<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n.6, art. 2, p. 26-46, jun. *0*2
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2022.1*.6.2
</line>
</par><par>
<line>
Muda*ças Organizacionais no Setor Pú*l*co Brasil*ir* e Suas **pologias: Um Es**do
</line>
<line>
Bibliomé*rico
</line>
<line>
Organi*atio*a* Changes i* the Brazilia* *ubli* Sector an* the*r Typo*o*ies: A Bi*liometric
</line>
<line>
Study
</line>
</par><par>
<line>
Dan*e E*angelista Mira*** Filho
</line>
<line>
Mes*rado em Adminis*ração Púb*ica / PROFIAP *ela Universidad* Fe*eral de Viçosa
</line>
<line>
G*aduação e* Si*temas de **formaç*o p*la Universi*a** Federal *e Lavras
</line>
<line>
Analist* d* Tecnolog*a da Informa*ão da Universidad* Fed*ral de Minas G*rai*
</line>
<line>
Em*il: da*te.filho@u*v.b*
</line>
<line>
J*ão Márcio *ilv* de Pinho
</line>
<line>
Mestr*do em Administração Pública / PR*FIAP pela Unive*s*d*d* Fe*eral *e Vi**sa
</line>
<line>
Graduação em A*m*nist*ação pela U*iversid**e *ederal de Minas Gerais
</line>
<line>
E*pecia*i*ta em Regu**ç*o da *gência N*cional do C**ema
</line>
<line>
Emai*: joao.pi*ho@ancine.*ov.br
</line>
<line>
*hiago Cor*êa Borge*
</line>
<line>
Mestr*do em Admi**stração P*blica / PROFIAP *ela *n*versidade Federal d* V*çosa
</line>
<line>
Gr*duado e* *dmini*tração pela Universi*ade Fe**ral de Viçosa
</line>
<line>
Administra*or da Uni*ersidade Federal de Viço*a - Camp*s *io Parana*ba
</line>
<line>
Email: t*iag*.b*rge*@ufv.br
</line>
<line>
Adrian* Ventola Marra
</line>
<line>
Doutor* em Admini*tra*ã* pela U*iversidade Federal *e Minas Ger*is
</line>
<line>
**ofesso*a Titu*ar da U*i*ersi*ade Federal de Viç*sa -C*mpus Florestal
</line>
<line>
*-mail: aventola@uf*.b*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
En*ereço: T*iago Corrêa Borges
</line>
<line>
Avaliado pelo sist**a Triple Review: *esk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
Universidad* F*deral de *içosa - Cam*u* d* Florestal -
</line>
<line>
pelo Editor-Chefe; e *) Double B*i*d Review
</line>
</par><par>
<line>
Rodovia LMG *18, km 06, */n, *ampus Universitário,
</line>
<line>
(ava*iaç*o cega por d*is *valiadore* da área).
</line>
</par><par>
<line>
CEP: *5.690-00*, F*or**tal/*G, *r**il.
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: *d**ana *ent*l* Marr*
</line>
<line>
Revi*ão: Gramati*a*, *ormati*a
</line>
<line>
e de F*rmataç**
</line>
</par><par>
<line>
U*iversidad* Federal de Viçosa - Campus *e Florestal -
</line>
</par><par>
<line>
Rodovia LMG 818, km 06, s/n, *ampus Universitário,
</line>
</par><par>
</page><line>
CEP: 35.*90-000, Florestal/MG, Brasil.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mudanç*s Orga*izacionais no Setor P*blico Bra*ile*ro e Su*s *ipol*gias: Um Estudo Bibliom**ric*
</line>
<line>
27
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
E*te artigo tev* como objetivo analisar a produção de e**udos nacionais so*re mudanças
</line>
<line>
organiz*ciona*s e suas tipologia* em instituições públicas. Par* tanto, f*i re*lizado um estudo
</line>
</par><par>
<line>
bibli*métric*, pelo métod* ProKnow-C, c*nsid*rand* as pub*icações entre 2012-202*,
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
base de dados da W*b o* Science. Os re*ultados mostraram q*e os estudos, *m sua maioria,
</line>
<line>
f*ram realizado* em organizações pú**icas federai*, e quando trat*m de mudanças, se refer*m
</line>
</par><par>
<line>
*s muda*ç*s profundas,
</line>
<line>
de troca d* valores o* de paradigmas. A ma*ori* d** artigos não se
</line>
</par><par>
<line>
u*iliza *e nenhuma *ipolog*a para a classificação *as *u*anç*s organiz*cionais em
</line>
<line>
insti*ui*ões p*blicas. Cont*do, * que f*i mais re*er*nciada foi a de M**oney e Th**en (2010),
</line>
<line>
a parti* d* instituci*nal*sm* *istórico.
</line>
<line>
Palavr*s-*have: Mudanças Organizac*onais. Tipol*gias de Mudan*as. Organ*zações
</line>
<line>
Púb*ic*s. Tr*nsfor*ações Organi*acion*is.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
This ar*icle *im*d to *nalyze the p*oducti*n of n*t*onal studie* o* or*a*izat*onal chan*es and
</line>
<line>
the*r typol*gies in pu*lic institutions. For t*at, a biblio*etric st*dy was performed, using **e
</line>
<line>
ProKnow-C m*thod, con*idering publications between 2012-*021, in the W*b of Sc**nc*
</line>
<line>
database. The r*sults s***ed tha* most of t*e studies were car*ied o*t *n feder*l *ub*ic
</line>
<line>
o*gani*a*ions, and when they deal with chan*es, they refer t* *eep changes, in th* exchange
</line>
</par><par>
<line>
of *alu*s or pa**d*gms. Most
</line>
<line>
ar*icles do n*t use any typolo*y f*r classifying organizati*nal
</line>
</par><par>
<line>
*hanges *n public ins*itutions. H**ever, th* one that *as mos* referenced was that of
</line>
<line>
Mahoney *nd The**n (2010), from h*stori*a* **s*i*utio*a*ism.
</line>
</par><par>
<line>
Ke*words: Organ*zat*on** Changes.
</line>
<line>
Ch*nge
</line>
<line>
Typologies.
</line>
<line>
P ubl i c
</line>
<line>
Organiz*ti*ns.
</line>
</par><par>
<line>
*rganizational Transformat*ons.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 19, n. 6, art. 2, p. *6-*6, j*n. 20*2
</line>
<line>
www4.fsan*t.c*m.br/*e**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. E. Miranda *i*ho, J. M. S. Pinho, T. C. Borge*, A. V. Marra
</line>
<line>
28
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODU*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
* t*ma Muda*ça O*ganizaci**al *o*sui uma pro*u*ão de enfoques, faz*ndo *** **e
</line>
<line>
sua ab*rdagem não seja uma tar*fa fácil. A profundidade e a complexida** do context*
</line>
</par><par>
<line>
*u*entam a *ificuld*de *a co*s**ução d* u* corpo c**rente de id*ias, uma vez que
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
corr*ntes domin**te* s* tor*am rapidamente ul*rapassad*s, dan*o lugar a nov** abordagens
</line>
<line>
(*OOD JR, 2009; C*APMAN, 2002; *REI*AS, *0*7; F*SCHER, 2002). Perc**e-*e ainda a
</line>
<line>
exist*n**a de um c*nsta*te m*viment* de re**r*o a conceit** antig**, por vezes
</line>
</par><par>
<line>
fundament*dos em c*ás*icos filo*óficos ou das ci*ncias econ*micas, busca*d* in*vaç*es
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
rupt*ras (C*NÇADO, BADHAM, **1*). *ontudo, *essalta-se que a ex*ansão * pro*iferação
</line>
</par><par>
<line>
d* conce*t*s
</line>
<line>
p**em
</line>
<line>
di*inuir poder analític* de t*is teorias e ab*r*age*s (VAN **R o
</line>
</par><par>
<line>
HEIJDEN; *UHLMA**, 2017).
</line>
<line>
* *udança o*g*ni*a*ional se tornou uma d*s principais ati**d*des d*s o*gan*za*ões
</line>
</par><par>
<line>
ao redor *o m*nd*, diant* da c***cente co*petitivid*de,
</line>
<line>
b*seada na introdução de novas
</line>
</par><par>
<line>
tecnologias e ate*dime*to das
</line>
<line>
variações de preferên*ias de consumidores o* de parceiros,
</line>
</par><par>
<line>
além da b*sca pela *dequação às leis e *eg**amenta*õ*s (HERN*NDEZ, CA*DAS, 2001;
</line>
</par><par>
<line>
*IS*H*R, *002). N*
</line>
<line>
entanto, *esm* d*ante *e tanta prática e* relação à muda*ça, as
</line>
</par><par>
<line>
**gani**ç*es a**da enfr*n*am desa*ios para conduzi* tr*nsf*rm*ções *e f*rma efetiva, sendo
</line>
<line>
bastante comu*s os **s*s de fracassos e *a*os os caso* *e sucesso (GREY, 20*4; KOTTER,
</line>
<line>
199*; LINO et al., 2019; M**QUES et *l., 2*1*).
