<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n.5, art. 4, p. 65-84, mai. *0*2 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2022.1*.5. 4 </line>
<line> Comu*icação no Gerenciamento de Proj*t*s com Equi*es *irtua** </line>
<line> Communicatio* *n Project Ma*agement wit* Virt*a* Teams </line>
</par>
<par>
<line> Oni*io Firmino de **deir*s </line>
<line> Mestre e* adm*nistr*ç*o e gest*o de projetos pela Un*no*e </line>
<line> E-mail: oniliof*@**ail.com </line>
<line> Re*ato Penha </line>
<line> Douto* em Admini*tração pela *niversidade Nov* de *ulho </line>
<line> E-mail: rena*o.penha.12@*ma*l.com </line>
<line> Luc**no Ferr*ir* da Silva </line>
<line> Dou*o* *m admini*tração na Pontif*c*a Univers*dade Católi*a </line>
<line> E-mail: lf_silvabr@*aho*.com.br </line>
<line> Flávio *ant*no *izar*ias </line>
<line> Douto* em *d*inistraç*o pe*a Universidad* Nove de Julho </line>
<line> E-mail: flavioxsp@h*tmail.com </line>
<line> Diego *é*a* T*rr* de An*rad* </line>
<line> *outor em Adminis*r*ção p*la Univers*dade Nov* *e *ulho </line>
<line> Professor de Admin*straç*o, *nstituto **d*ral *e Educaç*o, Ciência e **cnologi* do Sul d* Minas </line>
<line> E-ma*l: con*ato@diego*erra.com.*r </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Onili* *irmino de *edeiros </line>
</par>
<par>
<line> Unino*e, Av. *r*fessor Luiz Ignácio *n*aia Mel*o, 1363 </line>
</par>
<par>
<line> - V**a Prud*nte, São Paulo - SP, 03155-*00, Bra**l. </line>
<line> Editor-Chefe: Dr. Tonny Ke*ley de Al*ncar </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> Renato Pen*a </line>
<line> Rodr*g*es </line>
</par>
<par>
<line> Uninov*, Av. Profes*or L*i* Ign*cio Anhaia Me*lo, 1363 </line>
</par>
<par>
<line> - Vila Prudente, *ão Paulo - S*, 031*5-*00, Bra*il. </line>
<line> Artigo recebido e* 15/02/2022. Ú*ti** versão </line>
</par>
<par>
<line> *ndere*o: </line>
<line> Luci*n* Ferr*ira da Silva </line>
<line> receb*da e* 09/03/2022. Aprov*do em 10/03/2022. </line>
</par>
<par>
<line> Un*n**e, A*. Professo* Luiz Ignáci* Anh*ia Mello, 136* </line>
</par>
<par>
<line> - Vila Prude*te, São Paulo - SP, 03155-000, Bras*l. </line>
<line> A*al*ado pelo sistema Triple Revi*w: Desk *evi*w a) </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> Flávio Santin* Bizarrias </line>
<line> *elo *ditor-Che*e; e b) Double </line>
<line> Blind Review </line>
</par>
<par>
<line> Unino*e, Av. Profe**or Luiz Ignácio Anhaia Mello, 1*6* </line>
<line> (*va*iação ce** por *oi* a**liadores *a área). </line>
</par>
<par>
<line> - *ila Prud*nte, São Paul* - S*, 03155-0*0, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> Diego C*s*r *erra de Andr*de </line>
<line> Revisão: Gram*t**a*, N**mativa e de Fo*matação </line>
</par>
<par>
<line> Uninove, A*. Pr*fess*r Luiz Ig*ácio Anha*a Mello, *363 </line>
<line> - Vila Prudente, São Paulo - SP, 03155-00*, *rasil. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O. F. Medeir*s, R. Penha, L. F. Silva, F. S. Bizar*i*s, D. C. T And*ade </line>
<line> 66 </line>
</par>
<par>
<line> RES*M* </line>
</par>
<par>
<line> O *bjetivo </line>
<line> desta pesquisa é ente*der como * c*municação é evidenc*ada nos *s*udos sobre </line>
</par>
<par>
<line> equipes virtu*is e* </line>
<line> gerenciam*nt* de </line>
<line> projeto, *or meio de </line>
<line> u*a Revis*o *is**mát*c* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *iterat*ra. O* r**ult*dos *n*icam *m gan*o positivo *o **sempen*o das e*uipes e* *r*jetos </line>
<line> quan*o temos um aumento da conf*ança das equipes virtuais e entend*mos que uma liderança </line>
<line> efica* é primordial para um bom desempen*o de eq*ipes virtuais. Esse tr*balho con*rib*i para </line>
</par>
<par>
<line> *m *elho* entendimento do conce**o da *omunicaçã* </line>
<line> no âmbito do </line>
<line> g*renciamento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> projetos com equipes v**tuais. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-Ch*ve: Comunicação. Equi*es Vir*uais. Gerenciamen*o de Projetos. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> The aim </line>
<line> *f this r*sea*ch is to understand how *ommuni*ation is ev*denced in s*udie* on </line>
</par>
<par>
<line> vi*tual t*ams in project managem*nt, through Systema*ic *iterature Re*iew. The results a </line>
<line> ind*cate a posit*ve gain in the p*rformance of t*ams in projects whe* *e have an incr*ase in </line>
<line> the con*idence of virtual tea*s *nd we u*d*rstand that effectiv* leadersh*p is paramount for </line>
<line> *he g*o* *erformance of v*rtual *eams. This *ork con*ributes to a better und*rs*a*din* of the </line>
<line> con*ept of communica*io* with*n the scope o* pr*ject *anageme*t w*th virtual team*. </line>
<line> *eywords: **mmunication. V*r*ual Teams. P*oje*t M**agement. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*r*sina, v. 19, n.5, art. 4, p. 65-84, mai. *022 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comun*cação no Ge*en*iam*nto de *rojetos com E*uipes *irtuais </line>
<line> 67 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTROD*ÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> N* am*ien*e global </line>
<line> de i*tensa c*mpet*ç*o, para reali*a* e m*n*er um* vantagem </line>
</par>
<par>
<line> *ompetiti*a, as org*nizações *evem dar importância </line>
<line> à *aneira com* pratica* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> gerenciamento de pro**tos (ANANTAT*ULA; THOM*S, 2010). Anawati e Craig (2006) </line>
</par>
<par>
<line> expõem qu* os ambient*s de ne**ci*s atuais não es*ão mais </line>
<line> ***finad*s às fron*eiras </line>
</par>
<par>
<line> nacionais e *ue os *r*balhos *ã* re*liz*dos a*r*vés de equipes virtuais. Pesquis*dores inferem </line>
</par>
<par>
<line> **e escuta e a a </line>
<line> comu*icação verb*l fo*am cla**i*icadas por *speciali*tas no top 10 de </line>
<line> u* a </line>
</par>
<par>
<line> l*sta de 50 competências imp*rta*tes </line>
<line> par* que os geren*es </line>
<line> de proje** tenham *ucesso n*s </line>
</par>
<par>
<line> ambi*ntes organizacionais atuais (K*AHN; HA**MENT, 2006). </line>
<line> A c*ise de*e***d*a*a pel* C*VID-19 *evelou opor*uni*ad** e impactos *obre a forma </line>
<line> como as empresas fa*ão *eg*cios. Uma pesquisa da Gartner, *om 317 diret*res financeiros e </line>
</par>
<par>
<line> líd*r*s d* fin*nças, em mar*o d* 202*, r**elou que, após p*n*emia do a </line>
<line> novo corona*írus, </line>
</par>
<par>
<line> 74% moverão pelo *en*s </line>
<line> *% de sua f*rça </line>
<line> *e trabalh* *ue *n*eriorment* t*abalhavam </line>
</par>
<par>
<line> localm*nte, **** *osiçõe* remotas permanenteme*te. A pesquisa revelou, ainda, que 74% das </line>
</par>
<par>
<line> e**resas pesq**s*das pla*ejam se m*da* per*a**nteme*t* </line>
<line> para um **sto de trab*lho mais </line>
</par>
<par>
<line> remoto (GARTN*R, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> Ness* *on*e*to, o *bjetivo desta pes*uisa é exp*orar *omo </line>
