<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 3, art. 6, p. 121-134, m*r. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.3.6 </line>
<line> Pr*curement Sustentável: Recomend*ç*es Mundia*s </line>
<line> S*stain**le Procuremen*: *orld Recome*dations </line>
</par>
<par>
<line> Rob*on El*a* Bueno </line>
<line> Dou*orando em Eng**hari* de Produç*o pe*a Univ*r*idade P*ulista - UNIP </line>
<line> E-mail: ro*so*ebueno@gmail.co* </line>
<line> **lton Alme*da dos Santos </line>
<line> Do*torando e* Engenharia *e Produção pela U*iv*rsidade Paulis*a - UNIP </line>
<line> E-ma*l: h*ltonalm**dasant*s@g*ail.com </line>
<line> Samu*l **rnandes </line>
<line> *ós-Graduado em En*e*haria de P*odução pela *niversidade de Gu*rul*os </line>
<line> E-mail: samu*l.nu*es*1@fat*c.sp.gov.br </line>
<line> *oã* V*ctor Buen* </line>
<line> Alu*o do ensino téc*ico em Administração da Etec Ho*ácio Augusto da *i*v*i*a </line>
<line> E-*ail: b*eno**ao014@gmail.com </line>
<line> M*r*ey Nu*es Vituri T*loi </line>
<line> Dout**a*da em Engenharia de Prod*ção pe*a *niversid**e *aul*sta - UNIP </line>
<line> *-mail: marle*.*oloi@gma*l.com </line>
<line> Si*via Helen* Boni*la </line>
<line> Doutor* em Ciênc*as pel* Universi**de de São P*ulo - USP </line>
<line> Profes*ora *i*ular do Programa de P*s-*raduaç*o da Uni**rsida*e Paulista - UNIP </line>
<line> E-mail: *ilvia.**nilla@docente.unip.br </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: Rob*on Elias Bueno </line>
</par>
<par>
<line> UNIP. Av. Pau*ista, 9*0 - *ela Vista, *ão Paulo - S*, </line>
<line> Edi*o*-Che*e: Dr. Tonny Ker*ey de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> 01311-00*Brasil. </line>
<line> Ro*rig*e* </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ço: </line>
<line> Helton Almeida do* Santos </line>
</par>
<par>
<line> UNI*. Av. **ulista, *00 - Bel* Vista, *ã* Paul* - SP, </line>
<line> Artigo recebid* em 1*/02/2022. Última v*rsão </line>
</par>
<par>
<line> 01311-000Br*s**. </line>
<line> re*ebida em 2*/02/2022. Apro*ado *m 24/02/2022. </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: </line>
<line> Sam*el Fernandes </line>
</par>
<par>
<line> UNIP. Av. Paulist*, 90* - Be*a Vista, São Paulo - SP, </line>
<line> Avaliado *elo si*tem* Triple Review: Desk Review *) </line>
</par>
<par>
<line> 01311-000B*asi*. </line>
<line> pelo Edit*r-Chefe; e b) Double Blind Review </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: </line>
<line> J**o Victor Bueno </line>
<line> (avaliação cega *o* *oi* avaliad**es d* ár*a). </line>
</par>
<par>
<line> **IP. Av. Paul*sta, 90* - Bela Vis*a, São Paulo - S*, </line>
</par>
<par>
<line> 0*311-000*rasil. </line>
<line> Revisão: Gramatica*, N*r*ativa e de Fo*matação </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: </line>
<line> **r*e* *unes Vituri T*loi </line>
</par>
<par>
<line> UNIP. Av. Paulis*a, 9*0 - Bel* Vista, Sã* Paulo - SP, </line>
<line> 0*311-000*rasil. </line>
<line> Endereço: Silvia Helena Bonilla </line>
<line> **IP. Av. Paulista, 9*0 - Bela Vista, São Paulo - SP, </line>
<line> 0*3*1-000Bra*il. </line>
<line> AGÊNCI* D* F*MENTOS: À Universidade Paulis*a (UNIP) e a* P*ograma de Pós-Gradua*ão em En*e*haria de </line>
<line> Produção (PPGEP - S*ric*o Sensu). E um *gr*decimento *special à F*ndação * C*or**naç*o *e **erfeiç*ame*t* *e Pe*soa* </line>
<line> d* Níve* Supe*ior (CAPES) q*e **sponib*liza o *rogram* *e *uporte à Pó*-Graduação de Instituiçõ*s de Ensino Particulares </line>
<line> (modulari*ade Taxa). </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. E. Bueno, H. A. Santos, S. *ernandes, J. V. Bueno, M. N. V. Toloi, S. H. Bon*lla </line>
<line> 12* </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Novas tendênc*as no Proc*rem*nt est*o *eque*endo a integração dos p**ncí*ios </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> sust*ntabilidade. *nvolver um olhar além dos </line>
<line> parâmetros e**nômicos tradicio*ais, um </line>
</par>
<par>
<line> contexto mais *strat*gico e amplo, agreg*ndo valor ao dinheiro, gerenci*ndo o de*emp*nho, </line>
</par>
<par>
<line> prioridades </line>
<line> corpo*ativas * da comunid*de como um t*do. A n*cess*dade d* melhorar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> eficiência *rganizacional, red*zi* o desperdíci* e buscar uma posição *ompetitiva *em feito </line>
<line> com qu* as empresas co*siderem os pilares **stentáveis (A*biental, Econ*mico e Social) de </line>
<line> um pon*o *e vist* c*mpetitivo. O objetivo *este trab*lho é efetuar a com*ara*ã* *e como o </line>
</par>
<par>
<line> Procure*ent Su*tentável * recome*dado pelas organizaçõ*s m*n*iai* UNDP, UNIC*F </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> WORLD BANK. A me*od*logi* utilizada f*i a </line>
<line> *e </line>
