<document>
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<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 7, art. 15, p. 295-307, *u*. 20*2
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*2.19.7.15
</line>
</par><par>
<line>
* Ressignificação da Figura do Br*c*ó como Lug*r d* Memór**s
</line>
<line>
The Resignif**ation of the *hrift Store *s a Pl*c* of Memori*s
</line>
</par><par>
<line>
Maria Julia **niz L*urenço
</line>
<line>
Me*tra*o em Ci*n*ias da L*nguagem para Univer*id*de do Sul de Sant* **tarina
</line>
<line>
Gr*duação em Tecno*ogia em De*ign de Moda p*lo Instituto Fed*ra* de Santa Catari*a
</line>
<line>
E-mail: ma*ia*unizjul**@gmail.c*m
</line>
<line>
H*loisa Junck*a** Preis Mo*aes
</line>
<line>
Doutora em Co*u*icação So*ial pela PUC *o Rio Grande do Sul
</line>
<line>
*oce*te do Program* de P*s G*adua*ão em Ciên*ia* d* Linguage* da U*iversidade do *ul de Santa Catarina
</line>
<line>
E-mail: helo*sapreis@hotmai*.c*m
</line>
</par><par>
<line>
*n*er*ço: Ma*ia J**ia Muniz Lourenç*
</line>
<line>
E*itor-*hefe: Dr. Ton*y Kerley ** A*encar
</line>
</par><par>
<line>
Universidade do S*l de Sa*t* Catarina, **o*ram* de Pós-
</line>
<line>
Ro*rigues
</line>
</par><par>
<line>
Gra**ação em C*ências *a Linguag*m.
</line>
<line>
Av. J*sé Acácio
</line>
</par><par>
<line>
*oreira, 7*7, Deho*, 88704900 - **barão, SC - B*asil.
</line>
<line>
Artigo re*ebi*o *m 28/03/2022. Última
</line>
<line>
ve*s*o
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço: Helo**a Junc*laus Preis Moraes
</line>
<line>
rec*bida e* *8/04/2022. Aprovado em 19/04/*022.
</line>
</par><par>
<line>
Univ*rsidade do Sul de Santa Ca*arina, *r*grama de P*s-
</line>
</par><par>
<line>
Graduaç*o em *i*nci*s da Linguage*. , Av. José Acácio
</line>
<line>
Avalia*o pelo sis*ema *r*ple Re*iew: Desk Review a)
</line>
</par><par>
</page><line>
Mor*ira, 787, Deh*n, 8**04900 - T*barão, *C - Bras*l.
</line>
<line>
*elo E*itor-Chefe; e b) Doub*e Bl*nd Review
</line>
<line>
(avali*ção cega por dois *v**ia*ores da ár*a).
</line>
<line>
Revisão: Gr*mat*cal, Normati*a e de Forma*ação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. J. M. Lourenço, H, J. P. Moraes
</line>
<line>
*96
</line>
</par><par>
<line>
*ES*MO
</line>
</par><par>
<line>
Popularmente conhecido c*mo um l*cal *ue vende roupas usadas, o br*chó, na pós-
</line>
<line>
m*der*idade, pas*ou por ressignificações. Com i*to, a parti* *os conceitos de Nora (1993) de
</line>
<line>
"lu*a* *e m*mória", es** art*go *b**tiva disc*tir se * brechó p*deria ser to*a*o como a*ém
</line>
<line>
deste: um lugar de memór*a*, n* plural. Assi*, visualizado nã* a**n*s **mo um local de
</line>
<line>
*omércio, mas també* co*o loc*l de imag*ns e de mem*rias mo*ilizadas pelo imaginário.
</line>
<line>
Para isso, an**isaram-se os asp*ctos definidos por Nora (1*9*), associa*do com as
</line>
<line>
c*r*c*erísticas presentes na figur* do brech*, a *onceitos do imaginá*io expl*r*dos
</line>
<line>
principalmente por D*ran* (2019), Maffe*ol* (2001) e Silv* (2020). A pesq*isa pos*u* ca**ter
</line>
<line>
*i*l**gráfic* e su* i**ort*nci* e*etua-*e ao e*plorar um f*n**eno que *em se
</line>
<line>
r*ssigni**c*ndo na pós-m*dernidade.
</line>
<line>
Palavras-chav*: Brechó. Memória. Imaginário. Lugar d* Memórias.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
Popular*y known as a place that sells used c*othes, *he thrift store, in pos*-modernit*,
</line>
<line>
und*rwent *e*igni*ications. With this, bas** on N*ra's (1993) co*cepts of "plac* of memory",
</line>
<line>
this article aims to discuss **ether the thrift s*ore could be taken as *eyond *his: a place of
</line>
<line>
memo*ies, in the plural. Thus, viewed n*t only a* a pl*ce of commerce, but also *s a plac* of
</line>
<line>
images a*d memories *obil*zed b* the im*ginary. For this, the asp*cts defined by Nora
</line>
<line>
(*99*) were analyze*, associating them wi*h the charac*eristics pres*nt in the thrif* store, and
</line>
</par><par>
<line>
associat** with imagina*y concepts ex*lored mainly by Duran* (2*19), Maf*e*oli (2001) it
</line>
<line>
and Silva (2*20). The res*arch has a bibliog*aph*c **aracter, and its *mport*nce is car*ied out
</line>
<line>
*y exploring a phenomen*n t*a* has *een chang*ng in post-modern*ty.
</line>
<line>
*eywo*ds: Thrift St*re. *emor*. Imagery. *la*e of Memories.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *SA, Teres**a, v. 19, n. 7, art. 15, p. *9*-307, jul. 202*
</line>
<line>
www*.fs**et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* R*ssignificação da Figura *o Brechó com* Lugar de Memó*ias
</line>
<line>
297
</line>
</par><par>
<line>
1 *NTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
*al*r so*re bre*hós é me permi*ir ace*sar minhas
</line>
<line>
própria* memó*ia* ind*viduais.
</line>
</par><par>
<line>
Enc*ntro si*gula*e* lembranças, *u*nd* e*, freq*entement*, ia à busca *e peças *xcêntric*s e
</line>
<line>
singulares em brech*s no início *a minha a*olescência. Se realmen** somos uma so*iedade
</line>
<line>
d* consumo, opto por, muitas vezes, usufr*ir do consu*o de me**ri*s. Apesar de, ant*s dos
</line>
<line>
es***os dos *onceito* de Nora (1993), Mafes*li (20*1), *urand (2*1*), Si*va (2*20) e o*t*os,
</line>
<line>
não saber da relação tão grand* existente ent** brechó, memória e *maginário.
