relação ob*erva*a en**e o nível de r*nda e a in*e*ur*nça
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
ca*re*r* se cara*terizou *omo
</line>
<line>
neg*tiv*, o que si*aliza que
</line>
<line>
entre os docentes com me*ore*
</line>
</par><par>
<line>
níveis de r*nda a *er*e*ção do r*f*ri*o est*essor *endeu a ser maior. Tal achado se mostra
</line>
</par><par>
<line>
coerente com a realida*e, *ois em *ondiçõe* de menor ren*a, a insta*ilidade em termos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
permanên**a no car*o e de mu*anças orga***a*ionais *ende a afeta* mais o* sujeitos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresin*, v. 18, n.12, art. 6, p. 107-123, d*z. 2021 www*.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Vivên*ia de Estre*sore* Psicossociais no Trabal*o Doc*nte *m E*colas Públicas
</line>
<line>
119
</line>
</par><par>
<line>
5. CONSIDERAÇÕES FINAI*
</line>
</par><par>
<line>
O presen** tr*balho teve como o*jetiv* analisar o* estre*s*res psicossociais *rese*tes
</line>
</par><par>
<line>
no tr*balh* dos
</line>
<line>
*ocentes da
</line>
<line>
edu**ção *ás*ca d* rede e*tadu*l n* Sul *e Min*s Gerais,
</line>
</par><par>
<line>
avaliando as **ferenças de
</line>
<line>
percepçã* dos es*ress*res de acor**
</line>
<line>
com o gên*ro o *í**l de e
</line>
</par><par>
<line>
*enda. Os re*u*t**os obt*dos i**ica*am q*e, ao contrário do *sperado, n*o houve *i*erença *e
</line>
</par><par>
<line>
pe*cepção s*b*e os estress**es entre
</line>
<line>
p*o*es*ore* do sexo feminino e masculino * q*e a*bo*
</line>
</par><par>
<line>
os gru*os ident*fic*ram como os estre*sores ma*s proble*áticos a sobr*carg*
</line>
<line>
de *apéis,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
conflito *rabalho-família, a **ess*o do grau de responsabilida*e e * *nseg*rança na carreira.
</line>
</par><par>
<line>
Além di*so, d**tre esses, o único e*tressor cuja per*epção se mostr*u associad* ao
</line>
<line>
nív*l
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
re**a foi aque*e que tratou da i*seg*rança na c*rre**a.
</line>
</par><par>
<line>
Po**erando sobre tais
</line>
<line>
*chados, *ump*e reflet*r que c*n*ribuír** **ra a discussão *o
</line>
</par><par>
<line>
tema ta*to ao *o*robora* *iscus*ões ante*iores que já indicavam a sobrecarga de pap*is como
</line>
</par><par>
<line>
*m do* pr**c*pais estressores
</line>
<line>
e*t*e os docentes (REIS., 2005; VALLE; REIMÃO;
</line>
</par><par>
<line>
MALVEZZI, 2011), quanto no sentido de *raze* n*v*s olhar** s*bre a que*tã* ao *v*d*nciar
</line>
<line>
o con*lito trabalho-família, a pressão do grau de respon*abilid*d* e a insegurança na carre*ra
</line>
</par><par>
<line>
como estre*sor**
</line>
<line>
q*e também tê* afe*ado os docent**,
</line>
<line>
embo*a *stejam, em grande **d*d*,
</line>
</par><par>
<line>
ause*tes das pesquisas *o cont*xto da educaç*o bá*ica. Uma d*s exceç*es se situa *o estud*
</line>
</par><par>
<line>
de Carlo*to et
</line>
<line>
al. (2018)
</line>
<line>
que também haviam *dent*ficado o conf*i** traba*ho-família como
</line>
</par><par>
<line>
u*
</line>
<line>
estressor re*evante para os
</line>
<line>
docentes d* edu*ação
</line>
<line>
básica, cump*ind*
</line>
<line>
es*larecer *ue
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
referidos *utores re*li*ara* estudo de *at*re*a qualitativa, no que ti*era* a pos*ibilid*d* de
</line>
<line>
ouvir os docentes expre*sarem ve*ba*ment* a* suas principai* fontes de *ensão no traba*ho.
