<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n.5, art. 4, p. 65-84, mai. *0*2
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2022.1*.5. 4
</line>
<line>
Comu*icação no Gerenciamento de Proj*t*s com Equi*es *irtua**
</line>
<line>
Communicatio* *n Project Ma*agement wit* Virt*a* Teams
</line>
</par><par>
<line>
Oni*io Firmino de **deir*s
</line>
<line>
Mestre e* adm*nistr*ç*o e gest*o de projetos pela Un*no*e
</line>
<line>
E-mail: oniliof*@**ail.com
</line>
<line>
Re*ato Penha
</line>
<line>
Douto* em Admini*tração pela *niversidade Nov* de *ulho
</line>
<line>
E-mail: rena*o.penha.12@*ma*l.com
</line>
<line>
Luc**no Ferr*ir* da Silva
</line>
<line>
Dou*o* *m admini*tração na Pontif*c*a Univers*dade Católi*a
</line>
<line>
E-mail: lf_silvabr@*aho*.com.br
</line>
<line>
Flávio *ant*no *izar*ias
</line>
<line>
Douto* em *d*inistraç*o pe*a Universidad* Nove de Julho
</line>
<line>
E-mail: flavioxsp@h*tmail.com
</line>
<line>
Diego *é*a* T*rr* de An*rad*
</line>
<line>
*outor em Adminis*r*ção p*la Univers*dade Nov* *e *ulho
</line>
<line>
Professor de Admin*straç*o, *nstituto **d*ral *e Educaç*o, Ciência e **cnologi* do Sul d* Minas
</line>
<line>
E-ma*l: con*ato@diego*erra.com.*r
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: Onili* *irmino de *edeiros
</line>
</par><par>
<line>
Unino*e, Av. *r*fessor Luiz Ignácio *n*aia Mel*o, 1363
</line>
</par><par>
<line>
- V**a Prud*nte, São Paulo - SP, 03155-*00, Bra**l.
</line>
<line>
Editor-Chefe: Dr. Tonny Ke*ley de Al*ncar
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Renato Pen*a
</line>
<line>
Rodr*g*es
</line>
</par><par>
<line>
Uninov*, Av. Profes*or L*i* Ign*cio Anhaia Me*lo, 1363
</line>
</par><par>
<line>
- Vila Prudente, *ão Paulo - S*, 031*5-*00, Bra*il.
</line>
<line>
Artigo recebido e* 15/02/2022. Ú*ti** versão
</line>
</par><par>
<line>
*ndere*o:
</line>
<line>
Luci*n* Ferr*ira da Silva
</line>
<line>
receb*da e* 09/03/2022. Aprov*do em 10/03/2022.
</line>
</par><par>
<line>
Un*n**e, A*. Professo* Luiz Ignáci* Anh*ia Mello, 136*
</line>
</par><par>
<line>
- Vila Prude*te, São Paulo - SP, 03155-000, Bras*l.
</line>
<line>
A*al*ado pelo sistema Triple Revi*w: Desk *evi*w a)
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Flávio Santin* Bizarrias
</line>
<line>
*elo *ditor-Che*e; e b) Double
</line>
<line>
Blind Review
</line>
</par><par>
<line>
Unino*e, Av. Profe**or Luiz Ignácio Anhaia Mello, 1*6*
</line>
<line>
(*va*iação ce** por *oi* a**liadores *a área).
</line>
</par><par>
<line>
- *ila Prud*nte, São Paul* - S*, 03155-0*0, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Diego C*s*r *erra de Andr*de
</line>
<line>
Revisão: Gram*t**a*, N**mativa e de Fo*matação
</line>
</par><par>
</page><line>
Uninove, A*. Pr*fess*r Luiz Ig*ácio Anha*a Mello, *363
</line>
<line>
- Vila Prudente, São Paulo - SP, 03155-00*, *rasil.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O. F. Medeir*s, R. Penha, L. F. Silva, F. S. Bizar*i*s, D. C. T And*ade
</line>
<line>
66
</line>
</par><par>
<line>
RES*M*
</line>
</par><par>
<line>
O *bjetivo
</line>
<line>
desta pesquisa é ente*der como * c*municação é evidenc*ada nos *s*udos sobre
</line>
</par><par>
<line>
equipes virtu*is e*
</line>
<line>
gerenciam*nt* de
</line>
<line>
projeto, *or meio de
</line>
<line>
u*a Revis*o *is**mát*c*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*iterat*ra. O* r**ult*dos *n*icam *m gan*o positivo *o **sempen*o das e*uipes e* *r*jetos
</line>
<line>
quan*o temos um aumento da conf*ança das equipes virtuais e entend*mos que uma liderança
</line>
<line>
efica* é primordial para um bom desempen*o de eq*ipes virtuais. Esse tr*balho con*rib*i para
</line>
</par><par>
<line>
*m *elho* entendimento do conce**o da *omunicaçã*
</line>
<line>
no âmbito do
</line>
<line>
g*renciamento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
projetos com equipes v**tuais.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-Ch*ve: Comunicação. Equi*es Vir*uais. Gerenciamen*o de Projetos.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
The aim
</line>
<line>
*f this r*sea*ch is to understand how *ommuni*ation is ev*denced in s*udie* on
</line>
</par><par>
<line>
vi*tual t*ams in project managem*nt, through Systema*ic *iterature Re*iew. The results a
</line>
<line>
ind*cate a posit*ve gain in the p*rformance of t*ams in projects whe* *e have an incr*ase in
</line>
<line>
the con*idence of virtual tea*s *nd we u*d*rstand that effectiv* leadersh*p is paramount for
</line>
<line>
*he g*o* *erformance of v*rtual *eams. This *ork con*ributes to a better und*rs*a*din* of the
</line>
<line>
con*ept of communica*io* with*n the scope o* pr*ject *anageme*t w*th virtual team*.
</line>
<line>
*eywords: **mmunication. V*r*ual Teams. P*oje*t M**agement.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*r*sina, v. 19, n.5, art. 4, p. 65-84, mai. *022
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comun*cação no Ge*en*iam*nto de *rojetos com E*uipes *irtuais
</line>
<line>
67
</line>
</par><par>
<line>
1 INTROD*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
N* am*ien*e global
</line>
<line>
de i*tensa c*mpet*ç*o, para reali*a* e m*n*er um* vantagem
</line>
</par><par>
<line>
*ompetiti*a, as org*nizações *evem dar importância
</line>
<line>
à *aneira com* pratica*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
gerenciamento de pro**tos (ANANTAT*ULA; THOM*S, 2010). Anawati e Craig (2006)
</line>
</par><par>
<line>
expõem qu* os ambient*s de ne**ci*s atuais não es*ão mais
</line>
<line>
***finad*s às fron*eiras
</line>
</par><par>
<line>
nacionais e *ue os *r*balhos *ã* re*liz*dos a*r*vés de equipes virtuais. Pesquis*dores inferem
</line>
</par><par>
<line>
**e escuta e a a
</line>
<line>
comu*icação verb*l fo*am cla**i*icadas por *speciali*tas no top 10 de
</line>
<line>
u* a
</line>
</par><par>
<line>
l*sta de 50 competências imp*rta*tes
</line>
<line>
par* que os geren*es
</line>
<line>
de proje** tenham *ucesso n*s
</line>
</par><par>
<line>
ambi*ntes organizacionais atuais (K*AHN; HA**MENT, 2006).