</line>
</par><par>
<line>
U* loc*l com a **e*ença de dif*rentes
</line>
<line>
dé*adas, assim se ca*ac*eriza o brechó. Nele,
</line>
</par><par>
<line>
encont*amo*
</line>
<line>
peças d*
</line>
<line>
roupa que fo*am criadas **
</line>
<line>
moment*s histór*cos qu*
</line>
<line>
não irão mais
</line>
</par><par>
<line>
acontecer. Cada pe*a de ro**a carrega me*órias *e ** *a*s*do, mo*e*tos qu* não existem
</line>
<line>
*ais * im**ens de dete*minada época vivida, ou melhor, u*a m*lt*plicidade dessas imagens.
</line>
</par><par>
<line>
As*ociando um l*cal a memórias, Nora (19*3, *. 22) *pre*enta
</line>
<line>
como l*ga* de
</line>
</par><par>
<line>
m*m**ia: "Lugares mis*o*, híbridos e mutantes, *ntimamente enlaçad*s d* v*da e de m*rte, *e
</line>
<line>
tempo e d* *te*n*dade; numa e*p*ral do coletivo e d* ind*****al; do pr*saico e do sagrado, do
</line>
<line>
im*vel e do móvel". Assim, partindo deste con**ito do auto*, *u*stiono-*e se o bre*hó *ão
</line>
</par><par>
<line>
s*r** além u* l*gar de m**ória, mas si*, um lugar de memórias,
</line>
<line>
n* plural. Ora, **
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
c*n*eit* de Nora (1993) é desi*nado a lug*res c*m uma memóri* *ingular, obj*to aqui o
</line>
</par><par>
<line>
est*dado, o brec*ó, é
</line>
<line>
u* mo*i*en*o ampliado dess* *o*ceito. Para
</line>
<line>
tal *i*, *usquei *uas
</line>
</par><par>
<line>
r*laç*es com o *magi**r*o, pois é o im**inári* *uem vai mobilizar es*as memó*ia*;
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
memória *m dispositivo d* imaginári*. é
</line>
<line>
"O papel do i*a*in*rio *a vida co*idia*a sublima
</line>
</par><par>
<line>
com* *x**riênci* vivida, labirinto *as rel*çõe* afetivas o *ovime*t* tu**ltuo*o das
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
paixões se
</line>
<line>
con*ret*zam em um cenár*o *ole*ivo, s**ultaneame*te ban** e trá**co []".
</line>
</par><par>
<line>
(LEGRO* e* al. (*0*4, p.100).
</line>
<line>
Diante do expo*to, a metodologia **c*lhid* pa*a es*a p*squisa foi d* cu*ho
</line>
<line>
*iblio*ráf***, desenvo*vida a part*r de *eituras e teóricos a respeito dos temas centra*s.
</line>
</par><par>
<line>
Ini*ialmente,
</line>
<line>
desdobra-se na cont*xtualização a respei*o da figura do brechó, a*oiado ni*so,
</line>
</par><par>
<line>
em
</line>
<line>
sequência, pr*põ*-*e uma re*l*xão do *rechó c*mo um lug*r d* m*m*ria. P*r fim,
</line>
</par><par>
<line>
bus*ou-s* v*sual*zar o imaginário *omo dispositi*o de m**ória*, *o *lur**, tornan*o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
brechó *m lugar de memóri*s. E*te t*ab*lho s* to*na relevante pela figura de o bre*hó v** s*
</line>
<line>
ressignifican*o *a pós-mode**idade, entretant*, é ainda pouc* explorado na ac**emia qu*nd*
</line>
<line>
r*laci*nado a i*ag*n* e ao ima*inário social.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Tere**na, v. 19, n. *, *rt. 15, *. 295-307, jul. *0*2
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. J. M. *ou*enço, H, J. P. M*raes
</line>
<line>
298
</line>
</par><par>
<line>
* REFE*E*C*AL TEÓRI*O
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Brechó: *reve *ontextualização
</line>
</par><par>
<line>
Para melhor *ompreensão *o b*ech*, faz-*e necessá*io um b*eve c*ntexto histórico.
</line>
<line>
Apesar de não se s*b*r data especí*ica, Dutra e Miran*a (2013) **nsid*ram que o brechó *e
</line>
<line>
or*ginou ** Londres, como espé*ie d* feiras ** antiguidad*s que vendi*m produtos
</line>
<line>
dif*r*nciados em r*laç*o **s demais *omércios. Entre es*es produto*, roup*s. J* no B*asil,
</line>
</par><par>
<line>
apesar d* a
</line>
<line>
da** tam*ém ser incerta, é *ressup*sto q*e teve *n**io no século XIX, e o seu
</line>
</par><par>
<line>
nome, "brechó", deriva
</line>
<line>
do *ome do pri*eiro
</line>
<line>
com*rcia*te a
</line>
<line>
vende* r*upa* e objetos *sados
</line>
</par><par>
<line>
p*r a*ui. Se* *ome *ra Belchior (*UTRA; *IR**DA, 201*).
</line>
<line>
D*sde então, * at*osfera presente nos brechós, ou ainda, a sua aur*, *o*o descrev*m
</line>
</par><par>
<line>
*afes*li (2001) e Benjamim (1*94), era de um lo*al
</line>
<line>
de *n*ulh**i* e roupas sem
</line>
</par><par>
<line>
apr**ei*amento. En**e*an*o, *ara ser a*eit* n* pós-*oder*idade, el* preci*ou ressignificar-se
</line>
<line>
e, *m seu trajeto, o *rechó ve*o ganhando no*oriedade.
</line>
<line>
*s estrut*ras ant**as, estacionada* e qu* até parece* inabaláveis sol*cita-nos mov*r o
</line>
<line>
uni**rso da moda em diferentes perspectivas (COLERATO, 2019, a**d ANJ*S, 20*0).
</line>
<line>
De*sa maneira, esse fato vem acon*ecend* com o objeto do brechó. Na pós-moderni*ade, *e
</line>
</par><par>
<line>
a*ord* com *affesol* (1996) é a mistura d* *leme***s antig*s com contemp**ân*os,
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
grande* certezas, ai*da segundo o aut*r, são destruída* com frequê*cia, e *s acontecimen*os
</line>
<line>
pedem p*ra a *ociedade pe*sar de outr*s maneiras.
