<document>
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<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 12, art. 7, p. 124-138, *e*. 20*1
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*1.18.12.7
</line>
</par><par>
<line>
*lha De Páscoa: Experiências do Pa*s*do Como Me*o P*ra Pen**r a Crise Ambie**al
</line>
<line>
Contempo*ânea
</line>
<line>
Easter *slan*: P*st Experi*nces as a Mean* *o Thi*k About th* Con*empor*r* Enviro*mental
</line>
<line>
Crisis
</line>
</par><par>
<line>
Dougl*s F*rnando dos Sant** *odoy
</line>
<line>
Dout*r em Ciências So*iais pela *niversidad* Estadual Paulis*a
</line>
<line>
P*ofessor do Inst*tuto de Ed*ca*ão, Ciênc** e Tecno*og*a de São Paul*
</line>
<line>
E-**il: dougl*sgodoy1@gmail.co*
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Do*glas Fernan*o dos Santos Godoy
</line>
<line>
*dit*r-Chefe: Dr. Ton*y Ke*le* de Al*ncar
</line>
</par><par>
<line>
IFSP *am*u* Presiden*e Ep*tácio: Rua José *amos
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
Júnior, 27-50 - Jar*im Tropical, CEP *9*7*-0*0,
</line>
</par><par>
<line>
P*esid*nte **itácio - SP. Brasil.
</line>
<line>
*r*igo r*cebido em 1*/12/2021. Ú**i*a
</line>
<line>
versão
</line>
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<line>
recebida em 16/1*/2021. A*r*vado em 17/**/2*21.
</line>
</par><par>
</page><line>
A*aliado p*lo sistema **iple Rev*ew: Desk *eview a)
</line>
<line>
pe*o Edi*or-Chefe; e *) Double B*ind Re*iew
</line>
<line>
(avali**ão cega po* dois avaliado*es d* á*ea).
</line>
<line>
Revisão: Gramatic*l, *ormati*a e de Fo**ataçã*
</line>
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<par>
<line>
Ilha De Páscoa: Experi*ncias ** Passado Como Meio Para Pe*sar a Cri*e Ambiental Contemporân*a
</line>
<line>
125
</line>
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<line>
R*S*MO
</line>
</par><par>
<line>
O artig* se concen*rou *m *nve*tigar as expe*iências ambientais d* antiga so*ied*d* da Ilh*
</line>
<line>
de Páscoa, a fim de que *stas pudes*em **uminar * análi*e da so*i*dade *oderna em seu
</line>
</par><par>
<line>
rela*ion*mento com a natu*eza nos dias atua*s. **so *emandou, i*icialmente,
</line>
<line>
*ons*ltas ao
</line>
</par><par>
<line>
livr* Colapso, de *ared Diamond, que detalhou ma*is*ra*mente a história de Páscoa, al*m de
</line>
<line>
pe*qui*a bibliográfica sobre pro*essos soci*is d* competiç*o, cooperação e conflito. Revel*u-
</line>
</par><par>
<line>
se que a s**iedade de Páscoa, mesmo em
</line>
<line>
perí*d** ma*s dramát**os d* su* c**se ambien*al,
</line>
</par><par>
<line>
não *gnorou a
</line>
<line>
*ompetição, c*m*etindo *e maneira exacerbada, com* s* n*o percebess* que
</line>
</par><par>
<line>
era este com*o**a*e**o que a conduz*a para o colapso. Po* fo*ça pr*ncipalm*nte do
</line>
</par><par>
<line>
cap*talism* e do industrialismo, a sociedade moder**
</line>
<line>
trilha caminho *uito parecido àquele
</line>
</par><par>
<line>
esc*l*ido pelo* pascoens*s, *o* indivíduos e coletividades c*mpetind* f*rvorosamente, desta
</line>
<line>
*ez por c*p*tal, impondo com isso alto* cus*os à nature*a, s*m aparente*ente respe*tar seu*
</line>
<line>
l*mi**s fí*i*o*.
</line>
<line>
*alavra*-Cha*e: **cie*ade *n*iga. C*laps*. Crise Ecol*g**a. Meio A*bient*.
</line>
<line>
ABSTRA**
</line>
</par><par>
<line>
T*e
</line>
<line>
article f*cused on investigating t*e environmental experiences of th*
</line>
<line>
ancient society of
</line>
</par><par>
<line>
Easter I*land, so that they could illuminat* the an*lysis of modern socie*y in its re*ati*nship
</line>
</par><par>
<line>
*i*h nat*re today. This initiall* *equ*red consul*ation with th*
</line>
<line>
book Colapso, by Jared
</line>
</par><par>
<line>
Diamond, which ma**erfully detailed *he history of Easter, *n addi*ion to bibliograp*ical
</line>
<line>
research on social proce*ses of c*mpe*ition, cooperation and *onflic*. It was reve*led that
</line>
</par><par>
<line>
Ea*ter s*ciet*, even i* the most dramatic peri*ds of its environme*ta* crisis,
</line>
<line>
did no* ignore
</line>
</par><par>
<line>
competition, *ompeting
</line>
<line>
in *n exacerbated *anner, as if it
</line>
<line>
d* d
</line>
<line>
not realize that i* *as this
</line>
</par><par>
<line>
behav*or that led it *o collapse. Mainly due *o *he cap*t*lism and industriali*m, the mode*n
</line>
</par><par>
<line>
society trails a *ath *e** similar
</line>
<line>
to the o*e chos*n by the Ea*terist*, with individuals and
</line>
</par><par>
<line>
c*ll*c*ivi*ies compe*ing fervently, th*s t*me fo* the capital, *hu* impo*ing high *os*s to nature,
</line>
<line>
with**t appare**ly respecting *t* physical l*mit*.
</line>
<line>
Ke**ords: Ancient Soc*e*y. Collapse. Ecological Cr*sis. Environ*ent.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina PI, *. 18, n. 12, art. 7, *. 12*-138, *ez. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. F. S. Godoy
</line>
<line>
126
</line>
</par><par>
<line>
1 *NTRO*UÇ*O
</line>
</par><par>
<line>
A r*lação entre *omem e n*ture*a *empre foi ma*c*da *e*o con*lito. Epis*dios
</line>
<line>
hist*ricos, c*mo a quase *xtinção do povo poliné*io que habi*ou a deno*inada Ilha de Páscoa
</line>
<line>
em **corrência d* uso irra*ional de recursos naturais, bem como * severa exp*oraçã* *lo*estal
</line>
<line>
ocorrid* no Bras** *oloni*l, ilustr*m o caráter crític* dest* r*lação. H*s*or*cam*nte, n* m*ior
</line>
</par><par>
<line>
parte das vezes sem respeita* os direitos in**ínsecos
</line>
<line>
da natur*za e das espé*ies *ue nel* *e
</line>
</par><par>
<line>
*brigam, tam*ouco os li*ites físicos do *la*eta, o homem se apropriou do* rec*rsos na*urais,
</line>
</par><par>
<line>
criou *bjetos e pr**uziu al*mentos a *artir *,
</line>
<line>
disso, satisfez toda ordem de in*eress**, dos
</line>
</par><par>
<line>
mais ele*entar*s * **o*e*sivo* a*s mais *upérfluos e *eva*ta**res para o m*io ambiente.
</line>
<line>
Por muitos séculos, *s i*pa*tos da intervenção humana na *atureza não *rovocaram
</line>
<line>
grandes re*e*cu*sõe* na socieda*e m*der*a - **tadamente por*u* a natureza, imensa di*nte
</line>
<line>
do reduzido cont*ng*n*e human* nos *empos mai* *on*í*quos da mod*r*idade, mostrou-se
</line>
</par><par>
<line>
a*are*****nte mai* forte
</line>
<line>
do
</line>
<line>
que frágil, pro*ocando no homem o
</line>
<line>
fatídico entendimen**
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
que deve**e *er obje*o de domi*aç*o e n*o ** prese*v*ção - mas * *artir do úl*imo século e,
</line>
</par><par>
<line>
mais acen*uadamente
</line>
<line>
**s ú*t*mas *écadas, relatos ci*ntíficos *m doc*mentos
</line>
<line>
como **r
</line>
</par><par>
<line>
Common Fut*re, de Brundt*and, The Lim*ts t* Gr*w*h, d* Clube de Roma, re**r*utiram e
</line>
<line>
globa*m**te a sen*ação *e qu* a ação d* home* *o *ongo da his**ria cu**inou em um estado
</line>
</par><par>
<line>
de c*ise amb*en*al, caract*rizada
</line>
<line>
por prob*emas como o *quecimento *l*ba*, a pe*da
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
bio*iver*idade e a polu**ã* *ídrica.
