<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 11, art. 1, p. 3-24, nov. *0*2
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2022.1*.11.1
</line>
</par><par>
<line>
Ges*ão de Processos: Um Estudo de Caso *u*a Organiz*çã* Milit**
</line>
<line>
Process Manag**ent: A Case St*dy in a Milit*ry Or*a*ization
</line>
</par><par>
<line>
I*abela Ferrei** Ferr*ço
</line>
<line>
Mestre *elo *rogra*a (*PGTCAQ) *ela Universidade Sa*ta *rsula (USU)
</line>
<line>
E-mail: ***belaferr*co@yahoo.com.br
</line>
<line>
A*a Carolin* de Gouvea Da*tas Motta
</line>
<line>
Doutor* em *ngenharia de Pr*dução pel* CO*PE/UFRJ
</line>
<line>
P**fessor* ad*unta do (PPGA) *e** Univers*dade do Grande Ri*
</line>
<line>
E-*ail: anaca*olinadegou*ea@gmail.com
</line>
<line>
Marce*le R*ssi de Mello B*and*o
</line>
<line>
D*utor*do em Educ*çã* p*la Univer*ida*e Lusófona de H*manidades e Tecnologia
</line>
<line>
Mestra*o em Engenharia *e *r*d*çã* pela *niv**sidade Federal d* R*o Gra*de do Norte
</line>
<line>
*rofesso** n* MPGTCAQ da USU
</line>
<line>
E-mail: mar*elleb*a*dao@gmail.**m
</line>
</par><par>
<line>
*nde*eço: Isab*la Ferreir* *erraço
</line>
<line>
E*itor-Ch*fe: Dr. Tonn* Kerl*y de Alenc*r
</line>
</par><par>
<line>
Rua Fer*ando F*rrari, 75 - B**afogo, Rio *e Janeiro - RJ,
</line>
<line>
Ro*rig*e*
</line>
</par><par>
<line>
22231-040, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
End*r*ço: Ana C*rolina ** Gouve* Dantas Motta
</line>
<line>
Artigo r*cebid* *m 12/05/2022. Última
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
*. F. Ferraço, A. *. G. D. M*tta, M. R. M. Br*ndão
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
No início de 2016, *ma instit**ção militar - objeto da present* p**qu*sa - começ** a de*in*a*
</line>
</par><par>
<line>
*s seus pri*cipai*
</line>
<line>
process*s, com o
</line>
<line>
uso da *e*rament* 5W1H. As Organizações Mil*t*r*s
</line>
</par><par>
<line>
(OM) devem bu*car aprimorame*t* *e *e** processos me*iante utilização *e t*cnic*s
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
mod*los de ges*ão atua*s. Desse modo, o objetivo central deste t**balho consiste *m elaborar
</line>
<line>
a modelagem do* p*ocessos *inalísti*o* d* seção de execução financeira, *o sistem* B*zagi
</line>
<line>
Process Modele*, destac*n*o as melhorias oferecida* pel* implement*çã* desta ferr*menta.
</line>
</par><par>
<line>
Trat*-se de um* p*sq**sa d*s*r**iva e qu*lit*t**a, de*env*l*ida e*tre p*ríodo de ab*i* *e o
</line>
</par><par>
<line>
2016 * dezem*ro
</line>
<line>
de
</line>
<line>
20**. A *artir da an*lise da modelagem do proc*sso futuro (To Be),
</line>
</par><par>
<line>
concluiu-se
</line>
<line>
que a Ge*tão de Processos é capaz de o*erecer benefícios significativ*s
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
org*nização, tais como a ot*mização
</line>
<line>
d* tem*o para * r*aliz*ção
</line>
<line>
das tarefas, padron**açã*,
</line>
</par><par>
<line>
redução de *ustos operac*onais e melhorias na qualidade de vida **s militares.
</line>
<line>
PALAV*AS CHAVES: Gestão de P*ocess*s. BPM. Organizaçõe* Militares.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
In early 2*16, mili*ary *rganization began to o*tline i*s main proc*sses, using *he 5W*H a
</line>
<line>
to*l. Mili*ary Organizations sho*ld seek to improve t*ei* processes us*ng current manageme*t
</line>
<line>
technique* and models. Thu*, the main objec*ive of this work is t* *laborate the *odeling of
</line>
<line>
th* final processes of th* f*nanci*l *xecution section, in t*e Bizagi P*ocess Modeler sys*em,
</line>
</par><par>
<line>
h*g**ighting the imp*oveme*ts
</line>
<line>
offere* by the i*plementation of this t*ol. *t *s a d*scriptiv*
</line>
</par><par>
<line>
and qualitative *es*arch, *eveloped be*we*n the *eriod of *pr*l 2016 to Decemb**
</line>
<line>
2017.
</line>
</par><par>
<line>
Fro* *he
</line>
<line>
analysis of *h* modeling o* the *ut**e process (To Be), it *a* concluded that
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
Proce*s
</line>
<line>
Managemen* is able to off*r benefi*s signific*nt *o th* organ*zation, such a* the
</line>
</par><par>
<line>
op*imization of time t* perf*rm *ask*, standardiz*tion, re*ucti*n
</line>
<line>
*f
</line>
<line>
operation*l *os*s *nd
</line>
</par><par>
<line>
im*rovement *n the qual*ty of li*e of the mi*itary in the sector ana*yzed.
</line>
<line>
KEYWO*DS: Proce*s Management. BPM. Milit**y Organizat*ons.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 19, n. 11, art. 1, p. 3-24, nov. 2022
</line>
<line>
*ww4.fsanet.*om.br/r**is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestão de Pro*essos: U* **tudo d* Caso Num* Organização Mili*ar
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
1 *N*RODUÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
O *st*do t*m ape*f*içoado sua estrutura administr*tiva por meio d* *iversas
</line>
</par><par>
<line>
iniciat*vas que visa* à si*plifi**ç*o e desburo*ratizaçã* dos processos. O *bj*tivo a é
</line>
<line>
modernização da ge*tão *ública * a consequen*e melhoria ** qualid*de dos se*viços *úblicos
</line>
<line>
oferecidos aos cidadã*s (PERE**A, 2012).
</line>
</par><par>
<line>
Nesse *entid*, f** *r*a*o pel* M*nisté*io
</line>
<line>
do Planej*men*o, O**amento e Ge*tão
</line>
</par><par>
<line>
(MPOG), por meio do Decreto no 5.*78, *e 2* de fevereiro de 2005, o Progra*a Nacional d*
</line>
<line>
Gestão Pública, també* c*nh*cid* como GesPú*li*a. Tr*t**a-se de um Model* d*
</line>
</par><par>
<line>
Excelência em Gestã* Pública (MEPG), cuja fi*al*d*de era c*ntr*buir para **cr*m*nto da o
</line>
</par><par>
<line>
con*o*rência no Brasil e *ara * ****oria
</line>
<line>
da *ualidade dos serviços *úblicos prestados
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
população (LIMA, 20**).
</line>
</par><par>
<line>
O GesPúbli** i*centiv*va órgão* pú*lic*s * *mplem*n*ar novo* *istemas de *estão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
oferecia prem*ações para ** me*h*res *ráticas gerencia*s adotada* por e*sas institu**ões. Foi
</line>
</par><par>
<line>
exti*to em junho d* 2017 pelo D*cre*o 9.*9*/20*7, durante o
</line>
<line>
gove**o *o presidente M*c**l
</line>
</par><par>
<line>
Temer (*RASI*, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
Assim, e* cons**â*cia com as d**etriz** do GesPública, as org*nizaçõ*s M*litares
</line>
</par><par>
<line>
(O*)
</line>
<line>
buscam
</line>
<line>
a
</line>
<line>
melhor*a
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
proce*sos e a insti*u*io*ali*ação das *oas p*áticas de ges**o
</line>
</par><par>
<line>
(**ASIL, 20*1a).
</line>
</par><par>
<line>
Diante
</line>
<line>
desse co*texto, *omp*eende-se
</line>
<line>
qu*
</line>
<line>
a admi*i*tr**ão do* processos
</line>
</par><par>
<line>
organizac*ona*s se tornou mui*o *mpo*tant* *o
</line>
<line>
cenário e*presa**al. As**m, eviden*i*-se
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
r*levância de uma ferr*menta conhecida **m* Gest*o d* Pro*es*os, Gestão de *ro*es*os de
</line>
</par><par>
<line>
N*góc***, Gerenci*mento de Pr*ces*os
</line>
<line>
de Negócios ou Business Process Management
</line>
</par><par>
<line>
(*PM). É u*a metodologia apoiada em um
</line>
<line>
c*njunto de técnicas
</line>
<line>
qu* unifica a gestão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ne*ócios
</line>
<line>
co*
</line>
<line>
a tecnologia da in*or**ção (TI), d* f*rma a p*tencia*izar os r*su*t*d*s
</line>
</par><par>
<line>
org*nizacio*ais *o* base *o aperfeiçoamen*o dos processo* (PRAD**LA, et **., 2*12).
</line>
<line>
D**sa mane*r*, a Gestã* de Processos per*it* a vi*ua*izaç*o d* execução das
</line>
</par><par>
<line>
atividades de um de*art**e*to e,
</line>
<line>
além disso, a *d*ntificaç** dos
</line>
<line>
respectivos *esponsávei*.
</line>
</par><par>
<line>
Isso possibili**
</line>
<line>
que,
</line>
<line>
pos*er*o*ment*, sejam
</line>
<line>
a*al*a*as alte*nativas para que a* tarefa* *ejam
</line>
</par><par>
<line>
re**izad*s com mais e*o*omia de r*cursos mat*riais e hu*an*s (ABPMN, 20*3).