</line>
<line>
Send* assim, no* dia* atuais, o brechó vinc*lou-se a *ut**s p*nsamen*os, *anhou
</line>
<line>
novos s*gni*icados. Entre eles, u** alternativa ao cons*mo *onsciente e toda a abord*gem em
</line>
</par><par>
<line>
*igação
</line>
<line>
c*m a *oda slow, como s*st*ntabilidade, o menor desperdíci* e a eco*omi* d* a
</line>
</par><par>
<line>
rec**sos na*u*ai*, ou até mesmo **a forma de resistênci* ao *onsumismo. A moda,
</line>
<line>
cert*m*nte, é muito mais do que **a*e*ta, visto q** "quand* discutimos os *om*ortamen*os
</line>
<line>
na moda, e*tamo* falando de imagens" (ANJOS, 2020, p. 24).
</line>
<line>
Nathalia Anjos, em seu *iv*o "O cé*ebro e * m*da" (2020) d*ss*rta a respeito des*e
</line>
<line>
fenôm**o. Para ela, esse mo*i*ento d* composição d* looks com p*ças de *rechós q*e veio
</line>
<line>
com toda for*a na *l*im* década, deve*-s* ao fato q*e, agora, os jovens busc*m por roupas e
</line>
<line>
acessório* qu* pos*ib*litam seus *sos "para e*port*, para o lazer, para o tra*alh* ou para o
</line>
</par><par>
<line>
rolê"
</line>
<line>
(ANJOS,
</line>
<line>
*02*,
</line>
<line>
p.
</line>
<line>
60),
</line>
<line>
i st o
</line>
<line>
é,
</line>
<line>
*en*amentos
</line>
<line>
da
</line>
<line>
pós-modernidad*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 19, n. 7, art. 15, p. 295-307, jul. 2*22
</line>
<line>
www4.fsanet.*o*.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Ressign*fi*ação da Fi*ur* do Brechó como *ugar ** M**órias
</line>
<line>
299
</line>
</par><par>
<line>
2.2 O Brechó como um *ugar memória
</line>
</par><par>
<line>
In*cio este tópico com uma frase pr*se*te no tex*o Entre memória e história, a
</line>
</par><par>
<line>
prob*emátic* dos *ugares (**93,
</line>
<line>
p.*2): "[..] a razão *u*dament*l d* ser *e um lugar d*
</line>
</par><par>
<line>
memóri* é *ar*r o t*mpo, é bloquear o t*abalho do esque*imento, fixar um estado de c*i*as,
</line>
</par><par>
<line>
i*ortali*ar m*rte, m*teriali*ar o imat*r*al." Ao término dessa frase, a
</line>
<line>
em meu* es*u*os,
</line>
</par><par>
<line>
l*mbrei-me, pronta*ente, da figur* do *r*ch*, que*tio**nd*-me se ele s*ria
</line>
<line>
*m lugar de
</line>
</par><par>
<line>
memória.
</line>
</par><par>
<line>
P*ra Nora (1993), um lugar de m**ória é um l*gar de restos. E*te p***amento i*us*ra
</line>
<line>
bem o objeto dest* artigo. * que seriam *s br*chó* al*m de res*os? Re*tos de roupas usad*s,
</line>
<line>
sapatos, acessório*, que um d*a pert*nceram a algum indiví*uo, mas que, por algum motivo,
</line>
</par><par>
<line>
nã* lhe foram *ais prioridade
</line>
<line>
e t*rnaram-se des*art*vei*, tra*sformando, **sim, em
</line>
</par><par>
<line>
multipl*cidades de restos. Resto *e memórias * *est* de image*s. Um ambien*e c*m aglom*ro
</line>
</par><par>
<line>
de me*ória em exposição, no*
</line>
<line>
cabides, araras * maneq*i**. A r*spe*to da **mplexidade
</line>
</par><par>
<line>
exis*ent* *esses lugares, Nora (1993, p.21) também de*lara: Os lugares de m*mória
</line>
</par><par>
<line>
perte*cem a dois
</line>
<line>
d*mínios, que
</line>
<line>
a
</line>
<line>
t*r*am intere*sant*, *as tam*é* compl*xa: simples
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ambíguos, na*u*a** * *rtif*ciais, imediatamen*e ofere*id*s à
</line>
<line>
mais sensível ex*eriê*c*a e,
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
mesmo tempo, sobress*in*o da mais *bs**ata *laboração.
</line>
</par><par>
<line>
Sobre o pensa*ento *c*ma, percebo que ao mesm* tempo *m que * brechó é, de c*r*a
</line>
<line>
m**eira, *m co*ércio simples, pois, por exemplo, não der*va de *ma cadeia de p*oduçã*, ele
</line>
<line>
é enigmáti**. En*olto por senti*entos, imagens e *moções que transpassam a re*lida**. E,
</line>
</par><par>
<line>
por isso, provocam certas in*a*açõ*s na so*iedade. Como falado ante*iormente,
</line>
<line>
*or
</line>
<line>
m ui t o
</line>
</par><par>
<line>
tempo aind* *oi visto co*o local de
</line>
<line>
entulharia, e com aura desig*al, um local de muitas
</line>
</par><par>
<line>
dúvid*s: "comprar em um brechó? Se*á?" Um
</line>
<line>
local
</line>
<line>
genuíno, mas a* mesmo *empo
</line>
</par><par>
<line>
corromp*d* p** *emó*ia.
</line>
</par><par>
<line>
D*ssa form*, segundo Nora (1993, p. 21), para um local ser considera*o u* lugar de
</line>
<line>
memória, ele pr*ci*a ter "efeito nos três sentido* *a palav**, **t*rial, s*m*óli*o e funcional,
</line>
</par><par>
<line>
**multanea*ente, so*ente em
</line>
<line>
*ra*s diversos". E, ai*da, fala que essas palavr*s semp*e
</line>
</par><par>
<line>
c*existem. Desse mo*o, o brech*, n*sse co*texto, se qualif*ca como
</line>
<line>
sendo um lugar de
</line>
</par><par>
<line>
memória.
</line>
</par><par>
<line>
É mat*rial *orqu* o brec*ó se *escreve com* um local *e c*mércio de peças de ro*pa
</line>
</par><par>
<line>
já usadas, geralmente, h* mai*
</line>
<line>
*e um a
</line>
<line>
década. *omé*cio e*tã* d* o*jet*s *e corpo sólid*.
