<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 12, art. 7, p. 124-138, *e*. 20*1 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*1.18.12.7 </line>
</par>
<par>
<line> *lha De Páscoa: Experiências do Pa*s*do Como Me*o P*ra Pen**r a Crise Ambie**al </line>
<line> Contempo*ânea </line>
<line> Easter *slan*: P*st Experi*nces as a Mean* *o Thi*k About th* Con*empor*r* Enviro*mental </line>
<line> Crisis </line>
</par>
<par>
<line> Dougl*s F*rnando dos Sant** *odoy </line>
<line> Dout*r em Ciências So*iais pela *niversidad* Estadual Paulis*a </line>
<line> P*ofessor do Inst*tuto de Ed*ca*ão, Ciênc** e Tecno*og*a de São Paul* </line>
<line> E-**il: dougl*sgodoy1@gmail.co* </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: Do*glas Fernan*o dos Santos Godoy </line>
<line> *dit*r-Chefe: Dr. Ton*y Ke*le* de Al*ncar </line>
</par>
<par>
<line> IFSP *am*u* Presiden*e Ep*tácio: Rua José *amos </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> Júnior, 27-50 - Jar*im Tropical, CEP *9*7*-0*0, </line>
</par>
<par>
<line> P*esid*nte **itácio - SP. Brasil. </line>
<line> *r*igo r*cebido em 1*/12/2021. Ú**i*a </line>
<line> versão </line>
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<line> recebida em 16/1*/2021. A*r*vado em 17/**/2*21. </line>
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<line> A*aliado p*lo sistema **iple Rev*ew: Desk *eview a) </line>
<line> pe*o Edi*or-Chefe; e *) Double B*ind Re*iew </line>
<line> (avali**ão cega po* dois avaliado*es d* á*ea). </line>
<line> Revisão: Gramatic*l, *ormati*a e de Fo**ataçã* </line>
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<line> Ilha De Páscoa: Experi*ncias ** Passado Como Meio Para Pe*sar a Cri*e Ambiental Contemporân*a </line>
<line> 125 </line>
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<line> R*S*MO </line>
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<line> O artig* se concen*rou *m *nve*tigar as expe*iências ambientais d* antiga so*ied*d* da Ilh* </line>
<line> de Páscoa, a fim de que *stas pudes*em **uminar * análi*e da so*i*dade *oderna em seu </line>
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<line> rela*ion*mento com a natu*eza nos dias atua*s. **so *emandou, i*icialmente, </line>
<line> *ons*ltas ao </line>
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<line> livr* Colapso, de *ared Diamond, que detalhou ma*is*ra*mente a história de Páscoa, al*m de </line>
<line> pe*qui*a bibliográfica sobre pro*essos soci*is d* competiç*o, cooperação e conflito. Revel*u- </line>
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<line> se que a s**iedade de Páscoa, mesmo em </line>
<line> perí*d** ma*s dramát**os d* su* c**se ambien*al, </line>
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<line> não *gnorou a </line>
<line> *ompetição, c*m*etindo *e maneira exacerbada, com* s* n*o percebess* que </line>
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<line> era este com*o**a*e**o que a conduz*a para o colapso. Po* fo*ça pr*ncipalm*nte do </line>
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<line> cap*talism* e do industrialismo, a sociedade moder** </line>
<line> trilha caminho *uito parecido àquele </line>
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<line> esc*l*ido pelo* pascoens*s, *o* indivíduos e coletividades c*mpetind* f*rvorosamente, desta </line>
<line> *ez por c*p*tal, impondo com isso alto* cus*os à nature*a, s*m aparente*ente respe*tar seu* </line>
<line> l*mi**s fí*i*o*. </line>
<line> *alavra*-Cha*e: **cie*ade *n*iga. C*laps*. Crise Ecol*g**a. Meio A*bient*. </line>
<line> ABSTRA** </line>
</par>
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<line> T*e </line>
<line> article f*cused on investigating t*e environmental experiences of th* </line>
<line> ancient society of </line>
</par>
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<line> Easter I*land, so that they could illuminat* the an*lysis of modern socie*y in its re*ati*nship </line>
</par>
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<line> *i*h nat*re today. This initiall* *equ*red consul*ation with th* </line>
<line> book Colapso, by Jared </line>
</par>
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<line> Diamond, which ma**erfully detailed *he history of Easter, *n addi*ion to bibliograp*ical </line>
<line> research on social proce*ses of c*mpe*ition, cooperation and *onflic*. It was reve*led that </line>
</par>
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<line> Ea*ter s*ciet*, even i* the most dramatic peri*ds of its environme*ta* crisis, </line>
<line> did no* ignore </line>
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<line> competition, *ompeting </line>
<line> in *n exacerbated *anner, as if it </line>
<line> d* d </line>
<line> not realize that i* *as this </line>
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<line> behav*or that led it *o collapse. Mainly due *o *he cap*t*lism and industriali*m, the mode*n </line>
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<line> society trails a *ath *e** similar </line>
<line> to the o*e chos*n by the Ea*terist*, with individuals and </line>
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<line> c*ll*c*ivi*ies compe*ing fervently, th*s t*me fo* the capital, *hu* impo*ing high *os*s to nature, </line>
<line> with**t appare**ly respecting *t* physical l*mit*. </line>
<line> Ke**ords: Ancient Soc*e*y. Collapse. Ecological Cr*sis. Environ*ent. </line>
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<line> Rev. FSA, Te*esina PI, *. 18, n. 12, art. 7, *. 12*-138, *ez. 202* </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/re*ista </line>
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<line> D. F. S. Godoy </line>
<line> 126 </line>
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<line> 1 *NTRO*UÇ*O </line>
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<line> A r*lação entre *omem e n*ture*a *empre foi ma*c*da *e*o con*lito. Epis*dios </line>
<line> hist*ricos, c*mo a quase *xtinção do povo poliné*io que habi*ou a deno*inada Ilha de Páscoa </line>
<line> em **corrência d* uso irra*ional de recursos naturais, bem como * severa exp*oraçã* *lo*estal </line>
<line> ocorrid* no Bras** *oloni*l, ilustr*m o caráter crític* dest* r*lação. H*s*or*cam*nte, n* m*ior </line>
</par>
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<line> parte das vezes sem respeita* os direitos in**ínsecos </line>
<line> da natur*za e das espé*ies *ue nel* *e </line>
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<line> *brigam, tam*ouco os li*ites físicos do *la*eta, o homem se apropriou do* rec*rsos na*urais, </line>
</par>
<par>
<line> criou *bjetos e pr**uziu al*mentos a *artir *, </line>
<line> disso, satisfez toda ordem de in*eress**, dos </line>
</par>
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<line> mais ele*entar*s * **o*e*sivo* a*s mais *upérfluos e *eva*ta**res para o m*io ambiente. </line>
<line> Por muitos séculos, *s i*pa*tos da intervenção humana na *atureza não *rovocaram </line>
<line> grandes re*e*cu*sõe* na socieda*e m*der*a - **tadamente por*u* a natureza, imensa di*nte </line>
<line> do reduzido cont*ng*n*e human* nos *empos mai* *on*í*quos da mod*r*idade, mostrou-se </line>
