<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n.6, art. 2, p. 26-46, jun. *0*2 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2022.1*.6.2 </line>
</par>
<par>
<line> Muda*ças Organizacionais no Setor Pú*l*co Brasil*ir* e Suas **pologias: Um Es**do </line>
<line> Bibliomé*rico </line>
<line> Organi*atio*a* Changes i* the Brazilia* *ubli* Sector an* the*r Typo*o*ies: A Bi*liometric </line>
<line> Study </line>
</par>
<par>
<line> Dan*e E*angelista Mira*** Filho </line>
<line> Mes*rado em Adminis*ração Púb*ica / PROFIAP *ela Universidad* Fe*eral de Viçosa </line>
<line> G*aduação e* Si*temas de **formaç*o p*la Universi*a** Federal *e Lavras </line>
<line> Analist* d* Tecnolog*a da Informa*ão da Universidad* Fed*ral de Minas G*rai* </line>
<line> Em*il: da*te.filho@u*v.b* </line>
<line> J*ão Márcio *ilv* de Pinho </line>
<line> Mestr*do em Administração Pública / PR*FIAP pela Unive*s*d*d* Fe*eral *e Vi**sa </line>
<line> Graduação em A*m*nist*ação pela U*iversid**e *ederal de Minas Gerais </line>
<line> E*pecia*i*ta em Regu**ç*o da *gência N*cional do C**ema </line>
<line> Emai*: joao.pi*ho@ancine.*ov.br </line>
<line> *hiago Cor*êa Borge* </line>
<line> Mestr*do em Admi**stração P*blica / PROFIAP *ela *n*versidade Federal d* V*çosa </line>
<line> Gr*duado e* *dmini*tração pela Universi*ade Fe**ral de Viçosa </line>
<line> Administra*or da Uni*ersidade Federal de Viço*a - Camp*s *io Parana*ba </line>
<line> Email: t*iag*.b*rge*@ufv.br </line>
<line> Adrian* Ventola Marra </line>
<line> Doutor* em Admini*tra*ã* pela U*iversidade Federal *e Minas Ger*is </line>
<line> **ofesso*a Titu*ar da U*i*ersi*ade Federal de Viç*sa -C*mpus Florestal </line>
<line> *-mail: aventola@uf*.b* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *nd*reço: Dant* Evangelist* Mir*nda Filho </row>
<row> Un*versidade *ederal de Viçosa - Campus de Fl*re*ta* - </row>
<row> Rodovia LMG 818, km 06, s/n, Campu* Unive*sit*rio, </row>
<row> CEP: 35.690-000, Floresta*/MG, Brasil. </row>
<row> E*der*ço: João Má*cio Silva de Pinho </row>
<row> Universida*e Federal ** Viçosa - Campus de Florestal - </row>
<row> Ro*o**a L*G 818, km 0*, */n, Ca*pu* U**versitár*o, </row>
<row> CEP: 3*.690-000, F*orestal/MG, B*a*il. </row>
</column>
<column>
<row> Edit*r-Chefe: Dr. Tonny Kerley de *l*n*ar </row>
<row> Rodrigue* </row>
<row> Artigo recebid* e* *9/*1/**22. Última ver*ão </row>
<row> recebida em 09/0*/20*2. Apr*vado em 1*/02/2022. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> En*ereço: T*iago Corrêa Borges </line>
<line> Avaliado pelo sist**a Triple Review: *esk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> Universidad* F*deral de *içosa - Cam*u* d* Florestal - </line>
<line> pelo Editor-Chefe; e *) Double B*i*d Review </line>
</par>
<par>
<line> Rodovia LMG *18, km 06, */n, *ampus Universitário, </line>
<line> (ava*iaç*o cega por d*is *valiadore* da área). </line>
</par>
<par>
<line> CEP: *5.690-00*, F*or**tal/*G, *r**il. </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: *d**ana *ent*l* Marr* </line>
<line> Revi*ão: Gramati*a*, *ormati*a </line>
<line> e de F*rmataç** </line>
</par>
<par>
<line> U*iversidad* Federal de Viçosa - Campus *e Florestal - </line>
</par>
<par>
<line> Rodovia LMG 818, km 06, s/n, *ampus Universitário, </line>
</par>
<par>
<line> CEP: 35.*90-000, Florestal/MG, Brasil. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mudanç*s Orga*izacionais no Setor P*blico Bra*ile*ro e Su*s *ipol*gias: Um Estudo Bibliom**ric* </line>
<line> 27 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> E*te artigo tev* como objetivo analisar a produção de e**udos nacionais so*re mudanças </line>
<line> organiz*ciona*s e suas tipologia* em instituições públicas. Par* tanto, f*i re*lizado um estudo </line>
</par>
<par>
<line> bibli*métric*, pelo métod* ProKnow-C, c*nsid*rand* as pub*icações entre 2012-202*, </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> base de dados da W*b o* Science. Os re*ultados mostraram q*e os estudos, *m sua maioria, </line>
<line> f*ram realizado* em organizações pú**icas federai*, e quando trat*m de mudanças, se refer*m </line>
</par>
<par>
<line> *s muda*ç*s profundas, </line>
<line> de troca d* valores o* de paradigmas. A ma*ori* d** artigos não se </line>
</par>
<par>
<line> u*iliza *e nenhuma *ipolog*a para a classificação *as *u*anç*s organiz*cionais em </line>
<line> insti*ui*ões p*blicas. Cont*do, * que f*i mais re*er*nciada foi a de M**oney e Th**en (2010), </line>
<line> a parti* d* instituci*nal*sm* *istórico. </line>
<line> Palavr*s-*have: Mudanças Organizac*onais. Tipol*gias de Mudan*as. Organ*zações </line>
<line> Púb*ic*s. Tr*nsfor*ações Organi*acion*is. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> This ar*icle *im*d to *nalyze the p*oducti*n of n*t*onal studie* o* or*a*izat*onal chan*es and </line>
<line> the*r typol*gies in pu*lic institutions. For t*at, a biblio*etric st*dy was performed, using **e </line>
<line> ProKnow-C m*thod, con*idering publications between 2012-*021, in the W*b of Sc**nc* </line>
<line> database. The r*sults s***ed tha* most of t*e studies were car*ied o*t *n feder*l *ub*ic </line>
<line> o*gani*a*ions, and when they deal with chan*es, they refer t* *eep changes, in th* exchange </line>
</par>
<par>
<line> of *alu*s or pa**d*gms. Most </line>
<line> ar*icles do n*t use any typolo*y f*r classifying organizati*nal </line>
</par>
<par>
<line> *hanges *n public ins*itutions. H**ever, th* one that *as mos* referenced was that of </line>
<line> Mahoney *nd The**n (2010), from h*stori*a* **s*i*utio*a*ism. </line>
</par>
<par>
<line> Ke*words: Organ*zat*on** Changes. </line>
<line> Ch*nge </line>
<line> Typologies. </line>
<line> P ubl i c </line>
<line> Organiz*ti*ns. </line>
</par>
<par>
<line> *rganizational Transformat*ons. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 19, n. 6, art. 2, p. *6-*6, j*n. 20*2 </line>
<line> www4.fsan*t.c*m.br/*e**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. E. Miranda *i*ho, J. M. S. Pinho, T. C. Borge*, A. V. Marra </line>
<line> 28 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODU*ÃO </line>
</par>
<par>
<line> * t*ma Muda*ça O*ganizaci**al *o*sui uma pro*u*ão de enfoques, faz*ndo *** **e </line>
<line> sua ab*rdagem não seja uma tar*fa fácil. A profundidade e a complexida** do context* </line>
</par>
<par>
<line> *u*entam a *ificuld*de *a co*s**ução d* u* corpo c**rente de id*ias, uma vez que </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> corr*ntes domin**te* s* tor*am rapidamente ul*rapassad*s, dan*o lugar a nov** abordagens </line>
<line> (*OOD JR, 2009; C*APMAN, 2002; *REI*AS, *0*7; F*SCHER, 2002). Perc**e-*e ainda a </line>
<line> exist*n**a de um c*nsta*te m*viment* de re**r*o a conceit** antig**, por vezes </line>
</par>
<par>
<line> fundament*dos em c*ás*icos filo*óficos ou das ci*ncias econ*micas, busca*d* in*vaç*es </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> rupt*ras (C*NÇADO, BADHAM, **1*). *ontudo, *essalta-se que a ex*ansão * pro*iferação </line>
</par>
<par>
<line> d* conce*t*s </line>
<line> p**em </line>
<line> di*inuir poder analític* de t*is teorias e ab*r*age*s (VAN **R o </line>
</par>
<par>
<line> HEIJDEN; *UHLMA**, 2017). </line>
<line> * *udança o*g*ni*a*ional se tornou uma d*s principais ati**d*des d*s o*gan*za*ões </line>
</par>
<par>
<line> ao redor *o m*nd*, diant* da c***cente co*petitivid*de, </line>
<line> b*seada na introdução de novas </line>
</par>
<par>
<line> tecnologias e ate*dime*to das </line>
<line> variações de preferên*ias de consumidores o* de parceiros, </line>
</par>
<par>
