<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 7, art. 5, p. 69-91, jul. *0*2
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2022.1*.7.5.
</line>
</par><par>
<line>
Veri*icação da Adequação às Normas Co*t*beis Atra*és *os Par**eres de Audito**a: Um
</line>
<line>
Estudo n*s Clubes de F*tebo* C*rioca
</line>
<line>
Ver*fication of A**quac* to Accoun*ing *tanda*d* Throug* Audit Opinions: A Stu*y i* Carioca
</line>
<line>
Footba** *lubs
</line>
</par><par>
<line>
Danú*ia da Costa Farr*co
</line>
<line>
Especi*lização em M*A em Auditoria e C*nt*bilidade pela U*iversida*e F*deral Fl**inense
</line>
<line>
*an*biafarraco@*m**l.com
</line>
<line>
Leo*ardo José Seixas *i*to
</line>
<line>
Doutor *m Ciências C*ntábeis pela Univ*rsi*ade de Brasíl*a
</line>
<line>
Pr*fe*sor A*junto I da *ni*e*sidade Fe*era* Fluminense
</line>
<line>
E-m*il: leonardopinto@id.uff.br
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: Danúbia da C*s*a *a*ra*o
</line>
<line>
Edi*or-C**fe: Dr. Tonny Kerle* d* Alen*ar
</line>
</par><par>
<line>
Univers*dade
</line>
<line>
Fed**a*
</line>
<line>
Fluminense,
</line>
<line>
Centro
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Es*udos
</line>
<line>
R*d*igues
</line>
</par><par>
<line>
Soc**i*
</line>
<line>
Apl*cados,
</line>
<line>
Fa*uldade
</line>
<line>
de A**inistra*ão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Ciê*cias Cont*beis.
</line>
<line>
*ua
</line>
<line>
Mário
</line>
<line>
S*ntos
</line>
<line>
Bra*a,
</line>
<line>
30,
</line>
<line>
sa*a
</line>
<line>
Artigo r**ebido em 1*/03/2022. Última *ers*o
</line>
</par><par>
<line>
*10
</line>
<line>-</line>
<line>
Campus do
</line>
<line>
Valongu*n*o, Centr*,
</line>
<line>
24020-1**
</line>
<line>-</line>
<line>
receb*da em 30/03/2022. Aprova*o em 31/**/2022.
</line>
</par><par>
<line>
Niterói, RJ - Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: Le*nardo José Seixas Pinto
</line>
<line>
A*aliad* p*lo sistem* Triple Re*iew: *e*k Re*iew a)
</line>
</par><par>
<line>
Univers*dade
</line>
<line>
Federal
</line>
<line>
Flumine*se,
</line>
<line>
Centro
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
Es*u*os
</line>
<line>
pel* Editor-Chefe; e b) Doub*e Blind Rev*ew
</line>
</par><par>
<line>
**ciais
</line>
<line>
A*licad*s,
</line>
<line>
Facu*d*de
</line>
<line>
de *dministração
</line>
<line>
e
</line>
<line>
(av*lia*ão cega por dois *valiadores da ár*a).
</line>
</par><par>
<line>
**ên*ias Contá*eis.
</line>
<line>
Rua
</line>
<line>
Mári*
</line>
<line>
San*os
</line>
<line>
Braga,
</line>
<line>
30,
</line>
<line>
s*la
</line>
</par><par>
<line>
710
</line>
<line>-</line>
<line>
Camp*s do
</line>
<line>
Valonguinho, Centro,
</line>
<line>
2402*-15*
</line>
<line>-</line>
<line>
Re*isão: Gramatical, Normativa e *e Form*taç*o
</line>
</par><par>
</page><line>
Niterói, RJ - Brasil.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. C. Farr*co, L. J. S Pinh*
</line>
<line>
70
</line>
</par><par>
<line>
R*SUMO
</line>
</par><par>
<line>
Atra*és de pesquisa documental for*m analisa**s os pareceres de auditoria do* m**or*s
</line>
</par><par>
<line>
clubes ** fut*bo* c**ioca, no pe*íodo d* 2013 201*, com intuito *e *purar a *derência às a
</line>
</par><par>
<line>
normas cont*b*i*
</line>
<line>
aplicáveis *os clubes de fut*b**.
</line>
<line>
S*n** objetivo da p*squisa verificar *
</line>
</par><par>
<line>
qu*is cl*bes apre*entam mai* proxim*dade das normas aplicáveis, apurou-se q**: o clube do
</line>
<line>
Vasco *a Gama possui todos os rel*t*rios de a*ditoria a*r*s*ntados com opinião modificad*
</line>
</par><par>
<line>
onde
</line>
<line>
os
</line>
<line>
d*m*nstrativos contábe*s torna*-s* inconsistentes; o clube d* Fla*engo possu*
</line>
</par><par>
<line>
op*nião não mo*ificada em *odos os *e*s r**ató*i*s, **m
</line>
<line>
os dem*nst*a**vos *ont*b*is
</line>
</par><par>
<line>
re*rese*tando com f*d**ignida*e posi*ão fina**e*ra e patrim*nial; o clube do Botafogo a
</line>
<line>
*presentou 80% dos relatórios do aud*tor independente modifica*os, sendo isso inversamente
</line>
<line>
propo*ciona* ao clube do Fluminens*, o qual apr*sen*ou 80% d* n*o mod*ficados. Constatou-
</line>
</par><par>
<line>
se t**bém *ue
</line>
<line>
os maior*s motivos par* as ressalvas dos pareceres das audito**as
</line>
</par><par>
<line>
independentes *stão associados aos *álcul*s da depreciação d*s bens em
</line>
<line>
25% dos casos e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
imposs*bilida*e de *erificar o saldo em cai*a em 12,5% *os casos, de*tre outros. *oncl*i-se
</line>
</par><par>
<line>
q*e a ade*uação às normas contáb*is aplicáveis aos c*ub*s de futebol
</line>
<line>
n*o homogênea, é
</line>
</par><par>
<line>
gerand*, assim, demon*trativos cont*beis não confi*veis.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-chav*: *elatório de A*ditoria. Obje*o de Ressalva. Clubes d* F*tebol.
</line>
<line>
*B*TRACT
</line>
<line>
Through docume*tary rese*rch was analyzed t*e au*i* *pinions of the l*rgest *ootball c*ubs in
</line>
</par><par>
<line>
R*o de Janeiro from 2013 t* 20*7 *n
</line>
<line>
or*er to veri*y adherence to th* ac*ount*ng standard*
</line>
</par><par>
<line>
ap*lica*le to foo*ba*l clubs. As the pu**ose of th* *esearch is to v*r*fy which cl*bs a*e c**ser
</line>
<line>
to the applic*b*e norms, it was found that: t*e Vasco da Ga*a club has all *he audit *eports
</line>
</par><par>
<line>
pre*en*ed w*th mod*fied
</line>
<line>
opinion *here t*e financial statem*nts a*e i*con*istent, the
</line>
</par><par>
<line>
F*amengo *lub o*n* the Botafog*
</line>
<line>
c*ub *r*sent*d 80% of the *ndepende*t audit*r's report*,
</line>
</par><par>
<line>
and this was inversely *roportion*l to the F*uminense club, which pr**ented 80% of t*e
</line>
<line>
report* of the independent auditors, which w*s not modif*ed in a** it* reports, where *he
</line>
<line>
fina***al sta*ements r*present a reliabl* fina*c*al and e*u*ty *osi*ion. n*t *odified. It was
</line>
</par><par>
<line>
also found that th* major
</line>
<line>
reasons **r the exemptions *f independe*t au*itors' **i*ions are
</line>
</par><par>
<line>
as*ociated w*th the calculat*on *f depreciation of assets i* 25% o* cases a*d the imposs*bility
</line>
</par><par>
<line>
of c**cking t*e
</line>
<line>
cash ba*ance i* 12.5% of
</line>
<line>
cases, among others. It is c*nclud** that the
</line>
</par><par>
<line>
adj*stmen* t* **e *c*ount*n* stand*rds applica*le t* fo**ball clubs *s not homogeneous, thus
</line>
<line>
generat*ng *nr*liable financial statement*.
</line>
<line>
Keywords: Au*it Report. Object of Re*e*va*ion. *ootball Cl*bs.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, **resina, v. 19, n.7, a*t. *, p. 69-91, jul. 2022
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V*ri*i*ação da *deq*ação às No**as *o*tábeis Atr*v*s dos Pareceres de *udi*****: Um Estu*o
</line>
<line>
71
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A ativ*dade de auditoria está intimamente li**da à presta**o *e conta* e à
</line>
<line>
possi*il*dad* d* *credi*a*ão dos d**os publica*os por terceiros. Uma d* suas carac**rí*t*cas *
</line>
</par><par>
<line>
a verificação de c*nformida*e do q*e é auditado ** relação
</line>
<line>
às n*rmas regula*entos com e
</line>
</par><par>
<line>
*ntu*to *e *pu*ar convergênci* *u *ão. Dessa forma, *u**toria t*m a ca*aci*ade a
</line>
<line>
de *erar
</line>
</par><par>
<line>
**e*ibilidade ** que é a**stado por ela. Devido * sua
</line>
<line>
car*ct*rística d* asseguração, al*umas
</line>
</par><par>
<line>
organ*zações são o*r*ga*as a *ubmeter*m sua* demonstraçõ** c**tábeis * auditoria,
</line>
</par><par>
<line>
recebe*do
</line>
<line>
ass*m um *arecer de a*ditor*a, * qu** é pub*icado juntamente com *uas
</line>
</par><par>
<line>
*emonstrações *o*táb*is.