</par>
<par>
<line> a*are*****nte mai* forte </line>
<line> do </line>
<line> que frágil, pro*ocando no homem o </line>
<line> fatídico entendimen** </line>
<line> de </line>
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<line> que deve**e *er obje*o de domi*aç*o e n*o ** prese*v*ção - mas * *artir do úl*imo século e, </line>
</par>
<par>
<line> mais acen*uadamente </line>
<line> **s ú*t*mas *écadas, relatos ci*ntíficos *m doc*mentos </line>
<line> como **r </line>
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<line> Common Fut*re, de Brundt*and, The Lim*ts t* Gr*w*h, d* Clube de Roma, re**r*utiram e </line>
<line> globa*m**te a sen*ação *e qu* a ação d* home* *o *ongo da his**ria cu**inou em um estado </line>
</par>
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<line> de c*ise amb*en*al, caract*rizada </line>
<line> por prob*emas como o *quecimento *l*ba*, a pe*da </line>
<line> de </line>
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<line> bio*iver*idade e a polu**ã* *ídrica. </line>
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<line> *or isso mesmo, o gra*de des*fio *os tempos m*is rec*n*es **m sid* apontar </line>
<line> caminhos vir*uos*s para a supera*ã* da c*ise a**iental. Cie*tista* *as ma** diversa* c*rr*n*es </line>
<line> do pensamento têm *e empenhado nest* *i*ícil *ar*fa. E*es *e organizam *as*ca*ente e* dua* </line>
<line> **incipai* linhas de p*nsa*ento: uma parte dos cientistas tende a pensar qu* a sol*ção para a </line>
</par>
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<line> crise ambiental es*aria irremediavelme*te na </line>
<line> dissolução do in*ustrial*smo e/ou do </line>
</par>
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<line> capital*sm*; *utra pa*t* argum*nta que * possíve* re*o*v*r a cr*se ambie*tal *e* romp*r com </line>
<line> o industria*ismo e/ou com o c*pita**smo, p**s*upo**o que es*a* instit*ições irão se ada*ta* às </line>
</par>
<par>
<line> c*nt*ngên*ia* atuais. Muitos cientistas </line>
<line> chega* a es**s *onclusões anal*s*ndo unica**nte </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> sociedade m*derna, ignor*ndo </line>
<line> as experiên**as de so*ie*a*es an*igas co* o m*i* ambien*e. </line>
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<line> C om i s s o </line>
<line> em </line>
<line> vista, *rocuro*-*e conhe**r as </line>
<line> e*periência* a*bientai* de uma soci*dade do </line>
</par>
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<line> pa*sa*o, a socied*de da Ilh* de Pá*c*a, * fim de qu* este </line>
<line> caso p*ssa i*uminar a análise da </line>
</par>
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<line> sociedade *oderna e de s*u r*lac*ona*ento com a *ature*a. Est* abordagem alternativa pode </line>
</par>
<par>
<line> forne*e* </line>
<line> elementos im*ortantes para a r*flexã* *cerc* de duas questõe* cru*iais </line>
<line> n** dias </line>
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<line> atuais, que sã*: o qu* conduz * *ociedade mo*erna a uma c*ise ambiental? *, a*ém disso, qua* </line>
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<line> Rev. *S*, *eresina, *. 18, n.12, art. 7, p. 124-13*, dez. 2021 </line>
<line> ww*4.fsa*et.*om.b*/revista </line>
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<line> Ilha *e Pá**oa: E*periências do P*ssado C*mo Me*o Para *e**ar a Crise Ambiental Contemporânea </line>
<line> 127 </line>
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<line> o me*hor camin*o para a s*pera*ão desta p*o*lem*tica ecol*gica? Te*-se, *om is**, a </line>
<line> pr*tensão de of*rece* al**mas re*l*xões na di*eç*o de contribuir para a geração de respostas </line>
<line> pa** e*tas duas q*e*tões. </line>
<line> * artigo se encontra *rganizado em *rês s*ç*es, a**m *a introdução e d** </line>
<line> co*sideraçõ** f*na*s. *a primei*a se*ã*, tra*ar-se-* conceit*almen*e do tema competição. I*so </line>
<line> se mostra ne*essário, *orque a compe*ição está *ortemen*e prese**e na sociedade m*der*a e, </line>
<line> como se v*rá mais adiante, f*i determina*te par* * quase extinção da sociedade da Ilha de </line>
<line> Páscoa. Em seguid*, *e man*ira *int*tica, o propósito será o de apr*senta* a história do povo </line>
<line> pascoense, destac*ndo *ri*cip*lme*te o pape* da competição na **ise a***ental p*la qual </line>
<line> passo* *st* sociedade. P*r fim, na terc*ira seção, anali*ar-se-á a socieda*e moderna e *eu </line>
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<line> re*acionamento c*m o meio am*ien*e, fim de que s* possa comp*eender o que lev*u a </line>
<line> esta </line>
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<line> s*cie*ade a um estado de cri*e ambie*ta* *, ai*da, à luz *as *xperiências </line>
<line> *a Il*a de Páscoa, </line>
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<line> apontar ** caminho virtuoso pa*a a *uperação desta problem*tica. </line>
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<line> 2 *EFERENC*AL *EÓRICO </line>
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<line> 2.1 O Pro*es*o Social de Competição </line>
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<line> Não se mos*ra nec*ssá*i* merg**har pr*f*nd*mente nos re**stros da memória para *e </line>
</par>
<par>
<line> e*contrar uma coleção d* </line>
<line> e*periências que expre**a *r*cessos </line>
<line> de **teraç*o social. É </line>
</par>
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<line> sufi*ie*te obser*ar ações si*ples * corriqueiras, como ajudar um idoso </line>
<line> a </line>
<line> atravessar a rua, </line>
</par>
<par>
<line> co*co*rer </line>
<line> p*r uma v*g* no estac*on*mento do shopping *u mesmo **scutir com integ*a*tes </line>
</par>
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<line> da *amília sobre *uem irá lav*r a lou*a. Estas i*terações represe*tam *p*na* </line>
<line> uma pequena </line>
</par>
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<line> *r*ção de tu*o o que acontece diari*mente. Fato </line>
<line> é - e isso preci*a s*r de*ta*ado - que est*s </line>
</par>
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<line> ações in*ivid*ais que, a priori, podem *are*er até mesmo inofen*iv*s, são unid*s a *utras </line>
<line> ações de centenas de *ilhar*s de pessoas do globo todos os dias e, *ssim, tornam-se *o*et*vas </line>
</par>
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<line> e definidora* da *aneira </line>
<line> co*o c*da sociedade s* rela**o** com sua espécie, com </line>
<line> outras </line>
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<line> e*pécies e com a na*ureza. </line>
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<line> De acordo com Parks e Burg*ss (*014), o pro*esso social é composto por quatr* </line>
<line> grande* for*as, que s**: com*etição, c*n*lito, ac*mo*açã* e assimila*ão. A fim *e *eg*ir o* </line>
</par>
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<line> propósitos dest* pesquisa, iremo* abordar principalmente o *o*cei*o </line>
<line> de com*eti*ão </line>
<line> e, </line>
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<line> o*ortunam*nte, trat*r-*e-á dos temas cooperação conflit*. Co*p*tiç*o, segundo Ogbur* e </line>