<line> a comuni**ção </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> eviden*iada nos </line>
<line> est*dos sobre e*uip*s v*r*ua*s em gerenciame**o *e projeto. Pesq*i**dores </line>
</par>
<par>
<line> i*fere* que * comuni*ação **m *nfluência ** desem**nho de equipes virtu*is e na </line>
</par>
<par>
<line> i*po*tância do *erente </line>
<line> de proje*o e sua equi*e perfazer u*a *om*nic*ção efic*z (HUN*; </line>
</par>
<par>
<line> KUO; DONG, 2013; **O**; OCHIEN*, 2017). No aprofunda*ento d* cor*us da pesqu*sa, </line>
<line> as n*a*ce* *a com*nicação são evidenci*das: *omunicação en*r* as p*ssoa* *om ênfase n* </line>
</par>
<par>
<line> confi**ça, na **operaçã* </line>
<line> d* eq*i*es, </line>
<line> no </line>
<line> desempenho de e*uipes, </line>
<line> na adaptaç** c*ltur*l </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ela*õe* </line>
<line> interpesso*is (*AZ*NINI e* al., 2***). Ainda te*os a comuni*açã* </line>
<line> como meio </line>
</par>
<par>
<line> físico para transmitir a comunicaçã*, ou se*a, como fazer o melhor uso das t*cnologias </line>
</par>
<par>
<line> colaborat*vas existentes para a*mentar a </line>
<line> *ficiência de equi*es **rtuais (*A*ER, 200*). Em </line>
</par>
<par>
<line> amba* as verte*te* p*d*m ser *ncontra*as b*r*eira* de comunicação, s*jam elas human*s, </line>
<line> fís**as ou **c*oló**cas. </line>
</par>
<par>
<line> O mé*o*o de pes*uisa é uma Revisã* Si*tem*ti*a da L*te*atura (RSL) </line>
<line> composta </line>
</par>
<par>
<line> inicialment* por **2 *rtigos, com o pro*ó*ito de res**nder à seguinte q*estão de pes*uisa: </line>
<line> Como a comu**cação é *vi*e*ciad* nos est*do* s*bre equ*pes virtuais em ge*enciam**to de </line>
<line> pr**etos? *ssa pesqui*a *ontribu* para um mel*or entend*me*to do conc*ito da co*unic*ç*o </line>
<line> *o âmbito *o gerencia*ento *e projetos com equipes virtua*s e pretende *er *m aj*nta*ento </line>
<line> Rev. F*A, Tere*ina P*, v. 19, n. 5, art. 4, p. 65-84, mai. 2022 www4.fsan*t.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. F. Medeiros, R. Penh*, L. F. Sil**, F. S. Bi*arrias, D. C. T Andr*de </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> dos me**ores artigos sobr* os t*mas de "g**enciamento *e projetos", "*quipes virtua*s" * </line>
<line> "comunicaçã*". </line>
<line> Est* a**igo está *struturado em sei* seções. Seg*indo *st* int*odução, a seçã* 2 </line>
</par>
<par>
<line> ap**sen*a um breve refer*ncial t*óric* sobre *e**nciamento de projetos, comunicação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<column>
<row> equip*s virtuai*. Na seção * o des*nho da pes*u*sa é *presenta*o. Os res*lt*dos s** </row>
<row> dem*nstrados na *eção *, se**ida da *i*cussão na *eç*o 5. Finalmente, a seção 6 apresenta as </row>
<row> consider**õ*s finais. </row>
<row> 2 *E*EREN*IAL TEÓRICO </row>
<row> Nesta s*ção, almeja-se *nten*e* os c**c*itos teóricos d** te*as mais im**r*an*e* do </row>
<row> nosso *stu*o, "*ere*ciam*nto de Pr*jetos", "*omunicação" e "Equipes *irtuais". </row>
</column>
<par>
<line> 2 .1 </line>
<line> Ger*nciamen*o de projetos </line>
<line> *egundo PM* (2017), "pro*eto é um **forço temporár*o em*reendido p*ra criar um </line>
</par>
<column>
<row> produ*o, serviço ou *esult**o único". Anantatmula e Thomas (2010) expõem que no ambient* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *loba* de </line>
<line> i*ten*a competição atual, para real*zar ma*ter e </line>
<line> uma vantagem competitiva, as </line>
</par>
<par>
<line> or*ani*aç*es d*vem *ar impor*ância à maneira c**o pra***am o ger*nciamento de **oj*tos. </line>
</par>
<par>
<line> Focando *os principa*s temas do nosso *studo, pesquisa*ores expõe* </line>
<line> que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *omunicação ve*bal foi cl*ssi*icada por es*ecialista* no top 10 de uma l*sta </line>
<line> de </line>
<line> 50 </line>
</par>
<par>
<line> *omp*tências importante* para qu* os **re*tes </line>
<line> de p*oj*to tenham suc*sso *os ambientes </line>
</par>
<par>
<line> organ**acionais atuais (KRA*N; H*RTMENT, 2006) e inferem qu* a comu*icação t*m </line>
<line> i*fluência no de*em*enho de equipes virtuais e expõe * impor*ânc*a *o ger**te de p*o*et* e </line>
<line> sua equipe **rfazer uma comunicaç*o e*icaz (ZUOF; OCHIENG, 201*). </line>
<line> 2.* Comunicação </line>
</par>
<par>
<line> A palavr* "*o*u*icação" é d**inida *e acordo com Ho*an*a (1988) co*o o "ato </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> ef*ito d* emitir, transmitir e receber mensagens por </line>
<line> meio de méto*os */ou pr*cesso* </line>
</par>
<par>
<line> c*nvencio*ai*, quer através </line>
<line> da li*guagem **lada ou escrita, q*e* de out*os sinais, sig*os </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> símbo*os, que* aparelh*mento técnico esp*cia*i*ad*, sonoro e/ou v*s*al". Carva*ho </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rabechini Jr. (2019) *essaltam que para que ha*a c*mun*ca*ão é necess*rio um emi*sor, u* </line>
<line> receptor e um canal, se*do e*te último o meio que *ra*smite a me*sa*em. Além desses, há </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina, *. 19, n.5, art. 4, p. 65-84, mai. 2022 www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *o*un*cação no Gerenci*me*to de Proj*to* com Equipes Vi*tuai* </line>
<line> *9 </line>
</par>
<par>
<line> **tros importantes conceito* concernentes à* comunicações, tais como: feedba*k, r*ídos e </line>
<line> ba*reiras. </line>
</par>
<par>
<line> Feedback é ato do recepto* de deco*ifi*ar ente**er u*a mensag*m * após is*o </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> tra*smitir a me*sagem o*i*in*l, se * mensagem reenvi*da ao emissor co*responder </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> mensagem orig*n*l, lo*o a comu*ica*ão fo* bem-suce*ida (PMI, 2*1*). Carvalho e Rabechini </line>
</par>
<par>
<line> Jr. (2019) con*ei*u*liz*m ruído como atr*tos que acont*ce* d*ra*te o *roc**so *e envio </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<column>
<row> r*ceb*mento de mensagens * Kerzner (2015) salienta q** o ruído te*de a distorcer *u de***uir </row>
<row> as in*or*ações contidas nas *ensage*s. </row>
</column>
<par>
<line> 2 .3 </line>
<line> Equipe* Vir*uai* </line>
<line> Os *mbient*s de n*gócios não estão m*is confinados às fro*teiras *acion*is e muito </line>
</par>
</par>
<par>
<line> trabalho te* sido realizado por equipes </line>
<line> v*rtuais. Eq*ipes virtuais </line>
<line> con*istem em memb*os </line>
</par>
<par>
<line> l*cal*zad*s em </line>
<line> difere**es locais que s* comunicam através da te*nologia pa** con*luir uma </line>
</par>
<par>
<line> *arefa do pr*je*o (CHI; CH*NG; TSOU, *012). Devemos reconhe*er que é inevitá*el, que </line>
</par>
<par>
<line> *m **gu* mom*nto e* *ossas carreiras, *rab**haremos como membros de </line>
