<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n.6, art. 7, p. 126-141, j*n. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.6.7 </line>
</par>
<par>
<line> Di*gnóstico e Intervenção Psicope*a*ógica com *ec*rso do **terial de Cuis**aire </line>
<line> Diagno*is and Psych*peda*o*ical Inte*vention with **e Res*urce of Cu*sen*ire's M*t*rial </line>
</par>
<par>
<line> An*erson Oramisio Sant*s </line>
<line> D*utor em Educaçã* **la Univer*idade Federal d* Uberlând*a </line>
<line> oramisio@h*tmail.com </line>
<line> Guilhe*me *aramago de Oliv*ira </line>
<line> Douto* em *ducação **la Univ*rs*dade Federa* d* *berlând*a </line>
<line> Professor Asso*i*do da Univ*rsidade Fed*ral de Uberlândia </line>
<line> *sol*veira@ufu.br </line>
<line> V*via*e G*amon*nd Melo </line>
<line> Ba*ha*e*ado em Ped*gog*a pela Unipac </line>
<line> v*vianegeamelo@yahoo.com.br </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Ende*eço: Anderson Or*m*s*o *an*os </row>
<row> Un*ver**dade Federal de U*e*lând*a. Av. João Na*es de </row>
<row> Ávi**, 2*21 - Santa Mônica, Uberlân*ia - MG, 3*4*8- </row>
<row> 100, Bras**. </row>
<row> E*der*ço: Guilh*rme Sarama** de Olive*ra </row>
<row> Univ*rsidade F*dera* de Uberlâ*dia. Av. Jo*o Nave* de </row>
<row> Ávila, 2**1 - Santa Mô*ica, Uberlândi* - MG, 3*4*8- </row>
</column>
<column>
<row> Editor-Chefe: Dr. Ton*y *erley d* Alenca* </row>
<row> *odrig*es </row>
<row> Artigo recebido em *7/02/20**. Última versão </row>
<row> recebida e* 23/03/202*. Aprovado em 24/04/2022. </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> 100, *rasil. </row>
<row> *n*ereço: Viv*ane Geamo*ond *e*o </row>
<row> Un*versidade Fe*eral de Uberlândia. Av. *oão Naves *e </row>
<row> Áv*l*, 2121 - S*nta Mônica, Uberlând*a - MG, 38408- </row>
<row> 1*0, B**sil. </row>
</column>
<column>
<row> Ava*iado p*lo sis*e*a Tri*le Review: Desk Rev*ew a) </row>
<row> *elo Editor-Chef*; e b) Double Blind R*v**w </row>
<row> (a*aliação c*ga por dois a*ali*dores da áre*). </row>
<row> Revisão: Gr*matical, Normativa e de Forma*aç*o </row>
</column>
</par>
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<line> D*agnóstico e Intervenção Psi*opeda*ógi*a com Recurso do Material d* Cuisenair* </line>
<line> 127 </line>
</par>
<par>
<line> *ESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O ob*etivo desta pesquisa vislumb*a a invest**ação da utilização do materia* m**ip*lativo d* </line>
</par>
<par>
<line> *uis*na*r* *urante a a*aliaç*o diagnó*tica e inter*e*tiva </line>
<line> em *rianças </line>
<line> com predisposiç*o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> D*scalculia, a *otencializar, e*t**u*a* * aprender os c*nceitos matemáti*os. * Mate*ial </line>
</par>
<par>
<line> Cuis*naire é </line>
<line> fe*to orig*nalmente de madeira ou de plástico, é co**osto por um conj*nto </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> barras com medidas *e *omprime*to e cores *i*e*entes, com a forma de prismas re*angular*s </line>
</par>
<par>
<line> (*aralelepípedos), sen*o </line>
<line> um cen*í*etro </line>
<line> quadrado a medida da *rea *as faces me*or*s, </line>
</par>
<par>
<line> podendo s*mbolizar, c*da barr*, u* do* *úme*o* </line>
<line> n**urais a*é de*. N**se c*nte*t*, uma </line>
</par>
<par>
<line> p*squi*a qualitat*v* *oi cond*zida p*r meio d* *m *studo bibl*ográfico, apoiado em teór*cos </line>
<line> embrenhados no tema. A coleta de *ados à luz dos referenciais *a psicopedagogia e da </line>
<line> Educação Ma*emáti*a aponta diretamente * indireta*ent* que a u*i*izaç*o do material </line>
<line> manipula**vo d* Cuisenair* pode ser util*zado para diversas funções, o que també* *rá incidir </line>
</par>
<par>
<line> sobre d*agnóstico, interven*ões e d*volutivas em face *o o </line>
<line> grau de comprometimento, fa*xa </line>
</par>
<par>
<column>
<row> etár*a e a* particularidades da c*iança c*m predispo*ição à Disc*lcul*a do D*senvo*vimento. </row>
</column>
<par>
<line> Palavras-chav*: Discalculia. Barra* </line>
<line> de *uisenaire. Ma*erial Manipulativo. *iagnóstico. </line>
</par>
<par>
<line> *sicopedagogi*. </line>
</par>
<par>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<column>
<row> The a*m of this research i* *o investigat* the use of Cui*enaire's manipulativ* m*teria* d*ring </row>
</column>
</par>
<par>
<line> diagnostic and i*terventi*nal assessment ch*ldr*n **th a predisposi*ion to *yscalcul*a, to in </line>
<line> e*hance, stimulate and le*rn *a*hem*tical con*epts. The Cuisena*re *ater*al is origin*ll* </line>
<line> made *f wood or *la*tic, it is compos** of a set o* *ars with diffe*e*t lengths a*d co*or*, *n </line>
<line> the form of rect*n*ular prisms (cobblestone*), with a squar* centimeter m*asuring *he area of </line>
<line> t*e s*all*r face*, each bar symb*lize o*e of the natural num*ers u* to *en. I* this contex*, a </line>
</par>
<par>
<line> quali*ativ* r*search was </line>
<line> c*n*uc*e* thro*gh biblio*raphic st*dy, supp*rted by th*orists a </line>
</par>
<par>
<line> involved in th* theme. Data *ollecti*n in the light of </line>
<line> psycho**dagogy and m*themati*s </line>
</par>
<par>
<line> education references directly an* indirectl* point **t t*at the use of Cu*senair*'* *anipu*ative </line>
<line> ma*erial can be used f*r var*o*s funct*o*s, w*ich *ill a*s* affect diagnosis, intervention* and </line>
<line> feedback i* *he face of the deg*ee of impair*ent, *ge gro** a*d the parti*ularitie* of the child </line>
<line> wit* a p*edisposition to Developm*nta* Dyscal*ulia. </line>
</par>
<par>
<line> Keywor*s: Dyscalcu**a. </line>
<line> Cuise*aire </line>
<line> Bar*. </line>
<line> Manip*lative </line>
<line> Material. </line>
<line> Diagnosis. </line>
</par>
<par>
<line> Psy*hoped**ogy. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resin* P*, *. *9, *. 6, *rt. 7, p. *2*-141, ju*. 2022 </line>
<line> www4.fs*net.*om.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. O. *antos, G. S. Oliveira, V. G. Melo </line>
<line> 128 </line>
</par>
<par>
<line> 1 I*TR*DU*ÃO </line>
</par>
<par>
<line> O termo Discalculia é usad* frequentem*nte para referir-se às *n*bi*ida*es de execu*ar </line>