<line> além da b*sca pela *dequação às leis e *eg**amenta*õ*s (HERN*NDEZ, CA*DAS, 2001; </line>
</par>
<par>
<line> *IS*H*R, *002). N* </line>
<line> entanto, *esm* d*ante *e tanta prática e* relação à muda*ça, as </line>
</par>
<par>
<line> **gani**ç*es a**da enfr*n*am desa*ios para conduzi* tr*nsf*rm*ções *e f*rma efetiva, sendo </line>
<line> bastante comu*s os **s*s de fracassos e *a*os os caso* *e sucesso (GREY, 20*4; KOTTER, </line>
<line> 199*; LINO et al., 2019; M**QUES et *l., 2*1*). </line>
</par>
<par>
<line> A Adm*nistra*ão *ú*lica br*sileira se insere *este co**exto, </line>
<line> um * </line>
<line> *ez qu* vem </line>
</par>
<par>
<line> passan*o *or vária* reformas, r*estrutur*çõ*s e ajuste* que prov*cara* m*d*nças em s*a </line>
</par>
<par>
<line> estrutur*, </line>
<line> e, por *onsequência, na forma de gerir. *sualmente e*ta* mud*nça* visam </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> me*horia *o </line>
<line> des*mpenho das organizações públicas, *u*entando o foc* na entrega de </line>
</par>
<par>
<line> res*ltado* *e int*resse da socied*de </line>
<line> (M*TIAS-P**EIRA, 2014). Contudo, *omo *essalt** </line>
</par>
<par>
<line> Lino et al. (20*9, p.376) "as re*ormas no setor *ú*lico falham *or n*o **nseguir *r além do </line>
</par>
<par>
<line> texto </line>
<line> da l*i e efetiva*ente *ri*r no*as práticas e* gov**nos". *s autores refor*am que n*o </line>
</par>
<par>
<line> bas*a ter r*c**sos suficientes para </line>
<line> que as mudanças compu*sórias, im*ostas pe*a lei, </line>
<line> *ejam </line>
</par>
<par>
<line> impl*m*nta*as pela ge*tão púb*ic*. </line>
</par>
<par>
<line> Dian** des*e cenário e d* cobr*nç* </line>
<line> *ada ve* m*ior </line>
<line> da soc*ed*de por uma </line>
</par>
<par>
<line> Administração Pública que presta s**v*ços de exc*l*ncia, *e faz fundamental e*tender </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> ti*os de *u*anç** v*m sendo impleme**ad*s </line>
<line> e estuda**s *as </line>
<line> *r*anizaçõ*s pú*l*cas </line>
</par>
<par>
<line> *rasi*eiras. Sa*e-se qu* existem mudanças de d*versos tipos, c*mo incre*entais, trans*cionais </line>
<line> e *ransfor*aciona**, incrementais e *or c*nversão, po* exemplo. Grandes *udanças, com* foi </line>
<line> Re*. *SA, Teresina, v. 19, n.6, art. 2, p. 26-46, jun. 2022 www4.fsanet.com.br/**vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mud*nça* Organizacionais no Setor Pú*lico B*asileiro e Suas Tipologias: Um Estud* Bib*io*étr*co </line>
<line> 2* </line>
</par>
<par>
<line> o caso da *eforma Gerencia* *o Est***, que bus*ava implemen**r a* diretrizes *a nova gestã* </line>
<line> pública no Bras*l (MATIAS-PEREIR*, 2014) são ra*as, em*ora mudanças d* menor por*e </line>
<line> se*am empreend*das a todo o *empo na adminis*ração pú*lic* brasileira. </line>
</par>
<par>
<line> Apesar d* a liter*tu** tr*tar de t*po* diferentes d* mud*nças organizacion**s, não </line>
<line> há </line>
</par>
<par>
<line> consenso na t*rm*nologia e na quantidade *e tipo*ogias ex*st*ntes. Watzlawi*k e* al. (1974) e </line>
<line> Levy (1986) propõem uma cl*ssifi*açã* e* prim**ra e se*u*da *rdem. Golemb**wski et al. </line>
</par>
<par>
<line> (1976) abarca* du*s etapas análogas a es*a* (alpha beta), mas e </line>
<line> ampli** o *r*mework, </line>
</par>
<par>
<line> in**uindo *ma terceira </line>
<line> ca*eg*ria (gamm*). Bartunek e *och (1*87) também utilizam um </line>
</par>
<par>
<line> modelo em três </line>
<line> níveis, mas a partir *e c*ncei*os dif*r*ntes. Mah*ne* e Thelen (2010), que </line>
</par>
<par>
<line> a*ordam o **delo de mudança i*s*ituci*nal, na perspe*tiva do ins*ituci*nalismo *istórico </line>
</par>
<par>
<line> (COSTA; ME*LO, 2*1*), in*icam quatro *i*os de mud*nça, que variam </line>
<line> em funç*o das </line>
</par>
<par>
<line> características </line>
<line> d* co*tex*o p*lítico e da *nstituiç*o, sem *dentificar o porte de*as. C*apman </line>
</par>
<par>
<line> (2002), ao avali*r a *rofusão t*rm*nológica desta área, resum*u a dif*rença de porte em dois </line>
<line> grandes conc*itos, em conson*n*ia *os estudos de Bur*e e *itwin (199*). Po* um lado, temos </line>
<line> m*danç** d* *aráter incremental, ditas t*ansacionais, qu* não buscam substituir o conjun*o d* </line>
</par>
<par>
<line> valores, *omportamentos e ideias </line>
<line> estabel*cidos n*que*e </line>
<line> grupo ** na o*ganizaç*o, </line>
<line> *ois são </line>
</par>
<par>
<line> *ud*nça* de estrutu*as ou em *l*un* </line>
<line> pad*ões de comportam*nto. Já em </line>
<line> um </line>
<line> segu*do nível, </line>
</par>
<par>
<line> existem mudanças *u* alt*ram os v*lor*s e co*portame*tos de fo*m* basilar, implementando </line>
<line> uma nova *ti*a *u pa*adigma de funci*namento. De fo*ma *e*al, *ão m*dan**s q*e ajustam * </line>
</par>
<par>
<line> sis*ema </line>
<line> ou implementam *m novo sistema, denomina**s mudança* transformaci*nai* </line>
</par>
<par>
<line> (**RKE; LITW*N, 1*92). </line>
</par>
<par>
<line> De acordo com Min*tberg e* al. (2000), ent*nde* o ti*o </line>
<line> d* mudanç* é um p*sso </line>
</par>
<par>
<line> crucial para s* buscar um estágio ma*s eleva*o de ge*tão, uma vez que, para ca*a conjunto de </line>
</par>
<par>
<line> pressupostos s*ndo intro*uzidos, </line>
<line> haverá um c*njunto difer*nte *e </line>
<line> fe*ram*ntas a sere* </line>
</par>
<par>
<line> *tilizadas. Ass*m, no intuito de contribu*r para o ent**dim*nto </line>
<line> de co*o </line>
<line> está estr*tu*ada </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pe*quisa b*asileira sobre muda*ças organizaci*nais s*a* *ip*log*as no **tor e </line>
<line> público, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ob*eti** deste estudo foi analisar a produção *e artigos nacionai* sobre o tema, *ublicados *o </line>
<line> período de 2*1*-2021. Real*zou-s* *m estu*o *iblio*étrico, considerando as *u*l****ões d* </line>
<line> periódicos nacion*is dos ú*ti*os dez anos na base d* dado* d* Web of Science que aborda* a </line>
</par>
<par>
<line> t*mática d* mu**nça </line>
<line> *rganizacional no conte*to </line>
<line> do *e*or público brasileir*. A part*r </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> e*tudo empree*d*do, **pera*os c*ntribuir para os estudos organizacio*ais, </line>
<line> p*incipalment* </line>
</par>
<par>
<line> brasi*eiros, no senti** de *valiar a termi*ologia para cla*sificação dos tipos de muda*ça. </line>
<line> Ap** esta breve introdução, este a*t*go f*i estr*turado a partir do refer*ncial teó*ico, a </line>
</par>
<par>
<line> metodologia d* *studo empr*endido, a apresentação dos dados leva*tados na </line>
<line> bibliometria </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 19, n. 6, art. *, p. 26-46, jun. 2022 www4.fsa*et.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. E. M*r*n** *ilh*, J. M. S. *inho, T. C. B*rges, A. V. Marra </line>
<line> 30 </line>
</par>
<par>
<line> realizada, bem como a discussão de*te* dados, e as consideraçõ*s f*nais, incluindo limitações </line>
<line> d* *esquis* * **d*caçõe* p*ra p*squisas futu**s. </line>
<line> 2 REFERE*CIAL TE*RICO </line>
<line> O r*fe*encial aborda*á os paradigmas da mudan*a orga*iz*cional, passando *elas </line>
<line> def*n*ções e *eorias de algun* autores sobre o processo de mudança, a*ém da* term*nolog*as </line>
</par>
<par>
<line> d* classifica*ão das mu*an*as organizacionais *nstitucionais numa pers*ect**a e </line>
<line> históric*. </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 A *udan*a o*g*n*zac*o*al </line>
</par>
<par>
<line> Até a décad* de 1970, a teor** das or*ani**ções era sus*entada pe*o entendimento *a </line>
