<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 7, art. 5, p. 69-91, jul. *0*2 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2022.1*.7.5. </line>
</par>
<par>
<line> Veri*icação da Adequação às Normas Co*t*beis Atra*és *os Par**eres de Audito**a: Um </line>
<line> Estudo n*s Clubes de F*tebo* C*rioca </line>
<line> Ver*fication of A**quac* to Accoun*ing *tanda*d* Throug* Audit Opinions: A Stu*y i* Carioca </line>
<line> Footba** *lubs </line>
</par>
<par>
<line> Danú*ia da Costa Farr*co </line>
<line> Especi*lização em M*A em Auditoria e C*nt*bilidade pela U*iversida*e F*deral Fl**inense </line>
<line> *an*biafarraco@*m**l.com </line>
<line> Leo*ardo José Seixas *i*to </line>
<line> Doutor *m Ciências C*ntábeis pela Univ*rsi*ade de Brasíl*a </line>
<line> Pr*fe*sor A*junto I da *ni*e*sidade Fe*era* Fluminense </line>
<line> E-m*il: leonardopinto@id.uff.br </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Danúbia da C*s*a *a*ra*o </line>
<line> Edi*or-C**fe: Dr. Tonny Kerle* d* Alen*ar </line>
</par>
<par>
<line> Univers*dade </line>
<line> Fed**a* </line>
<line> Fluminense, </line>
<line> Centro </line>
<line> de </line>
<line> Es*udos </line>
<line> R*d*igues </line>
</par>
<par>
<line> Soc**i* </line>
<line> Apl*cados, </line>
<line> Fa*uldade </line>
<line> de A**inistra*ão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Ciê*cias Cont*beis. </line>
<line> *ua </line>
<line> Mário </line>
<line> S*ntos </line>
<line> Bra*a, </line>
<line> 30, </line>
<line> sa*a </line>
<line> Artigo r**ebido em 1*/03/2022. Última *ers*o </line>
</par>
<par>
<line> *10 </line>
<line>-</line>
<line> Campus do </line>
<line> Valongu*n*o, Centr*, </line>
<line> 24020-1** </line>
<line>-</line>
<line> receb*da em 30/03/2022. Aprova*o em 31/**/2022. </line>
</par>
<par>
<line> Niterói, RJ - Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: Le*nardo José Seixas Pinto </line>
<line> A*aliad* p*lo sistem* Triple Re*iew: *e*k Re*iew a) </line>
</par>
<par>
<line> Univers*dade </line>
<line> Federal </line>
<line> Flumine*se, </line>
<line> Centro </line>
<line> *e </line>
<line> Es*u*os </line>
<line> pel* Editor-Chefe; e b) Doub*e Blind Rev*ew </line>
</par>
<par>
<line> **ciais </line>
<line> A*licad*s, </line>
<line> Facu*d*de </line>
<line> de *dministração </line>
<line> e </line>
<line> (av*lia*ão cega por dois *valiadores da ár*a). </line>
</par>
<par>
<line> **ên*ias Contá*eis. </line>
<line> Rua </line>
<line> Mári* </line>
<line> San*os </line>
<line> Braga, </line>
<line> 30, </line>
<line> s*la </line>
</par>
<par>
<line> 710 </line>
<line>-</line>
<line> Camp*s do </line>
<line> Valonguinho, Centro, </line>
<line> 2402*-15* </line>
<line>-</line>
<line> Re*isão: Gramatical, Normativa e *e Form*taç*o </line>
</par>
<par>
<line> Niterói, RJ - Brasil. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. C. Farr*co, L. J. S Pinh* </line>
<line> 70 </line>
</par>
<par>
<line> R*SUMO </line>
</par>
<par>
<line> Atra*és de pesquisa documental for*m analisa**s os pareceres de auditoria do* m**or*s </line>
</par>
<par>
<line> clubes ** fut*bo* c**ioca, no pe*íodo d* 2013 201*, com intuito *e *purar a *derência às a </line>
</par>
<par>
<line> normas cont*b*i* </line>
<line> aplicáveis *os clubes de fut*b**. </line>
<line> S*n** objetivo da p*squisa verificar * </line>
</par>
<par>
<line> qu*is cl*bes apre*entam mai* proxim*dade das normas aplicáveis, apurou-se q**: o clube do </line>
<line> Vasco *a Gama possui todos os rel*t*rios de a*ditoria a*r*s*ntados com opinião modificad* </line>
</par>
<par>
<line> onde </line>
<line> os </line>
<line> d*m*nstrativos contábe*s torna*-s* inconsistentes; o clube d* Fla*engo possu* </line>
</par>
<par>
<line> op*nião não mo*ificada em *odos os *e*s r**ató*i*s, **m </line>
<line> os dem*nst*a**vos *ont*b*is </line>
</par>
<par>
<line> re*rese*tando com f*d**ignida*e posi*ão fina**e*ra e patrim*nial; o clube do Botafogo a </line>
<line> *presentou 80% dos relatórios do aud*tor independente modifica*os, sendo isso inversamente </line>
<line> propo*ciona* ao clube do Fluminens*, o qual apr*sen*ou 80% d* n*o mod*ficados. Constatou- </line>
</par>
<par>
<line> se t**bém *ue </line>
<line> os maior*s motivos par* as ressalvas dos pareceres das audito**as </line>
</par>
<par>
<line> independentes *stão associados aos *álcul*s da depreciação d*s bens em </line>
<line> 25% dos casos e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> imposs*bilida*e de *erificar o saldo em cai*a em 12,5% *os casos, de*tre outros. *oncl*i-se </line>
</par>
<par>
<line> q*e a ade*uação às normas contáb*is aplicáveis aos c*ub*s de futebol </line>
<line> n*o homogênea, é </line>
</par>
<par>
<line> gerand*, assim, demon*trativos cont*beis não confi*veis. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-chav*: *elatório de A*ditoria. Obje*o de Ressalva. Clubes d* F*tebol. </line>
<line> *B*TRACT </line>
<line> Through docume*tary rese*rch was analyzed t*e au*i* *pinions of the l*rgest *ootball c*ubs in </line>
</par>
<par>
<line> R*o de Janeiro from 2013 t* 20*7 *n </line>
<line> or*er to veri*y adherence to th* ac*ount*ng standard* </line>
</par>
<par>
<line> ap*lica*le to foo*ba*l clubs. As the pu**ose of th* *esearch is to v*r*fy which cl*bs a*e c**ser </line>
<line> to the applic*b*e norms, it was found that: t*e Vasco da Ga*a club has all *he audit *eports </line>
</par>
<par>
<line> pre*en*ed w*th mod*fied </line>
<line> opinion *here t*e financial statem*nts a*e i*con*istent, the </line>
</par>
<par>
<line> F*amengo *lub o*n* the Botafog* </line>
<line> c*ub *r*sent*d 80% of the *ndepende*t audit*r's report*, </line>
</par>
<par>
<line> and this was inversely *roportion*l to the F*uminense club, which pr**ented 80% of t*e </line>
<line> report* of the independent auditors, which w*s not modif*ed in a** it* reports, where *he </line>
<line> fina***al sta*ements r*present a reliabl* fina*c*al and e*u*ty *osi*ion. n*t *odified. It was </line>
</par>
<par>
<line> also found that th* major </line>
<line> reasons **r the exemptions *f independe*t au*itors' **i*ions are </line>
</par>
<par>
<line> as*ociated w*th the calculat*on *f depreciation of assets i* 25% o* cases a*d the imposs*bility </line>
</par>
<par>
<line> of c**cking t*e </line>
<line> cash ba*ance i* 12.5% of </line>
<line> cases, among others. It is c*nclud** that the </line>
</par>
<par>
<line> adj*stmen* t* **e *c*ount*n* stand*rds applica*le t* fo**ball clubs *s not homogeneous, thus </line>
<line> generat*ng *nr*liable financial statement*. </line>
<line> Keywords: Au*it Report. Object of Re*e*va*ion. *ootball Cl*bs. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, **resina, v. 19, n.7, a*t. *, p. 69-91, jul. 2022 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V*ri*i*ação da *deq*ação às No**as *o*tábeis Atr*v*s dos Pareceres de *udi*****: Um Estu*o </line>
<line> 71 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A ativ*dade de auditoria está intimamente li**da à presta**o *e conta* e à </line>
<line> possi*il*dad* d* *credi*a*ão dos d**os publica*os por terceiros. Uma d* suas carac**rí*t*cas * </line>
</par>
<par>
<line> a verificação de c*nformida*e do q*e é auditado ** relação </line>
<line> às n*rmas regula*entos com e </line>
</par>
<par>
<line> *ntu*to *e *pu*ar convergênci* *u *ão. Dessa forma, *u**toria t*m a ca*aci*ade a </line>
<line> de *erar </line>
</par>
<par>
<line> **e*ibilidade ** que é a**stado por ela. Devido * sua </line>
<line> car*ct*rística d* asseguração, al*umas </line>
</par>
<par>
<line> organ*zações são o*r*ga*as a *ubmeter*m sua* demonstraçõ** c**tábeis * auditoria, </line>
</par>
<par>
<line> recebe*do </line>
<line> ass*m um *arecer de a*ditor*a, * qu** é pub*icado juntamente com *uas </line>
</par>
<par>
<line> *emonstrações *o*táb*is. </line>
</par>
<par>
