<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 9, art. 7, p. 129-150, s*t. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.9.7
</line>
</par><par>
<line>
A R*levância dos Instrumentos Gere*c*ais na Tom*da *e Deci**o
</line>
<line>
The Relevanc* *f Manageria* Instrument* in De*i*ion Makin*
</line>
</par><par>
<line>
Alessandro H**riqu* de Araújo *anu*rio
</line>
<line>
Me*t*e em Ciê*cias Contábeis, Univ*rs*dade Federal do *** Grande do *orte
</line>
<line>
E-mail: ales*androhen*ique@ufrn.ed*.br
</line>
<line>
Angélica Mari* Co*stantino de Mou*a
</line>
<line>
Mestrad* em *iências **ntábei* pe*a Universid*d* *ederal d* Rio Grande do Nor*e
</line>
<line>
*raduação *m Ciências C*ntábeis pela Univ*rsi*ade Federal d* Rio *ra*de do *orte
</line>
<line>
E-mai*: an*e*icamoura*2@gm*il.com
</line>
<line>
Tadeu Ju*ior de Castro Gonçalves
</line>
<line>
Mestre *m Ciências Cont*b*i* p*la *nive*sid**e Federal do Rio G*a*de do *orte
</line>
<line>
E-mail: *adeujun**r.*oncalves@gmail.com
</line>
<line>
Diog* Henri*u* Silva de L**a
</line>
<line>
*out*r em Ciên*ias Contáb**s pela Un*versid*de de Bras*lia
</line>
<line>
E-*ail: diogo*4@ufrnet.*r
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: Aless**dro Henri*ue de Araújo Ja*uár*o
</line>
</par><par>
<line>
*venida Senador Salg*d* Filho, L*goa Nov*. *EP:
</line>
<line>
Edi*or-Chefe: Dr. Tonny Kerl*y de Al**car
</line>
</par><par>
<line>
59078-970. Natal/RN. Bra*il.
</line>
<line>
Rodri*ues
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Angélica Ma*ia Con*t*ntino de M*ura
</line>
</par><par>
<line>
Aveni*a Se*a*or S*lgado Filho, L*goa Nova. CEP:
</line>
<line>
Artigo re*ebido em 2*/04/2*2*.
</line>
<line>
Últim* versão
</line>
</par><par>
<line>
59078-970. Nat*l/RN. Brasil
</line>
<line>
*ec**ida em 1*/05/202*. Aprov*d* em 12/*5/2022.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Ta*eu J*nior de Castro G*nçalves
</line>
</par><par>
<line>
Avenida *e**do* Salgado F*lho, Lagoa No*a. CE*:
</line>
<line>
Avaliado pe*o sistema T*iple Review: Desk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
590*8-9*0. N*tal/RN. Brasil.
</line>
<line>
pelo Editor-Che*e; e b) Do*ble *lind Review
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Diog* Henrique S*lva *e Lima
</line>
<line>
(ava*iação cega por dois avaliador*s da área).
</line>
</par><par>
<line>
U**versidade Federal de Lavras - A*u**ta *ol, CEP:
</line>
</par><par>
</page><line>
37**0-90*, La*r**/MG, Brasil.
</line>
<line>
*evisã*: Gramati*al, Normativ* e *e Forma*ação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. H. A. Januário, A. M. C. Mou*a, *. J. *. Gonçalves, D. *. S. Lima
</line>
<line>
130
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
E**e *s**do objetiva c*mpreender a relev*nc*a dos
</line>
<line>
*nstrume*tos geren*iais na
</line>
<line>
*omada
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
decisão de acordo com a percep**o dos gerentes d* uma empresa que atua na di*t*ibuição *e
</line>
<line>
gás cana*i*a*o no Estado do Rio Grande do Nor*e. Para at*n*ir o objetivo propos*o, optou-*e
</line>
</par><par>
<line>
*ela abordagem qualitati*a, me*iante real*za*ão
</line>
<line>
de um est*do de
</line>
<line>
caso. O *studo
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*a*ac**riz*d* c**o descr*tiv* e * *ole*a do* d*dos o*orre* por meio de *m* *ntrevi*ta
</line>
<line>
sem*estrut**a*a. O tratame*to dos dados foi realizad* por meio de análise de conteúdo com
</line>
<line>
*uxílio do software Atlas.ti®. *omo resultado, os respondentes ex*usera* que os
</line>
</par><par>
<line>
instrumentos g*renciais *êm a*ta rel*v*ncia
</line>
<line>
*a tomada de decisão, ser**ndo *e suporte, c*m
</line>
</par><par>
<line>
outros recu*sos
</line>
<line>
adotados em conjunto,
</line>
<line>
para as decis**s tomadas. Porém, os *nstrumentos
</line>
</par><par>
<line>
empreg*dos pe*a alta administra*ão da empresa são ultrapassad*s, limit*ndo * alcance dos
</line>
</par><par>
<line>
benefício* que a in*ormação co*tábil pode*ia pr*porc*onar. A *retensão com o estudo é
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
aproximar a discu*sã* proposta com * realidade
</line>
<line>
vivencia*a no âmbito o*ganizacional,
</line>
</par><par>
<line>
*ediante o dese*volvimento de
</line>
<line>
um es**do de caso. Com*
</line>
<line>
justificati*a à sua realização,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
po*s*vel
</line>
<line>
ci*a* a importância de expo* aos própr*os
</line>
<line>
profissionais *a co*t**ilidade o
</line>
<line>
grau
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
relev*ncia que o* gerent*s atribuem às informaç*es *e *unh* contábil *ue lhes são forne*id*s,
</line>
<line>
evi*enciando se *s i*stru*entos ge*en*iais são fatore* *etermin**tes na tomada d* d*cisão.
</line>
<line>
Pala*ras-*ha**: Instrumentos Ge*e*ciais. Tomada de Decisão. P*rcepção dos *erentes.
</line>
<line>
ABST*ACT
</line>
</par><par>
<line>
This *tudy aims t* un*ers*and th* relevance
</line>
<line>
of *anage*ent tools in
</line>
<line>
decisi*n mak*ng
</line>
</par><par>
<line>
*cco*ding to the p*rcepti*n of m*n*gers of comp*n* th*t *pera*es a
</line>
<line>
in the *istribut*on of
</line>
</par><par>
<line>
pi*ed gas in t*e state of Rio Grande do *orte. To ach*eve the p*oposed objective, a qua**tative
</line>
<line>
appr*ach was c*osen, through a case study. The study i* character*zed as **sc*iptive and dat*
</line>
</par><par>
<line>
collec***n took *lace thr*ugh semi-structur*d int*r*iew. Dat* t*ea*men* was p*r*ormed a
</line>
</par><par>
<line>
through content
</line>
<line>
analysi* with the aid of **e Atlas.ti® softwa*e. As result, t*e re*ponde**s *
</line>
</par><par>
<line>
stated tha* the manag*ment
</line>
<line>
instrumen*s h*ve high relevance in decis*on m*king, se*ving as
</line>
</par><par>
<line>
supp*rt, with oth** resour*es
</line>
<line>
adopt*d toge*her, for the decisions
</line>
<line>
taken, how*ver,
</line>
<line>
t h*
</line>
</par><par>
<line>
*nstruments *sed by *h* **m*a*y's se*i*r mana*ement are ou*dat*d, l**iting the s*ope of the
</line>
<line>
benefits that accoun*in* in*ormation could provide. The i*tention of t*is study is to bring th*
</line>
</par><par>
<line>
p*op*sed
</line>
<line>
*iscussion *lo*er t* t** reality exper*e*ced in the organizat*onal environment,
</line>
<line>
by
</line>
</par><par>
<line>
*ev*l*ping a c*se s*udy. As a ju**if*c*tion for it* r*alization, it is
</line>
<line>
po*sib** ** *ite the
</line>
</par><par>
<line>
*mportance of exposing *o the
</line>
<line>
accounting professionals thems**ves the deg**e *f relev*nce
</line>
</par><par>
<line>
that *an*ger* a**ribut* t* the acc**nting info*mation provided to th*m, showing w**th*r *he
</line>
<line>
m*nagement tools ar* decisive *acto*s in decisio* *aking.
