<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 3, art. 8, p. 150-164, m*r. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.3.8
</line>
<line>
Us* da Lógica Paraconsistente Anot*d* Evidenci*l E *m Sist**as de Logístic*
</line>
<line>
*se of Paraco*sistent Ann*tate* E*idential *ogic Et in Log**tics *ystems
</line>
<line>
Li*iam *ayuri *a*amoto
</line>
<line>
D*utorado em Engenhar*a d* Produção pela U***ersidade *aulista
</line>
<line>
Mestra *m Engenha*ia da Produç*o pela Universid*de *aulista
</line>
<line>
E-mail: l*liam.saka*ot*@gmail.co*
</line>
<line>
*air Min*ro *be
</line>
<line>
Doutor em *i**sofia pe*a Universidade d* S*o Paulo
</line>
<line>
Pr*fessor da Un*versidade Paulis*a
</line>
<line>
E-m*il: jairabe@uo*.com.*r
</line>
<line>
L*iz An*ônio de Li*a
</line>
<line>
D*u*orado em E*gen*aria de Produç*o pela Universidade Paulista
</line>
<line>
M*stre em Engenha*i* d* P*od*ção p*la U**versidade Pauli*t*
</line>
<line>
Prof*ssor da Uni*ersidad* *a*lista
</line>
<line>
E-mail: luizlima@un*p.br
</line>
<line>
Ni*s*n Amado de **u*a
</line>
<line>
Me*trado em *ngenharia ** Produçã* pela Un*versidad* Paul*sta
</line>
<line>
Gradu*ção em Pe*agogi* pela Univ**sidade No*te do Paraná
</line>
<line>
E-m*il: n*l*on.amado@gmail.com
</line>
<line>
Jo*a*as Sant*s de Sou**
</line>
<line>
Douto*ado em Engenharia de P*oduçã* *ela Universidade Paulis*a
</line>
<line>
Mestre *m Engenharia de Produção *ela Un*v*rsidade P*ulista
</line>
<line>
E-m*il: j*n*tas*516@gmail.com
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: Liliam Sayur* Sakamoto
</line>
</par><par>
<line>
*niv*r*idade
</line>
<line>
*aulista.
</line>
<line>
Avenida
</line>
<line>
Pau*ista, 900
</line>
<line>-</line>
<line>
Be*a
</line>
</par><par>
<line>
V**ta São P*ulo - SP, *rasil.
</line>
<line>
*d*tor-C*efe: Dr. Tonny Kerle* de A*encar
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: *air Minoro Abe
</line>
<line>
Ro*r**ue*
</line>
</par><par>
<line>
Universi*ade Paulist*, Ins*ituto de Ciê*cias Exata* e
</line>
</par><par>
<line>
Tecnologia, Instituto de Ci*nc*as *xatas e Tecnologia.
</line>
<line>
Artigo re*ebido *m 14/*5/2021. Última
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Dr. Bac*lar, 1212, Mi*and*polis, 040*6002 - São Paulo,
</line>
<line>
recebida em 27/0*/2021. Apro**do em 28/05/2021.
</line>
</par><par>
<line>
SP - Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ç*: *ui* Antônio ** Lim*
</line>
<line>
Av*l**do pelo si*tema T*iple Rev*ew: Desk Revi*w *)
</line>
</par><par>
<line>
Winfor*a Consultoria em Informá*i*a - *tda. Rua São
</line>
<line>
p*lo Editor-Chefe; * b) **u*l* *lind Review
</line>
</par><par>
<line>
B*nto, 82 Conj. 302, Cen*ro, *1010*00 - São Pa*lo, SP -
</line>
<line>
(aval*ação ce*a por dois avaliadores da área).
</line>
</par><par>
<line>
Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
E**ereço:
</line>
<line>
Nilson Am*do de Souza
</line>
<line>
Revisão: Grama*i*al, Norma*iva e de Fo*m*t*ção
</line>
</par><par>
<line>
Universidade
</line>
<line>
Paulista.
</line>
<line>
Av*nida
</line>
<line>
Pau*i*ta,
</line>
<line>
900
</line>
<line>-</line>
<line>
Bela
</line>
</par><par>
<line>
Vista São *aulo - SP, *r*sil.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Jonatas San*os d* Souza
</line>
</par><par>
</page><line>
Univ*rs*dade Pauli*ta. Avenida *aulist*, 9*0 - B**a
</line>
<line>
Vi*t* S** Paulo - S*, Bra*i*.