</line>
</par><par>
<line>
Também é simb**ico. Du*ra e **randa (2013) c*mprovam q*ando falam que o *rechó o*era
</line>
</par><par>
<line>
co*o elemento simbólico ao apr*s**tar aos co*sumid*res
</line>
<line>
uma c*nexã* e*tre passado o
</line>
<line>
e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, *. **, n. 7, art. 15, p. 295-307, jul. *022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. J. *. Louren*o, H, J. P. M*r**s
</line>
<line>
3*0
</line>
</par><par>
<line>
presen*e. Como u* "elo históric*" entr* **is temp*s diferentes, ele pr*duz uma n*rrativa
</line>
</par><par>
<line>
singul*r
</line>
<line>
de um* m**ória coletiva e i*divid*a* existentes nas *oupas (D*TRA; MIRAN*A
</line>
</par><par>
<line>
2013, p. 14). Os autor*s ainda destacam que, simbol*camente, é um local de comuni*ação ente
</line>
<line>
duas p*ssoas, q*e têm co*tat* com a mesma rou*a, mas *m *atas dis*emelhantes. E, por fim,
</line>
<line>
c*r*cteriz*-se co*o f*ncional, pois os p*odutos nele vendid* são út*is e corr*sp*ndem à sua
</line>
<line>
função: o ato d* vestir.
</line>
<line>
3 *ESUL*A*OS E DISC*SSÕES
</line>
<line>
*.1 Im*ginário como disposit*v* de *emórias, n* plur*l.
</line>
<line>
Entr*tanto, permito-me colocar * te*ria em discu*s*o, com* forma d* co*tri*uição. A
</line>
<line>
partir do co*ceito de Nora (1993), *e "lugar de memó*ia", vejo a possibi*idade de visua*i*ar o
</line>
<line>
objeto do br*chó como um l*gar *ara além de*te. Um **gar que mobiliza memória*, no plural.
</line>
</par><par>
<line>
T*rnand*-*, entã*,
</line>
<line>
um lugar de mem*rias. Não simpl*smente pela diversidade
</line>
<line>
de roupa*,
</line>
</par><par>
<line>
pois ele
</line>
<line>
não é te*ático, mas pela existência de memórias incomu**cáv**s e distantes,
</line>
<line>
entre
</line>
</par><par>
<line>
dua* ou **is pe*soas. A memória de quem levou a peça para o brechó, na maioria das vezes,
</line>
<line>
n*o t*c*rá n* memória de que* e*tá levand* a pe*a para a casa.
</line>
<line>
Se decidirmos ir a um b*echó agora, deparar-nos-emos co* muita* m*m*rias
</line>
</par><par>
<line>
implí*it*s presentes nas
</line>
<line>
peç*s de roupas à **nda, pois *s
</line>
<line>
*eças estão *igad** a memórias,
</line>
</par><par>
<line>
sejam ela* i*dividuais ou coletivas. T*ago *inha experiência pessoal *omo e*emplo. R*upas
</line>
<line>
da* quais fui primeira proprietária e as usei em momentos marcantes de mi*ha vida, sempre
</line>
</par><par>
<line>
quan*o o uso n*va*ente, o* a**na* as v*jo
</line>
<line>
em meu
</line>
<line>
armário, é como um filme qu*
</line>
</par><par>
<line>
atra*essasse mi*ha c*be*a. *ugares, pessoas, sentimentos, *ens*ç*es. * isso **on*ece,
</line>
</par><par>
<line>
conforme *utra * *iranda (*013), pois *s p*ças, ao *oltarem para os armári*s, **azem
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
particul*rid*des experi*entadas por quem as vesti*. O q*e p*onunciar então respei*o a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
roup*s comprada*
</line>
<line>
em brechós? Apesar de possuir al*umas *eças, c*to a*ui Daltoé (201* *.
</line>
</par><par>
<line>
362) menc*ona*do Mariani, "com* falar do vivido *o outro e me se*tir fal*ndo de um **o
</line>
<line>
vivido m*u?".
</line>
<line>
Os brechós muito co*têm m*mó*i*s. Mem*ri*s que os consumido*es não c**segu*m
</line>
<line>
expla**-las por complet*. Eu, *omo *on*umid*ra d* peç*s de brech*s, ac*edito que não i*ei
</line>
<line>
m* comunicar com * me*ória da proprie*ária anti*a da peça que c*m*rei. Irei ressi*nificar a
</line>
<line>
memória d* mesma *eça, mas nossas m*mórias são incomuni**ntes. Is*o é, tê*-*e memórias
</line>
</par><par>
<line>
*luri*ica*as. A pa*tir disso, a* rou*as p*esentes nos
</line>
<line>
brechós *r*zem
</line>
<line>
*ons**o não *om*nte
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Tere*ina, *. 19, n. 7, a**. 15, p. 29*-307, jul. 2022
</line>
<line>
*ww4.fs*net.c*m.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Ressig***icaç*o da Figur* *o Brechó co*o Lugar de Memórias
</line>
<line>
*01
</line>
</par><par>
<line>
con*ei*o* estéti*o* *e determi*ada época, *as também i*agens culturais e sociais. Se
</line>
<line>
*egarm*s uma calç* *eans f*it* hoje, certamente nã* é a me*ma ca*ça jeans pres*nt* em um
</line>
</par><par>
<line>
brechó, mesmo *ue, esteticamente,
</line>
<line>
**as sejam idênticas. *
</line>
<line>
calça qu* já foi *sada por o*tro
</line>
</par><par>
<line>
indivíduo t*mpos atrás retr**a experiência* indi*i**ais * c*l**iva*. Sen** *ssim, ao usar peça*
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
brechó, o indivíduo ad**ire inúmeros no*os significa*os. Nas pal*vras de *egros et
</line>
</par><par>
<line>
al. (2*14, p.24), "as imagens têm uma h*stória".
</line>
<line>
Estas **agens representadas p*r meio do objeto do brechó *stã* *resent*s no
</line>
<line>
imaginário dos g*upos sociais. Tem-se imag*nário, pelos con*eit*s de Dur*nd (2019, p. 18),
</line>
</par><par>
<line>
como
</line>
<line>
"* c**junto das im*gens e relações de ima*ens que constituem o capital pensado do
</line>
</par><par>
<line>
homo sapi*n*". E, de acordo com P*tta (2017, p. 90), o **n*ei*o de i**ginário para Durand é
</line>
</par><par>
<line>
"* te*rização de uma antropolog*a que *oloque como *bjetiv* o *studo
</line>
<line>
do homem como
</line>
</par><par>
<line>
produtor d* im*gens, o qual nã* po*e *ensar nem *riar sem pass** pelas **a*ens".