</line>
</par><par>
<line>
A Adm*nistra*ão *ú*lica br*sileira se insere *este co**exto,
</line>
<line>
um *
</line>
<line>
*ez qu* vem
</line>
</par><par>
<line>
passan*o *or vária* reformas, r*estrutur*çõ*s e ajuste* que prov*cara* m*d*nças em s*a
</line>
</par><par>
<line>
estrutur*,
</line>
<line>
e, por *onsequência, na forma de gerir. *sualmente e*ta* mud*nça* visam
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
me*horia *o
</line>
<line>
des*mpenho das organizações públicas, *u*entando o foc* na entrega de
</line>
</par><par>
<line>
res*ltado* *e int*resse da socied*de
</line>
<line>
(M*TIAS-P**EIRA, 2014). Contudo, *omo *essalt**
</line>
</par><par>
<line>
Lino et al. (20*9, p.376) "as re*ormas no setor *ú*lico falham *or n*o **nseguir *r além do
</line>
</par><par>
<line>
texto
</line>
<line>
da l*i e efetiva*ente *ri*r no*as práticas e* gov**nos". *s autores refor*am que n*o
</line>
</par><par>
<line>
bas*a ter r*c**sos suficientes para
</line>
<line>
que as mudanças compu*sórias, im*ostas pe*a lei,
</line>
<line>
*ejam
</line>
</par><par>
<line>
impl*m*nta*as pela ge*tão púb*ic*.
</line>
</par><par>
<line>
Dian** des*e cenário e d* cobr*nç*
</line>
<line>
*ada ve* m*ior
</line>
<line>
da soc*ed*de por uma
</line>
</par><par>
<line>
Administração Pública que presta s**v*ços de exc*l*ncia, *e faz fundamental e*tender
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
ti*os de *u*anç** v*m sendo impleme**ad*s
</line>
<line>
e estuda**s *as
</line>
<line>
*r*anizaçõ*s pú*l*cas
</line>
</par><par>
</page><line>
*rasi*eiras. Sa*e-se qu* existem mudanças de d*versos tipos, c*mo incre*entais, trans*cionais
</line>
<line>
e *ransfor*aciona**, incrementais e *or c*nversão, po* exemplo. Grandes *udanças, com* foi
</line>
<line>
Re*. *SA, Teresina, v. 19, n.6, art. 2, p. 26-46, jun. 2022 www4.fsanet.com.br/**vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mud*nça* Organizacionais no Setor Pú*lico B*asileiro e Suas Tipologias: Um Estud* Bib*io*étr*co
</line>
<line>
2*
</line>
</par><par>
<line>
o caso da *eforma Gerencia* *o Est***, que bus*ava implemen**r a* diretrizes *a nova gestã*
</line>
<line>
pública no Bras*l (MATIAS-PEREIR*, 2014) são ra*as, em*ora mudanças d* menor por*e
</line>
<line>
se*am empreend*das a todo o *empo na adminis*ração pú*lic* brasileira.
</line>
</par><par>
<line>
Apesar d* a liter*tu** tr*tar de t*po* diferentes d* mud*nças organizacion**s, não
</line>
<line>
há
</line>
</par><par>
<line>
consenso na t*rm*nologia e na quantidade *e tipo*ogias ex*st*ntes. Watzlawi*k e* al. (1974) e
</line>
<line>
Levy (1986) propõem uma cl*ssifi*açã* e* prim**ra e se*u*da *rdem. Golemb**wski et al.
</line>
</par><par>
<line>
(1976) abarca* du*s etapas análogas a es*a* (alpha beta), mas e
</line>
<line>
ampli** o *r*mework,
</line>
</par><par>
<line>
in**uindo *ma terceira
</line>
<line>
ca*eg*ria (gamm*). Bartunek e *och (1*87) também utilizam um
</line>
</par><par>
<line>
modelo em três
</line>
<line>
níveis, mas a partir *e c*ncei*os dif*r*ntes. Mah*ne* e Thelen (2010), que
</line>
</par><par>
<line>
a*ordam o **delo de mudança i*s*ituci*nal, na perspe*tiva do ins*ituci*nalismo *istórico
</line>
</par><par>
<line>
(COSTA; ME*LO, 2*1*), in*icam quatro *i*os de mud*nça, que variam
</line>
<line>
em funç*o das
</line>
</par><par>
<line>
características
</line>
<line>
d* co*tex*o p*lítico e da *nstituiç*o, sem *dentificar o porte de*as. C*apman
</line>
</par><par>
<line>
(2002), ao avali*r a *rofusão t*rm*nológica desta área, resum*u a dif*rença de porte em dois
</line>
<line>
grandes conc*itos, em conson*n*ia *os estudos de Bur*e e *itwin (199*). Po* um lado, temos
</line>
<line>
m*danç** d* *aráter incremental, ditas t*ansacionais, qu* não buscam substituir o conjun*o d*
</line>
</par><par>
<line>
valores, *omportamentos e ideias
</line>
<line>
estabel*cidos n*que*e
</line>
<line>
grupo ** na o*ganizaç*o,
</line>
<line>
*ois são
</line>
</par><par>
<line>
*ud*nça* de estrutu*as ou em *l*un*
</line>
<line>
pad*ões de comportam*nto. Já em
</line>
<line>
um
</line>
<line>
segu*do nível,
</line>
</par><par>
<line>
existem mudanças *u* alt*ram os v*lor*s e co*portame*tos de fo*m* basilar, implementando
</line>
<line>
uma nova *ti*a *u pa*adigma de funci*namento. De fo*ma *e*al, *ão m*dan**s q*e ajustam *
</line>
</par><par>
<line>
sis*ema
</line>
<line>
ou implementam *m novo sistema, denomina**s mudança* transformaci*nai*
</line>
</par><par>
<line>
(**RKE; LITW*N, 1*92).
</line>
</par><par>
<line>
De acordo com Min*tberg e* al. (2000), ent*nde* o ti*o
</line>
<line>
d* mudanç* é um p*sso
</line>
</par><par>
<line>
crucial para s* buscar um estágio ma*s eleva*o de ge*tão, uma vez que, para ca*a conjunto de
</line>
</par><par>
<line>
pressupostos s*ndo intro*uzidos,
</line>
<line>
haverá um c*njunto difer*nte *e
</line>
<line>
fe*ram*ntas a sere*
</line>
</par><par>
<line>
*tilizadas. Ass*m, no intuito de contribu*r para o ent**dim*nto
</line>
<line>
de co*o
</line>
<line>
está estr*tu*ada
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pe*quisa b*asileira sobre muda*ças organizaci*nais s*a* *ip*log*as no **tor e
</line>
<line>
público,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ob*eti** deste estudo foi analisar a produção *e artigos nacionai* sobre o tema, *ublicados *o
</line>
<line>
período de 2*1*-2021. Real*zou-s* *m estu*o *iblio*étrico, considerando as *u*l****ões d*
</line>
<line>
periódicos nacion*is dos ú*ti*os dez anos na base d* dado* d* Web of Science que aborda* a
</line>
</par><par>
<line>
t*mática d* mu**nça
</line>
<line>
*rganizacional no conte*to
</line>
<line>
do *e*or público brasileir*. A part*r
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
e*tudo empree*d*do, **pera*os c*ntribuir para os estudos organizacio*ais,
</line>
<line>
p*incipalment*
</line>
</par><par>
<line>
brasi*eiros, no senti** de *valiar a termi*ologia para cla*sificação dos tipos de muda*ça.
</line>
<line>
Ap** esta breve introdução, este a*t*go f*i estr*turado a partir do refer*ncial teó*ico, a
</line>
</par><par>
<line>
metodologia d* *studo empr*endido, a apresentação dos dados leva*tados na
</line>
<line>
bibliometria
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. 19, n. 6, art. *, p. 26-46, jun. 2022 www4.fsa*et.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. E. M*r*n** *ilh*, J. M. S. *inho, T. C. B*rges, A. V. Marra
</line>
<line>
30
</line>
</par><par>
<line>
realizada, bem como a discussão de*te* dados, e as consideraçõ*s f*nais, incluindo limitações
</line>
<line>
d* *esquis* * **d*caçõe* p*ra p*squisas futu**s.
</line>
<line>
2 REFERE*CIAL TE*RICO
</line>
<line>
O r*fe*encial aborda*á os paradigmas da mudan*a orga*iz*cional, passando *elas
</line>
<line>
def*n*ções e *eorias de algun* autores sobre o processo de mudança, a*ém da* term*nolog*as
</line>
</par><par>
<line>
d* classifica*ão das mu*an*as organizacionais *nstitucionais numa pers*ect**a e
</line>
<line>
históric*.