</line>
<line>
*GÊN*IA D* F*MENT*S: O pr*sente trab*l** foi rea*izado *om apoi* *a *oordenaçã* de Aperfeiçoamento de Pe*soal
</line>
<line>
de Nível Superior - Brasil (CAPE*) - Código de Financiamento 00*, Processo N. 23038.013648/2018-51.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Us* da Lóg*ca Paraconsistente A*otada Evi*enc*al E em *i*tema* de Logística
</line>
<line>
151
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
*est* artigo for*m analisados *s Sistemas de Logística tradicionais ** utilização dos mó*ulos
</line>
</par><par>
<line>
de rastreament* de veí*ulos que usam proc*ssos tradicionais e lógica cl*ssica, c*m
</line>
<line>
um *
</line>
</par><par>
<line>
proposta de transform*ção dig*tal e imple*entação do *so da *ógic* Parac*nsistente Anotada
</line>
<line>
Evi*encial Et para a oti*iz*ção e diminui*ão da exposição ao ri*co do proces*o de transport*
</line>
</par><par>
<line>
de cargas. A Met*dologia
</line>
<line>
usada foi a **ilização do a*goritmo para-*nalisador, com seleçã*
</line>
</par><par>
<line>
d*s espe*i*listas sobre as quest*es
</line>
<line>
de melh*ria, uso de questio*ári*s ** lógica aplicad*s.
</line>
</par><par>
<line>
Send* que os pri*cipais *esultados foram compa*ad*s *o Ca*o de Estud* do Consórcio
</line>
</par><par>
<line>
Mod*la* Volk*wagem - Camin*õe* e ôni*us, do pon*o d*
</line>
<line>
vi s t a
</line>
<line>
logístic*, *o qual os **ês
</line>
</par><par>
<line>
fatores pre*o*derantes a*vin*os **sse estudo podem *o*provar
</line>
<line>
a implementação
</line>
<line>
d*ssa
</line>
</par><par>
<line>
inovaçã*.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-cha*e: Lógica *ão Clássic*. Ló*ica *araco*sistente Ano*ada Ev*dencial E.
</line>
<line>
Sistema* de Lo*ís*ica.
</line>
<line>
*BSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
In t*is arti*le, th* t*aditional L*g*st*c* Syst*ms were an*lyzed in t*e use
</line>
<line>
of *ehicle tr*cking
</line>
</par><par>
<line>
modules that
</line>
<line>
use *raditiona* process*s and Classic Logic, wit* * proposal fo* digital
</line>
</par><par>
<line>
*ransformation and implementation *f the use of *araco**is*ent Annotated *vident*** Logic
</line>
</par><par>
<line>
*t for opt*mization and redu*tion
</line>
<line>
*f *isk exp*s*re *f th* carg* t*ansport process. The
</line>
</par><par>
<line>
methodolog* used was the us* *f the para-analyz*r algorithm, *ith *elect**n *f speciali*ts on
</line>
<line>
the i*sues of improve*en*, use of applied logic quest*onn*ires. Th* main result* were
</line>
</par><par>
<line>
compa**d
</line>
<line>
to the *ase Stud* of the *olkswagem Modular Consortium - *rucks **d buses,
</line>
</par><par>
<line>
from * logis*i*** p*i*t of v*e*, in whi*h the three m*in f*ct**s arising f*om this study that can
</line>
<line>
prove the *mp*em*ntation of this innovation.
</line>
<line>
K*ywords: Non-C*assic Logic. Paracons*s*en* Ann*tated Evid*nt*al L*g** Et. Logistic
</line>
<line>
Sy*t*ms.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 19, n. 3, art. 8, p. 150-164, m*r. 2*2*
</line>
<line>
www4.fs*net.*om.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. *. S*kamoto, J. M. A*e, *. A. Lima, N. A. Souza, J. S. S*uza
</line>
<line>
***
</line>
</par><par>
<line>
* *NTRODU*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
O objetivo deste art*go está pautado em analisar os Sistema* *e Logístic* *r*dicion*is
</line>
</par><par>
<line>
na uti*iz*ção *o* *ódulo* d* rastre**ento de veí*ulos
</line>
<line>
que usam process*s baseados **
</line>
</par><par>
<line>
ló*i*as c*ássicas, com uma pr*posta de i*plem*ntação do us* *a Lógica Par*consistent*
</line>
<line>
Anotada Ev*den*ia* E*, pa*a a otimização e **m*nuição da expo*i**o ao ris*o do p*oce*so de
</line>
<line>
tr*nspo**e *e cargas.
</line>
<line>
Em **rias á**as, diversas empresa* ainda n*o p*rceberam *omo o paradigma *a
</line>
<line>
transfor*ação digita* p*op*rci*na uma pr*fund* alteração na* *a**das do n*gócio, na qual as
</line>
</par><par>
<line>
em*resas *ue d*sejam obte* vanta*e*
</line>
<line>
co**etit*va precisarão se adeq*ar
</line>
<line>
n* implementaçã*
</line>
</par><par>
<line>
d* ino*açõe*. *ão existe d*vida d* *ue um "**ismo dig*t*l" v*m *endo uma crescente e*tre
</line>
</par><par>
<line>
as que ficara*
</line>
<line>
*s*agna*as * as q*e
</line>
<line>
e*tão em adequ*çã*. (SA*PAIO, 2*18). E ** *amo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Lo*ística iss* não *oderia ser diferente, pois maioria dessas empr*sas u*am Sistemas a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Logística co* modúlo de rastreamen*o, alguns com apoio de a*licativ*s mobile para
</line>
</par><par>
<line>
defi*iç**
</line>
<line>
de rota* d* trans*orte de *argas va*ia*a*. E*sas r*tas pode* ser *l*bora*as
</line>
</par><par>
<line>
manualmente o* automaticame*te, ma* *stes **d*los ** rotas s*o *em prev*síveis (VERAS,
</line>
<line>
201*), pr*nci*al*ente *or*ue usam modelos baseados em lógi*a cl**s*ca. As ferrament*s *e
</line>
</par><par>
<line>
apoio ou
</line>
<line>
**nitoramento ger*lmente leva* em
</line>
<line>
consideraçã* *penas o
</line>
<line>
*nf*q*e clá*sico, ou
</line>
</par><par>
<line>
*ej*, b*seiam-s* na dualidade de qu* seja um* *ituaçã* *e ris*o ou não, ent*e*anto, não *xiste
</line>
<line>
um es*udo que en*ol*a as contr*dições e *em as *ú*i*as que na *aioria das *ezes *ão
</line>
<line>
desprezadas.