</line>
<line>
Essa fe*rame*t* d* gestão p*opõe uma no*a for*a de ver e gerenciar uma corpor*ção.
</line>
</par><par>
<line>
Um dos pr*pó*ito* des*e modelo d* gestã* é apr*sentar um olhar sistêmico sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
i*s*ituição, a fim *e que o fluxo dos p*ocess** seja *ompreendido po* tod*s os fu**ionários
</line>
<line>
como um p*oce*so inte**ependente (P*ADELLA, et a*., 2012).
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*e*ina PI, v. 19, n. 1*, art. *, p. *-*4, nov. 202* www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. F. F*rraç*, A. C. *. D. Mo*ta, M. R. M. Brandã*
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
As**m, co* o avanço da TI em *m cenár*o emp*esari*l **tamente competitivo,
</line>
</par><par>
<line>
identifica-se que há u*a tendênc*a das org*niza*ões
</line>
<line>
em bus*a* fer*amentas q*e ofere*am
</line>
</par><par>
<line>
*upor** à Ge*tão de Proce*sos. F*ce ** expos*o, *xistem no *er*ado diversos softwares para
</line>
<line>
esse fim, tais com* * B*zagi Mode*e* Proc*ss, ARIS Express, Vis*o, HEFLO, entre *utro*
</line>
<line>
(S*RDI, **1*).
</line>
</par><par>
<line>
Tendo por base a **po*ição real**a*a, i*d*ca-se a qu*stã*
</line>
<line>
c*ntr*l
</line>
<line>
da p*squisa: Q*ais
</line>
</par><par>
<line>
as *ontribuições da
</line>
<line>
Gest*o de Processos *ara
</line>
<line>
a seç*o de execução *inanceir* de uma
</line>
</par><par>
<line>
Or*anizaç** Militar? Busca-s* res*onder a ess* questão aplican*o-se as ferra*entas ** BPM
</line>
<line>
aos processos finalísticos do setor.
</line>
<line>
Ainda sob essa **ica, a *esq*isa *e faz relevante em virtude do *PM ser *acilmente
</line>
<line>
aplicado em qualquer OM.
</line>
</par><par>
<line>
N*ssa *er*pec*iva, *
</line>
<line>
objetiv*
</line>
<line>
principal deste **abal**
</line>
<line>
*onsist* em elaborar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**de*agem dos pro*essos final*sticos da seção *e
</line>
<line>
execução fina*ceira, de um* OM, no
</line>
</par><par>
<line>
*istema Bizagi *rocess Mo*ele*, segundo os p*eceitos da *estão de Proces*os. Outro*sim,
</line>
<line>
*eterminou-se como ob*etivos *ec**dá*ios: ana*is*r os processo*, ini*ialmente descrito* *om
</line>
<line>
o uso da ferrament* 5W*H; propor ações de melhor*a que c*ntribua* pa*a a gestão da se*ão
</line>
<line>
* identificar os pontos críticos *o proc*sso *n*lisa**.
</line>
<line>
Nessa *o*ju*tura, a seção ** execução financeira, *nd* são realizadas as ati*i*ades
</line>
<line>
inerentes à exec**ã* d*s despesa* *a OM, fo* escolhida par* o d*senvolv*mento do es*udo d*
</line>
<line>
caso. Dessa forma, para a realização do presente trabalh* ut*liza*am-se a* p*squisas *es*ritiva
</line>
<line>
e qualitat*va, assi* *omo foi confecci*n*da a mo*elagem do est*do desejad* do pro*esso (To
</line>
</par><par>
<line>
B*), proposta para a pr*sen*e *es*uisa e desen*o*vida por *eio do
</line>
<line>
software espec*fico de
</line>
</par><par>
<line>
gerenciamento d* pr*ces*os, *izagi Proc*ss Modele*.
</line>
</par><par>
<line>
2
</line>
<line>
REF*RENCIAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2 .1
</line>
<line>
Ge*tão *e Processos
</line>
<line>
Segund* Ha*mer e Cham*y (2*09), processos são atividad*s real*zadas em
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
sequência lógica com o *ropósito de ge*a* um *em ou serviço que *en*a valor pa*a o* clientes
</line>
</par><par>
<line>
da
</line>
<line>
or*aniz**ã*. *á para Lobo (2010, p.18), são um "co*junto de recurs*s e atividades inter-
</line>
</par><par>
<line>
relaciona*as *ue trans*ormam elementos de entrada em el*mentos *e sa*das".
</line>
<line>
Nes** sen*ido, conf*r*e apont* Ol*vei*a (2010), os fu*cionár*o* ex*rce* suas funções
</line>
</par><par>
<line>
atr*vés dos
</line>
<line>
process*s, pois toda e qualquer tare*a *eal*zada em *ma e*pres* faz part* de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T*resina, v. 19, n. 11, art. 1, p. 3-24, nov. 2022
</line>
<line>
*ww*.f*ane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G*stão de Proce*so*: U* Es*udo *e Ca** Nu*a Organiz*ção *ilitar
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
algum proc*sso. Dessa forma, os proce**os podem s*r compreendid*s co** *tividad*s
</line>
<line>
c*ordenadas que envo*vem pes*oas, proced*men*os, m*te*iais e t*cnol*gias.
</line>
</par><par>
<line>
Ainda sob ess* ótica, Gonçalves (200*)
</line>
<line>
afirma *ue os p*ocessos podem sofrer
</line>
</par><par>
<line>
*lterações tangíveis, quando *elaciona*as a matérias ou te*nologias, ou i*tan*íve*s,
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
*fetadas po* *nformações ou *onhecimentos.
</line>
</par><par>
<line>
Desse mod*, os process** são *egmenta*os em três c*te*orias b*sicas: p*imários ou
</line>
</par><par>
<line>
processo*-núcleo,
</line>
<line>
de apoio, *uport* o* *rg*niz*cion**s e gerenciais. Os *roc**sos primários
</line>
</par><par>
<line>
são os mais relevantes,
</line>
<line>
*ois formam as ativi*ades essenc*ais na orga*ização e afet*m
</line>
</par><par>
<line>
*iretamen*e os c**entes
</line>
<line>
*x*ernos. *ão subdivididos
</line>
<line>
em duas *l*s***:
</line>
<line>
*roce*sos chaves
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
proces*os crít*co*. Os processos chave* são a*u*les que apresentam alto c*st* para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
or*an**açã* e alto impacto para os
</line>
<line>
cl*ente* e*ternos, enquanto os pr*cesso* crít*cos
</line>
<line>
estão
</line>
</par><par>
<line>
di*e*am**te li*ado* com a estratégia da empresa (CRUZ, 2010).
</line>
<line>
O* proc*ssos de apoio *ão aqu*les caracteri**do* por suportar a* atividades ess*nciais
</line>
</par><par>
<line>
da
</line>
<line>
organização, ou se*a, são ** que possuem um conjunto de at*v*dad*s liga*as
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
infraestrutura do n*gócio e nã* entregam valor ao c**ente
</line>
<line>
diret*mente. Já os processos
</line>
</par><par>
<line>
gerenciais, são
</line>
<line>
*queles responsáveis em me*ir e monitorar as ativid*des do negócio (BPM
</line>
</par><par>
<line>
CBOK, *013).
</line>
</par><par>
<line>
As*im sendo, a Ges*ã* d* **oce*sos * uma meto*ologia que tem por objetivo a
</line>
<line>
avaliação, aperfeiç*am*nto e controle dos proc*ss*s da organização, a fim de prop**cionar *
</line>
<line>
*** i*tegra*ã*, mel*oria contínu*, *liminaçã* de desp*rdício*, re*ução de custos *,
</line>
<line>
consequentemente, a efi*ácia d*s m*smos (CAPOTE, 2016).
</line>
<line>
*ogo, para *a*dam et *l. (2014), o BPM prop*rciona uma melhor avaliação
</line>
</par><par>
<line>
organiz*cion*l atr*vés de *uas *erramentas, *ois é uma *bo*dagem estruturada,
</line>
<line>
c*m base na
</line>
</par><par>
<line>
visão por proces*os, d* *nálise e mel*ori* cont*nu*. A*e*ais, *o*sibilita que *s processos
</line>
<line>
i**egrem *lie**es, forneced*res, parce*ros, funcionári*s e todo * qualq*er elemento com quem
</line>
<line>
eles ve*h** a interag*r.
</line>
</par><par>
<line>
Por m*io dessa *erra*e*ta, é possível identificar os *ro***sos críticos e vitai* para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
organização, a*i*há-los a u*a gestã* estra*é**ca, *odelá-lo* para qu* sejam mais ef*cien*** e
</line>
</par><par>
<line>
autom*tizá-los para
</line>
<line>
que se*am mais d*nâmicos. Além di*so, pre*i** também entender *
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
pro*l*mas necessidad*s das e
</line>
<line>
e*presas re*acionadas à inexi*tência
</line>
<line>
ou precariedade des*a
</line>
</par><par>
<line>
ferramenta, as vantagens d*
</line>
<line>
sua adoção, as té*nicas e *otaçõe*
</line>
<line>
dis*oníveis e os po*síve*s
</line>
</par><par>
</page><line>
*esultad*s da sua implementaçã* (C*POTE, 20*6).