</line>
<line>
Keywo*ds: Manageme*t Instrume*ts. D*ci*i*n M*king. Perceptio* *f *anagers.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T**esina, v. *9, n.9, a*t. 7, p. *29-150, s*t. 202*
</line>
<line>
*w*4.fsanet.co*.*r/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Relevância dos In*trumen*os *erenciai* na Tomada de Dec*são
</line>
<line>
131
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*RODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A ma*o* pa*te d* literat*ra ex*stente que tr**a ** contab*lidade gerencial *oncen*ra
</line>
<line>
a*enção em fa*ores q*e *et**mina* a perda da relevância *os e*tudos nessa ár*a. *ntr* esse*
</line>
</par><par>
<line>
*atores, a in*onsis**ncia **
</line>
<line>
objeto d* p*sq*i*a e a incapacidade do* pesquisadores d*
</line>
</par><par>
<line>
*o*unic*r-s* com *la*eza para apr*se*ta* os res*lta*** obtidos *e forma com*ree*sível são
</line>
<line>
considerados por alguns autores com* os ma*s preponderantes (TUCKER; PAR*ER, 2014).
</line>
<line>
O problema da c*municação e a coopera*ão limit*da entre acadêmic*s e **ofissi*n*is
</line>
<line>
é um* barrei*a para a p*od*ç*o *o con*eúdo rel*van*e. *sse f*nômeno deriva do *ato de que
</line>
</par><par>
<line>
as pe*quis** não
</line>
<line>
c**s*gue* *razer à *u* discus*ões que sejam de i*te*ess* do* prof*ss*onais
</line>
</par><par>
<line>
que, majoritariamente, não *oss**m *ase literária
</line>
<line>
s*f*ciente pa** compreender e ap*eciar as
</line>
</par><par>
<line>
con*ribuições teór**as (MITC*EL*, 2*02; IN*NGA; SCH*EI*E*, 2005; SH*PIRO et al.,
</line>
<line>
2007; BRO*WICH; SC**ENS, 201*; *ATTI, *018).
</line>
<line>
Todavi*, i*so não si*nifica que *s pesquis*do*es devem p*rder seu* papé*s *o*o
</line>
<line>
indiví*uos indepe*dent*s e críticos dentro do process* de pesquisa. *om* sol*ção, * possível
</line>
</par><par>
<line>
*stabe*ecer * diálogo com os profissionais, apro*i*ando-os
</line>
<line>
da inv*stigação e torna*do-os
</line>
</par><par>
<line>
p**ceir*s integrais
</line>
<line>
par* aju*ar a fo**r sobre aspectos d* dim*nsão pr**ica que desp*rtem
</line>
</par><par>
<line>
atrat*vidade nas pes*u*sas desenvo*vid*s, **b a premi*sa de que a pesquis* não pode se *orna*
</line>
</par><par>
<line>
um* con*ultoria (MITC*ELL, **02;
</line>
<line>
H*PWOOD, 2008; PARK*R et
</line>
<line>
al., 2*11; AL-
</line>
</par><par>
<line>
*TAYBA*; V** ALBERTI-ALHTAYBAT, 2013; GATTI, 2018).
</line>
<line>
Os proce*imentos m*todológ*cos a*otados na* p*squ*sas també* possue* re*ação
</line>
</par><par>
<line>
**m a p*rda da relev*ncia. *m m**dos de *9*0, consoli*ou-*e entendimento de que o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
lacuna existente ent** t*oria e prá*i*a pre*isava ser
</line>
<line>
preenchi*a explorando * apli*a*ão d*
</line>
</par><par>
<line>
*o*tabilidade ger**ci*l dentro d** o*ga*i*ações (SC*PEN*, 2*06).
</line>
<line>
E*iste *ma tendê*cia do* pesquisadores em con*entrar o desen*olvimen*o científico
</line>
</par><par>
<line>
*m contrib*ições te*ricas c**plexas em vez de *xpl*rar
</line>
<line>
questõ*s da realidade pr*tica,
</line>
</par><par>
<line>
gerand* uma ca**ncia de abordagem técnica
</line>
<line>
da contabilidade gerencial (**TCHE*L, 20*2;
</line>
</par><par>
<line>
AH*ENS; CHAPMAN, 2007; SEAL, 2012; MO*ELL, 20*4; GATTI, 2018).
</line>
</par><par>
<line>
Nessa perspectiva, a ela*ora*ão
</line>
<line>
*e mo*elo* matemát*cos complexos vo**ados
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
**plicaç*o das diferen**s e*tre as práti*as da contab*lidade gerenci*l ao invés de est*dá-la no
</line>
<line>
con*exto *m que operava f*i um fator *ue c*ntribuiu pa*a a perda da *elevância da pe*quisa
</line>
<line>
(SC*PEN*, 2006).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. 19, n. *, ar*. *, p. 1*9-150, se*. 20*2
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. H. A. Január**, A. M. C. Moura, T. J. C. Gonçal*es, *. H. S. Lima
</line>
<line>
132
</line>
</par><par>
<line>
Na década de 1*90, par* superar *ss* entrave, os mét*do* qualitativos começaram
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
atrai* cada v*z ma*s *tenç**, em
</line>
<line>
par*i*ul*r, os estudos ** caso, que mostraram to*o o *eu
</line>
</par><par>
<line>
potencial na garan*i* de uma análise em prof**d*d*de (PARKER, **12).
</line>
<line>
A di*usão dos estud*s d* caso rep*esentou um *eio d* realizar pesquisas mais
</line>
<line>
relevantes, uma vez que assegu*am * anál*se da r*a*idade, be* co*o a compreensão do*
</line>
<line>
antece**ntes e implicaçõ*s *as prá*icas de conta*ilidade ge*encia* (ITTNER; L*RCKER,
</line>
<line>
2002; BROMWI*H; SC*P*NS, *016).
</line>
<line>
Em conso*â*cia com a* informações abordad*s, o presente estudo tem p*r f*nal*da*e
</line>
</par><par>
<line>
responde* à seguint* perg*nta: qual a percepção d*s ge*entes acerca
</line>
<line>
da rel*vâ*cia dos
</line>
</par><par>
<line>
in*tr*mentos gerenciais na toma*a de de*isão? Assim, pode-se afirmar que o obj*tivo do
</line>
<line>
estudo * c*mp*eender a relevân*ia *os instru*en*os gerenciais *a tom**a ** decisão de
</line>
<line>
acordo com a perc*pção dos gerent*s de uma empresa que atua na dist*ib*ição de g*s
</line>
<line>
canalizado no Estado do Rio Gra*de do No*te.
</line>
<line>
A *retens** com * estudo é *e *proxim*r a *isc*ssão propo*ta com a *e*li*ade
</line>
</par><par>
<line>
*ivenciada no âmb*to organizacio*al, mediante o desenvolvim*n*o de
</line>
<line>
*m estud*
</line>
<line>
de c*so.
</line>
</par><par>
<line>
Co*o justif*cativa
</line>
<line>
à
</line>
<line>
*u* realização, é possível citar a im*or*â*cia *e expor aos próp*ios
</line>
</par><par>
<line>
profissi*na*s *a c*nta*ili**de * grau de re*evâ*cia que os gerentes *tribuem às informações
</line>
<line>
** cunho con*ábil que lhes s*o fo***cidas, ev*de*ciando se os instru*entos g*renciais s*o
</line>
<line>
fa*ore* de*ermina*tes n* tomada de decisão.
</line>
<line>
* REVISÃO DA LITERATU*A
</line>
<line>
2.1 Est*gios e*olutivos da contabil*dade gerencial
</line>
<line>
O pronunciam*nto IMAP 1 (*nternational Man*gement Accou*tin* Pra*tic* 1),
</line>
</par><par>
<line>
emitido e* *989 pela IFAC (I*ternational Federatio* of Account**ts), r*sumiu
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*mpreensão *ce*ca da fi*alidad* da contabilidade ge*encial e os conc*itos q*e **e e*tão
</line>
<line>
*ubja**ntes (ABDEL-KADER; *UTH**, 2006).
</line>
</par><par>
<line>
Em 1998, IFAC divulgou a
</line>
<line>
um trabal*o, na forma de estrut*ra conceitu*l, resultan*e
</line>
</par><par>
<line>
da revisão d* p*onunciam*nto I**P 1, vis*n*o
</line>
<line>
prom*ver uma melhor compreen*ã* d**
</line>
</par><par>
<line>
**danç*s nas práticas
</line>
<line>
de co*tabili*ad* gerencial através *a des*r*ção de seus objetivos,
</line>
</par><par>
<line>
tar*fa* e parâme*ro*; *ssi* como a evolução e mudanç*s oco*r*das nos
</line>
<line>
artefatos ger*nciai*
</line>
</par><par>
<line>
(PRAK*SH, 2013).