<line> Um **nário em fr*nca ex**nsão, **e movime*t* vu*t*sas quantias de recu*sos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> passou a atr**r * aten*ão *e in*es*idores é o se*or *sp*rtivo. * fut***l perdeu *eu caráter </line>
</par>
<par>
<line> *údi*o, </line>
<line> cedendo </line>
<line> lugar </line>
<line> a </line>
<line> um a </line>
<line> lógica </line>
<line> mercantilista, </line>
<line> tor*ando-*e </line>
<line> futebol-negócio </line>
</par>
<par>
<line> (GONÇALVES; *ARVALHO, 2006). </line>
<line> No Brasi* o conceito de Clube-em*resa sur*iu com a Lei Zico nú*er* *.672/199*, </line>
</par>
<par>
<line> m*s só </line>
<line> em *998 com * Lei Pelé *úm*r* 9.*15/19*8 foi exi*ida * t*ansi*ão de </line>
<line> clubes em </line>
</par>
<par>
<line> em*resas, e com a ch*gada ** Lei 1*.*3*/201* *s clube* d* Futebo* passaram a publi*ar *eus </line>
</par>
<par>
<line> *em*nstr*ti*os </line>
<line> contábeis juntamente com o pa*ece* *a *uditoria. Apesa* d* revogada </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *xigência de tran*ição para em*resas, é exigida * *ivulga*ão *e *emon*traçõe* co*t*beis </line>
<line> au*itadas pelos club*s brasi**iros. </line>
<line> Po* *rata*-se de paixã* n*cional, p*lo caráter *ocial e cu*tu*al, os club*s perman*cem </line>
</par>
<par>
<line> c*m* e*tidades *em fins luc*ativ*s, mas devem prestar contas de s*a situação </line>
<line> e*on*mic*- </line>
</par>
<par>
<line> fin*nceira. Um *os est*dos m*is representativos dentro desse c*n*rio esportiv* é Rio de o </line>
<line> Janeiro, *ue sem**e pos*ui representan*es n*s prin**pais competições *e fu*ebol do **ís. </line>
</par>
<par>
<line> Diante </line>
<line> da *brigatori*dade da public*ç*o dos demons*rat*v** contábe*s juntamente </line>
</par>
<par>
<line> com o *arecer de a*dito*ia, *ode-*e avaliar as r*ssa**as c*ntidas nesses p*recere*, bem c*mo </line>
</par>
<par>
<line> os </line>
<line> t * p** </line>
<line> de pareceres concedidos, </line>
<line> sendo o problema n*rteador d*ssa pesq*isa r*presenta*o </line>
</par>
<par>
<line> *ela *eguinte p*rgunta: *ua*s os o**eto* de ressalva* nos r*la**rios d* a*ditor ind*pe*dente </line>
<line> dos clubes cariocas por inadequação às **r*as contáb*i* apli*áveis? </line>
<line> 2 METODOLOGI* </line>
<line> Com base na ta*iono*i* de V**g*ra (2016), a pesqui** é c*assifica** q*an*o *os fins e </line>
<line> *uan*o *os m*ios. Q*anto aos *eios, t*ata-se de uma pesquisa *ocumental, na m*dida em q*e </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 19, *. 7, art. 5, p. 6*-91, jul. 2**2 www4.fsanet.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. C. Fa*raco, L. J. S Pinho </line>
<line> 72 </line>
</par>
<par>
<line> *erão utiliz*dos os **monstrativos contábeis </line>
<line> publicados </line>
<line> pelos clubes de fu**bol, </line>
<line> s*ndo </line>
</par>
<par>
<line> *nal*sado os pareceres de auditor*a que f*zem parte dessa publicação anual. Qu*nto *os *ins, </line>
</par>
<par>
<line> *sco*heu-se pe*quisa explorató**a, uma *** há pouc*s pesquisas r**ac*onadas ao te*a. a </line>
<line> Trata-se a*nda de uma pesqu*sa de cunho emin*ntemente q*alit*tivo, visto que *az leitur* dos </line>
<line> *areceres de *uditoria c*m intuito de dar *ubsídio *ara *esponder o problema *e pesqu*sa. </line>
</par>
<par>
<line> * *bj*to de es*ud* são os parece*es d* auditoria dos prin**pais </line>
<line> clubes de futeb*l </line>
</par>
<par>
<line> c*rioca a saber: Botafogo, F*ameng*, Flumine*se * Vasco. A escolh* de*ses clubes dá-se pelo </line>
<line> fato de sere* os mai*res *l*bes d* *io de J*n*ir*, sendo os úni**s que possuem parecer*s d* </line>
<line> autoria independent*. O *eríodo avaliado foi d* *0*3 * 2017, comp**enden*o assim cinco </line>
</par>
<par>
<line> a*os. *s demons*rativos co*tábe*s que contêm </line>
<line> os pareceres de </line>
<line> auditoria foram retirados *o </line>
</par>
<par>
<line> s*tio d*s club*s *e futebo* aq*i pesquisados. </line>
</par>
<par>
<line> 3. RE*ISÃO DA **TERATURA </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 A rel*v*ncia d* auditoria </line>
</par>
<par>
<line> O s*rgimento e * desen*olvimen*o da auditoria é pa*te d* e*ol*ção do siste*a </line>
</par>
<par>
<line> *apitali*ta e na mudança das emp*esas com fins lucrativo*. Ho*ve o *re*cimento </line>
<line> da* </line>
</par>
<par>
<line> empresas *ue er*m fechadas e familiar*s e d*pendiam de recurso* de *erceiros, * co* isso a </line>
<line> ampliação de suas in*talaç*es, o desenvolvimento de tecnologi*s e aprimorame*t* de *eus </line>
</par>
<par>
<line> controles e p*oc*dimentos, </line>
<line> *m b*sca de redução *e cus**s * *ompetitividade, passaram </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *correr devido à *aptação de recursos através de *mp*éstimos *ancários, abertura de capital e </line>
<line> e*issão d* deb*ntures, **mo a*irma ALM*I*A (2012). </line>
<line> S*gu*do F*ANCO E MARR* (2001), so*e*te * par*ir da segunda met*de do século </line>
</par>
<par>
<line> XIX, * auditoria passou a ser uma *r*tic* sistem*tiz*da, po*s nesse m*mento su*g*ram as </line>
</par>
<par>
<line> primeiras associações de *on*a*ore* públicos, que ex*rciam as funç*es *e *ud*tor. </line>
</par>
<par>
<line> *o fi* *o s*culo XIX e *níc*o do século XX, a dilu*ção do controle posse da* * </line>
</par>
<par>
<line> empresas, </line>
<line> *om o crescimen*o do ***cado de a*õe*, exigiu o </line>
<line> estabelec*mento d* padrões </line>
</par>
<par>
<line> qu*ndo *a el*bo*ação de *elat*rios pelas empres*s com ações cotadas e* bolsa. A *ivulg*ção </line>
<line> das informações e*onômico-financeiras defini* a relevân*ia das demonstraç*es contábeis, *ue </line>
<line> n*ces*ita*am ser exam**adas por um pro*issional independente * de reconhe**da c*pacidad* </line>
<line> técnica qu* as*eguras*e a vera*idade e qualidade da* informações ne*as apr*s**ta*as </line>
<line> (I*RACO*, *007). </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. **, n.7, art. 5, p. 69-91, jul. 2022 www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Verifica*ão da Adequa*ão às Norma* Contábeis At*a*és dos Par*cere* *e Audi*o*ia: Um E*tudo </line>
<line> 73 </line>
</par>
<par>
<line> Segundo ALMEIDA (*0*2), * ***esti*or e o credor necess*tavam d* in*ormações </line>
<line> acerca da *osiç*o *atrimonial e financeira, *a g*ração de *uc**s e c*ixa e da administração d* </line>
</par>
<par>
<line> recu*s*s. Através </line>
<line> do balanço p*trimo*ial, d* demonstraç*o *o r**ulta*o do *xercício, da </line>
</par>
<par>
<line> demonstração das mutaçõe* do pa*rimônio líqu*do, da d*monstração do* *lu*os de caixa e da* </line>
</par>
<par>
<line> notas explicat*vas, essas necessidades ser*am su**idas, pois permitiriam a aval*a*ão </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> segur*nça, liquidez e rentabil*dade de in*estimento </line>
<line> ou risco ** crédito. O a*ditor </line>
</par>
<par>
<line> independente é a figura que exa*ina e emite sua opinião ace*ca dessas demonstraçõe*, </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> assegurar aos fut*ros ap*icadores de r*c*r*** a qu*lid*de e prec*são das informações. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Mautz e Sharaf (1985), o* ob*etivos da auditoria sã* o d* verificar se as </line>
<line> demonstraçõ** financ****s *stão e* c*nco*dância com os **incípios *ontábe*s e se a c*rr*ta </line>
<line> aplicação d*sses princípios gera um* apres*nt*ção fidedigna da *ealidad* d* entid*de </line>
<line> auditada. De a*ordo com Dutra, Alberton e Van Bellen (2*07), a a*dito*ia ind*pen*ente está </line>
<line> re*acionad* à c*edibilidade e confi*nça na consistência e com*ara**lidade das e*tid*des. </line>
<line> A*ti* (2*1*) afi*m* que uma opini*o de alguém nã* *igado * org**ização é exi*ida </line>
</par>
<par>
<line> para c*nfirmar a preci*ão </line>
<line> e </line>
