<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 1, art. 10, p. 187-205, *a*. 20*3 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*3.20.1.10 </line>
</par>
<par>
<line> *m Ensaio Teórico Sobre o Conceit* d* Disrupçã* e a *riaçã* *e Novos Mercad** </line>
<line> A Theoretic*l Essay on th* Conc*p* of Disrup*ion and the Cr**tion *f new Mark*ts </line>
</par>
<par>
<line> J*ão Pau*o *ascime*to Silva </line>
<line> Doutorando *m A*ministração pe** *niversid*de Federal de La*ras </line>
<line> E-mail: *pnsilvas@gm*il.com </line>
<line> Cledison C*rl*s Oliveira </line>
<line> Dout*rando em A*mi*istraçã* *ela Uni*er*idade Feder*l ** Lavras </line>
<line> E-*ail: oliveira.cle*i*on@gmail.c*m </line>
<line> André Grut*mann </line>
<line> Doutor em Adm*nis*ração pelo Un*ver*id*de Fe*eral de La*ra* </line>
<line> P*ofessor d* (DAE *FLA) / (DCC UFLA) </line>
<line> E-m*il: andre5@ufla.br </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: João *aulo Nasciment* S*l*a </line>
</par>
<par>
<line> *ni*ersi*ade </line>
<line> **deral </line>
<line> de Lavras, </line>
<line> D*p*rtam*nto de </line>
<line> Edit*r-Chefe: D*. *o*ny Kerley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Adm*nistr*ç*o </line>
<line> e </line>
<line> Econom**. </line>
<line> A*uen*a </line>
<line> Sol, </line>
<line> Lav*as/MG, </line>
<line> Rodri**es </line>
</par>
<par>
<line> 37200-*00, Bras*l </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: </line>
<line> Cled*son Carlo* Oliveir* </line>
<line> Artig* recebido ** 11/04/2022. *ltima </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> U*ive*s*dade </line>
<line> Federal </line>
<line> de Lavr*s, </line>
<line> *eparta*ento de </line>
<line> **cebid* em 17/11/2022. Aprovado *m 18/11/**22. </line>
</par>
<par>
<line> Administração </line>
<line> e </line>
<line> Econo*ia. </line>
<line> Aquen*a </line>
<line> Sol, </line>
<line> Lavras/MG, </line>
</par>
<par>
<line> 37200-900, B*asil </line>
<line> A*a*iado pelo *istema Tr*ple *e*iew: *esk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: </line>
<line> André Grutzma*n </line>
<line> pelo Edi*or-C*e*e; e b) Do*ble Blind Review </line>
</par>
<par>
<line> Uni*ersidade </line>
<line> F*de**l </line>
<line> de Lav*as, </line>
<line> Dep*rtame*t* de </line>
<line> (av*liação cega por do*s av*liadores da áre*). </line>
</par>
<par>
<line> Administração </line>
<line> e </line>
<line> *c**om*a. </line>
<line> Aquenta </line>
<line> *ol, </line>
<line> Lavras/MG, </line>
</par>
<par>
<line> *720*-900, Brasil </line>
<line> R*visão: Gram*tical, Normativa e de Formata*ão </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. P. N. *ilva, C. C. Oliveira, A. Grutzmann </line>
<line> *88 </line>
</par>
<par>
<line> RES*MO </line>
</par>
<par>
<line> A *eoria das tecnologias/ino*ações disr*pti*as uma é </line>
<line> da* teorias mais influentes sobr* </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> empr**as e indústrias respondem à mu*a**a t*cnológi**. Com * pa*s** dos anos, a *eoria *as </line>
<line> inova*ões disrupt*v*s sofre* alterações em relação a s*u *o*ceito inici*l, o que levou a te*r** a </line>
<line> *e* *plicada em di*erentes contexto*. Em *isso*ância, a l*teratura *cadêmi*a ainda não forneceu </line>
<line> uma imagem clara d* *mpacto da inova*ão disruptiva em novos me*c*dos. Este *nsaio teó*i*o </line>
<line> *usca revisitar o conceito de d*srupção *u* afeta as estruturas *xisten*e* do mercado principal </line>
</par>
<par>
<line> e/ou *ria *ma oportun*da*e para </line>
<line> um no*o mercado. D*ssa for*a, *st* *nsa*o *u**a rever </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> con*e**o de *nov*ç*o dis*upti*a apresent*d* *a liter*tura e *presen**r *ma </line>
<line> perspec*iva </line>
</par>
<par>
<line> acadêmica da disrupç*o criação de novos mercados. Este en*aio teórico apresenta uma e </line>
<line> *ecapitulação da teoria das inova*ões di*ruptivas, seus difere*tes conce*tos *resen*e* na </line>
</par>
<par>
<line> li*eratura, sua não confor**dad* com os mode*os, padrões e m*rcados </line>
<line> vigentes, e seu </line>
</par>
<par>
<line> potencial de afe**r estruturas de me*cado existente e cri*r novo* mercados. Apesar d* </line>
</par>
<par>
<line> diferentes conceitos empreg*dos, uma *ova </line>
<line> *rquitetura de valor é a*resent*da na maior*a </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> propo*tas, n* qual * disru*ção é encontrada no des*nvolvimento de nov*s t*cnologias </line>
</par>
<par>
<line> di*ruptivas e sua integ*ação em novo* modelos de </line>
<line> neg*cios. Este ensa*o teórico busca </line>
</par>
<par>
<line> con**ibuir com o me*hor entendim*nto do conceito de ino*a*ões di*r*ptivas, principalmen*e </line>
<line> com seu i*pacto no desenvol*ime*t* *e novos mercado*. </line>
<line> Palav*as-Chave: I*ovação *isruptiva. Disrupção. M*de*o* de N*gócios. Pr*posta de Valor. </line>
<line> No*os *erca*os. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> *he *heor* of disru*ti*e technologies/**novatio** is </line>
<line> one of the mo*t *nfluentia* the*ri** on </line>
</par>
<par>
<line> how companies *n* industries respond to te*hnological *hange. Over th* years, th* theory of </line>
<line> d*sr*pti*e inno*ations has un*ergon* changes in relatio* to it* in*tia* concept, whi*h has le* </line>
</par>
<par>
<line> the t*e*ry to be appl*e* in *i*fere*t context*. In disson*nce, the *cademic l*terature </line>
<line> has not </line>
</par>
<par>
<line> yet </line>
<line> pr*vided </line>
<line> a </line>
<line> cle*r pictur* of the impact of disrup**ve innovati*n on new m*rkets. This </line>
</par>
<par>
<line> theoretical </line>
<line> essay seeks *o revisit t*e conc**t o* disruption th*t affec** *xisti*g struct*res of </line>
</par>
<par>
<line> the main mar*et an*/o* create* a* op*ort*nity *o* a new market. In this way, this essa* seeks </line>
</par>
<par>
<line> to revie* *he concept </line>
<line> of dis*uptive inno*ati*n pres**t*d in the lit*rature an* present an </line>
</par>
<par>
<line> acad*mi* perspective </line>
<line> of disruptio* and *reatio* of new </line>
<line> marke*s. This theo**tical e*say </line>
</par>
<par>
<line> pres*nts a r*cap of the theory of disruptive *nnova**ons, its </line>
<line> diff*rent c*n***t* p*esen* </line>
<line> i* </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> li*erature, its *on-c*mp**ance with c*rrent models, standards and mar*et*, an* its potential to </line>
</par>
<par>
<line> affect </line>
<line> exis*ing market s*ructures and create n*w *ar*ets. *espite the *if*ere*t **ncepts </line>
</par>
<par>
<line> employ*d, * new value architect*re is presented in mo*t p*o*osals, w*ere *isruptio* *s f*u*d </line>
</par>
<par>
<line> i n t he </line>
<line> dev*l*pment of new disru*tiv* ****nologi*s and their integratio* into new business </line>
</par>
<par>
<line> models. This theoret**al essay se**s *o contr*bute to a *et*er u*d**stand*n* of the c**cept of </line>
<line> dis*uptive innovations, e*pecially w**h t*e*r im*act on the develop*ent of new *arke*s. </line>
<line> Keywords: D**ruptive Inn*vation. Disr*ption. Busi*ess *od*l*. Va*ue Offer. New Mar**t*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, *. *0, n. 1, art. *0, p. 18*-205, *an. 2023 </line>
<line> *ww4.f**n*t.com.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Um E**aio Teórico Sobre o C*nceito *e D*srupção e * Criação de Novo* Mercados </line>
<line> 1*9 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇ*O </line>
</par>
<par>
<line> * te*ria *e disrup*ão fo* criado por Jo**p* *ower e C*ayton Christense*, em 199*, no </line>
<line> a*tigo "Disru*tive T*c*no**gies: *atching the Wave", e pop*lar*zada pelo livr* "T*e </line>
<line> In*ovat**\s Dilemma" (C*RISTE**EN, 19**). O contex*o *as *n*vações disruptivas *borda </line>
<line> o levantam**t* de po*sí*eis *ol*ções e a ofer*a d* no*as opo*tun***des aos a*ores do mer*ado. </line>