</line>
<line>
A c*ise de*e***d*a*a pel* C*VID-19 *evelou opor*uni*ad** e impactos *obre a forma
</line>
<line>
como as empresas fa*ão *eg*cios. Uma pesquisa da Gartner, *om 317 diret*res financeiros e
</line>
</par><par>
<line>
líd*r*s d* fin*nças, em mar*o d* 202*, r**elou que, após p*n*emia do a
</line>
<line>
novo corona*írus,
</line>
</par><par>
<line>
74% moverão pelo *en*s
</line>
<line>
*% de sua f*rça
</line>
<line>
*e trabalh* *ue *n*eriorment* t*abalhavam
</line>
</par><par>
<line>
localm*nte, **** *osiçõe* remotas permanenteme*te. A pesquisa revelou, ainda, que 74% das
</line>
</par><par>
<line>
e**resas pesq**s*das pla*ejam se m*da* per*a**nteme*t*
</line>
<line>
para um **sto de trab*lho mais
</line>
</par><par>
<line>
remoto (GARTN*R, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
Ness* *on*e*to, o *bjetivo desta pes*uisa é exp*orar *omo
</line>
<line>
a comuni**ção
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
eviden*iada nos
</line>
<line>
est*dos sobre e*uip*s v*r*ua*s em gerenciame**o *e projeto. Pesq*i**dores
</line>
</par><par>
<line>
i*fere* que * comuni*ação **m *nfluência ** desem**nho de equipes virtu*is e na
</line>
</par><par>
<line>
i*po*tância do *erente
</line>
<line>
de proje*o e sua equi*e perfazer u*a *om*nic*ção efic*z (HUN*;
</line>
</par><par>
<line>
KUO; DONG, 2013; **O**; OCHIEN*, 2017). No aprofunda*ento d* cor*us da pesqu*sa,
</line>
<line>
as n*a*ce* *a com*nicação são evidenci*das: *omunicação en*r* as p*ssoa* *om ênfase n*
</line>
</par><par>
<line>
confi**ça, na **operaçã*
</line>
<line>
d* eq*i*es,
</line>
<line>
no
</line>
<line>
desempenho de e*uipes,
</line>
<line>
na adaptaç** c*ltur*l
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ela*õe*
</line>
<line>
interpesso*is (*AZ*NINI e* al., 2***). Ainda te*os a comuni*açã*
</line>
<line>
como meio
</line>
</par><par>
<line>
físico para transmitir a comunicaçã*, ou se*a, como fazer o melhor uso das t*cnologias
</line>
</par><par>
<line>
colaborat*vas existentes para a*mentar a
</line>
<line>
*ficiência de equi*es **rtuais (*A*ER, 200*). Em
</line>
</par><par>
<line>
amba* as verte*te* p*d*m ser *ncontra*as b*r*eira* de comunicação, s*jam elas human*s,
</line>
<line>
fís**as ou **c*oló**cas.
</line>
</par><par>
<line>
O mé*o*o de pes*uisa é uma Revisã* Si*tem*ti*a da L*te*atura (RSL)
</line>
<line>
composta
</line>
</par><par>
</page><line>
inicialment* por **2 *rtigos, com o pro*ó*ito de res**nder à seguinte q*estão de pes*uisa:
</line>
<line>
Como a comu**cação é *vi*e*ciad* nos est*do* s*bre equ*pes virtuais em ge*enciam**to de
</line>
<line>
pr**etos? *ssa pesqui*a *ontribu* para um mel*or entend*me*to do conc*ito da co*unic*ç*o
</line>
<line>
*o âmbito *o gerencia*ento *e projetos com equipes virtua*s e pretende *er *m aj*nta*ento
</line>
<line>
Rev. F*A, Tere*ina P*, v. 19, n. 5, art. 4, p. 65-84, mai. 2022 www4.fsan*t.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. F. Medeiros, R. Penh*, L. F. Sil**, F. S. Bi*arrias, D. C. T Andr*de
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
dos me**ores artigos sobr* os t*mas de "g**enciamento *e projetos", "*quipes virtua*s" *
</line>
<line>
"comunicaçã*".
</line>
<line>
Est* a**igo está *struturado em sei* seções. Seg*indo *st* int*odução, a seçã* 2
</line>
</par><par>
<line>
ap**sen*a um breve refer*ncial t*óric* sobre *e**nciamento de projetos, comunicação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*loba* de
</line>
<line>
i*ten*a competição atual, para real*zar ma*ter e
</line>
<line>
uma vantagem competitiva, as
</line>
</par><par>
<line>
or*ani*aç*es d*vem *ar impor*ância à maneira c**o pra***am o ger*nciamento de **oj*tos.
</line>
</par><par>
<line>
Focando *os principa*s temas do nosso *studo, pesquisa*ores expõe*
</line>
<line>
que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*omunicação ve*bal foi cl*ssi*icada por es*ecialista* no top 10 de uma l*sta
</line>
<line>
de
</line>
<line>
50
</line>
</par><par>
<line>
*omp*tências importante* para qu* os **re*tes
</line>
<line>
de p*oj*to tenham suc*sso *os ambientes
</line>
</par><par>
<line>
organ**acionais atuais (KRA*N; H*RTMENT, 2006) e inferem qu* a comu*icação t*m
</line>
<line>
i*fluência no de*em*enho de equipes virtuais e expõe * impor*ânc*a *o ger**te de p*o*et* e
</line>
<line>
sua equipe **rfazer uma comunicaç*o e*icaz (ZUOF; OCHIENG, 201*).
</line>
<line>
2.* Comunicação
</line>
</par><par>
<line>
A palavr* "*o*u*icação" é d**inida *e acordo com Ho*an*a (1988) co*o o "ato
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
ef*ito d* emitir, transmitir e receber mensagens por
</line>
<line>
meio de méto*os */ou pr*cesso*
</line>
</par><par>
<line>
c*nvencio*ai*, quer através
</line>
<line>
da li*guagem **lada ou escrita, q*e* de out*os sinais, sig*os
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
símbo*os, que* aparelh*mento técnico esp*cia*i*ad*, sonoro e/ou v*s*al". Carva*ho
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rabechini Jr. (2019) *essaltam que para que ha*a c*mun*ca*ão é necess*rio um emi*sor, u*
</line>
<line>
receptor e um canal, se*do e*te último o meio que *ra*smite a me*sa*em. Além desses, há
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina, *. 19, n.5, art. 4, p. 65-84, mai. 2022 www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*o*un*cação no Gerenci*me*to de Proj*to* com Equipes Vi*tuai*
</line>
<line>
*9
</line>
</par><par>
<line>
**tros importantes conceito* concernentes à* comunicações, tais como: feedba*k, r*ídos e
</line>
<line>
ba*reiras.
</line>
</par><par>
<line>
Feedback é ato do recepto* de deco*ifi*ar ente**er u*a mensag*m * após is*o
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
tra*smitir a me*sagem o*i*in*l, se * mensagem reenvi*da ao emissor co*responder
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
mensagem orig*n*l, lo*o a comu*ica*ão fo* bem-suce*ida (PMI, 2*1*). Carvalho e Rabechini
</line>
</par><par>
<line>
Jr. (2019) con*ei*u*liz*m ruído como atr*tos que acont*ce* d*ra*te o *roc**so *e envio
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
trabalho te* sido realizado por equipes
</line>
<line>
v*rtuais. Eq*ipes virtuais
</line>
<line>
con*istem em memb*os
</line>
</par><par>
<line>
l*cal*zad*s em
</line>
<line>
difere**es locais que s* comunicam através da te*nologia pa** con*luir uma
</line>
</par><par>
<line>
*arefa do pr*je*o (CHI; CH*NG; TSOU, *012). Devemos reconhe*er que é inevitá*el, que
</line>
</par><par>
<line>
*m **gu* mom*nto e* *ossas carreiras, *rab**haremos como membros de
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
equipe
</line>
</par><par>
<line>
vi*tual. Essa realidad* moderna exi*e uma adapt*ção e avaliaç*o *as formas *radi**onais *e
</line>
<line>
*rabal*ar em equipe e que nos con*e*t****s em t*cnicas que possam l*var a eq*ip* virtual ao
</line>
<line>
sucesso.
</line>
<line>
* conc*i*o de equipes virtuais com*ar*ilha car*ct**íst*cas comuns com os das equ*pes
</line>
</par><par>
<line>
t*a*icionais, contudo a
</line>
<line>
gr*nde di*eren*a está na vir*u*li**de in*ren*e ao conceito da
</line>
<line>
equipe
</line>
</par><par>
<line>
virtual (HUNSAK*R; HUN*AKER, 2008). A Ta*ela 1 a*resenta as dif**en*as de equipes
</line>
<line>
c*nvencionais e e*uipes virtuais.