<line> um a </line>
<line> equipe </line>
</par>
<par>
<line> vi*tual. Essa realidad* moderna exi*e uma adapt*ção e avaliaç*o *as formas *radi**onais *e </line>
<line> *rabal*ar em equipe e que nos con*e*t****s em t*cnicas que possam l*var a eq*ip* virtual ao </line>
<line> sucesso. </line>
<line> * conc*i*o de equipes virtuais com*ar*ilha car*ct**íst*cas comuns com os das equ*pes </line>
</par>
<par>
<line> t*a*icionais, contudo a </line>
<line> gr*nde di*eren*a está na vir*u*li**de in*ren*e ao conceito da </line>
<line> equipe </line>
</par>
<par>
<line> virtual (HUNSAK*R; HUN*AKER, 2008). A Ta*ela 1 a*resenta as dif**en*as de equipes </line>
<line> c*nvencionais e e*uipes virtuais. </line>
<line> Tabela 1 - Dif*renç** entre equipes convencionai* e *irt*ais </line>
</par>
<par>
<line> Fa*ores </line>
<line> Equipe virtual </line>
<line> Equ*pe Conven*ional </line>
</par>
<par>
<line> Distância es**cial </line>
<line> Distr*buídos </line>
<line> Mesmo local </line>
</par>
<par>
<line> Comunicação </line>
<line> Medi*dos pelo Tecnologia </line>
<line> Face a *ace </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pel*s autores com base em Hu*saker * Hunsaker (200*) </line>
<line> N* l***rat*ra, e*istem vá*ios termos para discriminar equipes virtuais, ta*s c*mo: </line>
</par>
<par>
<line> Equipes virtuais di*tr*buídas, </line>
<line> equipes multinacion**s, equip** **o*rafic*m*nte *ispersas, </line>
</par>
<par>
<line> equ**es remota*, entre o*tros. So*re *ssas diferent*s formas de discriminar * que co*st*uímos </line>
<line> a string pa*a compor * c*rpus d*sta pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 5, art. 4, p. 65-84, mai. 2*22 </line>
<line> ww*4.fsa*et.com.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O. F. Mede*ros, R. Pen*a, L. *. Silva, F. S. Bizarrias, D. *. T Andrade </line>
<line> 70 </line>
</par>
<par>
<line> 3 PROCEDIMEN*OS M**ODOLÓGICOS </line>
</par>
<par>
<line> * pes*uisa *ni*i*u-*e a p*r*ir de uma RSL s*guindo os cri**rios d*fin**os por Russo * </line>
</par>
<par>
<line> Camanho (2*15), com onze etap*s, divid*das em *rês seções (Definição inici*l, **squisa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> A*aliaç*o), necess*rias *a*a a redação do artigo científ*co. ** *assos estão represe*tados na </line>
<line> Figura 1. </line>
<line> Fig*r* 1. Fluxo d* desenv*lvime*t* *a r*visão si*temáti*a </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabo*ado p***s autor*s com base em Russo e *amanho (2*15) </line>
<line> Na primeira e*apa, ex*l**amos a partir dos *emas "g*r*nciamento de pr*jetos", </line>
</par>
<par>
<line> "e*uipes vir*uais" e "comunicaçã*", e chegamos à seguinte quest*o de pesquisa: Como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> comunic*ção é evidencia*a nos es*udos so*re e*uipes virtuai* em ge*e*ciament* de projetos? </line>
</par>
<par>
<line> Na segund* e*apa, foi *riad* um </line>
<line> *omitê com dois al*nos de mestrado e do*s dout*res para </line>
</par>
<par>
<line> *na*isar a relevância da pe*quisa pa*a o me*o *cadêmic* e prof*ssi*nal. Na terceira etapa, f*i </line>
</par>
<par>
<line> *ri*do o proto*olo d* pesqu*sa com os seguintes crité*io* de inclusão: </line>
<line> (*) C*m obj*tivo de </line>
</par>
<par>
<line> *bt*r ap*nas artigos </line>
<line> de alta *elevância acadêm*ca no corpus de *esquisa, realiza*os buscas </line>
</par>
<par>
<line> nas b*s*s Scopus e Web of *cience. (2) Aná*ise *riteriosa *ara e**boração de uma robusta </line>
<line> st*ing de busc*, chega**s a se*uinte resulta*o: (((PROJECT* MANA**) OR (PROJECT)) </line>
<line> AND (((VIRTUAL) OR (MULTINA*IONAL) OR (GEOGRA*H* DISPERS*) OR </line>
<line> (DISTRIB*) OR (REMOTE)) AND (TEAM*)) AND (COM**NIC*)). (*) *pós a busca, </line>
<line> respeitand* a s**ing d* busca, foi aplicado o filtro para os resultados para restringir apen*s o* </line>
<line> a*tig*s contemplado* p*las áreas *e Bu*iness, Management and Accounting *a base de dados </line>
<line> Scopus e os arti*os con*e*p*ados pelas *re*s Business or Manag*ment na base ** dados We* </line>
<line> o* Science. (4) U*iliz**os apenas artigos em *í*gua inglesa e portuguesa. (*) Não *oi aplicado </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 19, *.5, art. 4, p. *5-84, mai. *022 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comunicação no Gerenciamento de Proje*os com Equipes Virt*ais </line>
<line> 71 </line>
</par>
<par>
<line> n*nh*m crit*r** de *xcl*são de artigos em relação ao ano de *ubli*ação. A data *a pe*qu*s* </line>
<line> foi em outubro de 2019. </line>
<line> Na quar*a et*p*, ap*s apl**aç*o dos critéri*s de i**lusão d* etapa 3, e*co*tramo* 150 </line>
</par>
<par>
<line> artigos na base de d*d** Scopus (sendo </line>
<line> 149 </line>
<line> *rti*os na língu* inglesa 1 artigo na língu* e </line>
</par>
<par>
<line> p*rt*guesa) e 219 artigos na b*se de </line>
<line> dado* Web of Scie*ce (sendo 218 artigos na língua </line>
</par>
<par>
<line> i*gles* e 1 art*go n* língua portu**esa). Unif*cad*s as bases, cheg*mos a 302 artigo*, </line>
<line> perfazendo 3*0 artig*s na líng** inglesa e * artigos na língua po*tugu*sa. *a *uint* et*pa, </line>
<line> buscando artig*s com ma**r ade*ência a* *ema e após a leit*ra *os 3*2 r*sumo*, che*amo* a </line>
<line> uma base *e 80 *rtigos. </line>
<line> Na sext* eta*a, avaliando pr*fu*damente os arti*os encont*ados, excluím*s *a base 30 </line>
<line> artig*s, perfazendo um cor*us de p*squisa de 50 art*gos. Na sétima etapa, c** ajuda d* uma </line>
</par>
<par>
<line> p**nilha elet*ônic* ret*ramos *a base </line>
<line> de da*os (W*b of *cience e Scopus) dive*s*s </line>
</par>
<par>
<line> in*orm**ões i*po*tan*es relativ*s à b*bliog**fia do* artigos, tai* como: T*tulo, *e**mo, </line>
</par>
<par>
<line> palavras-chav**, *utor*s e coauto**s, ano de pub*icação, nome </line>
<line> do peri*dico, </line>
<line> c*ta*õ*s, </line>
<line> entre </line>
</par>
<par>
<line> *u**as inform*ções. </line>
</par>
<par>
<line> 4 RES*LTADOS E DI*CUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> Os temas estudados "e*uipes *irtuais", "c**unica*ão" * "gerenciamento de p*ojet*s", </line>
</par>
<par>
<line> são *mplos e compl*xo*. Quando confronta*os </line>
<line> esses temas, sub**mas surgem relacio*ados </line>
</par>
<par>
<line> com *ntegr*ção e </line>
<line> inte*ação de equipes *ara explicar fe**menos dentro d*s equ*p** </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p*o*e**s, co* </line>
<line> obj***vo de fazer mensu*ações e entender como es**s subtemas impa*tam </line>
</par>
<par>
<line> dentro da* equipes e *nfluen*iam o desemp*nho das equipes ou sucess* dos projetos. **guem </line>
</par>
<par>
<line> alguns destes sub*emas: Percepção do proces*o, ef**ividad* da comunicação, dive*sidade </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> cultura nacio*al e profission*l, sa*isfaçã* do processo de d*c**ão, satisfaç*o com resultados, </line>
</par>