</line>
</par><par>
</page><line>
Arte*a*os **renc*ais *ão as "atividades, ferramentas, filosof*as de *estão, instru*entos,
</line>
<line>
*étodos de cust**o, m*delos de gestã*, métodos de aval*ação ou sistemas de custeio *ue
</line>
<line>
Re*. *SA, Teresina, v. 19, n.9, art. 7, p. 129-1*0, *et. 2*22 www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A R*levância *os Instrumentos Ge**nciais na T*mada de Decisão
</line>
<line>
133
</line>
</par><par>
<line>
possam ser utiliz*dos pelos profissionais d* contabilidade no exerc*cio de suas funções."
</line>
<line>
(SOU*ES, 200*, p. 23).
</line>
<line>
A IFAC (199*) i*e***fic*u qu*tro está*ios evolutivos da contabilidade gerencial. Para
</line>
<line>
*ad* estágio, houve uma muda*ça *o seu foco e objetivo, bem como **u posic****m*nto no
</line>
<line>
*l*nej*mento e tomad* *e decisão *as orga*izaçõe* (MA*OHON; BEUREN, 20*6).
</line>
<line>
Figura 1 - Estágios evol*tivos *a c*ntabilidade ger*ncial
</line>
</par><par>
<line>
No*a. *onte: G*ande e Beuren (20*1, p. 136). Adaptada do IMAP 1 (IFAC, 1998).
</line>
<line>
O pr*meir* está*io dur*u at* 1950 e o foco *onsisti* pr*ncipalmente na dete*minação
</line>
<line>
do custo mediant* uti**zação de orç*men*o e co*tr*l* f*nan*e*ro dos proces*os de produçã*
</line>
<line>
(*BDEL-K*DER; **THER, 2006).
</line>
<line>
O s*gundo est*gio ocorreu no i*ício da *egund* metade do século XX, de 1950 a*é
</line>
</par><par>
<line>
**65, onde o f*co des*ocou-se p*ra o f*r*ecimento
</line>
<line>
de informações com * fi***idade de
</line>
</par><par>
</page><line>
promover o p*anejamento e o contr*l* gerenci*l atrav*s da an*l**e d* decisão *
</line>
<line>
respon*abilidade co*tábi* (**DEL-KAD*R; LUTHER, 2006).
</line>
<line>
O terc*iro está*io iniciou em 19*5 e se e*t**deu até 1985, send* marca*o *ela atenção
</line>
<line>
vol*ada par* a redução *e perdas de recurs*s empregados nos processos *e produção, sendo
</line>
<line>
utilizada * análise de proc*ssos e g*rencia*ent* de custos. Entr* as té*n*cas prat*cadas pelas
</line>
<line>
empresas *e*sa fase *stão * Ac*ivity-Based Cost*ng (ABC) e o Just In Tim* (JIT) (SO*TES,
</line>
<line>
2006; *RA*ASH, 2013; MACOHON; BEURE*, 2016).
</line>
<line>
Rev. *SA, Te*e*ina PI, v. 1*, n. 9, art. *, p. 12*-150, set. 2022 www4.fsane*.c*m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. A. Jan*ário, A. *. C. Moura, T. J. C. Gonçalves, D. H. S. *im*
</line>
<line>
134
</line>
</par><par>
<line>
O quarto * ú*timo *stágio *ev* iní*io em 1985 e ainda es*á em vigência, cujo *oco está
</line>
<line>
na cri*ção de valor atra*és do uso efeti*o *os recursos dis*oníveis. Ent*e as *écnicas
</line>
<line>
in*rodu**das durante essa fase est*o a Activit*-Based **nage*ent (ABM), Total Q*ality
</line>
<line>
Managem*nt (TQM) e benchmarking (SOUTES, 2006; *RAKASH, 2013).
</line>
<line>
A IF*C (1998) descreve a contabilidade gerencial an**s de **50 como "uma atividade
</line>
<line>
t*cn**a nec*ssária para a busca dos objetivos organizacionais". No segundo estág*o j* é *ist*
</line>
</par><par>
<line>
em um papel de a*o*o como ati*ida*e de gerenciamento, e
</line>
<line>
no terceiro q*arto estágio e
</line>
</par><par>
<line>
consolida-se co*o part* i*t*grante do p*oc*sso de
</line>
<line>
gestão, tendo * propósito d* *ornecer
</line>
</par><par>
<line>
*n*ormações a*s ger**tes para que utilize* n* tomada de decisão (ABDEL-K*DER;
</line>
<line>
*UTHER, 2006).
</line>
<line>
2.2 Instrumento* gere*ciais
</line>
<line>
A *ontabi*idade gerencial, denominada de "fase contábil que visa fornecer
</line>
<line>
infor*ações aos gerentes *ara uso *a p*ópria *r**ni*açã*", concebe um rol de instrumentos
</line>
<line>
qu* comp*em os artef*tos * sã* u*ilizados na tomada de decisã* (GAR*I*ON *t al., 2**3).
</line>
</par><par>
<line>
O* instrumento* gere**iais
</line>
<line>
po*em ser se*re*ados
</line>
<line>
e* tradicionais e contem*o**neos,
</line>
</par><par>
<line>
em que os tra*ici*nais são de*inidos como aqueles que u*il*za* o sistema de orçamento *ara
</line>
<line>
efetu*r o planeja*ento e controle das medidas de p*rfor*ance p*ra a *omada de deci**o,
</line>
<line>
enquan*o, po* sua vez, os cont*mporâneos forn*cem medidas f*sicas d* desempe**o
</line>
</par><par>
<line>
operaci*nal com maior direci*name*to *a*a sol*çã* de problemas, a
</line>
<line>
con*entran**-se
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
*edidas **o financeiras (C*EN*ALL; *AN*FIEL*-SMI*H, 19*8; WIDENER, *004).
</line>
<line>
*ntre os instru*ent*s gerenciais t*ad*cionais, estão o *usteio pa*rão, a análise *u*to-
</line>
<line>
Volume-Lucr* (CVL), as medidas de de*empen*o e os orçamento*; e, entre os instrumen**s
</line>
<line>
geren*iais **ntemporân*os, al*m do *BC, ABM, *QM e benchm*rki*g, es*ão o target
</line>
<line>
costing e * B*lan*ed S**reca*d (B*C) (JO*HI, 2001).
</line>
<line>
Tab*la 1 - *íntes* *os ins*rumentos ge*encia*s
</line>
</par><par>
<line>
Cus*e** padrão
</line>
<line>
Já foi con***erad* uma ferra**nta que apr*mora o planejament*, o cont*ol* e * avalia*ã* *e desempe*ho, porém, n* presente, o* relatórios de variação de cu*to pad*ão prepar**os men*al*ente são considera*os me*os út*is, pois as inf*rm*ções fornecidas s*o obsoletas e desa**alizadas (Sulaiman *t al., 2004).
</line>
</par><par>
<line>
*VL
</line>
<line>
Aju*a na compr*ensão da inter-r*lação entre a qu**tidade vendid*, os cu*t** inc*r*i**s, o p*eço ** *enda e o lucro auf*rido. Entretanto, por cau** de suas suposiç*es limitante*, acredita-*e que es*a ferrament* pode ter pouco uso na prát*ca. Por exempl*, *s pressupostos de que o *reço de venda e os custos p*rma**cerão c*nstantes ao longo do *empo podem não ser veríd*cos, haja vista q*e es*amos in*eridos em um con*e**o em que o amb*ente de negócios é alt*mente volátil
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.9, art. 7, p. 129-15*, s*t. 2022
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *el*vânc** dos Instrumentos Ger*nc*ais na Tomada de Decisão
</line>
<line>
13*
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
(Sula*man et al., 200*).
</line>
</par><par>
<line>
Medida* d* desempenho
</line>
<line>
Os métodos mais ci*ad*s na literatu*a p*r* medição d* desempenho s** o Retu** O* Investment (R*I), Residual Income (RI) e Eco*o*ic V*lue Ad**d (EVA). No entanto, os proponentes *o BS* argum*ntam *ue con**a* em medidas relacionadas somente à con*a*ilidade n*o é suf*c*ente, req*e*endo tamb*m a mensuraç*o de medid*s não fina*ceiras (Sulaiman et al., *004).
</line>
</par><par>
<line>
****mentos
</line>
<line>
O* orçamentos a*xil*am * planejamento e facil*tam a c**unicação e coordenação inte*departamental, servindo **mo ferr*menta p**a *v*liação do des*mpenho s*toria*, a*ém *e *er també* *m meio para as em*re*as aloca*em recursos escassos com mai*r ef*ciênc*a (*ar*ison et al., 2013).
