<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 7, art. 15, p. 295-307, *u*. 20*2 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*2.19.7.15 </line>
</par>
<par>
<line> * Ressignificação da Figura do Br*c*ó como Lug*r d* Memór**s </line>
<line> The Resignif**ation of the *hrift Store *s a Pl*c* of Memori*s </line>
</par>
<par>
<line> Maria Julia **niz L*urenço </line>
<line> Me*tra*o em Ci*n*ias da L*nguagem para Univer*id*de do Sul de Sant* **tarina </line>
<line> Gr*duação em Tecno*ogia em De*ign de Moda p*lo Instituto Fed*ra* de Santa Catari*a </line>
<line> E-mail: ma*ia*unizjul**@gmail.c*m </line>
<line> H*loisa Junck*a** Preis Mo*aes </line>
<line> Doutora em Co*u*icação So*ial pela PUC *o Rio Grande do Sul </line>
<line> *oce*te do Program* de P*s G*adua*ão em Ciên*ia* d* Linguage* da U*iversidade do *ul de Santa Catarina </line>
<line> E-mail: helo*sapreis@hotmai*.c*m </line>
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<line> *n*er*ço: Ma*ia J**ia Muniz Lourenç* </line>
<line> E*itor-*hefe: Dr. Ton*y Kerley ** A*encar </line>
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<line> Universidade do S*l de Sa*t* Catarina, **o*ram* de Pós- </line>
<line> Ro*rigues </line>
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<line> Gra**ação em C*ências *a Linguag*m. </line>
<line> Av. J*sé Acácio </line>
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<line> *oreira, 7*7, Deho*, 88704900 - **barão, SC - B*asil. </line>
<line> Artigo re*ebi*o *m 28/03/2022. Última </line>
<line> ve*s*o </line>
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<line> Ender*ço: Helo**a Junc*laus Preis Moraes </line>
<line> rec*bida e* *8/04/2022. Aprovado em 19/04/*022. </line>
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<line> Univ*rsidade do Sul de Santa Ca*arina, *r*grama de P*s- </line>
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<line> Graduaç*o em *i*nci*s da Linguage*. , Av. José Acácio </line>
<line> Avalia*o pelo sis*ema *r*ple Re*iew: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> Mor*ira, 787, Deh*n, 8**04900 - T*barão, *C - Bras*l. </line>
<line> *elo E*itor-Chefe; e b) Doub*e Bl*nd Review </line>
<line> (avali*ção cega por dois *v**ia*ores da ár*a). </line>
<line> Revisão: Gr*mat*cal, Normati*a e de Forma*ação </line>
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<line> M. J. M. Lourenço, H, J. P. Moraes </line>
<line> *96 </line>
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<line> *ES*MO </line>
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<line> Popularmente conhecido c*mo um l*cal *ue vende roupas usadas, o br*chó, na pós- </line>
<line> m*der*idade, pas*ou por ressignificações. Com i*to, a parti* *os conceitos de Nora (1993) de </line>
<line> "lu*a* *e m*mória", es** art*go *b**tiva disc*tir se * brechó p*deria ser to*a*o como a*ém </line>
<line> deste: um lugar de memór*a*, n* plural. Assi*, visualizado nã* a**n*s **mo um local de </line>
<line> *omércio, mas també* co*o loc*l de imag*ns e de mem*rias mo*ilizadas pelo imaginário. </line>
<line> Para isso, an**isaram-se os asp*ctos definidos por Nora (1*9*), associa*do com as </line>
<line> c*r*c*erísticas presentes na figur* do brech*, a *onceitos do imaginá*io expl*r*dos </line>
<line> principalmente por D*ran* (2019), Maffe*ol* (2001) e Silv* (2020). A pesq*isa pos*u* ca**ter </line>
<line> *i*l**gráfic* e su* i**ort*nci* e*etua-*e ao e*plorar um f*n**eno que *em se </line>
<line> r*ssigni**c*ndo na pós-m*dernidade. </line>
<line> Palavras-chav*: Brechó. Memória. Imaginário. Lugar d* Memórias. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> Popular*y known as a place that sells used c*othes, *he thrift store, in pos*-modernit*, </line>
<line> und*rwent *e*igni*ications. With this, bas** on N*ra's (1993) co*cepts of "plac* of memory", </line>
<line> this article aims to discuss **ether the thrift s*ore could be taken as *eyond *his: a place of </line>
<line> memo*ies, in the plural. Thus, viewed n*t only a* a pl*ce of commerce, but also *s a plac* of </line>
<line> images a*d memories *obil*zed b* the im*ginary. For this, the asp*cts defined by Nora </line>
<line> (*99*) were analyze*, associating them wi*h the charac*eristics pres*nt in the thrif* store, and </line>
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<line> associat** with imagina*y concepts ex*lored mainly by Duran* (2*19), Maf*e*oli (2001) it </line>
<line> and Silva (2*20). The res*arch has a bibliog*aph*c **aracter, and its *mport*nce is car*ied out </line>
<line> *y exploring a phenomen*n t*a* has *een chang*ng in post-modern*ty. </line>
<line> *eywo*ds: Thrift St*re. *emor*. Imagery. *la*e of Memories. </line>
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<line> Re*. *SA, Teres**a, v. 19, n. 7, art. 15, p. *9*-307, jul. 202* </line>
<line> www*.fs**et.com.br/revista </line>
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<line> * R*ssignificação da Figura *o Brechó com* Lugar de Memó*ias </line>
<line> 297 </line>
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<line> 1 *NTRODUÇÃO </line>
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<line> *al*r so*re bre*hós é me permi*ir ace*sar minhas </line>
<line> própria* memó*ia* ind*viduais. </line>
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<line> Enc*ntro si*gula*e* lembranças, *u*nd* e*, freq*entement*, ia à busca *e peças *xcêntric*s e </line>
<line> singulares em brech*s no início *a minha a*olescência. Se realmen** somos uma so*iedade </line>
<line> d* consumo, opto por, muitas vezes, usufr*ir do consu*o de me**ri*s. Apesar de, ant*s dos </line>
