A Compreensão do Conceito de Estratégia: Uma Análise em Acadêmicos dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis / Understanding the Strategy Concept: An Analysis in Academics of the Administration Courses and Accounting Sciences

Iara Jaíne Rambo, Kaique Trindade Pires, Thiago Bruno de Jesus Silva, Luis Antonio Lay, Allison Manoel de Sousa

Abstract


O objetivo do estudo foi identificar qual conceito de estratégia é mais percebido pelos acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis como sendo o que melhor define estratégia. Para tanto, usou-se um questionário, com perguntas fechadas, aos acadêmicos, matriculados no 6º e 8º períodos, dos cursos de graduação em administração e ciências contábeis de uma Instituição de Ensino Superior (IES) da iniciativa privada, localizada no sul do Maranhão. Os dados foram analisados por intermédio da estatística descritiva e regressão múltipla. Os achados indicam que o conceito de estratégia entendidos pelos alunos do curso de graduação em administração difere do conceito de estratégia compreendido pelos alunos de contabilidade. Tais evidências demonstram que alguns conceitos sobre a estratégia ainda não demonstram ser claramente definidos, o que impacta na formulação da estratégia organizacional pelos estudantes. Além disso, a dificuldade em traduzir os conceitos que podem ter sido ensinados em sala de aula pelos estudantes pode resultar em dificuldades na elaboração de planos e gestão de estratégias organizacionais.

 

Palavras-chave: Administração. Ciências Contábeis. Conceitos de Estratégia.

 

ABSTRACT

 

Our study aimed to identify which strategy concept most perceived by Administration and Accounting Sciences students as being the one that best defines strategy. We used a questionnaire, with closed questions, to the academics, enrolled in the 6th and 8th periods, of the undergraduate courses in administration and accounting sciences of a Instituição de Ensino Superior (IES) of the private initiative located in the south of Maranhão. We analyzed the information obtained through descriptive statistics and multiple regression. We found that the concept of strategy understood by undergraduate business administration students differs from the concept of strategy understood by accounting students. These findings indicate that some concepts about the strategy do not yet demonstrate to be clearly defined, which impacts on the formulation of the organizational strategy by the students. In addition, the difficulty in translating the concepts that may have been taught in the classroom by students may result in difficulties in developing plans and managing organizational strategies.

 

Keywords: Administration. Accounting Sciences. Strategy Concepts.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.3.4

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