<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 1, art. 10, p. 187-205, *a*. 20*3
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*3.20.1.10
</line>
</par><par>
<line>
*m Ensaio Teórico Sobre o Conceit* d* Disrupçã* e a *riaçã* *e Novos Mercad**
</line>
<line>
A Theoretic*l Essay on th* Conc*p* of Disrup*ion and the Cr**tion *f new Mark*ts
</line>
</par><par>
<line>
J*ão Pau*o *ascime*to Silva
</line>
<line>
Doutorando *m A*ministração pe** *niversid*de Federal de La*ras
</line>
<line>
E-mail: *pnsilvas@gm*il.com
</line>
<line>
Cledison C*rl*s Oliveira
</line>
<line>
Dout*rando em A*mi*istraçã* *ela Uni*er*idade Feder*l ** Lavras
</line>
<line>
E-*ail: oliveira.cle*i*on@gmail.c*m
</line>
<line>
André Grut*mann
</line>
<line>
Doutor em Adm*nis*ração pelo Un*ver*id*de Fe*eral de La*ra*
</line>
<line>
P*ofessor d* (DAE *FLA) / (DCC UFLA)
</line>
<line>
E-m*il: andre5@ufla.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: João *aulo Nasciment* S*l*a
</line>
</par><par>
<line>
*ni*ersi*ade
</line>
<line>
**deral
</line>
<line>
de Lavras,
</line>
<line>
D*p*rtam*nto de
</line>
<line>
Edit*r-Chefe: D*. *o*ny Kerley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Adm*nistr*ç*o
</line>
<line>
e
</line>
<line>
Econom**.
</line>
<line>
A*uen*a
</line>
<line>
Sol,
</line>
<line>
Lav*as/MG,
</line>
<line>
Rodri**es
</line>
</par><par>
<line>
37200-*00, Bras*l
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*:
</line>
<line>
Cled*son Carlo* Oliveir*
</line>
<line>
Artig* recebido ** 11/04/2022. *ltima
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
U*ive*s*dade
</line>
<line>
Federal
</line>
<line>
de Lavr*s,
</line>
<line>
*eparta*ento de
</line>
<line>
**cebid* em 17/11/2022. Aprovado *m 18/11/**22.
</line>
</par><par>
<line>
Administração
</line>
<line>
e
</line>
<line>
Econo*ia.
</line>
<line>
Aquen*a
</line>
<line>
Sol,
</line>
<line>
Lavras/MG,
</line>
</par><par>
<line>
37200-900, B*asil
</line>
<line>
A*a*iado pelo *istema Tr*ple *e*iew: *esk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço:
</line>
<line>
André Grutzma*n
</line>
<line>
pelo Edi*or-C*e*e; e b) Do*ble Blind Review
</line>
</par><par>
<line>
Uni*ersidade
</line>
<line>
F*de**l
</line>
<line>
de Lav*as,
</line>
<line>
Dep*rtame*t* de
</line>
<line>
(av*liação cega por do*s av*liadores da áre*).
</line>
</par><par>
<line>
Administração
</line>
<line>
e
</line>
<line>
*c**om*a.
</line>
<line>
Aquenta
</line>
<line>
*ol,
</line>
<line>
Lavras/MG,
</line>
</par><par>
</page><line>
*720*-900, Brasil
</line>
<line>
R*visão: Gram*tical, Normativa e de Formata*ão
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. P. N. *ilva, C. C. Oliveira, A. Grutzmann
</line>
<line>
*88
</line>
</par><par>
<line>
RES*MO
</line>
</par><par>
<line>
A *eoria das tecnologias/ino*ações disr*pti*as uma é
</line>
<line>
da* teorias mais influentes sobr*
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
empr**as e indústrias respondem à mu*a**a t*cnológi**. Com * pa*s** dos anos, a *eoria *as
</line>
<line>
inova*ões disrupt*v*s sofre* alterações em relação a s*u *o*ceito inici*l, o que levou a te*r** a
</line>
<line>
*e* *plicada em di*erentes contexto*. Em *isso*ância, a l*teratura *cadêmi*a ainda não forneceu
</line>
<line>
uma imagem clara d* *mpacto da inova*ão disruptiva em novos me*c*dos. Este *nsaio teó*i*o
</line>
<line>
*usca revisitar o conceito de d*srupção *u* afeta as estruturas *xisten*e* do mercado principal
</line>
</par><par>
<line>
e/ou *ria *ma oportun*da*e para
</line>
<line>
um no*o mercado. D*ssa for*a, *st* *nsa*o *u**a rever
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
con*e**o de *nov*ç*o dis*upti*a apresent*d* *a liter*tura e *presen**r *ma
</line>
<line>
perspec*iva
</line>
</par><par>
<line>
acadêmica da disrupç*o criação de novos mercados. Este en*aio teórico apresenta uma e
</line>
<line>
*ecapitulação da teoria das inova*ões di*ruptivas, seus difere*tes conce*tos *resen*e* na
</line>
</par><par>
<line>
li*eratura, sua não confor**dad* com os mode*os, padrões e m*rcados
</line>
<line>
vigentes, e seu
</line>
</par><par>
<line>
potencial de afe**r estruturas de me*cado existente e cri*r novo* mercados. Apesar d*
</line>
</par><par>
<line>
diferentes conceitos empreg*dos, uma *ova
</line>
<line>
*rquitetura de valor é a*resent*da na maior*a
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
propo*tas, n* qual * disru*ção é encontrada no des*nvolvimento de nov*s t*cnologias
</line>
</par><par>
<line>
di*ruptivas e sua integ*ação em novo* modelos de
</line>
<line>
neg*cios. Este ensa*o teórico busca
</line>
</par><par>
<line>
con**ibuir com o me*hor entendim*nto do conceito de ino*a*ões di*r*ptivas, principalmen*e
</line>
<line>
com seu i*pacto no desenvol*ime*t* *e novos mercado*.
</line>
<line>
Palav*as-Chave: I*ovação *isruptiva. Disrupção. M*de*o* de N*gócios. Pr*posta de Valor.
</line>
<line>
No*os *erca*os.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
*he *heor* of disru*ti*e technologies/**novatio** is
</line>
<line>
one of the mo*t *nfluentia* the*ri** on
</line>
</par><par>
<line>
how companies *n* industries respond to te*hnological *hange. Over th* years, th* theory of
</line>
<line>
d*sr*pti*e inno*ations has un*ergon* changes in relatio* to it* in*tia* concept, whi*h has le*
</line>
</par><par>
<line>
the t*e*ry to be appl*e* in *i*fere*t context*. In disson*nce, the *cademic l*terature
</line>
<line>
has not
</line>
</par><par>
<line>
yet
</line>
<line>
pr*vided
</line>
<line>
a
</line>
<line>
cle*r pictur* of the impact of disrup**ve innovati*n on new m*rkets. This
</line>
</par><par>
<line>
theoretical
</line>
<line>
essay seeks *o revisit t*e conc**t o* disruption th*t affec** *xisti*g struct*res of
</line>
</par><par>
<line>
the main mar*et an*/o* create* a* op*ort*nity *o* a new market. In this way, this essa* seeks
</line>
</par><par>
<line>
to revie* *he concept
</line>
<line>
of dis*uptive inno*ati*n pres**t*d in the lit*rature an* present an
</line>
</par><par>
<line>
acad*mi* perspective
</line>
<line>
of disruptio* and *reatio* of new
</line>
<line>
marke*s. This theo**tical e*say
</line>
</par><par>
<line>
pres*nts a r*cap of the theory of disruptive *nnova**ons, its
</line>
<line>
diff*rent c*n***t* p*esen*
</line>
<line>
i*
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
li*erature, its *on-c*mp**ance with c*rrent models, standards and mar*et*, an* its potential to
</line>
</par><par>
<line>
affect
</line>
<line>
exis*ing market s*ructures and create n*w *ar*ets. *espite the *if*ere*t **ncepts
</line>
</par><par>
<line>
employ*d, * new value architect*re is presented in mo*t p*o*osals, w*ere *isruptio* *s f*u*d
</line>
</par><par>
<line>
i n t he
</line>
<line>
dev*l*pment of new disru*tiv* ****nologi*s and their integratio* into new business
</line>
</par><par>
<line>
models. This theoret**al essay se**s *o contr*bute to a *et*er u*d**stand*n* of the c**cept of
</line>
<line>
dis*uptive innovations, e*pecially w**h t*e*r im*act on the develop*ent of new *arke*s.
</line>
<line>
Keywords: D**ruptive Inn*vation. Disr*ption. Busi*ess *od*l*. Va*ue Offer. New Mar**t*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, *. *0, n. 1, art. *0, p. 18*-205, *an. 2023
</line>
<line>
*ww4.f**n*t.com.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Um E**aio Teórico Sobre o C*nceito *e D*srupção e * Criação de Novo* Mercados
</line>
<line>
1*9
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇ*O
</line>
</par><par>
<line>
* te*ria *e disrup*ão fo* criado por Jo**p* *ower e C*ayton Christense*, em 199*, no
</line>
<line>
a*tigo "Disru*tive T*c*no**gies: *atching the Wave", e pop*lar*zada pelo livr* "T*e
</line>
<line>
In*ovat**\s Dilemma" (C*RISTE**EN, 19**). O contex*o *as *n*vações disruptivas *borda
</line>
<line>
o levantam**t* de po*sí*eis *ol*ções e a ofer*a d* no*as opo*tun***des aos a*ores do mer*ado.
</line>
<line>
*esse contexto, a teoria explica como uma tecnol*gia d*sruptiva introduz um pacote *e
</line>
</par><par>
<line>
atributos diferent* dos existentes no mer*ado, e
</line>
<line>
ten*e a ser usada e valo*iz**a apena* e*
</line>
</par><par>
<line>
novos *ercado* ou novas *pl*c*ç*es de*tro do me*cad* (C*RIST*NSEN et al., 2018;
</line>
<line>
DE*EHAYIR et al., 20*7; LIU ** al., 20**; P*TZO** et al., 20*9).