</line>
</par><par>
<line>
Essa dependên*ia causa tam*ém *
</line>
<line>
nec*ssi*ade da tra*sform*ção d*gital desse
</line>
</par><par>
<line>
recurso, que pode ser de *u* própria estr*tura de TI ou por u*a pres**ção d* serviço por
</line>
</par><par>
<line>
alg*ma e*presa
</line>
<line>
**pecializada. Conf*rme *borda B**TAGLIA (2016), * tecnologi* da
</line>
</par><par>
<line>
informação * a *novação aju*am n* a**stecime*to dentro de uma Ca*eia de Valo*.
</line>
<line>
O uso *a L*gic* Paraconsist*nte **ota*a Evidenciada E *om a apl*caçã* práti*a
</line>
</par><par>
<line>
** algoritmo Para- Analisador para tomada de d*cisão, ou s*ja, com im*leme*tação
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
i*t*lig*ncia arti*icial p*de *er um **s po*tos importa*tes p*ra * *novaç*o * transfor*aç*o
</line>
<line>
digital da logística.
</line>
</par><par>
<line>
O artigo está estrutur**o *or
</line>
<line>
seções. *a *eção *,
</line>
<line>
apresenta o Refere*cial Teórico,
</line>
</par><par>
</page><line>
*nici*n*o co* *e*isão bibliográ**ca *a Lógica P**a*on*i*tente An*tad* E*ide*cial * e da
</line>
<line>
Cad*ia de S*primentos Logístico; *a Seção 3, descr*ve sobre * Metodologia; *a Seção 4,
</line>
<line>
t*az os Res*ltados * *iscussão, mostr*ndo *omparaçõe* com Caso de Estud* Modular
</line>
<line>
Vol*swage*; *, na Seção 5, traz a Conclusão.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.3, art. 8, p. **0-164, *ar. 2*22 w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uso d* Lógic* Paraconsistente Anotada Evidenci*l E e* Si*tem*s de *ogístic*
</line>
<line>
153
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENCIA* *EÓRI**
</line>
</par><par>
<line>
*.1 Lógic* Paraconsist**te *notada Evid*ncial E apl*cada na Logísti*a
</line>
</par><par>
<line>
A Lógica Parac*nsistente *nota*a Evidencial E* pertence * cla*se das lógic*s
</line>
<line>
evidenci*is não clássica* que surg*ram *specificamente na p*ograma*ão **gi*a, confo*me *A
</line>
<line>
COSTA; ABE; SU*RAH*ANIA (1991).
</line>
<line>
As Lógica* *araconsistentes An*ta*as são uma família de lóg*cas nã* clássic*s
</line>
<line>
s*rgidas no fina* da *écada de 90 do século passado em p*ogram*ção *ó*ica (A** et al.,
</line>
<line>
2*1*).
</line>
<line>
As *ógicas anot**as constituem uma cla*se *e lógica paraconsist*n*e. Tais lógicas
</line>
</par><par>
<line>
estão r**a*i*nadas a ce**os ret*culados
</line>
<line>
compl*to*, que dese*penham um p*pel i*portante.
</line>
</par><par>
<line>
Um especialista do conhecimento na temática * se* trat*da emi*e *ua opini*o q*antitiva que
</line>
<line>
vari* de 0,0 at* *,0. Esses valores s*o *espec*ivamente a ev*dência fav*rável *ue é expr*ssa
</line>
<line>
pelo símbolo µ * a ev*d*nc*a contraria *o* .
</line>
<line>
Podem-se *onstruir programas u*ilizando as lógicas par*co*sis*en*es, sendo po*sível o
</line>
<line>
tr*tame*to das inconsistênci*s de *m modo direto e eleg*nt*. Com esse r*cu*so, deve-se
</line>
<line>
aplicar em big da*a, sist*mas especialistas, banco de dados o*ientados a obj*t*s, r*presentação
</line>
</par><par>
<line>
de c*nh*cimento c*nt*aditório, com t*das a*
</line>
<line>
*m**icações em inteligência ar*ificial (ABE et
</line>
</par><par>
<line>
a*., 2011).