<line> pes*uisa qua*it*tiva, nos relató**os </line>
</par>
<par>
<line> geren**ais dos órgãos *u*diais, dire*ion*do* *o Procurement Su*t*ntável. Os resultados </line>
</par>
<par>
<line> obt*dos foram a i*entificação *e partic*laridades *m c*da d*recio*amento, utili*ando </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *étodo do triple-bot*om li*e (T*L). Em*ora as organ*zações *undi*i* reconheçam </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> s*st*n*abil*dade como *m objetiv* estrat*gico, há mu*tas definições, focos e *tividades </line>
<line> *omercia*s associadas à sustent**ilidade. O tr*balho po*sui uma limitação pelo método </line>
</par>
<par>
<line> empre*ado, com foc* </line>
<line> em def**iç*es </line>
<line> apresentad*s </line>
<line> pelos ***ãos mu*diais. O a*tigo é feito </line>
</par>
<par>
<line> puram*nte d* p*nto de v*s*a d* Pro*urem*n*, excluindo questões como logíst*ca e cadeia de </line>
</par>
<par>
<line> s**rimentos e a apre*entação bus*a a </line>
<line> o*ienta**o *eferente à *xecução d* Procurement </line>
</par>
<par>
<line> Su*te*tável. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras Chave: Proc*rem*nt. Sust*ntável. Trip*e-bottom li**. </line>
<line> ABSTRA*T </line>
<line> New tre*ds in P*ocurement are requiring the in*egrat**n of sustain*bilit* p***c*p*es. In*o*ve a </line>
</par>
<par>
<line> lo*k beyond tra*iti*na* *conomic pa*ameters, a more strategic and br*ad*r c*ntext, </line>
<line> adding </line>
</par>
<par>
<line> value to money, m*naging perf*rmance, corporate and *o*mu*ity *riorities *s a *hol*. T** </line>
<line> need to improv* o*ganizational effic*ency, reduce waste an* se*k * compet*tiv* position, **s </line>
<line> s*o*n companie*, t* consider the sust*ina*** **llars (E*vironmental, Economic, *nd Social) </line>
<line> from a competitive point of v**w. The objec**v* of this *ork is to *om*are *o* *ustai*a*le </line>
<line> Proc**ement is re*ommended by the world *rganizati**s U*D*, UNI*EF, and WORLD </line>
<line> BANK. T*e methodo*ogy u*ed was that o* *ualitative *esearch, in t*e manageme*t re*or*s *f </line>
</par>
<par>
<line> O*gans world bodi**, d*rected to Sust*i**ble Pro*urem*nt. T*e resul*s </line>
<line> obt**n*d were the </line>
</par>
<par>
<line> i**ntifi**tion of particulari*ies in e*ch *irection *sing the triple-*ottom-line (*BL) method. </line>
<line> Al*h*ug* glo*al organ*zati*ns recognize **s**inabil*ty as a strategic o*jecti*e, th*re are many </line>
</par>
<par>
<line> *efini*i*ns, **cuse*, and business </line>
<line> activit*es a*sociated with *u*tai*abil**y. The work h*s </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> lim**atio* *y the met*o* em*l*yed, focusing </line>
<line> on defi*itions presente* *y *orld *od*es. T*e </line>
</par>
<par>
<line> a*ticle is mad* pu*el* from t*e po*** of </line>
<line> view o* the Procur*men*, excluding issues such as </line>
</par>
<par>
<line> logistics and supply *hain *nd the presentation seeks gu*dance regarding the e*ecution of </line>
<line> Sustainab*e Procur*ment. </line>
<line> Keywords: Pro*ur**ent. Sus*a*nable. *riple-b*ttom-lin*. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. F*A, *eres*na, v. 19, n.3, *rt. 6, *. 1*1-134, *ar. 2022 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Proc**emen* *u*ten**vel: Rec*m*ndaçõe* Mundiais </line>
<line> 123 </line>
</par>
<par>
<line> 1 IN*RO*UÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> O m*ndo e*tá *udando mais rápido do que nunca. T*cno**g*a em rápida evol*ç*o, </line>
</par>
<par>
<line> mercado* *lobais e mudança* climáticas *esultam </line>
<line> em acel**ações s*gn*f*cati*as no ri*mo *e </line>
</par>
<par>
<line> *ida - ess*s fatores estão ex*rcendo ** grande **pact* em nossas v*d*s. (FRIEDM*N, e </line>
</par>
<par>
<line> 2017). A su*tentabil*da*e </line>
<line> deve ser *ntegrad* em to*o* o* process*s de Procur*ment. *lém </line>
</par>
<par>
<line> disso, as partes interessa*as relacion*da* à ca*eia *e forneci*ento n*o inc*uem tanto cadeia </line>
</par>
<par>
<line> de suprimentos in*e*nas (por exemp*o, clientes e forn*cedor**) da ca*eia de fornecim*nto * </line>
<line> exter** (por exemplo, autor*dad*s regul**oras, ONGs) pa*tes (SCHNEI*ER et al., 2012). </line>
<line> Is*o *ndica a comp*exi*a** associa*a à integração da s*stentabil*dade *o a*ast*cimento </line>
<line> prát*cas, **ste*unhou, aumentan*o a aten*ão pa*a abor*a**ns baseadas em contingência para </line>
<line> a constru*ão de cart*iras de s*sten*abilidad* p*ocu*ement (PAG*LL et al., *01*). </line>
<line> Isso * *ife*ente e novo, o*de o P*oc**ement *e* a oportun*da*e de gerenciar e facilitar o </line>
</par>
<par>
<line> processo com forn**e*ores e, pot*n*ialm*nte, </line>
<line> com terceiros, p*is possui uma *osiç*o </line>
</par>