</line>
<line>
Sendo ass*m, é por meio do imaginário *u* enx*rguei * *ossibilidade de não apenas
</line>
<line>
vis*ali*ar o br*chó c*mo um l**a* de memória, mas de memórias, no plural. É a *a*tir do
</line>
<line>
ima*inári* q*e essas i*a*ens, sendo *ssas memóri*s, são mobi*izadas. Po*s, apesar da noção
</line>
</par><par>
<line>
de im*gin**** ainda se* muito confun*ida *om *maginação,
</line>
<line>
e
</line>
<line>
por muito* consi**rada
</line>
</par><par>
<line>
enigmática, o imaginári*, de acordo com Legros et al. (**14, p.111) "*ão é uma **r*a *ocial
</line>
</par><par>
<line>
escond*da, secre*a,
</line>
<line>
inco*s*ie*t* que vive **b
</line>
<line>
as fibras do te*id* social". O* autores
</line>
<line>
ainda
</line>
</par><par>
<line>
afirmam que el* não *e cara*t*ri*a como um espelho *e*ormado, ou d*mais caracte**sticas
</line>
</par><par>
<line>
*ue o torn** *everso como
</line>
<line>
u*a **mbr* *a re*lidade, mas que na *er*ade o imagin*rio
</line>
</par><par>
<line>
estrutura *
</line>
<line>
entendimento humano. Send* *ssim, o i*a*iná*io *e dá por um conjunto de
</line>
</par><par>
<line>
sabere*
</line>
<line>
que
</line>
<line>
evidenciam
</line>
<line>
pensamentos
</line>
<line>
col*t*vos,
</line>
<line>
gera
</line>
<line>
i*entificaç*es
</line>
<line>
de
</line>
<line>
grupos,
</line>
</par><par>
<line>
re*onheciment** e entusiasmos e * comum.
</line>
<line>
"[...] o imaginár*o é *otad* de um potencial criador, o qual * v*lorizado quando se
</line>
</par><par>
<line>
considera imaginá*io, não
</line>
<line>
*omo um conjunt* d* *magens que vag*ei*m livr**e*te
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
memó*ia e na im*ginação, ma* como um "**nam*s*o organizado* ent*e d*ferentes instânci**
</line>
<line>
fundadoras" que tê* o corpo como supo*te físico" (THO*AS 1998, *pu* TEIXEIRA,
</line>
<line>
AR*ÚJO, 2*11, p.20).
</line>
<line>
Maffesoli (*00*, p.76) ainda corrobora, em seus e*tudos, a*irmando que "a existência
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
um imaginário det*rm*na *
</line>
<line>
existência de conjuntos
</line>
<line>
de imagens", declar*ndo que as
</line>
</par><par>
<line>
i*agens s** a consequência. Isto é, se te*os *maginário, log* t*mos u* co*junto de i*agens.
</line>
</par><par>
<line>
E*se conjunto d* i*agens,
</line>
<line>
em r**ação *o objeto de*te artigo, t*r*a-se, en*ão, c*njunto
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
memóri*s. "A memória - *omo imagem - é *ssa *agia
</line>
<line>
vicariante pela qual um fragmento
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Teresina, v. 19, n. 7, art. 15, p. 295-307, jul. 2022
</line>
<line>
www4.f*anet.com.b*/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. J. *. L*urenço, H, *. P. Moraes
</line>
<line>
302
</line>
</par><par>
<line>
e*istencial **de resum*r * simb*lizar a total*dade do tempo *eencont*ado" (DURAND, 2019,
</line>
<line>
p. 403).
</line>
<line>
Em se tr*tando de memória, a*nda *el*s palavras de DURAND (*019, p. 40*), "é o
</line>
</par><par>
<line>
*od*r d* organização
</line>
<line>
de um todo a part*r *e u* fragmen*o vivido []" E é a partir dos
</line>
</par><par>
<line>
*rag*ent*s *ividos que
</line>
<line>
pl*ra*izamos o *undo, is** é, constr*í*os as imagen* (TEIXEIRA;
</line>
</par><par>
<line>
ARAÚJO, 2011, *. *2). Sendo
</line>
<line>
assi*, entendo ser li*itado *rat*r o brechó
</line>
<line>
como lugar de
</line>
</par><par>
<line>
mem*r*a, no si*gul*r, pois nele, mai* esp*cificamente, *as peç** que *e** *abit*m, tê*-s* as
</line>
<line>
im*gens de quem entre*ou a pe*a e as imagens de quem a resgatou. Há uma ressig*ific*çã*
</line>
</par><par>
<line>
de uma mesma peç*; a exist*ncia de
</line>
<line>
*ais *e u*a memória. E estas, dis*antes. *oraes,
</line>
</par><par>
<line>
Bressan e Fernandes (2020, p.13) corr*boram afirmando que "a memória é *onst**ída em
</line>
<line>
grupo, mas também é sempre *m trabalho do sujeito e para ela se tornar mais ou men*s vívida
</line>
<line>
depen*e do gr*u de *usên**a o* pre**nça de ou*ros que co*stituem um grupo de referência."
</line>
<line>
Silva (2020) ainda examina a* cinco possib**idad*s de definição *u de aproximação do
</line>
</par><par>
<line>
termo
</line>
<line>
imaginá*io, ent**
</line>
<line>
elas, visua*izam-*e o ima**nári* como ambiente ou at*osfera,
</line>
</par><par>
<line>
persp*ctiva essa muito pesquisada p** *affesoli (20**). Dessa maneira,
</line>
<line>
para entend*r
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
rela*ões do br*ch* como lugar de memórias é *nteressante contemplá-lo também *omo local
</line>
<line>
*nde o **aginário se est*belece nesta aproximação, como a*biente ou a*mosfera.
</line>
<line>
Ambiente o* atmosfera perm*ad** por imagens, qu* se tornaram memórias
</line>
</par><par>
<line>
*obili*adas. *os bre*hós,
</line>
<line>
encontramos memóri*s
</line>
<line>
*epositadas, mas não ne*essariamente
</line>
</par><par>
<line>
compartilhada*. An*os (2020)
</line>
<line>
fala *ue tudo *ue vestimos durante * no**a vida, se e*is*iu
</line>
</par><par>
<line>
históri*, será u*a peça carregada por repre*e*ta*ões. Ai*da
</line>
<line>
*omplementa
</line>
<line>
*ue isso acontece
</line>
</par><par>
<line>
d**de o *a*cimento co* a ro*pa que saímo* da maternidade, seja e*a es*olhida meses
</line>
<line>
*ntes
</line>
</par><par>
<line>
p*l*s pais, seja
</line>
<line>
uma roupa d*ada *elo
</line>
<line>
hospital pela falta
</line>
<line>
de rec*rsos *a c*iança, cr*ando
</line>
</par><par>
<line>
signif*cados.