</line>
</par><par>
<line>
Um **nário em fr*nca ex**nsão, **e movime*t* vu*t*sas quantias de recu*sos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
passou a atr**r * aten*ão *e in*es*idores é o se*or *sp*rtivo. * fut***l perdeu *eu caráter
</line>
</par><par>
<line>
*údi*o,
</line>
<line>
cedendo
</line>
<line>
lugar
</line>
<line>
a
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
lógica
</line>
<line>
mercantilista,
</line>
<line>
tor*ando-*e
</line>
<line>
futebol-negócio
</line>
</par><par>
<line>
(GONÇALVES; *ARVALHO, 2006).
</line>
<line>
No Brasi* o conceito de Clube-em*resa sur*iu com a Lei Zico nú*er* *.672/199*,
</line>
</par><par>
<line>
m*s só
</line>
<line>
em *998 com * Lei Pelé *úm*r* 9.*15/19*8 foi exi*ida * t*ansi*ão de
</line>
<line>
clubes em
</line>
</par><par>
<line>
em*resas, e com a ch*gada ** Lei 1*.*3*/201* *s clube* d* Futebo* passaram a publi*ar *eus
</line>
</par><par>
<line>
*em*nstr*ti*os
</line>
<line>
contábeis juntamente com o pa*ece* *a *uditoria. Apesa* d* revogada
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*xigência de tran*ição para em*resas, é exigida * *ivulga*ão *e *emon*traçõe* co*t*beis
</line>
<line>
au*itadas pelos club*s brasi**iros.
</line>
<line>
Po* *rata*-se de paixã* n*cional, p*lo caráter *ocial e cu*tu*al, os club*s perman*cem
</line>
</par><par>
<line>
c*m* e*tidades *em fins luc*ativ*s, mas devem prestar contas de s*a situação
</line>
<line>
e*on*mic*-
</line>
</par><par>
<line>
fin*nceira. Um *os est*dos m*is representativos dentro desse c*n*rio esportiv* é Rio de o
</line>
<line>
Janeiro, *ue sem**e pos*ui representan*es n*s prin**pais competições *e fu*ebol do **ís.
</line>
</par><par>
<line>
Diante
</line>
<line>
da *brigatori*dade da public*ç*o dos demons*rat*v** contábe*s juntamente
</line>
</par><par>
<line>
com o *arecer de a*dito*ia, *ode-*e avaliar as r*ssa**as c*ntidas nesses p*recere*, bem c*mo
</line>
</par><par>
<line>
os
</line>
<line>
t * p**
</line>
<line>
de pareceres concedidos,
</line>
<line>
sendo o problema n*rteador d*ssa pesq*isa r*presenta*o
</line>
</par><par>
</page><line>
*ela *eguinte p*rgunta: *ua*s os o**eto* de ressalva* nos r*la**rios d* a*ditor ind*pe*dente
</line>
<line>
dos clubes cariocas por inadequação às **r*as contáb*i* apli*áveis?
</line>
<line>
2 METODOLOGI*
</line>
<line>
Com base na ta*iono*i* de V**g*ra (2016), a pesqui** é c*assifica** q*an*o *os fins e
</line>
<line>
*uan*o *os m*ios. Q*anto aos *eios, t*ata-se de uma pesquisa *ocumental, na m*dida em q*e
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 19, *. 7, art. 5, p. 6*-91, jul. 2**2 www4.fsanet.co*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. C. Fa*raco, L. J. S Pinho
</line>
<line>
72
</line>
</par><par>
<line>
*erão utiliz*dos os **monstrativos contábeis
</line>
<line>
publicados
</line>
<line>
pelos clubes de fu**bol,
</line>
<line>
s*ndo
</line>
</par><par>
<line>
*nal*sado os pareceres de auditor*a que f*zem parte dessa publicação anual. Qu*nto *os *ins,
</line>
</par><par>
<line>
*sco*heu-se pe*quisa explorató**a, uma *** há pouc*s pesquisas r**ac*onadas ao te*a. a
</line>
<line>
Trata-se a*nda de uma pesqu*sa de cunho emin*ntemente q*alit*tivo, visto que *az leitur* dos
</line>
<line>
*areceres de *uditoria c*m intuito de dar *ubsídio *ara *esponder o problema *e pesqu*sa.
</line>
</par><par>
<line>
* *bj*to de es*ud* são os parece*es d* auditoria dos prin**pais
</line>
<line>
clubes de futeb*l
</line>
</par><par>
<line>
c*rioca a saber: Botafogo, F*ameng*, Flumine*se * Vasco. A escolh* de*ses clubes dá-se pelo
</line>
<line>
fato de sere* os mai*res *l*bes d* *io de J*n*ir*, sendo os úni**s que possuem parecer*s d*
</line>
<line>
autoria independent*. O *eríodo avaliado foi d* *0*3 * 2017, comp**enden*o assim cinco
</line>
</par><par>
<line>
a*os. *s demons*rativos co*tábe*s que contêm
</line>
<line>
os pareceres de
</line>
<line>
auditoria foram retirados *o
</line>
</par><par>
<line>
s*tio d*s club*s *e futebo* aq*i pesquisados.
</line>
</par><par>
<line>
3. RE*ISÃO DA **TERATURA
</line>
</par><par>
<line>
3.1 A rel*v*ncia d* auditoria
</line>
</par><par>
<line>
O s*rgimento e * desen*olvimen*o da auditoria é pa*te d* e*ol*ção do siste*a
</line>
</par><par>
<line>
*apitali*ta e na mudança das emp*esas com fins lucrativo*. Ho*ve o *re*cimento
</line>
<line>
da*
</line>
</par><par>
<line>
empresas *ue er*m fechadas e familiar*s e d*pendiam de recurso* de *erceiros, * co* isso a
</line>
<line>
ampliação de suas in*talaç*es, o desenvolvimento de tecnologi*s e aprimorame*t* de *eus
</line>
</par><par>
<line>
controles e p*oc*dimentos,
</line>
<line>
*m b*sca de redução *e cus**s * *ompetitividade, passaram
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*correr devido à *aptação de recursos através de *mp*éstimos *ancários, abertura de capital e
</line>
<line>
e*issão d* deb*ntures, **mo a*irma ALM*I*A (2012).
</line>
<line>
S*gu*do F*ANCO E MARR* (2001), so*e*te * par*ir da segunda met*de do século
</line>
</par><par>
<line>
XIX, * auditoria passou a ser uma *r*tic* sistem*tiz*da, po*s nesse m*mento su*g*ram as
</line>
</par><par>
<line>
primeiras associações de *on*a*ore* públicos, que ex*rciam as funç*es *e *ud*tor.
</line>
</par><par>
<line>
*o fi* *o s*culo XIX e *níc*o do século XX, a dilu*ção do controle posse da* *
</line>
</par><par>
<line>
empresas,
</line>
<line>
*om o crescimen*o do ***cado de a*õe*, exigiu o
</line>
<line>
estabelec*mento d* padrões
</line>
</par><par>
</page><line>
qu*ndo *a el*bo*ação de *elat*rios pelas empres*s com ações cotadas e* bolsa. A *ivulg*ção
</line>
<line>
das informações e*onômico-financeiras defini* a relevân*ia das demonstraç*es contábeis, *ue
</line>
<line>
n*ces*ita*am ser exam**adas por um pro*issional independente * de reconhe**da c*pacidad*
</line>
<line>
técnica qu* as*eguras*e a vera*idade e qualidade da* informações ne*as apr*s**ta*as
</line>
<line>
(I*RACO*, *007).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, v. **, n.7, art. 5, p. 69-91, jul. 2022 www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Verifica*ão da Adequa*ão às Norma* Contábeis At*a*és dos Par*cere* *e Audi*o*ia: Um E*tudo
</line>
<line>
73
</line>
</par><par>
<line>
Segundo ALMEIDA (*0*2), * ***esti*or e o credor necess*tavam d* in*ormações
</line>
<line>
acerca da *osiç*o *atrimonial e financeira, *a g*ração de *uc**s e c*ixa e da administração d*
</line>
</par><par>
<line>
recu*s*s. Através
</line>
<line>
do balanço p*trimo*ial, d* demonstraç*o *o r**ulta*o do *xercício, da
</line>
</par><par>
<line>
demonstração das mutaçõe* do pa*rimônio líqu*do, da d*monstração do* *lu*os de caixa e da*
</line>
</par><par>
<line>
notas explicat*vas, essas necessidades ser*am su**idas, pois permitiriam a aval*a*ão
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
segur*nça, liquidez e rentabil*dade de in*estimento
</line>
<line>
ou risco ** crédito. O a*ditor
</line>
</par><par>
<line>
independente é a figura que exa*ina e emite sua opinião ace*ca dessas demonstraçõe*,
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
assegurar aos fut*ros ap*icadores de r*c*r*** a qu*lid*de e prec*são das informações.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Mautz e Sharaf (1985), o* ob*etivos da auditoria sã* o d* verificar se as
</line>
<line>
demonstraçõ** financ****s *stão e* c*nco*dância com os **incípios *ontábe*s e se a c*rr*ta
</line>
<line>
aplicação d*sses princípios gera um* apres*nt*ção fidedigna da *ealidad* d* entid*de
</line>
<line>
auditada. De a*ordo com Dutra, Alberton e Van Bellen (2*07), a a*dito*ia ind*pen*ente está
</line>
<line>
re*acionad* à c*edibilidade e confi*nça na consistência e com*ara**lidade das e*tid*des.