<par>
<line> "*ref**i*a" pois </line>
<line> uma tem vi**bi*idade pro**n*en*e *o relaci*nam*n*o co* cent*nas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> fo*neced*res, podendo gerencia* o processo que *ermite a *olaboração a*ançada en*re </line>
<line> organ*zações ** outra forma aut*nom* (BATRAN et a*.,2017). </line>
</par>
<par>
<line> Este trabal*o tem </line>
<line> como </line>
<line> ob*etivo **mparar as diretrizes, normas e orientações de </line>
</par>
<par>
<line> órgãos mu**iais *obr* o Su*tainable Procurement. O Proc*remen* tem sido visto como uma </line>
<line> ferramenta d* red*çã* de c*sto* por muit*s anos. O Procurem**t Sus***tável é *onsistente </line>
<line> c** os *rincípios d* desenvolvi*ento sustentáv*l, como colabora*or de uma so*ieda*e forte, </line>
</par>
<par>
<line> saudáv*l e justa, v*ven*o dentro </line>
<line> dos *imites </line>
<line> amb*entais e promov*ndo a boa *ove*nância </line>
</par>
<par>
<line> (WALKER; BRAMM*R, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> A *mp**me*tação t*cn*lógica da Ind*str*a 4.0 no Procurement, **m inserção </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Intern*t d*s Coisas (IoT), Sistemas Cy*er Fís*cos (CPS), I*te*net </line>
<line> dos Serviç*s (I*S), Smart </line>
</par>
<par>
<line> Factory, Blockchain, Inte*igênc*a Ar*i*icia*, *ntre o*t*os, *raz conecti**dade, agilidade, saind* </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> "*adeia de suprimentos" *a*a um "ecossistema de su**i*e*tos" (SCHRA**; </line>
</par>
<par>
<line> BERTT*AM, 2016). As ativ*da*es empre*ariais, qua*do fe*tas sem preocupação ambiental, </line>
</par>
<par>
<line> podem aumentar a poluiç*o d* ar, da </line>
<line> *gua e d* s*lo, levan*o m*danças climática*, entre a </line>
</par>
<par>
<line> **tros impactos am*i*ntais (*ELLO et al., 201*). O desempen*o de um* empresa * afetado </line>
<line> por vário* gru*o* de *nteresse, ac*o*istas, fu*cionários, fornecedo*es, consumidores e també* </line>
</par>
<par>
<line> pe*a co*un*dade da reg*ão onde es*á loc*lizada, compreendend* </line>
<line> uma *ede de partes </line>
</par>
<par>
<line> inter*ss*das (Mello *t a*., 2017). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 3, art. *, p. 121-134, mar. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. E. Buen*, H. *. Sa*tos, S. Fernandes, J. *. Bu*no, M. N. V. Tol*i, S. *. Bonilla </line>
<line> 124 </line>
</par>
<par>
<line> Pr*cure**n* * um processo em que as organi*ações buscam at*nder as suas </line>
<line> necessidades de um* fo*ma que ag*egue valor ao dinheiro em termos *e geraç*o de *enefíc**s </line>
<line> nã* apenas p*r* a organ*za*ão, m*s também à s*ciedad* e * ec*nom*a, enquanto minim*za os </line>
<line> danos ao me*o ambiente (DEFRA 2006). O Pro*u*eme*t, porta*to, d*semp*nha um pa*el </line>
<line> funda*e*tal para o alcance das metas estr*té*i*as d* empresa, pois po*e afetar o tem*o d* </line>
<line> e*tr*ga d* pro**to* e serviço*, alé* dos custos operaci*nais e qualidade do prod**o/serviço - </line>
</par>
<par>
<line> *lementos-chav* na e***atégia d* </line>
<line> op*ração de qualquer e*presa (G*ITHER; FRAZ*ER, </line>
</par>
<par>
<line> 2*01). </line>
</par>
<par>
<line> O *bj*tivo e d*safi* do Procurement Su*tentável é integrar *onside*ações *mbientais </line>
<line> e sociais p*ra o processo de aquisição, co* o objetiv* de reduzir os impa*tos negativo* sob*e </line>
</par>
<par>
<line> a s*úde, *s condiçõe* *ociais e do mei* ambiente, economizando *ustos vali**os p*ra </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> org*nizações d* se*or públ*co e da c*munidade em geral (ON*, 2012). </line>
</par>
<par>
<line> Este artig* possu* u* *if*ren*ial e* *elação aos artig*s qu* *xistem na literatura, pois </line>
<line> é um dos pri*eiros trabalhos a t*atar especi*icamente s*bre as orient*ç*es dos órg*os </line>
<line> mu**iais a *e*peito *o Procurement Sustentá*e* e ****ém po* apresentar uma das *imensõ*s </line>
<line> d* Procurement 4.0, que *stá s*n*o desmistificada pelo au*or * classif*ca** da s*guinte </line>
</par>
<par>
<line> forma: </line>
<line> Competênc*as, </line>
<line> Ge*t*o, </line>
<line> Parcerias, </line>
<line> Processo*, </line>
<line> Siste*as </line>
<line> e </line>
<line> T*cnologias </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *u*te**abil*dad*. O artigo tem como base a comparação das *ecom*ndações a Pro*ureme*t </line>
<line> Sustentável **s ó*gãos mundiais: </line>
<line> *NDP - United Nati*ns Development Programme - P*ogra** de Desenvolvimento das </line>
<line> Naçõ*s *nid*s. O pap*l do PNUD é ajudar govern*s e atores *e toda a sociedade a **rtalecer </line>
<line> e *celerar seu progresso em direção às M*tas, mantendo a visão globa* intacta e no caminho </line>
