<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 3, art. 8, p. 150-164, m*r. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.3.8 </line>
<line> Us* da Lógica Paraconsistente Anot*d* Evidenci*l E *m Sist**as de Logístic* </line>
<line> *se of Paraco*sistent Ann*tate* E*idential *ogic Et in Log**tics *ystems </line>
<line> Li*iam *ayuri *a*amoto </line>
<line> D*utorado em Engenhar*a d* Produção pela U***ersidade *aulista </line>
<line> Mestra *m Engenha*ia da Produç*o pela Universid*de *aulista </line>
<line> E-mail: l*liam.saka*ot*@gmail.co* </line>
<line> *air Min*ro *be </line>
<line> Doutor em *i**sofia pe*a Universidade d* S*o Paulo </line>
<line> Pr*fessor da Un*versidade Paulis*a </line>
<line> E-m*il: jairabe@uo*.com.*r </line>
<line> L*iz An*ônio de Li*a </line>
<line> D*u*orado em E*gen*aria de Produç*o pela Universidade Paulista </line>
<line> M*stre em Engenha*i* d* P*od*ção p*la U**versidade Pauli*t* </line>
<line> Prof*ssor da Uni*ersidad* *a*lista </line>
<line> E-mail: luizlima@un*p.br </line>
<line> Ni*s*n Amado de **u*a </line>
<line> Me*trado em *ngenharia ** Produçã* pela Un*versidad* Paul*sta </line>
<line> Gradu*ção em Pe*agogi* pela Univ**sidade No*te do Paraná </line>
<line> E-m*il: n*l*on.amado@gmail.com </line>
<line> Jo*a*as Sant*s de Sou** </line>
<line> Douto*ado em Engenharia de P*oduçã* *ela Universidade Paulis*a </line>
<line> Mestre *m Engenharia de Produção *ela Un*v*rsidade P*ulista </line>
<line> E-m*il: j*n*tas*516@gmail.com </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: Liliam Sayur* Sakamoto </line>
</par>
<par>
<line> *niv*r*idade </line>
<line> *aulista. </line>
<line> Avenida </line>
<line> Pau*ista, 900 </line>
<line>-</line>
<line> Be*a </line>
</par>
<par>
<line> V**ta São P*ulo - SP, *rasil. </line>
<line> *d*tor-C*efe: Dr. Tonny Kerle* de A*encar </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: *air Minoro Abe </line>
<line> Ro*r**ue* </line>
</par>
<par>
<line> Universi*ade Paulist*, Ins*ituto de Ciê*cias Exata* e </line>
</par>
<par>
<line> Tecnologia, Instituto de Ci*nc*as *xatas e Tecnologia. </line>
<line> Artigo re*ebido *m 14/*5/2021. Última </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Dr. Bac*lar, 1212, Mi*and*polis, 040*6002 - São Paulo, </line>
<line> recebida em 27/0*/2021. Apro**do em 28/05/2021. </line>
</par>
<par>
<line> SP - Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ç*: *ui* Antônio ** Lim* </line>
<line> Av*l**do pelo si*tema T*iple Rev*ew: Desk Revi*w *) </line>
</par>
<par>
<line> Winfor*a Consultoria em Informá*i*a - *tda. Rua São </line>
<line> p*lo Editor-Chefe; * b) **u*l* *lind Review </line>
</par>
<par>
<line> B*nto, 82 Conj. 302, Cen*ro, *1010*00 - São Pa*lo, SP - </line>
<line> (aval*ação ce*a por dois avaliadores da área). </line>
</par>
<par>
<line> Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> E**ereço: </line>
<line> Nilson Am*do de Souza </line>
<line> Revisão: Grama*i*al, Norma*iva e de Fo*m*t*ção </line>
</par>
<par>
<line> Universidade </line>
<line> Paulista. </line>
<line> Av*nida </line>
<line> Pau*i*ta, </line>
<line> 900 </line>
<line>-</line>
<line> Bela </line>
</par>
<par>
<line> Vista São *aulo - SP, *r*sil. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> Jonatas San*os d* Souza </line>
</par>
<par>
<line> Univ*rs*dade Pauli*ta. Avenida *aulist*, 9*0 - B**a </line>
<line> Vi*t* S** Paulo - S*, Bra*i*. </line>
<line> *GÊN*IA D* F*MENT*S: O pr*sente trab*l** foi rea*izado *om apoi* *a *oordenaçã* de Aperfeiçoamento de Pe*soal </line>
<line> de Nível Superior - Brasil (CAPE*) - Código de Financiamento 00*, Processo N. 23038.013648/2018-51. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Us* da Lóg*ca Paraconsistente A*otada Evi*enc*al E em *i*tema* de Logística </line>
<line> 151 </line>
</par>
<par>
<line> RESUM* </line>
</par>
<par>
<line> *est* artigo for*m analisados *s Sistemas de Logística tradicionais ** utilização dos mó*ulos </line>
</par>
<par>