<line> es***os dos *onceito* de Nora (1993), Mafes*li (20*1), *urand (2*1*), Si*va (2*20) e o*t*os, </line>
<line> não saber da relação tão grand* existente ent** brechó, memória e *maginário. </line>
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<line> U* loc*l com a **e*ença de dif*rentes </line>
<line> dé*adas, assim se ca*ac*eriza o brechó. Nele, </line>
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<line> encont*amo* </line>
<line> peças d* </line>
<line> roupa que fo*am criadas ** </line>
<line> moment*s histór*cos qu* </line>
<line> não irão mais </line>
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<line> acontecer. Cada pe*a de ro**a carrega me*órias *e ** *a*s*do, mo*e*tos qu* não existem </line>
<line> *ais * im**ens de dete*minada época vivida, ou melhor, u*a m*lt*plicidade dessas imagens. </line>
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<line> As*ociando um l*cal a memórias, Nora (19*3, *. 22) *pre*enta </line>
<line> como l*ga* de </line>
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<line> m*m**ia: "Lugares mis*o*, híbridos e mutantes, *ntimamente enlaçad*s d* v*da e de m*rte, *e </line>
<line> tempo e d* *te*n*dade; numa e*p*ral do coletivo e d* ind*****al; do pr*saico e do sagrado, do </line>
<line> im*vel e do móvel". Assim, partindo deste con**ito do auto*, *u*stiono-*e se o bre*hó *ão </line>
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<line> s*r** além u* l*gar de m**ória, mas si*, um lugar de memórias, </line>
<line> n* plural. Ora, ** </line>
<line> o </line>
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<line> c*n*eit* de Nora (1993) é desi*nado a lug*res c*m uma memóri* *ingular, obj*to aqui o </line>
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<line> est*dado, o brec*ó, é </line>
<line> u* mo*i*en*o ampliado dess* *o*ceito. Para </line>
<line> tal *i*, *usquei *uas </line>
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<line> r*laç*es com o *magi**r*o, pois é o im**inári* *uem vai mobilizar es*as memó*ia*; </line>
<line> a </line>
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<line> memória *m dispositivo d* imaginári*. é </line>
<line> "O papel do i*a*in*rio *a vida co*idia*a sublima </line>
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<line> com* *x**riênci* vivida, labirinto *as rel*çõe* afetivas o *ovime*t* tu**ltuo*o das </line>
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<line> o </line>
<line> e </line>
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<line> paixões se </line>
<line> con*ret*zam em um cenár*o *ole*ivo, s**ultaneame*te ban** e trá**co []". </line>
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<line> (LEGRO* e* al. (*0*4, p.100). </line>
<line> Diante do expo*to, a metodologia **c*lhid* pa*a es*a p*squisa foi d* cu*ho </line>
<line> *iblio*ráf***, desenvo*vida a part*r de *eituras e teóricos a respeito dos temas centra*s. </line>
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<line> Ini*ialmente, </line>
<line> desdobra-se na cont*xtualização a respei*o da figura do brechó, a*oiado ni*so, </line>
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<line> em </line>
<line> sequência, pr*põ*-*e uma re*l*xão do *rechó c*mo um lug*r d* m*m*ria. P*r fim, </line>
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<line> bus*ou-s* v*sual*zar o imaginário *omo dispositi*o de m**ória*, *o *lur**, tornan*o </line>
<line> * </line>
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<line> brechó *m lugar de memóri*s. E*te t*ab*lho s* to*na relevante pela figura de o bre*hó v** s* </line>
<line> ressignifican*o *a pós-mode**idade, entretant*, é ainda pouc* explorado na ac**emia qu*nd* </line>
<line> r*laci*nado a i*ag*n* e ao ima*inário social. </line>
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<line> Rev. *SA, Tere**na, v. 19, n. *, *rt. 15, *. 295-307, jul. *0*2 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/r*vista </line>
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<line> M. J. M. *ou*enço, H, J. P. M*raes </line>
<line> 298 </line>
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<line> * REFE*E*C*AL TEÓRI*O </line>
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<line> 2.1 Brechó: *reve *ontextualização </line>
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<line> Para melhor *ompreensão *o b*ech*, faz-*e necessá*io um b*eve c*ntexto histórico. </line>
<line> Apesar de não se s*b*r data especí*ica, Dutra e Miran*a (2013) **nsid*ram que o brechó *e </line>
<line> or*ginou ** Londres, como espé*ie d* feiras ** antiguidad*s que vendi*m produtos </line>
<line> dif*r*nciados em r*laç*o **s demais *omércios. Entre es*es produto*, roup*s. J* no B*asil, </line>
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<line> apesar d* a </line>
<line> da** tam*ém ser incerta, é *ressup*sto q*e teve *n**io no século XIX, e o seu </line>
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<line> nome, "brechó", deriva </line>
<line> do *ome do pri*eiro </line>
<line> com*rcia*te a </line>
<line> vende* r*upa* e objetos *sados </line>
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<line> p*r a*ui. Se* *ome *ra Belchior (*UTRA; *IR**DA, 201*). </line>
<line> D*sde então, * at*osfera presente nos brechós, ou ainda, a sua aur*, *o*o descrev*m </line>
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<line> *afes*li (2001) e Benjamim (1*94), era de um lo*al </line>
<line> de *n*ulh**i* e roupas sem </line>
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<line> apr**ei*amento. En**e*an*o, *ara ser a*eit* n* pós-*oder*idade, el* preci*ou ressignificar-se </line>