<par>
<line> sati*fação da comunicação, </line>
<line> competência do comunicado*, e*icácia organiz*cional, grau d* </line>
</par>
<par>
<line> *i*tu*lida**, confiança, </line>
<line> coesão da e*ui*e, satisfação da comunicaç*o, sat*sfação da de*isão, </line>
</par>
<par>
<line> cl*r*za de papéis, entre outros. </line>
</par>
<par>
<line> 4 .1 </line>
<line> Co*fi*nça em equipe* vi*t*ais </line>
<line> Anant*tmula e Thoma* (*010) </line>
<line> bu**a*am desenvolv*r um modelo para melhorar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> d*sem*enho d* *rojetos globais usando as rela*ões *ubjac*ntes *ntre o* *m*ortantes </line>
<line> facilitadores e barreiras d*s *rojetos g*obais. *s*e estudo *i*to contou *om a partici*ação de </line>
<line> Re*. FSA, Teres*na PI, v. 19, n. 5, art. 4, p. 65-84, *ai. 2*** *ww4.fsan*t.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O. F. *ed*iros, R. Penha, L. F. Silva, F. *. Bizar**as, D. C. T Andrade </line>
<line> 72 </line>
</par>
<par>
<line> 76 gerentes </line>
<line> *e projetos profissionai* * encont*ou </line>
<line> os se**i*t*s Fatores Crí*icos de S*cesso </line>
</par>
<par>
<line> (*C*) de *r*jetos em **dem de importân*ia: *omunica*ão, liderança e estabelecime*to </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> confi*n*a, p*anejamento/exec*ç*o/controle, *atisfação do* *takeho*ders e </line>
<line> do* </line>
<line> **ientes, </line>
</par>
<par>
<line> siste*a ** inf**maç*o rápido e confiá*el, *ultura, ambi*nte global de n*gócios, </line>
<line> gerenciamento da i**egraçã*, a*sun*os *egais e políticos, estrutura *rganizacional e diferenças </line>
<line> de f*s* horário. P*rtanto, o "es*abelecimento *a confiança" **cou como o terce*ro mais </line>
<line> importan*e F*S em p*ojetos com times virtuais. </line>
<line> Gre*n*erg et al. (2007) inferem que a confiança s* desen*olve a partir d* u** </line>
</par>
<par>
<line> história de in*er*ções e **m*nicações *nterpes*oais, atrav*s da qua* *s pe*s*as passam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> "co*hec*r e *onfiar" umas nas out**s. Nas </line>
<line> equipes virt*ais, estabelecim*nto de confia*ça o </line>
</par>
<par>
<line> pod* se* complicado: *s mem*ros podem não ter *as*ado </line>
<line> no qual construir, nem fut*ro </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ref*renciar, e talvez nunca se encontrem pessoalm*nt*. Ne*se contexto, uma compreensão de </line>
<line> como a confi*nça afeta o *esenvo**imento de uma equipe virtu*l a*udará gerente* e *íder*s d* </line>
<line> equipe a f*cilita* e melhorar o s*c*sso da equ**e. Os r*sultados d*s estudos d* C*i et al. </line>
<line> (*012) *ostram que a conf*ança mútua *os membros d* equ*pe, a competência dos líderes e </line>
<line> as tecnolo*ias *e comunicação afetam o desempenho da equipe. *e os membr*s *a equipe </line>
</par>
<par>
<line> *o*fiam um n* outro </line>
<line> em uma e*uipe </line>
<line> virtu**, devem </line>
<line> es*a* </line>
<line> disp*stos a expres*ar opiniões, </line>
</par>
<par>
<line> c*mpartil*ar experiências e trocar qu* aprenderam para m*lho*ar * trabalho e o </line>
<line> realiza* </line>
</par>
<par>
<line> tarefa*. </line>
</par>
<par>
<line> 4.2 *er*or*ance em equipes virtuais </line>
</par>
<par>
<line> Ber*n*k e *artz (200*) apresentaram um estud* qua*tit*t*vo que explor*u o* efeitos </line>
<line> *o trein**ento de d*s*nvolviment* de vínculo relaciona* *ara melhora* a comunicação *ntre </line>
</par>
<par>
<line> o* mem*ros da equipe virtual. Os re*u*tados *ndi*aram </line>
<line> que </line>
<line> as equ*pes *ue receberam </line>
</par>
<par>
<line> *reina**nto *p***enta*am m*i* coes*o, percepção do pro*esso e *atisfação. Também foi </line>
<line> demonstrado que esses *ator*s a*mentam a capaci*ade dos *embros *a eq*ip* de trocar </line>
<line> informaçõ*s e afe*am positivamente o desempenho do grupo. </line>
</par>
<par>
<line> *hang et al. (2011) apresentaram po* meio ** um qualitativo um modelo </line>
<line> propo*to </line>
</par>
<par>
<line> para ilustrar a relação entre adaptação cultura*, qualidade da </line>
<line> c*munic*ção, *onfi**ça </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> des**penho em *quipes vi*tuais. A pesquisa busca responder, dentre várias proposiç*es, se </line>
</par>
<par>
<line> existe u** rela*ão positiva </line>
<line> en*re a adaptação cultural em equipe* </line>
<line> virtu**s e a qualid*de da </line>
</par>
<par>
<line> *omuni**ção e* equipes virtuais e </line>
<line> *e existe uma r*lação positiva entre a qualid*** </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te**sina, v. 19, n.5, art. 4, p. 65-84, mai. 2*2* </line>
<line> www4.f*anet.com.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comunicação no Ge*enciamento de Projetos com Equip*s Virtuai* </line>
<line> 73 </line>
</par>
<par>
<line> co**nicação nas equ*pes virtuais e o desempenho das e*uipes virt*ais. Ambas as propos*ções </line>
<line> foram supo*ta**s pela pesquis*. </line>
<line> Drouin et al. (2010) proc*raram *or me*o de um *studo qualitativo e se c*n*entraram </line>
<line> nos sistema* e mecanismos de suporte organ*za*ional forne*idos pe*as empresas para sua* </line>
</par>
<par>
<line> eq**pes de pro*et*s virtuais *eus im*actos nos componentes des*a* eq*ipes. O *st*do e </line>
</par>
<par>
<line> identif*cou os fatores pro**sso* e*truturais *ela*ionados às e*uipes virtuais afeta*as e </line>
<line> *elos </line>
</par>
<par>
<line> sistema* e meca*i*mos de suporte </line>
<line> organi*aci*nal. As equipes virtuais do pro*eto e*ig*m </line>
</par>
<par>
<line> vários *ipos de comp*omissos por pa*te *o </line>
<line> ge*enciament* co*p*rati*o. Por exemplo, </line>
</par>
<par>
<line> descobrimos qu* a a*ta g*rênc*a *uporta *quipes de pr*jetos vir*uais por *e*o de recurs** </line>
<line> humanos, aloca*ão de recursos, coor*enação e si*tem** de suporte à comunicação. </line>
</par>
<par>
<line> * .3 </line>
<line> Colabo**ção e trab*l*o e* equipe *i*tua*s </line>
<line> Daim et al. (2012) *presentaram um estudo misto que inves*iga *s tipos de fatores que </line>
</par>
<par>
<line> c***rib*em si*nificativamen*e *ar* a falha na comunicação, identificando cinco á*e*s </line>
</par>
<par>
<line> principais, que são: confia*ça, relações *nter*ess*ais, diferenças culturai*, lider*nça </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ecnolog*a. Os re*ultados da *esq**sa, em *ma gran*e *mp*e*a de se*icon*utor*s, revelam </line>
<line> que os funcio**rios n*o *e sentem cone*tados ao *ue está acon*ecendo den*ro de suas equipes </line>
</par>
<par>
<line> virtuai* globai*. As r*organiz*ções e*tã* forçando *s </line>
<line> unidades de ne*ócios que estavam </line>
</par>
<par>
<line> ant*rior*ente se*aradas passare* repentinamente para um m*delo co**bora*ivo *ntre a as </line>
</par>
<par>
<line> organiz**ões. No entanto, não existe uma so*ução ú*i*a que conecte </line>