<line> de rastreament* de veí*ulos que usam proc*ssos tradicionais e lógica cl*ssica, c*m </line>
<line> um * </line>
</par>
<par>
<line> proposta de transform*ção dig*tal e imple*entação do *so da *ógic* Parac*nsistente Anotada </line>
<line> Evi*encial Et para a oti*iz*ção e diminui*ão da exposição ao ri*co do proces*o de transport* </line>
</par>
<par>
<line> de cargas. A Met*dologia </line>
<line> usada foi a **ilização do a*goritmo para-*nalisador, com seleçã* </line>
</par>
<par>
<line> d*s espe*i*listas sobre as quest*es </line>
<line> de melh*ria, uso de questio*ári*s ** lógica aplicad*s. </line>
</par>
<par>
<line> Send* que os pri*cipais *esultados foram compa*ad*s *o Ca*o de Estud* do Consórcio </line>
</par>
<par>
<line> Mod*la* Volk*wagem - Camin*õe* e ôni*us, do pon*o d* </line>
<line> vi s t a </line>
<line> logístic*, *o qual os **ês </line>
</par>
<par>
<line> fatores pre*o*derantes a*vin*os **sse estudo podem *o*provar </line>
<line> a implementação </line>
<line> d*ssa </line>
</par>
<par>
<line> inovaçã*. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-cha*e: Lógica *ão Clássic*. Ló*ica *araco*sistente Ano*ada Ev*dencial E. </line>
<line> Sistema* de Lo*ís*ica. </line>
<line> *BSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> In t*is arti*le, th* t*aditional L*g*st*c* Syst*ms were an*lyzed in t*e use </line>
<line> of *ehicle tr*cking </line>
</par>
<par>
<line> modules that </line>
<line> use *raditiona* process*s and Classic Logic, wit* * proposal fo* digital </line>
</par>
<par>
<line> *ransformation and implementation *f the use of *araco**is*ent Annotated *vident*** Logic </line>
</par>
<par>
<line> *t for opt*mization and redu*tion </line>
<line> *f *isk exp*s*re *f th* carg* t*ansport process. The </line>
</par>
<par>
<line> methodolog* used was the us* *f the para-analyz*r algorithm, *ith *elect**n *f speciali*ts on </line>
<line> the i*sues of improve*en*, use of applied logic quest*onn*ires. Th* main result* were </line>
</par>
<par>
<line> compa**d </line>
<line> to the *ase Stud* of the *olkswagem Modular Consortium - *rucks **d buses, </line>
</par>
<par>
<line> from * logis*i*** p*i*t of v*e*, in whi*h the three m*in f*ct**s arising f*om this study that can </line>
<line> prove the *mp*em*ntation of this innovation. </line>
<line> K*ywords: Non-C*assic Logic. Paracons*s*en* Ann*tated Evid*nt*al L*g** Et. Logistic </line>
<line> Sy*t*ms. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 19, n. 3, art. 8, p. 150-164, m*r. 2*2* </line>
<line> www4.fs*net.*om.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. *. S*kamoto, J. M. A*e, *. A. Lima, N. A. Souza, J. S. S*uza </line>
<line> *** </line>
</par>
<par>
<line> * *NTRODU*ÃO </line>
</par>
<par>
<line> O objetivo deste art*go está pautado em analisar os Sistema* *e Logístic* *r*dicion*is </line>
</par>
<par>
<line> na uti*iz*ção *o* *ódulo* d* rastre**ento de veí*ulos </line>
<line> que usam process*s baseados ** </line>
</par>
<par>
<line> ló*i*as c*ássicas, com uma pr*posta de i*plem*ntação do us* *a Lógica Par*consistent* </line>
<line> Anotada Ev*den*ia* E*, pa*a a otimização e **m*nuição da expo*i**o ao ris*o do p*oce*so de </line>
<line> tr*nspo**e *e cargas. </line>
<line> Em **rias á**as, diversas empresa* ainda n*o p*rceberam *omo o paradigma *a </line>
<line> transfor*ação digita* p*op*rci*na uma pr*fund* alteração na* *a**das do n*gócio, na qual as </line>
</par>
<par>
<line> em*resas *ue d*sejam obte* vanta*e* </line>
<line> co**etit*va precisarão se adeq*ar </line>
<line> n* implementaçã* </line>
</par>
<par>
<line> d* ino*açõe*. *ão existe d*vida d* *ue um "**ismo dig*t*l" v*m *endo uma crescente e*tre </line>
</par>
<par>
<line> as que ficara* </line>
<line> *s*agna*as * as q*e </line>
<line> e*tão em adequ*çã*. (SA*PAIO, 2*18). E ** *amo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Lo*ística iss* não *oderia ser diferente, pois maioria dessas empr*sas u*am Sistemas a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Logística co* modúlo de rastreamen*o, alguns com apoio de a*licativ*s mobile para </line>