<line> e, *m seu trajeto, o *rechó ve*o ganhando no*oriedade. </line>
<line> *s estrut*ras ant**as, estacionada* e qu* até parece* inabaláveis sol*cita-nos mov*r o </line>
<line> uni**rso da moda em diferentes perspectivas (COLERATO, 2019, a**d ANJ*S, 20*0). </line>
<line> De*sa maneira, esse fato vem acon*ecend* com o objeto do brechó. Na pós-moderni*ade, *e </line>
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<line> a*ord* com *affesol* (1996) é a mistura d* *leme***s antig*s com contemp**ân*os, </line>
<line> as </line>
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<line> grande* certezas, ai*da segundo o aut*r, são destruída* com frequê*cia, e *s acontecimen*os </line>
<line> pedem p*ra a *ociedade pe*sar de outr*s maneiras. </line>
<line> Send* assim, no* dia* atuais, o brechó vinc*lou-se a *ut**s p*nsamen*os, *anhou </line>
<line> novos s*gni*icados. Entre eles, u** alternativa ao cons*mo *onsciente e toda a abord*gem em </line>
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<line> *igação </line>
<line> c*m a *oda slow, como s*st*ntabilidade, o menor desperdíci* e a eco*omi* d* a </line>
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<line> rec**sos na*u*ai*, ou até mesmo **a forma de resistênci* ao *onsumismo. A moda, </line>
<line> cert*m*nte, é muito mais do que **a*e*ta, visto q** "quand* discutimos os *om*ortamen*os </line>
<line> na moda, e*tamo* falando de imagens" (ANJOS, 2020, p. 24). </line>
<line> Nathalia Anjos, em seu *iv*o "O cé*ebro e * m*da" (2020) d*ss*rta a respeito des*e </line>
<line> fenôm**o. Para ela, esse mo*i*ento d* composição d* looks com p*ças de *rechós q*e veio </line>
<line> com toda for*a na *l*im* década, deve*-s* ao fato q*e, agora, os jovens busc*m por roupas e </line>
<line> acessório* qu* pos*ib*litam seus *sos "para e*port*, para o lazer, para o tra*alh* ou para o </line>
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<line> rolê" </line>
<line> (ANJOS, </line>
<line> *02*, </line>
<line> p. </line>
<line> 60), </line>
<line> i st o </line>
<line> é, </line>
<line> *en*amentos </line>
<line> da </line>
<line> pós-modernidad*. </line>
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<line> Rev. FS*, Teresina, v. 19, n. 7, art. 15, p. 295-307, jul. 2*22 </line>
<line> www4.fsanet.*o*.br/*evista </line>
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<line> A Ressign*fi*ação da Fi*ur* do Brechó como *ugar ** M**órias </line>
<line> 299 </line>
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<line> 2.2 O Brechó como um *ugar memória </line>
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<line> In*cio este tópico com uma frase pr*se*te no tex*o Entre memória e história, a </line>
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<line> prob*emátic* dos *ugares (**93, </line>
<line> p.*2): "[..] a razão *u*dament*l d* ser *e um lugar d* </line>
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<line> memóri* é *ar*r o t*mpo, é bloquear o t*abalho do esque*imento, fixar um estado de c*i*as, </line>
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<line> i*ortali*ar m*rte, m*teriali*ar o imat*r*al." Ao término dessa frase, a </line>
<line> em meu* es*u*os, </line>
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<line> l*mbrei-me, pronta*ente, da figur* do *r*ch*, que*tio**nd*-me se ele s*ria </line>
<line> *m lugar de </line>
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<line> memória. </line>
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<line> P*ra Nora (1993), um lugar de m**ória é um l*gar de restos. E*te p***amento i*us*ra </line>
<line> bem o objeto dest* artigo. * que seriam *s br*chó* al*m de res*os? Re*tos de roupas usad*s, </line>
<line> sapatos, acessório*, que um d*a pert*nceram a algum indiví*uo, mas que, por algum motivo, </line>
</par>
<par>
<line> nã* lhe foram *ais prioridade </line>
<line> e t*rnaram-se des*art*vei*, tra*sformando, **sim, em </line>
</par>
<par>
<line> multipl*cidades de restos. Resto *e memórias * *est* de image*s. Um ambien*e c*m aglom*ro </line>
</par>
<par>
<line> de me*ória em exposição, no* </line>
<line> cabides, araras * maneq*i**. A r*spe*to da **mplexidade </line>
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<line> exis*ent* *esses lugares, Nora (1993, p.21) também de*lara: Os lugares de m*mória </line>
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<line> perte*cem a dois </line>
<line> d*mínios, que </line>
<line> a </line>
<line> t*r*am intere*sant*, *as tam*é* compl*xa: simples </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> ambíguos, na*u*a** * *rtif*ciais, imediatamen*e ofere*id*s à </line>
<line> mais sensível ex*eriê*c*a e, </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> mesmo tempo, sobress*in*o da mais *bs**ata *laboração. </line>
</par>
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<line> Sobre o pensa*ento *c*ma, percebo que ao mesm* tempo *m que * brechó é, de c*r*a </line>
<line> m**eira, *m co*ércio simples, pois, por exemplo, não der*va de *ma cadeia de p*oduçã*, ele </line>
<line> é enigmáti**. En*olto por senti*entos, imagens e *moções que transpassam a re*lida**. E, </line>
</par>
<par>
<line> por isso, provocam certas in*a*açõ*s na so*iedade. Como falado ante*iormente, </line>
<line> *or </line>
<line> m ui t o </line>
</par>
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<line> tempo aind* *oi visto co*o local de </line>
<line> entulharia, e com aura desig*al, um local de muitas </line>
</par>