</par>
<par>
<line> organ*zação *omo uma máquina, e precisava *e* *erida, red*zida a *eus temp*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> mo*i*entos, atos e processos, para q*e o ***esso fosse alcançad*. Assim foi estabelec*d* o </line>
<line> paradi*ma da es*abili*a**, ba*eado em v*lores c*mo perenidad*, meca***ismo, mu*anças </line>
<line> incrementai*, control* e comando. As mud*nças e*a* *istas como crise* e devi*m *er </line>
<line> combatidas, m*ntendo-*e o status *uo a qualquer cust* (FISCHER, 2002). </line>
</par>
<par>
<line> Já a partir da d*cada de 1970, diante </line>
<line> das prof*ndas alteraçõe* de natu*eza </line>
<line> soc*al, </line>
</par>
<par>
<line> e*onômica e polí*ica q*e *omeçara* a afetar as organizaç*e*, os mode*os de *es*ão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> paradigmas q*e lhes davam susten*ação p*ssaram a *er *evistos. O paradigma da *stabili*ade </line>
<line> p*s*ou a ser s*bstit*ído *elo paradigma da trans*o*ma*ão organi*acio*al, cuj*s mudanças não </line>
<line> eram mais l*ne*res e increm*n*ais, m*s abran*en*es, t*ansformadoras e mu*tidimensionais </line>
</par>
<par>
<line> (F*SCHER, 2002), imp*icando no estabe*ecimento de um </line>
<line> *o*o conjunto de va*ores para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> s*gme*to (WOOD JUN*OR, 20**). </line>
</par>
<par>
<line> Dessa forma, a mudança org*nizaciona* não po**a mai* ser </line>
<line> considera*a apenas um </line>
</par>
<par>
<line> pro*eto isolado, mas sim concebida e ge*enciada como um *rocesso de transformação </line>
<line> contínua, dinâmico, **m fi* *specífico, que busca di*ec**nar o *mprevisível, a partir de uma </line>
<line> visão clara, práticas estabelecidas, com *it*r*as d* curto prazo e e*s* alteraçã* ger*u diversas </line>
<line> teorias e modelos sobr* a forma como essas mudanças ac*ntece* o* d*veriam aco*te*er </line>
<line> (MACHADO; NEIVA, 20*7). </line>
</par>
<par>
<line> O modelo de **dança </line>
<line> em *r*s etapas, fr*quen**mente atribuído Kur* L*win, a </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> considerado por mu*tos * base fundamental da gestã* da mu*ança e c*nsiste *o processo de </line>
<line> descongelar, mudar e recongelar, porém é bastante critic*do por outros estud*osos qu* o </line>
<line> R*v. FSA, T*r**in*, v. 19, *.6, art. 2, p. 26-46, jun. 2022 www4.fsanet.c*m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Muda*ças *rg*n*zacionais no Setor Público B*asi*e*ro * Suas **po*ogias: Um Estu*o Bib**ométri*o </line>
<line> 31 </line>
</par>
<par>
<line> cons*de*am um m*delo que simplifica o p*o**sso de mudança, ap*sar *e sua impor*ância </line>
<line> permanecer inques*io*áv*l (CUMMINGS; BRIDGMAN; BR*WN, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a Kotter (19*9), o processo de mudança é compos*o por *ma sér*e de *ases, </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> cons**em um tem*o co*siderável. No e*tanto, </line>
<line> a </line>
<line> elimina*ão </line>
<line> de tais fas*s pode c*iar uma </line>
</par>
<par>
<line> i**são de vel*cidade, mas não irá pr*duzi* re*u*tado* sa*isfatórios. Além d*sso, des**ca qu* a </line>
</par>
<par>
<line> ocorr**cia de erros crí*ic*s em *ua*quer </line>
<line> *ma d*ssa* fases irá *xer*er um enorme im*act*, </line>
</par>
<par>
<line> causando uma d*sa*eleração e a anu*ação de co*quistas sign*f*cativas no pro*esso (KOTTER, </line>
<line> 1999). </line>
<line> Na *entat*va de melhor com*reender a mudança or**nizaci*nal, L**rence (1991) </line>
<line> *esta*a qu* preci*amos enten*er o *orq*ê de as mudanças orga*i*aci*nai* *corr*re*, e pa*a </line>
</par>
<par>
<line> isso prop*e um *ramew**k </line>
<line> que a*range as div*rsas v*riáv*i* *ue influenciam a ***ança </line>
</par>
<par>
<line> *omo o comp**tamento do* membros da organiz*ção, o a*ra*j* organi*a**onal, stak*holders e </line>
<line> *orças ambi*ntais, social, técnica, econôm*ca e po*ítica. </line>
<line> Por **a vez, F*sc*er (2002) propõe um mo*elo d* gest*o da mudança q*e s* preocupa </line>
<line> em reali*ar levantamentos * *nálises de dados, pa*a o enten*iment* dos fluxo* de </line>
</par>
<par>
<line> comunicação, *os processos de **abalho e inter*ção e*t** dif*r*n**s ár*as d* </line>
<line> **ganização, </line>
</par>
<par>
<line> busca*do formas </line>
<line> de conceber e i**lementar as mud*nças e </line>
<line> os aper*eiçoamen*os de cu*to </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> médio pr*zo, contando com o envolvi*ento e partic**ação dos funcionários </line>
<line> *o processo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> transforma*ão o**anizac*onal de forma gradat*va em eventos estrutura*os, chegando por *im </line>
<line> n* monito*amento e avalia*ã* *as ações e ru*os do processo de muda*ça. </line>
<line> Dentro da abordagem institucionalista, Mahon*y * Thelen (2010, p. 4) a*irmam que a </line>
</par>
<par>
<line> mu**n*a i*stit**ional </line>
<line> ocorre "[] quando p*ob*emas na interpretação de r*gras * </line>
<line> execução </line>
</par>
<par>
<line> ab*em espa*o *ara os atores implementarem a* re*ras existent*s d* u*a nova man*ira". Isso </line>
<line> sign**ica di**r *ue as mudança* institucionais acontec*m * par*ir das **nsões, ambiguidades e </line>
<line> consider*çõe* sobre * dist*ibuiç** d* poder. Desta forma, como afirmam Costa e *e*lo </line>
<line> (2017, p.1*2), sob e*t* perspec*i*a do insti*ucionalism* históric*, "existe um *lemento </line>
</par>
<par>
<line> dinâmico, em q*e as ****ituiçõe* representam *omp*om*ssos duráveis ou acor*os, </line>
<line> emb**a </line>
</par>
<par>
<line> ainda não </line>
<line> resolvidos com ba*e na coalizão dinâmica, se**o, porta*to, semp** v*l*eráveis </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mud*nças". Nes*e sent*d*, ca*e </line>
<line> *estacar * *efinição de ins*it*ições, mu*to além </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> organizações, adot*da p*r Maho*e* e T*elen (2010, p. 4), como *l*o com "carac*erísticas da </line>
<line> **da polí*ica e soc*** (regras, norma*, p**ced**ent*s) relativamente *ur*douras que </line>
<line> e*truturam os co*portamentos e que não pode* *er muda*a* de f*rm* fácil ou instantânea". </line>
</par>
<par>
<line> Além do* estudos sobre </line>
<line> como a mudança pod*r*a </line>
<line> ocorrer, *iversos au*ores se </line>
</par>
<par>
<line> ocupar*m em criar te**ias sobre as for*as que as mudança* po*eria* se apresentar, a partir </line>
<line> Rev. FSA, *e*esina PI, v. 19, n. 6, art. 2, p. 26-46, jun. 2022 www4.*sanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. *. M**anda Filho, J. M. S. *in*o, T. C. Bo**e*, A. V. Marra </line>
<line> 3* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> de class*ficações e *ignifi**dos *i*ersos, buscan*o cr*ar *ipologias que ao se**m comparadas </row>
<row> se co*plementam de alg*ma forma. </row>
<row> 2.1 Ti*ologia* de *udanças org*niza*ionais: um resgat* hi*tórico </row>
<row> Em conformidade com G*lembie*ski et al. (1976), a adoção de um único conceito de </row>
<row> m*da*ça * inadequado e pode levar a sérios enganos. Ne*se sentido, *o quadr* * são </row>
<row> apresentadas algumas *ip*logias utiliz*d*s na c*as*ificação *os tipo* de mudanças </row>
<row> o*g*nizacion**s e in*tituciona*s. </row>
<row> Quadro 1 - T*p*logia* par* classificar mud*nças </row>
<row> Autor*s Tipologia* </row>
<row> Wat*lawick Mudança de primeira ordem: ocorre *m de*erminado sistema, porém esse sistema </row>
</column>
<par>
<line> et al. </line>
<line> pe*manece in*l*erado ap*s * ocorrên*ia da mudança. </line>