</line>
</par><par>
<line>
AB*
</line>
<line>
É *ormalment* visto como um **canism* para est***tiva de custo* d* *rod**ão q*e aumenta a preci*ão *o custo do pr*duto, fornecen*o dados abrangentes de cus**s para a*a*iaç*o d* desempenho, informações mai* relevantes para a tomada de deci*ã* gerencia*, maior pote*cial para anál*se de sensib**idade e control* de custos, produt*s e *ervi*os (Joshi, 2001; Kren, 2018).
</line>
</par><par>
<line>
ABM
</line>
<line>
É um* e*tensão do ABC e se trata da utilização d* práti*as para melhor*r * *ficiência de u* pr*cesso **g*nizacion*l, assim, o *BM fornece *os gere**es u*a *érie de objet*vos * me*as, tais como elimin** ou reduzir ativid*des sem valor agr*gado, melhora*do assi* o r*ndimento e a *fici*ncia. Esses objet*vo* e metas são importantes dime*sões do *esempenho gerencial, auxiliando na medição d* qu*li*ade das decisões no que diz respeito ao alca*ce dos resu*tados d**ejados (Cooper & Kaplan, 1992; *re*, 2018).
</line>
</par><par>
<line>
TQM
</line>
<line>
É uma a*o*dage* ba*eada em ge*tão com * participaçã* d* todos os m**bros *e uma organ*zação na me*h*ria do* pro*essos, produtos, s*rviços e cu*tura; a fim de *lca*çar um maior nível de satisfação dos clie*tes * demais partes associadas interessadas (Ara*da & Márque*, 2*15; Ismyr*i* & Moschid*s, 2015; Yeng et *l., 2018) .
</line>
</par><par>
<line>
Benc**arkin g
</line>
<line>
É *m* ferr*menta empreg*da na medição *bjetiva *a qualidade dos processos i*ternos de uma orga*iza*ão, *ando suporte para qu*, atravé* de *ma *ná*ise comparativa, seja possív*l *om*reender * que as outras empresas *o me*mo s*t*r estão fazen*o p*ra obter *íveis d* *esempen*o *uperiores, a*udando a reconhecer i**ns necessár*os para melhor*r a pró*ria *erformance (Krishnamoort*y & *\Lima, 2*14) .
</line>
</par><par>
<line>
T*rget costing
</line>
<line>
É *ma q*estão estrat*gica n* *est*o ** *usto* que *e *once*tra principalmen*e no ge*enciamento de custos e no planejamento do lu*ro fu*ur*. O target costin* maximi*a o cont*ole *ob*e os custos, aumenta o* lucro*, reduz os custos do ciclo de vida do produ*o e permite que as empresas escl*reça* * meta da redução de custos de man*ira prática, realista e objetiva (Sharafoddin, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
B*C
</line>
<line>
No que concer*e o BSC, *om o *ntui** de *ão f**ar apena* em medida* contábeis para avaliar o desempenho da empresa, seus ment*res propuser** anal*sá-la a partir d* quatro perspectivas: processos i*terno*, *prendizag*m e cr*scime**o, cli*ntes e aspectos fin*nceiros (Sula*man et al., 2004).
</line>
</par><par>
</page><line>
Atualmente, o ent***imento que p**domina é de que os instrume*t*s gere*ciais
</line>
<line>
co*te*porâneos demonstram me*hor adaptação ao ambiente de negó*ios compe*itiv** do
</line>
<line>
século XXI, vi*to que são eficazes em aumentar a *apacidade *a organização de at*nder com
</line>
<line>
maior a*er**cia a seus obje*ivos estratégicos, vi*biliz*ndo u*a comp*tição mercadológica
</line>
<line>
em *í*el internacional (SUL*IMAN et al., 2004).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin* PI, *. 19, n. 9, art. 7, p. 1*9-150, se*. 2022 www4.fsanet.com.*r/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. H. A. J*nu*rio, A. M. C. Mou*a, T. J. C. G*nçalves, D. H. S. Lima
</line>
<line>
136
</line>
</par><par>
<line>
2.3 Tom*d* de *ecisã*
</line>
</par><par>
<line>
Me*horar a capa*idade humana de de**dir *e*resenta um *os g*andes desaf*os globais
</line>
</par><par>
<line>
para o futu*o, de*ido, entre out*os asp*c*os, à proliferação de o*çõe* disponíveis
</line>
<line>
e ao
</line>
</par><par>
<line>
aumento da co*plex*da*e de muit*s decisões, g*rando incerte*a e *equ*rendo maio* de*a*da
</line>
<line>
de *ecursos cognitivos (GLENN; FL*RE*CU, 2*16).
</line>
<line>
So* a *tica do *onto de vist* econômic* da racio*a*idade, as de**sões devem bas*ar-
</line>
<line>
se em crenças sob*e possívei* res**tados, seus valores ou uti*idades a**ociadas e *u*s
</line>
<line>
p*obabil*d*des *e ocorrência. No *ntanto, pesquisas sobre julgamento e t*mad* de decisão
</line>
</par><par>
<line>
demonstrar** *ume*osas *iolações
</line>
<line>
desse *r*nc*pio, como reversões de preferências, efeitos
</line>
</par><par>
<line>
d* e*quadramento e ponderação i*adequada da* prob*bil*dades (SIMON, 1979).
</line>
<line>
Em certo* casos, * poss*vel que j*lgame*tos imprec*sos **o sej*m tende*c*os*s, *as
</line>
</par><par>
<line>
o pr*cess* que o* produz é sistematicam**te
</line>
<line>
def*c*ente
</line>
<line>
de algum* forma. Na *onstrução d*
</line>
</par><par>
<line>
julgament*s, as pessoas tendem a usar a* inform*çõe* disponí*eis de *an*ira incon*istente e
</line>
<line>
incom*leta, prejudicando a p*ecis*o (SOLL e* al., 2015).
</line>
<line>
Fadiga e *istração estão entre os f*tores q** infl*enc*am o indivíduo a t**ar
</line>
</par><par>
<line>
prontamente
</line>
<line>
uma decisão, sem *acioc*n*r de forma suficiente e a**quada. No que t*nge
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
fadiga, ela limita temporariamente as *apacidade* *e monitoramen*o e **rcepção de possí*eis
</line>
</par><par>
<line>
erros, ao pa*s* qu* a d**tr*ção t*m um *fei*o
</line>
<line>
simil*r, red**ecionand* a *te*ção para o
</line>
</par><par>
<line>
enco*tr* de s*luções céler*s (BAUMEISTER et al., 2007; MI*KMAN, 2012).
</line>
</par><par>
<line>
En*re os f*tores que po*e* melhor*r a qualidade da to*a*a de decisão estão
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*n*trução *e interru*ções, a fim *e inc**tiv*r a *efl*x**; a tomada de decisã* com
</line>
</par><par>
<line>
antecedência, *ara
</line>
<line>
evitar
</line>
<line>
o c*mporta*ento impul**vo; a seleção de um conjunto
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
alt*rnat*vas, qu* é tão *mportante quanto e*c*lher conscie**emente; e a u*il*zação de mode*os
</line>
<line>
l*n*are*, *ois si*tematizam a dependência de crit*rios de decis*o rele*a*t*s e eliminam a
</line>
<line>
po*sib**id*de de viés (SOLL et al., 2015).
</line>
<line>
3 ASPECT*S METODOLÓGICOS
</line>
<line>
*.1 Classificaçã* *o estu*o e amostra
</line>
<line>
P*ra *tingir o objet*vo do *studo, o*tou-se pela abord*ge* qualitativa, q*e cla**ifi*a o
</line>
</par><par>
<line>
ambie*te natura* como **nte *ireta para cole*a de dados, inte**retação de *enômenos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n.9, art. *, p. 1*9-150, *et. 2022
</line>
<line>
www*.fsa*et.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Relevâ*cia dos Instrumen*os Geren*iais n* To**da de Decisão
</line>
<line>
137
</line>
</par><par>
<line>
*tr**uiçã* de significad**; possibilita*do a captura e represe*tação *as visõe* e perspecti*as
</line>
<line>
dos env*lvidos (YI*, 2016).
</line>
<line>
Realiz*u-se e*tu*o de c*so em um* emp**sa d*s*ri*uidora de *ás c*nalizado,
</line>
</par><par>
<line>
loc*lizada no município de Natal/RN. Yin (2001)
</line>
<line>
d*fine *studo de caso como estratégia
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
pe***isa que repre*enta uma maneira de investigação empírica que segue um conj*nto de
</line>
<line>
proce*imen*os pr*-e*pe*ificados, a fim *e estudar u* fenôm**o em se* conte*to re*l.