</line>
<line>
Por*an*o, para Smith e Fin*ar (2007), o desenvolv*mento *a Gestão *e P*ocessos
</line>
<line>
ocorreu em trê* ondas: a p*imei*a *nda foi a *a Qual*dad* Total, oriunda do movim*n*o T*tal
</line>
<line>
Rev. FS*, Tere*ina PI, *. 19, n. 11, art. 1, p. 3-24, nov. 2022 w*w4.*sanet.com.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. F. Ferra*o, A. *. G. D. M*tta, M. R. M. Brandão
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
Qu*lity Management (T*M), com Deming e J*ran. O TQM teve seu *econheciment* a*ravés
</line>
<line>
da divulg*ção das norm*s IS* (Internati*nal O**anization for Standardi*ation), volt*das pa**
</line>
<line>
esta*elecer precei*os para um sist*ma de gestão da qualidade.
</line>
<line>
A segund* onda ocorreu na *écada de 90, com a reengenharia de processos, di**ndi**
</line>
<line>
por Davenport e Hammer. * pr**osta *a reengenharia é repensar e redefinir os processos, de
</line>
</par><par>
<line>
forma radical, *om *b*eti*o de otimizar o* r*sultados *a
</line>
<line>
or*anização (SMITH; FINGAR,
</line>
</par><par>
<line>
2007).
</line>
</par><par>
<line>
Com is*o, conforme apontam esses auto*es, a te*c*i*a onda é o BP*, qu* veio para
</line>
</par><par>
<line>
preenche* as lacunas q** os model*s *e Gestão de *roce**os demonstraram
</line>
<line>
ao l*n*o da
</line>
</par><par>
<line>
história, desde o exce*so d* formalismo até a falta
</line>
<line>
de p*dron*zação p*ra a mod*lagem de
</line>
</par><par>
<line>
processos. Esse instrumento prevê a análise do funcionament* da empresa de manei*a
</line>
</par><par>
<line>
horiz*nt*l, em co*t**po*to
</line>
<line>
à *estão tradicional
</line>
<line>
e vertical, est*itam*nte depart*men*al
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
h*erarquizada (CRUZ, 2010).
</line>
</par><par>
<line>
Capot* (201*) a*on*a que **tr* as principai* cont**buiçõe* da Gestã* de *roces*os
</line>
</par><par>
<line>
está o fato de que a or*a**zação passa se co*hec*r melhor ao *dentificar, desenhar a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
d*cu*en*ar seus
</line>
<line>
processos, de mo*o a ter
</line>
<line>
mai*r controle *obre as atividades que são
</line>
</par><par>
<line>
exec*tada*, sobre *s ní*eis de desemp**ho atuai* e co*o estes poderi*m ser aprimorad*s.
</line>
</par><par>
<line>
Desse modo, a* ferram*ntas da G**tão de Pro*essos são extremame*te be*éf*c*s às
</line>
</par><par>
<line>
o*ga*izações, pois perm*tem a id**tifi*ação
</line>
<line>
de **as deficiência*,
</line>
<line>
o q*e ge*a
</line>
<line>
v*ntag*m
</line>
</par><par>
<line>
co*pet*tiva fren*e às *mpresas que nã* uti*izam esses ins*ru*entos. Além diss*, permite u*a
</line>
<line>
visão sistê*i*a que facilita * entendimento do fl*xo das *tividades real*zadas na instituiçã*,
</line>
</par><par>
<line>
*endo um* abor**gem flexív*l, que *e ad*pta a q*alquer emp*esa, *e qu*lquer segmento
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
por*e (*ALD*M, et **., 2014).
</line>
</par><par>
<line>
*es*a co*juntura, Se*und* Cruz (2**0), um fa*or
</line>
<line>
determin*nte pa*a o su*e**o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
implementaç** *a Ges*ão de Proc**sos
</line>
<line>
na empr*sa é o envolvimento *a alta *ir*ç*o, o que
</line>
</par><par>
<line>
e*i**ncia o for*alecimen*o e a necess*dade de uma
</line>
<line>
cultura organiza*ional *aseada
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
**nheci*en*o, registro e memóri* dos p*oces*os da institu*çã*.
</line>
</par><par>
<line>
Ainda sob essa óti*a, para Santos (2007), * *onceito
</line>
<line>
de BPMS (Bus*ness Pro*ess
</line>
</par><par>
<line>
Ma*agement S*stem) surgiu par* permitir
</line>
<line>
que as **ganizações mo*elem
</line>
<line>
*e**
</line>
<line>
pro*e*s**
</line>
</par><par>
<line>
atr*vés ** *istemas computa*ionais utilizando a not**ão BPMN (Busines* Process
</line>
<line>
Mana*ement Not*tion), de*ominada de N*tação de Gerenciamento d* Processos de **gócio.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, o BPMS é
</line>
<line>
tec*ologia
</line>
<line>
que suporta
</line>
<line>
o BPM, e*qua**o a BPMN, * a notação
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
metodol*gia BPM, onde são utiliza*as uma série de í*one* que fac*litam o entendi*e**o do
</line>
<line>
usuário *cerca dos processos d* organização.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, art. 1, p. 3-24, no*. 2*22 www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G**t*o d* Proc**sos: Um Estudo de Caso N*ma *rganização Militar
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
Figu*a 4 - Si*bologias bá*icas da *o*ação BPMN.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: CRUZ, 2010.
</line>
</par><par>
<line>
Assi*, Ar*újo (2011) afir*a q*e *xistem in*meras metodo**gias q**
</line>
<line>
p*dem ser
</line>
</par><par>
<line>
utili*adas para desenhar os pro*e*sos *rgani**cionais, porém a mais utilizada * o Bu*iness
</line>
<line>
*roce*s Mode**n* Notation (BPMN).
</line>
<line>
Essa técnica consiste e* u* padrão de *otaçã*, f*rmado po* u* conjunto *e
</line>
<line>
elementos *ráficos, q*e tem por o*jetivo modelar os pro*ess** ** negócio *a organizaçã* de
</line>
<line>
f*rm* simples e compreensí*el a to**s os envolvidos nos processo* de negócio. É o modelo
</line>
<line>
mais **ilizad* e será u**l*z*do para a anál*se deste *studo *e *as* (A*AÚJO, 201*).
</line>
<line>
*ontudo, Baldam e* al. (*014) dest*cam alguns aspectos importa*tes *ara a a*l*ca*ão
</line>
<line>
do BPM em uma em*r*sa: apoio da *lta direção; a**nhamen*o com est***égia organiz*c**nal;
</line>
<line>
**lab*radores qualifi*ad*s e com quali*icações e comp*tências necessárias; estr**ura
</line>
<line>
ori*n*ada *o B*M, entre outros.
</line>
<line>
2.2 Ciclo de Vid* da Gestão de Processos
</line>
<line>
Com a impl*n*ação do BP*, reformula-*e toda a estrut*ra da organi**ção, desde
</line>
<line>
taref*s mais simples at* as *ais c*mplexas. Existem muitas propo*t*s de modelos de como
</line>
<line>
aplicar a Gestão de *roces*os em uma organ*z**ão de forma cíc*ic* (BALDA* *t *l., 2014).
</line>
<line>
Log*, Harring*on (1993) cri*u um mod**o cl*s*ico, cuja impl*nta*ão *a Gestão de
</line>
<line>
Process** se fragmenta em ci*co fases: organiz*r para aperfe*çoar, en*en*imento dos
</line>
<line>
p*oces*os, aperfeiçoame*to, *edição e controle e aperfeiç*amento *ontínuo. Baseando-se em
</line>
<line>
Harrington e outros au*or*s, M*ller (2003) elaborou um modelo com sete etapa*: preparaçã*,
</line>
</par><par>
<line>
estrut**a organizacional, configu*aç*o, priorização, *e*criç*o, a*álise, mel*oria
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
p*dronização.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *SA, Teresi** PI, v. 1*, n. 11, art. 1, p. 3-*4, nov. 2022 w*w*.fsane*.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. F. Ferr*ço, A. C. G. D. Mot*a, M. R. M. Brandã*
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
D*ntre os modelos mais
</line>
<line>
atuais e utilizados, *stá * de Smith e Fingar (2007), que
</line>
</par><par>
<line>
apresenta um ciclo *e vida div*d*do
</line>
<line>
em oit* e*apas (des*oberta, model*gem, distri**ição,
</line>
</par><par>
<line>
exe*u*ão, in*eração, contr*le, otimizaçã* e anális* do processo) e o de Baldam et a*. (2014),
</line>
<line>
que configur* uma *is*o integrada do ciclo *e BPM a p*rt*r d* qu*tro etapas (planejamento,
</line>
<line>
mod*l*ge* e otimiz*ção de processos, execu*ão d* pro*e*sos e control* e a*álise de *ados).
</line>
</par><par>
<line>
Na **apa do Pl*n*jamento são *econhecidos quais
</line>
<line>
sã* *s processos *ais relevante*
</line>
</par><par>
<line>
para a *str*tégia da organização, leva*t*ndo-se *s po*tos negativos *cer*a deles. É real*zada a
</line>
<line>
**fin*ç** *os pl*nos *e *ção p*ra implantação do *PM e, ta*bém é feita uma categorização
</line>
<line>
dos processos *ue ne*es*itam uma ação im*diata (B*LDAM et *l., 20*4). P*ra o autor, antes
</line>
</par><par>
<line>
de se*uir pa*a a próxima fase, é preciso alinhar o proc*sso aos objetivos
</line>
<line>
estratégico*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
em**esa.
</line>
</par><par>
<line>
No estágio de Modelagem e ot*mização de processos, realizam-se os desenhos dos
</line>
</par><par>
<line>
pr*cessos
</line>
<line>
que for*m iden*ifi*ados
</line>
<line>
**
</line>
<line>
et*pa i**cial do C*clo de Vid* e, por conta disso,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
considerada a fase mais visível da meto*ologia. Para q** os de*enhos sejam co*feccionados,
</line>
<line>
é necessário compre*nder e **cumentar o* proc*ssos e **leta* informações diver*as como
</line>
<line>
custo, *ecursos e tempo necessários p*** a sua realiz**ão, entre outros (BALDAM et a*.,
</line>
<line>
2*14).