<line> *per*ç**s matemáticas. * u*a dificuldade no pro*esso de aprendizage* do *á*culo e q*e se </line>
<line> *bserva, ge**lm*n*e, expressa *m *ndivíduos que apr*sen*** **ficuld*de para a realização da* </line>
<line> operações matemáticas e possíveis fa**as no racio**n*o lógic*-matemát*co. </line>
<line> *s ca*s** psico*e*rológi**s devem ser *iagnosticadas e trat*das por mei* *e e*a*es </line>
</par>
<par>
<line> e*pecíficos e deve s*r feito um </line>
<line> *comp*nhamento co* *iversos pro*issionais, e*tre eles </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> p*icó*og*, o *si*uiatra, o pediat** e * psicopedagog*, q** ajudar*o nes*e pr*cesso. S* for </line>
</par>
<par>
<line> c**s*atado que n** exist* *enhum comprometime*to neur*ló*ico com cr*ança, então a </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> po*sível ente*dermos que a *i*ca*cul*a é uma di*icul*ade presente **c* * fatore* internos, </line>
<line> externo*, emoci*nai*, inadequaç*o didá*i*a e **dagó*ica. </line>
<line> Nos estudos, Garci* (199*, p. 200) apresent* q*e a D*scal**lia do Dese*volvi**nto, </line>
</par>
<par>
<line> i**cialmen*e *oi *e*ominada, em 1924, por s*ndrome de Gerstm**n. *omen*e e* 197*, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> e*tudioso Dr. L*di*la* Kosc d*scr***u esse tr*nstorno qu* cau*a dificuldade na aprendizagem </line>
<line> em Matemática. A *arti* daí outros estudos envolven*o a Discalculia do Des*nvolvimento </line>
<line> foram de*envolvi*os em diversos paí*es **mo Esta*o* Unido*, Inglat*rra, Alem*nh*, S*í*a e </line>
<line> Is*ael. </line>
</par>
<par>
<line> Segu*do G*r*ia (19*8, p.213), que cita Ko*c (1974, p.164), ref*rent* * </line>
<line> Disc**c*lia, </line>
</par>
<par>
<line> **e a cons*d*ra como *m </line>
<line> "transtorno e ou *is*úrb*o n*urol*gi*o, tendo sua origem em </line>
</par>
<par>
<line> desordens g*nét**a* ou congênitas1 *a*uelas par**s do cérebro que s*o um substra*o </line>
<line> anatômico-fis**lógico *e m*t*raçã* das hab*li*a*es mate*áticas". E, conseque*tement*, *ma </line>
<line> difi**ldad* de aprendi*a*em em Mat*mática oca*ionada pe*os *atores in*rentes à *isca*c*l*a, </line>
</par>
<par>
<line> que nec*ssitam de d*agnó*tico, intervenção psicopedag*gica e acomp*nh*men*o, </line>
<line> ca*o seja </line>
</par>
<par>
<line> nec*ssári* por u*a equipe multidisciplinar. </line>
</par>
<par>
<line> A Disca*c*lia está regi*trada como trans*orno, T**nsto*no Específico d* Hab*lidad* </line>
<line> *m Aritmética pelo *ID-1* (Classi**cação Estat*stica Inte*nacional de Do*n*as e Problem*s </line>
<line> Re*a**onados c*m a Saúde), que é publ*cado pela O*gani*aç*o Mu*dial de Saúde (*MS). D* </line>
</par>
<par>
<line> *cor*o com a CID-10 (Cla*sifica*ão Es*atíst*c* *nternacional de Doenças </line>
<line> e Problemas </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> As Do*nças Cong*nitas sã* aque*as que são *d*uir*das antes *o nasci*en*o ou a** ao p*imeiro mês d* vida, </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *nd**enden*e*ente da su* </line>
<line> ca*sa. Aquelas que são caracterizadas por deform**õ*s estrutu*a*s são *enominadas </line>
</par>
<par>
<line> de Malf*rmações ou An*mali*s *ong**i*as. São anormali**de* físicas p**s*nt*s *o moment* do n*s*ime*to. </line>
</par>
<par>
<line> P o * em o co r r *r </line>
<line> defe*tos no coração, nos olh*s, aparelho gas*rointes*inal, ossos e m*sculos, cé*ebro e es*inal </line>
</par>
<par>
<line> me**la, rins e vias ur*nár*as, estados *ntersexuais e al*erações cro*ossóm**as. Estas malformações resultam de </line>
<line> acidentes imprevis**eis q*e oc*rre* no processo de desenvolvime*to emb*ionário. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.6, art. 7, *. 126-*41, *un. 2*22 w*w4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Di**nóst*** e Inter*enção Psicop**ag*gica com Rec*rso do Mater*al de Cuisenair* </line>
<line> 129 </line>
</par>
<par>
<line> Relacionad*s </line>
<line> à Saúde), </line>
<line> ve*são 1.*c (entre as subc*tegorias *sso*iadas </line>
<line> aos tr*nstornos </line>
</par>
<par>
<line> e*pecíficos de de*envolvi*ent* das habilidades esc*lares, </line>
<line> e*tá * *ra*storno *sp*cífico </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> hab*lid*de em aritmética (F8*.*), assim a Discalculia - *ra*storno Específico da Ha*ilida*e </line>
<line> em Arit*ét*ca. </line>
<line> O transtorn* da *atemática "[...] é uma alteração na cap*cidad* par* a *eali**ção de </line>
</par>
<par>
<line> *p*ra*ões matemát**as abaixo do esperado *ar* a idade cronológica, n*v*l cognitivo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> escolar**a*e. *ogo, o Manu** Diagn*stico e Estatí*ti*o de Tran*tornos Men*ais (D*S IV </line>
</par>
<par>
<line> 2002) assegura que Discalculia é definida "como uma c*pa*idad* para a *e*lização * </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *perações aritmét*cas ace**uadamente abaix* d* esper*da para a idad* </line>
<line> cronológi*a, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> int*ligênci* medida e a escolar*dad* d* in*ivíduo". Dess* f*rma, há in*erferência signific*tiva </line>
<line> no rendimento esco*ar *u em *ti*idades do c*tidiano q*e uti*izam as habilidades m*tem*ticas. </line>
<line> De acordo com *es*uisa em li*er*tura específica, não há uma *aixa e*ária definida para </line>
<line> o surgimento da *iscalculia do *e*en*olvimento. Para G*rc*a (1998, p.15*), a D*scalculia do </line>
</par>
<par>
<line> d*senv**v**ento pode ser percebida, mui*as vezes, em cria*ças já </line>
<line> na Educação Infantil, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pa*ti* de 05 a 06 *nos, em idade escolar não consegu* distin*uir, *or exem**o, qu*l o númer* </line>
</par>
<par>
<line> q*e vem an*es </line>
<line> *u de*ois do 10 e/o* quando *l*um*s fu*ções como </line>
<line> o racio*ínio, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pensamen*o abstrato, separação e a qu*n*ifi*ação, te*tos *scri*os, gráfi*os, </line>
<line> codif*c*ção de </line>
</par>
<par>
<line> símbolos e sinais, compree*sã* d* tab*las, interpreta*ão de soluçõe* pr*b*em*s, ap*ese**an*o </line>
<line> um baixo *íve* de desempenho nas a*ividades de Matemática. </line>