</line>
<line>
A*ti* (2*1*) afi*m* que uma opini*o de alguém nã* *igado * org**ização é exi*ida
</line>
</par><par>
<line>
para c*nfirmar a preci*ão
</line>
<line>
e
</line>
<line>
qua*idade
</line>
<line>
*as informações,
</line>
<line>
essa é razão *o **abalho
</line>
<line>
do *udito*.
</line>
</par><par>
<line>
Diante
</line>
<line>
d*sso, o *b*etivo do auditor independen*e é
</line>
<line>
***ressar uma opinião
</line>
<line>
a*erca
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
demonstraç*e* finance*ras e as*egura* q** é a*equada a *eprese*tação da posi*ão pa***monial,
</line>
<line>
*inanceira e result*do do per*odo auditado (CR*PALDI, *0**).
</line>
<line>
3.2 Tipos de parec*res e r*l*tórios de audit*ria
</line>
<line>
De a*ordo com A*meida (2012), "o relat*rio do auditor independent*, anteriormente
</line>
<line>
denominado *e parecer, repre*enta o p*oduto f*nal *o auditor". O rel*tóri* d*s audito*es
</line>
</par><par>
<line>
independentes é o m*i* pelo qu*l aud*to* expressa sua o
</line>
<line>
op*nião sobre as demon*traçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
audita*as, *uanto a sua adequação o* não em re*ação *s *ormas pe*tinen*es à *ua elaboração
</line>
</par><par>
<line>
(PEREZ, 20*4). *on*orme
</line>
<line>
Araú*o, Arr*da, Bar*eto (2008), "o relatório é a fa*e f*nal do
</line>
</par><par>
<line>
proce*s* audi*orial e *on*ist* em uma narração ou d*scrição escrita, o*denada e minuc*osa
</line>
<line>
dos fatos que *oram constata*o*, com base em evid*ncias concr*tas, *urante o tr*nscu**o dos
</line>
</par><par>
<line>
exames de
</line>
<line>
auditoria". *inda segun*o Alme**a (201*), o relatório ge*almente é ende*eçado
</line>
</par><par>
<line>
aos acionistas ou responsá*eis pela govern*nça (Conselho de Administração, por exemplo) da
</line>
<line>
**tid**e que as demonstrações *st** send* auditadas.
</line>
<line>
As normas da Seção 700, Normas Brasileiras de Contabilida*e (N*C) *u
</line>
</par><par>
<line>
In*ernational St*n*ards on Au*iti*g (ISAs) referem-se especificament* à estruturação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
apresentaçã* do rel*t*r*o de audito*ia * alteraram as previ*ões normati**s então v*g*ntes;
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Ter**ina PI, v. 19, n. 7, art. 5, p. 69-*1, *ul. 2022 www4.fsanet.com.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. C. Farraco, L. J. S Pinho
</line>
<line>
74
</line>
</par><par>
<line>
p*ópri* nomenc*atura
</line>
<line>
q*e antes da adoção das
</line>
<line>
ISAs no Brasil era chamado
</line>
<line>
de parecer. O
</line>
</par><par>
<line>
formato pa*rão do antigo parec*r també* fo* modif*c**o. A* Nor*as Brasileira
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Contabilidade (N*C TA 7*0) apresent* um f*rm*t*, com exceção das seções "Opini*o"
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
"B*s* pa*a opi**ão", * não estabele*e
</line>
<line>
exi**ncias
</line>
<line>
p*ra orden*r o* eleme*tos do relatório do
</line>
</par><par>
<line>
aud*t**. Nela é exigido o u*o de *ítulos esp*cíficos, destinados a fac*li*ar * reconhecimento de
</line>
<line>
rel*tórios re*erentes a a*ditorias conduzidas conforme *s nor*as de a*dit*ria, especial**nte
</line>
<line>
quan*o o r*latório apres*nta os elemntos *m ordem difer*nte dos *present**os na NBC T*
</line>
<line>
700.
</line>
<line>
3.2.1 Opinião não m*difi*ad*
</line>
</par><par>
<line>
A *BC TA *00 *efere-se à formaçã* da opin**o e em*ssão do **látorio do
</line>
<line>
audi*or
</line>
</par><par>
<line>
*nde*en*ente. *ela * apr*sentada a *mis*ão do relatóri* com *pinião não mod*fi*ada, que
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
expres*a quando o *uditor concl*i *ue as demonstr*ções são elaborada*, em tod*s os aspectos
</line>
<line>
re*evantes, de acordo co* * estrut*ra ap**cável de re*atór*o fi*ancei*o.
</line>
</par><par>
<line>
O relatór*o co*sid*rado limpo, sem
</line>
<line>
ressa*v*, é em*tid* *uand* o a*dit*r está
</line>
</par><par>
<line>
conv*nci*o de qu* *s demo*strações co*tábei*
</line>
<line>
fora* e**boradas em confo***dade *om
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
prin**pios funda*entais de contabil*dade e *em*i* dispos*ç**s contábe*s e legais *ertinente*,
</line>
<line>
em todos os aspectos relevan*es. (ARA*JO, ARRUDA, **RRETO, *00*).
</line>
<line>
Longo (2011) afirma: "p*ra o a*dito* formar essa o*in*ão, ele deve conclu*r se obteve
</line>
</par><par>
<line>
segura**a razoável de que as *emonstr*ções f*nanceira*,
</line>
<line>
em conjunto, não
</line>
<line>
*presentam
</line>
</par><par>
<line>
dist**ções relevant*s, sej*m **as c*u*a**s po* fra*** ou erro".
</line>
</par><par>
<line>
3.2.2 Opini*o modificada
</line>
</par><par>
<line>
Conforme a **C TA 705, o audito* deve modific*r sua opin*o caso c*nclua, com
</line>
<line>
ba*e em evidência de auditor*a obtida, que a* *emonstrações contábe*s tomadas em conjunto
</line>
</par><par>
<line>
apr*sen**m disto*ções relevantes ou n*o conseguir obter evidê*cia de auditori* apr*priada
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
suficiente par* c**cluir que as *emonstrações contáb*is tomadas em conjunto não apresentam
</line>
<line>
distorçõe* r*levantes.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 19, *.*, a*t. 5, *. 69-91, **l. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Verificação da Adeq*ação *s Normas Con*ábeis A*r*vés dos Pareceres de Auditori*: Um *studo
</line>
<line>
75
</line>
</par><par>
<line>
Quad*o 1 - *i*os de opin*ão modificad*
</line>
</par><par>
<line>
*ature** d* assunto que g*rou a modificação
</line>
<line>
Julgam*n*o do *udito* *obre a d generalizada dos efeit*s ou *oss de*onst*ações **n*ábeis Relevante mas não generalizado
</line>
<line>
*s*eminação *e form* í*eis efei*o* sobre as R*levante e ge*eralizad*
</line>
</par><par>
<line>
As demons*rações contábeis apr*sen*** *istorçõ*s relevantes
</line>
<line>
*pin*ão *om ressalva
</line>
<line>
Opinião a*versa
</line>
</par><par>
<line>
**possibilidade de obter evid*ncia de auditoria apropr**da e suf*ciente
</line>
<line>
**i*i*o com ressalv*
</line>
<line>
Abstenç*o de op*n*ão
</line>
</par><par>
<line>
*o*te: Longo (**11, p.340)
</line>
<line>
Almeida (*01*) afirma q*e o auditor deve apresentar u*a op*nião c*m *es*alva após
</line>
<line>
obter e*i*ência apro*riada e sufic**nte e co*cluir qu* ** distorções, e* c**jun** ou
</line>
<line>
i*dividualmente, s*o r*levantes, ma* não generaliz*das, ou no caso de ele não con**guir ob*e*
</line>
</par><par>
<line>
evi*ên*ia apropriada e sufiente
</line>
<line>
que *uporte sua opinião, mas ele concl*i *ue
</line>
<line>
os efei*os de
</line>
</par><par>
<line>
disto*ções não detec*adas, caso ex**tam, poderiam se* relevantes, mas n*o g*nera*izadas.
</line>
<line>
De acordo com Crepaldi (*0*0), "o conjunto das informações sobre o as*unto o*jeto
</line>
<line>
da ressal*a, **nstante no rel*tó*io e na* *o*as explic*tivas so*re as demon*traçõe* *ont*b*is,
</line>
<line>
deve permi*ir c*ar* entendimento de su* *atureza e seus efe*tos nas demonstr*ções contábe*s."
</line>
<line>
Ainda *on*orme Almeid* (2012), * auditor deve dei*ar *lara a natureza da ressalva e
</line>
</par><par>
<line>
*eu efei*o sobre as demonstrações contábeis, se for pos*ív*l d*terminar razoavelmente
</line>
<line>
esse
</line>
</par><par>
<line>
efeito.
</line>
</par><par>
<line>
Segun*o Pinho (200*), a opini** adversa do auditor é
</line>
<line>
emiti*a q*ando ele
</line>
<line>
consi*e*a
</line>
</par><par>
<line>
que *s d*monstraç*es
</line>
<line>
não r*presentam ad*q*adamente * *osiç*o patrimon*al e financ*i*a,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
res*lta*o, as mutações do p*trimônio l*quido e flux*s
</line>
<line>
de *aixa, conforme
</line>
<line>
os princípios de
</line>
</par><par>
<line>
contabil*dad*.