</line>
<line>
A escolha pelo estudo de c*so ún*co ocorr** mediante entendimen*o de q*e essa
</line>
</par><par>
<line>
estr*té*ia fornece suporte su*iciente
</line>
<line>
para * tra*ativ* da
</line>
<line>
questão-proble*a, *abendo
</line>
<line>
destacar
</line>
</par><par>
<line>
que a *mpre*a investiga*a possui a car**terística requerida prev**men*e pelos pes*uis*dores,
</line>
<line>
ou *eja, trata-s* de uma organiz*ç*o com es*ru*ura administr*tiv* ro*u*ta * hierarqui*ada,
</line>
</par><par>
<line>
demon*tr*ndo *ssim g*an*e *ossibilidade de empregar
</line>
<line>
os
</line>
<line>
instrum*nt** ger*n*iais em seus
</line>
</par><par>
<line>
proc*ssos inte*nos. O es*udo é
</line>
<line>
descritivo, pois visa registrar e descr*ver fenômenos
</line>
</par><par>
<line>
obse*vados sem interfe*ir neles (PR*D*NOV; *R*ITAS, 2013).
</line>
</par><par>
<line>
A amos**age* ad*tad* foi a não prob*bil*stica
</line>
<line>
d* *ipo int**c*onal,
</line>
<line>
haja vista que,
</line>
</par><par>
<line>
segundo Flick (2009, p. 127), "é
</line>
<line>
difícil **rnecer
</line>
<line>
des*riçõ*s e expl*cações profun*as de um
</line>
</par><par>
<line>
ca*o e*con**ado a par*ir da apl**ação do princípio da amostra*em aleatória".
</line>
<line>
3.2 Co*eta, tratamento e aná*ise *o* dados
</line>
<line>
Qu*nto à coleta dos dados, utilizo*-*e *omo in*trum**to a entre*ista *emiestruturad*,
</line>
</par><par>
<line>
**ra * qual fo* se*uido
</line>
<line>
u* roteiro com o i*tuit* *e obter a* informações
</line>
<line>
n*ces**ria* d*s
</line>
</par><par>
<line>
en*revistados, a partir de perguntas *ré-e*ta*el*cidas e **t**s *ais que foram ref*rmuladas e
</line>
<line>
elabo*a*** n* d*correr *a entre*ista.
</line>
</par><par>
<line>
O roteiro de en*revista foi b*se*do no trabalho desenvolvido por *antos, Dorow
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Beuren (*016), porém foi mo*i*ic*do para
</line>
<line>
adapt*r-se à realidade do* entrevista*os e ao
</line>
</par><par>
<line>
*bjetivo d* *studo. Para val*d*r inf*rma*ões fornec**a* pelos entre*istados,
</line>
<line>
ta*bém
</line>
<line>
*o*
</line>
</par><par>
<line>
re*lizada an**ise doc*mental, c*m i*tenção de pro*over a tr*ang*laç*o das evi*ências.
</line>
</par><par>
<line>
A entrevista foi r*alizada no *ês de novembr* de *019 no â*bito
</line>
<line>
da empres* em
</line>
</par><par>
<line>
est*do, em u*a s*la *e reun*ões, onde * *iálogo e*tre os pesqu*sadores e os entrevista*os *oi
</line>
</par><par>
<line>
integ*almen*e regi*tra*o por meio *e ap*relho
</line>
<line>
elet*ôni*o que
</line>
<line>
*o*sui *u**ão
</line>
<line>
*e gra*a**o de
</line>
</par><par>
</page><line>
*udio. A pri**ir* entrevista, com o ger*n*e do seto* *inanc*iro, du**u 23 minutos e 12
</line>
<line>
segu*dos (00:23:12); * a segunda e*trevista, com o g*ren** do setor contábil, teve duração de
</line>
<line>
1 h*ra * *2 segundos (01:00:*2).
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresi*a PI, v. 19, n. 9, ar*. 7, p. 129-150, set. 2022 www4.fs**e*.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. H. A. Januá*io, A. M. C. Moura, T. J. *. Gonça*ves, D. H. S. Lima
</line>
<line>
138
</line>
</par><par>
<line>
A dis*repânc*a *a di*erença de tempo de entre*ist* para *ada entr*vist*do n*o oco*reu
</line>
<line>
em função de i*tervenção dos *esqu*sadores, mas p*l* fat* de que o geren*e d* setor contábil
</line>
<line>
*onsum** m**s tempo do que o gere*te do setor financ*iro d*vido *presentar detalhadam*nte
</line>
<line>
s*as colocações frente a*s questionament*s *ue lhe fora* fei*os. É im*ort*nte just*ficar que
</line>
<line>
*ssa diferença não *rejudicou a etapa de aná*ise d*s resultados.
</line>
</par><par>
<line>
O ro*eiro de entrevista
</line>
<line>
c*mpunha-se de *u*tro
</line>
<line>
par*es, se*do elas: (i) *erfil *os
</line>
</par><par>
<line>
entrevist*dos e da *mpresa, (i*) instrumentos ger*ncia*s, (iii) t*mada de decisão e (*v) opinião
</line>
</par><par>
<line>
dos
</line>
<line>
e**revistados. A part* um tinha como foco
</line>
<line>
expl*rar a* inf*rmações acerca dos
</line>
</par><par>
<line>
entrevistados e da empresa em estudo, enquanto *s parte* dois, trê* e *uatro foram elaboradas
</line>
<line>
*om * objeti*o de obt*r info*m*ções su**cientes para *ubsidiar * p*rcepção *os entrevista*os
</line>
<line>
de forma mais detalh**a.
</line>
<line>
A*si*, visando alcan**r a profundida*e neces*ári* para re*ponder ao questionament*
</line>
</par><par>
<line>
pro*osto, *o* real*z*da
</line>
<line>
*nálise de
</line>
<line>
conte*do com apoio do software A**as.*i®. A anális* de
</line>
</par><par>
<line>
con*eúd* é uma técnica d* inves*igação *lás*ica u*ilizada par* an*lisar o ma*er*al textu*l que
</line>
<line>
apr*senta *ont*s de vista su*jet*vos, t*n*o por finalidade a descrição ob*etiva, sistemática e
</line>
</par><par>
<line>
q*ant*tativa do cont*údo manifesto da comunica*ão (*LICK, 2009; BARDIN,
</line>
<line>
2011). *
</line>
</par><par>
<line>
análise de conteúd* foi realizada em t*ê* etapas, sendo *la*: (i) pré-análise, (*i) e*ploração do
</line>
<line>
m*t*ri*l e (i*i) **re*entaçã* do re*ultado (BARDIN, 2011).
</line>
</par><par>
<line>
A pré-análi*e e*volveu a
</line>
<line>
p*ep*ração dos pesquisa***e* *ara a*u*r em cam*o, o
</line>
</par><par>
<line>
*lanej*ment* do roteiro de **tr*vi**a, a *oleta dos dad*s e a e*co*ha de q*al software utiliza*
</line>
<line>
para dar s*porte ao proce*so de análise de co*teúdo.
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
e*plo*açã* do material consistiu na etapa de trat*mento
</line>
<line>
dos dados colhidos. Os
</line>
</par><par>
<line>
áudi*s dec*r*entes das en*revist*s fora* tran*critos e ta**lados e posteriormen*e importados
</line>
</par><par>
<line>
a* softwar* Atlas.ti®,
</line>
<line>
no
</line>
<line>
qual for*m definidas três categorias *om base n* r*t*iro de
</line>
</par><par>
<line>
entr*vis*a, sen*o elas: (i) inst*umentos g*r*nciais, (ii) tomada d* decisão e (iii) *piniã* dos
</line>
</par><par>
<line>
entrevista*os; que *or*e*po*dem ** n**leo da discussã*
</line>
<line>
que se pretende
</line>
<line>
*razer à *uz,
</line>
</par><par>
<line>
abarc*n** os dados condizentes a ca*a categoria.