<line> **ssa forma, * Discalculia d* Des***olvimen*o é *ma área de intersec*ão da sa*de e </line>
</par>
<par>
<line> educaç*o, co* vis*as * diagnó*tico, *ntervenção e </line>
<line> acom*anhamento por espec*alista* em </line>
</par>
<par>
<line> psi*opedagogia e se fazem *ecessários aprofundamento* de estudo* tanto em núcleo mé*ico </line>
</par>
<par>
<line> como psic*ped*góg*co, e *uscando </line>
<line> no**s métodos, idei*s, recursos metodológic*s, </line>
</par>
<par>
<line> instrume**ais </line>
<line> * </line>
<line> objetos, *isando mel*or*as e </line>
<line> efi*iência </line>
<line> *o </line>
<line> atendimento à cria*ça com </line>
</par>
<par>
<line> predispo*ição à *i**al*uli* na es**la ou na clínica. </line>
</par>
<par>
<line> A*nda **bre </line>
<line> a possibilidade de diagnóstico e *ntervenção psicop*dagógica em </line>
</par>
<par>
<line> *iscalculi* em seus diver*o* níveis e c*assi**caçõe*, u*iliza*do recursos didáticos o* m*t****is </line>
</par>
<par>
<line> co*cretos e manipuláv*is, há co*se*so de </line>
<line> estudiosos e </line>
<line> p*squi*a*ores da Educação </line>
</par>
<par>
<line> Matemát*ca, *o campo d* ne**olo*ia e Psicopedagogia, que *evem *s*umir a sua função </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> fa*orece* e pot*ncializar a </line>
<line> *l*bo**ção e *eel*boração do conhecimento pela criança *om </line>
</par>
<par>
<line> Di*calculia, faz*ndo co* que focalize c** at*nção e concent*ação o conteúdo *atemático a </line>
<line> ser aprendido, a*uand* *omo catalisadores do proces*o *atu*al de a*rendizagem, aumentando </line>
</par>
<par>
<line> * motivaçã*, estimulando-o, de mo** a aumentar *ua </line>
<line> aprendizagem quantitativa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> qual*tativamente. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 19, n. 6, art. 7, p. 126-141, *un. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. O. Santos, G. *. O*i***ra, V. *. Mel* </line>
<line> 130 </line>
</par>
<par>
<line> Este *studo se debruça sobre os materiais manipulávei*, co*o objetos que podem </line>
<line> aux*li*r na apropriação e estimulaç** do conh****e*to mat*m*tic*, em especial "A* </line>
</par>
<par>
<line> *arras/Mét*do de Cu*senair*", se*do utilizadas *e forma planejada, com in*encio*al*dade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> orientada *elo espe*i*lista *m psicopedagog*a, pois estimulam o pensamento, a criat*vida*e, o </line>
<line> ra*iocín*o ló*ico, o cálcul* mental. </line>
<line> 2 *ET*DOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> O percurso m*todológico da presente p*squ**a se classif*ca c*mo um* </line>
<line> pe*q*i*a </line>
</par>
<par>
<line> bi*l*ográfica de </line>
<line> c*ráter qualit**ivo. Se*und* *akatos e Mar*oni (2002, p.*1), "a pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> bib*iográf*ca não * mera repetição do que já foi *i** ou escrit* sobre *erto ass*nto, m*s </line>
</par>
<par>
<line> *ropicia o exame de um tema sob *ov* **foque ou abordagem, c*egando conclusões a </line>
<line> *n*vadoras". *esse mo*o, a pes*u**a b*bliográ*ica pro*orciona ao pe*quis***r estar </line>
</par>
<par>
<line> *iretamente ligado </line>
<line> *os fatos *ue fazem parte d* sua pe*q**sa, oferecendo in*ormaç*e* </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> que seja po*sível a*alisá-las * compará-las com os *ados atuais. </line>
<line> Todavia, a pesqu*sa, ainda que de cunho teóric*, não deixará de v*lidar t*das as </line>
<line> i*for*ações das leit*ras r*a*izadas p*ra que se possa confro*t*r com as *ipót*se* levantadas, </line>
</par>
<par>
<line> e apo*tar caminhos futur*s que a*udarão a*un*s e professores a enten*erem mel*or </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> d*s*alculia. </line>
</par>
<par>
<line> * REFER*NCI*A TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Os Materia*s *an*puláveis *a con*truçã* de estruturas cognitiva* </line>
</par>
<par>
<line> To*na-se pertin*n*e tec*r algum*s r*fle*ões sobre o conceit* de material manip*lável </line>
<line> estrutu*ado, seu uso na pro*oção e desenvo*v*mento de compet*ncias e habi*ida*es, que </line>
</par>
<par>
<line> surg*m com* "*uportes </line>
<line> de aprendizagem, *nvolvendo *rianç** em um* apropriação s*lida e </line>
</par>
<par>
<line> gradual *as bases matemáticas. As crianças, </line>
<line> *e modo geral, em c*ntato com materiais </line>
</par>
<par>
<line> manipulativos agem e com**ica*, *dquirindo vocabulári* o </line>
<line> f**dame*tal, associando uma </line>
</par>
<par>
<line> ação real a uma expressão verbal. "[...] materiais manip*lá*e*s po*em também ser d*f*nidos </line>
</par>
<par>
<line> com* </line>
<line> obj*tos ou coisas que o </line>
<line> aluno é capaz de *entir, tocar, manipular e movim*ntar" </line>
</par>
<par>
<line> (P*S*O*, 2006, p. 78). </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a L*renzato (2006, p. 3), "ess*s objetos </line>
<line> qu* *enomina *e *ateriais d*dáti**s </line>
</par>
<par>
<line> podem ser objetos r*a*s que têm aplicação no dia * dia *u podem ser objetos que são *sado* </line>
<line> para re*resent*r uma ideia, uma situação e diversas aplicações". Ainda de acordo com o au*or, </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 19, n.6, ar*. 7, p. *26-141, *u*. *02* www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Diagnóstic* e Int*rvenção Ps*cop*da*ó*ica com Recurso do Material d* Cui*e*ai*e </line>
<line> 131 </line>
</par>
<par>
<line> ** ma*eriais manip*láve** são "rec*rsos de b*ix* custo * que podem ser transfor*a**s, </line>
<line> modificados, ex*lor*dos e que o a*uno é capaz de sentir, toca*, ma*ip*lar, movimentar e não é </line>
<line> n*cessário *ue se compr*" (LORENZATO, 2006, p. 18). </line>
<line> O pioneiro n* prop*sição *o us* de materiais **ncretos *ani*uláveis no ens*no foi </line>
</par>
<par>
<line> Pestaloz*i (1746-1827) e, b*seado e* Nacarat* (*005, p. 1), "a ed*cação </line>
<line> deveria começ*r </line>
</par>
<par>
<line> pel* pe*c*pção *e o*jetos concretos, c*m a real**ação *e ações **ncretas e exper*me*taç*es". </line>
<line> *a mes*a se*uên*ia, no iníc*o da* primeiras déc*das *o século XX, Mar*a M*ntessori (1870 </line>
</par>
<par>