</line>
</par><par>
<line>
A Lógica Paraconsistente *no*ada Evid*ncial E possui uma
</line>
<line>
linguagem E * as
</line>
</par><par>
<line>
prop*siç*es atôm**as s*o do tipo *(µ, )
</line>
<line>
*nde p é
</line>
<line>
u*a p*opo*ição µ, [0, 1] e
</line>
</par><par>
<line>
(i*terval* r*al *nit*rio fechado). Intu*tivamente, µ ind*ca o grau de evidência 1
</line>
</par><par>
<line>
fav*r*vel *e p e o gr*u de *vidê*cia cont*ária de p. * l*itura dos valores µ,
</line>
<line>
dependem das *pl*c*çõe* consideradas e *odem sofrer m*da*ç*s: c*m ef*ito * *od*
</line>
</par><par>
<line>
ser o grau *e cr*nça2 favorável e po*er ser o grau de
</line>
<line>
crença co**rária da
</line>
</par><par>
<line>
p*oposição p; tam*ém, µ ***e indica* a p*obabilidade33 exp*essa po* p ocorrer e *
</line>
</par><par>
<line>
imp*oba*il*dade ex*ress* por p de ocorrer. As *roposições atômica* p(µ, ) da
</line>
</par><par>
<line>
ló*ica E *odem ser intuitivame*te lidas como: creio em p com o g*au de cren*a
</line>
<line>
favorável µ e o gr*u de crença co*trá*ia , o* o gr*u de evidên**a favorável de * é µ
</line>
<line>
e o grau de evidência c*ntrária de * * (ABE *t al., 2011).
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
manifesta *u da**s e informações que suportam opiniõe*. O termo "grau de evid*ncia" signif*ca o que se e*tá
</line>
<line>
explanand* n* curso do t*abal**.
</line>
<line>
2 O ter*o *rença *ambém se encontra empre*a*o ** ** sent*do não rigoroso. Con*ém ress*lt*r que usualmente
</line>
<line>
po*sui u*a *erta subjetividade.
</line>
<line>
3 Ate*te-*e que há d*ve**as t*orias de probabilidade*.
</line>
<line>
Rev. F*A, *eresina PI, v. 19, n. 3, art. 8, *. 150-16*, mar. 2*22 www4.fsan*t.*om.**/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. *. Sakamoto, J. M. Abe, L. A. Lima, N. A. Souza, J. S. Souz*
</line>
<line>
154
</line>
</par><par>
<line>
2.* Cadeia de Sup*iment*s
</line>
</par><par>
<line>
Apesar do amb**nt* operacional d* uma cadeia logí*tica de suprimentos
</line>
<line>
pos s ui * o
</line>
</par><par>
<line>
fat** limitador econômico e não so*e*te t*cnoló*ico, conforme BOWERSOX e* al., (2013)
</line>
<line>
qu* afirma a necessida** da velocid*de da disponibilidade e consistênci* da entrega.
</line>
<line>
Quando se avali* a administração da Cade*a de Suprimentos, é nece*sário *ntender os
</line>
</par><par>
<line>
im*a*t** *a to*ada
</line>
<line>
*e decisã*
</line>
<line>
nos processos, na organização e no contexto
</line>
<line>
socia*
</line>
</par><par>
<line>
(BE*TAGLIA, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
No process* de *ransportes, deve-se detalhar ** funcio****d*des e c*r*cte*ísticas dos
</line>
<line>
p**ticipant*s de for*a efeti*a. O* tipos de trans*ortes podem ser: ferrovi*rios, r*do*iários,
</line>
<line>
hidroviá*ios, duto*i*rios o* aéreos (BOWERSO* et al., 2013). Neste estudo, o foco será
</line>
</par><par>
<line>
ace*ca do *ipo d* trans*ort* rodoviário *ue
</line>
<line>
pode s*r m*nitorado por meio de *otas
</line>
</par><par>
<line>
determinadas de for*a au**mática ou ma*ual.
</line>
</par><par>
<line>
*xist*m t*m*é* ser*i*os especiali*ados de trans**rte pa*a: se**iços de enco*endas,
</line>
<line>
tra*sportes interm*dal e in*ermed*ários não operacionais (BOW*R**X et al., 201*).
</line>
<line>
Geral*ente, pod*m ser *s*ecializados em carga precio*a(j***s, relógios, equipame*tos
</line>
</par><par>
<line>
eletrônicos) ou v*l*osa (pape* moeda, p*oduto* f**ma*êuticos), * muitas *ezes essas
</line>
<line>
ca*gas
</line>
</par><par>
<line>
s** *nterce*tadas e subtraídas *e forma
</line>
<line>
c*iminosa. Por iss*, a nece*s**ade
</line>
<line>
de um a
</line>
</par><par>
<line>
transf*rmaçã* d*gital e otimiza*ão do pr*cesso de r*teirização, que po*e advir de projetos com
</line>
<line>
foco *m big data, IoT - Internet das C*isas e tudo arma*enado e* nuvem (V*RAS, *019).