<line> fontes de i**ormação, </line>
</par>
<par>
<line> ente*da </line>
<line> perfis de talentos para encontrar rapid*mente info**ações relevan*es * </line>
<line> *ntenda </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> amplitu*e dos projetos *u* es*ão **nd* trab*lha*os, a*ém das p*ssoa* *ertas com *x*er*ência </line>
</par>
<par>
<line> para con*ul*ar q*ando necessá*io e esta pode ser </line>
<line> uma gran*e lacuna nos *studo* de </line>
<line> equipes </line>
</par>
<par>
<line> v*r*uais. </line>
</par>
<par>
<line> Os *studos de Guo et al. (*0*9) mostram que a técni*a *e </line>
<line> diálo*o adotada *ode </line>
</par>
<par>
<line> ajuda* as </line>
<line> eq**pes * </line>
<line> de*env*l**r seu relacioname*to e alcançar melh*res resultad*s </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> re*niões das </line>
<line> e**ipes, sendo útil tanto para *quip*s pre*encia*s tra*icionais quanto </line>
<line> pa*a </line>
</par>
<par>
<line> *quipes virtu**s que se com*ni*am por meio de *ist*m*s de **deoco*ferência. Os resultados </line>
<line> mostram *ue as equipes *irtua*s *o* um entendiment* com**rt*lhado nas reuniões, </line>
</par>
<par>
<line> aproximando-*e </line>
<line> do nível das equ*pes tradiciona** cara a *ara, e infere* qu* os sistemas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ideo*onferê*cia mediados por *om*utador podem s*r um c**ple*ento par* a interaç*o fac* </line>
<line> * fac*. </line>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. 19, n. 5, art. 4, p. **-84, mai. 2022 *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O. F. Me*eiros, *. Pe*ha, L. F. *ilva, F. S. Biz*rri*s, D. C. T Andrad* </line>
<line> 74 </line>
</par>
<par>
<line> 4.4 Lidera*ça em equipes virt*ais </line>
</par>
<par>
<line> Fern*ndez e *aw**i (2015) buscaram i*en**fica* variáveis que **rmitam a cons*rução </line>
</par>
<par>
<line> de relacioname*tos de *lta qual*dade em equi*es virtua*s </line>
<line> de Pesqu*sa & Desenvol*imen*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *nali*ar sua i*flu**cia *o *es*mpenho da *qui*e. O estudo </line>
<line> con*entrou sua atenção nos </line>
</par>
<par>
<line> aspectos de lider*nça, o*ganização </line>
<line> do trabalho e práti*as d* **municação e f*rnecem </line>
</par>
<par>
<line> informações sobre os mecanismos mencionados acima *ue </line>
<line> levam a re*acio*amen*o* </line>
</par>
<par>
<line> co*fiáveis e cola*orativos. E* relaç** à lide*ança, a *inâm*ca positiva estabelecida *elo </line>
<line> g*rente da **uipe pode ser explica*a por *ua capacid*de *e gerenciar as ativid*des de </line>
</par>
<par>
<line> trabal*o </line>
<line> e o* aspe*tos sociais da man*i*a como a equipe funcio*ava (S*LVA; </line>
</par>
<par>
<line> PASCHOA*OTTO; ENDO, 201*). *lgumas ações como: (a) reuniã* *nic*al presenc*al, n* </line>
</par>
<par>
<line> qual os m*mbros da eq*ipe puderam se *n*ontrar * fa*ilitar </line>
<line> as inte*açõ*s </line>
<line> e*e*rô*icas </line>
</par>
<par>
<line> subse*uentes, pr*po*cio*ou mai*r </line>
<line> v*s*bilidade e capacidade de resposta de*tr* *a eq*i*e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> construiu con*ecimento *útuo e (b) *stabelecer mecanismos </line>
<line> de coordenação e flu*o de </line>
</par>
<par>
<line> trabalho dentr* e entre os grupos, i*centivand* r*uni*e* regulares para **rif*ca* o pr*gresso </line>
</par>
<par>
<line> do tra*alh*, com obj**ivo de i**n*ificar e antecipar problemas maneiras de resolvê-lo*. * </line>
</par>
<par>
<line> Dessa form*, os me*anismo* de controle re*evantes p*ra </line>
<line> *s eq**pes colo*adas for** </line>
</par>
<par>
<line> substituídos por relações e *ontos confiáveis *ue exigiam verifica*ão c*m </line>
<line> * gerente </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> equipe. </line>
</par>
<par>
<line> O estudo de Paul et al. (2**6) *usca c*mpre**der as rel*ções *ntre uma coorde***ão </line>
<line> *ficaz, c*nf*ança e *oesão de equip* e com* *sta rela*ão impacta os d*sem**nho* d*s </line>
</par>
<par>
<line> pr*jetos. O estudo infere que a confia*ça </line>
<line> i*di*id*al e a </line>
<line> co**ã* *a *quipe compartil*am </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> impacto rec*p***o, *u*erindo *ue uma c*ordenação eficaz n*s equipes vir*ua*s pode criar um </line>
</par>
<par>
<line> ciclo de feedback *ositivo com confian*a e coesão, melho*a*do * desempenho </line>
<line> g*ral do </line>
</par>
<par>
<line> projeto. As i*plicações p*ra a te*ria e a prá**ca incluem o ci*l* virt*oso *ue a confia**a * a </line>
<line> coesão cri*m na coorde*açã* g*ob*l da equip* *irtual * a necess*da*e de estabele*er siste*as </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> *roc*ssos </line>
<line> de c*ordenação </line>
<line> de projetos ap*opriados p*ra promover a*bo* os aspe*tos e, </line>
</par>
<par>
<column>
<row> assim, alc*nçar e*celen*e d*se*penho *o projet* *ara subg*upos coloca*os. </row>
</column>
<par>
<line> 4 .5 </line>
<line> Ferramentas colab*ra*ivas e me*os de c*munic*ção *m equipes *irt*ais </line>
<line> Aritz, W*lke* e Car*o* (201*) a**es*ntar*m ** est*do quanti**ti*o com 75 equipes, </line>
</par>
</par>
<par>
<line> que b*s*ava uma m**or com*reens** de quais mídias fora* mais efica*es na </line>
<line> ajuda </line>
<line> *ara </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, *. *9, n.5, art. 4, p. 65-84, mai. 2022 www4.fsanet.c*m.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comunic*ção no *erencia*ento de Proj*tos com Equipes Virtuais </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> c*nclusão d* projeto junt*s. Os resultado* mostr*ram que </line>
<line> as mídias mai* eficaz*s *ora*: </line>
</par>
<par>
<line> Google Docs, Facebook, Go*gle *ango*ts, Skype * Tele*onf*rênc*as. </line>
<line> Baker (2002) con*uziu um estudo *ue co*parava a comu*i*açã* somente com t*xt*, </line>
<line> somente áudio e *udio e **d** e demonstrou que pa*a as equipes virtu*is, a a*ição *e vídeo à </line>
</par>
<par>
<line> comunicação b*sead* em áudio pode resultar *m uma </line>
<line> melhor toma*a *e decisão q*and* </line>
</par>
<par>
<line> compa*ada * outras t*cnologia* colaborativas. O u*o de tecnologias multim*dia e *istemas </line>
<line> baseado* na internet aprimor* a comunicaç*o * as deci*ões r*sultant*s para *quipes virtu*is. </line>
</par>
<par>
<line> Beis* et al. </line>
<line> (200*) buscaram identif*car, o*serva* e analisar o uso d* ferramentas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **cnologias mediad*s eletronicamente por *eio d* prá*ica de equipes de projeto. As </line>
<line> conclusões deste estudo sugerem que a* tecnol*gias de c*m*nicação podem desempen*ar *m </line>
<line> papel *mporta*te no s*p*rte às a**vidades de tr*balho do p*o*eto e que * uso de tecnolo*ias de </line>
<line> comunicação não **re*e s*bstituir, mas c**plementa o uso *a comun*caç*o tradi*ional cara a </line>