<line> qua*idade </line>
<line> *as informações, </line>
<line> essa é razão *o **abalho </line>
<line> do *udito*. </line>
</par>
<par>
<line> Diante </line>
<line> d*sso, o *b*etivo do auditor independen*e é </line>
<line> ***ressar uma opinião </line>
<line> a*erca </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> demonstraç*e* finance*ras e as*egura* q** é a*equada a *eprese*tação da posi*ão pa***monial, </line>
<line> *inanceira e result*do do per*odo auditado (CR*PALDI, *0**). </line>
<line> 3.2 Tipos de parec*res e r*l*tórios de audit*ria </line>
<line> De a*ordo com A*meida (2012), "o relat*rio do auditor independent*, anteriormente </line>
<line> denominado *e parecer, repre*enta o p*oduto f*nal *o auditor". O rel*tóri* d*s audito*es </line>
</par>
<par>
<line> independentes é o m*i* pelo qu*l aud*to* expressa sua o </line>
<line> op*nião sobre as demon*traçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> audita*as, *uanto a sua adequação o* não em re*ação *s *ormas pe*tinen*es à *ua elaboração </line>
</par>
<par>
<line> (PEREZ, 20*4). *on*orme </line>
<line> Araú*o, Arr*da, Bar*eto (2008), "o relatório é a fa*e f*nal do </line>
</par>
<par>
<line> proce*s* audi*orial e *on*ist* em uma narração ou d*scrição escrita, o*denada e minuc*osa </line>
<line> dos fatos que *oram constata*o*, com base em evid*ncias concr*tas, *urante o tr*nscu**o dos </line>
</par>
<par>
<line> exames de </line>
<line> auditoria". *inda segun*o Alme**a (201*), o relatório ge*almente é ende*eçado </line>
</par>
<par>
<line> aos acionistas ou responsá*eis pela govern*nça (Conselho de Administração, por exemplo) da </line>
<line> **tid**e que as demonstrações *st** send* auditadas. </line>
<line> As normas da Seção 700, Normas Brasileiras de Contabilida*e (N*C) *u </line>
</par>
<par>
<line> In*ernational St*n*ards on Au*iti*g (ISAs) referem-se especificament* à estruturação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> apresentaçã* do rel*t*r*o de audito*ia * alteraram as previ*ões normati**s então v*g*ntes; </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Ter**ina PI, v. 19, n. 7, art. 5, p. 69-*1, *ul. 2022 www4.fsanet.com.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. C. Farraco, L. J. S Pinho </line>
<line> 74 </line>
</par>
<par>
<line> p*ópri* nomenc*atura </line>
<line> q*e antes da adoção das </line>
<line> ISAs no Brasil era chamado </line>
<line> de parecer. O </line>
</par>
<par>
<line> formato pa*rão do antigo parec*r també* fo* modif*c**o. A* Nor*as Brasileira </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Contabilidade (N*C TA 7*0) apresent* um f*rm*t*, com exceção das seções "Opini*o" </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> "B*s* pa*a opi**ão", * não estabele*e </line>
<line> exi**ncias </line>
<line> p*ra orden*r o* eleme*tos do relatório do </line>
</par>
<par>
<line> aud*t**. Nela é exigido o u*o de *ítulos esp*cíficos, destinados a fac*li*ar * reconhecimento de </line>
<line> rel*tórios re*erentes a a*ditorias conduzidas conforme *s nor*as de a*dit*ria, especial**nte </line>
<line> quan*o o r*latório apres*nta os elemntos *m ordem difer*nte dos *present**os na NBC T* </line>
<line> 700. </line>
<line> 3.2.1 Opinião não m*difi*ad* </line>
</par>
<par>
<line> A *BC TA *00 *efere-se à formaçã* da opin**o e em*ssão do **látorio do </line>
<line> audi*or </line>
</par>
<par>
<line> *nde*en*ente. *ela * apr*sentada a *mis*ão do relatóri* com *pinião não mod*fi*ada, que </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> expres*a quando o *uditor concl*i *ue as demonstr*ções são elaborada*, em tod*s os aspectos </line>
<line> re*evantes, de acordo co* * estrut*ra ap**cável de re*atór*o fi*ancei*o. </line>
</par>
<par>
<line> O relatór*o co*sid*rado limpo, sem </line>
<line> ressa*v*, é em*tid* *uand* o a*dit*r está </line>
</par>
<par>
<line> conv*nci*o de qu* *s demo*strações co*tábei* </line>
<line> fora* e**boradas em confo***dade *om </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> prin**pios funda*entais de contabil*dade e *em*i* dispos*ç**s contábe*s e legais *ertinente*, </line>
<line> em todos os aspectos relevan*es. (ARA*JO, ARRUDA, **RRETO, *00*). </line>
<line> Longo (2011) afirma: "p*ra o a*dito* formar essa o*in*ão, ele deve conclu*r se obteve </line>
</par>
<par>
<line> segura**a razoável de que as *emonstr*ções f*nanceira*, </line>
<line> em conjunto, não </line>
<line> *presentam </line>
</par>
<par>
<line> dist**ções relevant*s, sej*m **as c*u*a**s po* fra*** ou erro". </line>
</par>
<par>
<line> 3.2.2 Opini*o modificada </line>
</par>
<par>
<line> Conforme a **C TA 705, o audito* deve modific*r sua opin*o caso c*nclua, com </line>
<line> ba*e em evidência de auditor*a obtida, que a* *emonstrações contábe*s tomadas em conjunto </line>
</par>
<par>
<line> apr*sen**m disto*ções relevantes ou n*o conseguir obter evidê*cia de auditori* apr*priada </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> suficiente par* c**cluir que as *emonstrações contáb*is tomadas em conjunto não apresentam </line>
<line> distorçõe* r*levantes. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 19, *.*, a*t. 5, *. 69-91, **l. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Verificação da Adeq*ação *s Normas Con*ábeis A*r*vés dos Pareceres de Auditori*: Um *studo </line>
<line> 75 </line>
</par>
<par>
<line> Quad*o 1 - *i*os de opin*ão modificad* </line>
</par>
<par>
<line> *ature** d* assunto que g*rou a modificação </line>
<line> Julgam*n*o do *udito* *obre a d generalizada dos efeit*s ou *oss de*onst*ações **n*ábeis Relevante mas não generalizado </line>
<line> *s*eminação *e form* í*eis efei*o* sobre as R*levante e ge*eralizad* </line>
</par>
<par>
<line> As demons*rações contábeis apr*sen*** *istorçõ*s relevantes </line>
<line> *pin*ão *om ressalva </line>
<line> Opinião a*versa </line>
</par>
<par>
<line> **possibilidade de obter evid*ncia de auditoria apropr**da e suf*ciente </line>
<line> **i*i*o com ressalv* </line>
<line> Abstenç*o de op*n*ão </line>
</par>
<par>
<line> *o*te: Longo (**11, p.340) </line>
<line> Almeida (*01*) afirma q*e o auditor deve apresentar u*a op*nião c*m *es*alva após </line>
<line> obter e*i*ência apro*riada e sufic**nte e co*cluir qu* ** distorções, e* c**jun** ou </line>
<line> i*dividualmente, s*o r*levantes, ma* não generaliz*das, ou no caso de ele não con**guir ob*e* </line>
</par>
<par>
<line> evi*ên*ia apropriada e sufiente </line>
<line> que *uporte sua opinião, mas ele concl*i *ue </line>
<line> os efei*os de </line>
</par>
<par>
<line> disto*ções não detec*adas, caso ex**tam, poderiam se* relevantes, mas n*o g*nera*izadas. </line>
<line> De acordo com Crepaldi (*0*0), "o conjunto das informações sobre o as*unto o*jeto </line>
<line> da ressal*a, **nstante no rel*tó*io e na* *o*as explic*tivas so*re as demon*traçõe* *ont*b*is, </line>
<line> deve permi*ir c*ar* entendimento de su* *atureza e seus efe*tos nas demonstr*ções contábe*s." </line>
<line> Ainda *on*orme Almeid* (2012), * auditor deve dei*ar *lara a natureza da ressalva e </line>
</par>
<par>
<line> *eu efei*o sobre as demonstrações contábeis, se for pos*ív*l d*terminar razoavelmente </line>
<line> esse </line>
</par>
<par>
<line> efeito. </line>
</par>
<par>
<line> Segun*o Pinho (200*), a opini** adversa do auditor é </line>
<line> emiti*a q*ando ele </line>
<line> consi*e*a </line>
</par>
<par>
<line> que *s d*monstraç*es </line>
<line> não r*presentam ad*q*adamente * *osiç*o patrimon*al e financ*i*a, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> res*lta*o, as mutações do p*trimônio l*quido e flux*s </line>
<line> de *aixa, conforme </line>
<line> os princípios de </line>
</par>
<par>
<line> contabil*dad*. </line>
</par>
<par>
<line> Attie (2010) afirma que o relatório adverso é e*itido qua*d* o audito* v*rifica q*e as </line>
</par>
<par>