</par>
<par>
<line> defi*iç** </line>
<line> de rota* d* trans*orte de *argas va*ia*a*. E*sas r*tas pode* ser *l*bora*as </line>
</par>
<par>
<line> manualmente o* automaticame*te, ma* *stes **d*los ** rotas s*o *em prev*síveis (VERAS, </line>
<line> 201*), pr*nci*al*ente *or*ue usam modelos baseados em lógi*a cl**s*ca. As ferrament*s *e </line>
</par>
<par>
<line> apoio ou </line>
<line> **nitoramento ger*lmente leva* em </line>
<line> consideraçã* *penas o </line>
<line> *nf*q*e clá*sico, ou </line>
</par>
<par>
<line> *ej*, b*seiam-s* na dualidade de qu* seja um* *ituaçã* *e ris*o ou não, ent*e*anto, não *xiste </line>
<line> um es*udo que en*ol*a as contr*dições e *em as *ú*i*as que na *aioria das *ezes *ão </line>
<line> desprezadas. </line>
</par>
<par>
<line> Essa dependên*ia causa tam*ém * </line>
<line> nec*ssi*ade da tra*sform*ção d*gital desse </line>
</par>
<par>
<line> recurso, que pode ser de *u* própria estr*tura de TI ou por u*a pres**ção d* serviço por </line>
</par>
<par>
<line> alg*ma e*presa </line>
<line> **pecializada. Conf*rme *borda B**TAGLIA (2016), * tecnologi* da </line>
</par>
<par>
<line> informação * a *novação aju*am n* a**stecime*to dentro de uma Ca*eia de Valo*. </line>
<line> O uso *a L*gic* Paraconsist*nte **ota*a Evidenciada E *om a apl*caçã* práti*a </line>
</par>
<par>
<line> ** algoritmo Para- Analisador para tomada de d*cisão, ou s*ja, com im*leme*tação </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> i*t*lig*ncia arti*icial p*de *er um **s po*tos importa*tes p*ra * *novaç*o * transfor*aç*o </line>
<line> digital da logística. </line>
</par>
<par>
<line> O artigo está estrutur**o *or </line>
<line> seções. *a *eção *, </line>
<line> apresenta o Refere*cial Teórico, </line>
</par>
<par>
<line> *nici*n*o co* *e*isão bibliográ**ca *a Lógica P**a*on*i*tente An*tad* E*ide*cial * e da </line>
<line> Cad*ia de S*primentos Logístico; *a Seção 3, descr*ve sobre * Metodologia; *a Seção 4, </line>
<line> t*az os Res*ltados * *iscussão, mostr*ndo *omparaçõe* com Caso de Estud* Modular </line>
<line> Vol*swage*; *, na Seção 5, traz a Conclusão. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.3, art. 8, p. **0-164, *ar. 2*22 w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uso d* Lógic* Paraconsistente Anotada Evidenci*l E e* Si*tem*s de *ogístic* </line>
<line> 153 </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERENCIA* *EÓRI** </line>
</par>
<par>
<line> *.1 Lógic* Paraconsist**te *notada Evid*ncial E apl*cada na Logísti*a </line>
</par>
<par>
<line> A Lógica Parac*nsistente *nota*a Evidencial E* pertence * cla*se das lógic*s </line>
<line> evidenci*is não clássica* que surg*ram *specificamente na p*ograma*ão **gi*a, confo*me *A </line>
<line> COSTA; ABE; SU*RAH*ANIA (1991). </line>
<line> As Lógica* *araconsistentes An*ta*as são uma família de lóg*cas nã* clássic*s </line>
<line> s*rgidas no fina* da *écada de 90 do século passado em p*ogram*ção *ó*ica (A** et al., </line>
<line> 2*1*). </line>
<line> As *ógicas anot**as constituem uma cla*se *e lógica paraconsist*n*e. Tais lógicas </line>
</par>
<par>
<line> estão r**a*i*nadas a ce**os ret*culados </line>
<line> compl*to*, que dese*penham um p*pel i*portante. </line>
</par>
<par>
<line> Um especialista do conhecimento na temática * se* trat*da emi*e *ua opini*o q*antitiva que </line>
<line> vari* de 0,0 at* *,0. Esses valores s*o *espec*ivamente a ev*dência fav*rável *ue é expr*ssa </line>
<line> pelo símbolo µ * a ev*d*nc*a contraria *o* . </line>
<line> Podem-se *onstruir programas u*ilizando as lógicas par*co*sis*en*es, sendo po*sível o </line>
<line> tr*tame*to das inconsistênci*s de *m modo direto e eleg*nt*. Com esse r*cu*so, deve-se </line>
<line> aplicar em big da*a, sist*mas especialistas, banco de dados o*ientados a obj*t*s, r*presentação </line>
</par>
<par>
<line> de c*nh*cimento c*nt*aditório, com t*das a* </line>