<line> *esse contexto, a teoria explica como uma tecnol*gia d*sruptiva introduz um pacote *e </line>
</par>
<par>
<line> atributos diferent* dos existentes no mer*ado, e </line>
<line> ten*e a ser usada e valo*iz**a apena* e* </line>
</par>
<par>
<line> novos *ercado* ou novas *pl*c*ç*es de*tro do me*cad* (C*RIST*NSEN et al., 2018; </line>
<line> DE*EHAYIR et al., 20*7; LIU ** al., 20**; P*TZO** et al., 20*9). </line>
<line> * proces*o de disrupção po*e s*r oc*si*nado *or *lterações tecnológicas ou nos </line>
</par>
<par>
<line> m*del** d* negócios (CHRIS*E*SEN, 2006) e **ontece quando a </line>
<line> n*va tecnolog*a </line>
<line> desloca </line>
</par>
<par>
<line> as exi**entes e *e t*r*a dom*nante (A*NE*, 2*02; CHRI*TENSEN et al., 2018). O *ontext* </line>
</par>
<par>
<line> *eórico **s ino*ações disr*p*ivas abo*da o levant*mento de </line>
<line> p*ss*veis solu*ões </line>
<line> e ofe*ta de * </line>
</par>
<par>
<line> n*v*s oportu*idades aos *tore* do mercado (CHRISTENSEN et al., 2*18; DEDEHAYI* et *l., </line>
<line> 20*7; LI* et al., 2020; *ETZOL* et al., *019). </line>
</par>
<par>
<line> Apesar de </line>
<line> uma delimitação inic*a*, com passar do* anos a teoria das *novaç**s o </line>
</par>
<par>
<line> di*ruptivas sofre* alt*raçõe* *m relação a seu con*eit* inicia*, * que levou a t*oria a ser </line>
</par>
<par>
<line> a*licada em dife*e*tes </line>
<line> context*s (CH*I**ENSEN, 19*7; CHRISTENSEN et a*., 2018; </line>
</par>
<par>
<line> DANNE*LS, 20*4; M*RKI*ES, 2006; MULLE*, 202*; *ALV*DOR et al., 2019). Em *m </line>
<line> conte*to es*ecífi*o, * *novação disruptiva pode ser considerada u* meio pode*oso que p*de </line>
<line> fo*necer nov*s *unc*onalidad*s ou mes*o a*plia* * des*nvolver nov*s mer*ad**, até me*m* </line>
</par>
<par>
<line> quebrand* ví*culos com </line>
<line> mercados existentes (ADNER, 2006; CHR**T*NSEN 1997; *U, </line>
</par>
<par>
<line> *ANG, 2*10). Promovendo idei* de "destruiçã* cria*i*a", di**u*ção </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> a </line>
<line> busca </line>
<line> sub**it*ir as </line>
</par>
<par>
<line> tecn**o*ia* e *odelos d* neg*c*os e*tabe*ecidos c*m as te*nologias inovadoras *ode e </line>
</par>
<par>
<line> impulsio*ar o cres*imento deste </line>
<line> *ercado (CL*RKE, 2019; *IU et al., **20; NICOLAI; </line>
</par>
<par>
<line> FAUC*EUX, *015). Na verd*de, as inovações d*sruptivas s*o inov**ões que tornam possível </line>
</par>
<par>
<line> o surgimento de novos mercados (**SARI *t al., </line>
<line> *016; *UMARASWAMY et </line>
<line> al., 2018; </line>
</par>
<par>
<line> MARKID*S, 2006). </line>
</par>
<par>
<line> *m dissonância dessa proposta, a lite*atu*a a*adê*ica *inda não *orneceu uma </line>
<line> imag** clar* ** impact* da inovação d**ru*tiva em novo* mercados (CH*ISTENSEN et al., </line>
<line> 2*18; PALMIÉ et al., 2*19) e o conhe*imen*o de como inova*ões disru*tiv*s podem pert*rbar </line>
</par>
<par>
<line> as ind*strias existen*es e cons*itu*r novos mercados ain*a é limi*ad* (*ns*ri et </line>
<line> al., *01*; </line>
</par>
<par>
<line> Kumaraswamy *t al., *018; Ozalp et al., 2018). **ssa forma, compreend*r o *otencial </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina P*, v. 20, n. 1, ar*. 10, *. 187-205, jan. 202* ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. P. N. Silva, *. C. Oliv*ira, *. G*utzm**n </line>
<line> 190 </line>
</par>
<par>
<line> i*o*aç*es disrupti**s de gerar perturbaçõ*s e *onstituir novos merc*d*s se apresenta como um </line>
<line> **p*r*ante gap d* *esqui*a (CHRISTENSEN *t a*., 2015; PAL*IÉ et al., 201*). É imp*rtante, </line>
<line> portanto, aprofundar a discussão da literatura * a c*mpre*nsão d* c*iação de *ov*s mercados </line>
<line> frente * uma dis**pção. </line>
<line> Portanto, a t*o*ia das *novações dis*uptivas ap*esent* diferen*es conceitos dent*o da </line>
<line> *i*er*tura e a próp*i* disrupç*o não está em conformi*ade com os modelos, padrõ*s e *erc*do* </line>
<line> vigentes (C*AN; FUNG, 20*6). Ass*m, essa se torna a tese c*ntr*l desse ensaio teór*co, </line>
</par>
<par>
<line> *evisitar * </line>
<line> co*ceito </line>
<line> de uma disrupção que *feta a* estruturas existentes </line>
<line> do mercado *rincipal </line>
</par>
<par>
<line> e/ou c*i* um* oportunidade pa*a u* novo merc*do (*ABTAY, 2012; PET*OLD e* *l., **19). </line>
<line> Dessa forma, este ensaio b*sca rever o conc*ito de inovação disruptiva apr*se*tado na l*teratura </line>
<line> e apresentar uma persp*ctiva a*adê*ica da d**rup*ão e cria*ã* de novo* me*cad*s. </line>
<line> Conforme *presen*a*o, u*a in*vação disruptiv* entrega difere*tes mecanismos e </line>
<line> redefine * s*gni*icado d* cri*ção e *aptura d* valor, af*t*ndo mercados existentes ou cria*do </line>
</par>
<par>
<line> *o*os m*rcados (PETZOLD *t </line>
<line> a l ., </line>
<line> 2019; YAGH*AI*; V*NH*VER*EKE, **19). *essa </line>
</par>
<par>
<line> form*, est* estudo visa contri*uir com o desenvolvimen** teórico d*s inovações di*rup***as e a </line>
<line> con*ti*uição de novos merc*dos e ap*oximar da i*eia *e co*ce*tuação *a teo*ia. Com base em </line>
</par>
<par>
<line> dife*entes </line>
<line> avanços tecno*ógicos * que as </line>
<line> *isrupções </line>
<line> têm potenc*al </line>
<line> de provocar abalos, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<column>
<row> impor*ante apro*undarmos nos impa*tos da consti*uiç*o de *ovo* mercados. </row>
</column>
<par>
<line> 2 </line>
<line> **FERENCIAL TEÓ*ICO </line>
<line> Com intuito de melho* explorar a* *onc*ituaçõe* da teoria d*s i*ovaçõe* disrup*ivas, </line>
</par>
<column>
<row> este ensaio vis* apresentar e di*cutir *e** di*ere*tes c**ceitos e definiç*es e, **steriormente, </row>
<row> seu foco na criação de n*vos mercados. </row>
<row> 2.1 O Co*ceito e as De*inições de *novações Dis*u*tivas </row>
<row> A te*ria d* *ecnol*g*a disr*ptiva (BOWER; CHRISTENSE*, 1*9*; ***ISTE*SEN, </row>
<row> 1997; CHRISTENS*N et al., 2*18; *HRISTENSEN; RAYNOR, *003) é *m* das teorias </row>
<row> mais influen*es *obre com* em**esa* e indústrias respondem * muda*ç* tecnológica (OZALP </row>
</column>
</par>
<par>
<line> et *l., 2018). *egun*o a teoria, no*o* en**ante* obt*nham sucesso </line>
<line> ao introduzir novas </line>
</par>
<par>
<line> tecn*logi*s disruptiva* que po*suíam caracte**st*cas de desempe*ho diferente da* tecnologias </line>
<line> tradicionais, *nqua**o as empresas incumbentes fa*h*vam *esse p*ocesso (BOWER; </line>
<line> CHRISTENS*N, 1995). A te*ria caracterizava ** tecnologi*s disruptivas como uma nova </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 20, n. 1, art. 10, p. 187-205, *an. 2023 www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Um Ensaio Teór*co Sob*e o Conceito d* D*s***ção * a Cr*ação de N*vos Mercados </line>
<line> 191 </line>
</par>
<par>
<line> tecnologia ou uma nova combinaç*o d* produtos ou tecnologi*s e*istentes que poderiam </line>
<line> inter**mper um* ***j*tória *s*abe*ecida no merc**o (BOWER; CH*ISTENS*N, 1995). </line>
</par>
<par>
<line> D*sd* sua primeira o*servação no livro The In*ovato*'s D*lemma (1997), </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> fen ô * en o </line>
<line> d a i n * v * ç ã o di * r u p t i v a </line>
<line> f o i i d e *t i f i c a do e m </line>
<line> di f e r e n t e s c a s o s de f a l h * h i s t * r i c a . * </line>
</par>
<par>
<line> teori* des*acava a ofer*a de nova* te*nologias com </line>
<line> u m a p r o * o s t a d e v a l o r m u i t o di f e r * n t e </line>
</par>
<par>
<line> * * s t e c n o l o gi * s d i * p on í * e i * n * m * r c a * o , * q ue c u l m i n a v * n a d e s t i t ui ç * * </line>
<line> d o s t i* u l a * * s </line>
</par>
<par>
<line> existente*. Christen*en e Bower (1996, p. *02) defi*iram i*icialmente </line>
<line> q u e a s t e c n o l o g* a * </line>
</par>
<par>
<line> * i s r u p t i v * s e r a m * e c n o l og* a s " q u * i * t e r r o m p e m u m a t r a j e t ó r i a e s * a b * * * c i d a d e m e l h o r i a d e </line>