</line>
<line>
Nesse seto* de tr*n*portes, o *ator financeiro é ava*i*do por m*io da *is*ância da rota,
</line>
<line>
do p*so e densidade do pr*duto, p*rfazend* se* custo total (BOWERSOX e* al., 2013).
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, *e*esina, v. 1*, n.3, art. *, p. 15*-164, mar. 2022
</line>
<line>
www4.fsane*.c*m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
U*o da L*gica P*raconsistente Anotada E*id*ncial E em Si*t*mas d* Logíst*ca
</line>
<line>
*55
</line>
</par><par>
<line>
F*gura 1 - Processos de *uncionamento da L*gística
</line>
</par><par>
<line>
A situ*ção atual leva ao *primoramento *a *inimização do c*sto para que *aja *aior
</line>
<line>
deman*a de e**rega dos produtos, com a pr*orização d* uma ro** mais *urta, mais segu*a, com
</line>
<line>
menos con*umo de combustível e menor tempo d* mão-de-obra, e com *iminuição da chance
</line>
<line>
de subtração/roubo, geran** val** implícito na entrega d* pr**uto, p*dendo até focar em
</line>
<line>
aplicativos móveis também.
</line>
<line>
O controle deve ser rea*iz*d* pel* área da Admini*t*ação de tr*nsp*rtes, tanto no
</line>
</par><par>
<line>
âmbito operacional, *uanto na gestão de reclamaçõe* (BOWER*O* e*
</line>
<line>
al., 2013). Os
</line>
</par><par>
<line>
i*ci*entes de subtração *e carga ante* *a entreg* f*nal podem l*var a **rdas financeiras,
</line>
</par><par>
<line>
fr*u*es internas ou roubo. Com a *ran*formação digital em conju*to co* utiliz*ção da a
</line>
<line>
*ógica, pode-se otimizar resultados e aumentar a receita dessas empres*s de logística; essa *
</line>
<line>
uma sug*st*o de so*u**o q*e le*a à transformação digital expres*amen*e dita dent*o de *ma
</line>
<line>
*a*eia logística.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, *. 1*, n. 3, *rt. 8, p. **0-1*4, mar. 2022
</line>
<line>
www*.fsan**.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. S. *ak*moto, J. *. Abe, L. A. Lima, N. A. Souza, J. S. S*u**
</line>
<line>
156
</line>
</par><par>
<line>
3 METODOLOGI*
</line>
</par><par>
<line>
Na p*imeira fas*, foi realizada uma revisã* bi*li*gráfica sobre os aspec*os da Logí*tica
</line>
<line>
e a nec*ssidade de transformação digi*al, co*pleme*tad* com o uso da Ló**ca Parac*nsi*tente
</line>
<line>
Anotada *videncial E.pa*a o estudo, som*nte na f*se de tra**porte e, es*ecificamente, na
</line>
<line>
del*mita*ão *a* rota*, on*e o algoritmo pode *er impl**enta*o para a**ílio da tomada d*
</line>
<line>
de*isã* (AB*, 2015).
</line>
<line>
* lóg*ca p*raconsis*ent* Anotada Evide*cia* E considera u*a p*oposição sendo
</line>
<line>
*epresent*da por valore* d* anotações. Con*orme esse conceito, *oi cri*do um algoritmo
</line>
<line>
*enominado para-anal**ador (AB* et al., **11).
</line>
<line>
A propos*ção d*fin*da foi "*s sistemas *e lo*íst*ca precisam passar p*r *ma
</line>
<line>
t*ans**rmaç*o d*git*l?"
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esi*a, v. 19, n.*, *rt. 8, p. 1*0-164, mar. 202*
</line>
<line>
www4.f*anet.*o*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uso da L***ca Pa*aconsist**te Anotada *videncial E em Sist*mas de *og*s*ica
</line>
<line>
157
</line>
</par><par>
<line>
*i**ra 2 - Formu*ário de Ca*tura de Dad*s dos
</line>
</par><par>
<line>
EC
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 3, art. *, p. 150-164, m**. 2022
</line>
<line>
w*w4.*sanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. S. Sa*amot*, J. M. Abe, L. A. Lima, *. A. S*uza, J. S. Souza
</line>
<line>
158
</line>
</par><par>
<line>
Fo*am selecionados c**o Engenheiros do Co*hecimen*o - EC, pr*fissiona*s da área de TI e
</line>
<line>
L*gística, cada um **les recebeu um *ormu*á**o pa*a *e**ond*r so***: Grau de evidênci*
</line>
<line>
favorável µ e Grau de evi**ncia desfavorá*el para cada u* dos fator*s, dentr* do processo
</line>
<line>
*e transporte especifica*ente para a de**mitação de rotas (AKAMA, *016).
</line>
<line>
Quadro 1 - Fatores Esco*hid**
</line>
</par><par>
<line>
Ordem
</line>
<line>
F*tores
</line>
</par><par>
<line>
1
</line>
<line>
As rotas são p*dronizadas dentro dos S*stemas de Logís*ica?