</line>
</par><par>
<line>
Co*siderando, entretan*o,
</line>
<line>
que depender *os propósit*s das pe*quisas, tanto em t*rmos de *
</line>
</par><par>
<line>
dese*ho, quant* de *aman*o da populaçã* **volvida, a pe*quisa *ualita*iva se torn* inviável,
</line>
</par><par>
<line>
urge consi*erar * pert**ência de q*e o
</line>
<line>
co*flito trabalho-família *ass* a ser incl*í*o nos
</line>
</par><par>
<line>
l*van*a*en*os qua*titativos sobre *s*ressores junto a e*sa
</line>
<line>
cat*goria profissional,
</line>
</par><par>
<line>
esp*cia*mente no q*e se re*ere aos *studos epi*emiológi*os que, no B*asil, têm se an*orado
</line>
<line>
em grande medida no mo*elo de Ka*as*k para o estud* do estresse, se*do que nesse último o
</line>
<line>
referido estressor não é co*templado.
</line>
</par><par>
<line>
Ademais, a pressã*
</line>
<line>
do grau de responsabilid*de e a insegurança na carr*ira seguem
</line>
</par><par>
</page><line>
com* q*estões sile*c**das quando se trata do *studo de *stressores da do*ê*cia ** educaçã*
</line>
<line>
bás*ca e o pre*ente estudo permit* refletir sob*e s*a im**rtâ*c*a *a** *ma compreens** mais
</line>
<line>
a*p*iada da questã* do estr*sse n*sse contex*o *e t**b*lho. Nessa *ertente, A*a*j*, Pinh* e
</line>
<line>
Mas*on (*019) já *aviam i*dica** a ne*essidade de se amp**a* o f**o sobre dete*mi*ado*
</line>
<line>
*ev. **A, Teresina PI, v. 1*, n. 12, art. 6, p. 107-*2*, de*. 2021 *ww*.fsa*et.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. S. Ro*a, V. D. Ca*v*l*o
</line>
<line>
1*0
</line>
</par><par>
<line>
aspectos d* trabalho como a gestão, a orga*iza*ão e o processo *e tra*alho, quando se trata
</line>
</par><par>
<line>
de estudos s*bre sa*de dos do*en*es, de maneira que se ent*nd* que o presente estud* a
</line>
</par><par>
<line>
trouxe algu*as contribuições ness* sentid* a* identificar
</line>
<line>
alguns *stressores r*l*cion*dos
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
organiza*ão do tr**alho, *er*ebidos co*o f*nte f*e*uen*e
</line>
<line>
d* mal-estar entre *o*en**s
</line>
</par><par>
<line>
(estres**res), **presentando, p*rtanto, p*te**ial
</line>
<line>
par* a prod*ção de *doecimento
</line>
<line>
entre esses
</line>
</par><par>
<line>
profissionais e relevando a pertin*nc*a de
</line>
<line>
***
</line>
<line>
estud*s futuros venham a c*n**mplá-*o* e*
</line>
</par><par>
<line>
maior m*did*, permiti*do o estabelecimento de u* d*b*te *obre os mes*os.
</line>
<line>
Ainda, no que se refe**u à c*r*elaç*o obs*rvada e*tre o n*vel de renda e o fator
</line>
</par><par>
<line>
inseg*r*nça
</line>
<line>
na c*rrei*a, entende-s* tam*ém
</line>
<line>
u*a co*tribuição do
</line>
<line>
*st*do n* sentido d*
</line>
</par><par>
<line>
reafir*ar * pertinência
</line>
<line>
d* inclusão dessa
</line>
<line>
*ariável soci**emográfica
</line>
<line>
(r*nda) nas pesquisas
</line>
</par><par>
<line>
sobre o estresse e a saúde docente, **rtalecendo uma via apontad* em es*ud*s anterio*es como
</line>
<line>
os de Bir*lim et al. (201*) e Machado e Li*ongi (2019) que também analisa*am aspec*os de
</line>
</par><par>
<line>
*emuneração/renda
</line>
<line>
ao en*ocar, respecti**mente, rel*ção *
</line>
<line>
*ntre tal va**ável e o trabalho
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*lta exigênc*a e a s*a ass*ciaç*o com a preval*n*i* de t*ans*ornos mentais *omuns *ntre os
</line>
<line>
pro*essores.