<line> demonstr*ções estão **complet*s *u inc*rretas, de mod* </line>
<line> que impossib*lite a em*ssão do </line>
</par>
<par>
<line> relatório com ressa*va. De acordo com Al*eid* (20*2), a opinião adversa d*ve ser e*pr*ss* </line>
<line> qu*ndo o auditor, tendo obtido ev*d*nc*a de audi*oria apropriada e sufi*ien*e, co*c*uir que as </line>
<line> dis*or*ões, indi*idualm**te ou em c*n*unto, são rel*vantes e generalizad**. </line>
<line> O relatório *om abstenção d* opini*o de*e ser emitido quando houve* l*mitaç*o </line>
<line> si*nificativa na *xte*são do exame, i*possi**lit*n** * form*ção *e *pini*o do auditor sobre </line>
<line> *s demo*strações contábeis, com diversas incerteza* que a*et*m um número sign*ficati*o de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, T*re*ina PI, v. 19, n. 7, art. 5, p. 69-*1, jul. 2*22 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. C. Farraco, *. J. S Pinho </line>
<line> 76 </line>
</par>
<par>
<line> contas das demonstr*ções ** não obter comprovação para emb*sar a opinião. (CREPALDI, </line>
<line> 2010) </line>
</par>
<par>
<line> Attie (2010) caracteriza *elatório com a*stenç*o de *pini** co*o "aq**le em que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> auditor d*ixa de emitir opinião sobre as demonstrações contábeis, p*r não ter obti** </line>
<line> comp*ovação sufici*nte para funtamentá-la". </line>
<line> Pinho (2007) *firma **e o relatór*o com *bsten**o de o*inião possui uma de*laração </line>
</par>
<par>
<line> de qu* o auditor não deseja opinar so*** a fidedigni**de </line>
<line> das demonstrações e que *l* deve </line>
</par>
<par>
<line> a*resenta* os *otivos para abster-se. </line>
</par>
<par>
<line> Al*eida (2012) acrescenta </line>
<line> que o audito* independ*nte d**e abster-se de ex*ressar </line>
</par>
<par>
<line> uma opinião em caso de não *bter evidê*cia apropriada e su*iciente para su*or**r sua opinião </line>
</par>
<par>
<line> e *oncluir que os possív*is efe*tos d* disto*ções não detectadas, se h*u*er, poderiam </line>
<line> se r </line>
</par>
<par>
<line> relev*ntes e generalizadas. </line>
</par>
<par>
<line> Almeida (*01*) define pará*rafo de *nfase como </line>
<line> parágraf* in**uído no re*at*rio </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> audi*oria r*ferente a um assunto apres*n*ad* ou </line>
<line> div*lg*do apropria*amente nas </line>
</par>
<par>
<line> demons**açõ*s *ontábeis q*e, pe*o julgament* do auditor, é fundamen*al, d*vido sua </line>
<line> impo*tânci* p*ra o entendimento pel*s us*ários. </line>
</par>
<par>
<line> Araújo, Arruda, Barreto </line>
<line> (2*08) af*rm*m que o pa*ágrafo de ên*ase é emitido q*an*o </line>
</par>
<par>
<line> oc*rre incert*za *e*eren*e ao desfecho capaz de afetar *ig*ifi*ativ*m*nte a po*ição </line>
<line> patrim*nial e fin*nceira d* e*tidade e qu* *á tenha sido de*idamente divulgad* nas notas </line>
<line> e*pli**tivas. </line>
</par>
<par>
<line> As circuntâncias </line>
<line> q*e Almeid* (*012) apres*n*a c*mo poss*v*is p*ra o auditor </line>
</par>
<par>
<line> con*iderar necessária a inclusão do parág*afo *e ênfase são: a existênc** *e in*erte*a relativa </line>
</par>
<par>
<line> ao de*f*ch* futuro </line>
<line> de litígio excepcional ou ação regula*ó*ia; quando permitida, a aplic*ção </line>
</par>
<par>
<line> de nova n*rma c*ntá*il antes de sua vigência, c*m efei*o dis*eminado *e form* generaliz*da </line>
<line> n** demo*straçõ*s; *at*s*rofe q*e imp*ctou *u continuará a impacta* * posiç*o *atrimonial e </line>
<line> *inancei*a da entidad*. </line>
<line> 3.3 Legisla*ão nos clubes desportivos </line>
</par>
<par>
<line> * futebo* é </line>
<line> o </line>
<line> e*porte </line>
<line> co* mais p*at*cantes, ma*or alcance glob*l e maior </line>
</par>
<par>
<line> movimentaçã* de re*ursos (F*NN, GIULIANOTTI, *000 apud ASSIS, RICCIO, 201*), </line>
<line> destac**do-se *o co*texto esportivo * *mpactando com caráter social e *ultur*l </line>
<line> (*IULIANOTTI, ROBERTSON, 2**2 apud ASSIS, R*CCIO, 2017). No início do século </line>
</par>
<par>
<line> XX, ocorreu </line>
<line> a pr*fissional**ação </line>
<line> dos atlet*s, a**ndonando </line>
<line> assim o *aráter amador </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, T**es*na, v. 1*, n.7, a*t. 5, p. *9-91, jul. *022 </line>
<line> w**4.fsanet.c*m.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Verific*çã* da A*equação às No*mas Contábeis Através do* Pareceres d* Audit*ria: Um Estud* </line>
<line> 7* </line>
</par>
<par>
<line> modifi*ando o cenário </line>
<line> do f*t*bol </line>
<line> brasileiro (AMOR*N *ILHO, 20*2 apud SIL*ESTRE, </line>
</par>
<par>
<line> PER*IRA, E* *HAT*B, 2*16). </line>
<line> E* 1**1 foi aprovado o De*reto Nº 3.199, sendo * pioneiro em r*lação a*s desporto* </line>
</par>
<par>
<line> *acionais. Proibia a existê*cia d* enti*ades e*port*vas com finalidade *e *ucros e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> regu**mentação d* to*a atividade e*por*i*a er* *egula*entada pelo Estado (MELO, MELO, </line>
</par>
<par>
<line> 200* apud FIGUEIR*DO, SAN*O*, C*NHA, </line>
<line> 2017). Soment* em </line>
<line> 1**6, a *ei nº. 6.354, </line>
</par>
<par>
<line> também conhecida como *ei do Passe, abord*u mais detalham**te o ví*culo entre o *lu*e e o </line>
<line> jogador. A L*i do P*sse det*rminava que o clu*e f*rmador fluíss* o dir**to e*onômico *obre </line>
<line> o atl*ta. Ai**a ap*s o término do co*trato de traba**o o clube de*inha o poder de transacionar </line>
<line> o *tleta. </line>
</par>
<par>
<line> *e a*ordo *om Silva e C*rva*ho (2009) apud *igueiredo, S*ntos, Cunha (2017), </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> p*sse func*onava *om* </line>
<line> *ma espécie de </line>
<line> cár*er* *ara o *tleta, já </line>
<line> que, me**o após o fim </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *ontrato e o desintere*se do c*ube em su* atividade p*ofission*l, ele não p*deria ser vi*cula*o </line>
</par>
<par>
<line> p*r out*o clube *em n**oci*ç*o d* seu clube *orm*dor. Para o clu*e formador, o passe a </line>
<line> consistia numa premi*ção p*la formação do atleta. </line>
<line> A Lei Zic* (Lei ** *.672/93) veio co* o objetivo de alinhar as normas e legislações </line>
</par>
<par>
<line> nacionais às j* existentes *m âmb*to es*o*ti*o mundial, em </line>
<line> qu* </line>
<line> havia inve*timen**s dire*os </line>
</par>
<par>
<line> da i*icia*iva </line>
<line> privada </line>
<line> (SILVA, TEIXEIR*, NIYA*A, 2009). El* *ossibilitava a gestã* dos </line>
</par>
<par>
<line> c*ubes de fut*bo* com fins lucrativos. A *ntenção era a *ran*ição *e clubes para empr*s*s. </line>
<line> Os impactos relevan*es da *ei Zico fora*: organizar o S**tema Federal Desportivo, </line>
<line> p**a pr*moção e apr*mor*mento da* práticas d* rendimento; de*e*ar comp*tê*cia e ações do </line>
</par>
<par>
<line> C*mit* Ol*m*ic* Brasileir* e da Justi*a D*spo*tiva; a*me*t*r a autonomia </line>
<line> das entidades </line>
</par>
<par>
<line> esportiv*s d**nte </line>
<line> *o </line>
<line> *stado; permitir a </line>
<line> *lteração *as enti*ades esportivas para associações </line>
</par>
<par>
<line> comercia*s e consentir aos cl*bes o passe de seus *tletas e a o*t*nçã* d* receitas com a s** </line>
</par>
<par>
<line> tra*sa*ão (S*LVA, TEIXEIRA, *IYA*A, 2009). C**forme P**d* e Moreira </line>
<line> (2012), a Lei </line>
</par>
<par>
<line> Zico ainda disciplinou nos contr**os de atlet*s pro*ission*is e não profis*ionais os *ra*os. </line>
<line> E* *998 foi p*blicada * *ei Pelé (Lei nº. 9.615/98) que exti*guiu o passe e trou*e a </line>
</par>
<par>
<line> obrigatoriedade </line>
<line> *os c*u*es se </line>
<line> tra*formarem em empresas. Esse asp**t* </line>
<line> da Lei * resp**to </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> tran*ição *e </line>