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<line> dúvid*s: "comprar em um brechó? Se*á?" Um </line>
<line> local </line>
<line> genuíno, mas a* mesmo *empo </line>
</par>
<par>
<line> corromp*d* p** *emó*ia. </line>
</par>
<par>
<line> D*ssa form*, segundo Nora (1993, p. 21), para um local ser considera*o u* lugar de </line>
<line> memória, ele pr*ci*a ter "efeito nos três sentido* *a palav**, **t*rial, s*m*óli*o e funcional, </line>
</par>
<par>
<line> **multanea*ente, so*ente em </line>
<line> *ra*s diversos". E, ai*da, fala que essas palavr*s semp*e </line>
</par>
<par>
<line> c*existem. Desse mo*o, o brech*, n*sse co*texto, se qualif*ca como </line>
<line> sendo um lugar de </line>
</par>
<par>
<line> memória. </line>
</par>
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<line> É mat*rial *orqu* o brec*ó se *escreve com* um local *e c*mércio de peças de ro*pa </line>
</par>
<par>
<line> já usadas, geralmente, h* mai* </line>
<line> *e um a </line>
<line> década. *omé*cio e*tã* d* o*jet*s *e corpo sólid*. </line>
</par>
<par>
<line> Também é simb**ico. Du*ra e **randa (2013) c*mprovam q*ando falam que o *rechó o*era </line>
</par>
<par>
<line> co*o elemento simbólico ao apr*s**tar aos co*sumid*res </line>
<line> uma c*nexã* e*tre passado o </line>
<line> e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, *. **, n. 7, art. 15, p. 295-307, jul. *022 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. J. *. Louren*o, H, J. P. M*r**s </line>
<line> 3*0 </line>
</par>
<par>
<line> presen*e. Como u* "elo históric*" entr* **is temp*s diferentes, ele pr*duz uma n*rrativa </line>
</par>
<par>
<line> singul*r </line>
<line> de um* m**ória coletiva e i*divid*a* existentes nas *oupas (D*TRA; MIRAN*A </line>
</par>
<par>
<line> 2013, p. 14). Os autor*s ainda destacam que, simbol*camente, é um local de comuni*ação ente </line>
<line> duas p*ssoas, q*e têm co*tat* com a mesma rou*a, mas *m *atas dis*emelhantes. E, por fim, </line>
<line> c*r*cteriz*-se co*o f*ncional, pois os p*odutos nele vendid* são út*is e corr*sp*ndem à sua </line>
<line> função: o ato d* vestir. </line>
<line> 3 *ESUL*A*OS E DISC*SSÕES </line>
<line> *.1 Im*ginário como disposit*v* de *emórias, n* plur*l. </line>
<line> Entr*tanto, permito-me colocar * te*ria em discu*s*o, com* forma d* co*tri*uição. A </line>
<line> partir do co*ceito de Nora (1993), *e "lugar de memó*ia", vejo a possibi*idade de visua*i*ar o </line>
<line> objeto do br*chó como um l*gar *ara além de*te. Um **gar que mobiliza memória*, no plural. </line>
</par>
<par>
<line> T*rnand*-*, entã*, </line>
<line> um lugar de mem*rias. Não simpl*smente pela diversidade </line>
<line> de roupa*, </line>
</par>
<par>
<line> pois ele </line>
<line> não é te*ático, mas pela existência de memórias incomu**cáv**s e distantes, </line>
<line> entre </line>
</par>
<par>
<line> dua* ou **is pe*soas. A memória de quem levou a peça para o brechó, na maioria das vezes, </line>
<line> n*o t*c*rá n* memória de que* e*tá levand* a pe*a para a casa. </line>
<line> Se decidirmos ir a um b*echó agora, deparar-nos-emos co* muita* m*m*rias </line>
</par>
<par>
<line> implí*it*s presentes nas </line>
<line> peç*s de roupas à **nda, pois *s </line>
<line> *eças estão *igad** a memórias, </line>
</par>
<par>
<line> sejam ela* i*dividuais ou coletivas. T*ago *inha experiência pessoal *omo e*emplo. R*upas </line>
<line> da* quais fui primeira proprietária e as usei em momentos marcantes de mi*ha vida, sempre </line>
</par>
<par>
<line> quan*o o uso n*va*ente, o* a**na* as v*jo </line>
<line> em meu </line>
<line> armário, é como um filme qu* </line>
</par>
<par>
<line> atra*essasse mi*ha c*be*a. *ugares, pessoas, sentimentos, *ens*ç*es. * isso **on*ece, </line>
</par>
<par>
<line> conforme *utra * *iranda (*013), pois *s p*ças, ao *oltarem para os armári*s, **azem </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> particul*rid*des experi*entadas por quem as vesti*. O q*e p*onunciar então respei*o a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> roup*s comprada* </line>
<line> em brechós? Apesar de possuir al*umas *eças, c*to a*ui Daltoé (201* *. </line>
</par>
<par>
<line> 362) menc*ona*do Mariani, "com* falar do vivido *o outro e me se*tir fal*ndo de um **o </line>
<line> vivido m*u?". </line>
<line> Os brechós muito co*têm m*mó*i*s. Mem*ri*s que os consumido*es não c**segu*m </line>
<line> expla**-las por complet*. Eu, *omo *on*umid*ra d* peç*s de brech*s, ac*edito que não i*ei </line>
<line> m* comunicar com * me*ória da proprie*ária anti*a da peça que c*m*rei. Irei ressi*nificar a </line>
<line> memória d* mesma *eça, mas nossas m*mórias são incomuni**ntes. Is*o é, tê*-*e memórias </line>
</par>
<par>
<line> *luri*ica*as. A pa*tir disso, a* rou*as p*esentes nos </line>
<line> brechós *r*zem </line>
<line> *ons**o não *om*nte </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Tere*ina, *. 19, n. 7, a**. 15, p. 29*-307, jul. 2022 </line>
<line> *ww4.fs*net.c*m.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Ressig***icaç*o da Figur* *o Brechó co*o Lugar de Memórias </line>
<line> *01 </line>
</par>
<par>
<line> con*ei*o* estéti*o* *e determi*ada época, *as também i*agens culturais e sociais. Se </line>
<line> *egarm*s uma calç* *eans f*it* hoje, certamente nã* é a me*ma ca*ça jeans pres*nt* em um </line>
</par>
<par>
<line> brechó, mesmo *ue, esteticamente, </line>
<line> **as sejam idênticas. * </line>
<line> calça qu* já foi *sada por o*tro </line>
</par>
<par>
<line> indivíduo t*mpos atrás retr**a experiência* indi*i**ais * c*l**iva*. Sen** *ssim, ao usar peça* </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> brechó, o indivíduo ad**ire inúmeros no*os significa*os. Nas pal*vras de *egros et </line>