</line>
<line>
De a*ordo com *ss* autor, de uma norma geral, *ode-se dizer que esse estágio abra*ge
</line>
<line>
duas im*orta**es atividades: a *odelagem do estado atual do proc*sso (As Is) e o*imização e
</line>
<line>
modelag*m do estado dese*ad* *o processo (To B*).
</line>
<line>
Dessa maneira, a execu*ão de p*oces*os se d* por meio de atividades q*e *arantirão a
</line>
</par><par>
<line>
implemen*ação e a execução dos processo*, ta*s como a impl*ntação *os planos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
transfe*ên**a de tecno*og*a, treiname*tos e s*ftwares. Destaca-se que o ac*m*an*ament* do*
</line>
</par><par>
<line>
processos
</line>
<line>
i*plantados, monito**men*o * controle d* exe*ução dos
</line>
<line>
pro*essos, também, são
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
Gestão de ***ces*os: Um *studo de Caso Nu*a *rg*nização Militar
</line>
<line>
11
</line>
</par><par>
<line>
Esta pesquisa se caracter*z* como sendo de natureza apli*ada, pois é aq*ela q*e
</line>
</par><par>
<line>
"ob*etiva
</line>
<line>
gerar conheciment*s para *plic*ção prát*ca, dir*gidos à sol*ção **
</line>
<line>
prob*emas
</line>
</par><par>
<line>
es*e*íf*c*s" (PROD*NOV; F*EITA*, 2013, p. 51). Neste trabalh*, *e cará*e*
</line>
<line>
teórico-
</line>
</par><par>
<line>
prát*co, são su*eridas prop*stas para m*lhorias no processo da exe*ução da *esp*sa públi*a,
</line>
</par><par>
<line>
real*za*o na seção *e execução fina*ceira
</line>
<line>
de uma institui*ão mi*itar. Al*m disso,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
modela*em do processo futuro (To B*) será co**ecci*nad* e disponibiliza** à OM.
</line>
<line>
O estudo configura-se també* como u*a *esquisa descritiva e ex**icativa, pois *
</line>
<line>
objetivo maior deste estudo é detalhar as c*ntribuiçõ** oferecidas pe*o B** na gestão de um
</line>
</par><par>
<line>
se*or específico *a
</line>
<line>
*M, s*m i**lu*ncia *os p*squ*sadore* (VERG**A,
</line>
<line>
2014). De a*o*do
</line>
</par><par>
<line>
*om Gil (2010), ent*nd*-se q*e a pesquisa d*scritiva tem propósito o
</line>
<line>
*e registrar *ados
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*atos que apo*t*m as car*cterísticas e pec*l*aridades de um deter*i*ado pro*lema por m*io
</line>
<line>
da obse*vaçã* *o au*or, *sta*e**cendo ou não corre*ações entre as var*áveis.
</line>
<line>
No que t*nge à ab*rdagem uti**zada na dissertação, trata-*e de u*a pes*uisa
</line>
<line>
q*alit*tiva em virtude da a*e*iguação, inte**retação e a*ál*se dos proces*os a *e*em
</line>
</par><par>
<line>
e**udado*. Nesse modelo, a quantificação do* elementos
</line>
<line>
nã* é prio*i*a*e. Os dados foram
</line>
</par><par>
<line>
*bti**s a*ravés de um estudo de caso e da aná*ise de documento* que apoiam a exe**ção da*
</line>
<line>
atividades *ea*izadas no seto* (KAUA*K, et al., 2*10).
</line>
<line>
Já com relação * an*lise document*l, seu **opó*ito é ide*tificar f*tos p** mei* de
</line>
<line>
livros, relat*rios, artigos, n**mas, jornai*, revistas ou outros documento* que po*sa* rati*icar
</line>
</par><par>
<line>
e vali*ar i*formações o*tidas por ou*ras
</line>
<line>
técnicas de co*etas de
</line>
<line>
d*dos
</line>
<line>
(KA*AR*, *t al.,
</line>
</par><par>
<line>
2010).
</line>
</par><par>
<line>
Dessa fo*ma, **anto *os procedimen**s técnicos ad*tados, segundo Gil (201*), trata-
</line>
<line>
*e de um es*udo de caso q*ando um do* objetivo* em se adotar *sse m*de*o é a d*scriçã* de
</line>
<line>
u** det*r*in*da situaç*o ou *ontexto em qu* será feita a investigação. O estudo de cas* "é
</line>
<line>
cir*unscrito a uma ou poucas unida*es, e***ndidas essas *omo uma pessoa, uma família, um
</line>
</par><par>
<line>
produto, uma empresa,
</line>
<line>
um órgão pú*lico, uma
</line>
<line>
com*nida*e ou m*s*o u* país, tem um
</line>
</par><par>
<line>
car*ter de prof*ndida** e deta*hadam*nte, p*de ou não ser realizado no c*mpo" (V*RGARA,
</line>
<line>
20**, p. 67).
</line>
<line>
De acordo com Yin (2*10, p.3*) "o estudo de *as* é uma investigação em*írica de um
</line>
</par><par>
<line>
fe*ôme*o
</line>
<line>
con*emporâneo dentro *e *m contexto da vida rea*, send* que os
</line>
<line>
limit*s entre o
</line>
</par><par>
<line>
fenô**no o contexto não e
</line>
<line>
estão cl**ame*te definid*s". Pa*a o
</line>
<line>
autor, * estudo de c*so é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
melhor es*r*tégia q*an*o se precisa re*pon*er * q*es*ões do tipo "*omo" e "porq*e".
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Teres*na *I, *. 19, n. 11, art. 1, p. 3-24, nov. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.b*/*evi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. F. Ferraço, A. C. G. D. M*tta, M. R. M. Br*ndão
</line>
<line>
12
</line>
</par><par>
<line>
* universo da pesquisa foi a seção de execução *inanceira de uma OM * todas as
</line>
</par><par>
<line>
publicaç*es, regulam*n*os e *r*ens internas
</line>
<line>
(OI) **ra a *on*ecç*o do estudo de *aso, *o
</line>
</par><par>
<line>
perío** compre**d*do entre abril de 2016 a dezembro de 2017.
</line>
<line>
Com relação à **leta de dad*s, a pr*meira f*se fundamento*-se em uma r*vi*ão d*
</line>
<line>
*iteratu*a para o d**ido embasamento do Referenc*al Teórico. Para is*o, foi realizada uma
</line>
<line>
p*squ*s* bibliog*áfica em livros, artigos, teses * *i*serta*ões r**acionada* ao te*a.
</line>
<line>
Na segunda fas*, **ra* analis*do* os pro*essos atuais d* seçã* (*s Is), dese*hados no
</line>
</par><par>
<line>
5W1H, e *s do**men*a*ões *ue apoiavam as
</line>
<line>
atividades ineren*es à *eç*o, t*is como: **,
</line>
</par><par>
<line>
r**u*amentos, regimen*o interno, public*ç***, n*r*as e out*os arqu*vos que contenham
</line>
<line>
i*formações re*ev*ntes sobre as atividades rotine*ras do setor.
</line>
<line>
Na terce*ra etapa, efetuo*-s* a m*delagem do pr*cesso futuro (To Be), *dotando-se o
</line>
<line>
*PMN e o *istema Bi**gi Process Mod*l*r. Des*a ma*eira, foram **a*izadas as co*reções
</line>
<line>
sug*rid*s *el*s pesquis**ores do *resente *st*do, após a anál*se docum*nta* rea*izada
</line>
<line>
an*eriormente.
</line>
<line>
Para Baldam e* al. (2009), o BP*N possui toda* as *aracte*ísticas desej*veis e* uma
</line>
</par><par>
<line>
fe*ra*en*a de mo*elagem: f**ilidade *e desenho
</line>
<line>
do *rocesso, padrões de simb*lo*ia,
</line>
</par><par>
<line>
facil*dade d* corre*ões *e fluxo, in*egr*ção com ban*os d* dado* e *utr*s **st*mas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*o**ibi*idade de a**eg*r informações às ati*i*ades, ent** outro*. Por es**s razões o BPMN é a
</line>
<line>
téc*ica de mode*agem escol*ida como padrão *ara * *resente estudo.
</line>
<line>
Na notação BPMN, um ma*ro**ocesso fica del*mitad* dentro d* uma piscina (*ool) e
</line>
<line>
os departamentos e a* *t*vidades d*senvolvidas *a empresa são r*prese*tados pelas raias
</line>
<line>
(la*es). Opto*-s* nes*e trabalho por represen*ar a *equê*cia das a*ivid*des *os pr*cessos no
</line>
<line>
sentid* horizontal. O n*vel d* descrição do *r*ces*o analisado v*i d* macroprocesso *ara os
</line>
<line>
**b**ocessos, atividade*, tarefas e cenário* da re*liza*ão das tarefas e agente* (BPM C*OK,
</line>
<line>
2013).
</line>
<line>
Com relação à ad*ção do sistema Bi*a*i Process M*del*r para * mod*lagem do*
</line>
<line>
processo*, destaca-se que ess* é o programa recomendad* pela *B às OMs.