</par>
<par>
<line> d *s em p en h o , </line>
<line> o u r e d e f i n* m * q u e s i gn * f i c a d e * e m p e n * o " . * * m o * a s s a r d o * </line>
<line> anos, no*as </line>
</par>
<par>
<line> discussõe* fora* **iciona*as ao desenvolvime*to da teo*ia e o conceito i*icial *e **pandiu </line>
<line> p a r a a b a r * a r e s t * g* m a d e c o n h e c i m e * t o . P o r s * a v e z , D a n n * e l s ( 2 0 0 4 , p. 2 4 9 ) d e s t * c o u q ue </line>
<line> "uma tecnologia disr*ptiva é uma tecnologia que m*da as bases da co*petiçã*, altera*do a* </line>
</par>
<par>
<line> m é t r i c a s d e d e * e m p e * h* a o l o n go * a s </line>
<line> quais as empresas c*m*etem". Ne*sa pr*po*ta, </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> tecnologia* disruptivas mudam *s base* da compe*iç*o porque introduzem um* dimensã* de </line>
<line> de*e*penho ao *ongo d* qua* os produtos não compet*a* an*eriormen*e, alt*rando * status </line>
<line> quo no mercado pri*ci*al (DANNEELS, *0*4). </line>
<line> A di*rupção *am*ém d*screve um processo *o qual a tecnologi* de um particip*nte </line>
</par>
<par>
<line> primeiro gan*a </line>
<line> uma posição e* u* nicho de mercad* ou em </line>
<line> um novo *erc*do. Essa nov* </line>
</par>
<par>
<line> tecn**ogia poderia possuir um c*njunto </line>
<line> de c*racte**stic*s com desempen*o inferior </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> te*nologia </line>
<line> existente, mas com alguma* outras caracte*ísticas que </line>
<line> os novos consumidores </line>
</par>
<par>
<line> valorizar**m ma**, o que permitiria a atra*ão **ste n*vo público. </line>
<line> Os produtos </line>
<line> baseados em </line>
</par>
<par>
<line> tecnologias disruptivas poderi*m s*r *ais *aratos, mais si*p*es, menore*, fre*uentemente são </line>
<line> mais conveniente* e mais acessíveis de usar e pod*m poss*i* f*nções dife*en*es que produtos </line>
<line> e se*viços no mer**do conve*c*onal (CHRIS*ENSE*, *997). </line>
</par>
<par>
<line> C o m e s s a s d i f e r e * c * a ç õe s , a n o v a </line>
<line> t e c n o l o gi a a * r a i * e gm e n t o s d e c l i e n t e s d e n i * h o </line>
</par>
<par>
<line> q u * s ão </line>
<line> i gn * r a d o s p * l o m e r c a d o p r i n c i p a l ( K U M A R A S W A M Y </line>
<line> et </line>
<line> a l. , 2 0 1 8 ) . A s e m p r e s a s </line>
</par>
<par>
<line> e s t a b e l e c i d * s p e r c e b e m a o p o r t u *i d a d e p * o p * r c i o n * d * * e l * d i s * u p ç ã o e a n o v a t e c n o l o gi a </line>
</par>
<par>
<line> co n t o rn * o m er*ad o </line>
<line> d o m i n a* t e e *t r*i </line>
<line> * n i c h o q u e v a l o r i z a r i a su a s c * r a c * e * í s * i c a s </line>
</par>
<par>
<line> **fe*enciadas (CHR*STEN**N; RAYNO*, 2003). Ass*m, a </line>
<line> *isrup*ão poderia criar um </line>
</par>
<par>
<line> n o v * m * * c a d o on d e n ã o e x i * t i a * m e t r a n s f o * m a r n ã o c o n s um i d o r e s e m n* v o * c o * s u m i do r e s </line>
<line> (LIU et al., 202*). </line>
</par>
<par>
<line> O process* de disrupç*o descrevia então como um novo </line>
<line> p*rtic*pante *elh*ra </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desempen** </line>
<line> da tecno*ogi* e </line>
<line> acaba sendo l*nçado no mercad* principal, al*ançand* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> partic**ação do op*rador histórico. Den*ro do *il*m* do in*va*or, o operador hist*rico po**ria </line>
<line> R*v. FSA, Te**sina PI, v. 20, n. 1, ar*. 10, *. 187-*05, *an. 20*3 ww*4.fs*net.com.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. P. N. Silva, C. C. *liv*ira, A. Grutzman* </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> oferecer uma in*vação equ*valente, o </line>
<line> que *o*eria </line>
<line> canibali*ar suas ofertas e se*s lucr*s nos </line>
</par>
<par>
<line> mercados p*incipais, o que os faz** optar p*la su**entação de *eu mo*elo *xiste*te. Com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> tem*o, o d*sem*enho da nova inovaçã* m*lho*a e c**eça a *te*der *s clientes *rin*ipais. ** </line>
</par>
<par>
<line> empre*as que optar*m por m*lhor*a* *ncrementais na </line>
<line> t***olog*a têm difi**ldade em </line>
</par>
<par>
<line> ac*mpanhar as tecnolo*ias di*ru*t*vas a pr*o**dade tecn*lógica do *ercado é de*locada de e </line>
<line> forma súbita (CHAN & *UNG, 20*6; CHRISTE**EN, 199*; CH*ISTENSEN; RAYNOR, </line>
</par>
<par>
<line> 20*3; DAN*EELS, *004). A tecnolo*ia *isruptiva se move *ara mercado super**r e o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> operador hist*rico con*idera </line>
<line> *uase impo*sível competir *om o </line>
<line> desafiante ** mercado </line>
</par>
<par>
<line> (KUMAR*SWAM* e* *l., 20*8). </line>
</par>
<par>
<line> *o **oce*so, a ***rupção ocorre qu*ndo a nova tecnologia de**oca </line>
<line> as </line>
<line> empresas </line>
</par>
<par>
<line> *stabelecida* que apoia*am a tec*ologia </line>
<line> ante*ior, e a nova tecnologia se *orna dominan** </line>
</par>
<par>
<line> (ADNER, 2002; CHRISTENSE* al., 2018; PETZOLD et al., 2019). *omo **rte de u* et </line>
</par>
<par>
<line> processo, a disrup*ão pode </line>
<line> demorar até supl*ntar a tecnolog*a </line>
<line> do*inante. *orém, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> importan*e **conhecer qu* apenas uma pequena pa*te das inovações se torna realmente uma </line>
<line> inovação *i*ruptiva no merc*do, onde a maio**a *as *nova**es ocorre de forma sus*en*adora </line>
<line> (BERS et al., 2012). </line>
</par>
<par>
<line> Poste*iorm*nte, o concei*o evolu*u *ara inovações </line>
<line> disruptivas, re*on*ecendo </line>
<line> que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> f*nô*e*o das disr*pções pode oc**rer po* *l*erações nos p*drões tecnológicos ou no* </line>
<line> m*del*s de ne**cios. Dessa forma, a empresa titu*ar é *arali*ada p*lo mod**o *e negócios </line>
</par>
<par>
<line> dos novos operadores por nã* s* consider*r viáv*l * alteraç*o </line>
<line> *ara </line>
<line> a </line>
<line> nova *ecnologia </line>
</par>
<par>
<line> (C*RISTENSE*, 2006). De fo*ma que inovações disr*pti*** *iferem e*istentes no m*rca*o </line>
</par>
<par>
<line> (C*AN; FUNG, </line>
<line> 2016), os disrup*ores p**sam a utilizar uma nova tecno*ogia e/ou um novo </line>
</par>
<par>
<line> modelo de **gócios *ara cri** u* m*rcado que não * atendid* pelos </line>
<line> *p*ra*o*es histó**cos </line>
</par>
<par>
<line> (RAD, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> Mui*as *esquisa* posteriores focaram nas car*cte*ístic*s *as *novações disrup*i*as </line>
<line> em relaç*o às tecnolog**s mains*ream (DAN***LS, 2004; KOSTO*F ** al., 2**4; </line>
<line> MA*KIDES, 2006; O\REIL*Y; T*SHMAN, 2008). B*rs et al. (2012) ap*ntam que uma </line>
<line> inovação disr**tiva te* c*rac*er*sticas distintas que as dife*enciam da inovação </line>
</par>
<par>
<line> incremental. *r*meiro, as d*srupções e*volvem avanço* tecnológic** não planejados *ue e </line>
</par>
<par>
<line> não podem ser *lc*nçad*s através de processos normai* </line>
<line> d* aprimoramento gradual </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> i n c r e m e n t a * d e u m a * e c n o l o gi a e x i * t * *t e . V i s t o qu e e s * a s * n o v a ç * * s *o d e m o c o r * e r d e f o r * a </line>
</par>
<par>
<line> n ão p l an e* ad a, es t ** </line>
<line> p od * m * m e a ç a r s u a </line>
<line> b a* e </line>
<line> t e * n o * ó gi c a a t u a l e a t r a p * * h a r o s m o d e l o s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> e s * r a t é gi a s d e n e gó * i o s d e e m p r e s * s e s t a b * l e * i d a s . </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eres*na, v. 20, n. 1, art. 10, p. 1*7-2*5, jan. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> U* Ensaio Teórico Sobre o Conceito de Disrupção * a C*ia*ão de Novos Mercados </line>
