<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 12, art. 4, p. 70-87, de*. 2*21 </line>
<line> *SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2021.*8.12.4 </line>
</par>
<par>
<line> Co*petitividade em Empresas Indus*r*ais: Um Est*do *iblio**trico da Produ**o Científic* </line>
<line> Competitiv*ness *n *ndustria* Companies: A B**liom*tric Stud* of S*ienti*i* Produc*ion </line>
</par>
<par>
<line> Karoline Fiori </line>
<line> M*st*ado em Administ***ão pela Un*versidade Fede*al de Sant* Catarina </line>
<line> Gr*duação em Admini*tr*ção pela Univer*idade do E*ta*o de Sant* *atarin* </line>
<line> E-m*il: fiorikar*l**e@gmail.c*m </line>
<line> Claudelino Mar*i*s Dias Jun*or </line>
<line> Doutor em *ngenharia de Prod*ção *ela Universi*ade *ed*ral d* Santa Cat*ri*a </line>
<line> *rofessor *o De*artamento de C*ências da Administração, do Pro*rama de Pós-Grad*a*ã* e* Ad*inis*raç** e do Programa </line>
<line> de P*s-*radu*ção em Desi*n da UFSC/ **o*ianópolis </line>
<line> E-mail: claude*ino@gm*i*.com </line>
<line> Rodri** S*eck*ahn Soar*s da Silva </line>
<line> D**torado e* Admini*tração pe*a Uni*ersidade *ederal d* Santa *atarina </line>
<line> M**tre em Adm*nistração pel* Uni*e*sidade Federal de Sa*t* Catari*a </line>
<line> E-mail: **eckha*n@gmail.com </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: K*rolin* *iori </line>
</par>
<par>
<line> Universidade Feder*l de Sant* Catarina (UFSC), Campus </line>
<line> Edi*or-Che*e: *r. Tonny Ke*ley de Ale*car </line>
</par>
<par>
<line> *n*ver*itário, Centr* Socioeconômico (CSE), T*indade, </line>
<line> Ro*rig*e* </line>
</par>
<par>
<line> Flori*nópolis - SC, Brasil. CE*: 88040-900, B*as**. </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: </line>
<line> Clau*elino *a*tins *ias Junior </line>
<line> Artigo *ece*ido em 25/11/2021. *ltima </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Uni*e**id*de Federa* de Santa Cat*rin* (UFSC), Campus </line>
<line> *ecebida em *8/12/2021. Aprovado em 09/12/202*. </line>
</par>
<par>
<line> Un*ve*sitário, Centro Socioeconôm*co (CSE), *rin*ade, </line>
</par>
<par>
<line> Florianópolis - SC, Bras*l. CEP: 88040-*00, B*asil. </line>
<line> Aval*ado pelo sistema Triple Revie*: Desk Revi** a) </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> Rodrigo Speckhahn *o**es *a Silva </line>
<line> p**o Ed*to*-C**fe; e b) Doub*e Blin* Review </line>
</par>
<par>
<line> U*iversidade *e*eral de *anta Catarina (UFSC), Campu* </line>
<line> (a*a*iação cega p*r dois avaliado*e* *a *r**). </line>
</par>
<par>
<line> Universitár*o, Centro Socioeco*ôm*co (CS*), Trindad*, </line>
</par>
<par>
<line> Florianó*olis - SC, *rasil. CEP: 88040-900, Brasil. </line>
<line> Revisão: Gra**tical, Normativ* e de Formatação </line>
</par>
<par>
<line> AGÊNCIA D* F*MENTOS: a*oio da Coo*d*n*ção de Aperfeiçoamento de Pes*oal de Ní*e* Superior - Brasil (CAP*S) - </line>
<line> Códig* d* Financiamento 001, a qual * pro*edora da bo*sa *e estudo de *estrado de*tre um d*s *ut**es. </line>
</par>
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<par>
<line> C*m*e**tivida*e em *m**esa* Ind*s*riai*: Um Es*udo Biblio*é**ico da P*oduçã* Cientí**c* </line>
<line> 71 </line>
</par>
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<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O *ema competitividade evo*ui de modo frequente e </line>
<line> traz desafio* ao meio acadêmico </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> empresa*ial. Nesse sentido, o presente estu*o tem c*mo objetivo analisar * produção </line>
<line> *ien*ífica *c*rca d* tema "Competitividade", **ndo *omo referê*cia as bases d* dados Scopus </line>
</par>
<par>
<line> e Web of Science. Sendo a pe**uisa </line>
<line> descritiva, o*ientou-se por utiliz*r uma a*ordagem </line>
</par>
<par>
<line> quanti-qu*litativa, valendo-se de uma aná*ise bib*iom*trica. Dentre os result*dos obt*dos com </line>
</par>
<par>
<line> o es*udo, observ*-se qu* os te*mos co*petitividade, concorr*ncia, desempenho, in*ús*ria </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desempe*ho industrial </line>
<line> encon*ram-se relac*onados dentro *a amostra sele*ionada. Como </line>
</par>
<par>
<line> contri**ições têm-se: o *ecorte da evo*ução temporal do tema *m *nvest*g*ção; a identificação </line>
</par>
<par>
<line> d*s países c*m maior </line>
<line> número de p*bli*a**es relacionada*; os vín*ulos </line>
<line> inst*tucion*is mais </line>
</par>
<par>
<line> relevantes; os p*ri*d*cos * </line>
<line> os autore* mais citados; e a i*en*ific*ção de eleme*to* que </line>
</par>
<par>
<line> s*gerem va*ta*ens competitiv** às empre**s industriais *o*o sendo </line>
<line> sua* cap*ci**des </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> adaptação * r*sposta às demandas </line>
<line> do amb*ente, bem com* uma maior agi*idade de*tro de </line>
</par>
<par>
<line> seus *ro*ess*s prod*tivos. </line>
</par>
<par>
<line> Palavr*s-chav*: Competitividade. E*pres*s I*dus*riais. Desem*enho. </line>
<line> AB*TRAC* </line>
<line> T*e competiti*e*es* t*eme e*olves fre*uently an* brings *hallenge* to academia and </line>
</par>
<par>
<line> busine*s. In this re*ard, </line>
<line> this *tudy aims to analyze th* *cientific p*oductio* on </line>
<line> t he t opi c </line>
</par>
<par>
<line> "Competitiveness", havin* </line>
<line> as referen*e the S**pu* and Web of Scie*ce </line>
<line> data***es. As t*e </line>
</par>
<par>
