<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 12, art. 4, p. 70-87, de*. 2*21
</line>
<line>
*SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2021.*8.12.4
</line>
</par><par>
<line>
Co*petitividade em Empresas Indus*r*ais: Um Est*do *iblio**trico da Produ**o Científic*
</line>
<line>
Competitiv*ness *n *ndustria* Companies: A B**liom*tric Stud* of S*ienti*i* Produc*ion
</line>
</par><par>
<line>
Karoline Fiori
</line>
<line>
M*st*ado em Administ***ão pela Un*versidade Fede*al de Sant* Catarina
</line>
<line>
Gr*duação em Admini*tr*ção pela Univer*idade do E*ta*o de Sant* *atarin*
</line>
<line>
E-m*il: fiorikar*l**e@gmail.c*m
</line>
<line>
Claudelino Mar*i*s Dias Jun*or
</line>
<line>
Doutor em *ngenharia de Prod*ção *ela Universi*ade *ed*ral d* Santa Cat*ri*a
</line>
<line>
*rofessor *o De*artamento de C*ências da Administração, do Pro*rama de Pós-Grad*a*ã* e* Ad*inis*raç** e do Programa
</line>
<line>
de P*s-*radu*ção em Desi*n da UFSC/ **o*ianópolis
</line>
<line>
E-mail: claude*ino@gm*i*.com
</line>
<line>
Rodri** S*eck*ahn Soar*s da Silva
</line>
<line>
D**torado e* Admini*tração pe*a Uni*ersidade *ederal d* Santa *atarina
</line>
<line>
M**tre em Adm*nistração pel* Uni*e*sidade Federal de Sa*t* Catari*a
</line>
<line>
E-mail: **eckha*n@gmail.com
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: K*rolin* *iori
</line>
</par><par>
<line>
Universidade Feder*l de Sant* Catarina (UFSC), Campus
</line>
<line>
Edi*or-Che*e: *r. Tonny Ke*ley de Ale*car
</line>
</par><par>
<line>
*n*ver*itário, Centr* Socioeconômico (CSE), T*indade,
</line>
<line>
Ro*rig*e*
</line>
</par><par>
<line>
Flori*nópolis - SC, Brasil. CE*: 88040-900, B*as**.
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o:
</line>
<line>
Clau*elino *a*tins *ias Junior
</line>
<line>
Artigo *ece*ido em 25/11/2021. *ltima
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Uni*e**id*de Federa* de Santa Cat*rin* (UFSC), Campus
</line>
<line>
*ecebida em *8/12/2021. Aprovado em 09/12/202*.
</line>
</par><par>
<line>
Un*ve*sitário, Centro Socioeconôm*co (CSE), *rin*ade,
</line>
</par><par>
<line>
Florianópolis - SC, Bras*l. CEP: 88040-*00, B*asil.
</line>
<line>
Aval*ado pelo sistema Triple Revie*: Desk Revi** a)
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Rodrigo Speckhahn *o**es *a Silva
</line>
<line>
p**o Ed*to*-C**fe; e b) Doub*e Blin* Review
</line>
</par><par>
<line>
U*iversidade *e*eral de *anta Catarina (UFSC), Campu*
</line>
<line>
(a*a*iação cega p*r dois avaliado*e* *a *r**).
</line>
</par><par>
<line>
Universitár*o, Centro Socioeco*ôm*co (CS*), Trindad*,
</line>
</par><par>
<line>
Florianó*olis - SC, *rasil. CEP: 88040-900, Brasil.
</line>
<line>
Revisão: Gra**tical, Normativ* e de Formatação
</line>
</par><par>
</page><line>
AGÊNCIA D* F*MENTOS: a*oio da Coo*d*n*ção de Aperfeiçoamento de Pes*oal de Ní*e* Superior - Brasil (CAP*S) -
</line>
<line>
Códig* d* Financiamento 001, a qual * pro*edora da bo*sa *e estudo de *estrado de*tre um d*s *ut**es.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C*m*e**tivida*e em *m**esa* Ind*s*riai*: Um Es*udo Biblio*é**ico da P*oduçã* Cientí**c*
</line>
<line>
71
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O *ema competitividade evo*ui de modo frequente e
</line>
<line>
traz desafio* ao meio acadêmico
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
empresa*ial. Nesse sentido, o presente estu*o tem c*mo objetivo analisar * produção
</line>
<line>
*ien*ífica *c*rca d* tema "Competitividade", **ndo *omo referê*cia as bases d* dados Scopus
</line>
</par><par>
<line>
e Web of Science. Sendo a pe**uisa
</line>
<line>
descritiva, o*ientou-se por utiliz*r uma a*ordagem
</line>
</par><par>
<line>
quanti-qu*litativa, valendo-se de uma aná*ise bib*iom*trica. Dentre os result*dos obt*dos com
</line>
</par><par>
<line>
o es*udo, observ*-se qu* os te*mos co*petitividade, concorr*ncia, desempenho, in*ús*ria
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desempe*ho industrial
</line>
<line>
encon*ram-se relac*onados dentro *a amostra sele*ionada. Como
</line>
</par><par>
<line>
contri**ições têm-se: o *ecorte da evo*ução temporal do tema *m *nvest*g*ção; a identificação
</line>
</par><par>
<line>
d*s países c*m maior
</line>
<line>
número de p*bli*a**es relacionada*; os vín*ulos
</line>
<line>
inst*tucion*is mais
</line>
</par><par>
<line>
relevantes; os p*ri*d*cos *
</line>
<line>
os autore* mais citados; e a i*en*ific*ção de eleme*to* que
</line>
</par><par>
<line>
s*gerem va*ta*ens competitiv** às empre**s industriais *o*o sendo
</line>
<line>
sua* cap*ci**des
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
adaptação * r*sposta às demandas
</line>
<line>
do amb*ente, bem com* uma maior agi*idade de*tro de
</line>
</par><par>
<line>
seus *ro*ess*s prod*tivos.
</line>
</par><par>
<line>
Palavr*s-chav*: Competitividade. E*pres*s I*dus*riais. Desem*enho.