<line> cer*o. Por se tratar de uma fu*ção es*ratégica da o*g*n***ção, * "Pro*urement *ustentável" </line>
<line> desenvolve mecanismos de monitoram*nt*, incluindo avaliações * ve*ificações no local, para </line>
<line> prom**er o cum****e*to do f*r*ece*or. </line>
<line> UNICEF é a s**la para"Un*ted Nat*ons Chi*dr*n's Fund" e é uma a*ência das Nações Unidas. </line>
</par>
<par>
<line> * UNICE* te* o objetivo de pro*over a de*e*a dos d*reitos das </line>
<line> cria*ças, suprir suas </line>
</par>
<par>
<line> necessidades básica* e con*ribu*r para * seu *esenvolvim*nto; está *re*ente em 191 países e </line>
</par>
<par>
<line> t*rritórios de </line>
<line> todo o mundo. "*roc**ement Suste*táv*l" é </line>
<line> um* es*r*t*gia *a*a aquisição, </line>
</par>
<par>
<line> l*vando a um imp**to mai*r e ê**to dos Objet*vos de Des*nvolvimento Su*tentáv*l. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> WORL* BANK - o Grupo Banco Mundial é *m* *as maiore* fonte* de finan*iame*t* e </line>
<line> conhecimento do mundo para *s p***es em desenvolvimen*o. Seu compromisso é d* r*duzir a </line>
<line> p*breza, a*menta* a **os*eridade *ompart*lhada e promo*er o d***nvolvi*ento sustentável. </line>
<line> B*sca acon*elhar e criar in*entiv*s **ra as boas prátic*s "Proc*r*ment Sustentáv*l". </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, *. 19, n.3, art. 6, p. 121-134, *ar. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Procurement Sustentá*el: Recomendaçõ*s Mundi*is </line>
<line> 125 </line>
</par>
<par>
<line> A* emp*esas buscam in*ress*r * Triple B*ttom Line (ELKINGTON, 2*1*), que </line>
<line> con*iste *m b*scar a continuid*de do mercado e o cre*cimen*o da orga*iz*ção a partir de sua </line>
</par>
<par>
<column>
<row> viab*lidade e*onôm*c* bem como * convi*ênc*a harmoniosa com o meio *m*ie*te e </row>
<row> socie*ade (P*rter; K*amer, 2006). </row>
</column>
<par>
<line> 2 </line>
<line> REFERENCIAL T*ÓR*CO </line>
</par>
<par>
<line> 2 .1 </line>
<line> Triple *o*tom L*ne </line>
</par>
<column>
<row> a </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Joh* El*ing*on lança o chamado t*iple-bottom line (T*L), em meados dos *nos 1990. </line>
<line> Esse nov* modelo foi alé* d*s medidas tradi*ionais de lu*ros, *etorno sob*e o in**stimento e </line>
<line> valor para o ac*onista, inc*uindo **mens*es ambientais * sociais (Elkin*ton, 2012). De acordo </line>
<line> com Guarnieri (2*13), o tripé suste*tável consiste em: </line>
<line> Sustentabilidade social: a**ora** no princípio da equida*e n* *istr*buição de renda e </line>
</par>
<par>
<line> de bens; no princípio da igualdade de direitos à dign*da*e *uma*a e no princípi* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> solidari*dad* dos laços sociais; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Sustentabilid*de ambiental: </line>
<line> ancorada no </line>
<line> prin*ípio d* p*e*ervação do *la*eta e dos </line>
<line> recursos n*turais; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Sust**tabilid*d* econômica: *vali**a a partir da sustent*b*lidade social e ambienta*, </line>
<line> de f*rma a permitir que as organ*zaçõ*s obten*am lucr* de uma forma responsável. A </line>
<line> Figura 1 demonstra o Triple Bottom Line. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Fig*ra 1 - Triple Bottom L*ne </line>
</par>
<par>
<line> Font*: IR*A Glob*l **as*l (20*0). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 3, art. 6, p. 1*1-134, *ar. 2022 www*.fsa*et.*o*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. E. Bueno, H. A. Santos, *. Fer*a*de*, J. V. Bu**o, M. *. V. Toloi, S. H. Bon*lla </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> Na busc* de um con*en*o entr* inúmeras definições e *e**inologias, a abor*age* de </line>
</par>
<par>
<line> três pil*res denominada TBL tem si*o u*a p*rspectiva amplamente *ceita par* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sustenta*ilidade, não apenas pelos estud*osos, *as tam*ém </line>
<line> p*la sociedade * *elas </line>
</par>
<par>
<line> org*niz*ções (LACY </line>
<line> et al., *010), embora o TBL </line>
<line> *ão seja isent* de crít*cas e con**ndas </line>
</par>
<par>
<column>
<row> (NORM*N; MCDONALD, 2004). </row>
</column>
<par>
<line> 2 .2 </line>
<line> Pr*cure*en* </line>
<line> "P*ocur*me*t" é um termo em ingl*s que ta**ém po*e ser tr**uzido como adqu*ri* </line>
</par>
</par>
<par>
<line> ou. A*nd*, lici*ar. C*mo e*tamos num *mbi*nte corporati*o, "Pr*curement" </line>
<line> corr*sp*nde </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> um process* mais ampl* que inclui So*r*ing, função de c*mpras, incorporand* um car*ter </line>
<line> estratégic*, abrangendo as áreas **mercia*s, ges**o de projet*s e lo*íst*ca, inc*uindo a ges*ão </line>
