“Não Aprendi isso na Graduação”: Aprendizagem Gerencial em uma Instituição Pública de Saúde / “I Didn’t Learn that in Graduation”: Managerial Learning in A Public Health Institution
Abstract
Hospitais são reconhecidos como instituições complexas em razão dos serviços de saúde prestados, das suas contribuições para a formação de profissionais e de serem espaços para o desenvolvimento de tecnologias e tratamentos no campo da saúde. Na ótica gerencial, a condução das atividades necessárias ao funcionamento de um hospital necessita ser realizada por gestores competentes para superar desafios da gestão. No entanto, nem sempre esses profissionais estão munidos de conhecimento no campo da gestão, sendo alçados a esses postos em função de suas competências técnico-profissionais provenientes de suas formações em profissões de saúde. O objetivo desta pesquisa foi identificar como gestores com formação em saúde aprendem e desenvolvem competências gerenciais no contexto hospitalar. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa interpretacionista hermenêutica, realizada com 14 gestores de uma instituição federal de saúde localizada no município do Rio de Janeiro. Foram revelados os processos de aprendizagem e competência gerencial desenvolvidos a partir da percepção dos gestores entrevistados, e esses forneceram subsídios para a elaboração de estratégias de capacitação gerencial pertinente à realidade examinada. A pesquisa também contribui para o conhecimento científico no campo da aprendizagem gerencial na administração pública.
Palavras-chave: Aprendizagem e Competência Profissional. Gestão Hospitalar. Gestão de Pessoas na Área de Saúde. Estudo de Caso. Pesquisa Qualitativa Indutiva
ABSTRACT
Hospitals are recognized as complex institutions because of the healthcare services they provide, their contributions to the training of healthcare network professionals and for being spaces for the development of technologies and treatments in the healthcare field. From a managerial perspective, the most diverse activities necessary for hospital’s operation needs to be performed by competent managers to overcome management challenges. However, the professionals designated for such functions are not always prepared with management knowledge, being raised to this managerial position according to their technical healthcare professional skills. This research aimed at identifying how managers with healthcare training learn and develop their managerial skills in the hospital working context. This interpretivist-hermeneutic qualitative research, carried out with 14 managers of a federal healthcare institution located in the city of Rio de Janeiro was inductively categorized. Thus, their developed learning processes and managerial competence were revealed, departing from the interviewed managers’ perception. These provided subsidies to elaborate specific managerial training strategies relevant to the reality examined. It also contributes to the scientific managerial learning in public administration knowledge.
Key-words: Managerial Learning and Competency. Hospital Administration. Healthcare Personnel Management. Organizational Case Study. Inductive Qualitative Research.
References
ANTONACOPOULOU, E. P. The relationship between individual and Organizational Learning: New evidence from managerial learning practices. Management Learning Journal, v. 37, n.4, p. 455-473, 2006.
ANTONELLO, C. S. Articulação da aprendizagem formal e informal: seu impacto no desenvolvimento de competências gerenciais. Revista Alcance, v. 12, n. 2, p. 183-210, 2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4777/477748619004.pdf. Acesso em: 18 nov. 2021.
ANTONELLO, C. S.; RUAS, R. L. Formação gerencial: pós-graduação lato sensu e o papel das comunidades de prática. Revista de administração contemporânea, v. 9, n. 2, p. 35-58, 2005. Disponível em: https://rac.anpad.org.br/index.php/rac/article/view/376. Acesso em: 02 jul. 2021.
CLOSS, L. Q.; ANTONELLO, C. S. Aprendizagem transformadora: a reflexão crítica na formação gerencial. Cadernos EBAPE.BR, v. 8, n. 1, art. 2, p. 19-37, 2010. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/5140. Acesso em. 12 set. 2021.
BOTELHO, L. L. R. et al. Ser gerente em instituições de ensino superior: a percepção de ex-coordenadores de curso de graduação sobre suas aprendizagens gerenciais. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v.11, n.4, p.190-209, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3193/319357027010/319357027010.pdf. Acesso em: 12 set. 2021.
D’AMELIO, M. Aprendizagem de competências gerenciais: um estudo com gestores de diferentes formações. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
ELKJAER, B. In search of a social learning theory. In M. Easterby-Smith, L. Araujo & J. Burgoyne (eds), Organizational Learning and the Learning Organization. Developments in Theory and Practice (pp. 75–91). London: Sage.
FARIAS, D. C.; ARAUJO, F. O. Gestão hospitalar no Brasil: revisão da literatura visando ao aprimoramento das práticas administrativas em hospitais. Ciência, saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 6, p. 1895-1904, jun. 2017. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-839994. Acesso em: 25 ago. 2021.
FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea - RAC, v. 5, n. SPE, p. 183-196, 2001. Disponível em: https://rac.anpad.org.br/index.php/rac/article/view/152/156. Acesso em: 11 ago. 2021.
FREITAS, P. F. P.; ODELIUS, C. C. Competências gerenciais: uma análise de classificações em estudos empíricos. Cadernos EBAPE.BR, vol. 16, nº. 1, jan.-mar. 2018, pp. 35-49. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cebape/v16n1/pt_1679-3951-cebape-16-01-35.pdf.
GALVÃO, V. B. A.; SILVA, A. B.; SILVA, W. R. O desenvolvimento de competências gerenciais nas escolas públicas estaduais. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1,p. 131-148, Mar. 2012 . Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3881293.pdf. Acesso em: 11 ago. 2021.