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
As rota* são alteradas f*e**entemente d*ntro dos Sistemas de L*gística?
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
Os Sistemas de Logística conseguem det*c*ar pontos cegos *as rotas?
</line>
</par><par>
<line>
Tabe** 1 - *es*ltad** Iniciais 1
</line>
<line>
Grau de evi*ên*ia
</line>
<line>
Grau de evidência
</line>
</par><par>
<line>
EC
</line>
<line>
Fat*r
</line>
<line>
Pes*
</line>
<line>
favorável µ
</line>
<line>
*esfavo*á*el
</line>
</par><par>
<line>
1
</line>
<line>
1
</line>
<line>
1
</line>
<line>
1 ,0
</line>
<line>
0 ,1
</line>
</par><par>
<line>
2
</line>
<line>
1
</line>
<line>
1
</line>
<line>
0 ,9
</line>
<line>
0 ,2
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
1
</line>
<line>
1
</line>
<line>
0 ,9
</line>
<line>
0 ,3
</line>
</par><par>
<line>
4
</line>
<line>
1
</line>
<line>
*
</line>
<line>
0 ,8
</line>
<line>
* ,2
</line>
</par><par>
<line>
5
</line>
<line>
1
</line>
<line>
1
</line>
<line>
0 ,8
</line>
<line>
0 ,1
</line>
</par><par>
<line>
6
</line>
<line>
1
</line>
<line>
1
</line>
<line>
* ,9
</line>
<line>
0 ,*
</line>
</par><par>
<line>
T*bela 2 - Res*ltados Inici**s 2
</line>
<line>
Gra* *e *vidência
</line>
<line>
Gra* de evidência
</line>
</par><par>
<line>
EC
</line>
<line>
Fator
</line>
<line>
Pes*
</line>
<line>
f*vor*vel µ
</line>
<line>
d**favorável
</line>
</par><par>
<line>
1
</line>
<line>
2
</line>
<line>
2
</line>
<line>
0 ,7
</line>
<line>
0 ,3
</line>
</par><par>
<line>
2
</line>
<line>
2
</line>
<line>
2
</line>
<line>
0 ,9
</line>
<line>
0 ,4
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
2
</line>
<line>
2
</line>
<line>
* ,9
</line>
<line>
0 ,1
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
2
</line>
<line>
2
</line>
<line>
0 ,8
</line>
<line>
0 ,*
</line>
</par><par>
<line>
5
</line>
<line>
2
</line>
<line>
2
</line>
<line>
0 ,*
</line>
<line>
0 ,2
</line>
</par><par>
<line>
6
</line>
<line>
2
</line>
<line>
2
</line>
<line>
* ,*
</line>
<line>
0 ,*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.3, art. 8, p. 150-164, ma*. 2*22
</line>
<line>
www4.fs*net.co*.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*s* da Lógica *araconsist*nte Anota*a Evidenc*al E em Sistemas de Log*sti**
</line>
<line>
**9
</line>
</par><par>
<line>
Tabela * - Resultados I*ici*is *
</line>
</par><par>
<line>
Grau de evidência
</line>
<line>
Gra* de evi**ncia
</line>
</par><par>
<line>
EC
</line>
<line>
Fator
</line>
<line>
Peso
</line>
<line>
favorável *
</line>
<line>
desfavorável
</line>
</par><par>
<line>
1
</line>
<line>
3
</line>
<line>
2
</line>
<line>
0 ,6
</line>
<line>
0 ,5
</line>
</par><par>
<line>
2
</line>
<line>
3
</line>
<line>
*
</line>
<line>
* ,7
</line>
<line>
0 ,4
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
3
</line>
<line>
2
</line>
<line>
* ,5
</line>
<line>
0 ,5
</line>
</par><par>
<line>
4
</line>
<line>
3
</line>
<line>
2
</line>
<line>
* ,*
</line>
<line>
0 ,*
</line>
</par><par>
<line>
5
</line>
<line>
*
</line>
<line>
2
</line>
<line>
0 ,7
</line>
<line>
0 ,5
</line>
</par><par>
<line>
6
</line>
<line>
3
</line>
<line>
2
</line>
<line>
0 ,5
</line>
<line>
0 ,*
</line>
</par><par>
<line>
4
</line>
<line>
RESULT*DOS E D*S*US*Ã*
</line>
<line>
O algori**o é composto por *m c*njunto
</line>
<line>
d* informações coletadas por m*io d*
</line>
</par><par>
<line>
formu*á*io *e pesquisa para a*á*ise da toma*a de decisão. O**erva-se * aplicaç** *rática do
</line>
</par><par>
<line>
alg*r**mo p**a-an*lisador e da
</line>
<line>
prop*si*ão deste
</line>
<line>
est*do, comparada a* Caso de Estudo do
</line>
</par><par>
<line>
Consórci* *odular *o*ksw*ge*
</line>
<line>
- Caminhões e ônibus
</line>
<line>
do ponto d* vista logístico
</line>
</par><par>
<line>
apresentado po* B*TAGLIA (20*6) que foram *bordadas:
</line>
<line>
A fig*ra 3: represe**a a análise real*zada pelos espec*al*stas, *eferente ao fator de
</line>
<line>