<line> d*s es*oques, participação *o *roc*sso **odut*vo, *ist*ibuição e r*lac*oname**o com c*ientes </line>
<line> e for*ecedo*es (BU*N* *t al., 2019). </line>
<line> Em um sen***o mai* amplo, o "Pr**urement" en*olve atividades co*o: a) Sel*çã* d* </line>
<line> fornec*d**es; b) Estab*leciment* de condiçõ*s de pagamento; c) Negociação d* contr*tos; d) </line>
<line> Conf**midad* Re*ulatória; e) Análise * terc*iriz*ção. Assim, "Pro*ur*ment" é um termo </line>
</par>
<par>
<line> amp*o, sendo a compra </line>
<line> ap**as um componente; o t*rmo é mai* vasto * inclui to*as as </line>
</par>
<par>
<column>
<row> principai* atividades emp**sariais (CHAKR*VART*, 2**7). Al*m *e **nte* boa* **lações </row>
<row> com os for*ecedores, as empresas bu**am cobrir muito* outros aspec*os para ge*enciar *iscos </row>
<row> de man*ira eficaz e se proteger (M*LTAVERNE, 201*). </row>
</column>
<par>
<line> * .3 </line>
<line> Procurement Sustent*vel </line>
<line> Nas organizações são *oma**s diari*mente decisões sobr* o que comprar e onde </line>
</par>
</par>
<par>
<line> comp*ar. Apesar de cus*o e q*alidad* serem fatores i*p**tantes, </line>
<line> exis*em outros fatores a </line>
</par>
<par>
<line> co*siderar quando se efetua um processo de compra qu* i*á </line>
<line> beneficiar o n*gócio e </line>
<line> ter </line>
</par>
<par>
<line> si**l*an*amen** um impacto ambiental * so*ial positivo (BCSD, 2008). </line>
<line> O Pr*cure*ent Sustent*vel per*i*e que as organizações atendam *s s*as necessida*es </line>
<line> *e *ens, servi*os, obras e ser**ços pú**i*os, que alcanc*m valor para o dinheiro, em *e*mos *e </line>
</par>
<par>
<line> gera**o de benefícios não só para a </line>
<line> org*niz*ção, ma* tamb*m para * *c*nomia, sociedade, </line>
</par>
<par>
<line> mantendo-se dentro da *a*acidade d* carga *o *mbiente (*I*S, 2012). </line>
<line> Ass*m, nas empres*s que leva* a sério a s*stentabilidade, a áre* de P****rement d*ve </line>
</par>
<par>
<line> desempenh*r um </line>
<line> *ap*l vital para garantir *ue tod** os parceiros da cadeia de sup*imentos </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. *9, n.3, art. *, p. 121-13*, *a*. 2*22 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P*o*ur*m*nt Suste**ável: Recomenda*õe* Mundiai* </line>
<line> 127 </line>
</par>
<par>
<line> sigam as melhores prátic*s di*ponív*i*, o P*ocurement poder* s* beneficia* da transform**ão </line>
<line> digi*al e seu p***esso de audit*r** (MAL**VER*E, 2017). Além das de*on*trações </line>
<line> fin*nceiras, algum*s organizações publicam u** relató*i*s co*tá*eis de sustentabilidade. </line>
<line> Est* é um compromisso voluntário. Ess* f*rramenta *ermite que *ma organizaçã* </line>
</par>
<par>
<line> relate a tod** os stakeholder* (portadores de in*er*sse) s*as conquistas em contribuir </line>
<line> p*r* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento sustentável, ou sej*, seu de*empenho não fi*a**eiro. Esse rela*ór*o </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<column>
<row> imp**t*nte porqu* inclui a *iscussão d*s impac**s po*i*ivos e ações p*ra s*pe*ar os possíveis </row>
<row> imp**tos negativos dec*rrentes das ativ*dades da orga*ização (*IC*LETTI, 2020). </row>
</column>
<par>
<line> 3 </line>
<line> *ETOD*LOGIA </line>
<line> Baseando-s* no *ipo de questão da pesquisa qu*litati*a para a escolha da estratégia a </line>
</par>
<column>
<row> ser adotada, Yi* (20*6) a*irma que a pesquisa qualitativa procura co*etar, integ*ar e apr**entar </row>
<row> dados de diversas fo*te* de evidência c*m* part* de *ualquer e*tudo. </row>
<row> Es*a foi uma das d*f*culdades ** real*zação da pe*quisa da li*e*atura *obr* o </row>
<row> Procurement Su*tentável. I*so criou alg*ns o*stáculos na extração de definições e con*eit*s, </row>
<row> mas ampliou o escopo da revisão. Respondend* ao objeti*o *a pesqui*a *ue é a ide*tificação </row>
<row> do* pontos pla**íveis do *r*cure*ent Sustentá*el, foi compos*a dos seg*intes passos: </row>
<row> 1) Realização d* pesquisa bibliog*áfi*a p*eliminar de levanta*ento de *rt*go* de *eriódicos </row>
<row> científicos, cong*e*so* e litera*ura empresarial e de or*ani*açõ*s *o Google Acad*mi*o. A </row>
<row> pesqu*sa prel**inar int*g*ando o tema "S*stainable Procureme**" permitiu en*ontrar termos </row>
<row> *sados *ara *e referir aos tópicos de in*e*esse. </row>
<row> 2) *ele*ão da base de da*os: e*etuada uma bu*ca par* *nco*t*** norm*s, re*r*s, ori*ntações e os </row>
<row> que fo*em pio*eiros e sustentado sobre o tema "Sustainable *rocu*em*nt", e realizando *s </row>
<row> compa*ações. </row>
<row> 3) *ele*ão * Análise dos conteúd*s enco*trados e extraídos da literatura: dois c*itérios foram </row>
</column>
</par>
<par>
<line> considerados, se*do o p**meiro a seleção dos relatórios </line>