<line> 193 </line>
</par>
<par>
<line> A segunda caracter*stica das d*srupçõ** em relação às inovações in*re*entais é </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> el*s *ão se *nc*ixam nos l*mites e*tabelecidos *o*em interr**per i*dústrias i*teiras. A e </line>
<line> t*r*eira c*rac*erística é que, en*uanto a ino*ação increm*nta* dá continuidade à tecnologia </line>
<line> existente, * dis*upção requer um ciclo de vida completo da ino*ação. Por ú*t*mo, a disr*p*ão </line>
</par>
<par>
<line> exige </line>
<line> *ma intercone*ão profund*, *nde a dis*u*ção p*de não emergi* de uma única f*nte, </line>
</par>
<par>
<line> mas d* complexos ecossistemas gl*bais de </line>
<line> atores. Par* </line>
<line> des*nv*lvimento da disrupç*o, as </line>
</par>
<par>
<line> eco*og*as *ão *esponsáveis por </line>
<line> distribuir *s </line>
<line> *om*etência*, recursos ou influênci*s pa*a </line>
</par>
<par>
<line> or*e*tar a realiza*ão *a nova te*nologi* (*ERS et al., *0*2). </line>
<line> Com a evolu*ão do termo, muitas inc**sistências, *ríticas e vari*ções d* teo*ia foram </line>
<line> encontradas na li*e*atura *ara *escrever o fen*men*. Danneels (200*) criti**u qu* a ***vaçã* </line>
<line> dis*u*tiva *ão se limita à inov*ção de *aixo custo e ao novo mercado, podendo também s*r </line>
</par>
<par>
<line> ino*aç*es disruptivas *e alto n*vel. </line>
<line> Mar*ide* (20*6, p. 19) </line>
<line> criticou a simi*arida*e com </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> eram tratados os conceitos de i*ovações disruptivas tecnológ*cas e </line>
<line> ** </line>
<line> modelo de negócios, </line>
</par>
<par>
<line> apontando q*e ambos são prejudiciais para os operadores histór*cos, pois "surge* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> man*ira* dife**nt*s, tê* *feitos c*mpetitiv*s diferentes e exigem </line>
<line> respostas diferentes </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> titulare*", não sendo pos**vel t*atá-los de form* igual. </line>
</par>
<par>
<line> E m r e s p o s t a a m u i t a s da s c r í * i c a s , C * * i s t e n s e n ( 2 * 0 6 ) p o * d e r o u ** e t e o * i a d a s a </line>
</par>
<par>
<line> inovações d*sruptivas é b*seada nas anomalias que acont***m nos sistem** de negócios </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> i n o v ação . O au * o * p ri m e* ram en t e *p o * t o u q u e a d i s ru p ção n ão p * d e s er d es cri t a em rel ação </line>
</par>
<par>
<line> a u m p r o * u t o o u t e c * o l o g* * p r e e x i s t e n t e , p *i s a m e s m a p r o p õ e u m a </line>
<line> nova </line>
<line> red e d e </line>
<line> * al o r. </line>
</par>
<par>
<line> D e s s a * o r m a , a m e s m a di s r u p * ã o p od e a u m e nt a * a s * * m p e t ê n c i a s d e * m a e m p r e s a e n q u a nt o </line>
</par>
<par>
<line> d*strói *s com*etênc*as de outra. Outra </line>
<line> questã* é *e a </line>
<line> d i s r u p ç ã o m e lh o r a * á a p o n t o d e </line>
</par>
<par>
<line> s a t i s f a z e r o m e r c a * o . S * a t i n gi r </line>
<line> es s * s at i s f*ção e cres cer </line>
<line> at é o m e*ca* * p ri n ci p a* , es * e s e </line>
</par>
<par>
<line> torna o *roces*o de disrupção. Christense* a*nd* recon*ec* que anomali*s de ponta também </line>
</par>
<par>
<line> p * * e m s *p * a n t a r a s t e * no l * gi a s </line>
<line> existe*tes, considerando </line>
<line> q u e * ã o s * o d e b a i x o c u s* o o u d o </line>
</par>
<par>
<line> *o*o mercado, porém tendo * mes*o efeito e desbancando o líder *o mer*ad*. </line>
</par>
<par>
<line> Quanto a* </line>
<line> desenvolvi*ento da teoria, *hr*ste*sen et </line>
<line> al. (20*5) p*u*aram * </line>
<line> us o </line>
</par>
<par>
<line> excessivo da teoria da in*va*ão d*srup*i*a como s*nônimo de am*aças gené*icas às </line>
<line> o*g*nizações o* *ara descrever *ualquer nova tecno*ogia ou sta*tup **e possa agitar uma </line>
</par>
<par>
<line> indúst*ia e alte**r seus pad*õ*s c*mpetit*v*s. Es*a generalizaçã* </line>
<line> do termo pode ocasionar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> enfraquecim*nto *a teoria, dar uma interp***açã* inco*reta da aplicaç*o, *ed*zir as chances de </line>
</par>
<par>
<line> sucesso e dar a </line>
<line> sensação </line>
<line> de um* s*lução única para todos os </line>
<line> er*os </line>
<line> do mercad*. Com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *res*imento do uso </line>
<line> do termo no a*bient* </line>
<line> acad*mico </line>
<line> e or*aniza*ional, uma m*ior </line>
</par>
<par>
<line> **ofun*idade e*p*ic*t*va se t*rnou *eces*ária para diferenciar ** inova*õ*s no mercado. </line>
<line> R*v. FSA, Ter*sina PI, v. 20, n. *, art. 10, p. 187-*05, jan. 2023 www4.fsanet.com.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. P. *. Silva, C. C. *livei*a, A. *rutzmann </line>
<line> *94 </line>
</par>
<par>
<line> Com o amadure*imento das discussõe* em re*ação à t*oria das inovaç*es disruptivas, </line>
<line> diferent*s defin**ões f*ram *evantadas para a **licação do conceito e ajudaram * desen*o*ver </line>
<line> a teoria. Danneels (20**) e Markides (20*6) oferecem uma definição focada nos recurs*s do </line>
<line> mercad*, *nde uma inovaç*o é **sruptiva se intr*duzir um novo c*n*un*o d* *ec*rsos *om o* </line>
<line> qua*s as emp*esas **ora compe*e*. </line>
<line> Se*undo Chan e Fun* (20*6), as *novações dis*uptivas ocorrem quando a *novação </line>
<line> des*stabi*iza a ordem d* u* mercad* existente e, event*a*mente, o substitui. Co*o *straté*ia </line>
<line> de defe*a, os opera*ores **stó*ic*s re*l**am inovações incr*mentais para prot*ger seus flux*s </line>
</par>
<par>
<line> de tec*ologia e de **ceitas. Em </line>
<line> contraste, os nov*s ope*ador*s inov*m em b*sca de criar </line>
</par>
<par>
<line> novos m*r*ados sem o ris** de perdas </line>
<line> f*na*ceiras. Porta*to, p*r </line>
<line> *efi**ção, </line>
<line> as *isrupções </line>
</par>
<par>
<line> raramente se assemel*am a produtos *xiste*t*s *ão estão de e </line>
<line> aco*do c** as *ormas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> paradigmas existentes n*s mercados. De for*a que as disrupç**s mais *ortes incor*em *m </line>
</par>
<par>
<line> clientes que *ram i*norado* pelos operadore* hi*tóricos </line>
<line> e não </line>
<line> u*iliz**am a *ecnolog*a </line>
</par>
<par>
<line> anterio*, assi* *s di*rupções têm pot*ncial </line>
<line> de criar **ientes mer*ados totalmente novos e </line>
</par>
<par>
<line> (CLARK*, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> C*ns*sten*e com a disc*ssã* dos modelos *e negócios d* Markides (2006), Coz*olino </line>
<line> et *l. (2018) *pr**entam uma defini*ão ** qual *ão modelos de n**ócios que int*rrompem um </line>
<line> modelo est*belec*do ou red*finem o sign*ficado de *riação e c*ptura de val*r. Sal*ad*r et a*. </line>
<line> (2019) ap*ese**ara* u*a d*finição s*mpl*ficadora, na q*al a disrupção pode ser o processo </line>
<line> no qual *ovos *ntrantes com menos recursos d*saf*** as empresas e*tabelecidas. Consistente </line>
<line> com essa proposta, Muller (2020) apo*ta que uma no*a ino*ação * d*sr*ptiva se supla*tar a </line>
</par>
<par>
<line> tecno*ogia </line>
<line> e**stent* e alte*ar si*nificativamente o </line>
<line> compor*amen*o da maio**a das partes </line>
</par>
<par>
<line> interess*das n*sse setor. </line>
<line> E* úl*imo trabalho, Christe*sen et al. (2018) *evi*itar*m seu estudo de 199* e *utras </line>
</par>
<par>
<line> pesquisas post*rior*s sobre </line>
<line> a teo*ia da inovaçã* *isruptiva. Em seu artigo, os **tor*s </line>
</par>
<par>
<line> discorre*am s*bre </line>
<line> três *aracterís*icas </line>
<line> principa*s * respei*o d*s inovações di*rup*iv*s *o </line>
</par>
<par>
<line> m*rcado. Em pr*meiro lug*r, e* mui*os set*re*, o *rogresso tecnológico avança mais rá*id* </line>
</par>
<par>