</line>
</par><par>
<line>
2.1 A *udan*a o*g*n*zac*o*al
</line>
</par><par>
<line>
Até a décad* de 1970, a teor** das or*ani**ções era sus*entada pe*o entendimento *a
</line>
</par><par>
<line>
organ*zação *omo uma máquina, e precisava *e* *erida, red*zida a *eus temp*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
mo*i*entos, atos e processos, para q*e o ***esso fosse alcançad*. Assim foi estabelec*d* o
</line>
<line>
paradi*ma da es*abili*a**, ba*eado em v*lores c*mo perenidad*, meca***ismo, mu*anças
</line>
<line>
incrementai*, control* e comando. As mud*nças e*a* *istas como crise* e devi*m *er
</line>
<line>
combatidas, m*ntendo-*e o status *uo a qualquer cust* (FISCHER, 2002).
</line>
</par><par>
<line>
Já a partir da d*cada de 1970, diante
</line>
<line>
das prof*ndas alteraçõe* de natu*eza
</line>
<line>
soc*al,
</line>
</par><par>
<line>
e*onômica e polí*ica q*e *omeçara* a afetar as organizaç*e*, os mode*os de *es*ão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
paradigmas q*e lhes davam susten*ação p*ssaram a *er *evistos. O paradigma da *stabili*ade
</line>
<line>
p*s*ou a ser s*bstit*ído *elo paradigma da trans*o*ma*ão organi*acio*al, cuj*s mudanças não
</line>
<line>
eram mais l*ne*res e increm*n*ais, m*s abran*en*es, t*ansformadoras e mu*tidimensionais
</line>
</par><par>
<line>
(F*SCHER, 2002), imp*icando no estabe*ecimento de um
</line>
<line>
*o*o conjunto de va*ores para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
s*gme*to (WOOD JUN*OR, 20**).
</line>
</par><par>
<line>
Dessa forma, a mudança org*nizaciona* não po**a mai* ser
</line>
<line>
considera*a apenas um
</line>
</par><par>
<line>
pro*eto isolado, mas sim concebida e ge*enciada como um *rocesso de transformação
</line>
<line>
contínua, dinâmico, **m fi* *specífico, que busca di*ec**nar o *mprevisível, a partir de uma
</line>
<line>
visão clara, práticas estabelecidas, com *it*r*as d* curto prazo e e*s* alteraçã* ger*u diversas
</line>
<line>
teorias e modelos sobr* a forma como essas mudanças ac*ntece* o* d*veriam aco*te*er
</line>
<line>
(MACHADO; NEIVA, 20*7).
</line>
</par><par>
<line>
O modelo de **dança
</line>
<line>
em *r*s etapas, fr*quen**mente atribuído Kur* L*win, a
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</page><line>
considerado por mu*tos * base fundamental da gestã* da mu*ança e c*nsiste *o processo de
</line>
<line>
descongelar, mudar e recongelar, porém é bastante critic*do por outros estud*osos qu* o
</line>
<line>
R*v. FSA, T*r**in*, v. 19, *.6, art. 2, p. 26-46, jun. 2022 www4.fsanet.c*m.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Muda*ças *rg*n*zacionais no Setor Público B*asi*e*ro * Suas **po*ogias: Um Estu*o Bib**ométri*o
</line>
<line>
31
</line>
</par><par>
<line>
cons*de*am um m*delo que simplifica o p*o**sso de mudança, ap*sar *e sua impor*ância
</line>
<line>
permanecer inques*io*áv*l (CUMMINGS; BRIDGMAN; BR*WN, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a Kotter (19*9), o processo de mudança é compos*o por *ma sér*e de *ases,
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
cons**em um tem*o co*siderável. No e*tanto,
</line>
<line>
a
</line>
<line>
elimina*ão
</line>
<line>
de tais fas*s pode c*iar uma
</line>
</par><par>
<line>
i**são de vel*cidade, mas não irá pr*duzi* re*u*tado* sa*isfatórios. Além d*sso, des**ca qu* a
</line>
</par><par>
<line>
ocorr**cia de erros crí*ic*s em *ua*quer
</line>
<line>
*ma d*ssa* fases irá *xer*er um enorme im*act*,
</line>
</par><par>
<line>
causando uma d*sa*eleração e a anu*ação de co*quistas sign*f*cativas no pro*esso (KOTTER,
</line>
<line>
1999).
</line>
<line>
Na *entat*va de melhor com*reender a mudança or**nizaci*nal, L**rence (1991)
</line>
<line>
*esta*a qu* preci*amos enten*er o *orq*ê de as mudanças orga*i*aci*nai* *corr*re*, e pa*a
</line>
</par><par>
<line>
isso prop*e um *ramew**k
</line>
<line>
que a*range as div*rsas v*riáv*i* *ue influenciam a ***ança
</line>
</par><par>
<line>
*omo o comp**tamento do* membros da organiz*ção, o a*ra*j* organi*a**onal, stak*holders e
</line>
<line>
*orças ambi*ntais, social, técnica, econôm*ca e po*ítica.
</line>
<line>
Por **a vez, F*sc*er (2002) propõe um mo*elo d* gest*o da mudança q*e s* preocupa
</line>
<line>
em reali*ar levantamentos * *nálises de dados, pa*a o enten*iment* dos fluxo* de
</line>
</par><par>
<line>
comunicação, *os processos de **abalho e inter*ção e*t** dif*r*n**s ár*as d*
</line>
<line>
**ganização,
</line>
</par><par>
<line>
busca*do formas
</line>
<line>
de conceber e i**lementar as mud*nças e
</line>
<line>
os aper*eiçoamen*os de cu*to
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
médio pr*zo, contando com o envolvi*ento e partic**ação dos funcionários
</line>
<line>
*o processo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
transforma*ão o**anizac*onal de forma gradat*va em eventos estrutura*os, chegando por *im
</line>
<line>
n* monito*amento e avalia*ã* *as ações e ru*os do processo de muda*ça.
</line>
<line>
Dentro da abordagem institucionalista, Mahon*y * Thelen (2010, p. 4) a*irmam que a
</line>
</par><par>
<line>
mu**n*a i*stit**ional
</line>
<line>
ocorre "[] quando p*ob*emas na interpretação de r*gras *
</line>
<line>
execução
</line>
</par><par>
<line>
ab*em espa*o *ara os atores implementarem a* re*ras existent*s d* u*a nova man*ira". Isso
</line>
<line>
sign**ica di**r *ue as mudança* institucionais acontec*m * par*ir das **nsões, ambiguidades e
</line>
<line>
consider*çõe* sobre * dist*ibuiç** d* poder. Desta forma, como afirmam Costa e *e*lo
</line>
<line>
(2017, p.1*2), sob e*t* perspec*i*a do insti*ucionalism* históric*, "existe um *lemento
</line>
</par><par>
<line>
dinâmico, em q*e as ****ituiçõe* representam *omp*om*ssos duráveis ou acor*os,
</line>
<line>
emb**a
</line>
</par><par>
<line>
ainda não
</line>
<line>
resolvidos com ba*e na coalizão dinâmica, se**o, porta*to, semp** v*l*eráveis
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
mud*nças". Nes*e sent*d*, ca*e
</line>
<line>
*estacar * *efinição de ins*it*ições, mu*to além
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
organizações, adot*da p*r Maho*e* e T*elen (2010, p. 4), como *l*o com "carac*erísticas da
</line>
<line>
**da polí*ica e soc*** (regras, norma*, p**ced**ent*s) relativamente *ur*douras que
</line>
<line>
e*truturam os co*portamentos e que não pode* *er muda*a* de f*rm* fácil ou instantânea".
</line>
</par><par>
<line>
Além do* estudos sobre
</line>
<line>
como a mudança pod*r*a
</line>
<line>
ocorrer, *iversos au*ores se
</line>
</par><par>
</page><line>
ocupar*m em criar te**ias sobre as for*as que as mudança* po*eria* se apresentar, a partir
</line>
<line>
Rev. FSA, *e*esina PI, v. 19, n. 6, art. 2, p. 26-46, jun. 2022 www4.*sanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. *. M**anda Filho, J. M. S. *in*o, T. C. Bo**e*, A. V. Marra
</line>
<line>
3*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Mudanç* B*ta: os interv*los usados para medir **guma dimens*o estável
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
re*lidad* são *eajustados, em contraste c*m *s muda*ças *lpha, que são me*ida* em
</line>
<line>
intervalo* mais o* *eno* i***riáv*is.
</line>
</par><par>
<line>
M*d*nça G*mma: envolve
</line>
<line>
uma re*efini*ão ou nova conceituação de um
</line>
</par><par>
<line>
determinado do*ínio.