cenário a*e*uado. Pois nesta seção, comprovar a prop*sição. *ois a média de e*i**ncia
</line>
</par><par>
<line>
favoráve* é d* 0,9 e de **i*ência fav*rável 0,1, *este caso o *esulta** é vi*v*l, visto que
</line>
<line>
já
</line>
</par><par>
<line>
*xis*e n* contexto atual.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, Teresina PI, v. 19, n. *, art. 8, p. 150-164, mar. *022
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. S. Sakam*to, J. M. *be, L. A. Lima, N. A. Souz*, J. S. *ouza
</line>
<line>
160
</line>
</par><par>
<line>
Figura 3 - Fator 1: Peso *
</line>
</par><par>
<line>
Compar*ndo com o Caso de Estudo do Consórcio Modular V*lk*wa*em -
</line>
</par><par>
<line>
Caminhões e ônibus do
</line>
<line>
ponto de vista logí*tico, apres*ntado p** BERTAGLIA (2016),
</line>
</par><par>
<line>
onde a estr*té*ia foi combina* t*dos a*pe*tos desen*olvido* na indústria *u*omobilís**ca
</line>
<line>
en*re os anos d* 1995 e 1996 * a *adeia *e Su*rimentos princi*almente co* relação aos
</line>
<line>
*ist*mas de computação relativos.
</line>
<line>
A figura 4: re*res*nta a análise realizada pelos especialista* referent* o *ator de
</line>
<line>
c*n*rio adeq*ado. Nesta seç*o, é também c**provada * p*opos*ção, pois a méd*a de
</line>
<line>
evidênci* favoráv*l é de 0,8 e de evidência favor*vel 0,1, neste caso o *esu*ta*o é viável,
</line>
<line>
visto que j* existe *o c*nt*xt* atual.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.3, *r*. 8, p. *50-164, ma*. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
U*o *a Lógica Para*on*istente *notada **idencia* E *m Sistemas d* Logística
</line>
<line>
161
</line>
</par><par>
<line>
Figura * - *ator 2: Peso 2
</line>
</par><par>
</page><line>
*o Caso de Estud* da Vol*swa*em (BERTAGLIA, 2016), abordou-*e * uso de
</line>
<line>
*ota* em três catego*ias, *onforme o val*r das p**as p*r* ** área* esp*c*fica* de estocagem,
</line>
<line>
sube*tende*do-se que existe alteração de rotas no sistem* de lo*ís*ica, ficando ass*m
</line>
<line>
també* de acor*o co* o F*tor 2.
</line>
<line>
Já na figura 5, re*resen*a-se a análise realizada pelos especial*stas, referente ao fator
</line>
<line>
de cená*io ad**uado. No caso, o escolhido foi a ne*essidade de transformação digital, pois,
</line>
<line>
nesta seçã*, não existe def*nião d* qua*do e c**o s* com**ovar que *ssa funci*nalidade
</line>
<line>
poderá ser implementada. Pois a média de evidênc*a favorável é ** 0,7 e d* evidência
</line>
<line>
fav*rável 0,4; nesse caso o resultado é i*consi**ente, visto *ue de*eria t** sido *ais detalhado
</line>
<line>
esse *ontexto.
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. 19, n. 3, art. 8, p. 150-1**, *ar. 2022 www4.**anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. S. Saka*o*o, J. M. Ab*, L. A. Lima, N. *. So*za, J. S. Souza
</line>
<line>
162
</line>
</par><par>
<line>
Figura 5 - F*tor 3: Peso
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
No Caso de Estudo da Vol*swagem (BE*TAGL**, 2016), comentou-s* sobre
</line>
</par><par>
<line>
necessidade de maior inve*timentos p*ra inovação e tecno*ogia, por causa d* au**nto de
</line>
<line>
roubos d* cargas e custos com es*as oco*rênc*as. O qu* indica que o Fator 3 está *e *cordo e
</line>
</par><par>
<line>
deve ser acomp*nhado por
</line>
<line>
mais tempo para que u* re*ultado seja *fetiva*ente assertivo,
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
vari*das
</line>
<line>
*ossibilidad*s para *m* tomada de decisão, con*orm* CALADO et al. (2007), em
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, *. 19, *.3, art. 8, p. 1*0-164, mar. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uso da Ló*ic* P*raco*sistente Anotada Evidencia* E e* Sis*emas *e *ogísti*a
</line>
<line>
163
</line>
</par><par>
<line>
divers*s áreas, be* como na d* l*gística co* *poio da transf*rmação digital e da *ógica
</line>
<line>
Para*ons**tente Anotada Evidencia* E para o**mização d* r*ta* segura*.