</line>
<line>
AB*TRAC*
</line>
<line>
T*e competiti*e*es* t*eme e*olves fre*uently an* brings *hallenge* to academia and
</line>
</par><par>
<line>
busine*s. In this re*ard,
</line>
<line>
this *tudy aims to analyze th* *cientific p*oductio* on
</line>
<line>
t he t opi c
</line>
</par><par>
<line>
"Competitiveness", havin*
</line>
<line>
as referen*e the S**pu* and Web of Scie*ce
</line>
<line>
data***es. As t*e
</line>
</par><par>
<line>
survey *s descriptive, it w*s gui*e* by usin* a *ua*ti-q*ali a*p*oach, making use of
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
bibliometri* analysis. Amon* *he results obtai*ed with the s*udy, *t is ob**r*ed that the *erms
</line>
</par><par>
<line>
comp*titiveness, com*et*tion,
</line>
<line>
performance, industr* and *ndustr*al performa*ce are rela**d
</line>
</par><par>
<line>
withi* the sele*ted sa*ple. The contributions include: *he cut ** the tempora* evolu*i** *f *h*
</line>
<line>
them* u*der in*estigation; *den*if**ng the coun*ries with the highest number of *el*te*
</line>
<line>
publications; the most relev*nt institut*onal links; the most ci*e* pe*iod*cals and au*ho*s; an*
</line>
</par><par>
<line>
t** identificati*n
</line>
<line>
*f elements that sugg*st competitive adva*ta*e* for ind*str*al compan**s,
</line>
</par><par>
<line>
s*c* as their
</line>
<line>
ca*a*ity to
</line>
<line>
adapt and re*pon* ** **e deman*s of the environment, as *ell as
</line>
</par><par>
<line>
greater agility within their pr**uction pro**s*es.
</line>
<line>
Keyw*rds: Comp*ti*ive*e**. Indus*r*al Comp**ies. Perfor*ance.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 18, n. 12, ar*. *, p. 7*-8*, dez. *021
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. Fio*i, C. M. Dias Jún**r, R. S. S. Silva
</line>
<line>
7*
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
A capacida*e de *lc*n*ar *s objetivos tra**d*s está intríns*c* *o dia a d*a das
</line>
<line>
*mpr*sas. Par* as em**e*as industr**is não * *iferente, considera*do que m*lh*res resul*ados
</line>
<line>
econômico* são a expre*são máxima d* ê*it* (WOO*; CALDAS, 2*07).
</line>
<line>
Co* base na Lei de **l**r, citad* por Lamonica e Fei*ó (2011), *end*-se em conta *
</line>
<line>
dinam*s*o d* *etor * a difusão de inovação, * ind*stria é tida co*o *m "mo*or do
</line>
<line>
**escimento". *bserv*-*e que * *elação d* i*dú*t*ia com os demais seto*es proporciona u*
</line>
<line>
*u*ento *a p*odu*iv*dade e as tor*am *es*onsáv*is d***tas pelo *esenvolvi*ent* econômico
</line>
<line>
(LAMONICA; FEIJÓ, 2011).
</line>
<line>
Nakabashi et al. (*006) t*mbém corroboram da mesma vis*o, destacando que o set*r
</line>
</par><par>
<line>
industrial é o grand* impulsi*nador do
</line>
<line>
dinamism* ec**ômico e, *o*seque*tement*,
</line>
<line>
fator
</line>
</par><par>
<line>
im*or*a*t*
</line>
<line>
do
</line>
<line>
cr*sciment* do p*í*. Com i*so, ficam evident*s os
</line>
<line>
desafios d* se id**tifi**r
</line>
</par><par>
<line>
*ovo* *odelos *e *egócio*, que condicionem * so*rev*vê*cia d*s o*ganizações industriais e
</line>
<line>
as man*enh** a*ivas no mercado.
</line>
<line>
*t*ngir um co**ortamento organ*zacional sa*isfatório pera**e as for*as *o*peti*ivas
</line>
</par><par>
<line>
nã* é
</line>
<line>
t*r*fa simp*es em um processo
</line>
<line>
d* negóci** globai*. *egun*o Silva Per*i*a (2018), e
</line>
</par><par>
<line>
e*idências e*píricas d*mo*stram que *adrões d* comp*t*t*vidade g*obal não sã* faci*mente
</line>
<line>
atingidos. Assim, existe* poucos exem*lo* que *uar*em êxito r*itera*o, em e*pecial,
</line>
<line>
indústrias de países europ*u* como Bélgica * Alemanha que se t*rnara*, *espe*tivamente,
</line>
<line>
refe*ênc*as par* *s segmentos de ali*ent*ção (cho**lates) e auto*obilístic* (carros de luxo).
</line>
</par><par>
<line>
*o*o reflexo
</line>
<line>
da
</line>
<line>
*mpo*t**cia da in*ústria no ciclo ec*nômico glo*al,
</line>
<line>
da*a s*a
</line>
</par><par>
<line>
si*nificativa i*ter**rên*ia nos demais se*ores da *cono*ia, est*b**ece-se como problemática
</line>
</par><par>
<line>
central do estudo *dentific*r a prese*ça de *atores es*e*cia*s na compe*itivid*de
</line>
<line>
*o set**
</line>
</par><par>
<line>
ind*strial e des*a for*a r**ponde* à *ergunta d* pe*quisa: Quais os elementos determinantes
</line>
</par><par>
<line>
de va**a*ens compe*i*ivas *ara
</line>
<line>
as empresas ind*striais? Para *anto, *o*am d**i*idos como
</line>
</par><par>
<line>
objet**os *specífic** (i) *el*ç*o de arti*os r*l*cio*ados *o tema na* bases *e dados Scopus e
</line>
<line>
Web of *cience, (ii) apon*amentos *as principai* caracter*sticas p*esente* *a amostra, e (iii)
</line>
<line>
a*áli*e do conteú*o.