</line>
</par><par>
<line>
*ev*
</line>
<line>
Mudança de prim*ira ord*m: mudan*as d* aj*stamento, que não alt*ram os
</line>
</par><par>
<line>
(*986)
</line>
<line>
sistemas centrais e decorrem do des*nvolvimento e do crescimento n*tura* *a
</line>
<line>
organização, ou ocorre ainda q*ando ocorre um rápido crescimento e expansão da
</line>
<line>
org*nização, sem qu* haja m*dan*a de m**sã*, pro**sito ou p*radigma.
</line>
</par><par>
<line>
M*dança de segunda ordem ou transformação: acontecem no núc*eo
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
organiz**ão, e a*etam de forma p*ofunda aspectos centrais
</line>
<line>
como a m*ssão,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
**opósito, a
</line>
<line>
c*ltur* e a vis** ou pa*adigma organizaci*nal, portanto, *ão
</line>
</par><par>
<line>
irreversíveis.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 19, n.6, art. 2, p. 26-46, ju*. 20*2
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mudanças Orga*iz**ionais no *et*r Público B*asile*ro e Suas Tipologias: Um Est*d* Bi*liomé*ri*o
</line>
<line>
33
</line>
</par><par>
<line>
esquema* simultaneamente. **ata-*e *a mudança r*al
</line>
<line>
d* um esquema p*ra outro.
</line>
</par><par>
<line>
Os efeitos
</line>
<line>
nã* int*ncionais e in*spera*o* de segunda ordem são c*nse*uência dos
</line>
</par><par>
<line>
efeitos da primeir*.
</line>
<line>
Terc*ir* ordem (th*rd-order cha*ge): Neste nível, *lé* de u*a alteraçã* do
</line>
<line>
*s*uema *m si, a mudança foi alcançada a *ar*ir d* uma a*t*consci*ncia do grup*.
</line>
</par><par>
<line>
Efeitos d* terceir* o*dem ocorre* *m reação a
</line>
<line>
efei*os de segunda
</line>
<line>
ordem *
</line>
</par><par>
<line>
represent*m o s**gimento de esquemas inte*ramente
</line>
<line>
**vos. Esta s*t*aç*o está
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
forma profu*da, podendo alterar até me*mo a mis**o a cu*tur* organizacional, *
</line>
<line>
*fetando todos os aspectos da or*aniza*ã*, e com isso exige novos co**ortamentos
</line>
<line>
d*s membros.
</line>
</par><par>
<line>
Mahoney e
</line>
<line>
Mudança incremental ou *m camadas (l**ering): acrésci*o d* *ovas regras ao
</line>
</par><par>
<line>
Th*len
</line>
<line>
conjunto p*é-*xi*te**e, q*e pod* oco*rer *evido a *lter**ão na legi*l*çã*.
</line>
</par><par>
<line>
(2010)
</line>
<line>
Mudança p*r s*bst*tuição (displ*cement): substituição das *egras exist*ntes p*r
</line>
<line>
novas regr*s.
</line>
</par><par>
<line>
*udança *ela negligência (d*i*t): alteração do impac*o
</line>
<line>
*a s
</line>
<line>
regr*s existen*es
</line>
</par><par>
<line>
devido * muda**as a*vi*das *o **biente.
</line>
</par><par>
<line>
Mudanças p*la conversão: muda*ça na forma de
</line>
<line>
*plicaç*o das regra* *xistentes,
</line>
</par><par>
<line>
devido a um real*nham*nto e*traté*ico.
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Elaborado pelo* a*tores, 2021.
</line>
</par><par>
<line>
Co**orme evide*ci*do no quadro 1, *art* d* lit**atura *ubdivide os tipos de mudanças
</line>
<line>
or*anizacionai* em doi* (B*R*E; LITWIN, 1992; LE*Y, 19**; WA*ZLAWICK et al.,
</line>
<line>
1974), enquanto outr*s adotam a subdiv*são em três (GOLE**IEWSK* et al., 1976;
</line>
<line>
BA*TU*EK; MOCH, 1987) ou *uatr* (MAHONE*; THELEN, 2010). Ress*lt*-se que,
</line>
<line>
apesar d* algu**s di*erenças *ntre as ti*olog**s, há *ma sobreposiçã* significativ* *a
</line>
</par><par>
<line>
caracter*zação dos efeitos e da abrangê*cia
</line>
<line>
da* mu*ança* nas organi*açõ*s. Dentre as
</line>
</par><par>
<line>
s*melhanças n*s caracterizaçõe* destaca*-se as d*st**ções entre as ord*ns (**imei*a e
</line>
<line>
segunda; pri**ira, segunda e *erceira) e o nível de pr*fundi*ade das m*danças (as pr*fundas
</line>
</par><par>
<line>
de *edirecio*amento estr*tégi*o e *s com
</line>
<line>
*lteraç*es p**tua*s), *u s*ja, se são
</line>
</par><par>
<line>
t*ans*ormacionais *u não, usando a tipologia
</line>
<line>
de Burke e Litwin (*992). A *obreposição
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 1*, *. *, art. 2, p. 26-46, ju*. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. E. Miranda Filho, J. M. S. Pinho, T. C. *orges, A. V. Mar*a
</line>
<line>
34
</line>
</par><par>
<line>
t*mbém *s*á p*esente no dese*volviment* da tip**ogia p*opost* por W*tzlawick et al. (1974)
</line>
<line>
sobre a *rime*ra e a seg**da ordem nos estudos p*ster*ores, como L*vy (*986) e Bartunek e
</line>
<line>
Moch (1*87), utilizand* os m*smos *ermos, apesar das d*f*renciações nas carac*eriz*ções. As
</line>
<line>
muda*ças de primei** e segunda ordem propostas **r Wa*zlawick et *l. (19*4) são aná*ogas
</line>
<line>
respe*tivamente às m*d*nças al*ha * gamma de Golem*iew*ki *t *l. (1*76). Sobre Ba*tunek
</line>
</par><par>
<line>
e Mo*h (1*87), p*r exem*lo, *s
</line>
<line>
*feitos
</line>
<line>
de terceira ordem envolvem a t*an**orm*ç*o nas
</line>
</par><par>
<line>
formas esta*elecidas *e pensa* e de trabalhar, ocorrendo uma transformação *a estrutura das
</line>
</par><par>
<line>
org*nizações, se aprox*mando da de *e*und* o*dem de Watzlawi** et
</line>
<line>
a *.
</line>
<line>
(19*4) e d* Levy
</line>
</par><par>
<line>
(1986).
</line>
</par><par>
<line>
Em t*das *s tipol**ias, o úl**m* nível é o que corresponde a mudanças que alteram o
</line>
</par><par>
<line>
sis**ma
</line>
<line>
em
</line>
<line>
si
</line>
<line>
(WAT*LAWI*K
</line>
<line>
et
</line>
<line>
a l .,
</line>
<line>
1*74),
</line>
<line>
trazem
</line>
<line>
o
</line>
<line>
efe*ivamente
</line>
<line>
*ov*
</line>
</par><par>
<line>
(GOL**BIEWSKI *t al., 1976), **etam de forma profunda aspec*os centrais da org*nização
</line>
<line>
(LEVY, 1986), re*res*n*am o surg*mento de esquemas inteiramen** n*vos (BA*TUNE*;
</line>
</par><par>
<line>
*OCH, 1987), a*tera* toda a organiza*** de *orma pr*fu*da
</line>
<line>
(BUR*E; LITWIN, 1992),
</line>
</par><par>
<line>
c*ntem**ando um r*alinhamento e*tra**gic* (M*HON*Y; THELEN, 2010). Nesse sentido,
</line>
<line>
tais m*dan*as, *ar* Chapma* (*0**), d*vem ser estrutur*das a partir de tr*s ***s*õ*s centr*is
</line>
</par><par>
<line>
da ge*tão: a natureza e o es*opo das
</line>
<line>
organ*za*ões e o que constitui
</line>
<line>
melhorias p*ra
</line>
<line>
elas;
</line>
</par><par>
<line>
estratégias *dequadas para a*a*an*ar mudanças e
</line>
<line>
*apéis dos agentes *e mudança. So*re
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pr*meira que**ão, Chapman (200*)
</line>
<line>
d*stac* com
</line>
<line>
*ase em Brow* * C*vey (1987) que
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
situaçõe* de m*d*nç* transfor**cional *e faz ade*ua*o o uso da pers*ectiva e*oló*ica, *ois
</line>
</par><par>
<line>
essa *erspectiva permite inte*conectivi*ade das organ*za*ões den*ro de redes de p*rceir*s a
</line>
</par><par>
<line>
de n*gó*io*, consu*idores, ó**ãos regu*adores, comu*idade, grupos de interes*e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*oncorre*tes, co* ligaç*es e*tendidas *ara *utras orga*iza*ões.