<line> - 1*52), médica * </line>
<line> educadora it*l*ana, inspirada *os trabalhos de Pes*alozz*, empreendeu </line>
</par>
<par>
<line> est*dos e desenvolveu ma**riais m*nipu**tivos dest*nado* à ap*endiz*gem em Mate*áti*a </line>
</par>
<par>
<line> pa*a </line>
<line> crianças com dific*l*ade* de a**endi*ag*m, mu*tos desses *ate*iais </line>
<line> v**tados *ara </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> visual * tátil. </line>
</par>
<par>
<line> *essa *r**osição, Fiorenti** * Mior*n (1990) pos**lam que </line>
</par>
<par>
<line> "[...] Est*s materiais, com </line>
<line> for*e apel* à "p*r*epção v*s**l e tátil", f*ram </line>
</par>
<par>
<line> poste*iormente e*tendidos </line>
<line> para o ensino de cla*ses no*mais. Acre**tava n*o h*ver </line>
</par>
<par>
<line> aprendizado se* ação: "*ada d*ve ser dado à c*ia*ça, no campo da mate*ática, </line>
<line> sem primeir* *presentar-se a ela u*a situaç*o conc*eta que a l*ve a agir, a pensa*, a </line>
<line> experimentar, * *escobrir e, daí, * merg*l**r na *b*t**ção" (*IOR***INI; </line>
<line> MIORIN, 1990, p. *). </line>
<line> Segundo Lorenzato (2006, *. *3-04), "Montessori *egou-nos inúm*ros exemp*os de </line>
<line> ma*eriais didá*icos e atividades de ensi*o que valoriz** a aprendizagem [...], especi*icamente </line>
<line> do tátil". O recur*o ao* *ateria*s manipuláveis estr*turados representa uma *mportante </line>
<line> ferr*men*a pedag*gica para a prom*ç** do desenvol*imento e a aquisição d* competências </line>
<line> no domínio da Matemática. </line>
<line> O diagnós*i*o mais preciso d* Discalculia * *e*ce*ido j* *o ciclo inicial da </line>
<line> alf*be*ização, entre os 6 e 8 anos de *dade, *uando as cri*nças co*e*am a estudar as quatro </line>
</par>
<par>
<line> operaçõ*s e * se apropriar *os *o*ceitos e c*nteúdos mate**ticos. **s </line>
<line> *studos de Men*es </line>
</par>
<par>
<line> (2001, p. 13), baseados na Te*r*a Pi*getia**, o estágio das operações concre*as, e*tre 7 e *1 </line>
</par>
<par>
<line> ano*, se car**t*riza pela aptidão da criança em pensar *e *orma lógi*a e des*n*olver </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> p*n*amento ló*ico-matemát*co, porém o* pressági*s de uma possível Disc*lcu*** *e tornam </line>
<line> *ais visíveis *ura*te *ssa faixa etária. </line>
<line> Os es*ritos ** Wajnsztejn e Wajnsztejn (200*) afirmam que </line>
<line> "À criança com **edispo*ição à D**c*l*ulia, muito an*es de ent*ar na e*c*la, *á </line>
<line> *present* *lguns traços da *if*culdade *om a Matemática, não consegue *sta*elece* </line>
<line> u*a r*lação de quantid*d*, ordem, espa*o, distância e **manho. E*a aprese*** </line>
<line> dificuldade* e* *oma*, *imi*uir, e até mesmo de *iv*dir e multip*icar" </line>
<line> (WAJNSZTE*N; WAJNSZTEJN, 2009, p.188). </line>
<line> Rev. **A, Teres*n* PI, v. *9, n. *, art. 7, p. 126-141, jun. 2022 www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. O. Santos, G. S. Ol*v*ira, V. G. Mel* </line>
<line> 132 </line>
</par>
<par>
<line> A crian*a </line>
<line> com predispo*ição ao tran**orno de Discalc*lia apresenta ta*bé* algu*as </line>
</par>
<par>
<line> alterações em seu comporta*e*to como: apatia, timidez, lentidão, escre*e pouc* por medo de </line>
<line> err*r, ** manifestar su*s r*spost**, a* quais ger*lmente s*o monossil*bicas e **fic*l*ente se </line>
<line> expõe *m at*vi*ades em grupo, ela nã* *onsegue compreen*er realmente o qu* é para fazer, </line>
</par>
<par>
<line> n*o assim*la *s conceitos * conh*cimentos matemá*ic*s. Porém, apenas na escola </line>
<line> acab* </line>
</par>
<par>
<line> levant*ndo hipóteses sobre a dificuldade </line>
<line> de aprendi*ag*m, q*e deve ser diagnosticada em </line>
</par>
<par>
<line> tempo </line>
<line> hábil </line>
<line> par* </line>
<line> acompanha*ento </line>
<line> de </line>
<line> * *a </line>
<line> equipe </line>
<line> multidisciplina* </line>
<line> (pe*agogo, </line>
</par>
<par>
<line> psicope*a*ogo, n*ur*pediatra * psicól*gos), estabele*e*do juntam**te co* a família e *scola </line>
<line> um pl*n*jamen*o e e*tratégias de int*rvenção ps*copedagógi*a. </line>
</par>
<par>
<line> O d*agnóstico em Discalculia complexo e pre*isa * </line>
<line> envolver também a </line>
<line> análise de </line>
</par>
<par>
<line> outros transto*nos/distú*b*os que po*e* estar as*ociados, </line>
<line> como *or exemplo: **ndrome d* </line>
</par>
<par>
<line> T*rner, *índrome do X f*ágil, síndrom* de Gerst*ann, bem como o Transtorno de *éficit de </line>
</par>
<par>
<line> Atenção *om H*pe*atividade (TDAH). </line>
<line> A </line>
<line> uti*ização </line>
<line> *o </line>
<line> m*te*ia* </line>
<line> manipulável </line>
<line> pode </line>
</par>
<par>
<line> proporcio*a* ex*eriênci*s de aprendizagem que p*rmi*em à* c*ianças desen*ol*er </line>
</par>
<par>
<line> compe*ências **temátic*s, </line>
<line> *u mesmo outr*s competências, a part** de uma </line>
<line> obser*ação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> interve*ção, po*s po*sibilita a compreensão de *o*o a cri*nça </line>
<line> *ue apresenta a *isc*lculia </line>
</par>
<par>
<line> apren*e ou nã* *pre*d* ** cont*údo* m*temá*icos. </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> diagnóstic* não po*e ser considerado como um momento estático, p*is é u*a </line>
</par>
<par>
<line> a*aliação da cria*ça que e*volve t*nto *s s*us níveis atuais </line>
<line> de </line>
<line> d*senvo*vimento, quanto as </line>
</par>
<par>
<line> suas capacidades e po*sibilidades de aprendizagem f*tura. ** perspectiva da Teoria Históri*o </line>
<line> Cultural, o nível de desenvolvimento potencial de*e ser consider*do nas *val*açõe*, *oi* </line>
</par>
<par>
<line> tra**-se de um c*nhecimen*o que se aproxima de tornar-se real. [...] "Este </line>
<line> nível </line>
<line> é, para </line>
</par>
<par>
<line> Vygots*y, bem mais ind**ativ* de seu desenvo*vimento mental do que aquilo que e*a </line>
<line> cons**ue fazer so*inha" (*EGO, 19**, p.73). </line>
</par>
<par>
<line> N*sse contexto, na abo*dagem </line>
<line> do psic*pedagogo, no olhar durante o di***óstico </line>
</par>
<par>
<line> deve-** analisar os fatores inter*o* e exte*nos para * pl*nejamento da intervenç*o ou projeto </line>