</line>
</par><par>
<line>
A apresenta*ão do r*su*tado é o desfecho da análise de conteúdo, culminando em
</line>
<line>
inf*r*ncias e in*erp*eta*ões do* d*do* analis*dos pelos pesquisadore*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Te**sina, v. 19, n.9, *rt. 7, p. *29-1*0, se*. 2022
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Re*e*ância dos Instrumentos Ger*nciais na To*ada de De*i**o
</line>
<line>
139
</line>
</par><par>
<line>
4 *NÁLI*E E DISCUSSÃO DOS RE*ULTA**S
</line>
</par><par>
<line>
4.1 Perf** *os entrevis*ado* e da empresa
</line>
</par><par>
<line>
*abela 2 - Perfil dos e*trevistados
</line>
</par><par>
<line>
Entrevista*os
</line>
<line>
Gênero
</line>
<line>
i da de
</line>
<line>
For*a*ão acadêmica
</line>
<line>
Função atua*
</line>
<line>
Tempo de atuaçã*
</line>
</par><par>
<line>
E1
</line>
<line>
Ma*cul*n o
</line>
<line>
31
</line>
<line>
Ad*inistração
</line>
<line>
Ger*nte financeiro
</line>
<line>
11 a nos
</line>
</par><par>
<line>
E2
</line>
<line>
M**c*l*n *
</line>
<line>
36
</line>
<line>
Ciências *ontá***s
</line>
<line>
Ger*nte cont*bil
</line>
<line>
12 a *os
</line>
</par><par>
<line>
Vis*ndo à *rese*v*ção *a id*ntidade, os entrevistados estão se**o denominados neste
</line>
</par><par>
<line>
estu** apenas como "E1" e "E2", conforme
</line>
<line>
consta na Tabela 2. Cabe destaca* q*e E1
</line>
<line>
*stá
</line>
</par><par>
<line>
cursando duas especializ*ções, sendo u*a em f*nança* e i**estime*tos e out*a em
</line>
</par><par>
<line>
*ont*oladoria a*li*ada ao setor pú**ico. Ambos atuam *a empresa há mais de uma década
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
a*ualmente *ão gerentes. E1 realizo* curs*s ***a exercer a ativida*e de gest*o, ao pass* que
</line>
<line>
E2 afi*mo* ter adqu*rido *abilidade em ge*ir através da prática pr*fissi*nal.
</line>
<line>
Qua*do *ue*tiona*os ac*rca da* atribuições que *xercem na f*n*ão que ocupam
</line>
</par><par>
<line>
atual**nte, E1 discorre que realiza controle ** flu*o de caixa d* en**dade, pagamen*os o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
re**bimentos, classificação d* d**umentos f*scais e re*enção e rec*l*imento de tributos; por
</line>
<line>
sua vez, E2 enfat*za os desafios do setor co*tábi*, citando, *** exem*lo, o suporte gerencial
</line>
<line>
que pr*cisa f*rnecer, visto que, com o processo de co*vergência às normas i*ternaci**ais de
</line>
<line>
contabilidad* (IFRS), houve *ma *udança no perfil do profissional cont*b** nas empr*sas,
</line>
</par><par>
<line>
em
</line>
<line>
q*e **te d*ixou de
</line>
<line>
ape*as re*istrar o passado e agora
</line>
<line>
pass* a partic*pa* *a g*stão,
</line>
</par><par>
<line>
p*ospectando futuro. Ou seja, al*m de ser o
</line>
<line>
re**on*ável pel* escrita
</line>
<line>
contá*il e fi*ca*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
gerênci* d* contabil*d*d* também pas*ou a gerar relatórios i**ort*ntes para nortear a toma*a
</line>
<line>
d* decisão da **t* adm**i*traç*o.
</line>
<line>
Ao *erem i*d*gados acerca dos afaze*es desenvo*vid*s *otineira*ente *a empresa, os
</line>
<line>
*ntrevist*dos foram or*en*ados a discorrer com o máxim* de detal**s, possibilita*d* conhecê-
</line>
<line>
los melhor enq*anto pro**ssionais.
</line>
<line>
"Minha *otina eu divido geralmente em duas *artes. Uma *arte é **is de con*erênci* dos p*o**ssos. Eu
</line>
<line>
dedico ma*s ou m*nos *eio *eríodo diar*a*e*te para fazer confe*ência **s *rocessos, e o outro período
</line>
<line>
para análises; análise de *luxo de cai*a, pe*spectiva de inv*s*ime**o, f*n*nciam*nto." (E1).
</line>
</par><par>
<line>
"Uma tarefa que eu pro*uro exercer diariamente é
</line>
<line>
veri*icar s* todo mund* e**á *ea*m*n*e sintonizado
</line>
</par><par>
</page><line>
(...). Além diss*, *u pr*curo v*r as dema*das do meu c*efe ime*iato (...); p*rque ela é o nos*o elo entre
</line>
<line>
o setor e o sóci*, então, em *m segu*do momento, eu proc*ro ver se tem a*guma n*v* deman*a, al**
</line>
<line>
*as rotinas nor*ais. Depois d*ssa primei*a análise, se tem algu*a nova de*anda ou n*o, eu passo para
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. 19, n. 9, art. *, p. 12*-150, set. 2022 w*w4.fs*net.com.br/*ev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. H. *. Januário, A. M. C. Moura, T. J. C. Gonç*lves, D. H. *. Lima
</line>
<line>
140
</line>
</par><par>
<line>
as *arefas d*árias do set*r, verificar *e os prazos estão sendo *tendidos, se tem *lgum* pendência *om
</line>
<line>
outros set*res, os *osso* acordos. Eu **nho ac*rdos com as *emais ár*as **ra entr*ga de inf*rmações,
</line>
<line>
e*tão eu faço esse **nte fino para saber s* * gente vai conseguir atender o no*so cr*nogram* junto ao
</line>
<line>
*ócio..." (E2).
</line>
<line>
*2 m**ciono* que em seu set*r *s c*la**radores trabalham co* ro*ízio de f*nção,
</line>
<line>
res*ltado da c*ltura que *mplantou de que todos devem ter o conhecim*nto nece**ário para
</line>
<line>
executa* os *fazeres di*rios, mes*o que su*erfi*ialmente, para q*e nã* *corr* de a*en*s um
</line>
<line>
i**ivíduo centralizar d**erminada atividade e o *etor inte*ro fi**r dep*ndente **le, s*b o risco
</line>
<line>
de sua ausência pr**udicar o seu func*ona*ent*.
</line>
</par><par>
<line>
E2 t*mbém informou que ocupa parte do tem*o livre est**ando novida*es da
</line>
<line>
á**a
</line>
</par><par>
<line>
c*nt***l, principa*men*e no que
</line>
<line>
diz respeit* l*gislação e normas in**rna*iona**, alega*do à
</line>
</par><par>
<line>
que, *e*ido à tamanha subjetividad* *ue a *ontabilidade incorporou, ele deve **so*ia* a regr*
</line>
<line>
da me*h*r f**ma possív*l, p*ra q*e refl*ta * realidad* d* negóc*o atr*vés dos demons**ativos
</line>
<line>
qu* elabora.
</line>
<line>
Vi*ando à pres*rvação da ide*tidade, * empresa inves*ig*da é *enominada no presente
</line>
</par><par>
<line>
*studo como "A**a", tratando-se, p***anto, de uma empresa *nserida
</line>
<line>
*o ramo de ativi**de
</line>
</par><par>
<line>
indust*i*l *u* atinge *m *aturam*n*o brut* anua* de até R$ 240.000.000,*0 e e**á enqu*drada
</line>
<line>
no regi*e de tributação do Lucro Real.
</line>
<line>
C*be destacar que Alfa é um* es*atal de economia mis*a que, ape**r de c**petir com
</line>
<line>
out*as empres*s qu* comerc*alizam combu*tív*is, de**m * monopól*o da *istr*buição de gás
</line>
<line>
c*nalizado no Estado do Rio Gra*de d* Nort* e está e* atividade há 26 *nos. Alfa p*ssui
</line>
<line>
f*liais nas c*dades de Mo**or*/R* e Mac*íba/RN; por*m, * uni*ade d* Macaíba * a*enas u*
</line>
<line>
gal*ão para estocagem de ma*erial, se* oferecer atendime*to ao públ*c*, mas com CNPJ
</line>
<line>
regi**rad* jun*o à Receita *omo *ilial.
</line>
<line>
*uanto à estrutur* organizacional, Alfa possui 17 *etores segmentad*s em gerências e
</line>
<line>
assessorias. As gerências se divi*em em *H, finan*eiro, comerci*l, s*primentos, TI,
</line>
<line>
conta*ilida*e, área técnica, operaçã* * manu*enção de gasodu*os, Segurança, M*i* Ambien*e
</line>
</par><par>
<line>
e Saúde (SMS), além d* uma *erência fixada
</line>
<line>
em *ossoró, *ue apesar de tratar-se de uma
</line>
</par><par>
<line>
filial,
</line>
<line>
*tua como um se*** da empres*. As a*sessorias s*o compostas pelo pla*e**mento,
</line>
</par><par>
<line>
s*creta**a geral, s*cretaria *xecu**va e *utras mai* qu* *ssessoram especialm*nte
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*residência (assessor*a de comu*icação * ass*ssoria jurídica).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, T*resina, v. 19, n.9, art. 7, p. 129-150, set. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Re*evância dos In*trumentos Gerenciais *a Tomada de *ecisão
</line>
<line>
141
</line>
</par><par>
<line>
4.1 Pe*cep*ão *os gerentes
</line>
</par><par>
<line>
*e acordo com a IFAC, Alfa ainda se enquadra no pri*eiro estágio do
</line>
<line>
processo
</line>
</par><par>
<line>
evolutiv* *a contabilida** ger**ci*l, cujo f*co consiste prin*ip*lmen** na *eterminaç*o do
</line>
</par><par>
<line>
cust* *edia*te u*i*i*açã* de *rçame*to * c*ntrol* financeiro
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
processos de prod*ção
</line>
</par><par>
<line>
(ABDEL-KA*ER; LUTH*R, 2006). Essa a*irmação é *nfatizada no trecho que cons*a
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
Figura 2.