</line>
<line>
Tabela 1 - Dif*renç** entre equipes convencionai* e *irt*ais
</line>
</par><par>
<line>
Fa*ores
</line>
<line>
Equipe virtual
</line>
<line>
Equ*pe Conven*ional
</line>
</par><par>
<line>
Distância es**cial
</line>
<line>
Distr*buídos
</line>
<line>
Mesmo local
</line>
</par><par>
<line>
Comunicação
</line>
<line>
Medi*dos pelo Tecnologia
</line>
<line>
Face a *ace
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado pel*s autores com base em Hu*saker * Hunsaker (200*)
</line>
<line>
N* l***rat*ra, e*istem vá*ios termos para discriminar equipes virtuais, ta*s c*mo:
</line>
</par><par>
<line>
Equipes virtuais di*tr*buídas,
</line>
<line>
equipes multinacion**s, equip** **o*rafic*m*nte *ispersas,
</line>
</par><par>
<line>
equ**es remota*, entre o*tros. So*re *ssas diferent*s formas de discriminar * que co*st*uímos
</line>
<line>
a string pa*a compor * c*rpus d*sta pesquisa.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 5, art. 4, p. 65-84, mai. 2*22
</line>
<line>
ww*4.fsa*et.com.*r/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O. F. Mede*ros, R. Pen*a, L. *. Silva, F. S. Bizarrias, D. *. T Andrade
</line>
<line>
70
</line>
</par><par>
<line>
3 PROCEDIMEN*OS M**ODOLÓGICOS
</line>
</par><par>
<line>
* pes*uisa *ni*i*u-*e a p*r*ir de uma RSL s*guindo os cri**rios d*fin**os por Russo *
</line>
</par><par>
<line>
Camanho (2*15), com onze etap*s, divid*das em *rês seções (Definição inici*l, **squisa
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
A*aliaç*o), necess*rias *a*a a redação do artigo científ*co. ** *assos estão represe*tados na
</line>
<line>
Figura 1.
</line>
<line>
Fig*r* 1. Fluxo d* desenv*lvime*t* *a r*visão si*temáti*a
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabo*ado p***s autor*s com base em Russo e *amanho (2*15)
</line>
<line>
Na primeira e*apa, ex*l**amos a partir dos *emas "g*r*nciamento de pr*jetos",
</line>
</par><par>
<line>
"e*uipes vir*uais" e "comunicaçã*", e chegamos à seguinte quest*o de pesquisa: Como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
comunic*ção é evidencia*a nos es*udos so*re e*uipes virtuai* em ge*e*ciament* de projetos?
</line>
</par><par>
<line>
Na segund* e*apa, foi *riad* um
</line>
<line>
*omitê com dois al*nos de mestrado e do*s dout*res para
</line>
</par><par>
<line>
*na*isar a relevância da pe*quisa pa*a o me*o *cadêmic* e prof*ssi*nal. Na terceira etapa, f*i
</line>
</par><par>
<line>
*ri*do o proto*olo d* pesqu*sa com os seguintes crité*io* de inclusão:
</line>
<line>
(*) C*m obj*tivo de
</line>
</par><par>
<line>
*bt*r ap*nas artigos
</line>
<line>
de alta *elevância acadêm*ca no corpus de *esquisa, realiza*os buscas
</line>
</par><par>
</page><line>
nas b*s*s Scopus e Web of *cience. (2) Aná*ise *riteriosa *ara e**boração de uma robusta
</line>
<line>
st*ing de busc*, chega**s a se*uinte resulta*o: (((PROJECT* MANA**) OR (PROJECT))
</line>
<line>
AND (((VIRTUAL) OR (MULTINA*IONAL) OR (GEOGRA*H* DISPERS*) OR
</line>
<line>
(DISTRIB*) OR (REMOTE)) AND (TEAM*)) AND (COM**NIC*)). (*) *pós a busca,
</line>
<line>
respeitand* a s**ing d* busca, foi aplicado o filtro para os resultados para restringir apen*s o*
</line>
<line>
a*tig*s contemplado* p*las áreas *e Bu*iness, Management and Accounting *a base de dados
</line>
<line>
Scopus e os arti*os con*e*p*ados pelas *re*s Business or Manag*ment na base ** dados We*
</line>
<line>
o* Science. (4) U*iliz**os apenas artigos em *í*gua inglesa e portuguesa. (*) Não *oi aplicado
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 19, *.5, art. 4, p. *5-84, mai. *022 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comunicação no Gerenciamento de Proje*os com Equipes Virt*ais
</line>
<line>
71
</line>
</par><par>
<line>
n*nh*m crit*r** de *xcl*são de artigos em relação ao ano de *ubli*ação. A data *a pe*qu*s*
</line>
<line>
foi em outubro de 2019.
</line>
<line>
Na quar*a et*p*, ap*s apl**aç*o dos critéri*s de i**lusão d* etapa 3, e*co*tramo* 150
</line>
</par><par>
<line>
artigos na base de d*d** Scopus (sendo
</line>
<line>
149
</line>
<line>
*rti*os na língu* inglesa 1 artigo na língu* e
</line>
</par><par>
<line>
p*rt*guesa) e 219 artigos na b*se de
</line>
<line>
dado* Web of Scie*ce (sendo 218 artigos na língua
</line>
</par><par>
<line>
i*gles* e 1 art*go n* língua portu**esa). Unif*cad*s as bases, cheg*mos a 302 artigo*,
</line>
<line>
perfazendo 3*0 artig*s na líng** inglesa e * artigos na língua po*tugu*sa. *a *uint* et*pa,
</line>
<line>
buscando artig*s com ma**r ade*ência a* *ema e após a leit*ra *os 3*2 r*sumo*, che*amo* a
</line>
<line>
uma base *e 80 *rtigos.
</line>
<line>
Na sext* eta*a, avaliando pr*fu*damente os arti*os encont*ados, excluím*s *a base 30
</line>
<line>
artig*s, perfazendo um cor*us de p*squisa de 50 art*gos. Na sétima etapa, c** ajuda d* uma
</line>
</par><par>
<line>
p**nilha elet*ônic* ret*ramos *a base
</line>
<line>
de da*os (W*b of *cience e Scopus) dive*s*s
</line>
</par><par>
<line>
in*orm**ões i*po*tan*es relativ*s à b*bliog**fia do* artigos, tai* como: T*tulo, *e**mo,
</line>
</par><par>
<line>
palavras-chav**, *utor*s e coauto**s, ano de pub*icação, nome
</line>
<line>
do peri*dico,
</line>
<line>
c*ta*õ*s,
</line>
<line>
entre
</line>
</par><par>
<line>
*u**as inform*ções.
</line>
</par><par>
<line>
4 RES*LTADOS E DI*CUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
Os temas estudados "e*uipes *irtuais", "c**unica*ão" * "gerenciamento de p*ojet*s",
</line>
</par><par>
<line>
são *mplos e compl*xo*. Quando confronta*os
</line>
<line>
esses temas, sub**mas surgem relacio*ados
</line>
</par><par>
<line>
com *ntegr*ção e
</line>
<line>
inte*ação de equipes *ara explicar fe**menos dentro d*s equ*p**
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p*o*e**s, co*
</line>
<line>
obj***vo de fazer mensu*ações e entender como es**s subtemas impa*tam
</line>
</par><par>
<line>
dentro da* equipes e *nfluen*iam o desemp*nho das equipes ou sucess* dos projetos. **guem
</line>
</par><par>
<line>
alguns destes sub*emas: Percepção do proces*o, ef**ividad* da comunicação, dive*sidade
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
cultura nacio*al e profission*l, sa*isfaçã* do processo de d*c**ão, satisfaç*o com resultados,
</line>
</par><par>
<line>
sati*fação da comunicação,
</line>
<line>
competência do comunicado*, e*icácia organiz*cional, grau d*
</line>
</par><par>
<line>
*i*tu*lida**, confiança,
</line>
<line>
coesão da e*ui*e, satisfação da comunicaç*o, sat*sfação da de*isão,
</line>
</par><par>
<line>
cl*r*za de papéis, entre outros.