<line> interventivo. [...]". No diag*óstico, tr*tamo* *e observar, desn*dar e começar a esclarecer os </line>
<line> sig*ificados d* modalidade de apre*dizagem" (FERNÁN*EZ, **91, p.107). </line>
</par>
<par>
<line> Na mesm* sequência, com aporte *eóric* em Ch*mat (20*8, p. 34), "assevera que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pape* d* psicopedagogo é opor*unizar meios para a reconstru*ão *as estrutur*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pen*amento, por meio de at*vi**des pedag*gi*as". </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resin*, v. 19, n.6, art. 7, p. 126-141, jun. 202* </line>
<line> w*w4.*sanet.*om.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Di*gnóstico e Interv**ção *s*copedagóg*ca c*m Recurso do *aterial de Cuisenair* </line>
<line> 133 </line>
</par>
<par>
<line> * RESULTADOS E *ISCUS*Õ*S </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 Barras de Cuisena*re n* diagnóstico e intervenção em *isca*cu*ia </line>
</par>
<par>
<line> O Mate*ial ou Barra* de Cuisenaire *oi *ria*o por Georg*s C*i*enai*e Hottelet (1891- </line>
<line> 1980), profess*r d* ens*no pr*m*rio na a*deia belga d* Thuin. Dur*nte 23 an*s, * material f** </line>
<line> analisado e ex*erimentado antes d* sua public*ção. * *rofessor belga concebeu *ste mate**al </line>
</par>
<par>
<line> a parti* d* ré*uas gra*u*das * caixas de </line>
<line> aritm*tica com o objetivo de </line>
<line> apoiar de forma </line>
</par>
<par>
<line> e*tru*urada a aprendizagem d* **nce*tos b*sicos da Matemá*i*a. </line>
<line> O *aterial Cuisenaire começa a ser difundido em *9*2, pelo professor egípcio Ca*eb </line>
</par>
<par>
<line> Gattegno, *om a p*bli*ação de "Les nombres en </line>
<line> col*urs". Se*undo *attegno, *ste ma*erial </line>
</par>
<par>
<line> surg* com* *ma re*posta à *e*es*i*ade qu* sent*a de e*sinar a Matemática de f**ma lúd*c* e </line>
</par>
<par>
<line> que, </line>
<line> simulta*eamente, *ermitisse a*s </line>
<line> alunos </line>
<line> co*preender e reter o "que apre*diam se* </line>
</par>
<par>
<line> rec*rrer exc*usiva*en*e a </line>
<line> proces*os de memorizaç*o, mas principalmente *ela v*vência </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> experiências *ignificativas"(COELHO; CO*TA; TAVA**S; ALV*S, 20*0). </line>
<line> Em face à grande **vulgação do trabalho do grupo F*ancês *e *ducação Nova </line>
<line> (G.F.E.N.) entre **58 e 1959, pesq*isadores de diversos lugares do mundo, incl*sive no </line>
</par>
<par>
<line> Bra**l, na década de </line>
<line> 6*, se **volveram em estu*os aprofundad*s *ob*e o **te*ial </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Cui*ena*re e da p*ssív** </line>
<line> utilizaç*o *o </line>
<line> c*ntexto da sala *e a*la. E* destaque ao </line>
<line> e*ucador </line>
</par>
<par>
<line> egípcio Caleb Gat*egano (1911-1*88), con*ecido por su*s *esquis*s em educação infa*t*l </line>
<line> que, ao conhecer o tr*b*lho do b*lga Georg*s Cuisena*re Ho**ele*, se *nca*t**, pois </line>
<line> ensinava a ca*cular rápido e bem, *ivulgando po* onde pa*sava e prop**do várias técnicas e </line>
</par>
<par>
<line> métod*s par* se us*r o mat*rial. * material manipula*i*o, expresso </line>
<line> em **rrinhas </line>
<line> ou *ar*as </line>
</par>
<par>
<line> Cuisenair*, ent*e *eto**s e </line>
<line> prá*icas pedagógicas, </line>
<line> emerge como um* nova prática *ara </line>
</par>
<par>
<line> en*i*a* e possibilitar * apr**ri*ção do conceito de número às cria*ças </line>
<line> por meio da </line>
</par>
<par>
<line> es*imulação tátil, **ditiv*, memória vis*al *ue proporcion* a man*pulaçã* das barrinhas. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a B*ito (2012, p. 8), </line>
<line> que </line>
<line> *arac**riz* e </line>
<line> identi*ica o Mate*ial C**sen*ire, </line>
</par>
<par>
<line> originalme*te feito de mad**ra, um conju*to de 241 barras com medidas </line>
<line> de *ompri*en*o, </line>
</par>
<par>
<line> com *imensões q*e vã* desde cubin*os de 1cm3 at* prismas retangul*res de 1 a *0cm de </line>
</par>
<par>
<line> *om**imento por 1cm de *ar**ra, e </line>
<line> c*da grupo de peç** está associa*o a uma cor </line>
</par>
<par>
<line> diferente, q*e simb*liza um n*mero na esca*a de 1 a 10 e* unidade c*rresponden*e ao </line>
<line> c*nt*metr*. Aprofu*dan** em C*s*a, A*ves, Coelh* e Ta*ares (2009), que *lucidam "a cada </line>
</par>
<par>
<line> medida de </line>
<line> comprimento cor*espo*de uma </line>
<line> cor, sendo selecionadas *edi***e estudos </line>
</par>
<par>
<line> psi*ológicos </line>
<line> e pedagógicos, devidamente sistematizados". </line>
<line> As </line>
<line> peç*s possuem co*es </line>
</par>
<par>
<line> di*eren*e* e, c*nsequentemen*e, </line>
<line> desdobra*entos </line>
<line> ** </line>
<line> cores, </line>
<line> *sseme*hand*-os à forma </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. *9, n. 6, art. 7, *. *26-141, jun. 2022 </line>
<line> www4.fs*net.c*m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. O. *antos, G. S. Oliveira, V. G. M*lo </line>
<line> 134 </line>
</par>
<par>
<line> prisma* ret*ngul*res (paralelepípe*o*). Na forma estrutural, a* peça* apresentam-*e como </line>
<line> mostra * *abela abaixo: </line>
<line> Quadro 1 - Orga**zaç*o das peças * o de*dobrame*to segundo * lógica de core* </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Por*al *o Professor - ME* </line>
<line> As c*re* s*me*hantes são *grupadas, *an*end* relaç*o n*m*rica de dobro e de </line>
<line> triplo e estas são ag*up**as e *i*postas em famíli*. O preto e o *ranco, p*ra o autor, </line>
<line> tinham características próprias. *or isso, estão agrup*das em famílias se*aradas. </line>
<line> Coe*h*, Cos*a, *avares e Alves( 2**9), as*ev*ram *ue o </line>
<line> "[...] material *e Cu*senair* *urge na **r*pectiva de respostas à necessidade que </line>
</par>
<par>
<line> sentia </line>
<line> de ens**ar a Matemá*ica d* uma for*a lúdica </line>
<line> e que, s*multanea*en*e, </line>
</par>
<par>
<line> pe**itisse a*s alunos **mpreender e reter o que apren*iam sem recorrer </line>