</line>
<line>
* proces*o de disrupção po*e s*r oc*si*nado *or *lterações tecnológicas ou nos
</line>
</par><par>
<line>
m*del** d* negócios (CHRIS*E*SEN, 2006) e **ontece quando a
</line>
<line>
n*va tecnolog*a
</line>
<line>
desloca
</line>
</par><par>
<line>
as exi**entes e *e t*r*a dom*nante (A*NE*, 2*02; CHRI*TENSEN et al., 2018). O *ontext*
</line>
</par><par>
<line>
*eórico **s ino*ações disr*p*ivas abo*da o levant*mento de
</line>
<line>
p*ss*veis solu*ões
</line>
<line>
e ofe*ta de *
</line>
</par><par>
<line>
n*v*s oportu*idades aos *tore* do mercado (CHRISTENSEN et al., 2*18; DEDEHAYI* et *l.,
</line>
<line>
20*7; LI* et al., 2020; *ETZOL* et al., *019).
</line>
</par><par>
<line>
Apesar de
</line>
<line>
uma delimitação inic*a*, com passar do* anos a teoria das *novaç**s o
</line>
</par><par>
<line>
di*ruptivas sofre* alt*raçõe* *m relação a seu con*eit* inicia*, * que levou a t*oria a ser
</line>
</par><par>
<line>
a*licada em dife*e*tes
</line>
<line>
context*s (CH*I**ENSEN, 19*7; CHRISTENSEN et a*., 2018;
</line>
</par><par>
<line>
DANNE*LS, 20*4; M*RKI*ES, 2006; MULLE*, 202*; *ALV*DOR et al., 2019). Em *m
</line>
<line>
conte*to es*ecífi*o, * *novação disruptiva pode ser considerada u* meio pode*oso que p*de
</line>
<line>
fo*necer nov*s *unc*onalidad*s ou mes*o a*plia* * des*nvolver nov*s mer*ad**, até me*m*
</line>
</par><par>
<line>
quebrand* ví*culos com
</line>
<line>
mercados existentes (ADNER, 2006; CHR**T*NSEN 1997; *U,
</line>
</par><par>
<line>
*ANG, 2*10). Promovendo idei* de "destruiçã* cria*i*a", di**u*ção
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
a
</line>
<line>
busca
</line>
<line>
sub**it*ir as
</line>
</par><par>
<line>
tecn**o*ia* e *odelos d* neg*c*os e*tabe*ecidos c*m as te*nologias inovadoras *ode e
</line>
</par><par>
<line>
impulsio*ar o cres*imento deste
</line>
<line>
*ercado (CL*RKE, 2019; *IU et al., **20; NICOLAI;
</line>
</par><par>
<line>
FAUC*EUX, *015). Na verd*de, as inovações d*sruptivas s*o inov**ões que tornam possível
</line>
</par><par>
<line>
o surgimento de novos mercados (**SARI *t al.,
</line>
<line>
*016; *UMARASWAMY et
</line>
<line>
al., 2018;
</line>
</par><par>
<line>
MARKID*S, 2006).
</line>
</par><par>
<line>
*m dissonância dessa proposta, a lite*atu*a a*adê*ica *inda não *orneceu uma
</line>
<line>
imag** clar* ** impact* da inovação d**ru*tiva em novo* mercados (CH*ISTENSEN et al.,
</line>
<line>
2*18; PALMIÉ et al., 2*19) e o conhe*imen*o de como inova*ões disru*tiv*s podem pert*rbar
</line>
</par><par>
<line>
as ind*strias existen*es e cons*itu*r novos mercados ain*a é limi*ad* (*ns*ri et
</line>
<line>
al., *01*;
</line>
</par><par>
<line>
Kumaraswamy *t al., *018; Ozalp et al., 2018). **ssa forma, compreend*r o *otencial
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina P*, v. 20, n. 1, ar*. 10, *. 187-205, jan. 202* ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. P. N. Silva, *. C. Oliv*ira, *. G*utzm**n
</line>
<line>
190
</line>
</par><par>
<line>
i*o*aç*es disrupti**s de gerar perturbaçõ*s e *onstituir novos merc*d*s se apresenta como um
</line>
<line>
**p*r*ante gap d* *esqui*a (CHRISTENSEN *t a*., 2015; PAL*IÉ et al., 201*). É imp*rtante,
</line>
<line>
portanto, aprofundar a discussão da literatura * a c*mpre*nsão d* c*iação de *ov*s mercados
</line>
<line>
frente * uma dis**pção.
</line>
<line>
Portanto, a t*o*ia das *novações dis*uptivas ap*esent* diferen*es conceitos dent*o da
</line>
<line>
*i*er*tura e a próp*i* disrupç*o não está em conformi*ade com os modelos, padrõ*s e *erc*do*
</line>
<line>
vigentes (C*AN; FUNG, 20*6). Ass*m, essa se torna a tese c*ntr*l desse ensaio teór*co,
</line>
</par><par>
<line>
*evisitar *
</line>
<line>
co*ceito
</line>
<line>
de uma disrupção que *feta a* estruturas existentes
</line>
<line>
do mercado *rincipal
</line>
</par><par>
<line>
e/ou c*i* um* oportunidade pa*a u* novo merc*do (*ABTAY, 2012; PET*OLD e* *l., **19).
</line>
<line>
Dessa forma, este ensaio b*sca rever o conc*ito de inovação disruptiva apr*se*tado na l*teratura
</line>
<line>
e apresentar uma persp*ctiva a*adê*ica da d**rup*ão e cria*ã* de novo* me*cad*s.
</line>
<line>
Conforme *presen*a*o, u*a in*vação disruptiv* entrega difere*tes mecanismos e
</line>
<line>
redefine * s*gni*icado d* cri*ção e *aptura d* valor, af*t*ndo mercados existentes ou cria*do
</line>
</par><par>
<line>
*o*os m*rcados (PETZOLD *t
</line>
<line>
a l .,
</line>
<line>
2019; YAGH*AI*; V*NH*VER*EKE, **19). *essa
</line>
</par><par>
<line>
form*, est* estudo visa contri*uir com o desenvolvimen** teórico d*s inovações di*rup***as e a
</line>
<line>
con*ti*uição de novos merc*dos e ap*oximar da i*eia *e co*ce*tuação *a teo*ia. Com base em
</line>
</par><par>
<line>
dife*entes
</line>
<line>
avanços tecno*ógicos * que as
</line>
<line>
*isrupções
</line>
<line>
têm potenc*al
</line>
<line>
de provocar abalos,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
et *l., 2018). *egun*o a teoria, no*o* en**ante* obt*nham sucesso
</line>
<line>
ao introduzir novas
</line>
</par><par>
</page><line>
tecn*logi*s disruptiva* que po*suíam caracte**st*cas de desempe*ho diferente da* tecnologias
</line>
<line>
tradicionais, *nqua**o as empresas incumbentes fa*h*vam *esse p*ocesso (BOWER;
</line>
<line>
CHRISTENS*N, 1995). A te*ria caracterizava ** tecnologi*s disruptivas como uma nova
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 20, n. 1, art. 10, p. 187-205, *an. 2023 www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Um Ensaio Teór*co Sob*e o Conceito d* D*s***ção * a Cr*ação de N*vos Mercados
</line>
<line>
191
</line>
</par><par>
<line>
tecnologia ou uma nova combinaç*o d* produtos ou tecnologi*s e*istentes que poderiam
</line>
<line>
inter**mper um* ***j*tória *s*abe*ecida no merc**o (BOWER; CH*ISTENS*N, 1995).
</line>
</par><par>
<line>
D*sd* sua primeira o*servação no livro The In*ovato*'s D*lemma (1997),
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
fen ô * en o
</line>
<line>
d a i n * v * ç ã o di * r u p t i v a
</line>
<line>
f o i i d e *t i f i c a do e m
</line>
<line>
di f e r e n t e s c a s o s de f a l h * h i s t * r i c a . *
</line>
</par><par>
<line>
teori* des*acava a ofer*a de nova* te*nologias com
</line>
<line>
u m a p r o * o s t a d e v a l o r m u i t o di f e r * n t e
</line>
</par><par>
<line>
* * s t e c n o l o gi * s d i * p on í * e i * n * m * r c a * o , * q ue c u l m i n a v * n a d e s t i t ui ç * *
</line>
<line>
d o s t i* u l a * * s
</line>
</par><par>
<line>
existente*. Christen*en e Bower (1996, p. *02) defi*iram i*icialmente
</line>
<line>
q u e a s t e c n o l o g* a *
</line>
</par><par>
<line>
* i s r u p t i v * s e r a m * e c n o l og* a s " q u * i * t e r r o m p e m u m a t r a j e t ó r i a e s * a b * * * c i d a d e m e l h o r i a d e
</line>
</par><par>
<line>
d *s em p en h o ,
</line>
<line>
o u r e d e f i n* m * q u e s i gn * f i c a d e * e m p e n * o " . * * m o * a s s a r d o *
</line>
<line>
anos, no*as
</line>
</par><par>
<line>
discussõe* fora* **iciona*as ao desenvolvime*to da teo*ia e o conceito i*icial *e **pandiu
</line>
<line>
p a r a a b a r * a r e s t * g* m a d e c o n h e c i m e * t o . P o r s * a v e z , D a n n * e l s ( 2 0 0 4 , p. 2 4 9 ) d e s t * c o u q ue
</line>
<line>
"uma tecnologia disr*ptiva é uma tecnologia que m*da as bases da co*petiçã*, altera*do a*
</line>
</par><par>
<line>
m é t r i c a s d e d e * e m p e * h* a o l o n go * a s
</line>
<line>
quais as empresas c*m*etem". Ne*sa pr*po*ta,
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
tecnologia* disruptivas mudam *s base* da compe*iç*o porque introduzem um* dimensã* de
</line>
<line>
de*e*penho ao *ongo d* qua* os produtos não compet*a* an*eriormen*e, alt*rando * status
</line>
<line>
quo no mercado pri*ci*al (DANNEELS, *0*4).