</par>
<par>
<line> (*974) </line>
<line> Mudanç* *e segund* o*dem: a*tera o sistem* em si. </line>
</par>
<column>
<row> Golembi*w Mudanç* Alpha: a medição da mudança o*orre dentro de um s*ste*a r*lativamente </row>
</column>
<par>
<line> ski et a*. </line>
<line> fixo de *im*ns*es *stáveis da realidade, onde os *n*er*alos são *ais ou menos </line>
</par>
<par>
<line> (1976) </line>
<line> const*nte*, ati*g*ndo uma dimen*ão *stável d* realid**e. </line>
</par>
</par>
<par>
<line> Mudanç* B*ta: os interv*los usados para medir **guma dimens*o estável </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> re*lidad* são *eajustados, em contraste c*m *s muda*ças *lpha, que são me*ida* em </line>
<line> intervalo* mais o* *eno* i***riáv*is. </line>
</par>
<par>
<line> M*d*nça G*mma: envolve </line>
<line> uma re*efini*ão ou nova conceituação de um </line>
</par>
<par>
<line> determinado do*ínio. </line>
</par>
<par>
<line> *ev* </line>
<line> Mudança de prim*ira ord*m: mudan*as d* aj*stamento, que não alt*ram os </line>
</par>
<par>
<line> (*986) </line>
<line> sistemas centrais e decorrem do des*nvolvimento e do crescimento n*tura* *a </line>
<line> organização, ou ocorre ainda q*ando ocorre um rápido crescimento e expansão da </line>
<line> org*nização, sem qu* haja m*dan*a de m**sã*, pro**sito ou p*radigma. </line>
</par>
<par>
<line> M*dança de segunda ordem ou transformação: acontecem no núc*eo </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> organiz**ão, e a*etam de forma p*ofunda aspectos centrais </line>
<line> como a m*ssão, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> **opósito, a </line>
<line> c*ltur* e a vis** ou pa*adigma organizaci*nal, portanto, *ão </line>
</par>
<par>
<line> irreversíveis. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Bartunek e </row>
<row> M ** * </row>
<row> (1987) </row>
</column>
<column>
<row> Primei** ordem (first-order change): b*s*a alte*ar situa*õe* dentro de um mesmo </row>
<row> esque*a, não havendo uma busca pela alter*ção do esq*ema e* *i. Pelo contrári*, </row>
<row> as ações, ao aprimorar valores, pr*cessos ou p*odutos dentro daqu*la realidade, </row>
<row> te*mi**m por ratifica* o esquema em curso </row>
<row> Seg*nda or*em (se*ond-or*er change): não permite a c*n*ivência dos dois </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 19, n.6, art. 2, p. 26-46, ju*. 20*2 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mudanças Orga*iz**ionais no *et*r Público B*asile*ro e Suas Tipologias: Um Est*d* Bi*liomé*ri*o </line>
<line> 33 </line>
</par>
<par>
<line> esquema* simultaneamente. **ata-*e *a mudança r*al </line>
<line> d* um esquema p*ra outro. </line>
</par>
<par>
<line> Os efeitos </line>
<line> nã* int*ncionais e in*spera*o* de segunda ordem são c*nse*uência dos </line>
</par>
<par>
<line> efeitos da primeir*. </line>
<line> Terc*ir* ordem (th*rd-order cha*ge): Neste nível, *lé* de u*a alteraçã* do </line>
<line> *s*uema *m si, a mudança foi alcançada a *ar*ir d* uma a*t*consci*ncia do grup*. </line>
</par>
<par>
<line> Efeitos d* terceir* o*dem ocorre* *m reação a </line>
<line> efei*os de segunda </line>
<line> ordem * </line>
</par>
<par>
<line> represent*m o s**gimento de esquemas inte*ramente </line>
<line> **vos. Esta s*t*aç*o está </line>
</par>
<par>
<column>
<row> B*r*e e </row>
<row> L*twin </row>
<row> (1992) </row>
</column>
<column>
<row> relac*onada à construção da capacidade do gr*po d* reconhecer o(s) esquema(*) ** </row>
<row> cur*o e al*erá-lo. </row>
<row> Mudança t*a*sa*ional: ocorre a partir de alterações internas *a *rganização, estão </row>
<row> relacion*dos a transa*ões c*tid*anas, individuais e organ*zacio*ais, b*scando u*a </row>
<row> melh*ria da efic*ênc**, e por *sso não *e *re*c*pam em *eali*ar gr*ndes alterações </row>
<row> de ide**idade, *a *issão ou valo*es. </row>
<row> Mudan*a transform*cional: dec*rrente das relações com o a*biente *xte*no, </row>
<row> estão *elaci*na*as a parte *stratégica da o*ganização, alteram to*a a or*anizaç*o de </row>
</column>
</par>
<par>
<line> forma profu*da, podendo alterar até me*mo a mis**o a cu*tur* organizacional, * </line>
<line> *fetando todos os aspectos da or*aniza*ã*, e com isso exige novos co**ortamentos </line>
<line> d*s membros. </line>
</par>
<par>
<line> Mahoney e </line>
<line> Mudança incremental ou *m camadas (l**ering): acrésci*o d* *ovas regras ao </line>
</par>
<par>
<line> Th*len </line>
<line> conjunto p*é-*xi*te**e, q*e pod* oco*rer *evido a *lter**ão na legi*l*çã*. </line>
</par>
<par>
<line> (2010) </line>
<line> Mudança p*r s*bst*tuição (displ*cement): substituição das *egras exist*ntes p*r </line>
<line> novas regr*s. </line>
</par>
<par>
<line> *udança *ela negligência (d*i*t): alteração do impac*o </line>
<line> *a s </line>
<line> regr*s existen*es </line>
</par>
<par>
<line> devido * muda**as a*vi*das *o **biente. </line>
</par>
<par>
<line> Mudanças p*la conversão: muda*ça na forma de </line>
<line> *plicaç*o das regra* *xistentes, </line>
</par>
<par>
<line> devido a um real*nham*nto e*traté*ico. </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Elaborado pelo* a*tores, 2021. </line>
</par>
<par>
<line> Co**orme evide*ci*do no quadro 1, *art* d* lit**atura *ubdivide os tipos de mudanças </line>
<line> or*anizacionai* em doi* (B*R*E; LITWIN, 1992; LE*Y, 19**; WA*ZLAWICK et al., </line>
<line> 1974), enquanto outr*s adotam a subdiv*são em três (GOLE**IEWSK* et al., 1976; </line>
<line> BA*TU*EK; MOCH, 1987) ou *uatr* (MAHONE*; THELEN, 2010). Ress*lt*-se que, </line>
<line> apesar d* algu**s di*erenças *ntre as ti*olog**s, há *ma sobreposiçã* significativ* *a </line>
</par>
<par>
<line> caracter*zação dos efeitos e da abrangê*cia </line>
<line> da* mu*ança* nas organi*açõ*s. Dentre as </line>
</par>
<par>
<line> s*melhanças n*s caracterizaçõe* destaca*-se as d*st**ções entre as ord*ns (**imei*a e </line>
<line> segunda; pri**ira, segunda e *erceira) e o nível de pr*fundi*ade das m*danças (as pr*fundas </line>
</par>
<par>
<line> de *edirecio*amento estr*tégi*o e *s com </line>
<line> *lteraç*es p**tua*s), *u s*ja, se são </line>
</par>
<par>
<line> t*ans*ormacionais *u não, usando a tipologia </line>
<line> de Burke e Litwin (*992). A *obreposição </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 1*, *. *, art. 2, p. 26-46, ju*. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. E. Miranda Filho, J. M. S. Pinho, T. C. *orges, A. V. Mar*a </line>
<line> 34 </line>
</par>
<par>
<line> t*mbém *s*á p*esente no dese*volviment* da tip**ogia p*opost* por W*tzlawick et al. (1974) </line>
<line> sobre a *rime*ra e a seg**da ordem nos estudos p*ster*ores, como L*vy (*986) e Bartunek e </line>
<line> Moch (1*87), utilizand* os m*smos *ermos, apesar das d*f*renciações nas carac*eriz*ções. As </line>
<line> muda*ças de primei** e segunda ordem propostas **r Wa*zlawick et *l. (19*4) são aná*ogas </line>
<line> respe*tivamente às m*d*nças al*ha * gamma de Golem*iew*ki *t *l. (1*76). Sobre Ba*tunek </line>
</par>
<par>
<line> e Mo*h (1*87), p*r exem*lo, *s </line>
<line> *feitos </line>
<line> de terceira ordem envolvem a t*an**orm*ç*o nas </line>
</par>
<par>
<line> formas esta*elecidas *e pensa* e de trabalhar, ocorrendo uma transformação *a estrutura das </line>
</par>
<par>
<line> org*nizações, se aprox*mando da de *e*und* o*dem de Watzlawi** et </line>
<line> a *. </line>
<line> (19*4) e d* Levy </line>
</par>
<par>
<line> (1986). </line>
</par>
<par>
<line> Em t*das *s tipol**ias, o úl**m* nível é o que corresponde a mudanças que alteram o </line>
</par>
<par>
<line> sis**ma </line>
<line> em </line>
<line> si </line>