</line>
<line>
E*te e*tudo apresento* três análises comparadas com o Caso de *stu*o da
</line>
<line>
Volkswagem, onde o a***fun*amen*o convergem dir*t*me*te para as tendências
</line>
<line>
especificadas nestes c*n*rios abordados. Todos esses *enários tra*em um *rau *aior ou
</line>
</par><par>
<line>
menor de risco
</line>
<line>
de e*idênc*as pa*a uma tra*sform*ção digita*. Pod*-*e obs*rvar qu*, q*an*o
</line>
</par><par>
<line>
*aior o *rau d* gran*laridade apresentado, **is ade*u*do é o resulta*o a ser ma*eado. A
</line>
<line>
Lógic* Paraconsi*tente Anotada Evidencial *t auxil*a a l*gística *om um d*re*ionament*, na
</line>
<line>
qual context*s de risco podem ser id*ntif*cados e *revenidos.
</line>
</par><par>
<line>
REFE*ÊNCIAS
</line>
<line>
ABE, J. M.; SILVA FILHO, *. I.; CELES**NO, U.; A*AÚJ*, H. C. Lógica
</line>
<line>
Paraco**istente Anotada Evidencial E. *omuni*a*. 2011.
</line>
<line>
ABE, J. M. (Ed.). Paraconsi**ent intellig*nt-based systems: New trends in the applicat*ons
</line>
<line>
of para**nsistency. Vol. *4. S**inger. 2015.
</line>
<line>
AKAMA, *. Towards Parac*n*is*en* *ng*neer*ng, I*tel*igent S*stem* *eference *i*ra*y,
</line>
<line>
Germany: Spri*ge*. htt*s://doi.org/10.10*7/978-3-319-40418-9. 2016.
</line>
<line>
BAN*ATO, E. Tecnol*gia da *nformação a*l*cada à l*gística. INSTITUT* I*AM. 2016.
</line>
<line>
BERTAGLIA, P. R. *o*ística * gerencia*ento da ca*eia d* *bas*ec*men*o / **ulo
</line>
<line>
Roberto Berta*lia - 3. ed. - São Paulo: S*raiva, 2016. 52* p.
</line>
</par><par>
<line>
BOWER*OX, D. J et al. G**tão Logística da Cadeia de *upri*ento* (Luiz C*áudi*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Queiroz Faria, Tr*d.; *º ed). AMGH Edit**a. 2013.
</line>
</par><par>
</page><line>
CALA*O, A. *. F. et al. Alguns *os e*r*s ma** comun* na tomada de decisão. Instituto
</line>
<line>
S*perior de eng*nhari* d* C*imbra. Coimbra. 2*07.
</line>
<line>
D* *OS*A, N. C. A., ABE, J. M; SUBRAHMANIAN, V. S. Rema*ks on annotated l*gic,
</line>
<line>
Zeitschrif* *. Math. L*gik und Grun*la*en d. Math. 37, pp. 5*1-570, *991.
</line>
<line>
SAM*AIO, R. Vantagem di*it*l: Um guia práti*o par* * tra*sformaç*o digital. *lta B**ks
</line>
<line>
E*itora. 2018.
</line>
<line>
ROCC*, A. et al. Estimaç** de estados *m Sistemas Elétricos de Potên*ia com *éc*icas
</line>
<line>
*aseadas em *ógi* Fuzzy e Para*onsistente. *evista Seleção Do*umental *º27. Sa*to*: *d.
</line>
<line>
Paralogike. 201*.
</line>
<line>
VE**S, M. Ge*tão da tecnolo**a da informaç*o: sustentação e inova*ão par* a
</line>
<line>
transf*mação digit*l. Rio de Ja*eiro: Bras*ort. 2019.
</line>
<line>
Rev. *SA, Te*es*na PI, *. 19, n. 3, ar*. 8, p. 1**-164, *a*. 20*2 www4.fsa*et.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
L. *. Sakamoto, J. M. Abe, L. A. Lima, N. A. Souza, J. S. Souza
</line>
<line>
1*4
</line>
</par><par>
<line>
Com* Referenciar este Artigo, conf*rme ***T:
</line>
<line>
SAKAMOTO, L. S; *BE, J. M; LIMA, L. A; SOUZA, N. A; SOUZA J. S. Uso da Lógica
</line>
<line>
Paraconsistente *notada Evid*ncia* E em S*s*em*s de Logística. *ev. FSA, Tere*ina, v.1*, *. 3, art.
</line>
<line>
8, *. 150-16*, mar. 2*22.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos Autor*s
</line>
<line>
L. S. S*kamoto
</line>
<line>
J. * . *be
</line>
<line>
L. A. Lima
</line>
<line>
N. A. Souza
</line>
<line>
J. S. S*uza
</line>
</par><par>
<line>
1) *oncepção e *la*ejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) anál*se e interpre*açã* dos d*dos.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
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3) elabor*ç*o do rascunho ou na rev*são c*ítica do con*eúdo.
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X
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4) p**ticipação na aprovação da **rsã* final do ma*usc*ito.
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Rev. FSA, Ter*sina, v. 19, n.3, art. *, p. *50-164, m*r. 2*22
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www4.fsanet.*om.b*/re*i*ta
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)