<line> *m**icações em inteligência ar*ificial (ABE et </line>
</par>
<par>
<line> a*., 2011). </line>
</par>
<par>
<line> A Lógica Paraconsistente *no*ada Evid*ncial E possui uma </line>
<line> linguagem E * as </line>
</par>
<par>
<line> prop*siç*es atôm**as s*o do tipo *(µ, ) </line>
<line> *nde p é </line>
<line> u*a p*opo*ição µ, [0, 1] e </line>
</par>
<par>
<line> (i*terval* r*al *nit*rio fechado). Intu*tivamente, µ ind*ca o grau de evidência 1 </line>
</par>
<par>
<line> fav*r*vel *e p e o gr*u de *vidê*cia cont*ária de p. * l*itura dos valores µ, </line>
<line> dependem das *pl*c*çõe* consideradas e *odem sofrer m*da*ç*s: c*m ef*ito * *od* </line>
</par>
<par>
<line> ser o grau *e cr*nça2 favorável e po*er ser o grau de </line>
<line> crença co**rária da </line>
</par>
<par>
<line> p*oposição p; tam*ém, µ ***e indica* a p*obabilidade33 exp*essa po* p ocorrer e * </line>
</par>
<par>
<line> imp*oba*il*dade ex*ress* por p de ocorrer. As *roposições atômica* p(µ, ) da </line>
</par>
<par>
<line> ló*ica E *odem ser intuitivame*te lidas como: creio em p com o g*au de cren*a </line>
<line> favorável µ e o gr*u de crença co*trá*ia , o* o gr*u de evidên**a favorável de * é µ </line>
<line> e o grau de evidência c*ntrária de * * (ABE *t al., 2011). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> O termo evi*en*ia se en*ontra e*pregado num sentido *ão rigoroso, pod*ndo in*u**iv*men*e ser "**rteza" </row>
</column>
</par>
<par>
<line> manifesta *u da**s e informações que suportam opiniõe*. O termo "grau de evid*ncia" signif*ca o que se e*tá </line>
<line> explanand* n* curso do t*abal**. </line>
<line> 2 O ter*o *rença *ambém se encontra empre*a*o ** ** sent*do não rigoroso. Con*ém ress*lt*r que usualmente </line>
<line> po*sui u*a *erta subjetividade. </line>
<line> 3 Ate*te-*e que há d*ve**as t*orias de probabilidade*. </line>
<line> Rev. F*A, *eresina PI, v. 19, n. 3, art. 8, *. 150-16*, mar. 2*22 www4.fsan*t.*om.**/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. *. Sakamoto, J. M. Abe, L. A. Lima, N. A. Souza, J. S. Souz* </line>
<line> 154 </line>
</par>
<par>
<line> 2.* Cadeia de Sup*iment*s </line>
</par>
<par>
<line> Apesar do amb**nt* operacional d* uma cadeia logí*tica de suprimentos </line>
<line> pos s ui * o </line>
</par>
<par>
<line> fat** limitador econômico e não so*e*te t*cnoló*ico, conforme BOWERSOX e* al., (2013) </line>
<line> qu* afirma a necessida** da velocid*de da disponibilidade e consistênci* da entrega. </line>
<line> Quando se avali* a administração da Cade*a de Suprimentos, é nece*sário *ntender os </line>
</par>
<par>
<line> im*a*t** *a to*ada </line>
<line> *e decisã* </line>
<line> nos processos, na organização e no contexto </line>
<line> socia* </line>
</par>
<par>
<line> (BE*TAGLIA, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> No process* de *ransportes, deve-se detalhar ** funcio****d*des e c*r*cte*ísticas dos </line>
<line> p**ticipant*s de for*a efeti*a. O* tipos de trans*ortes podem ser: ferrovi*rios, r*do*iários, </line>
<line> hidroviá*ios, duto*i*rios o* aéreos (BOWERSO* et al., 2013). Neste estudo, o foco será </line>
</par>
<par>
<line> ace*ca do *ipo d* trans*ort* rodoviário *ue </line>
<line> pode s*r m*nitorado por meio de *otas </line>
</par>
<par>
<line> determinadas de for*a au**mática ou ma*ual. </line>
</par>
<par>
<line> *xist*m t*m*é* ser*i*os especiali*ados de trans**rte pa*a: se**iços de enco*endas, </line>
<line> tra*sportes interm*dal e in*ermed*ários não operacionais (BOW*R**X et al., 201*). </line>
<line> Geral*ente, pod*m ser *s*ecializados em carga precio*a(j***s, relógios, equipame*tos </line>
</par>
<par>
<line> eletrônicos) ou v*l*osa (pape* moeda, p*oduto* f**ma*êuticos), * muitas *ezes essas </line>
<line> ca*gas </line>
</par>
<par>
<line> s** *nterce*tadas e subtraídas *e forma </line>
<line> c*iminosa. Por iss*, a nece*s**ade </line>
<line> de um a </line>
</par>
<par>
<line> transf*rmaçã* d*gital e otimiza*ão do pr*cesso de r*teirização, que po*e advir de projetos com </line>