<line> *erenciais, a partir abrangência dos </line>
</par>
<par>
<line> relatórios esp*cíficos sobre * tema e, *egu*do, a l**tu*a do* *elatóri*s para ver*ficar quais o </line>
<line> estavam de acordo com objetivo do trabalho. O* órgãos mundi**s for*m determinado* por </line>
<line> causa de seu compromisso com a *usten**bilidade, a*ém de *erem u** abra*gência mundial </line>
<line> em g*stão de supri*entos e atuarem em nível do tri** *ustentável. </line>
</par>
<par>
<line> **v. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 3, art. *, p. *21-134, *ar. 2022 </line>
<line> w*w4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. E. B*eno, H. A. Santos, S. Fernandes, J. V. Bueno, *. N. V. Toloi, S. *. Boni**a </line>
<line> 128 </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESULTAD*S E DISCUSSÃO </line>
</par>
<par>
<line> Uma visão integrad* da sustent*bilidade é particu*armente import*nt*, *ois os três </line>
</par>
<par>
<line> ele*entos </line>
<line> estão inter-rel*ciona*os. Po* exemp*o, o efeito do cresciment* e*onômico </line>
</par>
<par>
<line> (econômico) po*e aumentar a pegada de carbono *e u*a organizaç*o (ambie*tal) e </line>
<line> ainda </line>
</par>
<par>
<line> levar ao d*se**olviment* de *portunida*es de e*prego de longo prazo para a* c*mu*idade* </line>
<line> lo*ais (sociais) (*IRCHGEORG AND WIN*, *006). </line>
<line> * P*ocurement *ust*ntável ofer*ce diversos benefíci*s pa*a a sociedade * para a* </line>
</par>
<par>
<line> o*ganizações. Para as or*ani*ações: </line>
<line> (I) Benefícios </line>
<line> nos result*dos (m*no*es </line>
<line> custo* </line>
</par>
<par>
<line> operaciona*s, redução do co*su*o de *nergia, águ* et*.); (I*) Redu*ão de riscos (redução dos </line>
<line> risc*s d* aci*ente*, d*minuiç*o dos custos *iretos e i*diretos); (*I*) Fortaleci**nto da imagem </line>
<line> (c*mpromisso da organ*zação com u*a po**tica de sustentabilidad* e respon**bilidade *o*ia*, </line>
</par>
<par>
<line> melhor*r </line>
<line> *s co*dições de traba*ho dos colaboradores). Para as empresas: (*) Eco*omia mais </line>
</par>
<par>
<line> forte (contri*** par* o des*nvolvimento do *e*ca*o de produtos / serviços sustentáveis, reduz </line>
</par>
<par>
<line> cu*t*s de energia e materiais que *umentam </line>
<line> os r*curs*s di*poníveis </line>
<line> para outros fin*); (II) </line>
</par>
<par>
<line> Amb*ente *ais saud*vel (re*ução de des*erd**ios, u*o mais e*i*ie*t* de mat*rias-*rima*); </line>
<line> (III) Aumento do bem-esta* *ocial (*r*move o desenv*lviment* de forneced*res locais </line>
<line> (*CSD Portugal, 2008). </line>
<line> Procure*ent tem *m pa*el funda*ental *a s*stentabi*idade com polít*cas e práticas </line>
<line> que pre*isam *em este*didas além das f*onteiras das organizaçõ*s, incor**rand* sua* cadeias </line>
</par>
<par>
<line> de abast**imento inteiras. Orientações s*bre su*t*ntabilidade, encorajan** a tomada </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> de*isões que abrangem os elementos ambientai*, econômico* * sociais do Tri*le **ttom Line </line>
<line> (TBL) (MEE*AN, 2011). </line>
<line> 4.1 Reco*e*da*õe* *ob*e o Pr*cur*men* Susten*ável </line>
</par>
<par>
<line> **a empresa *ã* é m*is </line>
<line> sustentáve* do *ue o* </line>
<line> fornecedore* dos quais se origina </line>
</par>
<par>
<line> (KRAU*E et al., 2009). I*so col*ca o Procure*e*t em uma *osição central no *a*inho para </line>
</par>
<par>
<line> alcançar a *u*tentab*lidade. No *ntanto, </line>
<line> en*ende* *omp*et*men*e * *erfil de sustenta*ilidade </line>
</par>
<par>
<line> de uma emp*esa exige uma </line>
<line> *isão </line>
<line> nã* apenas </line>
<line> dos **rnecedores diretos da emp*esa, m*s </line>
</par>
<par>
<line> tam*ém de s*a cad*ia de suprimentos o* m*smo da rede ma** ampla em qu* op*ra. Uma </line>
</par>
<par>
<line> quanti*ade </line>
<line> *r*sce**e de pe*quisas sobre sustentabilidade *iz respeito à *estão *e *o*pras </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> suprimen*os, c**o </line>
<line> f*rnecimento ético (ROBERTS, 2003), r*sponsabilidade *ocial </line>
</par>
<par>
<line> corporat**a na ca*eia de </line>
<line> supri*en*os (MALONI; BROW*, 2006), *ompras *ocialmente </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, T*resina, v. 19, n.3, a*t. 6, p. 1**-134, *ar. 2022 </line>
<line> w*w4.fsanet.*om.br/**vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Procurement S*stentável: Rec**endações M*ndiais </line>
<line> 129 </line>
</par>
<par>
<line> responsáveis </line>
<line> (PARK; *TOEL, 2*05) * cade*as de supri*ent*s verdes (KAI*UMA; </line>
</par>
<par>
<line> TAWARA, 2*06). </line>
<line> O que uma organi*ação com*ra e de *ue* *la compra pode te* im**icaç*es de longo </line>