</line>
</par><par>
<line>
4 .1
</line>
<line>
Co*fi*nça em equipe* vi*t*ais
</line>
<line>
Anant*tmula e Thoma* (*010)
</line>
<line>
bu**a*am desenvolv*r um modelo para melhorar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
d*sem*enho d* *rojetos globais usando as rela*ões *ubjac*ntes *ntre o* *m*ortantes
</line>
<line>
facilitadores e barreiras d*s *rojetos g*obais. *s*e estudo *i*to contou *om a partici*ação de
</line>
<line>
Re*. FSA, Teres*na PI, v. 19, n. 5, art. 4, p. 65-84, *ai. 2*** *ww4.fsan*t.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O. F. *ed*iros, R. Penha, L. F. Silva, F. *. Bizar**as, D. C. T Andrade
</line>
<line>
72
</line>
</par><par>
<line>
76 gerentes
</line>
<line>
*e projetos profissionai* * encont*ou
</line>
<line>
os se**i*t*s Fatores Crí*icos de S*cesso
</line>
</par><par>
<line>
(*C*) de *r*jetos em **dem de importân*ia: *omunica*ão, liderança e estabelecime*to
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
confi*n*a, p*anejamento/exec*ç*o/controle, *atisfação do* *takeho*ders e
</line>
<line>
do*
</line>
<line>
**ientes,
</line>
</par><par>
<line>
siste*a ** inf**maç*o rápido e confiá*el, *ultura, ambi*nte global de n*gócios,
</line>
<line>
gerenciamento da i**egraçã*, a*sun*os *egais e políticos, estrutura *rganizacional e diferenças
</line>
<line>
de f*s* horário. P*rtanto, o "es*abelecimento *a confiança" **cou como o terce*ro mais
</line>
<line>
importan*e F*S em p*ojetos com times virtuais.
</line>
<line>
Gre*n*erg et al. (2007) inferem que a confiança s* desen*olve a partir d* u**
</line>
</par><par>
<line>
história de in*er*ções e **m*nicações *nterpes*oais, atrav*s da qua* *s pe*s*as passam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
"co*hec*r e *onfiar" umas nas out**s. Nas
</line>
<line>
equipes virt*ais, estabelecim*nto de confia*ça o
</line>
</par><par>
<line>
pod* se* complicado: *s mem*ros podem não ter *as*ado
</line>
<line>
no qual construir, nem fut*ro
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ref*renciar, e talvez nunca se encontrem pessoalm*nt*. Ne*se contexto, uma compreensão de
</line>
<line>
como a confi*nça afeta o *esenvo**imento de uma equipe virtu*l a*udará gerente* e *íder*s d*
</line>
<line>
equipe a f*cilita* e melhorar o s*c*sso da equ**e. Os r*sultados d*s estudos d* C*i et al.
</line>
<line>
(*012) *ostram que a conf*ança mútua *os membros d* equ*pe, a competência dos líderes e
</line>
<line>
as tecnolo*ias *e comunicação afetam o desempenho da equipe. *e os membr*s *a equipe
</line>
</par><par>
<line>
*o*fiam um n* outro
</line>
<line>
em uma e*uipe
</line>
<line>
virtu**, devem
</line>
<line>
es*a*
</line>
<line>
disp*stos a expres*ar opiniões,
</line>
</par><par>
<line>
c*mpartil*ar experiências e trocar qu* aprenderam para m*lho*ar * trabalho e o
</line>
<line>
realiza*
</line>
</par><par>
<line>
tarefa*.
</line>
</par><par>
<line>
4.2 *er*or*ance em equipes virtuais
</line>
</par><par>
<line>
Ber*n*k e *artz (200*) apresentaram um estud* qua*tit*t*vo que explor*u o* efeitos
</line>
<line>
*o trein**ento de d*s*nvolviment* de vínculo relaciona* *ara melhora* a comunicação *ntre
</line>
</par><par>
<line>
o* mem*ros da equipe virtual. Os re*u*tados *ndi*aram
</line>
<line>
que
</line>
<line>
as equ*pes *ue receberam
</line>
</par><par>
<line>
*reina**nto *p***enta*am m*i* coes*o, percepção do pro*esso e *atisfação. Também foi
</line>
<line>
demonstrado que esses *ator*s a*mentam a capaci*ade dos *embros *a eq*ip* de trocar
</line>
<line>
informaçõ*s e afe*am positivamente o desempenho do grupo.
</line>
</par><par>
<line>
*hang et al. (2011) apresentaram po* meio ** um qualitativo um modelo
</line>
<line>
propo*to
</line>
</par><par>
<line>
para ilustrar a relação entre adaptação cultura*, qualidade da
</line>
<line>
c*munic*ção, *onfi**ça
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
des**penho em *quipes vi*tuais. A pesquisa busca responder, dentre várias proposiç*es, se
</line>
</par><par>
<line>
existe u** rela*ão positiva
</line>
<line>
en*re a adaptação cultural em equipe*
</line>
<line>
virtu**s e a qualid*de da
</line>
</par><par>
<line>
*omuni**ção e* equipes virtuais e
</line>
<line>
*e existe uma r*lação positiva entre a qualid***
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te**sina, v. 19, n.5, art. 4, p. 65-84, mai. 2*2*
</line>
<line>
www4.f*anet.com.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comunicação no Ge*enciamento de Projetos com Equip*s Virtuai*
</line>
<line>
73
</line>
</par><par>
<line>
co**nicação nas equ*pes virtuais e o desempenho das e*uipes virt*ais. Ambas as propos*ções
</line>
<line>
foram supo*ta**s pela pesquis*.
</line>
<line>
Drouin et al. (2010) proc*raram *or me*o de um *studo qualitativo e se c*n*entraram
</line>
<line>
nos sistema* e mecanismos de suporte organ*za*ional forne*idos pe*as empresas para sua*
</line>
</par><par>
<line>
eq**pes de pro*et*s virtuais *eus im*actos nos componentes des*a* eq*ipes. O *st*do e
</line>
</par><par>
<line>
identif*cou os fatores pro**sso* e*truturais *ela*ionados às e*uipes virtuais afeta*as e
</line>
<line>
*elos
</line>
</par><par>
<line>
sistema* e meca*i*mos de suporte
</line>
<line>
organi*aci*nal. As equipes virtuais do pro*eto e*ig*m
</line>
</par><par>
<line>
vários *ipos de comp*omissos por pa*te *o
</line>
<line>
ge*enciament* co*p*rati*o. Por exemplo,
</line>
</par><par>
<line>
descobrimos qu* a a*ta g*rênc*a *uporta *quipes de pr*jetos vir*uais por *e*o de recurs**
</line>
<line>
humanos, aloca*ão de recursos, coor*enação e si*tem** de suporte à comunicação.
</line>
</par><par>
<line>
* .3
</line>
<line>
Colabo**ção e trab*l*o e* equipe *i*tua*s
</line>
<line>
Daim et al. (2012) *presentaram um estudo misto que inves*iga *s tipos de fatores que
</line>
</par><par>
<line>
c***rib*em si*nificativamen*e *ar* a falha na comunicação, identificando cinco á*e*s
</line>
</par><par>
<line>
principais, que são: confia*ça, relações *nter*ess*ais, diferenças culturai*, lider*nça
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ecnolog*a. Os re*ultados da *esq**sa, em *ma gran*e *mp*e*a de se*icon*utor*s, revelam
</line>
<line>
que os funcio**rios n*o *e sentem cone*tados ao *ue está acon*ecendo den*ro de suas equipes
</line>
</par><par>
<line>
virtuai* globai*. As r*organiz*ções e*tã* forçando *s
</line>
<line>
unidades de ne*ócios que estavam
</line>
</par><par>
<line>
ant*rior*ente se*aradas passare* repentinamente para um m*delo co**bora*ivo *ntre a as
</line>
</par><par>
<line>
organiz**ões. No entanto, não existe uma so*ução ú*i*a que conecte
</line>
<line>
fontes de i**ormação,
</line>
</par><par>
<line>
ente*da
</line>
<line>
perfis de talentos para encontrar rapid*mente info**ações relevan*es *
</line>
<line>
*ntenda
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
amplitu*e dos projetos *u* es*ão **nd* trab*lha*os, a*ém das p*ssoa* *ertas com *x*er*ência
</line>
</par><par>
<line>
para con*ul*ar q*ando necessá*io e esta pode ser
</line>
<line>
uma gran*e lacuna nos *studo* de
</line>
<line>
equipes
</line>
</par><par>
<line>
v*r*uais.