<line> e*clusivamente a proc*sso* d* memoriz*ção, mas principalmente pela v**ê*cia de </line>
<line> *xper**ncias sig*ific*tivas" (COELHO; CO***; TA*ARES; AL*ES, *009, p. </line>
<line> 1 * 8 ). </line>
<line> Uma avaliaçã* com i**enciona*idade e planej*da c** as b*r*as C*isenaire permite o </line>
<line> desenvolvime*to d* at*nç*o, a memó**a, * *m*ginação, a criati*idade, as capacid*d** *e </line>
<line> *á*culo me*tal, de a*sociação, de compar*ção (igualdad*, de*igualdade e a relação de ordem), </line>
<line> de *edução, sentido de nú*ero, a construçã* d* no*ões matemáti*as e a abstração. </line>
<line> Be*nardi (2014), n* que ta*ge ao acom**nhamento psic*p*dagó*ico *m crianças </line>
<line> **s*alcúlicas, a*verte </line>
<line> "[...] a nec*ssi*a*e d* terapeut* *onhece* e possib*li*ar intervenç*es bem </line>
<line> pl*nej*das * elabora*as, visando atingir as hab*lidades ma*emáticas em </line>
<line> d*fa*agem, ob*etivando a com*reens*o dos c*nc*it*s mate*áticos c**cretos </line>
<line> R*v. FSA, Teresi*a, v. 19, n.6, art. 7, p. 126-141, jun. *02* www4.fsa*et.com.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D*agnóstic* e In*ervenção P*ico*edag*g*ca c*m **cu*so do *a**ria* de Cuisen**re </line>
<line> *35 </line>
</par>
<par>
<line> (tarefas com a util*z*ção de ma**riais *oncre**s, possibilitando ao *studante </line>
<line> c*mpreender *magens mentais *nvo**idas nos processos matemáticos), </line>
<line> sem*co**reto (atividade* com de*enhos , ob*etos e númer*s com imagens </line>
<line> reais) e abst**t* (interven*ões baseadas *o trabalho com *úmero*, </line>
<line> possibilitando a si*temati*a*ão d* conhecimento)" ( BERNARDI (*014, *. </line>
<line> 87-88). </line>
<line> *esse sen*ido, B*rna*di (20*4, p. 88) apresenta a *iversidade de *unçõ*s e opções par* </line>
<line> s* usa* o material ma*ip*lável de Cuisen*ire em **a **aliação de diagnós*ico e de </line>
<line> intervenç*o em D*scal*ulia: </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Noções em matemát*ca; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Se*tido de números </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Desenv*lvimento e </line>
<line> exerc*c*o da criati*ida*e ment*l e v*sual; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Com*reensão d* noção de número; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> De*omposição de números; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Re*açõe* de grandeza; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Noçã* de par e ímpar; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Manipu*ação das ope*a*ões num*rica*; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Resoluç*o de si*uações probl*mática*; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Múltipl*s e divisores de um *úmer* intei*o; Simetrias; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Fraç*es e números de**mais; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Perímetros; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Á*eas; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Volumes. </line>
<line> Faz-se nece*sári* ret*mar que, durante a avaliação, o profissional em psicopedagogia </line>
</par>
<par>
<line> dev* estar a*ento às m*d*lidades, níveis e classi*ic*ções da *iscalc*lia, o q*a*ro clín**o pode </line>
</par>
<par>
<line> aprese*tar-se de f*r*as difer*ntes </line>
<line> em idades *iferentes, bem como as </line>
<line> p**ti*ul*ridades </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> cri**ça com predisp*sição à *isc*lculia, *ependendo do grau de seu c*mpr*meti*e*to, </line>
<line> at*a*os *m seu ritmo de cr*scimento, memória de curt* *ra*o, descoor*enaçã* mot*ra e falta </line>
<line> de de*treza, *eríodo* de r*gres*ão e progres*ão. *ode ainda *st*r presen*e, aliada *s </line>
<line> part*cul*ridades da c*ian*a, a au*ê*cia da reciprocidade social ou *mocional, que vai exig*r </line>
<line> af*tividade e des*rendimento do profission*l c*m a criança. </line>
<line> Contudo, é e*tremamente import*nte a apresentaçã* d* material Cui*en*ire no </line>
<line> moment* em *ue a criança e*t*rá *ivr* p**a m*nuseá-l*, perm*tindo conhecer o material, </line>
<line> Rev. *SA, *eresina P*, v. 1*, n. 6, art. 7, p. 126-141, jun. ***2 **w4.fs*n*t.com.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. O. *anto*, G. S. Oliveira, V. *. *el* </line>
<line> 13* </line>
</par>
<par>
<line> *xp*orar de forma * ele m*sm* criar *s seus questionamen*os acerca *o material, a cr*ação e </line>
<line> compreensã* das estr*tur*s ma*emáticas, em diferentes níveis de comp*exidade, de forma </line>
<line> lúdica e compen*atór*a. </line>
</par>
<par>
<line> *poiando-se n* orient*ção de *osta, *lves, Coelh* * Tavares (2009, p.110) que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> citado por Tav*res (2014, *. 35-36), estabeleceu e* suas pesquisas a existência *e 03 (três) </line>
<line> *a*e* que descre*em n* ínte*ra, que podem, *ependend* d* ação psicopedagó*ica, se </line>
<line> desdob*ar par* mais fases para *om a ut*li*a*ão *o ma**r**l manipulável d* Cuisenaire: </line>
<line> 1ª F*se: </line>
</par>
<par>
<line> A fas* da pesqu*s* *mpírica tem como função p*incipal a </line>
<line> manipulação e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> conhe*im*nto do material, não sendo necessário nem conveniente que * c*iança inv*sta *a </line>
<line> me*oriza*ã*. Ne*ta fase, *mbiciona-se, principalm*nte, * conh**imento fís*co da* bar*as, o* </line>
</par>
<par>
<line> seja, pretende-*e que as </line>
<line> barras seja* </line>
<line> e*sencialmente conhecidas </line>
<line> p*las suas cor*s. Por iss*, </line>
</par>
<par>
<line> d**e-se de*xar a *riança manipular e </line>
<line> *xper**entar li***mente, não a </line>
<line> c*ndi*ionando com </line>
</par>
<par>
<line> *ugestões. As primei*as </line>
<line> atividades a desenvol*er com este materia* d*vem ser construções </line>
</par>
<par>
<line> espa*iais bi ou tridi*ensi*nai* que con*uzirão a crianç* a descobrir a relação exis**n*e *n*re </line>
<line> as barras * as co*** (que b*rras com * mesma m*dida d* comp*imen*o *êm a *esm* cor, que </line>
<line> barras com medidas de compr**ento diferentes têm cor d**erente e que justapondo várias </line>
</par>