<line> (WAT*LAWI*K </line>
<line> et </line>
<line> a l ., </line>
<line> 1*74), </line>
<line> trazem </line>
<line> o </line>
<line> efe*ivamente </line>
<line> *ov* </line>
</par>
<par>
<line> (GOL**BIEWSKI *t al., 1976), **etam de forma profunda aspec*os centrais da org*nização </line>
<line> (LEVY, 1986), re*res*n*am o surg*mento de esquemas inteiramen** n*vos (BA*TUNE*; </line>
</par>
<par>
<line> *OCH, 1987), a*tera* toda a organiza*** de *orma pr*fu*da </line>
<line> (BUR*E; LITWIN, 1992), </line>
</par>
<par>
<line> c*ntem**ando um r*alinhamento e*tra**gic* (M*HON*Y; THELEN, 2010). Nesse sentido, </line>
<line> tais m*dan*as, *ar* Chapma* (*0**), d*vem ser estrutur*das a partir de tr*s ***s*õ*s centr*is </line>
</par>
<par>
<line> da ge*tão: a natureza e o es*opo das </line>
<line> organ*za*ões e o que constitui </line>
<line> melhorias p*ra </line>
<line> elas; </line>
</par>
<par>
<line> estratégias *dequadas para a*a*an*ar mudanças e </line>
<line> *apéis dos agentes *e mudança. So*re </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pr*meira que**ão, Chapman (200*) </line>
<line> d*stac* com </line>
<line> *ase em Brow* * C*vey (1987) que </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> situaçõe* de m*d*nç* transfor**cional *e faz ade*ua*o o uso da pers*ectiva e*oló*ica, *ois </line>
</par>
<par>
<line> essa *erspectiva permite inte*conectivi*ade das organ*za*ões den*ro de redes de p*rceir*s a </line>
</par>
<par>
<line> de n*gó*io*, consu*idores, ó**ãos regu*adores, comu*idade, grupos de interes*e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *oncorre*tes, co* ligaç*es e*tendidas *ara *utras orga*iza*ões. </line>
</par>
<par>
<line> S*g*ndo *h**ma* (2002), * í**eto </line>
<line> *a mudança **an*formacional pode pa*t*r de </line>
</par>
<par>
<line> qual**er ele*ento d**sa rede e tem o potenc*al para ser *utuamente *primorado por m*io d* </line>
<line> *ma interligação de propósitos. Sobr* a s**unda questão, a a*tora d*staca qu* nas mudança* </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> primeira ordem (transa**o*ais), </line>
<line> as int*rvenções ger*lmente são foc*das </line>
<line> em *struturas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sistema *ormais, </line>
<line> *r*ces*os de trabalho ou relaçõ*s do* grup*s de trab*lho, t*ndo </line>
<line> *omo </line>
</par>
<par>
<line> o*jetivo preparar </line>
<line> *s funcionário* para *azer mais as m*s*as c*isas (mudança *lf*) ou para </line>
</par>
<par>
<line> aumenta* o seu d**e**enho (alteração bet*). </line>
<line> Por outro lado, par* que a *udan*a transformacional, ta*bém c*nhecida como gama </line>
</par>
<par>
<line> ou </line>
<line> de *egunda ordem, oco*r*, os valores, *ren*as e at*tud*s precis*m ser alte*ados logo </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> prim*iras fases, uma vez que es*es se*ão a base das alte*ações (CHAPMAN, 2002). P*r fim, </line>
</par>
<par>
<line> sobre a *e*ceira q*estã*, Chapman (*002) de*taca que a mud*nça tra*sformac*onal </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. *9, n.6, ar*. 2, p. 26-46, jun. 2022 w*w4.fsanet.com.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mudanças O*ganizacionais no Seto* Públ*co B*asileiro e Suas Tipologias: Um Estudo Bibliométrico </line>
<line> 35 </line>
</par>
<par>
<line> beneficia*a por um* lideran*a *orte, pela criação de uma *is*o que am*lie a or*aniza*ã* para </line>
<line> al** do que ela é at*almente e *e*a susten*ação durante o *rocesso de implementa**o. N*ss* </line>
</par>
<par>
<line> tipo de mudanç*, *ada </line>
<line> pessoa que *erá afe*ada *ela mud*nça também considerada u* é </line>
</par>
<par>
<line> ag*nte d* m*danç*. </line>
</par>
<par>
<line> E* Ma*oney e Thelen (20*0) existem aproximações e**re *s mudança* incre*ent*is </line>
</par>
<par>
<line> e as mudança* trans*cionai* pro*osta* por Burke e L*tw*n (1992), ape*ar </line>
<line> *e tratar*m </line>
</par>
<par>
<line> especi*icame*te d* mudanças in*tit*cion*i*. Mahoney e Thelen (2010) assumem q*e as </line>
</par>
<par>
<line> mudanças </line>
<line> institu*ion*is também ocor*em de maneira contínua e </line>
<line> gr*du*l, evidenciando o </line>
</par>
<par>
<line> proc*sso dialético de mu*ança em </line>
<line> que a ação d*s *tores em disp*ta *s coalizões s*o e </line>
</par>
<par>
<line> *onstantes. Co*f*rm* pro*o**o p*r Mahon*y e Th*len (2010), nas disputas </line>
<line> por espa*os </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> poder, </line>
<line> as *ud*nças incrementais ***s**m alt* </line>
<line> p*ssibil*da*e de ve*o e ba*xo nível de </line>
</par>
<par>
<line> di**ri*io**ri*dade na inter*reta*ão/*xecuç*o; </line>
<line> as mudanças por sub*tituição </line>
<line> *ossuem baixa </line>
</par>
<par>
<line> p*ssibilidade de ve*o e </line>
<line> baixo </line>
<line> *íve* de d*scricionariedade na interpretação/e*ecução; as </line>
</par>
<par>
<line> mudanças pela negligê*cia p*s*uem alta pos*ibilid*de de </line>
<line> v*to </line>
<line> e a*to nível de </line>
</par>
<par>
<line> **scricionariedade na *nterpretação/*xecução; * as mudanças pela co*versão possuem baixa </line>
<line> possib*lidade d* v*t* e alto níve* de d*scri*ionariedad* na interp*e*ação/execução. </line>
<line> 3 ME*ODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> Par* se alc*nçar o objetivo </line>
<line> *e real*za* u*a a*áli** d** estudos nacion*is acerca de </line>
</par>
<par>
<line> mud*nça org*nizacio*a*, *ublicados entre 2012-202*, foi realizado um estudo *iblio*ét*ico, </line>
</par>
<par>
<line> que consiste no "estudo dos aspectos quantitativos </line>
<line> da *r*dução, dis*emi*açã* e uso </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> i*fo*mação r*gistrada" (MACIAS-CHAPUL*, 199*, p.134). </line>
<line> **tou-se pela *tili*açã* das *uas primeiras *tapas da metodolog*a *roKnow-C, uma </line>
<line> vez que esta apr*senta um pro*esso est*u**rado, m*nimi*ando a seleção alea*ória * *ubjetiv* </line>
</par>
<par>
<line> (**ONSO </line>
<line> et al., 20*1). Es*e processo c*nsiste em uma metod*logia de construção do </line>
</par>
<par>
<line> co*hecimento de quatr* e*apas: 1) Realizar a seleção *o portfólio bib*iogr*fic*; 2) Reali*ar a </line>
</par>
<par>
<line> análise do p*rtfólio </line>
<line> bibliográfico; 3) A**l*s*r *istematica*ente * **rtfó*io bibli*gráfic*; 4) </line>
</par>
<par>
<line> Elab*rar o* obje*i*os d* pes*uisa (AFONSO et al., 2011). </line>
</par>
<par>
<line> A base de dado* *scolhida para a aplicaçã* *a primeira etapa do ProKnow-C, foi </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Web Of Science, cujo acess* s* </line>
<line> deu *or meio do Portal de Periódico *APES. Essa ba*e foi </line>
</par>
<par>
<line> *scolh*da **is ela c*ntém uma *ive*sid*de signifi*at*va de periódic** de bases de dado* </line>
<line> diferentes. </line>
<line> Na base de dados Web o* Science, f*i utilizada a busca por *ópic*, q** *erifica os </line>
<line> Rev. FSA, T*resina P*, v. 19, n. 6, ar*. 2, p. 26-46, ju*. 20*2 www4.fs*net.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. E. M*randa Filho, J. M. S. Pinho, T. C. *orges, *. V. Marra </line>
<line> *6 </line>
</par>
<par>
<line> t*rm*s pesq*isad*s no tí*ulo, resumo e pala*ras-chave. D*s*a forma, buscando ab**car os </line>
<line> principais termos referentes ** tem* da mudança *rg**izacional na* organi**ções públicas </line>
</par>
<par>
<line> brasileira*, f** utilizad* a seguint* </line>
<line> expressão *a *usca: "("Public*") AND ("Organi?ation* </line>
</par>
<par>
<line> Chang*" OR "O*gani?ation* Transform*" OR "I*stit*t* Chang*" O* "**stit*t* </line>