<line> survey *s descriptive, it w*s gui*e* by usin* a *ua*ti-q*ali a*p*oach, making use of </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> bibliometri* analysis. Amon* *he results obtai*ed with the s*udy, *t is ob**r*ed that the *erms </line>
</par>
<par>
<line> comp*titiveness, com*et*tion, </line>
<line> performance, industr* and *ndustr*al performa*ce are rela**d </line>
</par>
<par>
<line> withi* the sele*ted sa*ple. The contributions include: *he cut ** the tempora* evolu*i** *f *h* </line>
<line> them* u*der in*estigation; *den*if**ng the coun*ries with the highest number of *el*te* </line>
<line> publications; the most relev*nt institut*onal links; the most ci*e* pe*iod*cals and au*ho*s; an* </line>
</par>
<par>
<line> t** identificati*n </line>
<line> *f elements that sugg*st competitive adva*ta*e* for ind*str*al compan**s, </line>
</par>
<par>
<line> s*c* as their </line>
<line> ca*a*ity to </line>
<line> adapt and re*pon* ** **e deman*s of the environment, as *ell as </line>
</par>
<par>
<line> greater agility within their pr**uction pro**s*es. </line>
<line> Keyw*rds: Comp*ti*ive*e**. Indus*r*al Comp**ies. Perfor*ance. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 18, n. 12, ar*. *, p. 7*-8*, dez. *021 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revist* </line>
</par>
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<line> K. Fio*i, C. M. Dias Jún**r, R. S. S. Silva </line>
<line> 7* </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> A capacida*e de *lc*n*ar *s objetivos tra**d*s está intríns*c* *o dia a d*a das </line>
<line> *mpr*sas. Par* as em**e*as industr**is não * *iferente, considera*do que m*lh*res resul*ados </line>
<line> econômico* são a expre*são máxima d* ê*it* (WOO*; CALDAS, 2*07). </line>
<line> Co* base na Lei de **l**r, citad* por Lamonica e Fei*ó (2011), *end*-se em conta * </line>
<line> dinam*s*o d* *etor * a difusão de inovação, * ind*stria é tida co*o *m "mo*or do </line>
<line> **escimento". *bserv*-*e que * *elação d* i*dú*t*ia com os demais seto*es proporciona u* </line>
<line> *u*ento *a p*odu*iv*dade e as tor*am *es*onsáv*is d***tas pelo *esenvolvi*ent* econômico </line>
<line> (LAMONICA; FEIJÓ, 2011). </line>
<line> Nakabashi et al. (*006) t*mbém corroboram da mesma vis*o, destacando que o set*r </line>
</par>
<par>
<line> industrial é o grand* impulsi*nador do </line>
<line> dinamism* ec**ômico e, *o*seque*tement*, </line>
<line> fator </line>
</par>
<par>
<line> im*or*a*t* </line>
<line> do </line>
<line> cr*sciment* do p*í*. Com i*so, ficam evident*s os </line>
<line> desafios d* se id**tifi**r </line>
</par>
<par>
<line> *ovo* *odelos *e *egócio*, que condicionem * so*rev*vê*cia d*s o*ganizações industriais e </line>
<line> as man*enh** a*ivas no mercado. </line>
<line> *t*ngir um co**ortamento organ*zacional sa*isfatório pera**e as for*as *o*peti*ivas </line>
</par>
<par>
<line> nã* é </line>
<line> t*r*fa simp*es em um processo </line>
<line> d* negóci** globai*. *egun*o Silva Per*i*a (2018), e </line>
</par>
<par>
<line> e*idências e*píricas d*mo*stram que *adrões d* comp*t*t*vidade g*obal não sã* faci*mente </line>
<line> atingidos. Assim, existe* poucos exem*lo* que *uar*em êxito r*itera*o, em e*pecial, </line>
<line> indústrias de países europ*u* como Bélgica * Alemanha que se t*rnara*, *espe*tivamente, </line>
<line> refe*ênc*as par* *s segmentos de ali*ent*ção (cho**lates) e auto*obilístic* (carros de luxo). </line>
</par>
<par>
<line> *o*o reflexo </line>
<line> da </line>
<line> *mpo*t**cia da in*ústria no ciclo ec*nômico glo*al, </line>
<line> da*a s*a </line>
</par>
<par>
<line> si*nificativa i*ter**rên*ia nos demais se*ores da *cono*ia, est*b**ece-se como problemática </line>
</par>
<par>
<line> central do estudo *dentific*r a prese*ça de *atores es*e*cia*s na compe*itivid*de </line>
<line> *o set** </line>
</par>
<par>
<line> ind*strial e des*a for*a r**ponde* à *ergunta d* pe*quisa: Quais os elementos determinantes </line>
</par>
<par>
<line> de va**a*ens compe*i*ivas *ara </line>
<line> as empresas ind*striais? Para *anto, *o*am d**i*idos como </line>
</par>
<par>
<line> objet**os *specífic** (i) *el*ç*o de arti*os r*l*cio*ados *o tema na* bases *e dados Scopus e </line>
<line> Web of *cience, (ii) apon*amentos *as principai* caracter*sticas p*esente* *a amostra, e (iii) </line>
<line> a*áli*e do conteú*o. </line>
<line> A contribuição *o estudo est* ligad* * identificação e à estratificação de dados presentes </line>
</par>
<par>
<line> e* *raba*hos *cad*micos mais recentes, </line>
<line> por meio *e </line>
<line> anál*se bibliométrica, </line>
<line> e </line>
<line> que forneçam </line>
</par>
<par>
<line> nov*s el*me*tos * pes*uisas em *emáticas correl**as. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. **A, Teres*na, v. 18, n.12, art. *, *. 70-*7, dez. 2021 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> Compe*itividade em Em*resas Indu*tria*s: Um Estudo Bib*iométric* da P*odução Cien*ífica </line>
<line> 73 </line>
</par>
<par>
<line> 2 R*FERENCIAL TEÓR*CO </line>
</par>
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<line> 2.1 Com*eti*ividade Organizaci*nal </line>
</par>
<par>
<line> Ser *om**ti*ivo no c*nt*xto organiza*ion*l envolve deter com**tências relacionad*s a </line>
</par>
<par>
<line> *stratégias, à inovação, a *osici*namento * a e*uilíbrio de re*ul*ados. </line>
<line> Nesse </line>
<line> sentido, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> empresa que *ende a *esp*n*er pr**tivam*n*e à *ção de força* *oncorrenciais e trab*lh* com </line>