</line>
<line>
A contribuição *o estudo est* ligad* * identificação e à estratificação de dados presentes
</line>
</par><par>
<line>
e* *raba*hos *cad*micos mais recentes,
</line>
<line>
por meio *e
</line>
<line>
anál*se bibliométrica,
</line>
<line>
e
</line>
<line>
que forneçam
</line>
</par><par>
<line>
nov*s el*me*tos * pes*uisas em *emáticas correl**as.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. **A, Teres*na, v. 18, n.12, art. *, *. 70-*7, dez. 2021
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Compe*itividade em Em*resas Indu*tria*s: Um Estudo Bib*iométric* da P*odução Cien*ífica
</line>
<line>
73
</line>
</par><par>
<line>
2 R*FERENCIAL TEÓR*CO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Com*eti*ividade Organizaci*nal
</line>
</par><par>
<line>
Ser *om**ti*ivo no c*nt*xto organiza*ion*l envolve deter com**tências relacionad*s a
</line>
</par><par>
<line>
*stratégias, à inovação, a *osici*namento * a e*uilíbrio de re*ul*ados.
</line>
<line>
Nesse
</line>
<line>
sentido,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
empresa que *ende a *esp*n*er pr**tivam*n*e à *ção de força* *oncorrenciais e trab*lh* com
</line>
<line>
o intuito de enfre*t*-las, opta por permanec** e* u*a "arena de **mpeti*ão" (PORTER,
</line>
</par><par>
<line>
1990). "* co*petitiv*dade pode s*r com*reendida como a capacidade da empresa
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
explorar, em se* pr*veit*, a estr*t*ra e os pa*rõ*s de concorrência *o merca** em que atua
</line>
<line>
(ou que* a*uar) e, a*sim, consegui* rentabili*ade a l*ngo praz*." (MARIOTTO, 1991, p. 51).
</line>
<line>
*bte* u*a v*ntagem comp*t*tiva sig*ifica, no meio empresa*ial, se diferenciar de se*s
</line>
</par><par>
<line>
c*nco*re*tes atravé* da entreg* de ma*or valor sob ponto de v*sta *os clientes e, dessa *
</line>
</par><par>
<line>
fo*ma, obter u*a v*ntagem,
</line>
<line>
mesmo que temporár*a. Conf*rme afirma Porter (1990),
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
vantagem c*mpetitiva est* l*ga*a diretamente à c*pa*idade de c*ia* valor percebi*o pel**
</line>
<line>
c**pradores e que, não obstante, *arantam-lhes um* margem de retorno aceitável.
</line>
<line>
So*sa * Vasconc*llos (2000) adotam como conceito d* compet*tiv*dade a c**aci*ade de
</line>
</par><par>
<line>
um* e*presa e* fo*mul*r e impleme*tar est*a*ég*as
</line>
<line>
q*e lhe possibilit*m uma permanênc*a
</line>
</par><par>
<line>
duradoura e relevante no *e*cad*, seja a m*nte*do em *m dado ce*ário, sej*
</line>
<line>
l *e
</line>
</par><par>
<line>
possibilitando certa expansã*. Há *u*to, o *odelo competit*vo em que as or*an*z*çõ*s se
</line>
</par><par>
<line>
*nse**m n*o está mai* rel*cionado ao
</line>
<line>
conceit* de quantidade, como nos a**s 70, mas si* a
</line>
</par><par>
<line>
uma forte pre*cup***o em ofer*ce* qualidade em suas
</line>
<line>
e*tregas (*OUTINHO; FE*RAZ,
</line>
</par><par>
<line>
*002). *es*e senti*o, os a*tores afirmam ain*a que o contexto
</line>
<line>
de co*petiti*idade *ambém
</line>
</par><par>
<line>
passou a ser reo*denado mundialmente.
</line>
</par><par>
<line>
O suces*o de uma or*anização estaria *ntão entrela*ado *om
</line>
<line>
a* div*rsificada*
</line>
</par><par>
<line>
*xigências de m*rcado que se moldam, mome*taneament*, *aze*do com qu* as empresa*
</line>
</par><par>
<line>
re*jam com *ções qu* atendam às
</line>
<line>
demandas *eradas e inseri*do-as e* u* *ro*ess*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
se**ção, onde permane*em a**nas aquelas que se tornam capazes de s* adequarem. O setor
</line>
<line>
i*dustrial te*de a buscar "*erramentas" d* i*ovação co*o peç*-*have p*r* a comp*titividade,
</line>
<line>
segundo Tav*r*s ** **. (2005).
</line>
<line>
*egundo Wood e Calda* (2007, p. 7*), "A c*mpetitividade pod* ser d*f*nida, de forma
</line>
</par><par>
<line>
geral, como a *ap*cidade d* um **ste*a - país, setor industrial, *rupo *e *mpresas
</line>
<line>
ou
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
empres* espec*fica - *e atuar com s*c*ss* *m um d*do c*ntexto de negócios."
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 18, n. 1*, art. 4, p. 70-87, de*. 2021 w*w4.fsanet.com.b*/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. Fiori, C. M. D*as Júnior, R. S. S. Si*va
</line>
<line>
74
</line>
</par><par>
<line>
Porter (1990) apresenta *inco **rças principais ligadas à co*p*tit*vidad* nas indústrias,
</line>
<line>
sendo el*s: entrada *e novos concorrent** e também a r*validade entre aqueles já existente*,
</line>
<line>
poder de negociação ligad* aos compradores e forne*edores, ameaça de novos *ntran*es
</line>
<line>
potenciai* e * a***ça d* pro*utos sub*titutos. Segundo o autor, as cinco forças consider*da*
</line>
</par><par>
<line>
essenciais determina* as *abilidades
</line>
<line>
que as indústria* *êm em ob*** *m* taxa d* r*tor*o
</line>
</par><par>
<line>
superior ao **sto de cap*tal inv*stido, p*ss*bilitando-as s*rem competitivas.
</line>
<line>
Com ba*e em Co*ti*ho e Ferraz (2002), a* organiz*ç*es são *ompostas por fa*ores
</line>
</par><par>
<line>
internos, estruturais sistêmic*s, sen*o e
</line>
<line>
po*sível *den*ificar uma p*rspecti*a r*lacionada ao
</line>
</par><par>
<line>
desemp*nho competitivo de um sis*ema. ** fatores int*rno* seri*m a*u*l*s qu* e*globam o
</line>
<line>
acúm*lo de competê**ias e r*cur**s alcançado* pela empr*sa, como o domíni* de tecn*logia*
</line>
</par><par>
<line>
específicas, vantagens em c*p**idade de p*oduçã* e capaci*ade l*t*nte em atender
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
necessidad*s e ***ejos de seus cliente* (WOOD; CALDAS, 2007).