</line>
</par><par>
<line>
Os *studos de Guo et al. (*0*9) mostram que a técni*a *e
</line>
<line>
diálo*o adotada *ode
</line>
</par><par>
<line>
ajuda* as
</line>
<line>
eq**pes *
</line>
<line>
de*env*l**r seu relacioname*to e alcançar melh*res resultad*s
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
re*niões das
</line>
<line>
e**ipes, sendo útil tanto para *quip*s pre*encia*s tra*icionais quanto
</line>
<line>
pa*a
</line>
</par><par>
<line>
*quipes virtu**s que se com*ni*am por meio de *ist*m*s de **deoco*ferência. Os resultados
</line>
<line>
mostram *ue as equipes *irtua*s *o* um entendiment* com**rt*lhado nas reuniões,
</line>
</par><par>
<line>
aproximando-*e
</line>
<line>
do nível das equ*pes tradiciona** cara a *ara, e infere* qu* os sistemas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
*ideo*onferê*cia mediados por *om*utador podem s*r um c**ple*ento par* a interaç*o fac*
</line>
<line>
* fac*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. 19, n. 5, art. 4, p. **-84, mai. 2022 *ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O. F. Me*eiros, *. Pe*ha, L. F. *ilva, F. S. Biz*rri*s, D. C. T Andrad*
</line>
<line>
74
</line>
</par><par>
<line>
4.4 Lidera*ça em equipes virt*ais
</line>
</par><par>
<line>
Fern*ndez e *aw**i (2015) buscaram i*en**fica* variáveis que **rmitam a cons*rução
</line>
</par><par>
<line>
de relacioname*tos de *lta qual*dade em equi*es virtua*s
</line>
<line>
de Pesqu*sa & Desenvol*imen*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*nali*ar sua i*flu**cia *o *es*mpenho da *qui*e. O estudo
</line>
<line>
con*entrou sua atenção nos
</line>
</par><par>
<line>
aspectos de lider*nça, o*ganização
</line>
<line>
do trabalho e práti*as d* **municação e f*rnecem
</line>
</par><par>
<line>
informações sobre os mecanismos mencionados acima *ue
</line>
<line>
levam a re*acio*amen*o*
</line>
</par><par>
<line>
co*fiáveis e cola*orativos. E* relaç** à lide*ança, a *inâm*ca positiva estabelecida *elo
</line>
<line>
g*rente da **uipe pode ser explica*a por *ua capacid*de *e gerenciar as ativid*des de
</line>
</par><par>
<line>
trabal*o
</line>
<line>
e o* aspe*tos sociais da man*i*a como a equipe funcio*ava (S*LVA;
</line>
</par><par>
<line>
PASCHOA*OTTO; ENDO, 201*). *lgumas ações como: (a) reuniã* *nic*al presenc*al, n*
</line>
</par><par>
<line>
qual os m*mbros da eq*ipe puderam se *n*ontrar * fa*ilitar
</line>
<line>
as inte*açõ*s
</line>
<line>
e*e*rô*icas
</line>
</par><par>
<line>
subse*uentes, pr*po*cio*ou mai*r
</line>
<line>
v*s*bilidade e capacidade de resposta de*tr* *a eq*i*e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
construiu con*ecimento *útuo e (b) *stabelecer mecanismos
</line>
<line>
de coordenação e flu*o de
</line>
</par><par>
<line>
trabalho dentr* e entre os grupos, i*centivand* r*uni*e* regulares para **rif*ca* o pr*gresso
</line>
</par><par>
<line>
do tra*alh*, com obj**ivo de i**n*ificar e antecipar problemas maneiras de resolvê-lo*. *
</line>
</par><par>
<line>
Dessa form*, os me*anismo* de controle re*evantes p*ra
</line>
<line>
*s eq**pes colo*adas for**
</line>
</par><par>
<line>
substituídos por relações e *ontos confiáveis *ue exigiam verifica*ão c*m
</line>
<line>
* gerente
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
equipe.
</line>
</par><par>
<line>
O estudo de Paul et al. (2**6) *usca c*mpre**der as rel*ções *ntre uma coorde***ão
</line>
<line>
*ficaz, c*nf*ança e *oesão de equip* e com* *sta rela*ão impacta os d*sem**nho* d*s
</line>
</par><par>
<line>
pr*jetos. O estudo infere que a confia*ça
</line>
<line>
i*di*id*al e a
</line>
<line>
co**ã* *a *quipe compartil*am
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
impacto rec*p***o, *u*erindo *ue uma c*ordenação eficaz n*s equipes vir*ua*s pode criar um
</line>
</par><par>
<line>
ciclo de feedback *ositivo com confian*a e coesão, melho*a*do * desempenho
</line>
<line>
g*ral do
</line>
</par><par>
<line>
projeto. As i*plicações p*ra a te*ria e a prá**ca incluem o ci*l* virt*oso *ue a confia**a * a
</line>
<line>
coesão cri*m na coorde*açã* g*ob*l da equip* *irtual * a necess*da*e de estabele*er siste*as
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
*roc*ssos
</line>
<line>
de c*ordenação
</line>
<line>
de projetos ap*opriados p*ra promover a*bo* os aspe*tos e,
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
que b*s*ava uma m**or com*reens** de quais mídias fora* mais efica*es na
</line>
<line>
ajuda
</line>
<line>
*ara
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, *. *9, n.5, art. 4, p. 65-84, mai. 2022 www4.fsanet.c*m.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comunic*ção no *erencia*ento de Proj*tos com Equipes Virtuais
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
c*nclusão d* projeto junt*s. Os resultado* mostr*ram que
</line>
<line>
as mídias mai* eficaz*s *ora*:
</line>
</par><par>
<line>
Google Docs, Facebook, Go*gle *ango*ts, Skype * Tele*onf*rênc*as.
</line>
<line>
Baker (2002) con*uziu um estudo *ue co*parava a comu*i*açã* somente com t*xt*,
</line>
<line>
somente áudio e *udio e **d** e demonstrou que pa*a as equipes virtu*is, a a*ição *e vídeo à
</line>
</par><par>
<line>
comunicação b*sead* em áudio pode resultar *m uma
</line>
<line>
melhor toma*a *e decisão q*and*
</line>
</par><par>
<line>
compa*ada * outras t*cnologia* colaborativas. O u*o de tecnologias multim*dia e *istemas
</line>
<line>
baseado* na internet aprimor* a comunicaç*o * as deci*ões r*sultant*s para *quipes virtu*is.
</line>
</par><par>
<line>
Beis* et al.
</line>
<line>
(200*) buscaram identif*car, o*serva* e analisar o uso d* ferramentas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**cnologias mediad*s eletronicamente por *eio d* prá*ica de equipes de projeto. As
</line>
<line>
conclusões deste estudo sugerem que a* tecnol*gias de c*m*nicação podem desempen*ar *m
</line>
<line>
papel *mporta*te no s*p*rte às a**vidades de tr*balho do p*o*eto e que * uso de tecnolo*ias de
</line>
<line>
comunicação não **re*e s*bstituir, mas c**plementa o uso *a comun*caç*o tradi*ional cara a
</line>
<line>
cara. Contudo, *ste *stud* d*verg* d* es*udo de Baker (200*) quanto ao fato do uso de áu**o
</line>
<line>
e *ídeo traz*r resu*tad*s melhores na t*mada d* decisã*.