</par>
<par>
<line> al. (2*14, p.24), "as imagens têm uma h*stória". </line>
<line> Estas **agens representadas p*r meio do objeto do brechó *stã* *resent*s no </line>
<line> imaginário dos g*upos sociais. Tem-se imag*nário, pelos con*eit*s de Dur*nd (2019, p. 18), </line>
</par>
<par>
<line> como </line>
<line> "* c**junto das im*gens e relações de ima*ens que constituem o capital pensado do </line>
</par>
<par>
<line> homo sapi*n*". E, de acordo com P*tta (2017, p. 90), o **n*ei*o de i**ginário para Durand é </line>
</par>
<par>
<line> "* te*rização de uma antropolog*a que *oloque como *bjetiv* o *studo </line>
<line> do homem como </line>
</par>
<par>
<line> produtor d* im*gens, o qual nã* po*e *ensar nem *riar sem pass** pelas **a*ens". </line>
<line> Sendo ass*m, é por meio do imaginário *u* enx*rguei * *ossibilidade de não apenas </line>
<line> vis*ali*ar o br*chó c*mo um l**a* de memória, mas de memórias, no plural. É a *a*tir do </line>
<line> ima*inári* q*e essas i*a*ens, sendo *ssas memóri*s, são mobi*izadas. Po*s, apesar da noção </line>
</par>
<par>
<line> de im*gin**** ainda se* muito confun*ida *om *maginação, </line>
<line> e </line>
<line> por muito* consi**rada </line>
</par>
<par>
<line> enigmática, o imaginári*, de acordo com Legros et al. (**14, p.111) "*ão é uma **r*a *ocial </line>
</par>
<par>
<line> escond*da, secre*a, </line>
<line> inco*s*ie*t* que vive **b </line>
<line> as fibras do te*id* social". O* autores </line>
<line> ainda </line>
</par>
<par>
<line> afirmam que el* não *e cara*t*ri*a como um espelho *e*ormado, ou d*mais caracte**sticas </line>
</par>
<par>
<line> *ue o torn** *everso como </line>
<line> u*a **mbr* *a re*lidade, mas que na *er*ade o imagin*rio </line>
</par>
<par>
<line> estrutura * </line>
<line> entendimento humano. Send* *ssim, o i*a*iná*io *e dá por um conjunto de </line>
</par>
<par>
<line> sabere* </line>
<line> que </line>
<line> evidenciam </line>
<line> pensamentos </line>
<line> col*t*vos, </line>
<line> gera </line>
<line> i*entificaç*es </line>
<line> de </line>
<line> grupos, </line>
</par>
<par>
<line> re*onheciment** e entusiasmos e * comum. </line>
<line> "[...] o imaginár*o é *otad* de um potencial criador, o qual * v*lorizado quando se </line>
</par>
<par>
<line> considera imaginá*io, não </line>
<line> *omo um conjunt* d* *magens que vag*ei*m livr**e*te </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> memó*ia e na im*ginação, ma* como um "**nam*s*o organizado* ent*e d*ferentes instânci** </line>
<line> fundadoras" que tê* o corpo como supo*te físico" (THO*AS 1998, *pu* TEIXEIRA, </line>
<line> AR*ÚJO, 2*11, p.20). </line>
<line> Maffesoli (*00*, p.76) ainda corrobora, em seus e*tudos, a*irmando que "a existência </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> um imaginário det*rm*na * </line>
<line> existência de conjuntos </line>
<line> de imagens", declar*ndo que as </line>
</par>
<par>
<line> i*agens s** a consequência. Isto é, se te*os *maginário, log* t*mos u* co*junto de i*agens. </line>
</par>
<par>
<line> E*se conjunto d* i*agens, </line>
<line> em r**ação *o objeto de*te artigo, t*r*a-se, en*ão, c*njunto </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> memóri*s. "A memória - *omo imagem - é *ssa *agia </line>
<line> vicariante pela qual um fragmento </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, Teresina, v. 19, n. 7, art. 15, p. 295-307, jul. 2022 </line>
<line> www4.f*anet.com.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. J. *. L*urenço, H, *. P. Moraes </line>
<line> 302 </line>
</par>
<par>
<line> e*istencial **de resum*r * simb*lizar a total*dade do tempo *eencont*ado" (DURAND, 2019, </line>
<line> p. 403). </line>
<line> Em se tr*tando de memória, a*nda *el*s palavras de DURAND (*019, p. 40*), "é o </line>
</par>
<par>
<line> *od*r d* organização </line>
<line> de um todo a part*r *e u* fragmen*o vivido []" E é a partir dos </line>
</par>
<par>
<line> *rag*ent*s *ividos que </line>
<line> pl*ra*izamos o *undo, is** é, constr*í*os as imagen* (TEIXEIRA; </line>
</par>
<par>
<line> ARAÚJO, 2011, *. *2). Sendo </line>
<line> assi*, entendo ser li*itado *rat*r o brechó </line>
<line> como lugar de </line>
</par>
<par>
<line> mem*r*a, no si*gul*r, pois nele, mai* esp*cificamente, *as peç** que *e** *abit*m, tê*-s* as </line>
<line> im*gens de quem entre*ou a pe*a e as imagens de quem a resgatou. Há uma ressig*ific*çã* </line>
</par>
<par>
<line> de uma mesma peç*; a exist*ncia de </line>
<line> *ais *e u*a memória. E estas, dis*antes. *oraes, </line>
</par>
<par>
<line> Bressan e Fernandes (2020, p.13) corr*boram afirmando que "a memória é *onst**ída em </line>
<line> grupo, mas também é sempre *m trabalho do sujeito e para ela se tornar mais ou men*s vívida </line>
<line> depen*e do gr*u de *usên**a o* pre**nça de ou*ros que co*stituem um grupo de referência." </line>
<line> Silva (2020) ainda examina a* cinco possib**idad*s de definição *u de aproximação do </line>
</par>
<par>
<line> termo </line>
<line> imaginá*io, ent** </line>
<line> elas, visua*izam-*e o ima**nári* como ambiente ou at*osfera, </line>
</par>
<par>
<line> persp*ctiva essa muito pesquisada p** *affesoli (20**). Dessa maneira, </line>
<line> para entend*r </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> rela*ões do br*ch* como lugar de memórias é *nteressante contemplá-lo também *omo local </line>
<line> *nde o **aginário se est*belece nesta aproximação, como a*biente ou a*mosfera. </line>
<line> Ambiente o* atmosfera perm*ad** por imagens, qu* se tornaram memórias </line>