<line> clubes para em***sa* </line>
<line> gerou g*an*e desc*ntentamento c*ític** por part* dos e </line>
</par>
<par>
<line> dirigent*s de **teb*l (*MOR*N FILHO apud SILVESTRE, PEREIRA, EL *HAT*B, 2*16). </line>
<line> * Lei Pel* *u**i* com o intuito de a*erfeiçoar a Lei Z*c*, **n*o*me Silv*, Teixei*a e Niyama </line>
<line> (2009). </line>
</par>
<par>
<line> O tér*ino do passe d*te*minou que a atividade </line>
<line> do atleta f*sse </line>
<line> por meio </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> remun*ração pactuada *m *on*rato de traba*ho desportivo seg*ndo a Lei Pel*. Anter*ormente, </line>
<line> R**. FSA, Teresina P*, v. *9, n. 7, a*t. 5, p. *9-91, jul. 202* *w*4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. *. Far*a*o, L. *. S Pinho </line>
<line> 78 </line>
</par>
<par>
<line> * *ransfe*ência de *og*dores de fute*ol de </line>
<line> um c*ube *ara </line>
<line> *utro </line>
<line> oco*ria </line>
<line> apenas em caso de </line>
</par>
<par>
<line> cons*ntimento d*s dois clubes *tr*vés de n*gociação de va*or a se* pago p*lo *lu*e </line>
<line> comp*ador àqu**e que det*nha os direi*os sobre o profissional. </line>
<line> *pó* crítica* dos di*igent*s es*ortivos r*lat*vas à obrig*tor*edad* d* mud*n** do* </line>
<line> club*s **ra e*presas, fo* *ub*icada a Lei 9.940/99, qu* v*io aumen**r o pra*o de ad**tação </line>
<line> dos estatutos *os clubes e* empresas d* dois para três a*os. C** a publicação da Lei 9.981 </line>
<line> em 2000, os di*po**tivos que trata*am da t*ansição *lube-empres* foram alterados, tornand* </line>
<line> *a*ultativa *os clubes, de a*ordo com a nova *edaçã*, a transformação em s*ciedad*s *om </line>
<line> f*ns lucrativos. O Artigo f*i re*ogad*. </line>
</par>
<par>
<line> Posteri*rmen*e, em *003, a *ei nº 10.671 e a Lei *º </line>
<line> 10.672 foram a*rova*as. A </line>
<line> Lei </line>
</par>
<par>
<line> 10.671/*0*3 ta*bém conhecid* co*o Estatuto do To*cedor, **g**amenta </line>
<line> os direitos *os </line>
</par>
<par>
<line> torcedores </line>
<line> com* clie*te do *utebol. A Lei 10.672/2003, *hama*a Lei de Moralização </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *utebol, possibil*t*u a transfo*maç*o das a*soc*ações es*ortivas e* clube-empresa. A Le* de </line>
</par>
<par>
<line> moralização </line>
<line> do futeb*l com*lementou a Lei Pe*é e determinou a obri*atoriedade </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> *labora*ão e p*blicaçã* das de*onstrações c*ntábei*, segundo * padrão estabelec*do pe*a Lei </line>
<line> n* 6.404/76, a Lei das S*ciedades Anôn**as (SILVA, TEIXEIRA, *IYAMA, 2009). </line>
<line> Em 2011, a Lei *º 12.3*5 al*erou a legislação desportiva novamente, criando os </line>
</par>
<par>
<line> Programas Atl*ta pódi* e Cidade *s*ortiva e revogou a Lei nº *.35*/76. Aind* ratifi*ou </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ex*g*ncia da **alização da a*ditoria i*d*pendent* das demonstra*ões contábeis dos club** de </line>
<line> *ut*bol, sendo requ**ito para capta*ão de fi*anc*amento* com recursos públicos e p*oce*sos </line>
<line> d* r*cupe*a*ão *conômico-finan*eiros a divulgação das de**nt*ações aud*tadas. </line>
<line> *uad*o 2 - Resumo da ev*lução *a legis*açã* apli*ável aos clu*es </line>
</par>
<par>
<line> *eis </line>
<line> Conte*do </line>
</par>
<par>
<line> *ecreto n* 3.199 de 1.*41 </line>
<line> Não *erm*tia entidad*s es*orti*a* com finalidade lucrativa. Regu*amentação do Estado </line>
</par>
<par>
<line> L*i do *asse (lei nº 6.35*/76) </line>
<line> Garantia aos clubes for*ad*res o direito econômi*o sobre os atletas </line>
</par>
<par>
<line> L*i Zico (lei nº 8.672/9*) </line>
<line> M*nteve a Lei do *as*e Possibilid*de *e clubes com f*n* lu*rat*v** </line>
</par>
<par>
<line> Le* Pelé (le* nº 9.6*5/98) </line>
<line> Extinguiu o passe Determi*ou * transfor*aç*o de clubes em empre*** </line>
</par>
<par>
<line> L** nº 9.9*0/*9 </line>
<line> Esten*eu * prazo *ara t*ansição de cl**es *m e**re*as </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, *. 19, *.7, art. 5, *. 69-91, jul. 2022 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Verifi*ação da Adequação *s Normas *ont*bei* Através dos Pareceres de Auditoria: Um *studo </line>
<line> 79 </line>
</par>
<par>
<line> Lei nº 9.981/00 </line>
<line> Tornou fac*ltat*v* a transform*ção dos *lubes *m emp*esas </line>
</par>
<par>
<line> Lei mo**lização do futebol (le* nº 10.672/03) </line>
<line> Cor*oborou a *aculdade de transi*ão em empresas Exigiu a publi*ação das *e*o*strações c*ntá*eis a*ditadas </line>
</par>
<par>
<line> Lei *º 12.935/11 </line>
<line> *e*firmou a exigênci* da auditoria *ndepe*dente </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Ela*orado *el*s *ut*res </line>
<line> *.* A**itoria nos club*s de futebol </line>
<line> A Le* nº 12.39* de 16 de m*r** de 2011 alterou o texto da *ei Pelé, determinando qu* </line>
<line> os clu*es *ejam obrigados a apresentar suas demonstrações contábe*s * relatóri*s de *udi*oria: </line>
<line> [..] e*a*or*r suas d*monstrações financeir*s, se*arad**ente por at*vida*e ec*nôm*ca, </line>
<line> de modo dist*nto das atividades *e*reativas e sociais, nos term*s da lei e de a*ordo com *s </line>
<line> **drões * crit*rios estabelecido* pelo **nselho F***ral de Conta*ili*ade, e, após te*em sido </line>
<line> submetidas * auditoria independente, *rovidenciar sua pu*l*cação, até o último dia úti* do mês </line>
<line> de abril d* ano s*bse*uente, p*r período não in*erior a 3 (três) meses, em síti* *l*t*ô*ico </line>
<line> próprio * da re***ctiv* entidad* de admi*istra*ão ou *iga d*s*ort*va. (B*ASIL, 2011). </line>
<line> A Lei nº 10.672 de 2003, a Lei ** Moralização do Futebol, j* *equeria a elaboração de </line>
</par>
<par>
<line> demonstrações contábeis e divulg*ç*o ap*s auditoria independente. A Le* </line>
<line> 12.395/11 vei* </line>
</par>
<par>
<line> refo*çar es*a e**gência. </line>
</par>
<par>
<line> *s clubes *ão o*rig*dos a elabo*ar*m e terem suas d**onstrações con*ábeis auditadas </line>
</par>
<par>
<line> por auditores i*dependen*es, que, embasados nas no*mas e *r***ípios de contabili*ade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> aud*toria, em*tem sua op*ni*o. </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESUL*ADOS * DISCUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 B*tafogo de futebol e rega*as </line>
</par>
<par>
<line> O Bo*afogo d* Fu*eb*l e Reg*tas d*vulgo* o relatório de au*itor indep*n*ente em </line>
<line> conjunto co* *uas demonstrações em todos os exercí**os e*tre 2013 e 2*17, **nforme </line>
<line> exigê*cia da L** 12.395/11. A opinião do audit*r **vulgada f*i modific*da, com exce*ã* do </line>
</par>
<par>
<line> exercício de 2012. As modificações n*s exercícios de 2013 a 201* fora* referen*** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> res*alvas. O percentual de relató*io mod*ficado foi de 80%, enquanto 20% represe*ta </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> relatório não mod*ficado p**licado no período em *uestão, con*or*e ilustrado no Gráfico 1. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a **, v. 19, n. 7, ar*. 5, p. 69-91, *u*. *022 *ww4.fsanet.*om.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. C. Farraco, L. J. S Pinho </line>
<line> 8* </line>
</par>
<par>
<line> Gráfico * - Ti** de *elató*io do auditor independente d* Botafogo </line>
</par>
<par>
<line> F**te: *laborad* pelos autores </line>
<line> *abela * - Qu*ntidade e *b*eto de res*a*v*s do Botafo*o </line>
</par>
<par>
<line> ANO </line>
<line> 2013 </line>
<line> 2014 </line>
<line> 2015 </line>
<line> 201* </line>
<line> *017 </line>
</par>
<par>
<line> *ESSALVAS </line>
<line> 4 </line>
<line> 2 </line>
<line> 1 </line>
<line> 2 </line>
<line> 0 </line>
<line> Consoli*aç*o </line>
<line> Contingê**i* </line>