<line> o intuito de enfre*t*-las, opta por permanec** e* u*a "arena de **mpeti*ão" (PORTER, </line>
</par>
<par>
<line> 1990). "* co*petitiv*dade pode s*r com*reendida como a capacidade da empresa </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> explorar, em se* pr*veit*, a estr*t*ra e os pa*rõ*s de concorrência *o merca** em que atua </line>
<line> (ou que* a*uar) e, a*sim, consegui* rentabili*ade a l*ngo praz*." (MARIOTTO, 1991, p. 51). </line>
<line> *bte* u*a v*ntagem comp*t*tiva sig*ifica, no meio empresa*ial, se diferenciar de se*s </line>
</par>
<par>
<line> c*nco*re*tes atravé* da entreg* de ma*or valor sob ponto de v*sta *os clientes e, dessa * </line>
</par>
<par>
<line> fo*ma, obter u*a v*ntagem, </line>
<line> mesmo que temporár*a. Conf*rme afirma Porter (1990), </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> vantagem c*mpetitiva est* l*ga*a diretamente à c*pa*idade de c*ia* valor percebi*o pel** </line>
<line> c**pradores e que, não obstante, *arantam-lhes um* margem de retorno aceitável. </line>
<line> So*sa * Vasconc*llos (2000) adotam como conceito d* compet*tiv*dade a c**aci*ade de </line>
</par>
<par>
<line> um* e*presa e* fo*mul*r e impleme*tar est*a*ég*as </line>
<line> q*e lhe possibilit*m uma permanênc*a </line>
</par>
<par>
<line> duradoura e relevante no *e*cad*, seja a m*nte*do em *m dado ce*ário, sej* </line>
<line> l *e </line>
</par>
<par>
<line> possibilitando certa expansã*. Há *u*to, o *odelo competit*vo em que as or*an*z*çõ*s se </line>
</par>
<par>
<line> *nse**m n*o está mai* rel*cionado ao </line>
<line> conceit* de quantidade, como nos a**s 70, mas si* a </line>
</par>
<par>
<line> uma forte pre*cup***o em ofer*ce* qualidade em suas </line>
<line> e*tregas (*OUTINHO; FE*RAZ, </line>
</par>
<par>
<line> *002). *es*e senti*o, os a*tores afirmam ain*a que o contexto </line>
<line> de co*petiti*idade *ambém </line>
</par>
<par>
<line> passou a ser reo*denado mundialmente. </line>
</par>
<par>
<line> O suces*o de uma or*anização estaria *ntão entrela*ado *om </line>
<line> a* div*rsificada* </line>
</par>
<par>
<line> *xigências de m*rcado que se moldam, mome*taneament*, *aze*do com qu* as empresa* </line>
</par>
<par>
<line> re*jam com *ções qu* atendam às </line>
<line> demandas *eradas e inseri*do-as e* u* *ro*ess* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> se**ção, onde permane*em a**nas aquelas que se tornam capazes de s* adequarem. O setor </line>
<line> i*dustrial te*de a buscar "*erramentas" d* i*ovação co*o peç*-*have p*r* a comp*titividade, </line>
<line> segundo Tav*r*s ** **. (2005). </line>
<line> *egundo Wood e Calda* (2007, p. 7*), "A c*mpetitividade pod* ser d*f*nida, de forma </line>
</par>
<par>
<line> geral, como a *ap*cidade d* um **ste*a - país, setor industrial, *rupo *e *mpresas </line>
<line> ou </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> empres* espec*fica - *e atuar com s*c*ss* *m um d*do c*ntexto de negócios." </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 18, n. 1*, art. 4, p. 70-87, de*. 2021 w*w4.fsanet.com.b*/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> K. Fiori, C. M. D*as Júnior, R. S. S. Si*va </line>
<line> 74 </line>
</par>
<par>
<line> Porter (1990) apresenta *inco **rças principais ligadas à co*p*tit*vidad* nas indústrias, </line>
<line> sendo el*s: entrada *e novos concorrent** e também a r*validade entre aqueles já existente*, </line>
<line> poder de negociação ligad* aos compradores e forne*edores, ameaça de novos *ntran*es </line>
<line> potenciai* e * a***ça d* pro*utos sub*titutos. Segundo o autor, as cinco forças consider*da* </line>
</par>
<par>
<line> essenciais determina* as *abilidades </line>
<line> que as indústria* *êm em ob*** *m* taxa d* r*tor*o </line>
</par>
<par>
<line> superior ao **sto de cap*tal inv*stido, p*ss*bilitando-as s*rem competitivas. </line>
<line> Com ba*e em Co*ti*ho e Ferraz (2002), a* organiz*ç*es são *ompostas por fa*ores </line>
</par>
<par>
<line> internos, estruturais sistêmic*s, sen*o e </line>
<line> po*sível *den*ificar uma p*rspecti*a r*lacionada ao </line>
</par>
<par>
<line> desemp*nho competitivo de um sis*ema. ** fatores int*rno* seri*m a*u*l*s qu* e*globam o </line>
<line> acúm*lo de competê**ias e r*cur**s alcançado* pela empr*sa, como o domíni* de tecn*logia* </line>
</par>
<par>
<line> específicas, vantagens em c*p**idade de p*oduçã* e capaci*ade l*t*nte em atender </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> necessidad*s e ***ejos de seus cliente* (WOOD; CALDAS, 2007). </line>
</par>
<par>
<line> No q*e *e refere *os fato*es est*u**ra*s, a relaç*o de aná*ise é direcio*ada a* **tor </line>
<line> ope*ativo, que inclui ca*acterís*icas gerais dos *ercad*s **nsumidores, conf*guraç*o *eral da </line>
<line> indústr*a atuan*e e o model* de concorrência. Q*ando há variações e desigua*dades entre </line>
<line> setores estrut*rais, ocorrem di*erente* result*dos *e competitivi*ade. U* b*m exempl* dessa </line>
<line> situação acont*c* no Bras*l, ond* co*vivem setores ma*uros (papel e celulo*e), </line>
<line> razo*velment* de*envolvidos (siderurgi*) e também *etor*s *ouco des*nvolv*dos, *omo </line>
</par>
<par>
<line> escritórios contá*e*s q*e apresen*am ba*xo nív*l tecnológico e um excess*vo </line>
<line> *úmero de </line>
</par>
<par>
<line> peq*e*as em*resas (W*OD; *ALD*S, 2007). </line>
</par>
<par>