</par>
<par>
<line> *obili*adas. *os bre*hós, </line>
<line> encontramos memóri*s </line>
<line> *epositadas, mas não ne*essariamente </line>
</par>
<par>
<line> compartilhada*. An*os (2020) </line>
<line> fala *ue tudo *ue vestimos durante * no**a vida, se e*is*iu </line>
</par>
<par>
<line> históri*, será u*a peça carregada por repre*e*ta*ões. Ai*da </line>
<line> *omplementa </line>
<line> *ue isso acontece </line>
</par>
<par>
<line> d**de o *a*cimento co* a ro*pa que saímo* da maternidade, seja e*a es*olhida meses </line>
<line> *ntes </line>
</par>
<par>
<line> p*l*s pais, seja </line>
<line> uma roupa d*ada *elo </line>
<line> hospital pela falta </line>
<line> de rec*rsos *a c*iança, cr*ando </line>
</par>
<par>
<line> signif*cados. </line>
</par>
<par>
<line> Sendo as*im, *s ro*pas ou aces*ór*o* à ven*a nos brechós possuem uma </line>
</par>
<par>
<line> mul*ip*ici*ade </line>
<line> d* </line>
<line> i*agens. S* imaginário * para Dura*d (1998, p. 0* a*ud TEIXEIR*; * </line>
</par>
<par>
<line> ARAÚJO, 2011, p. 4*) é um "museu de todas a* imagens pa*sad**, possíveis, produzidas e a </line>
<line> *erem pro**zidas", o br*c*ó p*de ser v*s*o co*o um museu de mem*rias não comunicantes. </line>
<line> Pois, de acordo c*m Du*and (2019), a memória é que* **gan*za es*eticamente a re*o*da*ão; </line>
<line> assim como um brechó, disposto em araras e ma*e*uins. </line>
</par>
<par>
<line> Longe de estar do lado d* tempo, a memó*ia, co*o im*ginário, ergue-se contra </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> faces *o tem*o e asseg*ra ao s*r, contra a d*sso**ção d* devir, a *o*ti*u*dade d* cons*iênc*a </line>
</par>
<par>
<line> e a </line>
<line> possibilidade de r**ressa*, </line>
<line> d* regredir, par* além das *ecessidade* do </line>
<line> destino. * essa </line>
</par>
<par>
<line> saudade </line>
<line> enraizada </line>
<line> no *ais pro*und* e no mais *ongín*uo *o nosso se* que motiva toda* as </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 7, ar*. 15, p. 295-*07, jul. 2022 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Res*ignifi**ção d* Fig*ra do Brechó como **gar de Memórias </line>
<line> 303 </line>
</par>
<par>
<line> nossas repr*senta*õ*s e aproveita todas as fé**as da tempora*idade para fazer crescer em nós, </line>
<line> com a ajuda d*s imagens d** pequenas expe*iê**ias mortas, a próp*ia guarita da n*s*a </line>
<line> e*pe**nç* esse*cia* (DUR*ND. 2019, *. 402). </line>
<line> C**o citado a*t*ri*rmente, a figur* do *rec*ó contém memó*ias que as pessoas não </line>
</par>
<par>
<line> con*eguem clari*icar t*talmente. "Nã* v*mos a </line>
<line> au*a, mas podemos </line>
<line> sent*-l*. O imaginário, </line>
</par>
<par>
<line> para mi*, é *ssa aur*, é da ordem *a aura: uma </line>
<line> *tmos**ra. A*go *ue e*v**ve e ultrapassa a </line>
</par>
<par>
<line> o*ra" (MAFESOLI, </line>
<line> 2001, p.*5). Essa falta d* argume*tações </line>
<line> cot**ianas para explicar os </line>
</par>
<par>
<line> bre*hós s* apre*enta, d* acor*o com Silva (2020, p. 9), p*r *e tratar de um "**njunto </line>
<line> com*le*o de vivência*". E, en*ã*, tem-** o imag*nário. </line>
<line> Nós observamos poucos est*dos sociológ*cos do *m*g*nário sobre o di*cur** co*idiano </line>
<line> contemporâneo, como se a v*z da criação esti*esse reservada * *ma eli*e artística * a v*z da </line>
<line> análise fo*se pr*prieda*e da psicanálise * da *sicologia. Por*m, mes** a cr*ação ind*vidual </line>
<line> ma*s mod**ta e *ais banal, como, p*r exemplo, um de**nho de cria*ça, está impregnada de </line>
<line> um senti*o cole*iv* (LEGR*S et al. (2014, *.109). </line>
</par>
<par>
<line> *or imaginár*o, nessa linh*, entende-se o ambie*te em que *lgo es*á m**gulhado, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> que pro*uz **a atm*sfera, gera uma **ra e caracter*za o "ar de um tempo": o "ima*inári* </line>
<line> hippie", o "*maginário d* maio de 19*8", o "imagin*rio da geraç*o mal*it*". Trat*-se da </line>
<line> de*cri**o de *m *ma*anhado de *raç*s: maneira de v*stir, de falar, de sentir, gostos, opções </line>
<line> éti*as ou *stéticas, ideologias, símbolo*, mit***gias, narrati*as, representações, utopias, ideias </line>
<line> compartilhadas, tudo aqu*lo que marca *m mod* de ex*s*ên*ia sendo causa * consequên*ia de </line>
</par>
<par>
<line> u* *oment* singu*ar. Im*ginário, então, é o cenário o *rilh* que dele * </line>
<line> *manam (SILVA, </line>
</par>
<par>
<line> 2020, p. 9). </line>
</par>
<par>
<line> Du*ra e M*randa (2013) *al*m a respeito de elemen*os de distinç*o pr*sent*s nas </line>
<line> roupas de bre*h* e os nomeiam de elemen*os co*stitutivos * elementos de**riorados. Como </line>
<line> exemplo de e**men*os constit*tiv*s destac*m-se as tend*ncias do momen*o *istóri*o q*ando </line>
</par>
<par>
<line> a peça foi *abr*ca*a (*or*s, estampas, *tc.), já os </line>
<line> el*me*tos *eteri*ra*o* estão mais </line>
</par>
<par>
<line> conectados com as vivênci*s i**ivi*u*is de quem usufru*u, tal como *uros e m*nchas. Aqui, </line>
</par>
<par>
<line> percebo, mais </line>
<line> uma vez, uma multipli*idade de memórias. A* memórias </line>
<line> coletiv*s, </line>
</par>
<par>
<line> represen*a*as p*l* tendência da ép**a, e a* in*ivi*uais, pelas ma*cas *e histó**as deix**a* nas </line>
<line> peças. </line>
<line> De um pedaço de tecido, o homem consegue reti**r sentimen*os e s*nsaçõe*, uma vez </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> aqu*le objeto *ep*ese**a algum m*mento de **a vida. Eles se tornam persona*ens, mas </line>
</par>