</line>
</par><par>
<line>
No q*e *e refere *os fato*es est*u**ra*s, a relaç*o de aná*ise é direcio*ada a* **tor
</line>
<line>
ope*ativo, que inclui ca*acterís*icas gerais dos *ercad*s **nsumidores, conf*guraç*o *eral da
</line>
<line>
indústr*a atuan*e e o model* de concorrência. Q*ando há variações e desigua*dades entre
</line>
<line>
setores estrut*rais, ocorrem di*erente* result*dos *e competitivi*ade. U* b*m exempl* dessa
</line>
<line>
situação acont*c* no Bras*l, ond* co*vivem setores ma*uros (papel e celulo*e),
</line>
<line>
razo*velment* de*envolvidos (siderurgi*) e também *etor*s *ouco des*nvolv*dos, *omo
</line>
</par><par>
<line>
escritórios contá*e*s q*e apresen*am ba*xo nív*l tecnológico e um excess*vo
</line>
<line>
*úmero de
</line>
</par><par>
<line>
peq*e*as em*resas (W*OD; *ALD*S, 2007).
</line>
</par><par>
<line>
Os fatores si*têmicos são aquel*s considerado* externos ao ambi*nte organizac*o*al e
</line>
</par><par>
<line>
são capazes *e afetar dir*tam*nte a compe*itiv**ade empresarial. Nessa di*eção,
</line>
<line>
apare*em
</line>
</par><par>
<line>
fat**es ma*roeconômicos, *olíticos e ins*itucionais, regulatórios,
</line>
<line>
de infr*estrutura, soci*is
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ainda elementos
</line>
<line>
relacionados à
</line>
<line>
dimensão **gio**l, além de fatores
</line>
<line>
espec*fi**s lig*dos ao
</line>
</par><par>
<line>
contexto internacional de negócios (WOOD; CALDAS, 2007).
</line>
<line>
2.2 Compe*it*v*dad* e Empresas Ind*s*riais
</line>
<line>
Seg*ndo *ilva (1988, p. 34), a indústria pode ser *efinida "[...] como um grupo de
</line>
</par><par>
<line>
agent*s enga*a*o* na produçã* de *nsumos, transforma*ão, comercia**zação e
</line>
<line>
c*n*umo de
</line>
</par><par>
<line>
bens * prod**os que são, em graus di*e*entes, complementares ou *ubs*itutos entre si."
</line>
<line>
A competit*vida*e no âmb*to indu*trial está ligada a uma diversidade de aspectos e,
</line>
<line>
dessa forma, pode der*var de diferentes f*tores. O* ob*etivo* d* *ud*nça *ara atingir uma
</line>
</par><par>
<line>
vantagem competi*iva c*nstanteme*te r*fl*t*m
</line>
<line>
uma busca por
</line>
<line>
eficiência pr*dut*v*, pe*a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, T*resina, v. 18, n.1*, art. 4, *. *0-87, dez. *021
</line>
<line>
www4.*sa*et.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Competitivi*a** em Empresas Indu*tri*is: Um Estud* Bibliométrico da Produç*o C*en*ífica
</line>
<line>
75
</line>
</par><par>
<line>
minimização d* gastos e, p*ralelamen*e, pelo aumento do volume de prod*ção, p*squis*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
de*envolviment*, * atrativ*dad* de preço aos co*sumidores.
</line>
</par><par>
<line>
Fajn*ylber (1988, p. 1*) incorp*ra à noçã* *e competi*ividade o conceito
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
dese*pe*h* expo*ta*or como elemento i*portan**: "[...] a com*etitiv**ade consiste
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
*ap*cid*de *e um p*ís p*ra m*nter e exp*ndi* sua participa*ão n*s mercados int*rn*cionais e
</line>
<line>
eleva* simultan*amente o padr*o *e vida de sua po*ulação." Segundo Ffr*nch-Da*is (1987),
</line>
</par><par>
<line>
é recome*dado a países em
</line>
<line>
dese**olvime*to a c**ação de van*agen* com*arati*as
</line>
</par><par>
<line>
interna*ion*is, u*a vez que essas podem *e* con*ide**das t*mp*rár*as com base *m li*eranç*
</line>
<line>
*ecnol*gica, econom*a de es*ala e *c**ulo de experiênc**.
</line>
<line>
*ara F*rraz (1989), * *ompetitiv*dade segue relacio*ada co* o d*s*mpenho *e**ológico
</line>
<line>
d* empresa. O *utor apres*nta o conceito como a capacid*de de e*tabelece* * execu*ar *ormas
</line>
<line>
tecnológica* de at*vida*e de um mercad*, en*olvendo a percepç*o de oportunidade*, *omo as
</line>
</par><par>
<line>
de introduzi*, dissemi*ar e be*eficiar-s* dos ganhos
</line>
<line>
obti*os por meio do pr**resso
</line>
</par><par>
<line>
tecnoló*ico.
</line>
</par><par>
<line>
S*a** (199*) d*t**min* cin** *atores que defin*m a vantagem competitiv*
</line>
<line>
*as
</line>
</par><par>
<line>
indústrias, e
</line>
<line>
*ue permitem à* empresas *bterem *estaque per*nte seus concorrentes, qu*is
</line>
</par><par>
<line>
sejam: conf**bilidade; custo; flexib*lidade; qualidade; e veloc*dad*.
</line>
<line>
*esumid*mente, a confiabilid*de está ligada ao víncul* com fornecedor*s e t*mbém à
</line>
<line>
e*iciência do maq*i**rio e insumo* de produção (SLACK, 199*). A preocupação desse fator
</line>
<line>
é direcionada a prazos *e *ntrega, control* e efetiva ocu**ç*o d*s rec**sos, monitoramento
</line>
</par><par>
<line>
da* at*vidades e planejamento
</line>
<line>
ef*cien*e de imprevi*tos. Qua*t* ao custo, Slack enfatiza
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
impo*tâ*cia de princí*io* r*lacionad*s ao preço fin**
</line>
<line>
do pro**t*, envolvendo a
</line>
<line>
*usca árdua
</line>
</par><par>
<line>
por custos jus*i*icá*eis e r**oáveis.