<par>
<line> barras a soma das medidas de </line>
<line> *o*pri*ento é igual às de outras barra* dadas). També* o </line>
</par>
<par>
<line> (re)c*nheci*en** das cor*s é essen*ial *ara </line>
<line> * compreens*o d* escala Cuisen**re. A </line>
</par>
<par>
<line> excelência *o material Cuisenaire está no fa*o de a cria*ça, numa fase inicial, nã* nece*s***r </line>
</par>
<par>
<line> de ser um mestre no </line>
<line> *álculo p*ra </line>
<line> poder *onstruir *el*ções mat*máti*as, pois, logo nos </line>
</par>
<par>
<line> *rimeiros contatos com e*te mat*rial, va* es*ab*lecen*o inf*rmalm*nte essas relaçõ*s. </line>
<line> 2ª Fase </line>
<line> Na *a*e da sistematizaçã*, * criança deve começar a associar os nú**ros *s cores, às </line>
<line> m*di**s de comprime*to e, se p**sível, às letras que se lhe f*z**em corres*onder (cód*gos) e </line>
<line> fazer *e*tativas de organização para começar a *egistar todas as possibi*idad*s que enc***rou </line>
</par>
<par>
<line> o* que prevê encontrar para res*lver c*da situação proposta. Pelo dinamism* inerente </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> exploraçã* de cada s**uação, a criança cons*rói </line>
<line> novas e*ui*alências e novas relações </line>
</par>
<par>
<line> matemática* s** usar o ma*erial. P*l* *aci*cínio indu*ivo, o *ensamento da criança começa * </line>
</par>
<par>
<line> despren*er-** </line>
<line> pr*gress*vamente da concretização pa*a usar </line>
<line> apen** qu*ndo, </line>
<line> por a*tecipação, </line>
</par>
<par>
<line> con*idera *ma *ossibili*a*e inválid*, o *u* lhe dá uma s*gurança que, mais tarde, </line>
<line> **e va* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.6, a*t. 7, *. 126-141, jun. **2* www*.*s*net.c*m.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D*agnóstico e Intervenç*o Psicoped*góg*c* com Recur*o do M*terial de Cu*senaire </line>
<line> 1*7 </line>
</par>
<par>
<line> permitir a *ib*rtação do material. Ou seja, é *ambém ne**a fase que a cri*n*a justifica as suas </line>
<line> opi*iões e te* * possibilidade *e explicar e representar os proces*os utiliz*dos na **alizaçã* </line>
<line> das sua* ativ*d**es. </line>
<line> 3ª Fase: </line>
</par>
<par>
<line> A fase d* domí*io d*s es*ruturas con*e*e </line>
<line> *ma libertação natu*al em r**a*ão ao </line>
</par>
<par>
<line> material. O pensamento adquire o domínio neces*ário da rea*ida*e para que a </line>
<line> asso*i*ção ** </line>
</par>
<par>
<line> fa*a *spont*neamente. Cada fase é uma et*pa que recorre às aquisições an*erior*s, e que, ao </line>
</par>
<par>
<line> m*s** t*mp*, r*q*er novos processos de pr**ura, *nvoca*do novas *stratégia* </line>
<line> basead*s na </line>
</par>
<par>
<line> re*lexão e na lógi*a. Desse modo, é possível qu* a crianç* const*ua direta e ativam*nte o seu </line>
<line> sabe* matem*t*co com* def***e o método por p*squisa/inve*tigação. </line>
<line> Co* base nos postulados *e Bernar*i (2014, p. 8*), podem ocorrer sit*ações em que a </line>
<line> criança nã* pos*ua habilidad*s bás*cas, pré-re*ui*it*s o* prontidão que podem ser uti*izados </line>
</par>
<par>
<line> *m conjunto </line>
<line> *u indivi*ualmente. De *cordo com a a*aliação, dependerá </line>
<line> da a*ão </line>
</par>
<par>
<line> psicopedagó*ica e *a mediação *ara o exercíc*o da at*vida*e mental da **iança * das funçõe* </line>
<line> cogniti*as. </line>
<line> **ssa lin*a de raci*cínio, rec*rre-se a Serrazi** (1990) que enfatiza qu* "*ualquer </line>
<line> material deve ser usado *e for*a cuida*osa, uma v*z que a u*il**ação d*s materiais p*r *i s* </line>
<line> nã* * sinônimo ou garantia *ar* provoca* um diagn*stico pre*iso ou uma *prendizagem </line>
</par>
<par>
<line> significativa". Ainda sob a ót*ca da aut**a, " o mais important* nã* o material *m si", é </line>
<line> res*mindo é * expe*iência signifi*ati** e as s*tua*õe* que e**e deve proporcionar à **iança. </line>
</par>
<par>
<line> Com referência à* interven*ões </line>
<line> p**cope*agógic**, fun*amenta-se em Chamat (2008, </line>
</par>
<par>
<line> p. 8*), * orientar que </line>
<line> as a*ali*çõe* ou a*ividades devem ser planejadas com c*idado, </line>
</par>
<par>
<line> prio**zando os asp*ctos v**if*ca*** no decorre* do p*ocesso diagnóstic* e *a intenção das </line>
<line> dific**dad*s cog**tivas *erem tr*b*lhadas com a criança no acom**nha*ento diário. Outra </line>
</par>
<par>
<line> maneira de organ**ar * re*lizar *iagn*s*ic* * interven*ão *sic*pedag*gi*a com Barr*s *e o </line>
<line> Cui*enai*e é na verifica**o dos conh*cimentos p*évios da cr*ança, conform* postul* Ausubel </line>
<line> (2003, p. *5) "é *que*e caracterizado como d*clarativo, m** pressupõe um c***unto de outros </line>
<line> conh*cimento* procedimenta**, afetivos * c*n*e*tuais, q*e *gualme*t* confi*uram * estrutura </line>
<line> cognit*va p**via do *luno que apre*de". </line>
<line> Quando Ausubel (2003, p. 85) rep*rta ao conhecimento pré*io, *ão analisa por si só </line>
<line> o* como con**cime**o previament* adquirid*, mas *em como *ressuposto o *roc*sso d* </line>
</par>
<par>
<line> *n*ino e </line>
<line> apr*ndi*agem *scolar as expe*iências vividas e </line>
<line> antes </line>
<line> de um* nov* apre*dizage*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. 19, n. 6, a*t. 7, p. 12*-141, jun. 202* </line>
<line> www4.fsane*.*om.*r/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. O. Santo*, G. *. Oli*eira, *. G. Melo </line>
<line> 13* </line>
</par>
<par>
<line> B*seado *ess* pressuposto, Ausubel (2*03, p. </line>
<line> 85) ac*ama pelos conhecim*ntos prév*o* que </line>
</par>
<par>
<line> devem fazer p**te d* son*agem ou dia*nós*ico "qu* são chamados por *le de âncoras, </line>
</par>
<par>
<line> subsunçores, arti*uladores, integra*ores, que devem estar presentes ou preservados </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *stru*ura cog*itiva da cria*ça". [...]" *ssim, conhecimento *révio *xplica que se trata de u** </line>
<line> alte*ação nas funçõe* cognitivas, ou *e*a, uma al*eração nas estrut*ras *ognitivas já exis*entes </line>
<line> e* relação a novo conhecimento" (AUSUB*L, 2003; TAVARE*, **04). </line>