<line> foco *m big data, IoT - Internet das C*isas e tudo arma*enado e* nuvem (V*RAS, *019). </line>
<line> Nesse seto* de tr*n*portes, o *ator financeiro é ava*i*do por m*io da *is*ância da rota, </line>
<line> do p*so e densidade do pr*duto, p*rfazend* se* custo total (BOWERSOX e* al., 2013). </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, *e*esina, v. 1*, n.3, art. *, p. 15*-164, mar. 2022 </line>
<line> www4.fsane*.c*m.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> U*o da L*gica P*raconsistente Anotada E*id*ncial E em Si*t*mas d* Logíst*ca </line>
<line> *55 </line>
</par>
<par>
<line> F*gura 1 - Processos de *uncionamento da L*gística </line>
</par>
<par>
<line> A situ*ção atual leva ao *primoramento *a *inimização do c*sto para que *aja *aior </line>
<line> deman*a de e**rega dos produtos, com a pr*orização d* uma ro** mais *urta, mais segu*a, com </line>
<line> menos con*umo de combustível e menor tempo d* mão-de-obra, e com *iminuição da chance </line>
<line> de subtração/roubo, geran** val** implícito na entrega d* pr**uto, p*dendo até focar em </line>
<line> aplicativos móveis também. </line>
<line> O controle deve ser rea*iz*d* pel* área da Admini*t*ação de tr*nsp*rtes, tanto no </line>
</par>
<par>
<line> âmbito operacional, *uanto na gestão de reclamaçõe* (BOWER*O* e* </line>
<line> al., 2013). Os </line>
</par>
<par>
<line> i*ci*entes de subtração *e carga ante* *a entreg* f*nal podem l*var a **rdas financeiras, </line>
</par>
<par>
<line> fr*u*es internas ou roubo. Com a *ran*formação digital em conju*to co* utiliz*ção da a </line>
<line> *ógica, pode-se otimizar resultados e aumentar a receita dessas empres*s de logística; essa * </line>
<line> uma sug*st*o de so*u**o q*e le*a à transformação digital expres*amen*e dita dent*o de *ma </line>
<line> *a*eia logística. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, *. 1*, n. 3, *rt. 8, p. **0-1*4, mar. 2022 </line>
<line> www*.fsan**.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. S. *ak*moto, J. *. Abe, L. A. Lima, N. A. Souza, J. S. S*u** </line>
<line> 156 </line>
</par>
<par>
<line> 3 METODOLOGI* </line>
</par>
<par>
<line> Na p*imeira fas*, foi realizada uma revisã* bi*li*gráfica sobre os aspec*os da Logí*tica </line>
<line> e a nec*ssidade de transformação digi*al, co*pleme*tad* com o uso da Ló**ca Parac*nsi*tente </line>
<line> Anotada *videncial E.pa*a o estudo, som*nte na f*se de tra**porte e, es*ecificamente, na </line>
<line> del*mita*ão *a* rota*, on*e o algoritmo pode *er impl**enta*o para a**ílio da tomada d* </line>
<line> de*isã* (AB*, 2015). </line>
<line> * lóg*ca p*raconsis*ent* Anotada Evide*cia* E considera u*a p*oposição sendo </line>
<line> *epresent*da por valore* d* anotações. Con*orme esse conceito, *oi cri*do um algoritmo </line>
<line> *enominado para-anal**ador (AB* et al., **11). </line>
<line> A propos*ção d*fin*da foi "*s sistemas *e lo*íst*ca precisam passar p*r *ma </line>
<line> t*ans**rmaç*o d*git*l?" </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esi*a, v. 19, n.*, *rt. 8, p. 1*0-164, mar. 202* </line>
<line> www4.f*anet.*o*.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uso da L***ca Pa*aconsist**te Anotada *videncial E em Sist*mas de *og*s*ica </line>
<line> 157 </line>
</par>
<par>
<line> *i**ra 2 - Formu*ário de Ca*tura de Dad*s dos </line>
</par>
<par>
<line> EC </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 3, art. *, p. 150-164, m**. 2022 </line>
<line> w*w4.*sanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. S. Sa*amot*, J. M. Abe, L. A. Lima, *. A. S*uza, J. S. Souza </line>
<line> 158 </line>
</par>
<par>
<line> Fo*am selecionados c**o Engenheiros do Co*hecimen*o - EC, pr*fissiona*s da área de TI e </line>
<line> L*gística, cada um **les recebeu um *ormu*á**o pa*a *e**ond*r so***: Grau de evidênci* </line>
<line> favorável µ e Grau de evi**ncia desfavorá*el para cada u* dos fator*s, dentr* do processo </line>