</line>
</par><par>
<line>
Com as frequentes mudan*as d* cenár*o org*nizac**n*l, o terceiro fator, a flexibilidade,
</line>
</par><par>
<line>
rep*e*enta a
</line>
<line>
cap*cidad* d* adaptaç*o
</line>
<line>
*a empresa *o ambiente, u*a vez que
</line>
<line>
n*vas
</line>
</par><par>
<line>
tecno*ogias, inovações, estr*tég*** * métodos *urgem no merc*do (S*AC*, 1997). Quanto à
</line>
</par><par>
<line>
qualida*e, segu**o o autor, o foco direciona-se a *eguir aos desejos e às nec**sidade*
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
con**m*d*res através d* produto* e serv*ç*s, a*e*dendo, em **ralelo, às espec*fi*ações
</line>
<line>
té*nicas da empresa.
</line>
</par><par>
<line>
O último fat*r ci*ado po* S*ac*, que define o conc*i*o de vantag*m competitiv*, *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
veloc*dade, a
</line>
<line>
qu**
</line>
<line>
*stá ligada
</line>
<line>
ao *e**o de **spo*ta do produto, que *nv*lve o início *o
</line>
</par><par>
<line>
processo de f*bricação até seu destino f**al com a *n*reg* ao
</line>
<line>
*liente. Nessa etapa se faz
</line>
</par><par>
</page><line>
nec*ssária a atenção ao ciclo de prod*ç*o, agilida*e e tempo de *etorno, quando *omparados
</line>
<line>
a **us concorrente* (SLACK, 1997).
</line>
<line>
Rev. FS*, Te*esin* PI, v. 18, n. 12, art. 4, p. 70-87, dez. 2021 w*w*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. Fiori, C. M. Dias Jú*ior, R. S. *. Silva
</line>
<line>
76
</line>
</par><par>
<line>
Dessa *o**a e de modo a con*id*rar a c**p*titivida*e no âmbi*o industri*l, o conc**to
</line>
<line>
e*t* diretamente *one*ta*o à capacidade das o**anizações em conc*rrerem entre si, s*ja em
</line>
<line>
um merca*o inter*o o* externo, bus*ando *tingir a preferê*ci* dos consumidores e,
</line>
<line>
simultan*amente, *dentificar fatores que melhor potencialize* os *es*ltados pretendidos.
</line>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
<line>
A aborda*em utiliza*a para o **senvolvimento do estudo é *ua*ti-quali, consi*e*ando
</line>
<line>
*ue * propósit* seja de*inir um númer* d* estudos r**evan*es, identif*cando info*m*ção
</line>
<line>
te*tua* qualificada rel*cionada ao *ema "Competi*ivi*ade".
</line>
<line>
Quanto ao objetivo, a pesquisa busca d*mon*trar os resultados de produções acadêmicas
</line>
</par><par>
<line>
*ue tratam *a *ompetit*v*dade em e*presas indus*riais, send* *lassifi*a*a com* do
</line>
<line>
t i po
</line>
</par><par>
<line>
descr*tiva. "A pesqui*a descri*iva é um tipo de pesquisa con*lusiva que tem com* pri*ci*al
</line>
<line>
objetivo a descri*ão de al*o - n*rm*lm*nte características ou funç*e* de *ercado."
</line>
<line>
(M*LHOTRA, 2005, p. 59).
</line>
<line>
O encam*nha*ent* p*eliminar da p*sq*isa vale*-se da fe**amenta P*o*now-C, que
</line>
</par><par>
<line>
con*emplou quatro
</line>
<line>
etapas, **ndo: (1) seleçã* do portfólio b*bliog*áfi*o, (2) análise
</line>
</par><par>
<line>
bibliométrica *o *ortfó*io,
</line>
<line>
(3) *nálise sistêm*ca e (*) definição da *ergun** de p*s***sa
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
o*jet*v* de pe*quisa, conforme ex*osto n* Figura 1.
</line>
<line>
Figura 1 - Etapas da ferramenta ProKn*w-C
</line>
</par><par>
<line>
No*a F*nte: Adaptada de *asca, En*slin, L., E*ssl*n, S., & *lves, M. (2010).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, *. 18, n.12, art. 4, p. 70-87, dez. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Competitividade em *mpre**s Industriais: Um Estudo Biblio*étrico da Produção Científica
</line>
<line>
77
</line>
</par><par>
<line>
Com o propósito de *bter
</line>
<line>
trabalho* relev*nte* sobr* * te*a, op**u-se pela *usca de
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
relev*ncia, análise da* publicações mais cit*das g*obalme*te, palavras de m*ior relevância
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
análise *e conte**o por *uve* de palavras.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F**, Teresina PI, v. 18, n. 12, art. 4, p. 70-87, d*z. 2021
</line>
<line>
*w*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. **ori, C. M. Dias Jú*ior, R. S. S. Silva
</line>
<line>
78
</line>
</par><par>
<line>
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO
</line>
</par><par>
<line>
A p*rtir das co**inações estab*le**das, obteve-se um t*tal de 2.204 (doi* m*l, d*ze**os
</line>
<line>
* quat*o) ar*igo* na base *copu* * 2.056 (dois *i* e c*nquenta e seis) *rt*gos *a base Web of
</line>
<line>
S*ience. Totalizando, sem re*etições, 3.96* (três m*l, novecento* e *essent* e sete) artigos
</line>
<line>
res*l*antes da busca ao lon*o *os anos *e 1968 e 20*1.
</line>
<line>
4.1 Evolu*ão Te**ora* do *ema
</line>
</par><par>
<line>
*b**rva-se que
</line>
<line>
temas re*acionados à compe*itividade na* empres*s industri**s são
</line>
</par><par>
<line>
relativamente recen*es, um* vez q*e as pu*lica*ões mais relevante* t*m início no an*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
1968, conf*rm* se observa na *igu*a *, que **monst*a o número de artigos publicados *no a
</line>
<line>
ano para a *mostr*.
</line>
<line>
D*s*aca-se que o auge *e pu**ic*ções se deu no ano de 2019, com um cr*scimento
</line>
<line>
percen*ual de interess* *a temá*ica, de aprox*ma*amente 20% em re*ação *o ano an*erior.