</line>
<line>
Em seguid*, no quarto estágio, sã* avaliados o* r*sultad*s enc*ntrados *pós a a*álise
</line>
<line>
do estu*o de cas*, cujo obj*tivo é identifica* as co*tribu*ções oferecidas *elo BPM na
</line>
<line>
exec**ão das rotinas da s*ção.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 11, a*t. 1, p. *-24, nov. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestão de Processos: Um Estud* de Caso *uma Orga*i*ação Militar
</line>
<line>
13
</line>
</par><par>
<line>
4 RESULT*DO* E DISCU*SÕES
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a cara*t*rizar a **ividade fina*ística do *e*or em que*tão, é necessár*o compreender
</line>
</par><par>
<line>
que, em
</line>
<line>
or**ni*aç*es de
</line>
<line>
regime pú**ico, a execução
</line>
<line>
*as
</line>
<line>
desp*sas *ública* ocorre em
</line>
<line>
três
</line>
</par><par>
<line>
fases, conf*rme * Lei 4.*2*, de 19*4: *mp*nho, Liquidação * Pagamento. As referidas e**pa*
</line>
</par><par>
<line>
são reali*adas p*r me*o das transaçõ*s efet*adas
</line>
<line>
no *ist*ma In*egrado de Ad*in*stração
</line>
</par><par>
<line>
F*na*ceira (SI*FI), progr*ma ond* são *xecutadas t*das *s fas*s *a despesa pública.
</line>
<line>
A fase do Empe*ho se caracteriza pel* con*ratação de um s*rviço ou aquisição de um
</line>
</par><par>
<line>
be* po* meio
</line>
<line>
da emissão de uma *ota de Empenho (NE), qu* é o principal docu*e*to
</line>
</par><par>
<line>
contábil e*vo*vido nessa et*pa. * NE será assin*d* pe*os r*p**se*tantes *egai* da instituição
</line>
<line>
e, posteriorme*te, *ntregue a* fo*necedor como se fos** *m* *ia de *m *ontrat* es*abele*ido
</line>
<line>
e*tre ambas as p**te* (GI**OM*NI, 2012). De aco*do co* o A*tigo 5*, da Lei 4.320, de
</line>
</par><par>
<line>
1964, o E*penho é "o a*o emanado de au*oridade competen*e que cri*
</line>
<line>
par*
</line>
<line>
o Es*ado
</line>
</par><par>
<line>
obrigação de pagamento pendente o* não de implemento de condição.".
</line>
</par><par>
<line>
A e*apa d* L*quidação oc*rre apó* a real*zaçã* do serviço ** entrega do material p*lo
</line>
<line>
fornecedor. *onforme *escrito no Artigo 6*, da Lei 4.320, de 1964, a Liquidaç*o "consis*e *a
</line>
</par><par>
<line>
*erificaçã* do d*reit* adquirido p*lo credor *e*do por base os títu*os
</line>
<line>
e document*s
</line>
</par><par>
<line>
comp*obatórios do re*pecti*o c*é*it*". O pr**c**al documento co*tábil envolvid* nesse
</line>
<line>
e*tágio é a *o** de Lançamento (NL).
</line>
<line>
A NL é o do*umento do SIAFI que regi*tra a e*ap* global da liquidação, ou seja,
</line>
</par><par>
<line>
desde a entrega
</line>
<line>
do material o* a *restação *o se*viç* até o r*c*nh*ciment*
</line>
<line>
da despesa. Ao
</line>
</par><par>
<line>
fazer a ent*ega *o mat**ial ou pres*ar o s*rvi*o, o c*edor deve apre*entar a nota fiscal (*F) *u
</line>
</par><par>
<line>
fatura, acompanhada da
</line>
<line>
pri*eira via
</line>
<line>
da N*. Um funci*n**io
</line>
<line>
com*eten*e
</line>
<line>
deve
</line>
<line>
atestar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
rec*bime**o do mate***l ou da prest*ção *o serviço, no *erso da NF ou da fatu*a (MANUAL
</line>
<line>
SIAFI, 2018).
</line>
<line>
O paga*ento da despesa é o e*t*gio que consiste na quita*ão da dívida e se *oncr*tiz*
</line>
<line>
por mei* da emissão da Or*em Bancária (OB) e pela entre** d* n*m*rário ao cre*or
</line>
<line>
(GI***MONI, *012). A Lei *º 4.320/1*64, Art. *4, def*ne Or*e* de P*gam*nto (OP) como
</line>
<line>
sendo "o despacho exarad* *or autoridade competent*, *eterminando que a despesa liquidada
</line>
</par><par>
<line>
seja paga". Os document*s *ais *elevantes gerados
</line>
<line>
nesse está*io são: OB
</line>
<line>
e DA*F
</line>
</par><par>
<line>
(Doc*mento *e A**ecadaç*o de Rece*tas *ede*ais).
</line>
</par><par>
</page><line>
A refer*da *eção de execuç** financeira é re*ponsável pelo gerenciamento do *luxo de
</line>
<line>
re*ursos financeiros da O*. A equ*p* ** seção, durante o per*odo da pe*quisa, er* formada
</line>
<line>
R*v. F*A, Teresi*a PI, v. *9, n. 11, art. 1, p. 3-24, n*v. 2022 www4.fsanet.com.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. F. Ferr*ço, *. C. G. *. Motta, *. R. M. Br*ndão
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
por uma Oficial q*e exercia a *u*ção de Encarregada ** setor; uma servidora civil, com nível
</line>
<line>
s**eri*r, recém-che*ad* * seção, e um Pra*a, que at**va como Operador SIAFI.
</line>
<line>
4 .1 A*á**se do Proc*sso Atual (*s Is)
</line>
</par><par>
<line>
Na OM, o e*c*rregado que identificar a
</line>
<line>
necessidad* de aquisição de compra ou
</line>
</par><par>
<line>
*ervi*o deve
</line>
<line>
pr***cher *m formulário chamado Pedido *e Obte*ção (PO) e entregá-lo na
</line>
</par><par>
<line>
Divisão de Obte*ção, onde será verific*do se a ne**ssidade precede de l*citação ou *e p*derá
</line>
</par><par>
<line>
ser feita
</line>
<line>
por meio de recursos ori*n**s da Caix* de Econ*m**s. Ca*o necessit* de
</line>
</par><par>
<line>
pr*cedimento licitatório
</line>
<line>
ou a a*uisição *u s**vi*o se
</line>
<line>
en*uadre em
</line>
<line>
um valor de até R$
</line>
</par><par>
<line>
8.000,*0 (dispensa ** li*itação), o *O seguirá da Di*isão d* Ob*enção par* a *eção de
</line>
<line>
ex*c*ç*o financei*a.
</line>
<line>
Os recursos da Caixa d* *con*mias, por sua vez, são advi*do* do montant* *u* não
</line>
</par><par>
<line>
**i *tili*ado *ara al*m*ntação dos militares n* OM. Mensalm*nte, * D*retoria d*stin* a
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
valor pa*a a alimen*ação diária *os *ilitares pertencentes a um* OM. A part* *esse montante
</line>
<line>
*u* não é utilizada é direc*onada à C**xa de Economias.
</line>
<line>
*pós a observação e análise do proce*so e das do*ument**ões atin*ntes ao *etor, *o*
</line>
<line>
*ossível identif*car p*nto* ine*icientes do *r*c*sso, tais como:
</line>
<line>
Apena* um enc**r*gado desempenhava a função como Operador SIAFI. A se*vidora
</line>
<line>
civ*l ti*ha pouca experi*n*ia n* *un*ã* e esta*a há pouco tempo no setor e, e* virtude
</line>
<line>
disso, apenas acompanh*va a re*lização d*s **r*fa*;
</line>
<line>
N* i*ício de 2016, havia um mil**ar e *m serv*dor civi* que atuava* como op*rador*s
</line>
</par><par>
<line>
SIAFI. Ambos s*íram do setor por volta de *unho de
</line>
<line>
2*16 e fo*am substituídos
</line>
<line>
p*r
</line>
</par><par>
<line>
apenas um mi*itar, q*e *ão
</line>
<line>
pos*uía ***eriência na fu*ção. A chegad* da servido*a
</line>
</par><par>
<line>
civil ocorreu apen*s no fim d* último s*mestre de 2017;
</line>
<line>
Não *avia nenhuma forma de co*tro*e de entrada e *aída *e documen*os * de *es*oas
</line>
<line>
do setor. Verificou-se qu* muitos *ocumentos *ram extr*viados;
</line>
<line>
A doc*mentação do *etor encontrava-se ext*emamente desor*aniz*da. Muitos
</line>
<line>
d*cumentos, por *ezes, e*tava* na gaveta d* *perad*r SIAFI. Alé* disso, as
</line>
</par><par>
<line>
*re**ações
</line>
<line>
d* contas n*o estavam *endo arquivada* *e acordo com as norma* *m
</line>
</par><par>
<line>
vigor;
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, a*t. 1, p. 3-*4, nov. 20*2
</line>
<line>
www4.fs*net.com.*r/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G*stão de Proce*s*s: U* Es**do de Caso Numa Organi*aç*o Milita*
</line>
<line>
15
</line>
</par><par>
<line>
Há uma *obrecarg* signific*tiva de trabalho sobre o Operador SIAFI e a *ncarreg**a
</line>
<line>
do setor. Por cont* di*so, muitas t*refas nã* são cum*rida* dentro do prazo;
</line>
<line>
* OI d* *eção *nco*tr*va-se **satualizada;
</line>
<line>
Não há pa**onização para a execuç*o das tare*as;
</line>
<line>
Em **16, a O* recebe* *ma d*manda extra de atividades ** função das Olimp*ada*.
</line>
</par><par>
<line>
Por *ont* disso, todos os militares da OM acaba*am envolvi**s
</line>
<line>
nesses eve*tos.