<line> Dep**c*ação </line>
<line> *epr*ciaçã* </line>
<line> E*uivalência </line>
<line> Depreciaç*o </line>
<line> Impairme*t </line>
</par>
<par>
<line> OB*E*O </line>
<line> Depreci*ção </line>
<line> R*lação de </line>
</par>
<par>
<line> atl*tas </line>
<line> Fonte: *laborado pe*os *utores </line>
<line> Em relação às quanti*ades e ob**tos de ressalv*s, *estaca-se a permanênci* da </line>
<line> depre**ação como objet* de ressalva. O motivo da ressalva da *epreciaç*o é a re**ização d* </line>
<line> cálcul* de ac*r** com as taxas fisc*is da *ece*ta F*deral e não c*n*o*me o estabelecido p*lo </line>
<line> pro**n*iamento CPC 27 - Ativo imobilizado, baseada nas taxas *ue levam em *ons*deração </line>
<line> aexpec*a*iva ** vi*a *til do* bens. </line>
<line> 4.2 Clube de regatas do *lamengo </line>
<line> O Clube de Regatas do Fl*mengo *presento* e* *o*os *s *x*rcícios entre 2013 e </line>
</par>
<par>
<line> 201* *ela*ório d* auditor *ndependen*e em con*unto c*m suas demonst*ações contábeis, o </line>
</par>
<par>
<line> confor*e determ*na a Le* 12.395/11. Em todos o* relatórios a *piniã* d* audit*r co***da </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> não modifi*ada, indican*o que as dem*nstrações financei*as repre*entam ad*quadamente, em </line>
<line> tod*s os aspectos relevante*, a po*ição patrimo*ial e *inanceir* do *lu*e. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 19, n.7, art. 5, p. 6*-91, jul. 2*22 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Veri*icação da Ad*quação às Normas Contá*eis Através dos *arec*res de Audi*oria: Um Estud* </line>
<line> 81 </line>
</par>
<par>
<line> Grá*ico 2 -* Tipo de rel**ório d* auditor in*ependen*e d* *lameng* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: El*borado pe*os autores </line>
<line> 4.3 Fl**inense football clu* </line>
<line> * Fluminense Football Club divul*ou em *onjunt* com as de*onstra*õe* *ontáb*is o </line>
</par>
<par>
<line> relatóri* d* au*it** independente no perí*do </line>
<line> *e 2013 20*7. No enta*to, não cum*riu e </line>
</par>
<par>
<line> inte*ralmente o estabelecido </line>
<line> na Lei 12.395/11, vi*to </line>
<line> que em **17 divulgou em </line>
<line> atr*so. * </line>
</par>
<par>
<line> prazo dete*minado é *té o úti*o dia *til do mês de abr*l do **o sub*equ*nt*, a div**gação de </line>
</par>
<par>
<line> 2017 </line>
<line> ocorreu </line>
<line> ** 15 de maio de 2018. A opin*ão do audi*or fo* *odif*cada ap**as n* </line>
</par>
<par>
<line> exercício 2013, represent**do 20% do total. Nos *ema*s ex*rcí*ios, o auditor considerou que </line>
<line> as demo*strações r**resentam ad*quada**nt*, em ***os os aspec*os r*levantes, a posição </line>
<line> *a*rimonial e financei** do c*ube. O* *elató*ios não *o*ificados montam de 80% do tot** de </line>
<line> r*latórios divulgados, como segue no **áf*co *. </line>
<line> Gráfi*o 3: Ti*o *e r**atório do *ud*tor *ndepe*de*te do Flum*n*nse </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: El*borado pelos a**ores </line>
<line> A úni*a modifica*ão pertine*te ao período *nalisa*o foi no exercí*io *013. *ma </line>
</par>
<par>
<line> ressalva relativa à *usência nas **tas explicati*** da relação de atlet*s vincul*dos e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T**esina PI, v. *9, *. 7, *r*. 5, p. 69-91, *u*. 2022 </line>
<line> ww*4.*sanet.*om.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. C. Farraco, *. J. S P**ho </line>
<line> 82 </line>
</par>
<par>
<line> e*istência ou n*o do percentual de direito eco*ômico sobre eles, confor*e d*terminação da </line>
<line> ITG 20*3, confor** Tabe** 2. </line>
<line> Tabela 2 - Qua*tidade e o*jet* de ress*lvas do Flumi*ens* </line>
</par>
<par>
<line> ANO </line>
<line> 2**3 </line>
<line> *014 </line>
<line> 2015 </line>
<line> *016 </line>
<line> *017 </line>
</par>
<par>
<line> R*SSALVAS </line>
<line> 1 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> *BJETO </line>
<line> Relação de </line>
<line> atletas </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: El*bora*o pelos *utores </line>
<line> 4.4 Clube *e regatas *asco d* Gama </line>
<line> O Club* de Regatas **sc* d* Gama *ão cumpri* o *sta*elec*do pela L*i *2.395/1* </line>
</par>
<par>
<line> em 2*13, visto </line>
<line> que não divulg*u o relat*rio de auditor inde*endente e* c*njunto com suas </line>
</par>
<par>
<line> d**ons*raç*es. Nos dema*s ex*rcíci*s, a determinação *a Lei 12.395/11 foi cumprida. O </line>
</par>
<par>
<line> rel*tório do auditor i*dependente foi modificado em todos os exercício* divu*gados, 2*14 </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> 2017, ou se*a, 1*0% de relatórios mod*ficad*s, demonstrado no gráfi** 4. </line>
</par>
<par>
<line> Grá*ico 4 - Tipo de rel*tório do audit*r *ndepen*ente do Vasco da Ga*a </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Elaborado pelo* autore* </line>
<line> Em relação aos relatórios modific*dos, entre 201* * *016 foram *odi*ados por </line>
<line> res*alvas, enquanto no ex*r**cio de 2*17 foi **r absten*ão de opin*ão do **dit*r. Já refer*nt* </line>
<line> *o número e objetos de r*ssal*as, o auditor em 2014 af*rmou que *ão foi p*ssí*el confirmar o </line>
<line> saldo ** ca*xa no dia 31 de dezembro, devido ao período da realização da audito*ia; o clube </line>
<line> não p*ssui controle patrimo*ial dos ben*; não foi possíve* ver*fi*ar o cálculo *a depreciação </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.7, art. 5, p. 69-9*, jul. 2022 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> **rificação da A**qua**o à* Normas *ontábeis Atravé* do* Pare**re* de Auditor*a: Um Estu** </line>
<line> 83 </line>
</par>
<par>
<line> re*onh*c*d* de b*ns *móvei* e q*e * depre*iação dos demais bens do imobiliz*do não foi </line>
<line> re*onheci*a; não foi rea*izado o te*te de recuperabilidade - IMPA*RM*NT; ainda em rel*ção </line>
</par>
<par>
<line> *o im*b*li**do, foi re*li*ada a reav*liação *e ativos; *s valores de e*préstim* de </line>
<line> terce*r*s </line>
</par>
<par>
<line> não sofrera* nenhuma atuali*ação n** foi identi*icado q*alquer pagamento; não foi </line>
<line> c*n*t*tuída a *rovisão d* créditos de liquid**ão *uvido*a. </line>
<line> N* e*ercício de 2015, a* re*salva* *efer*nt*s ao cai*a, aos emprés*imo* *e terceiros, a </line>
<line> ausê*cia de provis*o de c*édi**s de liquida*ão duvid*s* re*etiram-s*. Em *0*5 não fo* </line>
</par>
<par>
<line> reconhe*ida dep*eci*ção do i*obilizado. O saldo inicial da cont* de a*licação fi*ance*ra * </line>
<line> p*rmanec*u *na*tera*o ao fi* do exercício. Em 2016, mantiveram-se as ressalvas referentes </line>
<line> *o *aixa e * inexist*ncia da prov*são de cr*ditos de liquidação duvidosa. </line>
<line> **bela 3 - Q*antida*e e objeto d* **s*alvas d* Vasco da Gam* </line>
</par>
<par>
<line> ANO </line>
<line> 20*3 </line>
<line> 2014 </line>
<line> 2015 </line>
<line> 201* </line>
<line> 2017 </line>
</par>
<par>
<line> RESS*LVAS </line>
<line>-</line>
<line> 7 </line>
<line> 5 </line>
<line> 2 </line>
<line>-</line>
<line> Caixa </line>
<line> Aplica*ão </line>
<line> Caixa </line>
</par>
<par>
<line> O*J*TO </line>
<line>-</line>
<line> Controle </line>
<line> Financeira </line>
<line> P*LD </line>
<line> Patrimo*ial </line>
<line> C*ixa </line>
<line> Depreciação </line>
<line> Depreci*ção </line>
</par>
<par>
<column>
<row> E*pré*ti*o </row>
<row> Impairment </row>
<row> PCLD </row>
<row> Reavaliação de </row>
<row> ativos </row>
</column>
<column>
<row> E*préstim* </row>
<row> *CL* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado *elos a*tores </line>
<line> No ex*rcíci* d* 2017, a modificação *o rel*tório oc*rreu *m de*orrência de ab**enç*o </line>
<line> d* opi*ião do *udit*r e* fac* da nã* obtenção de evidênci* *propriada e suficien*e. Ausê*cia </line>
</par>
<par>