</line>
</par><par>
<line>
Outro pont* a s* observar é que *o int**val* de tempo *ntre os an*s ini**ais (*té 1989)
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
pesqu*sa observa-se u* *aixo regis*ro de publicações.
</line>
</par><par>
<line>
Figura 3 - Nº d* artig*s s*bre a *emática po* ano
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Elabor*da pelos aut*res (2021).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 1*, n.12, ar*. 4, p. **-87, dez. 2021
</line>
<line>
www4.f*an**.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Compe**tividade em E*presas Industriais: U* Estud* Bibliom*trico da Pro*ução Cien*ífica
</line>
<line>
79
</line>
</par><par>
<line>
4.* Produção Ci*ntíf*ca *o Tem*
</line>
</par><par>
<line>
Foram i*ent**ica*a* 1.7*0 (mil, sete*ent*s e vinte) revi*tas e periódicos com trabalhos
</line>
<line>
sobre a te*átic*. Desses destacam-se os 20 (vinte) *ais ***evantes, repr*sentando cerca de
</line>
<line>
15% das publicações identificadas.
</line>
<line>
Figura * - Produção Ci*ntíf*ca In*e*na*ional do Tema "C*mpetitivi*ade"
</line>
</par><par>
<line>
Fo**e: Elab*rada p*los a*tores (2021).
</line>
<line>
Existem 2 (duas) f*ntes *ais nota**lizadas identificad*s na a*ostra, Jour*al *f Cleaner
</line>
<line>
Production * Sustainabil*ty, q*e obt*veram uma frequên*i* de publicação relaci*nada *o tema
</line>
<line>
de 64 (s*ssenta e quat**) e 59 (cinquenta e nove), respe**iva*ente. Grada*iva*ente, par* os
</line>
</par><par>
<line>
demais p*riódicos os va*o*es
</line>
<line>
de oc*rr*ncia são menor*s pe*ce*e-*e q*e os periód*cos: e
</line>
</par><par>
<line>
Ener*y P*lic*; Trans*or*a*ion Research Part E-Logistic and Tran*po**ati*n *eciew;
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Journal o* Air Trans*ort Man*gement aparecem com os menores níveis de oco*rência dentre
</line>
<line>
os 10 (*ez) periódicos ind*xados.
</line>
<line>
4.3 Ví*c*los *e *esquisa com o Te**
</line>
<line>
Den*re *s 10 (*ez) instituiç*es q*e apres**taram m**o* relevância no estudo do tema
</line>
<line>
destacam-se a Hong Kong P**ytech Univ*rsit*, a Islam*c Azad Univers*ty, a Notre*or*ed e *
</line>
<line>
*lorida U*iversit* (*er Figura 5).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 18, n. 12, art. 4, p. 70-87, *ez. 2021 www4.fsanet.c*m.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. Fi*ri, C. M. Dias Júnior, R. S. S. Silva
</line>
<line>
80
</line>
</par><par>
<line>
F**u*a 5 - Uni*ersi**des com Ví*culo* de Pesquisa com * **ma
</line>
</par><par>
<line>
*onte: El*bo*ada pe*os autores (202*).
</line>
<line>
4.4 Fo**es por Pa*ses
</line>
<line>
A Figura 6 d*mon**ra u*a *onc*ntração de publicações na Ásia, Am*ric* do *or*e e
</line>
<line>
Euro**. O**r* aspecto importa*te a destacar é qu* q***e *o*os os co*tinent*s se encontram
</line>
<line>
repr*sentados na a*os*ra.
</line>
<line>
Figura 6 - Produção Científica *nternacional do Tem* "Competitivida*e"
</line>
</par><par>
<line>
*on*e: Elaborada p*los autores (2021).
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresi*a, v. 18, n.*2, art. 4, p. 70-**, dez. 2021
</line>
<line>
www4.f*a*et.co*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comp**i*ividade em E*presas Ind*str*a*s: U* Estudo Bi**iométr*co da Pro*uç*o Científica
</line>
<line>
*1
</line>
</par><par>
<line>
Foi pos*íve* obs*rvar que * China é o país com mais pub*icações co* o tema
</line>
<line>
"Compet*ti*idade", c*m um total de 12*3 (mil d*zento* e c*nq*enta e *rês) arti**s, seguid*
</line>
<line>
dos EUA (1145), *eino Unido (419), Índia (367) * It*lia (237). N* conte*to lat*no-a*ericano
</line>
<line>
d*sta*am-se o Bras*l (13*), Chil* (3*), Méx*c* (*6), C*lômb*a (**) e Ar*entina (16).
</line>
<line>
** te*po, dos países identi*i*ados, os 5 (**nco) pa*ses ma** citados são EUA (2837*),
</line>
<line>
China (1055*), Reino Unid* (8832), Canadá (326*) e Es**nha (3095). Os 5 (cinco) países
</line>
<line>
com maiore* mé**as de citações p*r arti*o são Rep*blica de Cyp*us (67,8), Holanda (64,2),
</line>
<line>
Bélgic* (*1,*), Noruega (4*,6), e Colômbia (4*,0).
</line>
<line>
Figura 7 - País*s mais *itados e Média de Cit*ções po* A*tig*
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborada pelos a*tor*s (202*).
</line>
</par><par>
<line>
4.5 Artig*s e Au*ore* mais *itados
</line>
<line>
Os dados a*ontam, conform* Tabe*a 1, os 10 (dez) tr*b*lho* mais citados. *xi*te,
</line>
<line>
dentre as fon*es ide**i**cadas, uma publicaç*o de maior reincid*ncia *e cit*ções, sendo Jansen
</line>
<line>
e Man*ge (20*6).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 12, art. 4, p. 70-87, de*. 2*21
</line>
<line>
www4.fsa*et.c*m.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. Fiori, C. *. Dias Júni*r, R. S. S. Silva
</line>
<line>
82
</line>
</par><par>
<line>
Em pa*alelo, observa-se ainda q*e tod*s os trabalhos ma*s citados possuem um*
</line>
<line>
frequência *c*ma de 40* (quat*ocentas) *itaçõ*s e, portanto, u*a recor*ência no *so dessas
</line>
<line>
fontes n* dese*volvi*ento de novas pes*uisas relacio**das ao tema.