<line> Os fatores si*têmicos são aquel*s considerado* externos ao ambi*nte organizac*o*al e </line>
</par>
<par>
<line> são capazes *e afetar dir*tam*nte a compe*itiv**ade empresarial. Nessa di*eção, </line>
<line> apare*em </line>
</par>
<par>
<line> fat**es ma*roeconômicos, *olíticos e ins*itucionais, regulatórios, </line>
<line> de infr*estrutura, soci*is </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ainda elementos </line>
<line> relacionados à </line>
<line> dimensão **gio**l, além de fatores </line>
<line> espec*fi**s lig*dos ao </line>
</par>
<par>
<line> contexto internacional de negócios (WOOD; CALDAS, 2007). </line>
<line> 2.2 Compe*it*v*dad* e Empresas Ind*s*riais </line>
<line> Seg*ndo *ilva (1988, p. 34), a indústria pode ser *efinida "[...] como um grupo de </line>
</par>
<par>
<line> agent*s enga*a*o* na produçã* de *nsumos, transforma*ão, comercia**zação e </line>
<line> c*n*umo de </line>
</par>
<par>
<line> bens * prod**os que são, em graus di*e*entes, complementares ou *ubs*itutos entre si." </line>
<line> A competit*vida*e no âmb*to indu*trial está ligada a uma diversidade de aspectos e, </line>
<line> dessa forma, pode der*var de diferentes f*tores. O* ob*etivo* d* *ud*nça *ara atingir uma </line>
</par>
<par>
<line> vantagem competi*iva c*nstanteme*te r*fl*t*m </line>
<line> uma busca por </line>
<line> eficiência pr*dut*v*, pe*a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, T*resina, v. 18, n.1*, art. 4, *. *0-87, dez. *021 </line>
<line> www4.*sa*et.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Competitivi*a** em Empresas Indu*tri*is: Um Estud* Bibliométrico da Produç*o C*en*ífica </line>
<line> 75 </line>
</par>
<par>
<line> minimização d* gastos e, p*ralelamen*e, pelo aumento do volume de prod*ção, p*squis* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> de*envolviment*, * atrativ*dad* de preço aos co*sumidores. </line>
</par>
<par>
<line> Fajn*ylber (1988, p. 1*) incorp*ra à noçã* *e competi*ividade o conceito </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> dese*pe*h* expo*ta*or como elemento i*portan**: "[...] a com*etitiv**ade consiste </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *ap*cid*de *e um p*ís p*ra m*nter e exp*ndi* sua participa*ão n*s mercados int*rn*cionais e </line>
<line> eleva* simultan*amente o padr*o *e vida de sua po*ulação." Segundo Ffr*nch-Da*is (1987), </line>
</par>
<par>
<line> é recome*dado a países em </line>
<line> dese**olvime*to a c**ação de van*agen* com*arati*as </line>
</par>
<par>
<line> interna*ion*is, u*a vez que essas podem *e* con*ide**das t*mp*rár*as com base *m li*eranç* </line>
<line> *ecnol*gica, econom*a de es*ala e *c**ulo de experiênc**. </line>
<line> *ara F*rraz (1989), * *ompetitiv*dade segue relacio*ada co* o d*s*mpenho *e**ológico </line>
<line> d* empresa. O *utor apres*nta o conceito como a capacid*de de e*tabelece* * execu*ar *ormas </line>
<line> tecnológica* de at*vida*e de um mercad*, en*olvendo a percepç*o de oportunidade*, *omo as </line>
</par>
<par>
<line> de introduzi*, dissemi*ar e be*eficiar-s* dos ganhos </line>
<line> obti*os por meio do pr**resso </line>
</par>
<par>
<line> tecnoló*ico. </line>
</par>
<par>
<line> S*a** (199*) d*t**min* cin** *atores que defin*m a vantagem competitiv* </line>
<line> *as </line>
</par>
<par>
<line> indústrias, e </line>
<line> *ue permitem à* empresas *bterem *estaque per*nte seus concorrentes, qu*is </line>
</par>
<par>
<line> sejam: conf**bilidade; custo; flexib*lidade; qualidade; e veloc*dad*. </line>
<line> *esumid*mente, a confiabilid*de está ligada ao víncul* com fornecedor*s e t*mbém à </line>
<line> e*iciência do maq*i**rio e insumo* de produção (SLACK, 199*). A preocupação desse fator </line>
<line> é direcionada a prazos *e *ntrega, control* e efetiva ocu**ç*o d*s rec**sos, monitoramento </line>
</par>
<par>
<line> da* at*vidades e planejamento </line>
<line> ef*cien*e de imprevi*tos. Qua*t* ao custo, Slack enfatiza </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> impo*tâ*cia de princí*io* r*lacionad*s ao preço fin** </line>
<line> do pro**t*, envolvendo a </line>
<line> *usca árdua </line>
</par>
<par>
<line> por custos jus*i*icá*eis e r**oáveis. </line>
</par>
<par>
<line> Com as frequentes mudan*as d* cenár*o org*nizac**n*l, o terceiro fator, a flexibilidade, </line>
</par>
<par>
<line> rep*e*enta a </line>
<line> cap*cidad* d* adaptaç*o </line>
<line> *a empresa *o ambiente, u*a vez que </line>
<line> n*vas </line>
</par>
<par>
<line> tecno*ogias, inovações, estr*tég*** * métodos *urgem no merc*do (S*AC*, 1997). Quanto à </line>
</par>
<par>
<line> qualida*e, segu**o o autor, o foco direciona-se a *eguir aos desejos e às nec**sidade* </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> con**m*d*res através d* produto* e serv*ç*s, a*e*dendo, em **ralelo, às espec*fi*ações </line>
<line> té*nicas da empresa. </line>
</par>
<par>
<line> O último fat*r ci*ado po* S*ac*, que define o conc*i*o de vantag*m competitiv*, * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> veloc*dade, a </line>
<line> qu** </line>
<line> *stá ligada </line>
<line> ao *e**o de **spo*ta do produto, que *nv*lve o início *o </line>
</par>
<par>
<line> processo de f*bricação até seu destino f**al com a *n*reg* ao </line>
<line> *liente. Nessa etapa se faz </line>
</par>
<par>
<line> nec*ssária a atenção ao ciclo de prod*ç*o, agilida*e e tempo de *etorno, quando *omparados </line>
<line> a **us concorrente* (SLACK, 1997). </line>