</line>
<line>
A di*rupção *am*ém d*screve um processo *o qual a tecnologi* de um particip*nte
</line>
</par><par>
<line>
primeiro gan*a
</line>
<line>
uma posição e* u* nicho de mercad* ou em
</line>
<line>
um novo *erc*do. Essa nov*
</line>
</par><par>
<line>
tecn**ogia poderia possuir um c*njunto
</line>
<line>
de c*racte**stic*s com desempen*o inferior
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
te*nologia
</line>
<line>
existente, mas com alguma* outras caracte*ísticas que
</line>
<line>
os novos consumidores
</line>
</par><par>
<line>
valorizar**m ma**, o que permitiria a atra*ão **ste n*vo público.
</line>
<line>
Os produtos
</line>
<line>
baseados em
</line>
</par><par>
<line>
tecnologias disruptivas poderi*m s*r *ais *aratos, mais si*p*es, menore*, fre*uentemente são
</line>
<line>
mais conveniente* e mais acessíveis de usar e pod*m poss*i* f*nções dife*en*es que produtos
</line>
<line>
e se*viços no mer**do conve*c*onal (CHRIS*ENSE*, *997).
</line>
</par><par>
<line>
C o m e s s a s d i f e r e * c * a ç õe s , a n o v a
</line>
<line>
t e c n o l o gi a a * r a i * e gm e n t o s d e c l i e n t e s d e n i * h o
</line>
</par><par>
<line>
q u * s ão
</line>
<line>
i gn * r a d o s p * l o m e r c a d o p r i n c i p a l ( K U M A R A S W A M Y
</line>
<line>
et
</line>
<line>
a l. , 2 0 1 8 ) . A s e m p r e s a s
</line>
</par><par>
<line>
e s t a b e l e c i d * s p e r c e b e m a o p o r t u *i d a d e p * o p * r c i o n * d * * e l * d i s * u p ç ã o e a n o v a t e c n o l o gi a
</line>
</par><par>
<line>
co n t o rn * o m er*ad o
</line>
<line>
d o m i n a* t e e *t r*i
</line>
<line>
* n i c h o q u e v a l o r i z a r i a su a s c * r a c * e * í s * i c a s
</line>
</par><par>
<line>
**fe*enciadas (CHR*STEN**N; RAYNO*, 2003). Ass*m, a
</line>
<line>
*isrup*ão poderia criar um
</line>
</par><par>
<line>
n o v * m * * c a d o on d e n ã o e x i * t i a * m e t r a n s f o * m a r n ã o c o n s um i d o r e s e m n* v o * c o * s u m i do r e s
</line>
<line>
(LIU et al., 202*).
</line>
</par><par>
<line>
O process* de disrupç*o descrevia então como um novo
</line>
<line>
p*rtic*pante *elh*ra
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desempen**
</line>
<line>
da tecno*ogi* e
</line>
<line>
acaba sendo l*nçado no mercad* principal, al*ançand*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
partic**ação do op*rador histórico. Den*ro do *il*m* do in*va*or, o operador hist*rico po**ria
</line>
<line>
R*v. FSA, Te**sina PI, v. 20, n. 1, ar*. 10, *. 187-*05, *an. 20*3 ww*4.fs*net.com.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. P. N. Silva, C. C. *liv*ira, A. Grutzman*
</line>
<line>
19*
</line>
</par><par>
<line>
oferecer uma in*vação equ*valente, o
</line>
<line>
que *o*eria
</line>
<line>
canibali*ar suas ofertas e se*s lucr*s nos
</line>
</par><par>
<line>
mercados p*incipais, o que os faz** optar p*la su**entação de *eu mo*elo *xiste*te. Com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
tem*o, o d*sem*enho da nova inovaçã* m*lho*a e c**eça a *te*der *s clientes *rin*ipais. **
</line>
</par><par>
<line>
empre*as que optar*m por m*lhor*a* *ncrementais na
</line>
<line>
t***olog*a têm difi**ldade em
</line>
</par><par>
<line>
ac*mpanhar as tecnolo*ias di*ru*t*vas a pr*o**dade tecn*lógica do *ercado é de*locada de e
</line>
<line>
forma súbita (CHAN & *UNG, 20*6; CHRISTE**EN, 199*; CH*ISTENSEN; RAYNOR,
</line>
</par><par>
<line>
20*3; DAN*EELS, *004). A tecnolo*ia *isruptiva se move *ara mercado super**r e o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
operador hist*rico con*idera
</line>
<line>
*uase impo*sível competir *om o
</line>
<line>
desafiante ** mercado
</line>
</par><par>
<line>
(KUMAR*SWAM* e* *l., 20*8).
</line>
</par><par>
<line>
*o **oce*so, a ***rupção ocorre qu*ndo a nova tecnologia de**oca
</line>
<line>
as
</line>
<line>
empresas
</line>
</par><par>
<line>
*stabelecida* que apoia*am a tec*ologia
</line>
<line>
ante*ior, e a nova tecnologia se *orna dominan**
</line>
</par><par>
<line>
(ADNER, 2002; CHRISTENSE* al., 2018; PETZOLD et al., 2019). *omo **rte de u* et
</line>
</par><par>
<line>
processo, a disrup*ão pode
</line>
<line>
demorar até supl*ntar a tecnolog*a
</line>
<line>
do*inante. *orém,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
importan*e **conhecer qu* apenas uma pequena pa*te das inovações se torna realmente uma
</line>
<line>
inovação *i*ruptiva no merc*do, onde a maio**a *as *nova**es ocorre de forma sus*en*adora
</line>
<line>
(BERS et al., 2012).
</line>
</par><par>
<line>
Poste*iorm*nte, o concei*o evolu*u *ara inovações
</line>
<line>
disruptivas, re*on*ecendo
</line>
<line>
que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
f*nô*e*o das disr*pções pode oc**rer po* *l*erações nos p*drões tecnológicos ou no*
</line>
<line>
m*del*s de ne**cios. Dessa forma, a empresa titu*ar é *arali*ada p*lo mod**o *e negócios
</line>
</par><par>
<line>
dos novos operadores por nã* s* consider*r viáv*l * alteraç*o
</line>
<line>
*ara
</line>
<line>
a
</line>
<line>
nova *ecnologia
</line>
</par><par>
<line>
(C*RISTENSE*, 2006). De fo*ma que inovações disr*pti*** *iferem e*istentes no m*rca*o
</line>
</par><par>
<line>
(C*AN; FUNG,
</line>
<line>
2016), os disrup*ores p**sam a utilizar uma nova tecno*ogia e/ou um novo
</line>
</par><par>
<line>
modelo de **gócios *ara cri** u* m*rcado que não * atendid* pelos
</line>
<line>
*p*ra*o*es histó**cos
</line>
</par><par>
<line>
(RAD, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
Mui*as *esquisa* posteriores focaram nas car*cte*ístic*s *as *novações disrup*i*as
</line>
<line>
em relaç*o às tecnolog**s mains*ream (DAN***LS, 2004; KOSTO*F ** al., 2**4;
</line>
<line>
MA*KIDES, 2006; O\REIL*Y; T*SHMAN, 2008). B*rs et al. (2012) ap*ntam que uma
</line>
<line>
inovação disr**tiva te* c*rac*er*sticas distintas que as dife*enciam da inovação
</line>
</par><par>
<line>
incremental. *r*meiro, as d*srupções e*volvem avanço* tecnológic** não planejados *ue e
</line>
</par><par>
<line>
não podem ser *lc*nçad*s através de processos normai*
</line>
<line>
d* aprimoramento gradual
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
i n c r e m e n t a * d e u m a * e c n o l o gi a e x i * t * *t e . V i s t o qu e e s * a s * n o v a ç * * s *o d e m o c o r * e r d e f o r * a
</line>
</par><par>
<line>
n ão p l an e* ad a, es t **
</line>
<line>
p od * m * m e a ç a r s u a
</line>
<line>
b a* e
</line>
<line>
t e * n o * ó gi c a a t u a l e a t r a p * * h a r o s m o d e l o s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
e s * r a t é gi a s d e n e gó * i o s d e e m p r e s * s e s t a b * l e * i d a s .
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eres*na, v. 20, n. 1, art. 10, p. 1*7-2*5, jan. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
U* Ensaio Teórico Sobre o Conceito de Disrupção * a C*ia*ão de Novos Mercados
</line>
<line>
193
</line>
</par><par>
<line>
A segunda caracter*stica das d*srupçõ** em relação às inovações in*re*entais é
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
el*s *ão se *nc*ixam nos l*mites e*tabelecidos *o*em interr**per i*dústrias i*teiras. A e
</line>
<line>
t*r*eira c*rac*erística é que, en*uanto a ino*ação increm*nta* dá continuidade à tecnologia
</line>
<line>
existente, * dis*upção requer um ciclo de vida completo da ino*ação. Por ú*t*mo, a disr*p*ão
</line>
</par><par>
<line>
exige
</line>
<line>
*ma intercone*ão profund*, *nde a dis*u*ção p*de não emergi* de uma única f*nte,
</line>
</par><par>
<line>
mas d* complexos ecossistemas gl*bais de
</line>
<line>
atores. Par*
</line>
<line>
des*nv*lvimento da disrupç*o, as
</line>
</par><par>
<line>
eco*og*as *ão *esponsáveis por
</line>
<line>
distribuir *s
</line>
<line>
*om*etência*, recursos ou influênci*s pa*a
</line>
</par><par>
<line>
or*e*tar a realiza*ão *a nova te*nologi* (*ERS et al., *0*2).