</line>
</par><par>
<line>
As**m,
</line>
<line>
n*m s***re a Encarr*gad* do setor e o Operado* S*AFI encontravam-se
</line>
</par><par>
<line>
d**pon*veis **ra rea*izar as *a*efas atinentes ao setor;
</line>
<line>
Os a**nte* com perfil e acesso registrados no **AF* nã* se enc*ntra*a* fo**almente
</line>
<line>
d*si*nad*s em OI;
</line>
<line>
*or*m encontr*d*s impr*prie*ades no Certif**ado de Rec*bimento de *aterial (CR*)
</line>
<line>
e no Certific*do de Pr*stação de Serv*ço* (CPS);
</line>
<line>
*reenchimento inadequ*do de campos ** NE;
</line>
<line>
Os relatóri**, *m sua grande maiori*, são conf*ccionados pel* *ncarrega*a *o *e*or.
</line>
<line>
Em vi*t*de da po*c* quant*dade *e colaboradores n* seç**, não há *upla checage*
</line>
<line>
sobre as informações ali cont*das;
</line>
</par><par>
<line>
A quantidade de pape* ge*ada em
</line>
<line>
todas as etapa* do proce**o é im**sa. Com isso,
</line>
</par><par>
<line>
av*riguou-se *ue a *elocid*de
</line>
<line>
de troca e d* tra*sfer**c*a de info*maç*es é l*mitada
</line>
</par><par>
<line>
pela ve*ocidade dos procedimentos q*e ut*liza* papel. U*a das consequên*ias
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
flu*o de in*ormações d*cumentado ** pa*e* é o au*ento do cu*t* ope*acio*al; e
</line>
</par><par>
<line>
Urgê*c*a em in*orm*tizar os procedimento* para a ef*cácia dos processo* executad*s
</line>
<line>
*a seção.
</line>
</par><par>
<line>
A OM não
</line>
<line>
es**
</line>
<line>
tot*lme*te orienta*a pa*a seus *rocessos, confor*e expectativa
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
OM.
</line>
</par><par>
<line>
4 .2
</line>
<line>
Modelage* do Processo Futur* (To Be)
</line>
<line>
A modelagem foi realizada a partir da anális* do pr*cesso a*ual (As Is), send*
</line>
</par><par>
<line>
pr*posto um novo fluxo *odifi*ado. Foram descritas at**idad*s que não estava* inseridas no
</line>
</par><par>
<line>
p*o*esso ex*stente do setor
</line>
<line>
e
</line>
<line>
q*e sã* cruciais para a co*clusão *os estágios da despesa
</line>
</par><par>
<line>
pública.
</line>
</par><par>
</page><line>
A re*lização da mo***agem não c*nsi*erou um novo *luxo de processos
</line>
<line>
in*o**atizad*, em vir**de de um s*stema exp*rime**al a*nda não im*le**ntado.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. 1*, n. 11, art. 1, p. 3-24, nov. 2022 *ww4.fsan*t.com.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. F. Ferraço, A. C. G. D. Mo**a, M. *. M. Brandão
</line>
<line>
16
</line>
</par><par>
<line>
Por meio dos dados coletados, obteve-se como resultad* a modelagem, re*lizada no
</line>
<line>
Bizagi Proce*s Modeler, d* fluxo do macrop*oce*so *e execução d*s recursos orçamentários
</line>
<line>
e financeiros, confo*me a seguir.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 11, **t. 1, p. 3-24, nov. 202*
</line>
<line>
*ww4.**an*t.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestão de *ro*esso*: *m E*tudo de Cas* Numa Org**izaç*o Mi*i*a*
</line>
<line>
17
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. F*A, Tere*in* P*, v. 19, n. 1*, art. 1, p. 3-24, nov. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. F. *erraço, *. C. G. D. Motta, M. R. *. Brandão
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
A partir dos dados coletados, *oi *ossível mensu*ar a* con*r*bu**ões que a *es*ão de
</line>
<line>
Proc*ssos po*e trazer * seção de exec*ção fina*ceira. Co* a *ntenção de re*omendar ações
</line>
<line>
d* melho**a contínua, *ealizo*-se uma análise propositiv* d* e*tudo de *aso.
</line>
</par><par>
<line>
Atual*ente, no setor, exist**
</line>
<line>
do*s cola*or*d*res que já se enco*tr*m devi**ment*
</line>
</par><par>
<line>
ca*acitad*s na função, d*fer**temente do que foi *bservado no i*ício *a pe**uisa, em 2016.
</line>
<line>
* tabela d* l*ta*ão da OM e*ta*e*ece que * ideal se*am três *per*dores S*AFI na seção. Um
</line>
<line>
aspecto relevante * ser *pontado é q*e, em c*so* d* assunç*o *e f*nção, *eve se* verificada e
</line>
<line>
discutida a questão da experiência e capacita*ã* do col*borador *ue irá assum*r a funçã*, pois
</line>
</par><par>
<line>
isso poderá afetar signi**cativa*ente
</line>
<line>
as *tividades ***z*s do set*r. Para isso, a*onsel*a-se e
</line>
</par><par>
<line>
que a mode*agem dos p*ocessos seja disponi*ilizada a*s *ilitares.
</line>
<line>
Nesse sentido, o *egistro do* proc*ssos irá auxiliar os cola*orad*res *a e*ecução de
</line>
</par><par>
<line>
suas respectivas atividades e i*á gerar c**he*imento sobre as d*mais t*refas
</line>
<line>
que s*o
</line>
</par><par>
<line>
real*z*das na organização. *esse *odo, orie*ta-se * con*ecção de um gui* *u ma*ua* sob*e as
</line>
<line>
at*vida*es *ese*penh*das na seção, pois será **il também em casos em q*e não h*ja
</line>
<line>
pa*sagem de fu**ão de um c*lab*r**or pa*a o outro.
</line>
</par><par>
<line>
E* c*n**apart*da, in**res*ant* destacar é
</line>
<line>
que a a*ministra*ão gera* d* OM prev* o
</line>
</par><par>
<line>
co*te de mil*t*res
</line>
<line>
nos seto**s, porém, nã*
</line>
<line>
e*ta*ele*e a consequente redução
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
p*o*es*os
</line>
</par><par>
<line>
*xiste*tes, isto *om d*minuição
</line>
</par><par>
<line>
é,
</line>
<line>
a
</line>
<line>
da fo*ça
</line>
<line>
de tra*alho,
</line>
<line>
ser* humanamente *mpos*ív*l dar
</line>
</par><par>
<line>
conta de tan*as atividades den**o do*
</line>
<line>
prazos estabelecidos. Dess* ma**ira, r*comenda-se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
formação de
</line>
<line>
e*uip** especializadas q*e efetuem também *
</line>
<line>
análise
</line>
<line>
dos pr*cessos, com
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
final*dade d* *umentar a *ficiência dos m*smo* e reduzir *s pr**ess** que não agregam va*or
</line>
<line>
à OM.
</line>
<line>
A*ual*ente, o Gr*po ape*a* avalia ****ctos técnicos * quantit*tivo*, n* que tan** à
</line>
<line>
lota*ão de mil*tares em uma determinada OM. Dessa forma, su*ere-se t*mbé* a r**l*zação de
</line>
</par><par>
<line>
um mapeame*t* do perfil
</line>
<line>
psicológico
</line>
<line>
dos militares, pois, em alguns casos, existe
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
nece*sida*e *e *ujeito* *u* saibam t*ab*lh*r *m *mbientes a*tamente estressantes, como é o
</line>
<line>
caso do setor anali*ado.
</line>
</par><par>
<line>
Som*d* a isso, compreende-se que, *om a
</line>
<line>
redução d* mon**n*e de ativid*des
</line>
</par><par>
<line>
*xecutadas po* *ma pe*s*a é possível prop**c*o*ar au*ento da produtivi*ade
</line>
<line>
de*a com
</line>
</par><par>
<line>
relação *s ta*efas, uma
</line>
<line>
*ez que o *ujeito
</line>
<line>
pod*rá
</line>
<line>
ter m*is
</line>
<line>
quali*ade condições físicas e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ment*is sa*dáveis para d*s**penha* suas atividades *m seu ambient* de trabalho.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse sentid*, seg*ndo Villela (2000), * Ges*ão *e Proces*os é
</line>
<line>
extremamen*e
</line>
</par><par>
<line>
relevan*e e* vir*ude da sua *un*ão *e registro e documenta*ão. O *pren*izado o*g*nizacional
</line>
</par><par>
<line>
não pode ficar * mercê
</line>
<line>
da *em*ssão *e *m funcionário, q*e possui
</line>
<line>
u* conhecimento
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, Teresina, v. 19, n. 11, art. *, p. 3-24, nov. 2022
</line>
<line>
w*w4.fsanet.co*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestão de Proc*ssos: Um *stud* de Caso N*ma *rgan*zação Milita*
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
específico *obre d*termin*da tarefa, o* da aposentadoria de *m dir*tor, q** desenvol*eu um
</line>
<line>
*lano estratégico que im*uls*onou a emp*e*a.
</line>
<line>
Aind* sob *s*a ó*ica, um* das vantagens tr*z*das pela Gestão de *roces*os é a questão
</line>
<line>
da visão si*têm*ca acerca *os pro*essos, p*ssibilita*do identi*icar todo* os agentes en*olvidos
</line>
</par><par>
<line>
e compreender as in*erações
</line>
<line>
*nt*e eles. Diante
</line>
<line>
*isso, torna-se m*is
</line>
<line>
fácil estabelecer
</line>
</par><par>
<line>
prioridades e identifica* gargalos,
</line>
<line>
assim como
</line>
<line>
detec*ar retrabalhos desneces*ários, já que
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
processos *odem ser enten*i*os com maior *a**lidade e visibilidad* organiz*cional.