</line>
</par><par>
<line>
*or isso mesmo, o gra*de des*fio *os tempos m*is rec*n*es **m sid* apontar
</line>
<line>
caminhos vir*uos*s para a supera*ã* da c*ise a**iental. Cie*tista* *as ma** diversa* c*rr*n*es
</line>
<line>
do pensamento têm *e empenhado nest* *i*ícil *ar*fa. E*es *e organizam *as*ca*ente e* dua*
</line>
<line>
**incipai* linhas de p*nsa*ento: uma parte dos cientistas tende a pensar qu* a sol*ção para a
</line>
</par><par>
<line>
crise ambiental es*aria irremediavelme*te na
</line>
<line>
dissolução do in*ustrial*smo e/ou do
</line>
</par><par>
<line>
capital*sm*; *utra pa*t* argum*nta que * possíve* re*o*v*r a cr*se ambie*tal *e* romp*r com
</line>
<line>
o industria*ismo e/ou com o c*pita**smo, p**s*upo**o que es*a* instit*ições irão se ada*ta* às
</line>
</par><par>
<line>
c*nt*ngên*ia* atuais. Muitos cientistas
</line>
<line>
chega* a es**s *onclusões anal*s*ndo unica**nte
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sociedade m*derna, ignor*ndo
</line>
<line>
as experiên**as de so*ie*a*es an*igas co* o m*i* ambien*e.
</line>
</par><par>
<line>
C om i s s o
</line>
<line>
em
</line>
<line>
vista, *rocuro*-*e conhe**r as
</line>
<line>
e*periência* a*bientai* de uma soci*dade do
</line>
</par><par>
<line>
pa*sa*o, a socied*de da Ilh* de Pá*c*a, * fim de qu* este
</line>
<line>
caso p*ssa i*uminar a análise da
</line>
</par><par>
<line>
sociedade *oderna e de s*u r*lac*ona*ento com a *ature*a. Est* abordagem alternativa pode
</line>
</par><par>
<line>
forne*e*
</line>
<line>
elementos im*ortantes para a r*flexã* *cerc* de duas questõe* cru*iais
</line>
<line>
n** dias
</line>
</par><par>
<line>
atuais, que sã*: o qu* conduz * *ociedade mo*erna a uma c*ise ambiental? *, a*ém disso, qua*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *S*, *eresina, *. 18, n.12, art. 7, p. 124-13*, dez. 2021
</line>
<line>
ww*4.fsa*et.*om.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ilha *e Pá**oa: E*periências do P*ssado C*mo Me*o Para *e**ar a Crise Ambiental Contemporânea
</line>
<line>
127
</line>
</par><par>
<line>
o me*hor camin*o para a s*pera*ão desta p*o*lem*tica ecol*gica? Te*-se, *om is**, a
</line>
<line>
pr*tensão de of*rece* al**mas re*l*xões na di*eç*o de contribuir para a geração de respostas
</line>
<line>
pa** e*tas duas q*e*tões.
</line>
<line>
* artigo se encontra *rganizado em *rês s*ç*es, a**m *a introdução e d**
</line>
<line>
co*sideraçõ** f*na*s. *a primei*a se*ã*, tra*ar-se-* conceit*almen*e do tema competição. I*so
</line>
<line>
se mostra ne*essário, *orque a compe*ição está *ortemen*e prese**e na sociedade m*der*a e,
</line>
<line>
como se v*rá mais adiante, f*i determina*te par* * quase extinção da sociedade da Ilha de
</line>
<line>
Páscoa. Em seguid*, *e man*ira *int*tica, o propósito será o de apr*senta* a história do povo
</line>
<line>
pascoense, destac*ndo *ri*cip*lme*te o pape* da competição na **ise a***ental p*la qual
</line>
<line>
passo* *st* sociedade. P*r fim, na terc*ira seção, anali*ar-se-á a socieda*e moderna e *eu
</line>
</par><par>
<line>
re*acionamento c*m o meio am*ien*e, fim de que s* possa comp*eender o que lev*u a
</line>
<line>
esta
</line>
</par><par>
<line>
s*cie*ade a um estado de cri*e ambie*ta* *, ai*da, à luz *as *xperiências
</line>
<line>
*a Il*a de Páscoa,
</line>
</par><par>
<line>
apontar ** caminho virtuoso pa*a a *uperação desta problem*tica.
</line>
</par><par>
<line>
2 *EFERENC*AL *EÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 O Pro*es*o Social de Competição
</line>
</par><par>
<line>
Não se mos*ra nec*ssá*i* merg**har pr*f*nd*mente nos re**stros da memória para *e
</line>
</par><par>
<line>
e*contrar uma coleção d*
</line>
<line>
e*periências que expre**a *r*cessos
</line>
<line>
de **teraç*o social. É
</line>
</par><par>
<line>
sufi*ie*te obser*ar ações si*ples * corriqueiras, como ajudar um idoso
</line>
<line>
a
</line>
<line>
atravessar a rua,
</line>
</par><par>
<line>
co*co*rer
</line>
<line>
p*r uma v*g* no estac*on*mento do shopping *u mesmo **scutir com integ*a*tes
</line>
</par><par>
<line>
da *amília sobre *uem irá lav*r a lou*a. Estas i*terações represe*tam *p*na*
</line>
<line>
uma pequena
</line>
</par><par>
<line>
*r*ção de tu*o o que acontece diari*mente. Fato
</line>
<line>
é - e isso preci*a s*r de*ta*ado - que est*s
</line>
</par><par>
<line>
ações in*ivid*ais que, a priori, podem *are*er até mesmo inofen*iv*s, são unid*s a *utras
</line>
<line>
ações de centenas de *ilhar*s de pessoas do globo todos os dias e, *ssim, tornam-se *o*et*vas
</line>
</par><par>
<line>
e definidora* da *aneira
</line>
<line>
co*o c*da sociedade s* rela**o** com sua espécie, com
</line>
<line>
outras
</line>
</par><par>
<line>
e*pécies e com a na*ureza.
</line>
</par><par>
<line>
De acordo com Parks e Burg*ss (*014), o pro*esso social é composto por quatr*
</line>
<line>
grande* for*as, que s**: com*etição, c*n*lito, ac*mo*açã* e assimila*ão. A fim *e *eg*ir o*
</line>
</par><par>
<line>
propósitos dest* pesquisa, iremo* abordar principalmente o *o*cei*o
</line>
<line>
de com*eti*ão
</line>
<line>
e,
</line>
</par><par>
<line>
o*ortunam*nte, trat*r-*e-á dos temas cooperação conflit*. Co*p*tiç*o, segundo Ogbur* e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Nimkoff (19*5, p.*3*), re*res*nta **a "f*rma funda*ent*l de luta social que *corre todas as
</line>
<line>
vezes em q** há um supr*mento insufic*ent* ** tudo qua*to *eseja o ser humano". P*rtindo
</line>
</par><par>
<line>
*a ideia de q*e "to*os n*o p*dem pos*uir a *uantidade que des*jam de
</line>
<line>
alguma coisa"
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Te*esina *I, v. 18, n. 12, art. 7, p. 124-138, *ez. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. F. S. Go*oy
</line>
<line>
128
</line>
</par><par>
<line>
(OGBURN; NIMK*FF, 1965, p.238), p*rce*e-se *ue a *ompetição **tá sempre pres*nte na
</line>
<line>
sociedade, seja em *aior ou men** gra*, sendo qu* a motivaçã* pa*a a comp*tição, e* nível
</line>
</par><par>
<line>
específico, es*á ligada aos int*resse* i**iv*dua*s
</line>
<line>
e, em **vel geral, aos int*res**s da
</line>
</par><par>
<line>
coletividade.