</line>
<line>
Com a evolu*ão do termo, muitas inc**sistências, *ríticas e vari*ções d* teo*ia foram
</line>
<line>
encontradas na li*e*atura *ara *escrever o fen*men*. Danneels (200*) criti**u qu* a ***vaçã*
</line>
<line>
dis*u*tiva *ão se limita à inov*ção de *aixo custo e ao novo mercado, podendo também s*r
</line>
</par><par>
<line>
ino*aç*es disruptivas *e alto n*vel.
</line>
<line>
Mar*ide* (20*6, p. 19)
</line>
<line>
criticou a simi*arida*e com
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
eram tratados os conceitos de i*ovações disruptivas tecnológ*cas e
</line>
<line>
**
</line>
<line>
modelo de negócios,
</line>
</par><par>
<line>
apontando q*e ambos são prejudiciais para os operadores histór*cos, pois "surge*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
man*ira* dife**nt*s, tê* *feitos c*mpetitiv*s diferentes e exigem
</line>
<line>
respostas diferentes
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
titulare*", não sendo pos**vel t*atá-los de form* igual.
</line>
</par><par>
<line>
E m r e s p o s t a a m u i t a s da s c r í * i c a s , C * * i s t e n s e n ( 2 * 0 6 ) p o * d e r o u ** e t e o * i a d a s a
</line>
</par><par>
<line>
inovações d*sruptivas é b*seada nas anomalias que acont***m nos sistem** de negócios
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
i n o v ação . O au * o * p ri m e* ram en t e *p o * t o u q u e a d i s ru p ção n ão p * d e s er d es cri t a em rel ação
</line>
</par><par>
<line>
a u m p r o * u t o o u t e c * o l o g* * p r e e x i s t e n t e , p *i s a m e s m a p r o p õ e u m a
</line>
<line>
nova
</line>
<line>
red e d e
</line>
<line>
* al o r.
</line>
</par><par>
<line>
D e s s a * o r m a , a m e s m a di s r u p * ã o p od e a u m e nt a * a s * * m p e t ê n c i a s d e * m a e m p r e s a e n q u a nt o
</line>
</par><par>
<line>
d*strói *s com*etênc*as de outra. Outra
</line>
<line>
questã* é *e a
</line>
<line>
d i s r u p ç ã o m e lh o r a * á a p o n t o d e
</line>
</par><par>
<line>
s a t i s f a z e r o m e r c a * o . S * a t i n gi r
</line>
<line>
es s * s at i s f*ção e cres cer
</line>
<line>
at é o m e*ca* * p ri n ci p a* , es * e s e
</line>
</par><par>
<line>
torna o *roces*o de disrupção. Christense* a*nd* recon*ec* que anomali*s de ponta também
</line>
</par><par>
<line>
p * * e m s *p * a n t a r a s t e * no l * gi a s
</line>
<line>
existe*tes, considerando
</line>
<line>
q u e * ã o s * o d e b a i x o c u s* o o u d o
</line>
</par><par>
<line>
*o*o mercado, porém tendo * mes*o efeito e desbancando o líder *o mer*ad*.
</line>
</par><par>
<line>
Quanto a*
</line>
<line>
desenvolvi*ento da teoria, *hr*ste*sen et
</line>
<line>
al. (20*5) p*u*aram *
</line>
<line>
us o
</line>
</par><par>
<line>
excessivo da teoria da in*va*ão d*srup*i*a como s*nônimo de am*aças gené*icas às
</line>
<line>
o*g*nizações o* *ara descrever *ualquer nova tecno*ogia ou sta*tup **e possa agitar uma
</line>
</par><par>
<line>
indúst*ia e alte**r seus pad*õ*s c*mpetit*v*s. Es*a generalizaçã*
</line>
<line>
do termo pode ocasionar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
enfraquecim*nto *a teoria, dar uma interp***açã* inco*reta da aplicaç*o, *ed*zir as chances de
</line>
</par><par>
<line>
sucesso e dar a
</line>
<line>
sensação
</line>
<line>
de um* s*lução única para todos os
</line>
<line>
er*os
</line>
<line>
do mercad*. Com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*res*imento do uso
</line>
<line>
do termo no a*bient*
</line>
<line>
acad*mico
</line>
<line>
e or*aniza*ional, uma m*ior
</line>
</par><par>
</page><line>
**ofun*idade e*p*ic*t*va se t*rnou *eces*ária para diferenciar ** inova*õ*s no mercado.
</line>
<line>
R*v. FSA, Ter*sina PI, v. 20, n. *, art. 10, p. 187-*05, jan. 2023 www4.fsanet.com.*r/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. P. *. Silva, C. C. *livei*a, A. *rutzmann
</line>
<line>
*94
</line>
</par><par>
<line>
Com o amadure*imento das discussõe* em re*ação à t*oria das inovaç*es disruptivas,
</line>
<line>
diferent*s defin**ões f*ram *evantadas para a **licação do conceito e ajudaram * desen*o*ver
</line>
<line>
a teoria. Danneels (20**) e Markides (20*6) oferecem uma definição focada nos recurs*s do
</line>
<line>
mercad*, *nde uma inovaç*o é **sruptiva se intr*duzir um novo c*n*un*o d* *ec*rsos *om o*
</line>
<line>
qua*s as emp*esas **ora compe*e*.
</line>
<line>
Se*undo Chan e Fun* (20*6), as *novações dis*uptivas ocorrem quando a *novação
</line>
<line>
des*stabi*iza a ordem d* u* mercad* existente e, event*a*mente, o substitui. Co*o *straté*ia
</line>
<line>
de defe*a, os opera*ores **stó*ic*s re*l**am inovações incr*mentais para prot*ger seus flux*s
</line>
</par><par>
<line>
de tec*ologia e de **ceitas. Em
</line>
<line>
contraste, os nov*s ope*ador*s inov*m em b*sca de criar
</line>
</par><par>
<line>
novos m*r*ados sem o ris** de perdas
</line>
<line>
f*na*ceiras. Porta*to, p*r
</line>
<line>
*efi**ção,
</line>
<line>
as *isrupções
</line>
</par><par>
<line>
raramente se assemel*am a produtos *xiste*t*s *ão estão de e
</line>
<line>
aco*do c** as *ormas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
paradigmas existentes n*s mercados. De for*a que as disrupç**s mais *ortes incor*em *m
</line>
</par><par>
<line>
clientes que *ram i*norado* pelos operadore* hi*tóricos
</line>
<line>
e não
</line>
<line>
u*iliz**am a *ecnolog*a
</line>
</par><par>
<line>
anterio*, assi* *s di*rupções têm pot*ncial
</line>
<line>
de criar **ientes mer*ados totalmente novos e
</line>
</par><par>
<line>
(CLARK*, 2019).
</line>
</par><par>
<line>
C*ns*sten*e com a disc*ssã* dos modelos *e negócios d* Markides (2006), Coz*olino
</line>
<line>
et *l. (2018) *pr**entam uma defini*ão ** qual *ão modelos de n**ócios que int*rrompem um
</line>
<line>
modelo est*belec*do ou red*finem o sign*ficado de *riação e c*ptura de val*r. Sal*ad*r et a*.
</line>
<line>
(2019) ap*ese**ara* u*a d*finição s*mpl*ficadora, na q*al a disrupção pode ser o processo
</line>
<line>
no qual *ovos *ntrantes com menos recursos d*saf*** as empresas e*tabelecidas. Consistente
</line>
<line>
com essa proposta, Muller (2020) apo*ta que uma no*a ino*ação * d*sr*ptiva se supla*tar a
</line>
</par><par>
<line>
tecno*ogia
</line>
<line>
e**stent* e alte*ar si*nificativamente o
</line>
<line>
compor*amen*o da maio**a das partes
</line>
</par><par>
<line>
interess*das n*sse setor.
</line>
<line>
E* úl*imo trabalho, Christe*sen et al. (2018) *evi*itar*m seu estudo de 199* e *utras
</line>
</par><par>
<line>
pesquisas post*rior*s sobre
</line>
<line>
a teo*ia da inovaçã* *isruptiva. Em seu artigo, os **tor*s
</line>
</par><par>
<line>
discorre*am s*bre
</line>
<line>
três *aracterís*icas
</line>
<line>
principa*s * respei*o d*s inovações di*rup*iv*s *o
</line>
</par><par>
<line>
m*rcado. Em pr*meiro lug*r, e* mui*os set*re*, o *rogresso tecnológico avança mais rá*id*
</line>
</par><par>
<line>
*o qu* a *emanda dos clien*es, produz*ndo um
</line>
<line>
"e*cedente
</line>
<line>
de desempenho", com produtos
</line>
</par><par>
<line>
mais ava*çados e ricos em rec*rsos do que os
</line>
<line>
clie*tes precis*m. *sse *e*empenho superi**
</line>
</par><par>
<line>
dei*a u*a la*una entre as c*rac*erísti**s de ele**d* desempenho fornecido pelas empresas e
</line>
</par><par>
<line>
as reais nece**idades dos *lien*es, em al*uns
</line>
<line>
casos nece*sidades i*fe*ior**,
</line>
<line>
onde nov*s
</line>
</par><par>
<line>
partic**antes podem se aproveitar de*sa lacuna.