<line> Transform*")". Para a construçã* da exp*essão, para permitir que as variaçõe* de escrita dos </line>
</par>
<par>
<line> termos *ossem co**empladas, utilizou-s* o caracter* "*" </line>
<line> um* vez </line>
<line> que ele pode representar </line>
</par>
<par>
<line> nenhum ou *i**rsos car*cteres * o **rac*ere </line>
<line> "? " </line>
<line> que pod* ser s*bstituído por qualquer </line>
</par>
<par>
<line> cara*tere. </line>
</par>
<par>
<line> As b*sc** fo*am rea*izadas em 24/11/2021, primeira*ente foram **to*nados 3.5*0 </line>
</par>
<par>
<line> resultados. O *róxim* </line>
<line> pa*so consis*i* na aplica*ã* </line>
<line> d* filtro </line>
<line> "Ano* da publicação" </line>
</par>
<par>
<line> contemp**ndo * período de 2012 a 2021, fo*am *etornados *.*5* res**t*dos. P*ste*iorme*t*, </line>
</par>
<par>
<line> devido ao interesse em *barcar som*nte *r*anizaçõe* públ*cas brasile*ras, </line>
<line> aplic*u-se o filtro </line>
</par>
<par>
<line> "*aí*es/Regiões", sendo seleciona*a a opção "**azil", tendo com* r*torno 65 resultados. </line>
<line> Ne*ses resu**ados, foi encont*ada uma duplicata, restando, assim, 6* estudos. </line>
<line> N* próxi** foi real*zada a a*ális* d* *onteúdo desses e*tudo*, sen*o es*e um método </line>
<line> q*e *i*cula entre objetiv*dade e * *u*jetividade (SILVA; FOSSÁ, 2015), visando à extração </line>
<line> de s*ntidos, sig*ifi*ados e informaç*e* pro**ni*n*es dos *ados (CRESWELL, 2010). Seguiu- </line>
<line> *e então com as fases apresentad*s por B*rdin (2011): *) p**-a*ál*s*; 2) *xploração do </line>
</par>
<par>
<line> material e *) *rat*mento </line>
<line> *os resul*ados, infer*ncia e i*terpr*tação. Inicial*ente, procedeu-se </line>
</par>
<par>
<line> com a lei*ura dos t*tulos * resumos dos 64 tra*alhos, buscan*o aver*g*ar os e*tud** *derentes </line>
</par>
<par>
<line> ao es*opo da prese*te </line>
<line> pesquis*. Em seguida, foram </line>
<line> des*artados *1 estudo* </line>
<line> que não </line>
</par>
<par>
<line> mencionar*m mudança organizacion*l no *etor público, *esta*do então 1* tr*ba*ho*. </line>
</par>
<par>
<line> Posteriormente, procedeu-s* com lei*ura integr*l dos 13 a*tigos, com o i*tuito de ver*ficar a </line>
<line> quais tratavam *obre mudança or*aniz*cional em o*ganizações p*blica* bras*leiras. Ao f**al </line>
</par>
<par>
<line> des*e processo, * estudos *or** consid*rados ap*os para co*por a análise. A f**ura </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> apresenta o flu**grama com o processo de busca e se*eção *os arti*os de mod* sintet*za**. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 19, *.6, *rt. *, p. 2*-*6, jun. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.*om.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mudança* Organiza*ionais no *etor Público Brasileiro e Suas Tipologia*: Um Estud* *ibliométrico </line>
<line> 37 </line>
</par>
<par>
<line> F*gu*a 1 - Etapas d* pesquis* biblio*étri*a </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabora*o pe**s aut*res, *02*. </line>
<line> Por f**, foi realizada a análi** bibliométrica dos 9 es*udos sele*iona**s, com *ase nas </line>
</par>
<par>
<line> **gui*tes categorias de análise: **blicações por an*, </line>
<line> pub*ica*ões *or nível de governo, </line>
</par>
<par>
<line> terminologias d* tipos de mu**nça utiliza*as, tip** de *ud***as abordad*s, au*ores e </line>
<line> relevância d*s *ublicações. As análi**s fo*am re**izada* atravé* d* software "Excel 365" e do </line>
<line> "bibl**met*ix", que é uma biblioteca disponível **ra *in*uagem *e pro*r*ma**o "R" (ARIA, </line>
</par>
<par>
<line> CU*CU*ULL*, 2017). E* re*ação à plo*a*em dos *ráfi*os, </line>
<line> optou-se pel* *tilizaçã* do </line>
</par>
<par>
<line> softwar* "Excel 365". </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresin* PI, v. 19, n. *, art. 2, p. 26-46, jun. *02* </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. *. Miranda Fil**, J. M. S. Pinho, T. C. Bo***s, A. V. Marra </line>
<line> 38 </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESUL*ADOS E DI*CUSSÃO </line>
</par>
<par>
<line> Quanto * *nálise te*p*r*l *eferen*e *o perío*o *e 2012 * 2021, *onforme disposto *a </line>
<line> fi**ra 2, ve*ificou-se que *ouve uma publicação por ano a p*rtir de 2015, o que se mant*ve </line>
<line> *té 2017. No ano seguin*e, houve u** publ**ação a mais, o q*e se mante*e ta*bém em 2*19. </line>
<line> No ano segu*nte, *ouve **a *ublicaç*o a m*nos q*e o ano anterio*. Em 2021, foi verificada </line>
<line> uma pu*lic*ção a*erente *o escopo deste t*abalho. </line>
<line> Fi*ura 2 - N*mero de pub*icações po* *no </line>
</par>
<par>
<line> *o*te: El*borado pe*o* aut*res, 2*21. </line>
<line> Em rel*ç*o ao nú*ero *e publicações por ente *ederado, *bservou-se um maior </line>
<line> *úmero de p*b*icações que abor**m a t*mát*ca no nível *ede*al, sig*ificativamente *aior do </line>
<line> que no nível estadual. Já *o âmbito municipa*, não foi verificada nenhuma publicação </line>
<line> aderente *o esc*po dest* trabalho, con*or*e disposto na figur* 3. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 19, n.6, art. 2, p. **-46, ju*. 2022 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *u*anças O*ganizacionais no *eto* Público Brasilei*o e Suas *ipologias: Um Estudo Bibliométric* </line>
<line> 39 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 3 - Nú***o de publi*açõ*s por nível d* governo </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabo*a** pelos a*tores, **21. </line>
<line> O quad*o 2 aprese*ta a r**açã* dos 9 estu*os **alisados neste traba*ho, em *rdem </line>
</par>
<par>
<line> decrescente pel* ano da </line>
<line> pu*licaçã*. A cl*ssificação Qualis C**ES *tilizada foi a </line>
</par>
<par>
<line> correspondente ao quadriênio 2013-2016, uma vez qu* é a última disp*nível. Essa </line>
</par>
<par>
<line> classifica*ão não </line>
<line> esta*a disponível pa*a o "J*ur*al of Applie* Behavioral Science"., além </line>
</par>
<par>
<line> disso, a área de </line>
<line> avalia*ão </line>
<line> utilizada foi "Administração pú**ica e de empres**, Ciê**ia* </line>
</par>
<par>
<line> Contáb*is e Turismo" para *od*s os p**ió*icos, com ex*eção do "L**in Am*ric*n *o*icy", </line>
<line> *ue *ão rec*be* c*assif*cação nessa área e, portanto, foi ut*lizado a áre* de aval*ação "Ciênci* </line>
</par>
<par>
<line> política * relações internacionais" pa*a </line>
<line> c*mpor o quadro. O *uad*o 2 t*m*ém **resenta * </line>
</par>
<par>
<line> nú*ero total *e citaç*es da bas* "Web of Scienc*", para cad* um dos ar*i*os. </line>
<line> Quadro 2 - Li*ta de estudos an*lisad** </line>
</par>
<par>
<line> Referênci* </line>
<line> Fonte </line>
<line> I*SN </line>
<line> Qualis </line>
<line> Citações </line>
<line> (2013- </line>
<line> 20*6) </line>
</par>
<par>
<line> *i*ra (2021) </line>
<line> *rganizaç*es & Sociedade </line>
<line> 1984-9**0 </line>
<line> A* </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Cabr*l e *i*ira (2020) </line>
<line> Revista *iê*cias </line>
<line> 1**4-089* </line>
<line> B2 </line>
<line> * </line>
<line> Admini*trativas </line>
</par>
<par>
<line> Ne*y, Fr**co e Neiva </line>
<line> Journal *f Applied </line>
<line> 002*-8863 </line>
<line>-</line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> (201*) </line>
<line> *ehavioral S*ience </line>
</par>
<par>
<line> Fi*g*ei*as, Ferna*de* e </line>
<line> *atin Am*rican Po*icy </line>
<line> 204*-736* </line>
<line> B2 </line>
<line> 8 </line>
</par>
<par>
<line> Pal*tti (2019) </line>
</par>
<par>
<line> Policarpo, Borges e </line>