<line> alc**ce, não apenas *a cadeia de supriment*s e no c*nsumido* final, mas na *omunidad* em </line>
<line> geral, a*etada pelos *ifer*nt*s seg*entos d*ssa **dei* d* su*rimentos (*ADE*, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> Através *as análises e das recomendações, houve a </line>
<line> c*tego*ização de acordo com a </line>
</par>
<par>
<line> dimensã* do t***é da sustenta*ilidade. Enquadramos as demandas múltiplas e complexas que </line>
</par>
<par>
<line> *urgem em dif*rent*s pon*o* da *adeia de supri*entos e </line>
<line> em d*feren**s níve*s dent*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> c*mpras sustentáveis, confo*me Ta*ela 1. </line>
</par>
<par>
<line> Tab**a 1 - Apresentação da ca*egor*zação efet*ad*, dos órgãos mundiais U*PD, </line>
<line> UNICEF e WO*LD B*NK re*erentes ao Procur*m*nt Sustentável, utili*ando *BL </line>
<line> AMBIENTA* </line>
</par>
<par>
<line> Recomendaçõ** </line>
<line> UNICEF UNPD </line>
<line> WB </line>
</par>
<par>
<line> Agricultur* *ust*ntável </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Cic*o de *ida </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Econ*mia de Cust*s </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Energias Alt*r*ativas </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> *er*nciamento de Á*ua </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> G*st*o *e P*luição e Re*íduos </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Ges*ão *os R*curso* Ma*i*hos </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Planejamento Urbano </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Preservaçã* do* *ecu*s*s Naturais </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Prote*ão dos Eco*sistem*s </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Redução de Energia </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Redução de Gás com Efeit* Estufa CO2 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Redução *egada Ecológica </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> R*lação Cust*-B*nef*c*o </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> ECONÔMICA </line>
</par>
<par>
<line> Bom **ver*o </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> C*mpe*ição Interna*ion*l Efeti** </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Custei* *o *iclo de vida </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Custo Total de Propriedade </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Desenvolvim**to das PME's </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> *esen*olvime*to Econômico S*stentáve* </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Em*reg* </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> *ercados *mergent** </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Melhor Preço, Qualidade, Disp*nibilidade e Inov*ção </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Redução da Pobre*a </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Re*e*eração E*onômica </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Valor para o Dinheiro </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> **v. *SA, Ter*sina **, v. 19, n. 3, art. *, p. 121-*34, mar. 2022 </line>
<line> www4.***ne*.com.br/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. E. B*eno, H. A. Santos, S. *erna**es, J. V. Bue*o, M. N. V. Toloi, S. H. B*nil** </line>
<line> 130 </line>
</par>
<par>
<line> *O*IAL </line>
</par>
<par>
<line> *gua Potável </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Contra o Trabalho Inf*nti* e T*ab*lho For**d* </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> *o*ida Segura </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Compr*s Sustentáveis r*d** * r*s*o de rep*tação </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> D*senvolvimento Hum*no </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Direitos H*ma*os, Trabalhistas e Remuneração J*sta </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Igualdade de Gên*ro e Educação Un*v*rs*l </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Imagem Públ*ca de Integridade * Responsabi*idade </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> *nclusão S**ial e Bem-estar * T*dos </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> J*sti*a, Integrid**e * Transparên*ia </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Promoçã* das *M*'s </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> R*dução da P**reza e D*siguald*de </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> *aúde e Segura*ça </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> (Fonte: *uto*es, 2*20). </line>
<line> A tabe*a das recomendações apre*enta os tóp*cos onde os ór*ão* mundia*s UNPD, </line>
<line> UNICEF e *ORLD B*NK, bus*am *br*nger o *rocurem**t Susten*ável. Ao anal*sar a tabela, </line>