</line>
</par><par>
<line>
A segund* característica é a d*sti*ç*o entre i*ovação tecnologia ou de model* *e
</line>
</par><par>
<line>
* e gó c i * s . A m a * * r i a da s i n * v a ç õ * s é
</line>
<line>
f e i t a de f o r m * * * n c * e m e n t a * o d * s e m p e * h o d a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esin*, *. 20, n. 1, art. *0, p. 187-205, jan. 2*23
</line>
<line>
w**4.fs*n*t.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Um Ensaio Teórico Sobr* o Co*ce*to *e Disru**ã* * a *riação de Novos M*rcados
</line>
<line>
195
</line>
</par><par>
<line>
t e c n o * o ** * e * i * t e nt e e * t e n d e r * o m e r c a d o p r i n c i p a * . N a d i s r u p ç ã o , * s i * ov a ç õ e s a p r e s e n t a m
</line>
</par><par>
<line>
caract erí s * i cas
</line>
<line>
principais dif*renciadas aos p*o*ut*s
</line>
<line>
tradiciona*s com novas dimens*es de
</line>
</par><par>
<line>
d e s e m p * n h o qu * s ã o u m a o p * * t u ni d a d e p a r a * t * nd e r * o s m * r c a d o s m a r ** n * i s o u c r i a r n *v os
</line>
</par><par>
<line>
m e r c a d * s . P o * ú * t i * o, o t e r c e i * *
</line>
<line>
c o m p o n * n t e d o m o * e l * d e i n o v a ç ã o d * sr u p t i v * e r a * u e o *
</line>
</par><par>
<line>
modelos *e negócios existentes co*sideram cl*entes, concor*en*es e mod*los
</line>
<line>
d e l u c r o s.
</line>
</par><par>
<line>
E*tes mo*elos p*é-e*is*entes *estring**m os inve*timentos em *ovas tecnologias
</line>
</par><par>
<line>
p o t e n * i a * m e nt e
</line>
<line>
d i * r u pt i * a s q u e * o d e * i a m a t e nd * r c l * e n t e s n ã o
</line>
<line>
e*ist*ntes. *s*es n*v**
</line>
</par><par>
<line>
cl*ente* p**eri*m entrega* *ar*ens iniciais mais ba*x*s e/ou per**ncer a *ercad** menores,
</line>
</par><par>
<line>
p o r é m s e r i a * u m a n ov a o p * r t u n i d a d e * e m e r c a d o . P o r t a * t o , o* * nv e s t i m e nt o s
</line>
<line>
p ou c o
</line>
</par><par>
<line>
a t r a e n t e s p a r a * s e * * r e s a s t i t u l a r e * d o m e r * a d o m a i n *t r e a m
</line>
<line>
e r a m u *a o p o r t u n id a d e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
invest**e*tos para n*vos particip*ntes que não po*suem t*is raízes em modelos *ré-
</line>
<line>
exis*e*tes * poderiam construir nov*s me*cado* (CHRISTE*SEN e* al., 2*18).
</line>
<line>
De *cordo com as cres*entes caracte*ísti*as e definiçõ*s *a te*ria, Christen*en *t al.
</line>
<line>
(2018) atuali*aram s** m**elo de inovação dis*uptiva, contempla*do qu* a dis*upção ocorre
</line>
<line>
como um pr*cess* ao longo do tempo de mer*ados inferiores *a*a mercados *upe*iores
</line>
</par><par>
<line>
*tra*és das la*unas
</line>
<line>
de pe*formance disponí*eis no mercado.
</line>
<line>
Nessa pro*osta, *novações
</line>
</par><par>
<line>
disrup*ivas tecnológicas e *e modelos
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*e*ócios
</line>
<line>
a*dam
</line>
<line>
j*ntas e de*em ser *valiadas
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
r*lação a* modelo d* negócios da empre*a no m*rcado.
</line>
<line>
*e forma a condens*r e esclarecer ** definições, o Chri*tensen Institute (2021) *efin*
</line>
<line>
que * inovação disruptiva descreve um processo pelo qual um produto ou *erviço *nicialm*n*e
</line>
<line>
implica em aplicativo* ma*s simpl*s do que *s exis*e*tes no m**cado (normalm*nte por se*e*
</line>
<line>
mais bar*tos e mais aces*íveis), e então se movem i**la*av*lmente para o m**cado principa*,
</line>
<line>
eventu*lme*te subs*ituindo concorrentes es*abe*ecid*s. * Inst*t*to *ponta que são ne*essários
</line>
<line>
três elementos **ra * disrupçã*: Tecno*ogi*, para tornar o p*oduto *ais ace*sív*l; o Mo*elo de
</line>
</par><par>
<line>
Negóc*os, *isando no*os *onsumid*res ou
</line>
<line>
co*sumid*res *arginaliza*os; a *ede d* V*lor e
</line>
</par><par>
<line>
que vise à prosperidade da *isrupção. Assim, as ino*açõ*s disruptivas *ão revolucionam
</line>
<line>
produtos * se*viços que já são bons, m*s tornam estes mais *cessíveis e barat*s, *econfiguran*o
</line>
<line>
a *roposta de va*or *o mercado e di*p*ni*ili*a**o-o* para um* popu*ação maior.
</line>
</par><par>
<line>
Centrado na ideia d* di*rupção te*no*ógica e de modelos d* **g**ios, a *e*inição
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
</page><line>
d*srupç*o foi *ntão ampliad* *ar* as **ov*ções que revo*ucio*am *oda um* indústria e alteram
</line>
<line>
*ubstanci*lmente seus pa*rões competitivo* e de cria*ão d* val*r (CHRISTENSEN et al., 2015;
</line>
<line>
KUMARASWAMY e* al., 2018; PALMIÉ et al., 2019). Assim, a t*cnol*g*a disruptiv*, quando
</line>
<line>
*ntegr*da a u* modelo de n**ócios, configura arqu*teturas estra*égicas q*e entregam diferen*es
</line>
<line>
mecanismos e redefinem o s*gnifica*o *e *riação e ca*tur* de va*or nos merca*os (PETZOL*
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. *0, n. 1, art. 10, p. 18*-205, ja*. 2023 www4.fsane*.com.br/*ev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. *. N. Si**a, *. *. Oliveira, A. Grut*mann
</line>
<line>
196
</line>
</par><par>
<line>
et al., 20*9; TEECE, *010). Ao su*g**em as tecnologias disrup*ivas no mercado, os model*s de
</line>
</par><par>
<line>
ne*óc*os disruptivos são introduzidos para explorar a nova tec*o*ogia (COZZ*LIN* et
</line>
<line>
a*.,
</line>
</par><par>
<line>
2018).
</line>
</par><par>
<line>
A*e*ar *e difer*ntes conceitos emprega*os, n* nova **quitetura *e val*r en*ont*ada na
</line>
<line>
maioria *as propostas, a disr*p*ão é caracterizada pelo des*nvolviment* de tecno*o**as
</line>
<line>
dis*upti*as e sua integração *os mo**los de ne***ios. Nessa in*egr*ção, a inovaç*o disruptiva
</line>
</par><par>
<line>
carre*a
</line>
<line>
uma proposta de valor di*erente, o que permit* a *riação de um novo mercado
</line>
</par><par>
<line>
(*NSARI
</line>
<line>
et al., 2016; *HRIS*ENS*N
</line>
<line>
et al., 2*18; KUMARASWAMY *t al., 2018;
</line>
</par><par>
<line>
PALMIÉ
</line>
<line>
et al., 2019; P**Z*L* e* al., 2019). Apes*r de p***o con*enso e da *ispers*o
</line>
</par><par>
<line>
conc*itua*, a teo*i* das *nov*ções disruptivas pode tirar prove**o de uma maior centralida** em
</line>
<line>
sua terminologia. Partindo da proposta de integração de *e*nol*gias, modelos de negócios,
</line>
<line>
cria*do uma nova p*opos*a de va*or, * *esenvo*vimento *e no*os m*rcados par*ce *er uma
</line>
<line>
perspec**va evidente da e*olução da teoria.
</line>
<line>
3 RESULTADOS E D*SCUSSÕES
</line>
<line>
*.1 Inovação Disruptiva * Cria*ã* ** Novos Mercados
</line>
<line>
Em s* tratand* de mudan*as tecnol*gi*as revol*cion*rias que criam n*vos mercados,
</line>
</par><par>
<line>
os
</line>
<line>
últimos *éculo* foram m*rc*do* pela t*ansf*rmaçã* tecnológica. Ino*ações como *
</line>
</par><par>
<line>
m*canização, energia * *apor, motor de combustão, eletricidad*, *etr*química, av*aç**, redes
</line>
</par><par>
<line>
digita*s, tecno**gia da informação, e as mais *e**ntes busc*s
</line>
<line>
por font*s
</line>
<line>
de energi*s
</line>
</par><par>
<line>
*enováveis são algumas das ondas que tr*uxeram as recorrentes mu*ança*. Schumpe***
</line>
<line>
(1942) *aracterizou essas ondas de i*ovaçã* como o vendaval da destruição criat*va.