<line> Vale me*cio*ar o pensame*to de Rubinstein (199*): "o **agnóst*co psi**pedagóg*co </line>
<line> pode se* comp**ado *om um proc*ss* *e investigação". O perc*rso d* um detetive pode ser </line>
<line> s*ntetiza*o na açã* do p*icopedagogo em busc* *e i*formações, pistas, selecionando </line>
<line> criteriosamente cada moviment* da criança, lev*ndo em consideração os *spectos co*nitivos </line>
<line> e compo*tam*nt*is durante o *rocesso..." para que "se possa decifrar os processo* que dão </line>
<line> sentido ao observado e nort**am a intervenç**" (BOS**, 20*0, p. 24). </line>
</par>
<par>
<line> Du*ante a avaliação *ia*nóst**a, a *riança pod* ser orie**ada, r*ori*n*a*a </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> a*si*ilaçã*, </line>
<line> pe*c*pção d*s barras de Cuisenaire com </line>
<line> outras </line>
<line> *eças, </line>
<line> número*, cores, o*jetos </line>
</par>
<par>
<line> que fa*em parte d* seu cotidiano, o que elucidam *os*a, Alves, Coelho * Tav*res (*0*9), </line>
<line> "[...] f**er const*uç*es livres *u a part*r de repr*sentações no *lano; cob*ir </line>
<line> super*í*ies desenhad*s em papel; orden*r núme**s; compor e d*compor *úmeros; </line>
</par>
<par>
<line> explorar </line>
<line> as propri*d*d*s das op*rações ar*tméticas elementa**s; e*plora* fr*ç*es e </line>
</par>
<par>
<line> decimais; con*tr*ir grá**cos d* ba*ras (col*nas); explora* sim**rias; </line>
<line> explorar </line>
</par>
<par>
<line> pad*ões; medir per*metr*s; me**r áreas e vol*mes; comp*r*r "p*rtes de"; e*ta*e*ecer </line>
<line> re*ações de *osição; *ons*ruir it*nerários; resolver problemas env*lve*do os </line>
<line> temas/*ópic*s r*f*ridos (C*S*A; A*VES; C*ELHO; T*VARES, 2009 , p.110). </line>
<line> Durante a utilização do material Cuisenair*, v*le acr*scentar *ue a análise * </line>
<line> diagnós*ico para cada criança não serã* *dêntic*s, face a*s níveis do* **b*rupos e* </line>
<line> Discalculi* em que *e desdobram, fa*xa etária * plasticidade cognit*va que var*a *m grau de </line>
</par>
<par>
<line> uma criança </line>
<line> para *utra e está *iret*mente relacionada à capa*idad* </line>
<line> ind*vi*ual a respeito </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> pensamento lógico-matem*tico de c**a </line>
<line> c*iança e deve-se re*lizar *ma análise *nterv*n*iva </line>
</par>
<par>
<line> criteriosa, com * olha* e a escut* psic*ped*gógica. </line>
</par>
<par>
<line> Finali**ndo, *á u* con*enso e*tre p*sq*isa*ores *a Educação Matemátic* * </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> psicopedagogia re*nidos </line>
<line> *o cor*us do texto **anto à ut*liz*ç** do ma*erial man*p*l**ivo, </line>
</par>
<par>
<line> pa*a o di**nós*ico * desenvolviment* da crianç* em Mate*á*ica, em e*pec*al nos an*s </line>
<line> *niciais do E**ino Funda*e*ta*. Na p*rspectiva psicopedagógica, *n*en*e-s* que qu*lquer </line>
</par>
<par>
<line> us* de m*terial concreto *anipula*ivo </line>
<line> não d*ve ser impost* pelo *sp*cialista em </line>
</par>
<par>
<line> psic*pedagogia com cob**nça *ígida de parâmetros e análi*es, * *im ap*esentar diversos </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *ere**na, v. 19, n.6, art. 7, p. 126-*41, jun. 2022 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Diagnó*tico e *nterv**ção Psico*edagógica com R*cur*o do Mater*al d* *uis**aire </line>
<line> 139 </line>
</par>
<par>
<line> caminhos * crianç* par* que poss* criar, *l*borar e ****aborar sua man*ira próp*ia de *i*ar </line>
<line> com o **nheci*ento mat*mático a partir de suas particularidades * pronti*ão. </line>
<line> 4 *ON**D*RAÇÕES FINAIS </line>
<line> Esta *e*quisa vislumbra sobre a investigação da utilização do material manip*lati*o </line>
<line> *e *uisena**e *urante a *va*ia*ã* d*agnóstica * interventiva em crianças com predisposição </line>
<line> à Di*calcul*a, * potencializar, estimul*r e aprender o* con**i*os matemát*cos *e adição, </line>
<line> subt**ção e *u*tiplicação, bem c**o *a*a bri*car por meio da con*truçã* de muros, casa* e </line>
</par>
<par>
<line> es*adas </line>
<line> e si*uações *ue podem em*rgir du*ante rea*ização das atividades a </line>
<line> que fo*am </line>
</par>
<par>
<line> pr*postas de uma *a**ira co*creta. </line>
</par>
<par>
<line> Os diverso* autores cita*os no </line>
<line> corpus do texto, da ár*a da *sicopedagogia e *a </line>
</par>
<par>
<line> Ed*ca*ão Matem*tica, apontam di*etamente * in*ire*amente qu* a u*il*zação </line>
<line> do material </line>
</par>
<par>
<line> mani*ula*ivo d* Cuisen*i*e, pois pode ser utilizado p*ra diver*as *unçõ*s, * que também irá </line>
<line> i*cidir sob*e o diagnóstic*, inte*venções e devolutiv*s em face ao gra* de comprome*imento, </line>
</par>
<par>
<line> *aixa etária </line>
<line> e as p*rticul*rida*es da cri*nç* com p*edisposição * **scalculia </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Desen*olvime*to. </line>
<line> Para fin*lizar, vale ressalta* uma d*reçã* *ue nos par*ce es*encial na continuidade </line>
</par>
<par>
<line> *ess* estudo, po*s *rata-s* da a*á*is* epist*mológica Cuisen*i*e abordando a </line>
<line> apro*riaçã* do </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento matemá*ico, * outro é co*preen*er o pen*amento da c*iança, com *s estrutu*as </line>
</par>
<par>
<line> cognitiva* e </line>
<line> a prontidão, </line>
<line> e aproximá-lo d*s desafi*s e* nível de uma a*ordagem </line>
</par>
<par>
<line> psico*edagógica. </line>
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</par>
<par>
<line> Co*tribu*ç*o dos Autores </line>
<line> A. O. Sant*s </line>
<line> G. *. Olivei*a </line>
<line> V. G. Me*o </line>
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<line> 1) concepção * p*anejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 2) **ál*s* e inter*re*a*ão dos da*os. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elaboração do *ascunho ou na re**s*o cr**i*a do *onteú*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) p**ticipação na aprovação *a versão fina* do *anuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 19, *. 6, a*t. 7, p. 126-141, j*n. 2*22 </line>
<line> w*w4.fsan*t.com.b*/revista </line>
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