<line> Rev. FS*, Te*esin* PI, v. 18, n. 12, art. 4, p. 70-87, dez. 2021 w*w*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> K. Fiori, C. M. Dias Jú*ior, R. S. *. Silva </line>
<line> 76 </line>
</par>
<par>
<line> Dessa *o**a e de modo a con*id*rar a c**p*titivida*e no âmbi*o industri*l, o conc**to </line>
<line> e*t* diretamente *one*ta*o à capacidade das o**anizações em conc*rrerem entre si, s*ja em </line>
<line> um merca*o inter*o o* externo, bus*ando *tingir a preferê*ci* dos consumidores e, </line>
<line> simultan*amente, *dentificar fatores que melhor potencialize* os *es*ltados pretendidos. </line>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
<line> A aborda*em utiliza*a para o **senvolvimento do estudo é *ua*ti-quali, consi*e*ando </line>
<line> *ue * propósit* seja de*inir um númer* d* estudos r**evan*es, identif*cando info*m*ção </line>
<line> te*tua* qualificada rel*cionada ao *ema "Competi*ivi*ade". </line>
<line> Quanto ao objetivo, a pesquisa busca d*mon*trar os resultados de produções acadêmicas </line>
</par>
<par>
<line> *ue tratam *a *ompetit*v*dade em e*presas indus*riais, send* *lassifi*a*a com* do </line>
<line> t i po </line>
</par>
<par>
<line> descr*tiva. "A pesqui*a descri*iva é um tipo de pesquisa con*lusiva que tem com* pri*ci*al </line>
<line> objetivo a descri*ão de al*o - n*rm*lm*nte características ou funç*e* de *ercado." </line>
<line> (M*LHOTRA, 2005, p. 59). </line>
<line> O encam*nha*ent* p*eliminar da p*sq*isa vale*-se da fe**amenta P*o*now-C, que </line>
</par>
<par>
<line> con*emplou quatro </line>
<line> etapas, **ndo: (1) seleçã* do portfólio b*bliog*áfi*o, (2) análise </line>
</par>
<par>
<line> bibliométrica *o *ortfó*io, </line>
<line> (3) *nálise sistêm*ca e (*) definição da *ergun** de p*s***sa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> o*jet*v* de pe*quisa, conforme ex*osto n* Figura 1. </line>
<line> Figura 1 - Etapas da ferramenta ProKn*w-C </line>
</par>
<par>
<line> No*a F*nte: Adaptada de *asca, En*slin, L., E*ssl*n, S., & *lves, M. (2010). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, *. 18, n.12, art. 4, p. 70-87, dez. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Competitividade em *mpre**s Industriais: Um Estudo Biblio*étrico da Produção Científica </line>
<line> 77 </line>
</par>
<par>
<line> Com o propósito de *bter </line>
<line> trabalho* relev*nte* sobr* * te*a, op**u-se pela *usca de </line>
</par>
<par>
<column>
<row> in*ormações nas bases de dados Scopus e Web of Science. Ambas s*o biblioteca* *letr*nicas </row>
<row> que forn*cem um acervo bibliográfico de ar*igos c**pletos med*ante *cesso **a Por*al de </row>
<row> Periódicos da *apes. </row>
<row> Quanto à *inha de tempo, todos os artigos ***acionados a* *ema foram identificados p*r </row>
<row> *eio da* palavra*-ch*ve para obtenção de uma a*ostra, optando-se por uma perspect*va </row>
<row> tempor*l lon**tudinal sem fil*ro temporal. </row>
<row> Definidas as bases d* consulta, f*ram também definid*s as palavras-ch*ve (**ywords) </row>
<row> em 3 (trê*) eixos temáticos: comp*titiv*dade (* palav*as), natureza da organiza*ã* (7 </row>
<row> palavras) e desempen*o (5 palavras), conforme apresen*ad* na Figura 2. </row>
<row> F*gura 2 - P*lavras chaves agrup*da* *or eixo te*át*co </row>
</column>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Eixo 1 </line>
<line> Ei*o 2 </line>
<line> Eix* 3 </line>
</par>
<par>
<line> Tema do eixo </line>
<line> Competitivi*a*e </line>
<line> N*turez* da *rganização </line>
<line> *esempenho </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> compet**ive*e*s </line>
<line> industry </line>
<line> *erf*rmance Eval*ation </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> competitivity </line>
<line> *ndu*trial </line>
<line> Perfor*ance A*s*ssment </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> competition </line>
<line> i*dus*rial organization </line>
<line> Performan*e App*ai*al </line>
</par>
<par>
<line> Keywo*ds </line>
<line>-</line>
<line> industri*l sector </line>
<line> Perfo*ma*ce R*view </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line>-</line>
<line> manuf*ct*r*ng </line>
<line> Pe*formance Rating </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line>-</line>
<line> manufactur*ng *ndu*try </line>
<line>-</line>
<line> </line>
<line> </line>
<line>-</line>
<line> m*n*factur*ng organiza*ions </line>
<line>-</line>
</par>
<column>
<row> Font*: Elabora*o *elos autor** (2021). </row>
<row> Essas pal*vras perfizeram um *otal de 105 (*ent* * cinco) combinações possí*eis em </row>
<row> ca** uma das ba*e* ut*lizada*. </row>
<row> O* res*ltados foram co*pilados utilizando-se o ambiente comp*tac*onal R (versão </row>
<row> 4.0.5) com au***io d* paco*e "bibliometrix" (*e*sã* 3.0.4). </row>
<row> Com a amostra final e o auxílio do Software *S*udio, foi possível a apresen*ação dos </row>
<row> res*ltad*s co* base nos padrões bibliom*trico* esta*elecido*, sendo *les a evolu*ão t**pora* </row>
<row> do tema, *é*ia *e *rtigo* cita*os, fo*tes mais relevantes e m**s cita*a*, grau de impac*o das </row>
<row> fon*es utilizad*s, análise d*s autores mais citados, vín*ulos in*tit*cionais, *aíses *e m*ior </row>
</column>
</par>
<par>
<line> relev*ncia, análise da* publicações mais cit*das g*obalme*te, palavras de m*ior relevância </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> análise *e conte**o por *uve* de palavras. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F**, Teresina PI, v. 18, n. 12, art. 4, p. 70-87, d*z. 2021 </line>