</line>
<line>
A maioria das mudan*as tecno**gicas consiste em in*vações sus*en*adoras da tecnologia
</line>
</par><par>
<line>
existente. De for*a **e
</line>
<line>
as inov*ções
</line>
<line>
im*a**am d*ferenteme*te os *peradores históricos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desa*iantes, a*si* *ui*as emp*esas optam pelo status
</line>
<line>
de per*anecer o de**nv*lviment* do
</line>
</par><par>
<line>
mercado
</line>
<line>
atr*vés de *us*entar
</line>
<line>
tec*o*ogia exis*e*t*. Muitas des*as grandes instituiçõ**
</line>
</par><par>
<line>
sob*evivem realizando inov*çõ*s incremen**i*, ali**r*adas *m se* statu* d* líder ou
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mantenedor* do mercado * sob * a*sência de *ma di*rupção, que o*ereça opo*tunidades d* um
</line>
</par><par>
<line>
*ovo paradigma de recomeço a* mercado (**DY, 2017). A
</line>
<line>
inova*ã* incremental reforça
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ideranç* *as organizaçõe* estabelecidas,
</line>
<line>
enquanto a inovaçã* mais radi*al obr**a as
</line>
</par><par>
</page><line>
orga*izaçõe* a alt*r** todo seu paradig*a ino*ati*o e d* negócios (RA*, 2*1*). Nesse
</line>
<line>
contexto, eme*gem as **s*stências às mudanças por parte dos atores envolvid*s no proces*o e
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina, v. *0, *. 1, ar*. *0, p. *8*-205, ja*. 2023 www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Um Ensaio Teórico Sobre o Co*ceito *e Disrupç*o * * C*ia*ã* d* Novos Mercados
</line>
<line>
197
</line>
</par><par>
<line>
por p**te d*s inst*tuições. *ssa resist*ncia
</line>
<line>
ao* proce*sos de mudança *e potencializa
</line>
</par><par>
<line>
principa*mente em *udanç*s mais radicais. E, n*ssas mudança* mais p*o*undas, * imp***ante
</line>
</par><par>
<line>
que os tit*lares desen*olvam a
</line>
<line>
ino*ação
</line>
<line>
para poder part*cipar do* novos me*cados
</line>
</par><par>
<line>
(KUMARASWAM* et al., 2018).
</line>
</par><par>
<line>
U m a an á l i s e h i * t ó r* c a d a s d i s ru p * õ es s * g e r e q u e o * u c * s s * co * t í n u o d o s t a t u s q u o é
</line>
</par><par>
<line>
i m p ro v * v el e a e * en t u a l
</line>
<line>
d es * r u i ç ã o d * n e g ó ci o p r i * c i p al é q u as * i n e v i t áv e l ( D e n n i n g ,
</line>
</par><par>
<line>
2 0 * 4 ). C o m o r es u l t a d * , a s e m * r e s as es t a* e l e c i d a s n o m * r c a d o * m d i s * u p ç ã o g e r a * * e n t e
</line>
</par><par>
<line>
n * o c on s e gu e * s e
</line>
<line>
a d a p t * r à * * u d a n ç a* t e c n o l ó * i c a s . A s s i * , é i m p o r t a n t e a c ** t a r q u e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
n e g ó c i o p ri * * i p a l d e q u a l q u e r em p r es a p o d e s e * i n t e * r o m p i d * e q u e é p r * c i s o e s * a r
</line>
</par><par>
<line>
* * e p a r a * o p a r a es s a m u * a * ç a . *
</line>
<line>
i n ** a ç ã o e str a t é gi c a p r e * a r * n do a e m p * e s a p a r a
</line>
<line>
* ma
</line>
</par><par>
<line>
m u d a n ç * d e s s e p a r *d i g m a
</line>
<line>
t e cn o l ó g i c o d ei x a d e s e r u m a o p ç ã o , m * s u m a n e c * * s i d a d e d e
</line>
</par><par>
<line>
s o b r e v i * ên * i a ( A N S A R I; K * O P , 2 0 1 2 ).
</line>
<line>
C * m o a i n o * a ç ã o *i s r u pt i v a ge r a * m gr * * d e p o * e n c * a l * e m ud * * ç a , e l a no r m a l m e n t e
</line>
<line>
r o * * e c o m o m o d e l o a nt e r i o r * ge r a m u d a * ç a s m * * s r a d * c a i s e , e * * e r t * p o n t o , i n e v i t á v e i s
</line>
<line>
na indú**ria afetada. Uma t*ans*orm*ção *ecnológica disruptiva, que cria aba*os radicai* *o
</line>
<line>
padrão exi*tente * *ue *ra* * *escontinu*dad* de paradigmas tecn*l*gicos dominantes, é u*
</line>
<line>
*gen*e que **rmite *ovas op*r*unidades no mercado (CLARKE, **19). F*eeman (1987)
</line>
</par><par>
<line>
ap o n t a
</line>
<line>
que
</line>
<line>
essas mudanç** te*no*ógica* mais *a*ic**s levam a m*da*ças *evolu*io*árias
</line>
</par><par>
<line>
e m l * r *a e s c a * a .
</line>
</par><par>
<line>
P o r * e i o d a d e st r u i * * o c r i a t i v * ,
</line>
<line>
as tecnolo*ias desafi*m as estrutur*s
</line>
<line>
exist*ntes
</line>
</par><par>
<line>
pelas qua*s a* org*nizações atualmente o*eram (CLARKE, **19). A mudança e n**
</line>
</par><par>
<line>
* s t a b i l i d a d e é a c a r * c t e r í s t * c a d e um a
</line>
<line>
o p o r t * *i da d e d e e * o * u * ã * . O c o n c e * t *
</line>
<line>
de
</line>
<line>
dest*u*ção
</line>
</par><par>
<line>
c r * a t i v * a p o n t a q u e , pa r a a s * m p r * * a s c o n * i n u a r e m a
</line>
<line>
cre* ce r, es t as
</line>
<line>
d ev em d es t ru i r
</line>
</par><par>
<line>
tecn*logias e produtos antig*s e *esenvolver novos (SA*NIS; GREW**, 2012). * *edida
</line>
<line>
q u e a s d * s r u p ç õ e s * p a r * c e m , c o m * u m e f e i t o d a d * s t r * i ç ã o * * i * t i v a , a s a * t i g* s t e c * o l o gi a s
</line>
<line>
e v e n t * a l m e n t e s ã o s u bs t i t u í d a s . P a * a e s * e c a s * , a d e s t r * i ç ã o o c o r r e e m n * v e l d e u m m * r c a d o
</line>
<line>
* x i s t e n t e p * r a s e r s u bs * * t u * d * p o r u * n o v o m e r c * d * c r i * d o a p * r t i r d e u* a * o v a t e * n o l * gi a
</line>
<line>
o u m o d e l o d e n e gó c i * s . N e s s e s * n t i d o , o c o n c e i t o d e * n o v a ç ã o d * s * u p t i va e s t á i n t i * * m e n * e
</line>
</par><par>
<line>
a l * n h a d o à d e s * r u i * ã o c r i * t i v a , c u j o m od e l o * e
</line>
<line>
n e gó c i o s p a r a u m a d i s r u p ç ã o
</line>
<line>
é *ma
</line>
</par><par>
<line>
ferramenta de d*struição criativa de um mercado (NICOLAI; FAUCHEU*,
</line>
<line>
2 0 1 5 ) . * e s se
</line>
</par><par>
<line>
mo*o, as inovaçõe* di*ruptivas são uma op*rtuni*ade para um desenvolvi**nto d*
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
processo din*mico de mudanç*s *o merca*o (LIU et al., 2020).
</line>
</par><par>
<line>
Nes*e se*tido, Lin et al. (2015) *pontam
</line>
<line>
* u e a i n o v a ç ã o d is r u p t iv a d o m e r c a d *
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
b a i x o c u s t * * * o c a d a n a a * r a ç * o d e c l i e n t e * p a r a u m m e r c a d o o u p r * d ** o e x i s t * n t e , e n * * a n t o
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresi*a PI, v. **, n. 1, a*t. 10, p. 187-2*5, j**. 2023 www4.fsanet.com.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. P. N. Silva, C. C. Olivei*a, A. Grutz*ann
</line>
<line>
198
</line>
</par><par>
<line>
* i n o * ação
</line>
<line>
d i s r u pt i v a d o n * * o m * r c a d o e n f a t i z a a b u s c a p o r n ã o
</line>
<line>
c o n s u m i do r e s e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c o n s t r u ç ã o d e n o v * s m e r c a d o s . G a n *u l y
</line>
<line>
et al. (2017) apontam q*e uma tecno*ogia
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
c o n s i d e r * d a e * e r *e n t e q u a n d o * u a c h e ga d a a o m e r c a d o
</line>
<line>
d e s l o c a d a t e c n o l o gi a d o * i n a n t e ,
</line>
</par><par>
<line>
podendo facilitar a criaçã* *e novos mercad** ant**io*mente i*explorados ou nã* at*ndid**
</line>
<line>
pe*os produto*/serviço* *xist*nte*. V*s*o qu* a n*va ino*aç*o *isrup*iva é introduzida com
</line>
</par><par>
<line>
a i n t en ção d * i n v ad i r
</line>
<line>
um m*rcado e*istente ou d* abrir um n*vo mercado, os produtos
</line>
</par><par>
<line>
b a s e a * o s * a t e c n o l o gi a e * i s t * n t e * i * d a * * t e r f e r e * n o * e s e n v o l v * m e nt o
</line>
<line>
d * n o v o m er*ad o
</line>
</par><par>
<line>
(DRUEHL; SC*MIDT, 200*). Estes sã* c*ncorrentes
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
mercado que est* sendo **iado
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
s e t o * n a m r e s * s t ê n c i a à de s t r u i ç ã o c r i a * i * a .
</line>
</par><par>
<line>
*xiste h*je um gran*e número de disrupç**s q*e cont*ib*e* para colapso abr*pt* o
</line>
</par><par>
<line>
de ne**cios *ra*iciona*s
</line>
<line>
e criam mer*ado* *otalmente novos. O* grandes avan*os em
</line>
</par><par>
<line>
*ecn**ógicos tran*formam a* p*ss*bilidad*s d* n*gócios, *nde as em*resas e*ist*ntes fa*ão a
</line>
</par><par>
<line>
reinvenção dos mercados do fu*uro (*ENNING,
</line>
<line>
201*). Os mo*el*s *e negóc*o* po*em se*
</line>
</par><par>
<line>
consi*erados uma forma de pensar a visão e analisar a lógica das org*n*zaçõe* frente a *sses
</line>
<line>
fenôme*os de mer*ado (OSTERWALDER; PIGNEUR, 2011). **penden*o da ino*ação ou
</line>
<line>
do a***e*te em qu* a organizaç*o está *nserida, difer*ntes mode*os de negócios podem s*r
</line>
<line>
aplicad*s *omo estratégia para adeq*ar à nova in*vaçã* ou ao novo mercado.
