A Motivação na Teoria da Instrução de Jerome Bruner e a Alfabetização Infantil / Motivation in Jerome Bruner’s Instruction Theory and Children’s Literacy

Aline Aguiar Lima, Marília Maia Lincoln Barreira

Abstract


O processo de alfabetização infantil é uma etapa crucial para o desenvolvimento escolar das crianças, pois nas habilidades de leitura e escrita todas as aprendizagens escolares estarão ancoradas, pois essas competências estão intimamente ligadas ao sucesso (ou fracasso) escolar. Dessa forma, sob a luz da Teoria da Instrução de Jerome Bruner e a ideia de que os alunos possuem uma predisposição para aprendizagem, que o presente trabalho busca compreender a importância da motivação no processo de alfabetização infantil. A pesquisa que aqui se apresenta trata-se de uma pesquisa bibliográfica com base em uma revisão narrativa de literatura; foram buscados nos livros originais traduzidos de Jerome Bruner (1966, 1975, 1997 e 2001), Bandura (1986), Herzberg (1959), Maslow (1943) e McClelland (1961) e nas bases de dados Pepsic e Scielo, estudos e pesquisas sobre a Teoria da Instrução de Jerome Bruner, motivação na aprendizagem e alfabetização infantil. Bruner nos mostra que, para o processo de ensino-aprendizagem ocorrer, o aluno precisa estar motivado, ou melhor, predisposto para aprender. Desse modo, considera-se a motivação como papel importante nesse processo de sucesso ou fracasso escolar. A motivação extrínseca pode ser importante para iniciar determinadas atividades para ativação delas, mas essa atividade será melhorada e suportada por motivos intrínsecos.

 

Palavras-chave: Motivação. Teoria da Instrução. Alfabetização Infantil.

 

ABSTRACT

 

The child literacy process is a crucial stage for children's school development, as it is in reading and writing skills that all school learning will be anchored; those skills are closely linked to school success (or failure). Then, based on Jerome Bruner's Theory of Instruction and in his the idea that students have a predisposition to learning, this paper propose itself to understand the importance of the motivation in the process of child literacy. The research presented here is a bibliographic research based on a narrative literature review; it was searched in the original translated books by Jerome Bruner (1966, 1975, 1997 and 2001), Bandura (1986), Herzberg (1959), Maslow (1943) and McClelland (1961) and in the Pepsic and Scielo databases, studies and research on Jerome Bruner's Theory of Instruction, learning motivation and child literacy. Bruner shows us that for the teaching-learning process to occur, the student needs to be motivated, or rather, predisposed to learn. Thus, motivation is considered an important role in this process of school success or failure. Extrinsic motivation can be important to start certain activities, to activate them; but this activity will be enhanced and supported for intrinsic reasons.

 

Keywords: Motivation. Theory of Instruction. Children's Literacy.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.5.9

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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)