</line>
</par><par>
<line>
S*g*ndo *h**ma* (2002), * í**eto
</line>
<line>
*a mudança **an*formacional pode pa*t*r de
</line>
</par><par>
<line>
qual**er ele*ento d**sa rede e tem o potenc*al para ser *utuamente *primorado por m*io d*
</line>
<line>
*ma interligação de propósitos. Sobr* a s**unda questão, a a*tora d*staca qu* nas mudança*
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
primeira ordem (transa**o*ais),
</line>
<line>
as int*rvenções ger*lmente são foc*das
</line>
<line>
em *struturas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sistema *ormais,
</line>
<line>
*r*ces*os de trabalho ou relaçõ*s do* grup*s de trab*lho, t*ndo
</line>
<line>
*omo
</line>
</par><par>
<line>
o*jetivo preparar
</line>
<line>
*s funcionário* para *azer mais as m*s*as c*isas (mudança *lf*) ou para
</line>
</par><par>
<line>
aumenta* o seu d**e**enho (alteração bet*).
</line>
<line>
Por outro lado, par* que a *udan*a transformacional, ta*bém c*nhecida como gama
</line>
</par><par>
<line>
ou
</line>
<line>
de *egunda ordem, oco*r*, os valores, *ren*as e at*tud*s precis*m ser alte*ados logo
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
prim*iras fases, uma vez que es*es se*ão a base das alte*ações (CHAPMAN, 2002). P*r fim,
</line>
</par><par>
<line>
sobre a *e*ceira q*estã*, Chapman (*002) de*taca que a mud*nça tra*sformac*onal
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. *9, n.6, ar*. 2, p. 26-46, jun. 2022 w*w4.fsanet.com.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mudanças O*ganizacionais no Seto* Públ*co B*asileiro e Suas Tipologias: Um Estudo Bibliométrico
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
beneficia*a por um* lideran*a *orte, pela criação de uma *is*o que am*lie a or*aniza*ã* para
</line>
<line>
al** do que ela é at*almente e *e*a susten*ação durante o *rocesso de implementa**o. N*ss*
</line>
</par><par>
<line>
tipo de mudanç*, *ada
</line>
<line>
pessoa que *erá afe*ada *ela mud*nça também considerada u* é
</line>
</par><par>
<line>
ag*nte d* m*danç*.
</line>
</par><par>
<line>
E* Ma*oney e Thelen (20*0) existem aproximações e**re *s mudança* incre*ent*is
</line>
</par><par>
<line>
e as mudança* trans*cionai* pro*osta* por Burke e L*tw*n (1992), ape*ar
</line>
<line>
*e tratar*m
</line>
</par><par>
<line>
especi*icame*te d* mudanças in*tit*cion*i*. Mahoney e Thelen (2010) assumem q*e as
</line>
</par><par>
<line>
mudanças
</line>
<line>
institu*ion*is também ocor*em de maneira contínua e
</line>
<line>
gr*du*l, evidenciando o
</line>
</par><par>
<line>
proc*sso dialético de mu*ança em
</line>
<line>
que a ação d*s *tores em disp*ta *s coalizões s*o e
</line>
</par><par>
<line>
*onstantes. Co*f*rm* pro*o**o p*r Mahon*y e Th*len (2010), nas disputas
</line>
<line>
por espa*os
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
poder,
</line>
<line>
as *ud*nças incrementais ***s**m alt*
</line>
<line>
p*ssibil*da*e de ve*o e ba*xo nível de
</line>
</par><par>
<line>
di**ri*io**ri*dade na inter*reta*ão/*xecuç*o;
</line>
<line>
as mudanças por sub*tituição
</line>
<line>
*ossuem baixa
</line>
</par><par>
<line>
p*ssibilidade de ve*o e
</line>
<line>
baixo
</line>
<line>
*íve* de d*scricionariedade na interpretação/e*ecução; as
</line>
</par><par>
<line>
mudanças pela negligê*cia p*s*uem alta pos*ibilid*de de
</line>
<line>
v*to
</line>
<line>
e a*to nível de
</line>
</par><par>
<line>
**scricionariedade na *nterpretação/*xecução; * as mudanças pela co*versão possuem baixa
</line>
<line>
possib*lidade d* v*t* e alto níve* de d*scri*ionariedad* na interp*e*ação/execução.
</line>
<line>
3 ME*ODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
Par* se alc*nçar o objetivo
</line>
<line>
*e real*za* u*a a*áli** d** estudos nacion*is acerca de
</line>
</par><par>
<line>
mud*nça org*nizacio*a*, *ublicados entre 2012-202*, foi realizado um estudo *iblio*ét*ico,
</line>
</par><par>
<line>
que consiste no "estudo dos aspectos quantitativos
</line>
<line>
da *r*dução, dis*emi*açã* e uso
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
i*fo*mação r*gistrada" (MACIAS-CHAPUL*, 199*, p.134).
</line>
<line>
**tou-se pela *tili*açã* das *uas primeiras *tapas da metodolog*a *roKnow-C, uma
</line>
<line>
vez que esta apr*senta um pro*esso est*u**rado, m*nimi*ando a seleção alea*ória * *ubjetiv*
</line>
</par><par>
<line>
(**ONSO
</line>
<line>
et al., 20*1). Es*e processo c*nsiste em uma metod*logia de construção do
</line>
</par><par>
<line>
co*hecimento de quatr* e*apas: 1) Realizar a seleção *o portfólio bib*iogr*fic*; 2) Reali*ar a
</line>
</par><par>
<line>
análise do p*rtfólio
</line>
<line>
bibliográfico; 3) A**l*s*r *istematica*ente * **rtfó*io bibli*gráfic*; 4)
</line>
</par><par>
<line>
Elab*rar o* obje*i*os d* pes*uisa (AFONSO et al., 2011).
</line>
</par><par>
<line>
A base de dado* *scolhida para a aplicaçã* *a primeira etapa do ProKnow-C, foi
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Web Of Science, cujo acess* s*
</line>
<line>
deu *or meio do Portal de Periódico *APES. Essa ba*e foi
</line>
</par><par>
</page><line>
*scolh*da **is ela c*ntém uma *ive*sid*de signifi*at*va de periódic** de bases de dado*
</line>
<line>
diferentes.
</line>
<line>
Na base de dados Web o* Science, f*i utilizada a busca por *ópic*, q** *erifica os
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina P*, v. 19, n. 6, ar*. 2, p. 26-46, ju*. 20*2 www4.fs*net.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. E. M*randa Filho, J. M. S. Pinho, T. C. *orges, *. V. Marra
</line>
<line>
*6
</line>
</par><par>
<line>
t*rm*s pesq*isad*s no tí*ulo, resumo e pala*ras-chave. D*s*a forma, buscando ab**car os
</line>
<line>
principais termos referentes ** tem* da mudança *rg**izacional na* organi**ções públicas
</line>
</par><par>
<line>
brasileira*, f** utilizad* a seguint*
</line>
<line>
expressão *a *usca: "("Public*") AND ("Organi?ation*
</line>
</par><par>
<line>
Chang*" OR "O*gani?ation* Transform*" OR "I*stit*t* Chang*" O* "**stit*t*
</line>
<line>
Transform*")". Para a construçã* da exp*essão, para permitir que as variaçõe* de escrita dos
</line>
</par><par>
<line>
termos *ossem co**empladas, utilizou-s* o caracter* "*"
</line>
<line>
um* vez
</line>
<line>
que ele pode representar
</line>
</par><par>
<line>
nenhum ou *i**rsos car*cteres * o **rac*ere
</line>
<line>
"? "
</line>
<line>
que pod* ser s*bstituído por qualquer
</line>
</par><par>
<line>
cara*tere.
</line>
</par><par>
<line>
As b*sc** fo*am rea*izadas em 24/11/2021, primeira*ente foram **to*nados 3.5*0
</line>
</par><par>
<line>
resultados. O *róxim*
</line>
<line>
pa*so consis*i* na aplica*ã*
</line>
<line>
d* filtro
</line>
<line>
"Ano* da publicação"
</line>
</par><par>
<line>
contemp**ndo * período de 2012 a 2021, fo*am *etornados *.*5* res**t*dos. P*ste*iorme*t*,
</line>
</par><par>
<line>
devido ao interesse em *barcar som*nte *r*anizaçõe* públ*cas brasile*ras,
</line>
<line>
aplic*u-se o filtro
</line>
</par><par>
<line>
"*aí*es/Regiões", sendo seleciona*a a opção "**azil", tendo com* r*torno 65 resultados.
</line>
<line>
Ne*ses resu**ados, foi encont*ada uma duplicata, restando, assim, 6* estudos.