</line>
</par><par>
<line>
Figur* 2 - Ap*ica*ã* da **ntabili*ad* gerencia*
</line>
</par><par>
<line>
Identi*ica-se, at*avés dos dado* analisa*os, a adoç*o *o custeio pad*ão e orçamentos.
</line>
<line>
*onfor** Chenhall e *angfie*d-Smith (1998) e Widener (2004), *s*e* instru*entos
</line>
</par><par>
<line>
ger*nciais, denominado* *ra*icion*is,
</line>
<line>
*s*ão se tornando
</line>
<line>
ob*ol*tos po* *ão se*em *ais
</line>
</par><par>
<line>
con*iderados ad*qua**s ao processo
</line>
<line>
deci*ório. Como uma *ossí*el e**licação
</line>
<line>
par* essa
</line>
</par><par>
<line>
def*s*ge* no rol de *ns*r*mentos *erencia*s utili*ado* pelos g*rentes da Alfa, tem-se o fato
</line>
<line>
de trat*r-se *e uma empre*a est*ta* q*e detém *o*op*lio d* princ*pal produto que
</line>
</par><par>
<line>
comercializa, por
</line>
<line>
consequência, devido à ine*i*tênci* de compe*ição mercad*lógica,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*nfoque gerencial não integra ** priori*ades da *lta admini***a*ão.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina P*, v. 19, n. 9, *rt. 7, p. 129-150, se*. 2022
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. A. Januári*, A. *. C. Moura, T. J. C. Gonçalves, D. H. S. *ima
</line>
<line>
142
</line>
</par><par>
<line>
Fig*ra 3 - I*strumentos gerenciais u*iliz*dos
</line>
</par><par>
<line>
*a F*gura 3 consta que E2 citou que a companhia d*veria ut**iz*r a contabilidad*
</line>
<line>
geren*ial como um* ferra*e*ta prospectiva, ou s*ja, di*ecionad* para * fut*ro. Também
</line>
</par><par>
<line>
crit**a o f*to
</line>
<line>
*e qu*, em mei* a uma *ua*tid*de co*siderável
</line>
<line>
de instrum**tos gerenciais
</line>
</par><par>
<line>
dispo*íveis, * alta *dministra**o manife*ta i*t**esse *estrito p*l* c**teio p*drão * *elo*
</line>
<line>
orç*mentos, limitand* as possib*lidade* d* maximi*açã* do alcan*e *a informaçã* *ontábil.
</line>
<line>
A *o*st*taç*o de que apenas instrumentos *e*en*ia*s trad*cionais *ão a*otados pela
</line>
<line>
Alfa * uma evid*ncia de a*raso do ponto *e vis*a g*rencial, provoca*o pela não utiliza**o de
</line>
</par><par>
<line>
*erramentas contemporânea* qu* *emon*tram mais eficácia e aume*tam * *apacidade
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
empr*sa de atender com *aior aderênci* seus objet*vos es*ratég**os (SULAIM*N et al.,
</line>
<line>
2004).
</line>
</par><par>
<line>
No
</line>
<line>
to*ant* à tomada d* dec**ão,
</line>
<line>
c**forme consta na Fi*ura 4, el* é re*lizada p*r
</line>
</par><par>
<line>
gere*t*s, diret**** e conselheiro*. As decis*es
</line>
<line>
do* g*rentes **ingem *penas o s*tor que
</line>
</par><par>
<line>
administram, ao passo que as decisõ*s que af*tam *od* * e*trutura da Alfa são *o*adas pela
</line>
<line>
diretoria. O estatuto da Alfa prevê que as decisões na diretor*a dev*m *e* unânim**, o* seja,
</line>
<line>
tod*s o* di*e*o*es precisa* concordar com a decisão para que ela seja acatada, *aso con*r*rio,
</line>
<line>
a decisão é transmit*da ao conselh* de a**i*istração, q*e é a *nstância sup**ior à* d*mais,
</line>
</par><par>
<line>
composta po* *m
</line>
<line>
*ú*ero í*par de membros, o
</line>
<line>
qu* impos*ibilita empa*e na* votaçõe* das
</line>
</par><par>
<line>
pau*as deliber*das.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teres*na, v. 19, n.9, art. 7, p. 129-150, set. 2022
</line>
<line>
*ww4.f*anet.com.br/re*i**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Rel*vância dos Instr*mentos Geren*iais na Tomada de Decisão
</line>
<line>
*43
</line>
</par><par>
<line>
F*gura 4 - Tomada de d*cis*o
</line>
</par><par>
<line>
A *nálise d*s dados expôs a e*istência *e p*oto*olos
</line>
<line>
norm*ti*os *o processo
</line>
</par><par>
<line>
decisório, a*sim *omo a*ribuiç*e* e delimitações de respons*bilidad*s a*s ind*v*duos
</line>
</par><par>
<line>
envolvido*, dado que é *ealizada de fo*ma pa*ticipativa. A litera*ura discorre a*erca
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
méto*os dive*sos para a melhor*a signi*icat*va da qua*id*de da *ecisão, com fo*** apelo ao
</line>
<line>
mel*orame*to da co*nição e red*ção da incidência de *iés, a*sim c**o o estabe*ecim*nto de
</line>
<line>
regras e princípi*s ap*opriados (*A*MEIST*R et *l., *00*; MCKEN*IE; LIERSCH, 2011;
</line>
<line>
S*L* et al., 2015; ZWILLIN* et al., 2*19).
</line>
<line>
Quanto aos recursos u*ili*ados na to*ada de *ecisão, *videncia-s*, conforme *onsta
</line>
<line>
na F*gura 5, a exist*ncia de um sistema integrad* de gestã* em*resarial (Ent*rprise Resour*e
</line>
<line>
Planning - ERP) que é alimentado com informações *eradas pelos diversos set*res da Alfa,
</line>
<line>
reduzindo o ri*co de decisões tomadas co* base na intuiç*o.
</line>
<line>
*igura 5 - Recu*s** utilizados pelos ger*ntes na t*mada de decisão
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *SA, T**esina PI, *. 19, n. *, art. 7, p. 12*-150, set. 2022
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. H. A. **nuá*i*, A. *. C. ***ra, T. J. C. Gonçal**s, D. H. S. L*m*
</line>
<line>
144
</line>
</par><par>
<line>
Os entrevi*tados t*mbém *itaram out*o* re**r*os, como os *elatório* g*r*ncia*s,
</line>
<line>
inf*rm*ções c*ntábei* e a ex**riê*cia profissional; **d* os **latórios ge*en*iai* *
</line>
<line>
in**rmações contáb*is assumem pa*e* pr*ncip*l n*sse *ontexto, enquan*o a ex*eriên*i*
</line>
<line>
p*of*ssional é um *ecurso auxiliar que serve co*o di*ecionador.
</line>
<line>
E1 e*fati*ou que, em geral, ao tomar uma decis*o, as in*ormaçõe* co*sideradas são
</line>
<line>
basicam*nt* as extraídas do ERP, o*de estão conc*ntrados todos os dados * inform*ç*es da
</line>
<line>
Alfa, e se as deci*ões forem de c*n*o fin*nceiro, são amp*radas c** uso d* cu*teio padr*o e
</line>
<line>
*os or*a*ent*s.
</line>
<line>
C*nforme consta n* F*gu** 6, os entr**ist**os foram quest*onados q*an** ao grau *e
</line>
<line>
rele*ância *ue atribuem à contabilidade gerencial, em uma escala de 0 a 10, *ol*cit***o-se
</line>
<line>
ta*bém uma justificat*v* *ara a *s*o*ha.