</line>
</par><par>
<line>
Apo*ando * pesquisa de *ak*r (2002), Bjo*va*n e Wald (2*19) apres*ntara*
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
e*tudo que
</line>
<line>
com*aro*
</line>
<line>
a esc*l*a de mídia de equipes
</line>
<line>
nacionais * internacionais vers*s
</line>
</par><par>
<line>
co*plexidade. Os r*sultados mostram que reun*õe* presenciais e videoc*nferência exibem
</line>
<line>
a*sociações positi*a* e estatistic*me*te significa*iv*s com a comple*i*ad*. Per*e**mo* que
</line>
<line>
há u* fort* impacto da complexidade na vi*eo*onferênc*a e *sto testifica a uti***a** sing*l*r
</line>
</par><par>
<line>
desse *ei* para e*uipe* dispersas. Po**an*o, a **mp*exidade
</line>
<line>
nos p*ojet*s f*z com q*e
</line>
</par><par>
<line>
equipes virtuais b*squem a ri*ueza e a acessi*ilidade relativa *a videoc*nfe*ênc*a. O uso do
</line>
</par><par>
<line>
telefone também esteve posit*vamente relacionado à
</line>
<line>
complexi*ade s*g*rindo a clas*ificaç*o
</line>
</par><par>
<line>
do te*efon* como um mei* *emi-rico.
</line>
</par><par>
<line>
Bassanino e F*rnando (2014) ap*esentar*m um estudo quantit*tivo focado
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
examinar o pap*l das tec*o*o*ias
</line>
<line>
de visu*liz*ção e *nteração qu* poderiam *e* usadas para
</line>
</par><par>
<line>
estab*lecer os
</line>
<line>
cana*s de co*unicação e aval*ar sua *fi*á*ia
</line>
<line>
*o su**r** comunicação à
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*olaboração dur*nte as r*uniões d* r**isão do projeto. O resulta*o mostrou que os espaços *e
</line>
<line>
trab*lh* colaborativos com canais de comunicação diretos e indir*t*s realmen*e ap*imo*aram
</line>
<line>
a *o*un*cação e * colaboração entre os me*bro* da eq**pe.
</line>
<line>
Nesta se*ão di*cut*rem*s os principai* achados da pesquis*: C*nfiança, performance,
</line>
</par><par>
<line>
colab*ração e trab*lho em eq*i**, lider*nça, f*rramentas colabor*tiva*
</line>
<line>
* meios
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
***unicação.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, *eresina PI, v. *9, n. 5, art. 4, p. 65-84, mai. 2*22 www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O. F. Medeiros, R. Pen*a, *. F. Silva, F. S. Bizarrias, D. C. T A*drade
</line>
<line>
76
</line>
</par><par>
<line>
4 .6 Conf*ança *m eq*ipes vi*tuais
</line>
</par><par>
<line>
Greenber* et al. (2007) defendem que, tra**c*o*a*mente, supõe-*e que * **nfia*ça se
</line>
<line>
bas*ia em um *istór*co de *nter*ç*es, a*rav*s do qual as pessoas passam a conhec** e confiar
</line>
<line>
umas nas outras. **ntudo, nas equipes virtuais, os membros se reúnem apenas
</line>
</par><par>
<line>
oca*i*nal*ente, se é que fazem. Surpreende*temente, o
</line>
<line>
al*os ní*eis de *on**ança fo*am
</line>
</par><par>
<line>
encon*rad*s no* estágios i*ic*ais das
</line>
<line>
equipe* *emporárias, que *ormalmente são formadas
</line>
</par><par>
<line>
para re*lizar uma *eterminada tarefa em u* perí*d* **nito.
</line>
</par><par>
<line>
Anantatmula e *homas (20*0) demons*raram no s*u e*tudo o es*abel*cimento
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
conf*ança como o terceiro mai* impor*ante FC* em *ro*etos c*m equ*pes vi*tuais. Os estudos
</line>
</par><par>
<line>
*e Chang et a*. (2*11) evidenciaram qu* *xiste uma relação positiva
</line>
<line>
entre a co**ian*a
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
membr*s n** equipes virt*ais e o d**empenho das equipes virtu*i*. * os estudo* de Paul et *l.
</line>
</par><par>
<line>
(2016)
</line>
<line>
infe*e* que a confiança individual e a coesão d* equipe
</line>
<line>
compartilham
</line>
<line>
um i*pact*
</line>
</par><par>
<line>
recípro**, *uger*ndo que uma coordenação efic*z nas e*uipes virtuais pode criar um ciclo d*
</line>
<line>
feedback positivo co* confian** e coesão, melhorando * desempenh* ge*al do projeto.
</line>
<line>
4.7 Performance em equipe* v**tuais
</line>
<line>
Be*anek e M*r** (200*) indicam qu* as eq*ipes que receberam treiname*to
</line>
<line>
apres*nt**am *ais co*são, percepção do processo e s*tisfação c** os *esultad*s e que esses
</line>
</par><par>
<line>
fa*ores a*me*tam a capa*i*ade dos me*b*o* da
</line>
<line>
equipe d* trocar informações e a**tam
</line>
</par><par>
<line>
*ositivamente o desempe*ho *o grupo. Pau* *t *l. (20**) b*scar*m co*preen*e* as relações
</line>
<line>
entre uma c*ordenação *fic*z, *onfiança * coes*o de equipe e *omo esta r*lação impac*a o*
</line>
</par><par>
<line>
desempenhos dos projetos. O *studo
</line>
<line>
en**ntrou
</line>
<line>
que a con*i*nça individual e a coes*o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
equi** compartilham u* impacto recíproco, sugerindo que u*a coorden*ção ef**az nas
</line>
</par><par>
<line>
eq*ipes vi*tuai* p**e criar um ciclo
</line>
<line>
d* feed*ack *osi*ivo com conf*a*ç* e coesão,
</line>
</par><par>
<line>
melhorand* assim * *e*empenho geral do projeto.
</line>
<line>
Convergindo para mesma id*ia, Drouin e* al. (2*10) identificar*m *ue o **po*t*
</line>
<line>
organ*zacional às equipes virtu*is do projeto exige vários tipo* de com*romissos *o* *a*te *o
</line>
<line>
*e*enciamento corporativ*. *est* estud* infere-s* que a alta g*rência *uport* equipes de
</line>
<line>
pro*etos virtuais por meio de *ecursos *umano*, alocação de recur*os, coordenaç*o e sis*e*as
</line>
<line>
de s*por** * comunicação. E*ses sistema* de suporte *acilitam a coordena*ão e o
</line>
</par><par>
<line>
mon*toramen*o do projeto, a troc* e o acesso a informações, * con*trução de con*ianç* e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *er*si*a, v. *9, n.5, art. 4, p. 65-84, mai. 2022 www4.*sanet.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comunic*ção no Geren*iamento de P*ojetos com Equipes Vir*uais
</line>
<line>
77
</line>
</par><par>
<line>
coesão e*tre o* membros da *quipe. O estud* apoia * idei* de que o sup**te org*nizaciona*
</line>
<line>
tem um fo*te **pacto n* sucesso *o projeto.
</line>
</par><par>
<line>
*s
</line>
<line>
estudos de Guo ** al. (2009) mostram que a **cnica de diálogo adotada pode
</line>
</par><par>
<line>
aj*dar a* equipe* a desenv*lver se* re**ciona*ento e alcanç*r *el*or** resultados
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
reuni*es *as equip*s. Os resu*tados dos *studos su*ortam que equipes
</line>
<line>
que usaram a técnica
</line>
</par><par>
<line>
de d*álogo ob**veram mais coesão
</line>
<line>
*e e*uipe, satis*ação da c*munica*ão e s*tisfação no
</line>
</par><par>
<line>
pro*ess* *e dec*são.
</line>
</par><par>
<line>
* .8
</line>
<line>
C*labo**ção e trabalho em equi** virtuais
</line>
<line>
Os estudos de *aim et al. (2*12) re**lara* que as o**ani*ações estão tentando muda*
</line>
</par><par>
<line>
*epentinamente p*ra u* mod*lo c*laborativo entre organizações.