<line> e </line>
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<line> Nimkoff (19*5, p.*3*), re*res*nta **a "f*rma funda*ent*l de luta social que *corre todas as </line>
<line> vezes em q** há um supr*mento insufic*ent* ** tudo qua*to *eseja o ser humano". P*rtindo </line>
</par>
<par>
<line> *a ideia de q*e "to*os n*o p*dem pos*uir a *uantidade que des*jam de </line>
<line> alguma coisa" </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Te*esina *I, v. 18, n. 12, art. 7, p. 124-138, *ez. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. F. S. Go*oy </line>
<line> 128 </line>
</par>
<par>
<line> (OGBURN; NIMK*FF, 1965, p.238), p*rce*e-se *ue a *ompetição **tá sempre pres*nte na </line>
<line> sociedade, seja em *aior ou men** gra*, sendo qu* a motivaçã* pa*a a comp*tição, e* nível </line>
</par>
<par>
<line> específico, es*á ligada aos int*resse* i**iv*dua*s </line>
<line> e, em **vel geral, aos int*res**s da </line>
</par>
<par>
<line> coletividade. </line>
</par>
<par>
<line> O processo social d* competição, assim c*mo o de coope*ação, são fe*ômenos </line>
<line> natur*i*, hereditá*ios, o* *eja, ac*m*anha o *er humano desde os primó*d*o* ** *ua </line>
<line> ex*stência, podendo se* facilm*nt* percebido durante * infâ*c*a. Os jogos escolares, os qu*is </line>
<line> *eúnem cr*an**s e a*olescentes, são ótimas o*ortu*i*ades para se constata* isso. C*rtam*nte o </line>
<line> que se a*s*st**á são *omp*tições assíduas, nas quais todas as for*as in*ividuais e co*etiva* </line>
</par>
<par>
<line> serão deposit**as </line>
<line> *ara alcançar g*ória e, assim, evi*ar a a </line>
<line> derrota. E, em meio a esta* </line>
</par>
<par>
<line> comp**ições, não faltarão casos em q*e * gló*ia se </line>
<line> d*u, não apenas pela </line>
<line> capaci*ade </line>
</par>
<par>
<line> compe*itiva dos indivídu**, mas também - *, talvez, principalmente - pela </line>
<line> capacid*de </line>
</par>
<par>
<line> cooperativa das crianç*s. Não é diferente com os a*ultos. Em qualquer tipo *e soci*dade, seja </line>
</par>
<par>
<line> ant*g* o* **nte*por*nea, não f*ltam registros (e nunca faltarão) de competição e </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> co*peração entre adultos. *om*ns, por exemplo, competem com o**ros des** ** p*ríodo* </line>
<line> m*is r*motos pela co**uista de t*rritór*os; e, igu*lm*nte antigo, são *s atos de cooperação </line>
</par>
<par>
<line> par* a real*za*ão </line>
<line> de grandes obr*s, </line>
<line> como as *i*âmide* do Egito. A compe*ição e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> cooperação, deste modo, são par*e e fa*em pa*te da v*da e* sociedade. </line>
<line> D* acordo c*m O*burn e Nimkoff (1965), a* razões que sustentam as c*mpe**ções são </line>
</par>
<par>
<line> div*rsa*, pode*do *e* p*r </line>
<line> ne*e*sidades bási*as, </line>
<line> como a </line>
<line> nece**idade *e se </line>
<line> **imentar; pel* </line>
</par>
<par>
<line> simples p*azer de competi*; por seg*rança; *u mesmo por luxo, poder, posiç*o **cial, fama, </line>
</par>
<par>
<line> *tc. Em o*tros ter*os, a m*t*vação pode se dar </line>
<line> por necessi*ad* ** subsistência - e, nest* </line>
</par>
<par>
<line> caso, se a competição *c*rrer em c*ndiçõe* de rec*r**s e*cassos, a *endênc*a é o conflito - *u </line>
<line> por ***stões e*onômicas, política*, sociais, *ientíficas, esp*rtiva*, e**. Os conflitos por *gua </line>
<line> na *s*a exemplificam *dequad*mente a co*petição motivada *ela subsistência e por razõ*s </line>
<line> econômicas. A China tem ame*çado construir *arrage*s ao lon*o do *io Brahmaputr*. O </line>
</par>
<par>
<line> pro*l*ma que es*e rio banha e é fundame*t*l para o *bast*ci*ento público e pa*a o é </line>
<line> us o </line>
</par>
<par>
<line> agrícola e f*bril n* Índia e n* Pa*uistão. Se as barragens *e fato fo*em co*s*ruídas, </line>
</par>
<par>
<line> p*ejudi*arã* o fluxo de água para est*s *aí*es e, conse*uent*mente, </line>
<line> * bem-estar </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> sociedades * os *eus resulta*o* econ*micos. D*ce*to q*e esta competição p*r um bem </line>
</par>
<par>
<line> comum, se </line>
<line> pe*sistir, poderá *evar a conflitos *ais sérios, com* g*erras entre as n*ções </line>
</par>
<par>
<line> envolv*das. *sso não ser*a nad* *xcepcional, visto que os r*gistros hi*tóric** dão c*nta de que </line>
</par>
<par>
<line> a com*etição, na maio*ia </line>
<line> das vezes por </line>
<line> poder e/ou posição *ocial, culmina e* </line>
<line> conflitos </line>
</par>
<par>
<line> marcados pela irracionalidade hu**na. </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, Teresina, v. 18, n.12, ar*. 7, p. **4-138, *ez. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
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<line> Ilha De Páscoa: Experiências do Pas*ad* C*mo M*io Para Pensar * C*ise Ambie*tal *ontemporânea </line>
<line> 129 </line>
</par>
<par>
<line> Na sociedade mo*erna, a luta se dá predominante*ente p*r *a*ões econôm*ca*. </line>
</par>
<par>
<line> Conforme salienta* Ogburn e Nim**ff (1965), n*s*a sociedad* o int**esse do indivíduo </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> o*t*r melhores posições ao lo*go d* sua carreira e, </line>
<line> espera-se, em *onse*uência *isso, </line>
</par>
<par>
<line> re*ornos significativos de </line>
<line> capital (dinheiro). Eles argumentam que nesta *ógica a medida do </line>
</par>
<par>
<line> su*esso na*a m*is é do *u* * qu*nti*ade de dinheiro que o indivíduo co*segu* acumular a* </line>
<line> lon*o d* v*da. A acumulação de capital pa*sa a *a*er *enti** pa*a o indivíduo, *ois é **r meio </line>
<line> d*la que el* po*erá sa*isfazer suas necessid*d** e desejos, como ad*uir*r um casarã*, carros </line>
</par>
<par>
<line> sofisticados, obr*s d* ar*es, </line>
<line> alimentos de melhor *ualidade, *tc. Ocorre q*e para alcançar </line>
</par>
<par>
<line> posições de des*aque *a carr*ira *tualmente, o i**ivíduo n*ces*ariamente ter* de se submeter </line>
<line> e *er bem-sucedi*o em inú*eros pro**ssos de co*petição. Trata-se de u* perc*rs* l*ngo d* </line>
</par>
<par>
<line> co*petição que </line>
<line> ocupa *oa part* </line>
<line> *o tem*o de exi**ência do indiví*uo * que, *a m*ior p*rte </line>
</par>
<par>
<line> *as v*zes, não po*e se* transposto in*egr*lmente. Ao fina* do *rajeto, o indiví*uo poderá *otar </line>
<line> que, embo*a *enha buscado s*tisfazer todas as s*as nec*ssidades e dese*os em cada minuto de </line>
<line> s** vida, co*segu** apenas rea*izar *art* daqui*o que foi pl*nej*do. </line>
</par>
<par>
<line> É *mportante destacar *u* nem *emp** a com*et*ção *nvolve dir*tam*nte </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> **mpeti*ores. Por exe*plo, em *ma co*r**a de cavalo, os ani***s são *s meios pe**s quais os </line>
</par>
<par>
<line> i*divíduos realizam * compe*iç*o. *s meios </line>
<line> *e **ior desta*ue para fi*s econômic*s na </line>
</par>
<par>
<line> sociedade moderna são as *mpres*s comerci**s e ind*st*iais. Indivíduos ad*uire* empr*sas e </line>
</par>
<par>
<line> as coloc*m </line>