</line>
</par><par>
<line>
Sendo as*im, *s ro*pas ou aces*ór*o* à ven*a nos brechós possuem uma
</line>
</par><par>
<line>
mul*ip*ici*ade
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
i*agens. S* imaginário * para Dura*d (1998, p. 0* a*ud TEIXEIR*; *
</line>
</par><par>
<line>
ARAÚJO, 2011, p. 4*) é um "museu de todas a* imagens pa*sad**, possíveis, produzidas e a
</line>
<line>
*erem pro**zidas", o br*c*ó p*de ser v*s*o co*o um museu de mem*rias não comunicantes.
</line>
<line>
Pois, de acordo c*m Du*and (2019), a memória é que* **gan*za es*eticamente a re*o*da*ão;
</line>
<line>
assim como um brechó, disposto em araras e ma*e*uins.
</line>
</par><par>
<line>
Longe de estar do lado d* tempo, a memó*ia, co*o im*ginário, ergue-se contra
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
faces *o tem*o e asseg*ra ao s*r, contra a d*sso**ção d* devir, a *o*ti*u*dade d* cons*iênc*a
</line>
</par><par>
<line>
e a
</line>
<line>
possibilidade de r**ressa*,
</line>
<line>
d* regredir, par* além das *ecessidade* do
</line>
<line>
destino. * essa
</line>
</par><par>
<line>
saudade
</line>
<line>
enraizada
</line>
<line>
no *ais pro*und* e no mais *ongín*uo *o nosso se* que motiva toda* as
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 7, ar*. 15, p. 295-*07, jul. 2022
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Res*ignifi**ção d* Fig*ra do Brechó como **gar de Memórias
</line>
<line>
303
</line>
</par><par>
<line>
nossas repr*senta*õ*s e aproveita todas as fé**as da tempora*idade para fazer crescer em nós,
</line>
<line>
com a ajuda d*s imagens d** pequenas expe*iê**ias mortas, a próp*ia guarita da n*s*a
</line>
<line>
e*pe**nç* esse*cia* (DUR*ND. 2019, *. 402).
</line>
<line>
C**o citado a*t*ri*rmente, a figur* do *rec*ó contém memó*ias que as pessoas não
</line>
</par><par>
<line>
con*eguem clari*icar t*talmente. "Nã* v*mos a
</line>
<line>
au*a, mas podemos
</line>
<line>
sent*-l*. O imaginário,
</line>
</par><par>
<line>
para mi*, é *ssa aur*, é da ordem *a aura: uma
</line>
<line>
*tmos**ra. A*go *ue e*v**ve e ultrapassa a
</line>
</par><par>
<line>
o*ra" (MAFESOLI,
</line>
<line>
2001, p.*5). Essa falta d* argume*tações
</line>
<line>
cot**ianas para explicar os
</line>
</par><par>
<line>
bre*hós s* apre*enta, d* acor*o com Silva (2020, p. 9), p*r *e tratar de um "**njunto
</line>
<line>
com*le*o de vivência*". E, en*ã*, tem-** o imag*nário.
</line>
<line>
Nós observamos poucos est*dos sociológ*cos do *m*g*nário sobre o di*cur** co*idiano
</line>
<line>
contemporâneo, como se a v*z da criação esti*esse reservada * *ma eli*e artística * a v*z da
</line>
<line>
análise fo*se pr*prieda*e da psicanálise * da *sicologia. Por*m, mes** a cr*ação ind*vidual
</line>
<line>
ma*s mod**ta e *ais banal, como, p*r exemplo, um de**nho de cria*ça, está impregnada de
</line>
<line>
um senti*o cole*iv* (LEGR*S et al. (2014, *.109).
</line>
</par><par>
<line>
*or imaginár*o, nessa linh*, entende-se o ambie*te em que *lgo es*á m**gulhado,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
que pro*uz **a atm*sfera, gera uma **ra e caracter*za o "ar de um tempo": o "ima*inári*
</line>
<line>
hippie", o "*maginário d* maio de 19*8", o "imagin*rio da geraç*o mal*it*". Trat*-se da
</line>
<line>
de*cri**o de *m *ma*anhado de *raç*s: maneira de v*stir, de falar, de sentir, gostos, opções
</line>
<line>
éti*as ou *stéticas, ideologias, símbolo*, mit***gias, narrati*as, representações, utopias, ideias
</line>
<line>
compartilhadas, tudo aqu*lo que marca *m mod* de ex*s*ên*ia sendo causa * consequên*ia de
</line>
</par><par>
<line>
u* *oment* singu*ar. Im*ginário, então, é o cenário o *rilh* que dele *
</line>
<line>
*manam (SILVA,
</line>
</par><par>
<line>
2020, p. 9).
</line>
</par><par>
<line>
Du*ra e M*randa (2013) *al*m a respeito de elemen*os de distinç*o pr*sent*s nas
</line>
<line>
roupas de bre*h* e os nomeiam de elemen*os co*stitutivos * elementos de**riorados. Como
</line>
<line>
exemplo de e**men*os constit*tiv*s destac*m-se as tend*ncias do momen*o *istóri*o q*ando
</line>
</par><par>
<line>
a peça foi *abr*ca*a (*or*s, estampas, *tc.), já os
</line>
<line>
el*me*tos *eteri*ra*o* estão mais
</line>
</par><par>
<line>
conectados com as vivênci*s i**ivi*u*is de quem usufru*u, tal como *uros e m*nchas. Aqui,
</line>
</par><par>
<line>
percebo, mais
</line>
<line>
uma vez, uma multipli*idade de memórias. A* memórias
</line>
<line>
coletiv*s,
</line>
</par><par>
<line>
represen*a*as p*l* tendência da ép**a, e a* in*ivi*uais, pelas ma*cas *e histó**as deix**a* nas
</line>
<line>
peças.