<par>
<line> não necess*riamente viveram </line>
<line> em *esm* é*oca. Uma </line>
<line> c*lça pode trazer memórias por t** </line>
</par>
<par>
<line> p*rtenc*do a u* *nte </line>
<line> queri*o que *á faleceu, fazen** </line>
<line> *om *ue sua p*es*nça </line>
<line> at*ve sua </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resi**, v. 19, n. 7, ar*. 15, p. 295-307, jul. *022 </line>
<line> **w4.f*a*et.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. J. M. Lourenço, H, J. P. Mora*s </line>
<line> 30* </line>
</par>
<par>
<line> le*br*nça. Alé* *i**o, * vestimenta pode *emeter a uma époc* e***c*f*ca, de va*or </line>
<line> sent*mental muito grand* (DUTRA; MIRAND*, 20*3, p. 81). </line>
</par>
<par>
<line> E é pelos dizeres acima que b*sta saber pouco sobr* história, que ao </line>
<line> *l*ar *ma saia </line>
</par>
<par>
<line> rodad* volumosa e de comp*imento até o *oelho, * fácil lem**ar-se dos anos d*u*ados * de </line>
</par>
<par>
<line> B*igitte Bar**t. *ão necessar*amente est* sai* </line>
<line> e*ta*a present* *m shows *e Elvis P*es*ey e </line>
</par>
<par>
<line> Beatles, o* nos cená*ios *a Re*olução C*bana, </line>
<line> mas é uma representa*te da memór*a </line>
<line> desta </line>
</par>
<par>
<line> época, * es*a memór*a durará até </line>
<line> qu*ndo es*a </line>
<line> saia *xi*ti*. </line>
<line> Essas *eças, que **rvem </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> r*ferência </line>
<line> de *eterminados tempos, </line>
<line> de a*or*o com Dut*a Mira*da (201* p.79) * </line>
<line> podem ser </line>
</par>
<par>
<line> *ham*das </line>
<line> de "docu*ent*s da e*p*riê*c** vi*ida", </line>
<line> o* "d**ume*to social", **is *ão </line>
</par>
<par>
<line> respeitáveis par*í*ulas de m**ória q*e "assu** identidade de seu us*ário, carac*erizando a </line>
<line> *omentos e as his*óri** de um período". </line>
<line> Ao ler sobre as peças se *ra**formarem em esp*cie de *ocument*, lembro-me de *m </line>
<line> questionamento feito p** R*bin (2016, p. *6): "O que se deix* depois de uma v*da "nor*al?" </line>
</par>
<par>
<line> ea </line>
<line> própria autora *espond*, d*cla*ando que os anônimos </line>
<line> dei*am a*enas *ocument*s. Nes*e </line>
</par>
<par>
<line> ca*o, ent*o, comprova-se que *s brechós </line>
<line> seri*m </line>
<line> com* </line>
<line> depósito de d*c*men*os, estes e </line>
</par>
<par>
<line> doc*me*tos tomados, por *ua vez, **m* *oupas. "A roupa tende *ois a estar podero*amen*e </line>
<line> ass*ciada com a memória ou, p*ra di*er de forma mais forte, a *oupa é um tipo de m*m*ria. </line>
<line> Quando * pes*oa mor*e, a r*upa abso*ve sua pre*ença ausente" (STAL*BRASS, 2008: 14). </line>
<line> Ao adquiri* uma p*ça de brechó, o ind*víduo adquiriu tamb*m memórias </line>
</par>
<par>
<line> d*s*onheci*as </line>
<line> po* ele mesm*. Memór*as que, provav*lmente, </line>
<line> *le nunca *omunicará. </line>
</par>
<par>
<line> Interr*go-me, *or ond* passaram tais pe*as? Quais foram **as vivências? Quem *á as usou? </line>
</par>
<par>
<line> Quais eram seu* hábi*os? N* </line>
<line> ato do pagamento, possuímos </line>
<line> agora um pedaço </line>
<line> de algo </line>
<line> já </line>
</par>
<par>
<line> vivido, um sím*olo de m*mórias p*r *ais que não nossas, memór*as *istant*s. Algo c*mo </line>
</par>
<par>
<line> Pol*a* (1992, p. 2) **ama </line>
<line> de </line>
<line> "vivido *or tabela". "*e*ses espa*os, vestidos do* anos 1950 </line>
</par>
<par>
<line> dividem prat**ei*as </line>
<line> *om jaquetas do* </line>
<line> *nos 1990 e </line>
<line> assi* assume* um n*vo pape* </line>
<line> diante da </line>
</par>
<par>
<line> sociedade cont*mpo*ânea". (*U*RA; MI*A*DA, *013, p. 106). </line>
</par>
<par>
<line> Objeti*ando uma melhor compreen**o a *espeito d* brech* com* um lugar </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mem*rias, f*i ao enc*ntr* de Jo*iane, respon*áv*l por um br*ch* na cidad* de Crici*ma (SC). </line>
<line> Q*est*onei-a sobre *uas *isõe*. C*mo ela vê o brechó? Seria apenas p*rte de seu ofício, ou se </line>
<line> *la c*nsegue entend*-lo como algo maior, algo rel*ci*nado a memórias. Confe*so que dentre </line>
</par>
<par>
<line> nossa *onversa, uma </line>
<line> respo*t*, em </line>
<line> específic*, me *hamou a atenç*o. "J* vendi todo ti*o *e </line>
</par>
<par>
<line> m*mór*a, **mó*ias que *lgum*s pessoas querem esquecer, out*as *ue eles qu*ri*m que não </line>
</par>
<par>
<line> fossem só m***r**s, e as *i*has mem*ri*s tamb*m". Aqu*, entende-se </line>
<line> en**o D*tr* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Mi*anda (2013), qua*do ci*am *ue a ro*pa marca memórias. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teres*na, v. 19, n. 7, art. 15, *. 295-307, jul. 2022 ww*4.fsanet.*om.b*/rev*sta </line>
</par>
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<line> A Ressignificação da Figura do Bre*hó como Lugar de Memórias </line>
<line> 305 </line>
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<line> Ent*e out*a* falas da res*onsáve*, desta*o aqu* como outra **stificativa para </line>
<line> a </line>
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<line> vi*ualização do b*echó com* um lugar de memória*. Josiane </line>
<line> declarou que muitas *essoas </line>
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<line> a*n*a *entem cert* pre*once*to em compra* em brechó*, p*lo fato de que o pas*ado das peças </line>
<line> * "desco*hecido". Isto é, se *s cons*mi*o*es *e im**r**m de fato com o qu* aconteceu com </line>