<line> *w*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> K. **ori, C. M. Dias Jú*ior, R. S. S. Silva </line>
<line> 78 </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESULTADOS E DISCUSSÃO </line>
</par>
<par>
<line> A p*rtir das co**inações estab*le**das, obteve-se um t*tal de 2.204 (doi* m*l, d*ze**os </line>
<line> * quat*o) ar*igo* na base *copu* * 2.056 (dois *i* e c*nquenta e seis) *rt*gos *a base Web of </line>
<line> S*ience. Totalizando, sem re*etições, 3.96* (três m*l, novecento* e *essent* e sete) artigos </line>
<line> res*l*antes da busca ao lon*o *os anos *e 1968 e 20*1. </line>
<line> 4.1 Evolu*ão Te**ora* do *ema </line>
</par>
<par>
<line> *b**rva-se que </line>
<line> temas re*acionados à compe*itividade na* empres*s industri**s são </line>
</par>
<par>
<line> relativamente recen*es, um* vez q*e as pu*lica*ões mais relevante* t*m início no an* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> 1968, conf*rm* se observa na *igu*a *, que **monst*a o número de artigos publicados *no a </line>
<line> ano para a *mostr*. </line>
<line> D*s*aca-se que o auge *e pu**ic*ções se deu no ano de 2019, com um cr*scimento </line>
<line> percen*ual de interess* *a temá*ica, de aprox*ma*amente 20% em re*ação *o ano an*erior. </line>
</par>
<par>
<line> Outro pont* a s* observar é que *o int**val* de tempo *ntre os an*s ini**ais (*té 1989) </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> pesqu*sa observa-se u* *aixo regis*ro de publicações. </line>
</par>
<par>
<line> Figura 3 - Nº d* artig*s s*bre a *emática po* ano </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Elabor*da pelos aut*res (2021). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 1*, n.12, ar*. 4, p. **-87, dez. 2021 </line>
<line> www4.f*an**.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Compe**tividade em E*presas Industriais: U* Estud* Bibliom*trico da Pro*ução Cien*ífica </line>
<line> 79 </line>
</par>
<par>
<line> 4.* Produção Ci*ntíf*ca *o Tem* </line>
</par>
<par>
<line> Foram i*ent**ica*a* 1.7*0 (mil, sete*ent*s e vinte) revi*tas e periódicos com trabalhos </line>
<line> sobre a te*átic*. Desses destacam-se os 20 (vinte) *ais ***evantes, repr*sentando cerca de </line>
<line> 15% das publicações identificadas. </line>
<line> Figura * - Produção Ci*ntíf*ca In*e*na*ional do Tema "C*mpetitivi*ade" </line>
</par>
<par>
<line> Fo**e: Elab*rada p*los a*tores (2021). </line>
<line> Existem 2 (duas) f*ntes *ais nota**lizadas identificad*s na a*ostra, Jour*al *f Cleaner </line>
<line> Production * Sustainabil*ty, q*e obt*veram uma frequên*i* de publicação relaci*nada *o tema </line>
<line> de 64 (s*ssenta e quat**) e 59 (cinquenta e nove), respe**iva*ente. Grada*iva*ente, par* os </line>
</par>
<par>
<line> demais p*riódicos os va*o*es </line>
<line> de oc*rr*ncia são menor*s pe*ce*e-*e q*e os periód*cos: e </line>
</par>
<par>
<line> Ener*y P*lic*; Trans*or*a*ion Research Part E-Logistic and Tran*po**ati*n *eciew; </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Journal o* Air Trans*ort Man*gement aparecem com os menores níveis de oco*rência dentre </line>
<line> os 10 (*ez) periódicos ind*xados. </line>
<line> 4.3 Ví*c*los *e *esquisa com o Te** </line>
<line> Den*re *s 10 (*ez) instituiç*es q*e apres**taram m**o* relevância no estudo do tema </line>
<line> destacam-se a Hong Kong P**ytech Univ*rsit*, a Islam*c Azad Univers*ty, a Notre*or*ed e * </line>
<line> *lorida U*iversit* (*er Figura 5). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 18, n. 12, art. 4, p. 70-87, *ez. 2021 www4.fsanet.c*m.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> K. Fi*ri, C. M. Dias Júnior, R. S. S. Silva </line>
<line> 80 </line>
</par>
<par>
<line> F**u*a 5 - Uni*ersi**des com Ví*culo* de Pesquisa com * **ma </line>
</par>
<par>
<line> *onte: El*bo*ada pe*os autores (202*). </line>
<line> 4.4 Fo**es por Pa*ses </line>
<line> A Figura 6 d*mon**ra u*a *onc*ntração de publicações na Ásia, Am*ric* do *or*e e </line>
<line> Euro**. O**r* aspecto importa*te a destacar é qu* q***e *o*os os co*tinent*s se encontram </line>
<line> repr*sentados na a*os*ra. </line>
<line> Figura 6 - Produção Científica *nternacional do Tem* "Competitivida*e" </line>
</par>
<par>
<line> *on*e: Elaborada p*los autores (2021). </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresi*a, v. 18, n.*2, art. 4, p. 70-**, dez. 2021 </line>
<line> www4.f*a*et.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comp**i*ividade em E*presas Ind*str*a*s: U* Estudo Bi**iométr*co da Pro*uç*o Científica </line>
<line> *1 </line>
</par>
<par>
<line> Foi pos*íve* obs*rvar que * China é o país com mais pub*icações co* o tema </line>
<line> "Compet*ti*idade", c*m um total de 12*3 (mil d*zento* e c*nq*enta e *rês) arti**s, seguid* </line>
<line> dos EUA (1145), *eino Unido (419), Índia (367) * It*lia (237). N* conte*to lat*no-a*ericano </line>
<line> d*sta*am-se o Bras*l (13*), Chil* (3*), Méx*c* (*6), C*lômb*a (**) e Ar*entina (16). </line>
<line> ** te*po, dos países identi*i*ados, os 5 (**nco) pa*ses ma** citados são EUA (2837*), </line>
<line> China (1055*), Reino Unid* (8832), Canadá (326*) e Es**nha (3095). Os 5 (cinco) países </line>
<line> com maiore* mé**as de citações p*r arti*o são Rep*blica de Cyp*us (67,8), Holanda (64,2), </line>
<line> Bélgic* (*1,*), Noruega (4*,6), e Colômbia (4*,0). </line>