</line>
<line>
Dent*e as lim*tações do estud*, desta**m-se o uso de abordagem pred**in*ntemen*e
</line>
<line>
q*antit*tiva, que não possibil*ta um maior aprofundame*to n* disc*ssão qu* seria viabilizado
</line>
<line>
a part*r d* u*a *bordagem de acesso mais direto à exp*essã* d*s partic*pant*s, de modo que
</line>
</par><par>
<line>
estudos *uturos *odem se beneficiar da *t*li**ção de té*nicas
</line>
<line>
de tria*gulação metodol**ica
</line>
</par><par>
<line>
que permitam a**a* a realização de entrevistas ou reuniõ*s de grupo f*cal junto aos d*centes à
</line>
</par><par>
<line>
aplica*ão *e
</line>
<line>
question*rios est*utura*os, como q*e **i aq*i utilizado. Nesse *spe*to o
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
instrume**o de pesquisa adotado resi*e ou*** limit*ç*o do estudo, uma vez q*e a EAE*CL,
</line>
<line>
emb*ra tenha a vantagem de ter se fundamentado em modelo teórico sólido e ap**sentar uma
</line>
</par><par>
<line>
possib*l*dade
</line>
<line>
de aná*ise de um
</line>
<line>
número *ai*
</line>
<line>
amp*o d* estressore* e uma comp*eensão ma*s
</line>
</par><par>
<line>
rica do fe*ômen*, é uma escala de a*licação geral, com
</line>
<line>
possibilidade
</line>
<line>
de utiliz*çã* jun*o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
diferentes con*ext** lab*rais, o que limi*a no s*ntido de elucid*r as es*ecificidades do a
</line>
</par><par>
<line>
traba**o nas *ifere*tes categ*rias *cupaci*nais. Assim, novas
</line>
<line>
escala* *ara a m*nsuração de
</line>
</par><par>
<line>
estress*res no t*abal*o docen*e na educação básica, que apresent*m as mesmas vantagens d*
</line>
<line>
EAE*CL, al*adas à cont*mplaç*o das especificidade* da profissão são **man***as no sentido
</line>
</par><par>
<line>
de maior avanço na compr*ensão
</line>
<line>
do proce*so de estre*se ju*to a essa categoria *m estudo*
</line>
</par><par>
<line>
futuros.
</line>
</par><par>
<line>
Po* f*m, de*e-se s*lientar que os ach*do* aqui
</line>
<line>
o *t i dos
</line>
<line>
não são general*záveis *ara
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
c*nj*nto do* docentes brasi*e*ros, ap*icando-s* apena* ao caso das ins*ituiçõe* *nvo*vidas, as
</line>
<line>
quais se situ*ram na região Sul *e Minas Ge**is. De*se modo, **tud*s fu*uros podem
</line>
<line>
**v. FSA, Te*esina, v. 1*, *.12, art. *, p. 107-1**, dez. 2021 w*w4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ivên**a de Estress*r*s *sico*soc*ais no Trabalho Doc*nte em Escolas Púb*icas
</line>
<line>
121
</line>
</par><par>
<line>
contri*uir para clarificar algumas questões aqui l*v*ntadas, observando em q*e *edida os
</line>
<line>
resultados seriam replicad*s em o*t**s re*i*e* do *aí*.
</line>
<line>
RE*ERÊNCIAS
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Como Refer**ciar este *r*ig*, conforme AB*T:
</line>
<line>
ROSA, L. S; CAR*AL*O, *. *. Vivên*ia de *stressores Ps*cossociais no Trabalho Doc*nte em
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Es*olas Públicas. Rev. FSA, Teresina, v.1*, n. 12, *rt. 6, p. 107-123, dez. 20*1.
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Cont**bui**o dos Autores
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L. S. Rosa
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V. D. Carval*o
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1) co*cepção e planejamento.
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X
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*) análise e i*terp*et*ção dos d*d*s.
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X
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X
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3) elabo*aç*o do r*scun*o ** na rev**ão crítica do conteú*o.
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*) participação n* aprovação da versão f*nal do manuscrito.
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Rev. FSA, Ter*sina *I, v. 1*, n. 12, a*t. 6, p. 107-1*3, dez. 2*21
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w*w4.f*anet.com.br/re*ista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)