<line> *o qu* a *emanda dos clien*es, produz*ndo um </line>
<line> "e*cedente </line>
<line> de desempenho", com produtos </line>
</par>
<par>
<line> mais ava*çados e ricos em rec*rsos do que os </line>
<line> clie*tes precis*m. *sse *e*empenho superi** </line>
</par>
<par>
<line> dei*a u*a la*una entre as c*rac*erísti**s de ele**d* desempenho fornecido pelas empresas e </line>
</par>
<par>
<line> as reais nece**idades dos *lien*es, em al*uns </line>
<line> casos nece*sidades i*fe*ior**, </line>
<line> onde nov*s </line>
</par>
<par>
<line> partic**antes podem se aproveitar de*sa lacuna. </line>
</par>
<par>
<line> A segund* característica é a d*sti*ç*o entre i*ovação tecnologia ou de model* *e </line>
</par>
<par>
<line> * e gó c i * s . A m a * * r i a da s i n * v a ç õ * s é </line>
<line> f e i t a de f o r m * * * n c * e m e n t a * o d * s e m p e * h o d a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esin*, *. 20, n. 1, art. *0, p. 187-205, jan. 2*23 </line>
<line> w**4.fs*n*t.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Um Ensaio Teórico Sobr* o Co*ce*to *e Disru**ã* * a *riação de Novos M*rcados </line>
<line> 195 </line>
</par>
<par>
<line> t e c n o * o ** * e * i * t e nt e e * t e n d e r * o m e r c a d o p r i n c i p a * . N a d i s r u p ç ã o , * s i * ov a ç õ e s a p r e s e n t a m </line>
</par>
<par>
<line> caract erí s * i cas </line>
<line> principais dif*renciadas aos p*o*ut*s </line>
<line> tradiciona*s com novas dimens*es de </line>
</par>
<par>
<line> d e s e m p * n h o qu * s ã o u m a o p * * t u ni d a d e p a r a * t * nd e r * o s m * r c a d o s m a r ** n * i s o u c r i a r n *v os </line>
</par>
<par>
<line> m e r c a d * s . P o * ú * t i * o, o t e r c e i * * </line>
<line> c o m p o n * n t e d o m o * e l * d e i n o v a ç ã o d * sr u p t i v * e r a * u e o * </line>
</par>
<par>
<line> modelos *e negócios existentes co*sideram cl*entes, concor*en*es e mod*los </line>
<line> d e l u c r o s. </line>
</par>
<par>
<line> E*tes mo*elos p*é-e*is*entes *estring**m os inve*timentos em *ovas tecnologias </line>
</par>
<par>
<line> p o t e n * i a * m e nt e </line>
<line> d i * r u pt i * a s q u e * o d e * i a m a t e nd * r c l * e n t e s n ã o </line>
<line> e*ist*ntes. *s*es n*v** </line>
</par>
<par>
<line> cl*ente* p**eri*m entrega* *ar*ens iniciais mais ba*x*s e/ou per**ncer a *ercad** menores, </line>
</par>
<par>
<line> p o r é m s e r i a * u m a n ov a o p * r t u n i d a d e * e m e r c a d o . P o r t a * t o , o* * nv e s t i m e nt o s </line>
<line> p ou c o </line>
</par>
<par>
<line> a t r a e n t e s p a r a * s e * * r e s a s t i t u l a r e * d o m e r * a d o m a i n *t r e a m </line>
<line> e r a m u *a o p o r t u n id a d e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> invest**e*tos para n*vos particip*ntes que não po*suem t*is raízes em modelos *ré- </line>
<line> exis*e*tes * poderiam construir nov*s me*cado* (CHRISTE*SEN e* al., 2*18). </line>
<line> De *cordo com as cres*entes caracte*ísti*as e definiçõ*s *a te*ria, Christen*en *t al. </line>
<line> (2018) atuali*aram s** m**elo de inovação dis*uptiva, contempla*do qu* a dis*upção ocorre </line>
<line> como um pr*cess* ao longo do tempo de mer*ados inferiores *a*a mercados *upe*iores </line>
</par>
<par>
<line> *tra*és das la*unas </line>
<line> de pe*formance disponí*eis no mercado. </line>
<line> Nessa pro*osta, *novações </line>
</par>
<par>
<line> disrup*ivas tecnológicas e *e modelos </line>
<line> de </line>
<line> *e*ócios </line>
<line> a*dam </line>
<line> j*ntas e de*em ser *valiadas </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> r*lação a* modelo d* negócios da empre*a no m*rcado. </line>
<line> *e forma a condens*r e esclarecer ** definições, o Chri*tensen Institute (2021) *efin* </line>
<line> que * inovação disruptiva descreve um processo pelo qual um produto ou *erviço *nicialm*n*e </line>
<line> implica em aplicativo* ma*s simpl*s do que *s exis*e*tes no m**cado (normalm*nte por se*e* </line>
<line> mais bar*tos e mais aces*íveis), e então se movem i**la*av*lmente para o m**cado principa*, </line>
<line> eventu*lme*te subs*ituindo concorrentes es*abe*ecid*s. * Inst*t*to *ponta que são ne*essários </line>
<line> três elementos **ra * disrupçã*: Tecno*ogi*, para tornar o p*oduto *ais ace*sív*l; o Mo*elo de </line>
</par>
<par>
<line> Negóc*os, *isando no*os *onsumid*res ou </line>
<line> co*sumid*res *arginaliza*os; a *ede d* V*lor e </line>
</par>
<par>
<line> que vise à prosperidade da *isrupção. Assim, as ino*açõ*s disruptivas *ão revolucionam </line>
<line> produtos * se*viços que já são bons, m*s tornam estes mais *cessíveis e barat*s, *econfiguran*o </line>
<line> a *roposta de va*or *o mercado e di*p*ni*ili*a**o-o* para um* popu*ação maior. </line>
</par>
<par>
<line> Centrado na ideia d* di*rupção te*no*ógica e de modelos d* **g**ios, a *e*inição </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> d*srupç*o foi *ntão ampliad* *ar* as **ov*ções que revo*ucio*am *oda um* indústria e alteram </line>
<line> *ubstanci*lmente seus pa*rões competitivo* e de cria*ão d* val*r (CHRISTENSEN et al., 2015; </line>
<line> KUMARASWAMY e* al., 2018; PALMIÉ et al., 2019). Assim, a t*cnol*g*a disruptiv*, quando </line>
<line> *ntegr*da a u* modelo de n**ócios, configura arqu*teturas estra*égicas q*e entregam diferen*es </line>
<line> mecanismos e redefinem o s*gnifica*o *e *riação e ca*tur* de va*or nos merca*os (PETZOL* </line>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. *0, n. 1, art. 10, p. 18*-205, ja*. 2023 www4.fsane*.com.br/*ev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. *. N. Si**a, *. *. Oliveira, A. Grut*mann </line>
<line> 196 </line>
</par>
<par>
<line> et al., 20*9; TEECE, *010). Ao su*g**em as tecnologias disrup*ivas no mercado, os model*s de </line>
</par>
<par>
<line> ne*óc*os disruptivos são introduzidos para explorar a nova tec*o*ogia (COZZ*LIN* et </line>
<line> a*., </line>
</par>
<par>
<line> 2018). </line>
</par>
<par>
<line> A*e*ar *e difer*ntes conceitos emprega*os, n* nova **quitetura *e val*r en*ont*ada na </line>
<line> maioria *as propostas, a disr*p*ão é caracterizada pelo des*nvolviment* de tecno*o**as </line>
<line> dis*upti*as e sua integração *os mo**los de ne***ios. Nessa in*egr*ção, a inovaç*o disruptiva </line>
</par>
<par>
<line> carre*a </line>
<line> uma proposta de valor di*erente, o que permit* a *riação de um novo mercado </line>
</par>
<par>
<line> (*NSARI </line>
<line> et al., 2016; *HRIS*ENS*N </line>
<line> et al., 2*18; KUMARASWAMY *t al., 2018; </line>
</par>
<par>
<line> PALMIÉ </line>
<line> et al., 2019; P**Z*L* e* al., 2019). Apes*r de p***o con*enso e da *ispers*o </line>
</par>
<par>
<line> conc*itua*, a teo*i* das *nov*ções disruptivas pode tirar prove**o de uma maior centralida** em </line>
<line> sua terminologia. Partindo da proposta de integração de *e*nol*gias, modelos de negócios, </line>
<line> cria*do uma nova p*opos*a de va*or, * *esenvo*vimento *e no*os m*rcados par*ce *er uma </line>
<line> perspec**va evidente da e*olução da teoria. </line>
<line> 3 RESULTADOS E D*SCUSSÕES </line>
<line> *.1 Inovação Disruptiva * Cria*ã* ** Novos Mercados </line>
<line> Em s* tratand* de mudan*as tecnol*gi*as revol*cion*rias que criam n*vos mercados, </line>
</par>
<par>
<line> os </line>
<line> últimos *éculo* foram m*rc*do* pela t*ansf*rmaçã* tecnológica. Ino*ações como * </line>
</par>
<par>
<line> m*canização, energia * *apor, motor de combustão, eletricidad*, *etr*química, av*aç**, redes </line>
</par>
<par>
<line> digita*s, tecno**gia da informação, e as mais *e**ntes busc*s </line>
<line> por font*s </line>
<line> de energi*s </line>
</par>
<par>
<line> *enováveis são algumas das ondas que tr*uxeram as recorrentes mu*ança*. Schumpe*** </line>
<line> (1942) *aracterizou essas ondas de i*ovaçã* como o vendaval da destruição criat*va. </line>
<line> A maioria das mudan*as tecno**gicas consiste em in*vações sus*en*adoras da tecnologia </line>