<line> cara. Contudo, *ste *stud* d*verg* d* es*udo de Baker (200*) quanto ao fato do uso de áu**o </line>
<line> e *ídeo traz*r resu*tad*s melhores na t*mada d* decisã*. </line>
</par>
<par>
<line> Apo*ando * pesquisa de *ak*r (2002), Bjo*va*n e Wald (2*19) apres*ntara* </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> e*tudo que </line>
<line> com*aro* </line>
<line> a esc*l*a de mídia de equipes </line>
<line> nacionais * internacionais vers*s </line>
</par>
<par>
<line> co*plexidade. Os r*sultados mostram que reun*õe* presenciais e videoc*nferência exibem </line>
<line> a*sociações positi*a* e estatistic*me*te significa*iv*s com a comple*i*ad*. Per*e**mo* que </line>
<line> há u* fort* impacto da complexidade na vi*eo*onferênc*a e *sto testifica a uti***a** sing*l*r </line>
</par>
<par>
<line> desse *ei* para e*uipe* dispersas. Po**an*o, a **mp*exidade </line>
<line> nos p*ojet*s f*z com q*e </line>
</par>
<par>
<line> equipes virtuais b*squem a ri*ueza e a acessi*ilidade relativa *a videoc*nfe*ênc*a. O uso do </line>
</par>
<par>
<line> telefone também esteve posit*vamente relacionado à </line>
<line> complexi*ade s*g*rindo a clas*ificaç*o </line>
</par>
<par>
<line> do te*efon* como um mei* *emi-rico. </line>
</par>
<par>
<line> Bassanino e F*rnando (2014) ap*esentar*m um estudo quantit*tivo focado </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> examinar o pap*l das tec*o*o*ias </line>
<line> de visu*liz*ção e *nteração qu* poderiam *e* usadas para </line>
</par>
<par>
<line> estab*lecer os </line>
<line> cana*s de co*unicação e aval*ar sua *fi*á*ia </line>
<line> *o su**r** comunicação à </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *olaboração dur*nte as r*uniões d* r**isão do projeto. O resulta*o mostrou que os espaços *e </line>
<line> trab*lh* colaborativos com canais de comunicação diretos e indir*t*s realmen*e ap*imo*aram </line>
<line> a *o*un*cação e * colaboração entre os me*bro* da eq**pe. </line>
<line> Nesta se*ão di*cut*rem*s os principai* achados da pesquis*: C*nfiança, performance, </line>
</par>
<par>
<line> colab*ração e trab*lho em eq*i**, lider*nça, f*rramentas colabor*tiva* </line>
<line> * meios </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ***unicação. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, *eresina PI, v. *9, n. 5, art. 4, p. 65-84, mai. 2*22 www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O. F. Medeiros, R. Pen*a, *. F. Silva, F. S. Bizarrias, D. C. T A*drade </line>
<line> 76 </line>
</par>
<par>
<line> 4 .6 Conf*ança *m eq*ipes vi*tuais </line>
</par>
<par>
<line> Greenber* et al. (2007) defendem que, tra**c*o*a*mente, supõe-*e que * **nfia*ça se </line>
<line> bas*ia em um *istór*co de *nter*ç*es, a*rav*s do qual as pessoas passam a conhec** e confiar </line>
<line> umas nas outras. **ntudo, nas equipes virtuais, os membros se reúnem apenas </line>
</par>
<par>
<line> oca*i*nal*ente, se é que fazem. Surpreende*temente, o </line>
<line> al*os ní*eis de *on**ança fo*am </line>
</par>
<par>
<line> encon*rad*s no* estágios i*ic*ais das </line>
<line> equipe* *emporárias, que *ormalmente são formadas </line>
</par>
<par>
<line> para re*lizar uma *eterminada tarefa em u* perí*d* **nito. </line>
</par>
<par>
<line> Anantatmula e *homas (20*0) demons*raram no s*u e*tudo o es*abel*cimento </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> conf*ança como o terceiro mai* impor*ante FC* em *ro*etos c*m equ*pes vi*tuais. Os estudos </line>
</par>
<par>
<line> *e Chang et a*. (2*11) evidenciaram qu* *xiste uma relação positiva </line>
<line> entre a co**ian*a </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> membr*s n** equipes virt*ais e o d**empenho das equipes virtu*i*. * os estudo* de Paul et *l. </line>
</par>
<par>
<line> (2016) </line>
<line> infe*e* que a confiança individual e a coesão d* equipe </line>
<line> compartilham </line>
<line> um i*pact* </line>
</par>
<par>
<line> recípro**, *uger*ndo que uma coordenação efic*z nas e*uipes virtuais pode criar um ciclo d* </line>
<line> feedback positivo co* confian** e coesão, melhorando * desempenh* ge*al do projeto. </line>
<line> 4.7 Performance em equipe* v**tuais </line>
<line> Be*anek e M*r** (200*) indicam qu* as eq*ipes que receberam treiname*to </line>
<line> apres*nt**am *ais co*são, percepção do processo e s*tisfação c** os *esultad*s e que esses </line>
</par>
<par>
<line> fa*ores a*me*tam a capa*i*ade dos me*b*o* da </line>
<line> equipe d* trocar informações e a**tam </line>
</par>
<par>
<line> *ositivamente o desempe*ho *o grupo. Pau* *t *l. (20**) b*scar*m co*preen*e* as relações </line>
<line> entre uma c*ordenação *fic*z, *onfiança * coes*o de equipe e *omo esta r*lação impac*a o* </line>
</par>
<par>
<line> desempenhos dos projetos. O *studo </line>
<line> en**ntrou </line>
<line> que a con*i*nça individual e a coes*o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> equi** compartilham u* impacto recíproco, sugerindo que u*a coorden*ção ef**az nas </line>
</par>
<par>
<line> eq*ipes vi*tuai* p**e criar um ciclo </line>
<line> d* feed*ack *osi*ivo com conf*a*ç* e coesão, </line>
</par>
<par>
<line> melhorand* assim * *e*empenho geral do projeto. </line>
<line> Convergindo para mesma id*ia, Drouin e* al. (2*10) identificar*m *ue o **po*t* </line>
<line> organ*zacional às equipes virtu*is do projeto exige vários tipo* de com*romissos *o* *a*te *o </line>
<line> *e*enciamento corporativ*. *est* estud* infere-s* que a alta g*rência *uport* equipes de </line>
<line> pro*etos virtuais por meio de *ecursos *umano*, alocação de recur*os, coordenaç*o e sis*e*as </line>
<line> de s*por** * comunicação. E*ses sistema* de suporte *acilitam a coordena*ão e o </line>
</par>
<par>
<line> mon*toramen*o do projeto, a troc* e o acesso a informações, * con*trução de con*ianç* e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *er*si*a, v. *9, n.5, art. 4, p. 65-84, mai. 2022 www4.*sanet.c*m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comunic*ção no Geren*iamento de P*ojetos com Equipes Vir*uais </line>
<line> 77 </line>
</par>
<par>
<line> coesão e*tre o* membros da *quipe. O estud* apoia * idei* de que o sup**te org*nizaciona* </line>
<line> tem um fo*te **pacto n* sucesso *o projeto. </line>
</par>
<par>
<line> *s </line>
<line> estudos de Guo ** al. (2009) mostram que a **cnica de diálogo adotada pode </line>
</par>
<par>
<line> aj*dar a* equipe* a desenv*lver se* re**ciona*ento e alcanç*r *el*or** resultados </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> reuni*es *as equip*s. Os resu*tados dos *studos su*ortam que equipes </line>
<line> que usaram a técnica </line>
</par>
<par>
<line> de d*álogo ob**veram mais coesão </line>
<line> *e e*uipe, satis*ação da c*munica*ão e s*tisfação no </line>
</par>
<par>
<line> pro*ess* *e dec*são. </line>
</par>
<par>
<line> * .8 </line>
<line> C*labo**ção e trabalho em equi** virtuais </line>