</line>
</par><par>
<line>
Attie (2010) afirma que o relatório adverso é e*itido qua*d* o audito* v*rifica q*e as
</line>
</par><par>
<line>
demonstr*ções estão **complet*s *u inc*rretas, de mod*
</line>
<line>
que impossib*lite a em*ssão do
</line>
</par><par>
<line>
relatório com ressa*va. De acordo com Al*eid* (20*2), a opinião adversa d*ve ser e*pr*ss*
</line>
<line>
qu*ndo o auditor, tendo obtido ev*d*nc*a de audi*oria apropriada e sufi*ien*e, co*c*uir que as
</line>
<line>
dis*or*ões, indi*idualm**te ou em c*n*unto, são rel*vantes e generalizad**.
</line>
<line>
O relatório *om abstenção d* opini*o de*e ser emitido quando houve* l*mitaç*o
</line>
<line>
si*nificativa na *xte*são do exame, i*possi**lit*n** * form*ção *e *pini*o do auditor sobre
</line>
<line>
*s demo*strações contábeis, com diversas incerteza* que a*et*m um número sign*ficati*o de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, T*re*ina PI, v. 19, n. 7, art. 5, p. 69-*1, jul. 2*22
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. C. Farraco, *. J. S Pinho
</line>
<line>
76
</line>
</par><par>
<line>
contas das demonstr*ções ** não obter comprovação para emb*sar a opinião. (CREPALDI,
</line>
<line>
2010)
</line>
</par><par>
<line>
Attie (2010) caracteriza *elatório com a*stenç*o de *pini** co*o "aq**le em que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
auditor d*ixa de emitir opinião sobre as demonstrações contábeis, p*r não ter obti**
</line>
<line>
comp*ovação sufici*nte para funtamentá-la".
</line>
<line>
Pinho (2007) *firma **e o relatór*o com *bsten**o de o*inião possui uma de*laração
</line>
</par><par>
<line>
de qu* o auditor não deseja opinar so*** a fidedigni**de
</line>
<line>
das demonstrações e que *l* deve
</line>
</par><par>
<line>
a*resenta* os *otivos para abster-se.
</line>
</par><par>
<line>
Al*eida (2012) acrescenta
</line>
<line>
que o audito* independ*nte d**e abster-se de ex*ressar
</line>
</par><par>
<line>
uma opinião em caso de não *bter evidê*cia apropriada e su*iciente para su*or**r sua opinião
</line>
</par><par>
<line>
e *oncluir que os possív*is efe*tos d* disto*ções não detectadas, se h*u*er, poderiam
</line>
<line>
se r
</line>
</par><par>
<line>
relev*ntes e generalizadas.
</line>
</par><par>
<line>
Almeida (*01*) define pará*rafo de *nfase como
</line>
<line>
parágraf* in**uído no re*at*rio
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
audi*oria r*ferente a um assunto apres*n*ad* ou
</line>
<line>
div*lg*do apropria*amente nas
</line>
</par><par>
<line>
demons**açõ*s *ontábeis q*e, pe*o julgament* do auditor, é fundamen*al, d*vido sua
</line>
<line>
impo*tânci* p*ra o entendimento pel*s us*ários.
</line>
</par><par>
<line>
Araújo, Arruda, Barreto
</line>
<line>
(2*08) af*rm*m que o pa*ágrafo de ên*ase é emitido q*an*o
</line>
</par><par>
<line>
oc*rre incert*za *e*eren*e ao desfecho capaz de afetar *ig*ifi*ativ*m*nte a po*ição
</line>
<line>
patrim*nial e fin*nceira d* e*tidade e qu* *á tenha sido de*idamente divulgad* nas notas
</line>
<line>
e*pli**tivas.
</line>
</par><par>
<line>
As circuntâncias
</line>
<line>
q*e Almeid* (*012) apres*n*a c*mo poss*v*is p*ra o auditor
</line>
</par><par>
<line>
con*iderar necessária a inclusão do parág*afo *e ênfase são: a existênc** *e in*erte*a relativa
</line>
</par><par>
<line>
ao de*f*ch* futuro
</line>
<line>
de litígio excepcional ou ação regula*ó*ia; quando permitida, a aplic*ção
</line>
</par><par>
<line>
de nova n*rma c*ntá*il antes de sua vigência, c*m efei*o dis*eminado *e form* generaliz*da
</line>
<line>
n** demo*straçõ*s; *at*s*rofe q*e imp*ctou *u continuará a impacta* * posiç*o *atrimonial e
</line>
<line>
*inancei*a da entidad*.
</line>
<line>
3.3 Legisla*ão nos clubes desportivos
</line>
</par><par>
<line>
* futebo* é
</line>
<line>
o
</line>
<line>
e*porte
</line>
<line>
co* mais p*at*cantes, ma*or alcance glob*l e maior
</line>
</par><par>
<line>
movimentaçã* de re*ursos (F*NN, GIULIANOTTI, *000 apud ASSIS, RICCIO, 201*),
</line>
<line>
destac**do-se *o co*texto esportivo * *mpactando com caráter social e *ultur*l
</line>
<line>
(*IULIANOTTI, ROBERTSON, 2**2 apud ASSIS, R*CCIO, 2017). No início do século
</line>
</par><par>
<line>
XX, ocorreu
</line>
<line>
a pr*fissional**ação
</line>
<line>
dos atlet*s, a**ndonando
</line>
<line>
assim o *aráter amador
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. F*A, T**es*na, v. 1*, n.7, a*t. 5, p. *9-91, jul. *022
</line>
<line>
w**4.fsanet.c*m.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Verific*çã* da A*equação às No*mas Contábeis Através do* Pareceres d* Audit*ria: Um Estud*
</line>
<line>
7*
</line>
</par><par>
<line>
modifi*ando o cenário
</line>
<line>
do f*t*bol
</line>
<line>
brasileiro (AMOR*N *ILHO, 20*2 apud SIL*ESTRE,
</line>
</par><par>
<line>
PER*IRA, E* *HAT*B, 2*16).
</line>
<line>
E* 1**1 foi aprovado o De*reto Nº 3.199, sendo * pioneiro em r*lação a*s desporto*
</line>
</par><par>
<line>
*acionais. Proibia a existê*cia d* enti*ades e*port*vas com finalidade *e *ucros e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
regu**mentação d* to*a atividade e*por*i*a er* *egula*entada pelo Estado (MELO, MELO,
</line>
</par><par>
<line>
200* apud FIGUEIR*DO, SAN*O*, C*NHA,
</line>
<line>
2017). Soment* em
</line>
<line>
1**6, a *ei nº. 6.354,
</line>
</par><par>
<line>
também conhecida como *ei do Passe, abord*u mais detalham**te o ví*culo entre o *lu*e e o
</line>
<line>
jogador. A L*i do P*sse det*rminava que o clu*e f*rmador fluíss* o dir**to e*onômico *obre
</line>
<line>
o atl*ta. Ai**a ap*s o término do co*trato de traba**o o clube de*inha o poder de transacionar
</line>
<line>
o *tleta.
</line>
</par><par>
<line>
*e a*ordo *om Silva e C*rva*ho (2009) apud *igueiredo, S*ntos, Cunha (2017),
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
p*sse func*onava *om*
</line>
<line>
*ma espécie de
</line>
<line>
cár*er* *ara o *tleta, já
</line>
<line>
que, me**o após o fim
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*ontrato e o desintere*se do c*ube em su* atividade p*ofission*l, ele não p*deria ser vi*cula*o
</line>
</par><par>
<line>
p*r out*o clube *em n**oci*ç*o d* seu clube *orm*dor. Para o clu*e formador, o passe a
</line>
<line>
consistia numa premi*ção p*la formação do atleta.
</line>
<line>
A Lei Zic* (Lei ** *.672/93) veio co* o objetivo de alinhar as normas e legislações
</line>
</par><par>
<line>
nacionais às j* existentes *m âmb*to es*o*ti*o mundial, em
</line>
<line>
qu*
</line>
<line>
havia inve*timen**s dire*os
</line>
</par><par>
<line>
da i*icia*iva
</line>
<line>
privada
</line>
<line>
(SILVA, TEIXEIR*, NIYA*A, 2009). El* *ossibilitava a gestã* dos
</line>
</par><par>
<line>
c*ubes de fut*bo* com fins lucrativos. A *ntenção era a *ran*ição *e clubes para empr*s*s.
</line>
<line>
Os impactos relevan*es da *ei Zico fora*: organizar o S**tema Federal Desportivo,
</line>
<line>
p**a pr*moção e apr*mor*mento da* práticas d* rendimento; de*e*ar comp*tê*cia e ações do
</line>
</par><par>
<line>
C*mit* Ol*m*ic* Brasileir* e da Justi*a D*spo*tiva; a*me*t*r a autonomia
</line>
<line>
das entidades
</line>
</par><par>
<line>
esportiv*s d**nte
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
*stado; permitir a
</line>
<line>
*lteração *as enti*ades esportivas para associações
</line>
</par><par>
<line>
comercia*s e consentir aos cl*bes o passe de seus *tletas e a o*t*nçã* d* receitas com a s**
</line>
</par><par>
<line>
tra*sa*ão (S*LVA, TEIXEIRA, *IYA*A, 2009). C**forme P**d* e Moreira
</line>
<line>
(2012), a Lei
</line>
</par><par>
<line>
Zico ainda disciplinou nos contr**os de atlet*s pro*ission*is e não profis*ionais os *ra*os.