</line>
<line>
Ademais, c*m *ela**o à falta *e co*trole de *ntrada e saída de do*umentos do se*or,
</line>
<line>
*uge**-se q*e *e*a* **gistrados to**s os do*u*entos em um liv*o, devid*ment* protocola*o.
</line>
</par><par>
<line>
*á, n* *u*
</line>
<line>
se refere *o monitor*m*n*o de p*ssoa* na *eção, r*comend*-se qu* *eja
</line>
</par><par>
<line>
*stabelecido um ho**r*o d* *tendimento *ar* os m**it**es da OM, de forma * cercear a ent*a*a
</line>
<line>
d* pess*as *ão a*torizadas no se*or.
</line>
</par><par>
<line>
Co* relaç*o * d*ma*iada quanti*ade de papel gerada pelo trâm*te p*ocessual
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
ex*cuçã* das despesas da OM, compreende-se *ue a or*anizaçã* é a*go difícil de ser
</line>
<line>
impla*ta*a, porém é um aspecto d* extrema impo*tância, uma vez que se tr*ta de do*u*entos
</line>
<line>
importantes. A*ém disso, tamb*m *oi co*statado que as *E e as OB **o est*va* numerada*
</line>
</par><par>
<line>
em *rdem *r*sce*te *em rubricadas p*r *il**ar/servi**r fo**almente desig*ado. Assi*, e
</line>
<line>
r**omenda-*e que s*ja obs*rvado o contido nas normas internas da MB quando do
</line>
<line>
arquivam*nt* das ***staçõ*s de contas.
</line>
<line>
No que ta*g* * OI da *e*ã*, que est*bel*ce norma* e procedimentos de utili*a*ã* da
</line>
</par><par>
<line>
*istemátic* da
</line>
<line>
execução financei**, obs*r*ou-se * nece*sidade *e defi*ição mais
</line>
<line>
detalhada
</line>
</par><par>
<line>
das ro*i*as, flux*s de p*ocessos, re*pon*abi*ida*es e limites d* au*ori*ades, em es*ecial
</line>
</par><par>
<line>
q*an*o
</line>
<line>
aos trabalho* desenvolvidos
</line>
<line>
*elos agentes **sponsáveis e *ubordinados da seção. A
</line>
</par><par>
<line>
situação ocasiona óbices no **tendimento de rotinas e pro*esso* in*rentes ex*cução à
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
recur*os.
</line>
</par><par>
<line>
Ainda sob *ssa ótica, des*aca-se que
</line>
<line>
os militares e serv*dores ci*is ne* sempre
</line>
</par><par>
<line>
executavam sua* tarefas de uma **rma unifo*me e **nsistente, ** virtude de suas
</line>
</par><par>
<line>
exp*riências e h*bili*ades *écni*as específic*s, *o*tan*o de*em
</line>
<line>
conhecer fo*malme*te suas
</line>
</par><par>
<line>
res*onsabilidad*s e seus *imites de autor*dade. P**a isso, é necessário que a OI **fi*a de
</line>
</par><par>
<line>
man*ir* mais o*jetiva as atribuiçõe* de cada um a forma como as *are*as de*erão se* e
</line>
<line>
realizadas. Desse modo, r*co*e*d*-se que a modelagem de processos este*a ane*a * OI.
</line>
<line>
Logo, c*m a pa*ronização das ativi*ades, a t*ndência é que as falha* a*mi**strativ*s
</line>
</par><par>
<line>
reduzam, por *onta de uma melho**a
</line>
<line>
qualitativa tan** d*s processos quanto do desempenho
</line>
</par><par>
</page><line>
dos c*laborador*s. A Gestão de Pr*cessos permiti*á q*e cada func*onário n*o exec*te suas
</line>
<line>
R*v. **A, Te*esina PI, v. 19, n. 11, ar*. 1, p. 3-*4, nov. 2022 www4.f**net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. F. Ferra*o, A. C. *. *. *otta, M. *. M. *randão
</line>
<line>
20
</line>
</par><par>
<line>
respecti*as ati*idade* de maneira tão diferenciada, uma vez que traz a padronização
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
rotina*.
</line>
</par><par>
<line>
*o tocante à import*n*ia do regis*ro das informaç*es, *s ag*nt*s subordina*os, com
</line>
<line>
per*il regist*ado no SIAF*, deve* ser formalment* designados por Ordem de Serviço (OS)
</line>
<line>
para o ex*rc*cio *a função, assim com* sua* *omp*tências devem *er es*ecificadas em O*.
</line>
<line>
Tais f*rmalizações são indisp**sáve*s, pois *egitimam * impu*ação de *esponsabilidades pela
</line>
<line>
**rda, ex*ravio ou negligênci* na admi*istr*ção de b*ns e valores da Fazenda Nacional.
</line>
<line>
J* em relação às impropri*dad*s que *oram encon*radas *os Certificados de
</line>
</par><par>
<line>
Re*ebimento de Mate**al (C**) * Prestação de Serviços (CPS), constatou-*e,
</line>
<line>
em alguns
</line>
</par><par>
<line>
cas*s, a ausênci* de id*ntificação do peri*o respon*ável, do núm*r* pat*imon*al, entre outros.
</line>
<line>
De*sa *orma, o*ienta-se maior rigor, p*r parte *o Oper*do* SIAFI, *o receber a NF.
</line>
<line>
No *u* se ref*re a NE, do*ument* que permite a f*rmaliza**o da *edução do valor da
</line>
</par><par>
<line>
des*esa realizar do c*édito pro**sion*do, dest**a-se *ue o *reenchime**o incor*eto de a
</line>
<line>
q**lquer *m de se** campos po*erá dificult*r as fases *oste**ores de liqu*d*ç*o e pa*ame*to
</line>
<line>
da despesa. Assim, *ecomenda-se que a v*rificação da NE *eja feita não só pela Encarregada
</line>
<line>
da seção, ma*, t*mbém, pela servidora ci*i*, quando estiver apta para tal. Essa açã* tamb*m *
</line>
<line>
*áli*a *a*a o* re*at*rios confeccionados *a *eç*o.
</line>
<line>
Ape*ar de o estudo não conter análises quan*it*tivas, é possível apontar também
</line>
<line>
me*horias n* *usto operaci**al do proce*s* analis*do, tais com* a re*ução de pape*. A partir
</line>
<line>
*as ob**rvações e d* model*gem feit*, suge*em-*e alt*raçõ*s, tais como * substit**ção do *O,
</line>
<line>
em papel, po* formu*á*ios eletrônicos. A qu*nt*dade de *ocume*tação, em pape*, g*rada após
</line>
<line>
a emiss** do *O *ambém d*ve *e* observa*a com atenção pela OM. C*mo recomendaçã*,
</line>
</par><par>
<line>
*n*ica-** q*e se*a real*zada a d**italização de tais docu*entos
</line>
<line>
e, poste*io*mente,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
disponibilização *eles em re*e p*r um determi*ad* per*odo.
</line>
</par><par>
<line>
Nes*e cont*xto, ressalta-se que to*as a* eta*as do pr*cess* de execuçã* da de**esa
</line>
<line>
sã* impres*as em p*pel A*, p*ra poster*or *espach* com os a*entes inerentes a esse processo.
</line>
</par><par>
<line>
Foi *o*ad*
</line>
<line>
*u* a velo*idade d*s informa*ões limitada é
</line>
<line>
não só pela "burocracia do *apel",
</line>
</par><par>
<line>
mas, tam*é*,
</line>
<line>
p*la d*ficuldad* de tais a**ntes se encontrarem facilment* disponív*is *ara
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
assi*atura de tais docu*en*o*. Is*o se dá em fun*ão
</line>
<line>
** a*úmulo de funçõe* absorvid*s
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
eles.
</line>
</par><par>
<line>
*ssim, o sistema de ad*i*istraçã* *ina*ceira
</line>
<line>
d* refer*da *M, **ando *or
</line>
</par><par>
<line>
implementado, permiti**
</line>
<line>
que *odo o trâmite seja in*o*ma*izado, o qu* trará conf*a*ilidade,
</line>
</par><par>
<line>
agilidade e tran*parênc*a
</line>
<line>
aos processos, tornando a rastrea*ilida*e das informações mais
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *SA, T*resina, v. 19, n. 11, a*t. 1, p. 3-24, nov. 2022
</line>
<line>
ww*4.fsanet.c*m.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestão de *roce*so*: Um Estudo de Cas* Numa Organização M*l*tar
</line>
<line>
21
</line>
</par><par>
<line>
*cessível e de fácil aces*o aos colabo*adores e solicit*n*e*. Com a con**quente auto*ação
</line>
<line>
dos processos, as *tividades se*ão r*alizad*s de form* eficaz, au*ili*ndo *a *esburo*ra*ização
</line>
</par><par>
<line>
da *otina admini*tra*iva. A tramit*çã* eletrôn*c* do* documento* reduz os cu*t*s o tempo e
</line>
</par><par>
<line>
de um a
</line>
<line>
etapa par* outra. *lém *isso, *s agentes terão acesso **-l*ne ao sistema e serão *
</line>
</par><par>
<line>
a*is*do* por e-mail, o que reduz*rá t*mpo e custos operacionai*.
</line>
</par><par>
<line>
C*ntudo, torna-se i*p*rtant* destacar que as instituições
</line>
<line>
milita*es, em su*
</line>
<line>
ess*ncia,
</line>
</par><par>
<line>
são OM complexas, d* *a**re*a centralizadora, hier**quica,
</line>
<line>
*otad* de regr*s ríg*das d*
</line>
</par><par>
<line>
func*onamento * com uma estrut*ra fortemente burocrátic*. E*tas característic*s não foram
</line>
<line>
barreira* para o d*senvo*vime*to *o estudo, *ma *e* que a Gestã* de *r*cessos pe*m*t*rá a
</line>
<line>
diminuição dos impactos d* estru**ra buroc*ática sobre a roti** a*ministra**v* do *etor,
</line>
<line>
otimizando os res*lt*dos.