</line>
</par><par>
<line>
O processo social d* competição, assim c*mo o de coope*ação, são fe*ômenos
</line>
<line>
natur*i*, hereditá*ios, o* *eja, ac*m*anha o *er humano desde os primó*d*o* ** *ua
</line>
<line>
ex*stência, podendo se* facilm*nt* percebido durante * infâ*c*a. Os jogos escolares, os qu*is
</line>
<line>
*eúnem cr*an**s e a*olescentes, são ótimas o*ortu*i*ades para se constata* isso. C*rtam*nte o
</line>
<line>
que se a*s*st**á são *omp*tições assíduas, nas quais todas as for*as in*ividuais e co*etiva*
</line>
</par><par>
<line>
serão deposit**as
</line>
<line>
*ara alcançar g*ória e, assim, evi*ar a a
</line>
<line>
derrota. E, em meio a esta*
</line>
</par><par>
<line>
comp**ições, não faltarão casos em q*e * gló*ia se
</line>
<line>
d*u, não apenas pela
</line>
<line>
capaci*ade
</line>
</par><par>
<line>
compe*itiva dos indivídu**, mas também - *, talvez, principalmente - pela
</line>
<line>
capacid*de
</line>
</par><par>
<line>
cooperativa das crianç*s. Não é diferente com os a*ultos. Em qualquer tipo *e soci*dade, seja
</line>
</par><par>
<line>
ant*g* o* **nte*por*nea, não f*ltam registros (e nunca faltarão) de competição e
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
co*peração entre adultos. *om*ns, por exemplo, competem com o**ros des** ** p*ríodo*
</line>
<line>
m*is r*motos pela co**uista de t*rritór*os; e, igu*lm*nte antigo, são *s atos de cooperação
</line>
</par><par>
<line>
par* a real*za*ão
</line>
<line>
de grandes obr*s,
</line>
<line>
como as *i*âmide* do Egito. A compe*ição e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
cooperação, deste modo, são par*e e fa*em pa*te da v*da e* sociedade.
</line>
<line>
D* acordo c*m O*burn e Nimkoff (1965), a* razões que sustentam as c*mpe**ções são
</line>
</par><par>
<line>
div*rsa*, pode*do *e* p*r
</line>
<line>
ne*e*sidades bási*as,
</line>
<line>
como a
</line>
<line>
nece**idade *e se
</line>
<line>
**imentar; pel*
</line>
</par><par>
<line>
simples p*azer de competi*; por seg*rança; *u mesmo por luxo, poder, posiç*o **cial, fama,
</line>
</par><par>
<line>
*tc. Em o*tros ter*os, a m*t*vação pode se dar
</line>
<line>
por necessi*ad* ** subsistência - e, nest*
</line>
</par><par>
<line>
caso, se a competição *c*rrer em c*ndiçõe* de rec*r**s e*cassos, a *endênc*a é o conflito - *u
</line>
<line>
por ***stões e*onômicas, política*, sociais, *ientíficas, esp*rtiva*, e**. Os conflitos por *gua
</line>
<line>
na *s*a exemplificam *dequad*mente a co*petição motivada *ela subsistência e por razõ*s
</line>
<line>
econômicas. A China tem ame*çado construir *arrage*s ao lon*o do *io Brahmaputr*. O
</line>
</par><par>
<line>
pro*l*ma que es*e rio banha e é fundame*t*l para o *bast*ci*ento público e pa*a o é
</line>
<line>
us o
</line>
</par><par>
<line>
agrícola e f*bril n* Índia e n* Pa*uistão. Se as barragens *e fato fo*em co*s*ruídas,
</line>
</par><par>
<line>
p*ejudi*arã* o fluxo de água para est*s *aí*es e, conse*uent*mente,
</line>
<line>
* bem-estar
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
sociedades * os *eus resulta*o* econ*micos. D*ce*to q*e esta competição p*r um bem
</line>
</par><par>
<line>
comum, se
</line>
<line>
pe*sistir, poderá *evar a conflitos *ais sérios, com* g*erras entre as n*ções
</line>
</par><par>
<line>
envolv*das. *sso não ser*a nad* *xcepcional, visto que os r*gistros hi*tóric** dão c*nta de que
</line>
</par><par>
<line>
a com*etição, na maio*ia
</line>
<line>
das vezes por
</line>
<line>
poder e/ou posição *ocial, culmina e*
</line>
<line>
conflitos
</line>
</par><par>
<line>
marcados pela irracionalidade hu**na.
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, Teresina, v. 18, n.12, ar*. 7, p. **4-138, *ez. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ilha De Páscoa: Experiências do Pas*ad* C*mo M*io Para Pensar * C*ise Ambie*tal *ontemporânea
</line>
<line>
129
</line>
</par><par>
<line>
Na sociedade mo*erna, a luta se dá predominante*ente p*r *a*ões econôm*ca*.
</line>
</par><par>
<line>
Conforme salienta* Ogburn e Nim**ff (1965), n*s*a sociedad* o int**esse do indivíduo
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
o*t*r melhores posições ao lo*go d* sua carreira e,
</line>
<line>
espera-se, em *onse*uência *isso,
</line>
</par><par>
<line>
re*ornos significativos de
</line>
<line>
capital (dinheiro). Eles argumentam que nesta *ógica a medida do
</line>
</par><par>
<line>
su*esso na*a m*is é do *u* * qu*nti*ade de dinheiro que o indivíduo co*segu* acumular a*
</line>
<line>
lon*o d* v*da. A acumulação de capital pa*sa a *a*er *enti** pa*a o indivíduo, *ois é **r meio
</line>
<line>
d*la que el* po*erá sa*isfazer suas necessid*d** e desejos, como ad*uir*r um casarã*, carros
</line>
</par><par>
<line>
sofisticados, obr*s d* ar*es,
</line>
<line>
alimentos de melhor *ualidade, *tc. Ocorre q*e para alcançar
</line>
</par><par>
<line>
posições de des*aque *a carr*ira *tualmente, o i**ivíduo n*ces*ariamente ter* de se submeter
</line>
<line>
e *er bem-sucedi*o em inú*eros pro**ssos de co*petição. Trata-se de u* perc*rs* l*ngo d*
</line>
</par><par>
<line>
co*petição que
</line>
<line>
ocupa *oa part*
</line>
<line>
*o tem*o de exi**ência do indiví*uo * que, *a m*ior p*rte
</line>
</par><par>
<line>
*as v*zes, não po*e se* transposto in*egr*lmente. Ao fina* do *rajeto, o indiví*uo poderá *otar
</line>
<line>
que, embo*a *enha buscado s*tisfazer todas as s*as nec*ssidades e dese*os em cada minuto de
</line>
<line>
s** vida, co*segu** apenas rea*izar *art* daqui*o que foi pl*nej*do.
</line>
</par><par>
<line>
É *mportante destacar *u* nem *emp** a com*et*ção *nvolve dir*tam*nte
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
**mpeti*ores. Por exe*plo, em *ma co*r**a de cavalo, os ani***s são *s meios pe**s quais os
</line>
</par><par>
<line>
i*divíduos realizam * compe*iç*o. *s meios
</line>
<line>
*e **ior desta*ue para fi*s econômic*s na
</line>
</par><par>
<line>
sociedade moderna são as *mpres*s comerci**s e ind*st*iais. Indivíduos ad*uire* empr*sas e
</line>
</par><par>
<line>
as coloc*m
</line>
<line>
p*ra funcionar. Este *em sido o desejo de **itas pessoas na mod*rnidade. *om
</line>
</par><par>
<line>
iss*, cada
</line>
<line>
indi*íduo tem condiç*es de potencial**ar os seus ganh*s a
</line>
<line>
um
</line>
<line>
*í**l qu*,
</line>
</par><par>
<line>
i*d**idu*lme***, dependendo tão s*mente de sua força de tra**lho, não poderia *er alcançado.
</line>
<line>
*oje, por ex*mplo, te*os um sem núm*ro de empresas comerciai* e industriai* *o mundo e
</line>
<line>
de todos os tam*nhos imagináveis. Alguma* são **quenas * de propriedade indi*idual; outras
</line>
<line>
são grandi*sas e de proprie*ade *e uma po*ção de grupos de *n**víduos, como * o caso das
</line>
</par><par>
<line>
companhias
</line>
<line>
*e capital aberto. Impulsionadas pelo desejo do ci*a*ão capitalista
</line>
<line>
*elo lucro,
</line>
</par><par>
<line>
ela* *o*pe*em fe**orosamente e estão se*pr* em busca das melhores cond*ções *e combate.