<line> Os estudos de *aim et al. (2*12) re**lara* que as o**ani*ações estão tentando muda* </line>
</par>
<par>
<line> *epentinamente p*ra u* mod*lo c*laborativo entre organizações. </line>
<line> C on* u do, </line>
<line> os func**nários </line>
</par>
<par>
<line> não s* sente* *on*ct***s ao que </line>
<line> est* aco*tecendo dentro de s*a* equipes </line>
<line> virtuais gl**ais </line>
</par>
<par>
<line> *evid* * fator*s que co*t*ibuem para </line>
<line> falha de comunic**ão. A* cinco principais áreas que </line>
</par>
<par>
<line> contri**em *ar* a falh* na co*u*ic**ão são: Con*ia*ça, </line>
<line> r*laçõe* in*erpessoa*s, *ifere*ças </line>
</par>
<par>
<line> c*lturais, lider**ça e tecno*ogia. A comu*icação é a c*ave primária *ara uma *olaboração e </line>
<line> u* bo* tra*alho de equipe, como vem*s no estudo d* *erburg et al. (20**), *ue mostraram </line>
</par>
<par>
<line> as con*ições im*ortantes </line>
<line> para * *xecução b*m-*u*e*ida de u* </line>
<line> p*ojeto </line>
<line> e* u* ambie*te </line>
</par>
<par>
<line> di*perso e incluem re*ras ** comun*cação e sua cl*reza; estilo de gerenciamento *e projetos e </line>
</par>
<par>
<line> estabeleci*en*o </line>
<line> de metas; competênc*as dos ge**ntes * *onfiança e </line>
<line> na </line>
<line> *quipe. Kay*ort* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Leidn*r (2000) sugere* que *s equ**e* virtuai* glo*ais e*frentam desaf*os significativos em </line>
</par>
<par>
<line> quatro *rea*: comu*icação, *ultura, tecnolo*ia e </line>
<line> geren*iamen*o </line>
<line> de projet*s (lideranç*). </line>
</par>
<par>
<line> *na*t*tmul* e Thomas (2*1*) enc*ntra*am como F*S *m proj*tos *s seguintes fatores, em </line>
</par>
<par>
<line> *rdem </line>
<line> de </line>
<line> i*portância: </line>
<line> comunic*ção, </line>
<line> lider*n*a </line>
<line> e </line>
<line> estabelecime**o </line>
<line> da </line>
<line> *onf*ança, </line>
</par>
<par>
<line> plane*ame*to/exe*ução/controle, sa*isfação dos stakeholders e dos *lientes, sistema d* </line>
<line> informação rápido e confiável, cultura, entre out*os. Em *odos os *studos, a comu*ic*ção foi </line>
<line> evidenciad* como i*portante FCS no gerenc**ment* da equipe virtu*l. </line>
<line> 4.9 Liderança *m *quipes *irtuais </line>
<line> Os estudo* de F*rnandez e Jawadi (2*15) most*am que a liderança dinâmica e posit*va </line>
<line> desempenh* ** papel imp*rta*te no aprimo*amento do relaciona*e**o entre *s memb**s da </line>
</par>
<par>
<line> equi*e. Os resul*ados </line>
<line> **mbé* destacam * im**rtância de reuniões p*esen*iais e interação </line>
</par>
<par>
<line> freq*ente </line>
<line> e re*ular co*str*i relacionamentos c**pe*ativos e confiáveis, levando ao alto </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 5, art. *, p. 65-84, mai. 2022 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O. F. Medeir*s, R. Penha, L. F. Silv*, F. S. B*za*rias, D. C. T And*ade </line>
<line> 78 </line>
</par>
<par>
<line> desempenho da equipe. Em relação à lidera*ça, a pesquisa de Paul et al. (2016) suge** que </line>
</par>
<par>
<line> uma coorde**ção **ic*z nas eq*ipes virtuais po*e </line>
<line> c*iar u* *ic*o de feedba*k positi** com </line>
</par>
<par>
<line> c*nfi*n*a * coe*ão, *elhor*nd* o *esemp*nho geral do projeto. </line>
<line> Na pesquisa d* Anantatmul* e Thoma* (2010), a lider*nça está e* segundo lugar, </line>
<line> ficando atrás *pe*as da comunica*ão, e * um d*s *ri**ipais FC* de *rojeto pa*a os ges*ores </line>
<line> que *rabalham com *quipes v*rtuais. D*i* et al. (2012) inv*stigaram os tip*s de fa**res que </line>
<line> pod*riam co*tribuir para a falha de com*n*c*ção e id*ntificar*m a liderança como u* *es*es </line>
<line> fat*re*. N*sse contexto, pod*mo* infer** que a* eq*ipes qu* possuem uma *omu**cação falha </line>
<line> perde* produtivida*e e, po* con**guinte, em um *mpacto n* d*se*penho ge*al *o *rojeto. </line>
<line> * .1 0 Ferra*entas c*lab*rativa* e meios de comunicação em equipes *irt*ais </line>
</par>
<par>
<line> No cont*xto d* </line>
<line> fe*r*mentas *o*ab*rati*as e me*os de comunicação, Grosse </line>
<line> (2002) </line>
</par>
<par>
<line> encontrou que o </line>
<line> e-mail o é </line>
<line> mais a*r*tivo p*ra as </line>
<line> equ*pes virtuai*. Também l*vantou que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> telefone pode ser ** meio de *omunic*ção mais pe***a*, porém é *ais difícil *e usar *o que </line>
<line> o e-mail pa*a falante* de outros idiomas. Ain*a apresen*o* que as videoconferência* podem </line>
<line> func*onar *elhor do que uma teleconf*rênc*a pa*a g*andes grupos e que o cara a cara de fato </line>
</par>
<par>
<line> faz u* canal de **mu*icação eficaz qu* cria c*nfiança. Ba*sanin* e *ernando </line>
<line> (2014) </line>
</par>
<par>
<line> mostr*ram n* seu estu*o que *s es*aços de </line>
<line> trabal** col*bo*ati*os com </line>
<line> *anai* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *omu*icaç*o diretos e indiretos **almente aprimoraram * comun*caçã* e a colabor**ão entre </line>
<line> *s me*b**s da e*uipe. </line>
</par>
<par>
<line> Os re*u*t**os do e*tudo ** Wei*ann *t </line>
<line> al. (2013) inferem *ue é </line>
<line> neces*ário, pa*a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> bom des*mpe*ho das eq*i*es, estabele**r e manter * c*nf*anç* da equipe por meio do uso da </line>
</par>
<par>
<line> te*n*lo*ia *a comu*icação, </line>
<line> m*nit*rar o </line>
<line> progresso d* equipe </line>
<line> u*ando a te*nologia e ter *ma </line>
</par>
<par>
<line> in*ra*strutura técnic* que funcione bem </line>
<line> p**a um* devida </line>
<line> visibilidade dos me*br** virt*ais </line>
</par>
<par>
<line> dentro da equipe e for* da o**anização. Baker (20*2) mostra que, para *quipes virtua*s, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> adição d* vídeo * comun**ação </line>
<line> base*da em áudio </line>
<line> pode *esu*tar em uma *elh** tom**a de </line>
</par>
<par>
<line> decisão quand* compar*da a *utras te*nolog*a* colabo****vas. </line>
<line> Beise et al. (*004) suge*em qu* a* tecnol**ias de *omunica*ão podem desempenhar </line>
<line> um papel importante *o supor*e às *ti**d*des de trabalho do p*o*eto. O uso de tecnologias de </line>
<line> comunicação não parece substituir, mas comp*emen*a * u*o da com**i*ação tra*ic*on*l *a*a a </line>
</par>
<par>
<line> cara. Ana*ati Craig (2006) demonstraram que os métodos mais u*ilizad*s *elas equipes e </line>
</par>
<par>
<line> virtuais </line>
<line> *oram conferê*cia **r *elefone da </line>
<line> *qui*e e e-mail e que ** uma m*d*nça </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> comportam**t* n*s com*nicações das equi*es vir*uais. Suchan e *ayz*k </line>
<line> (2001) re*elaram </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Tere*ina, v. 19, *.5, art. 4, p. 6*-84, mai. 2022 www4.fsanet.com.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comunicação *o **renci*mento de Projeto* com Equipes V*rtuais </line>