</line>
<line>
C on* u do,
</line>
<line>
os func**nários
</line>
</par><par>
<line>
não s* sente* *on*ct***s ao que
</line>
<line>
est* aco*tecendo dentro de s*a* equipes
</line>
<line>
virtuais gl**ais
</line>
</par><par>
<line>
*evid* * fator*s que co*t*ibuem para
</line>
<line>
falha de comunic**ão. A* cinco principais áreas que
</line>
</par><par>
<line>
contri**em *ar* a falh* na co*u*ic**ão são: Con*ia*ça,
</line>
<line>
r*laçõe* in*erpessoa*s, *ifere*ças
</line>
</par><par>
<line>
c*lturais, lider**ça e tecno*ogia. A comu*icação é a c*ave primária *ara uma *olaboração e
</line>
<line>
u* bo* tra*alho de equipe, como vem*s no estudo d* *erburg et al. (20**), *ue mostraram
</line>
</par><par>
<line>
as con*ições im*ortantes
</line>
<line>
para * *xecução b*m-*u*e*ida de u*
</line>
<line>
p*ojeto
</line>
<line>
e* u* ambie*te
</line>
</par><par>
<line>
di*perso e incluem re*ras ** comun*cação e sua cl*reza; estilo de gerenciamento *e projetos e
</line>
</par><par>
<line>
estabeleci*en*o
</line>
<line>
de metas; competênc*as dos ge**ntes * *onfiança e
</line>
<line>
na
</line>
<line>
*quipe. Kay*ort*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Leidn*r (2000) sugere* que *s equ**e* virtuai* glo*ais e*frentam desaf*os significativos em
</line>
</par><par>
<line>
quatro *rea*: comu*icação, *ultura, tecnolo*ia e
</line>
<line>
geren*iamen*o
</line>
<line>
de projet*s (lideranç*).
</line>
</par><par>
<line>
*na*t*tmul* e Thomas (2*1*) enc*ntra*am como F*S *m proj*tos *s seguintes fatores, em
</line>
</par><par>
<line>
*rdem
</line>
<line>
de
</line>
<line>
i*portância:
</line>
<line>
comunic*ção,
</line>
<line>
lider*n*a
</line>
<line>
e
</line>
<line>
estabelecime**o
</line>
<line>
da
</line>
<line>
*onf*ança,
</line>
</par><par>
<line>
plane*ame*to/exe*ução/controle, sa*isfação dos stakeholders e dos *lientes, sistema d*
</line>
<line>
informação rápido e confiável, cultura, entre out*os. Em *odos os *studos, a comu*ic*ção foi
</line>
<line>
evidenciad* como i*portante FCS no gerenc**ment* da equipe virtu*l.
</line>
<line>
4.9 Liderança *m *quipes *irtuais
</line>
<line>
Os estudo* de F*rnandez e Jawadi (2*15) most*am que a liderança dinâmica e posit*va
</line>
<line>
desempenh* ** papel imp*rta*te no aprimo*amento do relaciona*e**o entre *s memb**s da
</line>
</par><par>
<line>
equi*e. Os resul*ados
</line>
<line>
**mbé* destacam * im**rtância de reuniões p*esen*iais e interação
</line>
</par><par>
<line>
freq*ente
</line>
<line>
e re*ular co*str*i relacionamentos c**pe*ativos e confiáveis, levando ao alto
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 5, art. *, p. 65-84, mai. 2022
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O. F. Medeir*s, R. Penha, L. F. Silv*, F. S. B*za*rias, D. C. T And*ade
</line>
<line>
78
</line>
</par><par>
<line>
desempenho da equipe. Em relação à lidera*ça, a pesquisa de Paul et al. (2016) suge** que
</line>
</par><par>
<line>
uma coorde**ção **ic*z nas eq*ipes virtuais po*e
</line>
<line>
c*iar u* *ic*o de feedba*k positi** com
</line>
</par><par>
<line>
c*nfi*n*a * coe*ão, *elhor*nd* o *esemp*nho geral do projeto.
</line>
<line>
Na pesquisa d* Anantatmul* e Thoma* (2010), a lider*nça está e* segundo lugar,
</line>
<line>
ficando atrás *pe*as da comunica*ão, e * um d*s *ri**ipais FC* de *rojeto pa*a os ges*ores
</line>
<line>
que *rabalham com *quipes v*rtuais. D*i* et al. (2012) inv*stigaram os tip*s de fa**res que
</line>
<line>
pod*riam co*tribuir para a falha de com*n*c*ção e id*ntificar*m a liderança como u* *es*es
</line>
<line>
fat*re*. N*sse contexto, pod*mo* infer** que a* eq*ipes qu* possuem uma *omu**cação falha
</line>
<line>
perde* produtivida*e e, po* con**guinte, em um *mpacto n* d*se*penho ge*al *o *rojeto.
</line>
<line>
* .1 0 Ferra*entas c*lab*rativa* e meios de comunicação em equipes *irt*ais
</line>
</par><par>
<line>
No cont*xto d*
</line>
<line>
fe*r*mentas *o*ab*rati*as e me*os de comunicação, Grosse
</line>
<line>
(2002)
</line>
</par><par>
<line>
encontrou que o
</line>
<line>
e-mail o é
</line>
<line>
mais a*r*tivo p*ra as
</line>
<line>
equ*pes virtuai*. Também l*vantou que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
telefone pode ser ** meio de *omunic*ção mais pe***a*, porém é *ais difícil *e usar *o que
</line>
<line>
o e-mail pa*a falante* de outros idiomas. Ain*a apresen*o* que as videoconferência* podem
</line>
<line>
func*onar *elhor do que uma teleconf*rênc*a pa*a g*andes grupos e que o cara a cara de fato
</line>
</par><par>
<line>
faz u* canal de **mu*icação eficaz qu* cria c*nfiança. Ba*sanin* e *ernando
</line>
<line>
(2014)
</line>
</par><par>
<line>
mostr*ram n* seu estu*o que *s es*aços de
</line>
<line>
trabal** col*bo*ati*os com
</line>
<line>
*anai*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*omu*icaç*o diretos e indiretos **almente aprimoraram * comun*caçã* e a colabor**ão entre
</line>
<line>
*s me*b**s da e*uipe.
</line>
</par><par>
<line>
Os re*u*t**os do e*tudo ** Wei*ann *t
</line>
<line>
al. (2013) inferem *ue é
</line>
<line>
neces*ário, pa*a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
bom des*mpe*ho das eq*i*es, estabele**r e manter * c*nf*anç* da equipe por meio do uso da
</line>
</par><par>
<line>
te*n*lo*ia *a comu*icação,
</line>
<line>
m*nit*rar o
</line>
<line>
progresso d* equipe
</line>
<line>
u*ando a te*nologia e ter *ma
</line>
</par><par>
<line>
in*ra*strutura técnic* que funcione bem
</line>
<line>
p**a um* devida
</line>
<line>
visibilidade dos me*br** virt*ais
</line>
</par><par>
<line>
dentro da equipe e for* da o**anização. Baker (20*2) mostra que, para *quipes virtua*s,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
adição d* vídeo * comun**ação
</line>
<line>
base*da em áudio
</line>
<line>
pode *esu*tar em uma *elh** tom**a de
</line>
</par><par>
<line>
decisão quand* compar*da a *utras te*nolog*a* colabo****vas.