</line>
</par><par>
<line>
As *elhore*
</line>
<line>
c*mpetidoras geralmente são
</line>
<line>
aq*el*s
</line>
<line>
capazes
</line>
<line>
de a*um*l*r a maior q*antia
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
lucr*, *ropor**o*almente
</line>
<line>
ao se*
</line>
<line>
tamanho, e, assim, aumentar * r*tor*o fina**eiro e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
consequente potencial *e
</line>
<line>
co*sumo d* seus *ropri**á*ios. Em nível mais amplo, todos estes
</line>
</par><par>
<line>
mov*m*ntos empr*saria*s *rão cont*i*uir para o *lcance daqu*lo que det*rmina não *penas
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
continuidade *o ca****lismo, ma* também o seu ê*ito: * cr*scimento econômico.
</line>
</par><par>
<line>
C*mo se n**a, a competição está muito pre*ente no capitalismo, mas i**o não si*nifica
</line>
<line>
**e *n*xista cooper*ção em se* meio. A*i*s, c*m* revela O**urn e Nimkoff (19*5),
</line>
</par><par>
<line>
s*ciedade*
</line>
<line>
podem ser competitivas e coo*era*ivas a* m*sm* tempo. Por um lado, *i*nifica
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina P*, *. 18, n. 12, a*t. 7, p. 124-1**, *ez. 2021
</line>
<line>
www4.f*a**t.co*.*r/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. F. S. Godoy
</line>
<line>
13*
</line>
</par><par>
<line>
di*er que é poss*vel que os inte*rantes de uma determinada **ciedad* t*aba*he* de maneira
</line>
<line>
competitiva para *lcançar um fim cooperativo. Prin*i*almente e* cooperati*as, a cooperaçã*
</line>
</par><par>
<line>
competitiv* * muito comum. Par*e-se do princípio *e
</line>
<line>
q*e t od*s
</line>
<line>
precisam competir
</line>
</par><par>
<line>
internam*n*e, forçando, assim, maiores níveis de pro*ução, q*e resultarão e* m**s benefícios
</line>
</par><par>
<line>
p*ra *odos. D* *u*ro, signif*ca dizer *ue é possív*l que os **teg*a*tes
</line>
<line>
de uma det*rmi*ad*
</line>
</par><par>
<line>
sociedade trabalh** de maneira cooper*tiva para alcanç*r um fim compe*itivo. O *ue *e pode
</line>
<line>
aqui d*nomi*ar de competição *oo*erativa pode facilmente ser *ncontr*da nas grandes
</line>
<line>
fábricas modernas, nas quais re*or*en*emente tem sido reconhecido que a cooperaç*o interna
</line>
<line>
t*mbém ap**senta contribuições para * al*ance de melhor*s *ondi*õe* para a com*etição.
</line>
</par><par>
<line>
*or ser um fenô*e*o natural, * *ompe*ição e coop*ração semp*e *starã* pre*entes a
</line>
</par><par>
<line>
em qualqu*r sociedad*. Ocorre que a*gum*s sociedades
</line>
<line>
se tornam predominantemen*e
</line>
</par><par>
<line>
co*petitivas ou cooperativas, como pode ser con*tatado no* e*tudos de *e*d (1961). De
</line>
<line>
*cordo com Ogb*rn e Nimkof* (*965), a exp*r*ênci* humana tem a m*ior importân*ia nesta
</line>
</par><par>
<line>
*efinição. É através da cultu*a que os
</line>
<line>
objetivos *rim*rd*ais de
</line>
<line>
toda sociedad* são
</line>
</par><par>
<line>
tra*sm*ti*os *s gerações futuras. Então,
</line>
<line>
o ti*o *e s*ciedade *
</line>
<line>
ser formada, ou seja,
</line>
</par><par>
<line>
pre*omi*ant*m*nte competit*va *u cooper*tiva, é r**lexo dos *b*etivos fund*mentais de cada
</line>
</par><par>
<line>
socie**de. Diante di*so, a educação - s*ja ela *orm*l, familiar e/ou religiosa -
</line>
<line>
a*s*me tot*l
</line>
</par><par>
<line>
im*ortância para *
</line>
<line>
pro*oção de trans*ormaç**s so*i***. A soc*eda*e
</line>
<line>
*e Pás*oa -
</line>
<line>
caso que
</line>
</par><par>
<line>
será ap*esent*do na próxima seção - mesmo estando em situaçã* de ca*ás*rofe, não altero*
</line>
</par><par>
<line>
seus ob*etivos
</line>
<line>
*rim*rd*ais e, por isso mesmo, c*nhece* os mais severos efeitos
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
competição. É *mportante notar que a pretensã* aqui **o é afirmar que a competição con*uz
</line>
</par><par>
<line>
inevitavelmente
</line>
<line>
ao caminho da catástrofe, mas de *izer que a
</line>
<line>
comp*tição, *rin*ipal**nt*
</line>
</par><par>
<line>
qua**o
</line>
<line>
exager*da, pode le*ar o ser humano cometer atrocidades, até mesmo contra si, a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*sso, quando le**do a c*bo pela socied*de, pode produzir danos à natureza *e difí**l reversão.
</line>
<line>
* A SOC*EDADE ** PÁSC*A E O MEIO AMBIENTE
</line>
<line>
P*scoa é o pedaç* de terra habitado mais isolad* ** mundo. Trata-** de uma ilha
</line>
<line>
localizada no O*e*no Pac*fico, a 3.7*0 q*ilômetros da costa do Ch*le e a 2.000 quilômetros
</line>
<line>
das ilhas d* Pitcairn, *a Pol**ésia. A ilha tem 1*0 km², possui clima ameno, topogra*ia suave
</line>
</par><par>
<line>
e u*a precipitação de 1.*00 mm anuais. No t*rr**ório pascoens*,
</line>
<line>
existem três vulcões
</line>
</par><par>
<line>
*nativ*s: Poi*e (o mai* velho), Rano Kau e Terevak*. O *ome páscoa foi dado pe*o
</line>
</par><par>
<line>
descobridor da Ilha, o explor*do* Holandês Ja*ob Rogg*veen,
</line>
<line>
pelo motivo de o *es** ter
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Te*esina, v. 18, n.*2, art. 7, *. 124-138, dez. 2021
</line>
<line>
www4.fsane*.c*m.b*/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I*ha De Páscoa: *xperiências do Pa**ado *o*o Meio Para *ens*r a Crise Amb*ental Contemporânea
</line>
<line>
*31
</line>
</par><par>
<line>
a*istado essas *erras *o *omingo de páscoa, mais *spe*ificamente em 5 de abril
</line>
<line>
de 172*.
</line>
</par><par>
<line>
(DIAM*ND, *009).
</line>
</par><par>
<line>
A ocu*ação da Ilha *e Páscoa const*tu* um g*ande misté*io, *u*tame*te porque há
</line>
</par><par>
<line>
vestígios de
</line>
<line>
ocu*aç*o de*de 90* d.*, embora *esse períod* não se dis*unha de g*a*des
</line>
</par><par>
<line>
navios, **enas de pequen*s
</line>
<line>
canoas, tampouco d* aparelhag*m de **vegação. Por isso,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
questã* que se co**ca freque*t*me*te é com* f*i po*sível, com peque*as embarcações,
</line>
<line>
cruzar o Oceano Pacífi*o e a*ingir a Ilha de Páscoa d***is d* no mí*imo 2.000 quilôm*t*os *e
</line>
</par><par>
<line>
viagem? Fato é que,
</line>
<line>
apesar da aparente impossi*i*idade, ficou comprovado ser *ossível
</line>
</par><par>
<line>
alc*nçar * ilh* de páscoa com pequenas em*arcaç*es. Em *999, uma p*quena *anoa saiu d*
</line>
<line>
Man**reva * reprod*z*u a *i*gem do* colo*izad*res de Páscoa, alcançan** a ilha *7 *ias
</line>
<line>
depois de *ua parti*a (DIAMOND, 20*9).
</line>
<line>
Gradativ*mente, depois de sua coloni*ação, a p*pul*ção de Pá*coa fo* au*entando.