<line> p*ra funcionar. Este *em sido o desejo de **itas pessoas na mod*rnidade. *om </line>
</par>
<par>
<line> iss*, cada </line>
<line> indi*íduo tem condiç*es de potencial**ar os seus ganh*s a </line>
<line> um </line>
<line> *í**l qu*, </line>
</par>
<par>
<line> i*d**idu*lme***, dependendo tão s*mente de sua força de tra**lho, não poderia *er alcançado. </line>
<line> *oje, por ex*mplo, te*os um sem núm*ro de empresas comerciai* e industriai* *o mundo e </line>
<line> de todos os tam*nhos imagináveis. Alguma* são **quenas * de propriedade indi*idual; outras </line>
<line> são grandi*sas e de proprie*ade *e uma po*ção de grupos de *n**víduos, como * o caso das </line>
</par>
<par>
<line> companhias </line>
<line> *e capital aberto. Impulsionadas pelo desejo do ci*a*ão capitalista </line>
<line> *elo lucro, </line>
</par>
<par>
<line> ela* *o*pe*em fe**orosamente e estão se*pr* em busca das melhores cond*ções *e combate. </line>
</par>
<par>
<line> As *elhore* </line>
<line> c*mpetidoras geralmente são </line>
<line> aq*el*s </line>
<line> capazes </line>
<line> de a*um*l*r a maior q*antia </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> lucr*, *ropor**o*almente </line>
<line> ao se* </line>
<line> tamanho, e, assim, aumentar * r*tor*o fina**eiro e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> consequente potencial *e </line>
<line> co*sumo d* seus *ropri**á*ios. Em nível mais amplo, todos estes </line>
</par>
<par>
<line> mov*m*ntos empr*saria*s *rão cont*i*uir para o *lcance daqu*lo que det*rmina não *penas </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> continuidade *o ca****lismo, ma* também o seu ê*ito: * cr*scimento econômico. </line>
</par>
<par>
<line> C*mo se n**a, a competição está muito pre*ente no capitalismo, mas i**o não si*nifica </line>
<line> **e *n*xista cooper*ção em se* meio. A*i*s, c*m* revela O**urn e Nimkoff (19*5), </line>
</par>
<par>
<line> s*ciedade* </line>
<line> podem ser competitivas e coo*era*ivas a* m*sm* tempo. Por um lado, *i*nifica </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina P*, *. 18, n. 12, a*t. 7, p. 124-1**, *ez. 2021 </line>
<line> www4.f*a**t.co*.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. F. S. Godoy </line>
<line> 13* </line>
</par>
<par>
<line> di*er que é poss*vel que os inte*rantes de uma determinada **ciedad* t*aba*he* de maneira </line>
<line> competitiva para *lcançar um fim cooperativo. Prin*i*almente e* cooperati*as, a cooperaçã* </line>
</par>
<par>
<line> competitiv* * muito comum. Par*e-se do princípio *e </line>
<line> q*e t od*s </line>
<line> precisam competir </line>
</par>
<par>
<line> internam*n*e, forçando, assim, maiores níveis de pro*ução, q*e resultarão e* m**s benefícios </line>
</par>
<par>
<line> p*ra *odos. D* *u*ro, signif*ca dizer *ue é possív*l que os **teg*a*tes </line>
<line> de uma det*rmi*ad* </line>
</par>
<par>
<line> sociedade trabalh** de maneira cooper*tiva para alcanç*r um fim compe*itivo. O *ue *e pode </line>
<line> aqui d*nomi*ar de competição *oo*erativa pode facilmente ser *ncontr*da nas grandes </line>
<line> fábricas modernas, nas quais re*or*en*emente tem sido reconhecido que a cooperaç*o interna </line>
<line> t*mbém ap**senta contribuições para * al*ance de melhor*s *ondi*õe* para a com*etição. </line>
</par>
<par>
<line> *or ser um fenô*e*o natural, * *ompe*ição e coop*ração semp*e *starã* pre*entes a </line>
</par>
<par>
<line> em qualqu*r sociedad*. Ocorre que a*gum*s sociedades </line>
<line> se tornam predominantemen*e </line>
</par>
<par>
<line> co*petitivas ou cooperativas, como pode ser con*tatado no* e*tudos de *e*d (1961). De </line>
<line> *cordo com Ogb*rn e Nimkof* (*965), a exp*r*ênci* humana tem a m*ior importân*ia nesta </line>
</par>
<par>
<line> *efinição. É através da cultu*a que os </line>
<line> objetivos *rim*rd*ais de </line>
<line> toda sociedad* são </line>
</par>
<par>
<line> tra*sm*ti*os *s gerações futuras. Então, </line>
<line> o ti*o *e s*ciedade * </line>
<line> ser formada, ou seja, </line>
</par>
<par>
<line> pre*omi*ant*m*nte competit*va *u cooper*tiva, é r**lexo dos *b*etivos fund*mentais de cada </line>
</par>
<par>
<line> socie**de. Diante di*so, a educação - s*ja ela *orm*l, familiar e/ou religiosa - </line>
<line> a*s*me tot*l </line>
</par>
<par>
<line> im*ortância para * </line>
<line> pro*oção de trans*ormaç**s so*i***. A soc*eda*e </line>
<line> *e Pás*oa - </line>
<line> caso que </line>
</par>
<par>
<line> será ap*esent*do na próxima seção - mesmo estando em situaçã* de ca*ás*rofe, não altero* </line>
</par>
<par>
<line> seus ob*etivos </line>
<line> *rim*rd*ais e, por isso mesmo, c*nhece* os mais severos efeitos </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> competição. É *mportante notar que a pretensã* aqui **o é afirmar que a competição con*uz </line>
</par>
<par>
<line> inevitavelmente </line>
<line> ao caminho da catástrofe, mas de *izer que a </line>
<line> comp*tição, *rin*ipal**nt* </line>
</par>
<par>
<line> qua**o </line>
<line> exager*da, pode le*ar o ser humano cometer atrocidades, até mesmo contra si, a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *sso, quando le**do a c*bo pela socied*de, pode produzir danos à natureza *e difí**l reversão. </line>
<line> * A SOC*EDADE ** PÁSC*A E O MEIO AMBIENTE </line>
<line> P*scoa é o pedaç* de terra habitado mais isolad* ** mundo. Trata-** de uma ilha </line>
<line> localizada no O*e*no Pac*fico, a 3.7*0 q*ilômetros da costa do Ch*le e a 2.000 quilômetros </line>
<line> das ilhas d* Pitcairn, *a Pol**ésia. A ilha tem 1*0 km², possui clima ameno, topogra*ia suave </line>
</par>
<par>
<line> e u*a precipitação de 1.*00 mm anuais. No t*rr**ório pascoens*, </line>
<line> existem três vulcões </line>
</par>
<par>
<line> *nativ*s: Poi*e (o mai* velho), Rano Kau e Terevak*. O *ome páscoa foi dado pe*o </line>
</par>
<par>
<line> descobridor da Ilha, o explor*do* Holandês Ja*ob Rogg*veen, </line>
<line> pelo motivo de o *es** ter </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Te*esina, v. 18, n.*2, art. 7, *. 124-138, dez. 2021 </line>
<line> www4.fsane*.c*m.b*/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I*ha De Páscoa: *xperiências do Pa**ado *o*o Meio Para *ens*r a Crise Amb*ental Contemporânea </line>
<line> *31 </line>
</par>
<par>
<line> a*istado essas *erras *o *omingo de páscoa, mais *spe*ificamente em 5 de abril </line>
<line> de 172*. </line>
</par>
<par>
<line> (DIAM*ND, *009). </line>
</par>
<par>
<line> A ocu*ação da Ilha *e Páscoa const*tu* um g*ande misté*io, *u*tame*te porque há </line>
</par>
<par>
<line> vestígios de </line>
<line> ocu*aç*o de*de 90* d.*, embora *esse períod* não se dis*unha de g*a*des </line>
</par>
<par>
<line> navios, **enas de pequen*s </line>
<line> canoas, tampouco d* aparelhag*m de **vegação. Por isso, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> questã* que se co**ca freque*t*me*te é com* f*i po*sível, com peque*as embarcações, </line>
<line> cruzar o Oceano Pacífi*o e a*ingir a Ilha de Páscoa d***is d* no mí*imo 2.000 quilôm*t*os *e </line>
</par>
<par>
<line> viagem? Fato é que, </line>
<line> apesar da aparente impossi*i*idade, ficou comprovado ser *ossível </line>
</par>
<par>
<line> alc*nçar * ilh* de páscoa com pequenas em*arcaç*es. Em *999, uma p*quena *anoa saiu d* </line>