<line> a* roupas *ntes de a*q**ri-las, (quem usou, por onde p*ssou e se foi de alguém qu* já est* </line>
<line> mo*to), é certo que mesmo que inconscientemente, nós (os consumi*o*es) coloca*os o* </line>
</par>
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<line> bre*hós e s*u* pr*dutos, </line>
<line> e* lugares que contêm hist*ria* e, con**quentemen*e, mem*ria*, e </line>
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<line> es*as influencia* o presente. Por mais *u* memórias </line>
<line> incomunicáveis e *istantes, ma* </line>
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<line> existen*e*. </line>
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<line> * CONSI*ERAÇ*ES FINAIS </line>
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<line> Os brechó* vêm t**nando-se ***erências co*o lo*ais de compr*s. E este motivo muit* </line>
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<line> se dá por tudo que o brechó *epresenta. Mas algo * </line>
<line> c*rioso: os indivíduos, em su* maioria, </line>
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<line> perceb*m a au*a de*igual q*e brechó retrat*, no entanto não as consegue* *e*c*e*er. Por o </line>
<line> trab*lhar ** *rea d* moda, já o*servei * objet* do br*chó e*t*and* em a*gumas discussões. E </line>
</par>
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<line> é comum ouvir de**arações sobre este local **presentar algo </line>
<line> diferente, porém, como dito </line>
</par>
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<line> anteriormente, s*m *uit*s especificações. </line>
</par>
<par>
<line> Ao terminar *ste estudo, o*serv* que es*as **ssemel*anças a r*spe*to d* brechó sej*m, </line>
<line> d* fato, por ele se* *m lugar de image*s de memórias, memórias estas mob*lizadas p*lo </line>
<line> imaginário. Nos conc*itos *e ***a (1993 p.14 e 27), "a nece*sidade d* memória * uma </line>
<line> neces*id*de da his*ória", *endo assim essa* memórias só existirão s* houve* também *is*ór*as </line>
<line> com *s det*rmina*as peças. Estabel*cendo "uma p*n*e entre momentos hi**óricos, através da </line>
</par>
<par>
<line> qual </line>
<line> valores e memó**as s*o resgatad*s e **ssignificad*s em um c**texto diferente" </line>
</par>
<par>
<line> (DUTRA; MIR*N**, 2013, p. 122). * brechó se*ia, então, co*o *m símbolo do imaginário </line>
<line> de determinad*s épocas, concebendo, nest* caso, * imaginá*** como *mbiente ou atmosfera. </line>
</par>
<par>
<line> A falta *e desc*ição do que o brechó transmite "esse a*go mais é que se tenta c*ptar por * </line>
<line> *eio da noção de imagi*ário" (MAFFE*OL*, 2001, p.75). </line>
<line> Assim, entendo que não existem *e**rias ond* o imagi*á**o nã* se estabel*ça, da </line>
</par>
<par>
<line> *esma maneira que não </line>
<line> existe i*aginári* se* * </line>
<line> me*ória i*dividual ou coletiva. Ou seja, * </line>
</par>
<par>
<line> uma mútua r**aç*o de sobr*vivência. Dess* modo, u*o d* um dito de *a*toé (2019, p. *6*), </line>
</par>
<par>
<line> q*e exprime u*a experiência não vivi** por *la, mas que muito </line>
<line> a </line>
<line> atinge, * re*peito </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Di**d*ra M**i*ar, </line>
<line> pa*a ex*mplif*c*r a função dos </line>
<line> brechós, a*nda que em c*nte*t*s distint*s. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, *. 19, n. 7, art. 1*, p. 295-307, jul. *02* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
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<par>
<line> M. *. M. Louren**, H, J. P. Moraes </line>
<line> 306 </line>
</par>
<par>
<line> "[...] *n*ender o passado e signi*icá-lo no </line>
<line> **esente; entre aj*dar a dar sentido à história </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> outr*, mas també* à minh*; [...]". </line>
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<line> *EFERÊNC*AS </line>
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<line> Magia e técnic*, arte e polí*ica. * ed. São Paulo: Bra*i*ien**, 19*4. </line>
<line> *ALTOÉ, *. S. Déjá-vu e Rendez-vous: Os at*avessamentos da memória no faz*r do </line>
<line> an*lista de d*s**r*o. I*: F*O*ES, Giovana G. Benedetto, e*.*l (Or*s). Anál*se de Dis*urso </line>
<line> em red*: Cultur* e Mídi*.V.4. Campinas: Po*tes Editores, 2019. </line>
<line> DURAND, *. As estru*uras a*tropológicas do i*aginário: int*oduçã* à *rquet*pol***a </line>
<line> geral. São Pau*o: Martins Fo*tes, 2019. </line>
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<line> A Ressign**icação da *i*u*a *o Brech* c*mo Luga* d* Memór*as </line>
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<line> Como Refer*nc*ar este Artigo, confo*me ABNT: </line>
<line> L**RENÇ*, *. J. M; MORAES, H, J. P. * Ressigni*ica*ão da Fi*ura do Brechó *omo *ugar ** </line>
<line> M*mórias t*e Re*igni*ication of the *hrift Store as a Place of Memo*ies. *ev. FS*, Teresi*a, v. 19, </line>
<line> n. 7, art. 15, p. 2*5-307, jul. 2*22 </line>
</par>
<par>
<line> Con*ribuição d*s Autores </line>
<line> M . *. * . Lo*r*nço </line>
<line> H, *. P. Moraes </line>
</par>
<par>
<line> 1) *o*cep*ão e p*anejame*t*. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) aná*ise * interpretação dos dad*s. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) elab*ração do rascunho o* na revisã* c*ítica do conteúd*. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) p*rti*ipação na a*rov*ção da *ersão final do ma*uscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, *. 7, art. 15, p. 295-307, ju*. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
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