</line>
<line>
E*tima-se que cheg*ram a viver na ilha de 6 * 30 mi* pessoa*. Os pascoenses s*breviviam
</line>
</par><par>
<line>
basicamente
</line>
<line>
d* prátic** agrí*ola*, como produção de **tatas-doces, inhame, taro, banana*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
cana-*e-*çúcar, da criação de gali**as (único anim*l doméstico) e da caça de aves marinhas,
</line>
</par><par>
<line>
terre*tres, golfi**os e ainda,
</line>
<line>
com m*no* *articipação na
</line>
<line>
d*eta, do pescado. *r*di*õe* *ra*s
</line>
</par><par>
<line>
dos *nsu*are*, bem com* de pe**uisas arq*e*ló*icas, sugerem q*e a *lha *oi dividida
</line>
<line>
e* 12
</line>
</par><par>
<line>
territórios, cada um de*ses territó*ios so* o domínio de *m *lã ou
</line>
<line>
gr*po de linhagem. Cad*
</line>
</par><par>
<line>
c*ã
</line>
<line>
pos s uí a
</line>
<line>
um chefe e
</line>
<line>
u*a *latafo*ma (ahu) usa*a como sup*rte p**a es*át*as
</line>
<line>
d* p**ra
</line>
</par><par>
<line>
(moais). Os clãs, em*ora rivais, compet*am pacificam*nte, bus*ando super** um ao outro na
</line>
<line>
construção d* está*uas. A*esar d* divi*ão em territórios e *a *xistência de ** chefe para *ad*
</line>
</par><par>
<line>
clã, constato*-se q*e *s te**itóri*s eram integrados religiosamen*e e
</line>
<line>
de certa ma*eira
</line>
</par><par>
<line>
e*o*ô*ica e
</line>
<line>
politicam*nte, **m a *xistência de um chefe supremo. Is*o certamente se
</line>
<line>
f*z
</line>
</par><par>
<line>
necessário em **nsequ*ncia de os re*ur*os estarem esp*lhad*s pelos *iversos territó*io*,
</line>
<line>
gerando uma re*ação ** dep*ndência *ntre os cl*s. (DIA**ND, 2*09).
</line>
</par><par>
<line>
A Ilha de Pásc*a, hoje, é conhec**a pelo gran*e
</line>
<line>
número e tamanho de suas está*uas.
</line>
</par><par>
<line>
Fo*am *dent*ficadas na *lha *00 platafor*as, muitas de*as pequenas e sem e*tátuas, m*s cerc*
</line>
<line>
de **3 plataformas po*su**m est*tuas, sendo 25 e**ecialmente g*andes e elaboradas, al*umas
</line>
</par><par>
<line>
c*m peso
</line>
<line>
ap*oximado de 9.*00 tonela*as. Em rela*ão às estátu*s, for*m i*vent*riadas *87,
</line>
</par><par>
<line>
d** qua*s *et*de se enco*tra *a
</line>
<line>
pedreira de *ano Raraku, a principal e a que contém as
</line>
</par><par>
<line>
me*hore* pedras da ilha para esculpir. A *stá*** padrão possu*a quatro metros de altura
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pesava cerca de 10 toneladas. No en*anto, foram e*cont*adas *s*át*as maiores, com*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
denomina*a Paro, * *aior d* ilha, c*m alt*ra de 10 metros e peso de 75 t*nela*as. Pode-s*
</line>
</par><par>
<line>
*inda citar
</line>
<line>
as estátua* que n*o puderam s*r t*rminadas, dentre elas *ma com
</line>
<line>
21 metr*s de
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, Teresina PI, v. 18, n. 1*, a*t. 7, p. 124-138, dez. 2021
</line>
<line>
ww*4.fsa*et.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. F. S. Godoy
</line>
<line>
**2
</line>
</par><par>
<line>
comprimento com peso apr**ima*o de 270 ton*lad*s. As está*uas, que a pr*ori eram
</line>
<line>
const*u*das par* ho*enagear ances*rai* de *e*br*s das elite* da ilha, to*na*am-s* o prin*ip*l
</line>
<line>
*eio de demonstração de poder dos clãs *os ** ter*i*órios de Páscoa (D*AMOND, 200*).
</line>
</par><par>
<line>
Ao long* do
</line>
<line>
desenvolvimento histórico de Páscoa, a co*petição acirrou-se * as
</line>
</par><par>
<line>
estátuas produ*idas passa*a* a se* p*ogressivament* *aio*es. *ont*do, os empreen*ime*tos
</line>
<line>
pas**enses s* *o*travam algo irracional, especialmente em consequên**a dos altos *usto*
</line>
</par><par>
<line>
associ*dos
</line>
<line>
à
</line>
<line>
criação
</line>
<line>
d* estátuas * de *ua l**omoção a*é as plat**ormas. Por exemplo, as
</line>
</par><par>
<line>
necessi*ades
</line>
<line>
alimentares *m função da construç*o
</line>
<line>
de *s*átuas au*entavam em 25%, isso
</line>
</par><par>
<line>
porque era p**c*so
</line>
<line>
ali*enta* *scultore*, equi*es de transport* * *lã* que per*it*am o
</line>
</par><par>
<line>
tr*nsporte de est*tuas **r seus te*ritórios, todo* pag** com *l*men*os. Além disso, a operação
</line>
<line>
de transp*rte *xi*ia *m alto v**u** d* cordas (feitas de *asca de árvores) e *e ***e*r* para a
</line>
<line>
c*nstruç*o de trilhos pelos q*ais se transp*rt*riam por até 14 quilômetros está*uas produzidas
</line>
<line>
na pe*reira Rano Rara*u. *od* esse dispênd*o natural sustent*u as competi*ões en*re clãs
</line>
</par><par>
<line>
ri**is as suas nece*s*dade* de d*monstraçã* *
</line>
<line>
d* poder por me*o da
</line>
<line>
constr*ção
</line>
<line>
*e *st*tuas
</line>
</par><par>
<line>
cada **z mais i*ponente*. (DI*MOND, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
As c*nsequên*ias *ess*s ações f*ram sentidas mais vigoro*amente dur*nte o século
</line>
<line>
X*I e *VII. Em 1*22, quando Rogg*veen d*semba*co* em *áscoa, *ão avist** nenhuma
</line>
</par><par>
<line>
*rvore com ma*s de três metros nessa il*a, l*cal
</line>
<line>
que n*
</line>
<line>
passa*o
</line>
<line>
cont*nha *ma flores*a
</line>
</par><par>
<line>
di*ersificad*, com *alme*r*s qu* c**ga*am a m*d** mai* de 20 metr** de *ltura. O
</line>
</par><par>
<line>
desmatament*
</line>
<line>
a*mentou n* *esma p*oporç**
</line>
<line>
em
</line>
<line>
que cresceu a prod*ção de está*uas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
acabo* por extinguir g*and* *arte das espécies florestais que na*ue** momento histór*co
</line>
<line>
exi*tiam naq*ele territó*io. Fora isso, a extinção de **o*estas cau*ou outros pro*lemas para os
</line>
<line>
p*scoen*es. Sem florestas, o so*o perde* n*tri*ntes e a proteção contra * Sol, *e mod* que
</line>
<line>
isso *mpac*ou n* prod*ção de alimentos; *s animais terr*stre* que dependia* d* flo*esta para
</line>
<line>
sob*ev*ver desaparece*am; can**s **ra navegação não pu*eram mais ser fabr*cada*, o que
</line>
</par><par>
<line>
*mpactou na
</line>
<line>
captura de g*lfin*os e peixes oceânicos p*ra a alimentação. *e*te
</line>
<line>
período,
</line>
</par><par>
<line>
*ume*tou-se *
</line>
<line>
par*icipaçã* da carne d* rato
</line>
<line>
na
</line>
<line>
dieta pasc*ense. Nos limites dessa c*ise
</line>
</par><par>
<line>
a*biental, o povo pa*coense não teve outr* saída a não s*r * caniba*ismo. *m razão d*sso, a
</line>
<line>
s*ciedade come*ou a se r*duzir dr*sticamente. Em 187*, havi* apena* 111 insulares na *lha.
</line>
<line>
(DIAMOND, 20**).