<line> Revis*a Ci*ncias </line>
<line> 1414-*896 </line>
<line> B* </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> A*m*da (2018) </line>
<line> *d*in*stra*ivas </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 6, art. 2, p. 26-46, jun. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. *. Miranda *ilho, J. M. S. Pin*o, T. C. Borg*s, A. V. Marra </line>
<line> 40 </line>
</par>
<par>
<line> Coelho Jr. et al. (201*) </line>
<line> *nterna*ional J*urnal of </line>
<line> 14**-*1*7 </line>
<line> A2 </line>
<line> 2 </line>
<line> In*ovation And *earni*g </line>
</par>
<par>
<line> Miranda e Cal*on (2017) </line>
<line> Re*ista do Serviço Públi*o </line>
<line> 0034-924* </line>
<line> A* </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Gomes et al. (2016) </line>
<line> Adminis*ração Públ*ca e </line>
<line> 2*75-5787 </line>
<line> A2 </line>
<line> 0 </line>
<line> Gestão Social </line>
</par>
<par>
<line> *erna*des, *or*es e </line>
<line> Cadernos Gestão Pública e </line>
<line> 2236-5710 </line>
<line> B2 </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Nascime**o (2*15) </line>
<line> Cidadania </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Elab*rado pelos *utore*, 2*21. </line>
</par>
<par>
<line> Diante do quadro *, cabe *estacar *ue do* 9 </line>
<line> es*udos, 2 foram pu**ica*os *o me*mo </line>
</par>
<par>
<line> per*ódic* (Re*ist* de Ci*ncias Administrativ**) e os </line>
<line> demais em periódi*os dis*into*. Em </line>
</par>
<par>
<line> relação **s autore*/coa*t**es, a a*álise rea*i*a** neste *raba**o ve*ifi*ou a participaçã* de um </line>
</par>
<par>
<line> tota* de 26 au*o*es/coau*ore* na produ*ã* dos 9 estudo* *eleciona*o*. De*ses </line>
<line> *6 </line>
</par>
<par>
<line> autores/coautores, somente *i*go *ot* Vieir* (2020 e 20*1) pu*licou mais de um a*tigo ao </line>
<line> l*ngo do pe*íodo analisa*o. </line>
<line> Com *el*ção ao conteúdo, a *esquisa científi** nac*onal praticamente descart*u o </line>
<line> **ncei*o de mudança transaciona* de B**ke e Litwin (1992). To*os os artigos sel*cionados, </line>
<line> quan*o tratam de *udanç*s, se re**rem às mud*nças profundas, *e tr*ca de valo*es o* *e </line>
<line> pa**digmas. Não houve p*squisa* tra*ando de m*dança* i*stituc****is graduais, ad *oc, que </line>
</par>
<par>
<line> se *pera* d* forma </line>
<line> p**gress*va. Dentr* os artigos analisados, apenas um </line>
<line> classifi*ou </line>
</par>
<par>
<line> expl*cit*me**e *ipo de mudança, que f*i *lassificada como conversão, em conformidade o </line>
<line> com a terminologia prop*sta M*h*n*y e Thel** (2*10), embor* tr*s a*t*g*s tenham ut*lizado </line>
<line> a abordagem do institucionalismo histór*co dest*s *ois autores. Viera (2021) t*abalha com os </line>
<line> *res**p*stos de Mah*ney * Thelen (2010), p** meio *o *odelo de Mudança **s*i*ucio*al </line>
<line> Gradual e Trans*ormat*va (MIGT), acres*ent*ndo novo* elemen*os na análi*e de com* </line>
<line> stakeho*ders se agrupam em coalizões a *arti* de crenças co*p**tilha*as. </line>
<line> Apenas quatro *os artigos ab*rdaram tipologias class*fic*tórias em seu ref*ren*ia*, </line>
<line> sendo qu* um deles abarco* o estudo a *ar*ir d* classifi*aç*o d* liderança. Policarpo, B*rge* </line>
<line> e Alm*da (2018) *v*liam a influência das lide*anças no *om*orta*e*to e reações ind*viduais, </line>
</par>
<par>
<line> d*ntro </line>
<line> do proces*o </line>
<line> de m*dança organizacion*l a partir da ti*ologia </line>
<line> de li*erança *riada </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> Burns (B*RNS, 197* apud *OLICARP*, BO*GES, A*MADA, 2018): tra***cional, </line>
<line> tran*forma*ional o* laissez-fa*re (sem estilo defini*o). O es*udo i**icou que o *stil* de </line>
<line> liderança não possui *mpa*to na acei*a*ão à mu*anç*, m*s q*e o des*mpenho da lidera*ç* </line>
<line> (independentemen*e do es*ilo) influencia o compor*ame*to. A pesqu*sa ava*ia uma </line>
<line> r*estrutura*ão na Rede *e Educaçã* Profissiona* e Tecnológica no país, de mod* ser poss*ve* </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 19, n.6, art. 2, p. *6-46, jun. 2022 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mudanças *rganizacionais no Setor P*blico Brasileiro e Suas T*pologias: Um Estudo Bibli*métrico </line>
<line> 41 </line>
</par>
<par>
<line> inf*r*r que se trat* d* *ma mudança transform*cional. </line>
</par>
<par>
<line> O* dois artigos que *b*rda**m tipolo*ias *e mudanç* organizacional a f*zeram a parti* </line>
</par>
<par>
<line> mo*elo </line>
<line> ** mud*n*a *n***tucional de M**oney e *h*len (2010). Cabra* e Vieir* (2020) </line>
</par>
<par>
<line> *valiam a mu*a*ça **l* ponto de v*sta </line>
<line> dos st*k*h*lder* e seu *ap*l como *gente d* </line>
</par>
<par>
<line> muda**a, ut*lizando-se da tipo**g*a d* *lassificaç*o p*opo**a p** Mahoney e Thele* (2010), </line>
<line> que iden*i*ic* tipo* de *uda*ça a partir de do*s eix*s, o con*e*t* po*ítico e o nív*l de </line>
</par>
<par>
<line> discricionariedade na i*ter*retação e impl*ment*ção </line>
<line> das </line>
<line> normas, classificando as </line>
<line> *udanç*s </line>
</par>
<par>
<line> em: incr*me*tal, substituição, conv*rs*o e negligência (MAHO*EY; THELEN, 201*). A </line>
<line> pesquisa aborda a mud*nça int*r*a, dentro de entidade* sujeitas à aç*o *egul*dora do estado, </line>
</par>
<par>
<line> *em como **ais a* </line>
<line> in*luências *ue * órgã* r*gul*do* possui no agent* r*gu**do, como </line>
</par>
<par>
<line> s**keh**der. O artigo é s*tuado em *m c**texto i*stitu*ional *ujeito a </line>
<line> mudanças </line>
</par>
<par>
<line> transformativas, de modo </line>
<line> que podemos clas*if*car </line>
<line> ***o muda*ças </line>
<line> transformacio*a**. </line>
</par>
<par>
<line> Mira*d* e *almon (2*17) t*mbém par*em do modelo da mudança de *a*o*ey * Thelen </line>
<line> (201*) para analisar os proc**sos *e *udan*a ins*itucio*al na A*ência Nacional de </line>
</par>
<par>
<line> Transpo*t*s Aquav*ário* (Antaq) e na A*ênc*a Na*ion*l </line>
<line> de Transpor*es *err*stres (ANT*), </line>
</par>
<par>
<line> ocorri*a p*la institucio*alização das su*s ouvidorias. * *ipo de mudanç* </line>
<line> institucional </line>
</par>
<par>
<line> encontrado </line>
<line> nas duas agências foi o d* *onversão, em que os agentes d* muda*ça *ão </line>
</par>
<par>
<line> promov*m, necessariame*te, a alteraç*o de regras e n*rmas, pelo contrário, acontec* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> reinte*pret*ção das </line>
<line> regras em favor *esses agentes. **eira (2021) *o es**dar a atuaç** de </line>
</par>
<par>
<line> stakeholders e c*alizões </line>
<line> de d*fesa *a Usi*a Hid*oelétrica </line>
<line> de *e*o *ont* afi*ma que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mudanç* insti*ucional fo* dos tipos sub*tituiç*o, conversão e em *amada*. </line>
<line> *om relação aos demais arti**s, t*dos ele* av*liara*, de alguma maneira, mud*nças </line>
</par>
<par>
<line> transformacionai* (BUR*E; LIT*IN, 1992), *pesar de não </line>
<line> citar nenhum *ip* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> c*assificação no referencial teóric*. Algu*s *eles </line>
<line> tiv*ram f*co no indivíduo, como *ery, </line>
</par>
<par>
<line> Fra*co e Neiva (2019), que ava*i*m a **dança or*anizacional * partir de </line>
<line> atribu**s </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> planejamen**, r*sco percebido, aceitação, ceticismo, me*o e bem-esta*. Não foi tratad* o porte </line>
</par>
<par>
<line> ou tipol*gi* da mudança, *as sim a </line>