<line> Figura 7 - País*s mais *itados e Média de Cit*ções po* A*tig* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborada pelos a*tor*s (202*). </line>
</par>
<par>
<line> 4.5 Artig*s e Au*ore* mais *itados </line>
<line> Os dados a*ontam, conform* Tabe*a 1, os 10 (dez) tr*b*lho* mais citados. *xi*te, </line>
<line> dentre as fon*es ide**i**cadas, uma publicaç*o de maior reincid*ncia *e cit*ções, sendo Jansen </line>
<line> e Man*ge (20*6). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 12, art. 4, p. 70-87, de*. 2*21 </line>
<line> www4.fsa*et.c*m.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> K. Fiori, C. *. Dias Júni*r, R. S. S. Silva </line>
<line> 82 </line>
</par>
<par>
<line> Em pa*alelo, observa-se ainda q*e tod*s os trabalhos ma*s citados possuem um* </line>
<line> frequência *c*ma de 40* (quat*ocentas) *itaçõ*s e, portanto, u*a recor*ência no *so dessas </line>
<line> fontes n* dese*volvi*ento de novas pes*uisas relacio**das ao tema. </line>
<line> Tabela * - Artigos mais citados, c*taçõ*s po* ano e total de citações normalizado </line>
</par>
<par>
<line> Artigo </line>
<line> Nº de Citações </line>
<line> Nº de Cit*ções po* Ano </line>
<line> Tota* d* Citações Normalizado </line>
</par>
<par>
<line> J*NS*N JJP, 20*6, MANAG* SCI </line>
<line> 16*5 </line>
<line> * 0 0 ,3 1 </line>
<line> 3 6 ,* * </line>
</par>
<par>
<line> STUART TE, 200*, STRATEGI* M*NAGE J </line>
<line> 99* </line>
<line> 4 5 ,1 4 </line>
<line> 1 5 ,5 3 </line>
</par>
<par>
<line> SAMS*N D, 1999, J OPER MANAGE </line>
<line> 99* </line>
<line> * 3 ,1 * </line>
<line> 1 3 ,* 1 </line>
</par>
<par>
<line> NICKELL SJ, 19**, J POLIT ECON </line>
<line> 84* </line>
<line> 3 2 ,4 6 </line>
<line> 1 0 ,* 1 </line>
</par>
<par>
<line> PO*TER ME, 2*03, REG STUD </line>
<line> 735 </line>
<line> 3 8 ,6 8 </line>
<line> 1 2 ,6 2 </line>
</par>
<par>
<line> Y*SUF *Y, 199*, I*T J PR*D *CO* </line>
<line> 720 </line>
<line> 3 1 ,3 0 </line>
<line> 9 ,5 1 </line>
</par>
<par>
<line> ECC*ES RG, 1991, HARV BUS REV </line>
<line> 712 </line>
<line> * * ,9 7 </line>
<line> * ,3 8 </line>
</par>
<par>
<line> ORTIZ O, *009, CO*STR *UILD MATER </line>
<line> 633 </line>
<line> * 8 ,6 9 </line>
<line> 1 8 ,* 0 </line>
</par>
<par>
<line> GNYAW*LI D*, 2001, *CAD MANAGE R*V </line>
<line> 6*2 </line>
<line> 2 8 ,6 7 </line>
<line> 1 0 ,0 * </line>
</par>
<par>
<line> BE*TRAND M, 2*01, Q J ECO* </line>
<line> 592 </line>
<line> 2 8 ,* 9 </line>
<line> 9 ,8 * </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabo*ado *elos *u*ores (2021). </line>
<line> O autor com maior núme*o de citações, entre to*os o* demais pesqui*adores apontados </line>
<line> na amost*a, é *ustin J. P. Jansen. </line>
<line> Já Wan*, C. é o autor mais prod*tivo com um total d* 2* (vinte e quatr*) ar*igos </line>
<line> relacio*ad*s à temática, c*n*or*e de*c**to *a Figur* 8. Alé* disso, são apresentados os 10 </line>
<line> (d*z) a*tores com * ma*or número de trabal*** p**lica*o*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *er*sina, v. *8, n.12, *rt. 4, p. 70-87, dez. **21 </line>
<line> *ww*.*sa*et.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Co*pe*itivi*ade em Empresas Indu*triais: Um *studo Bibliom*trico da Produção *ientífi*a </line>
<line> 83 </line>
</par>
<par>
<line> *igu*a 8 - Autores com maior número de trabalh*s sobre o tema </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pe*os au*o*es (2021). </line>
<line> 4.6 An*lise de *onteú*o por *uvem de Pal**ras </line>
<line> Com a amostra de 3.9*7 (três mil, nove*entos e s*ssenta e sete) artig*s verifica-se que </line>
<line> as palavras *e maior o*o*r*ncia e, port*nto, *elac*onadas ao te*a "Competi*i*idade" foram </line>
<line> conco*rência, desem*enho, i*dústria e desem*enho i*du*t*ia*. </line>
<line> Por **i* *a técnica de nuv*m de palavras, id*ntific*ram-se ig*a**ente os termos mais </line>
<line> recor*entes nos títulos e resu*os. Sen*o q*e os títulos dos artigos apontam para uma </line>
</par>
<par>
<line> convergência do *e*a "Competi*ivi*ade" *om des*m*en*o, indús*rias, estratégia, serviç*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> m*nufa**ra. Quando a*alis*dos *s re*umos, as expres*ões mais evidentes *ã*: empresas; </line>
<line> desempenho; estra*égias; indús*ria; tecn*l**ia; ino*ação; *egócios; e desenvol*imen**. </line>
<line> Ao compa*** as palavras *5 (qu*nze) palavra* mais recorrentes n*s títulos e nos </line>
<line> resumos ve*ifica-se que elas es*ã* alinhadas, conforme apre*entado na Figur* 7. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, T*resina *I, v. 18, n. 12, art. 4, p. 7*-87, dez. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.**/r*v*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> K. Fiori, C. M. D*as Jú***r, R. S. S. *ilva </line>
<line> 84 </line>
</par>
<par>
<line> F*gura 9 - C*mpara*ivo e*tre a* 2* pal*vra* mais recorrentes nos títulos e nos **sumos </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborada pe**s autores (2021). </line>
<line> Dentre as 25 (vinte e cinco) palavras mais cita*a* em c*da grupo foram eliminadas: </line>
<line> "bas*d", "case", "data", "m*del", "p*per", "st*dy" * "*ystem", p*r não apr*sen*are* </line>
<line> relevânci* pa*a a pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> De**re as </line>
<line> que aparec*ram nos resumos apenas "companie*" e "product*on" não </line>
</par>
<par>
<line> constam entre as *5 (qui*z*) **is relevantes nos t*tulos. A a*álise po* nuvem com *as* nas </line>