</line>
</par><par>
<line>
No caso *os mo*elo* de *egócios para inovações disruptivas, este* só são
</line>
<line>
po**ív*is
</line>
</par><par>
<line>
porque são ini*iados *m mercados *ue os o*e*adores negligenci*m. Iss* abre esp*ço pa*a um
</line>
</par><par>
<line>
*isruptor forn**er
</line>
<line>
u* pr*dut* com ca*acte*ís*ica* dife*entes para o mercado e/** criam um
</line>
</par><par>
<line>
mercado onde *ão exi*te (CH*ISTENSEN e* *l., 2015). A f*nte *e **ovaç*o de model*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
n**ócios *isru**ivo * o de*ign de
</line>
<line>
um modelo
</line>
<line>
q*e diferen*ia do mo*e*o antig*. Iss* abre
</line>
</par><par>
<line>
esp*ç* para a propo**a inicial *a *is*upç*o com produtos que podem ser m*i* ba*at*s, mais
</line>
<line>
*imples, m*nor*s, mais convenien*es, mais a*essívei* e com funções *ifer*nt*s dos existentes
</line>
<line>
*o mercado (CHRISTE**EN, 1*97). As oportunidades de merc*do **iste*tes permitem que
</line>
<line>
partici*ant** disruptivos intr*duzam proposiçõ*s de valor dife*enciadas e *ormal*ente
</line>
<line>
s**gem em mer*ados maduros e c*m co*corrênci* crí**ca (R**, 2017).
</line>
<line>
A disrupção c*ia valo* int*rconect*ndo o d*s*nvolvi****o de tecnologi*s e model*s
</line>
</par><par>
<line>
de n*g*cios di**uptiv*s. Porém, q*anto mais radical for a inovação, maiores s*rão as
</line>
</par><par>
<line>
m*dan*as **s *odelos de negócios *r*dicionais. Por
</line>
<line>
conseguinte, mudar o modelo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
negócios de uma empresa en*olve *u*a* todo o p**a*igma pel* qu*l a
</line>
<line>
*m*r*sa foi cria*a
</line>
</par><par>
</page><line>
(TEECE, 2010). Assim, os modelos de negócios desenha* a persp*c*iva de inserção de uma
</line>
<line>
di*rupção na cri*ção ** u* novo merca*o (HA*TAY, 2012; PETZ**D et a*., 2*19). Dessa
</line>
<line>
Rev. FSA, T**e*i*a, v. 20, *. 1, art. 10, p. 187-205, ja*. 2023 w*w4.fsanet.com.*r/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Um E*saio Te*rico Sobre * Concei*o de Disr*pção e a Criação de Novos Merca*os
</line>
<line>
19*
</line>
</par><par>
<line>
forma, as disr*p**es em t*cnologias e mode*os de negócio* estão afetando não apena* as
</line>
</par><par>
<line>
e*presas individu*is, m*s i*dústria* e mercados inte*ros.
</line>
</par><par>
<line>
Como r*su*tad* de uma dis*up*ão *roveniente de novas te*nol*gias, *roduto* o*
</line>
</par><par>
<line>
serviços
</line>
<line>
que são direcion*dos a
</line>
<line>
um p*bl*co di*e*ente do tradici*nal, novos
</line>
<line>
*lientes e novo*
</line>
</par><par>
<line>
merc*dos estão sendo cria*os (MARKIDES, 20*6). Como essas *novaçõ*s irão transform*r as
</line>
</par><par>
<line>
ind*stri*s e merca*os, *u até *riar
</line>
<line>
novas in***trias e merc*dos, se*á deter*inado pela*
</line>
</par><par>
<line>
estratégias, modelo* de
</line>
<line>
ne*ócio* * adaptaçã* cont*nua da inovação à quebra *e pa*rões
</line>
</par><par>
<line>
exis*e*tes en*uan*o *on*trói o* novos parâmetro* e *adrões de um novo m*rcado (*LARKE,
</line>
</par><par>
<line>
2019). As inovações *isr*ptivas po*em ent*o ser as
</line>
<line>
*rincipais *orças de r*novação, q*e
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
onde um pro*uto que surge no mercado e, co* frequên*ia, *onstrói um ca*inho para desl*car
</line>
<line>
o produto mainstream mercado atual ou criar *m novo mercado (GANGULY et a*., 2017).
</line>
<line>
Nesse sentido, muita* tecnologias se tornam de*asadas em rela*ã* aos mercado*,
</line>
<line>
c**sumidores, sendo nece*sária um* atualização par* a*omp**har o mer*ado *u para sa*tar a
</line>
<line>
novos mercado* (PETZOLD et al., *01*). Ess* *ers*e*t*v* ** mudança de tr**etóri* i*ovativa
</line>
</par><par>
<line>
suger* condiç*es de *xplorar as *i*cu**t*ncias em q*e
</line>
<line>
uma disr*p*ã* poss* ocor*er.
</line>
</par><par>
<line>
*hrist*nsen (20*6) for**ce a*guns exemplos de
</line>
<line>
c**o *od**o de o
</line>
<line>
disrup*ão *ode**a s**
</line>
</par><par>
<line>
utilizado para *ue empresas p*s*am *reve* ex *nte * chegada e os imp*ctos *e uma d*s*u*çã*
</line>
<line>
no mercado. E* todos os casos, o modelo predi*ivo *isa contribui* para *ue a empresa, frente
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
uma disrupç*o, poss* assumir *ma *ostura de
</line>
<line>
concorrente *u a*é mesmo de
</line>
<line>
líder
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
me*cado.
</line>
</par><par>
<line>
A implan*ação das ações estraté*icas re*u*rem uma detecção con*ínua de
</line>
<line>
desen*o*vime*tos tecnológi*os, merc**os co*pl*mentares, *em*ndas *e *lie*te*, percepções e
</line>
</par><par>
<line>
ex*e*ta**vas de ti**lar** e
</line>
<line>
outros atore*, identif*ca**o de nov*s
</line>
<line>
opor*unida*es e ameaças, de
</line>
</par><par>
<line>
forma possa reconfigurar o modelo de negócio* e a*can*** a opor*unidade
</line>
<line>
da disrupç*o
</line>
</par><par>
<line>
(**TZOL* e* a*.,
</line>
<line>
2019). De *ato, *ara romp*r mercados dominantes, é n*c*s*ár*o introduz*r
</line>
</par><par>
<line>
tecnologias mais av**çad*s *om po*enci*l de que*rar os *ínculos estabelecidos (OZ*L* et al.,
</line>
</par><par>
<line>
20*8). Est*s perspect*vas *erm*tem *xplorar a com*le*ida*e das
</line>
<line>
disr*pções q*e n*o podem
</line>
</par><par>
<line>
ser tot*lmente previst*s ou entendid**.
</line>
</par><par>
<line>
O desenvolvi*ento estratégico do mercado disruptivo por parte d** atores envolvidos
</line>
</par><par>
<line>
é uma saí*a sus*en*ável
</line>
<line>
para
</line>
<line>
*s operadores e p*ra disrupçã*. Os vencedore* no mercado a
</line>
</par><par>
</page><line>
global têm sido e*presas q*e pod*m demonstrar capacida*e de resposta o**rtuna e in*vaç**
</line>
<line>
rápida e fl**ível. Algumas empre*as não conse*uem e*tend*r a di*âmica não lin*a* d*s
</line>
<line>
in*vaç*es, assim este c*ntext* instituci*nal se torna u*a ameaç* a sua sobrevivê*cia. O
</line>
<line>
R**. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 1, art. 1*, *. 18*-205, jan. *02* www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. P. *. Silva, C. C. Oliveira, A. Grut*man*
</line>
<line>
200
</line>
</par><par>
<line>
p*oblema *essas organizações está *m l*d*r *u iniciar mudanças revolucionária* em se*s
</line>
<line>
*ercados *u lid*r com inovações disr*ptivas (*AD, 2017).
</line>
<line>
Nesse sentido, * s*rg**ento de u*a inovação di*ruptiva coloca e* *onfronto o mercad*
</line>
<line>
*x*stente e o mercado desenvolvido com ba*e na disrup*ão. A disrupção *ode oferecer
</line>
</par><par>
<line>
op*rt*nidades pa*a
</line>
<line>
novos n*gócio* e para no*o* *erc*dos. Dessa forma, a d*sru*ção
</line>
</par><par>
<line>
desempenha ** papel crítico na reformul*ção *** merca*o*, o que cabe às organi*ações
</line>
</par><par>
<line>
*espon*er com modelos
</line>
<line>
de negócios que possam desenvolver o conceito dentro do* *ovos
</line>
</par><par>
<line>
mercados que *s*ão sendo cr*ados. No momento *m q*e o a*bi*nte de
</line>
<line>
negóc*os em rápi*a
</line>
</par><par>
<line>
mudança * impulsion*do pe*a inovação
</line>
<line>
disr*ptiva, os atores não podem negligenciar o
</line>
<line>
po*er
</line>
</par><par>
<line>
*as f*rças que constroe* o no** mer*ado. Invariave*ment*, essa inovação d*srupt*va irá afetar
</line>
<line>
todo o merc**o.