<line> Man**reva * reprod*z*u a *i*gem do* colo*izad*res de Páscoa, alcançan** a ilha *7 *ias </line>
<line> depois de *ua parti*a (DIAMOND, 20*9). </line>
<line> Gradativ*mente, depois de sua coloni*ação, a p*pul*ção de Pá*coa fo* au*entando. </line>
<line> E*tima-se que cheg*ram a viver na ilha de 6 * 30 mi* pessoa*. Os pascoenses s*breviviam </line>
</par>
<par>
<line> basicamente </line>
<line> d* prátic** agrí*ola*, como produção de **tatas-doces, inhame, taro, banana* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> cana-*e-*çúcar, da criação de gali**as (único anim*l doméstico) e da caça de aves marinhas, </line>
</par>
<par>
<line> terre*tres, golfi**os e ainda, </line>
<line> com m*no* *articipação na </line>
<line> d*eta, do pescado. *r*di*õe* *ra*s </line>
</par>
<par>
<line> dos *nsu*are*, bem com* de pe**uisas arq*e*ló*icas, sugerem q*e a *lha *oi dividida </line>
<line> e* 12 </line>
</par>
<par>
<line> territórios, cada um de*ses territó*ios so* o domínio de *m *lã ou </line>
<line> gr*po de linhagem. Cad* </line>
</par>
<par>
<line> c*ã </line>
<line> pos s uí a </line>
<line> um chefe e </line>
<line> u*a *latafo*ma (ahu) usa*a como sup*rte p**a es*át*as </line>
<line> d* p**ra </line>
</par>
<par>
<line> (moais). Os clãs, em*ora rivais, compet*am pacificam*nte, bus*ando super** um ao outro na </line>
<line> construção d* está*uas. A*esar d* divi*ão em territórios e *a *xistência de ** chefe para *ad* </line>
</par>
<par>
<line> clã, constato*-se q*e *s te**itóri*s eram integrados religiosamen*e e </line>
<line> de certa ma*eira </line>
</par>
<par>
<line> e*o*ô*ica e </line>
<line> politicam*nte, **m a *xistência de um chefe supremo. Is*o certamente se </line>
<line> f*z </line>
</par>
<par>
<line> necessário em **nsequ*ncia de os re*ur*os estarem esp*lhad*s pelos *iversos territó*io*, </line>
<line> gerando uma re*ação ** dep*ndência *ntre os cl*s. (DIA**ND, 2*09). </line>
</par>
<par>
<line> A Ilha de Pásc*a, hoje, é conhec**a pelo gran*e </line>
<line> número e tamanho de suas está*uas. </line>
</par>
<par>
<line> Fo*am *dent*ficadas na *lha *00 platafor*as, muitas de*as pequenas e sem e*tátuas, m*s cerc* </line>
<line> de **3 plataformas po*su**m est*tuas, sendo 25 e**ecialmente g*andes e elaboradas, al*umas </line>
</par>
<par>
<line> c*m peso </line>
<line> ap*oximado de 9.*00 tonela*as. Em rela*ão às estátu*s, for*m i*vent*riadas *87, </line>
</par>
<par>
<line> d** qua*s *et*de se enco*tra *a </line>
<line> pedreira de *ano Raraku, a principal e a que contém as </line>
</par>
<par>
<line> me*hore* pedras da ilha para esculpir. A *stá*** padrão possu*a quatro metros de altura </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pesava cerca de 10 toneladas. No en*anto, foram e*cont*adas *s*át*as maiores, com* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> denomina*a Paro, * *aior d* ilha, c*m alt*ra de 10 metros e peso de 75 t*nela*as. Pode-s* </line>
</par>
<par>
<line> *inda citar </line>
<line> as estátua* que n*o puderam s*r t*rminadas, dentre elas *ma com </line>
<line> 21 metr*s de </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FS*, Teresina PI, v. 18, n. 1*, a*t. 7, p. 124-138, dez. 2021 </line>
<line> ww*4.fsa*et.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. F. S. Godoy </line>
<line> **2 </line>
</par>
<par>
<line> comprimento com peso apr**ima*o de 270 ton*lad*s. As está*uas, que a pr*ori eram </line>
<line> const*u*das par* ho*enagear ances*rai* de *e*br*s das elite* da ilha, to*na*am-s* o prin*ip*l </line>
<line> *eio de demonstração de poder dos clãs *os ** ter*i*órios de Páscoa (D*AMOND, 200*). </line>
</par>
<par>
<line> Ao long* do </line>
<line> desenvolvimento histórico de Páscoa, a co*petição acirrou-se * as </line>
</par>
<par>
<line> estátuas produ*idas passa*a* a se* p*ogressivament* *aio*es. *ont*do, os empreen*ime*tos </line>
<line> pas**enses s* *o*travam algo irracional, especialmente em consequên**a dos altos *usto* </line>
</par>
<par>
<line> associ*dos </line>
<line> à </line>
<line> criação </line>
<line> d* estátuas * de *ua l**omoção a*é as plat**ormas. Por exemplo, as </line>
</par>
<par>
<line> necessi*ades </line>
<line> alimentares *m função da construç*o </line>
<line> de *s*átuas au*entavam em 25%, isso </line>
</par>
<par>
<line> porque era p**c*so </line>
<line> ali*enta* *scultore*, equi*es de transport* * *lã* que per*it*am o </line>
</par>
<par>
<line> tr*nsporte de est*tuas **r seus te*ritórios, todo* pag** com *l*men*os. Além disso, a operação </line>
<line> de transp*rte *xi*ia *m alto v**u** d* cordas (feitas de *asca de árvores) e *e ***e*r* para a </line>
<line> c*nstruç*o de trilhos pelos q*ais se transp*rt*riam por até 14 quilômetros está*uas produzidas </line>
<line> na pe*reira Rano Rara*u. *od* esse dispênd*o natural sustent*u as competi*ões en*re clãs </line>
</par>
<par>
<line> ri**is as suas nece*s*dade* de d*monstraçã* * </line>
<line> d* poder por me*o da </line>
<line> constr*ção </line>
<line> *e *st*tuas </line>
</par>
<par>
<line> cada **z mais i*ponente*. (DI*MOND, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> As c*nsequên*ias *ess*s ações f*ram sentidas mais vigoro*amente dur*nte o século </line>
<line> X*I e *VII. Em 1*22, quando Rogg*veen d*semba*co* em *áscoa, *ão avist** nenhuma </line>
</par>
<par>
<line> *rvore com ma*s de três metros nessa il*a, l*cal </line>
<line> que n* </line>
<line> passa*o </line>
<line> cont*nha *ma flores*a </line>
</par>
<par>
<line> di*ersificad*, com *alme*r*s qu* c**ga*am a m*d** mai* de 20 metr** de *ltura. O </line>
</par>
<par>
<line> desmatament* </line>
<line> a*mentou n* *esma p*oporç** </line>
<line> em </line>
<line> que cresceu a prod*ção de está*uas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> acabo* por extinguir g*and* *arte das espécies florestais que na*ue** momento histór*co </line>
<line> exi*tiam naq*ele territó*io. Fora isso, a extinção de **o*estas cau*ou outros pro*lemas para os </line>
<line> p*scoen*es. Sem florestas, o so*o perde* n*tri*ntes e a proteção contra * Sol, *e mod* que </line>
<line> isso *mpac*ou n* prod*ção de alimentos; *s animais terr*stre* que dependia* d* flo*esta para </line>
<line> sob*ev*ver desaparece*am; can**s **ra navegação não pu*eram mais ser fabr*cada*, o que </line>
</par>
<par>
<line> *mpactou na </line>
<line> captura de g*lfin*os e peixes oceânicos p*ra a alimentação. *e*te </line>
<line> período, </line>
</par>
<par>
<line> *ume*tou-se * </line>
<line> par*icipaçã* da carne d* rato </line>
<line> na </line>
<line> dieta pasc*ense. Nos limites dessa c*ise </line>
</par>
<par>
<line> a*biental, o povo pa*coense não teve outr* saída a não s*r * caniba*ismo. *m razão d*sso, a </line>
<line> s*ciedade come*ou a se r*duzir dr*sticamente. Em 187*, havi* apena* 111 insulares na *lha. </line>
<line> (DIAMOND, 20**). </line>
</par>
<par>
<line> Como se pôde obser*ar, embora em uma ilha, a </line>
<line> s*cied*de p*scoense dispunha de </line>
</par>
<par>
<line> muitos recursos naturais. Desde que usados ra*ionalm*nte, este* r*cursos poderiam garant*r a </line>
<line> *obrevi*ência d* socie*a*e sem qu* *osse necessá*io passar *o* situaçõ*s de catástrof*. Fato é </line>
