A Aceitação do Consumidor em Inserir Insetos na Dieta Alimentar / Consumer Acceptance of Inserting Insects Into the Diet

Afonso Guilherme Ferreira Egidio, Luciana Ferreira da Silva

Abstract


A insegurança alimentar é um tema relevante para a sociedade. Segundo a Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), até o ano de 2050, o mundo precisará aumentar a produção de alimentos em 60% e 40% a mais de água para suprir a necessidade mundial. Uma das alternativas para combater essa insegurança alimentar eminente é o consumo de insetos, visto que, segundo estudos científicos, alguns insetos têm índices proteicos maiores que a carne de frango, por exemplo. Dessa forma, este estudo tem o propósito de argumentar como os insetos podem ser uma opção sustentável para evitar a falta de proteína nas próximas gerações, analisar a opinião do consumidor em aceitar ou não a inclusão de insetos na dieta alimentar e analisar a viabilidade de investimento nesse ramo alimentício (com base na opinião dos consumidores). Os dados foram reunidos por meio de pesquisa em referencial teórico e foi aplicado um questionário eletrônico de opinião, com o objetivo de investigar a aceitação do consumidor em consumir ou não insetos como fonte de alimento, a análise dos dados foi realizada de forma descritiva. Verificou-se através da pesquisa de opinião aplicada que a maioria dos entrevistados fazem a ingestão de carne bovina e uma minoria de carne de frango. Os entrevistados têm curiosidade em consumir insetos no futuro, mas não conseguem enxergar os benefícios agregados no consumo como: maior teor nutricional, produção sustentável e racionalização de alimentos, por esse motivo, não seria viável o investimento financeiro em criação de insetos neste momento, por não ter clientes no mercado para consumir e comprar esse produto.

Palavras-chave: Marketing e Comunicação. Gestão do Agronegócio. Satisfação do consumidor.

ABSTRACT

Food insecurity is a relevant issue for society. According to the Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), by the year 2050, the world will need to increase food production by 60% and 40% more water to meet global needs. One of the alternatives to combat this imminent food insecurity is the consumption of insects, since, according to scientific studies, some insects have higher protein levels than chicken meat, for example. Thus, this study has the purpose of arguing how insects can be a sustainable option to avoid the lack of protein in the next generations, analyze the consumer's opinion on accepting or not the inclusion of insects in the diet, and analyze the viability of investment in this food branch (based on the consumer's opinion). The data were gathered through research in theoretical references and an electronic opinion questionnaire was applied, with the objective of investigating the consumer's acceptance of consuming or not insects as a food source. The data analysis was carried out descriptively. It was verified through the applied opinion survey that most of the interviewees eat beef and a minority eat chicken. The interviewees are curious about consuming insects in the future, but they can't see the benefits added in the consumption as: higher nutritional content, sustainable production and rationalization of food, for this reason, it would not be viable the financial investment in insects breeding at this moment, for not having customers in the market to consume and buy this product.

Keywords: Marketing and Communication. Agribusiness Management. Customer Satisfaction.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.7.1

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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)