</line>
<line>
De um pedaço de tecido, o homem consegue reti**r sentimen*os e s*nsaçõe*, uma vez
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
aqu*le objeto *ep*ese**a algum m*mento de **a vida. Eles se tornam persona*ens, mas
</line>
</par><par>
<line>
não necess*riamente viveram
</line>
<line>
em *esm* é*oca. Uma
</line>
<line>
c*lça pode trazer memórias por t**
</line>
</par><par>
<line>
p*rtenc*do a u* *nte
</line>
<line>
queri*o que *á faleceu, fazen**
</line>
<line>
*om *ue sua p*es*nça
</line>
<line>
at*ve sua
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resi**, v. 19, n. 7, ar*. 15, p. 295-307, jul. *022
</line>
<line>
**w4.f*a*et.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. J. M. Lourenço, H, J. P. Mora*s
</line>
<line>
30*
</line>
</par><par>
<line>
le*br*nça. Alé* *i**o, * vestimenta pode *emeter a uma époc* e***c*f*ca, de va*or
</line>
<line>
sent*mental muito grand* (DUTRA; MIRAND*, 20*3, p. 81).
</line>
</par><par>
<line>
E é pelos dizeres acima que b*sta saber pouco sobr* história, que ao
</line>
<line>
*l*ar *ma saia
</line>
</par><par>
<line>
rodad* volumosa e de comp*imento até o *oelho, * fácil lem**ar-se dos anos d*u*ados * de
</line>
</par><par>
<line>
B*igitte Bar**t. *ão necessar*amente est* sai*
</line>
<line>
e*ta*a present* *m shows *e Elvis P*es*ey e
</line>
</par><par>
<line>
Beatles, o* nos cená*ios *a Re*olução C*bana,
</line>
<line>
mas é uma representa*te da memór*a
</line>
<line>
desta
</line>
</par><par>
<line>
época, * es*a memór*a durará até
</line>
<line>
qu*ndo es*a
</line>
<line>
saia *xi*ti*.
</line>
<line>
Essas *eças, que **rvem
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
r*ferência
</line>
<line>
de *eterminados tempos,
</line>
<line>
de a*or*o com Dut*a Mira*da (201* p.79) *
</line>
<line>
podem ser
</line>
</par><par>
<line>
*ham*das
</line>
<line>
de "docu*ent*s da e*p*riê*c** vi*ida",
</line>
<line>
o* "d**ume*to social", **is *ão
</line>
</par><par>
<line>
respeitáveis par*í*ulas de m**ória q*e "assu** identidade de seu us*ário, carac*erizando a
</line>
<line>
*omentos e as his*óri** de um período".
</line>
<line>
Ao ler sobre as peças se *ra**formarem em esp*cie de *ocument*, lembro-me de *m
</line>
<line>
questionamento feito p** R*bin (2016, p. *6): "O que se deix* depois de uma v*da "nor*al?"
</line>
</par><par>
<line>
ea
</line>
<line>
própria autora *espond*, d*cla*ando que os anônimos
</line>
<line>
dei*am a*enas *ocument*s. Nes*e
</line>
</par><par>
<line>
ca*o, ent*o, comprova-se que *s brechós
</line>
<line>
seri*m
</line>
<line>
com*
</line>
<line>
depósito de d*c*men*os, estes e
</line>
</par><par>
<line>
doc*me*tos tomados, por *ua vez, **m* *oupas. "A roupa tende *ois a estar podero*amen*e
</line>
<line>
ass*ciada com a memória ou, p*ra di*er de forma mais forte, a *oupa é um tipo de m*m*ria.
</line>
<line>
Quando * pes*oa mor*e, a r*upa abso*ve sua pre*ença ausente" (STAL*BRASS, 2008: 14).
</line>
<line>
Ao adquiri* uma p*ça de brechó, o ind*víduo adquiriu tamb*m memórias
</line>
</par><par>
<line>
d*s*onheci*as
</line>
<line>
po* ele mesm*. Memór*as que, provav*lmente,
</line>
<line>
*le nunca *omunicará.
</line>
</par><par>
<line>
Interr*go-me, *or ond* passaram tais pe*as? Quais foram **as vivências? Quem *á as usou?
</line>
</par><par>
<line>
Quais eram seu* hábi*os? N*
</line>
<line>
ato do pagamento, possuímos
</line>
<line>
agora um pedaço
</line>
<line>
de algo
</line>
<line>
já
</line>
</par><par>
<line>
vivido, um sím*olo de m*mórias p*r *ais que não nossas, memór*as *istant*s. Algo c*mo
</line>
</par><par>
<line>
Pol*a* (1992, p. 2) **ama
</line>
<line>
de
</line>
<line>
"vivido *or tabela". "*e*ses espa*os, vestidos do* anos 1950
</line>
</par><par>
<line>
dividem prat**ei*as
</line>
<line>
*om jaquetas do*
</line>
<line>
*nos 1990 e
</line>
<line>
assi* assume* um n*vo pape*
</line>
<line>
diante da
</line>
</par><par>
<line>
sociedade cont*mpo*ânea". (*U*RA; MI*A*DA, *013, p. 106).
</line>
</par><par>
<line>
Objeti*ando uma melhor compreen**o a *espeito d* brech* com* um lugar
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mem*rias, f*i ao enc*ntr* de Jo*iane, respon*áv*l por um br*ch* na cidad* de Crici*ma (SC).
</line>
<line>
Q*est*onei-a sobre *uas *isõe*. C*mo ela vê o brechó? Seria apenas p*rte de seu ofício, ou se
</line>
<line>
*la c*nsegue entend*-lo como algo maior, algo rel*ci*nado a memórias. Confe*so que dentre
</line>
</par><par>
<line>
nossa *onversa, uma
</line>
<line>
respo*t*, em
</line>
<line>
específic*, me *hamou a atenç*o. "J* vendi todo ti*o *e
</line>
</par><par>
<line>
m*mór*a, **mó*ias que *lgum*s pessoas querem esquecer, out*as *ue eles qu*ri*m que não
</line>
</par><par>
<line>
fossem só m***r**s, e as *i*has mem*ri*s tamb*m". Aqu*, entende-se
</line>
<line>
en**o D*tr*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Mi*anda (2013), qua*do ci*am *ue a ro*pa marca memórias.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teres*na, v. 19, n. 7, art. 15, *. 295-307, jul. 2022 ww*4.fsanet.*om.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Ressignificação da Figura do Bre*hó como Lugar de Memórias
</line>
<line>
305
</line>
</par><par>
<line>
Ent*e out*a* falas da res*onsáve*, desta*o aqu* como outra **stificativa para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
vi*ualização do b*echó com* um lugar de memória*. Josiane
</line>
<line>
declarou que muitas *essoas
</line>
</par><par>
<line>
a*n*a *entem cert* pre*once*to em compra* em brechó*, p*lo fato de que o pas*ado das peças
</line>
<line>
* "desco*hecido". Isto é, se *s cons*mi*o*es *e im**r**m de fato com o qu* aconteceu com
</line>
<line>
a* roupas *ntes de a*q**ri-las, (quem usou, por onde p*ssou e se foi de alguém qu* já est*
</line>
<line>
mo*to), é certo que mesmo que inconscientemente, nós (os consumi*o*es) coloca*os o*
</line>
</par><par>
<line>
bre*hós e s*u* pr*dutos,
</line>
<line>
e* lugares que contêm hist*ria* e, con**quentemen*e, mem*ria*, e
</line>
</par><par>
<line>
es*as influencia* o presente. Por mais *u* memórias
</line>
<line>
incomunicáveis e *istantes, ma*
</line>
</par><par>
<line>
existen*e*.