</line>
<line>
E* *998 foi p*blicada * *ei Pelé (Lei nº. 9.615/98) que exti*guiu o passe e trou*e a
</line>
</par><par>
<line>
obrigatoriedade
</line>
<line>
*os c*u*es se
</line>
<line>
tra*formarem em empresas. Esse asp**t*
</line>
<line>
da Lei * resp**to
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
tran*ição *e
</line>
<line>
clubes para em***sa*
</line>
<line>
gerou g*an*e desc*ntentamento c*ític** por part* dos e
</line>
</par><par>
<line>
dirigent*s de **teb*l (*MOR*N FILHO apud SILVESTRE, PEREIRA, EL *HAT*B, 2*16).
</line>
<line>
* Lei Pel* *u**i* com o intuito de a*erfeiçoar a Lei Z*c*, **n*o*me Silv*, Teixei*a e Niyama
</line>
<line>
(2009).
</line>
</par><par>
<line>
O tér*ino do passe d*te*minou que a atividade
</line>
<line>
do atleta f*sse
</line>
<line>
por meio
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
remun*ração pactuada *m *on*rato de traba*ho desportivo seg*ndo a Lei Pel*. Anter*ormente,
</line>
<line>
R**. FSA, Teresina P*, v. *9, n. 7, a*t. 5, p. *9-91, jul. 202* *w*4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. *. Far*a*o, L. *. S Pinho
</line>
<line>
78
</line>
</par><par>
<line>
* *ransfe*ência de *og*dores de fute*ol de
</line>
<line>
um c*ube *ara
</line>
<line>
*utro
</line>
<line>
oco*ria
</line>
<line>
apenas em caso de
</line>
</par><par>
<line>
cons*ntimento d*s dois clubes *tr*vés de n*gociação de va*or a se* pago p*lo *lu*e
</line>
<line>
comp*ador àqu**e que det*nha os direi*os sobre o profissional.
</line>
<line>
*pó* crítica* dos di*igent*s es*ortivos r*lat*vas à obrig*tor*edad* d* mud*n** do*
</line>
<line>
club*s **ra e*presas, fo* *ub*icada a Lei 9.940/99, qu* v*io aumen**r o pra*o de ad**tação
</line>
<line>
dos estatutos *os clubes e* empresas d* dois para três a*os. C** a publicação da Lei 9.981
</line>
<line>
em 2000, os di*po**tivos que trata*am da t*ansição *lube-empres* foram alterados, tornand*
</line>
<line>
*a*ultativa *os clubes, de a*ordo com a nova *edaçã*, a transformação em s*ciedad*s *om
</line>
<line>
f*ns lucrativos. O Artigo f*i re*ogad*.
</line>
</par><par>
<line>
Posteri*rmen*e, em *003, a *ei nº 10.671 e a Lei *º
</line>
<line>
10.672 foram a*rova*as. A
</line>
<line>
Lei
</line>
</par><par>
<line>
10.671/*0*3 ta*bém conhecid* co*o Estatuto do To*cedor, **g**amenta
</line>
<line>
os direitos *os
</line>
</par><par>
<line>
torcedores
</line>
<line>
com* clie*te do *utebol. A Lei 10.672/2003, *hama*a Lei de Moralização
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*utebol, possibil*t*u a transfo*maç*o das a*soc*ações es*ortivas e* clube-empresa. A Le* de
</line>
</par><par>
<line>
moralização
</line>
<line>
do futeb*l com*lementou a Lei Pe*é e determinou a obri*atoriedade
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*labora*ão e p*blicaçã* das de*onstrações c*ntábei*, segundo * padrão estabelec*do pe*a Lei
</line>
<line>
n* 6.404/76, a Lei das S*ciedades Anôn**as (SILVA, TEIXEIRA, *IYAMA, 2009).
</line>
<line>
Em 2011, a Lei *º 12.3*5 al*erou a legislação desportiva novamente, criando os
</line>
</par><par>
<line>
Programas Atl*ta pódi* e Cidade *s*ortiva e revogou a Lei nº *.35*/76. Aind* ratifi*ou
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ex*g*ncia da **alização da a*ditoria i*d*pendent* das demonstra*ões contábeis dos club** de
</line>
<line>
*ut*bol, sendo requ**ito para capta*ão de fi*anc*amento* com recursos públicos e p*oce*sos
</line>
<line>
d* r*cupe*a*ão *conômico-finan*eiros a divulgação das de**nt*ações aud*tadas.
</line>
<line>
*uad*o 2 - Resumo da ev*lução *a legis*açã* apli*ável aos clu*es
</line>
</par><par>
<line>
*eis
</line>
<line>
Conte*do
</line>
</par><par>
<line>
*ecreto n* 3.199 de 1.*41
</line>
<line>
Não *erm*tia entidad*s es*orti*a* com finalidade lucrativa. Regu*amentação do Estado
</line>
</par><par>
<line>
L*i do *asse (lei nº 6.35*/76)
</line>
<line>
Garantia aos clubes for*ad*res o direito econômi*o sobre os atletas
</line>
</par><par>
<line>
L*i Zico (lei nº 8.672/9*)
</line>
<line>
M*nteve a Lei do *as*e Possibilid*de *e clubes com f*n* lu*rat*v**
</line>
</par><par>
<line>
Le* Pelé (le* nº 9.6*5/98)
</line>
<line>
Extinguiu o passe Determi*ou * transfor*aç*o de clubes em empre***
</line>
</par><par>
<line>
L** nº 9.9*0/*9
</line>
<line>
Esten*eu * prazo *ara t*ansição de cl**es *m e**re*as
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, *. 19, *.7, art. 5, *. 69-91, jul. 2022
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Verifi*ação da Adequação *s Normas *ont*bei* Através dos Pareceres de Auditoria: Um *studo
</line>
<line>
79
</line>
</par><par>
<line>
Lei nº 9.981/00
</line>
<line>
Tornou fac*ltat*v* a transform*ção dos *lubes *m emp*esas
</line>
</par><par>
<line>
Lei mo**lização do futebol (le* nº 10.672/03)
</line>
<line>
Cor*oborou a *aculdade de transi*ão em empresas Exigiu a publi*ação das *e*o*strações c*ntá*eis a*ditadas
</line>
</par><par>
<line>
Lei *º 12.935/11
</line>
<line>
*e*firmou a exigênci* da auditoria *ndepe*dente
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Ela*orado *el*s *ut*res
</line>
<line>
*.* A**itoria nos club*s de futebol
</line>
<line>
A Le* nº 12.39* de 16 de m*r** de 2011 alterou o texto da *ei Pelé, determinando qu*
</line>
<line>
os clu*es *ejam obrigados a apresentar suas demonstrações contábe*s * relatóri*s de *udi*oria:
</line>
<line>
[..] e*a*or*r suas d*monstrações financeir*s, se*arad**ente por at*vida*e ec*nôm*ca,
</line>
<line>
de modo dist*nto das atividades *e*reativas e sociais, nos term*s da lei e de a*ordo com *s
</line>
<line>
**drões * crit*rios estabelecido* pelo **nselho F***ral de Conta*ili*ade, e, após te*em sido
</line>
<line>
submetidas * auditoria independente, *rovidenciar sua pu*l*cação, até o último dia úti* do mês
</line>
<line>
de abril d* ano s*bse*uente, p*r período não in*erior a 3 (três) meses, em síti* *l*t*ô*ico
</line>
<line>
próprio * da re***ctiv* entidad* de admi*istra*ão ou *iga d*s*ort*va. (B*ASIL, 2011).
</line>
<line>
A Lei nº 10.672 de 2003, a Lei ** Moralização do Futebol, j* *equeria a elaboração de
</line>
</par><par>
<line>
demonstrações contábeis e divulg*ç*o ap*s auditoria independente. A Le*
</line>
<line>
12.395/11 vei*
</line>
</par><par>
<line>
refo*çar es*a e**gência.
</line>
</par><par>
<line>
*s clubes *ão o*rig*dos a elabo*ar*m e terem suas d**onstrações con*ábeis auditadas
</line>
</par><par>
<line>
por auditores i*dependen*es, que, embasados nas no*mas e *r***ípios de contabili*ade
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
aud*toria, em*tem sua op*ni*o.