</par>
<par>
<line> existente. De for*a **e </line>
<line> as inov*ções </line>
<line> im*a**am d*ferenteme*te os *peradores históricos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desa*iantes, a*si* *ui*as emp*esas optam pelo status </line>
<line> de per*anecer o de**nv*lviment* do </line>
</par>
<par>
<line> mercado </line>
<line> atr*vés de *us*entar </line>
<line> tec*o*ogia exis*e*t*. Muitas des*as grandes instituiçõ** </line>
</par>
<par>
<line> sob*evivem realizando inov*çõ*s incremen**i*, ali**r*adas *m se* statu* d* líder ou </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mantenedor* do mercado * sob * a*sência de *ma di*rupção, que o*ereça opo*tunidades d* um </line>
</par>
<par>
<line> *ovo paradigma de recomeço a* mercado (**DY, 2017). A </line>
<line> inova*ã* incremental reforça </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ideranç* *as organizaçõe* estabelecidas, </line>
<line> enquanto a inovaçã* mais radi*al obr**a as </line>
</par>
<par>
<line> orga*izaçõe* a alt*r** todo seu paradig*a ino*ati*o e d* negócios (RA*, 2*1*). Nesse </line>
<line> contexto, eme*gem as **s*stências às mudanças por parte dos atores envolvid*s no proces*o e </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. *0, *. 1, ar*. *0, p. *8*-205, ja*. 2023 www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Um Ensaio Teórico Sobre o Co*ceito *e Disrupç*o * * C*ia*ã* d* Novos Mercados </line>
<line> 197 </line>
</par>
<par>
<line> por p**te d*s inst*tuições. *ssa resist*ncia </line>
<line> ao* proce*sos de mudança *e potencializa </line>
</par>
<par>
<line> principa*mente em *udanç*s mais radicais. E, n*ssas mudança* mais p*o*undas, * imp***ante </line>
</par>
<par>
<line> que os tit*lares desen*olvam a </line>
<line> ino*ação </line>
<line> para poder part*cipar do* novos me*cados </line>
</par>
<par>
<line> (KUMARASWAM* et al., 2018). </line>
</par>
<par>
<line> U m a an á l i s e h i * t ó r* c a d a s d i s ru p * õ es s * g e r e q u e o * u c * s s * co * t í n u o d o s t a t u s q u o é </line>
</par>
<par>
<line> i m p ro v * v el e a e * en t u a l </line>
<line> d es * r u i ç ã o d * n e g ó ci o p r i * c i p al é q u as * i n e v i t áv e l ( D e n n i n g , </line>
</par>
<par>
<line> 2 0 * 4 ). C o m o r es u l t a d * , a s e m * r e s as es t a* e l e c i d a s n o m * r c a d o * m d i s * u p ç ã o g e r a * * e n t e </line>
</par>
<par>
<line> n * o c on s e gu e * s e </line>
<line> a d a p t * r à * * u d a n ç a* t e c n o l ó * i c a s . A s s i * , é i m p o r t a n t e a c ** t a r q u e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> n e g ó c i o p ri * * i p a l d e q u a l q u e r em p r es a p o d e s e * i n t e * r o m p i d * e q u e é p r * c i s o e s * a r </line>
</par>
<par>
<line> * * e p a r a * o p a r a es s a m u * a * ç a . * </line>
<line> i n ** a ç ã o e str a t é gi c a p r e * a r * n do a e m p * e s a p a r a </line>
<line> * ma </line>
</par>
<par>
<line> m u d a n ç * d e s s e p a r *d i g m a </line>
<line> t e cn o l ó g i c o d ei x a d e s e r u m a o p ç ã o , m * s u m a n e c * * s i d a d e d e </line>
</par>
<par>
<line> s o b r e v i * ên * i a ( A N S A R I; K * O P , 2 0 1 2 ). </line>
<line> C * m o a i n o * a ç ã o *i s r u pt i v a ge r a * m gr * * d e p o * e n c * a l * e m ud * * ç a , e l a no r m a l m e n t e </line>
<line> r o * * e c o m o m o d e l o a nt e r i o r * ge r a m u d a * ç a s m * * s r a d * c a i s e , e * * e r t * p o n t o , i n e v i t á v e i s </line>
<line> na indú**ria afetada. Uma t*ans*orm*ção *ecnológica disruptiva, que cria aba*os radicai* *o </line>
<line> padrão exi*tente * *ue *ra* * *escontinu*dad* de paradigmas tecn*l*gicos dominantes, é u* </line>
<line> *gen*e que **rmite *ovas op*r*unidades no mercado (CLARKE, **19). F*eeman (1987) </line>
</par>
<par>
<line> ap o n t a </line>
<line> que </line>
<line> essas mudanç** te*no*ógica* mais *a*ic**s levam a m*da*ças *evolu*io*árias </line>
</par>
<par>
<line> e m l * r *a e s c a * a . </line>
</par>
<par>
<line> P o r * e i o d a d e st r u i * * o c r i a t i v * , </line>
<line> as tecnolo*ias desafi*m as estrutur*s </line>
<line> exist*ntes </line>
</par>
<par>
<line> pelas qua*s a* org*nizações atualmente o*eram (CLARKE, **19). A mudança e n** </line>
</par>
<par>
<line> * s t a b i l i d a d e é a c a r * c t e r í s t * c a d e um a </line>
<line> o p o r t * *i da d e d e e * o * u * ã * . O c o n c e * t * </line>
<line> de </line>
<line> dest*u*ção </line>
</par>
<par>
<line> c r * a t i v * a p o n t a q u e , pa r a a s * m p r * * a s c o n * i n u a r e m a </line>
<line> cre* ce r, es t as </line>
<line> d ev em d es t ru i r </line>
</par>
<par>
<line> tecn*logias e produtos antig*s e *esenvolver novos (SA*NIS; GREW**, 2012). * *edida </line>
<line> q u e a s d * s r u p ç õ e s * p a r * c e m , c o m * u m e f e i t o d a d * s t r * i ç ã o * * i * t i v a , a s a * t i g* s t e c * o l o gi a s </line>
<line> e v e n t * a l m e n t e s ã o s u bs t i t u í d a s . P a * a e s * e c a s * , a d e s t r * i ç ã o o c o r r e e m n * v e l d e u m m * r c a d o </line>
<line> * x i s t e n t e p * r a s e r s u bs * * t u * d * p o r u * n o v o m e r c * d * c r i * d o a p * r t i r d e u* a * o v a t e * n o l * gi a </line>
<line> o u m o d e l o d e n e gó c i * s . N e s s e s * n t i d o , o c o n c e i t o d e * n o v a ç ã o d * s * u p t i va e s t á i n t i * * m e n * e </line>
</par>
<par>
<line> a l * n h a d o à d e s * r u i * ã o c r i * t i v a , c u j o m od e l o * e </line>
<line> n e gó c i o s p a r a u m a d i s r u p ç ã o </line>
<line> é *ma </line>
</par>
<par>
<line> ferramenta de d*struição criativa de um mercado (NICOLAI; FAUCHEU*, </line>
<line> 2 0 1 5 ) . * e s se </line>
</par>
<par>
<line> mo*o, as inovaçõe* di*ruptivas são uma op*rtuni*ade para um desenvolvi**nto d* </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> processo din*mico de mudanç*s *o merca*o (LIU et al., 2020). </line>
</par>
<par>
<line> Nes*e se*tido, Lin et al. (2015) *pontam </line>
<line> * u e a i n o v a ç ã o d is r u p t iv a d o m e r c a d * </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> b a i x o c u s t * * * o c a d a n a a * r a ç * o d e c l i e n t e * p a r a u m m e r c a d o o u p r * d ** o e x i s t * n t e , e n * * a n t o </line>
<line> Rev. *SA, Teresi*a PI, v. **, n. 1, a*t. 10, p. 187-2*5, j**. 2023 www4.fsanet.com.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. P. N. Silva, C. C. Olivei*a, A. Grutz*ann </line>
<line> 198 </line>
</par>
<par>
<line> * i n o * ação </line>
<line> d i s r u pt i v a d o n * * o m * r c a d o e n f a t i z a a b u s c a p o r n ã o </line>
<line> c o n s u m i do r e s e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c o n s t r u ç ã o d e n o v * s m e r c a d o s . G a n *u l y </line>
<line> et al. (2017) apontam q*e uma tecno*ogia </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> c o n s i d e r * d a e * e r *e n t e q u a n d o * u a c h e ga d a a o m e r c a d o </line>
<line> d e s l o c a d a t e c n o l o gi a d o * i n a n t e , </line>
</par>
<par>
<line> podendo facilitar a criaçã* *e novos mercad** ant**io*mente i*explorados ou nã* at*ndid** </line>
<line> pe*os produto*/serviço* *xist*nte*. V*s*o qu* a n*va ino*aç*o *isrup*iva é introduzida com </line>
</par>
<par>
<line> a i n t en ção d * i n v ad i r </line>
<line> um m*rcado e*istente ou d* abrir um n*vo mercado, os produtos </line>
</par>
<par>
<line> b a s e a * o s * a t e c n o l o gi a e * i s t * n t e * i * d a * * t e r f e r e * n o * e s e n v o l v * m e nt o </line>
<line> d * n o v o m er*ad o </line>
</par>
<par>
<line> (DRUEHL; SC*MIDT, 200*). Estes sã* c*ncorrentes </line>
<line> d* </line>
<line> mercado que est* sendo **iado </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> s e t o * n a m r e s * s t ê n c i a à de s t r u i ç ã o c r i a * i * a . </line>