<line> 79 </line>
</par>
<par>
<line> que a missão, est*até*ia, tarefas, siste*as d* re*ompensa * atitudes da org*nização e* re*açã* </line>
<line> à tecnolo*ia *po*avam a estrutura da equ*pe v*rtua* e que os *e*bros da equipe virtual de </line>
<line> s*porte ao *li*nte r*c*beram um conjun*o de tecno*ogias robusta* para *acilitar a interaçã*. </line>
<line> Como canais de *omunicação, * e-mail e * telefone são os m*is atra*ivos *ara equi*es </line>
<line> *irtu*is (GROSSE, 200*; **SA et al., 2002; *EBSTE*; WONG, 20*8; BEISE et a*., 2004; </line>
</par>
<par>
<line> ANAWATI; CRAIG, 2*06) e v*deoc**ferência *ambé* foi vista como </line>
<line> um a </line>
<line> boa op*ão d* </line>
</par>
<par>
<line> canal de </line>
<line> c*m*nicaç*o pa*a *ra*des gr*pos e </line>
<line> uma melhor t*m*da de </line>
<line> decisão, quan*o </line>
</par>
<par>
<line> comp*rada com outras tecnolo*ias *olaborat*vas (GR*SSE, 200*; BAKER, 2002). *ontudo, </line>
<line> is*o diverge *o estudo de Mc*onough et al. (1999) que não rel*cionou a *id*oconferênci* ao </line>
<line> desempenho *e equipes virtuais. </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> A con*iança é tratada em muitos a*tigos do nosso corpus de p*squisa. Por meio </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> estud*s, podemos infe*i* que a confia*ç* *e mostra </line>
<line> uma grande al*ada dos g*rentes de </line>
</par>
<par>
<line> projet*s *, com* *oi demon*tra*o nos art*gos apresentados n* discussão (GR*EN*ERG ** al., </line>
<line> 2*0*; A*A***TMUL; THOMAS, 2**0; CHAN* e* al., 2011; PAUL et *l., 2016), t*dos o* </line>
</par>
<par>
<line> resultado* c*nv**g*m para um g*nho posit*v* n* dese*penh* da* equip*s ou suc*sso </line>
<line> d** </line>
</par>
<par>
<line> pro*etos quando temos ** a*me**o da confian*a d*s eq**pe* *irtuais. </line>
</par>
<par>
<line> O tema p*rformance em *q*ip*s vir*ua*s su*ge das palavras-*have* do </line>
<line> cor*u* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> pe*quisa como u* importante contexto a ser tr*tad*. Contudo, perce*emos *ue este tema </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> um produto da aplic*ção de *m contex*o p*imário, com subtemas de*iv*dos da comunicação, </line>
<line> d* integração e/*u interação das equipe*, influe*c*ando assim o desempe*ho e/ou </line>
<line> produt*v*dade *as equipes vir*uais, po**ndo a*si* afetar o s*ce*so de *r*jet*s (B*RANEK; </line>
<line> MARTZ, 200*; P*UL ** al., 2016; D**UIN ** al., 2010; GUO et a*., 2009). </line>
<line> No c*nt**to do te*a de co*abora*ão e trabalho em equipes virtuais, vimos que a </line>
</par>
<par>
<line> comunicação é a *ha*e pr***ria pa*a </line>
<line> uma colaboração e *m **m tra*a*h* de equi*e </line>
</par>
<par>
<line> (VE*BURG et a*., 2013). Os estudos demonstr*m *u*, pa*a uma boa co*aboração e um bom </line>
</par>
<par>
<line> trab**ho d* </line>
<line> e*uipe, * </line>
<line> nece*sário q*e os ge*tores de </line>
<line> projetos observe* a*guns FC* para </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> execução b*m-su*edi*a de *rojetos que t*ab*lha* com times *irtuai*. Se*ue a lista </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> p*incipais FCS en*ontrados nos **tudos: Confia*ça, relações interpessoais, diferenças </line>
</par>
<par>
<line> culturais, l**erança/estilo de </line>
<line> gerenciam*nto, t*cn*logia, com*nicação, </line>
<line> estabe*ecimento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *etas, competê*cias gerenciais e satisfaçã* stakeho*ders * dos clientes. </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 19, n. 5, **t. 4, p. 65-84, m*i. 20** www4.fsane*.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O. F. Med*iros, R. Penha, *. F. Sil*a, F. S. B*zarr*as, D. C. T Andrad* </line>
<line> 8* </line>
</par>
<par>
<line> N* âmb*to d* tema lideranç* de equ*pes virtua*s, como demons*rado no* estudos, </line>
</par>
<par>
<line> todos c*nverg** para a ideia de </line>
<line> que uma lide**nç* eficaz * pr*mordi*l para um bom </line>
</par>
<par>
<line> desempen*o das equipes virtuais e, *or c*nseg*inte, su*esso dos projetos. Em se tr*ta*d* d* </line>
</par>
<par>
<line> ferramentas colaborativas e meios *e com*n*cação em *quip*s </line>
<line> virtuais, </line>
<line> vimos que *os </line>
</par>
<par>
<line> estu*os com contexto de can*i* de **municaç*o, </line>
<line> o e-mail e o te*efone foram os me**s mais </line>
</par>
<par>
<line> atrativos p**a *s equipes virtuais (GROSSE, 2002; SOSA et *l., 2002; WEBS*ER; WONG, </line>
<line> 2008; BE*SE et al., 2004; ANA*AT*; CRAIG, 2006). *a mesma f*rma, a v*deoconf*r**cia </line>
<line> *ambém foi vista co*o um* boa opção de can** de comunicação quando se t*ata ** *rande* </line>
<line> g*upos e quando é nece*sária *ma mel*or tomada de decisão pelo gerente de projetos </line>
<line> (GROSSE, 2002; BAKER, 2002). Co** meios clássicos, o *e*efone e o e-m*il são passívei* </line>
<line> de *rei*am*nto para o us* mais adeq*ado. GUO et *l. (2009) inve*tiga*am como a técnic* de </line>
<line> diálogo facilitou a construção de enten*im*nto *ompartilhado em e*uip** vir*uais e como </line>
<line> pod*m ser *sadas para o apr*moram*nto do desenvolvimento **laci*nal da *quipe vir*ual e *s </line>
<line> resul*ados das decisões. </line>
</par>
<par>
<line> Esse t**balho *ontribui para um mel*or ente*dime*to da in*luência da </line>
<line> comunicação </line>
</par>
<par>
<line> no âmbito *o gerenciamento de pro*eto* com e*uipes virt*ais e p*etende ser um ajuntam*nto </line>
</par>
<par>
<line> dos melhores **tig** </line>
<line> *obre os temas "gerenciamentos de proj*tos", "equipes vi*tuais" </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> "com*nica*ão". Para estudos fut*ros, </line>
<line> ente*demos que h* a*nda *m cam*o </line>
<line> de pesquisa para </line>
</par>
<par>
<line> *om*reend*r e mensurar a influên*ia dos s*btema* en*ontra*os, sejam eles de *o*unica*ão, </line>
<line> geren*iamen*o de equipes (in*egração ** int*ração da equipe), no des*mpenho de equipe* e, </line>
</par>
<par>
<line> por cons**uint*, sucess* *os p*oje*os. A pesqui** está li*itada </line>
<line> pe** quant*dade d* *rtigos </line>
</par>
<par>
<line> es*udados. </line>
</par>
<par>
<line> REFER*NCIAS </line>
</par>
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<line> MEDEIROS, O. F; PE*HA, R; SI*VA, L. F; B*ZARRIA*, F. *; ANDR*DE, D. C; T </line>
<line> Comunicaç*o no **ren*iame*to de Projet*s c*m Eq*ipes Virtuais. Rev. *SA, Teresina, v.*9, n. *, </line>
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<line> X </line>
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<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 19, n.5, **t. 4, p. 65-84, ma*. 2022 </line>
<line> **w4.fsanet.com.br/r*v*sta </line>
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