</line>
</par><par>
<line>
* CONSI*ERAÇ*ES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
Os brechó* vêm t**nando-se ***erências co*o lo*ais de compr*s. E este motivo muit*
</line>
</par><par>
<line>
se dá por tudo que o brechó *epresenta. Mas algo *
</line>
<line>
c*rioso: os indivíduos, em su* maioria,
</line>
</par><par>
<line>
perceb*m a au*a de*igual q*e brechó retrat*, no entanto não as consegue* *e*c*e*er. Por o
</line>
<line>
trab*lhar ** *rea d* moda, já o*servei * objet* do br*chó e*t*and* em a*gumas discussões. E
</line>
</par><par>
<line>
é comum ouvir de**arações sobre este local **presentar algo
</line>
<line>
diferente, porém, como dito
</line>
</par><par>
<line>
anteriormente, s*m *uit*s especificações.
</line>
</par><par>
<line>
Ao terminar *ste estudo, o*serv* que es*as **ssemel*anças a r*spe*to d* brechó sej*m,
</line>
<line>
d* fato, por ele se* *m lugar de image*s de memórias, memórias estas mob*lizadas p*lo
</line>
<line>
imaginário. Nos conc*itos *e ***a (1993 p.14 e 27), "a nece*sidade d* memória * uma
</line>
<line>
neces*id*de da his*ória", *endo assim essa* memórias só existirão s* houve* também *is*ór*as
</line>
<line>
com *s det*rmina*as peças. Estabel*cendo "uma p*n*e entre momentos hi**óricos, através da
</line>
</par><par>
<line>
qual
</line>
<line>
valores e memó**as s*o resgatad*s e **ssignificad*s em um c**texto diferente"
</line>
</par><par>
<line>
(DUTRA; MIR*N**, 2013, p. 122). * brechó se*ia, então, co*o *m símbolo do imaginário
</line>
<line>
de determinad*s épocas, concebendo, nest* caso, * imaginá*** como *mbiente ou atmosfera.
</line>
</par><par>
<line>
A falta *e desc*ição do que o brechó transmite "esse a*go mais é que se tenta c*ptar por *
</line>
<line>
*eio da noção de imagi*ário" (MAFFE*OL*, 2001, p.75).
</line>
<line>
Assim, entendo que não existem *e**rias ond* o imagi*á**o nã* se estabel*ça, da
</line>
</par><par>
<line>
*esma maneira que não
</line>
<line>
existe i*aginári* se* *
</line>
<line>
me*ória i*dividual ou coletiva. Ou seja, *
</line>
</par><par>
<line>
uma mútua r**aç*o de sobr*vivência. Dess* modo, u*o d* um dito de *a*toé (2019, p. *6*),
</line>
</par><par>
<line>
q*e exprime u*a experiência não vivi** por *la, mas que muito
</line>
<line>
a
</line>
<line>
atinge, * re*peito
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Di**d*ra M**i*ar,
</line>
<line>
pa*a ex*mplif*c*r a função dos
</line>
<line>
brechós, a*nda que em c*nte*t*s distint*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, *. 19, n. 7, art. 1*, p. 295-307, jul. *02*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *. M. Louren**, H, J. P. Moraes
</line>
<line>
306
</line>
</par><par>
<line>
"[...] *n*ender o passado e signi*icá-lo no
</line>
<line>
**esente; entre aj*dar a dar sentido à história
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
outr*, mas també* à minh*; [...]".
</line>
</par><par>
<line>
*EFERÊNC*AS
</line>
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ANJO*, N. O cé*e**o e a moda. São Paul*: Edit*ra S*nac, *020.
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</line>
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Magia e técnic*, arte e polí*ica. * ed. São Paulo: Bra*i*ien**, 19*4.
</line>
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*ALTOÉ, *. S. Déjá-vu e Rendez-vous: Os at*avessamentos da memória no faz*r do
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an*lista de d*s**r*o. I*: F*O*ES, Giovana G. Benedetto, e*.*l (Or*s). Anál*se de Dis*urso
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em red*: Cultur* e Mídi*.V.4. Campinas: Po*tes Editores, 2019.
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DURAND, *. As estru*uras a*tropológicas do i*aginário: int*oduçã* à *rquet*pol***a
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geral. São Pau*o: Martins Fo*tes, 2019.
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DU*RA, L. M; MIRANDA, V. F. D. Com*nicação, *oda e Mem*ria: A roupa de brec*ó
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como parte do processo *e co*strução da na*rati*a do indiv*du*. 20*3. 1*8 f. Universidade de
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Brasíli*, Brasíl*a, 2013.
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A Ressign**icação da *i*u*a *o Brech* c*mo Luga* d* Memór*as
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TEIXEIRA, M. C. S; ARAÚ*O, A. F. **lbert *urand: imagin*rio e educação. Niterói:
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Intert*xto, 2011. 116 p.
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</par><par>
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Como Refer*nc*ar este Artigo, confo*me ABNT:
</line>
<line>
L**RENÇ*, *. J. M; MORAES, H, J. P. * Ressigni*ica*ão da Fi*ura do Brechó *omo *ugar **
</line>
<line>
M*mórias t*e Re*igni*ication of the *hrift Store as a Place of Memo*ies. *ev. FS*, Teresi*a, v. 19,
</line>
<line>
n. 7, art. 15, p. 2*5-307, jul. 2*22
</line>
</par><par>
<line>
Con*ribuição d*s Autores
</line>
<line>
M . *. * . Lo*r*nço
</line>
<line>
H, *. P. Moraes
</line>
</par><par>
<line>
1) *o*cep*ão e p*anejame*t*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) aná*ise * interpretação dos dad*s.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) elab*ração do rascunho o* na revisã* c*ítica do conteúd*.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) p*rti*ipação na a*rov*ção da *ersão final do ma*uscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, *. 7, art. 15, p. 295-307, ju*. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par>Refbacks
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)