<line> *e transporte especifica*ente para a de**mitação de rotas (AKAMA, *016). </line>
<line> Quadro 1 - Fatores Esco*hid** </line>
</par>
<par>
<line> Ordem </line>
<line> F*tores </line>
</par>
<par>
<line> 1 </line>
<line> As rotas são p*dronizadas dentro dos S*stemas de Logís*ica? </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> As rota* são alteradas f*e**entemente d*ntro dos Sistemas de L*gística? </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> Os Sistemas de Logística conseguem det*c*ar pontos cegos *as rotas? </line>
</par>
<par>
<line> Tabe** 1 - *es*ltad** Iniciais 1 </line>
<line> Grau de evi*ên*ia </line>
<line> Grau de evidência </line>
</par>
<par>
<line> EC </line>
<line> Fat*r </line>
<line> Pes* </line>
<line> favorável µ </line>
<line> *esfavo*á*el </line>
</par>
<par>
<line> 1 </line>
<line> 1 </line>
<line> 1 </line>
<line> 1 ,0 </line>
<line> 0 ,1 </line>
</par>
<par>
<line> 2 </line>
<line> 1 </line>
<line> 1 </line>
<line> 0 ,9 </line>
<line> 0 ,2 </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> 1 </line>
<line> 1 </line>
<line> 0 ,9 </line>
<line> 0 ,3 </line>
</par>
<par>
<line> 4 </line>
<line> 1 </line>
<line> * </line>
<line> 0 ,8 </line>
<line> * ,2 </line>
</par>
<par>
<line> 5 </line>
<line> 1 </line>
<line> 1 </line>
<line> 0 ,8 </line>
<line> 0 ,1 </line>
</par>
<par>
<line> 6 </line>
<line> 1 </line>
<line> 1 </line>
<line> * ,9 </line>
<line> 0 ,* </line>
</par>
<par>
<line> T*bela 2 - Res*ltados Inici**s 2 </line>
<line> Gra* *e *vidência </line>
<line> Gra* de evidência </line>
</par>
<par>
<line> EC </line>
<line> Fator </line>
<line> Pes* </line>
<line> f*vor*vel µ </line>
<line> d**favorável </line>
</par>
<par>
<line> 1 </line>
<line> 2 </line>
<line> 2 </line>
<line> 0 ,7 </line>
<line> 0 ,3 </line>
</par>
<par>
<line> 2 </line>
<line> 2 </line>
<line> 2 </line>
<line> 0 ,9 </line>
<line> 0 ,4 </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> 2 </line>
<line> 2 </line>
<line> * ,9 </line>
<line> 0 ,1 </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> 2 </line>
<line> 2 </line>
<line> 0 ,8 </line>
<line> 0 ,* </line>
</par>
<par>
<line> 5 </line>
<line> 2 </line>
<line> 2 </line>
<line> 0 ,* </line>
<line> 0 ,2 </line>
</par>
<par>
<line> 6 </line>
<line> 2 </line>
<line> 2 </line>
<line> * ,* </line>
<line> 0 ,* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.3, art. 8, p. 150-164, ma*. 2*22 </line>
<line> www4.fs*net.co*.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *s* da Lógica *araconsist*nte Anota*a Evidenc*al E em Sistemas de Log*sti** </line>
<line> **9 </line>
</par>
<par>
<line> Tabela * - Resultados I*ici*is * </line>
</par>
<par>
<line> Grau de evidência </line>
<line> Gra* de evi**ncia </line>
</par>
<par>
<line> EC </line>
<line> Fator </line>
<line> Peso </line>
<line> favorável * </line>
<line> desfavorável </line>
</par>
<par>
<line> 1 </line>
<line> 3 </line>
<line> 2 </line>
<line> 0 ,6 </line>
<line> 0 ,5 </line>
</par>
<par>
<line> 2 </line>
<line> 3 </line>
<line> * </line>
<line> * ,7 </line>
<line> 0 ,4 </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> 3 </line>
<line> 2 </line>
<line> * ,5 </line>
<line> 0 ,5 </line>
</par>
<par>
<line> 4 </line>
<line> 3 </line>
<line> 2 </line>
<line> * ,* </line>
<line> 0 ,* </line>
</par>
<par>
<line> 5 </line>
<line> * </line>
<line> 2 </line>
<line> 0 ,7 </line>
<line> 0 ,5 </line>
</par>
<par>
<line> 6 </line>
<line> 3 </line>
<line> 2 </line>
<line> 0 ,5 </line>
<line> 0 ,* </line>
</par>
<par>
<line> 4 </line>
<line> RESULT*DOS E D*S*US*Ã* </line>
<line> O algori**o é composto por *m c*njunto </line>
<line> d* informações coletadas por m*io d* </line>
</par>
<par>
<line> formu*á*io *e pesquisa para a*á*ise da toma*a de decisão. O**erva-se * aplicaç** *rática do </line>
</par>
<par>
<line> alg*r**mo p**a-an*lisador e da </line>
<line> prop*si*ão deste </line>
<line> est*do, comparada a* Caso de Estudo do </line>
</par>
<par>
<line> Consórci* *odular *o*ksw*ge* </line>
<line> - Caminhões e ônibus </line>