</line>
</par><par>
<line>
4 RESUL*ADOS * DISCUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
4.1 B*tafogo de futebol e rega*as
</line>
</par><par>
<line>
O Bo*afogo d* Fu*eb*l e Reg*tas d*vulgo* o relatório de au*itor indep*n*ente em
</line>
<line>
conjunto co* *uas demonstrações em todos os exercí**os e*tre 2013 e 2*17, **nforme
</line>
<line>
exigê*cia da L** 12.395/11. A opinião do audit*r **vulgada f*i modific*da, com exce*ã* do
</line>
</par><par>
<line>
exercício de 2012. As modificações n*s exercícios de 2013 a 201* fora* referen***
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
res*alvas. O percentual de relató*io mod*ficado foi de 80%, enquanto 20% represe*ta
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
relatório não mod*ficado p**licado no período em *uestão, con*or*e ilustrado no Gráfico 1.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a **, v. 19, n. 7, ar*. 5, p. 69-91, *u*. *022 *ww4.fsanet.*om.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. C. Farraco, L. J. S Pinho
</line>
<line>
8*
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico * - Ti** de *elató*io do auditor independente d* Botafogo
</line>
</par><par>
<line>
F**te: *laborad* pelos autores
</line>
<line>
*abela * - Qu*ntidade e *b*eto de res*a*v*s do Botafo*o
</line>
</par><par>
<line>
ANO
</line>
<line>
2013
</line>
<line>
2014
</line>
<line>
2015
</line>
<line>
201*
</line>
<line>
*017
</line>
</par><par>
<line>
*ESSALVAS
</line>
<line>
4
</line>
<line>
2
</line>
<line>
1
</line>
<line>
2
</line>
<line>
0
</line>
<line>
Consoli*aç*o
</line>
<line>
Contingê**i*
</line>
<line>
Dep**c*ação
</line>
<line>
*epr*ciaçã*
</line>
<line>
E*uivalência
</line>
<line>
Depreciaç*o
</line>
<line>
Impairme*t
</line>
</par><par>
<line>
OB*E*O
</line>
<line>
Depreci*ção
</line>
<line>
R*lação de
</line>
</par><par>
<line>
atl*tas
</line>
<line>
Fonte: *laborado pe*os *utores
</line>
<line>
Em relação às quanti*ades e ob**tos de ressalv*s, *estaca-se a permanênci* da
</line>
<line>
depre**ação como objet* de ressalva. O motivo da ressalva da *epreciaç*o é a re**ização d*
</line>
<line>
cálcul* de ac*r** com as taxas fisc*is da *ece*ta F*deral e não c*n*o*me o estabelecido p*lo
</line>
<line>
pro**n*iamento CPC 27 - Ativo imobilizado, baseada nas taxas *ue levam em *ons*deração
</line>
<line>
aexpec*a*iva ** vi*a *til do* bens.
</line>
<line>
4.2 Clube de regatas do *lamengo
</line>
<line>
O Clube de Regatas do Fl*mengo *presento* e* *o*os *s *x*rcícios entre 2013 e
</line>
</par><par>
<line>
201* *ela*ório d* auditor *ndependen*e em con*unto c*m suas demonst*ações contábeis, o
</line>
</par><par>
<line>
confor*e determ*na a Le* 12.395/11. Em todos o* relatórios a *piniã* d* audit*r co***da
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
não modifi*ada, indican*o que as dem*nstrações financei*as repre*entam ad*quadamente, em
</line>
<line>
tod*s os aspectos relevante*, a po*ição patrimo*ial e *inanceir* do *lu*e.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, v. 19, n.7, art. 5, p. 6*-91, jul. 2*22
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Veri*icação da Ad*quação às Normas Contá*eis Através dos *arec*res de Audi*oria: Um Estud*
</line>
<line>
81
</line>
</par><par>
<line>
Grá*ico 2 -* Tipo de rel**ório d* auditor in*ependen*e d* *lameng*
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: El*borado pe*os autores
</line>
<line>
4.3 Fl**inense football clu*
</line>
<line>
* Fluminense Football Club divul*ou em *onjunt* com as de*onstra*õe* *ontáb*is o
</line>
</par><par>
<line>
relatóri* d* au*it** independente no perí*do
</line>
<line>
*e 2013 20*7. No enta*to, não cum*riu e
</line>
</par><par>
<line>
inte*ralmente o estabelecido
</line>
<line>
na Lei 12.395/11, vi*to
</line>
<line>
que em **17 divulgou em
</line>
<line>
atr*so. *
</line>
</par><par>
<line>
prazo dete*minado é *té o úti*o dia *til do mês de abr*l do **o sub*equ*nt*, a div**gação de
</line>
</par><par>
<line>
2017
</line>
<line>
ocorreu
</line>
<line>
** 15 de maio de 2018. A opin*ão do audi*or fo* *odif*cada ap**as n*
</line>
</par><par>
<line>
exercício 2013, represent**do 20% do total. Nos *ema*s ex*rcí*ios, o auditor considerou que
</line>
<line>
as demo*strações r**resentam ad*quada**nt*, em ***os os aspec*os r*levantes, a posição
</line>
<line>
*a*rimonial e financei** do c*ube. O* *elató*ios não *o*ificados montam de 80% do tot** de
</line>
<line>
r*latórios divulgados, como segue no **áf*co *.
</line>
<line>
Gráfi*o 3: Ti*o *e r**atório do *ud*tor *ndepe*de*te do Flum*n*nse
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: El*borado pelos a**ores
</line>
<line>
A úni*a modifica*ão pertine*te ao período *nalisa*o foi no exercí*io *013. *ma
</line>
</par><par>
<line>
ressalva relativa à *usência nas **tas explicati*** da relação de atlet*s vincul*dos e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T**esina PI, v. *9, *. 7, *r*. 5, p. 69-91, *u*. 2022
</line>
<line>
ww*4.*sanet.*om.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. C. Farraco, *. J. S P**ho
</line>
<line>
82
</line>
</par><par>
<line>
e*istência ou n*o do percentual de direito eco*ômico sobre eles, confor*e d*terminação da
</line>
<line>
ITG 20*3, confor** Tabe** 2.
</line>
<line>
Tabela 2 - Qua*tidade e o*jet* de ress*lvas do Flumi*ens*
</line>
</par><par>
<line>
ANO
</line>
<line>
2**3
</line>
<line>
*014
</line>
<line>
2015
</line>
<line>
*016
</line>
<line>
*017
</line>
</par><par>
<line>
R*SSALVAS
</line>
<line>
1
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
*BJETO
</line>
<line>
Relação de
</line>
<line>
atletas
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: El*bora*o pelos *utores
</line>
<line>
4.4 Clube *e regatas *asco d* Gama
</line>
<line>
O Club* de Regatas **sc* d* Gama *ão cumpri* o *sta*elec*do pela L*i *2.395/1*
</line>
</par><par>
<line>
em 2*13, visto
</line>
<line>
que não divulg*u o relat*rio de auditor inde*endente e* c*njunto com suas
</line>
</par><par>
<line>
d**ons*raç*es. Nos dema*s ex*rcíci*s, a determinação *a Lei 12.395/11 foi cumprida. O
</line>
</par><par>
<line>
rel*tório do auditor i*dependente foi modificado em todos os exercício* divu*gados, 2*14
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
2017, ou se*a, 1*0% de relatórios mod*ficad*s, demonstrado no gráfi** 4.
</line>
</par><par>
<line>
Grá*ico 4 - Tipo de rel*tório do audit*r *ndepen*ente do Vasco da Ga*a
</line>
</par><par>
</page><line>
Fo*te: Elaborado pelo* autore*
</line>
<line>
Em relação aos relatórios modific*dos, entre 201* * *016 foram *odi*ados por
</line>
<line>
res*alvas, enquanto no ex*r**cio de 2*17 foi **r absten*ão de opin*ão do **dit*r. Já refer*nt*
</line>
<line>
*o número e objetos de r*ssal*as, o auditor em 2014 af*rmou que *ão foi p*ssí*el confirmar o
</line>
<line>
saldo ** ca*xa no dia 31 de dezembro, devido ao período da realização da audito*ia; o clube
</line>
<line>
não p*ssui controle patrimo*ial dos ben*; não foi possíve* ver*fi*ar o cálculo *a depreciação
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.7, art. 5, p. 69-9*, jul. 2022 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
**rificação da A**qua**o à* Normas *ontábeis Atravé* do* Pare**re* de Auditor*a: Um Estu**
</line>
<line>
83
</line>
</par><par>
<line>
re*onh*c*d* de b*ns *móvei* e q*e * depre*iação dos demais bens do imobiliz*do não foi
</line>
<line>
re*onheci*a; não foi rea*izado o te*te de recuperabilidade - IMPA*RM*NT; ainda em rel*ção
</line>
</par><par>
<line>
*o im*b*li**do, foi re*li*ada a reav*liação *e ativos; *s valores de e*préstim* de
</line>
<line>
terce*r*s
</line>
</par><par>
<line>
não sofrera* nenhuma atuali*ação n** foi identi*icado q*alquer pagamento; não foi
</line>
<line>
c*n*t*tuída a *rovisão d* créditos de liquid**ão *uvido*a.
</line>
<line>
N* e*ercício de 2015, a* re*salva* *efer*nt*s ao cai*a, aos emprés*imo* *e terceiros, a
</line>
<line>
ausê*cia de provis*o de c*édi**s de liquida*ão duvid*s* re*etiram-s*. Em *0*5 não fo*
</line>
</par><par>
<line>
reconhe*ida dep*eci*ção do i*obilizado. O saldo inicial da cont* de a*licação fi*ance*ra *
</line>
<line>
p*rmanec*u *na*tera*o ao fi* do exercício. Em 2016, mantiveram-se as ressalvas referentes
</line>
<line>
*o *aixa e * inexist*ncia da prov*são de cr*ditos de liquidação duvidosa.