</par>
<par>
<line> *xiste h*je um gran*e número de disrupç**s q*e cont*ib*e* para colapso abr*pt* o </line>
</par>
<par>
<line> de ne**cios *ra*iciona*s </line>
<line> e criam mer*ado* *otalmente novos. O* grandes avan*os em </line>
</par>
<par>
<line> *ecn**ógicos tran*formam a* p*ss*bilidad*s d* n*gócios, *nde as em*resas e*ist*ntes fa*ão a </line>
</par>
<par>
<line> reinvenção dos mercados do fu*uro (*ENNING, </line>
<line> 201*). Os mo*el*s *e negóc*o* po*em se* </line>
</par>
<par>
<line> consi*erados uma forma de pensar a visão e analisar a lógica das org*n*zaçõe* frente a *sses </line>
<line> fenôme*os de mer*ado (OSTERWALDER; PIGNEUR, 2011). **penden*o da ino*ação ou </line>
<line> do a***e*te em qu* a organizaç*o está *nserida, difer*ntes mode*os de negócios podem s*r </line>
<line> aplicad*s *omo estratégia para adeq*ar à nova in*vaçã* ou ao novo mercado. </line>
</par>
<par>
<line> No caso *os mo*elo* de *egócios para inovações disruptivas, este* só são </line>
<line> po**ív*is </line>
</par>
<par>
<line> porque são ini*iados *m mercados *ue os o*e*adores negligenci*m. Iss* abre esp*ço pa*a um </line>
</par>
<par>
<line> *isruptor forn**er </line>
<line> u* pr*dut* com ca*acte*ís*ica* dife*entes para o mercado e/** criam um </line>
</par>
<par>
<line> mercado onde *ão exi*te (CH*ISTENSEN e* *l., 2015). A f*nte *e **ovaç*o de model* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> n**ócios *isru**ivo * o de*ign de </line>
<line> um modelo </line>
<line> q*e diferen*ia do mo*e*o antig*. Iss* abre </line>
</par>
<par>
<line> esp*ç* para a propo**a inicial *a *is*upç*o com produtos que podem ser m*i* ba*at*s, mais </line>
<line> *imples, m*nor*s, mais convenien*es, mais a*essívei* e com funções *ifer*nt*s dos existentes </line>
<line> *o mercado (CHRISTE**EN, 1*97). As oportunidades de merc*do **iste*tes permitem que </line>
<line> partici*ant** disruptivos intr*duzam proposiçõ*s de valor dife*enciadas e *ormal*ente </line>
<line> s**gem em mer*ados maduros e c*m co*corrênci* crí**ca (R**, 2017). </line>
<line> A disrupção c*ia valo* int*rconect*ndo o d*s*nvolvi****o de tecnologi*s e model*s </line>
</par>
<par>
<line> de n*g*cios di**uptiv*s. Porém, q*anto mais radical for a inovação, maiores s*rão as </line>
</par>
<par>
<line> m*dan*as **s *odelos de negócios *r*dicionais. Por </line>
<line> conseguinte, mudar o modelo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> negócios de uma empresa en*olve *u*a* todo o p**a*igma pel* qu*l a </line>
<line> *m*r*sa foi cria*a </line>
</par>
<par>
<line> (TEECE, 2010). Assim, os modelos de negócios desenha* a persp*c*iva de inserção de uma </line>
<line> di*rupção na cri*ção ** u* novo merca*o (HA*TAY, 2012; PETZ**D et a*., 2*19). Dessa </line>
<line> Rev. FSA, T**e*i*a, v. 20, *. 1, art. 10, p. 187-205, ja*. 2023 w*w4.fsanet.com.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Um E*saio Te*rico Sobre * Concei*o de Disr*pção e a Criação de Novos Merca*os </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> forma, as disr*p**es em t*cnologias e mode*os de negócio* estão afetando não apena* as </line>
</par>
<par>
<line> e*presas individu*is, m*s i*dústria* e mercados inte*ros. </line>
</par>
<par>
<line> Como r*su*tad* de uma dis*up*ão *roveniente de novas te*nol*gias, *roduto* o* </line>
</par>
<par>
<line> serviços </line>
<line> que são direcion*dos a </line>
<line> um p*bl*co di*e*ente do tradici*nal, novos </line>
<line> *lientes e novo* </line>
</par>
<par>
<line> merc*dos estão sendo cria*os (MARKIDES, 20*6). Como essas *novaçõ*s irão transform*r as </line>
</par>
<par>
<line> ind*stri*s e merca*os, *u até *riar </line>
<line> novas in***trias e merc*dos, se*á deter*inado pela* </line>
</par>
<par>
<line> estratégias, modelo* de </line>
<line> ne*ócio* * adaptaçã* cont*nua da inovação à quebra *e pa*rões </line>
</par>
<par>
<line> exis*e*tes en*uan*o *on*trói o* novos parâmetro* e *adrões de um novo m*rcado (*LARKE, </line>
</par>
<par>
<line> 2019). As inovações *isr*ptivas po*em ent*o ser as </line>
<line> *rincipais *orças de r*novação, q*e </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> onde um pro*uto que surge no mercado e, co* frequên*ia, *onstrói um ca*inho para desl*car </line>
<line> o produto mainstream mercado atual ou criar *m novo mercado (GANGULY et a*., 2017). </line>
<line> Nesse sentido, muita* tecnologias se tornam de*asadas em rela*ã* aos mercado*, </line>
<line> c**sumidores, sendo nece*sária um* atualização par* a*omp**har o mer*ado *u para sa*tar a </line>
<line> novos mercado* (PETZOLD et al., *01*). Ess* *ers*e*t*v* ** mudança de tr**etóri* i*ovativa </line>
</par>
<par>
<line> suger* condiç*es de *xplorar as *i*cu**t*ncias em q*e </line>
<line> uma disr*p*ã* poss* ocor*er. </line>
</par>
<par>
<line> *hrist*nsen (20*6) for**ce a*guns exemplos de </line>
<line> c**o *od**o de o </line>
<line> disrup*ão *ode**a s** </line>
</par>
<par>
<line> utilizado para *ue empresas p*s*am *reve* ex *nte * chegada e os imp*ctos *e uma d*s*u*çã* </line>
<line> no mercado. E* todos os casos, o modelo predi*ivo *isa contribui* para *ue a empresa, frente </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> uma disrupç*o, poss* assumir *ma *ostura de </line>
<line> concorrente *u a*é mesmo de </line>
<line> líder </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> me*cado. </line>
</par>
<par>
<line> A implan*ação das ações estraté*icas re*u*rem uma detecção con*ínua de </line>
<line> desen*o*vime*tos tecnológi*os, merc**os co*pl*mentares, *em*ndas *e *lie*te*, percepções e </line>
</par>
<par>
<line> ex*e*ta**vas de ti**lar** e </line>
<line> outros atore*, identif*ca**o de nov*s </line>
<line> opor*unida*es e ameaças, de </line>
</par>
<par>
<line> forma possa reconfigurar o modelo de negócio* e a*can*** a opor*unidade </line>
<line> da disrupç*o </line>
</par>
<par>
<line> (**TZOL* e* a*., </line>
<line> 2019). De *ato, *ara romp*r mercados dominantes, é n*c*s*ár*o introduz*r </line>
</par>
<par>
<line> tecnologias mais av**çad*s *om po*enci*l de que*rar os *ínculos estabelecidos (OZ*L* et al., </line>
</par>
<par>
<line> 20*8). Est*s perspect*vas *erm*tem *xplorar a com*le*ida*e das </line>
<line> disr*pções q*e n*o podem </line>
</par>
<par>
<line> ser tot*lmente previst*s ou entendid**. </line>
</par>
<par>
<line> O desenvolvi*ento estratégico do mercado disruptivo por parte d** atores envolvidos </line>
</par>
<par>
<line> é uma saí*a sus*en*ável </line>
<line> para </line>
<line> *s operadores e p*ra disrupçã*. Os vencedore* no mercado a </line>
</par>
<par>
<line> global têm sido e*presas q*e pod*m demonstrar capacida*e de resposta o**rtuna e in*vaç** </line>
<line> rápida e fl**ível. Algumas empre*as não conse*uem e*tend*r a di*âmica não lin*a* d*s </line>
<line> in*vaç*es, assim este c*ntext* instituci*nal se torna u*a ameaç* a sua sobrevivê*cia. O </line>
<line> R**. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 1, art. 1*, *. 18*-205, jan. *02* www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. P. *. Silva, C. C. Oliveira, A. Grut*man* </line>
<line> 200 </line>
</par>
<par>
<line> p*oblema *essas organizações está *m l*d*r *u iniciar mudanças revolucionária* em se*s </line>
<line> *ercados *u lid*r com inovações disr*ptivas (*AD, 2017). </line>
<line> Nesse sentido, * s*rg**ento de u*a inovação di*ruptiva coloca e* *onfronto o mercad* </line>
<line> *x*stente e o mercado desenvolvido com ba*e na disrup*ão. A disrupção *ode oferecer </line>
</par>
<par>
<line> op*rt*nidades pa*a </line>
<line> novos n*gócio* e para no*o* *erc*dos. Dessa forma, a d*sru*ção </line>
</par>
<par>
<line> desempenha ** papel crítico na reformul*ção *** merca*o*, o que cabe às organi*ações </line>
</par>
<par>
<line> *espon*er com modelos </line>
<line> de negócios que possam desenvolver o conceito dentro do* *ovos </line>
</par>
<par>
<line> mercados que *s*ão sendo cr*ados. No momento *m q*e o a*bi*nte de </line>