<line> do ponto d* vista logístico </line>
</par>
<par>
<line> apresentado po* B*TAGLIA (20*6) que foram *bordadas: </line>
<line> A fig*ra 3: represe**a a análise real*zada pelos espec*al*stas, *eferente ao fator de </line>
<line> cenário a*e*uado. Pois nesta seção, comprovar a prop*sição. *ois a média de e*i**ncia </line>
</par>
<par>
<line> favoráve* é d* 0,9 e de **i*ência fav*rável 0,1, *este caso o *esulta** é vi*v*l, visto que </line>
<line> já </line>
</par>
<par>
<line> *xis*e n* contexto atual. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, Teresina PI, v. 19, n. *, art. 8, p. 150-164, mar. *022 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. S. Sakam*to, J. M. *be, L. A. Lima, N. A. Souz*, J. S. *ouza </line>
<line> 160 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 3 - Fator 1: Peso * </line>
</par>
<par>
<line> Compar*ndo com o Caso de Estudo do Consórcio Modular V*lk*wa*em - </line>
</par>
<par>
<line> Caminhões e ônibus do </line>
<line> ponto de vista logí*tico, apres*ntado p** BERTAGLIA (2016), </line>
</par>
<par>
<line> onde a estr*té*ia foi combina* t*dos a*pe*tos desen*olvido* na indústria *u*omobilís**ca </line>
<line> en*re os anos d* 1995 e 1996 * a *adeia *e Su*rimentos princi*almente co* relação aos </line>
<line> *ist*mas de computação relativos. </line>
<line> A figura 4: re*res*nta a análise realizada pelos especialista* referent* o *ator de </line>
<line> c*n*rio adeq*ado. Nesta seç*o, é também c**provada * p*opos*ção, pois a méd*a de </line>
<line> evidênci* favoráv*l é de 0,8 e de evidência favor*vel 0,1, neste caso o *esu*ta*o é viável, </line>
<line> visto que j* existe *o c*nt*xt* atual. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.3, *r*. 8, p. *50-164, ma*. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> U*o *a Lógica Para*on*istente *notada **idencia* E *m Sistemas d* Logística </line>
<line> 161 </line>
</par>
<par>
<line> Figura * - *ator 2: Peso 2 </line>
</par>
<par>
<line> *o Caso de Estud* da Vol*swa*em (BERTAGLIA, 2016), abordou-*e * uso de </line>
<line> *ota* em três catego*ias, *onforme o val*r das p**as p*r* ** área* esp*c*fica* de estocagem, </line>
<line> sube*tende*do-se que existe alteração de rotas no sistem* de lo*ís*ica, ficando ass*m </line>
<line> també* de acor*o co* o F*tor 2. </line>
<line> Já na figura 5, re*resen*a-se a análise realizada pelos especial*stas, referente ao fator </line>
<line> de cená*io ad**uado. No caso, o escolhido foi a ne*essidade de transformação digital, pois, </line>
<line> nesta seçã*, não existe def*nião d* qua*do e c**o s* com**ovar que *ssa funci*nalidade </line>
<line> poderá ser implementada. Pois a média de evidênc*a favorável é ** 0,7 e d* evidência </line>
<line> fav*rável 0,4; nesse caso o resultado é i*consi**ente, visto *ue de*eria t** sido *ais detalhado </line>
<line> esse *ontexto. </line>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 19, n. 3, art. 8, p. 150-1**, *ar. 2022 www4.**anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. S. Saka*o*o, J. M. Ab*, L. A. Lima, N. *. So*za, J. S. Souza </line>
<line> 162 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 5 - F*tor 3: Peso </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> No Caso de Estudo da Vol*swagem (BE*TAGL**, 2016), comentou-s* sobre </line>
</par>
<par>
<line> necessidade de maior inve*timentos p*ra inovação e tecno*ogia, por causa d* au**nto de </line>
<line> roubos d* cargas e custos com es*as oco*rênc*as. O qu* indica que o Fator 3 está *e *cordo e </line>
</par>
<par>
<line> deve ser acomp*nhado por </line>
<line> mais tempo para que u* re*ultado seja *fetiva*ente assertivo, </line>
</par>
<par>
<column>
<row> uma v*z q** foi incon*is*ente, princ*palme*te se ocorrer muitas vezes. </row>
</column>
<par>
<line> * </line>
<line> C*NS*DERAÇ*ES *INAIS </line>
<line> Para s* fazer uma análise ** div*r*os fatores * faz*r uma combin*ção entre as suas </line>
</par>
</par>
<par>
<line> vari*das </line>