</line>
<line>
Tabela * - Artigos mais citados, c*taçõ*s po* ano e total de citações normalizado
</line>
</par><par>
<line>
Artigo
</line>
<line>
Nº de Citações
</line>
<line>
Nº de Cit*ções po* Ano
</line>
<line>
Tota* d* Citações Normalizado
</line>
</par><par>
<line>
J*NS*N JJP, 20*6, MANAG* SCI
</line>
<line>
16*5
</line>
<line>
* 0 0 ,3 1
</line>
<line>
3 6 ,* *
</line>
</par><par>
<line>
STUART TE, 200*, STRATEGI* M*NAGE J
</line>
<line>
99*
</line>
<line>
4 5 ,1 4
</line>
<line>
1 5 ,5 3
</line>
</par><par>
<line>
SAMS*N D, 1999, J OPER MANAGE
</line>
<line>
99*
</line>
<line>
* 3 ,1 *
</line>
<line>
1 3 ,* 1
</line>
</par><par>
<line>
NICKELL SJ, 19**, J POLIT ECON
</line>
<line>
84*
</line>
<line>
3 2 ,4 6
</line>
<line>
1 0 ,* 1
</line>
</par><par>
<line>
PO*TER ME, 2*03, REG STUD
</line>
<line>
735
</line>
<line>
3 8 ,6 8
</line>
<line>
1 2 ,6 2
</line>
</par><par>
<line>
Y*SUF *Y, 199*, I*T J PR*D *CO*
</line>
<line>
720
</line>
<line>
3 1 ,3 0
</line>
<line>
9 ,5 1
</line>
</par><par>
<line>
ECC*ES RG, 1991, HARV BUS REV
</line>
<line>
712
</line>
<line>
* * ,9 7
</line>
<line>
* ,3 8
</line>
</par><par>
<line>
ORTIZ O, *009, CO*STR *UILD MATER
</line>
<line>
633
</line>
<line>
* 8 ,6 9
</line>
<line>
1 8 ,* 0
</line>
</par><par>
<line>
GNYAW*LI D*, 2001, *CAD MANAGE R*V
</line>
<line>
6*2
</line>
<line>
2 8 ,6 7
</line>
<line>
1 0 ,0 *
</line>
</par><par>
<line>
BE*TRAND M, 2*01, Q J ECO*
</line>
<line>
592
</line>
<line>
2 8 ,* 9
</line>
<line>
9 ,8 *
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabo*ado *elos *u*ores (2021).
</line>
<line>
O autor com maior núme*o de citações, entre to*os o* demais pesqui*adores apontados
</line>
<line>
na amost*a, é *ustin J. P. Jansen.
</line>
<line>
Já Wan*, C. é o autor mais prod*tivo com um total d* 2* (vinte e quatr*) ar*igos
</line>
<line>
relacio*ad*s à temática, c*n*or*e de*c**to *a Figur* 8. Alé* disso, são apresentados os 10
</line>
<line>
(d*z) a*tores com * ma*or número de trabal*** p**lica*o*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *er*sina, v. *8, n.12, *rt. 4, p. 70-87, dez. **21
</line>
<line>
*ww*.*sa*et.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Co*pe*itivi*ade em Empresas Indu*triais: Um *studo Bibliom*trico da Produção *ientífi*a
</line>
<line>
83
</line>
</par><par>
<line>
*igu*a 8 - Autores com maior número de trabalh*s sobre o tema
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado pe*os au*o*es (2021).
</line>
<line>
4.6 An*lise de *onteú*o por *uvem de Pal**ras
</line>
<line>
Com a amostra de 3.9*7 (três mil, nove*entos e s*ssenta e sete) artig*s verifica-se que
</line>
<line>
as palavras *e maior o*o*r*ncia e, port*nto, *elac*onadas ao te*a "Competi*i*idade" foram
</line>
<line>
conco*rência, desem*enho, i*dústria e desem*enho i*du*t*ia*.
</line>
<line>
Por **i* *a técnica de nuv*m de palavras, id*ntific*ram-se ig*a**ente os termos mais
</line>
<line>
recor*entes nos títulos e resu*os. Sen*o q*e os títulos dos artigos apontam para uma
</line>
</par><par>
<line>
convergência do *e*a "Competi*ivi*ade" *om des*m*en*o, indús*rias, estratégia, serviç*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
m*nufa**ra. Quando a*alis*dos *s re*umos, as expres*ões mais evidentes *ã*: empresas;
</line>
<line>
desempenho; estra*égias; indús*ria; tecn*l**ia; ino*ação; *egócios; e desenvol*imen**.
</line>
<line>
Ao compa*** as palavras *5 (qu*nze) palavra* mais recorrentes n*s títulos e nos
</line>
<line>
resumos ve*ifica-se que elas es*ã* alinhadas, conforme apre*entado na Figur* 7.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, T*resina *I, v. 18, n. 12, art. 4, p. 7*-87, dez. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.**/r*v*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. Fiori, C. M. D*as Jú***r, R. S. S. *ilva
</line>
<line>
84
</line>
</par><par>
<line>
F*gura 9 - C*mpara*ivo e*tre a* 2* pal*vra* mais recorrentes nos títulos e nos **sumos
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborada pe**s autores (2021).
</line>
<line>
Dentre as 25 (vinte e cinco) palavras mais cita*a* em c*da grupo foram eliminadas:
</line>
<line>
"bas*d", "case", "data", "m*del", "p*per", "st*dy" * "*ystem", p*r não apr*sen*are*
</line>
<line>
relevânci* pa*a a pesquisa.
</line>
</par><par>
<line>
De**re as
</line>
<line>
que aparec*ram nos resumos apenas "companie*" e "product*on" não
</line>
</par><par>
</page><line>
constam entre as *5 (qui*z*) **is relevantes nos t*tulos. A a*álise po* nuvem com *as* nas
</line>
<line>
pala*ras-c*ave aponta que o* artigos selecionados s*o repr*sentat*vo* do *ema e d*nota*
</line>
<line>
conve*gência quanto às *alavras id*n*ificadas como mais **tadas na amostra.