<line> o *roces*o cognit*v* *ndi*idual e quais elem*nto* </line>
</par>
<par>
<line> possuem impact** neste. Coelho Jr. et al. (2018) r*ali*** pesqu*s* sobre mudança </line>
</par>
<par>
<line> orga*izaci*nal a p*rtir dos elementos da resistência e da cultura organizacional </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> admi**stração pública f*d*ral locali*ada em São Paulo. * pe*qui*a r*forçou a imp*rtância d*s </line>
</par>
<par>
<line> agentes </line>
<line> *e mudança e* empr*enderem soluçõ*s e processos específicos à situação, em </line>
</par>
<par>
<line> ade*ên*ia à* concepções de Sch*in (1**4). Go*es et al. (2016) an*lisa* as configuraçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> iden*itárias </line>
<line> manifestadas p** gest*res </line>
<line> de </line>
<line> *ma organi*ação *ública *e defesa sanitária </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ins**ção ag*opecuária, consider*ndo que *s mud*nças po*suem importantes implicações </line>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 6, a*t. 2, p. *6-46, j*n. 2022 www4.*sanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
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<par>
<line> D. E. Miran*a Filho, J. M. S. Pinho, *. *. Bor***, A. V. Marra </line>
<line> 42 </line>
</par>
<par>
<line> identitárias para a organ*zação. </line>
</par>
<par>
<line> Pelo pon*o de vista d* orga*ização, Filgueiras, *ernande* e Palotti (2*1*) tra*am a </line>
<line> m*dança institucio*al * parti* da transformação dig*tal e se* impac*o n* prest*ção de serviços </line>
<line> *ú*licos, *ncorpor*ndo-se * reforma buroc*ática. Fe**and*s, Moraes e Nascimento (*015) </line>
<line> retratam a mo*ernizaçã* *a est*utura p**lic* pia*iense a par**r de uma *eforma a**inist*ativa </line>
</par>
<par>
<line> **tre 2003 e *007, apresent*da por con*eito* *e isomorfis*o *i*étic*, nor*ativo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> coercitivo. *s principais muda*ças implementa*as foram a criação das ouvidorias e das </line>
<line> contr*l*dorias do estado, alter*ç*es na estrutura administrativa, plan* de ca*r**ra d* </line>
<line> s*r*id*re*, ca*acterísticas do mode*o *er*ncia*. </line>
<line> Diante da análise dos artigos selecio*ad*s para este estudo, verificou-se que *enhum </line>
<line> do* *rtigos anali**dos abordo* m*danças *ncrementa*s (BU*KE, LITWIN, 19*2), a maior*a </line>
<line> não **aliza nenh*m tipo *e classi*icaç*o, m*s que * mais *tilizada é * de Mahon** e Thel*n </line>
<line> (2010), indic*ndo qu* a *bordagem do institu*io*alismo *istór*co é predomin*n*e nos estudos </line>
<line> nac**na*s *as muda*ça* e* organiz*ções públicas. Este re*ultado era espe**d* con**d*ran*o </line>
</par>
<par>
<line> que, c*mo </line>
<line> afir**m Mahoney e Thelen (2010), </line>
<line> n* que </line>
<line> tange a or*an*zações públicas e, </line>
</par>
<par>
<line> consequ*ntemente, * po*íticas públ*ca*, é es*encial * insti*ucionalidade para se *eco*hec*r </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> aval*ar os </line>
<line> *esultados *as mu**nças </line>
<line> e *a imple*entaç*o de p*l*ticas púb*ic*s. Contu*o, tais </line>
</par>
<par>
<line> a*hados, de certa forma, corroboram par*i*lm**t* com Va* Der Hei*den e Kuhl*ann (2017) </line>
</par>
<par>
<line> que ao fazerem uma revisão sist*mática inte*n*c*ona* afirmam q*e, apesar ** modelo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mudança </line>
<line> institucion*l de Mahon*y e *helen (201*) ser o mais frequen*em*n*e c*tado, sua </line>
</par>
<par>
<line> apl*ca**o *inda é limitada. </line>
<line> * CONSIDER*ÇÕES FINA*S </line>
<line> Mudanças organiz*c*onais co**inu* sendo u* tema q*e c*a** a ate*ção dos </line>
<line> administradores. **ja p*lo ponto de vista da m*d*nç* em si, das r*ações às mu*a*ças ou das </line>
</par>
<par>
<line> culturas nas or*anizaç*es, a comunidade acadêmica </line>
<line> continu* empre*ndendo pesquisas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> estu*o* sob*e o tema. </line>
</par>
<par>
<line> Este tra*alho propôs-se a </line>
<line> an*lisar a pr*dução c**ntífica bra*ilei*a s*bre mudanças </line>
</par>
<par>
<line> or*anizacionais e sua* t*polog*as, publicada no período *e 2012-2021, a *artir de um estud* </line>
</par>
<par>
<line> b*b*iométri**. Apesar de o c*mpo de análise ter sid* </line>
<line> apenas </line>
<line> as org*niz*ções pú*licas e e* </line>
</par>
<par>
<line> apenas na *ase *e da*o* Web of S*ie*ce, </line>
<line> por mai* representat*va q*e seja, isso p*de *er </line>
</par>
<par>
<line> consi*e*ad* uma </line>
<line> limita*ão do traba*h*. Contudo, </line>
<line> foi possível per*eber </line>
<line> q*e o t*ma </line>
</par>
<par>
<line> re*acionado à mudança org**i*acional em organiza*õ*s p*bl*cas não tem sido foco *e mu*tos </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.*, a*t. 2, p. 26-46, jun. 202* w*w4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mudanças Organizac*onais n* Set*r Público Brasileiro e **a* *ip*logias: Um Estudo Bibli**étric* </line>
<line> 43 </line>
</par>
<par>
<line> tr*balhos, *ão se*do en*ontr*das mais </line>
<line> q*e duas publica*ões </line>
<line> por ano, sendo as existe*t*s </line>
</par>
<par>
<line> focadas na admini*tração pública fede*al. Os tr*balho* anal*sa*os també* nã* </line>
<line> p*ssuem </line>
</par>
<par>
<line> muit*s c*t*ções, </line>
<line> não o*s*a*te terem sido publicados em pe*iódic** com clas*ificação </line>
</par>
<par>
<line> Qualis/C**E*. </line>
</par>
<par>
<line> As divers** t*rm*nologias de mudança or*an*zac*onal propost*s **l*s autores de**e o </line>
</par>
<par>
<line> iníc*o *os estudos organizac*onais não foram </line>
<line> retra*ad*s n*s trabal*os *nal*sados *e*ta </line>
</par>
<par>
<line> pesqu*sa, ao *asso que todos os a*tigos an*li*ados retrata* mu*anças p*ofundas, d* troca d* </line>
<line> valore* ou d* paradigmas, inferidas c*mo mudanç* transforma*ional, além de trê* artigo* q** </line>
</par>
<par>
<line> aborda*am a tipologi* ** mu*an*a a </line>
<line> partir dos c*nce*to* de Mahoney e Thelen (20*0), que </line>
</par>
<par>
<line> abordam as muda*ças instituci*na*s a partir d* institucion*lismo histór*co. </line>
</par>
<par>
<line> *omo contribui*õe* do estu**, a*redita-se que colabor* para a </line>
<line> pe*qui*a **bre </line>
</par>
<par>
<line> mudanças organizacionai*, uma *ez *ue apresen*a as publicações re*entes sobre o tema e *ma </line>
<line> tendência de anális*, a partir de estudos do c*mp* da a*ministração pública. Enten*er o que </line>
</par>
<par>
<line> vem sendo pesquisado *obre o tema atual**nte nos </line>
<line> demonst** *ventuais lacunas existentes, </line>
</par>
<par>
<line> bem com* os focos atuais da comunidade acadêmi*a. Para pesquisas *uturas, suge*e-s* </line>
<line> ana*isar como as m*danças estão sendo e*tudadas pela c**unida*e **ternacional. **m*ém </line>
<line> **gere-se avaliar a m*dança em um contex*o *rga*iza*i*nal g*ral, não apenas públi*o, *omo </line>
<line> f*rm* de e*tender o m*do como as ti*ologias de *udança serão retra*ada*, apesar da c*rteza </line>
</par>
<par>
<line> d* que a mudança *rgan*z*cional uma tare*a dif*cil de ser mensurada e defin*d* de forma é </line>
<line> clara, po*s envolve aspecto* comple*os, diver*** * in*rínse**s a ca*a organ*zação. </line>
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<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 2) análise * interpreta*ão dos *ados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do rascunh* ou na r**isão c*íti*a do conteúd*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)