<line> *ossibilidad*s para *m* tomada de decisão, con*orm* CALADO et al. (2007), em </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, *. 19, *.3, art. 8, p. 1*0-164, mar. 202* </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uso da Ló*ic* P*raco*sistente Anotada Evidencia* E e* Sis*emas *e *ogísti*a </line>
<line> 163 </line>
</par>
<par>
<line> divers*s áreas, be* como na d* l*gística co* *poio da transf*rmação digital e da *ógica </line>
<line> Para*ons**tente Anotada Evidencia* E para o**mização d* r*ta* segura*. </line>
<line> E*te e*tudo apresento* três análises comparadas com o Caso de *stu*o da </line>
<line> Volkswagem, onde o a***fun*amen*o convergem dir*t*me*te para as tendências </line>
<line> especificadas nestes c*n*rios abordados. Todos esses *enários tra*em um *rau *aior ou </line>
</par>
<par>
<line> menor de risco </line>
<line> de e*idênc*as pa*a uma tra*sform*ção digita*. Pod*-*e obs*rvar qu*, q*an*o </line>
</par>
<par>
<line> *aior o *rau d* gran*laridade apresentado, **is ade*u*do é o resulta*o a ser ma*eado. A </line>
<line> Lógic* Paraconsi*tente Anotada Evidencial *t auxil*a a l*gística *om um d*re*ionament*, na </line>
<line> qual context*s de risco podem ser id*ntif*cados e *revenidos. </line>
</par>
<par>
<line> REFE*ÊNCIAS </line>
<line> ABE, J. M.; SILVA FILHO, *. I.; CELES**NO, U.; A*AÚJ*, H. C. Lógica </line>
<line> Paraco**istente Anotada Evidencial E. *omuni*a*. 2011. </line>
<line> ABE, J. M. (Ed.). Paraconsi**ent intellig*nt-based systems: New trends in the applicat*ons </line>
<line> of para**nsistency. Vol. *4. S**inger. 2015. </line>
<line> AKAMA, *. Towards Parac*n*is*en* *ng*neer*ng, I*tel*igent S*stem* *eference *i*ra*y, </line>
<line> Germany: Spri*ge*. htt*s://doi.org/10.10*7/978-3-319-40418-9. 2016. </line>
<line> BAN*ATO, E. Tecnol*gia da *nformação a*l*cada à l*gística. INSTITUT* I*AM. 2016. </line>
<line> BERTAGLIA, P. R. *o*ística * gerencia*ento da ca*eia d* *bas*ec*men*o / **ulo </line>
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<line> de </line>
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<line> Queiroz Faria, Tr*d.; *º ed). AMGH Edit**a. 2013. </line>
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<line> Zeitschrif* *. Math. L*gik und Grun*la*en d. Math. 37, pp. 5*1-570, *991. </line>
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<line> E*itora. 2018. </line>
<line> ROCC*, A. et al. Estimaç** de estados *m Sistemas Elétricos de Potên*ia com *éc*icas </line>
<line> *aseadas em *ógi* Fuzzy e Para*onsistente. *evista Seleção Do*umental *º27. Sa*to*: *d. </line>
<line> Paralogike. 201*. </line>
<line> VE**S, M. Ge*tão da tecnolo**a da informaç*o: sustentação e inova*ão par* a </line>
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</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. *. Sakamoto, J. M. Abe, L. A. Lima, N. A. Souza, J. S. Souza </line>
<line> 1*4 </line>
</par>
<par>
<line> Com* Referenciar este Artigo, conf*rme ***T: </line>
<line> SAKAMOTO, L. S; *BE, J. M; LIMA, L. A; SOUZA, N. A; SOUZA J. S. Uso da Lógica </line>
<line> Paraconsistente *notada Evid*ncia* E em S*s*em*s de Logística. *ev. FSA, Tere*ina, v.1*, *. 3, art. </line>
<line> 8, *. 150-16*, mar. 2*22. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição dos Autor*s </line>
<line> L. S. S*kamoto </line>
<line> J. * . *be </line>
<line> L. A. Lima </line>
<line> N. A. Souza </line>
<line> J. S. S*uza </line>
</par>
<par>
<line> 1) *oncepção e *la*ejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) anál*se e interpre*açã* dos d*dos. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabor*ç*o do rascunho ou na rev*são c*ítica do con*eúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) p**ticipação na aprovação da **rsã* final do ma*usc*ito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 19, n.3, art. *, p. *50-164, m*r. 2*22 </line>
<line> www4.fsanet.*om.b*/re*i*ta </line>
</par>
</page>
</document>

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