<line> que a sociedade o**ou *el* caminho alter**tivo. A socieda*e devas*ou o* recurs*s naturais da </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, *. 18, n.1*, a*t. 7, p. 1*4-*38, *ez. 2021 www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ilha De P**co*: Experiên*ias do *ass*do Como Meio Pa*a Pens*r a Cris* Amb*enta* Contemporâ*ea </line>
<line> *33 </line>
</par>
<par>
<line> ilha pa*a s* agarrar * um proce*so </line>
<line> de </line>
<line> c*mpe*ição </line>
<line> sem fim *ntr* os cl*s, *arcado pela </line>
</par>
<par>
<line> construção de está*uas cada vez maiores. M*smo *os momentos ma*s dramáticos, quando os </line>
</par>
<par>
<line> ali*en*os se escassearam, ele* permaneceram comp*tindo. Fica notóri*, </line>
<line> a*sim, </line>
<line> que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> comp*ti*ão teve forte *ar*icipação no q*e *co*reu *m **sc*a, levan*o a so*iedade a cometer </line>
<line> irracionali*ad*s de difíc*l c*mpreensão. Tendo em ***t* * expe*i*ncia de *ás*oa na c*ndiç*o </line>
<line> de sociedad* *re*om**an*emente compe*itiv*, to*na-se i*teressante investi*ar a reali*ade da </line>
</par>
<par>
<line> socieda*e moderna, procura*do desco*rir * que *onduz esta sociedade um estado a </line>
<line> de cri*e </line>
</par>
<par>
<line> ambiental e qual seria o caminh* mais *i*tuoso para a *uperaç*o da cr*se am*iental. Pro**rar- </line>
<line> se-á abordar estas *uestões na pró*ima seçã*. </line>
<line> 4 A SOCIEDADE MODER*A E O MEIO AMBIENTE </line>
</par>
<par>
<line> Conjuntam*nte, o ind*s*r*alismo, o ca*ita*ismo * a ciência at*aram para *o*dar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sociedade mo*erna para def*nir a r*lação desta com * meio a*bi*n*e. O *ndu**r**lismo e </line>
</par>
<par>
<line> aumento* significativa*ente ca*acidade *o * </line>
<line> *omem de produzir mercado*ias. Para isso, </line>
</par>
<par>
<line> contou com * apoio *a t*cnologia. Ela forneceu condições para que se efetivasse a *r*nsição </line>
</par>
<par>
<line> de *m pr*ces*o de pr*d*çã* artesa*al, no qual cada produto </line>
<line> e*a co*fecc**nado </line>
</par>
<par>
<line> indiv*dual*ent*, no t*mpo </line>
<line> do artesão *om ferramentas rud*m*ntares, para o e </line>
<line> processo de </line>
</par>
<par>
<line> p*odução indu*trial, no *u** a prod*ção p*ssa a ser feita em ma*sa, co* * uso de te***logias </line>
<line> revo*uci*nárias à épo*a, como a máquina a va*or e o tear mecânico. Fora i*so, introduziram- </line>
</par>
<par>
<line> se *o *rocesso produtivo algum*s metodologias *ue co*tri*uíram p*ra impulsionar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> produção, dentre as quais, t**v*z * p*incipal del*s, a di***ão de *arefas. </line>
</par>
<par>
<line> O *apital*smo, am*arad* no pr*n*ípi* de a*umulação de capital, alterou </line>
<line> signi**cativamente o modo de vid* *as pessoas. Mergulhou a sociedade em um sistema </line>
<line> complexo de *r*cas, *o qual sequer a força de trabal*o individua* esca*a, send* ta**ém uma </line>
</par>
<par>
<line> m*rcadori*. Tro*a-se, *as empresa*, fo*ça </line>
<line> de trabalho **r dinheiro e, sub*equentemente, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> dinheiro por </line>
<line> nov*s mercado*ias das empresas. A cada *ova r*d*** </line>
<line> de trocas, aumenta-s* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> potenc*al de pro*ução de me*ca*orias em *ecor*ência dos ganho* acumulados no ciclo </line>
<line> pro*utivo *nterio*, o q*e, c*nsequ*ntem*nte, de*anda a ampliação *o mercado c*n*umidor, </line>
<line> assim como d* *uas necessidades e desejos, para gara**ir a *bsorção do *or**l e do adicion*l </line>
<line> de pro**ção. </line>
<line> Da revolução industri*l **ra cá, o ind*strialis*o e o capita*i*mo se ampararam </line>
</par>
<par>
<line> fortemente nas descob*rtas científicas e </line>
<line> nas in*vaçõ*s tecnol***cas p*ra se desenvolverem. </line>
</par>
<par>
<line> Fábrica* moder*as são quase integralmente automat*zadas, com presença po*co signi**cativa </line>
<line> de pessoas no *rocesso pr*du*ivo. Em muitas indústrias, a função dos o*e**rios se r*sume à </line>
<line> R*v. **A, Te*esina PI, v. 1*, n. 12, a*t. 7, p. 124-138, dez. 2021 www4.fsan*t.com.br/r*vi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. *. S. Godo* </line>
<line> 134 </line>
</par>
<par>
<line> inserção de matérias-pri*as na maqui**ri*, ajustes *as máquinas e, a* final, * re*irada do </line>
</par>
<par>
<line> p*o*uto acaba*o. * f*se de </line>
<line> proce*samento, na qual as maté**as-p*imas são misturadas par* </line>
</par>
<par>
<line> da* forma ao pr**u*o fi**l, *m mui*os c*sos di*p*nsa a presença humana. A*ém disso, ap*nas </line>
<line> *a*a exempli*icar, * ciência e a t*cnologia *evoluciona*am *s meios de comunicação. Hoje *e </line>
<line> pode co**rar quase tudo *u* se deseja pela interne*. Apenas e**es exemplos são *uficientes </line>
</par>
<par>
<line> para evidenciar como a *iência e t*cnolo**a contri*uíram p*ra a c*n**lidação do modo a </line>
</par>
<par>
<line> *ndus*ria*-cap*talista de p*o*u*ão como </line>
<line> sistema dom*nante ** m*ndo, demonstrando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> existência de, como Max Weber cha*aria, afini*ade* eletivas entre *n*ust**al*s*o, </line>
<line> capi*alismo e a ciência moderna. </line>
<line> *m meio ao industrialismo e ao ca*itali*mo, o objet*v* *r*mo*d*a* do indivíduo e da </line>
</par>
<par>
<line> socied**e nã* poder*a ser out*o, a </line>
<line> não ser a *cumula*ão de c*pital. Este ide*l tornou </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sociedade mode*na predo*inant*mente competitiv*. A luta ocorre *asica*e*te por *elh***s </line>
</par>
<par>
<line> condições de *rodução, </line>
<line> mel*ores condi*ões </line>
<line> de comercializa*ão e melh*res cond*ções de </line>
</par>
<par>
<line> consumo. Ba*icamente, o intento prin*ipa* de quem produ* e com*rcializa * a r*du*ão *e </line>
<line> custos sem perder a qualid*de dos p*odutos. A re*ução de c*stos terá si*o bem-sucedi*a, se </line>
</par>
<par>
<line> ela se apresentar s*perior à do </line>
<line> conc*rren*e. Com custo* reduzidos, a e*presa *m que*tão </line>
</par>
<par>
<line> pode pr**uzir e/*u comercia*izar seu* pr**utos pe*o mesmo p*eço prati*ado no mercado, s** </line>
</par>
<par>
<line> alteração de qualid**e, mas com lucro maior. Por outro la*o, int*nção pr*ncipal d* quem a </line>
<line> c*ns**e é adq*irir produto* e/*u s*rv**os para satisfazer su*s n*cessida*es e dese*os, sempre </line>
</par>
<par>
<line> *om as melh*res condições de </line>
<line> compra. Por exemplo, o cons*midor </line>
<line> po** optar pela loja X, </line>
</par>
<par>
<line> e* ve* de Y, porque *sta vend* o mesmo *rodu*o encontrado na *oja * *om pr*ço m*no* ou </line>
</par>
<par>
<line> co* *elhores condições de </line>
<line> **gamento. Em síntese, o qu* o consumi*or pr**ura é *m plus </line>
</par>
<par>
<line> q** irá *judá-lo no seu propósito de **umular capitais, *era*men*e pa*a fazer compras </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> maior monta, como u*a casa ou um **rro. Fato é qu*, estan** pr*du***do, comerci*liz*ndo </line>