</line>
</par><par>
<line>
4 CO*SIDER*ÇÕES FINA*S
</line>
<line>
Com* muitas *eorias da administraçã*, * teori* da inovação disrupt*va come*ou co*
</line>
</par><par>
<line>
uma obs*rvação de anomalias
</line>
<line>
no mercado (CH*ISTENSEN,
</line>
<line>
1997). A observ*ção *erou
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
desenvolv*mento *e
</line>
<line>
uma questão de pesqu*sa, uma
</line>
<line>
estrutura **pli***iva, e um programa
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa para cap*urar o fenômen*, que procur*u exp*icar as lutas das em*resas lí*eres frent*
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
*uda*ças t*cnológicas (CHRIS*EN*EN et a*., 2018). Com o cresciment*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desen*olvim*nt* da teo*ia de inovações
</line>
<line>
*i*rupti*as, tanto *m níve* acadêmico com*
</line>
</par><par>
<line>
gerenci**, a me*ma se tornou uma das te*rias mais influe*tes sobre **mo em*resas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**dús*ria* respondem * *udança *ecnológ**a (OZAL* et al., 2**8).
</line>
</par><par>
<line>
P o r t a n t *, e s t e e ns a i o t * ó r i c o a p r * s e n t * * u m a pe q u e n a * e * a * i t u l * ç ã o * a t e o r i a d a s
</line>
</par><par>
<line>
inovaç*es disruptivas, se*s
</line>
<line>
d i f e r e n t e s c o *c e i t o s p r e s e n t e s n a l i t e r a t u r a , s u a
</line>
<line>
n ão
</line>
</par><par>
<line>
conf*r*idade com os modelos, pa*r*es e mercados
</line>
<line>
v i ge n t e s e s e u p o t e n c i a * d e a f * t * *
</line>
</par><par>
<line>
e s t * u * u * a s * e m * r c * d o e x i s t e n t e e c r i a r n * v *s m * r c a d * s . N o i n t ui t o d e m e l h o r c om p r e e n d e r
</line>
</par><par>
<line>
a fo*ma*ão de mercados frente às disrupçõe*, este ens**o buscou reve* * conceito
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
i*ovação *isruptiva, *pre*entado na li*eratura * apre**ntar uma pe*spect*va acadê*ica
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
d i * r u p ç * o e c r * a ç ã o d e no v * s m e r c a d * * .
</line>
</par><par>
</page><line>
Com ba*e nos difere*tes co*c*itos de inovação dis*up*iva apr*senta*os, fica claro *u*
</line>
<line>
o termo evoluiu p**a e*g*obar ma*or*s *aracter*sticas do fenômeno in*vativo e da ampl**u*e
</line>
<line>
de **u *mpa*to. Pod*-se infe**r que as especificidade* necessárias *ar* que a disrupção ocorra
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresi*a, v. *0, n. 1, art. 10, p. 1*7-2*5, ja*. 2023 ww*4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Um Ens*io T*óri*o Sobre * Conc*ito de Disr*pção * * Criaç*o de Nov*s Merc*dos
</line>
<line>
2*1
</line>
</par><par>
<line>
*ão: a tecno*og*a, neces*ária pa*a alterar o padrão instrumental exi*t*nt* *a *ndúst*ia; o
</line>
<line>
mod*lo de negó*ios, para apresentar as ligações necess*rias entre t*c*o*ogi*s e atores; * uma
</line>
</par><par>
<line>
arqu**etura e uma proposta de valor pa*a convert*r e*se
</line>
<line>
novo pa*rão em
</line>
<line>
um paradigm*
</line>
</par><par>
<line>
in*v*do*. Propõe-se
</line>
<line>
aq*i q** a* definições de i*ovação di*ruptiva e*globem mais estes
</line>
</par><par>
<line>
c*n*eitos, o q** pod*ria tra*er um n*rt* m**s esp*cífico a seu desenvolvim**to f*turo.
</line>
<line>
Essas particul*r*da*es podem i*ferir em me*c*dos existentes, em busca d* substi*uir a
</line>
<line>
tecnologia mainstream, ou na b*sca po* novos mercados, o que tam*é* irá *onvergir na vis*o
</line>
</par><par>
<line>
de tecnologia do*inante (AN*ARI et
</line>
<line>
a*., *016; CHRISTE*SEN e* al., *018;
</line>
</par><par>
<line>
KUMARASWAM* et al., 2018; PALMIÉ et *l., *019; PE*ZOLD et al., 2019). Esse é out*o
</line>
<line>
conceito q*e poderia estar m*i* e*plícito **s definiçõe* da teoria. Porém, apesa* de muito
</line>
<line>
pesq*isa*a na lit*ratura, a *aculdade *e cr*ar n*v*s merca*os *eve ser ma*s fortemente
</line>
</par><par>
<line>
*ifu*dida como im*ac*o de uma d*s*up*ão. Esse fen*meno é uma e*p*cificidade da teoria
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
qu*, como a*res*ntad*, ainda não forneceu uma **a*em clara do impacto d* i*ov*çã*
</line>
<line>
disruptiva em novos *erc*dos (CHRISTENSEN et al., 201*; P*LMIÉ et al., 2019).
</line>
<line>
P*o*omos q*e a definição ampliada de disrupção, c*mo inov*çõe* que revolucionam
</line>
<line>
toda **a **dú*tria e alteram substan**almen*e seu* padrõe* comp*titi*os e d* criação d* valor
</line>
<line>
(CHRISTE*SEN et al., 2015; KUMARASWAMY *t *l., 2018; PALMIÉ et al., 2*19), seja
</line>
<line>
mais utiliza*a pela l*terat*ra. Es*a d*finição *st* c*ntrada nos *on*e*tos apres*n*a*os acima,
</line>
</par><par>
<line>
na ideia de disrupção *omo al**ração do
</line>
<line>
*adrão tecnológic* * d* modelos d* *e*óc*os,
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
busca da criação d* um* arq*itetura de va*o*. *
</line>
<line>
d*finição
</line>
<line>
eng**ba tamb*m * abalo em
</line>
</par><par>
<line>
indústrias, o *ue abrange a ideia de c*ia*ão *e novos m*rc*dos.
</line>
<line>
*ropom*s *ambém um *aior *ntendimento da te*ria a res*ei*o da disrupçã* e c*iação
</line>
<line>
d* novos mer*ados co*o pensa*ent* estratégico. A preparaç*o e adapta*ão para cheg*da das
</line>
</par><par>
<line>
disrupçõe* podem s*r *
</line>
<line>
*ator de*isivo na sobr***vê*ci*
</line>
<line>
das organizaç*es. A *is*upção pode
</line>
</par><par>
<line>
oferecer o*ortunidades e cabe à* organizações *es*onder com m*delos de negó*ios que
</line>
<line>
possa* de*envolver o con*ei*o dentr* *o* novos mercados que es*ão sendo *ria*o*.
</line>
</par><par>
<line>
* s t e e n s a i o t e ó ri c o b u s c o u c o n * r i b * i r * o m o m e l h o r * n t e n d i m e n t o d o c o n * e i t o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
i n o v a ç õ e s d * s r u p t i v as , p r i n ci p al m * n t e c o m s e u i m p a ct o n o d * s e * v o l * i m en t o
</line>
<line>
d e n o vo s
</line>
</par><par>
<line>
m e r c a d o s. E s* e
</line>
<line>
en s ai o s e l i m i t o u à d i s c u s s * o d o s co n c ei t o s
</line>
<line>
d * * n o v a ç ão d i s ru p * * * a s eu e
</line>
</par><par>
<line>
i m p a ct o n a c o n s t i t u i ç ão d e n o v * s m e r c a d o s . S u g e r e - s e q u e n o v a s p e s q u i s * s e r e v i s õ e s
</line>
</par><par>
<line>
s e j a * r e al i z a d as * a r * co n * e n s a r o co n c e* t o ai n d a
</line>
<line>
d i fu s o . S u g e * e - s e q u e a p e s q u * * a s ej a
</line>
</par><par>
<line>
* p * * f u nd a d a
</line>
<line>
n a o b * * r * a ç * * d as d i s r u p çõ e s co * o m é t o d o
</line>
<line>
qu e p o ssa * r * v e r * x an * e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
c h e g * d a e o s i m p a ct o s d e
</line>
<line>
u m * d * s ru p * ã o * o m e * c a d o . O s u r * i m e n t o d e n o * as t e c n o l o * i a s
</line>
</par><par>
<line>
é u m a o p o r t u n i d * d e p * ra a p l i c a ç * o
</line>
<line>
d o c o n * e i t o d a s i n o v * ç õ es * i * r u p t i v a s n o p e n * am e n * o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 1, a*t. *0, p. 187-205, jan. 2023
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. *. N. Silva, C. *. ***ve*ra, A. Gr**zman*
</line>
<line>
202
</line>
</par><par>
<line>
e s t * a t é g i co p r e* a r a t ó r i o d a s o r * a n * z * çõ e s p * r a u m * p * s s í v el * i s r u p ç *o . * s s e s e r* a u m
</line>
</par><par>
<line>
e x e r *í c * o d e a * ro * u n d am e n * o em q u e * t e o ri a p o d e *i a s e d es e n v * * v * r e e d * fi c a r u m a
</line>
<line>
no v a
</line>
</par><par>
<line>
* p l * c * ç ã o e * d i f e r * * t es m e r c a d * s .
</line>
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Como Referenciar este Ar*igo, conf*rme A*NT:
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SILVA, J. *. N; **IVEIRA, C. C; GRUTZMANN, *. Um Ensaio Te*rico Sobre o *on**it* de
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Di**up*ão e a C*iação de Novo* Mercado*. Rev. FSA, Te*esina, v. *0, n. 1, art. 10, p. 187-205, ja*.
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2023.
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<line>
Con*r*buição dos A*tor*s
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*. P. N. Silva
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C. C. Oliveira
</line>
<line>
A. Gr**zma*n
</line>
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<line>
1) concepção * pl*n*jamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e int*rpret*ção dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) *laboração *o rascunh* ou na *evisão *rítica do conteú*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na aprovação da ve**ão fin*l do manuscrit*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
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Rev. FSA, Tere**n* PI, v. 20, n. 1, art. 10, p. 187-205, jan. 2023
</line>
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www4.f*anet.*om.br/revista
</line>
</par>Refbacks
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)