<line> percebe-se q*e o* órgãos m*ndiai* possu*m vi*ões difer*nte* sobre a abr*ngê*cia d*s </line>
</par>
<par>
<line> *equ*s**os * sere* a**rda*os. Na esfe** Am*iental, foram expost*s *4 recome**ações </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> nenhu** das recomendações s*o citadas, c*njuntamen*e, </line>
<line> pelos três órg*os: q**tro </line>
</par>
<par>
<line> recomendações são citadas por d*is **gãos e dez recom*ndaçõ*s obtive*am apenas um *rgão </line>
</par>
<par>
<line> recomendando. No âmb**o *conômico, *2 recomendaç*es foram apres*ntada*, </line>
<line> sendo: uma </line>
</par>
<par>
<line> recomenda*ão cita*a *or t*dos os </line>
<line> órgãos, "Desenvolv*men*o Eco*ômico e S*sten*áve*", no </line>
</par>
<par>
<line> qu*l o desenvolvime*to deve satisf*zer a* </line>
<line> necessidade* d* pre*ente, sem comp*om*ter a </line>
</par>
<par>
<line> capacidad* das ge**ç**s </line>
<line> futuras satisfaz*rem as suas </line>
<line> própri*s </line>
<line> nec*ssid*des (ONU, 1987); </line>
</par>
<par>
<line> duas recom*ndaç*es por dois </line>
<line> órgãos; e nov* recomendações p*r *penas um ór*ão. E </line>
</par>
<par>
<line> *inali*and* o TBL, o So*ial obtev* 13 recomendações, *endo: quatro recomendad*s por *ois </line>
<line> órgãos e nove *or um órgão. A tabela d*monstra vis*e* difere*ciad*s pelos ó*gãos m*ndiais, </line>
<line> a reco*endaçã* "Redução *a Pobreza" é citada *m doi* tópic*s diferentes, por *xemplo, no </line>
</par>
<par>
<line> órgã* *NICEF é citada na r*comendação Social e no *rgão *orl* Bank é citada </line>
<line> no t ópi c o </line>
</par>
<par>
<line> Econômico. </line>
</par>
<par>
<line> Na prática, a busca de resultados *cima da *édia em p*a*os maiores exigem </line>
</par>
<par>
<line> formu*aç*es estr*tégica* e </line>
<line> dire*i*nament** operacionai* que </line>
<line> conju*u*m, em uma m*sma </line>
</par>
<par>
<line> unidade de *erformance, retornos e**nô*ic*s, sociais, ambi**tais. O que uma o*ganiza*ão </line>
<line> c*mpra e d* quem ela compra pode ter i*pli*açõe* d* long* a*ca*ce, não apenas na *adeia de </line>
</par>
<par>
<line> suprimentos e no **ns*midor fin*l, mas </line>
<line> n* com*nidade em gera*, afeta*a pelos *ife*ente* </line>
</par>
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<line> segmentos d*ss* cadeia de *up*imentos (*ADEN, 201*). </line>
<line> Rev. FS*, Ter*sina, v. 19, n.3, a*t. 6, p. *21-13*, m*r. 2022 www4.fsanet.com.br/revist* </line>
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<column>
<row> Procurement Sustent*vel: *ecomendações *undiais </row>
</column>
<par>
<line> 5 </line>
<line> CONCLUSÕES </line>
<line> Proc*re*ent Sustentável exig* que as organizaçõe* se </line>
</par>
<column>
<row> 131 </row>
<row> adaptem con*t*ntemente aos </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *ov*s desafios da *oc*edade. A expos*ç*o a* mer*a** e a* proces*o de P*ocurement pode </line>
<line> revelar novas *po*tunidade* qu* devem informar a es***t**ia da *r*anizaç*o c*mo um t*do. </line>
</par>
<par>
<line> O m*nitoramento **ns*an** do* gastos com aq*isiç*es </line>
<line> *arant*rá que uma organizaç*o tenha </line>
</par>
<par>
<line> vi*ão de futuro, ca*az de prever ameaç*s e oport*nid*des *uturas e avaliar a necessidade de </line>
<line> um pr*duto ou serviço. </line>
<line> Espera-se que os e*forç*s *as organiza*ões mun*iais l*vem a *ma absorçã* *lobal de </line>
</par>
<par>
<line> uma vasta pla*aforma de part*s intere*sadas que já apoiam * </line>
<line> desenvolvimento do </line>
</par>
<par>
<line> Procure*ent Sust*n*á*el (incluin*o go*erno*, indústria, </line>
<line> o*ganizaçõ*s *ão-governamentai* </line>
</par>
<par>
<line> (ONGs), mão </line>
<line> de ob*a e org*nizações de con*umido*es </line>
<line> * </line>
<line> i *s t * t ut ** </line>
<line> n**ionais de </line>
</par>
<par>
<line> norma*ização), com o apo*o dos pa*ses dese*v**vidos e em </line>
<line> desenvolvimen*o. Com a </line>
</par>
<par>
<line> delimitação, o art*go apr*se*ta uma contribuição para o desenvolvimento do conhecime*t* no </line>
</par>
<par>
<line> campo d* Pro*ure*ent Su*t*nt*vel e </line>
<line> ap*esenta interesses e pre*cup*ções **uais. Nós </line>
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<line> id*ntif*cam*s de*afios metodol*gicos e lacunas na l*t*ratura para orientar futur*s pesquisas. </line>
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<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elabor*ção do rascun*o ou ** r*visão crít*ca d* conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
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<line> 4) pa*t*cipação na aprov**ã* d* vers*o final do manuscr*to. </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)