</line>
<line>
Beise et al. (*004) suge*em qu* a* tecnol**ias de *omunica*ão podem desempenhar
</line>
<line>
um papel importante *o supor*e às *ti**d*des de trabalho do p*o*eto. O uso de tecnologias de
</line>
<line>
comunicação não parece substituir, mas comp*emen*a * u*o da com**i*ação tra*ic*on*l *a*a a
</line>
</par><par>
<line>
cara. Ana*ati Craig (2006) demonstraram que os métodos mais u*ilizad*s *elas equipes e
</line>
</par><par>
<line>
virtuais
</line>
<line>
*oram conferê*cia **r *elefone da
</line>
<line>
*qui*e e e-mail e que ** uma m*d*nça
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
comportam**t* n*s com*nicações das equi*es vir*uais. Suchan e *ayz*k
</line>
<line>
(2001) re*elaram
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Tere*ina, v. 19, *.5, art. 4, p. 6*-84, mai. 2022 www4.fsanet.com.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comunicação *o **renci*mento de Projeto* com Equipes V*rtuais
</line>
<line>
79
</line>
</par><par>
<line>
que a missão, est*até*ia, tarefas, siste*as d* re*ompensa * atitudes da org*nização e* re*açã*
</line>
<line>
à tecnolo*ia *po*avam a estrutura da equ*pe v*rtua* e que os *e*bros da equipe virtual de
</line>
<line>
s*porte ao *li*nte r*c*beram um conjun*o de tecno*ogias robusta* para *acilitar a interaçã*.
</line>
<line>
Como canais de *omunicação, * e-mail e * telefone são os m*is atra*ivos *ara equi*es
</line>
<line>
*irtu*is (GROSSE, 200*; **SA et al., 2002; *EBSTE*; WONG, 20*8; BEISE et a*., 2004;
</line>
</par><par>
<line>
ANAWATI; CRAIG, 2*06) e v*deoc**ferência *ambé* foi vista como
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
boa op*ão d*
</line>
</par><par>
<line>
canal de
</line>
<line>
c*m*nicaç*o pa*a *ra*des gr*pos e
</line>
<line>
uma melhor t*m*da de
</line>
<line>
decisão, quan*o
</line>
</par><par>
<line>
comp*rada com outras tecnolo*ias *olaborat*vas (GR*SSE, 200*; BAKER, 2002). *ontudo,
</line>
<line>
is*o diverge *o estudo de Mc*onough et al. (1999) que não rel*cionou a *id*oconferênci* ao
</line>
<line>
desempenho *e equipes virtuais.
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
A con*iança é tratada em muitos a*tigos do nosso corpus de p*squisa. Por meio
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
estud*s, podemos infe*i* que a confia*ç* *e mostra
</line>
<line>
uma grande al*ada dos g*rentes de
</line>
</par><par>
<line>
projet*s *, com* *oi demon*tra*o nos art*gos apresentados n* discussão (GR*EN*ERG ** al.,
</line>
<line>
2*0*; A*A***TMUL; THOMAS, 2**0; CHAN* e* al., 2011; PAUL et *l., 2016), t*dos o*
</line>
</par><par>
<line>
resultado* c*nv**g*m para um g*nho posit*v* n* dese*penh* da* equip*s ou suc*sso
</line>
<line>
d**
</line>
</par><par>
<line>
pro*etos quando temos ** a*me**o da confian*a d*s eq**pe* *irtuais.
</line>
</par><par>
<line>
O tema p*rformance em *q*ip*s vir*ua*s su*ge das palavras-*have* do
</line>
<line>
cor*u*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
pe*quisa como u* importante contexto a ser tr*tad*. Contudo, perce*emos *ue este tema
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
um produto da aplic*ção de *m contex*o p*imário, com subtemas de*iv*dos da comunicação,
</line>
<line>
d* integração e/*u interação das equipe*, influe*c*ando assim o desempe*ho e/ou
</line>
<line>
produt*v*dade *as equipes vir*uais, po**ndo a*si* afetar o s*ce*so de *r*jet*s (B*RANEK;
</line>
<line>
MARTZ, 200*; P*UL ** al., 2016; D**UIN ** al., 2010; GUO et a*., 2009).
</line>
<line>
No c*nt**to do te*a de co*abora*ão e trabalho em equipes virtuais, vimos que a
</line>
</par><par>
<line>
comunicação é a *ha*e pr***ria pa*a
</line>
<line>
uma colaboração e *m **m tra*a*h* de equi*e
</line>
</par><par>
<line>
(VE*BURG et a*., 2013). Os estudos demonstr*m *u*, pa*a uma boa co*aboração e um bom
</line>
</par><par>
<line>
trab**ho d*
</line>
<line>
e*uipe, *
</line>
<line>
nece*sário q*e os ge*tores de
</line>
<line>
projetos observe* a*guns FC* para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
execução b*m-su*edi*a de *rojetos que t*ab*lha* com times *irtuai*. Se*ue a lista
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
p*incipais FCS en*ontrados nos **tudos: Confia*ça, relações interpessoais, diferenças
</line>
</par><par>
<line>
culturais, l**erança/estilo de
</line>
<line>
gerenciam*nto, t*cn*logia, com*nicação,
</line>
<line>
estabe*ecimento
</line>
<line>
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8*
</line>
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<line>
N* âmb*to d* tema lideranç* de equ*pes virtua*s, como demons*rado no* estudos,
</line>
</par><par>
<line>
todos c*nverg** para a ideia de
</line>
<line>
que uma lide**nç* eficaz * pr*mordi*l para um bom
</line>
</par><par>
<line>
desempen*o das equipes virtuais e, *or c*nseg*inte, su*esso dos projetos. Em se tr*ta*d* d*
</line>
</par><par>
<line>
ferramentas colaborativas e meios *e com*n*cação em *quip*s
</line>
<line>
virtuais,
</line>
<line>
vimos que *os
</line>
</par><par>
<line>
estu*os com contexto de can*i* de **municaç*o,
</line>
<line>
o e-mail e o te*efone foram os me**s mais
</line>
</par><par>
<line>
atrativos p**a *s equipes virtuais (GROSSE, 2002; SOSA et *l., 2002; WEBS*ER; WONG,
</line>
<line>
2008; BE*SE et al., 2004; ANA*AT*; CRAIG, 2006). *a mesma f*rma, a v*deoconf*r**cia
</line>
<line>
*ambém foi vista co*o um* boa opção de can** de comunicação quando se t*ata ** *rande*
</line>
<line>
g*upos e quando é nece*sária *ma mel*or tomada de decisão pelo gerente de projetos
</line>
<line>
(GROSSE, 2002; BAKER, 2002). Co** meios clássicos, o *e*efone e o e-m*il são passívei*
</line>
<line>
de *rei*am*nto para o us* mais adeq*ado. GUO et *l. (2009) inve*tiga*am como a técnic* de
</line>
<line>
diálogo facilitou a construção de enten*im*nto *ompartilhado em e*uip** vir*uais e como
</line>
<line>
pod*m ser *sadas para o apr*moram*nto do desenvolvimento **laci*nal da *quipe vir*ual e *s
</line>
<line>
resul*ados das decisões.
</line>
</par><par>
<line>
Esse t**balho *ontribui para um mel*or ente*dime*to da in*luência da
</line>
<line>
comunicação
</line>
</par><par>
<line>
no âmbito *o gerenciamento de pro*eto* com e*uipes virt*ais e p*etende ser um ajuntam*nto
</line>
</par><par>
<line>
dos melhores **tig**
</line>
<line>
*obre os temas "gerenciamentos de proj*tos", "equipes vi*tuais"
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
"com*nica*ão". Para estudos fut*ros,
</line>
<line>
ente*demos que h* a*nda *m cam*o
</line>
<line>
de pesquisa para
</line>
</par><par>
<line>
*om*reend*r e mensurar a influên*ia dos s*btema* en*ontra*os, sejam eles de *o*unica*ão,
</line>
<line>
geren*iamen*o de equipes (in*egração ** int*ração da equipe), no des*mpenho de equipe* e,
</line>
</par><par>
<line>
por cons**uint*, sucess* *os p*oje*os. A pesqui** está li*itada
</line>
<line>
pe** quant*dade d* *rtigos
</line>
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es*udados.
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*. F. S*lva
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F. S . Bizarrias
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D. C. T Andra*e
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<line>
1) co*c*pçã* e p*anejam*nto.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e in*erpretação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*) elabo**çã* do ras*unho ou na revisão crítica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
4) par*ic*pação na a*rovação da ve*são fina* do manus*r*to.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
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Rev. FSA, Teresi*a, v. 19, n.5, **t. 4, p. 65-84, ma*. 2022
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**w4.fsanet.com.br/r*v*sta
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)