</line>
<line>
**bela 3 - Q*antida*e e objeto d* **s*alvas d* Vasco da Gam*
</line>
</par><par>
<line>
ANO
</line>
<line>
20*3
</line>
<line>
2014
</line>
<line>
2015
</line>
<line>
201*
</line>
<line>
2017
</line>
</par><par>
<line>
RESS*LVAS
</line>
<line>-</line>
<line>
7
</line>
<line>
5
</line>
<line>
2
</line>
<line>-</line>
<line>
Caixa
</line>
<line>
Aplica*ão
</line>
<line>
Caixa
</line>
</par><par>
<line>
O*J*TO
</line>
<line>-</line>
<line>
Controle
</line>
<line>
Financeira
</line>
<line>
P*LD
</line>
<line>
Patrimo*ial
</line>
<line>
C*ixa
</line>
<line>
Depreciação
</line>
<line>
Depreci*ção
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Fonte: Elaborado *elos a*tores
</line>
<line>
No ex*rcíci* d* 2017, a modificação *o rel*tório oc*rreu *m de*orrência de ab**enç*o
</line>
<line>
d* opi*ião do *udit*r e* fac* da nã* obtenção de evidênci* *propriada e suficien*e. Ausê*cia
</line>
</par><par>
<line>
d* resposta à* *artas de *irc*l**izaç*o, não a
</line>
<line>
apr*s*n**ção de *ocum**taç*o su*orte, a não
</line>
</par><par>
<line>
aprese*tação de c*mposiç*e* de sald*s
</line>
<line>
do
</line>
<line>
*mobiliz*d*, identifica**o dos bens, *o*tr*le d*s
</line>
</par><par>
<line>
cálculos da
</line>
<line>
depreciação, nã* f*rn*ci*ento d*s contra*os d* imagem profissi*nal e lim*tação
</line>
</par><par>
<line>
do* saldos anter*ores
</line>
<line>
*ue, *egundo os audito*es, possuíam ressa**as f*ram o embasamento
</line>
</par><par>
<line>
para a abs*en**o da o*inião do auditor.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*res**a PI, v. 19, n. 7, art. 5, p. 69-*1, jul. 2022
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. C. Farra*o, L. J. S P*nho
</line>
<line>
84
</line>
</par><par>
<line>
*.*. Visão ger*l
</line>
</par><par>
<line>
No período ana*isa*o, de 2013 a *017, * *egi**ação aplicável re*ueria a *pre*entação
</line>
</par><par>
<line>
*o rela*ó*io do au****r independent* em conju*to co*
</line>
<line>
a*
</line>
<line>
demons**ações *ontábei*. Apenas
</line>
</par><par>
<line>
em 2013, O Club
</line>
<line>
de Regatas Vasco da Ga*a não ap*ese*to* * r*latório de auditor*a. *s
</line>
</par><par>
<line>
clubes cariocas: Botafogo, Flamengo e Fluminense apresentaram em tod*s os e*e*c*cios o
</line>
<line>
r**a*ório do a*di*or *n*e*endente. Po*tanto, 95% dos relatórios requeridos foram aprese*tados
</line>
</par><par>
<line>
e *% c*rrespondem ao não apres*ntado. Salien*a-se **e * Fluminens* no e*ercício de
</line>
<line>
20**
</line>
</par><par>
<line>
publ*c*u suas demonstra**e* f*nanc*iras e relatório d* audit*ria em atraso, *erf*zendo de*ses
</line>
</par><par>
<line>
95% a*resentado*
</line>
<line>
uma par*ela de 5,6*% em atraso. A seguir, o gráfico 5 r*pres*ntando a
</line>
</par><par>
<line>
divu*g**ão dos *elatórios.
</line>
<line>
Gráfi*o 5 - Divulgaçã* relatório de auditor ind*pen*ente dos clubes c*rio*as
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Ela*orado pelos aut*res
</line>
</par><par>
<line>
Do tot*l d* dez*nove rela*ór*os *ivulgados no período d* 201* a 201*, pelos
</line>
<line>
q*a*ro
</line>
</par><par>
<line>
clubes cariocas,
</line>
<line>
dez for*m não mod*fi*ados, *e*resentando 52,6*%. O número
</line>
<line>
d* relatórios
</line>
</par><par>
<line>
mo*ific*dos, nove, correspond* a 47,37%, conform* Gráfico 6.
</line>
<line>
Gr*fico 6 - T*po de relatório d* audito* inde*endente *os *lube* cariocas
</line>
</par><par>
<line>
MOD***CADO
</line>
<line>
NÃO
</line>
<line>
MOD*FICAD*
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: E*aborado pe*os autores
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esin*, v. 19, n.*, *rt. 5, p. 69-91, *ul. 20*2
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V*rificaçã* d* Adequ*ção *s *or*as Con*ábeis Através do* P*receres de Audito*ia: Um E*tudo
</line>
<line>
85
</line>
</par><par>
<line>
Pertinente ao ti*o de *odificaç*o dos r*latóri*s do audito* independ*nte, do tot*l de
</line>
<line>
nove modi*icados, oito foram por ressa*vas e uma *or *bstenção de o*inião. A absten*ão de
</line>
<line>
opinião corresponde a 11,11% e as ressalvas p*r 89,89% do total de modifica*ões, sendo
</line>
<line>
graficamente r*presentado no Gráfico 7.
</line>
<line>
G*áfico 7: Tipo de *o*ificação do* c**bes cariocas
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: El*borado p*los autores
</line>
<line>
Na Ta*e*a 4 a **guir é po*sív*l visual*zar as quantidades * objetos de re*sa*vas **r
</line>
<line>
ex*r*í*i* **s clubes em co**unto.
</line>
<line>
T*b*la 4 - Quantidad* e objet* de re*salvas dos *l*be* *a*iocas
</line>
</par><par>
<line>
RES*ALVA/ANO
</line>
<line>
2*1*
</line>
<line>
2*14
</line>
<line>
20*5
</line>
<line>
201*
</line>
<line>
20*7
</line>
<line>
TOTA*
</line>
</par><par>
<line>
Aplica*ão fi**nce*ra
</line>
<line>
1
</line>
<line>
1
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
Caixa
</line>
<line>
1
</line>
<line>
1
</line>
<line>
1
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
C**s*li**ção
</line>
<line>
1
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
Conti*gê*cia
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Co**role patrimoni*l
</line>
<line>
1
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
Deprecia*ã*
</line>
<line>
1
</line>
<line>
2
</line>
<line>
*
</line>
<line>
1
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
Em*ré*tim*s
</line>
<line>
1
</line>
<line>
1
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
Equivalên*ia pa*rimon*a*
</line>
<line>
1
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Im*airment
</line>
<line>
1
</line>
<line>
1
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
*CLD
</line>
<line>
1
</line>
<line>
1
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
Reavaliação de ativo*
</line>
<line>
1
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
R*lação de atlet*s
</line>
<line>
2
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
R*SSALVAS
</line>
<line>
5
</line>
<line>
9
</line>
<line>
6
</line>
<line>
4
</line>
<line>-</line>
<line>
24
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado *elos a*tores
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Teresina PI, v. 19, n. 7, art. 5, *. 69-*1, jul. 2022
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. C. Farraco, L. J. S Pinho
</line>
<line>
86
</line>
</par><par>
<line>
*o Gráfi*o * é demonstrado o perc*ntual de cada *b*eto d* ressalva e seu *espect**o
</line>
</par><par>
<line>
per*en*ual de par*ic*paçã*
</line>
<line>
n* tot*l d*s ressalvas rec*b*da* *elos clu**s. De**aca-se além da
</line>
</par><par>
<line>
g*ande var*ed**e
</line>
<line>
de obj*tos, o g*ande p*rcentual para a depreciação em decorrência da
</line>
</par><par>
<line>
dissonância *nt*e o p***icado *elos clubes e o esta*e**cido *o *P* 27 que t*ata *o ativo
</line>
<line>
i*obilizado. A depreciação *a*c*la*a em base de *axas fiscais da Recei** Fed*r*l e nã* em
</line>
<line>
ta*as que l*vam em *onsideração a expectativ* d* vida út*l ou s*mplesment* o nã*
</line>
<line>
rec*nhe*imento da dep*ec*açã* no exercí*io foi r*sp*nsável por 25% d*s ressalvas. Ain*a no
</line>
<line>
que tange ** imobilizado, * ausência de controle patrimonial também contrari* * estabelecido
</line>
<line>
no CPC 27 de at*vo im*bi*izado.
</line>
</par><par>
<line>
A pr*tica de reavali*ção
</line>
<line>
de ativo* está proibid* desde a Lei 11.638/07 e ainda as*im
</line>
</par><par>
<line>
foi re*liza*a, correspondente a 4,17% *e ressalvas. Ou **ja, atribu*-se a* *mobilizad* *3,34%
</line>
</par><par>
<line>
das ressalvas. A *ão divulgaç*o da r*laçã* de at*etas vincula*o* a*s cl*bes *om vistas
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
evi*encia*, de forma in*ividual, o dir*ito eco*ômico sobre os a*letas **tá em desacordo com a
</line>
<line>
ITG 20** qu* se apli*a e*clusi*amente às entidades e*portivas e que sua adoçã* oco*reu e*
</line>
<line>
2013.
</line>
<line>
Gr*fico 8: Objetos de ressalv*s d*s *l*bes cariocas
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado pelos *utor*s
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Te*esin*, v. 19, n.7, art. 5, p. 69-91, jul. *022
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*e*if**ação da A*equação às No*mas Contábeis At**vés dos Pareceres ** A*ditoria: Um Estudo
</line>
<line>
87
</line>
</par><par>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES F*NAIS
</line>
</par><par>
<line>
Este t*abalho teve co*o principal obj*ti*o verifica* quais os *bjeto* de ressa*v** nos
</line>
<line>
*elatórios de audi*ori* divulgados pel** clubes cariocas por inade*uaç** *s norm*s *plicáveis.