</line>
<line>
N* próxi** foi real*zada a a*ális* d* *onteúdo desses e*tudo*, sen*o es*e um método
</line>
<line>
q*e *i*cula entre objetiv*dade e * *u*jetividade (SILVA; FOSSÁ, 2015), visando à extração
</line>
<line>
de s*ntidos, sig*ifi*ados e informaç*e* pro**ni*n*es dos *ados (CRESWELL, 2010). Seguiu-
</line>
<line>
*e então com as fases apresentad*s por B*rdin (2011): *) p**-a*ál*s*; 2) *xploração do
</line>
</par><par>
<line>
material e *) *rat*mento
</line>
<line>
*os resul*ados, infer*ncia e i*terpr*tação. Inicial*ente, procedeu-se
</line>
</par><par>
<line>
com a lei*ura dos t*tulos * resumos dos 64 tra*alhos, buscan*o aver*g*ar os e*tud** *derentes
</line>
</par><par>
<line>
ao es*opo da prese*te
</line>
<line>
pesquis*. Em seguida, foram
</line>
<line>
des*artados *1 estudo*
</line>
<line>
que não
</line>
</par><par>
<line>
mencionar*m mudança organizacion*l no *etor público, *esta*do então 1* tr*ba*ho*.
</line>
</par><par>
<line>
Posteriormente, procedeu-s* com lei*ura integr*l dos 13 a*tigos, com o i*tuito de ver*ficar a
</line>
<line>
quais tratavam *obre mudança or*aniz*cional em o*ganizações p*blica* bras*leiras. Ao f**al
</line>
</par><par>
<line>
des*e processo, * estudos *or** consid*rados ap*os para co*por a análise. A f**ura
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
apresenta o flu**grama com o processo de busca e se*eção *os arti*os de mod* sintet*za**.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 19, *.6, *rt. *, p. 2*-*6, jun. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mudança* Organiza*ionais no *etor Público Brasileiro e Suas Tipologia*: Um Estud* *ibliométrico
</line>
<line>
37
</line>
</par><par>
<line>
F*gu*a 1 - Etapas d* pesquis* biblio*étri*a
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabora*o pe**s aut*res, *02*.
</line>
<line>
Por f**, foi realizada a análi** bibliométrica dos 9 es*udos sele*iona**s, com *ase nas
</line>
</par><par>
<line>
**gui*tes categorias de análise: **blicações por an*,
</line>
<line>
pub*ica*ões *or nível de governo,
</line>
</par><par>
<line>
terminologias d* tipos de mu**nça utiliza*as, tip** de *ud***as abordad*s, au*ores e
</line>
<line>
relevância d*s *ublicações. As análi**s fo*am re**izada* atravé* d* software "Excel 365" e do
</line>
<line>
"bibl**met*ix", que é uma biblioteca disponível **ra *in*uagem *e pro*r*ma**o "R" (ARIA,
</line>
</par><par>
<line>
CU*CU*ULL*, 2017). E* re*ação à plo*a*em dos *ráfi*os,
</line>
<line>
optou-se pel* *tilizaçã* do
</line>
</par><par>
<line>
softwar* "Excel 365".
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresin* PI, v. 19, n. *, art. 2, p. 26-46, jun. *02*
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. *. Miranda Fil**, J. M. S. Pinho, T. C. Bo***s, A. V. Marra
</line>
<line>
38
</line>
</par><par>
<line>
4 RESUL*ADOS E DI*CUSSÃO
</line>
</par><par>
<line>
Quanto * *nálise te*p*r*l *eferen*e *o perío*o *e 2012 * 2021, *onforme disposto *a
</line>
<line>
fi**ra 2, ve*ificou-se que *ouve uma publicação por ano a p*rtir de 2015, o que se mant*ve
</line>
<line>
*té 2017. No ano seguin*e, houve u** publ**ação a mais, o q*e se mante*e ta*bém em 2*19.
</line>
<line>
No ano segu*nte, *ouve **a *ublicaç*o a m*nos q*e o ano anterio*. Em 2021, foi verificada
</line>
<line>
uma pu*lic*ção a*erente *o escopo deste t*abalho.
</line>
<line>
Fi*ura 2 - N*mero de pub*icações po* *no
</line>
</par><par>
<line>
*o*te: El*borado pe*o* aut*res, 2*21.
</line>
<line>
Em rel*ç*o ao nú*ero *e publicações por ente *ederado, *bservou-se um maior
</line>
<line>
*úmero de p*b*icações que abor**m a t*mát*ca no nível *ede*al, sig*ificativamente *aior do
</line>
<line>
que no nível estadual. Já *o âmbito municipa*, não foi verificada nenhuma publicação
</line>
<line>
aderente *o esc*po dest* trabalho, con*or*e disposto na figur* 3.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 19, n.6, art. 2, p. **-46, ju*. 2022
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*u*anças O*ganizacionais no *eto* Público Brasilei*o e Suas *ipologias: Um Estudo Bibliométric*
</line>
<line>
39
</line>
</par><par>
<line>
Figura 3 - Nú***o de publi*açõ*s por nível d* governo
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabo*a** pelos a*tores, **21.
</line>
<line>
O quad*o 2 aprese*ta a r**açã* dos 9 estu*os **alisados neste traba*ho, em *rdem
</line>
</par><par>
<line>
decrescente pel* ano da
</line>
<line>
pu*licaçã*. A cl*ssificação Qualis C**ES *tilizada foi a
</line>
</par><par>
<line>
correspondente ao quadriênio 2013-2016, uma vez qu* é a última disp*nível. Essa
</line>
</par><par>
<line>
classifica*ão não
</line>
<line>
esta*a disponível pa*a o "J*ur*al of Applie* Behavioral Science"., além
</line>
</par><par>
<line>
disso, a área de
</line>
<line>
avalia*ão
</line>
<line>
utilizada foi "Administração pú**ica e de empres**, Ciê**ia*
</line>
</par><par>
<line>
Contáb*is e Turismo" para *od*s os p**ió*icos, com ex*eção do "L**in Am*ric*n *o*icy",
</line>
<line>
*ue *ão rec*be* c*assif*cação nessa área e, portanto, foi ut*lizado a áre* de aval*ação "Ciênci*
</line>
</par><par>
<line>
política * relações internacionais" pa*a
</line>
<line>
c*mpor o quadro. O *uad*o 2 t*m*ém **resenta *
</line>
</par><par>
<line>
nú*ero total *e citaç*es da bas* "Web of Scienc*", para cad* um dos ar*i*os.
</line>
<line>
Quadro 2 - Li*ta de estudos an*lisad**
</line>
</par><par>
<line>
Referênci*
</line>
<line>
Fonte
</line>
<line>
I*SN
</line>
<line>
Qualis
</line>
<line>
Citações
</line>
<line>
(2013-
</line>
<line>
20*6)
</line>
</par><par>
<line>
*i*ra (2021)
</line>
<line>
*rganizaç*es & Sociedade
</line>
<line>
1984-9**0
</line>
<line>
A*
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Cabr*l e *i*ira (2020)
</line>
<line>
Revista *iê*cias
</line>
<line>
1**4-089*
</line>
<line>
B2
</line>
<line>
*
</line>
<line>
Admini*trativas
</line>
</par><par>
<line>
Ne*y, Fr**co e Neiva
</line>
<line>
Journal *f Applied
</line>
<line>
002*-8863
</line>
<line>-</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
(201*)
</line>
<line>
*ehavioral S*ience
</line>
</par><par>
<line>
Fi*g*ei*as, Ferna*de* e
</line>
<line>
*atin Am*rican Po*icy
</line>
<line>
204*-736*
</line>
<line>
B2
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
Pal*tti (2019)
</line>
</par><par>
<line>
Policarpo, Borges e
</line>
<line>
Revis*a Ci*ncias
</line>
<line>
1414-*896
</line>
<line>
B*
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
A*m*da (2018)
</line>
<line>
*d*in*stra*ivas
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 6, art. 2, p. 26-46, jun. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. *. Miranda *ilho, J. M. S. Pin*o, T. C. Borg*s, A. V. Marra
</line>
<line>
40
</line>
</par><par>
<line>
Coelho Jr. et al. (201*)
</line>
<line>
*nterna*ional J*urnal of
</line>
<line>
14**-*1*7
</line>
<line>
A2
</line>
<line>
2
</line>
<line>
In*ovation And *earni*g
</line>
</par><par>
<line>
Miranda e Cal*on (2017)
</line>
<line>
Re*ista do Serviço Públi*o
</line>
<line>
0034-924*
</line>
<line>
A*
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Gomes et al. (2016)
</line>
<line>
Adminis*ração Públ*ca e
</line>
<line>
2*75-5787
</line>
<line>
A2
</line>
<line>
0
</line>
<line>
Gestão Social
</line>
</par><par>
<line>
*erna*des, *or*es e
</line>
<line>
Cadernos Gestão Pública e
</line>
<line>
2236-5710
</line>
<line>
B2
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Nascime**o (2*15)
</line>
<line>
Cidadania
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Elab*rado pelos *utore*, 2*21.