</line>
</par><par>
<line>
Como se pôde obser*ar, embora em uma ilha, a
</line>
<line>
s*cied*de p*scoense dispunha de
</line>
</par><par>
</page><line>
muitos recursos naturais. Desde que usados ra*ionalm*nte, este* r*cursos poderiam garant*r a
</line>
<line>
*obrevi*ência d* socie*a*e sem qu* *osse necessá*io passar *o* situaçõ*s de catástrof*. Fato é
</line>
<line>
que a sociedade o**ou *el* caminho alter**tivo. A socieda*e devas*ou o* recurs*s naturais da
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, *. 18, n.1*, a*t. 7, p. 1*4-*38, *ez. 2021 www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ilha De P**co*: Experiên*ias do *ass*do Como Meio Pa*a Pens*r a Cris* Amb*enta* Contemporâ*ea
</line>
<line>
*33
</line>
</par><par>
<line>
ilha pa*a s* agarrar * um proce*so
</line>
<line>
de
</line>
<line>
c*mpe*ição
</line>
<line>
sem fim *ntr* os cl*s, *arcado pela
</line>
</par><par>
<line>
construção de está*uas cada vez maiores. M*smo *os momentos ma*s dramáticos, quando os
</line>
</par><par>
<line>
ali*en*os se escassearam, ele* permaneceram comp*tindo. Fica notóri*,
</line>
<line>
a*sim,
</line>
<line>
que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
comp*ti*ão teve forte *ar*icipação no q*e *co*reu *m **sc*a, levan*o a so*iedade a cometer
</line>
<line>
irracionali*ad*s de difíc*l c*mpreensão. Tendo em ***t* * expe*i*ncia de *ás*oa na c*ndiç*o
</line>
<line>
de sociedad* *re*om**an*emente compe*itiv*, to*na-se i*teressante investi*ar a reali*ade da
</line>
</par><par>
<line>
socieda*e moderna, procura*do desco*rir * que *onduz esta sociedade um estado a
</line>
<line>
de cri*e
</line>
</par><par>
<line>
ambiental e qual seria o caminh* mais *i*tuoso para a *uperaç*o da cr*se am*iental. Pro**rar-
</line>
<line>
se-á abordar estas *uestões na pró*ima seçã*.
</line>
<line>
4 A SOCIEDADE MODER*A E O MEIO AMBIENTE
</line>
</par><par>
<line>
Conjuntam*nte, o ind*s*r*alismo, o ca*ita*ismo * a ciência at*aram para *o*dar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sociedade mo*erna para def*nir a r*lação desta com * meio a*bi*n*e. O *ndu**r**lismo e
</line>
</par><par>
<line>
aumento* significativa*ente ca*acidade *o *
</line>
<line>
*omem de produzir mercado*ias. Para isso,
</line>
</par><par>
<line>
contou com * apoio *a t*cnologia. Ela forneceu condições para que se efetivasse a *r*nsição
</line>
</par><par>
<line>
de *m pr*ces*o de pr*d*çã* artesa*al, no qual cada produto
</line>
<line>
e*a co*fecc**nado
</line>
</par><par>
<line>
indiv*dual*ent*, no t*mpo
</line>
<line>
do artesão *om ferramentas rud*m*ntares, para o e
</line>
<line>
processo de
</line>
</par><par>
<line>
p*odução indu*trial, no *u** a prod*ção p*ssa a ser feita em ma*sa, co* * uso de te***logias
</line>
<line>
revo*uci*nárias à épo*a, como a máquina a va*or e o tear mecânico. Fora i*so, introduziram-
</line>
</par><par>
<line>
se *o *rocesso produtivo algum*s metodologias *ue co*tri*uíram p*ra impulsionar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
produção, dentre as quais, t**v*z * p*incipal del*s, a di***ão de *arefas.
</line>
</par><par>
<line>
O *apital*smo, am*arad* no pr*n*ípi* de a*umulação de capital, alterou
</line>
<line>
signi**cativamente o modo de vid* *as pessoas. Mergulhou a sociedade em um sistema
</line>
<line>
complexo de *r*cas, *o qual sequer a força de trabal*o individua* esca*a, send* ta**ém uma
</line>
</par><par>
<line>
m*rcadori*. Tro*a-se, *as empresa*, fo*ça
</line>
<line>
de trabalho **r dinheiro e, sub*equentemente,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
dinheiro por
</line>
<line>
nov*s mercado*ias das empresas. A cada *ova r*d***
</line>
<line>
de trocas, aumenta-s*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
potenc*al de pro*ução de me*ca*orias em *ecor*ência dos ganho* acumulados no ciclo
</line>
<line>
pro*utivo *nterio*, o q*e, c*nsequ*ntem*nte, de*anda a ampliação *o mercado c*n*umidor,
</line>
<line>
assim como d* *uas necessidades e desejos, para gara**ir a *bsorção do *or**l e do adicion*l
</line>
<line>
de pro**ção.
</line>
<line>
Da revolução industri*l **ra cá, o ind*strialis*o e o capita*i*mo se ampararam
</line>
</par><par>
<line>
fortemente nas descob*rtas científicas e
</line>
<line>
nas in*vaçõ*s tecnol***cas p*ra se desenvolverem.
</line>
</par><par>
</page><line>
Fábrica* moder*as são quase integralmente automat*zadas, com presença po*co signi**cativa
</line>
<line>
de pessoas no *rocesso pr*du*ivo. Em muitas indústrias, a função dos o*e**rios se r*sume à
</line>
<line>
R*v. **A, Te*esina PI, v. 1*, n. 12, a*t. 7, p. 124-138, dez. 2021 www4.fsan*t.com.br/r*vi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. *. S. Godo*
</line>
<line>
134
</line>
</par><par>
<line>
inserção de matérias-pri*as na maqui**ri*, ajustes *as máquinas e, a* final, * re*irada do
</line>
</par><par>
<line>
p*o*uto acaba*o. * f*se de
</line>
<line>
proce*samento, na qual as maté**as-p*imas são misturadas par*
</line>
</par><par>
<line>
da* forma ao pr**u*o fi**l, *m mui*os c*sos di*p*nsa a presença humana. A*ém disso, ap*nas
</line>
<line>
*a*a exempli*icar, * ciência e a t*cnologia *evoluciona*am *s meios de comunicação. Hoje *e
</line>
<line>
pode co**rar quase tudo *u* se deseja pela interne*. Apenas e**es exemplos são *uficientes
</line>
</par><par>
<line>
para evidenciar como a *iência e t*cnolo**a contri*uíram p*ra a c*n**lidação do modo a
</line>
</par><par>
<line>
*ndus*ria*-cap*talista de p*o*u*ão como
</line>
<line>
sistema dom*nante ** m*ndo, demonstrando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
existência de, como Max Weber cha*aria, afini*ade* eletivas entre *n*ust**al*s*o,
</line>
<line>
capi*alismo e a ciência moderna.
</line>
<line>
*m meio ao industrialismo e ao ca*itali*mo, o objet*v* *r*mo*d*a* do indivíduo e da
</line>
</par><par>
<line>
socied**e nã* poder*a ser out*o, a
</line>
<line>
não ser a *cumula*ão de c*pital. Este ide*l tornou
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sociedade mode*na predo*inant*mente competitiv*. A luta ocorre *asica*e*te por *elh***s
</line>
</par><par>
<line>
condições de *rodução,
</line>
<line>
mel*ores condi*ões
</line>
<line>
de comercializa*ão e melh*res cond*ções de
</line>
</par><par>
<line>
consumo. Ba*icamente, o intento prin*ipa* de quem produ* e com*rcializa * a r*du*ão *e
</line>
<line>
custos sem perder a qualid*de dos p*odutos. A re*ução de c*stos terá si*o bem-sucedi*a, se
</line>
</par><par>
<line>
ela se apresentar s*perior à do
</line>
<line>
conc*rren*e. Com custo* reduzidos, a e*presa *m que*tão
</line>
</par><par>
<line>
pode pr**uzir e/*u comercia*izar seu* pr**utos pe*o mesmo p*eço prati*ado no mercado, s**
</line>
</par><par>
<line>
alteração de qualid**e, mas com lucro maior. Por outro la*o, int*nção pr*ncipal d* quem a
</line>
<line>
c*ns**e é adq*irir produto* e/*u s*rv**os para satisfazer su*s n*cessida*es e dese*os, sempre
</line>
</par><par>
<line>
*om as melh*res condições de
</line>
<line>
compra. Por exemplo, o cons*midor
</line>
<line>
po** optar pela loja X,
</line>
</par><par>
<line>
e* ve* de Y, porque *sta vend* o mesmo *rodu*o encontrado na *oja * *om pr*ço m*no* ou
</line>
</par><par>
<line>
co* *elhores condições de
</line>
<line>
**gamento. Em síntese, o qu* o consumi*or pr**ura é *m plus
</line>
</par><par>
<line>
q** irá *judá-lo no seu propósito de **umular capitais, *era*men*e pa*a fazer compras
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
maior monta, como u*a casa ou um **rro. Fato é qu*, estan** pr*du***do, comerci*liz*ndo
</line>
<line>
ou consumindo, a *o*petição está sempre * *nte*same**e pres*nte na s*c*edade moderna.