</line>
<line>
Figu*a 6 - R*levânci* da contabilidade gerenc*a*
</line>
</par><par>
<line>
A*es*r do consen*o, onde ambos atribuír** o nú*e*o máx*mo da *scala, E* deu um*
</line>
</par><par>
<line>
resposta aparentemente
</line>
<line>
f*c*da nos i*stru*entos gere*cia*s ao *nvé* da contabili*ad*
</line>
</par><par>
<line>
ger*ncial em s*, possiv*lm*nte por falta d* conhecimento n*cessário par* *mbasar melho* sua
</line>
</par><par>
<line>
justificativa. E2 foi célere e fez alusão à
</line>
<line>
infor**ção gerencial na tomada de
</line>
<line>
d*cisã*, nã*
</line>
</par><par>
</page><line>
discorre*do acerca da con*abilidade g*rencial prop*iamente dita.
</line>
<line>
Posteriorment*, conside*ando * escala anterior de 0 a 1*, questionou-se **al o grau d*
</line>
<line>
rel**ância atri**ído aos instrument*s gerenciai* e o po*quê, c*nfor*e consta na Fi*u*a *.
</line>
<line>
Rev. *SA, T*resina, v. 19, n.9, a*t. 7, p. 12*-150, set. 202* www4.fsanet.c*m.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Relevânci* dos In**rumentos Gerenciais na To**da *e Decis*o
</line>
<line>
1*5
</line>
</par><par>
<line>
Figu*a 7 - Relevância dos ins*rumentos gerenciais.
</line>
</par><par>
<line>
E2 *ão a*enas *espond*u o que
</line>
<line>
lhe foi questionad*, at*i*u*ndo 10, como foi além,
</line>
</par><par>
<line>
inserindo o ques*iona*e*to no con*exto *a Alfa, portanto, com b*se nos a*os praticados pela
</line>
<line>
al*a *dm**istraçã*, que valoriza* apenas instrume**os gerenciais tra**c*onais, limitando o
</line>
<line>
alcance da informaç*o contábil, *tribuiu 6.
</line>
</par><par>
<line>
Mant*ndo a
</line>
<line>
escala de 0 * 10, *uestionou-*e qual o g*au de r*levânci* a**ibu*do aos
</line>
</par><par>
<line>
instrument*s ge*enciais na toma** de decisão e o porquê, confo*me c***ta na F*g*ra 8.
</line>
<line>
Figura 8 - Relevâ*cia do* instr*mentos gerenciais na tomada de decisão
</line>
</par><par>
<line>
Evidencia-se que a justificati** de E2 não foi refer*n*e à sua perc*pção própria, po*s
</line>
<line>
c*loc*u o* seus superi*res hierá*quicos co*o referenc*al pa*a o 8 que atribui*, sendo que esse
</line>
<line>
não era o objetivo da pergunt*, po*ém, d*monstra a forma co*o o g**tor *nxerga a relev*ncia
</line>
<line>
*os instrumento* geren*iais na tomada de decisã* * part*r da ót*ca dos ind*vídu*s que dã* a
</line>
</par><par>
<line>
palavra final, não cons**uindo
</line>
<line>
*eterminar se para el*s a rele*ânci* é máxim*, por acreditar
</line>
</par><par>
<line>
que a experiência p*ofissional pode pesar *ais *o que *s informaç*es con*ábeis.
</line>
</par><par>
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Rev. FSA, Teresin* PI, v. 19, n. 9, art. 7, p. 12*-*50, s**. *022
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</line>
<line>
146
</line>
</par><par>
<line>
5 CONSIDERA*ÕES FINA*S
</line>
</par><par>
<line>
O estudo p*o*uro* cont*ibuir com a litera*ur* que ca*ece de pesquisas empí*icas na
</line>
<line>
*rea da *on*abili*ade gerencial, o*j*tivan*o a explo*ação d*s processos qu* são cons**uíd*s e
</line>
<line>
executados dentro *e uma organizaçã*, com vista* * comp*eender * *erc*pçã* dos gerent**
</line>
<line>
acerca *a relevâ**ia dos *nstru**ntos gere*ciais na toma*a de decis*o.
</line>
<line>
A pe**epção dos ge*e*t*s da A*fa f*i evidenciada por m*io da análise dos d*dos
</line>
<line>
obtidos a pa*tir de uma entrevista semiestruturada, além *a* observações feitas pe*o*
</line>
</par><par>
<line>
pesquisadores que atuaram em campo. A*esar *e * *esu*t*d* nã* se* co*clusivo, devido
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
unic*d*de *most*al, é possível realizar inferências e i*te*pretações com base nos achados.
</line>
</par><par>
<line>
Os e*trevist**os expuseram **e os instru*e*tos ger*nciais têm
</line>
<line>
*lta *elevância n*
</line>
</par><par>
<line>
process* deci**rio da Alfa, *ervin*o de supo*te, co* ou*ros r*curs*s adotados *m conjun**,
</line>
<line>
para a* decisões to*adas, p*r*m, os instrumentos ut*li*ados sã* ultra*assados, colo*a*do
</line>
</par><par>
<line>
Alfa no primei** es*á*io evol*ti*o *a contab*lidade gerencial e li*itando o alcanc*
</line>
<line>
*o*
</line>
</par><par>
<line>
ben**í*ios *ue a in*ormaçã* *ontábil poderia propor*ionar à empre*a.
</line>
</par><par>
<line>
P*de-se considerar que o obje*ivo do est*do *oi parcialm*nt* alc*nçado d*vido à
</line>
<line>
*nacessibilidade dos *esq*isa*ores ao* dire*ores e cons*lhei**s da Al*a, invia*iliza*do um*
</line>
<line>
a*álise mai* ro*usta.
</line>
<line>
A i*experi*ncia dos pesquisadores no que tange * a*ua**o *m camp* se enqu*dra
</line>
<line>
como u*a limitação, pois fica evidenciado, atra*és dos áudio* c*p*ado*, que em mom*ntos
</line>
<line>
pon**ais os entrevistados não estav*m direcio*an*o correta*ente suas respost*s a* c*nt*o de
</line>
</par><par>
<line>
determi*ad** q*estões indagad*s, sendo, po*tanto,
</line>
<line>
com*etência dos pesqui*a*ores rea**zar
</line>
</par><par>
<line>
*ssa con*ução s*m s*p**mir o* dizeres e/ou cercear o pos**ion*mento dos entrevist*d*s.
</line>
<line>
C*mo sugest*o para pesq*i*as futuras, recomenda-se u* estudo *e casos múltiplos
</line>
</par><par>
<line>
com vistas compa*ação e*tre à
</line>
<line>
os processos geren*i*is e*ecutados
</line>
<line>
por em*resas estatais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
p*ivadas, qu* possua*
</line>
<line>
*aracteríst*cas s*mi*ares, visando in*estigar se
</line>
<line>
os geren*e*
</line>
<line>
adota*
</line>
</par><par>
<line>
instrumentos gerencia*s contempor*neos
</line>
<line>
e se a
</line>
<line>
compet*ç*o *ercadol**ica é um fato*
</line>
</par><par>
<line>
preponderante para e*plicar o moti*o de*sa adoç*o.
</line>
<line>
No cond*zente à su*est*o pa*a *esquis*s f*turas, sal*enta-se que é i*pre*cindível, pa*a
</line>
<line>
q*e os resu*t*do* complemen*em os achad*s *o presente estudo, que a to*ada de *eci*ão se*a
</line>
<line>
investigada em todas ** i*stâncias hierárqui*a* da *st*utura organizacion*l, da*o que, entre as
</line>
</par><par>
<line>
atribuiçõe* d* uma instância s*p*rior, e*tá a reavaliação do
</line>
<line>
entendimento for*ulado p*la
</line>
</par><par>
</page><line>
i*stância inferior, gera**o **li*ão de diferentes persp**tivas *cerc* da mesm* maté*ia.
</line>
<line>
Re*. FSA, T*resina, v. 1*, n.9, art. 7, p. 129-15*, set. 2022 www4.fsanet.com.br/*e*ista
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Instrument*s Gerenciais na Tomada *e **cisão. Rev. FS*, Ter*s*na, v.19, n. 9, art. 7, p. 12*-150, s*t.
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C*ntribui*ão dos Autor*s
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A. H. A. Januário
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A. *. C. *o**a
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T. J. *. G*nçal*es
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D. H. S. Lima
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*) con*epçã* e plan*jament*.
</line>
<line>
X
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*
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
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2) anál*s* e i*terp*etação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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<line>
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</line>
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<line>
3) e*aboração do ra*cunho ou n* revis*o crí*ica do cont*údo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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*) pa***cipação na *prov*ção *a *ersão fina* d* *anuscrito.
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X
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<line>
X
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X
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*
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Rev. *SA, Teresina, v. 19, n.*, art. 7, p. 129-150, set. 2022
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www4.fsanet.c*m.br/revis**
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)