<line> pala*ras-c*ave aponta que o* artigos selecionados s*o repr*sentat*vo* do *ema e d*nota* </line>
<line> conve*gência quanto às *alavras id*n*ificadas como mais **tadas na amostra. </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES FIN**S </line>
<line> As *conomias m*nd**is são consta*tement* *nfluenciadas pelo setor i*d**trial. Des*a </line>
<line> forma, o e*tudo da com*e*itividade em organizações industria*s demonstra-se oportuno, </line>
<line> R*v. FSA, *eresina, *. **, n.12, a*t. 4, p. 70-87, dez. 2021 www4.fsanet.*om.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Competitividade em Empresas *ndustriais: Um Estudo *ibliomé**ico da Produção Cien*ífica </line>
<line> 85 </line>
</par>
<par>
<line> re*le*indo, sob determinada medida, a importâ*c** que cada *aís ou c*n**nen*e evidenci* em </line>
<line> re*ação ao tema. </line>
<line> A competitivida*e dentro *o s**or *ndust*ial gera necessidade de tran*formação, </line>
</par>
<par>
<line> a**rr*tando al*erações </line>
<line> nos me*os pro*ut*vos, nas te*n*logias em*r*g*das, nas rel*ções </line>
</par>
<par>
<line> internas e extern**, nos *rodutos, nas pessoas e, co*se*uentement*, *o* asp**t*s soc*ais. </line>
</par>
<par>
<line> *essa f*r*a, se faz importante ide*tificar qu*is e*e*entos con*icio*am </line>
<line> ou ainda s* </line>
</par>
<par>
<line> encontra* diretament* re*acionados a ela. </line>
</par>
<par>
<line> Com referên*ia à evol**ão do interess* p*lo tema "Competitivida*e", as publ**ações </line>
<line> apresent*m como ano mais expressivo o de 2019. *e um modo g*ral, ob**rva-se um *nteres*e </line>
</par>
<par>
<line> cre*c**te pela temática *o tra*sco*rer *os anos, com ê*f*s* </line>
<line> ao número </line>
<line> de public*ções d* </line>
</par>
<par>
<line> *l*ima década, que apresentou maior número de artigos p*blicados. </line>
<line> F*ram *dentificados, c*m *ase ** am*s*ra, os p*riódicos Journal of Clean*r Production </line>
<line> e Sustainability *omo os *estaques *e**r* as *o*t*s de maior publicação re**cio*ada ao *ema </line>
<line> "Comp*titividad*". Com o le*antam*nto das palavr*s mais relevantes extraí*as da amo*tra e </line>
</par>
<par>
<line> t*mbém com a </line>
<line> análise *e nuvens </line>
<line> de pa*avras, *o* possí*el c***luir que os ter*os </line>
</par>
<par>
<line> competit*vidade, des*mpenho performance *ndustri*l encont*am-se conectados, b*m como e </line>
<line> relacionados à i*ova*ão, à tecnolog*a e a e*tratégia*. </line>
<line> O e*tu*o t*ouxe análises a partir da ap*esenta*ão de dados *uantita*ivos e quali*ativos </line>
</par>
<par>
<line> que p*dem servir </line>
<line> de orientaç*o para demais pe*quis*dores e pro*issionais da *rea in*ustr*al </line>
</par>
<par>
<line> que busc** </line>
<line> por di*ecionamen*os e apri*or**entos d* </line>
<line> suas pes*uisas. Não *bstante, da </line>
</par>
<par>
<line> amos**a constata-se a dimin**a participação de universidade* lati*as e mai*r índice *e o </line>
<line> publ*ca**es rel*cionadas à te*á*ic* é r**lexo de artigos inter*ac*onais. </line>
<line> Ta*to o refe*encial te*rico util*zado como os resultados da bibliometria r*metem a u* </line>
<line> *bjetivo similar p*ra *s organiza*ões indu*triais: *ting*r melhores resu*tad** de mo*o qu* se </line>
</par>
<par>
<line> *obre**aiam perante seus con**rrentes, posto que </line>
<line> a sob*evivênci* dess** empr*sas </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> m**cad* atual </line>
<line> está atrelada à nece**idade de adaptaç*o, à a*ili*ade *e seus processos </line>
</par>
<par>
<line> produtivos e à capa*idade de re**osta para de*andas **er*en***. </line>
<line> Como poten*ial *imitação do estudo *e*-se a utilização de du** bas*s de d**os ati*as </line>
<line> para * d*senvolvimento da pesquisa, **rém *om acessos gratuitos a seus conteú**s. </line>
<line> R*FE*ÊNCIA* </line>
<line> ARIA, *; C*CC**ULLO, C. Bib*io*etr*x: An R-t*ol *or compre*e*sive s*ienc* mapping </line>
<line> analy**s. Journal *f Informet*ics, 11, 959-9*5. (2017). </line>
<line> Rev. FSA, *eresin* PI, v. 18, n. 12, art. 4, *. 70-*7, de*. 2021 www4.fsanet.com.br/*evista </line>
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<line> ww*4.fsanet.*om.br/re*ist* </line>
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<line> Compet*tividade em Empresas Industriai*: Um E*tudo Bibli*métr*co *a *roduçã* C*en*ífic* </line>
<line> 87 </line>
</par>
<par>
<line> Com* Referenciar este Artigo, conforme ABNT: </line>
</par>
<par>
<line> K. FIORI, C. M. DIAS JÚNIO*, R. *. S. SILV* Competi*ividade em E*presas I*dustriais: Um </line>
<line> Estudo Bibliomé**ico da P*odução *ientífica. ***. F*A, Teres*na, v.18, n. 12, ar*. 4, p. 70-8*, dez. </line>
<line> 2021. </line>
</par>
<par>
<line> Contr*buição do* Autores </line>
<line> K. Fiori </line>
<line> C. M. Dia* Júnior </line>
<line> R. S. *. S*lva </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e planeja*ento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) a*ális* e interpretação dos dado*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) *lab*ra*ão do rascunho ou na revisão crítica do con*eúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) *ar*icipação na apro*ação d* versão fin*l do ma*u*crito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esin* PI, v. 18, n. 1*, art. 4, *. 70-8*, dez. 2021 </line>
<line> www4.f**net.*om.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
</document>

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