</line>
</par><par>
<line>
Diante do quadro *, cabe *estacar *ue do* 9
</line>
<line>
es*udos, 2 foram pu**ica*os *o me*mo
</line>
</par><par>
<line>
per*ódic* (Re*ist* de Ci*ncias Administrativ**) e os
</line>
<line>
demais em periódi*os dis*into*. Em
</line>
</par><par>
<line>
relação **s autore*/coa*t**es, a a*álise rea*i*a** neste *raba**o ve*ifi*ou a participaçã* de um
</line>
</par><par>
<line>
tota* de 26 au*o*es/coau*ore* na produ*ã* dos 9 estudo* *eleciona*o*. De*ses
</line>
<line>
*6
</line>
</par><par>
<line>
autores/coautores, somente *i*go *ot* Vieir* (2020 e 20*1) pu*licou mais de um a*tigo ao
</line>
<line>
l*ngo do pe*íodo analisa*o.
</line>
<line>
Com *el*ção ao conteúdo, a *esquisa científi** nac*onal praticamente descart*u o
</line>
<line>
**ncei*o de mudança transaciona* de B**ke e Litwin (1992). To*os os artigos sel*cionados,
</line>
<line>
quan*o tratam de *udanç*s, se re**rem às mud*nças profundas, *e tr*ca de valo*es o* *e
</line>
<line>
pa**digmas. Não houve p*squisa* tra*ando de m*dança* i*stituc****is graduais, ad *oc, que
</line>
</par><par>
<line>
se *pera* d* forma
</line>
<line>
p**gress*va. Dentr* os artigos analisados, apenas um
</line>
<line>
classifi*ou
</line>
</par><par>
<line>
expl*cit*me**e *ipo de mudança, que f*i *lassificada como conversão, em conformidade o
</line>
<line>
com a terminologia prop*sta M*h*n*y e Thel** (2*10), embor* tr*s a*t*g*s tenham ut*lizado
</line>
<line>
a abordagem do institucionalismo histór*co dest*s *ois autores. Viera (2021) t*abalha com os
</line>
<line>
*res**p*stos de Mah*ney * Thelen (2010), p** meio *o *odelo de Mudança **s*i*ucio*al
</line>
<line>
Gradual e Trans*ormat*va (MIGT), acres*ent*ndo novo* elemen*os na análi*e de com*
</line>
<line>
stakeho*ders se agrupam em coalizões a *arti* de crenças co*p**tilha*as.
</line>
<line>
Apenas quatro *os artigos ab*rdaram tipologias class*fic*tórias em seu ref*ren*ia*,
</line>
<line>
sendo qu* um deles abarco* o estudo a *ar*ir d* classifi*aç*o d* liderança. Policarpo, B*rge*
</line>
<line>
e Alm*da (2018) *v*liam a influência das lide*anças no *om*orta*e*to e reações ind*viduais,
</line>
</par><par>
<line>
d*ntro
</line>
<line>
do proces*o
</line>
<line>
de m*dança organizacion*l a partir da ti*ologia
</line>
<line>
de li*erança *riada
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
</page><line>
Burns (B*RNS, 197* apud *OLICARP*, BO*GES, A*MADA, 2018): tra***cional,
</line>
<line>
tran*forma*ional o* laissez-fa*re (sem estilo defini*o). O es*udo i**icou que o *stil* de
</line>
<line>
liderança não possui *mpa*to na acei*a*ão à mu*anç*, m*s q*e o des*mpenho da lidera*ç*
</line>
<line>
(independentemen*e do es*ilo) influencia o compor*ame*to. A pesqu*sa ava*ia uma
</line>
<line>
r*estrutura*ão na Rede *e Educaçã* Profissiona* e Tecnológica no país, de mod* ser poss*ve*
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 19, n.6, art. 2, p. *6-46, jun. 2022 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mudanças *rganizacionais no Setor P*blico Brasileiro e Suas T*pologias: Um Estudo Bibli*métrico
</line>
<line>
41
</line>
</par><par>
<line>
inf*r*r que se trat* d* *ma mudança transform*cional.
</line>
</par><par>
<line>
O* dois artigos que *b*rda**m tipolo*ias *e mudanç* organizacional a f*zeram a parti*
</line>
</par><par>
<line>
mo*elo
</line>
<line>
** mud*n*a *n***tucional de M**oney e *h*len (2010). Cabra* e Vieir* (2020)
</line>
</par><par>
<line>
*valiam a mu*a*ça **l* ponto de v*sta
</line>
<line>
dos st*k*h*lder* e seu *ap*l como *gente d*
</line>
</par><par>
<line>
muda**a, ut*lizando-se da tipo**g*a d* *lassificaç*o p*opo**a p** Mahoney e Thele* (2010),
</line>
<line>
que iden*i*ic* tipo* de *uda*ça a partir de do*s eix*s, o con*e*t* po*ítico e o nív*l de
</line>
</par><par>
<line>
discricionariedade na i*ter*retação e impl*ment*ção
</line>
<line>
das
</line>
<line>
normas, classificando as
</line>
<line>
*udanç*s
</line>
</par><par>
<line>
em: incr*me*tal, substituição, conv*rs*o e negligência (MAHO*EY; THELEN, 201*). A
</line>
<line>
pesquisa aborda a mud*nça int*r*a, dentro de entidade* sujeitas à aç*o *egul*dora do estado,
</line>
</par><par>
<line>
*em como **ais a*
</line>
<line>
in*luências *ue * órgã* r*gul*do* possui no agent* r*gu**do, como
</line>
</par><par>
<line>
s**keh**der. O artigo é s*tuado em *m c**texto i*stitu*ional *ujeito a
</line>
<line>
mudanças
</line>
</par><par>
<line>
transformativas, de modo
</line>
<line>
que podemos clas*if*car
</line>
<line>
***o muda*ças
</line>
<line>
transformacio*a**.
</line>
</par><par>
<line>
Mira*d* e *almon (2*17) t*mbém par*em do modelo da mudança de *a*o*ey * Thelen
</line>
<line>
(201*) para analisar os proc**sos *e *udan*a ins*itucio*al na A*ência Nacional de
</line>
</par><par>
<line>
Transpo*t*s Aquav*ário* (Antaq) e na A*ênc*a Na*ion*l
</line>
<line>
de Transpor*es *err*stres (ANT*),
</line>
</par><par>
<line>
ocorri*a p*la institucio*alização das su*s ouvidorias. * *ipo de mudanç*
</line>
<line>
institucional
</line>
</par><par>
<line>
encontrado
</line>
<line>
nas duas agências foi o d* *onversão, em que os agentes d* muda*ça *ão
</line>
</par><par>
<line>
promov*m, necessariame*te, a alteraç*o de regras e n*rmas, pelo contrário, acontec*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
reinte*pret*ção das
</line>
<line>
regras em favor *esses agentes. **eira (2021) *o es**dar a atuaç** de
</line>
</par><par>
<line>
stakeholders e c*alizões
</line>
<line>
de d*fesa *a Usi*a Hid*oelétrica
</line>
<line>
de *e*o *ont* afi*ma que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
mudanç* insti*ucional fo* dos tipos sub*tituiç*o, conversão e em *amada*.
</line>
<line>
*om relação aos demais arti**s, t*dos ele* av*liara*, de alguma maneira, mud*nças
</line>
</par><par>
<line>
transformacionai* (BUR*E; LIT*IN, 1992), *pesar de não
</line>
<line>
citar nenhum *ip*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
c*assificação no referencial teóric*. Algu*s *eles
</line>
<line>
tiv*ram f*co no indivíduo, como *ery,
</line>
</par><par>
<line>
Fra*co e Neiva (2019), que ava*i*m a **dança or*anizacional * partir de
</line>
<line>
atribu**s
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
planejamen**, r*sco percebido, aceitação, ceticismo, me*o e bem-esta*. Não foi tratad* o porte
</line>
</par><par>
<line>
ou tipol*gi* da mudança, *as sim a
</line>
<line>
o *roces*o cognit*v* *ndi*idual e quais elem*nto*
</line>
</par><par>
<line>
possuem impact** neste. Coelho Jr. et al. (2018) r*ali*** pesqu*s* sobre mudança
</line>
</par><par>
<line>
orga*izaci*nal a p*rtir dos elementos da resistência e da cultura organizacional
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
admi**stração pública f*d*ral locali*ada em São Paulo. * pe*qui*a r*forçou a imp*rtância d*s
</line>
</par><par>
<line>
agentes
</line>
<line>
*e mudança e* empr*enderem soluçõ*s e processos específicos à situação, em
</line>
</par><par>
<line>
ade*ên*ia à* concepções de Sch*in (1**4). Go*es et al. (2016) an*lisa* as configuraçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
iden*itárias
</line>
<line>
manifestadas p** gest*res
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*ma organi*ação *ública *e defesa sanitária
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
ins**ção ag*opecuária, consider*ndo que *s mud*nças po*suem importantes implicações
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 6, a*t. 2, p. *6-46, j*n. 2022 www4.*sanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. E. Miran*a Filho, J. M. S. Pinho, *. *. Bor***, A. V. Marra
</line>
<line>
42
</line>
</par><par>
<line>
identitárias para a organ*zação.