</line>
<line>
Fundou-se, ass**, uma *ociedade profundamente produtiv**ta * co*sumis*a. Na
</line>
</par><par>
<line>
s*c*ed**e moderna, *té *esm* como u*a m*dida de
</line>
<line>
ad*q*ação a* modo *e produção
</line>
</par><par>
<line>
dom**ante, os in*ivíduos ti*eram as sua* necessidade* e desej*s alargados. No *as*ado, *s
</line>
</par><par>
<line>
pessoas se contentav*m em satisfa**r suas necessi***es básicas,
</line>
<line>
ao passo *ue os ind*víduos
</line>
</par><par>
<line>
da mode**idade pos*u*m
</line>
<line>
*e*essida*e* desejo* i*imita*os. To*os os dias a socied*de e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*ubmet*da a novas mer*adorias e processos que
</line>
<line>
acaba* por
</line>
<line>
criar novas
</line>
<line>
necessi*ad*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desejos. Algumas m*rcadori** e pro**ssos, a despei*o de serem *xag*radame*te excêntric*s,
</line>
<line>
co*tam c** o *nteress* de c*nsum*dores. Recente*ente, uma grande rede varejis*a mu*dial
</line>
</par><par>
<line>
*isponi*ilizou para
</line>
<line>
com*rcializa*ão no s*u website u*a máquina q** po*e*ia se* utilizad*
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Tere*ina, v. 18, n.*2, *rt. 7, p. 1*4-13*, dez. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ilha De Páscoa: Exp*riências *o *assado Como Meio **ra P*nsa* a Crise Amb*ent*l Cont*mporânea
</line>
<line>
135
</line>
</par><par>
<line>
par* acariciar gatos. A mesma loja ta*bém ofereceu a opç*o de compra de sorvetes para
</line>
<line>
astronauta. Se quiser*os ir *ais adi*nte, atualmen*e é *ossível depositar *m corp* (morto)
</line>
</par><par>
<line>
para congelamen** (crio*enia) para possí*el ressuscita*ã* no futu*o;
</line>
<line>
ou então, modific*r
</line>
</par><par>
<line>
ge*eticamente o DNA d* embriõ*s humanos para evitar doenças ou me*mo para garan***
</line>
<line>
caracter*sti*as físicas d*sejáveis pelos pais.
</line>
<line>
*x**plos co*o os su**acitado* incitam u*a que**ão i*portante: * ob**tivo
</line>
</par><par>
<line>
primordial da so*ieda*e moderna, que é a acumu*ação
</line>
<line>
de c*pital, e*tar*a levando os
</line>
</par><par>
<line>
indivíd**s a *ma competição exagerada e, consequentemente, ao cometimento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
i*racionalidad*s? Quanto a isso, apenas o* exemplos c*tados acima bas*am p*ra *ão restar
</line>
</par><par>
<line>
ne*huma dúvida. Qual é o sentido
</line>
<line>
de pos s ui r
</line>
<line>
um
</line>
<line>
acari*iador de gatos, comprar um sorvete
</line>
</par><par>
<line>
p**a astronauta o* *esm* *e p*etende* viver pela etern*da*e em u* *la*eta que ten*e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
super**pula*ão? A*s*m *omo *co*reu na *lh* d* Pásco*, os resultados destas irracional*dades
</line>
</par><par>
<line>
têm le*ado o pl*neta a
</line>
<line>
uma cr*se ambien*al sem precedentes, marcado p*r d*vastação
</line>
</par><par>
<line>
flor*sta*, ext*n*ão ** espécie*, po*uição da
</line>
<line>
á*ua,
</line>
<line>
do so*o e do ar, m*danças climá*icas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
mu*tos outr*s *roblemas.
</line>
</par><par>
<line>
Dia*te da crise ambi*ntal q** enfrentar*m, os pas*oenses acreditaram que, po* a*ã*
</line>
<line>
divina, *udo iria s* resolver e continu**am *ompet*nd* f*rvorosamente. Is*o q*ase re**ltou *a
</line>
</par><par>
<line>
e*tinção *a sociedade. *oa p**te da sociedade mo*erna,
</line>
<line>
diante d* degr*daç** do
</line>
<line>
meio
</line>
</par><par>
<line>
ambi*nte,
</line>
<line>
depo*i*a g*ande
</line>
<line>
con*ia*ç* na ciên*ia, na tec*ologia * na m*derniz*ção reflexiva.
</line>
</par><par>
<line>
Faz todo o sentido, a*ina* a
</line>
<line>
ciência e * tecn*lo*i* têm evo*u*do *uito
</line>
<line>
*os últ*mos tempos,
</line>
</par><par>
<line>
criando soluções para
</line>
<line>
produção, comercializaçã* e
</line>
<line>
*onsum* mais efi*ientes,
</line>
<line>
além
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
mecani*mos para recuperação de ambie**es natu*ais. Fal*-se em indús***a* mais te*nológicas
</line>
</par><par>
<line>
e *enos p*luentes, fabri*ação
</line>
<line>
de pr*dutos mais eficiente*, menor nec*s*idade de utilização
</line>
</par><par>
<line>
de re*ursos natu*ais, e *ssim por diante. Além diss*, aos
</line>
<line>
p*uco* a s*ciedade está adotando
</line>
</par><par>
<line>
hábitos mais respo*sáveis a**ie*talmente,
</line>
<line>
como o m*nor co*sumo de águ* e ener*i*
</line>
</par><par>
<line>
elétrica, a interru*ção d* ingestã* de ca*nes * a reutilizaçã* *e em*al*gen*. Cabe d*stac*r q*e
</line>
</par><par>
<line>
ne*huma *as medidas
</line>
<line>
citadas ap**enta estar interessa*a em in*erro*per compet**ão, mas a
</line>
</par><par>
<line>
s*m ad*t** um mo*o de compe*i*ã* *ue não *gnor* *spe*tos *cológicos. Sendo *ssim,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
obj*tivo pr*m*rdial d* soc*edade mo*e*na de acumul**ão de capi*a* pe*man*ceria inalterado.
</line>
<line>
É neste pon*o *ue *es*de o gr*nde prob*ema. * manutenção do ob*etivo pr*mordial *a
</line>
</par><par>
<line>
sociedade m*dern* de *cumular capital *mplica a continui**de d* competição exagerada
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
tud* de **gati*o que decorre dela, inclus*ve a **gradação ambient*l. Diante destas c*ndições,
</line>
</par><par>
<line>
as mel*orias
</line>
<line>
em pr*l do me*o ambi**te decorr*ntes dos
</line>
<line>
avanço*
</line>
<line>
cie*tíficos e *ecn**ógi**s
</line>
</par><par>
</page><line>
seriam ao longo d* tempo s*per*das pela *orça p*o*utivis** **nsumista inci*ada pela *
</line>
<line>
Rev. F*A, *eresin* *I, v. 18, n. *2, art. 7, p. 1*4-138, dez. 2021 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. F. *. Godoy
</line>
<line>
1*6
</line>
</par><par>
<line>
co*pe**ç*o sob uma lógica cap*t*lista e industrial. Basta perceber que o capital excedente das
</line>
</par><par>
<line>
empresa*, em um *e*á*io de co**e*ição por *cu*ul*ç*o *e capitais, *eria
</line>
<line>
novamente
</line>
</par><par>
<line>
aplicado no processo produtivo
</line>
<line>
c*m fins a *r*ar inovações em produto* serviços. Iss* e
</line>
</par><par>
<line>
ge**r*a mais capi*al q*e, por sua vez, e**imul*r*a mais produção e **n*u*o. Não *xiste outro
</line>
<line>
fim pa*a o cap*tal dentro do *ist*ma capit*lista q*e não resul*e em mai* consumo * produção.
</line>
<line>
A produção e o consum* tend*m a aumentar, p*r**e o cap*talismo sobrevi*e do crescime*to
</line>
<line>
econômico. Portanto, de *ada *dianta ter uma so*ied*de *nteira c*nsumindo produ*os
</line>
<line>
ecológ*co* ou a*otando há*it*s e*ologicamente correto*, se a *ompe*ição pe*m*nece
</line>
<line>
exagerada, potencial*zando a p*od*ção e * c*nsumo e, consequ*ntemente, * degradação
</line>
</par><par>
<line>
am*ient*l. Neste caso, por detr*s da cortina ec*lógica se
</line>
<line>
en*ontrar*a em cena uma prof*nda
</line>
</par><par>
<line>
cri*e amb*ental.