<line> negóc*os em rápi*a </line>
</par>
<par>
<line> mudança * impulsion*do pe*a inovação </line>
<line> disr*ptiva, os atores não podem negligenciar o </line>
<line> po*er </line>
</par>
<par>
<line> *as f*rças que constroe* o no** mer*ado. Invariave*ment*, essa inovação d*srupt*va irá afetar </line>
<line> todo o merc**o. </line>
</par>
<par>
<line> 4 CO*SIDER*ÇÕES FINA*S </line>
<line> Com* muitas *eorias da administraçã*, * teori* da inovação disrupt*va come*ou co* </line>
</par>
<par>
<line> uma obs*rvação de anomalias </line>
<line> no mercado (CH*ISTENSEN, </line>
<line> 1997). A observ*ção *erou </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> desenvolv*mento *e </line>
<line> uma questão de pesqu*sa, uma </line>
<line> estrutura **pli***iva, e um programa </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa para cap*urar o fenômen*, que procur*u exp*icar as lutas das em*resas lí*eres frent* </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> *uda*ças t*cnológicas (CHRIS*EN*EN et a*., 2018). Com o cresciment* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desen*olvim*nt* da teo*ia de inovações </line>
<line> *i*rupti*as, tanto *m níve* acadêmico com* </line>
</par>
<par>
<line> gerenci**, a me*ma se tornou uma das te*rias mais influe*tes sobre **mo em*resas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **dús*ria* respondem * *udança *ecnológ**a (OZAL* et al., 2**8). </line>
</par>
<par>
<line> P o r t a n t *, e s t e e ns a i o t * ó r i c o a p r * s e n t * * u m a pe q u e n a * e * a * i t u l * ç ã o * a t e o r i a d a s </line>
</par>
<par>
<line> inovaç*es disruptivas, se*s </line>
<line> d i f e r e n t e s c o *c e i t o s p r e s e n t e s n a l i t e r a t u r a , s u a </line>
<line> n ão </line>
</par>
<par>
<line> conf*r*idade com os modelos, pa*r*es e mercados </line>
<line> v i ge n t e s e s e u p o t e n c i a * d e a f * t * * </line>
</par>
<par>
<line> e s t * u * u * a s * e m * r c * d o e x i s t e n t e e c r i a r n * v *s m * r c a d * s . N o i n t ui t o d e m e l h o r c om p r e e n d e r </line>
</par>
<par>
<line> a fo*ma*ão de mercados frente às disrupçõe*, este ens**o buscou reve* * conceito </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> i*ovação *isruptiva, *pre*entado na li*eratura * apre**ntar uma pe*spect*va acadê*ica </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> d i * r u p ç * o e c r * a ç ã o d e no v * s m e r c a d * * . </line>
</par>
<par>
<line> Com ba*e nos difere*tes co*c*itos de inovação dis*up*iva apr*senta*os, fica claro *u* </line>
<line> o termo evoluiu p**a e*g*obar ma*or*s *aracter*sticas do fenômeno in*vativo e da ampl**u*e </line>
<line> de **u *mpa*to. Pod*-se infe**r que as especificidade* necessárias *ar* que a disrupção ocorra </line>
<line> Rev. *SA, Teresi*a, v. *0, n. 1, art. 10, p. 1*7-2*5, ja*. 2023 ww*4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Um Ens*io T*óri*o Sobre * Conc*ito de Disr*pção * * Criaç*o de Nov*s Merc*dos </line>
<line> 2*1 </line>
</par>
<par>
<line> *ão: a tecno*og*a, neces*ária pa*a alterar o padrão instrumental exi*t*nt* *a *ndúst*ia; o </line>
<line> mod*lo de negó*ios, para apresentar as ligações necess*rias entre t*c*o*ogi*s e atores; * uma </line>
</par>
<par>
<line> arqu**etura e uma proposta de valor pa*a convert*r e*se </line>
<line> novo pa*rão em </line>
<line> um paradigm* </line>
</par>
<par>
<line> in*v*do*. Propõe-se </line>
<line> aq*i q** a* definições de i*ovação di*ruptiva e*globem mais estes </line>
</par>
<par>
<line> c*n*eitos, o q** pod*ria tra*er um n*rt* m**s esp*cífico a seu desenvolvim**to f*turo. </line>
<line> Essas particul*r*da*es podem i*ferir em me*c*dos existentes, em busca d* substi*uir a </line>
<line> tecnologia mainstream, ou na b*sca po* novos mercados, o que tam*é* irá *onvergir na vis*o </line>
</par>
<par>
<line> de tecnologia do*inante (AN*ARI et </line>
<line> a*., *016; CHRISTE*SEN e* al., *018; </line>
</par>
<par>
<line> KUMARASWAM* et al., 2018; PALMIÉ et *l., *019; PE*ZOLD et al., 2019). Esse é out*o </line>
<line> conceito q*e poderia estar m*i* e*plícito **s definiçõe* da teoria. Porém, apesa* de muito </line>
<line> pesq*isa*a na lit*ratura, a *aculdade *e cr*ar n*v*s merca*os *eve ser ma*s fortemente </line>
</par>
<par>
<line> *ifu*dida como im*ac*o de uma d*s*up*ão. Esse fen*meno é uma e*p*cificidade da teoria </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> qu*, como a*res*ntad*, ainda não forneceu uma **a*em clara do impacto d* i*ov*çã* </line>
<line> disruptiva em novos *erc*dos (CHRISTENSEN et al., 201*; P*LMIÉ et al., 2019). </line>
<line> P*o*omos q*e a definição ampliada de disrupção, c*mo inov*çõe* que revolucionam </line>
<line> toda **a **dú*tria e alteram substan**almen*e seu* padrõe* comp*titi*os e d* criação d* valor </line>
<line> (CHRISTE*SEN et al., 2015; KUMARASWAMY *t *l., 2018; PALMIÉ et al., 2*19), seja </line>
<line> mais utiliza*a pela l*terat*ra. Es*a d*finição *st* c*ntrada nos *on*e*tos apres*n*a*os acima, </line>
</par>
<par>
<line> na ideia de disrupção *omo al**ração do </line>
<line> *adrão tecnológic* * d* modelos d* *e*óc*os, </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> busca da criação d* um* arq*itetura de va*o*. * </line>
<line> d*finição </line>
<line> eng**ba tamb*m * abalo em </line>
</par>
<par>
<line> indústrias, o *ue abrange a ideia de c*ia*ão *e novos m*rc*dos. </line>
<line> *ropom*s *ambém um *aior *ntendimento da te*ria a res*ei*o da disrupçã* e c*iação </line>
<line> d* novos mer*ados co*o pensa*ent* estratégico. A preparaç*o e adapta*ão para cheg*da das </line>
</par>
<par>
<line> disrupçõe* podem s*r * </line>
<line> *ator de*isivo na sobr***vê*ci* </line>
<line> das organizaç*es. A *is*upção pode </line>
</par>
<par>
<line> oferecer o*ortunidades e cabe à* organizações *es*onder com m*delos de negó*ios que </line>
<line> possa* de*envolver o con*ei*o dentr* *o* novos mercados que es*ão sendo *ria*o*. </line>
</par>
<par>
<line> * s t e e n s a i o t e ó ri c o b u s c o u c o n * r i b * i r * o m o m e l h o r * n t e n d i m e n t o d o c o n * e i t o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> i n o v a ç õ e s d * s r u p t i v as , p r i n ci p al m * n t e c o m s e u i m p a ct o n o d * s e * v o l * i m en t o </line>
<line> d e n o vo s </line>
</par>
<par>
<line> m e r c a d o s. E s* e </line>
<line> en s ai o s e l i m i t o u à d i s c u s s * o d o s co n c ei t o s </line>
<line> d * * n o v a ç ão d i s ru p * * * a s eu e </line>
</par>
<par>
<line> i m p a ct o n a c o n s t i t u i ç ão d e n o v * s m e r c a d o s . S u g e r e - s e q u e n o v a s p e s q u i s * s e r e v i s õ e s </line>
</par>
<par>
<line> s e j a * r e al i z a d as * a r * co n * e n s a r o co n c e* t o ai n d a </line>
<line> d i fu s o . S u g e * e - s e q u e a p e s q u * * a s ej a </line>
</par>
<par>
<line> * p * * f u nd a d a </line>
<line> n a o b * * r * a ç * * d as d i s r u p çõ e s co * o m é t o d o </line>
<line> qu e p o ssa * r * v e r * x an * e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> c h e g * d a e o s i m p a ct o s d e </line>
<line> u m * d * s ru p * ã o * o m e * c a d o . O s u r * i m e n t o d e n o * as t e c n o l o * i a s </line>
</par>
<par>
<line> é u m a o p o r t u n i d * d e p * ra a p l i c a ç * o </line>
<line> d o c o n * e i t o d a s i n o v * ç õ es * i * r u p t i v a s n o p e n * am e n * o </line>
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</par>
<par>
<line> e x e r *í c * o d e a * ro * u n d am e n * o em q u e * t e o ri a p o d e *i a s e d es e n v * * v * r e e d * fi c a r u m a </line>
<line> no v a </line>
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<line> 2) análise e int*rpret*ção dos dados. </line>
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<line> *) *laboração *o rascunh* ou na *evisão *rítica do conteú*o. </line>
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