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES FIN**S
</line>
<line>
As *conomias m*nd**is são consta*tement* *nfluenciadas pelo setor i*d**trial. Des*a
</line>
<line>
forma, o e*tudo da com*e*itividade em organizações industria*s demonstra-se oportuno,
</line>
<line>
R*v. FSA, *eresina, *. **, n.12, a*t. 4, p. 70-87, dez. 2021 www4.fsanet.*om.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Competitividade em Empresas *ndustriais: Um Estudo *ibliomé**ico da Produção Cien*ífica
</line>
<line>
85
</line>
</par><par>
<line>
re*le*indo, sob determinada medida, a importâ*c** que cada *aís ou c*n**nen*e evidenci* em
</line>
<line>
re*ação ao tema.
</line>
<line>
A competitivida*e dentro *o s**or *ndust*ial gera necessidade de tran*formação,
</line>
</par><par>
<line>
a**rr*tando al*erações
</line>
<line>
nos me*os pro*ut*vos, nas te*n*logias em*r*g*das, nas rel*ções
</line>
</par><par>
<line>
internas e extern**, nos *rodutos, nas pessoas e, co*se*uentement*, *o* asp**t*s soc*ais.
</line>
</par><par>
<line>
*essa f*r*a, se faz importante ide*tificar qu*is e*e*entos con*icio*am
</line>
<line>
ou ainda s*
</line>
</par><par>
<line>
encontra* diretament* re*acionados a ela.
</line>
</par><par>
<line>
Com referên*ia à evol**ão do interess* p*lo tema "Competitivida*e", as publ**ações
</line>
<line>
apresent*m como ano mais expressivo o de 2019. *e um modo g*ral, ob**rva-se um *nteres*e
</line>
</par><par>
<line>
cre*c**te pela temática *o tra*sco*rer *os anos, com ê*f*s*
</line>
<line>
ao número
</line>
<line>
de public*ções d*
</line>
</par><par>
<line>
*l*ima década, que apresentou maior número de artigos p*blicados.
</line>
<line>
F*ram *dentificados, c*m *ase ** am*s*ra, os p*riódicos Journal of Clean*r Production
</line>
<line>
e Sustainability *omo os *estaques *e**r* as *o*t*s de maior publicação re**cio*ada ao *ema
</line>
<line>
"Comp*titividad*". Com o le*antam*nto das palavr*s mais relevantes extraí*as da amo*tra e
</line>
</par><par>
<line>
t*mbém com a
</line>
<line>
análise *e nuvens
</line>
<line>
de pa*avras, *o* possí*el c***luir que os ter*os
</line>
</par><par>
<line>
competit*vidade, des*mpenho performance *ndustri*l encont*am-se conectados, b*m como e
</line>
<line>
relacionados à i*ova*ão, à tecnolog*a e a e*tratégia*.
</line>
<line>
O e*tu*o t*ouxe análises a partir da ap*esenta*ão de dados *uantita*ivos e quali*ativos
</line>
</par><par>
<line>
que p*dem servir
</line>
<line>
de orientaç*o para demais pe*quis*dores e pro*issionais da *rea in*ustr*al
</line>
</par><par>
<line>
que busc**
</line>
<line>
por di*ecionamen*os e apri*or**entos d*
</line>
<line>
suas pes*uisas. Não *bstante, da
</line>
</par><par>
<line>
amos**a constata-se a dimin**a participação de universidade* lati*as e mai*r índice *e o
</line>
<line>
publ*ca**es rel*cionadas à te*á*ic* é r**lexo de artigos inter*ac*onais.
</line>
<line>
Ta*to o refe*encial te*rico util*zado como os resultados da bibliometria r*metem a u*
</line>
<line>
*bjetivo similar p*ra *s organiza*ões indu*triais: *ting*r melhores resu*tad** de mo*o qu* se
</line>
</par><par>
<line>
*obre**aiam perante seus con**rrentes, posto que
</line>
<line>
a sob*evivênci* dess** empr*sas
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
m**cad* atual
</line>
<line>
está atrelada à nece**idade de adaptaç*o, à a*ili*ade *e seus processos
</line>
</par><par>
</page><line>
produtivos e à capa*idade de re**osta para de*andas **er*en***.
</line>
<line>
Como poten*ial *imitação do estudo *e*-se a utilização de du** bas*s de d**os ati*as
</line>
<line>
para * d*senvolvimento da pesquisa, **rém *om acessos gratuitos a seus conteú**s.
</line>
<line>
R*FE*ÊNCIA*
</line>
<line>
ARIA, *; C*CC**ULLO, C. Bib*io*etr*x: An R-t*ol *or compre*e*sive s*ienc* mapping
</line>
<line>
analy**s. Journal *f Informet*ics, 11, 959-9*5. (2017).
</line>
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Rev. FSA, *eresin* PI, v. 18, n. 12, art. 4, *. 70-*7, de*. 2021 www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
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<line>
86
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expoentes
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</line>
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Re*ist* *e Administração d* Empresas, 47(3), *6-78. (2*07, s**embro).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresin*, v. *8, n.*2, art. 4, p. 7*-87, *e*. 2021
</line>
<line>
ww*4.fsanet.*om.br/re*ist*
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
Compet*tividade em Empresas Industriai*: Um E*tudo Bibli*métr*co *a *roduçã* C*en*ífic*
</line>
<line>
87
</line>
</par><par>
<line>
Com* Referenciar este Artigo, conforme ABNT:
</line>
</par><par>
<line>
K. FIORI, C. M. DIAS JÚNIO*, R. *. S. SILV* Competi*ividade em E*presas I*dustriais: Um
</line>
<line>
Estudo Bibliomé**ico da P*odução *ientífica. ***. F*A, Teres*na, v.18, n. 12, ar*. 4, p. 70-8*, dez.
</line>
<line>
2021.
</line>
</par><par>
<line>
Contr*buição do* Autores
</line>
<line>
K. Fiori
</line>
<line>
C. M. Dia* Júnior
</line>
<line>
R. S. *. S*lva
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e planeja*ento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) a*ális* e interpretação dos dado*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) *lab*ra*ão do rascunho ou na revisão crítica do con*eúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) *ar*icipação na apro*ação d* versão fin*l do ma*u*crito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esin* PI, v. 18, n. 1*, art. 4, *. 70-8*, dez. 2021
</line>
<line>
www4.f**net.*om.*r/re*ista
</line>
</par>Refbacks
- There are currently no refbacks.
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)