Ensino Superior Contábil: A Relação de Fatores Sociais e Econômicos com o Desempenho dos Estudantes de Ciências Contábeis no Brasil / Education Accounting: The Relationship of Social and Economic Factors to the Performance of Accounting Students in Brazil
Abstract
Este estudo tem como objetivo analisar a relação de fatores sociais e econômicos com o desempenho dos estudantes no ensino superior brasileiro. O objeto são estudantes de bacharelado em Ciências Contábeis, no ano de 2018. Parte-se da Função de Produção da Educação. Utilizamos artigos que já trataram do tema na educação brasileira, especialmente um estudo com estudantes de contabilidade em 2009. A abordagem estatística é descritiva e utiliza um modelo de regressão linear múltipla, com estudantes de graduação em contabilidade que realizaram o ENADE edição 2018. A pesquisa mostra relação significativa entre gênero, idade, cor da pele, renda familiar, ser aluno do PROUNI e ser egresso do ensino médio em instituição privada com os conhecimentos específicos de contabilidade no ENADE. Esta pesquisa mostra diferença entre a escolaridade das mães em relação à literatura anterior. Há evidências de que o perfil dos alunos de contabilidade está em processo de mudança em relação aos resultados de 2009. O estudo corroborou os pressupostos da Função da Produção de Educação em um contexto brasileiro. As evidências mostram mudanças nos perfis dos alunos, bem como em algumas de suas relações de desempenho. Tais informações podem promover ajustes com impactos sociais nos cursos de contabilidade. As contribuições do estudo podem ajudar os envolvidos no desenvolvimento de cursos de contabilidade.
Palavras-chave – Desempenho Estudantil. ENADE. Ciências Contábeis.
ABSTRACT
This study aims to analyze the relationship between social and economic factors with student performance. We start with the theory of the education production function. We use papers that have already dealt with the topic in Brazilian education, especially a study on accounting students in 2009. The statistical approach is descriptive and uses a multiple linear regression model, with undergraduate accounting students who took the ENADE exam´s 2018 edition. The research shows significant relationship between gender, age, race, family income, being a PROUNI student, and being a high school graduate from private institutions with a grade in the ENADE accounting specific knowledge. This research shows the difference between students´ mothers´ education with previous literature. There is evidence that the accounting students´ profiles are in a changing process when compared to 2009 results. The study corroborated the school production theory in a Brazilian context of graduate studies. Evidence shows changes in the students´ profiles as well as in some of their performance relationship. Such information can promote adjustments with social impacts in accounting courses. Study contributions can help those involved in accounting courses development.
Keywords: Students Performance. ENADE exam. Accounting Courses.
References
Bezerra, M. E. G., & Tassigny, M. M. (2018). A relação entre a política de financiamento estudantil e o desempenho dos estudantes de administração no Enade. Education Policy Analysis Archives, 26, 70. https://doi.org/10.14507/epaa.26.3472
Brandt, J. Z., Tejedo-Romero, F., & Araujo, J. F. F. E. (2020). Fatores influenciadores do desempenho acadêmico na graduação em administração pública. Educação e Pesquisa, 46, 1–20. https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046202500
Bugarim, M. C. C., Rodrigues, L. L., Pinho, J. C. da C., & Machado, D. D. Q. (2014). O Desempenho Dos Profissionais De Contabilidade No Exame De Suficiência Do Cfc: Uma Análise De Conglomerados Regionais. Revista de Contabilidade e Organizações, 8(22), 60. https://doi.org/10.11606/rco.v8i22.61176
CFC. (2020). Resultado Estatístico por Exame e UF. Conselho Federal de Contabilidade. https://cfc.org.br/wp-content/uploads/2021/03/Resultado-Estatístico-por-Exame-e-UF.pdf
Coleman, J. S. (1969). Equality of educational opportunity, reexamined. Socio-Economic Planning Sciences, 2(2–4), 347–354. https://doi.org/10.1016/0038-0121(69)90029-9
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. In Atlas (4a). Atlas.
Gujarati, D. N. (2005). Econometria Aplicada (3rd ed.). Pearson Makron Books.
Hanushek, E. A. (2020). Education production functions. In The Economics of Education (p. 602). Academic Press.
INEP. (n.d.). Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Retrieved March 29, 2021, from https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade
INEP. (2018). Começa a aplicação do Enade 2018 para concluintes de 27 áreas de graduação. https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enade/comeca-a-aplicacao-do-enade-2018-para-concluintes-de-27-areas-de-graduacao
INEP. (2020a). Enade — Microdados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - 2018.https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/enade
INEP. (2020b). Histórico. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade/historico
Martins, G. de A., & Theóphilo, C. R. (2016). Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas (3a). Atlas.
Menezes-Filho, N., & Ribeiro, F. P. (2009). Os Determinantes da Melhoria do Rendimento Escolar. In Educação Básica no Brasil - Construindo o país do futuro. Elsevier.
Sá, L. P. de, & Neco, L. A. do N. (2015). Um estudo sobre os determinantes de desempenho no Enade de alunos do curso de Ciências Contábeis. Revista Brasileira de Contabilidade, 213, 1–14.
Wainer, J., & Melguizo, T. (2018). Inclusion policies in higher education: Evaluation of student performance based on the Enade from 2012 to 2014. Educação e Pesquisa, 44, e162807–e162807. https://doi.org/10.1590/s1517-9702201612162807
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.12.3
Refbacks
- There are currently no refbacks.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)