</line>
</par><par>
<line>
Para tan*o, fora* avali*dos os pareceres
</line>
<line>
de
</line>
<line>
auditoria
</line>
<line>
dos exercícios de
</line>
<line>
2013 a
</line>
<line>
2017 dos
</line>
</par><par>
<line>
princip**s times de futebol *a*ioca: Botaf*go, Flamengo, Flu*in*nse * Va*co.
</line>
<line>
Verifico*-se claram*nte uma di*paridade e*tre o* clubes relativ* à adequação às
</line>
</par><par>
<line>
normas aplicáveis. Enquanto * cl*be
</line>
<line>
d* Vasco possui
</line>
<line>
todo* os r**ató*ios de auditor*a que
</line>
</par><par>
<line>
*oram apresenta*os com *pinião modificada, send* *ssim, *nadeq*ados para * ente*diment*
</line>
<line>
da situação da posição f**ancei*a e patrimonial da en*idade, o *lube *o Flame*go apresentou
</line>
<line>
opinião não modifi*ada em todos os seus rel*tór*os, ge*ando, assim, *emons*rativos contábeis
</line>
<line>
co*fiáveis e com rep**sen***ão fidedigna da situação financeira * patrimonial d* entidade.
</line>
</par><par>
<line>
A*nda a
</line>
<line>
*sse respeito, enqua*to
</line>
<line>
o Bota*ogo aprese*t*u 80% *e
</line>
<line>
rel*tórios de auditor
</line>
</par><par>
<line>
*nd*pende*te modificados, inver*amente, * Flumi*en*e apre*entou 80% de não m*d*ficad*s.
</line>
<line>
O probl*ma das *iscrepâncias *puradas ** rel*ção à adequação das no*mas
</line>
</par><par>
<line>
aplicáveis d*ve ser ent**dido
</line>
<line>
*ela
</line>
<line>
fal** de
</line>
<line>
c*ntr*le interno **s clube*, pois se o
</line>
<line>
**oblem*
</line>
</par><par>
<line>
fosse ** norma em s*, nenhum clube *lcançari* 100% d* *dequação no* c*n*o ano*
</line>
</par><par>
<line>
ana*isados, como foi o ca*o
</line>
<line>
do clube do Flame*go. Ou mesmo, o clu*e
</line>
<line>
Fluminense, que só
</line>
</par><par>
<line>
não alcançou os 100%, por co*t* da não divulgação do re*a*ório dos atletas em 2013.
</line>
<line>
Vale frisar q*e os c*u**s an*l*s*do* ap*es*ntam menores ressalv*s * ca*a ano *ue se
</line>
<line>
passa, sendo que no ano de 2017 nenh*ma *essalva foi apurada. Isso evidenci* que, ness* *no,
</line>
<line>
todos club** analisado* s*guem fi*lmente a no*ma c*ntábil apli*ável às e*tida**s esportiv*s,
</line>
</par><par>
<line>
reme*endo-nos * idei* do *pren*izad*
</line>
<line>
acerca da a*licação ** norma. *or outro lad*,
</line>
</par><par>
<line>
perce*e*os que a aplicação gr*du*l da nor*a é ine*ente ao proce*s* da aplicabilida** da*
</line>
</par><par>
<line>
n*vas nor*as *o*tábeis, a* quais precisam passa* por um
</line>
<line>
período d* *a*ura**o *
</line>
<line>
dis*ussão
</line>
</par><par>
<line>
*ara, em s**uida, ter a sua aplicação *ntegral pela* en*idades.
</line>
<line>
As normas contábei* aplicáve*s à* entidades d*sp*rti*as deve* ser se*uidas pelas
</line>
</par><par>
<line>
entidade*, e no *aso
</line>
<line>
*e as ent*dade* não estare* apli**ndo-a, d*vem ser *eport*dos n*s
</line>
</par><par>
<line>
*elatório* de
</line>
<line>
*uditor*a com in*uito
</line>
<line>
de evidenciar os riscos ineren*e* à a**l*ação c*rreta d*
</line>
</par><par>
<line>
posição f*nanceira e
</line>
<line>
patrimonial da entidade. Fri*a-se que enti*a*e* com *ins lucra*ivos ao
</line>
</par><par>
<line>
a**esentarem demonstrativos con*ábeis não *id*dignos po* longo período ter*am *u*s
</line>
<line>
a*ões
</line>
</par><par>
<line>
desvalo*iz**a*, dentre outros p*ejuízos a*sociados * informação contáb*l *ão fided**na.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Te*esina *I, v. *9, *. *, art. 5, *. 69-91, jul. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.**m.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. C. Farraco, L. J. * P*nh*
</line>
<line>
88
</line>
</par><par>
<line>
Poster*ormente, fo*a* analisados de forma conj*nta os r*latórios
</line>
<line>
dos clubes; essa
</line>
</par><par>
<line>
disparid*de ent*e os clubes explica os pe*c*ntu*is semelhantes *ntre os relatório* modifica*os
</line>
<line>
e não **dificados, s*ndo r*la*órios não modif*cados 52,63% e 47,37% os *o*ifica*os.
</line>
</par><par>
<line>
Ao cumprimento do est*belecido na *ei 12.395/11 de apr*s*n*ação
</line>
<line>
do r**atório de
</line>
</par><par>
<line>
au*itor independente em *onjunto com a*
</line>
<line>
dem*nstraç*es, há um a*to
</line>
<line>
percen*ual
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
ad*q*ação,
</line>
<line>
on*e 9*% dos relat*rios requeri*os f*ram apresen*ad*s pelos c*u*es. *penas
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
clu*e do Vasco, n* e*ercício de 2013, deixou de *prese*tar * rela*ório de auditoria,
</line>
<line>
o
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
**p*esenta 5% de não apres*n*aç*o.
</line>
</par><par>
<line>
N* que concerne ao núme*o e o*jetos de ressalvas, desta*a-*e a diversidade
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*atéri*s de ressalvas, simultaneamente, com a *lta fre*uên*ia referente ao imobil**a**, co*o
</line>
</par><par>
<line>
o cálculo
</line>
<line>
da deprecia**o real*zado *om base *as ta*as
</line>
<line>
fi*cais *a Receita *ederal e não
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
*xpectativa de vida útil do* b*ns, que representa 2*% dos objetos de ressa*va, aind* soma-s*
</line>
<line>
ao pe*ce*tual rel*ti*o *o imobiliz*do *s *,17% de ausê*c*a *e controle patrimonial e 4,17%
</line>
<line>
d* reali**ção de re*valiação de ativo*. *o*tanto, só e* *i*co*dância com as determin*çõ*s do
</line>
<line>
*PC 27 - Ativo Im*b**i*ado remonta **,34% do to*a* de ressalvas.
</line>
</par><par>
<line>
A ITG 200* foi publicada e passo* vi*or*r no a
</line>
<line>
exe*cí*io
</line>
<line>
d* 2013, s*n*o que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
de*cump*imento de suas det*rminaçõ*s é * causa de 8,33%
</line>
<line>
d* to*al de re*salvas pe*a
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
di*ulgaçã* da r*lação de atletas vincul*dos aos cl*bes, ambas oc*rridas no exercí*io de 20*3,
</line>
<line>
**dicand* apenas a difi***da*e d* adoção inicia*.
</line>
</par><par>
<line>
Con*lu*-se que a adequação às n*rmas contábeis apli*áveis não é
</line>
<line>
hom*gê*ea,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
dificu*dade
</line>
<line>
de confo*midade não
</line>
<line>
co*si*te na complexi*ad* das nor**s * sim na adequação
</line>
</par><par>
<line>
dos c*ubes a el*s, vi*t* *ue enquanto alguns clubes ade*uar*m-s* suas demon*trações e
</line>
</par><par>
<line>
contábei* foram totalmente e*aboradas de forma a rep*esentar
</line>
<line>
adequadament* su* pos*ção
</line>
</par><par>
<line>
patrimonial, outros rec*beram ressalvas e abstenção *e opinião, gerand* *ma informação
</line>
<line>
c***ábil não confiável.
</line>
<line>
Como indicação de *uturas pesquisas sugere-se a verifica*ilidade da aderê*cia das
</line>
</par><par>
<line>
norm*s c*ntá*eis de outros *lubes
</line>
<line>
de futebol no B*asil, que apont** os mai*r** indícios
</line>
</par><par>
<line>
ace**a
</line>
<line>
*a d**crepância. Sugere-*e ainda
</line>
<line>
analisar a *u*lid*de
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
i*form*ção contábil
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
ent*d*des
</line>
<line>
d*sp*rti*as do Bras*l, visto que e*sas são aud*tadas, mas seus demo*str*tivos
</line>
</par><par>
</page><line>
cont*beis ne* sempre repre*enta* c*m fidedignidad* a sit*ação financeira e patrimon*a* da
</line>
<line>
entidade repor*ada.
</line>
<line>
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</line>
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ASSI*, R. *; **CCIO, E. L;
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Govern*nça no
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futebol p*ofissional: Um* estr*tura p*ra
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<line>
club*s brasile*r*s.
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*017. *i*poní**l em:
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http://*dco*t.net/index.php/**cont/AdCo*t2017/paper/viewFile/2638/750>
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Aces*o
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*ei
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n º.
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9 .5 * 8 ,
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<line>
de
</line>
<line>
10
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<line>
de
</line>
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dezembro de
</line>
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D*sponível
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BRA*IL,
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<line>
Le*
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n º.
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9 .6 1 5 , d e 2 4
</line>
<line>
de març* de *998.
</line>
<line>
Disponí*e*
</line>
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em:
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