</line>
</par><par>
<line>
Pelo pon*o de vista d* orga*ização, Filgueiras, *ernande* e Palotti (2*1*) tra*am a
</line>
<line>
m*dança institucio*al * parti* da transformação dig*tal e se* impac*o n* prest*ção de serviços
</line>
<line>
*ú*licos, *ncorpor*ndo-se * reforma buroc*ática. Fe**and*s, Moraes e Nascimento (*015)
</line>
<line>
retratam a mo*ernizaçã* *a est*utura p**lic* pia*iense a par**r de uma *eforma a**inist*ativa
</line>
</par><par>
<line>
**tre 2003 e *007, apresent*da por con*eito* *e isomorfis*o *i*étic*, nor*ativo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
coercitivo. *s principais muda*ças implementa*as foram a criação das ouvidorias e das
</line>
<line>
contr*l*dorias do estado, alter*ç*es na estrutura administrativa, plan* de ca*r**ra d*
</line>
<line>
s*r*id*re*, ca*acterísticas do mode*o *er*ncia*.
</line>
<line>
Diante da análise dos artigos selecio*ad*s para este estudo, verificou-se que *enhum
</line>
<line>
do* *rtigos anali**dos abordo* m*danças *ncrementa*s (BU*KE, LITWIN, 19*2), a maior*a
</line>
<line>
não **aliza nenh*m tipo *e classi*icaç*o, m*s que * mais *tilizada é * de Mahon** e Thel*n
</line>
<line>
(2010), indic*ndo qu* a *bordagem do institu*io*alismo *istór*co é predomin*n*e nos estudos
</line>
<line>
nac**na*s *as muda*ça* e* organiz*ções públicas. Este re*ultado era espe**d* con**d*ran*o
</line>
</par><par>
<line>
que, c*mo
</line>
<line>
afir**m Mahoney e Thelen (2010),
</line>
<line>
n* que
</line>
<line>
tange a or*an*zações públicas e,
</line>
</par><par>
<line>
consequ*ntemente, * po*íticas públ*ca*, é es*encial * insti*ucionalidade para se *eco*hec*r
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
aval*ar os
</line>
<line>
*esultados *as mu**nças
</line>
<line>
e *a imple*entaç*o de p*l*ticas púb*ic*s. Contu*o, tais
</line>
</par><par>
<line>
a*hados, de certa forma, corroboram par*i*lm**t* com Va* Der Hei*den e Kuhl*ann (2017)
</line>
</par><par>
<line>
que ao fazerem uma revisão sist*mática inte*n*c*ona* afirmam q*e, apesar ** modelo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mudança
</line>
<line>
institucion*l de Mahon*y e *helen (201*) ser o mais frequen*em*n*e c*tado, sua
</line>
</par><par>
<line>
apl*ca**o *inda é limitada.
</line>
<line>
* CONSIDER*ÇÕES FINA*S
</line>
<line>
Mudanças organiz*c*onais co**inu* sendo u* tema q*e c*a** a ate*ção dos
</line>
<line>
administradores. **ja p*lo ponto de vista da m*d*nç* em si, das r*ações às mu*a*ças ou das
</line>
</par><par>
<line>
culturas nas or*anizaç*es, a comunidade acadêmica
</line>
<line>
continu* empre*ndendo pesquisas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
estu*o* sob*e o tema.
</line>
</par><par>
<line>
Este tra*alho propôs-se a
</line>
<line>
an*lisar a pr*dução c**ntífica bra*ilei*a s*bre mudanças
</line>
</par><par>
<line>
or*anizacionais e sua* t*polog*as, publicada no período *e 2012-2021, a *artir de um estud*
</line>
</par><par>
<line>
b*b*iométri**. Apesar de o c*mpo de análise ter sid*
</line>
<line>
apenas
</line>
<line>
as org*niz*ções pú*licas e e*
</line>
</par><par>
<line>
apenas na *ase *e da*o* Web of S*ie*ce,
</line>
<line>
por mai* representat*va q*e seja, isso p*de *er
</line>
</par><par>
<line>
consi*e*ad* uma
</line>
<line>
limita*ão do traba*h*. Contudo,
</line>
<line>
foi possível per*eber
</line>
<line>
q*e o t*ma
</line>
</par><par>
</page><line>
re*acionado à mudança org**i*acional em organiza*õ*s p*bl*cas não tem sido foco *e mu*tos
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.*, a*t. 2, p. 26-46, jun. 202* w*w4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mudanças Organizac*onais n* Set*r Público Brasileiro e **a* *ip*logias: Um Estudo Bibli**étric*
</line>
<line>
43
</line>
</par><par>
<line>
tr*balhos, *ão se*do en*ontr*das mais
</line>
<line>
q*e duas publica*ões
</line>
<line>
por ano, sendo as existe*t*s
</line>
</par><par>
<line>
focadas na admini*tração pública fede*al. Os tr*balho* anal*sa*os també* nã*
</line>
<line>
p*ssuem
</line>
</par><par>
<line>
muit*s c*t*ções,
</line>
<line>
não o*s*a*te terem sido publicados em pe*iódic** com clas*ificação
</line>
</par><par>
<line>
Qualis/C**E*.
</line>
</par><par>
<line>
As divers** t*rm*nologias de mudança or*an*zac*onal propost*s **l*s autores de**e o
</line>
</par><par>
<line>
iníc*o *os estudos organizac*onais não foram
</line>
<line>
retra*ad*s n*s trabal*os *nal*sados *e*ta
</line>
</par><par>
<line>
pesqu*sa, ao *asso que todos os a*tigos an*li*ados retrata* mu*anças p*ofundas, d* troca d*
</line>
<line>
valore* ou d* paradigmas, inferidas c*mo mudanç* transforma*ional, além de trê* artigo* q**
</line>
</par><par>
<line>
aborda*am a tipologi* ** mu*an*a a
</line>
<line>
partir dos c*nce*to* de Mahoney e Thelen (20*0), que
</line>
</par><par>
<line>
abordam as muda*ças instituci*na*s a partir d* institucion*lismo histór*co.
</line>
</par><par>
<line>
*omo contribui*õe* do estu**, a*redita-se que colabor* para a
</line>
<line>
pe*qui*a **bre
</line>
</par><par>
<line>
mudanças organizacionai*, uma *ez *ue apresen*a as publicações re*entes sobre o tema e *ma
</line>
<line>
tendência de anális*, a partir de estudos do c*mp* da a*ministração pública. Enten*er o que
</line>
</par><par>
<line>
vem sendo pesquisado *obre o tema atual**nte nos
</line>
<line>
demonst** *ventuais lacunas existentes,
</line>
</par><par>
<line>
bem com* os focos atuais da comunidade acadêmi*a. Para pesquisas *uturas, suge*e-s*
</line>
<line>
ana*isar como as m*danças estão sendo e*tudadas pela c**unida*e **ternacional. **m*ém
</line>
<line>
**gere-se avaliar a m*dança em um contex*o *rga*iza*i*nal g*ral, não apenas públi*o, *omo
</line>
<line>
f*rm* de e*tender o m*do como as ti*ologias de *udança serão retra*ada*, apesar da c*rteza
</line>
</par><par>
<line>
d* que a mudança *rgan*z*cional uma tare*a dif*cil de ser mensurada e defin*d* de forma é
</line>
<line>
clara, po*s envolve aspecto* comple*os, diver*** * in*rínse**s a ca*a organ*zação.
</line>
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Como Refer**ciar este A**ig*, *o*forme ABNT:
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MIRAN*A FILHO, D. *; *INHO, J. M. S; BO**ES, T. C; MARRA, A. V. *udanças
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*rganizacionais no Setor Pú*l*co Brasile*ro e Suas Tip*logia*: Um Estu*o *iblio*étric*. Rev. FS*,
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Teresina, v.19, n. 6, *rt. 2, p. 26-*6, jun. 202*.
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C*n*ribuição **s *uto*e*
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D. *. *ira**a Filho
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J . M . S. Pinho
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T. *. *org*s
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A. V. Ma*ra
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1) concepç*o e *lan*ja**nto.
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X
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X
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X
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X
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2) análise * interpreta*ão dos *ados.
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X
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X
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X
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3) elaboração do rascunh* ou na r**isão c*íti*a do conteúd*.
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X
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X
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*
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X
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4) participação na aprovaç*o da versão final do man*scri*o.
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X
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X
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X
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Rev. *SA, T*resina, v. 1*, n.6, art. 2, p. 26-*6, jun. 2022
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www4.*sa*et.com.br/revista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)