</line>
</par><par>
<line>
A s*lu*ão pa*a a crise ambi***al passa
</line>
<line>
pel* mudan*a do obj*tivo funda*ental
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
sociedade m*dern*. O obj**ivo não po*e ser * acumulação de capital, p*rqu* este prop*s*to
</line>
<line>
lev* à co*p*ti*ão aci*rada e, consequen*e*ente, à degradação *mbien*al. O caso de Páscoa,
</line>
</par><par>
<line>
mesmo *m
</line>
<line>
um *ontexto d*feren*e do enc*ntrado na s*ciedade m*derna, dem*nstra
</line>
</par><par>
<line>
detalh*damente o que a competição e*agerada *od* desencadear. * objetivo prim*rdial
</line>
<line>
precisa ser cooperativo. Isso não signifi*a que a competição será ext*rpada, até mesmo porque
</line>
</par><par>
<line>
is*o não seria possível, apen*s que ela deixa*i* de ocupar po*i**o
</line>
<line>
de destaque na socie*ade
</line>
</par><par>
<line>
mode*na. Esta alteraçã* n*o se** fácil. A c*mpe*ição, pri*cipalmente por for*a
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
capitali*mo, *em r**zes *r*f*n***. Por isso mesm*, * mudan*a *recisa ser gra*ual e de *aixo
</line>
</par><par>
<line>
*ara cima. Um *a*in** p*ra isso po*e
</line>
<line>
ser o est*b*l*cime*to de *oo*erati*as que t*nham
</line>
</par><par>
<line>
**mo f*ndamento o respei** p*lo **io ambiente. *tu*lme**e, e**stem muitas esp*lhadas pelo
</line>
<line>
m*n*o, s*ndo q*e e* alg*ns países o sist*ma co*perat*v* s* de*envolveu si*nificativamente,
</line>
<line>
como Suéci* e In*laterra. É prec*so in*entivar a constituição de mais c*opera*ivas - os g*up*s
</line>
<line>
que lutam pela nature*a t*riam papel importan*e aqui - a ponto *e que estas sejam capaz*s de
</line>
</par><par>
<line>
enc*m*nhar a transição par* o
</line>
<line>
objetivo pr*m*rdia* cooperativo. E*te pode **r um c*mi*ho
</line>
</par><par>
<line>
virtuo*o p*ra se *l*anç*r o *eequilíbrio na *e*aç** entre ho**m e n**ureza.
</line>
</par><par>
<line>
5 CONSID*RAÇÕES F*NA**
</line>
</par><par>
<line>
A crise *mbien*al con*emporânea é complexa. A natureza apresenta indícios
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
desg*st*,
</line>
<line>
nec***itand* ser preservada, mas * q** se no*a * q*e a pres*ão s*bre os re*ursos
</line>
</par><par>
<line>
naturais só aument*. I*s* oc*rre por for*a do produtivismo e do **nsu*i*mo qu*, a cad* novo
</line>
</par><par>
<line>
ci*lo pro*utivo, revitalizam-se em bu*c* de mais *cumu*ação de cap*tal. *sso
</line>
<line>
*ão
</line>
</par><par>
</page><line>
r*presentaria *en*um p*oblema, se * produç*o e *onsumo não fos*em profundamen*e
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere**na, v. 18, n.12, art. *, p. 124-138, dez. 2021 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ilha De P**coa: Experiências do Passad* Como *ei* Para Pens*r a Crise Ambien*al Contempo*ânea
</line>
<line>
137
</line>
</par><par>
<line>
depe*dentes dos recursos naturai*, alguns, c*be de*tacar, não renováveis. O *enário que se
</line>
</par><par>
<line>
a**esenta ce*tam**te não é bom, **s o cenário futuro p*de ser ainda *ais d*amát*co, se
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
acumulação d* c*p*tal *erm*necer como obj*tivo p*imordial d* sociedade mo*erna.
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<line>
O c*so da Ilha de Pás*oa, res**itadas suas peculiaridad**, ap*esenta *nd*cios d* que
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ocorre, quando não *e respeita os limites da *atu*eza. C*rtamen*e é o momento de mudar, mas
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e*sa *u*a*ça não será fácil. Assim como Páscoa, a *ocie*a*e modern*
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<line>
se en*ontra
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profundament* envolv*da
</line>
<line>
em
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um processo de
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co*p*ti**o. Cada in*ivíduo da soc*edade
</line>
<line>
l ut a
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<line>
por to** a sua vida para adq**r*r o máximo de capital para comprar o máx*mo de coisa*. Esta
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<line>
lógica nã* é coerente com o* li*ites da nat*reza. É pr*ciso e*tabelec*r **a no*a lógica, uma
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<line>
lógic* mai* cooperativa, na **al o fim das atividades
</line>
<line>
hum*nas *** seja a *c*mulação de
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<line>
capital. *ma lóg*ca que *reserve os direitos dos seres humanos, mas que também reconheça o
</line>
<line>
direi** da natureza, dos an*m*is e de outr*s espécies.
</line>
<line>
Esta *rg*men*aç*o tende a ind*car a prop*sição da n*cessidade *o fim *o capitalismo.
</line>
<line>
T*lvez, posteriormente, chegue-se mesmo a esta *on*ide*ação. Por ora, o que s* pod* *onc*uir
</line>
<line>
é que a soci*dade *oderna precisa *nterr*mper a competição exace**ada. F*zer o q*e Páscoa
</line>
</par><par>
<line>
n*o fez. *sso é fu*damental para interrom**r as ir*acionalidades
</line>
<line>
huma*as que t*m oco*rido
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<line>
no* dias atuais. É preciso definir um n*vo objetivo primordia*, pre*omin*ntemente
</line>
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<line>
c*opera*ivo. Como não é sensato *resumir que esta **dan**
</line>
<line>
*corra prontamente, o que se
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<line>
pode fazer *o momento é inc*ntivar o fo*tale*imento do cooperat*vismo na *ociedade
</line>
<line>
m*d*rna. *sper*-se que esta transi*ão *corra *aturalmente ao longo *o tempo *u será *ue, *
</line>
<line>
exemp*o de Páscoa, a soc*e*ade mo*erna con*inuar* a permitir que * raciona**dad* ecológica
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<line>
seja supla*tada por outras r*cionalid**es? Os *róximo* *pis*dio*
</line>
<line>
da históri* *a socie*ade
</line>
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<line>
mode**a dece*to tra**o esclare*imentos a ess* respeito.
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<line>
*EFER**CIAS
</line>
</par><par>
<line>
DIAMON*, J. *o*apso: *omo *s sociedades escol*em fracasso ou o o
</line>
<line>
s*cesso. Rio
</line>
<line>
de
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<line>
Jan*iro: Editora Record, 2009.
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MEAD, M. Cooperation a*d *ompetition among prim*t*ve peoples. Boston: Beacon Press,
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1961.
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O*BURN, *. F.; **MKO*F, *. F. *oo*er*çã*, competição e conflit*. I*: CA*DOSO,
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*.H; IANNI, O. Homem e sociedade: leituras bá*ic*s. São Paulo: Editora Nacional, 1965.
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<line>
P*RK, R. E.; BUR**SS, E. Competiç**, Conflito, A*o*odação * Assimilaç*o. Re*ista
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<line>
Brasil*ira de So*iolo**a da Emoção, *. 13, n. 38, *014.
</line>
<line>
Rev. F*A, Ter*si*a PI, v. *8, n. 12, *rt. 7, p. 124-13*, dez. 2021 **w4.fsa*et.com.br/rev*sta
</line>
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</document><par>
<line>
D. F. *. G*doy
</line>
<line>
138
</line>
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<line>
Como Referen*ia* este Ar*igo, co*forme ABNT:
</line>
<line>
GO*O*, D. F. S. Ilha De Pásco*: *xp*r*ências *o P*s*ado Como *eio Para Pensar a Cris*
</line>
<line>
Ambiental Cont**p*rân**. R*v. FS*, Teres*na, v.18, n. **, art. 7, p. 124-138, dez. 2021.
</line>
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<line>
Co*tribuição do* Au*ores
</line>
<line>
D. F. S. Godoy
</line>
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<line>
1) concepção * planejam*nt*.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e *nt*rpr*tação d*s dado*.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do rasc*nho *u na *evisão *ríti*a do conteú*o.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) p**ticip*ção na a*rovaç*o da v*r*ão final d* ma*uscrit*.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 18, n.12, art. 7, p. 124-138, dez. 20*1
</line>
<line>
*ww*.*s*net.co*.br/revi*ta
</line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)