GIRALDI, B. M.; KOHLER, T. F.; RAMPAZZO, R. M. S. Mapeamento de competências comportamentais: relato de experiência com enfermeiros. Barbarói; n.55, p.137-152, jul/dez 2019. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/12641/8538. Acesso em: 24 ago. 2021.
GODOI, C. K.; FREITAS, S. F. A aprendizagem organizacional sob a perspectiva sociocognitiva: contribuições de Lewin, Bandura e Giddens. Revista de Negócios, v. 13, n. 4, p. 40-55, out./dez. 2008. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/issue/view/129. Acesso em 05 set. 2021.
GODOY, A. S.; D’AMELIO, M. Competências gerenciais desenvolvidas por profissionais de diferentes formações. Organizações & Sociedade, v. 19, n. 63, p. 621-639, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4006/400638335004.pdf. Acesso em: 02 jul. 2021.
GONCZI, A. Competency-based learning: a dubious past - an assured future? In: D. Boud & J. Garrick (Orgs.), Understanding learning at work. London: Routledge, 1999, pp.180-194.
KAKEMAM, E. et al. Leadership and Management Competencies for Hospital Managers: A Systematic Review and Best-Fit Framework Synthesis. Journal of healthcare leadership, v. 12, p. 59-68, 2020. Doi: 10.2147/JHL.S265825.
LANG, J.; MARINHO, S. V.; BOFF, M. L. Aprendizagem em ação no desenvolvimento de competências e a aprendizagem gerencial. Revista Pretexto, v.15, n.1, p.67-83, 2014. Disponível em: http://revista.fumec.br/index.php/pretexto/article/view/1654. Acesso em: 04 set. 2021.
LE BOTERF, G. Desenvolvendo a competência dos profissionais. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
LIMA, V. Competência: distintas abordagens e implicações na formação de profissionais de saúde. Interface Comun Saúde Educ, v. 9, n. 17, p. 369-79, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/SyGLRpTYVbwm7sTgTfK6V8n/abstract/?lang=pt. Acesso em: 29 set. 2021
MAIA, N. M. F. S. et al. Percepção da equipe de enfermagem sobre a função do gerente de enfermagem hospitalar. Revista Pesquisa (UFRJ, Online); 12: 1-5, jan.-dez. 2020. Disponível em: http://seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/6555/pdf_1. Acesso em: 20 ago. 2021.
MANENTI, S. A. et al. O processo de construção do perfil de competências gerenciais para enfermeiros coordenadores de área hospitalar. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 46, n. 3, p. 727-733, jun. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-6234(201(2000300027&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 ago. 2021.
MORAES, L. V. S.; SILVA, M. A.; CUNHA, C. J. C. A. A dinâmica da aprendizagem gerencial em um hospital. Revista de Administração de Empresas. Eletrônica., São Paulo, v. 3, n. 2, Dec. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482004000200014. Acesso em: 09 ago. 2021.
MONTEZELI, J. H.; PERES, A. M.; BERNARDINO, E. Desafios para a mobilização de competências gerenciais por enfermeiros em pronto socorro. Ciência, Cuidado e Saúde, v. 13, n. 1, p. 137 - 144, 11 fev. 2014. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/16635. Acesso em: 12 ago. 2021.
OLIVEIRA, J. F. The importance of information technology as a strategic resource for hospital management process and the management skills required for managers. International Journal of Business and Systems Research. Vol. 11, Nos. 1/2, p.182-197, 2017. DOI: 10.1504/IJBSR.2017.080833.
PIHLAINEN, V.; KIVINEN, T.; LAMMINTAKANEN, J. Management and leadership competence in hospitals: a systematic literature review. Leadership in Health Services, 2016.
SADE, P. M. C.; PERES, A. M. Desenvolvimento de competências gerenciais do enfermeiro: diretrizes para serviços de educação permanente. Revista da Escola de Enfermagem da USP. V.49, n.6, p.991-998, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/reeusp/v49n6/pt_0080-6234-reeusp-49-06-0991.pdf. Acesso em: 27 ago. 2021.
SANDBERG, J. Understanding Human Competence at Work: An interpretative approach. Academy of Management Journal, v.43, n.1, p.9-25, 2000.
SILVA, A. B. Como os gerentes aprendem? São Paulo: Saraiva, 2009.
SILVA, A. B.; BANDEIRA-DE-MELLO, R. Desenvolvendo competências na formação acadêmico-profissional. In: Aprendendo em ação: utilização de casos para inovação no ensino e na aprendizagem. João Pessoa: Editora UFPB, p.192, 2021.
SILVA, A. B.; BISPO, A. C. K. A.; AYRES, S. M. P. M. Desenvolvimento de carreiras por competências. Brasília: Escola Nacional de Administração Pública - Enap, 105 p., 2019. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4287. Acesso em: 13 out. 2021.
SOARES, M. I. et al. Saberes gerenciais do enfermeiro no contexto hospitalar. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 69, n. 4, p. 676-683, ago. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-7167(2016)000400676&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 28 ago. 2021.
VERGARA, S. C.; CALDAS, M. P. Paradigma interpretacionista: a busca da superação do objetivismo funcionalista nos anos 1980 e 1990. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 45, n. 4, p. 66-72, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rae/v45n4/v45n4a06. Acesso em: 10 set. 2021.
THOMAS, D. R. A General Inductive Approach for Analyzing Qualitative Evaluation Data. American Journal of Evaluation, v. 27 n. 2, p. 237-246, June 2006.
WATSON, T. J. The emergent manager & processes of management pre-learning. Management Learning Journal, v.32, n.2, p. 221- 235, 2001.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.9.10
Refbacks
- There are currently no refbacks.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)