</line>
<line>
*essa forma, ob*e**o*-se que a OM nã* *stá tot*l*ente orientada para s*us
</line>
<line>
processos. O incent*vo *o C*mando da *M é *e ex*rema i*p*rtância, *á que *ará com que o
</line>
</par><par>
<line>
Progr*ma
</line>
<line>
não se*a a*licado apena* pa*a atend*r conform*dades n*rmativ*s, em
</line>
<line>
*irtude das
</line>
</par><par>
<line>
Inspeções Ad*inistrat*vas. Logo, é im*ortante evidenc*ar que, a*ó* * confec*ão da
</line>
</par><par>
<line>
modelag** *e p*oc*ssos, foi possí*el e*ab*rar as referidas prop*stas,
</line>
<line>
de forma
</line>
<line>
crític*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
condizente c*m a *ealidade d* seção.
</line>
</par><par>
<line>
5 CONSI*ERAÇÕES FINA*S
</line>
</par><par>
<line>
A *iteratura nos *os*ra que o **M *raz diversos benefíc*os à orga*iza*ã*, *ais como
</line>
<line>
otimização, redução d* cus*os *peraciona*s, melhoria da quali*ade de vida aos mili*ares, entre
</line>
<line>
outras vant*gens. Isso demonstra su* ef*các*a como ferramenta de gestão.
</line>
</par><par>
<line>
*e maneira geral, a pesquisa at*ngiu o objetivo p**gramado, que era ***borar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
modelagem
</line>
<line>
dos processos fina*ísticos da seção de execução financei*a, da OM, no sistema
</line>
</par><par>
<line>
*izagi Proce*s M*del*r, segundo
</line>
<line>
os p*eceitos
</line>
<line>
da Gestão de *rocessos. Assi*, *rocur*u-**
</line>
</par><par>
<line>
seguir as eta**s *la**jadas, garantindo *ma análise crític* m*is e*eti*a, *ostr*ndo as
</line>
<line>
vantagens ofe*e*idas *el* Ges*ão de Proc*ssos. Ademai*, os resulta*os da pesquisa aten*era*
</line>
<line>
às expecta*ivas do* pesquisador*s, já q*e *ão foram encont*adas *arreiras no uso da
</line>
<line>
metodolo*i* proposta. Isso tor*ou possível a expl*nação s*bre as co****bu*ções e **ntag*ns
</line>
<line>
que a *M poderá con*uistar com a imp*an*a*ão da G*stão *o* Proces*os.
</line>
</par><par>
<line>
Este *s*udo de c*so foi de*en*olvi*o
</line>
<line>
p*ra aplic*ção esp*cífica e
</line>
<line>
con*izente com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**a*idad* da seção em que*tã*, p*rém p*de ser **plicado e r*adequad* fa*ilmente para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
i*pl*n*ação em *utra* OM*. Dessa man*ira, não seria
</line>
<line>
**s***el afi*mar que a *p***ação da
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 19, n. *1, art. 1, p. 3-24, nov. *022
</line>
<line>
w*w4.fsa*et.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. *. F*r*aço, *. C. *. D. Mot**, M. R. M. Bran*ão
</line>
<line>
2*
</line>
</par><par>
<line>
Gestão de Proc**sos em uma *mpresa de outro segmento,
</line>
<line>
com a natu*eza das atividades
</line>
</par><par>
<line>
diferentes *a* que foram tratadas nest* es**do, por exempl*, t*riam resultados satisfatórios.
</line>
<line>
Nesse sentido, destaca-se qu* a modelagem *f*ciente dos p**cessos *em co*o **jetivo
</line>
<line>
principal *ferece* uma formali*a*ão d*s proces*os *e uma organizaçã*, con*r**u*ndo ** **a
</line>
<line>
forma ampla p*r* um melhor entend*mento dos proces*os. *esse c*s*, a Gestão de Proce*sos
</line>
<line>
foi a meto*ol**ia utilizada para *escrever e de*alhar os proc*ssos, de forma qu* pudessem ser
</line>
</par><par>
<line>
ent*ndidos com ma*or fa*i*idade * visibilid*de
</line>
<line>
organizaciona* por todos os en**lv*dos n*
</line>
</par><par>
<line>
processo.
</line>
</par><par>
<line>
Como su*estão para estudos fut**os, propõ*-se a cri*ção de i*dicadores para controle
</line>
</par><par>
<line>
d* desempenh* do* processos, assim *omo d* trabalhos
</line>
<line>
acadêmicos vol*a*os ***a a efet*va
</line>
</par><par>
<line>
im*lementação da Gest*o d* Processos e *e*s resultados em OM da MB.
</line>
</par><par>
<line>
REF*RÊNCIAS
</line>
<line>
A*PM*, *ss*c*ation of Busine*s *ro*e*s Management Professionals. Guia pa*a o
</line>
<line>
gerenci*mento de **ocessos de n*góc*o: corp* comum *e conhecimento. ABPMP BPM
</line>
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C*OK V3.0. 1 *d. A*PMP Brasil, 2013.
</line>
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AMB*OZEWICK, P. H. L. Gest*o da Qualidade na Adminis*ração Pública. São Paulo:
</line>
<line>
Edit*r* Atlas, 2015.
</line>
<line>
ARAUJO, L. *. G; *AR*IA, A. A; M*RTINES, S. Gestão de Proces*os: melhores
</line>
<line>
result*d*s e ex*e*ência organiz*cional. S*o Paulo: *ditor* A*las, 2011.
</line>
<line>
_______Model* de *x*elên*ia em Gestão Púb*ica. *inistério d* Planej*m*nto, Orç*me*to
</line>
<line>
* Gestão. Sec*e*aria d* G*s*ão Pú*lica. *rogra*a Ges*ública. 2014.
</line>
</par><par>
<line>
_______Doc*ment* de R*ferênci* do P*ogram* Naci*nal ** Gestão Púb*i*a
</line>
<line>
e
</line>
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S*cret*ria *e Gestão. Cader*os GESPÚBL*C*. 2007.
</line>
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B*ESS** PER*IRA, L. C; SPINK, P. K. Reforma do E**ado e Admi*i*tr*ção Pública
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*erencial. 7. e*. Sã* P**lo: FGV, *006.
</line>
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C*POTE, G. Guia par* a formação de analistas de p*ocessos. * edição. Washington:
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Create Space I*dep*ndent Publishing *latfo**, 201*.
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GO*DS*ITH, Ste; E*G*RS, W D. Gover*ar *m Red* - O nov* f**mato d* *etor
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público. Brasíl*a: EN*P, 2006.
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Rev. FSA, Te*esina, v. 19, n. 11, art. 1, p. 3-2*, nov. 2022 www4.fsane*.com.br/revi*ta
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</par><page>
<par>
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Ge*tão *e Pro*essos: Um *studo *e Ca*o Nu*a Organizaçã* Mili**r
</line>
<line>
23
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201*.
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PRADEL*A, S; FU**ADO, J. C.; KIPPER, L. M. Ge*tão
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de P*ocessos d* Teoria
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à
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P*á*ic*: *plican** a m*todo*ogia de s*mulação para a otimiza*ã* do rede*enho de processos.
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S*o Paulo: Editora Atlas, 2012.
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<line>
PROD*NO*, C. C; FREITAS, E. C. Metodologia do T*abalho Cientí*ico: Métodos
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Té*nicas *a Pesquisa e do Trabalho Aca*êmic*. edi*ão. R*o Grande do S*L: Editora 2
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FEEVALE, 2013.
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REZENDE, F. *. Por qu* falha* as refo*m*s adm*nistrativas? Rio *eJa**iro: *dito*a da
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Fundaçã* Ge*úli* Vargas, 2004.
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SANTO*, C. S. Introduçã* a G*stãoPúblic*. São *aul*: Editora Saraiva, 2014.
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Pa*lo: Ed*tora Saraiva, 2*15.
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VERGARA, S. C. Gestão da Qua**dade. R** de *aneir*: Editora FGV, 2006.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, *. 11, art. *, p. 3-*4, nov. 2022
</line>
<line>
*ww4.fsanet.co*.br/revis*a
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
I. F. Ferr*ç*, A. C. *. D. M*tta, M. R. M. Brandão
</line>
<line>
*4
</line>
</par><par>
<line>
Como R**erenciar e*te Ar**go, conforme ABNT:
</line>
</par><par>
<line>
*E*RAÇO, I. *; *OTTA, A. C. G. D; BRAN*ÃO, M. R. M. Gest*o de *rocesso*: Um Estudo de
</line>
<line>
Caso Numa Organiza*ão Militar. Rev. FSA, *eres*na, v. 1*, *. 11, *rt. 1, p. *-*4, n*v. 2022
</line>
</par><par>
<line>
Contribu*ção dos Autore*
</line>
<line>
I. F. Fer*aç*
</line>
<line>
A. C. G. D. Mott*
</line>
<line>
*. R. M. *randã*
</line>
</par><par>
<line>
1) *on*epç*o e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e interpreta*ão dos dad*s.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) e*abo*ação d* ra*cunho ou na re*isão crí*ica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
4) pa*ticipaç*o na aprov*ção *a versão f*na* do manuscrito.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 19, n. 11, art. 1, *. 3-2*, nov. 2022
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par>Refbacks
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)