<line> ou consumindo, a *o*petição está sempre * *nte*same**e pres*nte na s*c*edade moderna. </line>
<line> Fundou-se, ass**, uma *ociedade profundamente produtiv**ta * co*sumis*a. Na </line>
</par>
<par>
<line> s*c*ed**e moderna, *té *esm* como u*a m*dida de </line>
<line> ad*q*ação a* modo *e produção </line>
</par>
<par>
<line> dom**ante, os in*ivíduos ti*eram as sua* necessidade* e desej*s alargados. No *as*ado, *s </line>
</par>
<par>
<line> pessoas se contentav*m em satisfa**r suas necessi***es básicas, </line>
<line> ao passo *ue os ind*víduos </line>
</par>
<par>
<line> da mode**idade pos*u*m </line>
<line> *e*essida*e* desejo* i*imita*os. To*os os dias a socied*de e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *ubmet*da a novas mer*adorias e processos que </line>
<line> acaba* por </line>
<line> criar novas </line>
<line> necessi*ad*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desejos. Algumas m*rcadori** e pro**ssos, a despei*o de serem *xag*radame*te excêntric*s, </line>
<line> co*tam c** o *nteress* de c*nsum*dores. Recente*ente, uma grande rede varejis*a mu*dial </line>
</par>
<par>
<line> *isponi*ilizou para </line>
<line> com*rcializa*ão no s*u website u*a máquina q** po*e*ia se* utilizad* </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, Tere*ina, v. 18, n.*2, *rt. 7, p. 1*4-13*, dez. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ilha De Páscoa: Exp*riências *o *assado Como Meio **ra P*nsa* a Crise Amb*ent*l Cont*mporânea </line>
<line> 135 </line>
</par>
<par>
<line> par* acariciar gatos. A mesma loja ta*bém ofereceu a opç*o de compra de sorvetes para </line>
<line> astronauta. Se quiser*os ir *ais adi*nte, atualmen*e é *ossível depositar *m corp* (morto) </line>
</par>
<par>
<line> para congelamen** (crio*enia) para possí*el ressuscita*ã* no futu*o; </line>
<line> ou então, modific*r </line>
</par>
<par>
<line> ge*eticamente o DNA d* embriõ*s humanos para evitar doenças ou me*mo para garan*** </line>
<line> caracter*sti*as físicas d*sejáveis pelos pais. </line>
<line> *x**plos co*o os su**acitado* incitam u*a que**ão i*portante: * ob**tivo </line>
</par>
<par>
<line> primordial da so*ieda*e moderna, que é a acumu*ação </line>
<line> de c*pital, e*tar*a levando os </line>
</par>
<par>
<line> indivíd**s a *ma competição exagerada e, consequentemente, ao cometimento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> i*racionalidad*s? Quanto a isso, apenas o* exemplos c*tados acima bas*am p*ra *ão restar </line>
</par>
<par>
<line> ne*huma dúvida. Qual é o sentido </line>
<line> de pos s ui r </line>
<line> um </line>
<line> acari*iador de gatos, comprar um sorvete </line>
</par>
<par>
<line> p**a astronauta o* *esm* *e p*etende* viver pela etern*da*e em u* *la*eta que ten*e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> super**pula*ão? A*s*m *omo *co*reu na *lh* d* Pásco*, os resultados destas irracional*dades </line>
</par>
<par>
<line> têm le*ado o pl*neta a </line>
<line> uma cr*se ambien*al sem precedentes, marcado p*r d*vastação </line>
</par>
<par>
<line> flor*sta*, ext*n*ão ** espécie*, po*uição da </line>
<line> á*ua, </line>
<line> do so*o e do ar, m*danças climá*icas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> mu*tos outr*s *roblemas. </line>
</par>
<par>
<line> Dia*te da crise ambi*ntal q** enfrentar*m, os pas*oenses acreditaram que, po* a*ã* </line>
<line> divina, *udo iria s* resolver e continu**am *ompet*nd* f*rvorosamente. Is*o q*ase re**ltou *a </line>
</par>
<par>
<line> e*tinção *a sociedade. *oa p**te da sociedade mo*erna, </line>
<line> diante d* degr*daç** do </line>
<line> meio </line>
</par>
<par>
<line> ambi*nte, </line>
<line> depo*i*a g*ande </line>
<line> con*ia*ç* na ciên*ia, na tec*ologia * na m*derniz*ção reflexiva. </line>
</par>
<par>
<line> Faz todo o sentido, a*ina* a </line>
<line> ciência e * tecn*lo*i* têm evo*u*do *uito </line>
<line> *os últ*mos tempos, </line>
</par>
<par>
<line> criando soluções para </line>
<line> produção, comercializaçã* e </line>
<line> *onsum* mais efi*ientes, </line>
<line> além </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> mecani*mos para recuperação de ambie**es natu*ais. Fal*-se em indús***a* mais te*nológicas </line>
</par>
<par>
<line> e *enos p*luentes, fabri*ação </line>
<line> de pr*dutos mais eficiente*, menor nec*s*idade de utilização </line>
</par>
<par>
<line> de re*ursos natu*ais, e *ssim por diante. Além diss*, aos </line>
<line> p*uco* a s*ciedade está adotando </line>
</par>
<par>
<line> hábitos mais respo*sáveis a**ie*talmente, </line>
<line> como o m*nor co*sumo de águ* e ener*i* </line>
</par>
<par>
<line> elétrica, a interru*ção d* ingestã* de ca*nes * a reutilizaçã* *e em*al*gen*. Cabe d*stac*r q*e </line>
</par>
<par>
<line> ne*huma *as medidas </line>
<line> citadas ap**enta estar interessa*a em in*erro*per compet**ão, mas a </line>
</par>
<par>
<line> s*m ad*t** um mo*o de compe*i*ã* *ue não *gnor* *spe*tos *cológicos. Sendo *ssim, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> obj*tivo pr*m*rdial d* soc*edade mo*e*na de acumul**ão de capi*a* pe*man*ceria inalterado. </line>
<line> É neste pon*o *ue *es*de o gr*nde prob*ema. * manutenção do ob*etivo pr*mordial *a </line>
</par>
<par>
<line> sociedade m*dern* de *cumular capital *mplica a continui**de d* competição exagerada </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> tud* de **gati*o que decorre dela, inclus*ve a **gradação ambient*l. Diante destas c*ndições, </line>
</par>
<par>
<line> as mel*orias </line>
<line> em pr*l do me*o ambi**te decorr*ntes dos </line>
<line> avanço* </line>
<line> cie*tíficos e *ecn**ógi**s </line>
</par>
<par>
<line> seriam ao longo d* tempo s*per*das pela *orça p*o*utivis** **nsumista inci*ada pela * </line>
<line> Rev. F*A, *eresin* *I, v. 18, n. *2, art. 7, p. 1*4-138, dez. 2021 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. F. *. Godoy </line>
<line> 1*6 </line>
</par>
<par>
<line> co*pe**ç*o sob uma lógica cap*t*lista e industrial. Basta perceber que o capital excedente das </line>
</par>
<par>
<line> empresa*, em um *e*á*io de co**e*ição por *cu*ul*ç*o *e capitais, *eria </line>
<line> novamente </line>
</par>
<par>
<line> aplicado no processo produtivo </line>
<line> c*m fins a *r*ar inovações em produto* serviços. Iss* e </line>
</par>
<par>
<line> ge**r*a mais capi*al q*e, por sua vez, e**imul*r*a mais produção e **n*u*o. Não *xiste outro </line>
<line> fim pa*a o cap*tal dentro do *ist*ma capit*lista q*e não resul*e em mai* consumo * produção. </line>
<line> A produção e o consum* tend*m a aumentar, p*r**e o cap*talismo sobrevi*e do crescime*to </line>
<line> econômico. Portanto, de *ada *dianta ter uma so*ied*de *nteira c*nsumindo produ*os </line>
<line> ecológ*co* ou a*otando há*it*s e*ologicamente correto*, se a *ompe*ição pe*m*nece </line>
<line> exagerada, potencial*zando a p*od*ção e * c*nsumo e, consequ*ntemente, * degradação </line>
</par>
<par>
<line> am*ient*l. Neste caso, por detr*s da cortina ec*lógica se </line>
<line> en*ontrar*a em cena uma prof*nda </line>
</par>
<par>
<line> cri*e amb*ental. </line>
</par>
<par>
<line> A s*lu*ão pa*a a crise ambi***al passa </line>