<line> d* resposta à* *artas de *irc*l**izaç*o, não a </line>
<line> apr*s*n**ção de *ocum**taç*o su*orte, a não </line>
</par>
<par>
<line> aprese*tação de c*mposiç*e* de sald*s </line>
<line> do </line>
<line> *mobiliz*d*, identifica**o dos bens, *o*tr*le d*s </line>
</par>
<par>
<line> cálculos da </line>
<line> depreciação, nã* f*rn*ci*ento d*s contra*os d* imagem profissi*nal e lim*tação </line>
</par>
<par>
<line> do* saldos anter*ores </line>
<line> *ue, *egundo os audito*es, possuíam ressa**as f*ram o embasamento </line>
</par>
<par>
<line> para a abs*en**o da o*inião do auditor. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*res**a PI, v. 19, n. 7, art. 5, p. 69-*1, jul. 2022 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. C. Farra*o, L. J. S P*nho </line>
<line> 84 </line>
</par>
<par>
<line> *.*. Visão ger*l </line>
</par>
<par>
<line> No período ana*isa*o, de 2013 a *017, * *egi**ação aplicável re*ueria a *pre*entação </line>
</par>
<par>
<line> *o rela*ó*io do au****r independent* em conju*to co* </line>
<line> a* </line>
<line> demons**ações *ontábei*. Apenas </line>
</par>
<par>
<line> em 2013, O Club </line>
<line> de Regatas Vasco da Ga*a não ap*ese*to* * r*latório de auditor*a. *s </line>
</par>
<par>
<line> clubes cariocas: Botafogo, Flamengo e Fluminense apresentaram em tod*s os e*e*c*cios o </line>
<line> r**a*ório do a*di*or *n*e*endente. Po*tanto, 95% dos relatórios requeridos foram aprese*tados </line>
</par>
<par>
<line> e *% c*rrespondem ao não apres*ntado. Salien*a-se **e * Fluminens* no e*ercício de </line>
<line> 20** </line>
</par>
<par>
<line> publ*c*u suas demonstra**e* f*nanc*iras e relatório d* audit*ria em atraso, *erf*zendo de*ses </line>
</par>
<par>
<line> 95% a*resentado* </line>
<line> uma par*ela de 5,6*% em atraso. A seguir, o gráfico 5 r*pres*ntando a </line>
</par>
<par>
<line> divu*g**ão dos *elatórios. </line>
<line> Gráfi*o 5 - Divulgaçã* relatório de auditor ind*pen*ente dos clubes c*rio*as </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Ela*orado pelos aut*res </line>
</par>
<par>
<line> Do tot*l d* dez*nove rela*ór*os *ivulgados no período d* 201* a 201*, pelos </line>
<line> q*a*ro </line>
</par>
<par>
<line> clubes cariocas, </line>
<line> dez for*m não mod*fi*ados, *e*resentando 52,6*%. O número </line>
<line> d* relatórios </line>
</par>
<par>
<line> mo*ific*dos, nove, correspond* a 47,37%, conform* Gráfico 6. </line>
<line> Gr*fico 6 - T*po de relatório d* audito* inde*endente *os *lube* cariocas </line>
</par>
<par>
<line> MOD***CADO </line>
<line> NÃO </line>
<line> MOD*FICAD* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: E*aborado pe*os autores </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esin*, v. 19, n.*, *rt. 5, p. 69-91, *ul. 20*2 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V*rificaçã* d* Adequ*ção *s *or*as Con*ábeis Através do* P*receres de Audito*ia: Um E*tudo </line>
<line> 85 </line>
</par>
<par>
<line> Pertinente ao ti*o de *odificaç*o dos r*latóri*s do audito* independ*nte, do tot*l de </line>
<line> nove modi*icados, oito foram por ressa*vas e uma *or *bstenção de o*inião. A absten*ão de </line>
<line> opinião corresponde a 11,11% e as ressalvas p*r 89,89% do total de modifica*ões, sendo </line>
<line> graficamente r*presentado no Gráfico 7. </line>
<line> G*áfico 7: Tipo de *o*ificação do* c**bes cariocas </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: El*borado p*los autores </line>
<line> Na Ta*e*a 4 a **guir é po*sív*l visual*zar as quantidades * objetos de re*sa*vas **r </line>
<line> ex*r*í*i* **s clubes em co**unto. </line>
<line> T*b*la 4 - Quantidad* e objet* de re*salvas dos *l*be* *a*iocas </line>
</par>
<par>
<line> RES*ALVA/ANO </line>
<line> 2*1* </line>
<line> 2*14 </line>
<line> 20*5 </line>
<line> 201* </line>
<line> 20*7 </line>
<line> TOTA* </line>
</par>
<par>
<line> Aplica*ão fi**nce*ra </line>
<line> 1 </line>
<line> 1 </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> Caixa </line>
<line> 1 </line>
<line> 1 </line>
<line> 1 </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> C**s*li**ção </line>
<line> 1 </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Conti*gê*cia </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Co**role patrimoni*l </line>
<line> 1 </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Deprecia*ã* </line>
<line> 1 </line>
<line> 2 </line>
<line> * </line>
<line> 1 </line>
<line> 6 </line>
</par>
<par>
<line> Em*ré*tim*s </line>
<line> 1 </line>
<line> 1 </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> Equivalên*ia pa*rimon*a* </line>
<line> 1 </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Im*airment </line>
<line> 1 </line>
<line> 1 </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> *CLD </line>
<line> 1 </line>
<line> 1 </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> Reavaliação de ativo* </line>
<line> 1 </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> R*lação de atlet*s </line>
<line> 2 </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> R*SSALVAS </line>
<line> 5 </line>
<line> 9 </line>
<line> 6 </line>
<line> 4 </line>
<line>-</line>
<line> 24 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado *elos a*tores </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, Teresina PI, v. 19, n. 7, art. 5, *. 69-*1, jul. 2022 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. C. Farraco, L. J. S Pinho </line>
<line> 86 </line>
</par>
<par>
<line> *o Gráfi*o * é demonstrado o perc*ntual de cada *b*eto d* ressalva e seu *espect**o </line>
</par>
<par>
<line> per*en*ual de par*ic*paçã* </line>
<line> n* tot*l d*s ressalvas rec*b*da* *elos clu**s. De**aca-se além da </line>
</par>
<par>
<line> g*ande var*ed**e </line>
<line> de obj*tos, o g*ande p*rcentual para a depreciação em decorrência da </line>
</par>
<par>
<line> dissonância *nt*e o p***icado *elos clubes e o esta*e**cido *o *P* 27 que t*ata *o ativo </line>
<line> i*obilizado. A depreciação *a*c*la*a em base de *axas fiscais da Recei** Fed*r*l e nã* em </line>
<line> ta*as que l*vam em *onsideração a expectativ* d* vida út*l ou s*mplesment* o nã* </line>
<line> rec*nhe*imento da dep*ec*açã* no exercí*io foi r*sp*nsável por 25% d*s ressalvas. Ain*a no </line>
<line> que tange ** imobilizado, * ausência de controle patrimonial também contrari* * estabelecido </line>
<line> no CPC 27 de at*vo im*bi*izado. </line>
</par>
<par>
<line> A pr*tica de reavali*ção </line>
<line> de ativo* está proibid* desde a Lei 11.638/07 e ainda as*im </line>
</par>
<par>
<line> foi re*liza*a, correspondente a 4,17% *e ressalvas. Ou **ja, atribu*-se a* *mobilizad* *3,34% </line>
</par>
<par>
<line> das ressalvas. A *ão divulgaç*o da r*laçã* de at*etas vincula*o* a*s cl*bes *om vistas </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> evi*encia*, de forma in*ividual, o dir*ito eco*ômico sobre os a*letas **tá em desacordo com a </line>
<line> ITG 20** qu* se apli*a e*clusi*amente às entidades e*portivas e que sua adoçã* oco*reu e* </line>
<line> 2013. </line>
<line> Gr*fico 8: Objetos de ressalv*s d*s *l*bes cariocas </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pelos *utor*s </line>
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<line> *e*if**ação da A*equação às No*mas Contábeis At**vés dos Pareceres ** A*ditoria: Um Estudo </line>
<line> 87 </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES F*NAIS </line>
</par>
<par>
<line> Este t*abalho teve co*o principal obj*ti*o verifica* quais os *bjeto* de ressa*v** nos </line>
<line> *elatórios de audi*ori* divulgados pel** clubes cariocas por inade*uaç** *s norm*s *plicáveis. </line>
</par>
<par>
<line> Para tan*o, fora* avali*dos os pareceres </line>
<line> de </line>
<line> auditoria </line>
<line> dos exercícios de </line>
<line> 2013 a </line>
<line> 2017 dos </line>
</par>
<par>