<line> pel* mudan*a do obj*tivo funda*ental </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> sociedade m*dern*. O obj**ivo não po*e ser * acumulação de capital, p*rqu* este prop*s*to </line>
<line> lev* à co*p*ti*ão aci*rada e, consequen*e*ente, à degradação *mbien*al. O caso de Páscoa, </line>
</par>
<par>
<line> mesmo *m </line>
<line> um *ontexto d*feren*e do enc*ntrado na s*ciedade m*derna, dem*nstra </line>
</par>
<par>
<line> detalh*damente o que a competição e*agerada *od* desencadear. * objetivo prim*rdial </line>
<line> precisa ser cooperativo. Isso não signifi*a que a competição será ext*rpada, até mesmo porque </line>
</par>
<par>
<line> is*o não seria possível, apen*s que ela deixa*i* de ocupar po*i**o </line>
<line> de destaque na socie*ade </line>
</par>
<par>
<line> mode*na. Esta alteraçã* n*o se** fácil. A c*mpe*ição, pri*cipalmente por for*a </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> capitali*mo, *em r**zes *r*f*n***. Por isso mesm*, * mudan*a *recisa ser gra*ual e de *aixo </line>
</par>
<par>
<line> *ara cima. Um *a*in** p*ra isso po*e </line>
<line> ser o est*b*l*cime*to de *oo*erati*as que t*nham </line>
</par>
<par>
<line> **mo f*ndamento o respei** p*lo **io ambiente. *tu*lme**e, e**stem muitas esp*lhadas pelo </line>
<line> m*n*o, s*ndo q*e e* alg*ns países o sist*ma co*perat*v* s* de*envolveu si*nificativamente, </line>
<line> como Suéci* e In*laterra. É prec*so in*entivar a constituição de mais c*opera*ivas - os g*up*s </line>
<line> que lutam pela nature*a t*riam papel importan*e aqui - a ponto *e que estas sejam capaz*s de </line>
</par>
<par>
<line> enc*m*nhar a transição par* o </line>
<line> objetivo pr*m*rdia* cooperativo. E*te pode **r um c*mi*ho </line>
</par>
<par>
<line> virtuo*o p*ra se *l*anç*r o *eequilíbrio na *e*aç** entre ho**m e n**ureza. </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSID*RAÇÕES F*NA** </line>
</par>
<par>
<line> A crise *mbien*al con*emporânea é complexa. A natureza apresenta indícios </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> desg*st*, </line>
<line> nec***itand* ser preservada, mas * q** se no*a * q*e a pres*ão s*bre os re*ursos </line>
</par>
<par>
<line> naturais só aument*. I*s* oc*rre por for*a do produtivismo e do **nsu*i*mo qu*, a cad* novo </line>
</par>
<par>
<line> ci*lo pro*utivo, revitalizam-se em bu*c* de mais *cumu*ação de cap*tal. *sso </line>
<line> *ão </line>
</par>
<par>
<line> r*presentaria *en*um p*oblema, se * produç*o e *onsumo não fos*em profundamen*e </line>
<line> Rev. FSA, Tere**na, v. 18, n.12, art. *, p. 124-138, dez. 2021 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ilha De P**coa: Experiências do Passad* Como *ei* Para Pens*r a Crise Ambien*al Contempo*ânea </line>
<line> 137 </line>
</par>
<par>
<line> depe*dentes dos recursos naturai*, alguns, c*be de*tacar, não renováveis. O *enário que se </line>
</par>
<par>
<line> a**esenta ce*tam**te não é bom, **s o cenário futuro p*de ser ainda *ais d*amát*co, se </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> acumulação d* c*p*tal *erm*necer como obj*tivo p*imordial d* sociedade mo*erna. </line>
</par>
<par>
<line> O c*so da Ilha de Pás*oa, res**itadas suas peculiaridad**, ap*esenta *nd*cios d* que </line>
<line> ocorre, quando não *e respeita os limites da *atu*eza. C*rtamen*e é o momento de mudar, mas </line>
</par>
<par>
<line> e*sa *u*a*ça não será fácil. Assim como Páscoa, a *ocie*a*e modern* </line>
<line> se en*ontra </line>
</par>
<par>
<line> profundament* envolv*da </line>
<line> em </line>
<line> um processo de </line>
<line> co*p*ti**o. Cada in*ivíduo da soc*edade </line>
<line> l ut a </line>
</par>
<par>
<line> por to** a sua vida para adq**r*r o máximo de capital para comprar o máx*mo de coisa*. Esta </line>
<line> lógica nã* é coerente com o* li*ites da nat*reza. É pr*ciso e*tabelec*r **a no*a lógica, uma </line>
</par>
<par>
<line> lógic* mai* cooperativa, na **al o fim das atividades </line>
<line> hum*nas *** seja a *c*mulação de </line>
</par>
<par>
<line> capital. *ma lóg*ca que *reserve os direitos dos seres humanos, mas que também reconheça o </line>
<line> direi** da natureza, dos an*m*is e de outr*s espécies. </line>
<line> Esta *rg*men*aç*o tende a ind*car a prop*sição da n*cessidade *o fim *o capitalismo. </line>
<line> T*lvez, posteriormente, chegue-se mesmo a esta *on*ide*ação. Por ora, o que s* pod* *onc*uir </line>
<line> é que a soci*dade *oderna precisa *nterr*mper a competição exace**ada. F*zer o q*e Páscoa </line>
</par>
<par>
<line> n*o fez. *sso é fu*damental para interrom**r as ir*acionalidades </line>
<line> huma*as que t*m oco*rido </line>
</par>
<par>
<line> no* dias atuais. É preciso definir um n*vo objetivo primordia*, pre*omin*ntemente </line>
</par>
<par>
<line> c*opera*ivo. Como não é sensato *resumir que esta **dan** </line>
<line> *corra prontamente, o que se </line>
</par>
<par>
<line> pode fazer *o momento é inc*ntivar o fo*tale*imento do cooperat*vismo na *ociedade </line>
<line> m*d*rna. *sper*-se que esta transi*ão *corra *aturalmente ao longo *o tempo *u será *ue, * </line>
<line> exemp*o de Páscoa, a soc*e*ade mo*erna con*inuar* a permitir que * raciona**dad* ecológica </line>
</par>
<par>
<line> seja supla*tada por outras r*cionalid**es? Os *róximo* *pis*dio* </line>
<line> da históri* *a socie*ade </line>
</par>
<par>
<line> mode**a dece*to tra**o esclare*imentos a ess* respeito. </line>
</par>
<par>
<line> *EFER**CIAS </line>
</par>
<par>
<line> DIAMON*, J. *o*apso: *omo *s sociedades escol*em fracasso ou o o </line>
<line> s*cesso. Rio </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Jan*iro: Editora Record, 2009. </line>
</par>
<par>
<line> MEAD, M. Cooperation a*d *ompetition among prim*t*ve peoples. Boston: Beacon Press, </line>
<line> 1961. </line>
<line> O*BURN, *. F.; **MKO*F, *. F. *oo*er*çã*, competição e conflit*. I*: CA*DOSO, </line>
<line> *.H; IANNI, O. Homem e sociedade: leituras bá*ic*s. São Paulo: Editora Nacional, 1965. </line>
<line> P*RK, R. E.; BUR**SS, E. Competiç**, Conflito, A*o*odação * Assimilaç*o. Re*ista </line>
<line> Brasil*ira de So*iolo**a da Emoção, *. 13, n. 38, *014. </line>
<line> Rev. F*A, Ter*si*a PI, v. *8, n. 12, *rt. 7, p. 124-13*, dez. 2021 **w4.fsa*et.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. F. *. G*doy </line>
<line> 138 </line>
</par>
<par>
<line> Como Referen*ia* este Ar*igo, co*forme ABNT: </line>
<line> GO*O*, D. F. S. Ilha De Pásco*: *xp*r*ências *o P*s*ado Como *eio Para Pensar a Cris* </line>
<line> Ambiental Cont**p*rân**. R*v. FS*, Teres*na, v.18, n. **, art. 7, p. 124-138, dez. 2021. </line>
</par>
<par>
<line> Co*tribuição do* Au*ores </line>
<line> D. F. S. Godoy </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção * planejam*nt*. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e *nt*rpr*tação d*s dado*. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do rasc*nho *u na *evisão *ríti*a do conteú*o. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) p**ticip*ção na a*rovaç*o da v*r*ão final d* ma*uscrit*. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 18, n.12, art. 7, p. 124-138, dez. 20*1 </line>
<line> *ww*.*s*net.co*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
</document>

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