<line> princip**s times de futebol *a*ioca: Botaf*go, Flamengo, Flu*in*nse * Va*co. </line>
<line> Verifico*-se claram*nte uma di*paridade e*tre o* clubes relativ* à adequação às </line>
</par>
<par>
<line> normas aplicáveis. Enquanto * cl*be </line>
<line> d* Vasco possui </line>
<line> todo* os r**ató*ios de auditor*a que </line>
</par>
<par>
<line> *oram apresenta*os com *pinião modificada, send* *ssim, *nadeq*ados para * ente*diment* </line>
<line> da situação da posição f**ancei*a e patrimonial da en*idade, o *lube *o Flame*go apresentou </line>
<line> opinião não modifi*ada em todos os seus rel*tór*os, ge*ando, assim, *emons*rativos contábeis </line>
<line> co*fiáveis e com rep**sen***ão fidedigna da situação financeira * patrimonial d* entidade. </line>
</par>
<par>
<line> A*nda a </line>
<line> *sse respeito, enqua*to </line>
<line> o Bota*ogo aprese*t*u 80% *e </line>
<line> rel*tórios de auditor </line>
</par>
<par>
<line> *nd*pende*te modificados, inver*amente, * Flumi*en*e apre*entou 80% de não m*d*ficad*s. </line>
<line> O probl*ma das *iscrepâncias *puradas ** rel*ção à adequação das no*mas </line>
</par>
<par>
<line> aplicáveis d*ve ser ent**dido </line>
<line> *ela </line>
<line> fal** de </line>
<line> c*ntr*le interno **s clube*, pois se o </line>
<line> **oblem* </line>
</par>
<par>
<line> fosse ** norma em s*, nenhum clube *lcançari* 100% d* *dequação no* c*n*o ano* </line>
</par>
<par>
<line> ana*isados, como foi o ca*o </line>
<line> do clube do Flame*go. Ou mesmo, o clu*e </line>
<line> Fluminense, que só </line>
</par>
<par>
<line> não alcançou os 100%, por co*t* da não divulgação do re*a*ório dos atletas em 2013. </line>
<line> Vale frisar q*e os c*u**s an*l*s*do* ap*es*ntam menores ressalv*s * ca*a ano *ue se </line>
<line> passa, sendo que no ano de 2017 nenh*ma *essalva foi apurada. Isso evidenci* que, ness* *no, </line>
<line> todos club** analisado* s*guem fi*lmente a no*ma c*ntábil apli*ável às e*tida**s esportiv*s, </line>
</par>
<par>
<line> reme*endo-nos * idei* do *pren*izad* </line>
<line> acerca da a*licação ** norma. *or outro lad*, </line>
</par>
<par>
<line> perce*e*os que a aplicação gr*du*l da nor*a é ine*ente ao proce*s* da aplicabilida** da* </line>
</par>
<par>
<line> n*vas nor*as *o*tábeis, a* quais precisam passa* por um </line>
<line> período d* *a*ura**o * </line>
<line> dis*ussão </line>
</par>
<par>
<line> *ara, em s**uida, ter a sua aplicação *ntegral pela* en*idades. </line>
<line> As normas contábei* aplicáve*s à* entidades d*sp*rti*as deve* ser se*uidas pelas </line>
</par>
<par>
<line> entidade*, e no *aso </line>
<line> *e as ent*dade* não estare* apli**ndo-a, d*vem ser *eport*dos n*s </line>
</par>
<par>
<line> *elatório* de </line>
<line> *uditor*a com in*uito </line>
<line> de evidenciar os riscos ineren*e* à a**l*ação c*rreta d* </line>
</par>
<par>
<line> posição f*nanceira e </line>
<line> patrimonial da entidade. Fri*a-se que enti*a*e* com *ins lucra*ivos ao </line>
</par>
<par>
<line> a**esentarem demonstrativos con*ábeis não *id*dignos po* longo período ter*am *u*s </line>
<line> a*ões </line>
</par>
<par>
<line> desvalo*iz**a*, dentre outros p*ejuízos a*sociados * informação contáb*l *ão fided**na. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Te*esina *I, v. *9, *. *, art. 5, *. 69-91, jul. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.**m.br/*evista </line>
</par>
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<par>
<line> D. C. Farraco, L. J. * P*nh* </line>
<line> 88 </line>
</par>
<par>
<line> Poster*ormente, fo*a* analisados de forma conj*nta os r*latórios </line>
<line> dos clubes; essa </line>
</par>
<par>
<line> disparid*de ent*e os clubes explica os pe*c*ntu*is semelhantes *ntre os relatório* modifica*os </line>
<line> e não **dificados, s*ndo r*la*órios não modif*cados 52,63% e 47,37% os *o*ifica*os. </line>
</par>
<par>
<line> Ao cumprimento do est*belecido na *ei 12.395/11 de apr*s*n*ação </line>
<line> do r**atório de </line>
</par>
<par>
<line> au*itor independente em *onjunto com a* </line>
<line> dem*nstraç*es, há um a*to </line>
<line> percen*ual </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> ad*q*ação, </line>
<line> on*e 9*% dos relat*rios requeri*os f*ram apresen*ad*s pelos c*u*es. *penas </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> clu*e do Vasco, n* e*ercício de 2013, deixou de *prese*tar * rela*ório de auditoria, </line>
<line> o </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> **p*esenta 5% de não apres*n*aç*o. </line>
</par>
<par>
<line> N* que concerne ao núme*o e o*jetos de ressalvas, desta*a-*e a diversidade </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> *atéri*s de ressalvas, simultaneamente, com a *lta fre*uên*ia referente ao imobil**a**, co*o </line>
</par>
<par>
<line> o cálculo </line>
<line> da deprecia**o real*zado *om base *as ta*as </line>
<line> fi*cais *a Receita *ederal e não </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *xpectativa de vida útil do* b*ns, que representa 2*% dos objetos de ressa*va, aind* soma-s* </line>
<line> ao pe*ce*tual rel*ti*o *o imobiliz*do *s *,17% de ausê*c*a *e controle patrimonial e 4,17% </line>
<line> d* reali**ção de re*valiação de ativo*. *o*tanto, só e* *i*co*dância com as determin*çõ*s do </line>
<line> *PC 27 - Ativo Im*b**i*ado remonta **,34% do to*a* de ressalvas. </line>
</par>
<par>
<line> A ITG 200* foi publicada e passo* vi*or*r no a </line>
<line> exe*cí*io </line>
<line> d* 2013, s*n*o que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> de*cump*imento de suas det*rminaçõ*s é * causa de 8,33% </line>
<line> d* to*al de re*salvas pe*a </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> di*ulgaçã* da r*lação de atletas vincul*dos aos cl*bes, ambas oc*rridas no exercí*io de 20*3, </line>
<line> **dicand* apenas a difi***da*e d* adoção inicia*. </line>
</par>
<par>
<line> Con*lu*-se que a adequação às n*rmas contábeis apli*áveis não é </line>
<line> hom*gê*ea, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> dificu*dade </line>
<line> de confo*midade não </line>
<line> co*si*te na complexi*ad* das nor**s * sim na adequação </line>
</par>
<par>
<line> dos c*ubes a el*s, vi*t* *ue enquanto alguns clubes ade*uar*m-s* suas demon*trações e </line>
</par>
<par>
<line> contábei* foram totalmente e*aboradas de forma a rep*esentar </line>
<line> adequadament* su* pos*ção </line>
</par>
<par>
<line> patrimonial, outros rec*beram ressalvas e abstenção *e opinião, gerand* *ma informação </line>
<line> c***ábil não confiável. </line>
<line> Como indicação de *uturas pesquisas sugere-se a verifica*ilidade da aderê*cia das </line>
</par>
<par>
<line> norm*s c*ntá*eis de outros *lubes </line>
<line> de futebol no B*asil, que apont** os mai*r** indícios </line>
</par>
<par>
<line> ace**a </line>
<line> *a d**crepância. Sugere-*e ainda </line>
<line> analisar a *u*lid*de </line>
<line> d* </line>
<line> i*form*ção contábil </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> ent*d*des </line>
<line> d*sp*rti*as do Bras*l, visto que e*sas são aud*tadas, mas seus demo*str*tivos </line>
</par>
<par>
<line> cont*beis ne* sempre repre*enta* c*m fidedignidad* a sit*ação financeira e patrimon*a* da </line>
<line> entidade repor*ada. </line>
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<line> D. *. Far*aco </line>
<line> L. J. S Pinho </line>
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<line> 1) co*cepção e planejamento. </line>
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<line> 2) análise * interpre***ão *os dados. </line>
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<line> *) elabo*ação do rascunh* *u na revis*o crític* do *onteúdo. </line>
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<line> 4) pa*ti*i*ação n* *provaçã* da ver*ã* final do *anu*crito. </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)